PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 2º - BERNARDA MARIA DE ALMEIDA

(atualizado em 09-agosto-2017)

 

 

Bartyra Sette

Paola Dias

 

 

Bernarda Maria casou em Prados aos 15-12-1739 com José Garcia da Costa, natural da ilha do Faial, filho de Antonio da Costa Martins e Maria Garcia.

Prados, MG Igreja N S da Conceição [Jose Garcia da Costa com Bernarda M.ª]  aos 15-12-1739 nesta matriz de Prados Jose Garcia da Costa, natural da freguesia de N Sra da Conceição da Ilha do Faial Bispado de Angra, f.l. de Antonio da Costa Martins e Maria Garcia = cc Bernarda de Almeida,  digo Bernarda Maria, natural desta freguesia dos Prados, f.l. Feliciano Cardoso e Catarina de Almeida, ja defuntos. Testemunhas Manoel Nunes e Jose Pacheco. (pesq. Paola Dias)

 

Pais de, q.d.:

 

1- Tomás Garcia da Costa, batizado em 12-01-1741. Aos 27-11-1775, casou com Ana Maria da Silva, filha de Manoel Francisco da Silva e Isabel Francisca do Espírito Santo. Geração na família “Manoel Francisco da Silva”.Cap. 3º.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 12-01-1740 digo 1741 anos nesta matriz dos Prados bat a Thomas, f.l. de Jose Garcia da Costa e Bernarda de Almeida, desta freguesia. Padr.: Francisco Correa dos Santos, da vila de S. Jose e Antonia Maria de Mello mulher de Manoel Martins Nogueira, desta freguesia.

 

2- Antonia Maria de Almeida, batizada em Prados em 21-05-1742. Em Aiuruoca aos 21-08-1759 casou com João Antonio, natural da Ilha do Faial, filho de José Luiz de Andrade e Izabel da Luz. João Antonio, viúvo, casou segunda vez aos 09-11-1770 com Ana Antonia Sobreira, filha de João Alves Sobreira e Maria Nogueira do Prado com geração na família “José Rodrigues da Fonseca”.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 21-05-1742 nesta matriz dos Prados bat a Antonia, f.l. de Jose Garcia da Costa e Bernarda Maria, padrinhos Manoel de ---- de Carvalho e Antonia Maria da Silva, ambos da freguesia de S. Jose.

 

Aiuruoca-MG Igreja N Sra da Conceição aos 21-08-1759 sem impedimento João Antonio, f.l. Joseph Luiz de Andrade e Izabel da Luz, natural da Ilha do Faial Bispado de Angra = cc Antonia Maria de Almeida, f.l. de Joseph Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeida, natural e batizada na freguesia de N Sra da Conceição dos Prados deste bispado.

 

3- Maria da Conceição de Almeida, batizada em Prados aos 19-12-1743. Casou aos 20-08-1774 com Brás Rodrigues Lima, natural do Arcebispado de Braga, filho de Brás Rodrigues e Paula Jorge.

(pesq. Paola Dias) Prados: Batismo de Maria: aos 19 dias do mes de dezembro de 1743 nesta matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados batizei (...) a Maria filha legitima de (...) Garcia (...) e Bernarda Maria de Almeida (...) padrinhos Capitão Luis (...) de Figueiredo de que (...).

 

B7: Igreja, N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - Capela da Sra. do Porto dita do Turvo, aos 20-08-1764, Bras Roiz Lima, f.l. de Bras Roiz e Paula Jorge, bat. na freg. de  S. Thiago do Sopo, Arcebispado de Braga; = com Maria da Conceição de Almd.ª, f.l. de Joseph Gracia da Costa e de s/m Bernarda Maria, bat. na freg. da Conceição dos Prados.

 

Pais de, q.d.:

3-1 José Rodrigues de Almeida casou com Ana Ribeira. Geração na família “Bento Ribeiro Salgado” § 6º.

 

3-2 Bernarda Joaquina de São José batizada em 16-07-1765. Casou aos 24-11-1783 com Silvestre Ferreira de Serqueira, filho de João Ferreira de Serqueira e Luzia Maria.

Aiuruoca, MG aos 16-07-1765 na Capela da Sra do Porto bat a Bernarda, f.l. de Bras Roiz e Maria da Conceição, foram padrinhos [--------------] da Costa e Bernarda Maria de Almeida, avó materna.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 24-11-1783 Capela Sra. Porto do Turvo, Silvestre Ferreyra de Serqueira, f.l. de João Ferreyra de Serqueira e Lusia Maria, n/b freg. da Borda do Campo; =  cc Bernarda Joaquina de São José, f.l. de Bras Rodrigues de Lima e Maria da Conceição de Almeida, n/b na freg. Aiuruoca.

3-3 Joaquina, batizada aos 07-12-1766.

(pesq. PD) Capela do Turvo 7-12-1766 Joaquina filha de Braz Rodrigues Lima e Maria da Conceição de Almeida, Foram padrinhos: João da Silva de Oliveira e Anna Maria de Almeida

 

          Joaquina Maria ou Teodora de Almeida, citada na dispensa da sobrinha Justina Maria de Souza abaixo: “Que Joaquina Maria é irmã inteira de Maria Theodora, mãe da oradora”.

          Casou com João de Souza Castro. Joaquina é citada como Inácia no casamento do filho Manoel.

          Pais de, q.d. (pesq. Paola Dias)

3-3-1 Tristão batizado na capela do Turvo em 24-08-1788 tendo como padrinhos Joaquim Garcia Pereira e Maria de Almeida mulher de Brás Rodrigues.

3-3-2 Ana batizada na capela do Turvo em 08-09-1805 tendo como padrinhos Manoel Fernandes da Silva e D. Maria Joaquina, mulher do Cap. José Francisco da Silva.

3-3-3 Manoel Joaquim de Souza, natural do Turvo onde em 24-02-1813, casou com Luiza Cândida de Jesus, natural de Aiuruoca, filha de Mathias da Silveira de Andrade e Francisca Joaquina de Mattos. Geração na família “Antonio Vieira de Moraes”  Cap. 4º.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 24 fev 1813 cap. Turvo - Manoel Joquim de Soiza, f.l. de João de Soiza Castro e Ignacia(sic) Theodora de Almeida; c/ Luiza Candida de Jesus, f.l. de Mathias da Silveira de Andrade e Francisca Joaquina de Matos. Ns. bts e moradores nesta freguesia.

 

3-3-4 Prudêncio José de Souza casou aos 22-06-1813 com Teresa Maria da Silva, filha de Pedro Ferreira da Cunha e de Angélica Maria da Silva

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 22 julho 1813 cap. Porto do Turvo - Prudencio Jose de Soiza, f.l. de João de Soiza Castro e Joaquina Theodora de Almeida; = com Theresa Maria da Silva, f.l. de Pedro Ferreira da Cunha e de Angelica Maria da Silva. Ns. bts. e moradores nesta freguesia.

 

         Em 1831 eram moradores no 12º quarteirão do Turvo, ambos com 40 anos declarados, com vários filhos:

censo do Turvo 5-12-1831, 12º Quarteirão,  1

Prodencio Jose de Souza, branco, 40, casado

Tereza, branco, 40, casado

Angelica, branco, 14, solteiro

Antonio, branco, 13

João, branco, 11

Manoel, branco, 10

Generoza, branco, 8

Florinda, branco, 7

Maria, branco, 6

Marcolina, branco, 5

Prodenciana, branco, 4

Joaquim, branco, 3

Dominiciano, branco, 1

 

Prudencio em 21-02-1846 casou segunda vez com Flauzina Hermelinda de Andrade, viúva de Delfino de Souza Carneiro e filha de Beraldo José Chaves e Laureana Esméria de Andrade; família “Bento Ribeiro Salgado” § 12º.,

Andrelandia, MG aos 21-02-1846 em casa de Prudencio Jose de Souza. Prudencio Jose de Souza, branco de idade 50 anos, viuvo de Teresa Maria dos Anjos = cc Flauzina Hermelinda de Andrade, branca de 37 anos, viuva de Delfino de Souza Carneiro. Test.: Jose de Andrade Chaves e Francisco Alves.

