PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 2º, § 11º

FRANCISCO PINTO GUEDES

 

 

Fabricio Gerin

 

 

11- Francisco Pinto Guedes (Francisco Pinto de Camargo) batizado na freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Juqueri (termo acostado no inventário materno, mas ilegível), filho de Francisco Pinto Guedes Alcoforado e Mariana de Camargo. Com 6 anos em 1702 e 13 anos em 1709.

Em 30-06-1712 apresenta recibo no inventário paterno, dizendo que recebeu certa quantia de seu irmão José Pinto Guedes de sua legítima “p.a me aviar p.a as minas”. Em 19-05-1719 apresenta petição no inventário paterno, requerendo sua emancipação.

Casou em 12-11-1725 em Santo Amaro, com Maria do Rosário, filha de Francisco Machado de Oliveira e Ana Pires de Siqueira.

 (Matriz de Santo Amaro/SP – Livro 1, fls. 13v) Aos doze dias do mês de novembro de mil setecentos e vinte e sinco annos, depois de feitas as denunciaçoens receby na forma do Sagrad. Cons. Trid. nas cazas da morada do Alferes Antonio Coelho a Francisco Pinto Guedes, filho legitimo de Francisco Pinto Guedes, e de Marianna de Camargo já defuntos moradores e freguezes da cidade de São Paulo, com Maria do Rozario filha de Francisco Machado de Oliv.ra, e de sua mulher Anna de Siqueyra já defuncta, e moradores nesta freguezia de Santo Amaro, e para tudo ouve licença do R.do Padre Vigr.o da Vara, a qual me foy aprezentada, e provizão p.a se receberem os contrahentes assima, aos quais dey e tomarão as bençoens aos quinze dias do d.o mez de novembro na Igreja Matriz desta freguezia: forão testemunhas Felis Machado morador na Cotia, Matheus de Figueyró, Anna Maria de Siq.ra D. viuva mulher do defunto Antonio Machado, e Marianna de Camargo mulher do dito Matheus de Figueyró todos moradores desta cidade de São Paulo de q. fis este asento p.a a todo o tempo constar, nesta dita freguezia de Santo Amaro, aos quinze dias do mês asima declarado. Jacinto Albuq.e Sar.a.

 

Faleceu em 18-10-1734 em Santo Amaro, com testamento de 13-10-1734, feito no bairro de Santo Amaro (testamenteiros: Antonio Pinto Guedes, Antonio Coelho Serqueira e a mulher Maria do Rosário – no testamento nomeia o irmão José Pinto Guedes, o sobrinho Inácio Bueno, o sobrinho Francisco de Figueiró, e declara que trouxe 7 oitavas de ouro dos Guaiases de seu irmão Antonio Pinto Guedes sem ele saber) e inventário aberto em 25-08-1735 na cidade de São Paulo, em casas de morada de Manoel Pinto Guedes.

(Matriz de Santo Amaro/SP – Livro 1a, fls. 15) Fran.co Pinto Guedes. Aos dezoito de outubro de mil e settecentos e trinta e quatro falesceo da vida prezente Fran.co Pinto Guedes filho legitimo do defunto Francisco Pinto Guedes cazado com Maria do Rosario filha legitima de Francisco Machado de Oliveira, e de sua mulher Anna Blanca. Falesceo de idade de quarenta annos pouco mais ou menos, com todos os sacramentos: fes o seu testam.to no qual pede ser enterrado nesta Igreja Matris de Santo Amaro junto o Altar das Almas amortalhado em hu lançol acompanhado com tres cruzes a saber da fabrica, das almas, e de Nossa Senhora do Rosario e as mais disposiçõens entrega a vontade de seus testamenteiros. Deixa por sua alma vinte cinco missas a saber cinco a Nossa Senhora, cinco ao anjo de sua guarda, cinco a São Francisco cinco as almas cinco a Santo Antonio. Pede mais des missas per alguas restituiçõens. Deixa mais outras missas de promessas a saber cinco a N. Sr.a do Pillar, cinco as almas, hua a N. Sr.a do Moncerratte, outra a S. Vicente Ferreira, outra a Santa Rita, outra a Santo Antonio, hua cantada a Nossa Senhora do Rosario e outra a Santo Antonio ditas nesta freguesia. São seus testamenteiros Antonio Coelho de Serqueira Antonio Pinto Guedes e sua mulher Maria do Rosario. E p.a a todo tempo constar fis na clareza. S. Amaro dia mês e era ut supra. Ant.o Monis Mariano.

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin

Francisco Pinto Guedes, 1735

Autos: 25/08/1735, nesta cidade de São Paulo, em casas de morada de Manoel Pinto Guedes – declarante: Maria do Rosário, viúva de Francisco Pinto Guedes, morador que foi da freguesia de Santo Amaro do termo desta cidade de São Paulo – foi dito que o dito seu marido falecera aos 18/10/1734, e que fizera testamento – fora somente casado com ela inventariante, de cujo matrimônio lhe ficaram em vida do dito defunto 2 filhos, e a dita inventariante pejada, que depois de seu falecimento pariu uma filha, que fazem 3 filhos: Ana, de 7 anos; Inácio, de 4 anos; Teresa, de 9 meses – ass. a rogo seu pai, o Capitão Francisco Machado de Oliveira.

Título dos filhos: Ana, de 7 anos; Inácio, de 4 anos; Teresa, de 9 meses.

Termo de curadoria: em casas de morada de Manoel Pinto Guedes – tutor e curador Baltazar da Costa de Andrade, dos filhos que ficaram do defunto, por ser parente por afinidade do dito defunto.

Termo de curadoria, 19/06/176: Francisco Xavier Gonçalves, curador da menor Ana.

Diz Inácio Pinto, do termo desta cidade, órfão que ficou de Francisco Pinto Guedes, e como ele suplicante queria tomar estado, 16/02/1756.

Dizem Vito Domingues de Moraes, da freguesia de Santo Amaro, e Inácio Pinto Machado, da mesma freguesia, que eles suplicantes lhes é preciso certidão de seus casamentos, e como o suplicante Vito Domingues foi casado na Igreja de Boy, com licença do reverendo pároco da freguesia da Cotia, de onde era freguês sua mulher Teresa Pinto Machado, filha do defunto Francisco Pinto Guedes e de Maria do Rosário, e se há de achar o assento do dito seu casamento no livro da dita freguesia da Cotia, e o suplicante Inácio Pinto Machado foi casado com Maria Rodrigues, natural da freguesia de Santo Amaro, onde se há de achar o assento, e o mesmo suplicante é filho dos acima nomeados Francisco Pinto Guedes e Maria do Rosário.

– 08/06/1751 (Cotia) – Vito Domingues de Moraes, f.l. de Teodósio Domingues de Oliveira e Maria de Moraes, naturais da cidade de São Paulo, e fregueses na freguesia de Santo Amaro, com Teresa Pinto, f.l. de Francisco Pinto Guedes e Maria do Rosário, naturais da freguesia de Santo Amaro, e de presente moradores nesta freguesia da Cotia.

– 01/03/1756 (Santo Amaro): Inácio Pinto, f.l. de Francisco Pinto Guedes e Maria do Rosário, naturais desta freguesia e morador na da Cotia, com Maria Rodrigues, f.l. de Inácio Rodrigues da Cunha e Isabel Maciel, natural e moradora nesta freguesia de Santo Amaro.

Termo de fiança que dá Pedro Domingues Barreiros, da legítima da herdeira Ana, sua enteada, 03/07/1756: presente Teodósio Domingues, morador da freguesia de Santo Amaro, termo desta cidade, se vinha obrigar como fiador da legítima da herdeira Ana, seu fiado Pedro Domingues Barreiros, padrasto da dita herdeira.

Diz Francisco Xavier Gonçalves, morador no termo desta cidade, como tutor e curador da órfã Ana, que ficou por falecimento de seu pai Francisco Pinto Guedes, e como esta se achava em casa do suplicante, e agora se recolheu à casa de sua mãe Maria do Rosário, a qual se tornou a casar com Pedro Domingues Barreiros, e como o suplicante se acha com 62 anos.

Treslado do testamento: 13/10/1734, eu Francisco Pinto Guedes – testamenteiros: o Senhor Antonio Pinto Guedes, o Senhor Antonio Coelho Cerqueira, e minha mulher Maria do Rosário – meu corpo será sepultado na Igreja de Santo Amaro, junto ao altar das Almas – declaro que sou casado com Maria do Rosário, f.l. de Francisco Machado de Oliveira e Ana de Siqueira, da qual tenho 2 filhos, Inácio e Ana – declaro que possuo um sítio em Perajossara – meu irmão José Pinto Guedes – meu sobrinho Inácio Bueno – meu sobrinho Francisco de Figueiro – minha irmã Mariana de Camargo – meu irmão Antonio Pinto Guedes – herdeira da minha terça: minha filha Ana Bueno de Siqueira – bairro de Santo Amaro, 13/10/1734.

Digo eu João de Figueiro da Silva que é verdade que vendi um sítio no distrito de Pirayossara a Francisco Pinto de Camargo, sou possuidor há 22 anos por uma escritura que me largou o defunto meu irmão Mateus de Figueiros – minha cunhada Mariana de Camargo – meu sobrinho André Munhoz de Camargo, que por mim fizesse e assinasse – 20/04/1733, João de Figueiro da Silva.

 

Maria do Rosário passou a segundas núpcias em 04-11-1738 em Santo Amaro, com Pedro Domingues Barreiros, filho de Pedro Domingues e Serafina de Oliveira. Com geração na família “Clemente Alvares” Cap. 1º.

(Matriz de Santo Amaro/SP – Livro 1, fls. 50) Aos quatro de novembro de mil e settecentos e trinta e oito de tarde, feitas as denunciaçoens nesta Igreja Parochial de S. Amaro onde a contrahente he natural moradora e fregueza e na de Nossa Senhora do Monserrate da Cutia onde o contrahente he natural morador e freguez, na forma do Sagrado Concilio Trid. sem se descobrir impedimento algum, se receberão por palavra de prezente perante mim Pedro Domingues Barreiros filho legitimo de Pedro Domingues já defunto e de sua mulher Serafina de Oliveira já defunta, e Maria do Rosario viuva q. ficou do defunto Francisco Pinto Guedes filha legitima de Francisco Machado de Oliveira e de sua mulher Anna de Siqueira já defunta. Forão testemunhas Ignacio de Lima ...

 

Pedro Domingues Barreiros faleceu em 27-07-1767 em Santo Amaro e Maria do Rosário faleceu em 15-08-1774 em Monserrate da Cotia.

Em 27-07-1767 em Santo Amaro fal. Pedro Domingues Barreiros, de 80 anos, nascido na freguesia da Cotia, casado com Maria do Rosário – fez testamento – sepultado na igreja da aldeia de Mboy.

 

(Monserrate da Cotia: fal. 15-08-1774 Maria do Rosário, natural e freguesia desta freguesia da Cotia, viúva de Pedro Domingues Barreiros, de 60 anos – seu corpo foi sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário da aldeia de Mboy – não fez testamento, nem tinha de que)

 

Francisco e Maria do Rosário tiveram os filhos, batizados em Santo Amaro:

11-1 João

11-2 Ana

11-3 Inácio Pinto Machado

11-4 Teresa Pinto Machado

 

Francisco Pinto Guedes e Narcisa, administrada, tiveram:

11-5b José Pinto Guedes

 

 

11-1 João, batizado em 30-06-1727. Não consta do testamento paterno.

Santo Amaro, SP em 30-06-1727 bat. João, filho de Francisco Pinto Guedes e Maria do Rosário – padrinhos: o Capitão Francisco Machado de Oliveira e Maria Gomes Sardinha, todos moradores desta Igreja Matriz da freguesia de Santo Amaro).

11-2 Ana, batizada em 05-07-1728.

Santo Amaro, SP em 05-07-1728 bat. Ana, filha de Francisco Pinto Guedes e Maria do Rosário – padrinhos: Antonio Coelho e Antonia da Rocha, todos naturais e fregueses desta freguesia.

          Em 09-06-1756 residia na casa do primo Francisco Xavier Gonçalves no bairro dos Pinheiros. Faleceu solteira em 16-09-1760 em Santo Amaro

Santo Amaro, SP em  16-09-1760 faleceu Ana, solteira, filha de Francisco Pinto e Maria do Rosário, de 30 anos.

 

11-4 Teresa Pinto Machado, batizada em 14-11-1734, póstuma. Casou em 08-06-1751 na igreja de Mboy com Vitorino Domingues de Morais (Vito Domingues de Morais), filho de Teodósio Domingues de Oliveira e Maria de Moraes, naturais da cidade de São Paulo.

Santo Amaro em 14-11-1734 Teresa, filha póstuma do defunto Francisco Pinto Guedes, e de sua viúva Maria do Rosário – padrinhos: Brás Domingues de Siqueira, casado, e Ana Blanco, mulher de Francisco Machado, todos moradores nesta freguesia de Santo Amaro).

