PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap 7º FRANCISCO JOSÉ DE SOUZA

(atualizado em 14-abril-2011)

 

Regina Junqueira

 

Francisco José de Souza foi batizado em São Gonçalo do Brumado, arredores de São João Del Rei aos 21-11-1753.

AEAM – Processo de Habilitação Sacerdotal de Francisco José de Souza – 1823

(...) Aos 21/11/1753 na Capela de / São Gonsalo o Reverendo Capelão Dionizio / Ferreira batizou (...) a Francisco filho legitimo de Domingos Mon/teiro Lopes e de Marianna de Souza forão / padrinhos o Reverendo Dionizio Ferreira / Alves e Maria de Souza mulher de Andre / Martins todos desta freguesia de São João de El Rey / (...)

Casou em 15-09-1807 na capela de Santa Rita com Maria Perpétua de São José, exposta ao Tenente José da Costa Homem, batizada em São Gonçalo aos 07-07-1761.

 

(...) Aos sete de julho de 1761 na Capela de São Gon=/salo filial desta matris de São João de / El Rey o Reverendo Capelão da mesma / Francisco Jose Matta baptizou / (...) a Maria exposta ao Alferes Jose da Costa Homem / foram padrinhos Ignácio da Costa Homem / e Dona Michaella de Gusmão todos des=/ta freguesia (...)

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 15-09-1807 Cap. Santa Rita, Alferes Francisco Jose de Souza e D. Maria Perpetua de S. José. Ele f.l. Domingos Monteiro Lopes e Mariana de Souza Monteira; ela f.l. digo exposta ao Tenente Joze da Costa Homem, Bts. nesta freguesia.

 

Francisco José faleceu aos 13-08-1821 com testamento, aberto em Campanha na Fazenda do Mundo Novo, declarando seu casamento e filação. Disse ter tido vários filhos de sua mulher, sem nomeá-los.

 

CEMEC - Campanha – Livro de Testamentos de Campanha  CPA 01 fl.51

Testador: Francisco José de Souza Monteiro

Testamenteiro – João Machado Lopes - genro

Data – 13/08/1821 - data do falecimento

Local – Fazenda do Mudo Novo, Termo da Vila de Campanha.

Anotado por: Moacyr Villela.

Data da Transcrição: 2007

Registro do Testamento com que faleceu o Alferes Francisco Jose Monteiro de quem foi testamenteiro João Machado Lopes morador no Mundo Novo Termo da Campanha falecido a 13 de agosto de 1821

TESTAMENTO – trechos

... Filho legítimo dos falecidos Domingos Monteiro Lopes e de Dona Mariana de Souza Monteira. Declaro que sou casado com Dona Maria Perpétua de Souza desse matrimonio tivemos vários filhos que são meus herdeiros forçados.

Deixo por testamenteiros a meu genro João Machado Lopes e Jose da Fonseca de Carvalho e a meu filho Francisco Jose de Souza. Declaro que fui testamenteiro do falecido vigário meu irmão Antonio de Souza Monteiro Galvão nomeado em Terceiro lugar e por morte do vigário Francisco Moreira de Vasconcelos e desistência do segundo testamenteiro o Coronel Jose Francisco Pereira me competia assinar e fiz procuração, mas nada recebi desta testamentária e todos os bens estão de posse do primeiro testamenteiro dativo...

Escrito a rogo por Joaquim Xavier de Campos nesta Fazenda do Mundo Novo em casas de residência do testador a 7 de agosto de 1821 tendo por testemunhas: o Alferes Jose Manoel do Nascimento, Miguel Correia da Silva, Lourenço Luis Gomes Nogueira e Felipe da Silva Pereira.

