PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 7º, 167, 2-2 Maria Ribeiro Duarte casada em 1641 em S. Paulo com Antonio Bicudo Furtado f.o de Matheus Neto e de Jeronima de Mendonça.

 

SL. 6º, 457, 2-2 Antonio Bicudo Furtado casou em 1642 em S. Paulo com Maria Ribeiro Duarte f.ª de Januário Ribeiro e de Marina de Lara, Tit. Bayão Cap. 5.º; faleceu Antonio Bicudo em 1651, e teve 3 f.ºs:

3-1 F...

3-2 Antonio

3-3 Maria Bicudo de Mendonça que foi casada com Manoel Fernandes de Abreu

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

 

Antonio Bicudo Furtado, falecido em Santana do Parnaíba com testamento de 22-3 e que recebeu o “cumpra-se” aos 4-9-1651, deixando a viúva Maria Ribeiro e dois filhos menores:

1. Antonio

2. Maria Bicudo, que em 13-1-1653 foi legatária no testamento do tio, o Vigário Álvaro Neto Bicudo (SAESP vol. 43º, neste site).

 

ANTONIO BICUDO FURTADO

Inventário e Testamento

 

Vol 44, fls 211 a 218

Data: 30-10-1651

Local: Vila de Santa Ana da Parnaíba, no sitio e fazenda que foi de Ant.º Bicudo Furtado que Ds. tem.

Juiz: João Glz de Aguiar

Escrivão: Custodio Nunes Pinto

Avaliadores: Felipe de Campos e Gavriel de La Penna. (aa) Phelippe de Campos / Gabriel de La Penna

Declarante: a viúva M.ª Ribr.ª

 

Aos 4-9-1651 nesta vila de Santa Ana da Parnaíba, pelo padre vigário Álvaro Neto Bicudo me foi dada a cédula de testamento junta, o cumpra-se ao pé dela.

 

TESTAMENTO

 

Aos vinte e dois dias do mes de março, eu Antonio Bicudo Furtado faço este testamento.

Encomenda a alma.

Deixo a minha mulher Maria ------------ por minha testamenteira.

Declaro que fui casado a face da igreja e dela tivemos ---------- filhos Ant.º e Maria menores ------------- Álvaro Neto Bicudo meu irmão e a minha ------------- Mendoça sejam meus testamenteiros.

Pedidos de missas.

Declaro que tenho 21 almas de serviço da terra forras.

Tenho umas casas na vila de São Paulo.

Tenho na vila de são Paulo uns chãos na paragem chamada ---------------- de meu irmão o pe. Álvaro Neto ---------------------.

Uns chãos que tenho na vila de São Paulo ------------ partem com João pai ---------- na minha mulher.

Tenho mais em Bohi donde tenho minhas casas ---------- braças de terras de testada pelo mato dentro, tenho mais outras 200 de testada por ------------- e uma légua por uma carta que meu pai tem de meu avô Álvaro Neto o velho seu pai passada capitão Ant.º Pedrozo nas cabeceiras de Jorge Morera ---------------- na verdade se achar as quais me deu meu pai Matheus -----------------.

Declara mais bens: cavalo, ferramentas, roupas, ouro,.

Um sitio que comprei a P.º Cabral de ------------ o qual devo ao dito 12 patacas // devo 2 patacas a

Antonio Lopes ------------------ devo a Francisco Lopes ----- patacas que se dara que ele dito me deve oito -------------------------------------------------.

O que ficar de minha terça dará a minha filha Maria ----------------.

A minha sogra Marina de Lara me prometeu em dote de casamento ---------- papel um vestido de seda mais sete varas de --------- de que fui entregue e as tornou a tomar e o vestido ----------------- dar // mais 44 patacas que ficaram de resto de ------------ me prometeu em dote de casamento com sua filha Marina ---------------- minha mulher e um lansol de tudo isso --------- 14 patacas e por outra parte trouxe um negro da terra e paguei de achado do dito indio 800 reis.

Declaro que no rol que tinha de casamento debaixo de conserto que tive com Ant.º de Farias e minha sogra de presente meu cunhado ------frei, Fran.co de Jesus, de que não houvesse papel nenhum que ------------ porquanto Nosso Snor fizesse deles alguma cousa entregaria aos herdeiros por igual que devem estar obrigados a ------------ indio dito me deram de conserto // --------------------- das 200 patacas me devem desasete --------------------------------------- que tenho feito em poder de meu irmão p.e Álvaro Neto por ser esta m.a ultima vontade o fis e o assino de minha vontade hoje 22 de março 64 a - Ant.º Bicudo Furtado - Matheus Neto - ------------- Pires - ----------------------- Salvador Bicudo Siq.ra

Cumpra-se este testamento como nele se contem. Sta. Ana de Parnaíba 4 de setembro 1651 - O Vigário Alvr.º Neto Bicudo

Cumpra-se este testamento como nele se contem. 4 de setembro de 1651 - Alberto Lobo.

 

fls. 215 - Autos do inventário

 

Procurador alide da viúva: a M.el da Cunha (aa) Manuel da Cunha

Procurador dos órfãos: Matheus Neto. (aa) Matheus Neto.

 

Herdeiros nesta fazenda a viúva e seus filhos Ant.º e M.ª.

 

Avaliações, gente forra.

 

fls. 218 - e por não estarem avaliadas as casa nomeadas na vila de São Paulo se não fez partilhas de nada ate virem as avaliações da dita vila (...).