PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap 5º - Inácia Apolonia de Souza

(atualizado em 30-maio-2010)

 

Regina Junqueira

 

Inácia Apolônia, em S. Gonçalo do Brumado aos 04-10-1773, casou com Antonio José de Mattos Carrilho, natural do Bispado do Porto, filho de Luiz Moreira e Maria Carneiro.

(RMJ) Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, 04-10-1773 - São Gonçalo do Brumado, Test: ---- de Lemos e Miguel Afonso de Andrade. Padre Damaso Ribeiro da Silva. Antonio José de Mattos Carrilho, natural da Freguesia de Penha Longa, Bispado do Porto, filho de Luiz Moreira e Maria Carneiro = Ignacia Apolonia de Souza, n/b nesta freguesia Pilar, filha de Domingos Monteiro Lopes e Marianna de Souza Monteira.

 

Foi proprietária da Fazenda Chácara na Aplicação de Santa Rita do Abaixo no termo da Vila de São José. Nesta vila Inácia ditou seu testamento aos 13-07-1812, onde declarou sua filiação.

Inácia faleceu aos 14-09-1817 e teve seu inventário iniciado no ano seguinte na Fazenda da Chácara por seu genro Antonio Nogueira (neste site). Teve quatro filhos que nomeou em seu testamento e que foram seus herdeiros:

§ 1º - Mariana de Souza Monteiro

§ 2º - Inacia Simplicia de Souza

§ 3º - Ana Fortunata de Souza

§ 4º - João Gualberto de Souza

 

 

§1º- MARIANA DE SOUZA MONTEIRO

 

Nascida por 1777 em Santa Rita do Rio Abaixo, onde casou aos 29-04-1793 com João Coelho dos Santos, filho de Manoel Coelho dos Santos, natural da Freguesia de São Tiago do Marco, Couto de Alcobaça, Patriarcado de Lisboa, e de Genoveva de Almeida e Silva, batizada na Capela de São Gonçalo do Brumado, filial da matriz de São João del Rei, neto paterno de Manoel Coelho e Maria Pereira, neto materno de Antonio Ribeiro da Silva e Antonia Maria de Almeida (FamíliaOs Ribeiro da Silva de S Gonçalo do Brumado” neste site).

Matriz de São João del Rei, casamentos- 29-04-1793, Capela de Santa Rita

João Coelho dos Santos, filho de Manoel Coelho dos Santos e Genoveva de Almeida e Silva com Marianna de Souza Monteiro, filha de Antonio José de Matos Carrilho e Inácia Apolônia de Souza, ambos os Contraentes naturais daquela Capela

 

Foram proprietários de parte da Fazenda da Serra na Aplicação de Santa Rita do Rio Abaixo, onde possuíam casa e moinho.

João faleceu em 11-11-1826, inventariado em 1841.

 

Em 1831, Mariana já viúva, com 54 anos declarados, comparece no censo de Santa Rita do Rio Abaixo, com três filhas solteiras e uma agregada:

Fogo 65: Marianna de Souza, 54, viúva, lavradora; Emerenciana, 34, solteira, costureira; Porcina, 30, solteira, costureira; Marianna de Souza, 27,solteira, fiadeira; Gertrudes, 21, solteira, muda exposta.

 

Mariana faleceu aos 24-05-1855, com testamento redigido na fazenda da Serra aos 21-03-1851, onde declarou sua naturalidade e filiação e os sete filhos que teve, dos quais eram então vivos apenas dois.

Segundo seus inventários (neste site), João e Marianna tiveram:

 

1- Emerenciana Esméria, solteira com quarenta e dois anos em 1841, já falecida em 1845, sendo herdeira a mãe.

 

2- Porcina Bernarda do Sacramento, com trinta e nove anos em 1841 e 56 anos em 1857. Faleceu solteira aos 11-07-1875, com testamento em que nomeia seu cunhado Elias Rodrigues de Arvellos por testamenteiro e faz doações a vários sobrinhos. (inventário neste site).

