PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 14º Claudina Felisbina de Jesus

(atualizado em 29-outubro-2010)

 

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Legatária nos testamentos do tio e do irmão José Manoel de Carvalho. Batizada em 04-06-1814, faleceu solteira em novembro de 1889 com testamento redigido a rogo pelo Barão de Conceição da Barra (neste site). Deixou missas pelas almas de seu pais, José Carvalho Duarte e Maria Antonia de Jesus e pela de seu tio Francisco Carvalho Duarte.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 04-06-1804 Claudina, f.l. Jose Carvalho Duarte e Mariana Antonia de Jesus, padr.: João Carvalho Duarte, da freg. Lavras e Maria Carvalho Duarte, da aplicação da Piedade.

Embora solteira, Claudina Felisbina teve três filhos que reconheceu e nomeou em testamento, sem no entanto esclarecer a paternidade dos mesmos. O filho Camilo foi “exposto” ao Padre Camilo Lelis de Deus e as filhas constaram sempre com “expostas” em casa dela mesma Claudina Felisbina.

No processo “de genere et moribus” de seu neto Laponese Rodrigues Silvino, uma testemunha declarou:

“... cumpre esclarecer que a avó paterna foi do meu conhecimento, não foi casada, e dizem que conviveu por sua fragilidade com o finado Padre Camillo Rodrigues Silvino se me não engano seu sobrenome, donde resultou a origem do pai de Laponese...”

Foram seus filhos:

1- Camilo Silvino de Carvalho, comendador, residente em Nazaré, casado com Iria Francisca de Paula, filha de Francisco Tomas da Costa e Umbelina Felisbina de Jesus, § 4º, 3-2 neste Cap;. Faleceu sem testamento aos 10-07-1893 e teve seu inventário aberto no mesmo ano por sua mulher (neste site). Tiveram:

1-1- Eusébio Silvino de Carvalho, casado com Dona Theresa Maria de Jesus, residentes em Ribeirão Preto, SP

1-2- Camilo de Lellis Silvino, padre vigário, batizado na capela de São Miguel do Cajuru aos 9-5-1852, residente em Bom Sucesso. Estudou no Colégio Caraça e requereu habilitação sacerdotal em Mariana aos 30-04-1874, onde constou ser filho de Camilo Silvino de Carvalho e de D. Iria Francisca de Paula, sendo o pai filho de pai incógnito e de D. Claudina Felisbina de Jesus, exposto ao Padre Camilo Lelis de Deus. (De Genere et Moribus, neste site)

1-3- Francisco de Salles Silvino, casado com Dona Umbelina Silvina de Freitas neste Cap. § 4º, 3-5-1, falecido antes do pai, deixando:

1-3-1- Maria Silvina de Freitas, solteira, com quinze anos de idade em 1893.

1-3-2- Virgolina do Amor Divino, solteira, com treze, residia em Nazaré com sua mãe.

1-4- Laponese Rodrigues Silvino, padre vigário, batizado em Nazaré aos 14-7-1867, tendo por padrinho o Doutor Francisco Ignacio de Carvalho Resende. Estudou no Colégio Caraça e no Seminário de Mariana onde requereu habilitação sacerdotal, recebendo o tratamento de minorista aos 24-1-1891. Foi em seu processo que uma testemunha declarou que seu avô paterno seria o Padre Camilo Rodrigues Silvino, com quem Claudina Felisbina “conviveu por sua fragilidade”. Em 1893 residia em Madre de Deus. (De Genere et Moribus, neste site)

1-5- Umbelina Silvina do Carmo, falecida antes do pai, solteira, herdou sua mãe.

1-6- Walfredo Silvino dos Mares Guias, solteiro, com vinte e dois anos de idade em 1893.

1-7- Antenor Eulégio Silvino, solteiro, com quinze anos de idade.

1-8- Silvina Helena da Corte Celeste, solteira com quinze anos.

 

2- Domitildes Pulcina de Jesus, casada com João Lopes Moreira (ou de Siqueira), filho de Bento Lopes de Siqueira e Mariana Teodora de Jesus (família “Lopes de Siqueira” Cap. 11º).

Pais de, pelo menos:

2-1 João Pedro Moreira de Carvalho casado com 3-2 abaixo, ali a geração.

Inventário da avó materna - fls. 10 –

Procuração que faz: João Pedro Moreira de Carvalho como tutor de seus filhos menores, Ascaneo e Jose Batista (residente nesta Freguesia de São Sebastião da Chácara, Município de Juiz de Fora - neto e bisnetos da Inventariada).

Data: 04-01-1890

Local: Freguesia de São Sebastião da Chácara, Município de Juiz de Fora, Comarca de Paraibuna.

Procuradores Nomeados: a seu pai João Lopes Moreira e ao Advogado Vicente de Paula Teixeira.

 

3- Maria Batista do Carmo, falecida antes de sua mãe, casada que foi com Batista José da Matta, representada no inventário materno por seus filhos (1890)

3-1 João Batista de Carvalho da Matta, solteiro e maior de 21 anos

3-2 Maria, falecida antes de 1890, casada que foi com João Pedro Moreira de Carvalho, deixando dois filhos:

3-2-1 Ascanio

3-2-2 José Batista (Cruz?)