PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 11º Mariana Villela

(atualizado em 29-setembro-2012)

 

 

Mariana Villela do Espírito Santo, nascida aos 28-06-1774 e batizada em Serranos aos 10-07-1774, se estabeleceu em Carmo da Cachoeira. Aos 18-04-1790 casou-se com Manoel dos Reis e Silva.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 10 julho 1774 Serranos, MARIANNA n. 28 junho, f.l. de Domingos Villela e Maria ---, padr.: Alf. Jose Alvares de Figueiredo e Maria Villela s/m.

 

Aiuruoca, MG aos 18-04-1790 na Ermida do Senhor Bomfim da Boa Vista, filial desta Matriz, e testemunhas Tenente Julião da Costa Resende, e o Alferes João Luiz Gonçalves;  se casaram Manoel dos Reis Silva, f.l. do Cap. Domingos do Reis Silva e D. Andreza Dias de Carvalho, n/b na freg. da vila de S. João del Rei = E Mariana Villela do Espirito Santo, f.l. de Domingos Villela e de Maria do Espirito Santo, n/b nesta freguesia da Aiuruoca.

 

Manoel dos Reis e Silva, nascido aos 22-01-1754 e batizado oito dias depois em Barbacena, filho de Domingos dos Reis e Silva, natural da freguesia de S. Bartolomeu de Beça, Arcebispado de Braga e de Andreza Dias de Carvalho, natural de Barbacena, neto paterno de Domingos Gonçalves Fontoura e de Maria Gonçalves, naturais da freguesia de S. Bartolomeu, neto materno de Jacó Dias de Carvalho.

Batismos  Barbacena aos 30-01-1754 matriz, MANOEL, mascido aos 22 do dito mês, f.l. de Domingos dos Reis e Silva, natural da freguesia de S. Bartolomeu de Beça, Arc. de Braga, e s/m Andreza Dias de Carvalho, natural desta freguesia; np de Domingos Gonçalves Fontoura e s/m Maria Gonçalves, naturais da dita freguesia de S. Bartolomeu; nm de Jacó Dias de Carvalho, natural da freguesia de S. Thiago dos Antães, Arc. de Braga e s/m Francisca Pereira da Silva, natural da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo. Padr.: Antonio Gonçalves Ribeiro, solteiro e, Anna Maria de S. José mulher de João Alves de Araújo.

Jacó Dias de Carvalho, natural da freguesia de São Thiago dos Antães Arcebispado de Braga, era filho de João Dias e Magdalena Pires da dita freguesia. Francisca Pereira da Silva, natural de Taubaté-SP e falecida em Barbacena aos 09-09-1765 (inventário neste site) foi filha de Manoel Pereira da Silva e de Joana Ayres. Foram moradores de Barbacena, onde tinham fazenda e onde batizaram os filhos.

Batismos, Barbacena-MG aos 24-03-1743 nasceu LUIZ, batizado em 01-04 na capela do Faria, f.l. de Jacob Dias de Carvalho e s/m Francisca Pr.ª da Silva; npaterno João Diaz e Magdalena Pires da freguesia de Santiago dos Antões, arc. Braga; nmaterno de Manoel Pr. ª da Silva da freguesia de Santos Vothos (?) do arc. de Lisboa, e de Joana Ayres de Taubaté, deste bispado; padr.: o Pe. Manoel de Loureyro e Eusébia Pr.ª mulher de João Gonçalves.

 

Manoel dos Reis e Silva foi irmão inteiro de Severina Jacinta dos Reis, Joaquina Tomasia dos Reis e Luiza Pulcheria dos Reis casadas respectivamente com Joaquim Manoel do Nascimento, Francisco Tomás Villela e Domingos Villela, capítulos 2º, 3º e 4º nesta família (inventário de Domingos dos Reis e Silva, neste site)

 

Manoel faleceu em 1845 e teve seu inventário aberto no mesmo ano na Fazenda denominada Couro do Cervo, distrito da Boa Vista e Termo da cidade de Lavras do Funil, onde era morador (inventário neste site). Alem desta fazenda, o casal possuía em consórcio com outras pessoas, casas em São Tomé das Letras e partes da Fazenda da Cachoeira dos Rates, alem de casa e terras na Fazenda das 7 Cachoeiras em Santo Antonio do Bom Jardim, comprada a Antonio de Souza Diniz

 

Em 1852 Mariana, ainda moradora na Fazenda Couro do Servo, pede inventario de seus bens, levando em conta que: “achando-se em idade avançada...sendo-lhe extremamente pesado a administração de tais bens e não desejando dar prejuízo a seus herdeiros reservando a terça para sua sobrevivência”. (inventário dos bens de Mariana Villela – 1852 neste site). Mariana sabia ler e escrever, assinou o próprio inventário. Mariana foi sepultada aos 21-02-1865 “dentro da Capela do cemitério desta Matriz a Dona Mariana Vilela” e teve seu testamento registrado no Livro de Óbitos.

Arquivo da Cúria da Diocese de Campanha – MG livro CHE LO-01 - Livro de Óbitos 1858-1924 - Carmo da Cachoeira - MG (pesquisa de Moacyr Villela).

Folha 20 – Aos 21 de fevereiro de 1865 sepultou-se dentro da Capela do cemitério desta Matriz a Dona Mariana Vilela, viúva com idade de 93 anos pouco mais ou menos, encomendada solenemente pelo vigário João Evangelista de Menezes com os seguintes acólitos – Reverendo João Tomas, Cônego Urbano dos Reis Silva Resende, vigário Jose Paulino da Silva, Vigário Agostinho e eu Joaquim Antonio de Resende.