 

3- Mariana Cândida dos Santos, nascida por 1804, casou depois de 1831 com Crispiniano Antonio dos Santos, filho natural do Alferes Antonio Felisberto dos Santos, este irmão inteiro de João Coelho dos Santos. Crispiniano foi perfilhado pelo pai em testamento (Inventário do Alferes neste site).

Mariana faleceu aos 18-06-1840 e seu viúvo ordenou-se padre, “de genere” neste site.

Crispiniano faleceu com testamento redigido aos 12-08-1872, aberto aos 28-8-1873, inventário iniciado no mês seguinte.

Segundo seus inventários (neste site), Crispiniano Antonio e Mariana Cândida tiveram dois filhos, ambos nascidos antes do casamento dos pais:

3-1 João Basilio dos Santos, batizado aos 14-7-1824, exposto a Domingas Maria Duarte. Casou com Maria Francisca de Azevedo.

Inventário de Mariana Cândida dos Santos, fls 15

Certifico que em um livro de assentos de batismos desta paróquia a folhas 110 consta o seguinte:

Aos quatorze de Junho de mil oitocentos e vinte e quatro nesta Matriz de São João del Rei o Reverendo Gonçalo Correa de Carvalho de licença batizou e pôs os Santos óleos a João, exposto a Dona Domingas Maria Duarte. Foram padrinhos João Martins de Carvalho e Dona Thereza Bernardina de Andrade, solteiros, todos  desta freguesia. Ita in fide Parochi.

 

3-2 Sabina Cândida dos Santos, com 14 anos em 1841 em 1857 estava casada com Francisco Ribeiro da Silva e Souza. Foi antes casada com Francisco José de Souza, filho de Manoel José de Souza e Maria Alves de Jesus, neto paterno de Felix José de Souza e Isabel Álvares da Conceição. Felix José era filho de Marcos de Souza Magalhães e Mariana de Almeida e Silva (família “Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado, Cap 2º, neste site). Tiveram que pedir dispensa de consaguinidade porque o pai do orador era neto de uma irmã de Genoveva de Almeida e Silva, bisavó paterna de Sabina. Manoel José era também primo em 3º grau de D. Mariana Candida, segundo o processo matrimonial corrido em Lage (Resende Costa) no ano de 1844 (neste site)

[Mandado de Segredo] 

(...) (os oradores) são primos em 4º grau de / consangüinidade por serem o Pai do Orador Neto de / uma Irmã de D. Genoveva que era Avó do Padre / Chrispinianno Antonio, e D. Marianna Cândida já falecida pais de Sabina Cândida, se bem que este Padre não / seja de [Matrimonio], com tudo é tido filho de um filho desta / D. Genoveva, e por isso impedidos os oradores (...)

 

Depoimento de João Pedro dos Santos, 2ª testemunha

 (...) sendo o orador filho de Manoel Jo/se de Souza, de Santa Rita que é primo (...) terceiro do Padre Chrispinianno, e da fa/lecida D. Marianna (...)

 

          Francisco José faleceu abintestado aos 26-2-1853. Sabina teve deste primeiro casamento, segundo os inventários de Francisco José, Manoel José e de Maria Alves (neste site):

3-2-1 Maria Cândida de Jesus, nascida por 1844, como aparece no inventário paterno. Nos inventários dos dois avós e no do marido Maria Francisca de Jesus, casada com o tio paterno João Thomas de Souza, falecido em Santa Rita com inventário aberto aos 11-05-1906 por sua viúva. Segundo seu inventário (neste site), João Thomás teve quatro filhos:

3-2-1-2  João Evangelista de Souza (Magalhães), este na dúvida se foi também filho de Francisca.

3-2-1-2- Maria da Conceição de Jesus, batizada aos 17-11-1861

Testamentária de Manoel José de Souza

Aos 17 de Novembro de 1861 batizei solenemente a inocente Maria, filha legítima de João Thomas de Souza e Maria Francisca de Souza. Foram padrinhos Manoel José de Souza e Sabina Cândida dos Santos desta freguesia. Santa Rita - Vigário Crispiniano Antonio de Souza

 

3-2-1-3- Antonio Carlos do Sacramento

3-2-1-4- Gabriel José de Souza.

