PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 2 § 6º

MÉCIA DE MORAES DE CAMARGO

 

 

Fabricio Gerin

 

6- Mécia de Moraes de Camargo, batizada aos 21-04-1683 na Sé de São Paulo, filha de Francisco Pinto Guedes e Mariana de Camargo. Casou com João de Figueiró da Silva, filho de João de Figueiró e Maria Ribeiro Furtado, família “Furtado, os irmãos Leonel e Francisco”.

(Livro 00, fls. 206: aos 21/04/1683 na Sé de São Paulo  bat.Mécia, f. de Francisco Pinto Guedes e Mariana de Camargo – pp. ). C

Faleceu Mécia com testamento de 17-05-1724 aberto em 26 do mesmo mês e ano. Seu inventário foi aberto em 20-09-1730 na paragem chamada “Piraijusara”, termo da cidade de São Paulo (no testamento nomeia como testamenteiros o seu marido João de Figueiró, e em segundo lugar seu irmão João Pinto Guedes).

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin

Autos: 20/09/1730, nesta paragem chamada Pirayussara, termo da cidade de São Paulo – declarante: João de Figueiros da Silva, viúvo – a dita defunta falecera no mês de maio de 1724, e fizera testamento – fora somente casada com ele inventariante, de cujo matrimônio tiveram 2 filhos, Fernando de Figueiros, de 18 anos, solteiro, e Mônica, de 6 anos – ass. João de Figeiros da Silva.

Termo de curador ad lidem aos menores a José Pinto Guedes – ass. José Pinto Guedes.

Bens de raiz: um sítio na paragem chamada Piraiussara.

Diz o Capitão João de Figueiro da Silva, morador desta cidade, que mandando V.M. justificar o suplicante como cabeça de casal da defunta sua primeira mulher Mécia de Moraes uma dívida de 167$800 réis – Testemunhas (17/08/1737, nesta cidade de São Paulo): 1ª Francisco Xavier Gonçalves, morador no bairro dos Pinheiros do termo desta cidade, homem casado, que vive de suas lavouras, de 38 anos, parente do justificante por afinidade no 2º grau – 2ª o Alferes Inácio Vieira Antunes, morador no bairro dos Pinheiros do termo desta cidade, homem casado, que vive de suas lavouras, de 25 anos, sobrinho por afinidade do justificante – 3ª Francisco Álvares do Prado, morador no termo de Pirayossara, termo desta cidade, homem solteiro, que vive de suas lavouras, de 26 anos, sobrinho do justificante por afinidade.

Quitação que dá Fernando de Figueiro de Camargo a seu pai João de Figueiro da Silva, da importância de 80 mil réis a conta de maior quantia que lhe era a dever em sua folha de partilha, 30/11/1737.

Diz João de Figueiro, morador desta cidade, que ele foi notificado para dar contas do testamento com que faleceu a defunta sua mulher Mécia de Moraes.

– Treslado do testamento – 17/05/1724, eu Mécia de Moraes – testamenteiros: meu marido João de Figueiro e meu irmão José Pinto Guedes – meu corpo será sepultado na Igreja do convento de São Francisco – declaro que tenho 2 filhos, Fernando e Mônica, ambos filhos de meu marido João de Figueiro – abertura: 26/05/1724.

João de Figueiró passou a segundas núpcias com Maria de Oliveira Rosa, filha de Antonio Alves Rosa e Margarida de Oliveira. Faleceu em 16-05-1763 na Sé de São Paulo, já casado pela terceira vez com Isabel Soares Paes. Geração do segundo matrimônio e ilegítima na família “Furtado”.

 

Mécia e João de Figueiró tiveram dois filhos:

6-1 Alferes Fernando de Figueiró de Camargo

6-2 Mônica de Moraes

 

6-1 Alferes Fernando de Figueiró de Camargo batizado na capela de Nossa Senhora da aldeia dos Pinheiros, filial da Sé de São Paulo, sendo seus padrinhos Antonio Pinto Guedes e Timótea de Oliveira.

          Com 25 anos em 1736 se habilitou para casar, como casou em 16-10-1736 na Cotia, com Isabel de Moraes da Silva, batizada em 28-08-1718 na Cotia, filha do falecido José de Moraes Pires e Isabel Gonçalves da Costa - família Bento de Oliveira Pires, neste site.

ACMSP, Processo Matrimonial 4-7-35 Fernando de Figueiró de Camargo e Isabel de Moraes da Silva, 1736:

- Quer casar Fernando de Figueiró de Camargo, f.l. de João de Figueiró da Silva e Mécia de Moraes de Camargo, já defunto, com Isabel de Moraes da Silva, f.l. de José de Moraes Pires, que Deus haja, e Isabel Gonçalves da Costa, todos moradores e naturais do termo da cidade de São Paulo.

– Quer casar Fernando de Figueiró de Camargo, f.l. de João de Figueiró da Silva e Mécia de Moraes de Camargo, já defunto, com Isabel de Moraes da Silva, f.l. de José de Moraes Pires, que Deus haja, e Isabel Gonçalves da Costa, todos moradores e naturais do termo da cidade de São Paulo.

– Diz Isabel de Moraes da Silva, f.l. de José de Moraes Pires, que Deus haja, e Isabel Gonçalves, moradora na freguesia da Cotia, que ela suplicante quer tomar [estado] com Fernando de Figueiró de Camargo, e como não pode fazer sem que o reverendo vigário da dita freguesia, de onde foi batizada, lhe passe por certidão o dia e ano em que foi batizada – 28-08-1718 (Cotia): Isabel, f.l. de José de Moraes e Isabel Gonçalves – pp. o Capitão Belchior de Borba e Isabel Gonçalves Paes.

– Diz Fernando de Figueiró de Camargo, f.l. de João de Figueiró da Silva e Mécia de Moraes de Camargo, morador nesta cidade, que ele suplicante quer tomar estado com Isabel de Moraes da Silva, e como não pode fazer sem que o reverendo padre vigário desta cidade lhe passe uma certidão de idade, o dia e ano em que foi batizado – revendo o livro, não apareceu o assento de que a certidão faz menção.

– Diz Fernando de Figueiró de Camargo que pela certidão acima consta não se achar o assento de seu batismo, e porque ele suplicante está contratado para casar e não pode sem mostrar ter idade competente, portanto pede a V.M. lhe faça mercê admitir a justificar ter sido batizado na capela de Nossa Senhora dos Pinheiros pelo Reverendo Padre [Frei Luís], frade bento, sendo seus padrinhos Antonio Pinto Guedes e Timótea de Oliveira.

– Testemunhas (02-10-1736, cidade de São Paulo): 1ª José Pinto Guedes, natural e morador de São Paulo, de 55/56 anos, que vive de suas lavouras: sabe que o justificante fora batizado na aldeia dos Pinheiros pelo Padre Frei  Luís, religioso bento, e foram seus padrinhos Antonio Pinto Guedes e Timótea de Oliveira, o que sabe por presenciar o dito batismo – e disse que tem o dito justificante 25 anos – 2ª Domingos da Silva, natural e morador nesta cidade de São Paulo, de 40 anos, que vive de suas fazendas – 3ª José de Passos da Silva, natural da cidade do Rio de Janeiro e morador nesta cidade de São Paulo, e nela oficial de alfaiate, de 30 anos.

 

Cotia-SP em 16/10/1736 Isabel de Morais, f.l. de José de Morais, já defunto, e Isabel Gonçalves, fregueses desta freguesia, e ela contraente batizada nesta mesma igreja, com Fernando de Figueiró de Camargo, f.l. de João de Figueiró da Silva e Maria (sic) de Morais de Camargo, já defunta, fregueses e moradores da cidade de São Paulo.

          Fernando faleceu em 04-05-1760 e foi sepultado na igreja de Santo Amaro. Seu inventário foi aberto aos 16-07-1760

Santo Amaro-SP faleceu em 04-05-1760 Fernando de Figueiró, casado com Isabel de Morais, de 50 anos – sepultado nesta igreja de Santo Amaro.

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin

Fernando de Figueiros de Camargo, 1760

Autos: 16/07/1760, nesta cidade de São Paulo – inventário dos bens do defunto, o Alferes Fernando de Figueiros de Camargo, morador que foi do termo desta cidade, bairro de Pirayossara, freguesia de Santo Amaro – declarante: a viúva Isabel de Moraes – seu marido faleceu aos 03/05/1760 em seu sítio, sem testamento, deixando 5 filhos e 5 filhas, havidos todos do único matrimônio com ela inventariante – assino a rogo da inventariante Isabel de Moraes, Inácio Vieira Antunes.

Herdeiros:

1 Angela, de 21 anos, solteira;

2 Mécia, de 18 anos, solteira;

3 José, de 16 anos; solteiro;

4 Ana, de 12 anos;

5 Maria, de 10 anos;

6 Rita, de 8 anos;

7 Vicente, de 6/7 anos;

8 Anastácio, de 5 anos;

9 Fernando, de 3 anos;

10 Antonio, de 8 meses.

Termo de tutela e curadoria: a Manoel de Moraes Pires, tio direito dos órfãos por ser irmão da inventariante.

 

          Em 02-06-1763 a viúva foi madrinha de batismo em Santo Amaro: “José de Figueiró de Moraes, solteiro, e Isabel de Moraes, viúva”.

          Isabel de Moraes faleceu em 16-02-1795 no bairro de Pirajuçara, em Santo Amaro.

Santo Amaro -SP em 16-02-1795 no bairro de Pirajossara faleceu Isabel de Morais, dona viúva de Fernando de Figueiró, natural da Cotia, de 80 anos – fez testamento, cujas disposições pias vão abaixo copiadas: foi seu corpo amortalhado em hábito franciscano, conduzido em tumba da Irmandade do Rosário, em cuja capela foi sepultado por ser irmã – o testamenteiro que aceitou é Vicente de Morais, filho da dita, morador em São Roque).