Seu testamento tem o seguinte Teor:

Alguns trechos:

...Filha legitima de Domingos Vilela e Maria do Espírito Santo, já falecidos, natural da Freguesia do Serranos e moradora nesta de Cachoeira dos Rates, achando-me em idade avançada...nomeio para testamenteiro em primeiro lugar a meu filho Gabriel. Em segundo a meu filho Jose e em terceiro a meu filho Rafael.

Fui casada com o Capitão Manoel dos Reis de cujo matrimonio tivemos 13 filhos – Domingos-Manoel-João-Antonio-Gabriel-Jose-Rafael-Francisco e Jacinta que existem vivos e Maria-Ana-Mariana e Joaquim falecidos e outros descendentes. Meu corpo será envolto em habito da Senhora do Carmo. Declaro que tenho feito os meus sufrágios  em vida e nada mais disponho.

Deixo a meu filho Francisco a parte do terreiro que me coube na Fazenda das 7 Cachoeiras;

Deixo a meu filho Gabriel a parte do terreiro desta fazenda do Couro do Cervo em que moro.

Instituo a todos os meu filhos e netos como herdeiros dos restos da minha terça.

Escrito a meu rogo pelo cônego Urbano dos Reis Silva Resende e por mim assinado de próprio punho nesta Fazenda do Couro do Cervo em 2 de outubro de 1863.

 

Filhos declarados no inventário de Manoel e Mariana:

 

1- Domingos Marcelino dos Reis, casou com Felícia Constança de Fiqueiredo (Cap. 7º, 4-12), filha do Capitão Diogo Garcia da Cruz e de Inocência Constança de Figueiredo. Domingos faleceu aos 11-12-1872 na Fazenda da Serra onde vivia em Carmo da Cachoeira-MG, onde também faleceu Felicia com testamento, aos 16-10-1880, e foi inventariada no mesmo ano por seu segundo marido Coronel José dos Reis Silva Resende com quem não teve filhos (inventários e testamento neste site).

          De Domingos e Francisca sobreviveram 4 filhas que se apresentaram como herdeiras do casal:

1-1 Maria Constança dos Reis, casada com seu tio João Cândido dos Reis (10 abaixo)

1-2 Ana Marcelina dos Reis, casada com Domingos Teixeira de Resende

1-3 Inocência Carolina dos Reis, casada com João Urbano de Figueiredo

1-4 Mariana Vitalina dos Reis, com 16 anos em 1873. Em 1874 estava contratada para casar, como casou, com Estevão Ribeiro de Resende Sobrinho

 

2- Maria Cristina dos Reis, casou com o Tenente João Bernardes Pinto, filho do Alferes Bernardo José Pinto, já falecido em 1826 e de Ana Teresa de Jesus, esta falecida aos 30-12-1835 com testamento registrado na matriz, neto materno de Antonio Pinto e Maria Antonia.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, fls. 117 aos 26-07-1814 Ermida S. Domingos, filial desta, João Bernardes Pinto, f.l. do Alf. Bernardo [danificado] Pinto e D. Anna Teresa de Jesus, n/b freg. de Carijos; = cc. D. Maria Cristina dos Reis, f.l. do C. Manoel dos Reis S.ª e D. Marianna Villela do Espirito Santo, n/b freg. Lavras do Funil.

 

Óbitos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), a 30-12-1835 faleceu D. Anna Thereza de Jesus, foi encomendada e com acompanhamento.

Testamento:

(...) eu Anna Thereza de Jesus, filha legitima de Antonio Pinto e Maria Antonia, já falecidos, natural da vila de Barbacena e moradora na Aplicação do Rio Verde, freguesia da Campanha.

Testamenteiros: em 1º meu filho Vicente Ferreira Pinto; em 2º meu filho João Bernardes Pinto; em 3º meu filho Bernardo José Pinto.

Fui casada com Bernardo Jose Pinto de cujo matrimônio tivemos os seguintes filhos: = Maria, casada com o Capitão Jose Pinto Ribeiro; = Anna, casada com Manoel da Costa Silva; = João; = Bernardo; = e Vicente.

(...) missas pela alma de meu marido e pais, dos escravos, de meus filhos Antonio e Angelica.

Legados a:

- Maria Vicencia, mulher de Bento Manoel do Nascimento, 50$000 réis.

- cada um dos filhos de meu filho João que existirem na época de meu falecimento, 50$000.-- idem de meu filho Bernardo.

- deixo a meu exposto Antonio 200$000

- deixo a meu sobrinho Innocencio, filho da minha irmã Vicencia, 200$000.

- deixo a meu neto e afilhado, filho do Capitão Jose Pinto Ribeiro, 50$000.

Ribeirão Fundo, 13-01-1826

Fiz registrar o dito testamento bem e fielmente a 31-12-1835 e do proprio originalme reporto.

O P.e Antonio Jose dos Santos

 

          João faleceu aos 07-12-1856 e Maria Cristina aos 24-08-1833 na Fazenda do Bom Jardim das Flores, freguesia de Três Corações do Rio Verde.

 

          Em 1851 o Tenente declara ter 63 anos, viúvo, lavrador (Qualificação de eleitores APM pp 1/11 cx41 doc 4)

          Filhos declarados nos inventários (neste site) do casal bem como nos dos avós maternos:

2-1 Ana Carolina dos Reis, casada com Joaquim Manoel Vilela (Cap. 2º, -5); moradores em Aiuruoca

2-2 João Bernardes Pinto, com 16 anos em 1833, teve por dádiva: “Ao herdeiro João Bernardes Pinto de dinheiro que o mesmo teve por dádiva de seu padrinho Coronel Vicente Ferreira Pinto – 222$540”. Não comparece no inventario da avó materna em 1852.

