PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 3º Apolônia de Albernaz

(atualizado em 12-janeiro-2017)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Apolônia, filha de Leonor Rodrigues Cide. Casou com João Antunes de Brito e foram moradores no Vale do Paraíba paulista, onde tiveram filhos nascidos em Taubaté e Pindamonhangaba.

 

Escolástica de Albernaz

Leonor Rodrigues Cid

Maria Pedrosa

José Antunes Barbosa

 

1- Escolástica de Albernaz, natural de Pindamonhangaba, casou com Francisco de Oliveira Braga, filho de Antonio de Oliveira e de sua mulher Ângela Francisca. Foram moradores na Paragem do Caí, Freguesia de Baependi, Termo da Vila de São João del Rei, onde Francisco faleceu aos 25-07-1769 e teve seu inventário aberto por sua mulher aos 23-05-1770. Geração na família “Francisco de Oliveira Braga e Escolástica de Albernaz”, neste site.

 

2- Leonor Rodrigues Cid, natural de Taubaté-SP. Casou com Daniel de Souza Pimentel, natural do Rio de Janeiro, filho de Pedro dos Reis Pimentel e Ignez de Souza.

2-1 Inácia dos Reis Pimentel, natural de Tiradentes-MG, casou com André Fernandes Chaves, natural da Freguesia de Nossa Senhora da Assunção de Vilela Seca, Arcebispado de Braga, filho de José Fernandes e Maria Fernandes.

          Geração na família “André Fernandes Chaves”, neste site.

 

2-2 Rita Maria da Conceição, natural de Tiradentes-MG. Na Capela da Bertioga em 05-10-1745 casou com João Gomes do Nascimento, n/b freguesia de Sta. Maria, Vila Cova, Termo de Barcellos, Arc. de Braga, filho de Manoel Fernandes e Maria Gomes

B7: - casamentos - Barbacena - aos 05-10-1745 Bertioga, João Gomes do Nascimento, n/b freguesia de Sta. Maria, Vila Cova, Termo de Barcellos, Arc. de Braga, f.l. de Manoel Fernandes e s/m Maria Gomes; = com Rita Maria da Conceição, natural da freguesia de S. José, f.l. de Daniel de Souza Pimentel e s/m Leonor Rodrigues Cid. Testemunhas: Manoel de Azevedo Mattos dessa dita freguesia e Manoel de Mattos da freguesia da vila de S. Joam del Rey.

 

          Geração na família “Maria Inácia de Jesus”, neste site.

 

2-3 Antonio, batizado em 08-12-1743.

B7: batismos, Barbacena-MG -  aos 08-12-1743 ANTONIO nasceu aos -- de novembro, f.l. de Daniel de Souza Pimentel, natural da cidade do Rio de Janeiro e s/m Leonor Rodrigues Cide, natural da vila de Taubaté, bispado do Rio de Janeiro; np de Pedro dos Reys Pimentel; padr.: Manoel de Azevedo Mattos.

2-4 Luiz, batizado em Barbacena-MG aos 19-01-1746. Luiz Antonio de Souza Pimentel em Baependi-MG aos 8-09-1772 casou com Francisca Maria de Mendonça, natural a Aiuruoca, filha de José Homem de Mendonça e Rita Pedrosa.

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 19-01-1746 LUIS, f.l. de Daniel de Souza Pimentel, natural da cidade do Rio de Janeiro e s/m Leonor Rodrigues Cide, natural da vila de Taubaté; np de Pedro dos Reis Pimentel e s/m Ignez de Souza; nm de Joam Antunes de Brito e s/m Apolonia de Albernas. Padr.: Luis Machado e Antonia Ribeiro.

 

Baependi-MG Igreja N Sra de Monserrate aos 08-09-1772 nesta matriz Luiz Antonio de Souza Pimentel, f.l. Daniel de Souza Pimentel e Leonor Rodrigues, natural e batizado na freguesia da Borda do Campo = cc Francisca Maria de Mendonça, f.l. Jose Homem de Mendonça e de Rita Pedrosa, n/b na freg. da Aiuruoca.