 

Cotia, SP na igreja de Mboy em 08-06-1751 Vito Domingues de Morais, f.l. de Teodósio Domingues de Oliveira e Maria de Morais, naturais da cidade de São Paulo, e fregueses na freguesia de Santo Amaro, cc Teresa Pinto, f.l. de Francisco Pinto Guedes e Maria do Rosário, natural da freguesia de Santo Amaro, e de presente moradores nesta freguesia da Cotia).

          Francisco e Teresa comparecem nos censos de Cotia, ele com 46 anos em 1777, Teresa com 40, e vários filhos:

-Mapa de População da freguesia da Cotia, 1777: Vitorino Domingues de Moraes, de 46 anos, Teresa Pinto, sua mulher, de 40 anos / Francisco Domingues Pinto, filho, casado, agregado, de 24 anos; Custódia Maria, sua mulher, de 19 anos; Ana, filha, de 2 anos / Antonio Pinto, casado, filho, agregado, auxiliar, de 22 anos; Maria Vieira, sua mulher, de 21 anos / José mina, escravo, de 70 anos.

-Lista geral da freguesia da Cotia, 1778: Vitorino Domingues de Moraes, de 47 anos, Teresa Pinto, mulher, de 41 anos / Francisco Domingues, casado, agregado, de 25 anos; Custódia Maria, mulher, de 20 anos; Ana, filha, de 3 anos / Antonio Pinto de Moraes, casado, agregado, auxiliar de pé, de 23 anos; Maria Vieira, mulher, de 22 anos; José, filho, de 1 ano / José mina, escravo, de 71 anos.

-Lista da freguesia da Cotia, 1779: Vitorino Domingues de Morais, de 50 anos / Teresa Pinto Machado, de 40 anos / escravo: José, de 60 anos.

-Lista Geral da freguesia da Cotia, 1780: Vitorino de Morais, de 51 anos / Teresa Pinto, de 41 anos / Maria, sobrinha, de 22 anos / José, escravo, de 61 anos.

- Lista geral da ordenança da freguesia da Cotia, 1794: Vitorino Domingues, de 62 anos, Teresa Pinto, mulher, de 52 anos / Filhos: José Pinto, de 29 anos; Ana Pinto, de 16 anos.

 

          Teresa faleceu em 31-12-1793 no bairro Ressaca de Mboy, na Cotia.

Cotia, SP em 31-12-1793 no bairro Ressaca de Mboy faleceu Teresa Pinto Machado, natural da freguesia de Santo Amaro e freguesa desta, casada com Vitorino Domingues, de 50 anos – sepultada dentro da igreja de Mboy.

          Vitorino passou a segundas núpcias em 09-06-1795 na Cotia, com Ana de Moraes, natural de Santo Amaro, filha de José Lopes e Francisca de Moraes.

Cotia, SP em 09-06-1795 Vitorino Domingues de Morais, viúvo de Teresa Pinto Machado, cc Ana de Morais, natural e batizada na freguesia de Santo Amaro, f.l. de José Lopes e Francisca de Morais – de seus avós nada disseram).

 

Entre os filhos de Teresa e Vitorino:

11-4-1 Francisco Pinto de Moraes batizado em Santo Amaro aos 26-04-1752.

Santo Amaro aos 26/04/1752 na aldeia de Mboy bat. Francisco, f.l. de Vito Domingues e Teresa Pinto – pp. Teodósio Domingues e Maria do Rosário, casados, esta moradora da Cotia).

          Em Santo Amaro aos 07-06-1774 casou com Custódia Maria Cardoso, ai batizada em 02-03-1755, filha de Pedro Cardoso de Macedo e Apolônia Ribeiro, neta paterna de José Cardoso e Francisca Bicudo, neta materna de Nicolau Pereira e Joana Colaço.

ACMSP, Processo Matrimonial 5-33-1021 Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria, 1774:

Diz Francisco Pinto de Moraes e Custódia Cardoso, que eles suplicantes se acham contratados para casar, sem impedimento algum.

– Com o favor de Deus quer casar Francisco Pinto de Moraes, f.l. de Vitorino Domingues de Moraes e Teresa Pinto Machado, com Custódia Cardoso, f.l. de Pedro Cardoso de Macedo, já defunto, e Apolônia Ribeiro, o contraente freguês da Cotia, e a contraente freguês desta freguesia de Santo Amaro, e ambos batizados nesta freguesia de Santo Amaro.

26/04/1752 (Santo Amaro): na aldeia de Mboy, Francisco, f.l. de Vito Domingues e Teresa Pinto – pp. Teodósio Domingues e Maria do Rosário, casados, esta moradora da Cotia.

02/03/1755 (Santo Amaro): Custódia, f. de Pedro Cardoso de Macedo e Apolônia Ribeiro – pp. Francisco Rodrigue Barbosa e Teresa de Jesus, solteiros, filhos de Francisco Rodrigues da Borda do Campo, da freguesia da cidade de ....

– Com o favor de Deus querem casar Francisco Pinto de Moraes, f.l. de Vitorino Domingues de Moraes e Teresa Pinto Machado, natural e batizado na freguesia de Santo Amaro, e de presente morador e freguês na freguesia da ..., com Custódia Cardoso, f.l. de Pedro Cardoso de Macedo, já defunto, e Apolônia Ribeiro, o contraente freguês da Cotia, natural e batizada na freguesia de Santo Amaro, e nela freguês.

 

Santo Amaro aos 07/06/1774 nesta Igreja Matriz de Santo Amaro, de onde os contraentes são naturais e fregueses – Francisco Pinto de Moraes, f.l. de Vitorino Domingues de Moraes e Teresa Pinto Machado, n.p. de Teodósio Domingues e Maria de Siqueira, n.m. de Francisco Pinto Guedes e Maria do Rosário, com Custódia Cardoso, f. de Pedro Cardoso de Macedo e Apolônia Ribeiro, n.p. de José Cardoso e Francisca Bicudo, n.m. de Nicolau Pereira e Joana Colaço, todos desta freguesia).

 

          Comparecem nos censo de Cotia de 1779 e outros:

[Lista da freguesia da Cotia, 1779, fogo 269: Francisco Pinto de Moraes, de 32 anos / Custódia Maria Cardoso, de 28 anos / filhas: Ana, de 4 anos; Maria, de 1 ano].

-Lista geral de toda a companhia da ordenança, Cotia, 1795: Francisco Pinto de Moraes, de 43 anos, Custódia Maria, mulher, de 41 anos / Filhos: Teresa Maria, de 15 anos; Escolástica Maria, de 10 anos; Maria de Moraes, de 2 anos; Francisca de Moraes, de 8 anos; Maria do Ó, de 5 anos.

-Lista geral da 1ª companhia de ordenança da freguesia da Cotia, 1797: Francisco Pinto de Moraes, de 46 anos, Custódia Maria, mulher, de 33 anos / Filhas: Teresa, de 14 anos; Escolástica, de 11 anos; Maria, de 6 anos; Francisca, de 7 anos.

Mapa ou lista geral dos habitantes que existem na paróquia da Cotia, 1ª companhia, 1798: Francisco Pinto de Moraes, de 44 anos, Custódia Maria, de 33 anos / Filhos: Escolástica, de 14 anos; Francisca, de 12 anos; Maria, de 7 anos; Francisco, de 2 anos / Tem um cavalo de seu andar, colheu 34 alqueires de milho, e 8 de feijão, vendeu 4 alqueires de feijão na terra por 2056 réis, e consumindo tudo em sua casa, passa bem pobremente.

 

          Francisco faleceu em 07-11-1810.

Aos 07/11/1810 em Santo Amaro no bairro de Putuverá – fal. Francisco Pinto de Moraes, natural e freguês desta, de cinquenta e tantos anos, casado com Custódia Maria Cardoso – seu corpo foi sepultado na Igreja de Itapecerica.

 

Entre os filhos de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria Cardoso:

11-4-1-1 Ana Pinto de Moraes, batizada aos 28-06-1775 na Cotia, onde casou duas vezes. Em primeiras núpcias aos 22-10-1793, dispensados do 4º grau de consanguinidade misto ao 3º, se casou com Onofre Pereira Domingues, batizado na Cotia em 16-06-1759, filho de Onofre Pereira da Silva e Mariana Domingues, neto materno de Maria Domingues, família “Amaro Domingues”.

ACMSP, Processo Matrimonial 6-37-2032 Onofre Pereira Domingues e Ana Pinto de Moraes, 1792.

Expõem a V.S. os humildes oradores Onofre [Pereira] Domingues e Ana Pinto de Moraes, naturais e fregueses da freguesia de Nossa Senhora do Monserrate da Cotia, que eles estão contratados ... e não o poder fazer sem serem dispensados por V.S. no 4º grau misto com o 3º de consanguinidade.

– Maria Domingues foi irmã de Teodósio Domingues Ba[rreiros] – desta Maria Domingues nasceu Mariana Domingues, e desta o orador Onofre Pereira Domingues – de Teodósio Domingues procedeu Vitorino Domingues de Moraes, deste procedeu Francisco Pinto de Moraes, deste a oradora Ana Pinto de Moraes – o pai da oradora tem 6 filhas para sustentar e vestir, além de sua mulher.

– Testemunhas, 18/12/1792 (freguesia de Nossa Senhora do Monserrate da Cotia): 1ª o Alferes Antonio de Camargo Pontes, casado, natural e morador nesta freguesia da Cotia, de 58 anos, que vive de suas lavouras, parente dos oradores em grau muito remoto – 2ª o Alferes Vicente Pedroso de Camargo, casado, natural e freguês desta freguesia da Cotia, de 45 anos, que vive de suas lavouras, parente em grau muito remoto – 3ª Vitorino Domingues, casado, natural da cidade de São Paulo, morador e freguês desta freguesia de Nossa Senhora do Monserrate da Cotia, de 65 anos, que vive de suas lavouras ....

– Onofre Pereira Domingues, solteiro, ... morador desta freguesia, de 30 anos, que vive de suas lavouras – Ana Pinto de Moraes, solteira, natural desta freguesia da Cotia.

– Quer se casar Onofre Pereira da Silva, f. de Onofre Pereira da Silva e Mariana Domingues, já defuntos, com Ana Pinto de Moraes, f. de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria, ambos naturais e fregueses desta freguesia da Cotia, os contraentes se acham dispensando no impedimento de 4º grau misto ao 3º de consanguinidade.

16/06/1759 (Cotia): Onofre, f. de Onofre Pereira e Mariana Vaz Domingues – pp. Francisco Pedroso e sua mulher Inácia Maria.

28/06/1775 (Cotia): Ana, f. de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria – pp. Vicente Pedroso de Camargo, solteiro, f. de Francisco Pedroso, e Teresa Pinto Machado, casada.

– Autos de casamento de Onofre Pereira Domingues e Ana Pinto de Moraes – Diz Onofre Pereira Domingues que para se casar com Ana Pinto de Moraes se acham sem impedimento.

 

Cotia aos 22/10/1793 – dispensados do 4º grau de consanguinidade misto ao 3º, Onofre Pereira Domingues, f. de Onofre Pereira da Silva e Mariana Domingues, e Ana Pinto de Moraes, f. de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria – todos naturais e fregueses desta freguesia.

         Comparecem nos censos da Cotia:

-Lista geral da 1ª companhia de ordenança da freguesia da Cotia, 1797: Onofre Pereira, de 40 anos, Ana Pinto, mulher, de 20 anos / Filho: Francisco, de 2 anos.

-Lista geral da ordenança da freguesia da Cotia, 1ª companhia, 1798: Onofre Pereira Domingues, de 40 anos, Ana Pinto, mulher, de 26 anos / Filhos: Francisco, de 3 anos; Felix, de 1 ano.

Mapa ou lista geral dos habitantes que existem na paróquia da Cotia, 1ª companhia, 1798: Onofre Pereira da Silva, de 38 anos, Ana Pinto, de 21 anos / Filhos: Francisco, morto, de 4 anos; Felix, de 2 anos / Colheu 30 alqueires de milho e 2 de feijão, e 2 arrobas de algodão, tudo consumiu no sustento e vestuário de sua família, e é muito pobre.

-Lista geral da freguesia da Cotia, 1ª companhia, 1802: Onofre Pereira Domingues, natural da freguesia da Cotia, de 40 anos, Ana Pereira, de 28 anos / Filhos: Felix, de 3 anos; Maria, de 2 anos; Francisco, de 6 meses / Lavrador / Colheu 20 alqueires de milho, 3 de feijão, 4 arrobas de algodão, vendeu por 3800 réis.

-Mapa da 1ª companhia da freguesia da Cotia, 1809: Onofre Pereira, natural da Cotia, de 48 anos, Ana de Moraes, mulher, de 33 anos / Filhos: Felix, de 3 anos; Maria, de 8 anos; Ana, de 6 anos / pobre.

-Mapa da 1ª companhia da freguesia da Cotia, 1810: Onofre Pereira, natural da Cotia, de 49 anos, Ana de Moraes, mulher, de 34 anos / Felix, filho, de 10 anos; Ana, de 7 anos / Colheu 16 alqueires de milho, e plantou 1 quinta de milho / falta nesta lista Maria, filha, que faleceu.