 

3-2-2 Ana Cândida, nascida por 1847. Com o nome de Ana Custódia de Souza, casou aos 05-09-1864 com Aureliano José Rodrigues da Silva, com dispensa de consaguindade. Em 1878 (inventário da avó paterna) era viúva e morava em Santa Rita do Rio abaixo. Tiveram ao menos uma filha:

3-2-2-1 Maria,

Testamentária de Manoel José de Souza

Aos 19 de Janeiro de 1870 batizei solenemente a inocente Maria, nascida a 7 do corrente mês de Janeiro, filha legítima de Aureliano José da Silva Rodrigues e Ana Custódia de Souza. Foram padrinhos Manoel José de Souza e Dona Iria Jesuína da Conceição, todos desta freguesia.

Santa Rita, 8 de Abril de 1886 - Padre Crispiniano Antonio de Souza

 

3-2-3 Crispiniano Antonio de Souza, nascido aos 8-12-1851 e batizado aos 25-2-1852, tendo por padrinhos o Senador Gabriel Mendes dos Santos e sua mulher Ana Izabel. Em 1873 residia no seminário de Caraça. Em 1875 correu em Mariana seu processo de habilitação sacerdotal (neste site), e nele declarou uma testemunha que Crispiniano por sua mãe era “neto do Reverendo Chripiniano Antonio dos Santos já falecido e D. Mariana de tal já falecida com quem era este / casado antes de se ordenar; bisneto pela  parte paterna de Felix Jose de Souza / Magalhães e Izabel de tal ja faleci-/dos e da Materna de Antonio Felisberto dos Santos, igno-/rando a bisavó (...)”

 

Foi Vigário em Santa Rita, celebrante de vários casamentos e batizados de seus parentes. Faleceu aos 15-07-1925 com 73 anos, conforme consta de sua ficha na Cúria de Mariana.

 

4- Maria Ozória dos Santos, batizada na capela de Santa Rita em 18-09-1803.

Batismos na Matriz do Pilar e Capelas filiadas – 18-09-1803 – Maria, filha de João Coelho dos Santos e Marianna de Souza, desta. Padrinhos: Manoel Coelho dos Santos e Joaquina Tomásia de Almeida, de Prados.

Maria Ozória casou com Elias Rodrigues de Arvellos, que seria o filho de Antonio José de Arvellos e Ana Severina, provável neto paterno de Theodoro José de Arvellos e Maria Joaquina de Jesus, proprietários do Sitio das Contendas (família “Arvellos”)

 

Maria Osória faleceu aos 06-06-1871 com testamento redigido na Fazenda do Capão aos 27-07-1870. Elias teve seu inventário aberto aos 21-10-1895, tendo falecido cerca de três anos antes.


Maria Ozória reconheceu em seu testamento um filho natural, exposto ao finado Padre Antonio de Pádua, da Lage:

4-1 Getulio José da Costa, filho natural reconhecido em testamento por Maria Ozória, morador em Paraíba do Sul, Provincia do RJ


Elias e Maria tiveram, segundo seus inventários (neste site), na ordem em que foram arrolados no inventário materno:

 

4-2 Jesuína Cândida de Souza. Em 1895 era solteira com 62 anos de idade.

4-3 João Monteiro de Souza Rodrigues, inventariante do pai, com 56 anos e solteiro em 1895. No mesmo ano comprou de irmãos e tios partes da Fazenda do Capão e do Sitio das Contendas, havidas pelos vendedores por herança (Escritura resumida no paterno). Nota: Sitio das.Contendas foi propriedade de Theodoro José de Arvellos, conforme se vê no inventário deste (neste site).

4-4 Severiano José de Souza, negociante, morador em Santo Antonio do Aventureiro, Freguesia de São José do Paraíba, termo de Mar da Espanha, com 59 anos em 1895.

