PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 2ª § 3º

JOSÉ PINTO GUEDES ALCOFORADO, capitão

(atualizado em 02-agosto-2015)

 

 

Fabricio Gerin

 

 

3- Capitão José Pinto Guedes Alcoforado com 26 anos em 1702 e 33 anos em 1709, Inventariante materno. Em 05-07-1703 foi feito almotacel: “p.a os dous mezes de Julho e Agosto a Joseph pinto guedes e Salvador Rois da Gama ... foi som.e chamado Jozeph Pinto guedes a quem foi dado o juram.to dos sanctos evangelhos que aseitou ... Jozeph Pinto Guedes”.

Casou com Timótea de Oliveira, filha do Coronel Antonio de Oliveira Leitão e Branca da Silva(SL. 8, 522, 2-1).

Em 10-01-1722: “pasou-se mais outro mandado para Joseph Pinto Guedes como cabo junto com todos os moradores de Piratininga venhão fazer a ponte de Inhiguibahú e o barranco por estar mui a ruinado” (Actas, IX, 132). Em 17-12-1729 rubrica o livro do donativo real, como juiz ordinário (Donativo Real, 1720, A-5-10ª, Arquivo Washington Luís – Nuto Sant’Anna, in revista Metrópole, vol. 3, 1953, fls. 117-200): “10 Joseph Pinto Guedes e Sua mulher e 4 fos. e 4 Servos”. Em 1730 assinou a rogo da irmã Mariana de Camargo no inventário de seu marido Mateus de Figueiró.

Timótea de Oliveira faleceu em 13-07-1734 e foi sepultada na capela de Nossa Senhora da Luz.

São Paulo, SP em 13-07-1734 faleceu Timótea de Oliveira, mulher de José Pinto Guedes, natural e moradora desta cidade – abintestada – sepultada na capela de Nossa Senhora da Luz.

É provável que José Pinto Guedes tenha passado a segundas núpcias, pois José Pacheco, morador em Sorocamerim (na Cotia), declara viver em casa de seu padrasto José Pinto Guedes – mas ainda não foi descoberto o nome da segunda mulher.

Em 1736 foi testemunha no Processo Matrimonial do sobrinho Fernando de Figueiró de Camargo, filho de Mecia de Moraes de Camargo, onde se diz: José Pinto Guedes, natural e morador nesta cidade de São Paulo, de 55/56 anos, que vive de suas lavouras. Em 1741 foi testemunha no Processo Matrimonial da sobrinha Isabel Cubas Bueno, filha de João Pinto Guedes, e se diz homem casado (?), que vive de suas lavouras, com 61 anos, e tio da justificante.

Documentos interessantes para a historia e costumes de São Paulo, vol. 85 ou 86, fls. 71: (...) A mesma diligência mandará V.M. fazer pelos soldados do sobredito regimento José Pacheco, que está assistindo em Sorocamerim, em casa de seu padrasto José Pinto Guedes, e Francisco Álvares da Rocha, que está em casa de Bento Alberto de Siqueira, seu pai (...) – bens do convento do Carmo de São Paulo no séc. XVIII: "uma fazenda denominada Caguaçu, situada na freguesia da Penha; uma dita no distrito da freguesia de Itaquaquecetuba, no lugar denominado Itaim; uma dita no distrito da vila de Santa Isabel, no lugar denominado Pontes; uma dita no distrito da cidade de São Roque, no lugar denominado Sorocamirim; uma dita no distrito da cidade de Curitiba; uma quinta na freguesia de Santa Efigênia; uma capela em Tamanduá, com terreno anexo; um terreno que cerca o convento; 32 prédios térreos e 3 ditos de sobrado e um andar na capital, e 435 escravos".

 

José Pinto Guedes já era falecido em 30-05-1750, pois nesta data sua filha Mariana Rosa de Oliveira foi madrinha de batismo na Sé de São Paulo, e diz o termo:”Mariana Rosa de Oliveira, solteira, filha de José Pinto Guedes, já defunto”.

 

Capitão José Pinto Guedes Alcoforado e Timótea de Oliveira tiveram as filhas:

3-1 Josefa de Oliveira Guedes

3-2 Escolástica de Oliveira

3-3 Úrsula Maria de Oliveira solteira

3-6 Mariana Rosa de Oliveira

3-7 Branca de Oliveira Guedes

3-4 Bernarda Rosa da Silva, solteira. Faleceu com testamento existente no Arquivo da Ordem Terceira da Penitência de São Francisco em São Paulo.

3-5 Rosa Maria José, solteira. Idem.

História da antiga capela da Ordem Terceira da Penitência de São Francisco em São Paulo, de Frei Adalberto Ortmann, O.F.M, fls. 267 (nota a fls. 201):

E não deixemos de mencionar mais outra respeitosa senhora, contribuinte de anuais de 1692, Margarida de Oliveira, que professara aos dezoito anos de idade, no começo do século, a 19 de abril de 1707, e faleceu com 93 anos em 1782): A irmã de Margarida de Oliveira, Timótea de Oliveira, era a mulher de José Pinto Guedes e estes tinham três filhas, que, com os pais, pertenciam à família franciscana, Úrsula Maria de Oliveira, Bernarda Rosa da Silva e Rosa Maria José, as duas últimas solteiras e não mencionadas por SL, VII, 63, 5-4, 5-5; tão pouco como uma outra irmã, Mariana Rosa de Oliveira, 5-6. Informações tiradas dos testamentos de Rosa Maria José e de Bernarda Rosa da Silva, existentes no arquivo da Ordem Terceira. José Pinto Guedes era filho do terciário franciscano e eminente homem público no século seiscentista Francisco Pinto Guedes Alcoforado, que fez sua profissão de franciscano em 1674, antes da construção da capela.

 

 

3-1 Josefa de Oliveira Guedes casada em 07-01-1732 em São Paulo com Francisco Xavier Gonçalves, viúvo de Maria de Mendonça de Figueiró, filho de Luís Gonçalves Palmela e Águeda Vieira - família “Francisco Vieira Antunes”, neste site.

Sé de São Paulo, 07/01/1732: Francisco Xavier Gonçalves, f.l. de Luís Gonçalves, já defunto, e Águeda Vieira, e Josefa de Oliveira Guedes, f.l. de José Pinto Guedes e Timótea de Oliveira – foram recebidos em sua casa.

          Josefa e Francisco, moradores no bairro de Pirayiossara. Comparecem no censo de 1765, ele com 67 anos, Josefa com 55 e quatro filhos. Os mesmos comparecem em 1767.

Lista da freguesia da cidade de São Paulo, 1765, bairro de Pirayossara: Francisco Xavier Gonçalves, de 67 anos, Josefa Guedes, sua mulher, de 55 anos / Filhos: Vicente, de 15 anos; João, de 13 anos; Escolástica, de 22 anos; Maria, de 17 anos / 80$000.

 

Lista de todos os povos, homens e mulheres, do distrito desta cidade de São Paulo, 1767, bairro de Pirajusara: Francisco Xavier Gonçalves, lavrador, de 69 anos, Josefa de Oliveira, mulher do dito, de 56 anos / Filhos: Vicente, de 16 anos; João, de 14 anos; Escolástica, de 23 anos; Maria, de 18 anos.