2-3 Mariana Leopoldina dos Reis, solteira, com 15 anos em 1833. Dispensada do impedimento de consanguinidade (processo matrimonial neste site) casou-se com Cândido Tomás Vilela Cap. 3º, -15), e já era falecida em 1852. Ele “se ausentou para Goiás” deixando os filhos tutelados pelo avô materno;

2-3-1 Maria Cândida (ou Leopoldina como citada no inventário do avô materno), com 15 anos em 1857;

2-3-2 Olímpio, com 14 anos em 1857;

2-4 José Bernardes Pinto (ou dos Reis Pinto), com 14 anos em 1833. Casou com Ana Umbelina dos Reis (4-1 abaixo) e morava em São João Nepomuceno de Lavras, em 1857, onde faleceu aos 02-02-1889 na Fazenda da Solidade. Compareceram no inventário (neste site) de José nove filhos:

2-4-1 Mariana Felisbina dos Reis, viúva de José Caetano de Carvalho;

2-4-2 Maria Umbelina Pinto casada com Francisco Pinto Ribeiro;

2-4-3 João Bernardes dos Reis Pinto Rio-grandense casado com Cândida Emilia de Carvalho;

2-4-4 Antonio Bernardes dos Reis Pinto Rio-grandense, casado com Cristina Vilela dos Reis; morador no município de Franca-SP;

2-4-5 Vicente Sanches Pinto, solteiro, maior;

2-4-6 José Bernardes dos Reis, solteiro, maior, interditado – surdo-mudo;

2-4-7 Ana Umbelina dos Reis Filha, casada com Anízio José Rodrigues;

2-4-8 Sebastião Bernardes Pinto, solteiro, maior;

2-4-9 Francisco José Pinto, casado com Ana Felisbina de Carvalho.

 

2-5 Francisco Bernardes Pinto, nascido aos 15-04 e batizado aos 03-05-1822.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - batismos - aos 15-04-1840 digo 1822, Francisco, f.l. de João Bernardes Pinto, nascido aos 15-04 e batizado a 03 de maio, padr.: Claudio dos Anjos e D. Anna Theresa de Jesus.

          Em 1851 na qualificação de eleitores de Três Corações declara ser casado, tropeiro com 29 anos. Casou com sua sobrinha Severina Jacinta Villela (cap. 2º, 5-1), filha de Joaquim Manoel Villela e Ana Carolina dos Reis

          Foram moradores em Três Corações, Fazenda das Ninfas.

2-6 Porfíria Eufrazia dos Reis (ou Flauzina Pimentel), com 10 anos em 1833. Em Três Coraçoes aos 26-11-1845 casou-se com Joaquim Gonçalves Pimentel (ou Avellar), filho de Joaquim Gonçalves de Avellar e Isabel Felisbina dos Anjos.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) casamentos - aos 26-11-1845 Joaquim Gonçalves de Avellar e D. Purfiria Flausinha dos Reis.

Ele f.l. de Joaquim Gonçalves de Avellar e ela f.l. de João Bernandes Pinto. Test.: Manoel da Costa Neves Ferr.ª e Joaquim Villela.

 

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) casamentos - aos 26-02-1848 Antonio Betancor Amarante, f.l. de João Betancor Amarante e Romana Eufigenia de Jesus, natural da Ilha da Madeira = D. Theresa Carolina de Jesus, f.l. de Joaquim Gonçalves de Avelar e D. Isabel Felisbina dos Anjos, natural da cidade de Campanha.

 

          Foram pais de, que encontramos o batismo em Três Corações-MG:

2-6-1 Maria, nascida aos 05-02 e batizada aos 04-03-1847, foram seus padrinhos oTenente João Bernardes Pinto e Isabel Felicíssima dos Anjos

2-6-2 Rita, batizada aos 28-05-1848, foram seus padrinhos Joaquim Gonçalves de Avellar e Maria Candida de Avellar

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - batismo - Ritta aos 28-05-1848, f.l. de Joaquim Gonçalves Pimentel e D. Purfina Flauzina dos Reis, nasceu ha 12 dias, padr.: Joaquim Gonçalves de Avellar e D. Maria Candida de Avellar.

2-6-3 Antonio, nascido em 23-12-1849 e batizado aos 05-01-1850.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), batismo - Antonio aos 05-01-1850, f.l. de Antonio (sic) Gonçalves Pimentel e D. Purfiria Flausina dos Reis, nascido a 23 de 10brº de 49, padr.: Joaquim Ignacio Pereira e D. Calulina(sic) Candida Pereira.

2-6-4 Joaquim, nascido aos 14 e batizado aos 25-07-1852.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), batismo - Joaquim, aos 25-07-1852, f.l. de Joaquim Gonçalves Pimentel e D. Porfiria dos Reis, nasceu a 14 deste, padr.: Raphael dos Reis e D. Messias Candida de Jesus.

2-6-5 Francelina, nascida aos 17-01 e batizada aos 18-02-1854.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), batismo - Francelina aos 18-02-1854, f.l. de Joaquim Gonçalves Pimentel e D. Purfiria Flausina dos Reis, nasceu aos 17 de janeiro, padr.: Domingos Vilella e D. Francellina Candida dos Reis.

2-6-6 José, batizado aos 08-04-1860

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), batismo - Jose aos 08-04-1860, f. de Joaquim Gonçalves Pimentel e D. Purfiria dos Reis Pimentel, nasceu a 19 dias, padr.: Manoel Pereira e Antonio Gonçalves de Avellar.

 

         José Gonçalves Pimentel em 1885 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade do segundo grau (processo matrimonial neste site) para se casar com sua prima Isabel Alexandrina de Carvalho 2-13-1 abaixo

 

2-7 Maria Cristina dos Reis, com 9 anos em 1833, batizada aos 3-05-1824.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) -batismo - Maria aos 30-05-1824, f.l. de João Bernardes Pinto e D. Maria Christina dos Reis, padr.: --- dos Reis Silva e D. Jacintha Carolina dos Reis, filha do Cap. Manoel dos Reis Silva.

