PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 3º § 2º

ANTONIO PINTO GUEDES, capitão

 

Fabricio Gerin

 

 

Capitão Antonio Pinto Guedes, com 68 anos em 1735, filho de Manoel Pinto Guedes e Domingas Rodrigues de Escuderos. Casou em primeiras núpcias com Teresa Machado e Silva, filha de Jerônimo Machado e Silva e Maria Fernandes citados na família Domingos da Rocha.

Em 25/06/1695 foi feito almotacel: “foi feito eleysão p.a servir de Almotaseis os seis mezes e sahirão eleyros p.a servir o mes de Julho e agosto M.el das neves da silva e An.to pinto guedes e p.a servir o mes de setembro e outubro o Capp.am Bertholameu de Rocha pimentel, e aurelio pinto guedes e p.a novembro e dezembro o sargento maior fran.co de Amaral gurgel e Dom fran.co Rondom e luna” (“Actas”, vol. VII, fls. 473).

Teresa faleceu em 08-11-1700, com testamento de 03-11-1700 e inventário aberto em 22-10-1732 na cidade de São Paulo.

SAESP – Inventário de Teresa Machado e Silva: aos 22/10/1732, nesta cidade de São Paulo, apareceu Antonio Pinto Guedes, morador na freguesia de Santo Amaro, termo desta cidade, e por ele foi dito que se havia descuidado em não ter feito inventário dos bens que de sua mulher defunta haviam ficado, o que agora vinha fazer – a dita defunta falecera aos 08/11/1700, e fizera testamento, fora somente casada com ele, de cujo matrimônio lhe ficaram 4 filhos, 2 machos e 2 fêmeas: Manuel, que teria no tempo do falecimento da defunta sua mãe 10 anos, e se casou de 38 anos com Teresa Blanco, e foi casado com ela 3 anos, e no cabo deles faleceu, de cujo matrimônio lhe ficou uma filha por nome Ana, que terá 6 meses; Paulo, que teria de idade no falecimento de sua mãe 8 anos, e hoje se acha falecido, que morreu tendo 14 anos; Maria Pinto, que teria no tempo do falecimento de sua mãe 4 anos, e hoje com 36 anos e casada com José Blanco Raposo; Arcângela, que teria 16 meses no tempo do falecimento de sua mãe, e hoje com 34 anos, e no tempo da crisma mudou o nome em Teresa Machado, a qual se acha casada com Baltasar da Costa de Andrade – no mesmo dia foi feito curador da órfã, filha do herdeiro defunto, Francisco Machado de Oliveira, avô de sua neta Ana, filha de seu genro defunto Manuel Pinto Machado.

– foi nomeado pelo inventariante Antonio Pinto Guedes como avaliador e partidor por sua parte o Licenciado Tomé Pinto Guedes – bens de raiz: uma tapera na paragem chamada Avouus (?), com sua casa de taipa de mão de dois lanços, cobertas de telha, que teria em si um milheiro, que parte de uma banda com Antonio da Fonseca, e da outra banda parte com os Avouus (?) – escravo: negro Antonio, de nação angola, de 32 anos – declarou ele inventariante que seu irmão Manuel Pinto Guedes estava devendo a esta fazenda um cordão de ouro que pesava 32 oitavas, o qual havia pedido emprestado a ele dito inventariante – declarou ele inventariante haver dado a seu filho Manuel Pinto Machado 125 mil réis para comprar o sítio cito no bairro de Santo Amaro, onde vivia com sua mulher Teresa Blanco – título dos herdeiros: Manuel Pinto Machado, já defunto, de quem ficou uma filha por nome Ana, que tem 6 meses, a qual é herdeira do dito seu pai defunto; Maria Pinto, de 36 anos, casada com José Blanco Raposo; Teresa Machado, de 34 anos, casada com Baltasar da Costa de Andrade – auto de averiguação sobre os bens da herdeira Ana, filha de Manuel Pinto Machado, e neta de Antonio Pinto Guedes e Teresa Machado, presente o tutor que foi da dita herdeira último, José Blanco Raposo, tio da dita herdeira (09/06/1756): a dita herdeira se achava casada haverá 8 anos, marido da dita Manuel Caetano da Fonseca.

testamento de Teresa Machado e Silva (03/11/1700): testamenteiro meu marido Antonio Pinto Guedes; meu corpo será sepultado na igreja de São Francisco; declaro que sou natural da vila de São Paulo, filha de Jerônimo Machado e Silva e Maria Fernandes, já defuntos; declaro que sou casada com Antonio Pinto Guedes, e dele tenho 4 filhos, 2 machos e 2 fêmeas; freguesia de Santo Amaro, 03/11/1700.

Antonio passou a segundas núpcias, em 03-02-1705 em Santo Amaro, com Isabel Barbosa de Lima, filha de Francisco Barbosa de Lima e Isabel Gonçalves Moreira. Não teve filhos destas núpcias.

(Matriz de Santo Amaro/SP – Livro 0, fls. 130) A três de fev.ro de mil setecentos e sinco recebi in facie Ecclesie a Ant.o Pinto Guedes com Isabel Barboza. P. P. João Anriques, Julio Cezar, M.a Barboza. João de Pontes.

Em 29-06-1721 foi testemunha do casamento em Santo Amaro de João Pinto Guedes e Leonor de Morais. Em 1735 foi testemunha no Processo Matrimonial de Antonio Pinto e Maria Franco, onde diz ser natural da cidade de São Paulo, morador na freguesia de Santo Amaro, que vive de sua lavoura, de idade de 68 anos, irmão do avô do justificante.

 

Isabel Barbosa de Lima faleceu em 25-08-1736 em Santo Amaro.

(Matriz de Santo Amaro/SP – Livro 1a, fls. 18) Izabel Barboza de Lima. A vinte cinco de agosto de mil e settecentos e trinta e seis falesceo da vida prezente Izabel Barboza de Lima filha legitima de Francisco Barboza de Lima e de sua mulher Izabel Moreira cazada com Antonio Pinto Guedes, com todos os sacramentos fes seu testamento em o qual pede ser enterrada na Capella mor da Igreja matris desta freguezia, amortalhada em hu lançol. Pede ser acompanhada do seu Parocho e de outros sacerdotes q. se acharem prezentes, e todas ... de todas as confrarias q. ouverem na d. a Igreja. Deixa por sua alma duas capellas de missas a saber hua ao Snr. ... Jesu e outra a Nossa Senhora do Rosario deixa mais per sua alma hu off.o de defuntos. Seus testamenteiros são seu marido Antonio Pinto Guedes e seus genros Jozeph Blanco Rapozo e Balthezar da Costa de Andrade. E p.a a todo o tempo constar passo a pres.te de minha letra e sinal dia mês e era ut supra. Ant.o Monis Mariano. Aprezentou quitação geral. Mariano.