          Viúvo, em Campanha aos 17-02-1795 Luiz casou segunda vez com Angela Maria da Cunha, filha de Joaquim Rodrigues da Cunha e Maria Moniz da Rosa - família “Lamim” desentroncados 1d1.

          Luiz faleceu na Campanha e foi sepultado no adro da matriz em 14-05-1798.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 14-05-1798 foi sepultado no adro desta matriz Luiz Antonio de Souza Pimentel casado com Angela Maria de Jesus.

 

3- Maria Pedrosa, natural de Taubaté-SP, casou com Bernardo Nunes Teixeira, da Parnaíba-SP, filho de André Nunes de Leirós e Ana Teixeira.

3-1 Ana Teixeira, natural de Tiradentes, em Barbacena aos 20-07-1737 casou com Jerônimo Francisco (Portela), natural da freguesia de S. Martinho de Leitões Arcebispado de Braga, filho de outro e Maria de Araújo.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). - casamentos, matriz, fls. 16, livro 1-A (1731-1741) fls. 137 verso, 20/07/1737, Matriz, Jerônimo Francisco, natural de São Martinho de Leitões, Termo de Guimarães, Arcebispado de Braga, filho de Jerônimo Francisco e de Maria de Araújo, com Anna Teixeira, natural da Vila de São José, filha de Bernardo Nunes Teixeira e de Maria Pedrosa.

 

Pais de, batizados em Barbacena-MG, q.d.:

3-1-1 Antonio em 29-03-1742.

Barbacena, MG aos 29-03-1742 nesta freguesia bat a Antonio, f.l. de Hieronimo Francisco e Ana Teixeira; foram padrinhos Antonio Frz Leitão e Antonia Ribeira mulher de Manoel de Azevedo Mattos.

3-1-2 Inácio, nascido aos 16-08-1743 e batizado aos 01-09. Inácio Francisco herdeiro da irmã Ana Franicsca.

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 01-09-1743, IGNACIO, f.l. de Jeronimo Francisco e de s/m Anna Teixeira; np de Jeronimo Francisco e s/m Maria de Araujo da freguesia de S. Martinho de Leitões, termo da Vila de Guimarães, arc. de Braga; nmaterno de Bernardo Nunes Teixeira e s/m Maria Pedrosa, da vila de Parnaiba, deste bispado do Rio de Janeiro. Padrinhos: Antonio Freire Costa e Escolastica ----; nasceu aos 16 de Agosto do dito ano.

 

3-1-3 Francisca, batizada em 11-10-1744. Francisca Maria, herdeira da irmã Ana Francisca.

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 11-10-1744 FRANCISCA, nasceu aos 01 de outubro, filha l. de Jeronimo Francisco, n. de S. Martinho de Leytões, arc. de Braga e s/m Anna Teixeira, n. de Taubaté, deste bispado; npaterno de Jeronimo Francisco e Maria de Araújo; nmaterna de Bernardo Nunes Teixeira e s/m Maria Pedrosa. Padr.:Manoel Ferreira ---- e Rita Maria de Abreu.

 

3-1-4 João, batizado aos 26-06-1746.

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 26-06-1746 JOAM, nascido aos 05, filho l. de Jeronimo Francisco, natural de S. Martilho de Leytõe e s/m Anna Teyxeiram natural desta freguesia; np de Jeronimo Francisco e s/m Maria de Araujo; nm de Bernardo Nunes Teixeira e s/m Maria Pedrosa.

3-1-5 Apolonia batizada em 19-05-1748

Barbacena, MG aos 19-05-1748 na capela de Santo Antonio da Bertioga bat a Apolonia, f.l. de Jeronimo Francisco natural de S. Martinho de Leitões e de Ana Teixeira natural da vila de S. Jose deste bispado, neta paterna de Jeronimo Francisco e de s/m Maria de Araujo, neta materna de Bernardo Nunes e de Maria Rosa. Nasceu aos dois do dito mes; foram padrinhos João Gonçalves Mag.es e Ignacia dos Reis, desta freguesia.