          Casou com Domingos dos Reis Pinto, moradores na cidade de Três Pontas.

 

2-8 Bernardo José Pinto, com 8 anos em 1833. Aos 16-05-1848, dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Ana Bernardina de Jesus, filha do Alferes José Pinto Ribeiro e Ana Bernardina de Jesus. Eram moradores em Espírito Santo da Varginha, na fazenda da Jacutinga.

Três Corações do Rio Verde aos 16-05-1848 dispensados do impedimento de consanguinidade, Bernardo José Pinto, f.l. do Tenente João Bernardes Pinto e D. Maria Cristina dos Reis; = com D. Anna Bernardina de Jesus, f.l. do Alferes José Pinto Ribeiro e D. Bernardina Maria de Jesus. Test.: Antonio Francisco Pinto e Antonio Bernardes Pinto.

          Pais de, pelo menos:

2-8-1 João, nascido aos 23-04 e batizado aos 10-05-1850.

Batismos - Igreja -Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), João, aos 10-05-1850, f.l. de Bernardo Jose Pinto e D. Anna Bernardina de Jesus, nasceu aos 23 de abril, padr.: Jose Pinto Ribeiro e D. Candida Carolina de Jesus.

2-8-2 Antonio, batizado aos 15-08-1851

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), batismo - Antonio aos 15-08-1851, f.l. de Bernardo Jose Pinto e Anna Bernardina, nasceu a 18 dias, padr.: João Pinto Ribeiro e D. Helena Francisca de Jesus.

 

2-9 Antonio Bernardes Pinto, com 7 anos em 1833, batizado aos 16-05-1826.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - batismos - Antonio aos 16-05-1826, f.l. do Tenente João Bernardes Pinto e D. Maria Christina dos Reis, padr.: Jose dos Reis Silva e D. Anna Alexandrina Branquinho.

          Em 1851 se declara tropeiro, solteiro com 25 anos de idade. Casou, após a morte do pai, com Maria Leopoldina Villela (ver 15-1 do Cap. 3º)

 

2-10 Carolina Cândida Pereira, com 6 anos em 1833. Aos 23-10-1848 casou com Joaquim Inácio Pereira, filho do Tenente Batista Pereira e Messias Cândida de Jesus. Família “Domingos da Costa Guimarães”

Matriz Três Corações do Rio Verde aos 23-10-1848 dispensados do impedimento de consanguinidade, Joaquim Ignacio Pereira, f.l. do Tenente Baptista Pereira, falecido, e D. Messias Candida de Jesus; = com D. Carolina Candida dos Reis, f.l. do Tenente João Bernardes Pinto e D. Maria Cristina, já falecidos. Test.: Jose Francisco Pereira e Francisco Bernardes Pinto.

 

2-11 Manoel José Pinto (ou Pinto dos Reis), batizado aos 26-11-1828.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - batismos - Manoel aos 26-11-1828, f.l. de João Bernardes Pinto e D. Maria Cristina dos Reis, padr.: Joaquim dos Reis e sua mulher Jacinta

          Casou com Cândida Emilia de Carvalho; morador de Santa Rita no Termo de Senhor dos Passos, comarca de Sapucaí, no ano de 1857

2-12 Francelina Cândida dos Reis, com 4 anos em 1833. Casou com Alexandre Antonio Villela Cap 3º, 6 ali a geração; moradores em Aiuruoca.

2-13 Domingos José Pinto com 3 anos em 1833. Casou com Ana Alexandrina de Carvalho, já falecida em 1882, filha de Domingos Teixeira de Carvalho e Ana Alexandrina Branquinho (família “Domingos dos Reis e Silva” § 4º).

          Em 1882 Domingos requereu dispensa dos impedimentos de consanguinidade “dobrada, tanto pelo lado paterno como materno, em quarto grau atinente ao terceiro por ser a Avó materna do orador, irmã da bisavó da oradora e a avó paterna do orador é irmã da bisavó da oradora” (processo matrimonial neste site) para se casar com Eudoxia Filomena Ribeiro, (Cap. 10º, família “Os Carvalho Duarte) filha de José Pinto Ribeiro Junior e Generosa Emilia Branquinho.

 

          Domingos e Ana Alexandrina foram pais de, que encontramos documentos:

2-13-1 Isabel Alexandrina de Carvalho em 1885 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade para se casar com seu primo José Gonçalves Pimentel 2-6-6 supra (processo matrimonial neste site)

2-13-2 Emília, falecida aos 20-07-1873

Carmo da Cachoeira - MG - A 20 de julho de 1873 no cemitério da freguesia. Sepultou-se a inocente Emilia, filha legitima de Domingos Jose Pinto e Dona Ana Alexandrina. O padre Joaquim Antonio de Resende em substituição do vigário. (pesquisa de Moacyr Villela)

2-13-3 Ordália Alexandrina Pinto em 1892 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade, “em terceiro grau, atinente ao segundo, transversal desigual e simples. O Avô do orador Jose Marcelino é irmão de Ana Alexandrina mãe da oradora.”, para se casar com Antonio de Salles Cardoso, natural de Varginha, filho de Urias de Salles Cardoso e Maria Isabel Teixeira, neto paterno de Antonio Luis Cardoso e neto materno de Jose Marcelino Teixeira e Isabel Teixeira (processo matrimonial neste site).

2-13-4 Mariana Josefina Pinto em 1892 requereu dispensa, dos impedimentos de consanguinidade “em terceiro grau, atinente ao segundo, e duplo” (processo matrimonial neste site), para se casar com Joaquim Procópio Villela (Cap. 2º, 5-2-1 nesta família), natural de Carmo da Cachoeira, filho de Antonio Procópio Villela e Ana Alexandrina Teixeira.