Em 1743, Antonio foi testemunha no Processo Matrimonial da neta Joana Blanco Machado, no qual se diz natural de São Paulo e morador em Santo Amaro, com 75 para 76 anos. Faleceu em 19-12-1747, com inventário aberto em 21-06-1748 na cidade de São Paulo.

(Matriz de Santo Amaro/SP – Livro 1a, fls. 34v) Ant.o P.to Guedes. Aos dezanove dias do mês de dezembro de mil e setecentos e quarenta e sete faleceo da vida prezente com todos os sacramentos Antonio Pinto Guedes homẽ viúvo natural desta freguezia. Esta enterrado dentro da Igr.a, junto a pia da agoa benta conforme despos em seu testam.to que fes em o qual despos se lhe cantace hua missa de corpo prezente, e se lhe dicecem quarenta e sete missas por sua alma, e q. seu corpo fosse acompanhado dos sacerdotes q. se achacem prezentes, e das cruzes q. ouvece e o mães deyxou emcarregado a seus testamenteyros de que fis este assento dia e era ut sup. Antonio Domingues de Sa.

 

SAESP – Inventário de Antonio Pinto Guedes: aos 21/06/1748, nesta cidade de São Paulo, eu escrivão fui vindo para efeito de se proceder na fatura do inventário dos bens que ficaram por morte e falecimento do defunto Antonio Pinto Guedes, morador que foi no bairro e freguesia de Santo Amaro, termo desta dita cidade de São Paulo, e sendo aí apareceu presente seu genro José Blanco Raposo, e por ele foi dito que ele queria se procedesse a inventário dos bens que ficaram por morte do dito defunto seu sogro, por se haviar em posse deles.

– seu sogro Antonio Pinto Guedes havia falecido segundo sua lembrança aos 18 ou 19/12/1747 com seu testamento, em que fora ele inventariante o testamenteiro nomeado, havia sido casado 2 vezes, uma com Isabel Barbosa de Lima, de cujo matrimônio não teve filhos, a qual foi 2ª mulher, e o instituiu por herdeiro da sua meação, e a outra com Teresa Machado e Silva, de cujo matrimônio ficaram 3 filhos: Manuel Pinto Machado, já defunto, casado que foi com Teresa Blanco, de cujo matrimônio ficou uma filha por nome Ana Blanco Machado, que de presente se acha casada com Manuel Caetano da Fonseca; e Maria Pinto Machado, já defunta, mulher dele dito inventariante, cuja pessoa representam seus filhos: Teresa Blanco, casada com João de Camargo; e Joana Blanco, casada com Antonio Vieira; Inácio Xavier Raposo; Vicente Ferreira Raposo; Maria Blanco; Ana Blanco; Gertrudes Maria Blanco; Escolástica Pinto; Teresa Machado, viúva do Alferes Baltasar da Costa de Andrade

– título dos herdeiros deste inventário: Teresa Pinto Machado, viúva do Alferes Baltasar da Costa; Ana Blanco Machado, casada com Manuel Caetano da Fonseca, por cabeça de seu pai Manuel Pinto Machado; título dos filhos da defunta Maria Pinto Machado, mulher do inventariante, filha do inventariado: Teresa Blanco, casada com José de Camargo de Siqueira; Joana Blanco, casada com Antonio Vieira Antunes; Inácio Xavier Raposo, de 18 anos; Vicente Ferreira Raposo, de 16 anos; Maria Blanco Pinto, de 14 anos; Ana Blanco, de 13 anos; Gertrudes Maria Blanco, de 12 anos; Escolástica Pinto, de 10 anos

– Antonio Blanco Raposo curador dos menores, em razão de serem seus sobrinhos – declarou ele dito inventariante uma morada de casas citas no Campo da Forca, de dois lanços de taipa de pilão, com seu corredor, cobertas de telha, com dois lanços assobradados, que de uma banda portem com as casas de Joana Pinto, e da outra com o mesmo campo, com seu quintal cercado de taipa e está toda danificada, cujos fundos partem também com o mesmo campo – declarou o inventariante que nesta cidade se não achavam mais bens alguns pertencentes ao inventariado, porque todos os que possuía se achavam na freguesia e bairro de Santo Amaro, que requeria se fosse lá continuar este inventário – no mesmo dia, pelo dito juiz de órfãos me foi mandado (ao escrivão) fosse a freguesia de Santo Amaro aonde se achassem os bens do defunto inventariado para se continuar neste inventário – entre os bens em Santo Amaro consta: uma tenda de ourives; uma tenda de ferreiro; escravos: negro Antonio, nação bassa, de 60 anos; negro Francisco, oficial de ferreiro, filho do dito Antonio, de 36 anos; negro crioulo José, oficial de ourives, filho do dito Antonio, de 31 anos; negra crioula Escolástica, filha do dito Antonio, casada com Pedro administrado do dito inventariante, de 29 anos; crioulo João, filho da dita Escolástica, de 9 anos; crioulo Jorge, filho da dita, de 7 anos; crioulo cabrinha Antonio, filho da dita Escolástica, de 2 anos; crioulinho cabrinha, que lhe morreu a mãe, neto da dita Escolástica, por nome Joaquim, de 6 meses; negro crioulo Miguel, de 27 anos, que diz ele ter duas quebraduras, uma nos peitos, e outra nas costas; crioulo Felix, sem mãe, de 7 anos; negra Maria, nação benguela, de 60 anos, por cega se lhe não dão valor, casada com Leandro administrado que foi do defunto inventariado; mulato Eusébio, filho da dita cega, de 20 anos; mulato Inácio, filho da mesma, de 18 anos; mulato João, filho da mesma cega, de 14 anos – bens de raiz: umas casas de sobrado de dois lanços com seu corredor, de taipa de pilão, cobertas de telha, citas na freguesia de Santo Amaro, que parte de uma banda com o quintal de João da Silva Ribeiro, e da outra com o campo, com sua cozinha de meia-água, e seu quintal já danificado, de taipa de pilão; um sítio no qual vivia o inventariado, perto a freguesia de Santo Amaro, cercado de valos já danificados, com as terras pertencentes ao dito sítio, com sua morada de casas de taipa de pilão de três lanços com seus corredores de banda a banda, cobertas de telha, e um dos ditos lanços assobradado, como também uma casinha que serviu de oratório, de taipa de pilão, coberta de telha, e assim mais outra de um lanço de taipa de pilão coberta de telha, que fica entre o dito oratório e a casa grande, tudo junto ao terreiro; uma taperinha junto ao dito sítio, onde assiste o negro José, oficial de ourives, que por uma parte do campo faz divisa um córrego e pela outra banda serve de divisa um valo velho, cuja taperinha houvera o dito inventariado por compra que fez a Antonio Gonçalves; uma ponta de um capão que fica acima do dito sítio para a parte do nascente, toda a parte que sobrar de quinhentas braças que pertencem aos herdeiros do defunto Baltasar da Costa – pelo dito inventariante foi dito e declarado que o defunto inventariado declarava em seu testamento que seu irmão Manuel Pinto Guedes lhe era a dever uma libra de ouro e assim mais um cordão de ouro de 22 oitavas, de cujas parcelas não havia nem sabia ele dito inventariante houvesse clareza alguma, e falando com o dito Manuel Pinto Guedes antes de dar princípio a este inventário, este lhe dissera não dever nada ao dito inventariado, antes ser-lhe o dito inventariado a ele devedor.