          Francisco faleceu em 02-03-1778, sem testamento. Foi inventariado em 03-03-1779 por Josefa. Compareceram os filhos do primeiro e segundo matrimônio.

Com Maria de Mendonça teve os filhos:

I- Águeda Vieira, viúva de Inácio Domingues.

II- Francisca Vieira, viúva de Pedro Antunes.

III- Inácio Vieira, já falecido, foi representado por seus filhos:

          Vicente Vieira Gonçalves, casado.

          Teresa Vieira Gonçalves, casada.

          João Vieira Gonçalves, maior de 25 anos.

          Ana Maria Vieira, maior de 25 anos.

          Inácia Vieira Gonçalves, casada.

          Maria Vieira Gonçalves, casada.

          Jerônimo Vieira Gonçalves, casado.

          Máximo Vieira Gonçalves, de 16 anos.

          José Vieira Gonçalves, de 14 anos;

IV- Antonio Vieira Antunes;

V- Escolástica Vieira, viúva de Francisco Domingues de Oliveira;

VI- Bento Vieira;

VII- Maria Vieira casada com José Lopes.

VIII- Isidoro Vieira Gonçalves.

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin

Francisco Xavier Gonçalves, 1779

Diz Josefa de Oliveira Guedes, dona viúva de Francisco Xavier Gonçalves, por seu procurador Vicente Ferreira Vieira, filho da suplicante.

Diz João Vieira Gonçalves, por si e como tutor dos órfãos seus irmãos, netos do defunto Francisco Xavier Gonçalves.

Diz Josefa de Oliveira Guedes, dona viúva do defunto Francisco Xavier Gonçalves, moradora no bairro dos Pinheiros, notificada a requerimento dos herdeiros, filhos do dito seu marido, do 1º matrimônio.

Autos: 03/03/1779, no bairro de Pirajussara, termo desta cidade, e sítio do defunto Francisco Xavier Gonçalves – declarante: a viúva Josefa de Oliveira Guedes – declarou que o inventariado falecera ao 02/03/1778, abinstestado – assino a rogo da inventariaente minha mãe Josefa de Oliveira Guedes, Vicente Ferreira Vieira.

Título dos herdeiros:

Do 1º matrimônio, com Maria de Mendonça:

1 Águeda Vieira, viúva de Inácio Domingues;

2 Francisca Vieira, viúva de Pedro Antunes;

3 os filhos do defunto Inácio Vieira, netos do defunto inventariado, que são: Vicente Vieira Gonçalves, casado; Teresa Vieira Gonçalves, casada; João Vieira Gonçalves, maior de 25 anos; Ana Maria Vieira, maior de 25 anos; Inácia Vieira Gonçalves, casada; Maria Vieira Gonçalves, casada; Jerônimo Vieira Gonçalves, casado; Máximo Vieira Gonçalves, de 16 anos; José Vieira Gonçalves, de 14 anos;

4 Antonio Vieira Antunes;

5 Escolástica Vieira, viúva de Francisco Domingues de Oliveira;

6 Bento Vieira;

7 José Lopes, por cabeça de Maria Vieira;

8 Isidoro Vieira Gonçalves.

 

Do 2º matrimônio, com Josefa de Oliveira Guedes:

9 Vicente de Moraes, por cabeça de Timótea de Oliveira Guedes;

10 Ana Vieira de Oliveira, casada com Inácio do Rego;

11 Jorge Moreira, por cabeça de Margarida Vieira de Oliveira;

12 Antonio Francisco, por cabeça de Teresa Vieira de Oliveira;

13 Pedro de Moraes, por cabeça de Escolástica Vieira de Oliveira;

14 Joaquim de Miranda, por cabeça de Maria Vieira de Oliveira;

15 Vicente Ferreira Vieira, de 29 anos;

16 João Vieira de Oliveira, de 27 anos.

Bens de raiz: um sítio na paragem Pirayossara.

 

Foram filhos de Josefa e Francisco:

3-1-1 Timótea de Oliveira Vieira, batizada em abril de 1734. Habilitou-se em 1752 para casar com Vicente de Moraes Paes, batizado em 1732, filho dos falecidos José de Moraes Pires e Isabel Gonçalves Paes, família Bento de Oliveira Pires, neste site.

ACMSP, Processo Matrimonial 4-55-347 Vicente de Moraes Paes e Timótea de Oliveira Vieira, 1752:

Diz Vicente de Moraes Paes, da freguesia da Cotia, que ele se acha denunciado para casar com Timótea de Oliveira Vieira, desta freguesia, e lhe não saiu impedimento.

– Com o favor de Deus quer casar Vicente de Moraes Paes, f.l. de José de Moraes Pires e Isabel Gonçalves Paes, já defuntos, freguês de Nossa Senhora do Monserrate da Cotia, com Timótea de Oliveira, f.l. de Francisco Xavier Paes e Josefa de Oliveira Guedes, freguês desta Sé.

– abril de 1734 (Sé de São Paulo): Timótea, f. de Francisco Xavier Gonçalves e ... de Oliveira Guedes – pp. Francisco Leite Ribeiro, solteiro, e Branca de Oliveira Guedes, solteira.

– Com o favor de Deus quer casar Vicente de Moraes Paes, f.l. de José de Moraes Pires e Isabel Gonçalves Paes, já defuntos, com Timótea de Oliveira Vieira, f.l. de Francisco Xavier Paes e Josefa de Oliveira Guedes, o contraente freguês e batizado nesta ... de Nossa Senhora do Monserrate da Cotia, e a contraente freguês e batizada na cidade de São Paulo.

– 24/.../1732 (Cotia): aos 14/.../1732 nasceu Vicente, f.l. de José de Moraes e Isabel Gonçalves, bat. aos 24 – pp. Francisco Xavier Paes e Paula da Costa, casados.

          Timótea faleceu aos 22-03-1794, sem testamento, e foi inventariada por Vicente em 06-05-1794. Compareceram onze filhos:

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesquisa: Fabricio Gerin

Timótea de Oliveira Vieira 1794

Autos: 06/05/1794, nesta cidade de São Paulo

Inventariante: Vicente de Moraes Pires, viúvo – sua mulher havia falecido aos 22/03/1794, abinstestada

Título dos herdeiros:

- Francisco de Moraes, casado;

- José de Moraes, casado;

- Luís de Moraes, casado;

- Ana Maria, casada com José Mariano de Oliveira;

- Escolástica, casada com José Pinto;

- João, solteiro, de 23 anos;

- Custódio de Moraes, de 21 anos;

- Joaquim de Moraes, de 19 anos;

- Úrsula, de 15 anos;

- Inácio de Moraes, ausente;

- Antonio, soldado da cavalaria, ausente

Tutor (08/05/1794): o Capitão Anastácio de Moraes e Camargo

Juramentos (08/05/1794):

- Francisco de Moraes, filho da inventariada, para declarar o que recebeu de dote quando se casou;

- José de Moraes, para declarar o que recebeu de dote quando se casou;

- Luís de Moraes, herdeiro, para declarar o que recebeu quando se casou;

- José Mariano de Oliveira, casado com a herdeira Ana Maria;

- José Pinto, casado com a herdeira Escolástica, para declarar o que recebeu quando se casou (à margem: este termo é falho, porque nesta época achava-se o co-herdeiro José Pinto de Queiroz na capitania de São Pedro do Sul, do que há prova plena)

3-1-1-1 Francisco de Moraes batizado em 27-11-1752. Estava casado em 1794.

