PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 10º Ana Villela de Assunção

(atualizado em 27-agosto-2015)

 

 

Ana Villela de Assunção casou-se na capela dos Serranos, filial da Aiuruoca, em maio de 1785 com o Alferes Domingos Vieira da Silva, natural do termo da vila de Guimarães do Arc. de Braga, filho de Francisco Vieira da Silva e de Catharina Luiz naturais do dito termo de Guimarães freguesia de S. João de Brito (filiação e naturalidade de Domingos no batismo da filha Maria, das segundas nupcias).

Serranos, MG Igreja N Sra do Bom Sucesso matr - aos 16-05-1785 em minha presenças celebraram nesta capela de N Sra do Bom Sucesso dos Serranos por palavras de presente Dom.os Vieira Sil. e Ana Villela de Assumpção, pelas dez oras do dia sendo presentes as testemunhas abaixo assinadas na ut supra. O Vig. João de Rezende Costa (aa) Manoel Mar. de Moura e Joseph Alz de Freitas (pesq. Bartyra Sette)

 

Aiuruoca, MG Casamentos. Aos 23/05/1785, Capela dos Serranos, Domingos Vieira da Silva e Ana Villela da Assunção, f.l. de Domingos Villela e Maria do Espírito Santo, natural desta freguesia. Testemunhas: José Alves de Figueiredo e Manoel Marinho de Moura (pesq. Silvia Buttros).

Ana faleceu aos 24-08-1787 com inventário aberto no Morro Cavado de Nossa Senhora da Ajuda das Três Pontas, então Freguesia de Lavras do Funil, onde tinha casa ao pé da Capela. Nesta data o Alferes Domingos estava ausente em Portugal.

 

Domingos casou em segundas núpcias, aos 12-07-1792, com Joana Vitória Maria, nascida por 1770 em São João del Rei, filha do Capitão Antonio Leite Coimbra e Francisca de Jesus, neta materna de Francisco de Avila Fagundes e Maria Alves (Barbosa) da Porciúncula. Geração na família “Maria Alves da Porciúncula”.

Antonio de Souza Monteiro Galvão, vigario colado nesta paroquia de Santo Antonio da Campanha do Rio Verde, certifico que revendo o livro que atualmente serve ao registro de casamentos a fl. 115 se acha o assento de teor seguinte- Aos 12 de julho de 1792 nesta matriz da Campanha...sem impedimentos, com provisão do vigario da Vara, celebrei o matrimonio do Alferes Domingos Vieira da Silva, viúvo que ficou de sua mulher Dona Ana Villela de Assunção, falecida, e Dona Joana Vitoria, filha legitima do Capitão Antonio Leite Coimbra e Dona Francisca de Jesus, ja defuntos, nascida e batizada na freguesia de São João del Rei. - Testemunhas o padre Jose Xavier da Silva Toledo, Germano Jose da Silva Freire, Inacio Xavier da Silva Toledo .

 

Ana teve, segundo seu inventário (neste site), os filhos:

 

1- Ana Villela de Assunção, com 2 anos em 1787. Casou com Bento Ferreira de Macedo e em 1806 eram moradores na freguesia de Cabo Verde. Família “Francisco Felix Correa”.

 

2- Domingos, com 7 meses. Domingos Vieira da Silva Gonçalves, tambem morador em Cabo Verde em 1806. Em Campanha aos 26-05-1808 casou-se com Francisca de Paula Xavier, filha do Tenente Inácio Xavier da Silva Toledo e Ana Bernarda Leite, neta paterna Francisco Xavier da Silva e Branca Ferreira de Toledo, neta materna do Capitão Antonio Leite Coimbra e Francisca Maria de Jesus; família “Maria Alves da Porciuncula”.

Campanha-MG - casamentos - aos 26-05-1808 Domingos Vieira da Silva Gonçalves, f.l. do Alferes Domingos Vieira da Silva e D. Anna Villela da Assunção, n/b em Lavras do Funil = D. Francisca de Paula Xavier, f.l. do Tenente Ignacio Xavier da Silva Toledo e D. Anna Bernarda Leite, n/b nesta.