 

Capitão Antonio Pinto Guedes e Teresa Machado e Silva tiveram quatro filhos batizados em Santo Amaro, que viviam em 03-11-1700, dois machos e duas femêas (testamento de Teresa):

2-1 Antonio, batizado em 01-12-1687. Não consta do inventário materno.

Santo Amaro, SP em 01-12-1687 bat. Antonio, f. de Antonio Pinto Guedes e Teresa Machado – padrinhos: Jerônimo Machado e Silva e Maria Egipcíaca de Arzão).

2-2 Manoel Pinto Machado, batizado em 10-01-1690. Casou aos 11-03-1730 com Teresa Blanco Machado, filha de Francisco Machado de Oliveira e Ana Blanco Pimentel.

Santo Amaro, SP em 10-01-1690 bat. Manoel, f. de Antonio Pinto Guedes e Teresa Machado – padrinhos: João Pinto Guedes e Domingas Rodrigues.

 

Santo Amaro, 11/03/1730: Manoel Pinto Machado, f.l. de Antonio Pinto Guedes e Isabel Barbosa de Lima, e Teresa Blanco Machado, f.l. de Francisco Machado de Oliveira e Ana Blanco – tt. João Pinto Guedes e José Blanco Raposo.

          Manoel faleceu em 23-09-1732 em Santo Amaro, com testamento de 21/09/1732, redigido no bairro de Santo Amaro.

Matriz de Santo Amaro/SP – Livro 1a, fls. 12v- M.el P.to Maxado. Aos vinte e tres de setembro de mil settecentos e trinta e dous falesceo da vida presente com todos os sacramentos Manoel Pinto Machado filho legitimo de Antonio Pinto Guedes e de sua mulher Izabel Barbosa (sic), cazado com Tereza Blanca Machada filha legitima de Fran.co Machado de Olivreyra e de sua mulher Anna Blanca. Fes seu testam.to em q. pede ser enterrado nesta Igreja de S. Amaro. Deixa por sua alma cem missas a saber des a Nossa Senhora do Rozario, des ao anjo de sua guarda, des a Nosso Senhor Jesu Christo, des pellas almas, des a Santo Amaro, des a São Miguel, des a São Francisco, des a Nossa Senhora do Carmo, des a Nossa Senhora da Conceição, des a todos os santos. São seus testamenteyros seu pay Ant.o Pinto Guedes, Jozeph Blanco Rapozo e Balthezar da Costa de Andrade. E para a todo tempo constar fis na clareza no mesmo dia mês e era. Ant.o Monis Mariano. Tem quitação geral. Mariano.

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin

Manoel Pinto Machado, 1732

Diz Antonio Pinto Guedes, morador no termo desta cidade, que por morte e falecimento de seu filho Manoel Pinto Machado, no testamento com que faleceu o nomeou por seu testamenteiro.

– Treslado do testamento: 21/09/1732, neste bairro de Santo Amaro, eu Manoel Pinto Machado – testamenteiros: meu pai Antonio Pinto Guedes, meu compadre José Blanco Raposo, e meu compadre Baltazar da Costa de Andrade – meu corpo será sepultado na Igreja de Santo Amaro – declaro que sou casado com Teresa Blanco, f.l. de Francisco Machado de Oliveira e Ana Blanco, da qual tenho uma filha por nome Ana – abertura: Santo Amaro, 23/09/1732 – Recebi o próprio testamento como testamenteiro de meu filho Manoel Pinto Machado, São Paulo, 11/09/1734, Antonio Pinto Guedes.

          Teresa passou a segundas núpcias, em 03-09-1736 em Santo Amaro, com José de Oliveira Prestes, filho de Agostinho de Oliveira da Costa e Ana da Silveira. Geração na família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 1º.

Santo Amaro, SP em 03-09-1736 José de Oliveira Prestes, f.l. de Agostinho de Oliveira da Costa e Ana da Silveira, e Teresa Blanco, f.l. de Francisco Machado de Oliveira e Ana Blanco Pimentel, viúva que ficou de Manuel Pinto Machado.

          Manoel Pinto Machado e Teresa Blanco Machado tiveram a filha única:

2-2-1 Ana Blanco Machado, batizada aos 26-04-1732 em Santo Amaro.

Santo Amaro aos 26/04/1732 bat. Ana, f.l. de Manoel Pinto Machado e Teresa Machado – padrinhos: André de Oliveira, casado, e Isabel Barbosa de Lima, mulher de Antonio Pinto Guedes, moradores desta freguesia, excepto o padrinho, que é morador no caminho da vila de Santos, e freguês da cidade de São Paulo.

          Em Santo Amaro aos 07-05-1748 casou com Manoel Caetano da Fonseca, natural da Ilha Terceira, filho de Gaspar Nunes do Couto e Mariana da Fonseca, já defuntos, naturais da cidade de Angra da Ilha Terceira.

ACMSP, Processo Matrimonial 4-42-256 Manoel Caetano da Fonseca e Ana Blanco Machado, 1748:

Diz Manoel Caetano da Fonseca, morador na vila de Santos, que ele suplicante está contratado para se casar com Ana Branca, moradora na freguesia de Santo Amaro, e como tem banhos corridos da dita vila, e tenha justificado nesta ser solteiro e desimpedido para se receber com Ana Branca, que mostra também ser desimpedida pelos banhos que também oferece.

– Com o favor de Deus quer casar Manoel Caetano da Fonseca, f.l. de Gaspar Nunes do Couto e Mariana da Fonseca, já defuntos, naturais da cidade de Angra da Ilha Terceira, e batizado na Sé da mesma cidade, e nesta morador, com Ana Branca Machado, f.l. de Manoel Pinto Machado, já defunto, e Teresa Branca Machado, batizada na freguesia de Santo Amaro e ... moradora, termo e bispado de São Paulo.

