PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 9º Teresa Villela do Espírito Santo

(atualizado em 26-julho-2015)

 

 

 

Teresa Villela do Espírito Santo, em Aiuruoca em Setembro de 1780, casou-se com o Alferes João Alves de Figueiredo, irmão de José Alves de Figueiredo (Cap. 7º) ambos filhos de filho de Manoel Gomes de Figueiredo e Micaela de Figueiredo.

Aiuruoca, MG. Aos 17/18-09-1780, na Capela de Serranos, João Alvares de Figueiredo, f.l. de Manoel Gomes e Micaela de Figueiredo, natural e batizado na freguesia de São Martinho de Moitas, Bispado de Viseu, com Teresa Villela do Espírito Santo, f.l. de Domingos Villela e Maria do Espírito Santo, natural e batizada nesta freguesia da Aiuruoca. Testemunhas: Padre Manoel Luiz dos Santos e Manoel Jose de Moraes (pesq. Silvia Buttros).

Teresa faleceu aos 14-10-1806 e teve seu  inventario aberto pelo viúvo aos 04-08-1807 na casa onde morava, na Fazenda Ribeirão de São Pedro do Paraíso, de propriedade de José Alves de Figueiredo, na Aplicação de Nossa Senhora das Dores do Pântano, Freguesia das Lavras do Funil, então termo da Vila de São João del Rei. Alferes João mudou para Rio Pardo-SP, onde morava em 1816 (segundo depoimento do genro Luiz Moreira da Costa) e faleceu com testamento aberto em 1832 em Jacuí (inventário e testamentos neste site).

Foram proprietários da Fazenda do Aguapé, na margem do Rio Grande comprada de Joana Antonia, e casa e benfeitorias na fazenda de São Pedro.

Segundo ambos os inventários tiveram os filhos:

 

1- Manoel Alves de Figueiredo, solteiro, com trinta anos em 1807

 

2- Inocência Alves de Figueiredo, casou aos 07-02-1807 com Joaquim Alves de Figueiredo, filho de José Alves de Figueiredo e Maria Villela do Espirito Santo. Cap. 7º -6 nesta família.

 

3- Ana, solteira, com vinte anos em 1807

 

4- Maria Angélica (ou Ângela) de Figueiredo, em Lavras do Funil aos 18-08-1806, casou com João Fernandes Martins, natural de Aiuruoca, filho de Agostinho Fernandes e Ana Francisca de Jesus (família “Francisco Martins Coelho” 1-5).

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, 18-08-1806, Cap. N. Sra. das Dores, filial desta matriz, João Fernandes Martins, f.l. Antonio(sic) Frz’ e Anna Francisca, n/b na freg. de Aiuruoca; = cc. D. Maria Angelica de Figueiredo, f.l. do Alf. João Alz’ de Fig.do e D. Thereza Villela do Espirito Santo, n/b na mesma freguesia.


João, filho de Agostinho Fernandes natural da freguesia de Santo Antonio do Bispado do Funchal e falecido em Serranos-MG aos 02-03-1817 (inventário neste site) e de Ana Francisca de Jesus, neto paterno de Antonio Fernandes e Maria Fernandes, neto materno de Francisco Martins Coelho e Luisa Ignacia de Jesus.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 03 maio 1773 Serranos, PEDRO n. aos 11 abril, f.l. de Agostinho Fernandes n/b freg. de Santo Antonio da Ilha Madeira bispado Funchal e s/m Anna Francisca n/b N. Sra do Bom Sucesso de Serranos; npaterno de Antonio Fernandes e Maria Fernandes já falecidos; nmaterno Francisco Martins Coelho e Luisa Ignacia de Jesus, já falecidos; padr.: Pedro Dias Pereira solteiro, e Maria Angella mulher de João Luiz Gonçalves.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, - 02 março 1817 fal. de idade nonagenaria, Agostinho Fernandes, branco, n. da Ilha da Madeira, viúvo de Anna Francisca de Jesus, com testamento.

Cópia do tstamento.

Eu Agostinho Fernandes, n. da freg. de Santo Antonio do bispado do Funchal, f.l. de Antonio Fernandes e Maria Fernandes.

Testamenteiros:

1- alf. Antonio Francisco Sardinha.

2- meu filho Jose Fernandes.

3- meu genro Antonio Alves Fagundes.

Legados:

1- a minha neta Anna, f. de João Antonio Tavares;

2- a minha neta e afilhada Anna, f. de Antonio Tavares e de Anna;

3- esmola p/ Justina, órfã, f. da fal. Theodora Pereira Matozo.

Declaro que fui cc. Anna Francisca de Jesus, tivemos 13 filhos a saber: Antonio, Joaquim, Augustinho, Pedro, João, Jose, Valerio, Luzia, Anna, Joanna, Marianna, Maria e Felicia.

Arraial de Serranos de Aiuruoca, 01 fevereiro 1816.

Testemunhas: Tristão Antonio da Silva e Abreu, Jose Francisco Tostes, João Gualberto de Carvalho, Joaquim Gonçalves Gomes e Antonio Mariano Gonçalves.

Registrado a 03 março 1817.