 

Foram dez os filhos do Alferes Fernando e Isabel, que viviam em 1760, tutelados pelo tio materno Manoel Pires de Moraes:

6-1-1 Angela Maria de Camargo batizada em 10-02-1738 em Monserrate da Cotia. Casada aos 07-06-1763 em Santo Amaro, com Antonio Cardoso e Silva, filho de Leandro Cardoso e Ana de Góes, neto paterno de Antonio Dias Cardoso e Sebastiana de Azeredo, naturais de Sergipe de El Rei, bispado da Bahia, neto materno de Antonio Gonçalves Ribeiro e Maria Leme da Silva, naturais da cidade de São Paulo

Monserrate da Cotia 10/02/1738 – Angela, f.l. de Fernando de Figueiró de Camargo e Isabel de Moraes – pp. o Capitão Tomás Garcez Cavalcante, casado, freguês de São Paulo, e Isabel Gonçalves Paes, viúva.

 

Santo Amaro 07/06/1763 – na aldeia de Mboy – Antonio Cardoso e Silva, f.l. de Leandro Cardoso e Ana de Góes, n.p. de Antonio Dias Cardoso e Sebastiana de Azeredo, n.m. de Antonio Gonçalves Ribeiro e Maria Leme da Silva, os avós da parte paterna naturais de Sergipe de El Rei, bispado da Bahia, e os maternos da cidade de São Paulo, com Angela Maria de Camargo, f.l. de Fernando de Figueiró de Camargo e Isabel de Moraes, n.p. de João de Figueiró da Silva e Mécia de Moraes, n.m. de José de Moraes Pires e Isabel Gonçalves Paes, naturais da Cotia, e moradores nesta freguesia de Santo Amaro.

6-1-2 Mécia de Moraes de Camargo, batizada em 03-10-1741 em Monserrate da Cotia. Em 17-05-1759 foi madrinha de batismo em Santo Amaro: Mécia de Moraes, solteira, filha de Fernando de Figueiró.

          Casou em 24-01-1764 em Santo Amaro, com Manoel de Oliveira e Souza, filho de Manoel de Oliveira e Maria da Rocha do Canto, neto paterno de Gonçalo de Oliveira e Ana da Costa, naturais do termo de Guimarães, neto materno de Pedro da Rocha do Canto e Arcângela de Oliveira, naturais da vila de Parnaíba.

Monserrate da Cotia 03/10/1741 – Mécia, f.l. de Fernando de Figueiró e Isabel de Moraes – pp. João de Figueiró da Silva, casado, e Ana da Veiga, viúva.

 

Santo Amaro 24/01/1764 – Manoel de Oliveira e Souza, f.l. de Manoel de Oliveira e Maria da Rocha do Canto, n.p. de Gonçalo de Oliveira e Ana da Costa, naturais do termo de Guimarães, n.m. de Pedro da Rocha do Canto e Arcângela de Oliveira, naturais da vila de Parnaíba, com Mécia de Moraes de Camargo, f.l. de Fernando de Figueiró e Isabel de Moraes, n.p. de João de Figueiró e Mécia de Moraes de Camargo, n.m. de José de Moraes e Isabel Gonçalves, todos naturais da Cotia.

6-1-3 José de Moraes de Camargo batizado em 25-05-1743 em Monserrate da Cotia. Casado em 06-02-1771 em Santo Amaro, com Ana Maria de Jesus, filha de José Álvares Tenório e Catarina Pinto Machado, neta paterna de José Álvares Torres, natural de Portugal, e Ana Tenório, neta materna de Manoel Pinto Guedes e Angela Machado, nesta família Cap.3º.

Monserrate da Cotia 25/05/1743 – José, f.l. de Fernando de Figueiró e Isabel de Moraes – pp. Manoel de Moraes, solteiro, e Maria de Oliveira, casada, freguesa de São Paulo.

 

06/02/1771 – José de Moraes de Camargo, f.l. de Fernando de Figueiró de Camargo, já defunto, e Isabel de Moraes, aquele natural da cidade de São Paulo, e esta da freguesia da Cotia, n.p. de João de Figueiró da Silva e Mécia de Camargo, n.m. de José de Moraes Pires e Isabel Gonçalves, já defuntos, com Ana Maria de Jesus, natural desta freguesia, f.l. de José Álvares Tenório e Catarina Pinto Machado, naturais desta mesma freguesia, n.p. de José Álvares Torres, natural de Portugal, cujo lugar me não souberam dizer, e Ana Tenório, desta freguesia, n.m. de Manoel Pinto Guedes e Angela Machado, naturais desta mesma freguesia.

6-1-4 Tomé, batizado em 29-12-1745 em Monserrate da Cotia. Não é citado no inventário paterno.

Monserrate da Cotia.29/12/1745 – Tomé, f.l. de Fernando de Figueiró de Camargo e Isabel de Moraes – pp. Miguel Soares e Maria Gomes, casados

6-1-5 Ana de Moraes de Camargo batizada em 13-08-1747 em Monserrate da Cotia. Casada em 07-02-1771 em Santo Amaro, com Manoel José Machado, filho de José Álvares Tenório e Catarina Machado Pinto, neto paterno de José Álvares Torres e Ana Tenório, neto materno de Manoel Pinto Guedes e Angela Machado, nesta família Cap.3º.

Monserrate da Cotia 13/08/1747 – Ana, f.l. de Fernando de Figueiró e Isabel de Moraes – pp. José da Costa e Dona Maria Gomes de Sá, casados.

 

Santo Amaro 07/02/1771 – Manoel José Machado, natural desta freguesia, f.l. de José Álvares Tenório e Catarina Machado Pinto, aquele natural da cidade de São Paulo, esta desta freguesia, n.p. de José Álvares Torres e Ana Tenório, aquele natural de Portugal, cujo lugar me não souberam dizer, esta desta freguesia, n.m. de Manoel Pinto Guedes e Angela Machado, naturais desta mesma freguesia, com Ana de Moraes de Camargo, f.l. de Fernando de Figueiró de Camargo e Isabel de Moraes, aquele natural da cidade de São Paulo, esta da freguesia da Cotia, n.p. de João de Figueiró da Silva e Mécia de Camargo, n.m. de José de Moraes Pires e Isabel Gonçalves, já defuntos, as naturalidades me não souberam dizer.

6-1-6 Maria de Moraes, com 10 anos em 1760. Em 01-05-1768 foi madrinha de batismo em Santo Amaro: José de Moraes de Camargo e Maria de Moraes, ambos solteiros, filhos de Isabel de Moraes.

6-1-7 Rita de Moraes de Camargo batizada aos 02/10/1751 em Nossa Senhora do Monserrate da Cotia. Em 13-09-1775 em Santo Amaro, dispensados do impedimento no no 3º grau de consanguinidade duplicado, casou com Vicente Pedroso de Camargo, batizado em 05-08-1745, filho de Francisco Pedroso da Costa e Inácia Maria de Camargo - família Bento de Oliveira Pires, neste site.

ACMSP, Processo Matrimonial 5-45-1163 Vicente Pedroso de Camargo e Rita de Moraes de Camargo, 1775: Diz Vicente Pedroso de Camargo e Rita de Moraes de Camargo, que eles se acham contratados para se casarem, e sem impedimento algum – impedidos no 3º grau de consanguinidade duplicado.

– Com o favor de Deus querem casar ... Pedroso, f.l. do Alferes ... ..., já defunto, e Inácia ... ..., naturais e freguês desta freguesia ... ... ... Moraes de Camargo, f.l. ... ...nando de Figueiró de Camargo e Isabel de Moraes, natural e batizada ... freguesia, e moradora e freguesa da freguesia de Santo Amaro, se acham cumprindo as ... do parentesco em que se acham ligados no 3º grau de consanguinidade.

– 02/10/1751 (Cotia): Rita, f.l. de Fernando de Figueiró de Camargo e Isabel de Moraes – pp. o Capitão Inácio Vieira Antunes, casado, da freguesia de Santo Amaro, e Bento Pedroso da Costa, casado, e nasc. aos 25/09.

– Quer casar Vicente Pedroso de Camargo, f.l. do Alferes Francisco Pedroso, já defunto, e Inácia Maria de Camargo, com Rita de Moraes, f.l. do Alferes Fernando de Figueiró de Camargo, já defunto, e Isabel de Moraes, o contraente batizado nesta Sé de São Paulo, fregueses da freguesia da Cotia de Nossa Senhora do Monserrate, a contraente natural da Cotia, freguês de Santo Amaro, os contraentes se acham cumprindo as pendências do parentesco em que se acham ligados no 3º grau de consanguinidade.

05/08/1745 (Igreja Emboy, Sé de São Paulo): Vicente, f.l. de Francisco Pedroso da Costa e Inácia Maria – pp. Bento Pedroso da Costa e Ana de ...

 

Santo Amaro 13/09/1775 – dispensados do impedimento de consanguinidade no 3º grau por duas vias – Vicente Pedroso de Camargo, f.l. de Francisco Pedroso e Inácia Maria de Camargo, naturais da freguesia da Cotia, n.p. de Manoel Pedroso e Ana da Veiga, n.m. de José Munhoz de Camargo e Catarina Domingues, com Rita de Moraes de Camargo, natural da dita freguesia da Cotia, f.l. de Fernando de Figueiró, natural da cidade de São Paulo, e Isabel de Moraes, natural da freguesia da Cotia, n.p. de João de Figueiró e Juliana (sic) de Camargo, n.m. de José de Moraes Pires e Isabel Gonçalves da Costa.

          Vicente e Rita comparecem nos censos da Cotia com vários filhos e a mãe de Vicente, já viúva.

-Mapa de População da freguesia da Cotia, 1777: Sargento do número Vicente Pedroso de Camargo, de 34 anos, Rita de Moraes, sua mulher, de 26 anos / Filha: Ana, de 7 meses / Inácia Maria de Camargo, mãe, viúva, de 52 anos / Forros agregados: Narcisa, casada com escravo, de 40 anos; filha Maria, de 12 anos; Antonia, filha, de 4 anos / Escravos: Gregório mulato, natural desta freguesia, casado com a forra, de 34 anos; Inácio mulato, natural desta freguesia, de 20 anos; João, natural desta freguesia, de 14 anos; Inácia mulata, natural desta freguesia, de 43 anos.