 

Entre os filhos de Prudencio e Teresa Maria:

3-3-4-1 Antonia batizada na capela do Turvo em 24-06-1814 e foram seus padrinhos o Rev. Francisco de Oliveira Flores e Angélica Maria de Jesus.

3-3-4-2 Angélica Maria de Jesus batizada na capela do Turvo em 19-11-1815 e foram seus padrinhos Maria Fernandes da Silva e Joaquina Teodora da Conceição.

          Em 1833 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade “em 2º simples em linha transversal” para casar, como casou aos 30-10-1833, com Joaquim Pedro Fernandes, filho natural de Claudina Fernandes e Pedro Fernandes “Que Tereza Maria da Silva é irmã de Pedro Fernandes, que deste proveio o orador e daquela a oradora”.

 (pesq. Paola Dias) Processo de Dispensa Matrimonial arquivado na Cúria Diocesana de Campanha

Aiuruoca. 1833 – Joaquim Pedro Fernandes e Angélica Maria de Jesus.

Consangüíneos em 2º simples em linha transversal.

Que Tereza Maria da Silva é irmã de Pedro Fernandes, que deste proveio o orador e daquela a oradora.

Testemunhas do processo:

- Joaquim José Chaves (não tinha parentesco com os oradores);

- José Pedro de Almeida (30 anos, natural desta freguesia, vive de suas lavouras e parente da oradora) e

- Domingos Fernandes de Moraes sem parentesco com os oradores.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 17 A trinta de Oitubro de mil oito centos e trinta e trez pelas onze horas do dia nesta Capella do Turvo em virtude da competente licença, a vista das testemunhas abaixo assignadas, e outras, assisti ao Matrimonio que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão, depois de dispensados da consanguinidade em segundo gráo, Joaquim Pedro Fernandes da Silva, f.o n.al de Claudina Fernandes, e Angelica Maria de Jesus, f.a de Pudencio Jose de Sousa, e Theresa Maria da Silva, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para constar fis este assento que assignei.

P.e Arantes

Josê Garçia de Sz.a

Joze Pedro de Almd.a

 

Joaquim Pedro faleceu na Fazenda das Safiras aos 14-02-1841. Teve segundo seu inventário em 1843 (neste site) duas filhas: Maria com sete anos e Sebastiana com cinco, tuteladas do avô materno.

 

Angélica casou segunda vez aos 26-07-1843, dispensados do impedimento de consanguinidade “duplicado em 3º de linha transversal por serem as mães das oradoras primas carnais e em 3º misto ao 2º porque o pai do orador é tio do pai da oradora”, com Domiciano Rodrigues de Almeida, filho de Antonio Rodrigues de Almeida e de Luciana Rosa da Silva.

Arquivo Eclesiástico da Diocese de Mariana

Processo Matrimonial de 1843. Armário 35, Pasta 8614, Registro 86133

Andrelândia

Transcrito por Estêvam Costa Martins a pedido de Bernadete Dias

30-05-1843

Pág. 2

Dizem Domiciano Rodrigues de Almeida e Angélica Maria de Jesus da freguesia do Turvo deste Bispado, q elles se achão contratados para se casarem obsto-lhes os impedimentos de consangüinidade duplicada em 3º grão de linha transversal por serem as mães dos oradores primas canais e em 3º grao mixto ao 2º por que o pai do orador he tio do pai da oradora.

 

Que os oradores amam se licitamente para o matrimonio cujo contrato se tem feito publico, elles dezejão por mutuo affecto

 

Que a oradora he viúva de honesta fama precisa de huma pessoa que administre os seus bens e por isso felicito –se em casar-se com o orador q he muito capaz de o fazer, e quanto seja pobre tem muita agilidade para sustentar o ônus do matrimonio.

Testemunhas: [fl.] 7

Antonio Domingues da Silveira homem branco cazado / natural e morador desta freguezia onde vive de seo negocio / de idade de trinta e quatro annos que disse ter...

[fl. 7v.] Joze Manoel da Silveira homem branco cazado natu/ral e morador desta freguezia onde vive de seo negocio, de i/dade de quarenta e hum anno que disse ter...

[fl.] 8 Joaquim Inácio de Souza homem branco cazado natu/ral e morador desta freguezia, onde vive de sua lavoura, de i/dade de quarenta annos que disse ter... disse que suposto fosse parente / dos oradores contudo prestava o seu juramento sem dollo ...

[fl. 8v.] Domiciano Rodrigues d’Almeida ... natural desta freguesia onde / vive em companhia de seo pai de idade de dezanove annos...

... Angélica Ma/ria de Jesus... // [fl.] 9 ... natural desta freguezia, onde vive de sua / lavoura de idade de vinte e quatro annos ...

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 88. A vinte seis de Julho de mil oito centos e quarenta e tres em Caza de Dona Angelica Maria de Jezus, as tres horas da tarde, feitas as deligencias do estilo, e dispençados do impedimento de consanguinidade em terceiro grao, e tão bem em terceiro mixto de segundo, sendo testemunhas Joze de Souza Castro, e Prudencio Joze de Souza, que por não saber ler s’assignou a seo rôgo o ja dito Joze de Souza, recebi em Matrimonio, e abençoei os Contrahentes Domiciano Rodrigues d’Almeida, filho legitimo de Antonio Rodrigues d’Almeida, e Luciana Roza da Silva, com Angelica Maria de Jezus, viuva do falescido Joaquim Pedro da Silva: de que, para constar, fis este assento: e assignou-se a rôgo de Prudendencio Joze de Souza, Joaquim Antonio do Patrocinio.

Joaq.m An.to do Patrocinio

Joze de Sz.a Castro

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

 

3-3-4-3 Manoel Joaquim de Souza batizado na capela do Turvo em 08-08-1818 e foram seus padrinhos o Alferes Gabriel José de Barros e Maria da Conceição. Casou aos 14-02-1844 dispensados do impedimento de consanguinidade, com Joaquina Teodora de Jesus, filha natural de Leocadia Maria das Dores 3-3-5-2 abaixo

AEAM – Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana-MG

Processo Matrimonial: Manoel Joaquim de Souza e Joaquina Theodora de Jesus

Transcrito por Estêvam Costa Martins a pedido de Bernadete Dias

[fl.] 3 ... obita-lhes impedimento de linha transversal igual por / ser a mai da oradora irmã do pai do orador...

 [fl.] 7 ... 1º. testemunha

Honório Ribeiro de Carvalho, homem branco, soltei/ro natural desta freguesia, onde vive de seu oficio, / de idade de desenove annos... impedimento de consaguinidade em segundo grao de / linha transversal igual, com que se achão liga/dos por ser o orador filho de Pudencio Jose de / Sousa, irmão legitimo de Leocadia Maria das / Dores, e mai da oradora...

[fl. 7v.] ... 2º. testemunha

Vicente Coelho Moreira, homem branco, casado, natu/ral desta freguesia, aonde vive de seu officio, de idade / de vinte e oitto annos...

[fl.] 8 3º. Testemunha

Belisario Ribeiro de Carvalho, homem branco, solteiro / natural desta freguesia, onde vive de seu negocio, de idade de desesete annos...

[fl. 8v.] ... compareceo o ora/dor Manoel Joaquim de Sousa... natural desta fregue/sia onde vive em companhia de seu pai de / idade de vinte e cinco annos...

... oradora Joaquina Theo/Dora de Jesus... natural desta fre/guesia, aonde vive em companhia de sua mãe / de idade de treze annos...

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 94  A quatorze de Fevereiro de mil oito centos e quarenta e quatro nesta Matris do Turvo, digo em Caza de Prudencio Joze de Souza, as quatro horas da tarde, e Oratorio a hi erecto de licença do Senhor Vigario da Vara, feitas as deligencias do estilo, em prezença das testemunhas Andalecio Joze de Moraes, e Joze Fernandes da Silva, recebi em Matrimonio, e abençoei os Contrahentes Manoel Joaquim de Souza, filho legitimo de Prudencio Joze de Souza, e Thereza Maria de Jezus, com Joaquina Theodora de Jezus, filha natural de Leocadia Maria das Dores, os quais forão dispençados do impedimento de consanguinidade em segundo grao igual: de que para constar fis este assento.