 

Francisco José e Maria Perpétua tiveram ao menos, q.d:

§ 1º - Cândida Umbelina de Souza

§ 2º - Francisco José de Souza Monteiro, padre

§ 3º - Maria Antonia

§ 4º - Beralda Lúcia de Souza, legatária da irmã Cândida

 

 

§ 1º CÂNDIDA UMBELINA DE SOUZA

 

Cândida Umbelina de Souza, “escritura de ARRAS” casou-se aos 24-11-1836 com o viúvo Alferes Francisco José de Andrade e Mello, filho de José de Andrade Peixoto e Mariana Vitória do Nascimento; família “João Gonçalves de Mello” 2-2.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-11-1836 cap. Espirito Santo, Francisco Jose de Andrade e Mello, viuvo de D. Ana Rosa Ludoivina de Paiva; = cc Candida Umbelina de Souza, f.l. Francisco Jose de Souza Monteiro e Maria Perpetua de São Jose; test.: Francisco Gonçalves Penha e Gabriel Francisco Junqieira.

Cândida faleceu com testamento aos 09-01-1841 e foi sepultada no cemiteiro da Capela do Espírito Santo, filial da Freguesia de Carrancas. Sem geração deixou legado para as irmãs Maria Antonia e Beralda Lúcia de Souza e nomeou 3º Testamenteiro ao irmão Vigário Francisco José de Souza Monteiro (inventário neste site).

S. Vicente de Minas - Igreja S. Vicente Ferrer aos 09-01-1841 faleceu com todos os sacramentos D. Candida Umbelina de Souza, branca, m. de Francisco Jose de Andrade, Foi sepultada no cemiterio da capela do Espirito Santo.

 

Alferes Francisco faleceu aos 13-03-1852 com testamento onde declara filiação, os dois matrimônios e a geração das primeiras núpcias. Foi casado com Ana Rosa Ludovina de Paiva, falecida na Fazenda Joaquim de Araújo e inventariada em 1822 pelo viúvo. Em 1831 Alferes Francisco era morador em Carrancas no quarteirão 1, fogo 1, viúvo, com 53 anos e Cândida Umbelina, solteira, com 42 anos no fogo 8.

censo Carrancas 1831, 1º Quarteirão, fogo 1:

Francisco Jose de Andrade, Branco, 53, viuvo, agricultor

Francisco Glz Penha, Branco, 23, casado, tropeiro

Jose Correa, Branco, 70, solteiro, Hermitão

Mariana Vitoria, Branco, 17, casado

62 cativos

 

censo Carrancas 1831, 1º Quarteirão, fogo 8:

Candida Umbelina de Souza, Branco, 42, solteiro, costureira

4 cativos

 

 

 

§ 2º FRANCISCO JOSÉ DE SOUZA MONTEIRO, padre

 

Batizado na Capella de São Gonçalo do Brumado, em 1823 requereu habilitação para se ordenar. Em seu processo “de genere et moribus” (neste site) consta que Padre Francisco José era parente em terceiro grau de Leandro e Felisberto Ribeiro da Silva

(...) Juro (...) que Francisco Jose de Souza Monteiro (...) foi baptizado na / Capella de São Gonsalo do Brumado, desta freguesia, pelo Reverendo João Ferreira Dias, e Eu fui o Padrinho (...) em maio de 1800. Manuel da Pai/xão Paiva.

 

Padre Francisco foi vigário da Freguesia do Turvo, terceiro testamenterio da irmã Cândida. Teve parte de seu patrimônio doado pelo casal Maria Antonia de Souza e José da Fonseca Carvalho.

Em 1831 era morador em Carrancas, vizinho de sua irmã Cândida Umbelina.

censo Carrancas 1831, 1º Quarteirão, 7:

Francisco Jose de Souza Monteiro, Branco, 31, eclesiastico de suas ordens.

Maria, pardo, 11, solteiro

3 cativos

5 habitantes

 

§ 3º MARIA ANTONIA

 

Maria Antonia, legatária da irmã Cândida Umbelina “A minha irmã MARIA ANTONIA - 200$000 reis”.

Provavelmente a Maria Antonia de Souza casada com José da Fonseca de Carvalho doadores de uma morada de casas no Arraial de Carrancas para formação do patrimônio do Padre Francisco José de Souza Monteiro, conforme consta em seu “de genere”.