-Lista geral da freguesia da Cotia, 1778: Alferes Vicente Pedroso de Camargo, de 33 anos, Rita de Moraes e Camargo, mulher, de 26 anos / Inácia Maria de Camargo, viúva, mãe, de 49 anos / Ana, filha, de 2 anos / Escravos: Gregório mulato, casado, de 38 anos; Narcisa, mulher, mulata forra, de 49 anos; Maria, agregada, solteira, de 16 anos; Antonia, agregada, de 8 anos; Inácio, escravo, casado, de 26 anos; Rita, mulher, escrava, de 16 anos; Inácia, escrava, casada, de 44 anos; Teotônio forro, marido ausente, de 48 anos; João, escravo, solteiro, de 13 anos; Ana, escrava, solteira, de 11 anos.

-Lista geral da freguesia da Cotia, 1779: Alferes Vicente Pedroso de Camargo, de 34 anos, Rita de Moraes Camargo, mulher, de 27 anos / Filho: Francisco, de 3 meses / Filha: Ana, de 3 anos / Inácia Maria de Camargo, viúva, mãe do dito, de 50 anos / Escravos: Gregório pardo, de 33 anos; Narcisa, sua mulher, forra, de 49 anos; Inácio, casado, de 27 anos / Escravas: Rita, mulher de 26 anos; Antonia parda, agregada, de 9 anos; Maria parda, administrada, de 17 anos; Inácia, de 45 anos / Agregados: Teotônio forro, de 48 anos; João, de 15 anos; Ana angola, de 12 anos.

-Lista geral da freguesia da Cotia, 1780: Alferes Vicente Pedroso de Camargo, de 35 anos, Rita de Moraes de Camargo, mulher, de 25 anos / Filho: Francisco, de 2 / Filha: Ana, de 4 anos / Inácia Maria de Camargo, mãe do dito, viúva, de 51 anos / Escravos: Gregório mulato, de 40 anos; Narcisa ..., de 50 anos; Inácio ..., de 28 anos; Rita, mulher, de ...; João, solteiro, de 16 anos; Ana angola, de 14 anos; Teresa, menor, de 4 meses / Forras agregadas: Maria parda, de 18 anos; Antonia parda, de 10 anos.

Lista geral do bairro e distrito da freguesia da Cotia, 1782: Alferes Vicente Pedroso de Camargo, de 36 anos, Rita de Moraes de Camargo, mulher, de 30 anos / Filhos: Francisco, de 3 anos / Filhas: Ana, de 5 anos e meio; Isabel, de 2 anos / Agregadas: Narcisa, de 40 anos; Maria, de 17 anos; Antonia, de 13 anos / Escravos: Gregório, de 39 anos; Inácio, de 26 anos; João, de ... / Escravas: Rita, de 20 anos; Inácia, de 46 anos; Ana, de 18 anos.

-Lista geral do bairro e distrito da freguesia da Cotia, 1783: Vicente Pedroso de Camargo, de 37 anos, Rita de Moraes e Camargo, sua mulher, de 30 anos / Filho: Francisco, de 4 anos / Filhas: Ana, de 6 anos; Isabel, de 2 anos; Escolástica, de 6 meses / Escravos: Inácio, de 27 anos; Gregório, de 40 anos; João, de 17 anos; Luciano, de 1 ano / Escravas: Rita, de 22 anos; Ana, de 19 anos; Inácia, de 47 anos / Agregados: Narcisa, de 42 anos; Maria, de 18 anos; Antonia, de 14 anos; Simplício, de 20 anos.

-Lista geral da freguesia da Cotia, 1783: Alferes Vicente Pedroso de Camargo, ausente, de 38 anos, Rita de Moraes, sua mulher, de 31 anos / Filho: Francisco, de 5 anos / Filhas: Ana, de 7 anos; Isabel, de 3 anos; Escolástica, de 5 anos; Inácia, de 1 mês / Escravos: João, ausente, de 22 anos; Inácio, de 31 anos; Gregório, de 43 anos / Escravas: Rita, de 22 anos; Ana, de 20 anos; Inácia, de 48 anos / sua mãe, Inácia de Camargo, viúva, de 70 anos / Agregadas: Narcisa, de 49 anos; Maria, de Freitas, de 19 anos.

-Lista geral da freguesia da Cotia, 1785: Alferes Vicente Pedroso de Camargo, de 40 anos, Rita de Moraes de Camargo, sua mulher, de 32 anos / Filhos: Francisco, de 6 anos / Filhas: Ana, de 8 anos; Isabel, de 5 anos; Escolástica, de 3 anos; Inácia, de 2 anos / Inácia Maria de Camargo, viúva, de 60 anos / Escravos: Gregório, de 42 anos; Inácio, de 20 anos; João, de 17 anos; Luciano, de 4 anos; Elesbão, de 10 meses / Escravas: Inácia, de 54 anos; Rita, de 19 anos; Ana, de 18 anos; Manoela, de 1 ano / Agregados: Antonio, de 17 anos; Simplício, de 24 anos; Bento, de 1 ano / Agregadas: Narcisa, de 60 anos; Maria, de 20 anos.

          Vicente e Rita faleceram na Cotia, ele em 26-07-1816 e Rita em 02-04-1818, com geração.

Cotia aos 26/07/1816 no bairro de Carapicuíba – fal. o Alferes Vicente Pedroso de Camargo, de 69 anos, natural desta freguesia, casado com Dona Rita de Moraes – seu corpo foi sepultado dentro desta Matriz, em uma das sepulturas da Irmandade do Santíssimo Sacramento, de que era irmão – não fez testamento, e tinha muito de que fazer).

 

Cotia aos 02/04/1828 no bairro de Carapicuíba – fal. Dona Rita de Moraes, natural desta, de sessenta e tantos anos, viúva do Alferes Vicente Pedroso de Camargo – sepultada dentro desta Matriz – declaro que deixou filhos).

6-1-9 Vicente de Moraes de Camargo batizado em 23-09-1753 em Santo Amaro. Casado em primeiras núpcias em 11-12-1780 em Santana de Parnaíba, com Custódia Maria de Jesus, filha de Antonio Castanho da Silva e Rosa Maria Teixeira, naturais da Parnaiba, neta paterna de José de Almeida Lara, natural da Parnaiba e Mariana de Siqueira e Moraes, natural de Jundiaí, neta materna de Luís Teixeira de Azevedo, natural da freguesia de São Nicolau da cidade do Porto e Isabel Colaço, natural da cidade de São Paulo.

Santo Amaro 23/09/1753 – Vicente, f. de Fernando de Figueiró de Camargo e Isabel de Moraes – pp. Salvador Dias Moreira, casado, e Isabel Soares, mulher de João de Figueiró da Silva, da freguesia da cidade.

 

Santana de Parnaíba 11/12/1780 – Vicente de Moraes e Camargo, natural da freguesia de Santo Amaro, f.l. de Fernando de Figueiró e Isabel de Moraes Pires, naturais da freguesia de Santo Amaro, n.p. de de João de Figueiró da Silva e Mécia de Moraes, naturais da cidade de São Paulo, n.m. de José de Moraes Pires e Isabel Gonçalves, naturais da freguesia da Cotia, com Custódia Maria de Jesus, f.l. de Antonio Castanho da Silva e Rosa Maria Teixeira, naturais desta freguesia, n.p. de José de Almeida Lara, natural desta freguesia, e Mariana de Siqueira e Moraes, natural da freguesia de Jundiaí, n.m. de Luís Teixeira de Azevedo, natural da freguesia de São Nicolau da cidade do Porto, e Isabel Colaço, natural da cidade de São Paulo – tt. Rita de Moraes, mulher de Vicente Pedroso de Camargo, moradora na freguesia da Cotia.

          Casou em segundas núpcias em 26-10-1790 em São Roque, com Isabel Bueno de Moraes, viúva de Francisco Xavier Leite Penteado, neta paterna do Coronel Domingos Rodrigues da Fonseca e Dona Isabel Bueno de Moraes, neta materna de André Cursino e Maria da Silva.

São Roque 26/10/1790 – Vicente de Moraes de Camargo com Dona Isabel Bueno de Moraes, o contraente freguês da vila da Parnaíba, viúvo de Custódia Maria de Jesus, n.p. de João da Silva de Figueiró e Mécia de Moraes, n.m. de José de Moraes e Isabel Gonçalves, a contraente freguesa desta Matriz de São Roque, viúva de Francisco Xavier Leite Penteado, n.p. do Coronel Domingos Rodrigues da Fonseca e Dona Isabel Bueno de Moraes, n.m. de André Cursino e Dona Maria da Silva.

6-1-10 Anastácio de Moraes de Camargo batizado em 28-08-1755 em Santo Amaro. Casado em 13-11-1781 em Santana de Parnaíba, com Ana Maria Teixeira, filha de de Antonio Castanho da Silva e Rosa Maria Teixeira, neta paterna de José de Almeida Lara e Mariana de Siqueira e Moraes, neta materna de Luís Teixeira de Azevedo e Isabel Colaço, já citados.

Santo Amaro 28/08/1755 – na Igreja da aldeia de Mboy – Anastácio, f. de Fernando de Figueiró e Isabel de Moraes – pp. Francisco Pereira Mendes e sua mulher Maria Mendes, da freguesia da cidade de São Paulo

 

Santana de Parnaíba 13/11/1781 – Anastácio de Moraes de Camargo, natural da freguesia de Santo Amaro, f.l. de Fernando de Figueiró de Camargo e Isabel de Moraes, naturais da freguesia de Santo Amaro, n.p. de João de Figueiró da Silva e Mécia de Moraes, naturais da cidade de São Paulo, n.m. de José de Moraes Pires e Isabel Gonçalves, natural da freguesia da Cotia, com Ana Maria Teixeira, f.l. de Antonio Castanho da Silva e Rosa Maria Teixeira, naturais desta freguesia, n.p. de José de Almeida Lara, natural desta freguesia, e Mariana de Siqueira e Moraes, natural da freguesia de Jundiaí, n.m. de Luís Teixeira de Azevedo, natural da freguesia de São Nicolau da cidade do Porto, e Isabel Colaço, natural da cidade de São Paulo – tt. Custódia Maria de Jesus, mulher de Vicente de Moraes e Camargo, moradores nesta freguesia.