 

         Onofre faleceu aos 28-02-1816 no bairro de Caputera, Cotia. Ana comparece nos censos de 1816 a 1818 com as filhas:

Cotia aos 28/02/1816 no bairro de Caputera – fal. Onofre Pereira da Silva, natural desta freguesia, casado com Ana Pinto – seu corpo foi sepultado dentro desta Matriz).

 

-Lista geral da 1ª companhia de ordenanças da freguesia da Cotia, 1816: Ana Pinto de Moraes, de 39 anos, viúva / Ana, filha, de 13 anos; Maria, de 4 anos / Felix Pereira, agregado, de 21 anos; Maria Antonia, mulher, de 17 anos / colheu 12 alqueires de milho; 6 arrobas de fumo.

-Mapa geral dos habitantes existentes na 1ª companhia da freguesia da Cotia, 1817: Ana Pinto de Moraes, de 38 anos, viúva / Ana, de 14 anos; Maria, de 5 anos / agricultora.

-Mapa geral dos habitantes existentes no distrito da 1ª companhia de ordenanças da freguesia da Cotia, 1818: Ana Pinto de Moraes, desta, de 39 anos, viúva / Filhas: Ana, de 15 anos; Maria, de 6 anos / Felix, agregado, de 20 anos; Maria Antonia, mulher, de 16 anos; Inácio, filho, de 2 anos / pobre.

         Ana casou segunda vez aos 08-06-1823, dispensados nos impedimentos de 3º grau por afinidade e consanguinidade, com Teodósio Domingues de Moraes, viúvo de Gertrudes Maria da Silva

Cotia aos 08/06/1823, dispensados nos impedimentos de 3º grau por afinidade e consanguinidade, Teodósio Domingues de Moraes, viúvo de Gertrudes Maria da Silva, cc Ana Pinto de Moraes, viúva de Onofre Pereira Domingues, fregueses desta Igreja).

         Teodosio com 52 anos, Ana com 43 e vários filhos desta, comparecem no censo de 1823 da Cotia.

Mapa geral dos habitantes no distrito da 1ª companhia de ordenanças da freguesia da Cotia, 1823: Teodósio Domingues, natural desta, de 53 anos, Ana Pinto, mulher, natural desta, de 43 anos / Rita, filha, natural desta, de 19 anos; Salvador, filho, natural desta, de 16 anos; Maria, natural desta, de 11 anos / André Nogueira, genro, natural desta, de 19 anos; Catarina, mulher, natural desta, de 25 anos / planta para o seu gasto.

Entre os filhos de Onofre e Ana, batizados na Cotia:

11-4-1-1-1 Francisco, em 23-12-1794. Faleceu em 13-01-1799.

23/12/1794 (Cotia) – Francisco, f. de Onofre Pereira Domingues e Ana de Moraes Pinto, do bairro de Carapicuíba – pp. o Alferes Antonio de Camargo Pontes e Custódia Maria Cardoso, casados.

 

13/01/1799 (Cotia) – bairro da Ressaca de Mboy – fal. Francisco, de 1 ano, natural desta paróquia, filho de Onofre Pereira e Ana Pinto de Moraes, dizem que são brancos – foi seu corpo sepultado dentro desta Matriz, das grades para baixo – ignorasse de que faleceu.

11-4-1-1-2 Felix, em 19-01-1797. Com 10 anos em 1810.

19/01/1797 (Cotia) – Felix, f. de Onofre Pereira Domingues e Ana Pinto de Moraes – pp. Antonio Vaz Domingues, solteiro, filho de Ana de Jesus, e Teresa Pinto, filha solteira de Francisco Pinto de Moraes.

11-4-1-1-3 Maria batizada em 10-08-1799. Com 8 anos em 1809, faleceu em 1810, segundo o censo.

10/08/1799 (Cotia) – Maria, f. de Onofre Pereira Domingues e Ana Pinto, pessoas brancas – pp. o Alferes Rafael Antonio Costa e sua mulher Gertrudes de Oliveira Valente.

11-4-1-1-4 Inácio, batizado em 07-02-1802 e falecido em 05-03-1804.

07/02/1802 (Santo Amaro) – na Igreja de Itapecerica – Inácio, nascido aos 3, f. de Onofre Pereira Domingues e Ana Pinto de Moraes – pp. Inácio de Oliveira Falcão, solteiro, e Brígida Maria, solteira, filha de Joaquim Pereira da Cunha.

 

05/03/1804 (Cotia) – no bairro de Caputera – fal. Inácio, de 2 anos, f. de Onofre Pereira e Ana Pinto – seu corpo foi sepultado dentro desta Matriz.

11-4-1-1-5 Ana, batizada em 13-12-1804. Ana Francisca em 12-10-1821 casou com Antonio de Moraes, natural da Sé de São Paulo, filho de Clemente Rodrigues e Maria de Moraes

13/12/1804 (Cotia) – Ana, de 8 dias, f. de Onofre Pereira e Ana Pinto, do bairro da Ressaca de Emboi – pp. Inácio de Oliveira, solteiro, e Francisca, filha de Francisco Pinto, os padrinhos são fregueses de Santo Amaro.

 

23/10/1821 (Cotia) – Antonio de Moraes, natural da Sé de São Paulo, f. de Clemente Rodrigues e Maria de Moraes, e Ana Francisca, natural desta freguesia, f. de Onofre Pereira da Silva e Ana Pinto de Moraes, fregueses desta Igreja.

11-4-1-1-6 Maria Inácia, batizada em 13-10-1811. Aos 13-07-1824 casou com Gabriel José de Moraes, natural da Parnaiba, filho de Ana de Lima

13/10/1811 (Cotia) – Maria, f. de Onofre Pereira e Maria Pinto – pp. Miguel Pereira e Inácia Pereira.

 

13/07/1824 (Cotia) – Gabriel José de Moraes, f. de Ana de Lima, natural e freguês da vila da Parnaíba, e Maria Inácia, natural e freguesa desta Igreja, f. de Onofre Pereira, já falecido, e Ana Pinto de Moraes.

11-4-1-2 Maria batizada aos 22-02-1778 e faleceu aos 07-01-1788 em Cotia.

Nossa Senhora do Monserrate da Cotia aos 22/02/1778 bat. Maria, filha de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria Cardoso – padrinhos: Antonio de Camargo Portes, casado, e Ana Maria dos Santos, também casada, esta freguesa da Sé de São Paulo, e os mais desta igreja da Cotia.

 

Cotia aos 07/01/1788 no bairro de Pirajuçara, em Santo Amaro (fal. Maria, filha solteira de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria, de 9 anos, natural desta freguesia e moradora no bairro de Pirajossara – foi seu corpo sepultado dentro da Igreja da aldeia de Mboy).

11-4-1-3 Teresa Pinto de Moraes (Teresa Pinto Machado) batizada aos 01-10-1780 na Igreja da aldeia de Mboy, em Santo Amaro

Santo Amaro aos 01/10/1780 na Igreja da aldeia de Mboy, bat. Teresa, filha de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria – padrinhos: Vicente de Moraes, filho solteiro de Vicente de Moraes, fregueses da Sé de São Paulo, e Rita de Moraes de Camargo, casada com o Alferes Vicente Pedroso de Camargo, fregueses da Cotia.

         Casada em primeiras núpcias com provisão, aos 18-09-1798 na Cotia, com Joaquim Pereira da Cunha, viúvo de Maria da Silva falecida aos 23-06-1794 com a idade declarada de 40 anos.

ACMSP Processo Matrimonial 6-60-2252 Joaquim Pereira da Cunha e Teresa Pinto de Moraes, 1798:

Dizem Joaquim Pereira da Cunha e Teresa Pinto de Moraes, que eles estão preparados para se casarem, sem impedimento – Querem se casar Joaquim Pereira da Cunha, viúvo que ficou de Maria da Silva, com Teresa Pinto de Moraes, f.l. de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria Cardoso, ambos os contraentes naturais e batizados na freguesia de Santo Amaro e de presente fregueses na freguesia da Cotia.

– 01/10/1780 (Santo Amaro): na Igreja da aldeia de Mboy, Teresa, f. de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria – pp. Vicente de Moraes, filho solteiro de Vicente de Moraes, fregueses da Sé de São Paulo, e Rita de Moraes de Camargo, casada com o Alferes Vicente Pedroso de Camargo, fregueses da Cotia.

– Querem se casar Joaquim Pereira da Cunha, viúvo que ficou de Maria da Silva, com Teresa Pinto de Moraes, f.l. de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria Cardoso, ambos os contraentes naturais e batizados na freguesia de Santo Amaro e de presente fregueses na freguesia da Cotia.

– 23/06/1794 (Cotia): fal. Maria da Silva, natural da freguesia de Santo Amaro, de 40 anos, casada que foi com Joaquim Pereira da Cunha, do bairro de Potuvera, não fez testamento por pobre, sepultada dentro da Igreja de Mboy.

 

Cotia aos 18/09/1798 Joaquim Pereira da Cunha e Teresa Pinto de Moraes, ambos desta freguesia e nela moradores – ela natural de Santo Amaro, filha de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria Cardoso, ele viúvo de Maria da Silva – de avós nada disseram).

 

         Joaquim Pereira da Cunha faleceu em 29-10-1808.

Aos 29/10/1808 em Santo Amaro no bairro de Putumverá – fal. Joaquim Pereira da Cunha, natural e freguês desta, de cinquenta e tantos anos, casado com Teresa Pinto de Moraes – foi seu corpo sepultado na Igreja de Itapecerica.

         Teresa casou em segundas núpcias em Santo Amaro aos 01-02-1810 com José Joaquim Pereira da Silva, ele viúvo de Maria Pereira Bueno. Casamento também registrado na Cotia aos 04/02/1812.

Aos 01/02/1810 em Santo Amaro, José Joaquim da Silva, viúvo de Maria Pereira Bueno, fregueses da Cotia, de onde ele é natural, com Teresa Pinto Machado, viúva de Joaquim Pereira da Cunha, natural e moradora desta freguesia)

 

Cotia aos 04/02/1812 José Joaquim da Silva, viúvo de Maria Pereira Bueno, e Teresa Pinto de Moraes, viúva de Joaquim Pereira – dispensados do 4º grau e de outro qualquer impedimento, sendo em grau dispensável).

         Em 1822 comparecem no censo da Cotia José Pereira, soldado miliciano com 55 anos, Teresa com 37 anos e vários filhos:

Mapa geral dos habitantes no distrito da 1ª companhia de ordenanças da paróquia da Cotia, 1822: José Pereira, soldado miliciano, natural desta, de 55 anos, Teresa Pinto, mulher, natural desta, de 37 anos / Filhos: João Maria, natural desta, de 15 anos; Maria, natural desta, de 10 anos; Valeriano, natural desta, de 8 anos; Francisco, natural desta, de 6 anos; José, natural desta, de 5 anos; Rita, natural desta, de 2 anos / Vicente Vieira, soldado miliciano, de 22 anos; Ana Joaquina, mulher, de 20 anos; Francisca, filha, de 6 meses / Agricultor / colheu milho alqueires 20.

 

Entre os filhos de Joaquim Pereira e Teresa:

11-4-1-3-1 Custodia nascida aos 16 e batizada em 22-09-1799, padrinhos os avós maternos.

22/09/1799 (Cotia) – Custódia, nascida aos 16, f.l. de Joaquim Pereira e Teresa Pinto de Moraes – pp. Francisco Pinto de Moraes e sua mulher Custódia Maria.

11-4-1-3-2 Francisa batizada em 08-10-1801.

08/10/1801 (Santo Amaro) – Francisca, nascida aos 2, f. de Joaquim Pereira da Cunha e Teresa Pinto de Moraes – pp. Jerônimo Domingues e sua mulher Maria do Carmo.

11-4-1-3-3 Ana, em 19-09-1804.

19/09/1804 (Santo Amaro) – na Igreja de Itapecerica – Ana, de 5 dias, f. de Joaquim Pereira da Cunha e Teresa Pinto de Moraes – pp. Antonio Pereira da Cunha, casado, e Manoela Esméria, solteira, filha de Ana Pinheiro.

11-4-1-3-4 João em 15-08-1807

15/08/1807 (Santo Amaro) – João, de 6 dias, f. de Joaquim Pereira da Cunha e Teresa Pinto – pp. Francisco Pereira da Silva, casado, freguês da Cotia, e Gertrudes Branca, solteira, filha do defunto João Mendes.

 

Entre os filhos de Teresa e José Joaquim:

11-4-1-3-5 Francisco, batizado na Cotia em 07-10-1810.

07/10/1810 (Cotia) – Francisco, f. de José Pereira da Silva e Teresa Pinto – pp. João Pinto e Maria Antonia, solteiros – à margem: morreu.

11-4-1-3-6 Maria em 07-10-1810.

07/10/1810 (Cotia) – Maria, f. de José Joaquim da Silva e Teresa Pinto – pp. Joaquim Domingues Godinho e sua mulher Maria Pires.

11-4-1-3-7 Valeriano em 20-11-1812.