 

2-14 Emerenciana Cristina dos Reis, solteira com 26 anos em 1857. Casou com José Flávio de Moraes, filho do Alferes Flávio Antonio de Moraes e sua primeira mulher Bernarda Cândida de Aguiar - família ‘Os Barbosa Lima” I- Cap. 4º.

          Entre seus filhos:

2-14-1 Maria Cristina de Moraes, em 1885 requereu dispensa dos impedimentos de consanquinidade “dobrada em quarto grau, misto de terceiro da linha transversal desigual” (processo matrimonial neste site), para se casar com o viúvo Estevão Ezequiel de Resende Cap. 7º, 5-5-1, filho do Major Estevão Ribeiro de Resende e Purcina Marciana de Figueiredo.

2-15 Tristão Bernardes Pinto, solteiro com 25 anos em 1857, foi inventariante de seu pai. Casou duas vezes. Em primeira núpcias com Teresa Ribeiro da Luz falecida aos 08-08-1862, inventariada em 1863, deixando a filha única (inventário neste site):

2-15-1 Teresa Ribeiro Pinto, com 6 meses em 1863;

 

          Tristão, em segundas, casou com Rita Porfíria Pimentel Pinto, falecida aos 22-11-1872, inventariada em 1873, deixando os filhos (inventário neste site):

2-15-2 Perciliana, 6 anos em 1873;

2-15-3 Maria, 5  anos em 1873;

2-15-4 Joaquim, idade de 3 anos em 1873;

2-15-5 Rita, com 4 meses em 1873.

 

Tenente João Bernardes Pinto passou a segundas núpcias com Paulínia Honória de São José, falecida antes de 1848, com quem teve uma filha:

I- Paulínia Honória de Jesus, solteira com 22 anos em 1857. Aos 06-07-1861 casou-se com Joaquim Flávio de Moraes e Silva, filho de Flávio Antonio de Moraes e Bernarda Cândida de Aguiar - família “Os Barbosa Lima”, I- Cap. 4ºI.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - casamentos - Aos 06-07-1861 no oratório da fazenda do Capitão Antonio Ferreira Pinto os contraentes Joaquim Flavio de Moraes e Silva, f.l. de Flavio Antonio de Moraes e D. Bernarda Candida de Aguiar, = com D. Paulina Candida de Jesus, f.l. do Tenente João Bernardes Pto.

 

3- Ana Purcina dos Reis, batizada em 04-03-1794. Na Ermida das Dores aos 30-07-1811, casou com Bernardo José Pinto, falecido aos 01-11-1833, filho de Bernardo José Pinto e Ana Teresa de Jesus, já citados em 2 supra. Em 1852, viúva, era moradora em Três Corações.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 04-03-1794 na ermida de N. Sra do Bom Sucesso do paraiso filial desta matriz bat a Ana, f.l. Cap. Manoel dos Reis Silva e D. Mariana Villela do Espirito Santo, padr.: Domingos Villela e Maria Viyoria de Jesus

 

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 30-07-1811 na Ermida das Dores, Bernardo Jose Pinto, n. da vila da Campanha, f.l. do Alferes Bernardo J.e Pinto e D. Anna Teresa de Jesus; = cc. D. Anna Porcina dos Reis, n/b freg. Lavras do Funil, f.l. do Capitão Manoel dos Reis S.ª e D. Mianna(sic) Villela do Espirito Santo.

 

 

Óbitos 1810-1854 Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), em 01-9bro-1833 faleceu Bernardo Jose Pinto, 43 anos, encomendado.

 

Censo de Três Corações, MG- 24-10-1831

Bernardo Jose Pinto, branco, 40, casado, lavrador

Ana Policena, branco, 30, casado

Mariana Bernardina, branco, 16, solteiro

Jose Bernardes, branco, 16, solteiro

Manoel dos Reis, branco, 15

Domingos Pinto, branco, 12

Antonio, branco, 10

Ana Purcina, branco, 9

Maria Bernardina, branco, 8

 

          Foram pais de oito filhos, herdeiros e legatários dos irmãos Manoel e Maria Carolina:

3-1 José Bernardes Pinto, com 16 anos em 1831. Já falecido em 1884. Seus filhos:

3-1-1 Antonio Bernardes Pinto, afilhado e legatário do tio Manoel.

3-1-n João, Bernardo, Jose, Joaquim, Ana, Maria, Mariana, Purcina, Umbelina, e a outra Ana, todos legatários do tio Manoel e Maria Carolina.

 

3-2 Mariana Bernardina dos Reis, batizada aos 12-08-1812. Solteira em 1831. Herdeira dos irmãos Manoel e Maria Carolina.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - batismos - Mariana aos 12-08-1840 digo 1812 na Ermida do ---- freguesia de Lavras, f.l. de Bernardo José Pinto e D. Anna Purcina dos Reis, padr.: Manoel dos Reis e Silva e D. Anna Theresa de Jesus.

3-3 Manoel José Pinto, natural tambem de Três Corações aonde foi batizado aos 25-01-1814. Faleceu solteiro com testamento e foi inventariado em 1884. Sem descendentes deixou legado a diversos sobrinhos e como herdeiras as irmãs Maria Carolina e Maria Bernardina (inventário neste site).

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - batismos - Manoel aos 25-01-1814, f.l. de Bernardo Jose Pinto e D. Anna Purcina dos Reis, padr.: João Bernardes Pinto e D. Mariana Villela.

3-4 Domingos dos Reis Pinto, com 12 anos em 1831. Comparar com o casado com Maria Cristina dos Reis 2-7 supra, filha de João Bernardes Pinto, falecido aos 07-12-1856 e Maria Cristina dos Reis, falecida aos 24-08-1833 (inventários neste site)

3-5 Ana Porcina dos Reis, batizada aos 30-09-1824.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - batismos - Anna aos 30-09-1824, f.l. de Bernardo Jose Pinto e Anna Purcina dos Reis, padr.: Vicente Ferreira Pinto e D. Jacinta Carolina dos Reis.