6-1-11 Fernando Antonio de Figueiró batizado em 05-06-1757 em Santo Amaro. Casado em 26-02-1783 na Penha de Araçariguama, com Joana Rita Leite de Araújo, filha de Inácio Barbosa de Araújo e Maria Leite de Barros, neta paterna de Gervásio de Amorim Dantas, natural de Ponte de Lima e de Maria dos Reis, natural de São Paulo, neta materna de Francisco Gonçalves de Oliveira, natural de Viana, e Maria Dias Leite, natural de Araçariguama.

Santo Amaro 05/06/1757 – Fernando Antonio, f. de Fernando de Figueiró e Camargo e Isabel de Moraes – pp. Maria José da Silva.

 

Araçariguama 26/02/1783 – Fernando Antonio de Figueiró, natural de Santo Amaro, f.l. de Fernando de Figueiró de Camargo e Isabel de Moraes Pires, esta natural da Cotia, e aquele da cidade de São Paulo, n.p. de João de Figueiró da Silva e Mécia de Moraes, naturais da cidade de São Paulo, n.m. de José de Moraes Pires, natural de São Paulo e morador da Penha, e depois da Cotia, e Isabel Gonçalves Paes, natural da Cotia, com Joana Rita Leite de Araújo, natural desta, f.l. de Inácio Barbosa de Araújo e Maria Leite de Barros, esta desta, e aquele da Parnaíba, n.p. de Gervásio de Amorim Dantas, natural de Ponte de Lima, e de Maria dos Reis, natural de São Paulo, n.m. de Francisco Gonçalves de Oliveira, natural de Viana, e Maria Dias Leite, natural desta.

6-1-12 Antonio Manoel de Camargo Pires batizado em 17-10-1759 em Santo Amaro. Casado em 29-07-1783 em Monserrate da Cotia, com Maria Tavares, filha de Zeferino Antonio de Almeida e Ana Tavares, neta paterna de João Antonio e Mariana Francisca, da vila de Miranda do Corvo, bispado de Coimbra, neta materna de Luís Tavares de Araújo e Escolástica de Oliveira Paes.

Santo Amaro 17/10/1759 – Antonio, f.l. do Alferes Fernando de Figueiró de Camargo e Isabel de Moraes – pp. eu, o vigário Salvador de Camargo Lima, e Inácia Maria de Camargo, casada, freguesa da Cotia.

 

Cotia 29/07/1783 – Antonio Manoel de Camargo Pires, f. de Fernando de Figueiró e Isabel de Moraes, n.m. (sic) de João de Figueiró da Silva e Maria de Moraes (sic), todos nacionais de Santo Amaro, com Maria Tavares, f. de Zeferino Antonio de Almeida e Ana Tavares, n.p. de João Antonio e Mariana Francisca, da vila de Miranda do Corvo, bispado de Coimbra, n.m. de Luís Tavares de Araújo e Escolástica de Oliveira Paes, desta freguesia nacionais.

 

6-2 Mônica de Moraes, natural da cidade de São Paulo. Casada com Miguel Soares Borba, natural da vila de São Vicente, filho de Félix Soares Pedroso, natural da vila de São Vicente, e Ana de Borba, natural da freguesia da Cotia.

          Miguel e Mônica comparecem no censo da Cotia de 1765, e seguintes, ele com 48 anos, Mônica com 40 e vários filhos:

-Mapa de População da freguesia da Cotia, 1765: Miguel Soares de Borba, de 48 anos, casado com Mônica de Moraes, de 40 anos, possui 300$000 / Filhos: Margarida, de 20 anos; Mariana, de 16 anos; Maria, de 13 anos; Cecília, de 10 anos; Joana, de 8 anos; Ana, de 4 anos; Gertrudes, de 1 ano.

-Mapa de População da freguesia da Cotia, 1767: Miguel Soares Borba, soldado da cavalaria, de 50 anos, sua mulher Mônica de Moraes, de 40 anos, possui em bens e vive de lavouras, 600$000 / Filhos: Antonio, de 8 anos; Margarida, de 20 anos; Mariana, de 18 anos; Maria, de 16 anos; Cecília, de 14 anos; Joana, de 11 anos; Ana, de 6 anos; Gertrudes, de 3 anos; Custódia, de mês.

-Lista Geral de todos os moradores do distrito que compreende os bairros de Sorocamirim e São João da Cotia, 1776 – bairro de São João: Miguel Soares, de 65 anos, Mônica de Moraes, sua mulher, de 50 anos / Filhos: Antonio José, soldado de cavalo, de 15 anos; Maria, de 21 anos; Cecília, de 19 anos; Joana, de 15 anos; Ana, de 12 anos; Gertrudes, de 10 anos; Custódia, de 8 anos.

-Lista Geral de todos os moradores do distrito que compreende os bairros de Sorocamirim e São João da Cotia, 1776 – bairro de São João: Miguel Soares Borba, de 61 anos, Mônica de Moraes, mulher, de 51 anos / Filhos: Antonio José Soares, solteiro, de 19 anos / Filhas: Cecília, solteira, de 21 anos; Joana, solteira, de 19 anos; Ana, solteira, de 17 anos; Gertrudes, solteira, de 13 anos; Custódia, solteira, de 11 anos / Escravos: João, viúvo, de 60 anos; Manoel, casado, de 50 anos; Januário, solteiro, de 30 anos; Miguel, solteiro, de 16 anos; Juliana, casada, de 40 anos; Maria, vi..., de ...5; Cipriana, de 25 anos; Luzia, solteira, de 12; Efigênia, solteira, de 14 anos.

-Lista geral do bairro de São João (Cotia), 1778: Miguel Soares Borba, de 61 anos, Mônica, mulher, de 50 anos / Filhos: Antonio, solteiro, auxiliar, de 20 anos; Cecília, solteira, de 22 anos; Joana, solteira, de 18 anos; Ana, solteira, de 16 anos; Gertrudes, solteira, de 13 anos; Custódia, menor, de 11 anos.

-Lista geral do bairro de São João (Cotia), 1779: Miguel Soares Borba, de 62 anos, Mônica de Moraes, mulher, de 50 anos / Filhos: Antonio, solteiro, auxiliar de cavalo, de 21 anos; Joana, solteira, de 18 anos; Cecília, solteira, de 22 anos; Ana, solteira, de 16 anos; Gertrudes, solteira, de 14 anos; Custódia, solteira, de 12 anos / Escravos: João, solteiro, de 60 anos; Manoel, casado, de 50 anos; Juliana, mulher, de 50 anos; Januário, solteiro, de 30 anos; Inácio, menor, de 6 anos; Maria, solteira, de 45 anos; Rita, solteira, de 30 anos; Cipriana, de 15 anos; Efigênia, de 12 anos; Josefa, menor, de 6 anos.

-Lista do bairro de São João, 1780: Miguel Soares, de 63 anos, Mônica de Moraes, sua mulher, de 55 anos / Antonio, filho, soldado de cavalo, de 22 anos / Filhas: Joana, de 20 anos; Ana, de 18 anos; Gertrudes, de 16 anos; Custódia, de 14 anos / Escravos: João, de 60 anos; Manoel, de 61 anos; Januário, de 30 anos; Catarina forra, sua mulher, de 28 anos; Inácio, de 8 anos; Juliana, de 50 anos; Cipriana, de 16 anos; Efigênia, de 12 anos; Josefa, de 10 anos; Mariana forra, de 30 anos; Maria, falecida; Rita, falecida.

-Lista geral da freguesia da Cotia, 1782: Miguel Soares, de 75 anos, Mônica de Moraes, sua mulher, de 55 anos / Filhas: Joana, de 25 anos; Ana, de 20 anos; Gertrudes, de 11 anos; Custódia, de 16 anos / Escravo: Manoel, de 5... anos; Januário, de 35 anos; Inácio, de 10 anos / Escravas: Juliana, de 50 anos; Cipriana, de 20 anos; Efigênia, de 16 anos; Josefa, de 12 anos.

Mapa de População da freguesia da Cotia, 1783 (?): Miguel Soares Borba, de 67 anos, Mônica de Moraes, sua mulher, de 57 anos / Filhas: Joana, de 27 anos; Ana, de 22 anos; Gertrudes, de 20 anos; Custódia, de 18 anos / Escravos: Manoel, de 53 anos; Januário, de 37 anos; Inácio, de 22 anos; Juliana, de 52 anos; Cipriana, de 22 anos; Efigênia, de 18 anos; Josefa, de 14 anos.

-Lista geral do bairro de São João da freguesia da Cotia, 1784: Miguel Soares, de 70 anos, Mônica de Moraes, mulher, de 60 anos / filhos: Joana, de 25 anos; Ana, de 20 anos; Gertrudes, de 18 anos; Custódia, de 16 anos / tem 7 escravos machos e fêmeas.

Lista geral dos bairros da freguesia da Cotia, São João e Sorocamirim, 1784: Miguel Soares, de 71 anos, Mônica de Moraes, mulher, de 61 anos / filhos: Joana, de 26 anos; Ana, de 21 anos; Gertrudes, de 19 anos; Custódia, de 17 anos / tem 7 escravos machos e fêmeas.

-Lista geral do bairro de São João da Cotia, de 1786: Miguel Soares, de 65 anos, Mônica de Moraes, mulher, de 54 anos / Filhas: Joana, de 22 anos; Ana, de 20 anos; Gertrudes, de 18 anos; Custódia, de 16 anos / Manoel, agregado, de 6 anos / Tem 7 escravos entre machos e fêmeas.

-Lista geral do bairro de São João da Cotia, de 1787: Cabo Miguel Soares Borba, de 60 anos, Mônica de Moraes, de 53 anos / Filhas: Joana, de 26 anos; Ana, de 22 anos; Gertrudes, de 20 anos; Custódia, de 19 anos / Tem 8 escravos.

          Miguel Soares de Borba faleceu na Cotia em 07-03-1789 e Mônica em 13-10-1790.

Cotia, SP em 07-03-1789 no bairro de São João fal. Miguel Soares Borba, casado com Mônica de Moraes, de sessenta e tantos anos – sepultado em cova da Irmandade do Sacramento, de que era irmão – não fez testamento.

 

Cotia, SP em 13-10-1790 no bairro de São João fal. Mônica de Moraes, viúva de Miguel Soares, de sessenta e tantos anos – foi seu corpo sepultado dentro desta Igreja, das grades para cima, em cova pertencente à fábrica – não fez testamento.