4-5 José Teodoro de Souza Rodrigues, falecido antes de 1895, casado que foi com Virginia Claudina de Jesus, também falecida. No inventário paterno foi representado pelos filhos (todos solteiros, idades aproximadas em 1895):

4-5-1 José Bernardino de Souza Rodrigues, 21 anos

4-5-2 Alfredo Augusto de Souza Rodrigues, 18 anos

4-5-3 Maria de tal, 17 anos

4-5-4 Miguel Ribeiro de Souza Rodrigues, 16 anos

4-5-5 Francisco, 15 anos

4-5-6 João, 13 anos

4-5-7 Messias, 14 anos

4-5-8 Maria, 6 anos, gêmea da abaixo

4-5-9 Maria, outra, gêmea da acima

4-5-10 Ignes, 5 anos

 

4-6 Martiniano José de Souza, falecido antes do pai, casado que foi com Inês de Tal, e representado no inventário paterno pelos filhos:

4-6-1 José Francisco de Souza Rodrigues, casado com Ana de Tal.

4-6-2 Maria Ozória de Souza, casada com Joaquim Cardoso de Arvellos (comparar com o neto materno de Quirino José de Arvellos e Tereza Inácia de Jesus, família “Arvellos”, desentroncados-2). Maria Ozória faleceu aos 17-02-1897, deixando entre seus bens terras em conjunto com Quirino Rodrigues de Arvellos e D. Ignes Maria de Jesus, e uns alqueires no “lugar denominado Contendas”. Provavelmente seu marido casou em segundas com Ana Cândida de Jesus, falecida em 1905, deixando quatro filhos pequenos, todos moradores no “lugar de Contendas”, deixando viúvo Joaquim Cardoso de Arvellos (inventário neste site).

Segundo seu inventário (neste site), Maria Ozória teve cinco filhos (idades em 1897):

4-6-2-1 José 10 anos

4-6-3-2 Geraldo, 6

4-6-2-3 Maria, 6

4-6-2-4 Delfina, 4

4-6-2-5 Francisco, um mês de idade

4-6-3 Ana Cândida de Souza, casada com Severiano José Vieira

4-6-4 Maria das Dores, casada com Antonio Anastácio Ribeiro

 

4-7 Maria Ignes de Souza, falecida antes de 1895, casada que foi com Miguel Ribeiro da Silva (Junior), representada no inventário do pai por duas filhas:

4-7-1 Maria Ignes de Souza, 25 anos, solteira

4-7-2 Josefina Maria de Souza, 23 anos e solteira. Em 1895 passou uma procuração no Sitio da Boa Esperança, juntamente com sua irmã Maria Ignes.

 

4-8 Maria Cândida de Souza, casada com José Vieira de Souza

4-9 Francisco José de Souza Rodrigues. Em 1875 era solteiro com 47 anos de idade.

4-10 Mariana Cândida de Souza, batizada em 27-11-1834. Casou com Martiniano Severo de Souza Nogueira, filho de João Bertoldo de Souza Nogueira e Maria Cleofa de Mello, neto paterno de Antonio Nogueira e Anácia Simplicia de Souza, § 2º abaixo.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. Sta Rita, Mariana em 27 de novembro de 1834, f.l. Elias Jose de Arvelos e Maria Osoria dos Santos; padr.: Dr. Emerenciano Antonio de Souza Monteiro e Matildes dos Santos.

 

5- Francisco, que faleceu solteiro depois do pai, sendo herdeira a mãe.

 

 

§ 2º - INÁCIA SIMPLÍCIA DE SOUZA

 

Referida como Simpliciana ou Inácia Simpliciana no testamento da tia Izabel Inácia de Souza de quem foi herdeira por disposição testamentária. Casou com Antonio Nogueira, natural da cidade do Porto, Arcebispado de Braga, filho de Antonio Nogueira e de Dona Maria Josefa.

Antonio faleceu ab-intestado aos 21-12-1827, com inventário aberto na Vila de São José aos 05-04-1828 por sua viúva. Em seu inventário foram arrolados seis filhos legítimos e a filha natural Joana Porlacia de Souza Nogueira, solteira com 30 anos em 1828. Antonio foi o inventariante de sua sogra.