20/11/1812 (Cotia) – Valeriano, de 7 dias, f. de José Pereira da Silva e Teresa Pinto de Moraes – pp. Belchior Dias Domingues e Gertrudes Maria, filhos solteiros de José Dias Furtado, já falecido.

 

11-4-1-4 Bento batizado em 24-02-1783. Não consta do Mapa de 1795

Santo Amaro na Igreja da aldeia de Mboy, aos 24/02/1783 bat. Bento, f. de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria – pp. Antonio Manoel de Camargo, filho solteiro de Fernando de Figueiró, e Ana Maria Justa de Oliveira, filha solteira de Manoel de Oliveira Souza, todos desta freguesia de Santo Amaro.

11-4-1-5 Escolástica batizada aos 14-02-1785.

Aos 14/02/1785 na Igreja da aldeia de Mboy, em Santo Amaro bat. Escolástica, f.l. de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria – pp. Inácio Pires, filho solteiro de Vicente de Moraes, e Timótea de Oliveira, casada, fregueses da Sé de São Paulo, e os pais da criança desta freguesia).

         Em 29-09-1820 Escolástica Pinto de Moraes, viúva de Vicente Vieira de Moraes e dispensados nos impedimentos por uma parte em 3º grau, e por outra em 4º misto ao 3º grau, tudo por consanguinidade, e também por afinidade, casou com o Alferes Antonio de Camargo e Oliveira, natural de Santo Amaro, filho do Alferes Francisco de Camargo Paes e Ana Maria de Oliveira, neto paterno de Antonio de Camargo Pontes e Maria de Siqueira Paes, neto materno de Manoel de Oliveira e Mécia de Moraes, família “Nunes de Pontes”, Cap 1º, § 7º.

29/09/1820 (Cotia) – dispensados nos impedimentos por uma parte em 3º grau, e por outra em 4º misto ao 3º grau, tudo por consanguinidade, e também por afinidade em que se achavam ligados por cópula lícita em 4º grau misto ao 3º, e dos mais todos dispensáveis que pudessem resultar – o Alferes Antonio de Camargo e Oliveira, freguês desta freguesia e natural de Santo Amaro, f. do Alferes Francisco de Camargo Paes e Ana Maria de Oliveira, n.p. de Antonio de Camargo Pontes e Maria de Siqueira Paes, n.m. de Manoel de Oliveira e Mécia de Moraes, fregueses da Parnaíba, e Escolástica Pinto de Moraes, viúva de Vicente Vieira de Moraes, freguesa de Santo Amaro, cujos nomes dos avós não me souberam dizer.

         Em 18-04-1831, viúvo de Escolástica (citada como Escolástica Maria de Moraes e Escolástica de Camargo) e dispensados dos impedimentos de consanguinidade do 4º grão mixto de 3º bem como do 2º de afinidade licita, se casou com Maria Clara Pedrosa (ou de Moraes), filha de Joaquim Pedroso de Oliveira e Ursula Maria de Moraes, família “Nunes de Pontes”, Cap 1º, § 1 .

11-4-1-6 Francisca Pinto de Moraes batizada em 13-09-1787. Em Santo Amaro aos 23-07-1805 casou com Pedro (Xavier) Alexandrino, viúvo de Margarida Pires falecida em Santo Amaro aos 18-04-1803.

Aos 13/09/1787 na Igreja da aldeia de Mboy, em Santo Amaro bat. Francisca, f. de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria Cardoso – pp. Francisco Paes de Camargo, filho de Antonio de Camargo Pontes, freguês da Cotia, e os mais desta freguesia.

 

Aos 23/07/1805 em Santo Amaro, Pedro Alexandrino, viúvo de Margarida Pires, com Francisca Pinto de Moraes, f.l. de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria Cardoso, e dos avós não souberam dizer, todos naturais desta freguesia.

 

18/04/1803 (Santo Amaro) – no bairro de Taquaxiara – fal. Margarida Pires, natural desta freguesia, de 20 anos, casada com Pedro Alexandrino – foi seu corpo sepultado na Igreja de Itapecerica.

         Pedro faleceu em 22-06-1817 com 30 anos declarados.

22/06/1817 (Santo Amaro) bat.  no bairro de Boy Guassu – fal. Pedro Alexandrino, de 30 anos, natural desta freguesia, casado com Francisca Pinto de Moraes – seu corpo foi sepultado na Igreja de Itapecerica.

         Dispensados do impedimento de afinidade lcita em 3º grau misto ao 2º, aos 02-12-1825 Francisca casou segunda vez com Francisco Pereira Domingues, filho de José Pereira de Souza e Gertrudes Maria de Jesus.

Aos 02/12/1825 em Santo Amaro, dispensados em 3º grau misto ao 2º de afinidade lícita, Francisco Pereira Domingues f.l. de José Pereira de Souza e Gertrudes Maria de Jesus, com Francisca Pinto de Moraes, viúva de Pedro Alexandrino, naturais desta freguesia).

Entre os flhos de Francisca e Pedro Alexandrino, batizados em Santo Amaro:

14-4-1-6-1 Quitéria em 27-01-1806.

27/01/1806 (Santo Amaro) bat. Quitéria, de 9 dias, f. de Pedro Alexandrino e Francisca Pinto de Moraes – pp. Manoel Vieira, solteiro, e Maria de Freitas, casada, fregueses da Cotia.

14-4-1-6-2 José em 14-07-1808.

14/07/1808 (Santo Amaro) – na Igreja de Itapecerica bat. José, de 5 dias, f. de Pedro Xavier Alexandrino e Francisca Pinto de Moraes – pp. Miguel Pereira, solteiro, e Maria Pinto, solteira, filha de Francisco Pinto.

14-4-1-6-3 Miguel em 08-10-1810

08/10/1810 (Santo Amaro) – na Igreja de Itapecerica bat. Miguel, de 14 dias, f. de Pedro Alexandrino e Francisca Pinto – pp. Manoel Soares e sua mulher Escolástica Maria, fregueses da Cotia.

14-4-1-6-4 Joaquim em 04-04-1813.

04/04/1813 (Santo Amaro) bat. Joaquim, de 8 dias, f. de Pedro Alexandrino e Francisca Pinto de Moraes – pp. José Joaquim, solteiro, e sua mãe Gertrudes Maria, casada com José Pereira de Souza.

14-4-1-6-5 Maria em 10-01-1816.

10/01/1816 (Santo Amaro) bat. Maria, de 6 dias, f. de Pedro Alexandrino e Francisca Pinto – pp. Manoel Rodrigues Pinto e sua mulher Gertrudes Maria da Silva.

11-4-1-7 Maria Pinto de Moraes batizaa na Cotia em 17-05-1791. Em Santo Amaro aos 07-06-1813 casou com José dos Santos, filho natural de Maria Angélica.

Aos 17/05/1791 na Cotia bat. Maria, filha de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria Cardoso – padrinhos: José e Gertrudes, filhos solteiros do Alferes Antonio de Camargo Pontes.

 

Aos 07/06/1813 em Santo Amaro, José dos Santos, f. de pai incógnito e Maria Angélica, naturais da freguesia do povo do Rio Pardo, e dos avós não souberam dizer, com Maria Pinto de Moraes, natural da Cotia, f.l. de Francisco Pinto de Moraes, da mesma freguesia, e Custódia Maria Cardoso, natural de Bragança, n.p. de Vitorino Vieira de Moraes, e nada mais souberam).

11-4-1-8 Maria batizada em 24-12-1793 e falecida em 09-09-1796 com 18 meses.

Aos 24/12/1793 na Cotia bat.Maria, filha de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria – padrinhos: o Alferes Antonio de Camargo Pontes, casado, e Ana Pinto de Moraes, mulher de Onofre Pereira.

 

Cotia (bairro de Carapicuíba aos 09/09/1796 fal. Maria, de 18 meses, f. de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria – seu corpo foi sepultado nesta Matriz, das grades para baixo).

11-4-1-9 Francisco Pinto batizado em 21-08-1796. Casou aos 19-07-1814 na Cotia com Maria de Moraes, dai natural, filha de Inácio de Moraes e Luzia Pereira da Silva.

Cotia aos 21/08/1796  bat. Francisco, filho de Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria – padrinhos: o Capitão Bento dos Santos Pereira, casado, e sua filha solteira Maria Angélica.

 

Cotia aos 19/07/1814 Francisco Pinto, natural desta freguesia, f. do falecido Francisco Pinto de Moraes e Custódia Maria Cardoso, com Maria de Moraes, f. de Inácio de Moraes e Luzia Pereira da Silva, naturais e fregueses desta freguesia – declaro que a mãe do contraente é natural de Santo Amaro.

         Francisco e Maria comparecem no censo da Cotia de 1816, e seguintes, com vários filhos:

-Lista geral da 1ª companhia de ordenanças da freguesia da Cotia, 1816: Francisco Pinto, auxiliar de pé, de 21 anos, Maria, mulher, de 23 anos / Francisca, de 2 anos; José, de 2 meses / colheu 20 alqueires de milho.

-Mapa geral dos habitantes existentes na 1ª companhia da freguesia da Cotia, 1817: Francisco Pinto, miliciano, de 22 anos, Maria, mulher, de 21 anos / Filhos: Francisca, de 3 anos; José, de 1 ano / agricultor.

-Mapa geral dos habitantes existentes no distrito da 1ª companhia de ordenanças da freguesia da Cotia, 1818: Francisco Pinto, miliciano, desta, de 23 anos, Maria de Moraes, mulher, desta, de 25 anos / Filhos: Francisca, de 4 anos; José, de 2 anos / agricultor / colheu 25 alqueires de milho, e 6 alqueires de feijão.

-Mapa geral dos habitantes no distrito da 1ª companhia de ordenanças da paróquia da Cotia, 1822: Francisco Pinto, soldado miliciano, natural desta, de 27 anos, Maria de Moraes, mulher, natural desta, de 29 anos / Filhos: Francisca, natural desta, de 8 anos; José, natural desta, de 6 anos; Jacinta, natural desta, de 4 anos; Felicidade, natural desta, de 2 anos / Maria Pereira, agregada, natural desta, de 35 anos, solteira; Angela Pereira, irmã, natural desta, de 33 anos, solteira / Agricultor / colheu milho alqueires 10.

-Mapa geral dos habitantes no distrito da 1ª companhia de ordenanças da freguesia da Cotia, 1823: Francisco Pinto, soldado miliciano, natural desta, de 28 anos, Maria de Moraes, mulher, natural desta, de 30 anos / Francisco, filho, natural desta, de 9 anos; José, filho, natural desta, de 7 anos; Jacinto, filho, natural desta, de 5 anos; Felicidade, filha, natural desta, de 3 anos / planta para seu gasto.

-Mapa geral dos habitantes existentes no distrito da 1ª companhia de ordenanças da freguesia da Cotia, 1825: Francisco Pinto, natural desta, de 31 anos, Maria, mulher, natural desta, de 36 anos / Filhos: Francisca, natural desta, de 12 anos; José, natural desta, de 10 anos; Jacinta, natural desta, de 8 anos; Felicidade, natural desta, de 6 anos; Antonio e Policarpo, naturais desta, de 1 ano / camarada de tropas de açúcar.

-Mapa geral dos habitantes existentes no distrito da 1ª companhia das ordenanças da freguesia da Cotia, 1826: Francisco Pinto, natural desta, de 39 anos, Maria, mulher, de 34 anos / Filhos: Jacinta, de 9 anos; Felicidade, de 7 anos; Policarpo e Antonio, de 2 anos / Agricultor.

Francisco Pinto e Maria de Moraes tiveram os filhos batizados na Cotia, q.d.:

11-4-1-9-1 Francisca Pinto de Moraes batizada aos 05-09-1815 na Cotia onde aos 10-10-1842, dispensados no impedimento do 2º grau de consanguinidade em linha transversal, casou com Simplício de Godoy, filho de Reginaldo de Godoy e Ana de Moraes.

05/09/1815 (Cotia) bat. Francisca, de 8 dias, f. de Francisco Pinto e Maria de Moraes – pp. Inácio de Moraes, casado, e Custódia Maria de Jesus, freguesa de Santo Amaro.

 

10/10/1842 (Cotia) – dispensados no impedimento do 2º grau de consanguinidade em linha transversal, e em outro qualquer sendo dispensável – Simplício de Godoy, f. de Reginaldo de Godoy e Ana de Moraes, e Francisca Pinto de Moraes, f. de Francisco Pinto de Moraes e Maria de Moraes, já falecida, todos são naturais e fregueses desta Igreja.

11-4-1-9-2 José aos 24-11-1816.

24/11/1816 (Cotia) – na Matriz de Nossa Senhora do Rosário da aldeia de Mboy bat. José, de 8 dias, f. de Francisco Pinto e Maria de Moraes – pp. o Reverendo Bento Pedroso de Camargo e Gertrudes Pereira da Silva, casada, freguesa da dita aldeia.

11-4-1-9-3 Jacinta aos 16-08-1819.

16/08/1819 (Cotia) bat. Jacinta, de 6 dias, f. de Francisco Pinto e Maria de Moraes – pp. Francisco Domingues e Maria Dias, sua mulher.

11-4-1-9-4 Felicidade aos 21-10-1821.