Entre os filhos de Mônica e Miguel:

6-2-1 Margarida Soares de Moraes batizada em Monserrate da Cotia, sendo padrinhos João de Figueiró da Silva, seu avô, e Isabel da Rosa, com 26 anos em 1773. Casada em 02-09-1773 em Monserrate da Cotia, com Raimundo da Costa natural de Santo Antonio da Laguna, filho de Luís da Costa Guimarães, natural de Guimarães e Catarina Guterra, natural da Laguna, neto materno de Agostinho Guterra, natural dos Reinos de Castela na Europa, e Ana da Guerra, natural da vila da Laguna.

ACMSP, Processo Matrimonial 5-31-1004 Raimundo da Costa e Margarida Soares, 1773:

Autos de justificação de estado livre a favor do suplicante Raimundo da Costa – Diz Raimundo da Costa, natural da vila de Santo Antonio da Laguna, bispado do Rio de Janeiro, f.l. de Luís da Costa Guimarães e Catarina Guterra, que ele para efeito de se casar com Margarida Soares, da freguesia da Cotia, f.l. de Miguel Soares e Mônica de Moraes, precisa justificar o seu estado livre e batismo, e como as suas testemunhas e o suplicante se acham na freguesia da Cotia impedidos para poderem vir a esta cidade darem os seus depoimentos, pede a V.S. seja servido mandar passar mandado de comissão para o reverendo pároco da Cotia.

– Testemunhas, 19/07/1773 (Cotia): 1ª Inácio Leme Bicudo, casado e morador nesta freguesia de Nossa Senhor do Monserrate da Cotia, natural da vila de Parnaíba, que vive de suas viagens com negócios para as partes do sul, de 27 anos – 2ª João Antonio, homem solteiro, natural da vila da Parnaíba e morador nesta freguesia da Cotia, que vive de viagens para as terras do Viamão, de 20 anos.

– Testemunhas, 18/08/1773 (vila de Sorocaba): 1ª Estevão Ribeiro França, natural da vila de Curitiba, e moradora nesta de Sorocaba, homem solteiro, que vive do ofício de peão, de 42 anos – 2ª o Alferes Álvaro Pessoa de Carvalho, natural e batizado na freguesia de São Cristovão da Nogueira, bispado de Lamego, e morador nesta vila de Sorocaba, homem casado, que vive de seu negócio de melhadas, de 58 anos – Autos de justificação de batismo a favor de Margarida Soares – Diz Margarida Soares, natural da freguesia da Cotia, f.l. de Miguel Soares e Mônica de Moraes, que para se poder casar com Raimundo da Costa lhe é necessário justificar o seu batismo, por este não achar no livro dos assentos da dita freguesia.

– Testemunhas, 22/07/1773 (cidade de São Paulo): 1ª Inácio Bueno Figueiró, natural desta cidade de São Paulo e morador na freguesia da Cotia, onde vive de suas lavouras, casado, de 56 anos, tio carnal em 3º grau: disse que bem conhecia a justificante, f.l. de Miguel Soares e Mônica de Moraes, que é natural da freguesia da Cotia, em cuja Matriz foi batizada há 26 anos pelo Reverendo Pároco Salvador Garcia Pontes, sendo seus padrinhos João de Figueiró da Silva, tio da dita testemunha e avô da justificante, e Isabel da Rosa, viúva – 26/08/1773: 2ª Miguel Soares, natural da vila de São Vicente, deste bispado, e morador na freguesia da Cotia, casado, que vive de suas lavouras, de 56 anos, ... – 3ª João Mendes Machado, natural da vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém e morador nesta cidade, que vive de suas lavouras, de 64 anos – Autos de casamento de Raimundo da Costa e Margarida Soares – Dizem Raimundo da Costa e Margarida Soares, da freguesia da Cotia, que eles estão contratados para se casarem, e se mostram sem impedimento – Com o favor de Deus querem casar Raimundo da Costa, filho de Luís da Costa Guimarães e Catarina Guterra, natural da vila da Laguna ..., com Margarida Soares, f. de Miguel Soares e Mônica de Moraes, natural e freguesa desta freguesia da Cotia – revendo os livros dos batizados desta freguesia, neles se não achou o assento da contraente.

 

Monserrate da Cotia 02/09/1773 – Raimundo da Costa, natural da vila da Laguna, f. de Luís da Costa Guimarães, natural da vila de Guimarães e Catarina Guterra, natural da vila da Laguna, e o contraente viandante, n.p. ignoram dos avós, n.m. de Agostinho Guterra, natural dos Reinos de Castela na Europa, e Ana da Guerra, natural da vila da Laguna, e Margarida Soares, natural e freguesa desta Igreja da Cotia, f. de Miguel Soares, natural da vila de São Vicente, e Mônica de Moraes, natural desta freguesia da Cotia, n.p. de Felix Soares Pedroso, natural da vila de São Vicente, e Ana de Borba, natural desta freguesia da Cotia, n.m. de João Figueiró da Silva e Mécia de Moraes, ambos naturais da cidade de São Paulo.

          Raimundo e Margaria comparecem no censo de 1778, e seguintes, ele com 32 anos e Margarida com 29.

-Lista Geral de todos os moradores do distrito que compreende os bairros de Sorocamirim e São João da Cotia, 1776 – bairro de São João: Raimundo da Costa, de 32 anos, Margarida Soares, mulher, de 29 anos / Escrava: Teresa, solteira, de 26 anos.

-Lista geral do bairro de São João (Cotia), 1778: Raimundo da Costa, de 30 anos, Margarida, de 28 anos.

-Lista geral do bairro de São João (Cotia), 1779: Raimundo da Costa Guimarães, de 30 anos, Margarida Soares de Moraes, de 30 anos.

-Lista do bairro de São João, 1780: Raimundo da Costa, de 37 anos, Margarida Soares, mulher, de 28 anos / Teresa, escrava, de 25 anos.

-Lista geral da freguesia da Cotia, 1782: Raimundo da Costa, de 40 anos, Margarida Soares, sua mulher, de 36 anos / Filho: Luís, de 8 meses / Escrava: Teresa, de 30 anos.

Mapa de População da freguesia da Cotia, 1783 (?): Raimundo da Costa, de 42 anos, Margarida Soares, sua mulher, de 38 anos / Filhos: Luís, de 2 anos; Felisberto, de 4 meses / Escrava: Teresa, de 32 anos.

-Lista geral do bairro de São João da freguesia da Cotia, 1784: Raimundo da Costa Guimarães, de 42 anos, Margarida Soares, mulher, de 38 anos / filhos: Luís, de 2 anos; Felisberto, de 1 ano / tem 1 escrava.

-Lista geral dos bairros da freguesia da Cotia, São João e Sorocamirim, 1784: Raimundo da Costa, de 43 anos, Margarida Soares, mulher, de 39 anos / filhos: Luís, de 3 anos; Felisberto, de 2 anos / tem 1 escrava.

-Lista geral do bairro de São João da Cotia, de 1786: Raimundo da Costa, de 50 anos, Margarida Soares, mulher, de 40 anos / Filhos: Luís, de 7 anos; Felisberto, de 3 anos / Tem 1 escravo.

-Lista geral do bairro de São João da Cotia, de 1787: Raimundo da Costa Guimarães, de 50 anos, Margarida Soares, mulher, de 38 anos / Filhos: Luís, de ...; Felisberto, de ... / Tem 1 escrava.

 

          Margarida faleceu em 06-05-1789 em Monserrate da Cotia. Raimundo aos 10-11-1797, dispensados do impedimento de afinidade lícita em 1º grau, casou com sua cunhada Joana Soares Moraes, 6-2-5 abaixo.

Cotia 06/05/1789 – no bairro de São João fal. Margarida Soares, casada com Raimundo da Costa – sem sacramento, porque sendo chegado, e indo com presteza, ao chegar à sua casa disseram ter morrido a pouco, de 40 anos – foi seu corpo sepultado em cova da Irmandade do Santíssimo, que lhe deu seu marido – não fez testamento.

6-2-2 Mariana Soares de Moraes batizada em 25-04-1749 em Monserrate da Cotia. Dispensados do impedimento de consanguinidade no 4º grau, em 26-01-1773 em Monserrate da Cotia aos 26-01-1773, casou com Vicente Ferreira de Camargo, ai batizado em 27-11-1740, flho de Manoel Pereira de Camargo e Maria da Silva, neto paterno de José Pereira Rosa e Joana Pereira de Camargo, neto materno de Felix Machado de Oliveira e Maria Antunes da Silva.

ACMSP, Processo Matrimonial 5-31-1008 Vicente Ferreira de Camargo e Mariana Soares, 1773:

Dizem Vicente Ferreira de Camargo e Mariana Soares, da freguesia da Cotia, que eles suplicantes estão contratados para se casarem, e se mostram sem impedimento.

– Dizem Vicente Ferreira de Camargo, f.l. de Manoel Pereira de Camargo e Maria da Silva, e Mariana Soares, f.l. de Miguel Soares e Mônica de Moraes, todos moradores da freguesia da Cotia, que eles suplicantes estão dispensados para se casarem – impedidos no 4º grau de consanguinidade.

27/11/1740 (Cotia): Vicente, f.l. de Manoel Pereira de Camargo e Mariana da Silva, nasc. aos 20/11/1740 – pp. Francisco Machado da Silva, solteiro, e Catarina da Silva, casada.

25/04/1749 (Cotia): Maria, f.l. de Miguel Soares e Mônica de Moraes – pp. Felix Soares e Ana de Borba, sua mulher.

 

Monserrate da Cotia 26/01/1773 – dispensados no 4º grau de consanguinidade – Vicente Ferreira de Camargo, f. de Manoel Pereira de Camargo e Maria da Silva, todos naturais e fregueses desta Igreja da Cotia, n.p. de José Pereira Rosa e Joana Pereira de Camargo, n.m. de Felix Machado de Oliveira e Maria Antunes da Silva, estes e aqueles naturais todos desta mesma freguesia da Cotia, e Mariana Soares de Moraes, f. de Miguel Soares, natural da vila de São Vicente, e Mônica de Moraes, natural da cidade de São Paulo, a contraente natural e freguesa desta Igreja da Cotia, n.p. de Felix Soares Pedroso, natural da vila de São Vicente, e Ana de Borba, natural desta freguesia da Cotia, n.m. de João de Figueiró da Silva e Mécia de Moraes, ambos naturais da cidade de São Paulo.