          Aos 06-05-1844 na matriz de Três Corações casou com Luiz Furtado de Mendonça, filho de Pedro Furtado de Mendonça e Teresa Maria de Oliveira.

Três Corações do Rio Verde aos 06-05-1845 Luiz Furtado de Mendonça, f.l. de Pedro Furtado de Mendonla e D. Theresa Maria de Olivr.ª; = com D. Ana Purcina dos Reis, f.l. do finado Bernardo Joze Pinto e D. Ana Porcina dos Reis. Test.: Jose Bernardes Pinto e Manoel dos Reis Silva.

          Ana já era falecida em 1884.

3-5-1 Emilia, legatária do tio Manoel: “A minha sobrinha e afilhada Emilia, filha de Ana Purcina , 200$000”

 

3-5-2 Ana, batizada aos 17-01-1849, padrinhos os tios maternos.

Batismos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), Anna, aos 17-01-1849, f.l. de Luiz Furtado de Mendonça e D. Anna Purcina dos Reis Junior, nascida a 9 dias, padr.: Manoel Jose Pinto e D. Mariana Bernardina dos Reis.

 

3-5-n Teresa, Mariana, Carolina, Eliza, Helena e Purcina: “As minhas sobrinhas Teresa, Ana, Mariana, Carolina, Eliza, Helena e Purcina, filhas da finada minha irmã Ana Purcina dos Reis, 100.000 a cada uma;”

 

3-6 Maria Carolina dos Reis, natural de Três Corações e batizada aos 20-02-1826. Faleceu aos 01-11-1884 no Bonfim da Freguesia de São João Nepomuceno de Lavras, com testamento (neste site), solteira, deixou legado a diversas sobrinhos e como herdeiros seus irmãos.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - batismos - Maria aos 20-02-1826, f.l. de Bernardo Jose Pinto e D. Anna Purcina dos Reis, padr.: Cap. Joaquim Fernandes e D. Maria Francelina de Rezende.

3-7 Porcina Bernardina dos Reis, batizada aos 17-08-1828 em Três Corações.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) fls. 120 Pulcina aos 17-08-1828, f.l. de Bernardo Jose Pinto e D. Anna Pulcina dos Reis, padar.: Antonio Pereira de Govea e Mariana Felisbina dos Reis, da freguesia de Lavras.

          Aos 24-04-1844 na matriz de Três Corações, casou com Francelino Ribeiro da Silva (ou da Cunha), filho de Felisberto Serafim da Cunha e Maria Candida Ribeiro, neto paterno do Tenente Cristovão da Cunha de Carvalho e Luiza Teresa de Magalhães e Serqueira, neto materno de Manoel Dias da Silva e Inácia Leme da Silva (famílias “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 5º, e “João Ribeiro da Silva”).

Aos 24-04-1844 matriz Três Corações do Rio Verde, Francelino Ribeiro da Silva, f.l. de Felisberto Serafim da Cunha e D. Maria Candida Ribeiro; = com D. Purcina Bernardina dos Reis, filha de Bernardo Jose Pinto, falecido, e D. Anna Purcina dos Reis. Testemunhas João Candido dos Reis e Domingos Rodrigues Pinto

 

Porcina já era falecida no testamento do irmão Manoel, receberam legados seus filhos:

3-7-1 Bernardo, nascido aos 03 e batizado aos 20-01-1847.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) fls. 101v. Bernardo aos 20-01-1847, f.l. de Francisco Ribeiro da Cunha e D. Purcina Bernardina dos Reis, nasceu aos 03 deste, padr.: Manoel Jose Pinto e D. Maria Candida Ribeiro.

3-7-2 José, batizado aos 31-12-1848, padrinhos José Bernardes Pinto e sua mulher D. Maria.

Batismos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), aos 31-12-1848 Jose, f.l. de Francelino da Cunha e D. Purcina dos Reis, padr.: Jose Bernardes Pinto e s/m D. Maria.

3-7-3 João, nascido aos 20 de outubro e batizado aos 22-11-1850

Batismos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), João aos 22-11-1850, f.l. de Fran.co Ribr.º da Cunha e D. Purcina Bernardina dos Reis, nasceu a 20 de 8bro, padr.: João Candido dos Reis de pp João Bernardes Pinto e Flora Rita.

3-7-4 Manoel, batizado aos 07-02-1853.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), batismo - Manoel aos 07-02-1853, f.l. de Francelino da Cunha e D. Purcina dos Reis, nasceu a 15 dias, padr.: Francisco dos Reis e Jacintha dos Reis.

3-7-5 Domingos, batizado aos 03-09-1856

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), batismo - Domingos aos 03-09-1856, f.l. de Francelino da Cunha e D. Purcina dos Reis, padr.: Jose Pinto Ribeiro e D. Paulina Candida de Jesus.

3-7-6 Francisco Bernardes Pinto

3-7-7 Joaquim Bernardes (Bernardino) Pinto,

3-7-8 Porcina Belarmina dos Reis: “O meu escravo Paulo, servirá a minha sobrinha e afilhada Purcina Belarmina dos Reis, filha da minha finada irmã Purcina ate inteirar a idade de 35 anos.” Casou com Jose Luiz Lopes de Oliveira.

3-7-n também receberam legados dos tios maternos Manoel e Maria Carolina: Antonio, Gabriel e Maria.

 

3-8 Jacinta Felisbina dos Reis, legatária e herdeira da irmã Maria Carolina. Aos 31-08-1846 casou com João Evangelista de Mendonça, irmão de Luiz Furtado de Mendonça supra citado

Matriz Três Corações do Rio Verde aos 31-08-1846 João Evangelista de Mendonça, f.l. de Pedro Furtado de Mendonça, já faleico, e D. Theresa Maria de Jesus; = com D. Jacinta Felisbina dos Reis, f.l. do falecido Bernardo José Pinto e D. Anna Purcina dos Reis. Test.: Luiz Furtado de Mendonça e Domingos dos Reis Pinto.