          Maria Ângela faleceu na Fazenda Aguapé, Freguesia de Dores do Pântano, Termo de São João Del Rei, onde foi inventariada em 1818. Compareceram quatro filho (inventário neste site):

4-1 Francelina, 12 anos em 1818. Francelina Cândida de Fiqueiredo, em Franca do Imperador-SP aos 12-02-1825, casou com Joaquim Alves Porto, filho de Leonardo Gomes Alves e Joaquina do Rosário

Certidão inserida no inventário materno.

Livro 2 fl.9 a 12 de fevereiro de 1825 nesta matriz de Franca se receberam em matrimonio Joaquim Alves Porto da Freguesia de Aiuruoca, filho legitimo de Leonardo Gomes Alves e de Dona Joaquina do Rosário e Francelina Cândida de Figueiredo natural da Freguesia de Dores filha legitima de João Fernandes Martins e Dona Maria Ângela de Figueiredo. Testemunhas: Simplicio Fernandes da Rocha casado e o Capitão Joaquim Rodrigues da Fonseca, casado.

 

4-2 Ponciana, 10 anos. Ponciana Cândida de Figueiredo, em Franca aps 189-02-1828 casou com Antonio Joaquim Borges, natural de S. João del Rei e filho de Joaquim Antonio da Silva e Escolástica Ferreira Godinha.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 18-02-1828 Antonio Joaquim Borges n. freg. S. João del Rei Bispado de Mariana, f.l. Joaquim Antonio da Silva e Escolastica Ferreira Godinha = cc Ponciana Candida de Figueiredo n. da freg. das Lavras do mesmo Bispado, f.l. João Fernandes Martins e da finada Maria Angela de Figueiredo, Test.: Alf. Manoel Alves de Figueiredo, casado e Jose Ribeiro Malta, solteiro.

4-3 Ana, 8 anos.

4-4 Joaquim, 6 anos.

4-5 Maria, 3 anos.

 

5- Mariana Clara de Figueiredo, aos 17-08-1816 casou com Luiz Moreira da Costa, filho do Capitão Manoel Moreira da Costa, natural da freguesia de S. Mamede de Nigrellos, Arcebispado de Braga, e Maria Correia da Estrela, neto paterno de Manoel Moreira natural da freguesia de S. Miguel de Vilarinho, Arcebispado de Braga e de Anna da Costa, natural da freguesia de S. Mamede de Nigrelos (família “Manoel Moreira da Costa” -6).

Certidão inserida no inventário de Teresa Villela:

Certifico que no Livro 6º de Casamentos a folha 23 se acha o Assento do teor seguinte:

Aos dezessete de Agosto de mil oitocentos e dezesseis anos, na Freguesia do Douradinho, no Bispado de São Paulo, com licença do Reverendo Vigário das Dores deste Bispado onde era paroquiano o contraente José Francisco Morato, cometida ao Vigário daquela Freguesia Luís Gomes Oliveira se receberam por palavras de presente Luís Moreira da Costa, filho legítimo do Capitão Manoel Moreira da Costa e Maria Correia da Estrela, nascido e batizado e morador nesta Freguesia e Mariana Clara de Figueiredo, filha legítima do Alferes João Alves de Figueiredo e Thereza Villela, nascida e batizada nesta mesma freguesi, e moradora naquela das Dores, e lhes deu as bênçãos nupciais sendo testemunhas o Padre Teodoro José Rodrigues e Antonio José, o que se me fez constante por documentos e sendo estes contraentes impedidos por afinidade ilícita de primeiro e segundo grau julgou-se no Juízo da Vila de Baependi falsos os impedimentos e que para constar fiz este Assento com essa mesma explicação e me assino.

O Vigário José de Abreu e Silva

Não contem mais

Aiuruoca 8 de Junho de 1817

O Vigário José de Abreu e Silva

6- Theresa, solteira, com dezesseis anos em 1807.

 

7- João Alves de Figueiredo, com quinze anos em 1807.

 

8- José Alves, com onze anos em 1807. José Alves de Figueiredo, em Franca-SP aos 11-05-1826, casou com Maria Rosa da Conceição, viúva de Antonio Fernandes.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 11-05-1826 Jose Alves de Figueiredo n. freg. das Dores Bispado de Mariana, f.l. Alf. João Alves de Figueiredo e Teresa Villela de Jesus = cc Maria Rosa da Conceição, viuva de Antonio Fernandes, test.: Joaquim da Rocha Neiva e Manoel de Meireles Freire, casados.

 

9- Vitória, com sete anos em 1807. Vitória Claudina de Figueiredo em Franca aos 15-08-1825 casou com Francisco Rodrigues da Rocha, natural de Antonio Dias-MG e filho de Antonio Rodrigues a Rocha e Marcelina Maria de Jesus.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 15-08-1825 Francisco Rodrigues da Rocha n. freg. Antonio Dias Bispado de Mariana, f.l. Antonio Rodrigues da Rocha e Marcelina Maria de Jesus = cc Vitoria Claudina de Figueiredo n. freg. Lavras do Funil do mesmo bispado, f.l. Alf. João Alves de Figueiredo e Teresa Villela