PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 1º, 14, Adenda vol. 1º: acrescente-se

2-9 Antonio Peres Calhamares, ultimo filho do § 1, que foi 1º marido de Andreza Dias, fa. do capitão mor Belchior Carneiro de pag. 35; sem geração.

 

SL 1º, 34, 2-2 Capitão-mor Belchior Dias Carneiro foi casado com Hilaria Luiz Grou f.a de Domingos Luiz Grou e de Margarida Fernandes, pag. 21. Foi o descobridor das minas de ouro do Vuturuna, perto de Parnahiba. Falleceu em 1607 no sertão em descobrimento de metaes. Teve (C. O. S. Paulo) os 3 f.os:

SL. 1º, 35, 3-1 Andreza Dias, fallecida com testamento em 1681 em Parnahiba, foi 1.o casada com Antonio Peres Calhamares , 2.a vez com João de Pinha e 3.a vez com Antonio Corrêa da Silva, natural de Lisbôa, viúvo de Ignez Dias de Alvarenga. Sem geração dos 3 maridos. (C. O. S. Paulo). Instituiu herdeira a sua neta (deve ser neta de seu 3.o marido) Antonia Dias Cortes casada com Sebastião Corrêa da Silva.

SL. 1º, 35, 3-2 Antonio Dias casado com Felicia de Pinha.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Antonio Dias Carneiro, filho do Capitão Belchior Dias Carneiro,  falecido no sertão em 1608 (SAESP vol. 2º, neste site) e de Hilaria Luiz, em 1611 já estava casado com Felicia de Pinha. Felicia passou a segundas núpcias com Lourenço Justiniano Cubas,  moradores em Santos, como citado no inventário abaixo.

Antonio e Felicia tiveram a filha:

- Izabel, nascida por 1635, tutelada da tia Andreza Dias.

 

Obs. o procurador de Andreza, Baltazar Carrasco dos Reis, era casado com Izabel Antunes (SL. 8º, 330, 3-3) filha do segundo marido de Andreza Dias, João de Pinha e sua primeira mulher Domingas  Antunes., esta inventariada em 1630, com testamento de 1624  (SAESP vol. 6º, neste site).

 

ANTONIO DIAS CARNEIRO

Inventário e Testamento

 

Vol 12, 225

Data: 13-1-1639

Juiz: Francisco Rendon de Quevedo

Avaliadores: Sebastião Fernandes Preto e Francisco Bicudo

Local: Vila de São Paulo,

Declarante: Felicia da Pinha, mulher do defunto

 

TITULO DOS FILHOS

1. Izabel, 3 anos

 

Segue avaliação da fazenda

Rol de gente forra: 8

 

Curadora da órfã: a viúva Felícia da Pinha, que fez exceição dos bens, que não queria herdar.

 

15-7-1647

Apareceu Baltazar Carrasco dos Reis em casa do juiz D. Simão de Toledo, como procurador de sua sogra Andreza Dias, a quem tinha sido entregue a órfã Izabel e três peças de gentio. Vinha para aceitar a curadoria em nome da sogra. Foram testemunhas: João de Borba, Simão Rodrigues Coelho e Pedro Domingues. Este assinou Pero Domingues de Farias.

 

Felicia da Pina havia se casado com Lourenço Cubas Justiniano e não prestara contas dos bens da órfã, e havia suspeitas que a órfã era maltratada, pelo que D. Simão de Toledo passa precatória para Lucas Rodrigues de Cordova, juiz da vila do Porto de Santos para chamar a dita Felicia a dar conta das peças e entregar a órfã e o gentio à tia dela Andreza Dias, irmã do pai. O que foi feito em Santos e Lopo Ribeiro Pacheco assinou por Andreza Dias.