PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Subsídios:

 

Amador de Aguiar Girão foi filho de Catarina Neta (ou Velha) e irmão de Catarina Giroa. Foi cunhado de Antonio Cordeiro. Amador casou com Custódia de Candia, irmã de Madalena de Candia casada com Manoel de Barros. Era primo de Antonio Jorge.

Custódia faleceu antes de seu marido, que ficou devendo algumas deixas do inventário dela, entre elas a Zuzarte Lopes, pai de Custódia:

digo eu Zuzarte Lopes que recebi de An.to Cordeiro como procurador e tutor que é da fazenda que ficou do defunto Amador Girão um negro por nome Migel que o dito defunto me restava a dever da herança de minha filha Custodia de Candia (...) e pedi a Mel. de Bairros este por mim fizesse e assinasse como testemunha, hoje 15-9-1659 - M.el de Bairros - Zuzarte Lopes”

 

Amador teve inventário de seus bens aberto na Vila de Parnaíba em 1659. Deixou:

1- Maria Giroa casada, e dotada em vida de seu pai, com João Leite Fernandes.

2- Bento de Aguiar Girão

3- Manoel

4- Salvador

 

AMADOR GIRAM

Inventário

 

SAESP - vol. 43, fls. 11 a 42

Autos do Inventário: 1659

Local: Vila de Parnaíba

Juiz Ordinário: Jose da Costa Homem

Escrivão dos Órfãos: Antonio Roiz de Mattos.

Avaliadores: Antonio de Masedo Ribeiro e o alcaide Manoel de Bairros

Declarantes: João Leite Fernandes, genro do defunto e a Caterina Neta mãe do dito defunto.

Assina por Caterina Neta, Sebastião Bicudo Ribr.º

 

Herdeiros nesta fazenda:

Maria Giroa = Bento dagiar = Manoel

Salvador----------------------

 

Avaliações.

 

E tudo foi entregue a João Leite, genro do defunto, para que as levasse a vila de Santa Ana da Parnaíba para se venderem em praça publica. E por haver mais coisas que lançar neste inventário as quais coisas estam em casa de Ant.º Cordeiro cunhado do dito defunto  donde se a de acabar este inventário, para o que deu por fiador de tudo que lhe foi entregue a seu pai Miguel Nunes Pr.ª.

 

fls. 17 - mandou o juiz citar a Maria Giroa e a seu marido João Leite Frz se quizesse entrar a colação para herdar nesta fazenda, e responderam que eles queriam entrar com o que tinham que era um negro por nome Pedro.

 

Avaliações no sitio e fazenda de Antonio Cordeiro, e por estar na fazenda seu filho Bento Girão, filho do defunto Amador Giram.

Declarantes: Antonio Cordeiro, cunhado do dito defunto e a Bento Giram e por este foi apresentado um quarto de papel fechado e lacrado em que contem uns apontamentos que o defunto Amador Giram fez no sertão mandara fazer estando para morrer.

 

Avaliações, dividas que deve esta fazenda, peças.

 

Foram as peças entregues a Bento deagiar Giram filho do defunto Amador Giram para que a todo o tempo que lhe pedido for as ditas peças e o mais que se avaliou de o entregar na vila de Parnaíba, e deu por seu fiador a Antonio Cordeiro.

 

fls. 22 - aos 10-8-1659 nesta vila de Santa Ana da Parnaíba, An.to Pedroso de Alvarenga e por ele foi dito que Caterina Neta lhe largara uma negra por nome Caterina lançada neste inventário a qual negra lhe competia a ela dita Caterina Velha como consta de um sumario de t.as que apresentou e pelo que requeria lhe mandasse entregar a dita negra. E assim mais apareceu Manoel de Bairros e por ele foi dito que a defunta sua cunhada mulher que foi do dito defunto Amador Giram lhe deixou uma negra a sua mulher Magdanela de Candia como consta da certidão da verba do testamento da dita defunta (...).

 

Arrematações.

Eram mais as dividas que a fazenda lançada em inventário.

 

fls. 34 - digo eu Zuzarte Lopes que recebi de An.to Cordeiro como procurador e tutor que é da fazenda que ficou do defunto Amador Girão um negro por nome Migel que o dito defunto me restava a dever da herança de minha filha Custodia de Candia (...) e pedi a Mel. de Bairros este por mim fizesse e assinasse como testemunha, hoje 15-9-1659 - M.el de Bairros - Zuzarte Lopes.

 

fls. 35 - M.el de Bairros morador em Parnaíba, que por morte e falecimento de Custodia de Candia dei--- a defunta em seu testamento uma rapariga guaiana a Madanela de Candia mulher dele suplicante  (...)  11-11-659 anos

Translado da petição acima:

- Declaro que deixo uma rapariga a minha irmã Madanela Candia o qual treslado de verba do testamento da defunta Custodia de Candia eu tabelião tresladei bem e fielmente do proprio testamento (...). 11-6-1659

Digo eu M.el de Bairros que estou entrege de uma negra por nome Romana a qual deixou a defunta Custodia de Candia a minha mulher Madanela de Candia. 10-8-1659.

 

fls. 42 - Bendito Louvado Seia o Santíssimo Sacramento (...) devo a meu primo Antonio Jorge e algumas senhoras ------

(...) a minha benção a meus filhos e a minha filha e pedindo perdão a Sra. minha irmã Caterina Giroa e ao Snr. meu cunhado An.to Cordeiro ao meu Compe---- botando minha benção suas a minha afilhada em fe---- tate a tua tia que é minha irmã e o berdadero sangue que tendes enad.a mais que te encomendar fazes muito por serdes filho de benção ---gar todas as dividas que deve teus irmãos te encomendo n.tas como teu irmão atua a ---- enquanto for vivo olha por ela tua irmã casei e não tenho mais que encomendar ----- meu sobrinho João fez esta por mim esteve aos presente meus sobrinhos e meu filho uma negra por nome Caterina é de minha mãe não tem ninguem que fazer nela deste teu pai Amador Girão.