 

          Vicente e Mariana comparecem nos censos da Cotia com vários filhos:

-Lista Geral de todos os moradores do distrito que compreende os bairros de Sorocamirim e São João da Cotia, 1776 – bairro de São João: Vicente Ferreira de Camargo, de 35 anos, Mariana Soares, sua mulher, de 24 anos / Filhos: Manoel, de 6 meses.

-Lista Geral de todos os moradores do distrito que compreende os bairros de Sorocamirim e São João da Cotia, 1776 – bairro de São João: Vicente Ferreira de Camargo, de 37 anos, Mariana Paes, mulher, de 25 anos / Filho: Manoel, morto este ano, # / Escravos: Francisco, solteiro, de 29 anos; Maria, solteira, de 28 anos.

-Lista geral do bairro de São João (Cotia), 1778: Vicente Ferreira de Camargo, soldado auxiliar, de 36 anos, Mariana, mulher, de 26 anos / Filhos: Mônica, nascida este ano.

-Lista geral do bairro de São João (Cotia), 1779: Vicente Ferreira de Camargo, auxiliar de cavalo, de 38 anos, Mariana Soares, mulher, de 28 anos / Filhos: Mônica, menor, de 2 anos / Escravos: Francisco, solteiro, de 40 anos; Jacinto, solteiro, de 20 anos; Antonio, solteiro, de 16 anos; Natária, solteira, de 30 anos.

-Lista do bairro de São João, 1780: Vicente Ferreira de Camargo, soldado de cavalo, de 38 anos, Mariana Soares, mulher, de 29 anos / Filhos: Joaquim, de 2 meses; Mônica, de 2 anos / Escravos: Francisco, de 32 anos; Quitéria forra, sua mulher, de 22 anos; Jacinto, de 14 anos; Antonio, de 12 anos; Natária, de 25 anos.

-Lista geral da freguesia da Cotia, 1782: Vicente Ferreira de Camargo, auxiliar de cavalo, de 40 anos, Mariana Soares, sua mulher, de 32 anos / Joaquim, de 2 anos; Mônica, filha, de 4 anos / Escravos: Francisco, de 35 anos; Antonio, de 11 anos; Natária, escrava, de 20 anos / Agregadas: Quitéria, de 25 anos; Ana, de 4 anos; Maria, de 2 anos.

-Mapa de População da freguesia da Cotia, 1783 (?): Vicente Ferreira de Camargo, auxiliar de cavalo, de 41 anos, Mariana Soares, sua mulher, de 33 anos / Filhos: Joaquim, de 3 anos; Mônica, filha, de 5 anos / Escravos: Francisco, de 36 anos; Antonio, de 12 anos; Natária, de 21 anos / Agregados: Quitéria, de 26 anos; Ana, de 4 anos; Maria, de 3 anos.

-Lista geral do bairro de São João da freguesia da Cotia, 1784: Maria da Silva, viúva, de 80 anos / filha Inácia, de 30 anos / Vicente Ferreira de Camargo, soldado auxiliar de cavalo, de 43 anos, Mariana Soares, mulher, de 33 anos / filhos: Joaquim, de 4 anos; José, de 1 ano; Mônica, de 6 anos / tem 8 escravos machos e fêmeas.

-Lista geral dos bairros da freguesia da Cotia, São João e Sorocamirim, 1784: Vicente Ferreira de Camargo, auxiliar de cavalo, de 44 anos, Mariana Soares, mulher, de 34 anos / filhos: Joaquim, de 5 anos; José, de 2 anos; Mônica, de 7 anos / Maria da Silva, mãe, viúva, de 81 anos; filha: Inácia de Camargo, solteira, de 34 anos / tem 8 escravos machos e fêmeas.

-Lista geral do bairro de São João da Cotia, de 1786: Vicente Ferreira de Camargo, auxiliar de cavalo, de 44 anos, Mariana Soares, mulher, de 34 anos / Filhos: Joaquim, de 5 anos; Mônica, de 7 anos; José, de 4 anos; Maria, de 1 ano / Maria da Silva, mãe, viúva, de 85 anos; Inácia de Camargo, filha, de 37 anos / Tem 15 escravos entre machos e fêmeas.

-Lista geral do bairro de São João da Cotia, de 1787: Vicente Ferreira de Camargo, auxiliar, de 45 anos, Mariana Soares, mulher, de 33 anos / Filhos: Joaquim, de 6 anos; José, de 4 anos; Vicente, de 1 mês; Mônica, de 8 anos; Maria, de 2 anos / Agregada: Quitéria, de 30 anos; filhos desta: Ana, de 8 anos; Maria, de 6 anos / Agregadas: Gertrudes, de 4 anos; Francisca, de 1 ano / Maria da Silva, viúva, mãe, de 90; Inácia, filha, de 36 anos / Tem 16 escravos.

 

          Vicente faleceu em 21-11-1793 em Monserrate da Cotia e Mariana em 12-12-1824 no bairro de S. João.

Cotia 21/11/1793 – no bairro de São João fal. Vicente Pereira de Camargo, natural e freguês desta freguesia, de 50 anos, casado com Mariana Soares – não fez testamento – foi seu corpo sepultado em sepultura da sua Irmandade do Santíssimo.

 

Cotia no bairro de São João aos 12/12/1824  fal. Dona Mariana Soares de Moraes, viúva de Vicente Pereira de Camargo, de perto de 80 anos – deixou filhos – sepultada das grades para cima – não fez testamento).

6-2-3 Maria Soares de Moraes, batizada em 16-10-1751 em Monserrate da Cotia. Ai casada em 19-06-1776 com o viúvo João Rodrigues do Prado, natural de Santo Amaro, filho de Matias Fernandes do Prado e Gertrudes Rodrigues, naturais da onceição dos Guarulhos. João era viúvo de Rosa Correa Gomes (ou Correa Gomes) falecida em Santo Amaro aos 09-11-1774.

ACMSP, Processo Matrimonial 5-47-1191 João Rodrigues do Prado e Maria Soares de Moraes, 1776:

Dizem João Rodrigues do Prado e Maria Soares de Moraes, ele natural e morador em Santo Amaro, aquela natural e moradora na freguesia da Cotia, que eles se acham contratados para se casarem, e lhes não resultou impedimento algum.

– Com o favor de Deus quer casar João Rodrigues do Prado, viúvo de Rosa Gomes Correia, o contraente freguês desta freguesia de Santo Amaro, com Maria Soares de Moraes, f.l. de Miguel Soares Borba e Mônica de Moraes, naturais e moradores na freguesia de Nossa Senhora do Monserrate da Cotia.

– 09/11/1774 (Santo Amaro): fal. Rosa Correia Gomes, mulher de João Rodrigues do Prado, freguesa novamente desta paróquia, de 60 anos, foi seu corpo trazido para esta Igreja na tumba da fábrica, e sepultado das grades para cima, junto ao altar de Nossa Senhora do Rosário, deixou testamento.

– Com o favor de Deus quer casar João Rodrigues do Prado, viúvo de Rosa Gomes Correia, morador e fregueses na freguesia de Santo Amaro, com Maria Soares de Moraes, f.l. de Miguel Soares Borba e Mônica de Moraes, moradores e fregueses nesta freguesia de Nossa Senhora do Monserrate da Cotia, a contraente nela batizada.

16/10/1751 (Cotia): Maria, f.l. de Miguel Soares e Mônica de Moraes – pp. Fernando de Figueiró e sua mulher Isabel de Moraes, nasc. aos 10/10.

 

Cotia 19/06/1776 – João Rodrigues do Prado, natural da freguesia da Conceição dos Guarulhos e freguês de Santo Amaro, f. de Matias Fernandes do Prado e Gertrudes Rodrigues, ambos naturais da Conceição dos Guarulhos, viúvo de Rosa Gomes Correia, e Maria Soares de Moraes, natural e freguesa desta Igreja, f. de Miguel Soares, natural de São Vicente, e Mônica de Moraes, natural da cidade de São Paulo, n.p. de Felix Soares de Souza, natural de São Vicente, e Ana de Borba, natural desta freguesia, n.m. de João de Figueiró e Mécia de Moraes, ambos naturais da cidade de São Paulo.

          João e Maria comparecem nos censos da Cotia com vários filhos:

-Lista Geral de todos os moradores do distrito que compreende os bairros de Sorocamirim e São João da Cotia, 1776 – bairro de São João: João Rodrigues Prado, de 60 anos, Maria Soares, mulher, de 24 anos / Escravos: Francisco, solteiro, de 20 anos; Efigênia, solteira, de 14 anos; Joana, solteira, de 30 anos; José, menor, de 1 ano; Inácia, solteira, de 18 anos; Joaquim, solteiro, de 15 anos.

-Lista geral do bairro de São João (Cotia), 1778: João Rodrigues do Prado, de 60 anos, Maria, mulher, de 25 anos.

-Lista geral do bairro de São João (Cotia), 1779: João Rodrigues do Prado, de 60 anos, Maria Soares de Moraes, de 25 anos / Filho: Antonio, menor, de 6 meses / Escravos: Francisco, casado, de 23 anos; Efigênia, mulher, de 18 anos; Joaquim, solteiro, de 15 anos; José, menor, de 4 anos; Joana, solteira, de 40 anos; Inácia, solteira, de 25 anos; Brígida, menor, de 2 anos.

-Lista do bairro de São João, 1780: João Rodrigues do Prado, de 52 anos, Maria Soares, mulher, de 24 anos / Antonio, filho, de 1 ano e meio / Escravos: Francisco, de 20 anos; Efigênia, sua mulher, de 18 anos; Joaquim, de 15 anos; Inácio, de 20 anos; José, de 5 anos; Martinho, de 2 meses; Joana, de 34 anos; Brígida, de 3 anos.

-Lista geral da freguesia da Cotia, 1782: João Rodrigues do Prado, de 50 anos, Maria Soares, sua mulher, de 30 anos / Filhos: Antonio, de 3 anos; Ana, de 6 meses / Escravos: Francisco, de 35 anos; Joaquim, de 20 anos / Escravas: Joana, de 50 anos; Inácia, de 30 anos; Efigênia, de 25 anos; Brígida, de 4 anos; Martinha, de 2 anos.

