PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 7º, 257, Cap. 7º; Ângela Fernandes cc. Antonio de Oliveira falecido em 1613 SP filho de Antonio de Oliveira (filho do tronco Oliveiras) e Izabel Gonçalves. teve geração de 4 filhos:

1-1 Constancia de Oliveira, C.c. o Capitão João Missel Gigante

1-2 Isabel.

1-3 Antonio

1-4 Catarina

 

Subsídios à Genealogia Paulistana. (Bartyra Sette)

 

Antonio de Oliveira, casado com Ângela Fernandes (SL. 8º, 484, 1-1 e S.L. 7º, 257, Cap. 7º) tiveram os quatro filhos citados na GP, onde consta apenas um genro que SL descobriu. Acrescente-se:

 

1 Constança de Oliveira, casada com o Capitão João Missel Gigante, falecido em 1645 (SAESP vol. 32º, neste site). Constância foi a primeira a casar e provavelmente então recebeu o dote ou legítima.

2- Izabel de Oliveira, casada por 1622, com Antonio de Souza Couto, natural de Portugal, falecido em 1652, abaixo inventariado. Tiveram a filha única:

2-1 Maria de Souza, casada com o Capitão João Nuno Bicudo (assim também nomeado no testamento de sua mãe Maria Bicudo, inventariada em 1659 - SAESP vol. 16º neste site. (SL. 6º, 448, 2-3)

3- Catarina de Oliveira

4 Antonio de Oliveira. Segundo A. Moura, fls. 416 Antonio de Oliveira Falcão c1c Antonia Gil (SL. 1º, 17, 4-2) e c2c Ana Rodrigues de Torales (SL. 7º, 237, 2-5).

 

Izabel, Catarina e Antonio de Oliveira (tambem citado como Oliveira Falcão) foram credores no inventário de Domingos Fernandes (SAESP vol. 27º, neste site) seu tio e curador da legitima dos três órfãos, por não ter o dito curador prestado contas.

 

ANTONIO DE SOUZA COUTO

Inventário e Testamento

 

Vol 44, fls 233 a 257

Data: 23-7-1652

Local: Vila de Santa Ana da Parnaíba, no sitio e fazenda que foi do defunto Ant.º de Souza Couto.

Juiz: João Bicudo de Brito

Escrivão: Custodio Nunes Pinto

Declarante: a viúva Izabel de Oliveira, e assinou por ela o Capitão Paulo de Proensa dabreu.

 

Procurador alide da viúva: o Capitão Paulo de Proensa de Abreu.

 

TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima (...)

Hoje, ---- de abril de 1652 estando eu Ant.º de Souza Couto ha nove meses doente em uma cama, tratei de fazer meu testamento.

Encomenda a alma.

Declaro que sou casado com Izabel de Oliveira a trinta anos, e temos uma filha por nome Maria de Souza que é minha herdeira universal, esta casada cm o Capitão Nuno Bicudo -------------------.

Declaro que sou filho de G.lo de Souza e de sua mulher M.ª Vas Coutto de legitimo matrimonio, m.es em o conselho de Louzada freguesia de Santiago de Senadello junto a São Migel de Louzada e somos quatro irmãos donde tenho minha herança --------------------.

Pedidos de missas.

Mando que se dê - uma pataca aos herdeiros de Domingos da Costa ----- que cuido estão na Bahia um f.º e Clérigo e outro casado ele defunto lhes ------- de miragaya saibasse de seus herdeiros e se lhe de isto que digo que foi -------------------------- pouca da fazenda que me aqui deixou q.do veio cobrar do ferr.º B.ar de Souza --------------------.

Mando mais que emprestei a meu genro Nuno Bicudo e a minha filha Maria de Souza 200 patacas em dinheiro de contado havera um mes para comprarem a Joam Girardo o sitio e fazenda de Ujumerim em Buburuna a qual quantia de dinheiro se descontará em sua herança e os levara em conta, ou os tornará a dar na forma que lhos emprestamos, para virem a monte, por que sua sogra Izabel dolivr.ª tem seu quinhão.

Não devo nada de dote e casamento a minha filha M.ª de Souza que tudo lhe temos já pago e a seu marido Nuno Bicudo, e tenho quitações dele busquem-se e ele tem ainda o meu rol que lhe fiz sem mo entregar E esta uma adição nele que dis daria 500 braças de terras pegado a Innr.º de Brito, em consiência -- nas --- devo tal terra que lha deve os herdeiros de João Misel que Ds tem que prometeu as tais terras damos em graça e me fes por a tal adição no dito rol e me enganou, porque eu não tinha la tais terras por lhe poder dar se nunca la ative terras E asim que não podia prometer o que não tinha nem era meu.