 

3-8-1 Maria Teresa, afilhada e legatária da tia Maria Carolina: “- Deixo a minha afilhada Maria Teresa, filha de minha irmã Jacinta – 400.000”

 

4- Mariana Felisbina dos Reis foi casada aos 09-11-1820 com Antonio Pereira de Gouveia, falecido aos 02-04-1829. Eram moradores na Fazenda Córrego dos Pinheiros do Rio Grande em São João Nepomuneco. Mariana faleceu na mesma fazenda sendo inventariada em 1864 por seu genro José Bernardes Pinto.

Lavras, MG Igreja Santana matr aos 09-11-1820 na Ermida de S. Domingos da Barra, Antonio Pereira de Gouvea cc D. Mariana Felisbina dos Reis, test.: Cap. Antonio dos Reis Silva e Alf. Martinho Dias de Gouvea, todos desta freguesia.

          Mariana e Antonio tiveram, segundo seus inventários (neste site), os filhos:

4-1 Ana Umbelina dos Reis, com 8 anos em 1829. Casou com José Bernardes dos Reis Pinto 2-4 supra.

4-2 João Evangelista Pereira, com 7 anos em 1929. Casou com Maria Avelina de São José.

4-3 Maria Porfíria dos Reis, com 6 anos em 1829. Casou com Manoel Luiz Cardoso.

4-4 Antonio Pereira de Gouveia, com 5 anos. Casou com Ana Ludovina de Abreu

4-5 Manoel, com 4 anos em 1829, não comparece no inventario materno em 1864

4-6 Carolina Purcina dos Reis, com 3 anos em 1829. Casou com Antonio da Costa Oliveira

4-7 Mariana Vilela dos Reis, com 2 anos em 1829. Casou com José Bernardes Pinto.

4-8 José Pereira de Gouveia, com um ano em 1829. Casou com Rosa Maria de Jesus

 

5- José dos Reis e Silva, eleitor em Boa Vista de Lavras em 1847, declara 50 anos, lavrador, casado ( APM pp1/11 cx16 doc14). Era proprietário da fazenda “Campestre da Soledade” em Carmo da Cachoeira e da Fazenda “Pouso Alegre” em Batatais-SP. Foi casado com Mariana Teodora de Figueiredo falecida em 10-12-1866 deixando desse casamento os filhos (inventário neste site):

5-1 João Urbano dos Reis, solteiro, 25 anos em 1866. Em 1867 era morador em Batatais-SP.

5-2 Ana Cândida dos Reis, casada com Joaquim Garcia de Figueiredo

5-3 Maria Teodora dos Reis, casada com Antonio Teixeira de Resende.

5-4 Mariana Leopoldina dos Reis, solteira em 1866 com 17 anos.

5-5 Felícia Generosa de Figueiredo, com 14 anos, solteira

5-6 Cândida Carolina de Figueiredo, 11 anos.

5-7 José Nicodemo dos Reis, 8 anos.

 

6- Rafael dos Reis e Silva, eleitor em Boa Vista de Lavras 1847, declara 35 anos, lavrador, casado com Maria Francelina de Resende, filha de Joaquim Fernandes Ribeiro de Resende e de Jacinta Ponciana Branquinho, esta falecida em junho de 1840 com testamento (inventário neste site).

          Rafael faleceu em sua Fazenda do Campo Limpo em Carmo da Cachoeira e foi inventariado em 1876. Compareceram os filhos (inventário neste site):

6-1 Jacinta Ponciana dos Reis, em Três Corações aos 19-05-1851 casou com Casemiro Gonçalves Pimentel.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) casamentos - aos 19-05-1851 na matriz, Cacemiro Gonçalves Pimentel e D. Jacinta Ponciana dos Reis. Test. Estevão Ribeiro de Rezende e Joaquim Gonçalves Pimentel.

6-2 Ana Celestina dos Reis, batizada aos 26-04-1843. Casou com Pio Gonçalves de Avelar.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - batismos - Anna aos 26-04-1843, f.l. de Rafael dos Reis S.ª e D. Maria Francelina de Rezende, nasceu aos 29-03, padr.: Jose Celestino de Resende e D. Carlota Joaquina Villela.

6-3 Cândida Emília dos Reis (ou de Resende), batizada aos 27-10-1845. Casou com Manoel Cecílio de Oliveira, filho de Manoel Francisco de Oliveira e Francelina Umbelina de Arantes.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - batismos - Candida aos 27-10-1845, f.l. de Raphael dos Reis Silva e D. Maria Francelina de Rezende, nasceu aos 28-09, padr.: Manoel dos Reis Silva e D. Maria Candida dos Reis.

          Entre seus filhos:

6-3-1 Francelina Margarida de Oliveira em 1888 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade “em terceiro grau da linha lateral igual e duplicado” (processo matrimonial neste site) para se casar com Joaquim Ribeiro de Rezende.

6-3-2 Mariana Carolina de Oliveira em 1890 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade “em terceiro grau linha colateral” (processo matrimonial neste site) para se casar com Alexandre Villela de Resende (em II, 7-11-1 nesta família), filho de Custodio Villela Palmeira e Jacinta Ponciana de Resende

 

6-4 Francelina Ricardina dos Reis, nasceu aos 27-10 e foi batizada em 17-11-1847. Casou com Joaquim Flávio da Costa, filho de Gabriel Flávio da Costa e Marciana Martins (família “Souza Monteiro - Monteiro Souza” Cap. 1º, § 2º, neste site).