27/11/1752 (Santo Amaro): Francisco, f.l. de Vicente de Moraes Paes e Timótea de Oliveira – pp. o Capitão Inácio Vieira Antunes, casado, e Josefa de Oliveira Guedes, mulher de Francisco Xavier Gonçalves, esta moradora da freguesia da cidade de São Paulo

3-1-1-2 José Custódio Vieira (ou José de Moraes) batizado em 28-04-1755. Em Santo Amaro aos 11-08-1787 casou com Maria Francisca Blanca, filha de Manoel Diniz Caldeira, da Cotia e Escolástica Maria Blanca, neta paterna de Inácio Diniz Caldeira e Escolástica Cordeira, neta materna de José Blanco Raposo e Maria Pinta (nesta família Cap. 3º § 2º).

28/04/1755 (Santo Amaro): José, f. de Vicente de Moraes Paes e Timótea de Oliveira Vieira – pp. Isidoro Vieira Gonçalves e Ana Vieira, solteiros, filhos de Francisco Xavier Gonçalves, da freguesia da cidade.

 

Matriz de Santo Amaro - Casamentos- Aos 11-08-1787 - Jose Custodio Vieira e Maria Francisca Blanca - Ele filho de Vicente de Moraes Pires e Timotea de Oliveira Vieira, Np de Jose de Moraes Pires e Izabel Gonçalves Pais, nm de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes. Ela fa de Manoel Diniz Caldeira da Cotia e Escolástica Maria Blanca , Np de Inácio Diniz Caldeira e Escolástica Cordeira, nm de Jose Blanco Raposo e Maria Pinta, estes naturais da Cutia. T: Manoel Jose Machado e Joaquim Jose Machado.

3-1-1-3 Luís Manoel de Moraes batizado em 29-06-1760. Aos 22-11-1785 casou com Inácia Maria Blanca, irmã inteira de Maria Francisca Blanca supra citada, filhas de Manoel Diniz Caldeira, da Cotia e Escolástica Maria Blanca.

29/06/1760 (Santo Amaro): Luís, f.l. de Vicente de Moraes e Timótea de Oliveira – pp. Francisco Xavier Gonçalves, casado, e Teresa Vieira, solteira, filha do mesmo.

 

Matriz de Santo Amaro - Casamentos- Aos 22-11-1785- Luiz Manoel de Moraes e Inácia Maria Blanca. Ele natural desta, filho de Vicente de Moraes Pires e Timotea de Oliveira, Np de Jose de Moraes Pires e Izabel Gonçalves Pais, nm de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes. Ela natural desta f de Manoel Diniz Caldeira da Cotia e Escolástica Maria Blanca , Np de Inácio Diniz Caldeira e Escolástica Cordeira (Não dão os avós maternos).

3-1-1-4 Inácio de Moraes batizado em 14-08-1762. Estava ausente em 1794.

14/08/1762 (Santo Amaro): Inácio, f.l. de Vicente de Moraes e Timótea de Oliveira – pp. Inácio Dinis Caldeira e Ana Vieira de Oliveira, sua mulher, moradores na Cotia.

3-1-1-5 Ana Maria batizada em 25-11-1764. Em 1794 estava casada com José Mariano de Oliveira.

[25/11/1764 (Santo Amaro): Ana Maria, f. de Vicente de Moraes Paes e Timótea de Oliveira Vieira – pp. José Lopes de Oliveira, casado, e Maria Vieira, solteira, filha de Francisco Xavier Gonçalves, fregueses dos padrinhos da Sé de São Paulo]

3-1-1-6 Escolástica Maria de Moraes batizada em 15-02-1767. Aos 30-08-1791 casou com José da Cruz Pinto, natural da Cidade de S Paulo, filho de Manoel Pinto de Queiroz e Ana Maria de Camargo

[15/02/1767 (Santo Amaro): Escolástica, f. de Vicente de Moraes Paes e Timótea de Oliveira – pp. o Capitão Baltazar Rodrigues, casado, e Maria Vieira Gonçalves, casada, fregueses da cidade]

 

Igreja Matriz de Monte Serrate da Cotia - Casamentos - Aos 30-08-1791 - na presença do Tenente Coronel Modesto Antonio ,de S Paulo, e do Tenente Manoel José (Machado) de Santo Amaro se casarão Jose da Cruz Pinto natural da Cidade de S Paulo e freguês desta, filho de Manoel Pinto de Queiroz e Anna Maria de Camargo e Escolastica Maria de Moraes natural de Santo Amaro filha de Vicente de Moraes Pires e de Thimotea de Oliveira Vieira.

3-1-1-7 João Batista de Moraes batizado em 16-05-1769. Solteiro com 23 an os em 1794.

         Em 13-02-1804, dispensados no 4º grau de consanguinidade, casou com Gertrudes Paes da Silva, filha de Alexandre de Siqueira Paes e Angela Maria

[16/05/1769 (Santo Amaro): João, f.l. de Vicente de Moraes e Timótea de Oliveira – pp. Carlos de Figueiró de Camargo, casado, freguês da Cotia, e Escolástica Vieira, solteira, filha de Francisco Xavier Gonçalves, freguesa da cidade de São Paulo]

 

13/02/1804 (Santo Amaro) – dispensados no 4º grau de consanguinidade – João Batista de Moraes, f.l. de Vicente de Moraes Pires e Timótea de Oliveira, ele da Cotia, e ela da cidade de São Paulo, n.p. não souberam dizer, n.m. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa Vieira, naturais da mesma cidade, com Gertrudes Paes da Silva, f.l. de Alexandre de Siqueira Paes e Angela Maria, naturais da Cotia, e dos avós não souberam dizer.

3-1-1-8 Antonio Vitorino de Moraes, batizado em 12-09-1771. Soldado da Legião de Voluntarios, estava ausente em 1794.

         Em 1799, requereu dispensa para se casar, como casou aos 20-08-1779, com Ana Maria Branca, batizada em 21-07-1768, filha de Manoel Diniz Caldeira e Escolastica Maria Branca, já citados.

Dispensas Matriminiais ano 1799 ACMSP 6-65-2310

Antonio Vitorino de Moraes Anna Maria Branca

Ele apresentou licença do Sr General para casar. É soldado da Legião de Voluntarios. Filho de Vicente de Moraes Pires e Thimotea Vieira de Oliveira

Batismo f 31 - 12-09-1771 - Antonio - filho de Vicente de Moraes e Thimotea de Oliveira. Padrinhos: Alferes Martinho Alvares. SP

Aparece um certificado de Autos de Quitação a favor de Antonio Vitorino de Moraes e Joana de Oliveira. Ela filha de Desiderio Cardoso e Arcangela Paes de Oliveira.

Anna Maria Branca é filha de Manoel Diniz Caldeira e Escolastica Maria Branca, natural e batizada em Santo Amaro aos 21-07-1768 Padrinhos: Jose Branco Raposo e Ana Maria solteira filha de Manoel Pedroso de Oliveira freguês da Cotia.