Não devo nada a pessoa alguma e q.do haja algum que mostre C.to e credito meus não lhe deem que são belhiquarias quitações do mais C.tos em meus papeis ----- não pagem nada, que em minha consciencia não devo mais nada a ninguem se não o que aqui neste testamento solene assento que amim me alembre.

Me deve M.el da Costa do Pino cento e tantas patacas de fazenda que lhe vendi de pano, tenho do dito Snr. dois outros C.tos e as mais adições do dito meu --------- sem a dita quantia dos ditos cem pesos nunca ate agora mo quis pagar mando aos meus herdeiros o arrecadar dele milhoria que pederem.

Devo aos herdeiros de J.ao Raposo Bocarro que Ds. tem 14 patacas de fazenda que lhe vendi estando na vila de São Paulo com logia não tenho C.to dele mas ha outros m.tos me devem de que tenho C.tos vejam nos e arrecadem as tais dividas.

Deve-me João Dolivr.ª uma per---- de p.º que lhe vendi por 8 patacas em dinheiro q.do lhe era ----- para a mulher que estava doente e até agora não tem pago.

------- de q.do foi casado, de Izabel doliveira ---------------------------------------------------------------------------------------- minha mulher Izabel doliveira por --------- a ganância --------- e o ---------------- e peço muito pelo amor de Deus a meu genro Nuno Bicudo e a minha filha hajam bem com ele nas partilhas e o favoressam como mais que he -------- filho tem a eles merecido.

Peço a minha mulher Izabel dolivr.ª seja minha testamenteira e a meu genro Nuno Bicudo.

(...) e pretendo fazer de fora p.te um codisilio de cédula pequena a qual se dara credito e tera todo vigor como testam.to perf.to e solene. Hoje nove de maio de mil e seiscentos e cincoenta e dois pernaíba. E me assino - Antonio de Souza Coutto.

Mais mando a meus herdeiros que arrecadem dez patacas e meia de meu cunhado Antonio dolivr.ª que lhe emprestei o ano passado q.do foi para o Ryo de Janr.º.

Mais me deve Paulo do Amaral 16 peruleiras que lhe emprestei, bacias para seu --------- agora -- tem mandado arrecadar meus herdeiros.

logo destes c.tos com D.os Coutynho da vila de São Paulo de uns poucos tachos de cobre (...).

(---------------------)

hoje 17-5-652 Parnaíba na Rossa em todo meu perfeito juízo. + Antonio de Souza Coutto.

Mando seja assinado por 6 testemunhas na forma da Ordenação e aprovado por tabelião publico na forma da dita ordenação.

Aprovação: 19-5-1652, vila de Santa Ana da Parnaíba, testemunhas Baltezar da Costa; Baltezar Carrasco dos Reis // Pero da Costa // Pascoal Roiz // P.º de Souza // M.el Pais F.ª, todos moradores nesta vila.

Cumpra-se. 20-6-652 - o vigário Álvaro Netto Bicudo

Cumpra-se 20-6-1652 - Britto.

 

Cédula de Codisilo pequeno que eu An.to de Souza Coutto mandei fazer (...).

- me vendeu Jorge Glz que Ds. tem há 10 ou 12 anos uma ordenação, com seu repertório, por 10$000 rs, a qual ordenação tenho suspeita, e de que não era sua, com tudo lhe dei 4$000 rs --------- essa conta, os quais 4$000 rs mandou a Domingos Alz -------- sermos desse, sempre a dita ordenação, dando os dito 4$000 rs se lhe darão a dita ordenação com seu Repertorio.

Declaro que tenho no meu testamento, uma adição em que digo que parecendo conhecimento algum meu se não pague sem embargo do que digo, mando que parecendo algum conhecimento meu, sendo de minha letra e sinal se pague.

Mando, a minha mulher, e a meus herdeiros, me tome duas bulas de composição em meu nome.

Declaro que tenho um cantil grande, o qual pertence aos herdeiros do defunto Paschoal Delgado, o qual mando se lhe de.

E nesta forma hei o codisilo por acabado, e roguei a Salvador Bicudo de M.ca, que este me fizesse e como testemunha assinasse.

--- na igreja de Nossa Snra. do Monte Serrate nesta vila de são Paulo, hoje primeiro de junho de 1652, eu Salvador Bicudo de M.ca o escrevi.

E sendo caso que me seja necessário por mais alguma cousa que ao diante possa lembrar, o porei, e tera a mesma força e vigor. - Antonio de Souza Coutto.