– Com o favor de Deus quer casar Manoel Caetano da Fonseca, de presente morador na vila de Santos, f.l. de Gaspar Nunes do Couto e Mariana da Fonseca, já defuntos, todos naturais da Ilha Terceira, e batizado na cidade de Angra, na Sé do mesmo bispado de Angra, com Ana Branca Machado, f.l. de Manoel Pinto Machado, já defunto, e Teresa Branca Machado, fregueses desta freguesia de Santo Amaro.

– 26/04/1732 (Santo Amaro): Ana, f.l. de Manoel Pinto Machado e Teresa Machado – pp. André de Oliveira, casado, e Isabel Barbosa ..., mulher de Antonio Pinto Guedes, mor... desta freguesia, exceto o padrinho, que é morador da vila de Santos ... da cidade de São Paulo.

– Termo de fiança que dá o contraente (27/04/1748) – Autos de justificação de estado livre de Manoel Caetano da Fonseca (19/04/1748).

 

Santo Amaro aos 07/05/1748 Manoel Caetano da Fonseca, natural da Ilha Terceira e batizado na Sé da cidade de Angra, f.l. de Gaspar Nunes do Couto e Mariana da Fonseca, com Ana Blanca Machado, f.l. de Manoel Pinto Machado e Teresa Blanco Machado, natural e moradora nesta freguesia de Santo Amaro).

2-3 Domingas, batizada em 09-09-1691 em Santo Amaro. Não consta do inventário materno

Santo Amaro, SP em 09-09-1691 bat. Domingas, f. de Antonio Pinto e Teresa Machado – padrinhos: Francisco Cardoso Sodré e Leonor de Lemos.

2-4 Paulo, batizado em 01-02-1694 na Sé de São Paulo. Faleceu com 14 anos.

São Paulo, SP em 01-02-1694  bat. Paulo, filho de Antonio Pinto Guedes e Teresa Machado – padrinhos: o Juiz Ordinário Garcia Rodrigues Velho e Maria Betim).

2-5 Maria Pinto Machado, batizada em 08-01-1697 em Santo Amaro, onde aos 11-08-1721 casou com José Blanco Raposo, filho de Cristovão Mendes Raposo e Teresa Blanco. Geração na família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 1º

Santo Amaro, SP em 08-01-1697 bat. Maria, f. de Antonio Pinto e Teresa Machado – padrinhos: Francisco Rodrigues Machado e Maria Pestana).

 

Matriz de Santo Amaro/SP – Livro 1, fls. 9 Aos onze de agosto de mil e setecentos e vinte e hu, feitas as denunciaçoens na forma do Sag. Conc. Trid. nesta Igr.a onde os contrahentes são naturaes, e moradores sem se descubrir impedim.to como tudo me consta p.la provizão q. fica em meu poder; em prezença de mim João de Pontes seu Vigr.o sendo prez.tes por testemunhas Christovão Rapozo, Fran.co Machado Oliv.ra, An.a Rapozo, An.a Barboza pessoas de mim conhecidas por palavras de prezente in facie Ecclesia se cazarão solenem.te de tarde Jozeph Rapozo f.o de Christovão Rapozo, e de Tereza Blanca já def.ta com M.a Pinta f.a de Ant.o Pinto, e de Tereza Machado já def.ta moradores e naturaes da cid.e de S. Paulo. E logo lhe dei as bençoens conforme os Ritos, e uso da S. Madre Igr.a, do que p.a constar fiz este assento no mesmo dia, mez, e era ut supra. João de Pontes.

Entre os filhos de Maria Pinto Machado e José Blanco Raposo, batizados em Santo Amaro:

2-5-1 Josefa batizada aos 30-06-1722. Não é mencionada no inventário do avô materno.

Santo Amaro aos 30/06/1722 bat. Josefa, f. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado – pp. Antonio Pinto Guedes e Arcângela Machado).

2-5-2 Teresa Blanco de Jesus, natural de Santo Amaro onde aos 06-09-1740 casou com José de Camargo de Siqueira, filho de José de Camargo e Domingas Franco de Brito

Aos 06/09/1740 em Santo Amaro, José de Camargo de Siqueira, f.l. de José de Camargo e Domingas Franco de Brito, e Teresa Blanco de Jesus, f.l. de José Blanco Raposo e Teresa Pinto Machado.

2-5-3 Joana Blanco Machado, batizada em Santo Amaro, sendo padrinhos Manoel Pinto Machado e Catarina Blanco, seus tios. Com provisão, aos 24-04-1743 casou com Antonio Vieira Antunes, filho de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça.

ACMSP, Processo Matrimonial 4-19-119 Antonio Vieira Antunes e Joana Blanca Machado, 1743:

Diz Joana Blanco Machado, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado, naturais e moradores na freguesia de Santo Amaro, desta comarca, que para haver de se casar com Antonio Vieira Antunes, lhe foi necessário correrem-se seus pregões na dita sua freguesia, como consta da certidão junta, e nela declara o seu reverendo pároco não constar do livro dos batizados haver nele assento por onde conste de seu batismo, e porque é filha de pais católicos e tem com que prove em como foi batizada pelo Reverendo Padre Manoel Fróes de Brito, que nesse tempo servia de vigário da dita freguesia há 18 anos, e por descuido não fez assento, quer justificar perante V.M. o descuido.

– Quer casar Antonio Vieira Antunes, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça de Figueiró, já defunta, naturais e fregueses desta cidade, com Joana Blanco Machado, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado, naturais e fregueses na freguesia de Santo Amaro.

– 01/08/1720 (Sé de São Paulo): Antonio, f. de Francisco Xavier e Maria de Mendonça – pp. Luís Gonçalves e Angela Vieira – Quer casar Antonio Vieira Antunes, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça de Figueiró, já defunta, naturais e fregueses da cidade de São Paulo, com Joana Blanco Machado, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado, naturais e fregueses desta freguesia de Santo Amaro.

– revendo o livro dos assentos dos batizados, não achei assento por onde conste de batismo feito a contraente.