 

Sé de São Paulo, 20/08/1799 – Soldado Antonio Vitorino de Moraes, f.l. de Vicente de Moraes Pires e Timótea Vieira de Oliveira, com Ana Maria Blanca, natural de Santo Amaro, f.l. de Manoel Dinis Caldeira e Escolástica Maria Blanca

3-1-1-9 Custódio de Moraes, com 21 anos em 1794.

3-1-1-10 Joaquim Vieira de Moraes, com 19 anos em 1794. Em Santo Amaro em 09-01-1798 casou com Gertrudes Maria da Conceição, filha de Bento Maciel Domingues e Ana Pinheiro da Guerra, neta paterna de Francisco Xavier da Cunha e Maria Dias Domingues, e neta materna de Anastácio Leme a Guerra e Antonia Pires de Souza, naturais todos de Santo Amaro.

09/01/1798 (Santo Amaro) – Joaquim Vieira de Moraes, natural e freguês da Sé de São Paulo, f.l. de Vicente de Moraes Pires e Timótea Vieira de Oliveira, n.p. de José de Moraes Pires e Isabel Gonçalves Paes, naturais de São Paulo, n.m. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes, naturais da mesma cidade, com Gertrudes Maria da Conceição, f.l. de Bento Maciel Domingues e Ana Pinheiro da Guerra, n.p. de Francisco Xavier da Cunha e Maria Dias Domingues, e n.m. de Anastácio Leme a Guerra e Antonia Pires de Souza, naturais todos desta freguesia.

3-1-1-11 Ursula Maria de Moraes, batizada na Sé de S. Paulo em 12-12-1780. Com 15 anos em 1794.

         Em 1806 requereu dispensa, do impedimento de 3º grau de consanguinidade, para se casar com Cap. Joaquim Pedroso de Oliveira, batizado na Cotia em 09-01-1778, filho de Manoel Pedroso de Oliveira e Maria Branca. Geração na família “Nunes de Pontes” Cap 1º, § 1º.

3-1-2 Ana Vieira de Oliveira, batizada aos 01-07-1736 na Igreja dos Pinheiros, filial da Sé de São Paulo.

          Em 1758, Ana habilitou-se para casar com o víuvo Inácio Dinis Caldeira, filho dos falecidos Cristovão Dinis Caldeira e Úrsula da Trindade. Inácio foi casado primeira vez com Escolástica Cordeiro (Borba), falecida na Cotia em 14-12-1750 com geração na família “Borba Gato” § 5º, neste site.

ACMSP, Processo Matrimonial 4-67-455 Inácio Dinis Caldeira e Ana Vieira de Oliveira, 1758:

Dizem Inácio Dinis Caldeira e Ana Vieira de Oliveira, que eles suplicantes estão justos e contratados para celebrarem o sacramento do matrimônio, e lhes não saiu impedimento.

– Quer casar Inácio Dinis Caldeira, f.l. de Manoel Dinis Caldeira e Úrsula da Trindade, já defuntos, viúvo que ficou de Escolástica Cordeiro Borba, da freguesia da Cotia, com Ana Vieira de Oliveira, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes, da freguesia desta Sé.

01/07/1736 (Igreja dos Pinheiros, filial da Sé de São Paulo): Ana, f. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa Guedes de Oliveira – pp. Inácio de Barros, solteiro, e Joana Maria do Espírito Santo, solteira.

– Com o favor de Deus quer casar Inácio Dinis Caldeira, f.l. de Manoel Dinis Caldeira e Úrsula da Trindade, já defuntos, viúvo que ficou de Escolástica Cordeiro Borba, com Ana Vieira de Oliveira, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes, fregueses na cidade de São Paulo, e o contraente nesta freguesia de Nossa Senhor do Monserrate da Cotia – 14/12/1750 (Cotia): fal. Escolástica Cordeiro, casada com Inácio Dinis Caldeira, de 44 anos.

 

          O casal comparece no censo de Cotia de 1765, Inácio com 54 anos, Ana com 36 e vários filhos, do primeiro e segundo casamento.

Mapa de População da freguesia da Cotia, 1765: Inácio Dinis Caldeira, de 54 anos, casado com Ana Vieira, de 36 anos, possui 50$000 / Filhos: Inácio, de 22 anos; Francisco, de 18 anos; Cristovão, de 16 anos; Vicente, de 13 anos; Ana, de 15 anos; Vitória, de 14 anos; Rosa, de 6 anos; Josefa, de 2 anos.

          Inácio Diniz faleceu aos 24-03-1767 na Cotia.

Cotia aos 24/03/1767 fal. Inácio Dinis Caldeira, casado com Ana Vieira Gonçalves, freguês desta freguesia, de sessenta e tantos anos – foi sepultado dentro desta Igreja – não fez testamento.

Entre os filhos de Inacio Diniz Caldeira e Ana Vieira de Oliveira:

3-1-2-1 Vicente Diniz Caldeira aos 04-02-1788, dispensados do impedimento de consanguinidde no 4º grau misto ao 3º, casou com Luíza Bueno da Costa, Francisco de Figueiró de Camargo e Ana Lopes da Costa neste Capítulo § 5º.

3-1-3 Margarida Vieira de Oliveira batizada aos 07-02-1739 na Igreja dos Pinheiros, filial da Sé de São Paulo. Em 1759 habilitou-se para casar com Jorge Moreira César, batizado aos 24-07-1729 na Sé de S. Paulo, filho de Francisco César Moreira e Isabel João Maciel.

ACMSP, Processo Matrimonial 4-69-476 Jorge Moreira César e Margarida Vieira de Oliveira, 1759:

Diz Jorge Moreira César, natural e batizado nesta cidade, f.l. de Francisco César Moreira, que ele se ... com os banhos corridos para se casar com Margarida Vieira de Oliveira, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves.

– Com o favor de Deus quer casar Jorge Moreira César, f.l. de Francisco César Moreira e Isabel João Maciel, com Margarida Vieira de Oliveira, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes, todos moradores e fregueses desta cidade – 07/02/1739 (Igreja dos Pinheiros, filial da Sé de São Paulo): Margarida, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira – pp. Manoel de Gusmão e Margarida de Oliveira, ambos casados e moradores nesta cidade – 24/07/1729 (Sé de São Paulo): Jorge, f. de Francisco César Moreira e Isabel João – pp. José Álvares Torres e Escolástica da Silva.

          Jorge faleceu em Atibaia aos 24-07-1782.

Aos 24/07/1782 em Atibaia fal. Jorge Moreira César, casado com Margarida Vieira, de 60 anos – sepultado dentro desta Matriz – não fez testamento).

          Em 1787 Margarida habilitou-se para casar, como casou em 13-02-1787 em Atibaia com João Simões Salgado, batizado aos 15-05-1762 em Atibaia, filho de Boaventura Simões Salgado, natural da freguesia de São Salvador, bispado de Coimbra, e Rosa Maria de Jesus, natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Carijós, nas Minas Gerais, neto paterno de André Simões Salgado e Isabel Manoela, naturais da mesma freguesia de São Salvador, neto materno de Bento Leme do Prado, natural de Itu, e Leonor Dias de Siqueira, natural da Penha

ACMSP, Processo Matrimonial 6-9-1737 João Simões Salgado e Margarida Vieira de Oliveira, 1787:

Diz João Simões Salgado, morador na vila de São João de Atibaia, que ele suplicante se acha justo e contratado para casar com Margarida Vieira de Jesus, viúva de Jorge Moreira César, e consta não haver impedimento.