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - batismos - Francelina aos 17-11-1847, f.l. de Raphael dos Reis e D. Maria Francelina de Resende, nasceu aos 27-10, padr.: Geraldo Saturnino de Resende e D. Maria Angelica Gonçalves.

6-5 Mariana Vilela dos Reis, dispensados do impedimento de consanguinidade (processo matrimonial neste site) casou com Joaquim Luiz do Prado e Silva, filho de Manoel Joaquim da Silva, neto paterno de Antonio Joaquim da Silva.

6-6 Joaquim Fernandes dos Reis, casado com Mariana Cândida Branquinho, filha de Antonio dos Reis e Silva e Maria Cândida Branquinho. Família “Domingos dos Reis e Silva” § 4º

6-7 Carolina, nascida aos 29-07 e batizada aos 17-08-1852, não comparece no inventário paterno.

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), batismo - Carolina aos 17-08-1852, f.l. de Raphael dos Reis e D. Maria Francelina de Rezende, nascida aos 29-07, padr.: Domingos Marcelino dos Reis e D. Theodora de Figueiredo.

 

7- Joaquim Villela dos Reis, em 1827 pediu dispensa para casar com Ana Jacinta de Figueiredo, batizada em Boa Esperança aos 16-02-1812, filha do Capitão José Alves de Figueiredo e Maria das Dores Branquinho, 5-3 do Cap. 7º desta família (processo matrimonial neste site).

          Eleitor em Boa Vista de Lavras 1847, declara 44 anos, lavrador, casado. Moravam na Fazenda “Capão dos Óleos” em Carmo da Cachoeira-MG. Joaquim faleceu aos 04-02-1860 e foi inventariado no mesmo ano por sua viúva. Tiveram, segundo inventário de Joaquim (neste site), os filhos:

7-1 Maria Jesuína dos Reis, casada com Antonio Florêncio Pereira

7-2 José Alves dos Reis, solteiro com 22 anos em 1860

7-3 Mariana Cândida dos Reis, casada com Antonio Teixeira de Resende

7-4 João Villela dos Reis, solteiro, com 18 anos em 1860. Nasceu aos 14-10 e foi batizado aos 05-11-1842 no oratório do Capitão Manoel dos Reis, que foi seu padrinho e a madrinha Mariana Felisbina dos Reis. Emancipou-se em 1863

7-5 Ana Elizia dos Reis (ou Figueiredo) com 14 anos em 1860. Na ermida de sua mãe da Fazenda dos Óleos, dispensados dos impedimentos de consanguinidade, aos 04-09-1861 casou com Joaquim Cândido de Figueiredo Cap. 7º, nesta família.

7-6 Cândida Teodolinda de Figueiredo com 10 anos em 1860. Em Agosto de 1866 pediu licença para se casar com Antônio Ferreira da Silva Chaves, morador em Boa Esperança, filho do Tenente Coronel Joaquim Francisco da Silva Chaves

7-7 Francisco com 7 anos em 1860.

 

8- Manoel dos Reis e Silva, eleitor em Boa Vista de Lavras 1847, declara 43 anos, lavrador, casado. Foi casado com Ana Generosa de Meireles. Manoel faleceu aos 10-06-1874 e foi inventariado no mesmo ano por sua viúva. Compareceram no inventário (neste site) nove filhos e um neto representando sua falecida mãe.

8-1 José Esteves dos Reis e Silva, com 34 anos em 1874.

8-2 Manoel de Souza Reis com 29 anos de idade, casado com Mariana Deolinda dos Reis

8-3 João Hermenegildo dos Reis com 27 anos.

8-4 Urbano dos Reis e Silva, 25 anos, casado com Felicia Generosa dos Reis.

8-5 Maria do Carmo Reis, 23 anos, casada com José Alves de Figueiredo

8-6 Valério Maximo dos Reis com 19 anos. Em 1877 já estava casado.

8-7 Francisco de Assis dos Reis, com 18 anos.

8-8 Olímpia Generosa dos Reis, com 16 anos.

8-9 Generosa Clementina dos Reis, com 13 anos em 1874. Em 1880 pediu licença para se casar com Francisco Augusto de Figueiredo

8-10 Ana Generosa dos Reis, já falecida em 1874, foi casada com Bento Esaú dos Santos 1-10 do Cap. 3º, nesta família. Ana foi sepultada aos 06-06-1872.

Carmo da Cachoeira-MG (pesquisa de Moacyr Villela)

Aos 6 de junho de 1872, no cemitério desta matriz sepultou-se Ana Generosa dos Reis mulher de Bento Esaú dos Santos com idade de 20 anos mais ou menos - vig. Baltazar Correia Simões;

 

          Foi representada no inventário paterno pelo filho Manoel.

8-10-1 Maria, não comparece no inventário do avô materno.

8-10-2 Manoel com 2 anos em 1874

 

          Bento declara no inventário do sogro:”Diz Bento Esaú dos Santos residente neste Termo...que no inventario que se procedeu pelo falecimento de sua mulher Ana Generosa dos Reis...foi nomeado tutor de seus filhos Maria e Manoel.

 

9- Jacinta Carolina dos Reis, casada com o Tenente Joaquim Garcia de Figueiredo 4-3 do Cap 7º. Foram moradores na Fazenda do Paraíso na freguesia de São João Nepomuceno

 

10- João Cândido dos Reis, com 31 anos em 1845, solteiro em 1852. Casou com Maria Constança dos Reis (1-1 supra) e em 1880 eram moradores em Três Pontas.

 

11- Antonio dos Reis e Silva era casado em 1845. Eleitor em Boa Vista de Lavras 1847, declara 39 anos, lavrador, casado.

 

12- Francisco dos Reis e Silva, solteiro com 34 anos em 1845. Era casado em 1852.

 

13- Gabriel dos Reis e Silva. Eleitor em Boa Vista de Lavras 1847, declara 34 anos, lavrador, casado.