Indalecio Joze de Morais

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

 

3-3-4-4 João batizado na capela do Turvo em 08-06-1819 e foram seus padrinhos Manoel Joaquim de Souza e Leocádia Maria das Dores.

3-3-4-5 Generosa Maria de Jesus batizada na capela do Turvo em 06-01-1820 e foram seus padrinhos Antonio Bernardino da (?) e Maria Theodora de Almeida. Casou aos 20-01-1840 casou com seu primo José de Souza Castro, filho de Manoel Joaquim de Souza e Luiza Cândida (família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 4)

3-3-4-6 Joaquim, batizado aos 28-01-1827

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos -aos 28 jan 1827 cap. Turvo, JOAQUIM, f.l. de Pudencio Jose e Souza e Teresa Maria da Silva, padr.: Bento Jose de Novaes e Emerenciana Honoria da Silva.

3-3-4-7 Florinda Carolina ou Florinda Idalina de Jesus (como está no processo de dispensa matrimonial), batizada aos 04-05-1821. Florinda Casou aos 20-01-1840 com Manoel Vicente de Souza, filho de e Leocadia Maria das Dores. Na dispensa matrimonial o pai de Manoel consta como Manoel Fernandes e no casamento como Matias da Silveira já falecido, 3-10-5-1 abaixo.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -batismos, aos 04 maio 1821 (ok) cap. Turavo, FLORINDA, f.l. de Pudencio Jose de Souza e Thereza Maria da Silva; padr.: Luiz Pinto Alvares de Carvalho e Florentina ------- do Amor Divino.

 

AEAM – Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana

Processo Matrimonial Andrelândia

Armário 48 – Pasta 12078 – Registro 120775

Transcrito por Estêvam da Costa Martins a pedido de Bernadete Dias

Manuel Vicente de Souza e Florinda Idalina de Jesus

Data: 21-03-1839

Mel Vicente de Sza e Florinda Idalina de Jesus naturais e moradores na freguesia do Turvo, achando-se contractados de futuras nupciais, e não as podendo effectuar sem intervir a piedade recorrem a V.R.Il. para que se dignem admitilos a justificam dos seguintes itens, e afinal dispençalos.

1º  Que são consangüíneos em 2 grao e duplicado na linha transversal igual, porque de irmãos que são Prudêncio José de Souza e Leocádia Maria desta veio o orador, e daquele a Oradora, assim como sendo irmãos Thereza Maria e Manoel Fernandes daquela veio a oradora e deste o orador; outrossim o orador por fragilidade humana conheceo carnalmente a Angélica (...) prima irmã da oradora.

2º Que o orador he capaz de sustentar o ônus do matrimonio e amparar a oradora, que tem mais dez irmãos, e seus pays não são abastados.

3º Dezejão o matrimonio por mutuo affecto, a que tem se tomado publico, e não se effectuando talves corra risco a fama da oradora, pela proximidade de suas habitações.

4º A oradora não foi raptada.

[fl.] 8 Antonio Domingues da Silveira homem branco, / cazado, natural desta freguezia que vive do seo / negocio testemunha...

[fl. 8v.] Indalicio Jose de Morais homem branco, caza/do natural desta freguezia que vive de seo o/fficio de celleiro, ...

[fl.] 9 S. Mr. Manoel de Seixas Ribeiro homem bran/co cazado natural desta freguezia, que vive de / seo negocio de idade de cecenta e oito anos...

Do orador

Manoel Vicente de Souza homem branco, soltei/ro natural desta freguezia de idade de vinte na// Annos...

[fl.10] Da oradora

Florinda Idalina de Jesus branca, solteira natural desta freguesia de idade de dezecete annos que disse ter e a quem Juiz commiçario diferio juramento que prometeo fazer e quanto aos custumes nada disse porem quanto aos itens de sua petição disse ser a mesma oradora Florinda Idalina de Jesus que em sua petição requereo que estandocontratada para cazar-se com Manoel Vicente lhes obstarão o duplicado impedimento de consangüinidade e // E porque sendo irmãos Leocádia e Prudêncio José de Souza deste veio ella oradora e daquella o orador assim tão bem de irmãos que eram Manoel Fernandes e Thereza Maria desta veio ella oradora e daquelle o orador. Que dezejava o matrimonio pello muttuo afecto.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 47  A vinte de Janeiro de mil oito centos, e quarenta em Caza de Prudencio Joze de Souza, e habilitados por provizão da Vara deste Termo, e dispençados do impedimento de consanguinidade, recebi em Matrimonio os Contrahentes Manoel Vicente de Souza, filho legitimo de Mathias da Silveira, já falescido, e Leocadia Maria das Dores, e Florinda Carolina, filha legitima de Prudencio Joze de Souza, e Thereza Maria da Silva, todos desta Freguezia, e em prezença das Testemunhas Francisco de Paula Alves, e Francisco Leopoldino, as sinco horas da tarde; de que fis este assento para constar.

Fran.co de Paula Alves

Francisco Leopoldino

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

 

3-3-4-8 Prudenciana Cláudia de Jesus, batizada aos 10-12-1824. Em 1843 requereu  dispensa do impedimento de consanguinidade “em 2º grau de linha transversal por ser o pai do orador irmão da mãe da oradora.” para casar, como casou aos 17-07-1843 com José Fernandes da Silva, filho de Manoel Fernandes da Silva e Anna Maria de Jesus (família “Capitão José Alves Lima”).

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 10 dez 1824, cap. Bom Jardim, f. de Ibitipoca, PRUDENCIANA, f.l. de Prudencio Jose de Souza e --- da Silva, padr.: Manoel Ignacio de Almeida e -- ---- mulher de Francisco Antonio, todos da ---.

 

AEAM – Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana

Processo Matrimonial Andrelândia

Armário 43 – Pasta 10849 – Registro 108483

Transcrito por Estêvam da Costa Martins a pedido de Bernadete Dias

02-Junho 1843

[fl.2]

José Fernandes da Silva e Prudencianna Claudina de Jesus da freguesia do Turvo deste Bispado que elles se achão contratados para se cazar e obsta lhes impedimento de consangüinidade em 2º grão de linha transversal por ser o pai do orador irmão da mãe da oradora.

[fl.8] Juramento da Oradora

Na forma dita compareceo a oradora Prudenciana Claudina de Jesus para jurar sobre os itens de sua petição, e recebendo o juramento do estillo disse: ser a própria de quem se trata, natural desta freguesia, aonde vive em companhia de seos pais, de idade de dezecete annos. E sendo inquerida pelos itens de sua petição disse = Ao primeiro que querendo cazar com o orador o não podem fazer validamente pelo impedimento de consaguinidade em segundo grão igual com que se achao ligados por ser filha de Prudêncio José de Souza e Thereza Maria de Jesus irmã de Manoel Fernandes da Silva.= Ao segundo que (..) pais pobres se faz feliz em casar com que apesar de pobre he ágil e capaz// capaz de sustentar o ônus do matrimonio. = Ao terceiro que desejao licitamente o matrimonio por mutua afeição = Ao quarto que não foi raptada, e são ambos naturaes e moradores nesta freguesia = Ao quinto que nada possue e pouco espera herdar para o futuro.

 

3-3-4-9 Maria Teresa, aos 19-03-1845 casou com Honório Ribeiro de Carvalho, filho de José Ribeiro de Carvalho e Ana Teresa de Novaes.

Andrelandia, MG aos 19-03-1845 em casa de Prudencio Jose de Souza. Honorio Ribeiro de Carvalho e Maria Teresa, meus paroquianos. Ele branco de 22 anos, f.l. Jose Ribeiro de Carvalho, ja falecido e Ana Teresa de Novais. Ela branca, 19 anos, f.l. Prudencio Jose de Souza e Teresa Maria da Silva., Test.: Manoel Vicente e Jose de Souza Castro.