– Com o favor de Deus quer casar João Simões Salgado, f.l. de Ventura Simões Salgado e Rosa Maria de Jesus, natural desta freguesia, com Margarida Vieira de Oliveira, viúva de Jorge Moreira César, ambos moradores e fregueses desta vila.

– 24/07/1782 (Atibaia): fal. Jorge Moreira César, casado com Margarida Vieira, de 60 anos – sepultado dentro desta Matriz – não fez testamento.

 

Atibaia aos 13/02/1787 João Simões Salgado, natural e freguês desta vila, f.l. de Ventura Simões Salgado, natural da freguesia de São Salvador, bispado de Coimbra, e Rosa Maria de Jesus, natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Carijós, nas Minas Gerais, n.p. de André Simões Salgado e Isabel Manoela, naturais da mesma freguesia de São Salvador, n.m. de Bento Leme do Prado, natural de Itu, e Leonor Dias de Siqueira, natural da Penha, com Margarida Vieira de Oliveira, freguês desta vila, viúva de Jorge Moreira César, moradores da Boa Vista..

 

– 15/05/1762 (Atibaia): João, f. de Boaventura Simões Salgado, natural de Aveiro na Europa, em Portugal, e Rosa de Jesus, natural da vila de São João – pp. Manoel e sua irmã Josefa, ambos solteiros, filhos do mesmo Boaventura Simões Salgado.

Entre os filhos de Margarida e Jorge Moreira:

3-1-3-1 Vicente Vieira de Oliveira, natural da cidade de S. Paulo. Aos 26-09-1775 em Atibaia, casou com Maria Domingues de Siqueira, filha de Caetano Domingues Paes e Joana de Lima de Camargo, neta paterna de Pedro Domingues Paes e Maria Ribeiro, neta materna de Marcelino de Almeida de Camargo e Ana de Lima.

26/09/1775 (Atibaia): Vicente Vieira de Oliveira, f.l. de Jorge Moreira César e Margarida Vieira de Oliveira, todos naturais da cidade de São Paulo, n.p. de Francisco César Moreira, natural da dita cidade, e Isabel Garcia Maciel, natural da freguesia de Santo Amaro, n.m. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes, naturais da dita cidade de São Paulo, com Maria Domingues de Siqueira, f.l. de Caetano Domingues Paes e Joana de Lima de Camargo, n.p. de Pedro Domingues Paes, naturais desta vila de São João de Atibaia, e Maria Ribeiro, natural da vila de São Vicente, n.m. de Marcelino de Almeida de Camargo, natural da cidade de São Paulo, e Ana de Lima, natural desta dita vila.

         Alferes Vicente faleceu aos 11-07-1807 com 55 anos declarados.

11/07/1807 (Atibaia): fal. o Alferes Vicente Vieira de Oliveira, natural da cidade de São Paulo, do bairro Boa Vista, de 55 anos, casado com Maria Domingues – jaz dentro desta Matriz, em sepultura da Irmandade do Sacramento.

3-1-3-2 Francisco Xavier César Aos 10-01-1783 casou com Caetana Maria, natural de Atibaia, filha de de Manoel Pereira Padilha e Rosa Maria, neta paterna de Brás Esteves e Teodora da Silva, neto materno de Antonio de Oliveira Pereira e Antonia Dias, todos naturais de S. Paulo.

10/01/1783 (Atibaia): Francisco Xavier César, natural da cidade de São Paulo e freguês desta vila, f.l. de Jorge Moreira César e Margarida de Oliveira, naturais de Santo Amaro, n.p. de Francisco Xavier César e Isabel de Siqueira, naturais de Santo Amaro, n.m. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira, naturais de São Paulo, com Caetana Maria, natural e freguês desta vila, f.l. de Manoel Pereira Padilha e Rosa Maria, naturais da cidade de São Paulo, n.p. de Brás Esteves e Teodora da Silva, naturais da cidade de São Paulo, n.m. de Antonio de Oliveira Pereira e Antonia Dias, naturais de São Paulo.

         Segunda vez aos 24-04-1805, Francisco casou com Gertrudes de Oliveira filha de João Cardoso de Oliveira e Ana de Souza.

24/04/1805 (Atibaia): o Alferes Francisco Xavier César, natural da cidade de São Paulo e freguês desta vila, viúvo de Caetana Maria, f.l. de Jorge Moreira César e Margarida Vieira de Oliveira, naturais da cidade de São Paulo, avós tanto paternos como maternos não me souberam dizer, com Gertrudes de Oliveira, natural e freguesa desta vila, f.l. de João Cardoso de Oliveira e Ana de Souza, naturais desta sobredita vila.

3-1-3-3 Maria de Oliveira Guedes, natural de Atibaia. Aos 01-09-1778 casou com Francisco de Lima Bueno, filho de João de Lima Rocha e Josefa Ribeiro, neto paterno de João de Lima do Prado e Francisca da Rocha, neto materno de Pedro Domingues Paes, e Maria Ribeiro, já citados.

01/09/1778 (Atibaia): Francisco de Lima Bueno, f. de João de Lima Rocha e Josefa Ribeiro, naturais todos desta vila, n.p. de João de Lima do Prado e Francisca da Rocha, naturais de São Paulo, n.m. de Pedro Domingues Paes, natural desta vila, e Maria Ribeiro, natural de São Vicente, com Maria de Oliveira Guedes, natural e freguês desta vila, f. de Jorge Moreira César e Margarida Vieira, n.p. de Francisco Xavier César e Josefa de Oliveira Guedes, n.m. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa Vieira de Oliveira, naturais todos de São Paulo.

3-1-3-4 João Moreira César, natural de Atibaia. Aos 23-01-1786 casou com Maria Madalena, filha de João de Lima Rocha e Josefa Ribeiro, neta paterna de João de Lima Rocha e Francisca da Rocha, neta materna de Pedro Domingues Paes e Maria Ribeiro.

23/01/1786 (Atibaia): João Moreira César, natural e freguês desta vila, f.l. de Jorge Moreira César e Margarida Vieira de Oliveira, naturais da cidade de São Paulo, n.p. de Francisco Xavier César e Isabel Barbosa, naturais de São Paulo, n.m. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira, naturais da cidade de São Paulo, com Maria Madalena, natural e freguês desta vila, f.l. de João de Lima Rocha e Josefa Ribeiro, naturais desta vila, n.p. de João de Lima Rocha e Francisca da Rocha, naturais da cidade, n.m. de Pedro Domingues Paes, natural desta vila, e Maria Ribeiro, natural da vila de São Vicente, moradores da Boa Vista.

3-1-3-5 Joaquim Moreira, natural de Atibaia. Aos 03-07-1787 casou com Maria Rosa, filha de Manoel Pereira Padilha e Ana Maria, naturais da cidade de São Paulo, neta paterna de Brás Esteves, natural da freguesia de Juqueri, e Teodora da Silva Padilha, natural da cidade de São Paulo, neta materna de Antonio de Oliveira Pereira, natural da cidade de São Paulo, e Antonia Dias, natural de Sorocaba.