3-1-6 Manoel em 31-05-1750.

Barbacena, MG aos 31-05-1750 na capela de Sta Rita bat a Manoel, f.l. de Hironimo Francisco e Ana Teixeira moradores no Ribeirão dos Cavalos, npaterno de Hironimo Francisco, n. de S. Martinho de Leitões e de Maria de Araujo n. da freguesia de S. M.ª de Airam ambos Arc. de Braga, e pela materna neto de Bernardo Nunes Teixeira da vila de Paraiba e de M.ª Pedrosa natural da vila de Taubate ambos Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Cipriano Jose Barbosa e Maria da Costa, mulher de Francisco da Silva.

3-1-7 Pedro Francisco Portela, 1º testamenteiro e herdeiro da irmã Ana Francisca.

3-1-8 Bernardo Francisco Portela, 2º testamenteiro e herdeiro da irmã Ana Francisca.

3-1-9 Rita Francisca, também herdeira da irmã Ana Francisca.

3-1-10 Ana Francisca de Albernaz, natural de Barbacena, testou em 24-04-1818. Viúva de Antonio da Silveira Goulart e sem geração, instituiu herdeiros os irmãos Pedro, Bernardo, Inácio, Rita e Francisca. Foi sepultada aos 24-05-1818 no adro da capela do Quilombo:

Barbacena, MG obitos - aos 24-05-1818 foi sepultada no adro da capela do Quilombo, Ana Francisca de Albernaz, viuva do falecido Antonio da Silveira Golarte. Fez seu testamento cujo teor abaixo se declara. Barbacena 10-06-1818.

Testamento de Ana Francisca Albernaz, viuva. Aos 24-04-1818 eu Ana Francisca de Albernaz (...) faço este meu testamento:

Sou natural da Aplicação de Santa Rita termo de Barbacena, f.l. de Jeronimo Francisco e Ana Teixeira de Albernaz. Nomeio meus testamenteiros em 1º lugar a meu irmão Pedro Francisco Portella, em 2º meu irmão Bernardo Francisco Portella e em 3º a meu sobrinho Manoel Joaquim Branco.

Sou viúva de Antonio da Silveira Gullarte e não tenho filhos, e por isso instituo por meus herdeiros do resto das minhas disposições, a meu irmão Pedro Francisco, a meu irmão Bernardo Francisco Portella, a meu irmão Ignacio Francisco, e a minhas irmãs Rita Francisca e Francisca Maria.

Encomendações pias. (...) Pinheiros 24-04-1818 Assino a rogo da testadora Ana Francisca de Albernaz, Antonio Lopes Chaves.

 

3-2 Escolástica de Albernaz casou com João Francisco de Magalhães, natural da freguesia de S. Salvador de Unhão Arcebispado de Braga, filho de João de Magalhães e Domingas Francisca.

          João Francisco já era falecido em 1767 quando Escolástica é madrinha da neta Escolástica, filha de Francisca Maria.

          Pais de, batizados em Barbacena, q.d.

3-2-1 Maria Francisca Albernaz nasceu em 02-07-1742.

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 02-07-1742 nasceu MARIA, fa. de João Fran.co de Magalhães, natural da freguesia de S. Salvador de Unhão, arc. de Braga, filho de João de Magalhaens e s/m Domingas Francisca; e a dita Maria f.l. de s/m Escolastica de Albernas. Foi batizada aos 25 do dito, padr.: Caetano João da Roza e Maria Pedroza.

 

         Maria Francisca, em Aiuruoca aos 05-03-1764, casou com Francisco Vieira da Maia, filho de Antonio Vieira da Maia e Antonia do Prado, família “Vieira da Maia”.

