PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Aportes à GP: “Maria da Cunha cc Amador Lourenço - SL V, 200, 1-7”, neste site.

 

FRANCISCO DA FONSECA

Inventário

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Francisco da Fonseca 1666

Autos aos 21-05-1666 nesta vila de S, Paulo em casas da morada de Maria Ribeira, dona viuva.

Declarante Maria de Unhate, dona viuva que ficou do defunto. Assinou a seu rogo Manoel Pinto Guedes.

 

Titulo dos Filhos: Maria, de 7 anos

 

Testamento: Abril de 1666 eu Francisco da Fonseca (...) rogo a meu compadre Manoel Pinto e a minha mulher Maria de Unhate sejam meus testamenteiros.

Sou natural de Gouvea, filho leg. de Diogo Borges ----, ja defunto e de Maria Tavares da Fonseca. Sou casado com Maria de Unhate, f.l. de ----------- --------- ja defunto e Catarina de Unhate, ja defunta. Tenho da dita minha mulher uma filha por nome Maria.

 

Recebi de Manoel Pinto Guedes 12 patacas que me devia Francisco da Fonseca como consta do testamento, e como testamenteiro do dito defunto me pagou. S. Paulo 10-05-1666 Francisco Pinto Guedes.

 

Assinatura de Manoel Pinto Guedes

 

Aos 20-07-1669 no termo desta vila de S. Paulo paragem chamada Jaragua, sitio e fazenda que ficou de Francisco da Fonseca Borges (...) para fazer a partilha dos bens lançados.

 

Neste mesmo dia, mes e ano (...) contas do estado em que estavam os bens deste inventario a Gregorio Guedes Pinto, por estar casado com a viuva Maria de Unhate.

Perguntado pela orfã Maria disse que estava com a dita sua mãe de portas a dentro. (aa) Gregorio Guedes Pto

 

Citei para estas partilhas a Gregorio Guedes Pinto, por si e sua mulher, com a orfã Maria e a Francisco Pinto Guedes pela orfã como seu procurador. (aa) Francisco Pinto Guedes e Gregorio Guedes Pinto.

 

Termo de Curadoria aos 20-07-1669 nesta vila de S. Paulo a Francisco Pinto Guedes por ser tutor da orfã Maria, filha que ficou de Francisco da Fonseca Borges, por ser casado com uma tia da orfã. (aa) Manoel Pinto Guedes = Francisco Pinto Guedes = Gregorio Guedes Pinto.

 

Antonio da Costa morador em esta vila de Santos é necessario uma certidão que conste ser ele casado com Maria da Fonseca, f.l. Francisco da Fonseca, defunto e Maria de Unhate, moradores que foram na vila de S. Paulo.

 

João de Roxas Moreira, vigario da vila do Porto de Santos certifico que Antonio da Costa é casado com Maria da Fonseca. 01-10-1673