3-3-5 Leocadia Maria das Dores teve com Manoel Fernandes da Silva, q.d.:

3-3-5-1 Manoel Vicente de Souza casou com Florinda Carolina ou Florinda Idalina de Jesus, filha de Prudêncio José de Souza e Thereza Maria da Silva 3-10-4-7 supra

3-3-5-2 Joaquina Theodora de Jesus casou com Manoel Joaquim de Souza irmão de Florinda supra em 3-3-4-3 supra

 

3-4 Inácia Rubina do Espirito Santo casada com Manoel Joaquim da Silva. Geração na família “Manoel Francisco da Silva” Cap. 4º.

 

3-5 Antonio Rodrigues de Almeida, batizado aos 23-05-1773. Casou com Ana Teresa de Novaes.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 23 mayo 1773 Porto do Turvo, ANTONIO, f.l. de Bras Rodrigues Lima n. freg. S. Thiago de Sopo arc. Braga e s/m Maria da Conceipsam n. freg. N.Sra. Conceição dos Prados; np Bras Rodrigues e s/m Paula Gonçalves naturais da dita freg. de S. Thiago de Sopo; nm Jose Garcia da Costa, n. da Ilha do Fayal freg. N. Sra. das Angustias e s/m Bernarda Maria de Almeida n. freg. N.Sra. da C. dos Prados; padr.: Pedro Barbosa solteiro da freg. da Borda do Campo e Maria Rosa mulher de João da Sylva de Oliveira desta freg.;.

 

          Pais de, pelo menos:

3-5-1 Ana Rosa de Almeida casou com Manoel Inácio da Silva, filho de Manoel Joaquim da Silva e Inácia Rubina do Espírito Santo. Família citada Cap. 4º.

3-6 Ana Teodora de Jesus, batizada em 03-12-1775.

Aiuruoca, MG aos 03-12-1775 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Ana, f.l. de Bras Rodrigues Lima e Maria da Conceição de Almeida, foram padrinhos Joaquim Gonçalves morador na cidade de Mariana, solteiro e Rosa Pires mulher de Antonio de Seixas, desta freguesia.

          Segundo dispensa matrimonial do neto João, era irmã inteira de Inácia Rubina de Sant´anna 3-4 supra: “porque Ana Teodora de Jesus é irmã inteira de Inácia Rubina de Sant´anna, de Ana Teodora de Jesus procede Joaquim Ignacio de Souza e deste o orador João Ignacio de Souza”.

Ana teve pelo menos:

3-6-1 Joaquim Inácio de Souza casou com Ana Esméria de Jesus. Foram moradores no Turvo onde comparecem no censo de 1831, ele com 34 anos, Ana com 31 e vários filhos:

censo do Turvo 5-12-1831, 20º Quarteirão, 8

Joaquim Ignacio de Souza branco 34 casado

Anna Esmeria branco 31 casado

Umbelina branco 10

Maria branco 9

Cecilia branco 7

Generosa branco 5

João branco 3

Florinda branco 1

         Entre os filhos do casal:

3-6-1-1 Umbelina, batizada na capela do Turvo em 30-09-1821. Umbelina Cândida aos 27-07-1840 casou com Bernardino Rodrigues da Silva, filho de Joaquim Antonio da Silva e Joaquina Rodrigues de Souza, família “Manoel Francisco da Silva” Cap. 10º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 30 set 1821 cap. Turvo UMBELINA, f.l. de Joaquim Ignacio de Souza e Anna Esmeria; padr.: Antonio Garcia de Souza e Luzia da Cruz.

3-6-1-2 Cecília Carolina, com 19 anos aos 23-02-1846, casou com Messias José Ferreira, filho de Francisco Antonio Ferreira e Emerenciana Honória, família “Domingos Ferreira Guimarães”.

3-6-1-3 João Inácio da Silva batizado em 28-09-1828. Em 22-10-1850 requereu dispensa de consanguinidade em 3º grau para se casar com Maria Claudina da Silva, filha de Custódio José da Silva e de Ana Ribeira da Silva, neta paterna de Inácia Rubina de Santana 1-2 supra e família “Manoel Francisco da Silva”

(pesq. Paola Dias)batizado na matriz do Turvo em 28-09-1828 e foram seus padrinhos Custódio José Ferreira e Quitéria Maria das Dores, mulher de Joaquim Pires.

 

(pesq. Paola Dias) Processo de Paraisópolis arquivado na Curia de Pouso Alegre

22-10-1850 João Inácio da Silva, filho de Joaquim Inácio de Souza e de Ana Esméria de Jesus, natural e batizado no Turvo e morador em São José do Paraíso, com Maria Claudina da Silva, filha de Custódio José da Silva e de Ana Ribeira da Silva, nat. de São José do Paraíso.

Consanguineidade em 3º grau, porque Ana Teodora de Jesus é irmã inteira de Inácia Rubina de Sant´anna, de Ana Teodora de Jesus procede Joaquim Ignacio de Souza e deste o orador João Ignacio de Souza e que daquela Ignacia Rubina de Santa Anna, procede Custódio José da Silva e deste a oradora Maria Claudina da Silva.

3-6-1-4 Florinda Idalina de Souza aos 14-10-1850 casou com Inácio Antonio da Silva, viúvo de Ana Esméria de Souza, família “Domingos Ferreira Guimarães”.

(Paola Dias) 14-10-1850 Inacio Antonio da Silva, viúvo de Ana Esméria de Souza, com Florinda Idalina de Souza, filha de Joaquim Inácio de Souza e Ana Esméria de Jesus, nat. do Turvo. Cons. Em 3º grau.

 

3-7 Maria Teodora do Espírito Santo, batizada aos 21-12-1777 em Aiuruoca.

Aiuruoca, MG aos 21-12-1777 na Capela do Porto bat a Maria, f.l. de Bras Rodrigues Lima e Maria da Conceição de Almeida, foram padrinhos Manoel Francisco de Oliveira por pp que apresentou João de Almeida ---, e Ana da Silva mulher de Tomas Garcia.

          Casou no Turvo aos 22-11-1797 com João de Souza Barbosa, natural de Barbacena, filho do Licenciado Antonio de Souza Barbosa e Vitória Maria de Oliveira, família “João Delgado de Oliveira”, neste site.

(pesq. Paola Dias) Capela do Turvo. Aos vinte e dois dias do mês de novembro de mil setecentos e noventa e sette annos, pelo meio dia, na capela do Turvo desta freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca (..) são moradores, feitas as denunciações canônicas na forma da lei do sagrado concilio tridentino (...) sem impedimento algum como consta da provisão que fica em meu poder de licença minha na presença do Reverendo José de Almeida Ramos e das testemunhas assignadas no livro da capela Jacinto da Rocha Coelho e José Rodrigues de Almeida (...) se casaram por palavras de presente João de Souza Barbosa filho legitimo do Licenciado Antonio de Souza Barbosa e de Victoria Maria de Oliveira, natural e batizado na freguesia de Barbacena e Maria Theodora do Espirito Santo, filha legitima de Brás Rodrigues Lima e de Maria da Conceição de Almeida natural e batizada nesta freguesia de Ayuruoca (...). O Vigário Gabriel da Costa Rezende.

 

          João foi inventariado em 1830 em Pouso Alegre-MG. Em seu inventário compareceram os filhos:

(Pesquisa de Paola Dias) Arquivo: Fórum de Pouso Alegre-MG

João de Souza Barbosa inventariado em 1830.

Inventariante Maria Theodora

Herdeiros

Justina Maria de Souza c.c. Jeronimo José de Pontes.

João Valente (ou Vilante) de Souza com 30 anos.

José Theodoro de 26 anos.

Francisco de Souza de 23 anos.

Manoel Silverio de Souza de 22 anos.

Joaquim de Souza de 20 anos.

Antonio de Souza de 17 anos.

Anacleta/o de 13 anos.

Dionisio/a de 11 anos.

 

3-7-1 Justina Maria de Souza, batizada em 02-11-1798. Em 1815 requereu dispensa de afinidade ilicita “2º grau misto ao 1º“ para casar com Jerônimo José de Pontes, batizado em 24-02-1793, filho de Manoel de Pontes Pinto e Ana Joaquina da Assunção.

