PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 2º, 229, 3-4 Luzia de Mendonça, casou-se em 1690 em Santana de Parnaíba com Antônio Castanho da Silva, f.o de Luís Castanho de Almeida e de Isabel de Lara.

 

SL. 4º, 555, 1-4 Antonio Castanho da Silva, acompanhou a seu pai na última entrada ao sertão, e, vítima de uma emboscada no atravessar o rio da Meia Ponte, teve o pescoço traspassado por uma flecha, de cujo ferimento escapou miraculosamente com vida. Casou em 1696 em Parnaíba com Luzia de Mendonça, f.ª de Timotheo Leme do Prado e de Luzia de Mendonça. Faleceu Antonio Castanho da Silva em 1700, e teve:

2-1 Izabel de Mendonça, que casou com Paschoal Leite de Miranda.

2-2 Luzia de Mendonça, faleceu solteira.

 

Subsídios á Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Antonio Castanho da Silva teve, alem das duas filhas legitimas, 6 filhos naturais:

1- Francisco

2- Domingas

3- Luiz

4- João

5- Izabel

6- filha, referida mas não nominada no testamento do pai.

 

ANTONIO CASTANHO DA SILVA

Testamento

 

Vol 25, fls 157 a 165

 

TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima (...)

Aos 21-4-1700 eu Antonio Castanho da Silva estando doente faço este meu testamento.

Encomenda a alma.

Rogo a meu irmão Diogo de Lara e Moraes da vila de Santa Ana da Parnaíba na cova e a meu ----- Almeida de Lara queiram ser meus testamenteiro.

Meu corpo será sepultado na Igreja Matriz ---- Parnaíba na cova de meu pai, acompanhamentos e pedido de missas.

Declaro que sou casado com carta de ametade com Luiza de Mendonça de quem tenho duas filhas que são minhas legitimas herdeiras.

Declaro que tenho oito almas do gentio da terra em meu serviço e administração (.;..).

Declaro que tenho três filhos e três filhas naturais a quem não tenho que deixar um por nome Francisco e uma por nome Domingas que assistem com minha mãe e lhes ordeno o façam até sua morte e depois se recolherão a assistir com minha mulher se quiserem Luiz João e Izabel que estão comigo ordeno assistam com minha mulher e filhos como deles espero e declaro que um rapaz da terra é de Luiz que a trouxe do sertão.

Declaro que devo a Felippe de Abreu trinta e um mil e tantos reis para lhe pagar em ouro de volta das minas na forma do conhecimento que lhe passei.

Declaro que devo ao Capitão Antonio Rodrigues Penteado 10$000 rs a ganhos.

Outrossim declaro que devo a meu sobrinho Vicente Gonçalves 20$000 rs a ganhos e assim mais lhe devo  5$000 rs que me emprestou de amor e graça.

Declaro que devo a Domingos Paes dezessete mil e tantos réis ------- que lhe comprei o qual dinheiro ------ a ganhos de meado setembro para cá.

Declaro que devo ao Doutor Guilherme Pompeu de Almeida 44 oitavas de ouro para lhe pagar da forma que o dito reverendo padre disser.

Declaro que devo ao Capitão Domingos Dias da Silva 20$000 rs que me emprestou de amor e graça.

Porquanto eu não tenho cabedal para pagar estas dividas e elas todas foram contraídas para se pagar a volta das minas para onde eu estava aviado para partir quando me deu esta doença, peço aos ditos acredores que dem lugar a que meu irmão Jose de Almeida Lara teve consigo todo o aviamento que eu tinha para levar para lhes pagar de volta com toda a satisfação que eu espero do dito meu irmão.

Declaro que meu irmão Joaquim de Lara me deve 15$000 rs ou o que na verdade se achar a ganhos que assim os tomou da legitima de minha mulher, tambem me deve o dito meu irmão Joaquim de Lara quatro arrateis de pólvora e 12 de chumbo que lhe deixei nas minas do Capitão Salvador Jorge e ele se valeu de tudo e assim m’o deve pagar pelo preço que lá corria outrossim me deve o dito meu irmão uma égua mansa que trouxe das minas e agora a levou para as dos Cataguás, por sua conta e assim a deve pagar conforme o preço por que hoje se compram.

Declaro que minha avó Luiza de Mendonça me deve - mil réis a ganhos tambem da legitima de minha mulher.

Declaro que a senhora Maria de Lima me vendeu um ca--- das minas e uma carga de sal do --- e como não ajustamos preço será o que a dita ----- com os meus testamenteiros.

(...) feito e acabado este meu testamento o qual pedi a meu irmão Jose de Almeida que m’o fizesse e escrevesse e assinasse por mim por eu o não poder fazer com as testemunhas que se acharam presentes - Joseph de Almeida Lara - e me torno a assinar a rogo do testador  Joseph de Almeida Lara - Assino como testemunha que me achei presente  João Leite ------- - Ignacio de Almeida Lara - Pedro Leme Ferreira - João de Caldas de Araújo - João Leite de Miranda

Visto por mim. Parnaíba hoje 23-4-1700 - Forquim

Cumpra-se Vila de Parnaíba 23-4-1700 anos - Pinto

 

Quitações pias.