(pesq. Moacyr Villela) Aiuroca-MG - Aos 5 de Março de 1764 na Capela do Varadouro casamento de Francisco Vieira da Maia filho legitimo de Antonio Vieira da Maia e Antonia do Prado batizado na Freguesia do Pilar de São João Del Rei, com Maria Francisca Albernas filha legitima de João Francisco Magalhães e de Escolastica de Albernas batizada na Freguesia da Borda do Campo

Foram pais de, pelo menos:

3-2-1-1 Escolástica, batizada em Aiuruoca aos 10-01-1765.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos, aos 10 jan 1765 matriz, Scolastica, f.l. de Fran.co Vieyra da Maya e Maria Francisca Albernaz, padr.: Joseph Nunes de Britto solteiro, e Scolastica de Albernaz, avó materna.

3-2-1-2 Ana Francisca de Jesus, batizada aos 03-06-1766. Em Lavras do Funil aos 06-03-1787 casou com João Gonçalves de Magalhães, filho de outro e Josefa da Cunha.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos, aos 03 junho 1766 Sra. Porto, Anna, f.l. de Fran.co Vieyra da Maya e Maria Fran.ca de Albernaz, nasceu em 3 do dito mes, padr.: Jose de Payva S.ª e Antonia do Prado. Aiuruoca 23 julho 1766.

 

B7: Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 06-03-1787 paroquial de Santa Ana, João Gonçalves de Magalhaens, f.l. de outro e Josefa da Cunha; = cc. Anna Francisca de Jesus, f.l. Francisco Vieira da Maya e Maria Francisca Albernas. Nts/bts na freguesia de Aiuruoca e moradores nesta de Lavras

 

3-2-1-3 João Vieira da Maia, nasceu em 25-09-1767 e foi batizado aos 18 do mês seguinte na capela do Espirito Santo.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 18-10-1767 cap. Espirito Santo, João n. aos 25-09, f.l. Francisco Vieira da Maia e Maria Francisca, padr.: João Vieira da Silva, solteiro e Ana Rodrigues de Jesus, viuva.

          Pediu dispensa do impedimento de consanguinidade pra se casar com Joaquina Rosa de Oliveira, natural de Lavras do Funil, filha de Frutuoso de Oliveira Lima e Izabel Pedrosa, neta paterna de Manoel Ledo de Lima e Ana Fagundes, neta matena de Andre Vaz do Prado e Ana Pedrosa, família “André Vaz do Prado”, neste site.

B7: Igreja Sant'Ana (Lavras, Minas Gerais) Casamentos 1790 - dizem os oradores João Vieira da Maya, n. da freg. de N.S. da C. de Aiuruoca, f.l. de Francisco Vieira da Maia e Maria Francisca Albernaz = e Joaquina Roza de Oliveira, n. da freg. de S. Ana das Lavras do Funil, f.l. de Frutuoso de Oliveira Lima e Izabel Pedrosa -  Que os oradores João Vieira da Maya e Joaquina Roza de Oliveira tem impedimento misto com 3º grau.

- que se acham impedidos no presente em [danificado] grao misto com o 3º pela razão do orador, neto de Antonio Vieira da M[danificado] e este primo-irmão de Frutuoso de Oliveira Lima pai da oradora.

3-2-1-4 Antonio em 20-05-1770.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-05-1770 cap. Divino Espirito Santo, Antonio n. aos 02, f.l. Francisco Vieira da Maia e Maria Francisca, padr.: Domingos Carvalho da Cunha e Helena Maria mulher de Custodio Rodrigues da Veiga.

3-2-1-5 Maria em 16-10-1771.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 16-10-1771 cap. Divino Espirito Santo, Maria n. aos 05, f.l. Francisco Vieira da Maia e Maria Francisca, padr.: Antonio Machado, casado e Angela Maria, solteira.

3-2-1-6 Joaquim em 15-09-1774.

Aiuruoca, MG aos 15-09-1774 na capela da Sra da Conceição do Varador, filial desta freguesia, bat a Joaquim, f.l. de Francisco Vieira da Maia e Maria Francisca, foram padrinhos Francisco Tavares Pereira, e Escolastica Alvernaz avó, e para constar e não ter sido feito o assento em tempo, fiz este.

3-2-1-7 José em 10-08-1779.

Aiuruoca, MG aos 10-08-1779 na capela do Espirito Santo bat a Jose, f.l. de Francisco Vieira da Maia e Maria Francisca, foram padrinhos Custodio Rodrigues da Veiga e Maria Francisca de Jesus, todos desta freguesia.