(pesq. Paola Dias)Cúria Diocesana de Campanha.

Processo de Dispensa Matrimonial de Aiuruoca.

1815 Jerônimo José de Pontes e Justina Maria de Souza

Que Joaquina Maria é irmã inteira de Maria Theodora, mãe da oradora.

Que o orador teve copula com aquela Joaquina thia da oradora, ficando portanto o orador impedido com a mesma oradora e ficando afine da mesma em 2o grau misto ao 1o.

Jeronimo José de Pontes natural e batizado na aplicação da Senhora do Porto do Turvo, filho legitimo de Mel de Pontes Pinto e sua mulher Anna Joaquina da Assunçam.

Justina Maria de Souza filha legitima de João de Souza Barbosa e sua mulher Maria Theodora da Conceição.

Batismos:

24-02-1793 cap. Senhora Porto do Turvo Jeronimo filho de Manoel de Pontes e Anna Joaquina. Pad: Manoel Fernandes da Silva.

02-11-1798 Cap. Turvo Justina, inocente, filha legitima de João de Souza Barbosa e de Maria Theodora de Almeida foram padrinhos: Antonio Rodrigues de Almeida e Maria da Conceição, viúva, todos desta freguesia.

Testemunhas:

1o Valério Moraes da Costa

2o José Bernardino da Silveira, natural e batizado nesta aplicação da Senhora do Porto do Turvo.

3o João Batista Ferreira

 

3-7-2 João, batizado na Capela do Turvo em 06-07-1800 tendo por padrinhos Manoel Fernandes da Silva e Marianna Rosa. João Vicente de Souza em Camanducaia aos 07-02-1823 casou com Emerenciana Maria de Jesus, filha de João Tavares da Cunha e Ana Maria do Nascimento, neta paterna de outro João Tavares da Cunha e Francisca de Oliveira Leite, neta materna de Mateus da Silva Passos e Quitéria Maria Rodrigues, família “Antonio Luiz de Medeiros”, neste site.

(pesq. Joaquim dos Santos Neto) Camanducaia M 1806 1823 IMG 144 João Vicente e Emerencianna.

Aos sete de Fevereiro de mil oitocentos, e vinte tres, feitas as ultimas admoestaçoins, e sem impedimento, com Provisam deste Juízo,, na Capella do Cambuhi, pelas quatro horas da tarde, na presença do Reverendo Coadjutor Manoel Alves Teixeira, e das testimunhas abaixo nomeadas, com palavras de prezente se receberão em Matrimonio na forma da Santa Igreja, João Vicente de Souza filho legitimo de João de Souza Barbosa, e de Maria Theodora do Espirito Santo, natural da Freguesia de Juruoca do Bispado de Marianna, com Emerencianna Maria de Jesus, filha legitima de João Tavares da Cunha, e de Anna Maria do Nascimento, natural da Freguesia de Santo Antonio da Villa da Campanha do Bispado de Marianna e logo receberão as bençãos na forma do Ritual Romano, todos moradores desta Freguesia, do que faço este assento.

Testemunhas: Manoel Antonio da Silva - Francisco da Silva Passos - O Coadjutor Joaquim Borges

3-7-3 Maria Silveria batizada na Capela do Turvo em 13-06-1802 tendo por padrinhos o Licenciado Antonio de Souza Barbosa e sua filha Anna de Souza. Em 1839 estava casada com José da Silva.

3-7-4 José, batizado na Capela do Turvo em 27-05-1804 tendo por padrinhos Manoel Joaquim da Silva e Margarida de Souza. José Teodoro de Souza em Camanducaia aos 07-02-1823 casou com Francisca Leite da Silva, batizada em Campanha aos 01-12-1801, filha de João Tavares da Cunha e Ana Maria do Nascimento, família “Antonio Luiz de Medeiros” já citada.

(pesq. Joaquim dos Santos Neto) Camanducaia-MG M 1806 1823 IMG 144 Jose Theodoro e Francisca Leite.

Aos sete de Fevereiro de mil oito centos, e vinte três, feitas as ultimas admoestaçoins e sem impedimento com Provisam deste Juizo na Capella de Cambuhi, pelas quatro horas da tarde, na Presença do Reverendo Coadjutor Manoel Alves Teixeira, e das testimunhas abaixo nomeadas com palavras de prezente se receberão em Matrimonio da forma da Santa Igreja, Jose Theodoro de Souza, filho legitimo de João de Souza Barbosa, e de Maria Theodora do Espirito Santo, natural da Freguesia da Juruoca do Bispado de Marianna, com Francisca Leite da Silva filha legitima de João Tavares da Cunha, e de Anna Maria do Nascimento, natural da Freguesia de Santo Antonio da Villa da Campanha do Bispado de Marianna, e logo receberão as bençãos na forma do Ritual Romano, todos moradores desta Freguesia; do que faço este assento.

Testemunhas: Manoel Antonio da Silva - Francisco da Silva Passos - O Coadjutor Joaquim Borges

3-7-5 Francisco de Souza Ramos, com 23 anos em 1830. Aos 28-10-1827 em Camanducaia casou com Maria Teresa de Jesus, irmã inteira de Francisca Leite da Silva e Emerenciana Maria de Jesus supra citadas, “Antonio Luiz de Medeiros”.

(pesq. Joaquim dos Santos Neto) Camanducaia M 1823 1834 IMG 047 Francisco de Souza Ramos, e Maria Thereza de Jesus.

Aos vinte e oito de oitubro de mil e oito centos e vinte sette nesta Matris com Provizão deste Juizo pelas duas horas da tarde recebi em Matrimonio a Francisco de Souza Ramos filho legitimo de João de Souza Barbosa e Theodora do Espirito Santo e Maria Thereza de Jesus filha legitima de João Tavares da Cunha e Anna Maria do Nascimento e receberão as bençoens nupiçiaes; forão Testtimunhas Alexandre da Silva e Manoel Gomes e por não saberem ler não se asignão o que fis este assento.

O Coadjutor Manoel Alvares Teixeira

3-7-6 Manoel Silverio de Souza, 22 anos. Batizado na Capela do Turvo em 14-02-1808 tendo por padrinhos Felizardo da Silva Paes e Bernardina Jesuina.

3-7-7 Joaquim de Souza, 20 anos. Batizado na Capela do Turvo em 26-02-1810 tendo por padrinhos Marcelino Pinto da Silva e Esméria Ferreira da Luz.

3-7-8 Antonio de Souza, 17 anos. Batizado na capela do Turvo em 03-01-1813 tendo por padrinhos Antonio Coelho Moreira e Ana Theodora de Jesus.

3-7-9 Bernardino, batizado em 06-11-1814. Não foi citado no inventário paterno.

Bernardino batizado na capela do Turvo em 06-11-1814 e foram seus padrinhos João Bernardino da Silveira e Ignácia Rufina de Santa Anna.

         Bernardino José de Souza em Pouso Alegre-MG aos 25-01-1836 casou com Teodora Maria do Nascimento, dai natural, filha de Manoel Antonio Rodrigues e Maria Ferreira do Nascimento.

(pesq. Joaquim dos Santos Neto) Pouso Alegre,MG - Bernardino Jose de Souza com Thiadora Maria do Nascimento.

Aos vinte e sinco de Janeiro de mil e oitosentos e trinta e seis pellas duas oras da tarde em presença do Reverendo Coadjutor Jose Pedro se receberão em Matrimonio Bernardino Jose de Souza filho legitimo de Jose de Souza Barbosa e Maria Thiadora de Jesus natural da Jeruoca com Thiadora Maria do Nascimento filha legitima de Manoel Antonio Roiz e de Maria Ferreira do Nascimento desta Freguesia e receberão bençoens Testemunhas Alexandre Faustino de Almeida e Joaquim Thiadoro de Souza e para constar faço este asento que asino.

O Coadjutor Jose Pedro.

3-7-10 Anacleta/o, 13 anos

3-7-11 Dionisio/a, 11 anos. Batizada em 23-01-1720.

