PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 4,º 431, 1-4, Clemente Alvares Tenório, falecido em 1655 no sertão, ignoramos com quem foi casado. Teve 2 f.ºs:

2-1 João Tenório

2-2 ...

 

Subsídios:

 

Clemente Álvares (Tenório) nasceu por volta de 1616, filho de Clemente Álvares e sua segunda mulher Maria Tenório (inventário dele no volume 14º e o dela no vol 44º, SAESP Publicados, neste site).

Faleceu em uma entrada que saiu de São Paulo em 1653 e teve inventário de seus bens aberto em agosto de 1655.

Seu  “cunhado Manoel João Branco” foi o declarante, juntamente com Amaro Álvares Tenório, irmão inteiro do falecido. Provávelmente solteiro, deixou dois filhos que eram ambos sobrinhos de Manoel João Branco:

1- João Tenório, nascido por 1649, tutelado sucessivamente por seu tio Manoel João Branco, João da Fonseca e Alvaro Rodrigues do Prado, que em 1661 fez a seguinte declaração: “aos 11-9-1661 pelo Capitão Álvaro Roiz do Prado foi dito que das peças do gentio da terra do dito órfão João lhe era fugida uma negra por nome Cristina mãe do dito órfão pelo que protestava pelo serviço dela (...).”

             Então, por declaração de seu tio e tutor, João foi filho de Cristina, “negra da terra” administrada ou cativa de Clemente Álvares Tenório.

 

2- Um filho, que em 1658 já tinha fugido de seu tio e tutor Manoel João Branco. Não há mais referências a ele no inventário paterno.

 

 

CLEMENTE ALVARES, o moço

Inventário

 

SAESP - vol. 43, fls. 75 a 103

Autos do Inventário: 22-8-1655

Local: Vila de São Paulo, em pousadas de Amaro Alveres Tenório irmão do defunto que faleceu no sertão abintestado.

Juiz dos Órfãos: Simão de Toledo Pizza

Escrivão dos Órfãos: Luiz dandrade.

Avaliadores: Manoel Alveres de Souza e Francisco Preto.

Declarantes: Amaro Alveres Tenório irmão do defunto e Manoel João cunhado do dito defunto. (aa) Manoel João Branco e Amaro Alveres Tenório.

 

Título dos filhos:

- João, de idade de 6 anos pouco mais ou menos.

 

Avaliações, dividas que o defunto deve.

 

fls. 83 - Monte mor, fica liquido para os dois órfãos 28$498 rs.

 

fls. 85 - aos -- de setembro de 1655, Manoel João Branco curador de seus sobrinhos órfãos, fiador Gaspar Vieira de Vasconcelos.

 

fls. 89 - 20-4-1658 contas que dá Manoel João Branco curador dos órfãos deste inventário:

... e disse que um deles era fugido e o outro tinha em seu poder e andava na escola (...).

 

fls 90 aos 21-4-1658 João da Fonsequa tutor e curador deste inventário. Recebeu do tutor removido Manoel João Branco os bens e fazenda que lhe foram entregues. Apresentou por fiador a Manoel Pacheco Borba. 7-10-1658

 

fls. 92- aos 7-3-1659 João da Fonseca desobrigou a seu fiador Manoel Pacheco Borba e ora apresentava por seu fiador a Clemente Alvares Lobo. (aa) Clemente Alves Lobo - João da Fon.ca.

Perguntado pela pessoa do órfão disse que estava aprendendo a ler e a escrever.

 

Fls 93 – perguntado pela legítima do órfão disse ter em dinheiro cinco mil seiscentos e quarenta rz, e que havia gastado dinheiro com demandas com Manoel João (Branco) e também “avia pago a Anna Roiz darzam dona viúva...”

 

fls. 92- 27-3-1661 contas que dá o curador removido Joam da Fonseca.

 

fls. 95 - requerimento e protesto que fez o capitão Álvaro Roiz do Prado ante o juiz dos órfãos Antonio Rapozo da Silveira-

25-6-1661, nesta vila de São Paulo, e por ele foi dito que João da Fonsequa e Clemente Alveres eram esperados até aquela dita audiência para se lhe entregarem os bens do dito órfão João Tenório e sua pessoa e visto não virem no tempo protestava (...).

 

fls. 96 - 22-8-1661 termo feito ao Capitão Álvaro Roiz do Prado de curador e tutor do órfão João filho que ficou do defunto Clemente Alvares Tenório. Fiador o Capitão Jose de Camargo Ortiz.

 

fls. 98 - aos 11-9-1661 pelo Capitão Álvaro Roiz do Prado foi dito que das peças do gentio da terra do dito órfão João lhe era fugida uma negra por nome Cristina mãe do dito órfão pelo que protestava pelo serviço dela (...).

 

fls. 99: aos 21-10-1661 -Leilão dos bens do defunto.

 

Dinheiro dado a ganhos

 

fls. 101 - diz o Capitão Álvaro Roiz do Prado, morador nesta vila de São Paulo, que a curadoria do órfão seu sobrinho, filho que ficou de Clemente Alvares que Ds tem, está vago (...) . Pede a VM lhe faça merce visto o que alega ele suplicante parente chegado irmão do dito defunto seu pai o provia na dita curadoria e lhe mande entregar todos e quaisquer bens que ao dito órfão pertencer (...) 15-5-1662.

 

fls. 102 Diz João Tenório, morador nesta vila de São Paulo, que por morte e falecimento de seu pai Clemente Alveres lhe coube por legitima certa quantia (...) e porque ora o dito suplicante é casado e necessitado dito dinheiro (...).

Como pede S. Paulo 24-6-1668.