PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 1º, 22, 1-1 Braz Gonçalves, o moço, fallecido em 1603 no sertão, foi casado com Catharina de Burgos, fallecida em 1634, com testamento (a qual foi casada 2.a vez com João Gomes de Meirelles)*  f.a de André de Burgos e de Maria Rodrigues. Teve (C. O. S. Paulo) os seguintes f.os: 2-1 a 2-5

2-4 André Gonçalves

 

(Nota) Catharina de Burgos deixou seu 2.o marido João Gomes de Meirelles q. d.:

2-1 André de Burgos, † em 1629 casado com Catharina de Oliveira Sem geração (C. O. S. Paulo).

 

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

André Gonçalves e André de Burgos citados por Silva Leme são o mesmo e filho de Bráz Gonçalves.

Catharina de Burgos (inventário neste site SAESP vol. 9º) não teve geração das segundas nupcias.

Os enteados eram tratados como filhos pelo padrasto e o mesmo como pai pelos ditos.

 

ANDRÉ DE BURGOS

Inventário e Testamento

 

SAESP Vol. 7, fls. 507 a 517

Testamento: 26-4-1629

Inventário Data: 15-9-1629, nas casas onde mora João Gomes Meirelles

Local:. vila de São Paulo

Juiz ordinário: Paulo da Silva

Tabelião e Escrivão dos órfãos: Ambrosio Pereira

Declarante: João Gomes Meirelles

 

fls. 510 - TESTAMENTO

Em nome de Deus amem. Saibam quantos esta cedula de testamento virem em como no ano de Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil e seiscentos e vinte e nove anos n--- em ermo fora da vila me puz a fazer esta cedula de testamento por me achar doente deitado na minha cama posto nas mãos do Nosso Senhor com todos os meus cinco sentidos para desencargo de minha consciencia.

(encomendações pias).

Declaro que sou casado legitimamente ma face da igreja com Catharina de Oliveira e dela não tenho filho nem filha nem ----iro nunca tive filhos.

Declaro que tenho mãe viva que é herdeira de minha fazenda ----- quanto da minha metade.

( encomendações de missa). Mando meu corpo seja enterrado na igreja matriz desta vila -----.

(....) um pouco de milho que meu sogro João P--s dirá o que é o dito meu sogro me está a dever duas peças da terra de que me prometeu em dote e uma casa na vila e outra na roça coberta de telha e tres cadeiras de estado com sua mesa e tres pratos de estanho.

Declaro ter oito mil réis de legitima que herdei de meu pai ---- o moço e dai não tenho recebido cousa nenhuma os meus herdeiros os arrecadem devo tres pesos a meu tio João de Oliveira em dinheiro ---- e um alqueire de farinha de guerra a Alonso de --- deixo a minha terça a minha mulher Catharina de Oliveira porque esta é a minha ultima e derradeira vontade e assim encomendo as justiças de Sua Magestade cumpram e guardem sem duvida alguma e as testemunhas que se assinaram Manuel Alvares Preto Gabriel Rodrigues Antonio Correa de Almada Diogo Barbosa Domingos Barbosa Simão da Motta Requeixo Braz Gonçalves.

Deixo por meu testamenteiro a meu pae João Gomes de Meirelles, hoje 26 dias do mes de março de 629 anos. André de Burgos - Antonio Correa de Almada - Diogo Barbosa - Gabriel Rodrigues - Manuel Alveres Preto - Simão da Motta Requeixo - Domingos Barbosa.

 

Aprovação 30-3-1629 vila de São Paulo. (...) em que assinou com as testemunhas que estavam presentes João Gomes de Meirelles e Diogo Barbosa e Antonio Correa de Almada todos moradores nesta vila. - André de Burgos - Antonio Correa de Almada p João Gomes de Meirelles - Diogo Barbosa.

 

 

Digo eu Aleixo Jorge tesoureiro da Santa Misericordia que é verdade que eu recebi de João Gomes de Meirelles como testamenteiro de André de Burgos que Deus haja a esmola que deixou de seu enterramento e por ser verdade passo esta hoje 10 de setembro de 1629.- Aleixo Jorge.

 

fls. 514

Digo eu Gabriel Rodrigues que é verdade que meu irmão André de Burgos que Deus haja me deu em sua vida uma roupeta de pano verde e por meu pai João Gomes de Meirelles como testamenteiro que é me pedir esta para sua guarda lh’a passei por mim assinada hoje seis de janeiro de 632 anos. Gabriel Rodrigues.

 

fls. 514: Conta que deu João Gomes de Meirelles como testamenteiro do defunto André de Burgos.

Falta cumprir neste inventário (...)

- mostrar quitação de João de Oliveira de tres patacas que o defunto llhe devia (...). São Paulo 22-8-1633 - Diogo Lopes.

 

fls. 516:

Digo eu João de Oliveira morador em a vila de Santos que é verdade que estou pago de João Gomes de Oliveira testamenteiro do defunto André de Burgos que Deus tem de tres patacas que o dito defunto era a me dever (...) 24-9-1633. João de Oliveira.

 

fls. 517

Apareça perante mim João Gomes de Meirelles como testamenteiro deste defunto André de Burgos a dar conta do que falta por cumprir neste testamento. São Paulo 15-11-642. - Pinto.