PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 1º, 151, 2-4, Antonio Antunes Maciel; SL. 4º, 211, Anna de Campos; SL. 7º, 494, 3-1 Josepha Paes de Siqueira.

 

Subsidios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira).

 

Antonio Antunes Maciel não nasceu em 1649 (como citado em SL 1º, 151, 2-4), foi batizado em 2-2-1648.

Antonio Antunes Maciel, batizado na Sé de SP aos 2-2-1648, filho de Gabriel Antunes e Mesia Cardoso, tendo por padrinhos Dom Francisco Rendon de Quevedo e Francisca Cardosa.(Sé de SP, batismos Sé, livro 1º, fls.46 )

Foi irmão de Gabriel Antunes Maciel, batizado na mesma Matriz aos 27-3-1643 (livro 1º, fls. 17 v.), tendo por padrinhos Miguel Luiz e Izabel Cardoso, pelo padre Salvador Lima do Canto. Gabriel foi o primeiro marido de Maria de Borba (família “Borba Gato”, neste site).

 

ANTONIO ANTUNES MACIEL

Inventário e Testamento

 

SAESP - vol. 26 - fls. 425 a 441

Inventário com Testamento

Testamenteiro: João Antunes Bicudo (ou Maciel)

Local: vila N.Sra. da Candelária de Itu.

Testamento: 21 março 1717

Inventário abertura: 15 outubro 1725

 

fls. 427 contas do testamento com que faleceu o defunto Antonio Antunes Maciel que se tomam a seu testamenteiro João Antunes Bicudo.

...  aos 25 setembro 1726 nesta vila de N.Sra. da Candelária de Itu, ..... João Antunes de Brito testamenteiro que ficou do defunto seu pai Antonio Antunes Maciel ....

 

fls. 429  - Testamento (resumo)

 

Aos 21 março 1717 eu Antonio Maciel (...) faço este meu testamento.

(encomendações pias)

Peço a meu genro o capitão João Paes Rodrigues e a meu filho Jose Antunes e a me-- João Antunes e Gabriel Antunes queiram ser meus testamenteiros.

Meu corpo será enterrado em São Francisco.

(pedidos de missas).

Declaro que sou filho legitimo de G--- Maciel e de sua mulher Mecia Cardoso que Deus os tenha na gloria.

Declaro que fui casado com Anna de Campos filha legitima do capitão Felippe de Campos e de s/m Margarida Bicudo que Deus os tenha na gloria, de cujo matrimonio -------------- João Antunes ---- Maria ---- casa ---- quaes tenho dado tudo que lhe prometi.

Tenho seiscentas braças de terras meia legua de sertão dou trezentas ao  capitão Antonio ------ que lhe prometi em dote, dou mais outras trezentas--- Cardoso meu genro que lhe prometi em dote.

Devo mais a defunta ---- de Campos duas raparigas escravas mulatas a minha filha M------ Deus haja sem minha ordem fora do dote mais outra rapariga mulata.

A Anna Antunes fora do dote sem minha ordem deu meu -----tonio Garcia uma negra ....

... outra dei ao capitão João Paes ...

Declaro isto quando queiram inovar alguma coisa no inventário que fiz por morte da defunta Anna de Campos ---- que não queiram inovar está dado declaro que meu filho Gabriel Antunes levou quando se casou .......

-declaro que tenho pago a meu filho João Antunes sua legitima que lhe coube no inventário que fiz meu filho Gabriel Antunes não entrou no inventário por me ter dito que já estava satisfeito.

- a meu filho Jose Antunes ainda devo parte de sua legitima ...

- .... um com seu catre e outro a Jose meu filho com seu catre ----

-  ----------------- legitima do capitão Antonio de Siqueira que Deus haja em gloria de s------ Catharina de Oliveira  a qual recebi em face de igreja que é ---lher legitima minha herdeira forçada de cujo matrimonio te-- casal de filhos a saber Josepha João.

(declara mais bens).

- ...... dei em dote ao capitão João Paes

- ........ sitio que é de meu filho João Antunes .

(..) minha mulher e filhos são meus herdeiros, de minha terça se tirará ---- o remanescente da terça deixo a minha mulher ---fa Paes.

Este meu testamento que fiz de minha letra e sinal e que assino do meu costumado sinal hoje vinte e hum de março de mil e setecentos e dezessete. Antonio Antunes Maciel.

Aprovação:  vila de Nossa Senhora de Ytú guassú aos 23-3-1717, testemunhas nomeadas: Galter Teixeira Manuel Machado Domingos Fernandes Porto Salvador Affonso as pessoas de perfeita idade que assinaram nesta aprovação eu Jose Francisco de Aguiar tabelião publico que o escrevi e me assino. - Antonio Antunes Maciel - Domingos Fernandes Porto - Manuel Machado de Lima -------- - Salvador ----- Em fé da verdade. --- Jose Francisco de Aguiar.

 

 

fls. 435 Termo de abertura

- aos 15 de Outubro de 1725 nesta vila de Utú ... me foi dado este testamento com que faleceu Antonio Antunes ......... o qual eu abri e o achei aprovado pelo tabelião Jose Francisco de Aguiar....

 

(seguem-se recibos

- recebi por ordem do testamenteiro João Antunes Maciel como testamenteiro do defunto seu pai Antonio Antunes Maciel

 

fls. 437

- recebi do sr. João Antunes Bicudo como testamenteiro do defunto seu pai Antonio Antunes que Deus haja.

-recebi do Capitão João Antunes Bicudo como testamenteiro do defunto seu pai Antonio Antunes

- recebi da mão de João Antunes Maciel como testamenteiro do defunto seu pai Antonio Antunes

 

fls. 438:

Diz João Antunes Bicudo morador desta vila testamenteiro que ficou do defunto seu pai Antonio Antunes Maciel