Camanducaia, MG Diomizia(sic)= Cambuhy. Aos vinte três de Janeiro de mil oito centos e vinte batizei e pus os Santos oleos a Dionizia de idade de oito dias filha legitima de João de Souza Barboza e Maria Theodora bairro do Cambuhy. Padrinho Antonio Lopes Pinheiro e sua may Ellena Maria de Morais.O Padre Coadjutor Manoel Alvares Teixeira (pesq. Joaquim dos Santos Neto)

 

3-8 Mariana Rosa da Assunção, batizada em 25-08-1782. Citada na dispensa matrimonial da irmã Bernardina Jesuína.

Aiuruoca, MG aos 25-08-1782 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Mariana, f.l. de Bras Rodrigues Lima e Maria da Conceição de Almeida, foram padrinhos Pedro Fernandes da Cunha e Angela -------------.

          Aos 04-02-1799 casou com João Pires de Andrade (ou da Silveira), filho de Matias da Silveira de Andrade e Angela Pires de Moraes. Geração na família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 4º.

Aiuruoca, MG aos 04-02-1799 na Capela do Turvo onde os contraentes são moradroes, se casaram João Pires da Silveira, f.l. de Matias da Silveira de Andrade e Angela Pires de Moraes = E Mariana Rosa da Assunção, f.l. de Bras Rodrigues Lima e Maria da Conceição de Almeida. Ambos nts e bts nesta freguesia.

 

3-9 Cecília Maria de Jesus batizada em 05-12-1784.

Aiuruoca, MG aos 05-12-1784 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Cecilia, f.l. de Bras Rodrigues Lima e Maria da Conceição de Almeida, foram padrinhos Luiz Ribeiro Salgado e Josefa Maria mulher de Felipe de Souza.

          Casou aos 23-11-1803 com Valentim Machado de Lima, natural de Guaratinguetá-SP, filho de Antonio Machado Lima e Teresa Coelho de Jesus.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 23 nov. 1803 cap. Turvo - Valentim Machado Lima, f. de Antonio Machado Lima e Thereza Coelho de Jesus, n. e b. freg. Guaratinguetá, bispado de SP; c/ Cecilia Maria de Jesus, f.l. de Bras Rodrigues Lima e Maria da Conceição de Almeida, n. e b. freg. Airuoca.

 

3-10 Bernardina Jesuína de Santa Catarina, batizada aos 31-05-1787.

(pesq. Paola Dias) Livro de Batismos. Ermida do Senhor Bom Jesus de Matosinhos 31-05-1787 Bernardina filha de Braz Rodrigues Lima e Maria Conceição. Foram padrinhos Joaquim Ribeiro Salgado e D. Anna Thereza da Assumpção

          Em 1810 requereu dispensa matrimonial para se casar com José Bernardino da Silveira, filho de Matias da Silveira e Francisca Joaquina de Mattos. Geração na família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 4º.

(pesq. Paola Dias) Cúria Diocesana de Campanha. Processo de Dispensa Matrimonial de Aiuruoca.

1810 José Bernardino da Silveira e Bernardina Jesuína de Santa Catarina.

Ele batizado na capela da Senhora do Porto do Turvo em ... de setembro de 178..., filho de Matias da Silveira e Francisca Joaquina

Ela batizada em 31-05-1787 filha de Brás Rodrigues Lima e Maria Conceição.

Ele orador teve copula ilícita com Marianna Rosa que é irmã da oradora.

Testemunhas:

Manoel Joaquim de Andrade irmão do orador

José Joaquim de Andrade tio do orador

Manoel Joaquim da Silva cunhado da oradora

Joaquim Custódio da Silva sobrinho da Bernardina

 

3-11 Ana Joaquina de Almeida casou aos 26-10-1807 com Salvador de Oliveira Portes, filho de José Soares da Rosa e Teresa de Oliveira.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 26 out 1807 Porto do Turvo - Salvador d'Oliveira Portes, f.l. Joseph Soares da Rosa e Theresa d'Oliveira, n. b. na vila de Barbacena; c/ Anna Joaquina d'Almeida, f.l. Bras Rodrigues Lima e Maria da Conceição d'Almeida, n. e b. nesta freguesia.

 

          Salvador foi inventariado em 1815, sem descendentes (inventário neste site).

          Tiveram, q.d.:

3-11-1 Cecília, batizada aos 13-10-1813. Provavelmente falecida na infância, não consta no inventário paterno.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 13 out 1813 cap. Turvo, Cecilia, f.l. de Salvador de Oliveira Portes e Anna Joaquina, padr.: Manoel Fernandes e Maria da Conceição.

4- Miguel, batizado em Prados aos 10-10-1745.

Prados, MG aos 10-10-1745 nesta matriz bat a Miguel, f.l. de Jose Gracia e Bernarda de Almeida, foram padrinhos Jose Veloso do Carmo e s/m Rita de Jesus Xavier moradores de S. Jose.

5- Ana Maria de Almeida, batizada em Prados aos 03-09-1747. Foi a segunda mulher de Manoel Francisco da Silva. Geração na família “Manoel Francisco da Silva”.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 03-09-1747 nesta matriz bat a Ana, f.l. Jose Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeida, padrinhos Jose Ferreira e s/m Ana Vitoria de Jesus, desta dita freguesia.

 

6- Joana Evangelista de Almeida, batizada em 18-01-1750. Aos 16-05-1774, casou com José Ferreira Vila Nova, exposto.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 18-01-1750 na capela de Santa Ana do Barroso filial da matriz de N Sra da Piedade da Borda do Campo, de licença, bat a Joana, f.l. de Jose Garcia e Bernarda Maria de Almeida, padr.: ---- da Silva Pereira e Valentina de Mattos, da freguesia da Borda do Campo.

 

B7: Igreja, N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 16-05-1774 na Capela do Turvo José Ferreira Vila Nova, exposto, n/b freg, N. Sra. do Pilar da vila de S. João; = cc. Joana Evangelista de Almeida, f.l. de Jose Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeida, n/b na freg. dos Prados.

 

7- Josefa Maria de Almeida, batizada em 26-01-1752. Aos 28-08-1775 em Aiuruoca casou com Felipe de Souza Pereira, natural de Santo Antonio de Jacutinga-RJ, filho de Manoel Pereira Machado e Antonia de Souza Barbosa.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 26-01-1752 pelo Reverendo Capelão do barroso freguesia da Borda do Campo, de licença, bat a Josefa, f.l. Jose Garcia e Bernarda Maria desta freguesia, padr.: Theodosio de Amorim e Rita Maria, fregueses da freg. de S. Jose.

 

Aiuruoca, MG. Aos 28/08/1775, na Ermida do Senhor de Matozinhos, filial da Matriz da Borda do Campo, Felipe de Souza Pereira, f.l. de Manoel Pereira Machado e Antônia de Souza Barbosa, natural e batizado na freguesia de S. Antônio da Jacutinga, do Bispado do Rio de Janeiro, com Josefa Maria de Almeida, f.l. de José Garcia da Costa e de Bernarda Maria de Almeida, natural e batizada na freguesia da Conceição dos Prados. Testemunhas: o Coronel Antônio Correa de Lacerda, e o Guarda-Mor Antônio Correa Pereira de Lacerda (pesq. Silvia Buttros).

          Pais de, q.d.:

7-1 Bonifácio, batizado aos 02-06-1776

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 02 junho 1776 Cap. Turvo, BONIFACIO, f.l. de Felipe de Souza Pereira n. freg. Sto. Antonio da Jacotinga bispado do RJ e s/m Josefa Maria de Almeida n. dos Prados; np de Manoel Per.a Machado n. da vila Magra termo Guimarães arc. Braga e Antonia de Sza. Barbosa n. da cidade do Rio de Janeiro; nmaterno de Jose Garcia n. da Ilha do Fayal e s/m Bernarda Maria de Almeida n. freg. Prados; padr.: Miguel Garcia da Costa (?) e Anna Maria mulher de Manoel de Souza Rois.