– Testemunhas, 23/03/1743 (cidade de São Paulo): 1ª José Nunes Pinto, natural, morador e batizado na freguesia de Santo Amaro, que vive de seu ofício de carpinteiro, de 55 anos: conhece a justificante, f.l. de José Blanco e Maria Pinto Machado, moradores todos na freguesia de Santo Amaro, a qual foi batizada pelo Padre Manoel Fróes de Brito, e que foram seus padrinhos Manoel Pinto Machado, já defunto, e Catarina Blanco, haverá 17 anos / 2ª Catarina Blanco, mulher casada, moradora e natural da freguesia de Santo Amaro, de idade de ..., irmã do pai da justificante, e madrinha – 3ª Antonio Pinto Guedes, natural desta cidade de São Paulo, e de presente morador da freguesia de Santo Amaro, que vive de suas lavouras, de 75 anos, avô da justificante: foi padrinho da justificante um filho dele testemunha por nome Manoel Pinto Machado.

Antonio Vieira Antunes, natural e batizado na freguesia desta cidade de São Paulo, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça de Figueiró, de 23 anos.

Joana Blanco Machado, natural e batizada na freguesia de Santo Amaro, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado, de 18 anos.

 

Aos 24/04/1743 em Santo Amaro, Antonio Vieira, Antunes, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça, e Joana Blanco, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto.

2-5-4 Inácio Xavier Raposo batizado em 20-01-1727. Faleceu aos 23-06-1789 em Santo Amaro, slteiro.

As 20/01/1727 em Santo Amaro bat. Inácio, f.l. de José  Blanco Raposo e Maria Pinto Machado, moradores nesta freguesia de Santo Amaro – padrinhos: Francisco da Silva e Maria Barbosa de Lima, moradores na cidade de São Paulo.

Santo Amaro aos 23/06/1789 fal. Inácio Xavier Raposo, solteiro, f. de José Blanco, de 60 anos, natural desta freguesia, e morador no bairro de Copeçam – sepultado dentro desta Igreja Matriz, na capela do Rosário – não fez testamento.

2-5-5 Vicente Ferreira Raposo batizado em 26-09-1728. Em Cotia aos 27-11-1759 casou com Cecília de Jesus, natural de Santo Amaro, filha de de Inácio Diniz Caldeira e Escolástica Cordeiro de Borba; neta paterna de Manoel Diniz Caldeira e Úrsula da Trindade, naturais da cidade de Angra; neta materna de Martinho Cordeiro e Catarina de Borba, naturais da Cotia.

Aos 26/09/1728 na capela de Nossa Senhora das Mercês – registro na Matriz de Santo Amaro bat. Vicente, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto – padrinhos: José da Silva e sua mulher e Ana de Morais.

 

Aos 27/11/1759 na Cotia, Vicente Ferreira Raposo, f.l. de José Branco Raposo e Maria Pinto Machado; n.p. de Cristovão Raposo e Teresa Branco, naturais da cidade de São Paulo; n.m. de Antonio Pinto e Teresa Machado, naturais da cidade de São Paulo, com Cecília de Jesus, f.l. de Inácio Dinis Caldeira e Escolástica Cordeiro de Borba; n.p. de Manuel Dinis Caldeira e Úrsula da Trindade, naturais da cidade de Angra; n.m. de Martinho Cordeiro e Catarina de Borba, naturais desta freguesia e a contraente, e o contraente de Santo Amaro.

2-5-6 Maria Blanco Machado batizada em 17-01-1731. Aos 04-05-17551, com provisão, casou Bento Vieira Gonçalves, filho de Francisco Xavier Gonçalves e da falecida Maria de Mendonça, nesta família Cap.2º.

Aos 17/01/1731 em Santo Amaro bat. Maria, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto – padrinhos: Francisco Machado de Oliveira e sua mulher Ana Maria.

 

ACMSP, Processo Matrimonial 4-50-310 Bento Vieira Gonçalves e Maria Blanco Machado, 1751:

Diz Bento Vieira Gonçalves, natural e batizado na freguesia desta cidade, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça, que ele suplicante se acha contratado para se casar com Maria Blanco Machado, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto, moradores e naturais da freguesia de Santo Amaro, e sem impedimento.

– Com o favor de Deus quer casar Bento Vieira Gonçalves, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça, já defunta, naturais e fregueses desta cidade, com Maria Blanco Machado, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado, já defunta, naturais e fregueses da freguesia de Santo Amaro.

– 05/07/1724 (Sé de São Paulo): Bento, f. de Francisco Xavier e Maria de Mendonça – pp. o Capitão Francisco Leite e Isabel Vieira – Com o favor de Deus quer casar Bento Vieira Gonçalves, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça, já defunta, naturais e fregueses da cidade de São Paulo, com Maria Blanco Machado, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado, já defunta, naturais e fregueses desta freguesia de Santo Amaro.

– 17/01/1731 (Santo Amaro): Maria, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto – pp. Francisco Machado de Oliveira e sua mulher Ana Blanco.

 

Aos 04/05/1751 em Santo Amaro, Bento Vieira Gonçalves, natural da freguesia da Sé de São Paulo, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça, já defunta, com Maria Blanco Machado, natural desta freguesia de Santo Amaro, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado.

2-5-7 Ana Maria Blanco batizada aos 22-05-1733. Em 05-09-1752 casou com José Soares de Camargo, filho de Gaspar Soares Garcia e Ana Maria de Camargo.

Aos 22/05/1733 em Santo Amaro bat. Ana, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado – padrinhos: Baltasar da Costa, casado, e Catarina Blanco, mulher de Antonio Vieira Fajardo).

 

Aos 05/09/1752 em Santo Amaro, José Soares de Camargo, natural da cidade de São Paulo, f.l. de Gaspar Soares Garcia e Ana Maria de Camargo, com Ana Maria Blanco, natural desta freguesia de Santo Amaro, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado, já defunta.

2-5-8 Gertrudes Maria Blanco batizada em 28-03-1735. Em 1751 tirou provisãopara se casar com Caetano Paes da Costa, filho de Francisco Rodrigues e Isabel Lopes.

Aos 28/03/1735 em Santo Amaro bat. Gertrudes, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado – padrinhos: Estevão Raposo da Silva e sua mulher Joana Correia da Silva, moradores no termo da cidade de São Paulo.

 

ACMSP, Processo Matrimonial 4-50-311 Caetano Paes da Costa e Gertrudes Maria Blanco, 1751:

Diz Caetano Paes da Costa, natural e batizado na freguesia de Santiago, da cidade e bispado de Coimbra, f.l. de Francisco Rodrigues e Isabel Lopes, já defuntos, que para efeito de celebrar o sacramento do matrimônio com que se acha contratado se lhe faz necessário justificar perante V.S. ter sido batizado na dita freguesia, e ter vindo em companhia de seus pais de menor para o Rio de Janeiro, de onde veio para esta cidade.