21/10/1821 (Cotia) bat. Felicidade, de 4 dias, f. de Francisco Pinto e Maria de Moraes – pp. Inácio Vieira Branco e sua mulher Gertrudes Maria.

11-4-1-9-5 Policarpo aos 28-02-1824.

28/02/1824 (Cotia) bat. Policarpo, de 8 dias, f. de Francisco Pinto e Maria de Moraes – pp. Bento Pereira da Silva e sua mulher Cecília de Moraes.

11-4-1-9-6 Antonia aos 28-02-1824.

28/02/1824 (Cotia) bat. Antonia, de 8 dias, f. de Francisco Pinto e Maria de Moraes – pp. José Pereira e Maria Pinto, ambos casados, e de Santo Amaro.

11-4-1-9-7 Gertrudes aos 13-12-1827.

13/12/1827 (Cotia) bat. Gertrudes, de 7 dias, f. de Francisco Pinto de Moraes e Maria de Moraes – pp. José Soares Borba e sua mulher Cecília Maria do Nascimento, estes de Santo Amaro.

11-4-1-9-8ex Prudência, exposta em casa de Francisco Pinto, batizada em 22-10-1818

Aos 22/10/1818 na Cotia bat. Prudência, exposta em casa de Francisco Pinto no dia 21 deste, sem carta, achada por Maria de Moraes, mulher do mesmo Francisco Pinto quase às ave-marias, no bairro de Caputera – pp. o mesmo Francisco Pinto, casado, e Maria Pereira, solteira, filha do falecido João Pereira).

11-4-2 Antonio Pinto de Moraes batizado em Santo Amaro aos 25-09-1754. Casou em primeiras núpcias aos 04-07-1775 em Santo Amaro, com Maria Dias Vieira, filha de José Dias da Rocha e Francisca Vieira, neta paterna de Antonio Dias e Mécia da Rocha, neta materna de Luís Gonçalves e Ana de Figueiró Ribeiro.

Santo Amaro aos 25/09/1754 na Igreja da aldeia de Mboy bat. Antonio, f. de Vito Domingues e Teresa Pinto – pp. Antonio Frazão e sua mulher Inácia Gertrudes Paes.

 

Santo Amaro aos 04/07/1775  Antonio Pinto de Moraes, f. de Vitorino Domingues de Moraes e Teresa Pinto Machado, n.p. de Teodósio Domingues de Oliveira e Maria de Siqueira de Moraes, n.p. de Francisco Pinto Machado e Maria do Rosário, com Maria Dias Vieira, f. de José Dias da Rocha e Francisca Vieira, n.p. de Antonio Dias e Mécia da Rocha, n.m. de Luís Gonçalves e Ana de Figueiró Ribeiro, todos desta freguesia moradores.

          Maria Dias faleceu aos 09-02-1796 no bairro de Caputera de Mboy, na Cotia, com 40 anos declarados.

Cotia aos 09/02/1796 no bairro de Caputera de Mboy fal. Maria Dias Vieira, casada que foi com Antonio Pinto de Moraes, de 40 anos – sepultada na igreja de Mboy – não fez testamento, nem tinha de que).

          Antonio casou em segundas núpcias aos 09-08-1796 em Santo Amaro, com Joana Pedroso, exposta a Manoel José Machado e falecida em 24-01-1811 na Cotia, com 33 anos declarados.

Santo Amaro, aos 09/08/1796  Antonio Pinto de Moraes, freguês da Cotia, viúvo de Maria Dias Vieira, com Joana Pedroso, f. de pais incógnitos, exposta a Manoel José Machado, natural desta freguesia).

 

Cotia aos 24/01/1811 no bairro da Graça  fal. Joana Pedroso, de 33 anos, natural de Santo Amaro – sem testamento, e pouco tinha de bens, mulher de Antonio Pinto – seu corpo foi sepultado dentro desta Matriz).

          Antonio comparece nos censos de Cotia, de 1779 a 1795 com Maria e vários filhos; de 1797 viúvo com os filhos, de 1798 a 1811 com Joana e filhos dos dois matrimônios:

-Lista da freguesia da Cotia, 1779, fogo 268: Antonio Pinto de Moraes, auxiliar de pé, de 25 anos / Maria Dias Vieira, de 20 anos / filho: José, de 1 ano e meio]

-Lista da freguesia da Cotia, 1780, fogo 276: Antonio Pinto de Moraes, auxiliar de pé, de 26 anos / Maria Dias Vieira, de 21 anos / José, filho, de 2 anos; Antonio, filho, de 9 meses]

-Lista geral da ordenança da freguesia da Cotia, 1794: Antonio Pinto de Moraes, de 52 anos, Maria Dias, mulher, de 40 anos / Filhos: Manoel Pinto, de 9 anos; Antonio Pinto, de 11 anos; Vitorino Pinto, de 7 anos; João Pinto, de 5 anos; Inácio Pinto, de 2 anos; Ana Pinto, de 5 anos; Rita Pinto, de 6 anos.

-Lista geral de toda a companhia da ordenança, Cotia, 1795: Antonio Pinto de Moraes, de 40 anos, Maria Dias, mulher, de 48 anos / Filhos: Antonio Pinto, de 14 anos; Manoel Pinto, de 12 anos; Vitorino Pinto, de 10 anos; João Pinto, de 8 anos; Ana Pinto, de 6 anos; Inácio Pinto, de 2 anos; Rita Pinto, de 3 anos.

-Lista geral da 1ª companhia de ordenança da freguesia da Cotia, 1797: Antonio Pinto de Moraes, viúvo, de 40 anos / Filhos: Antonio, de 17 anos; Manoel, de 12 anos; Vitorino, de 10 anos; João, de 8 anos; Inácio, de 2 anos; Ana, de 4 anos.

 

-Lista geral da ordenança da freguesia da Cotia, 1ª companhia, 1798: Antonio Pinto de Moraes, de 44 anos, Joana Pedroso, mulher, de 28 anos / Filhos: Manoel, de 12 anos; Vitorino, de 10 anos; João, de 8 anos; Inácio, de 3 anos; Ana, de 7 anos; Rita, de 5 anos.

-Mapa ou lista geral dos habitantes que existem na paróquia da Cotia, 1ª companhia, 1798: Antonio Pinto de Moraes, de 44 anos, Joana Pedroso, de 29 anos / Filhos: Manoel, de 12 anos; Vitorino, de 10 anos; João, de 9 anos; Joaquim, de 3 anos; Ana, de 8 anos; Inácio, de 2 anos; Rita, de 6 anos / Escrivão do vintenário / Plantou 1 alqueire de milho, que comeu em verde, tem 2 vacas de leite com 2 crias, tem 2 cavalos de cargas, com que ganhou 10$000 réis, e mais diz que ganhou pelo ofício 11$750 réis, que tudo faz o cálculo de 21$750 réis, e tudo consumiu em sua casa.

-Lista geral da freguesia da Cotia, 1ª companhia, 1802: Antonio Pinto de Moraes, natural de Santo Amaro, juiz de ventena, de 48 anos, Joana Pedroso, mulher, de 29 anos / Filhos: João, de 14 anos; Inácio, de 7 anos; Joaquim, de 6 anos; Ana, de 13 anos; Rita, de 10 anos; Maria, de 3 anos; Francisco, de 1 ano / Ganha na ocupação de ventenário 16000 réis.

-Lista geral da 1ª companhia da freguesia da Cotia, 1804: Antonio Pinto de Moraes, natural de Santo Amaro, de 30 anos, Joana Pedroso, de 31 anos / Filhos: João, de 16 anos; Inácio, de 11 anos; Ana, de 16 anos; Rita, de 13 anos; Joaquim, de 8 anos; Gertrudes, de 8 meses; Maria, de 5 anos / Lavrador / Colheu 20 alqueires de milho; 4 de feijão / e ganhou de seu ofício de juiz da ventena 16000 réis.

Mapa geral dos habitantes da freguesia da Cotia, 3ª companhia, 1808: Antonio Pinto, natural desta, de 46 anos, Joana Pedroso, mulher, de 46 anos / Filhos: João, de 20 anos; Inácio, de 4 anos; Joaquim, de 11 anos; Rita, de 17 anos; Ana, de 1 ano; Maria, de 9 anos; Gertrudes, de 4 anos; Felícia, de 2 anos / Nada colheu.

-Mapa geral dos habitantes existentes na freguesia da Cotia, da 3ª companhia, bairro da Graça, 1809: Antonio Pinto de Moraes, de 47 anos, Joana Pedroso, de 37 anos / Filhos: Inácio, de 4 anos; Joaquim, de 11 anos; Rita, de 18 anos; Bento, de 1 mês; Maria, de 10 anos; Gertrudes, de 1 ano; Felícia, de 1 ano / Colheu 20 alqueires de milho e 2 de feijão / Falta nesta casa João, filho, que foi à praça.

-Mapa geral dos habitantes existentes da freguesia da Cotia, 3ª companhia, bairro da Graça, 1810: Antonio Pinto de Moraes, natural de Santo Amaro, de 48 anos, Joana Pedroso, mulher, de 38 anos / Filhos: João, auxiliar, de 32 anos; Inácio, de 6 anos; Joaquim, auxiliar, de 13 anos; Rita, de 19 anos; Maria, de 11 anos; Gertrudes, de 6 anos; Felícia, de 4 anos.

-Mapa geral dos habitantes existentes na freguesia da Cotia, 3ª companhia, bairro da Graça, 1811: Antonio Pinto de Moraes, natural desta, de 49 anos, viúvo / Filhos: João, auxiliar, de 23 anos; Inácio, de 7 anos; Joaquim, auxiliar, de 14 anos; Rita, de 20 anos; Gertrudes, de 7 anos; Felícia, de 5 anos / Colheu 40 alqueires de milho, 2 alqueires de feijão.

 

Terceira vez em S. Roque aos 20-07-1813, Antonio casou com Angela Leite, viuva de Manoel Soares.

20/07/1813 (São Roque) - Antônio Pinto de Moraes, viúvo de Joana Pedroso, e Angela Leite, viúva de Manoel Soares, fregueses desta freguesia.

Entre os filhos de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira:

11-4-2-1 José Vieira de Moraes (José Pinto de Moraes) batizado em 08-06-1711. Casou em primeiras núpcias na Cotia em 29-10-1794 com Gertrudes Maria da Silva, natural de Santo Amaro, filha de João da Silva de Siqueira e Catarina da Silva, neta paterna de Severino Barreiros e Isabel da Silva, naturais de Santo Amaro, neta materna de Martinho Pires da Rocha e Maria Pereira da Silva, naturais de Santo Amaro.

Cotia aos 08/06/1777 bat. José, filho de Antonio Pinto e Maria Vieira – padrinhos: Vitorino Domingues, casado, e Francisca Vieira, também casada – esta freguesa de Santo Amaro, aqueles desta igreja da Cotia)

 

Aos 29/10/1794 na Cotia, José Vieira de Moraes, natural desta freguesia, f.l. de Antonio Pinto e Maria Vieira, n.p. de Vitorino Domingues de Moraes, natural de Santo Amaro, e Teresa Pinto Machado, natural de Santo Amaro, n.m. de Francisco Pinto Guedes e Maria do Rosário, naturais de Santo Amaro (sic), com Gertrudes Maria da Silva, natural de Santo Amaro, f.l. de João da Silva de Siqueira e Catarina da Silva, n.p. de Severino Barreto (sic) e Isabel da Silva, naturais de Santo Amaro, n.m. de Martinho Pires da Rocha e Maria Pereira da Silva, naturais de Santo Amaro.

         Gertrudes faleceu em 30-05-1796. José casou segunda vez em Santo Amaro aos 31-01-1797, dispensados do impedimento de consanguinidade no 4º grau, com Leonor de Camargo filha de José Ferreira de Camargo e Felipa Pereira (nesta família cap. 2º § 5º), neta paterna de Francisco Ferreira de Borba e Escolástica de Camargo, neta materna de Tomé Pereira e Rosa da Silva, todos desta freguesia.

ACMSP, Processo Matrimonial 6-51-2171 José Vieira de Moraes e Leonor de Camargo, 1797:

Dizem José Vieira de Moraes e Leonor de Camargo, que eles estão tratados e dispensados para se casarem, sem impedimento.

 – Querem casar-se José Vieira de Moraes, viúvo de Gertrudes Maria da Silva, falecida nesta freguesia de Nossa Senhora do Monserrate da Cotia, onde ele é freguês, com Leonor de Camargo, f.l. de José Ferreira de Camargo, já defunto, e Felipa Pereira, natural e moradora na freguesia de Santo Amaro, os quais se acham impedidos por consanguinidade em 4º grau.

– 30/05/1796 (Cotia): bairro de Taquapiara, fal. Gertrudes Maria, casada com José Vieira de Moraes, natural e freguesa desta freguesia, de 24 anos, foi seu corpo sepultado na Igreja da aldeia de Itapecerica, não fez testamento.