 

7-2 Antonio Garcia de Souza, nascido aos 01-03-1779 e batizado aos 13 do mesmo mês. Testamenteiro da tia e madrinha Ana Maria de Almeida.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 14 março 1779 - Porto do Turvo - Antonio, nascido no dia 01 do dito, f.l. de Felipe (?) de Soiza Pereira, n. da freg. de Sto Antonio de Ja----, bispado do Rio de Janeiro e de s/m Josefa Maria de Almeida n. da freg. dos Prados, deste bispado; padr.: Manoel de ---- Rodrigues e Anna Maria de Almeida, mulher de Manoel  ---- da Silva, desta freguesia.

Avós paternos Manoel Pereira Machado, n. de Vilemean (?), bispado de Braga, e s/m Antonia de Sou--- n. da cidade e bispado do Rio de Janeiro;

Avós maternos Jose Garcia da Costa n. da freg. das Angustias da Ilha do Fayal, bispado da Ilha Terceira e s/m Bernarda Maria de Almeida, n. dos Prados, deste bispado.

 

          Em 1831, solteiro com 52 anos, era morador em Carrancas:

Censo de Carrancas 02-11-1831, fogo 97

Antonio Garcia de Souza, branco, 52, solteiro, negociante

3 escravos

 

          Solteiro sem geração, faleceu aos 18-03-1853 com testamento.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA03 Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu An.to Garcia de Souza a 18-03-1853 de quem é testamenteiro Corino Alves Ferr.ª.

01-03-1853 nesta Fazenda da Ressaca Aplicação de S. Gonçalo Termo da cidade da Campanha Comarca do Rio Verde Bispado de Mariana, eu Antonio Garcia de Souza, n. da freguesia de Aiuruoca, f. de Felipe de Souza Pereira e Josefa Maria de Almeida, já falecidos. Sou solteiro e nunca tive filhos.

Testamenteiros: 1º Corino Alves Ferreira, 2º Antonio Angello Fernandes, 3º Francisco Machado de Azevedo.

legados:

- a minha afilhada Anna, f. de Corino Alves Ferreira, a minha escrava Felicidade.

- a Maria, filha do mesmo Corino, a minha escrava Joanna.

- a Gabriella, filha do mesmo Corino, minha escrava Anna.

- a Pudenciana, filha do mesmo Corino, o meu escravo Tiburcio.

- a Antonio Angello Fernandes o meu escravo João.

- a meu afilhado Marianno, f. de Marçal Prudente de Oliveira, o meu escravo Vicente.

(...) depois de concluidas as minhas disposições, o restante que ficar fica pertencendo como meu herdeiro a Corino Alves Ferreira.

Antonio Garcia de Souza

Aprovação: 02-03-1853

Abertura: 18-03-1853

Aceitação: 05-04-1853 Corino Alves Ferreira

 

7-3 Ana Luiza de Souza, natural de Aiuruoca, casou duas vezes. Primeiro com Jose Rodrigues de Souza e segunda vez com João Alves de Moraes. Ana faleceu com testamento redigido aos 01-11-1852 na Fazenda da Ressaca em São Gonçalo da Campanha. Sem geração, deixou por herdeiros o irmão Antonio, com quem vivia, e Corino Alves Ferreira, marido de sua afilhada Francisca Bernarda, o mesmo que veio a ser herdeiro de Antonio Garcia supra.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA03 Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu Anna Luiza de Sz.ª a 01-9bro-1852 de quem é testamenteiro Antonio Garcia de Souza.

(...) aos 11-10 1852 nesta Fazenda da Ressaca(?) da Aplicação de S. Gonçalo, Freguesia e Termo da cidade da Campanha Comarca do Rio Verde Bispado de Mariana, Eu Anna Luiza de Souza, n. da freguesia de Aiuruoca do Termo da cidade de S. João del Rei, f. de Felippe de Souza Pereira e de Josefa Maria de Almeida, já falecidos há muitos anos.

Fui cc. Jose Rodrigues de Souza e que por morte deste de cujo matrimônio não temos filhos, casei-me segunda vez com João Alves de Moraes de cujo matrimônio não tivemos filhos.

Declaro que os poucos bens adquiridos durante meu segundo matrimonio, depois da morte deste meu segundo marido apenas chegaram para pagar as dividas contraidas durante este matrimonio.

Os bens que possuo e de que vou dispor foram adquiridos pela minha agencia.

Declaro que tenho vivido em companhia de meu irmão Antonio Garcia de Souza.

Declaro por meus herdeiros a meu irmão Antonio Garcia de Souza e a Corino Alves Ferreira, cc. minha afilhada Francisca Bernarda Ferreira e Antonio Angello Fernandes.

Legados:

- o escravo Vicente para meu irmão Antonio Garcia de Souza;

- os escravos Ezequiel e Inocencia, crioulos, para meu herdeiro Corino Alves Ferreira;

- e a meu herdeiro Antonio Angello Fernandes a minha escrava Maria Joana de nação.

Testamenteiros: 1º meu irmão Antonio Garcia de Souza, 2º meu afilhado Corino Alves Ferreira, 3º Antonio Angello Fernandes.

D. Anna Luiza de Souza

Aprovação: 12-10-1852

Abertura: S. Gonçalo 01-11-1852

Aceitação: 19-11-1852 Antonio Garcia de Souza

Registro do termo de aceitação que faz Corino Alvs Ferr.ª da testamentaria de Anna Luiza de Sz.ª que se acha registrado a f. 16 por haver falecido o nomeado.

Data: 05-04-1853

Corino Alves Ferreira, que havia falecido Antonio Garcia de Souza primeiro testamenteiro que aceitou a testamentaria de Anna Luiza de Souza e seja ele suplicante o segundo testamenteiro nomeado pela dita testadora (...)

 

8- Quitéria Joaquina de Almeida casou com Antonio Francisco da Silva. Geração na família “Manoel Francisco da Silva”.

 

9- Dorotea Maria da Conceição, aos 29-08-1775, casou com Manoel Inácio Xavier, filho de João Inácio Xavier e Maria da Encarnação.

B7: casamentos -Igreja N. Sra. da Conceicão de Aiuruoca, comarca do Rio das Mortes, aos 29-08-1775 na Ermida Sr. Bom Jesus de Matosinhos, filial da matriz da Borda do Campo, Manoel Ignacio Xavier, f.l. de João Ignacio Xavier e Maria da Encarnação, n/b na freguesia de Santa Rita do Bispado do Rio de Janeiro; = cc. Dorothea Maria da Conceyçam, f.l. de José Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeida, n/b freguesia da Conceição de Aiuruoca.

          Segunda vez aos 11-12-1780, Dorotea casou com Manoel Joaquim de Oliveira, natural de Santana do Sapucaí, filho de Martinho José de Oliveira e de Isabel Francisca de Jesus; família “José de Bulhões” neste site.

Aiuruoca, MG. Aos 11/12/1780, na Capela da Madre de Deus, filial da Matriz de S. João del Rei, Manoel Joaquim de Oliveira, f.l. de Martinho José de Oliveira e de Isabel Francisca de Jesus, natural e batizado na freguesia de Santana do Sapucaí, Bispado de São Paulo, com Dorothea Maria da Conceição, viúva que ficou de Manoel Inácio Xavier. Testemunhas: José de Barros Monteiro e João Teixeira Marinho (pesq. Silvia Buttros).

 

          Dorotea testou, na Fazenda Rio Pardo em 04-06-1818, casada em terceiras nupcias com o Alferes Joaquim Bernardes da Rocha. Sem geração deste matrimônio, declarou filha única do primeiro e seis filhos do segundo matrimônio. Faleceu com cerca de 62 anos e foi sepultada dentro da matriz de Caldas-MG em 07-10-1818:

(pesquisa de Carlos J. M. Oliveira) Caldas, MG Igreja Nossa Senhora do Patrocínio. Aos 07/10/1818 sepultou-se dentro desta Matriz a Dorothea Maria da Conceição de idade 62 anos mais ou menos casada que foi com Joaquim Bernardes da Rocha. Recebeu todos os sacramentos. Seu corpo foi involto no hábito de São Francisco e sua alma recomendada e fez testamento que abaixo se declara e para constar fiz este.

