PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Nunes de Pontes”, neste site.

 

PEDRO NUNES DE PONTES

Inventário

 

SAESP - Série Inventários não Publicados - no ordem  481 cx4 doc22

Ano 1659

Pesquisa Regina Moraes Junqueira

 

Inventario dos bens do falecido Pedro Nunes de Pontes

Abertura aos 13-05-1659 em São Paulo

 

Rol dos filhos:

- Catharina de Pontes casada

- João de Pontes de edade de vinte e cinco anos

- Salvador de idade de vinte anos

- Ines de idade de edade dezanove anos

- Manoel de idade de dezoito anos

- Belchior de dezasseis anos

- Antonio de idade de coatorze anos

- Marianna de doze anos

- Anna de nove anos

- Jose de sette anos

- João de cinco anos

- Sebastiana de trez anos

- Maria de dois anos

- Um que não se lê

 

Testamento

Em nome da santisima trindade padre filho e espirito santo tres pessoas e um so deos verdadeiro saibão quantos esta cedula de testamento virem que no ano do nascimento de nosso senhor jesus cristo de mil seissentos e cincoenta e nove annos aos doze dias do mes de março da sobredita era nesta vila de s paulo estando eu Pedro Nunes de Pontes doente em huma cama de doensa que deos nosso snor foi servido darme mas em meo perfeito juizo e emtendimento que nosso senhor foi servido darme e por não saber o que nosso snor de mim quer fazer e desejando por minha alma no caminho da salvaçãoe por descargo de minha conciencia h--- por bem ordenar meu tesnto da meneira seguinte -

Primeiramente....Disposições pias entre elas:

Ordeno e mando …. que meu corpo seja sepultado no convento de nossa senhora do carmo em minha sepultura em a dita igreja (da qual tinha titulo, com o habito dos ditos religiosos)

Peço ao provedor e mais irmãos da santa casa de misericordia  queirão enterrar meu corpo com a bandeira e a cruz e capelao como irmão que sou da dita santa casa pelo amor de deos.

Nota: terminando a parte primeira com as recomendações para missas, não há em sequencia outras partes onde normalmente o testador se qualifica, cita herdeiros etc. Na pagina seguinte, com outra letra, auto do tabelião.

Segue avaliação dos bens pelos partidores, um dos quais foi Domingos Machado.

Relação dos bens com parte rasurada, começa ao fim de uma folha por dois lanços de casas de taipa de pilão. Seguem bens moveis, semoventes e gentio da terra administrados. 

 

Ines Domingues requer e consegue a tutela e curadoria dos filhos órfãos. Chamados às partilhas Ines Domingues, Pedro Branco por sua mulher Catharina de Pontes e os filhos João, Salvador e Manoel de Pontes.

Pedro Blanco como procurador dos órfãos (prestou juramento).