 – Com favor querem casar-se José Vieira de Moraes, viúvo de Gertrudes Maria da Silva, falecida na freguesia da Cotia, onde ele é freguês, com Leonor de Camargo, f.l. de José Ferreira de Camargo, já defunto, e Felipa Pereira, natural e moradora nesta freguesia de Santo Amaro, os quais se acham impedidos por consanguinidade em 4º grau.

– 09/09/1777 (Santo Amaro): Leonor, nascida aos 4, f.l. de José Ferreira de Camargo e Felipa Pereira – pp. João Manoel Damasceno e sua mulher Felipa de Camargo.

 

Aos 31/01/1797 em Santo Amaro  – dispensados do impedimento de consanguinidade no 4º grau (José Vieira de Moraes, freguês da Cotia, viúvo de Gertrudes Maria da Silva, com Leonor de Camargo, f.l. de José Ferreira e Felipa Pereira, n.p. de Francisco Ferreira de Borba e Escolástica de Camargo, n.m. de Tomé Pereira e Rosa da Silva, todos desta freguesia.

Leonor faleceu em 01-11-1802 e José, terceira vez aos 06-02-1804 na Cotia, dispensados no 2º grau misto ao 3º casou com Maria Vieira de Oliveira, viúva de Manoel Dias de Souza, falecido em 15-10-1796 com geração de três filhos.

ACMSP, Processo Matrimonial 7-36-2884 José Vieira de Moraes e Maria Vieira de Oliveira, 1803:

Autos de dispensa a favor dos oradores José Vieira e Moraes e Maria Vieira de Oliveira.

 – Dizem os humilde oradores José Vieira de Moraes e Maria Vieira de Oliveira, fregueses da Cotia, que tendo eles tratado casar-se, o não podem fazer pelos impedimentos de 2º grau de consanguinidade, e do 3º grau de consanguinidade misto do 2º - os oradores são primos-irmãos, que Teresa Pinto, avó do orador, era irmã de Serafina de Oliveira, mãe da oradora, 3º grau misto de 2º de consanguinidade – a oradora é viúva e tem 3 filhos – pela entrada do orador em sua casa tem padecido a sua fama.

 – Testemunhas: 1ª Salvador Dias, solteiro, natural e morador na freguesia da Cotia, que vive de lavouras, de 25 anos – 2ª Antonio Pereira, casado, natural e morador na ..., que vive de lavouras, de 4... anos – 3ª Ana Domingues, ..., natural de Santo Amaro e moradora na Cotia, que vive de lavouras, de 53 anos.

– ... José Vieira de Moraes, viúvo de Leonor ... Maria Vieira de Oliveira, viúva de Manoel ... ambos fregueses da freguesia da Cotia ... 2º grau pela parte materna, e no 2º ... pela parte paterna, todos por consanguinidade .. dos quais esperam alcançar ...

 – 01/11/1802 (Santo Amaro): no bairro de Pirajuçara, fal. Leonor de Camargo, de 20 anos, casada com José Vieira de Moraes, fregueses da Cotia, que passageiramente aqui se achava, sem testamento, seu corpo sepultado dentro desta Matriz.

– ... casar José Vieira de Moraes ... de Leonor de Camargo ... Vieira de Oliveira, viúva de Manoel Dias de Souza, ambos fregueses desta freguesia da Cotia, se acham impedidos no 2º grau pela parte materna, e no 2º misto ao 3º pela parte paterna, todos por consanguinidade na linha transversal.

– 15/10/1796 (Cotia): bairro de Caputera, Manoel Dias de Souza, natural de freguês desta freguesia, casado com Maria Vieira, de 38 anos, foi seu corpo sepultado nesta Matriz, das grades para baixo, não fez testamento.

 

Aos 06/02/1804 na Cotia, José Vieira de Moraes, viúvo de Leonor de Camargo, com Maria Vieira de Oliveira, viúva de Manoel Dias de Souza, fregueses nesta freguesia, dispensados no 2º grau misto ao 3º.

 

Maria Vieira faleceu aos 26-04-1816 no bairro de Caputera, com 40 anos declarados.

Aos 26/04/1816 na Cotia no bairro de Caputera – fal. Maria Dias Vieira, natural desta freguesia, de 40 anos, casada com José Vieira de Moraes – seu corpo foi sepultado dentro da Matriz da freguesia e aldeia de Nossa Senhora do Rosário de Mboy).

José e Maria comparecem nos censos da Cotia com três filhos (de Maria) e vários agregados.

-Mapa da 1ª companhia da freguesia da Cotia, 1809: José Vieira de Moraes, natural da Cotia, de 33 anos, Maria Vieira, mulher, de 35 anos / Filhos: Manoel, de 15 anos; Felisberto, de 13 anos; Zacarias, de 9 anos / Rita Machado, agregada, de 58 anos; Maria, filha desta, de 24 anos; Angela Vieira, agregada, de 29 anos / Lavrador / o que planta e colhe é para sustentação de sua casa.

-Mapa da 1ª companhia da freguesia da Cotia, 1810: José Vieira de Moraes, de 34 anos, Maria Vieira, mulher, de 36 anos / Filhos: Zacarias, de 10 anos; Manoela, de 15 anos; Rita, irmã, agregada, de 15 anos; Rita Machado, de 60 anos, viúva; Maria, filha desta, de 25 anos; Angela Vieira, agregada, de 34 anos; Felizarda, de 3 anos.

-Lista geral da 1ª companhia da freguesia da Cotia, 1811: José Vieira de Moraes, de 35 anos, Maria Vieira, mulher, de 37 anos / Filhos: Zacarias, de 11 anos; Manoela, de 16 anos; Rita, irmã, de 15 anos; Rita Machado, agregada, de 61 anos; Maria, filha desta, de 26 anos; Angela Vieira, agregada, de 35 anos; Felizarda, de 4 anos / Colheu 50 alqueires de milho, 5 de feijão, 20 arrobas de fumo.

-Lista dos chefes das ordenanças da 1ª companhia da freguesia da Cotia, 1814: José Vieira de Moraes, de 36 anos, Maria Vieira, mulher, de 38 anos / Zacarias, filho, de 14 anos; Maria, de 13 anos; Rita Machado, agregada, de 64 anos; Felisberto, filho, de 17 anos / colheu 20 alqueires de milho, 10 alqueires de feijão.

José Vieira de Moraes e Gertrudes Maria da Silva tiveram a filha:

11-4-2-1-1 Maria batizada aos 13-05-1796, faleceu aos 01-07-1796 na Cotia.

13/05/1796 (Cotia) – Maria, f. de José Vieira de Moraes e Gertrudes da Silva – pp. Antonio Pinto de Moraes, viúvo, e Ana Pires, casada com Luís Dias Vieira.

01/07/1796 (Cotia) – bairro de Taquapiara – fal. Maria, de 3 meses, f. de José Vieira de Moraes e Gertrudes da Silva, já falecida, natural desta freguesia – foi seu corpo sepultado no cemitério desta Matriz.

José Vieira de Moraes e Leonor de Camargo tiveram os filhos, q.d.:

11-4-2-1-2 Inácio Vieira de Moraes aos 27-06-1821 em Santo Amaro casou com Rita Pires de Oliveira, natural de São Roque, filha de Francisco Pires de Oliveira, de Santo Amaro e Paula Maria, da Cotia, neta paterna de Bento Pires(de Oliveira) e Ana Moreira (ou Ana Maria Nunes), desta freguesia, neta materna de Antonio de Brito (Correa) e Inês da Rocha, da Cotia - família “Gaspar Nunes Sarmento”, neste site.

Aos 27/06/1821 em Santo Amaro, Inácio Vieira de Moraes, f.l. de José Pinto de Moraes e Leonor de Camargo, n.p. de Antonio Pinto e Maria Dias Vieira, n.m. de José Ferreira de Camargo e Felipa Pereira, naturais desta freguesia, com Rita Pires de Oliveira, natural e freguesa de São Roque, f.l. de Francisco Pires de Oliveira, desta freguesia, e Paula Maria, da Cotia, n.p. de Bento Pires e Ana Moreira, desta freguesia, n.m. de Antonio de Brito e Inês da Rocha, da Cotia.

11-4-2-1-3 Maria Vieira batizada aos 03-02-1802 na Cotia. Em Santo Amaro aos 21-08-1821 casou com Bento José de Oliveira, viúvo de Francisca Maria.

03/02/1802 (Cotia) bat. Maria, de 6 dias, f. de José Vieira de Moraes e Leonor de Camargo, moradores no bairro de Caputera de Mboy – pp. Anástacio Dias de Oliveira, filho solteiro de Francisco Xavier, e Isabel, filha solteira de Mateus Manoel Dias, os padrinhos são fregueses de Santo Amaro.

 

Aos 21/08/1821 em Santo Amaro, Bento José de Oliveira, viúvo de Francisca Maria, com Maria Vieira, natural da Cotia, f.l. de José Vieira de Moraes e Leonor de Camargo, n.p. de Antonio Pinto e Maria Vieira, n.m. de José Ferreira e Felipa Pereira, naturais desta freguesia.

11-4-2-2 Antonio Pinto Vieira (Antonio Vieira de Moraes) batizado na Cotia aos 03-04-1779. Casou em primeiras núpcias aos 24-01-1797 na Cotia, com Rita Godinho de Jesus, filha de Antonio Godinho Paes e da falecida Florência Pereira.

Cotia aos 03/04/1779 bat. Antonio, filho de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira – padrinhos: José Dias da Rocha, casado e freguês de Santo Amaro, e Teresa Pinto Machado, casada.

 

Aos 24/01/1797 na Cotia Antonio Pinto Vieira e Rita Godinho de Jesus – o contraente natural e freguês desta freguesia, e a contraente natural de Santo Amaro e freguesa desta freguesia – ele filho de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira, já defunta, e ela filha de Antonio Godinho Paes e Florência Pereira, já defunta – de avós não deram notícia).

         Antonio e Rita comparecem nos censos da Cotia, com alguns filhos:

-Lista geral da ordenança da freguesia da Cotia, 1ª companhia, 1798: Antonio Vieira, de 18 anos, Rita Godinho, mulher, de 30 anos.

-Mapa ou lista geral dos habitantes que existem na paróquia da Cotia, 1ª companhia, 1798: Antonio Vieira de Moraes, cabo de esquadra, de 20 anos, Rita Godinho, mulher, de 36 anos / Filha: Maria, menor de 1 / Colheu 28 alqueires de milho, e 3 e meio de feijão, tudo consumiu em sua casa, passando muito pobremente.

-Lista geral da freguesia da Cotia, 1ª companhia, 1802: Antonio Pinto, o moço, auxiliar de pé do Capitão José Novaes, de 24 anos, Rita, mulher, de 20 anos / Filhos: Francisco, de 4 anos; Inácio, de 1 ano / Colheu 10 alqueires de milho, 3 de feijão, com seus negócios ganhou 4000 réis.

         Rita faleceu em 07-09-1805 com 40 anos declarados.

Aos 07/09/1805 na Cotia (no bairro da Ressaca de Mboi – fal. Rita Godinho, mulher que foi de Antonio Pinto, de 40 anos, natural desta freguesia – sem testamento por pobre – seu corpo foi sepultado na freguesia de Mboi).

         Antonio passou a segundas núpcias aos 02-06-1807 em Santo Amaro, com Isabel dos Santos, filha de Mateus Manoel e Felipa Pereira, neta paterna de João Manoel Damasceno e Isabel dos Santos, neta materna de Tomé Pereira e Rosa Garcia, todos naturais de Santo Amaro.

Aos 02/06/1807 em Santo Amaro Antonio Vieira de Moraes, f.l. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira, naturais da Cotia, n.p. de Vitorino Domingues e Teresa Pinto Machado, n.m. de José Dias da Rocha e Francisca Vieira, naturais desta, com Isabel dos Santos, f.l. de Mateus Manoel e Felipa Pereira, n.p. de João Manoel Damasceno e Isabel dos Santos, n.m. de Tomé Pereira e Rosa Garcia, todos naturais desta freguesia.

 

Antonio Vieira de Moraes e Rita Godinho de Jesus tiveram os filhos, q.d.:

11-4-2-2-1 Maria Vieira de Moraes batizada aos 11-11-1797 na Cotia. Em Santo Amaro aos 20-02-1816 casou com Francisco Antonio, daí natural, exposto a João Pedroso

11/11/1797 (Cotia) bat. Maria, f. de Antonio Pinto Vieira e Rita Godinho de Jesus – pp. Antonio Pinto de Moraes e Joana Pedroso, sua mulher.

 

Aos 20/02/1816 em Santo Amaro, tt. Antonio Pinto de Moraes, casado em São Roque – Francisco Antonio, natural desta freguesia, f. de pais incógnitos, exposto a João Pedroso, com Maria Vieira de Moraes, natural da Cotia, f.l. de Antonio Vieira de Moraes e Rita Godinho, naturais da Cotia, n.p. de Antonio Pinto e Maria Dias Vieira, naturais desta freguesia, n.m. de Antonio Godinho Paes e Florência de Oliveira, naturais desta mesma freguesia.

11-4-2-2-2 José. batizado aos 10-10-1799 na Cotia.