Declaro que tenho mais 200 pesos que não declarei no testamento.

Declaro que tenho mais 60$000 rs em dinheiro de contado.

Salvador Bicudo de M.ca

Assino pelo testador por não poder ir assinar p.r sy Antonio de Souza de Coutto. - o P.e Ant.º Cunha

Cumpra-se este codesilo como nele se contem 20-6-652 anos o Vigário Álvaro Netto Bicudo.

Cumpra-se Sta. Ana da Parnaíba 20-6-1652 - Britto.

 

Herdeiros nesta fazenda:

- a viúva

- sua filha M.ª de Souza.

 

Avaliações, dividas que se devem a esta fazenda:

Devem:

- o Capitão João Nuno Bicudo 200 patacas soma 64$000rs

- M.el da Costa do Pino 32$000 rs

- Fr.co Leytão 4$000rs

- os herdeiros de João Rapozo Bocarro 4$480 rs

- V.te Bicudo $240 rs

- Alberto Lobo $240 rs

- os herdeiros do Capitão André Frz $160 rs

- o Capitão Balthezar Frz $360 rs

- Pascoal Delgado Lobo $160 rs

- deve mais o Capitão André Frz $480 rs

- Martim da Costa um cruzado: $400 rs

- João Mendes Giraldo $640 rs

- os herdeiros de Fr.co Bicudo $480 rs.

- D.os Nunes Bicudo pataca e meia $480 rs

- João Doliveira 2%560rs.

- o Capitão Andre Frz 8$000 rs

- Ant.º dolivera 3$360 rs.

- D.os Coutinho, morador em São Paulo 12$000 rs

- M.el Alves Campos, morador no Rio de Janeiro 8$000rs

- o Capitão D.os Frz a legitima da viúva o que se achar na verdade.

 

Somou a fazenda 566$910 rs

- cabe a viúva 283$455 rs que com o remanescente da terça faz tudo soma de 324$620 rs.

- parte do herdeiro João Nuno Bicudo 188$970 rs.

 

Gente forra e partilhas da fazenda.

- parte da viúva, que se deu por entregue e empossada, assinou por ela seu procurador o Capitão Paulo de Proença.

- folha do que coube ao herdeiro João Nuno Bicudo se fez quantia de 190$360rs que cabem ao dito herdeiro com declaração que fica devendo $253 rs que a de entregar a viuva pelos levar demais ao dito herdeiro se hove por entregue de tudo (...) (aa) João Nuno Bicudo.

 

Não se fizeram partilhas das peças lançadas neste inventário por de presente assim se contentarem as partes para se fazerem a todo o tempo que a cada qual dos ditos herdeiros lhes parecer e que enquanto estivessem todos encabeçados na viúva (...).

 

fls. 254 -

Ao 1-6-1658, nesta vila de Santa Ana da Parnaíba, acosta o Capitão João Nuno Bicudo quitações competentes a este inventário.

(entre elas)

- Frey Feliciano de S. Tiago, recebi do Sr. Capitão João Nuno Bicudo como testamenteiro que ficou seu sogro An.to de Souza do Coutto 10 patacas para lhe dizer 20 missas as quais lhe direi da feitura desta em diante para sua descarga lhe passeia presente por mim assinada em os 27-6-652 anos - Fr. Feliciano de S. Tiago.

 

- deu-me o Capitão Nuno Bicudo 5 patacas para lhe dizer 3 missas pela alma do defunto Antonio de Souza, que como seu testamenteiro me encomendou (...) 7-6-652 anos. o P.e Fran.co --- Oliveira

 

Digo eu D.os Alves Loureiro que por morte de An.to de Souza Coutto se me entregou uma ------ nação com seu repertorio o qual me mandou ----------- vertude de uma carta aberta que o defunto Jorge ------ mandou para me entregar as ditas couzas dando-lhe eu 10 cruzados os quais lhe dei e eu estou entregue de que mandou, por assim ser verdade lhe dei esta por mim assinada hoje 24-5-653 anos. D.os alves Loureiro.

 

O P.e Matheos Mendes --------------------- que he de sua sogra Maria Leme que no inventário que fez por morte de An.to de Souza do Coutto que ds tem se fez esta ---- verba em que manda se paguem aos herdeiros de M.el João vinte patacas que lhe era a dever de seu dizimo por que consta do dito inventário e testamento.

Pelo que pede a Vm. lhe mande passar mandado p q Izabel dolivera sua mulher do dito defunto lhe pague as ditas 20 patacas porquanto no inventário ficou obrigada as dividas (...).

Passe mandado do que constar Sta. Anna da Parnaíba 9-12-1652. Almeida.