Inácia Simplícia redigiu seu testamento na Vila de São João del Rei aos 21-01-1854, aberto no mesmo local aos 26-08-1863. Foi sepultada na matriz em 27 do mesmo mês. Em 1872 seus herdeiros fizeram partilhas amigáveis de seus bens. Deixou a casa em que morava em São João del Rei e uma outra “do outro lado do Rio”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, óbitos, matriz aos 27-08-1863 sep. D. Inacia Simplicia de Souza, branca, 86 anos, viuva do Alferes Antonio Nogueira.

 

Segundo seus inventário (neste site) Antonio Nogueira e Inácia Simplicia tiveram seis filhos. Maria e Ana não são mencionadas:

- Maria, batizada em 20-09-1808.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-09-1808 matriz, Maria n. aos 02, f.l. Alf. Antonio Nogueira e Inacia Simplicia de Souza, padr.: João Antonio de Campos, solteiro, todos estes moradores nesta vila, e D. Maria Gonçalves de Moura moradora na freg. da Conceição dos Prados.

- Ana, em 11-04-1813.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-04-1813 matriz, Ana n. 20-05, f.l. Alf. Antonio Nogueira e D. Inacia Simplicia de Souza, padr.: João Gualberto de Souza e Emerenciana Esmeria de Souza, estes da freg. de S. João del Rei.

 

 

1- Antonio de Souza Nogueira, nascido aos 20-12-1801 e batizado na Matriz de São José Del Rei aos 11-01-1802. Solteiro com 26 anos em 1828.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-01-1802 matriz, Antonio n. 20-12-1801, f.l. Alf. Antonio Nogueira e D. Inacia Simplicia de Souza, desta fregusia de Santo Antonio da dita vila, padr.: Cap. Pedro Teixeira Nogueira por pp que apresentou Antonio Pereira da Costa, e D. Inacia Apolonia de Souza avó materna, estes padrinhos da freguesia de S. João del Rei.

 

2- Francisco José de Souza Nogueira, batizado aos 25-04-1803, com 25 anos e solteiro em 1828. Faleceu no estado de viúvo e foi sepultado aos 29-08-1857.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-04-1803 matriz, Francisco n. aos 16, f.l. Alf. Antonio Nogueira e D. Inacia Simplicia de Souza desta freguesia, padr.: Alf. Francisco Jose de Souza, tio materno, e D. Izabel Inacia de Souza, solteira, tambem parenta do batizado, da freguesia de S. João del Rei.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, óbitos, matriz aos 29-08-1857 sep. Francisco Jose de Souza Nogueira, branco, viuvo, 52 anos.

 

3- João Bertoldo de Souza Nogueira nascido aos 29-03-1805 e batizado aos cinco de mês seguinte na Matriz de São José.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-04-1805 matriz, João n. 29-03-1805, f.l. Antonio Nogueira e Inacia Simplicia de Souza, padr.: Alf. João Antonio de Campos, solteiro, moradores nesta vila de S. Jose, e Ana Fortunata de Souza, filha de Antonio Jose de Matos Carneiro de S. João del Rei.

 

          Casou com Maria Cleofa de Mello, e foram moradores em Conceição da Barra onde aparecem como padrinhos em vários assentos paroquiais.

Ambos foram inventariados em 1909 muito depois de seu falecimento. Segundo seu inventário (neste site), foram pais de:

3-1- Delfhina Matilde de Souza Nogueira, casada com Eduardo Teixeira Rios, filho do Capitão Antonio Jose Teixeira Rios e Maria Francelina de Andrade, neto paterno  de Manoel da Costa Rios e Ana Esméria Teixeira de Souza, neto materno de Manuel Inácio Xavier de Andrade e Maria Pocidonia Duarte (famílias “Os Teixeira de Souza” e “Carvalho Duarte”, neste site).

Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra – casamentos- aos 10 de outubro de 1852, Eduardo José Teixeira, de 22 anos, filho do capitão Antonio Teixeira Rios e Maria Francelina de Andrade com Delfina Mathildes de Souza Nogueira, de 16 anos, filha de João Bertoldo de Souza Nogueira e Maria Cleofa de Mello. Testemunhas: José de Souza Nogueira e Mariana Jsuína de Souza Nogueira

 

          O casal já era falecido em 1909 e foi representado por seus filhos no inventário de João Bertoldo:

3-1-1 João Thomas de Souza Nogueira, casado com Ana Esméria Teixeira Nogueira, residentes no Distrito de Além-Paraiba.