10/10/1799 (Cotia) bat. José, nascido aos 3, f. de Antonio Vieira de Moraes e Rita Godinho de Jesus – pp. Alexandre Rodrigues Machado, solteiro, filho do falecido Angelo Rodrigues, e Maria Vieira, viúva de Manoel Dias de Souza.

11-4-2-2-3 Inácio batizado aos 30/12/1801 na Cotia.

30/12/1801 (Cotia) bat. Inácio, de 6 dias, f. de Antonio Vieira de Moraes e Rita Godinho, moradores no bairro da Ressaca de Mboy – pp. José Vieira de Moraes e sua mulher Leonor de Camargo.

 

Antonio Vieira de Moraes e Isabel dos Santos tiveram os filhos, batizados em Santo Amaro, q.d.:

11-4-2-2-4 Joaquim em 25-03-1808.

Aos 25/03/1808 em Santo Amaro bat.Joaquim, de 6 dias, f. de Antonio Vieira de Moraes e Isabel dos Santos – pp. Mateus Manoel e sua mulher Felipa Pereira.

11-4-2-2-5 Manoel em 18-04-1809 e faleceu em 30-04-1812.

Aos 18/04/1809 em Santo Amaro bat. Manoel, de 6 dias, f. de Antonio Vieira de Moraes e Isabel dos Santos – pp. Manoel Pinto e sua mulher Gertrudes Maria, estes fregueses da Sé.

 

Aos 30/04/1812 em Santo Amaro no bairro de Pirajossara – fal. Manoel, de 3 anos, f. de Antonio Vieira de Moraes e Isabel dos Santos – seu corpo foi sepultado dentro desta Matriz.

11-4-2-2-6 Úrsula em 05-12-1810.

Aos 05/12/1810 em Santo Amaro bat. Úrsula, de 8 dias, f. de Antonio Vieira de Moraes e Isabel dos Santos – pp. Antonio Pinto de Andrade e sua mulher Úrsula Pires.

11-4-2-2-7 Manoela em 20-07-1812

Aos 20/07/1812 em Santo Amaro bat. Manoela, de 6 dias, f. de Antonio Vieira de Moraes e Isabel dos Santos – pp. Vicente Rodrigues e sua mulher Rita Maria.

11-4-2-2-8 Francisca em 29-09-1815

Aos 29/09/1815 em Santo Amaro bat. Francisca, de 5 dias, f. de Antonio Vieira de Moraes e Isabel dos Santos – pp. Inácio Rodrigues da Silva, casado, e Angela Maria de Camargo, sua mulher.

11-4-2-2-9 Maria Vieira de Moraes batizada em 10-11-1816. Aos 09-11-1830 casou com Jerônimo Rodrigues Martins, filho de Francisco Rodrigues Machado e Maria Joaquina de Oliveira, n.p. de Angelo Rodrigues e Helena Machado, n.m. de João Martins e Isabel Pires - família “Gaspar Nunes Sarmento”, neste site.

Aos 10/11/1816 em Santo Amaro bat. Maria, de 9 dias, f. de Antonio Vieira de Moraes e Isabel dos Santos – pp. Francisco Antonio de Brito e sua mulher Clara Felícia dos Prazeres.

 

Aos 09/11/1830 em Santo Amaro, Jerônimo Rodrigues Martins, f.l. de Francisco Rodrigues Machado e Maria Joaquina de Oliveira, n.p. de Angelo Rodrigues e Helena Machado, n.m. de João Martins e Isabel Pires, com Maria Vieira de Moraes, f.l. de Antonio Vieira e Isabel dos Santos, n.p. de Francisco Pinto e Maria Dias, n.m. de Mateus Manoel dos Santos e Felipa de tal, todos naturais desta freguesia.

 

11-4-2-3 Francisca batizada em 06-12-1780.

Aos 06/12/1780 na Igreja da aldeia de Mboy, em Santo Amaro bat. Francisca, f. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira – pp. Antonio de Camargo Pontes e sua mulher Maria Paes da Silva, estes fregueses da Cotia, os mais desta freguesia de Santo Amaro.

11-4-2-4 Manoel batizado em 09-07-1783.

Aos 09/07/1783 em Santo Amaro bat. Manoel, f. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Vieira – pp. Manoel José Machado e sua mulher Ana de Moraes, todos desta freguesia.

11-4-2-5 Vitorino Vieira de Moraes batizado em 07-07-1785. Casado em primeiras núpcias, com provisão, aos 25-08-1802 na Cotia com Teresa Mendes Pereira, batizada em Santo Amaro em 24-08-1780, filha de Cristovão Mendes e Isabel Pereira, naturais de Santo Amaro, neta paterna de Daniel Paes e Ana Pimentel - família “Daniel Colona”.

Aos 07/07/1785 em Santo Amaro bat. Vito, f. de Antonio Pinto e Maria Dias Vieira – pp. Antonio Dias da Rocha e sua mulher Bernarda Ribeiro, todos desta freguesia.

 

Cotia aos 25/08/1802 Vito Vieira de Moraes, filho de Antonio Pinto e Maria Dias Vieira, naturais da freguesia de Santo Amaro, com Teresa Mendes, filha de Cristovão Mendes e Isabel Pereira, naturais da dita freguesia de Santo Amaro – o contraído é n.p. de Vitorino Domingues e Teresa Pinto, naturais da freguesia dita de Santo Amaro; n.m. de José Dias da Rocha e Francisca Gonçalves, da dita freguesia de Santo Amaro – a contraída n.p. de Daniel Paes e Ana Pimentel, cujas naturalidades não souberam dizer, e não souberam dizer dos avós maternos).

 

ACMSP, Processo Matrimonial 7-28-2791 Vito Vieira de Moraes e Teresa Mendes Pereira, 1802:

Dizem Vito Vieira de Moraes e Teresa Mendes Pereira, que se acham proclamados para se casarem – Com o favor de Deus quer se casar Vito Vieira de Moraes, f.l. de Antonio Pinto e Maria Dias Vieira, com Teresa Mendes, f.l. de Cristovão Mendes Raposo e Isabel da Silva, ambos os contraentes naturais da freguesia de Santo Amaro, e de presente moradores da Cotia.

– 07/07/1785 (Santo Amaro): Vito, f. de Antonio Pinto e Maria Dias Vieira – pp. Antonio Dias da Rocha e sua mulher Bernarda Ribeiro.

– 24/08/1780 (Santo Amaro): Teresa, f. de Cristovão Mendes Raposo e Isabel da Silva – pp. Joaquim Manoel de Andrade, filho solteiro de João Domingues Paes, e Ana Maria, mulher de Baltazar Domingues.

– Com o favor de Deus quer se casar Vito Vieira de Moraes, f.l. de Antonio Pinto e Maria Dias Vieira, com Teresa Mendes, f.l. de Cristovão Mendes Raposo e Isabel da Silva, ambos os contraentes naturais da freguesia de Santo Amaro, e de presente moradores da Cotia

         Teresa Mendes faleceu em 30-01-1805

Aos 30/01/1805 em Santo Amaro (no bairro de Mboy-mirim – fal. Teresa Mendes, de 20 anos, natural e freguesa da Cotia, casada com Vito Vieira – foi seu corpo sepultado na Igreja de Itapecerica.

         Em Santo Amaro aos 13-08-1805 com provisão, Vitorino passou a segundas núpcias com Escolástica Maria do Espírito Santo, filha de José Paes da Silva e Quitéria Pires, neta paterna de Ana Paes, neta materna de José Pires de Melo e Joana Fagundes, todos naturais de Santo Amaro.

ACMSP, Processo Matrimonial 7-64-3197 Vito Vieira de Moraes e Escolástica Maria do Espírito Santo, 1805:

Dizem Vito Vieira de Moraes e Escolástica Maria do Espírito Santo, da freguesia de Santo Amaro, que eles tem tratado casar-se, sem impedimento.

– Como o favor de Deus querem casar Vito Vieira de Moraes, viúvo de Teresa Mendes, com Escolástica Maria do Espírito Santo, f.l. de José Paes da Silva, e Quitéria Pires de Siqueira, ambos os contraentes naturais desta freguesia de Santo Amaro, e nela fregueses.

– 30/01/1805 (Santo Amaro): bairro de Boy-mirim, fal. Teresa Mendes, de 25 anos, natural e freguesa da Cotia, casada com Vito Vieira, foi seu corpo sepultado na Igreja de Itapecerica.

– 18/08/1771 (Santo Amaro): Escolástica, f. de José Paes da Silva e Quitéria Pires – pp. José de Araújo e Oliveira, casado, e Rosa Pires de Lima, filha solteira do sobredito José de Araújo e de sua mulher Maria de Siqueira.

 

Aos 13/08/1805 em Santo Amaro, Vito Vieira de Moraes, viúvo de Teresa Mendes, natural e freguês desta, com Escolástica Maria do Espírito Santo, f.l. de José Paes da Silva e Quitéria Pires, n.p. de Ana Paes, n.m. de José Pires de Melo e Joana Fagundes, todos naturais desta freguesia).

         Escolástica faleceu em 28-02-1828.

Aos 28/02/1828 em Santo Amaro (no bairro de Boy Guassu – fal. Escolástica Maria, natural desta freguesia, de 50 anos, casada com Vito Vieira de Moraes – seu corpo foi sepultado dentro desta Matriz.

         Vitorino passou a terceiras núpcias em 10-09-1829 com Custódia Maria, filha de Francisco de Paula Gonçalves e Francisca Maria, todos naturais de Santo Amaro.

Aos 10/09/1829 em Santo Amaro, Vito Vieira de Moraes, viúvo de Escolástica Maria, com Custódia Maria, f.l. de Francisco de Paula Gonçalves e Francisca Maria, todos naturais desta freguesia).

 

Vitorino Vieira de Moraes e Teresa Mendes tiveram o filho:

11-4-2-5-1 Amaro

Aos 02/02/1805 em Santo Amaro na Igreja de Itapecerica bat. Amaro, de 3 dias, f. de Vito Vieira e Teresa Mendes – pp. João Mendes, filho solteiro de Eleutério Mendes, e Maria Mendes da Conceição solteira, fregueses da Cotia.

Vitorino Vieira de Moraes e Escolástica Maria tiveram os filhos batizados em Santo Amaro, q.d.:

11-4-2-5-2 Francisco

aos 02/06/1806 em Santo Amaro bat. Francisco, de 8 dias, f. de Vito Vieira de Moraes e Escolástica Maria – pp. Antonio Borges e sua mulher Maria Manoela.

11-4-2-5-3 Quitéria

os 30/06/1809 em Santo Amaro bat. Quitéria, de 6 dias, f. de Vito Vieira e Escolástica Maria – pp. João Pires e Teresa Pires, filhos solteiros de Quitéria Pires.

11-4-2-5-4 José

aos 23/03/1812 em Santo Amaro bat. José, de 6 dias, f. de Vito Vieira de Moraes e Escolástica Maria – pp. Francisco Gomes e sua mulher Gertrudes Maria.

11-4-2-6 João Pinto Vieira (João Vieira de Moraes) batizado aos 11-09-1787 em Santo Amaro, casou duas vezes. Em primeiras núpcias aos 28-01-1812 na Cotia dispensados dos parentescos de 3º grau misto ao 2º, e do 3º líquido, casou com Manoela Dias Vieira, filha de Manoel Dias dos Reis (ou de Souza) e Maria Vieira de Oliveira, naturais da Cotia.

Aos 11/09/1787, na Igreja da aldeia de Mboy, em Santo Amaro bat.João, f. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira – pp. o Alferes Salvador Leonardo de Oliveira e sua mulher Vieira, todos desta freguesia.

 

ACMSP, Processo Matrimonial 8-43-3986 João Pinto Vieira e Manoela Dias Vieira, 1811:

Dizem os humildes oradores João Pinto Vieira e Manoela Dias Vieira, fregueses da freguesia de Santo Amaro e da Cotia, que eles estão tratados para se receberem em matrimônio, e não o podem fazer sem primeiramente alcançarem a dispensa do 3º grau misto ao 2º por uma parte, e pela outra em 3º grau – José Dias Vieira e Maria Dias Vieira eram legítimos irmãos – José Dias Vieira gerou Maria Vieira de Oliveira, e desta veio a oradora Manoela Dias Vieira – de Maria Dias Vieira nasceu o orador João Vieira de Moraes – Serafina de Oliveira era legítima irmã de Teresa Pinto Machado, daquela nasceu Maria Vieira de Oliveira, e desta nasceu Antonio Pinto de Moraes – de Maria Vieira de Oliveira nasceu a oradora Manoela Dias Vieira, e Antonio Pinto gerou o orador João Vieira de Moraes.

– Depoimento da oradora: Manoela Dias Vieira, solteira, natural da freguesia da Cotia, onde mora e vive em companhia de sua mãe, e de seu trabalho, de 16 anos.

– Depoimento do orador: João Pinto Vieira, solteiro, natural da freguesia de Santo Amaro, onde vive de suas lavouras, de 23 anos.