Testamento:

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo em quem eu Dorothea Maria da Conceição firmemente creio, em cuja fé protesto viver e morrer. Este meu testamente e última vontade.

Declaro que sou natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Ayuroca, onde fui batizada e filha legítima de José Garcia da Costa e de Bernarda Maria de Almeida.

Declaro que fui casada primeiramente com Manuel Ignácio Xavier do qual matrimônio tive uma filha por nome Anna Ignácia e por falecimento deste, fui casada com Manuel Joaquim de Oliveira e deste matrimônio tive seis filhos que são Izabel, José, Joaquim, Manoel, Antonio e Maria.

Declaro que Anna Ignácia, filha do primeiro marido, ainda lhe devo quarenta ou quarenta e quatro mil réis, não tenho pago por ter maiores contas com seu marido Manuel Ignácio Franco e tão bem levou um cavalo que foi avaliado em doze oitavas e um adereço de ouro que emportaram em cinco oitavas, isto não entram em contas.

Declaro que destes filhos do segundo marido eu fui tutora e lhes entreguei suas legítimas que lhes ficaram pertencendo das quais estão pagos e satisfeitos.

Declaro que depois do falecimento do segundo marido passei terceiras núpcias com o Alferes Joaquim Bernardes da Rocha na idade de 43 anos e dez meses, de cujo matrimônio não tenho tido filhos. Rogo ao meu marido o Alferes Joaquim Bernardes da Rocha queira fazer obsequio de ser meu testamenteiro, em 2° lugar meu filho José Garcia de Oliveira, em 3° lugar meu genro Antonio Bernardes de Souza: aos quais faço meus bastantes procuradores e os dou por abonados e deixo ao meu testamenteiro que a minha testamentária aceitar o prêmio de cem mil réis ou vintena da importância ou valor dos meus bens. Dou ao mesmo testamenteiro tempo de um ano enquantoao Pio, e para o profano três anos. Meu corpo será sepultado na Igreja Matriz onde sou freguesa e o meu corpo será envolto com o hábito de São Francisco, de quem sou irmã e meu testamenteiro dará parte ao Convento de São Francisco da vila de Itu para ---- os sufragios da ordem.

Declaro que sou irmã da Terra santa os anuais que eu estiver devendo meu testamenteiro deve pagar.

Declaro que sou irmã do Santíssimo Sacramento em Ouro Fino e meu testamenteiro pagara o que estiver devendo a dita irmandade.

Declaro que para o meu enterro será feito a eleição e disposição do meu testamenteiro, que fará por mim e que eu capas de praticar por ele, dizendo todos os sacerdotes que se acharem presentes missas de corpo presente e diram além destas dez missas de corpo presente nos dias três, sétimo e trigésimo.

Declaro que meu testamenteiro mandará dizer duzentas missas pela minha alma da esmola de trezentos vinte réis cada uma.

Declaro que meu testamenteiro mandará a cada um sacerdote rezar um ofício de corpo presente pela minha alma no decurso do tempo de um mes a quem dará por cada um ofício rezado e esmola de 150.

Declaro que meu testamenteiro mandará dizer pela alma de meu marido Manuel Ignácio 62 missas. 

Declaro que meu testamenteiro mandará rezar pelos três sacerdotes desta freguesia no decurso do tempo de um mes cada um ofício de corpo presente em cada um dia pela alma de meu falecido marido Manuel Joaquim de Oliveira a quem se dará esmola de 150. 

Declaro deixo de esmola para para as obras da Igreja Matriz 30 mil réis bem entendido desta Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio das Caldas, a cinco mil réis e os religiosos de São Francisco e mais cinco mil réis para a Terra Santa.

Declaro que deixo dez missas que meu testamenteiro mandará dizer da esmola de 320 réis pelas almas atenção daqueles que tiveram negocio comigo e se houver algum encargo, e dirão pelas almas do purgatório. 

Deixo a meus netos e netas que são meus afilhados quatro mil réis a cada um, ou o valor deles em novilhas. Deixo a minha afilhada Silvéria mulher do meu afilhado Thomas outro de 10 mil réis. Deixo para minha afilhada Maria Clara mulher de Antonio Francisco uma novilha de dois anos. Deixo uma capa de besta para minha afilhada Thereza mulher de Matheus Duarte. 

Declaro que meu testamenteiro dê 50 mil réis a cada um dos meus cinco filhos, dos quais fui tutora, para desencargo de minha consciência.

Deixo 10 mil réis a minha Anna Ignácia e 10 para minha filha Izabel Francisca. Deixo a minha comadre Francisca mulher do Alferes Luis Baptista quatro mil réis, ou uma vaca parida.

Declaro que um rosário de ouro com um crucifixo que tinha, deixo a meu marido meu 1° testamenteiro.

Declaro que inventariados todos os meus bens da terça, satisfeitos e cumpridos todas as minhas disposições do resto de tudo deixo a meu marido e instituo herdeiro deste remanescente que houver, desta forma tenho declarado a minha última vontade, para depois da minha morte e por este meu testamento revogo qualquer outro. Fazenda Rio Pardo, 04/06/1818.

Declaro mais que quando a viúva do defunto Marcelino quiser casar alguma filha, meu testamenteiro pague a importância dos papeis do casamento. Dia e era supra. Dorothea Maria da Conceiçam a rogo da sobredita Mathias Gonçalves Moinhos de Oliveira =

segue-se a aprovação e no fim as testemunhas, e nada mais se continha no dito testamento, que bem fielmente o copiei. Freguesia de Nossa Senhora do Patrocínio de Rio Verde das Caldas, 07/10/1818. Fr. João Baptista, Coadj.

9-1 Ana Inácia, única filha de Dorotéa e seu primeiro marido Manoel Inácio Xavier. Casada com Manoel Inácio Franco.

 

Dorotea e Manoel Joaquim de Oliveira tiveram seis filhos:

9-2 Isabel Francisca

9-3 José Garcia de Oliveira, 2º testamenteiro materno.

9-4 Joaquim

9-5 Manoel

9-6 Antonio

9-7 Maria

 

10- Alexandre Garcia da Costa, natural de Aiuruoca. Na capela da Ibitipoca, filial da matriz da Boreda do Campo, com registro na Aiuruoca aos 10-09-1781 casou com Genoveva Maria de Souza, filha de Manoel de Souza Rodrigues e Ana Maria de Jesus.

Aiuruoca, MG. Aos 10/09/1781, na Capela da Ibitipoca, filial da Matriz da Borda do Campo, Alexandre Garcia da Costa, f.l. de José Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeida, com Genoveva Maria de Souza, f.l. de Manoel de Souza Rodrigues e Ana Maria de Jesus. Testemunhas: Tomás Garcia dos Santos e Bonifácio José [ ]za (pesq. Silvia Buttros).

          Alexandre testou em 14-06-1808, faleceu aos 15 de junho do mesmo ano e foi sepultado na capela de S. Domingos. Declarou sua naturalidade, os pais já falecidos, seu casamento com Genoveva Maria de Souza, sem geração.

Barbacena, MG aos 15-06-1808 faleceu Alexandre Garcia da Costa casado com Genoveva Maria de Souza. Sepultado na capela de S. Domingos.

Testamento: (...) no ano de 1808 eu Alexandre Garcia da Costa (...) sou f.l. de Jose Garcia da Costa e de Bernarda Maria de Almeida, nat da freguesia da Aiuruoca. Sou casado com Genoveva Maria de Souza de cujo matrimonio não tivemos filhos.  Meus pais são falecidos e portanto não tenho herdeiros forçados.

Testamenteiros em 1º lugar a m/mulher Genoveva Maria de Souza, em 2º a meu cunhado Manoel de Souza Roiz, em 3º a meu cunhado Jose ---- Roiz. (...) Minha universal herdeira a minha mulher. Aos 14 de junho era supra. Alexandre Garcia da Costa.

 

11- Antonia, batizada em 21-12-1761.

Aiuruoca, MG aos 21-12-1761 na capela da Sra do Porto do Turvo bat a Antonia, f.l. de Jose Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeida, foram padrinhos Manoel Martins Toste e s/m Ana Maria.