PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Subsídios a Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

 

Afonso Dias de Macedo, morador de Itu e aí falecido em 1700, foi casado com Isabel Dias da Silva, da qual não teve filhos. Não são identificáveis na GP, porem as deixas de seu testamento e respectivas quitações merecem considerações:

1. Afonso Dias provávelmente teve um casal de filhos bastardos, Antonio e Francisca que criou em sua casa e a quem legou o resto de sua ametade. Em 1703 já tinham recebido sua herança: “(...) juiz de órfãos feito partilha dos dois terços que declara em seu testamento para os bastardos a qual quantia está satisfeita(...)

2. Teve Afonso Dias um irmão, já falecido em 1700,  chamado Jorge (Dias?). Este Jorge teve com Estefania de Godoy, a filha Maria de Godoy. (Comparar com: SL. 1º, 150, 3-3, Manoel de Moura casou-se em 1679 em Itu com Estephania de Godoy, f.a. de André Mendes Affonso e de Domingas...)

3. Afonso Dias foi cunhado de Maria Dias Mainardi, primeira mulher de Antonio Fernandes del Campo.  (SL. 1º, 51, 3-9  adenda:  3-9 Antonio Fernandes del Campo, viúvo de Maria Dias Mainardi, casado em segundas em 1730 com Ana de Lima)

4. Afonso Dias de Macedo teve parte no inventário de João Dias Mainardi e ficou devendo aos herdeiros do inventariado, entre eles Francisco Dias Mainardi, filho do falecido.

4. Do cunhadio entre Afonso Dias e Maria Dias Mainardi resulta ela foi irmã de Izabel Dias da Silva.

 

5. A participação de Afonso Dias no inventário de João Dias Mainardi indica que Izabel Dias seria filha ou irmã de João Dias Mainardi.

 

 

Nota: SL 4º, 430 cap 9 Maria Leme casou-se em 1635 em SP com Tomaz Dias Mainardi, de Florença, fo de Bartolomeu Dias e de Izabel Mainardi.

Segue a geração do casal mas nenhum João Dias Mainardi falecido antes de 1700.

Seria algum filho natural?

 

Comparar este Afonso Dias de Macedo com os netos de Afonso Dias e 2ª mulher Francisca Cubas:

SL 1º, 44, 3-3 Francisca Cubas (de Macedo) foi casada com ... Teve:

4-1 Jorge Dias

4-2 Pascoal Dias

4-3 Afonso Dias

 

AFFONSO DIAS DE MACEDO

Testamento - 1700

sem inventário

 

SAESP - Vol 24, fls 467 a 482

Conta do testamento com que faleceu Affonso Dias de Macedo a qual se toma a seus testamenteiros Antonio Bicudo Leme, e João Mendes Ferreira.

Em 30 de abril de 1703.

 

Aos 20 dias do mês de abril de 1703 nesta vila em casas onde estou pousado ai perante o escrivão dos órfãos dela Antonio Correa de Sá me foi dado o testamento e codicillo e quitações seguintes, eu João Soares Ribeiro, o escrevi.

 

TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima (...)

Aos vinte dias de março de  mil ---- anos, estando eu Affonso Dias doente de cama, fiz meu testamento.

Encomenda a alma.

Rogo ao Capitão Antonio Bicudo Leme e a João Mendes Ferreira queiram ser meus testamenteiros.

Meu corpo será sepultado na Igreja Matriz das portas travessas para baixo.

Missas, acompanhamentos, etc...

Declaro que sou casado com Izabel Dias da Silva de que não tivemos filho nem filha.

Declara bens.

Declaro que devo a Pedro Moreira --- mil e tantos ---- o que ele em sua consciencia disser, devo mais a ------ Carvalho o que no seu -------;  devo mais seis mil réis de resto ----deiros de Juliana Antunes que Deus haja.

Declaro que deste bens que possuímos entre ambos ---- se pagarão as dividas, e do que ficar se fará partilhas ------ para mim como para minha mulher e da minha ametade se pagará os meus legados e do que sobrar se tirará --- para minha mulher que de concerto que temos feito entre ambos e do mais que ficar deixo de esmola a um casal ---- que tenho em meu poder um por nome Antonio outra por nome Francisca.

(...) feito na vila de Utu Nossa Senhora da Candelária hoje vinte do mês de março de mil e setecentos anos, e vai por mim assinado  e com as mais testemunhas que ao presente se acharam. Affonso Dias de Macedo - ---------- Bicudo de Brito - Antonio Fernandes Porto - Manuel Antunes Cardia - ----------- de Góes Furtado -  de Thomé Fernandes + de Sousa.

Aprovação: 23-4-1700

Cumpra-se como nele se contem. Candelária 29 de abril de 1700 - Pedroso.

Cumpra-se. Itu 29 de abril de 1700-

 

CODICILLO

 

Que faz Affonso Dias ao testamento que tem feito em que declara algumas coisas que lhe ficaram (...).

Declaro que devo a minha cunhada Maria ------- de meu cunhado Antonio Fernandes del Campo vinte mil réis -- peças de panos que me vendeu.

 

Declaro que deixo uma moça por nome Marcella de esmola a minha sobrinha Maria de Godoy, filha que foi de Jorge -------- meu irmão.

Este meu codicillo fil-o  em meu perfeito juízo e foi minha ultima vontade. Hoje vinte e três de abril de 700 anos. Affonso Dias de Macedo.

(...)

e por ser minha ultima vontade assinei-me aqui com as testemunhas seguintes. - A rogo do testador pedindo a mim João Mendes Ferreira assinasse por ele, Afonso Dias de Macedo - Antonio Rodrigues ------ - Antonio Fernandes de Campos - Miguel da Costa Sutil - Francisco Pedroso.

 

Recibos.

 

Recebi do capitão Antonio Bicudo como testamenteiro do defunto Affonso Dias uma negra que o dito defunto deixou de esmola a uma filha de Estephania de Godoy por comissão que tenho da dita senhora e para descarga do dito testamenteiro passei esta certidão hoje 3-7-700 anos. João de Brito Meirelles.

 

fls. 477: recebi 20$000 réis que me era da dever a fazenda de Affonso Dias de Macedo. 20 de maio de 1700 - Antonio Fernandes de Campos.

 

fls. 479 - recebi - mil réis de uma restituição que deixou para mim e irmãos como herdeiros que somos de nossa mãe Juliana Cortes. hoje 31-5-1700. - João Pires Bicudo.

 

Recebi 19$120 réis que esta fazenda do defunto Affonso Dias de Macedo era a dever aos herdeiros do defunto João Dias Mainardi meu pai os quais me pertencem a mim e a meus irmãos como ----------- e por ser verdade pedi a Domingos Fernandes que este por mim fizesse e assinasse comigo por testemunha hoje dois de junho de 1700. Assino como testemunha Domingos Fernandes de Carvalho - Francisco Dias Mainardi.

 

fls. 481- Certifico Antonio Correa de Sá escrivão do juízo dos órfãos desta vila de Utu e seu termo em como revendo o inventário de Affonso Dias achei haver o juiz de órfãos feito partilha dos dois terços que declara em seu testamento para os bastardos a qual quantia está satisfeita, e tem dado cumprimento ao testamento o testamenteiro no que - em sua deixa em verdade do que passei a presente em 30 de abril de 1703 anos. - Antonio Correa de Sá.