3-2-1-8 Isabel em 08-12-1782.

Aiuruoca, MG aos 08-12-1782 na capela do Espirito Santo bat a Isabel f.l. de Francisco Vieira da Maia e Maria Francisca, foram padrinhos João Vieira da Silva e Ana Francisca de Jesus.

3-2-1-9 Mariana, batizada em 10-12-1790.

Lavras, MG Igreja Santana - Lv Suplementos - aos 10-12-1790 nesta matriz bat a Mariana, f.l. Francisco Vieira da Maia e Maria Francisca, padr.: Cap. Jose Francisco da Cunha e s/m D. Arcangela dos Serafins.

 

3-2-2 Francisca Maria Albernaz, natural da Borda do Campo. Em Aiuruoca aos 13-08-1765 casou com Manoel Gonçalves de Cerqueira (ou de Siqueira), natural da freguesia de Lavras-MG, filho de Inácio de Cerqueira (ou de Siqueira) e de Rosa Alves do Prado.

Aiuruoca, MG aos 13-08-1765 nesta paroquial se receberam Manoel Gonçalves de Siqueira, f.l. de Inacio de Siqueira e Rosa do Prado, bat. na freguesia da Conceição das Carrancas = Com Francisca Maria de Albernas, f.l. de João Francisco Mag.es e Escolastica de Albernas, batizada na freguesia da Piedade da Borda do Campo. Test.: Manoel Ferreira de Carvalho e Lic. Francisco Lopes G.es.

         Francisca foi inventariada em Campanha em 1791. Manoel ditou seu testamento em 30-03-1813 e faleceu aos 13 de abril seguinte.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 13-04-1813 faleceu de hidropsia de idade de setenta e quatro anos Manoel Gonçalves de Siqueira, sepultado dentro da capela de S. Gonçalo, Fez testamento.

O casal teve treze filhos, segundo o inventário e o testamento (neste site). Em 1813 viviam com o pai e foram herdeiros da terça:” João, Antonio, Rafael, Jose e Francisco”. As idades todas pouco mais ou menos.

3-2-2-1 Maria, batizada em Aiuruoca aos 16-06-1765. Em 1791 estava casada com Domingos S.

Aiuruoca, MG aos 16-06-1765 na capela da Sra do Porto bat a Maria, f.ll. de Manoel Gls de Siqueira e de Francisca Maria de Albernas, que nasceu em 10 do dito mes, foram padrinhos Manoel Jose Brito e Rosa do Prado avo paterna

3-2-2-2 Escolástica, batizada na Capela do Espírito Santo de Carrancas em 05-08-1767. Em 1791 estava casada com Francisco dos Santos.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 05 de agosto 1767 cap. Espirito Santo , freg. das Carrancas, Scolastica, fa. l. de Manoel Go---es de Seqr.ª e Fran.ca Ma. Albernas, padr.: Cosme de Sza. Castro e Escolastica de Albernas, viuva e avó da baptizanda. Aiuruoca --- de Agosto de 1767.

          Escolastica Francisca de Jesus faleceu na Campanha e foi sepultada em 03-12-1802.

Campanha, MG aos 03-12-1802 foi sepultada na ermida de Sta. Catarina, Escolastica Francisca de Jesus mulher de Francisco dos Santos.

Tiveram os filhos, q.d.:

3-2-2-2-1 Francisca Maria, natural das Lavras do Funil. Na Campanha em 07-02-1809 casou com Manoel Luís Moreira, aí batizado em 13-05-1787, filho de Luís José Moreira e Ana Joaquina.

Campanha, MG aos 07-02-1809 Manoel Luis Moreira, f.l. de Luis Jose Moreira e Ana Joaquina = cc Francisca Maria, f.l. de Francisco dos Santos e Escolastica Francisca de Jesus. Ele natural desta freguesia e ela natural da freguesia das Lavras do Funil.