3-1-2 Maria Cleofa de Mello Nogueira, residente no Distrito da Conceição da Barra. Uma desse nome, casada com Adolfo Nolasco de Andrade Nogueira, foi legatária de Mariana Jesuína, tia de Delfina Mathildes.

3-1-3 Vicência Augusta Nogueira, também residente no Distrito da Conceição da Barra. Em 1883 pediu dispensa para se casar com seu parente Antonio Augusto Nogueira, 5-1 abaixo, alegando que já tinha 19 anos e que:

“.... é muito pobre, e vive debaixo / da guarda de sua mãe que alem de ser pobre, vi/ve abandonada de seu marido a muitos anos / e este também é pobre, e por vezes tem sofrido de / loucura.”

 

Encontramos ainda os batizados dos seguintes filhos de Eduardo e Delfina, todos na Capela de Conceição da Barra:

3-1-4 Oscar, batizado aos 28-10-1856, tendo por padrinhos Dr Caetano Bernardino Teixeira e o Major Joaquim da Costa e Souza

3-1-5 Amanda, gêmea do anterior e batizada no mesmo dia, por padrinhos Martinho Severo de Souza Nogueira e D. Maria, mulher de José Azevedo de Carvalho.

3-1-5 Matheus, batizado aos 20-11-1859, tendo por padrinhos Martiniano Severo de Souza Nogueira e sua mulher Mariana Cândida de Souza.

 

3-2- Martiniano de Souza Nogueira, já falecido em 1909, e representado por sua mulher Mariana Cândida de Souza (§ 1º,4-9 supra) e seus filhos, todos residentes no Distrito de Santa Rita do Rio Abaixo:

3-2-1 Ernesto José de Souza

3-2-2 Adelaide Josephina de Souza, casada com Francisco Cornélio dos Santos

3-2-3 Antonio de Pádua e Souza, casado com Cândida Justiniana Teixeira

3-2-4 Maria Augusta de Souza, casada com João das Chagas Ribeiro

3-2-5 João Evangelista de Souza

3-2-6 Oscar de Souza Nogueira, já falecido em 1909 e representado por sua filha:

3-2-6-1 Maria Bernardete de Jesus, casada com Joaquim José da Silveira.

3-2-7 Delfina Augusta de Souza.

 

4- Mariana Jesuína de Souza Nogueira, batizada aos 15-06-1807. Com 19 anos em 1828, solteira. Mariana faleceu aos 15-04-1882 com testamento (neste site) redigido aos 12-05-1881 em São José del Rei onde era moradora. Nele declarou ser solteira e sem filhos e instituiu por herdeiros vários sobrinhos que nomeou, com a condição de que dessem 100$000 para Bárbara Lucia de Souza Nogueira (que não disse ser sua parente), em retribuição a serviços prestados.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-06-1807 matriz, Mariana n. aos 07, f.l. Alf. Antonio Nogueira e Inacia Simplicia de Souza, padr.: Cap. Manoel Vieira Santiago, estes desta freguesia, e Mariana de Souza Monteira mulher do Tenente João Coelho dos Santos, de Santa Rita da freg. de S. João del Rei.

 

5- José de Souza Nogueira, nascido aos 20-02-1810, com 17 anos em 1828.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-03-1810 matriz, Jose n. 20-02, f.l. Alf. Antonio Nogueira e Inacia Simplicia de Souza, moradores nesta vila, padr.: Jose Joaquim Teixeira de Souza, solteiro e Josefa Joaquina de Souza da freguesia de S. João del Rei.