03/07/1787 (Atibaia): Joaquim Moreira, natural e freguês desta vila, f.l. de Jorge Moreira César e Margarida Vieira, naturais da cidade de São Paulo, n.p. de Francisco Xavier César e Isabel Maciel, naturais da cidade de São Paulo, n.m. de Francisco Gonçalves e Josefa de Oliveira, naturais da cidade de São Paulo, com Maria Rosa, natural e freguês desta vila, f.l. de Manoel Pereira Padilha e Ana Maria, naturais da cidade de São Paulo, n.p. de Brás Esteves, natural da freguesia de Juqueri, e Teodora da Silva Padilha, natural da cidade de São Paulo, n.m. de Antonio de Oliveira Pereira, natural da cidade de São Paulo, e Antonia Dias, natural da vila de Sorocaba, e moradores em Rio Acima.

 

3-1-4 Teresa Vieira de Oliveira, batizada aos 25-10-1741 na Igreja dos Pinheiros, filial da Sé de São Paulo.

SP, SP aos 25/10/1741 na Igreja dos Pinheiros, filial da Sé de São Paulo Teresa, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira – padrinhos: Inácio Antunes Vieira, casado, e ..., solteira.

          Solteira em 1760.

Aos 29/06/1760 foi madrinha de batismo em Santo Amaro: Francisco Xavier Gonçalves, casado, e Teresa Vieira, solteira, filha do mesmo.

          Casada, em 25-05-1761 na Sé de São Paulo, com Antonio Francisco Ribeiro (ou da Silva), filho de João Álvares Pestana e Maria da Conceição, neto paterno de Diogo Álvares Pestana, natural de Paranaguá e Luzia Leme, natural da cidade de S. Paulo, neto materno de João de Mendonça Gouvea e Juliana Ribeiro, naturais da cidade de S. Paulo.

Sé de São Paulo, 25/05/1761: Antonio Francisco Ribeiro, f. de João Álvares e Maria da Conceição, naturais desta cidade, n.p. de Diogo Álvares Pestana, natural de Parnaguá, e Luzia Leme, natural desta cidade, n.m. de João de Mendonça Gouveia e Juliana Ribeiro, naturais desta cidade, com Teresa Vieira de Oliveira, f. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes, n.p. de Luís Gonçalves Palmela, filho de fora, cuja naturalidade me não souberam dizer, e Águeda Vieira, n.m. de José Pinto Guedes e Timótea de Oliveira, naturais desta cidade, ambos os contraentes são fregueses desta Sé

          Antonio e Teresa comparecem no censo da cidade de S. Paulo em 1765, e 1766, ele com 34 anos e Terea com 27:

-Lista da freguesia da cidade de São Paulo, 1765, bairro de Pirayossara: Antonio Francisco da Silva, de 34 anos, Teresa Vieira, sua mulher, de 27 anos / Filhos: Inácio, de 2 anos; Escolástica, de 1 ano.

-Lista de todos os povos, homens e mulheres, do distrito desta cidade de São Paulo, 1767, bairro de Pirajusara: Antonio Francisco, lavrador, de 34 anos, Teresa Vieira, mulher do dito, de 26 anos / Francisco, filho, de 1 ano; Escolástica, de 3 anos.

 

Teresa Vieira de Oliveira faleceu em 11-08-1786 e foi inventariada pelo viúvo em 18-02-1788.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin

Autos: 18/02/1788, neste sítio Perajussara, onde mora o inventariante cabeça de casal Antonio Francisco da Silva – declarante: o viúvo cabeça de casal, Antonio Francisco da Silva – declarou falecera a inventariada sua mulher aos 11/08/1786, sem testamento.

Título dos herdeiros:

1 Escolástica Maria, solteira, de 23 anos;

2 Brígida Maria Vitória, solteira, de ... anos;

3 Ana Maria, solteira, de 16 anos;

4 Josefa Maria, solteira, de 13 anos;

5 Gertrudes, menor, de 6/7 anos;

6 Antonio, menor, de 4 anos;

7 Maria, menor, de ano e meio (à margem: falecida proximamente depois da partilha).

Órfãos que faleceram depois da inventariada:

- Inácio, de 4 anos;

- Amaro, de 14 anos.

Tutor e curador dos menores: Joaquim de Miranda.

Bens de raiz: um sítio em Perajussara.

Diz Joaquim de Miranda, do bairro de Priaguera, termo desta cidade, que ele foi notificado há 2 anos para ser tutor dos órfãos, e porque no decurso deste tempo o não tem feito – não pode administrar a tutela pelas suas incapacidades, por estar carregado com 9 filhos, a maior parte menores, e moléstias que padece – pede seja isento da tutela, que seja notificado o pai – Termo de tutoria, 19/05/1791: ao inventariante.

Antonio e Teresa tiveram nove filhos: Inácio de 4 anos e Amaro de 14 anos faleceram depois da mãe e antes da abertura do inventário (situação em 28-02-1788).

3-1-4-1 Escolástica Maria, solteira com 23 anos.

3-1-4-2 Brigida Maria Vitória, solteira.

3-1-4-3 Ana Maria, de 16 anos, solteira.

3-1-4-4 Josefa Maria, de 13 anos.

3-1-4-5 Gertrudes de 6 para 7 annos.

3-1-4-6 Antonio, menor de 4 anos.

3-1-4-7 Maria com ano e meio, faleceu durante a inventariança.

 

3-1-5- Escolástica Vieira de Oliveira, batizada aos 23-09-1743 na Sé de São Paulo. Solteira em 1765.

Aos 26/10/1765 foi madrinha de batismo em Santo Amaro: Vicente Vieira Gonçalves e Escolástica Vieira, filhos solteiros de Francisco Xavier Gonçalves, fregueses estes da Sé de São Paulo.

          Em 1772 habilitou-se para casar, como casou na Sé de S. Paulo aos 17-11-1772, com Pedro de Moraes de Camargo, batizado na Cotia em 26-02-1747, filho do falecido Manoel de Moraes Pires e Rita Ana da Assunção (ou de Camargo), neto paterno de José de Moraes Pires, natural da cidade de S. Paulo e Isabel Gonçalves Paes, neto materno de Belchior da Cunha Broxado e Isabel de Camargo Arzão - família “Bento de Oliveira Pires”, neste site.

ACMSP, Processo Matrimonial 5-28-976 Pedro de Moraes de Camargo e Escolástica Vieira de Oliveira, 1772:

Dizem Pedro de Moraes de Camargo e Escolástica Vieira de Oliveira que eles suplicantes se acham justos e contratados para se casarem, e lhes não saiu impedimento – Com o favor de Deus quer casar Pedro de Moraes de Camargo, f.l. de Manoel de Moraes, já defunto, e Rita Ana de Camargo, fregueses que foram da freguesia de Nossa Senhora do Monserrate da Cotia, e agora da de Santo Amaro, com Escolástica Vieira de Oliveira, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes, todos naturais e fregueses desta cidade de São Paulo.