-Mapa de População da freguesia da Cotia, 1783 (?): João Rodrigues do Prado, de 52 anos, Maria Soares, de 32 anos / Filho: Antonio, de 5 anos / Filha: Ana, de 2 anos / Escravos: Francisco, de 37 anos; Joaquim, de 22 anos; Martinho, de 4 anos; Joana, de 42 anos; Inácia, de 32 anos; Efigênia, de 27 anos; Brígida, de 6 anos.

-Lista geral do bairro de São João da freguesia da Cotia, 1784: João Rodrigues do Prado, de 55 anos, Maria Soares, mulher, de 25 anos / filhos: Antonio, de 5 anos; Matias, de 1 mês; Ana, de 3 anos / tem 7 escravos machos e fêmeas.

-Lista geral dos bairros da freguesia da Cotia, São João e Sorocamirim, 1784: João Rodrigues do Prado, de 55 anos, Maria Soares, mulher, de 38 anos / filhos: Antonio, de 5 anos; Matias, de 1 ano; Ana, de 4 anos / tem 7 escravos machos e fêmeas.

-Lista geral do bairro de São João da Cotia, de 1786: João Rodrigues do Prado, de 67 anos, Maria Soares, mulher, de 27 anos / Filhos: Antonio, de 7 anos; Matias, de 2 anos; Ana, de 4 anos / Tem 8 escravos entre machos e fêmeas.

-Lista geral do bairro de São João da Cotia, de 1787: João Rodrigues do Prado, de 70 anos, Maria Soares, mulher, de 32 anos / Filhos: Antonio, de 7 anos; Ana, de 5 anos; Matias, de 5 anos; Justa, de 1 ano / Tem 8 escravos.

          João faleceu na Cotia em 25-09-1802, sem testamento e Maria em 11-07-1838.

Cotia 25/09/1802 – no bairro de São João – fal. João Rodrigues do Prado, natural da Conceição dos Guarulhos, de 100 anos, casado que foi com Maria Soares – sem testamento, por não querer fazer – seu corpo foi sepultado nesta Matriz, em uma das sepulturas da Irmandade do Santíssimo Sacramento, de que era irmão.

 

Aos 11/07/1838 na Cotia no bairro de São João – fal. Maria Soares de Moraes, viúva de João Rodrigues do Prado, de 90 anos, era natural desta – foi sepultada dentro desta Matriz.

6-2-4- Cecília Soares de Moraes, batizada em 18-05-1755 em Monserrate da Cotia, onde aos 09-02-1779 casou em primeiras núpcias com Antonio Correia Leite, natural de Pindamonhangaba, filho de Gaspar Correa Leite e Maria Portes, natural de Pindamonhangaba, neto paterno de Gaspar Correa Leite e Maria Leite de Barros, neto materno de Antonio da Cunha Portes, natural de Taubaté, e Francisca Romeiro, natural de Pindamonhangaba.

ACMSP, Processo Matrimonial 5-58-1333 Antonio Correia Leite e Cecília Soares de Moraes, 1779:

Dizem Antonio Correia Leite e Cecília Soares de Moraes, que eles se acham contratados para casarem, e lhe não saiu impedimento algum.

– Com o favor de Deus querem casar Antonio Correia Leite, f.l. de Gaspar Correia Leite e Maria Portes de Jesus, já def..., batizado na Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso da vila de Pindamonhangaba, morador da vila de São Luís do Paraitinga, com Cecília Soares de Moraes, f.l. de Miguel ... e Mônica de Moraes, natural e batizada ... Nossa Senhora do Monserrate da freguesia da Cotia, onde é ...

– Com o favor de Deus querem casar ... Correia Leite, f.l. de Gaspar ... Leite e Maria Portes ..., já defunta, natural e batizado na Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso da vila de Pindamonhangaba, e morador da vila de São Luís do Paraitinga, com Cecília Soares de Moraes, f.l. de Miguel Soares e Mônica de Moraes, natural e batizada ... de Nossa Senhora do Monserrate da freguesia da Cotia, onde é moradora.

18/05/1755 (Cotia): Cecília, f. de Miguel Soares e Mônica de Moraes – pp. ...gos Barbosa e sua mulher Úrsula da Trindade.

– Quer se mostrar desimpedido Antonio Correia Leite, f.l. de Gaspar Correia Leite e Maria Portes de ..., já defunta, o contraente é natural e batizado nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso de Pindamonhangaba.

junho de 174... (capela de Nossa Senhora do Rosário dos Correias, Pindamonhangaba): Antonio, f. de Gaspar Correia Leite e ..., da freguesia de Guaratinguetá – pp. ... Correia Leite e Maria Leite.

 

Cotia 09/02/1779 – Antonio Correia Leite, natural da vila de Pindamonhangaba e freguês do Facão, f. de Gaspar Correia Leite, cuja naturalidade se ignora, e Maria Portes, natural de Pindamonhangaba, n.p. de Gaspar Correia Leite e Maria Leite de Barros, cujas naturalidades se ignoram, n.m. de Antonio da Cunha Portes, natural de Taubaté, e Francisca Romeiro, natural de Pindamonhangaba, e Cecília Soares, natural e freguesa desta Igreja, f. de Miguel Soares, natural de São Vicente, e Mônica de Moraes, natural da cidade de São Paulo, n.p. de Felix Soares, natural de São Vicente, e Ana de Borba, natural desta freguesia, n.m. de João de Figueiró e Mécia de Moraes, cujas naturalidades se ignoram.

          Cecília casou, em segundas núpcias em 04-09-1792 em Monserrate da Cotia, com Geraldo José da Silva, viúvo de Gertrudes Maria do Rosário.

Cotia 04/09/1792 – tt. o Capitão Vicente de Moraes de Camargo, casado e freguês da freguesia de São Roque – Geraldo José da Silva, freguês da cidade de São Paulo, viúvo de Gertrudes Maria do Rosário, e Cecília Soares de Moraes, freguesa desta freguesia, viúva de Antonio Correia Leite.

          Faleceu Cecilia em 05-05-1815 na Cotia, com testamento.

Cotia 05/05/1815 – no bairro de Maracananduva – fal. Cecília Soares de Moraes, natural desta freguesia, de 50 anos, casada com Geraldo José da Silva – com testamento – testamenteiros: Tenente Felisberto da Costa Guimarães, Capitão Joaquim José de Souza, e Alferes Caetano José Homem de Góes – seu corpo foi sepultado em uma das sepulturas do Santíssimo Sacramento.

          Viúvo novamente, na Cotia aos 10-02-1820 Geraldo casou com Maria Paes Cardoso, natural da Cotia, filha de João Paes Gonçalves e Rita Maria Cardoso.

Cotia aos 10/02/1820 Geraldo José da Silva, viúvo de Cecília Soares de Moraes, e Maria Paes Cardoso, natural e freguesa desta Igreja, f. de João Paes Gonçalves e Rita Maria Cardoso, todos fregueses desta Igreja.

6-2-5 Joana Soares de Moraes, batizada em 11-10-1756 em Monserrate da Cotia. Em 1794, solteira, comparece nocenso da Cotia com várias irmãs:

Lista geral da ordenança da freguesia da Cotia, 1794: Joana Soares, de 37 anos; Ana Soares, de 33 anos; Gertrudes Soares, de 30 anos; Custódia Soares, de 28 anos / Escravos: Manoel, de 10 anos; Januário, de 47 anos; Inácio, de 24 anos; Luzia, de 30 anos; Efigênia, de 29 anos; Josefa, de 27 anos; Marcelina, de 5 anos; Floriano, de 9 anos; Jacinto, de 5 anos; Joana, de 21 anos; Esméria, de 4 anos / Agregados mulatos: Catarina, de 47 anos; Manoel, de 23 anos; Vicente, de 11 anos; Pedro, de 5 anos; Maria, de 9 anos.

 

          Em 10-12-1797 em Monserrate da Cotia, dispensados do impedimento de afinidade lícita em 1ºgrau, Joana casou com Raimundo da Costa Guimarães, viúvo de Margarida Soares 6-2-1 supra,.

ACMSP, Processo Matrimonial 6-53-2188 Raimundo da Costa Guimarães e Joana Soares de Moraes, 1797:

Dizem os humildes oradores Raimundo da Costa Guimarães e Joana Soares de Moraes, ambos moradores na freguesia da Cotia, que eles desejam casar-se, porém não podem conseguir sem primeiro serem dispensados do impedimento de 1º grau de afinidade por cópula lícita – o orador foi casado com Margarida Soares, inteira e legítima irmã da oradora – o orador, por fragilidade e miséria humana, teve tratos ilícitos e cópula carnal com a oradora, de onde resultou prole existente.

– Testemunhas, 16/10/1797 (aldeia de Nossa Senhora do Rosário de M-boy): 1ª o Alferes José Homem de Góes, natural da freguesia da Cotia, casado, que vive de suas lavouras, de 60 anos – 2ª Agostinho Coelho de Cerqueira, natural da freguesia de Santo Amaro e morador na da Cotia, viúvo, que vive de suas lavouras, de 64 anos – 3ª Caetano José Homem, natural e morador na freguesia da Cotia, solteiro, que vive de seus negócios – Autos de casamento a favor de Raimundo da Costa Guimarães e Joana Soares de Moraes – Diz Raimundo da Costa Guimarães que para se casar com Joana Soares de Moraes da freguesia da Cotia, se acham dispensados e em impedimento algum – Com o favor de Deus querem casar Raimundo da Costa Guimarães, viúvo de Margarida Soares, com Joana Soares de Moraes, batizada nesta freguesia da Cotia, f.l. de Miguel Soares de Borba e Mônica de Moraes, ambos fregueses desta freguesia, se acham dispensados do impedimento de 1º grau de afinidade.

11/10/1756 (Cotia): Joana, f. de Miguel Soares e Mônica de Moraes – pp. Inácio Dinis Caldeira, viúvo, e Inês de Souza, casada – 06/03/1789 (Cotia): no bairro de São João fal. Margarida Soares, casada com Raimundo da Costa, de 40 anos, foi seu corpo sepultado na cova da Irmandade do Santíssimo, que lhe deu seu marido.