 

          Casou aos 25-09-1837 na Capela de Conceição da Barra com Carolina de Souza, também referida como Ana Carolina de Souza, Ana Esméria Teixeira, e Ana Francelina de Andrade, filha do Capitão Antonio Teixeira Rios e Maria Francelina de Andrade, neta paterna de Manoel da Costa Rios e Ana Esméria Teixeira de Souza (“Os Teixeira de Souza” Cap 1º neste site) e neta materna de Manoel Inácio Xavier de Andrade e Maria Possidonia Duarte (Os Carvalho Duarte, Cap 3º, § 4º).

 

José casou segunda vez com Maria Zeferina de Almeida, falecida aos 23-11-1872, com inventário aberto no ano seguinte por seu viúvo, na casa em que moravam em Conceição da Barra(neste site).

José faleceu em 1893 com inventário de 1906 (neste site), no qual são citados nove filhos, alguns já falecidos:

Teve das primeiras núpcias, conforme inventário do avô materno (neste site).

5-1 Antonio Augusto Nogueira, ou Antonio de Souza Nogueira (como referido no inventário paterno) com 23 anos em 1865, herdeiro no inventário do avô, representado por seu pai José de Souza Nogueira. Casou com Vicência Augusta Nogueira, filha de Eduardo Teixeira Rios e Delfina Mathildes de Souza Nogueira, 3-1 supra. Para se casarem foram dispensados do impedimento de consanguinidade (processo neste site).

Os oradores Antonio Augusto Nogueira, e / Vicência Augusta Nogueira moradores nesta / freguesia de Nossa Senhora da Conceição da / Barra deste Bispado, aquele filho, legitimo / de Jose de Souza Nogueira, e Anna Carolina Tei-/xeira já falecida; e esta filha legitima de Edu-/ardo Teixeira Rios, e Delfina Mathildes de / Souza Nogueira todos desta Freguesia, achan/do se justos, e contratados para receberem em / Matrimonio, não podem fazer por se acharem / ligados com o impedimento de consangüinidade em 3º grau misto = com segundo da linha / transversal (...)

 

          Antonio Augusto faleceu antes de seu pai deixando filhos que foram arrolados no inventário de José de Souza Nogueira, todos “menores de doze e quatorze anos”:.

5-1-1 Dionilla Nogueira

5-1-2 Maria Carvalho

5-1-3 Delfina

5-1-4 Matheus

5-1-5 Alypio

5-1-6 Eliana

 

5-2 Guilhermina Augusta Nogueira, com 21 anos em 1865, casou com Francisco Ferreira Machado. Usou também o nome de Ana Guilhermina de Souza Nogueira. Faleceu antes de seu pai em cujo inventário foi representada por oito filhos:

5-2-1 Alcina, em 1906 era viuva de Francisco Pinto

5-2-2 Georgia, casada com Oscar Genésio Nogueira Teixeira

5-2-3 Maria, casada com Alfredo de tal

5-2-4 Almerinda, casada com Pedro de tal

5-2-5 José Teixeira Machado

5-2-6 Ana, casada com Francisco Carvalho, em 1906 estava ausente em local incerto

5-2-7 Lindolfo Ferreira Machado, também residente em local incerto.

5-2-8 Benvinda, casada com Antonio Ribeiro do Valle, ausente em local desconhecido

5-2-9 Lincoln, batizado em 10-5-1869, tendo por padrinhos Antonio Carlos de Andrade e Feliciana Cardosa de Almeida. Não comparece no inventário do avô

 

José e Maria Zeferina tiveram sete filhos arrolados nos inventários de ambos:

5-3  Estevão de Souza Nogueira, nascido por 1854, inventariante do pai

5-4 José Eugenio de Almeida Nogueira, com 17 anos em 1873.

5-5 Joaquim de Souza Nogueira Sobrinho, com 15 anos em 1873. Como Joaquim José Nogueira casou aos 07-02-1880 com Amélia Angélica Soares, filha de José Lopes Soares e Angélica Custódia da Silveira.

Casamentos SJDR – Capela do Rosário – 6hs da tarde – Aos 07-02-1880, Joaquim José Nogueira, filho de José de Souza Nogueira e Maria Zeferina de Almeida = Amélia Angélica Soares, filha de José Lopes Soares e Angélica Custódia da Silveira

 

          Possivelmente pai de Orozimbo de Souza Nogueira, neto de José de Souza Nogueira, a quem Joaquim passou uma procuração em Bauru-SP (onde morava) para representa-lo no inventário paterno.