23/09/1743 (Sé de São Paulo): Escolástica, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes – pp. Inácio da Costa de Siqueira e sua mulher Maria Josefa Veloso – Com o favor de Deus quer casar Pedro de Moraes de Camargo, f.l. de Manoel de Moraes, já defunto, e Rita Ana de Camargo, fregueses que foram desta freguesia, e agora da de Santo Amaro, com Escolástica Vieira de Oliveira, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes, naturais e fregueses da cidade de São Paulo.

– 26/02/1747 (Cotia): Pedro, f.l. de Manoel de Moraes e Rita Ana da Assunção – pp. Belchior da Cunha e Isabel Gonçalves, esta viúva e aquele casado.

– Com o favor de Deus quer casar Pedro de Moraes de Camargo, f.l. de Manoel de Moraes, já defunto, e Rita Ana de Camargo, fregueses que foram da freguesia de Nossa Senhora do Monserrate da Cotia, e agora desta, com Escolástica Vieira de Oliveira, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes, naturais e fregueses da cidade de São Paulo.

 

Sé de São Paulo, 17/11/1772: Pedro de Moraes de Camargo, f. de Manoel de Moraes Pires e Rita Ana de Camargo, n.p. de José de Moraes Pires, natural desta cidade, e Isabel Gonçalves Paes, n.m. de Belchior da Cunha Broxado e Isabel de Camargo Arzão, o contraente freguês de Santo Amaro, e todos naturais da Cotia, com Escolástica Vieira Gonçalves, f. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes, todos naturais desta cidade, n.p. de Luís Gonçalves Palmela, natural do lugar de Palmela, patriarcado de Lisboa, e Águeda Vieira Antunes, natural desta cidade, n.m. de José Pinto Guedes, que presume ser natural desta cidade, e Timótea de Oliveira Leitão, natural desta cidade, a contraente freguês desta freguesia.

3-1-6 Maria Vieira de Oliveira, batizada aos 29-01-1748 na capela da aldeia dos Pinheiros, filial da Sé de São Paulo

SP, SP aos 29/01/1748 na capela da aldeia dos Pinheiros, filial da Sé de São Paulo bat. Maria, f. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes – pp. ). Aos 25/11/1764 foi madrinha de batismo em Santo Amaro: Maria Vieira, solteira, filha de Francisco Xavier Gonçalves.

          Por ter celebrado esponsais com Inácio Pacheco da Costa, cujo matrimonio não se realizou por desnivel de sangue, em 1775 habilitou-se para casar com Joaquim de Miranda, filho de José de Madureira e Miranda e Ana de Oliveira Prestes, família “Agostinho de Oliveira Costa”, neste site.

ACMSP, Processo Matrimonial 5-43-1136 Joaquim de Miranda e Maria Vieira de Oliveira, 1775:.

Sendo proclamados para casar Joaquim de Miranda com Maria Viera de Oliveira a segunda admoestação saiu com impedimento o Capitão Martinho Álvares de Figueiró, porque diz ter a dita Maria de Oliveira celebrado esponsais com Inácio Pacheco da Costa, e que ... este impedimento por uma carta que a este respeito lhe escrevera o dito Inácio Pacheco – quando queiram casar a senhora Maria Vieira de Oliveira com outrem em minha ausência, avisar-me, pois V.M. bem sabe o como estou justo ... da minha vida e sempre pronto pelos ... que com o senhor Francisco Xavier Gonçalves fiz, 16/09/1773, Inácio Pacheco da Costa.

– Com o favor de Deus quer casar Joaquim de Miranda ... f.l. de José de Madureira e Miranda e Ana de ..., com Maria Vieira de Oliveira, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes, o contraente natural e batizado nesta freguesia de Santo Amaro e nela freguês, e a contraente natural e batizada na Sé de São Paulo e nela freguesa.

– 22/07/175... (Santo Amaro): Joaquim, f.l. de José de Madureira e Ana de Oliveira – pp. Bento José de Sales e sua mulher Ana Maria de Eiró, todos moradores desta freguesia de Santo Amaro.

– Com o favor de Deus quer casar Joaquim de Miranda ... f.l. de [José] de Madureira e Miranda e Ana de Oliveira ..., com Maria Vieira de Oliveira, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes, o contraente natural e batizado na freguesia de Santo Amaro e nela freguês, e a contraente natural e batizada nesta cidade.

– 29/01/1748 (Sé de São Paulo): Maria, f. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes – pp. Lopo dos Santos Serra e Inácia Maria Rodrigues, sua mulher.

– Testemunhas (cidade de São Paulo): 1ª Capitão Martinho Álvares de Figueiró, natural desta cidade, que vive de lavrador, de 44/45 anos, parente da impedida Maria Vieira Gonçalves por afinidade – Depoimento de José Domingues: que a contraente Maria Vieira de Oliveira tinha contraído esponsais com Inácio Pacheco da Costa haverá 2 anos, pedindo-se quitação ao dito Inácio Pacheco dissera ele que estava pronto para casar, e como lhe pediam quitação, que se ia embora, porque já estava de viagem, o que sabia pelo que respeita à quitação por ver uma carta em que se lhe pedia antes do dito Inácio Pacheco fazer viagem, e pelo que respeita os esponsais, por lhe dizer José Lopes, cunhado da impedida – Depoimento da impedida: haverá 4 anos que o impediente Inácio Pacheco da Costa pediu ao pai dela para casar com ela, e que o pai, depois das instâncias do dito Inácio Pacheco, falou a ela que fazia gosto que se casasse, e ela como filha obediente estava pelo que seu pai quisesse, mas depois soube ela que havia grande diferença e desigualdade entre o sangue dela e do dito Inácio Pacheco, e assim que soube dessa desigualdade disse a seu pai que nem que lhe cortasse o pescoço casaria com o tal Inácio Pacheco, e com este desengano foi ter o pai com o tal Inácio Pacheco, dizendo que ele não a podia obrigar diante desse desengano, entrou o dito Inácio Pacheco a aliciar a vontade dela depoente, até chegar a mesma depoente, vendo-se atropelada de importunações, a manda-lo desenganar, daqui entrou o impediente a fulminar raios contra ela depoente, dizendo que havia de embaraçar qualquer casamento que a depoente intentasse, e até chegou a deixar procurações para esse fim, como agora se vê, querendo dolosamente estorvar o casamento dela depoente só por vingança, e para satisfazer a sua paixão.

– Depoimento de José Lopes: soube que sua cunhada Maria Vieira estava justa para casar com Inácio Pacheco, mas que logo soube que sua cunhada não casar pela desigualdade que havia no sangue dela e dele.

 

Em 17-10-1775 na Sé de São Paulo, casou com Joaquim de Miranda de Oliveira, filho de José de Madureira e Ana de Oliveira Prestes ou Paes, n.p. de Diogo de Madureira Pinto e Catarina de Miranda e Oliveira, n.m. de Agostinho de Oliveira Costa, natural de Lisboa, e Ana da Silveira Dultra.

Sé de São Paulo, 17/10/1775: Joaquim de Miranda, f. de José de Madureira e Ana de Oliveira Paes, n.p. de Diogo de Madureira Pinto e Catarina de Miranda e Oliveira, n.m. de Agostinho de Oliveira Costa, natural de Lisboa, e Ana da Silveira Dultra, naturais todos de Santo Amaro, com Maria Vieira Gonçalves, f. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira, naturais desta cidade, n.p. de Luís Gonçalves e Águeda Vieira, n.m. de José Pinto Guedes e Josefa (sic) de Oliveira, todos natural desta.