– Testemunhas, 05/05/1751 (cidade de São Paulo): 1ª Paulo Rodrigues de Souza, solteiro, natural da freguesia de São Bartolomeu de Coimbra, e assistente nesta cidade, que vive de sua agência, de 35 anos: conhece o justificante da cidade de Coimbra, de onde é natural e batizado na freguesia de Santiago, f.l. de Francisco Rodrigues e Isabel Lopes, e que no ano de 32/33 veio ele testemunha e o justificante com seus pais para a cidade de Lisboa, e depois de 2 meses e meio vieram para a cidade do Rio de Janeiro, e permanecendo o justificante aí com os ditos seus pais, e ele testemunha foi para as Minas Gerais, indo e tornando várias vezes a mesma cidade, onde sempre viu e conheceu o justificante, e que ele testemunha vindo a esta cidade no ano de 46/47, achou o justificante nela, e morador de então até agora nela, e quando o justificante saiu de Coimbra teria 6/7 anos – 07/05/1751: 2ª Manoel Caetano Renovato de Aguiar, solteiro, natural da cidade de Lisboa, morador nesta, que vive ..., de 24 anos – 11/05/1751: 3ª Bernardo Pereira Porto, casado, natural da cidade do Porto e morador nesta cidade, oficial de oleiro, de 30 anos.

– Diz Caetano Paes da Costa, morador nesta cidade, que ele suplicante está contratado para casar com Gertrudes Maria Blanco, cujos banhos se acham correntes, como consta das certidões neles que se juntam, e como o suplicante tem justificado a menoridade, requer o suplicante que junte esta aos autos.

– Com o favor de Deus quer casar Caetano Paes da Costa, f.l. de Francisco Rodrigues e Isabel Lopes, já defuntos, todos naturais da cidade de Coimbra, com Gertrudes Maria Blanco, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado, já defunta, todos naturais e fregueses desta freguesia de Santo Amaro.

– 28/03/1734 (Santo Amaro): Gertrudes, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado – pp. Estevão Raposo da Silva e sua mulher Joana Correia da Silva, moradores no termo da cidade de São Paulo – Com o favor de Deus quer casar Caetano Paes da Costa, f.l. de Francisco Rodrigues e Isabel Lopes, já defuntos, todos naturais da cidade de Coimbra, e de presente morador nesta cidade, com Gertrudes Maria Blanco, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado, já defunta, todos naturais e fregueses da freguesia de Santo Amaro.

2-5-9 Escolástica Maria Blanco (Escolástica Pinto Machado) batizada aos 05-04-1737. Aos 29-04-1760 casou com Manoel Diniz Caldeira, filho de Inácio Diniz Caldeira e Escolástica Cordeiro Borba, naturais da freguesia da Cotia, já citados.

Santo Amaro aos 05/04/1737 bat. Escolástica, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto – padrinhos: Antonio Blanco Raposo, casado, e Maria Machado, mulher de Martinho Rodrigues Gato.

 

ACMSP, Processo Matrimonial 4-72-514 Manoel Dinis Caldeira e Escolástica Maria Blanco, 1760:

Diz Manoel Dinis Caldeira, natural da freguesia da Cotia, f.l. de Inácio Dinis Caldeira e Escolástica Cordeiro, que ele suplicante se acha contratado para se casar com Escolástica Maria Blanco, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado, todos naturais da freguesia de Santo Amaro, e porque se acham denunciados, e sem impedimento.

– Com o favor de Deus quer casar Manoel Dinis Caldeira, f.l. de Inácio Dinis Caldeira e Escolástica Cordeiro Borba, já defunta, freguês e batizado nesta freguesia de Nossa Senhora do Monserrate, com Escolástica Maria Blanco, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado, já defunta, freguês e batizada na freguesia de Santo Amaro – buscando o assento do batismo do contraente nos livros desta freguesia da Cotia, não achei.

– Com o favor de Deus quer casar Manoel Dinis Caldeira, f.l. de Inácio Dinis Caldeira e Escolástica Cordeiro Borba, já defunta, freguês e batizado na freguesia de Nossa Senhora do Monserrate da Cotia, com Escolástica Maria Blanco, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado, já defunta, freguês e batizada nesta freguesia de Santo Amaro.

– 05/04/1737 (Santo Amaro): Escolástica, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto – pp. Antonio Blanco Raposo, casado, e Maria Machado, mulher de Martinho Rodrigues Gato – Diz Manoel Dinis Caldeira, morador na freguesia da Cotia, que para haver de se poder receber com Escolástica Maria Blanco, f. de José Blanco Raposo, da freguesia de Santo Amaro, se lhe faz preciso que o reverendo vigário da dita freguesia da Cotia lhe passe por certidão – Justificação de Manoel Dinis Caldeira.

– Dizem Manoel Dinis Caldeira e Escolástica Maria Blanco que eles suplicantes estão contratados para se casarem e para esse efeito se fizeram denunciar em suas freguesias, e só se não achou o assento do suplicante por descuido do Padre Salvador Garcia, que então era vigário na freguesia da Cotia, e porque tem pessoas que sabem haver o suplicante ter sido batizado, e quer assim justificar.

– Testemunhas, 18/04/1760 (cidade de São Paulo): 1ª Miguel Soares, casado, morador na freguesia da Cotia, que vive de suas lavouras, de 43/44 anos, primo segundo do justificante: ele justificante era f. de Inácio Dinis Caldeira e Escolástica Cordeiro Borba, e fora batizado na Igreja da Cotia pelo Padre Salvador Garcia Pontes há 27 anos, sendo padrinhos Felix Soares Pedroso, pai dele testemunha, e Catarina de Borba – 2ª João de Figueiró, casado e morador aos Pinheiros, e freguês desta cidade, que vive de suas lavouras, de mais de 70 anos – 3ª Agostinho Coelho Cerqueira, casado, morador na freguesia da Cotia, que vive de suas lavouras, de ... anos – 23/04/1760: Inácio Dinis Caldeira, natural da freguesia da Sé da cidade de Angra, e morador na freguesia da Cotia, onde é casado, que vive de suas lavouras, de 50 anos – o justificante é filho dele testemunha e de sua mulher Escolástica Cordeiro, já defunta, é natural da Cotia, batizado pelo Padre Salvador Garcia Pontes haverá 33 anos, sendo padrinhos Felix Soares Pedroso e sua avó Catarina de Borba, já defunta.

