PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 8º, 484, 1-2 Antonia de Oliveira falecida com testamento em 1632 em Parnaíba, foi 1.º casada com Antonio Xavier (ou Chaveiro); 2.ª vez com Diogo de Lara; 3.ª vez estava casada quando faleceu, com o capitão André Fernandes. Teve (C. O. de S. Paulo) do 2.º marido 3 f.ºs:

2-2 Manoel de Lara, faleceu em 1637 em Parnaíba.

2-3 Maria de Oliveira casou em 1614 com Antonio Varoja e faleceu em 1628, sem geração (C. O. de S. Paulo).

2-4 Capitão Gabriel de Lara, foi um dos fundadores de Paranaguá e Curitiba; foi casado com Brigida Gonçalves

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

 

Com dados extraídos dos inventários e testamentos de Antonia de Oliveira e seus filhos Maria de Oliveira e Manoel de Lara (SAESP 8º, 10º e 13º, neste site)

 

Antonia e Diogo de Lara, seu segundo marido, tiveram ao menos os seguintes filhos:

1. Manoel de Lara, falecido em 1636 e inventariado em 1637 (SAESP vol. 10).

2. Maria de Oliveira, c.c. Antonio Varoja, falecida sem geração em 1628 (SAESP vol. 13).

3. Gabriel de Lara, foi morador da vila de Nossa Senhora das Neves de Iguape. (SL 8º, 484, 2-4)

4. Diogo de Lara, não citado no testamento materno, nem na GP. Em 1650 requereu a curadoria de sua sobrinha Maria, filha de seu irmão Manoel de Lara acima. Em 1653, os herdeiros de Antonia de Oliveira declaram que ela era inventariante de seu filho Diogo de Lara. (Inventários de Maria de Oliveira e Manoel de Lara).

 

ANTONIA DE OLIVEIRA

Inventário e Testamento

 

SAESP, vol 8, fls. 307 a 334

Testamento Data:. 24-1-1632

Inventário Data: 21-4-1632

Local:. vila de Santa Ana da Parnaíba, nas casas da morada do capitão André Fernandes

Juiz Ordinário e dos Órfãos: João de Godoy

Tabelião: Manuel de Alvarenga

Declarante:  capitão André Fernandes.

Avaliadores: Jacome Nunes e Alvaro Neto o moço moradores nesta dita vila.

 

TESTAMENTO (resumo)

 

Aos 24-1-1632 nesta vila de Santa Ana da Parnaíba nas casas da morada do capitão André Fernandes aqui morador adonde eu público tabelião fui chamado estando ai doente em cama Antonia de Oliveira mulher do dito capitão e perante as testemunhas  que se acharam presentes que ela dita Antonia de Oliveira era contente de mandar fazer esta cédula de testamento.

(encomendações pias).

Meu corpo seja enterrado na igreja de Santa Ana da Parnaíva.

(pedidos de missas).

(legados, entre eles) - mando que se dê de esmola

-a uma menina filha de Manuel de Lara meu filho por nome Joanna que eu criei o meu vestido e sua mãe vá com ela e seus filhos ----.

- uma rapariga por  nome Luzia a uma filha de Izabel de Paredes minha sobrinha por nome Mariquita moradora em Santos.

Declaro que eu fui tres vezes casada em face de igreja a primeira com Antonio Ch--- um filho que morreu // do segundo ----- Diogo de Lara do qual tive tres filhos - Manuel de Lara e Maria de Oliveira e Gabriel de -- o capitão André Fernandes do qual ---- que ora fica na paragem ---- Francisco Fernandes de Oliveira ----- são herdeiros ----- minha fazenda // declaro que tudo tenho feito - filho Francisco Fernandes de Oliveira- -------------- (várias linhas em branco)---------- ,mando que nenhum de meus herdeiros vá contra isso  e assim peço cumpram e mandem cumprir e guardar em tudo esta minha ultima e derradeira vontade //

Declaro que as dividas que devemos hoje se hão  de pagar as que meu marido o capitão André Fernandes der por um rol/

Declaro que casamos --------- e a Salvador Soares e a Pedro Alvares -- partimos com eles do que possuiamos como o ---- o que devia e o que lhe demos consta -- o hei por bem feito pois tudo fiz pelo amor de Deus e obra de caridade.