 

3-1-7 Vicente Vieira Gonçalves batizado aos 18-04-1750 na Sé de S. Paulo. Em 26-10-1765 foi padrinho de batismo, juntamente com sua irmã Escolástica Vieira, ambos solteiros.

Aos 18/04/1750 na Sé de São Paulo bat. Vicente, f. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes – pp. José Rodrigues Pereira e sua mulher Ana de Oliveira Montes.

 

Aos 26/10/1765 foi padrinho de batismo em Santo Amaro: Vicente Vieira Gonçalves e Escolástica Vieira, filhos solteiros de Francisco Xavier Gonçalves, fregueses estes da Sé de São Paulo.

          Casado em 19-02-1787 na Sé de São Paulo, com Gertrudes de Moraes de Camargo, filha de Manoel de Moraes Pires e Rita Ana de Camargo, neta paterna de José de Moraes Pires e Isabel Gonçalves Paes, naturais da Cotia, n.m. de Belchior da Cunha Broxado e Isabel de Camargo, naturais da Cotia - família “Bento de Oliveira Pires”, neste site.

Sé de São Paulo, 19/02/1787: Vicente Ferreira Vieira de Oliveira, natural desta cidade, f.l. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira, n.p. de Luís Gonçalves Palmela e Águeda Vieira, n.m. de José Pinto Guedes e Timótea de Oliveira, com Gertrudes de Moraes Camargo, f.l. de Manoel de Moraes Pires e Rita Ana, n.p. de José de Moraes Pires e Isabel Gonçalves Paes, naturais da Cotia, n.m. de Belchior da Cunha Broxal e Isabel de Camargo, naturais da Cotia.

3-1-8 João, batizado em 26-09-1752. Com 14 anos em 1765 (censo).

João. Batizado aos 26/09/1752 na Sé de São Paulo (João, f. de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes – pp. o Padre Antonio Rodrigues Vilares e Angela Vieira, casada).

 

3-2 Escolástica de Oliveira em 1776 com 58 anos, e nos anos seguintes, morava com a irmã Úrsula Maria de Oliveira e o cunhado Antonio Pinto Franco.

3-3 Úrsula Maria de Oliveira casada em 28-09-1773 em São Paulo com Antonio Pinto Franco, viúvo de Maria Vitória na cidade do Porto.

Sé de São Paulo, 28/09/1773: Antonio Pinto Franco, freguês desta cidade, viúvo de Maria Vitória na cidade do Porto, com Úrsula Maria de Oliveira, freguês desta Sé, f. de José Pinto Guedes e Timótea de Oliveira, n.p. (sic) de Antonio de Oliveira Leitão, todos naturais desta cidade, e dos mais avós nada disseram.

          Antonio Pinto Franco e Ursula Maria, moradores a rua Direira comparecem no censo de 1775, ele com 52 anos, Ursula com 45. Em 1776 e anos seguintes, Escolastica, irmã de Ursula, comparece como agregada

- Lista geral de todos os povos, homens e mulheres, do distrito desta cidade de São Paulo, 1775, Rua Direita: Antonio Pinto Franco, de 52 anos, Úrsula Maria, mulher, de 45 anos.

- Lista geral de todo o povo desta cidade de São Paulo, 1776, Rua Direita: Antonio Pinto Franco, de 56 anos, mercador, Úrsula Maria, mulher, de 47 anos / Escolástica, irmã, agregada, solteira, de 58 anos.

- Lista geral de todo o povo desta cidade de São Paulo, 1777: Antonio Pinto Franco, de 54 anos, Úrsula Maria, mulher de 40 anos / Escolástica de Oliveira, cunhada, de 52 anos / Escravos: Pedro, de 20 anos; José, de 12 anos; Rita, de 25 anos; Teresa, de 15 anos; Francisco, de 6 anos; Ana, de 2 anos.

- Lista geral de todo o povo desta cidade de São Paulo, 1778: Antonio Pinto Franco, de 54 anos, Úrsula Maria de Oliveira, mulher, de 50 anos / Escolástica de Oliveira, cunhada, de 56 anos / Escravos: Pedro, de 25 anos; José, de 19 anos; Rita, de 35 anos; Teresa, de 20 anos; Francisco, de 6 anos; Ana, de 2 anos.

- Lista geral de todas as gentes da cidade de São Paulo, 1779: Antonio Pinto Franco, de 55 anos, Úrsula Maria, mulher, de 46 anos / Escravos: Pedro, de 20 anos; José, de 16 anos; Francisco, de 8 anos; Rita, de 30 anos; Teresa, de 18 anos; Ana, de 3 anos.

- Lista geral da cidade de São Paulo e seus subúrbios, 1783: Antonio Pinto, de 60 anos, Úrsula Maria, mulher, de 30 anos / Escolástica, agregada, de 50 anos / Escravos: Pedro, de 25 anos; José, de 20 anos; Rita, de 35 anos; Teresa, de 20 anos; Ana, de 5 anos; Maria, de 1 ano; Francisco, de 9 anos.

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin

Antonio Pinto Franco, testador – Úrsula Maria de Oliveira, testamenteira, 1808

Aos 01/07/1808, nesta cidade de São Paulo, juntei a estes autos o mandado adiante, com certidão de notificação feita a testamenteira Úrsula Maria de Oliveira.

Notifiquem a Úrsula Maria de Oliveira, testamenteira de seu marido Antonio Pinto Franco, para que apresente o testamento – Cidade de São Paulo, 08/04/1808.

Certifico que na data desta, em sua casa e própria pessoa, notifiquei a Úrsula Maria de Oliveira para o conteúdo no mandado retro, que lho li e declarei, e ficou ciente – São Paulo, 01/07/1808.

Não tem comparecido a testamenteira com coisa alguma – São Paulo, 18/07/1808.

Sendo notificada a testamenteira para dar contas do testamento de seu marido, por não comparecer, são os termos de se mandar proceder a sequestro.

Despacho – Passe mandado de sequestro.

Satisfaça-se ao despacho, sem perda de tempo, 23/04/1811.

 

3-6 Mariana Rosa de Oliveira, solteira em 06-05-1750, foi madrinha de batismo.

Em 30-05-1750 foi batizado na Sé de São Paulo: Francisco, exposto em casa de Mariana Rosa de Oliveira, filha de José Pinto Guedes, já defunto – padrinhos: Inácio de Barros Rego, solteiro, e a mesma Mariana Rosa de Oliveira, fregueses desta freguesia.

3-7 Branca de Oliveira Guedes, madrinha em 1734 e 1746, solteira.

Em abril de 1734 na Sé de São Paulo bat.  Timótea, filha de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes; madrinha Branca de Oliveira Guedes, solteira.

 

Em 02-01-1746 foi madrinha de batismo na Sé de São Paulo de José, filho de Francisco Ferreira de Borba e Escolástica de Camargo: Inácio Bueno de Figueiró e Branca de Oliveira Guedes, ambos solteiros, e moradores nesta cidade.