PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap 14º - Joaquina Lopes de Siqueira

(atualizado em 21-junho-2014)

 

 

Regina Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Com quatro anos em 1767, era gêmea de Simão Lopes de Siqueira, cap 13º. Casou com Vicente José da Silva, filho do Capitão Vicente Ferreira da Silva e Ana Maria de Araújo (família “Vicente Ferreira da Silva”).

 

Foram proprietários de 110 datas de terras minerais na Aplicação da Senhora do Porto nas margens do Rio Grande, onde eram moradores.

 

Vicente José faleceu aos 09-05-1785, com inventário (neste site) aberto em cinco de agosto do mesmo ano pela viúva (que estava grávida).

Lavras, MG aos 09-05-1785 faleceu Vicente Jose da Silva casado com Joaquina Lopes de Serqueira. Foi sepultado dentro da capela de N Sra da Conceição do Porto do Rio Grande filial desta matriz.

 

Joaquina casou em segundas com José Lobo da Silva Rios, morador na Paragem do Rio Grande, filho de Francisco Lobo Rios e Brizida da Silva Miranda (família “Lobo-Silva-Rios”). Faleceu em 1794 com inventário aberto no mesmo ano pelo viúvo (neste site). Teve: (idades em 1794).

 

Filhos do 1º Matrimônio:

1- Maria, solteira, 15 anos, batizada na Freguesia de Lavras. Maria Joaquina da Silva casou na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes aos 05-04-1796 com Joaquim Nunes Pereira (ou Pereira das Neves), filho de Miguel Nunes Pereira e Maria das Neves Moraes (certidão no inventário paterno Fl 98) (família “Jacome Fernandes das Neves”, neste site)

 

2- Antonio, 14 anos, natural de Lavras. Pouco depois da morte de seu pai foi viver em casa de João de Carvalho Duarte e Escolástica Maria Lopes, seus tios e padrinhos. Segundo auto de contas no inventário paterno, lá dedicava-se à lavoura e não era ensinado a ler e escrever.

Antonio Joaquim da Silva casou aos 11-02-1801 na Matriz de Nossa Senhora do Pilar com Maria Joaquina da Luz, também de Lavras, filha de Antonio Francisco Ramos e Izabel Maria Nogueira, família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 3º.

Casamentos - SJDRei, aos 11-02-1801 matriz, Antonio Joaquim da Silva, f.l. Vicente Jose da Silva e Joaquina Lopes de Siqueira; = cc. Maria Joaquina da Luz, f.l. Antonio Francisco Ramos e Izabel Maria Nogueira. Nts das Lavras do Funil.

 

3- Francisco, batizado em 23-10-1781.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Santo Antonio do Rio das Mortes aos 23-10-1781 Francisco, f.l. Vicente Jose da Silva e Joaquina Lopes de Siqueira, padr.: Cap. Clemente Ferreira da Silva e D. Ana Araujo.

 

4- José, 12 anos. José Vicente da Silva casou aos 03-05-1806 na Capela de Santana do Garimbeu com Ana Rosa, viúva de Bernardo de Souza Barbosa (certidão no inventário paterno)

 

5- Mariana, 10 anos. Mariana Antonia da Silva casou na Matriz de N. Sra do Pilar aos 30-06-1801 com Joaquim Serafim de Santana, filho de Francisco Nunes da Costa e Francisca Rosa de São José, filho de Francisco Nunes da Costa e Francisca Rosa de São José, neto paterno de Francisco Nunes da Costa e Isabel Paes de Godoy Passos. Geração na família “Paes Godoy dos Passos”.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 30-06-1801 matriz, Joaquim Serafim de Santa Anna, f.l. Francisco Nunes da Costa e Francisca Roza de Nazareth, n. desta freguesia; = cc. Marianna Antonia da Silva, f.l. Vicente Jose da Silva e Joaquina Lopes de Siqueira, n. das Lavras

 

6- Vicente, batizado em 18-12-1785,póstumo. Faleceu aos 31-07-1787, sepultado na capela de N. Sra da Conceição do Porto Real do Rio Grande.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado aos 18-12-1785 Vicente, f.l. Vicente Jose da Silva e Joaquina Lopes de Siqueira, padr.: Ten. Bonifacio Gonçalves Aguiar e D. Ana Izabel de Araujo, solteira.

 

 

Filhos do 2º Matrimônio:

 

7- Joaquim, 5 anos em 1794.

 

8- Theresa, 5 anos em 1794

 

9- Carlos José da Silva Rios, nascido por 1790, afilhado e legatário da tia paterna Brizida Tereza.

Livro de Óbitos da matriz de SJDR

Aos 29-09-1799 faleceu D. Brizida Thereza da Silva Rios

Test: Sou filha legitima de Francisco Lobo da Silva Rios e Brizida da Silva Miranda falecidos há muitos anos.

Sou casada com João das Neves Alves Ferreira, sem filhos nem herdeiros necessários.

Deixou um legado “ao meu sobrinho e afilhado Carlos, filho de meu irmão José Lobo da Silva Rios”

Deixou o resto da terça ao marido

 

Casou com Maria Bárbara Joaquina da Natividade. Foram moradores no curato de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno onde viviam no seu sítio chamado Pedreira. Não tiveram filhos, segundo o testamento de Carlos redigido em 1838, ano em que foi aberto seu inventário (neste site). Deixou legados para José, Francisca e Mariana, filhos de “meu irmão e cunhado José da Silva Rios”.

 

10- Francisca, 2 anos. Recebeu 50$000 de legado do irmão Carlos

 

11- Maria, nascida em 1794.