 

5-6 Custódio Augusto Nogueira, batizado na Capela de Conceição da Barra aos 07-09-1862, em 1909 ainda era solteiro.

5-7 Ricardina Augusta Nogueira, batizada na mesma capela aos 04-05-1864, tendo por padrinhos Antonio Augusto de Souza Nogueira e Guilhermina Augusta Nogueira. Em 1909 estava casada com José Ribeiro de Paula.

5-8 Francisco José de Souza Nogueira, com 7 anos em 1873 e ainda solteiro em 1909, legatário da tia Mariana Jesuína.

5-9 Ana Carolina Nogueira, 5 anos em 1873, em 1909 estava casada com Carlos Laudares de Almeida, moradores em Conceição da Barra.

 

6- Joaquim Cassiano de Souza Nogueira, nove anos em 1828. Provavelmente o mesmo Joaquim de Souza Nogueira, casado aos 04-02-1843 na Ermida do Capitão Antonio José Teixeira Rios com Maria Leopoldina Teixeira (ou de Andrade) irmã inteira de Ana Carolina de Souza, casada com José de Souza Nogueira, 5 supra.

Capela de N. Sra da Conceição da Barra- casamentos- aos 4 de Fevereiro de 1843, pelas 3 horas da tarde – Joaquim de Souza Nogueira e Maria Leopoldina de Andrade (não traz a filiação); com Maria Leopoldina de Andrade. Testemunhas: Silvestre Correa de Carvalho e João Evangelista Teixeira.

 

Joaquim já era falecido em 1886, deixando ao menos duas filhas, legatárias da tia paterna Mariana Jesuína, e tiveram pelo menos um filho q.d:

6-1 Maria Francelina de Andrade Nogueira

6-2 Mariana Alexandrina de Souza Nogueira

6-3 Adolfo, batizado aos 04-05-1844

Capela de N. Sra da Conceição da Barra- batismos- Aos 4 de maio de 1844- Adolfo- filho de Joaquim de Souza Nogueira e de Maria Leopoldina Teixeira. Padrinhos: Antonio José Teixeira Rios e Delfina de Souza Nogueira

 

 

§ 3º ANA FORTUNATA DE SOUZA

 

Natural da Vila de São José, conforme declaração de seu inventariante, ditou seu testamento em Santa Rita do Rio Abaixo aos 30-08-1831, declarando que nunca fora casada e que não tinha herdeiros necessários.

Nomeou por seus herdeiros os sobrinhos Antonio Nogueira de Souza e João Bertoldo e duas expostas que tinha em casa: Porcina e Jesuína.

Ana Fortunata faleceu aos 21-10-1831, deixando uma Chácara nos subúrbios do Arraial de Santa Rita, mais terras junto do Rio de Peixe e em Conceição da Barra, segundo seu inventário (neste site).

Suas expostas:

- Jesuína Fortunata, legatária da irmã de criação abaixo.

- Porcina Fortunata de Souza casou-se com João Francisco da Cruz. Faleceu com testamento aberto aos 07-07-1832, sem geração (inventário neste site).

 

 

§ 4º- JOÃO GUALBERTO DE SOUZA, alferes

 

Casou aos 02-07-1815 com Jesuína Cândida Augusta de Paula e Souza, filha de João Baptista Ribeiro e Francisca de Paula e Silva, neta materna de Jose Maria Silva e Anna Maria de Jesus (família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 3º, 3-1-1).

B7: Casamentos - SJDRei, aos 02-07-1815 Capela Conceição da Barra desta matriz, Alferes João Gualberto de Soisa, f.l. Antonio Jose de Mattos Carrilho e Ignacia Apolonia de Souza; = cc. Jesuina Candida Augusta de Paula e Sz.ª, f.l. João Baptista Ribr.º e Francisca de Paula e S.ª. Nts/bts nesta sobredita freguesia.