PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 5º Joana Cândida de São Bernardo

(As Três Ilhoas 361, 4-5, onde não consta a geração)

(atualizado em 29-outubro-2010)

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Batizada em 12-07-1791. Aos 22-06-1808 casou com o Tenente José Fernando de Souza, natural de Valongo, Bispado do Porto, filho de Manoel de Souza Fernando e Helena Marques.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 12-07-1791 Joana, f.l. Jose Carvalho Duarte e Mariana Antonia de Jesus, padr.: Gonçalo Correa Neto e s/m Teresa Maria Duarte.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 22-06-1808 Cap. S. Miguel do Cajuru, Tenente Jose Fernandes de Souza, f.l. de Manoel de Souza Fernando e Ellena Marques, n/b na freg. de Vallongo do Bispado do Porto; = cc. Joana Candida de Sam Bernardo, f.l. Joze Carvalho Doarte e Marianna Antonia de Jesus, n/b na Cap. de S. Miguel do Cajuru.

 

Foram proprietários de dois terços da Fazenda Tejuco ao pé do Morro do Chapéu, na Aplicação de Nossa Senhora da Piedade, Termo da Vila de São João del Rei, onde moravam, alem de partes no Engenho dos Carvalhos, uma pequena casa na Capela da Bertioga e outra em São João del Rei junto ao Morro da Forca, alem de um pasto nos subúrbios de São João del Rei junto à Capela do Bomfim.

José Fernando faleceu aos 15-04-1827 com testamento (neste site). Nele declarou que teve três filhos naturais:

- Alferes Paulino José de Souza, Militar da Primeira Linha desta Província da Imperial cidade de Ouro Preto.

- Cassiana Maria de Souza, viúva de Lino Nunes Cruz, casada segunda vez com José Ferreira, moradores na Espera, Termo de Queluz.

- Felisberto José de Souza, foi casado e em 1827 era viúvo e morador na Noruega, Freguesia da Itaverava, Termo de Queluz.

 

José Fernando e Joana Cândida tiveram quatro filhos de legítimo matrimônio, que em 13-11-1827 tinham as seguintes idades, pouco mais ou menos:

 

1- João Fernando de Souza, dezenove anos. Casou com Bernarda Jesuína da Silveira, falecida aos 16-08-1849 (inventário neste site), filha de Miguel Garcia Duarte e Bernarda Jesuína da Silva, ambos falecidos em 1851, neta paterna de João Garcia Duarte e de Antonia Maria de Jesus (família “Antonio Gracia e João Garcia Duarte” II, neste site).

Obs. João Fernando é citado em vários documentos como João Fernandes.

Filhos (situação em 12-02-1857):

1-1 Mariana Jesuína de Souza, casada com Geraldo de Alcântara Pires.

1-2 Maria Clara de Souza, casada com João Batista Fagundes.

1-3 Possidônia Iria de Paula, solteira de idade de dezenove anos pouco mais ou menos (depois casada com Pedro José Lino)

1-4 José Resende de Carvalho e Souza, solteiro, de idade de dezoito anos pouco mais ou menos.

1-5 Antonio Pedro de Souza, solteiro, de idade de quatorze anos, pouco mais ou menos.

1-6 Rita, solteira, de idade de doze anos pouco mais ou menos

1-7 Francisco Eugenio de Carvalho e Souza, de idade de nove anos.

 

2- José Fernando de Souza, batizado em 09-01-1811.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 09-01-1811 Jose, f.l. Ten. Jose Fernando de Souza e D. Joana Candida de S. Bernardo, padr.: Dr. Jose Bernardo de Figueiredo e s/m D. Luzia Alexandrina da Motta

 

3- Luís José de Souza, quinze anos.

 

4- Francisco José de Carvalho, onze anos.