 

Cotia 10/12/1797 – dispensa do 1º grau de afinidade por cópula lícita – tt. Luís Manoel da Costa Guimarães, f. de Raimundo da Costa e Margarida Soares de Moraes – Raimundo da Costa Guimarães e Joana Soares, ambos fregueses desta freguesia – o contraente natural da vila da Laguna, freguesia de Santo Antonio dos Anjos, e viúvo de Margarida Soares – a contraente natural desta mesma freguesia, f.l. de Miguel Soares de Borba e Mônica de Moraes, já defuntos – de avós não deram notícia.

          Joana faleceu sem testamento em 19-05-1799 na Cotia, e Raimundo em 07-02-1816.

Cotia 19/05/1799 – bairro de São João – fal. Joana Soares, casada com Raimundo da Costa Guimarães, natural e moradora desta freguesia, de 30 anos – era mulher branca – ignorasse a enfermidade de que faleceu – não fez testamento, e tendo de que – foi seu corpo sepultado nesta Matriz, ao pé da porta da Igreja.

 

Cotia aos 07/02/1816 no bairro de São João – fal. Raimundo da Costa Guimarães, de 80 anos, natural da vila da Laguna, distrito do continente de São Pedro do Sul, casado que foi com Joana Soares de Moraes – seu corpo foi sepultado dentro desta Matriz, acompanhado da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em uma sepultura de cuja irmandade, de que era irmão, foi sepultado seu cadáver).

6-2-6 Antonio José Soares, natural da Cotia, onde faleceu em 06-04-1780, solteiro com 22 anos declarados.

Cotia 06/04/1780 – fal. Antonio Soares, natural e freguês desta Igreja, f. de Miguel Soares e Mônica de Moraes, solteiro, de 22 anos – foi sepultado dentro desta Igreja Matriz.

6-2-7 Ana Soares de Moraes batizada em 14-01-1761 em Monserrate da Cotia. Comparece no censo da Cotia de 1794 morando com as irmãs Joana Soares 6-2-5, Gertrudes e Custodia abaixo citadas.

          Casou em 26-11-1795 em Monserrate da Cotia, com Simplício da Silva Pinto, batizado em Laguna-SC em 20-04-1767, filho do Ten. João da Silva Pinto, natural da freguesia de Santo Ildefonso, bispado do Porto e Clara da Costa natural da Laguna, neto paterno de Manoel da Silva e Mariana Angélica, naturais de Santo Ildefonso, neto materno de Luís da Costa Guimarães e Catarina Guterres, natural da Laguna.

ACMSP, Processo Matrimonial 6-42-2084 Simplício da Silva Pinto e Ana Soares de Moraes, 1795:

Diz Simplício da Silva Pinto, que para se casar com Ana Soares de Moraes se acha proclamado com os banhos correntes, e tem justificado seu estado livre.

– Quer casar Simplício da Silva Pinto com Ana Soares de Moraes, o contraente f.l. do Tenente João da Silva Pinto e Clara da Costa, batizado na freguesia de Santo Antonio dos Anjos da vila da Laguna do bispado do Rio de Janeiro, e a contraente f.l. de Miguel Soares Borba e Mônica de Moraes, batizada nesta freguesia da Cotia, onde ambos são moradores os contraentes.

– 14/01/1761 (Cotia): Ana, f.l. de Miguel Soares e Mônica de Moraes – pp. Ventura Rodrigues Velho e Cecília Mendes de Almeida, casados.

– Quer se mostrar livre e desimpedido para qualquer estado que se lhe oferecer Simplício da Silva Pinto, f.l. do Tenente João da Silva Pinto e Clara da Costa, batizado nesta Matriz de Santo Antonio dos Anjos da Laguna, bispado do Rio de Janeiro.

– Autos de justificação de estado livre a favor de Simplício da Silva Pinto – Diz Simplício da Silva Pinto, f.l. do Tenente João da Silva Pinto e Clara da Costa, natural e batizado nesta Matriz de Santo Antonio dos Anjos da Laguna, bispado do Rio de Janeiro, que ele necessita por certidão o teor do assento do seu batismo.

– 20/04/1767 (Laguna): Simplício, f.l. de João da Silva Pinto, natural da freguesia de Santo Ildefonso, bispado do Porto, e Clara da Costa, natural desta vila, n.p. de Manoel da Silva e Mariana Angélica, naturais de Santo Ildefonso, n.m. de Luís da Costa Guimarães e Catarina Guterres, natural desta vila – pp. Custódio Martins Braga e Nossa Senhora do Rosário.

– Testemunhas, 23/11/1795 (cidade de São Paulo): 1ª Francisco Quaresma Ribeiro, solteiro, natural da vila da Laguna, morador nesta cidade, onde vive de seu ofício de ourives, de 33 anos – 2ª Raimundo da Costa Guimarães, viúvo, natural da vila da Laguna e morador na freguesia da Cotia, onde vive de suas lavouras, de 49 anos, tio do justificante.

 

Cotia 26/11/1795 – Simplício da Silva Pinto com Ana Soares de Moraes – o contraente batizado na freguesia de Santo Antonio dos Anjos da vila da Laguna, bispado do Rio de Janeiro, f.l. do Tenente João da Silva Pinto e Clara da Costa, n.p. de Manoel da Silva Pinto e Mariana, cujo sobrenome me não souberam dizer, n.m. de Luís da Costa Guimarães e Catarina Guterres Guimarães – e a contraente batizada nesta freguesia e Matriz de Nossa Senhora do Monserrate e nela freguesa, onde também é freguês o contraente no presente ano, f.l. de Miguel Soares Borba e Mônica de Moraes, n.p. de Felix Soares e Ana de Borba, n.m. de João da Silva Figueiró e Mécia de Moraes.

          Ana faleceu em 23-11-1840 e Simplicio em 23-11-1845.

Aos 23/11/1840 na Cotia no bairro de São João – Ana Soares de Moraes, de 67 anos, natural desta, casada com Simplício da Silva Pinto, deixou filhos – seu corpo foi sepultado em uma das sepulturas da Irmandade do Santíssimo, de que era irmã.

 

Aos 23/11/1845 na Cotia no bairro de São João – fal. Simplício da Silva Pinto, de 90 anos, viúvo de Ana Soares de Moraes, era natural da Laguna, deixou filhos – foi sepultado dentro desta Igreja.

6-2-8 Gertrudes Soares de Moraes, em 1794, com 30 anos, morava com a irmã Joana em companhia das irmãs Ana e Custodia. Em 1802 a irmã Custodia morava em sua companhia. Faleceu em 25-04-1851, maior de oitenta anos.

-Lista geral da ordenança da freguesia da Cotia, 1794: Joana Soares, de 37 anos; Ana Soares, de 33 anos; Gertrudes Soares, de 30 anos; Custódia Soares, de 28 anos / Escravos: Manoel, de 10 anos; Januário, de 47 anos; Inácio, de 24 anos; Luzia, de 30 anos; Efigênia, de 29 anos; Josefa, de 27 anos; Marcelina, de 5 anos; Floriano, de 9 anos; Jacinto, de 5 anos; Joana, de 21 anos; Esméria, de 4 anos / Agregados mulatos: Catarina, de 47 anos; Manoel, de 23 anos; Vicente, de 11 anos; Pedro, de 5 anos; Maria, de 9 anos.

-Mapa geral dos habitantes existentes no bairro de São João, pertencentes à freguesia da Cotia, 1802: Gertrudes Soares, natural da Cotia, de 54 anos, solteira / Agregada: Custódia, irmã, de 44 anos, solteira /  Escravos: Inácio, de 56 anos; Januário, de 60 anos; Floriano, de 16 anos; Jacinto, de 12 anos; Mariana, de 26 anos; Rosa, de 6 anos; Bernarda, de 3 anos / Agregadas: Bernarda, de 22 anos; Maria, de 17 anos / Colheu 50 alqueires de milho, 5 de feijão, 7 arrobas de algodão, e vendeu 12 alqueires de milho, e 2 arrobas e meia de algodão por 6$400, e tudo gastou em sua casa / Nesta lista faltam os agregados Catarina, Manoel, Vicente e Pedro, que passaram para o distrito de outro capitão da mesma freguesia.

 

Aos 25/04/1851 na Cotia no bairro de São João – fal. Gertrudes Soares de Moraes, solteira, de mais de 80 anos, f. do falecido Miguel Soares – fez dois testamentos, não sei qual deles servirá – foi sepultada nas sepulturas do Santíssimo, por ser irmã.

6-2-9 Custódia Soares, em 1794 com 28 anos, solteira. Continuava solteira em 1802.

-Lista geral da ordenança da freguesia da Cotia, 1794: Joana Soares, de 37 anos; Ana Soares, de 33 anos; Gertrudes Soares, de 30 anos; Custódia Soares, de 28 anos / Escravos: Manoel, de 10 anos; Januário, de 47 anos; Inácio, de 24 anos; Luzia, de 30 anos; Efigênia, de 29 anos; Josefa, de 27 anos; Marcelina, de 5 anos; Floriano, de 9 anos; Jacinto, de 5 anos; Joana, de 21 anos; Esméria, de 4 anos / Agregados mulatos: Catarina, de 47 anos; Manoel, de 23 anos; Vicente, de 11 anos; Pedro, de 5 anos; Maria, de 9 anos.

-Mapa geral dos habitantes existentes no bairro de São João, pertencentes à freguesia da Cotia, 1802: Gertrudes Soares, natural da Cotia, de 54 anos, solteira / Agregada: Custódia, irmã, de 44 anos, solteira /  Escravos: Inácio, de 56 anos; Januário, de 60 anos; Floriano, de 16 anos; Jacinto, de 12 anos; Mariana, de 26 anos; Rosa, de 6 anos; Bernarda, de 3 anos / Agregadas: Bernarda, de 22 anos; Maria, de 17 anos / Colheu 50 alqueires de milho, 5 de feijão, 7 arrobas de algodão, e vendeu 12 alqueires de milho, e 2 arrobas e meia de algodão por 6$400, e tudo gastou em sua casa / Nesta lista faltam os agregados Catarina, Manoel, Vicente e Pedro, que passaram para o distrito de outro capitão da mesma freguesia.