– Testemunhas: 1ª Antonio Dias Vieira, casado, natural da freguesia de Santo Amaro, onde vive de suas lavouras, e de fazer telhas, de 45 anos, parente dos oradores, um em 2º grau, e da outra em 3º grau – 2ª Martinho Dias Vieira, casado, natural da freguesia de Santo Amaro, morador nesta cidade, onde vive de suas agências e trabalho de tecer pano, de 50 anos, parente dos oradores em 2º e 3º graus – 3ª Joaquim Dias, solteiro, natural da freguesia da Cotia, onde mora e vive de suas lavouras, de 20 anos, parente dos oradores em grau remoto – Autos de casamento a favor de João Pinto Viera e Manoela Dias Vieira.

– Dizem João Pinto Vieira e Manoela Dias Vieira, da freguesia da Cotia, que para se casarem estão dispensados dos parentescos de 3º grau misto ao 2º, e do 3º líquido.

– Querem se casar João Pinto Vieira, f.l. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira, já falecida, com Manoela Dias Vieira, f.l. de Manoel Dias dos Reis, já falecido, e Maria Vieira, o contraente natural e freguês da freguesia de Santo Amaro, e a contraente natural e freguês desta freguesia da Cotia, estes contraentes se acham ligados com os impedimentos de 2º e 3º grau por parentesco de consanguinidade de linha transversal.

– 11/12/1794 (Cotia): Manoela, f. de Manoel Dias dos Reis e Maria Dias, do bairro da Ressaca de Mboy – pp. Manoel Rodrigues da Costa e sua mulher Maria da Luz, fregueses de Santo Amaro.

– Querem se casar João Pinto Vieira, f.l. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira, já falecida, com Manoela Dias Vieira, f.l. de Manoel Dias dos Reis, já falecido, e Maria Vieira, o contraente natural e freguês desta freguesia de Santo Amaro, e a contraente natural e freguesa da freguesia da Cotia, estes contraentes se acham ligados com os impedimentos de 2º e 3º grau de consanguinidade de linha transversal.

– 11/09/1787 (Santo Amaro): na Igreja de Mboy – João, f. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira – pp. o Alferes Salvador Leonardo de Oliveira e sua mulher Vieira.

Aos 28/01/1812 na Cotia, João Pinto Vieira e Manoela Dias Vieira – ele f. de Antonio Pinto e Maria Dias, naturais de Santo Amaro, ela f. de Manoel Dias dos Reis e Maria Vieira, naturais desta freguesia.

 

         João e Manoela comparecem no censo de 1814, e seguintes, ele com 24 anos ela com 19 e um filho:

-Lista dos chefes das ordenanças da 1ª companhia da freguesia da Cotia, 1814: João Pinto, auxiliar de pé, de 24 anos, Manoela Dias, mulher, de 19 anos / Salvador, filho, de 1 ano / colheu 40 alqueires de milho, 10 alqueires de feijão, 5 arrobas de fumo.

-Lista geral da 1ª companhia de ordenança da freguesia da Cotia, 1815: João Pinto Vieira, auxiliar de milícias, de 28 anos, Manoela Vieira, mulher, de 20 anos / Salvador, filho, de 2 anos; Felícia, agregada, de 7 anos / colheu 30 alqueires de milho, 10 alqueire de feijão.

-Lista geral da 1ª companhia de ordenanças da freguesia da Cotia, 1816: João Pinto, auxiliar de pé, de 26 anos, Manoela, mulher, de 21 anos / Salvador, filho, de 3 anos; Maria, de 2 meses / colheu 25 alqueires de milho; 12 arroba de fumo.

 

-Relação das praças alistadas da 1ª companhia de ordenanças da freguesia da Cotia, 1829: João Pinto, miliciano, de 40 anos, Manoela Vieira, mulher, de 36 anos / Filho: Salvador, de 15 anos; Filha: Maria, de 10 anos / Agricultor.

         Em segundas núpcias aos 10-12-1845 na Cotia, João casou com Maria Soares Borba, filha de Alexandre Soares Borba e Ana Joaquina de Almeida

Aos 10/12/1845 na Cotia, João Pinto Vieira, viúvo de Manoela Dias Vieira, e Maria Soares Borba, f. de Alexandre Soares Borba e Ana Joaquina de Almeida, aquele freguês de Itapecerica, e os mais desta freguesia.

João Pinto Vieira e Manoela Dias Vieira tiveram a filha:

11-4-2-6-1 Maria batizada aos 08-12-1816 e faleceu aos 22-06-1817 na Cotia.

08/12/1816 (Cotia) – Maria, de 10 dias, f. de João Pinto Vieira e Manoela Dias Vieira – pp. José Manoel de Oliveira e sua mulher Gertrudes Maria da Silva, estes fregueses de Santo Amaro.

22/06/1817 (Cotia) – no bairro de Caputera – fal. Maria, de 4 meses, f. de João Pinto Vieira e Manoel Dias Vieira – seu corpo foi sepultado dentro desta Matriz.

11-4-2-6-2ex Maria batizada em 22-03-1820, exposta em casa de Manoela Dias Vieira casada com João Pinto Vieira

Aos 22/03/1820 na Cotia bat. Maria, exposta em casa de Manoela Dias Vieira, casada com João Pinto Vieira, do bairro de Caputera, achada pela mesma Manoela, sem carta, à noite do dia 20 deste – pp. Francisco Pereira da Silva e sua mulher Maria Dias Vieira.

11-4-2-7 Ana Vieira de Moraes batizada em 13-08-1789. Casada, com dispensa do impedimento de consanguinidade em 4º grau, com José Manoel, filho de Inácio José Machado e Ana Maria.

Aos 13/08/1789 em Santo Amaro bat. Ana, f. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira – pp. João Dias Ribeiro e sua mulher Maria Francisca, todos desta freguesia.

 

Aos 16/05/1809 na Cotia, José Manoel, f. de Inácio José Machado e Ana Maria, com Ana Vieira, f. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias, naturais da freguesia de Santo Amaro e fregueses desta freguesia).

 

Registro em duplicata em 05/06/1813 na mesma freguesia, provavelmente em razão do impedimento (dispensados do impedimento do 4º grau de consanguinidade – José Manoel, f. de Inácio José Machado, já falecido, e Ana Maria, com Ana Vieira [de Moraes], f. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira, já falecida, todos naturais da freguesia de Santo Amaro e fregueses desta freguesia).

11-4-2-8 Rita Pinto de Moraes batizada na Cotia em 03-04-1791. Aos 14-05-1812, dispensados do impedimento do 4º grau misto ao 3º por consanguinidade, casou com Inácio da Silva de Carvalho, viúvo de Ana Maria Correa da Silva.

Aos 03/04/1791 na Cotia bat. Rita, f. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira – padrinhos: o Alferes Joaquim Pedroso e Rita Maria, filhos solteiros do defunto Manuel Pedroso.

 

Aos 14/05/1812 na Cotia, com Inácio da Silva de Carvalho (dispensados do impedimento do 4º grau misto ao 3º por consanguinidade – Inácio da Silva de Carvalho, natural da freguesia de Santo Amaro, viúvo de Ana Maria Correia da Silva, com Rita Pinto de Moraes, natural desta freguesia, f. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira, já falecida, naturais da freguesia de Santo Amaro.

         Rita faleceu aos 23-01-1822, sem geração. Inácio casou terceira vez aos 12-11-1822 com Feliciana Mendes, filha de Cristovão Mendes e Isabel da Silva - família “Daniel Colona”.

Aos 23/01/1822 na Cotia no bairro da Graça – fal. Rita Vieira Pinto de Moraes, natural desta, de trinta e tantos anos, casada com Inácio da Silva de Carvalho – não teve filhos – foi sepultada dentro desta Matriz).

 

Aos 12/11/1822 na Cotia, Inácio da Silva de Carvalho, viúvo de Rita Pinto de Moraes, e Feliciana Mendes, f. de Cristovão Mendes e Isabel da Silva, fregueses desta Igreja.

 

11-4-2-9 Inácio Vieira de Moraes batizado em 13-02-1793 na Sé de S.Paulo, filho de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira. Aos 12-02-1811 casou com Teresa Maria da Conceição, filha de José Paes da Silva e Quitéria Pires de Siqueira, n.p. de João Pereira da Silva e Ana Paes Tenório, n.m. de José Pires de Melo e Joana Fagundes.

Aos 13/02/1793 na Sé de São Paulo – com registro na Matriz da Cotia bat. Inácio, f. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira – padrinho: João da Cruz, freguês da Sé de São Paulo.

 

Aos 12/02/1811 em Santo Amaro, Inácio Vieira de Moraes, f.l. de Antonio Pinto de Moraes e Maria Dias Vieira, n.p. de Vitorino Domingues de Moraes e Teresa Pinto Machado, n.m. de José Dias da Rocha e Francisca Vieira, com Teresa Maria da Conceição, f.l. de José Paes da Silva e Quitéria Pires de Siqueira, n.p. de João Pereira da Silva e Ana Paes Tenório, n.m. de José Pires de Melo e Joana Fagundes, os avós do noivo por parte paterna naturais da Cotia, e os mais desta freguesia.

         Inácio Vieira de Moraes e Teresa Maria tiveram os filhos, batizados em Santo Amaro, q.d.:

11-4-2-9-1 Antonia em 23-03-1812

aos 23/03/1812 em Santo Amaro bat.Antonia de 6 dias, f. de Inácio Vieira de Moraes e Teresa Maria – pp. Vito Vieira de Moraes, casado, e Ana Pires, viúva.

11-4-2-9-2 Maria em 13-08-1814.

Aos 13/08/1814 em Santo Amaro bat. Maria, de 4 dias, f. de Inácio Vieira de Moraes e Teresa Maria da Conceição – pp. Antonio Vieira de Moraes e sua mulher Isabel dos Santos.

 

Antonio Pinto de Moraes e sua segunda mulher Joana Pedroso tiveram os filhos:

11-4-2-10 Joaquim Pinto batizado em Cotia aos 17-08-1799. Em S. Roque aos 13-11-1814 casou com Gertrudes Maria, filha de Joaquim da Silveira e Gertrudes Maria.

Aos 19/06/1797 na Cotia bat. Joaquim, f. de Antonio Pinto de Moraes e Joana Pedroso – padrinhos: Luís Dias Vieira e sua mulher Ana de Oliveira.

 

13/11/1814 (São Roque) - Joaquim Pinto, natural da Cotia, f. de Antônio Pinto e Joana Pedroso, e Gertrudes Maria, desta freguesia, f. de Joaquim da Silveira e Gertrudes Maria, naturais desta Matriz.

11-4-2-11 Maria Pinto Moreira nasceu aos 10-08-1799 e foi batizada aos 18 do mesmo mês.

Aos 18/08/1799 na Matriz de Mboy – com registro na Cotia na Igreja Matriz de Mboy bat. Maria, n. aos 10/08/1799, f. de Antonio Pinto de Moraes e Joana Pedroso – padrinhos: Matias Manoel dos Santos e sua mulher Felipa Pereira, fregueses de Santo Amaro.

 

10/01/1815 (São Roque) - Antônio Dias, f.l. de Joaquim Nunes e Rosa Maria, natural desta freguesia, e Maria Pinto Moreira, natural da freguesia da Cotia, f.l. de Antônio Pinto de Moraes e Joana Pedroso.

11-4-2-12 Francisco batizado aos 31-01-1802 e falecido aos 17-11-1803.

Aos 31/01/1802 na Cotia bat. Francisco, f. de Antonio Pinto de Moraes e Joana Pedroso da Silva, do bairro de Caputera de Mboy – pp. Joaquim Domingues e sua mulher Maria Pires.

 

Aos 17/11/1803 na Cotia no bairro de Caputera – fal. Francisco, de 2 anos, f. de Antonio Pinto de Moraes e Joana Pedroso – seu corpo foi sepultado dentro desta Igreja.

11-4-2-13 Gertrudes batizada em 04-06-1804.

Aos 04/06/1804 na Cotia bat. Gertrudes, de 14 dias, f. de Antonio Pinto de Moraes e Joana Pedroso, do bairro de Caputera – pp. Joaquim Domingues e sua mulher Gertrudes Maria.

11-4-2-14 Felícia batizada aos 05-09-1806.

Aos 05/09/1806 na Cotia bat. Felícia, f. de Antonio Pinto e Joana Pedroso – pp. Custódio Soares e sua mulher Maria Joaquina.

 

14/05/1822 (São Roque) - Antônio Manoel de Oliveira, natural desta freguesia, f. de João de Oliveira Leme e Gertrudes Maria, e Felícia Pedrosa Moreira, natural da Cotia, f. de Antônio Pinto de Moraes e Joana Pedroso.

11-4-2-15 Ana com um ano no censo de 1808, não comparece em 1809.

11-4-2-16 Bento batizado em 13-06-1809 e falecido em 30-04-1810.

Aos 13/06/1809 na Cotia bat. Bento, f. de Antonio Pinto e Joana Pedroso – pp. Luís Teixeira e sua mulher Gertrudes Maria.

 

Aos 30/04/1810 na Cotia no bairro da Graça – fal. Bento, de 1 ano, f. de Antonio Pinto de Moraes e Joana Pedroso – foi seu corpo sepultado dentro desta Matriz.