 

Aos 29/04/1760 em Santo Amaro, Manoel Dinis Caldeira, f.l. de Inácio Dinis Caldeira e Escolástica Cordeiro Borba, naturais da freguesia da Cotia, n.p. de Manoel Dinis Caldeira e Úrsula da Trindade, n.m. de Martinho Cordeiro e Catarina de Borba, com Escolástica Maria Blanco, f.l .de José Blanco e Maria Pinto Machado, n.p. de Cristóvão Raposo e Teresa Blanco, n.m. de Antonio Pinto Guedes e Teresa Machado da Silva, todos moradores desta freguesia).

2-5-10 Rita batizada em 01-10-1739. Não é mencionada no inventário do avô.

Aos 01/10/1739 em Santo Amaro bat.;Rita, f.l. de José Blanco Raposo e Teresa Pinto – padrinhos: Manuel Luís Ferraz, casado, e Maria Álvares Torres, filha solteira de José Álvares Torres, moradores na cidade de São Paulo.

2-5-11 Efigênia batizada em 10-06-1742. Não é mencionada no inventário do avô.

Aos 19/06/1742 em Santo Amaro bat. Efigênia, f.l. de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado – padrinhos: José de Camargo de Siqueira, casado, e Ana Fernandes de Oliveira, mulher de Manuel Francisco da Silva.

 

2-6 Arcângela batizada em 12-07-1699 em Santo Amaro. No tempo da crisma mudou o nome para Teresa Machado, conforme consta do inventário materno: “no tempo da crisma mudou o nome em Teresa Machado, a qual se acha casada com Baltasar da Costa de Andrade”. Entretanto, na vida adulta, usava ora Arcangela, ora Teresa.

Santo Amaro, SP em 12-07-1699 bat. Arcângela, f. de Antonio Pinto e Teresa Machado – padrinhos: José da Silveira e Ana Barbosa),

          Casou em Santo Amaro aos 02-08-1724 com Baltasar da Costa de Andrade:

Santo Amaro, SP 02-08-1724 Baltazar da Costa casou com Arcangela Pinta. T: Antonio Coelho Antonio José da Silva, Tereza Cardosa, Ana Barbosa;

          Baltasar faleceu em 05-02-1745 em Santo Amaro, com inventário aberto aos 28/04/1745 na mesma freguesia. Teresa faleceu aos 01-10-1767, com inventário aberto aos 09-09-1768.

Matriz de Santo Amaro/SP – Livro 1a, fls. 24v. B.zar da Costa de Andrade. Aos sinco dias do mês de fev.ro de mil e setecentos e quarenta e sinco annos faleceo da vida prezente Balthezar da Costa de Andrade com todos os sacramentos, marido de Thereza Machada desta freguezia de Santo Amaro esta sepultado junto ao Arco da Capella mor da dita Igreja fez seu testamento em que despos o seguinte que seu corpo foce sepultado no dito lugar ao que se satisfes que foce acompanhado com as cruzes q. pudese ser o q. também se satisfes, que foi acompanhado com a crus da fabrica, e de Nossa Senhora, e cruz das almas, e guiam, e crus da Senhora do Rozario de Pretos e guiam deixou q. hu mulato por nome Salvador se vendece e o produto delle se lhe mandace dizer em missas pella sua alma deixou a Galter Vieira sinco cabeças de gado vacum. E duas a sua afilhada Anna filha de Felix Ribeiro, e outras duas a Quiteria filha de Caetano Ribeiro de que fis este assento dia e era ut supra. Vig.o Ant.o Domingues de Saa. Esta satisfeito tudo de q. o seu testemt.ro Bras dis tem quitação geral. Domingues.

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin

Baltazar da Costa de Andrade, 1745

Autos: 28/04/1745, nesta freguesia de Santo Amaro, termo da cidade de São Paulo, em casas que foram da vivenda do defunto, o Alferes Baltazar da Costa de Andrade – declarante: a viúva inventariante cabeça de casal, Teresa Machado Pinto – foi dito que o defunto seu marido falecera aos 04/02, e que fizera testamento – deixara 4 filhos deste dito matrimônio, que somente havia contraído com ela inventariante, 2 machos e 2 fêmeas: Luís, de 17 anos; Felix, de 15 anos; Angela, de 20 anos; Inácia, de 19 anos.

Título dos filhos:

- Luís, de 17 anos;

- Felix, de 15 anos;

- Angela, de 20 anos;

- Inácia, de 19 anos – todos solteiros.

Termo de tutoria e curadoria aos Capitão José de Camargo e Siqueira.

Bens de raiz: morada de casas nesta freguesia de Santo Amaro; um sítio da vivenda do inventariado, na paragem Tapehyra Pyssaguera, no distrito desta freguesia; duas taperas com 500 braças de terras que foi de Luís Porrate Penedo, que foram de Manoel Pinto Guedes, cujas terras partem com a aguada do sítio de Luís Porrate para a banda do sítio de Antonio Pinto Guedes.

Quitação que dá Antonio Domingues de Pontes, da legítima de sua mulher Angela Machado, 02/01/1750 – morador no bairro de Santo Amaro, cabeça de casal de Angela Machado Pinto.

Quitação que dá João Domingues Paes por cabeça de Inácia Machado, 20/09/1750 – morador em Santo Amaro, marido de Inácia Machado.

Contas tomadas a Teresa Machado Pinto, 18/01/1758: presente Luís da Costa de Andrade, filho da dita, por ela se achar molestada gravemente.

Termo de quitação que dá o herdeiro Luís da Costa de Andrade de sua legítima, 18/01/1758.

Termo de quitação que dá de sua legítima o herdeiro Felix da Costa de Andrade, 18/01/1758.

Treslado do testamento: 28/01/1745, eu Baltazar da Costa de Andrade – testamenteiros: José Blanco Raposo, e meu compadre Brás Domingues – meu corpo seja enterrado na Igreja Matriz do Glorioso Santo Amaro, onde foi sepultado o Reverendo Padre João de Pontes.

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin

Teresa Machado Pinto, 1768

Autos: 09/09/1768, nesta cidade de São Paulo – inventariante: João Domingues Paes – falecimento da defunta sua mãe Teresa Machado Pinto – faleceu a defunta sua sogra aos 01/10/1767, sem testamento – deixou 3 filhos do único matrimônio contraído com o Alferes Baltazar da Costa de Andrade.

Título dos herdeiros:

- Angela Machado, casada com Antonio Domingues Pontes;

- Inácia Machado, casada com ele inventariaente João Domingues Paes;

- Luís da Costa de Andrade, casado.

Bens de raiz: uma morada de casas sitas na freguesia de Santo Amaro; um sítio que dista da freguesia de Santo Amaro meia légua; um sítio na paragem chamada Tuparoquera.