Declaro que deixo por meus testamenteiros ao capitão André Fernandes meu companheiro e a meu cunhado e --- Balthazar Fernandes aos quaes lhe peço ----------------------- e a cada um deles - meus filhos tenham em tudo respeito ao capitão André Fernandes como a pai e hei por revogados todos e quaisquer outros testamentos que tenha feito e este quero que valha e tenha força e vigor.

Esta é minha ultima e derradeira vontade testemunhas que foram presentes o padre Gaspar de Brito que a rogo da dita testadora assinou por ela e por estar presente ao fazer deste Jacome Nunes e Pedro Nunes e Antonio Nunes todos aqui moradores que assinaram neste meu livro de notas onde fica tomado e eu Manuel de Alvarenga tabelião o escrevi. - Assino pela testadora e por ela m’o pedir e eu estar presente e como testemunha o padre Gaspar de Brito, Jacome Nunes, Pedro Nunes, Antonio Nunes, o qual translado eu tabelião tirei bem e fielmente sem cousa que duvida faça. Manuel de Alvarenga.

 

Cumpra-se como nele se contem. Santa Ana de Parnaíba 11 de março de 632 anos - Alberto Lobo.

 

Seguem-se avaliações. (entre elas)

- uma carta de data de terras em Birachoiava.

- outra carta de data de terras em It---hy termo desta vila, de duas leguas  a saber da dita carta se deitou uma légua em patrimônio a Francisco Fernandes de Oliveira de que está de posse por autoridade de justiça.

- outra carta de data de terras em Juqueri, ------- braças rio abaixo onde chamam Jurum---.

 

fls 317 Rol de gente (entre elas)

- Luiz com sua mulher Clemencia.

 

Dividas que se devem neste inventário (entre elas):

- deve no inventário de Angela Fernandes 23$000 réis.

 

fls. 325 Termo de requerimento que fez Gabriel de Lara ao juiz ordinário e dos órfãos João de Godoy.

Aos 26-5-1632 nas pousadas de Christovão Diniz morador nesta dita vila onde o juiz ordinário e dos órfãos João de Godoy estava fazendo inventário da fazenda do defunto Sebastião Mendes Godinho que Deus haja perante ele dito juiz apareceu Gabriel de Oliveira morador na vila de Nossa Senhora das Neves em Iguape e que ele estava nesta dita vila e viera em busca de sua herança que lhe cabia por morte e falecimento de sua mãe Antonia de Oliveira e porquanto ele dito Gabriel de Lara se tinha concertado com André Fernandes (...) em que confessava estar pago e satisfeito de tudo o que a sua parte lhe vinha (...) havendo por bem feito tudo o que constar por escrituras e eis que a dita sua mãe tem feito como é a doação feita a Capela da Senhora Santa Anna e patrimônio de seu irmão Francisco Fernandes de Oliveira e os dotes das filhas do dito capitão André Fernandes a saber a mulher de Alberto Lobo e outrossim a mulher de Salvador Soares e Pedro Alves Moreira. - Gabriel de Lara.

 

fls. 329 - avaliação do gado no curral de André Fernandes em Jerabaty.

 

liquido para repartir entre três herdeiros desta fazenda  41$000 réis cabendo a cada um 13$680 réis.

 

Peças forras, partilha que couberam:

- ao capitão André Fernandes a metade.

- quinhão de Francisco Fernandes.

 

seguem-se recibos.

 

Recebi uma rapariga por nome Marina que minha tia Antonia de Oliveira deixou de esmola a minha filha Maria, hoje 4-10-1632 anos. Izabel de Paredes.

 

Digo eu Manuel de Lara que estou pago e satisfeito do fato que minha mãe deixou a sua neta ---- testamento que se me desse, hoje 8-9-1632. - Manuel de Lara