PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Gaspar João Barreto, o filho””, neste site.

 

MARIA DE LIMA BARBOSA

Inventário

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Inventariada: Maria de Lima Barbosa

inventariante Jose Barbosa de Lima (seu filho)

Falecera aos 21-02-1715

 

Autos 30-09-1715 nesta cidade de S. Paulo.

Ficaram 12 filhos

Pe Antonio Barreto de Lima

Domingos Barreto de Lima, cc

Salvador Barreto de Lima, maior

Gabriel Barbosa de Lima, cc

João Barreto de Lima, solteiro, maior

Alexandre Bareto de Lima, cc

Jose Barbosa de Lima, maior

Francisco Barbosa de Lima, 24 anos

Gaspar João Barreto, defunto ficaram dois filhos menores: Onofre, 22 anos e Maria de 15

Maria Barbosa de Lima, viuva de Onofre Jorge Velho

Francisca Cubas cc Salvador Jorge

Rosa de Lima cc Estevão Correa

 

Precatoria para as minas do ouro do juizo de S. Paulo, de acordo com uma petição dos herdeiros Gabriel Barbosa de Lima, Cap. Alexandre Barreto de Lima, fos legitimos de Gaspar Joao Barreto e Maria de Lima, ja defuntos  que nas minas gerais se achavam os herdeiros Domingos Barreto de Lima e João Barreto de Lima.

 

Precatoria para as vilas de Taubate, Guaratingueta e Jacarei por parte de Gabriel Barbosa de Lima, Cap. Alexandre Barreto de Lima, e Jose Babosa de Lima (....) citar os herdeiros ausentes a saber: Revdo Vigario da Vara o Lic. Antonio Barreto de Lima, Estevão Correa por cabeça de Rosa de Lima moradores na vila de Taubate = na vila de Guaratingueta a Salvador Jorge por cabeça de Francisca Cubas e os herdeiros de Gaspar João Barreto. = na vila de Jacarei a Francisco Barbosa de Lima.

 

Procuração

Que faz Francisco Barbosa de Lima

Data 18-08-1718 nesta vila de N. Sra da Conceição da Paraiba, morador desta dita vila

Procuradores Nomeados: em S. Paulo: Jose Barbosa de Lima, Lic. Antonio Correa de Sa e Jose Ramires da Silva, Pedro da Silva. em Taubate: Cel. Alexandre Barreto de Lima e o Cap. Antonio de Aguiar Ferreira e Pedro da Fonseca. em Guaratingueta: Cap. Domingos Rodrigues de Carvalho.

 

Diz Manoel Nunes dos Reis, morador em Guaratingueta, que esta casado com Maria de Lima, f.l. Gaspar João Barreto e Maria Barbosa de Lima. - requer a fls de partilha em 06-09-1721.

Lv de Casamentos da freguesia de Santo Antonio de Guaratingueta:

Aos 22-06-1721 Manoel Nunes dos Reis, viuvo que ficou na vila de Guaratingueta, f.l. Jose Nunes e Francisca da Silva, ja defuntos naturais da cidade de Lisboa, batizados na freguesia de S. Julião = com Maria de Lima, f.l. Gaspar João Barreto, ja defunto e Maria Jorge naturais que foram de São Paulo e moradores na vila de Guaratingueta. Test.: Domingos Rtodrigues de Carvalho, Rosa de Lima, Beatriz Bicuda e João de Campos Tourinho.

 

Treslado do Testamento de Maria de Lima

11-02-1715 eu Maria de Lima (...)

Testamenteiros: meu filho Jose Barbosa de Lima e a Antonio Correa de Sa.

Sou n. desta cidade de S. Paulo, f.l. Gabriel Barbosa e Maria do Rosario. Fui casada com Gaspar João Barreto e tivemos 12 filhos: Pe. Antonio Barreto de Lima = Domingos Barreto de Lima = Salvador Barreto de Lima = Gabriel Barbosa de Lima -= João Barreto de Lima = Alexandre Barreto de Lima = Jose Barbosa de Lima = Francisco Barbosa de Lima, menor 25 anos = Gaspar João Barreto, ja defunto deixou filhos que tb são meus legitimos herdeiros = Maria Barbosa de Lima viuva de Onofre Jorge Velho = Francisca Cubas cc Salvador Jorge = Rosa de Lima cc Estevão Correa.

No texto:

- declaro que alguns destes forros foram da administração de minha cunhada Joana Sobrinha de que instituiu a meu marido com poder de este poder fazer a mesma instituição declarando no seu testamento e deixando-me a mim a dita administração.

Cumpra-se 21-02-1715

 

- Emancipação de Onofre Jorge de Lima 27-05-1722

Diz Onofre Jorge de Lima, morador em Jacarei, f.l. Gaspar João Barreto, ja defunto, e Maria Jorge de Lima que por falecimento de seus avos (...).

Testemunha:

João Barbosa de Lima morador nesta cidade de S. Paulo, 23 anos, primo-irmão do justificante.

Estevão Raposo de Siqueira, morador nesta cidade de S. Paulo, 32 p/ 33 anos, aos costumes nada.

Cap. Jose Barbosa de Lima, cidadão desta cidade de S. Paulo e nela morador, 35 anos, era tio do justificante, irmão de sua mãe(sic).

Jose Barbosa Ferreira, morador na freg. N. Sra da Conceição termo desta cidade de S. Paulo, 22 anos, primo irmão do justificante.