 

Teresa Machado Pinto e Baltasar da Costa de Andrade tiveram os filhos, batizados em Santo Amaro:

2-6-1 Angela Machado de Andrade batizada em 06-06-1725. Em Santo Amaro aos 27-06-1745, casou com Antonio Domingues de Pontes, filho de Calisto Dias Barreiros e Maria Domingues. Geração na família “Nunes de Pontes” Cap.1º § 7º.

Santo Amaro aos 06/06/1725 bat. Angela, f. de Baltazar da Costa e Arcângela Pinto – pp. Manoel Pinto Machado, solteiro, e Maria Pinto Machado, casada).

 

ACMSP, Processo Matrimonial 4-27-161 Antonio Domingues Pontes e Angela Machado de Andrade, 1745:

Com o favor de Deus quer casar Antonio Domingues de Pontes, f.l. de Calisto Dias Barreiros e Maria Domingues, com Angela Machado de Andrade, f.l. de Baltazar da Costa de Andrade, já defunto, e Teresa Machado Pinto, todos naturais e fregueses desta freguesia de Santo Amaro – 06/06/1725 (Santo Amaro): Angela, f. de Baltazar da Costa e Arcângela Pinto – pp. Manoel Pinto Machado, solteiro, e Maria Pinto Machado, casada.

– 08/06/172... (Santo Amaro): Antonio, f. de Calisto Dias e Maria Domingues Borba, naturais, fregueses e moradores desta freguesia, nasceu em 26/05/172..., e foi batizado em 08/06 – pp. ... Dias Barreiros, casado, e Maria Barreiros, ...

– Diz Angela da Costa, natural da freguesia de Santo Amaro, que ela suplicante se acha contratada para casar com Antonio Domingues, da mesma freguesia, para o que tem seus banhos correntes, e como somente lhe falta dar-se a depoimento, e não pode vir a presença de V.M. tanto pela muita distância do caminho, como pela falta do necessário para o poder fazer, a vista do que pede a V.M. passar mandado ao pároco tomar seu depoimento.

– Angela da Costa, contraente depoente, de 20 anos, natural desta freguesia, e que nela foi batizada, que é filha de Baltazar da Costa e Arcângela Pinto, e que tem 20 anos – Antonio Domingues, natural da freguesia de Santo Amaro, f.l. de Aleixo (sic) Dias Barreiros e Maria Domingues, de 23/24 anos.

 

Santo Amaro aos 27/06/1745 Antonio Domingues Pontes, f. de Calisto Dias Barreiros e Maria Domingues, com Angela Machado de Andrade, f. de Baltazar da Costa de Andrade, já defunto, e Teresa Machado Pinto, todos naturais e moradores nesta freguesia de Santo Amaro).

         Angela faleceu abintestada em 25-08-1774 em Santo Amaro.

Santo Amaro aos 25/08/1774 fal. Angela Machado, mulher de Antonio Domingues Pontes, desta freguesia de Santo Amaro, de 50 anos – seu corpo foi sepultado junto as grades desta Igreja Matriz - abintestada.

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin

Angela Machado de Andrade, 1774

Autos: 28/11/1774, nesta cidade de São Paulo – inventariante: o viúvo Antonio Domingues Pontes – declarou que a dita defunta falecera haverá 3 meses na freguesia de Santo Amaro, sem testamento, deixando de seu único matrimônio com ele 7 filhos.

Título dos herdeiros:

- Salvador Domingues de Andrade, de 25 anos;

- Maria da Apresentação de Andrade, de 23 anos;

- Inácio Domingues de Andrade, de 20 anos;

- José Manoel de Andrade, de 12 anos;

- João Francisco de Andrade, de 10 anos;

- Teresa Angélica de Andrade, de 7 anos;

- Brígida Maria de Andrade, de 3 anos.

2-6-2 Inácia Maria Machado de Andrade batizada aos 15-11-1726. Em 26-08-1749, com provisão, casou com Domingues Pontes, filho de Calisto Dias Barreiros e Maria Domingues. Geração na família “Nunes de Pontes” Cap.1º § 7º.

Santo Amaro aos 15/11/1726 bat. Inácia, f.l. de Baltazar da Costa de Andrade e Arcângela Pinto Machado – padrinhos: Antonio Pinto Guedes e Catarina Branca de Pontes, todos moradores nesta freguesia de Santo Amaro.

 

ACMSP, Processo Matrimonial 4-44-272 João Domingues Pontes e Inácia Machado de Andrade, 1749:

Diz João Domingues Pontes que para efeito de se casar com Inácia Machado, com quem está contratado, e se vê não ter impedimento.

– Com o favor de Deus quer casar João Domingues Pontes, f.l. de Calisto Dias Barreiros e Maria Domingues Pontes, com [Inácia] Machado de Andrade, f.l. do Alferes Baltazar da Costa de Andrade, já defunto, e Teresa Machado Pinto, todos naturais e fregueses desta freguesia de Santo Amaro.

– 16/12/1725 (Santo Amaro): João, f.l. de Calisto Dias e Maria Domingues – pp. ... Dias, moço solteiro, filho de João Dias, e Ana Tenório ... Capitão José Álvares Torres, morador e freguês da cidade de São Paulo.

– 15/11/1726 (Santo Amaro): Inácia, f.l. de Baltazar da Costa de Andrade e Arcângela Pinto Machado – pp. Antonio Pinto Guedes e Catarina Blanco de Pontes.

2-6-3 Luís da Costa de Andrade, batizado aos 26-08-1728. Em 29-06-1748 com sua irmã Inácia, ambos solteiros, foram padrinhos de batismo.

Santo Amaro aos 26/08/1728 bat. Luís, filho de Baltasar da Costa e Teresa Machado – padrinhos: Francisco Machado e Ana Blanco Pimentel).

 

Aos 29/06/1748 foram padrinhos de batismo em Santo Amaro: Luís de Andrade, solteiro, e Inácia, solteira, ambos filhos de Teresa Machado Pinto, todos desta freguesia de Santo Amaro.

2-6-4 Licenciado Félix da Costa de Andrade, batizado aos 06-09-1730 em Santo Amaro

Santo Amaro aos 06/09/1730 bat. Félix, f.l. de Baltasar da Costa e Teresa Machado – padrinhos: Francisco Bueno de Sá, viúvo, freguês da cidade, e Inês da Encarnação, beata.

          Solteiro em 24-12-1761 quando foi padrinho de batismo, não é mencionado no inventário materno.

Aos 24/12/1761 foi padrinho de batismo em Santo Amaro: o Licenciado Felix da Costa de Andrade, filho solteiro de Baltazar da Costa de Andrade e Teresa Machado Pinto.