 

Campanha, MG Batismos aos 13-05-1787 na capela de S. Gonçalo bat a Manoel, f.l. de Luiz Moreira e Ana Joaquina, foram padrinhos Boaventura Gonçalves de Brito e D. Jacinta Maria da Conceição, viuva.

3-2-2-2-2 Maria batizada ba Campanha em 20-4-1791

Campanha, MG aos 20-04-91 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, f.l. de Francisco dos Santos e Escolastica Francisca de Jesus; foram padrinhos Joaquim dos Santos e Maria Rosa.

3-2-2-2-3 Francisco falecido com 7 anos em 25-02-1800.

Campanha, MG obitos aos 25-02-1800 foi sepultado na ermida de Santa Catarina, Francisco, branco, filho de Francisco dos Santos. Morreu de febre de idade de sete anos.

3-2-2-2-4 Rosa batizada em 02-02-1795.

Campanha, MG aos 02-02-1795 na capela de S. Gonçalo bat a Rosa, f.l. de Francisco dos Santos e Escolastica Maria, foram padrinhos João Gonçalves e Francisca, solteiros filhos de Manoel Gonçalves de Siqueira.

3-2-2-2-5 Ana em 09-10-1796.

Campanha, MG aos 09-10-1796 na capela de S. Gonçalo bat a Ana, f.l. de Francisco dos Santos e Escolastica Francisca de Jesus; foram padrinhos --- Gonçalves e Izabel Francisca.

3-2-2-2-6 Joaquim em 19-03-1802.

Campanha, MG aos 19-03-1802 na capela de Santa Catarina bat. a Joaquim, f.l. de Francisco dos Santos e Escolastica Francisca; foram padrinhos Cap. Roque de Souza Magalhães e Ana Ferreira de Oliveira.

 

3-2-2-3 Ana Luiza batizada em 01-03-1769.

Aiuruoca, MG aos 01-04-1769 nesta matriz bat a Ana, f.l. Manoel Gonçalves de Cerqueira e Francisca Maria de Albernaz, q nasceu em 20 de março, foram padrinhos Romão Gonçalves Gil e Angela Maria de Albernas.

 

          Na Campanha aos 25-11-1789 casou com Antonio dos Santos, natural das Lavras do Funil, filho de Agostinho dos Santos e Ana da Silva

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 25-11-1789 na Capela de S. Gonçalo se receberam Antonio dos Santos, f.l. de Agostinho dos Santos e Ana da Silva, n/b na freguesia das Lavras do Funil = e Ana Luiza, f.l. de Manoel Gonçalves de Siqueira e de Francisca Maria de Albernaz, n/b na freguesia da Aiuruoca e assistentes nesta freguesia da Campanha do Rio Verde. Test.: Cel Mathias Gonçalves Moinhos e Simão Gonçalves Teixeira.

          Ana Luiza foi sepultada na capela de S. Gonçalo em 05-11-1801

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 05-11-1801 foi sepultada dentro da capela de S. Gonçalo, sem sacramentos por morrer de repente Ana Luiza, branca, mulher de Antonio dos Santos, de idade de 30 anos, moradores no areado de S. Catarina.

Pais de, pelo menos:

3-2-2-3-1 Izabel, legatária do avô materno “a minha neta Izabel filha de Antonio dos Santos 200.000 reis”.

3-2-2-3-2 Ana batizada em 08-12-1791.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 08-12-1791 na capela de S. Gonçalo bat a Ana, f.l. de Antonio dos Santos e Ana Luiza; foram padrinhos Manoel Gonçalves e Rosa Maria.

3-2-2-3-3 Escolastica em 07-07-1793.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 07-07-1793 na capela de S. Gonçalo bat a Escolastica, f.l. de Antonio dos Santos e Ana Luiza; foram padrinhos Jose Gonçalves e Francisca Maria da Anunciação.

3-2-2-3-4 Domingos em 25-09-1794.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 25-09-1794 na capela de S. Gonçalo bat a Domingos, f.l. de Antonio dos Santos e Ana Luiza; foram padrinhos Manoel Jose da Silva Lopes e Francisca Maria de Moraes.

3-2-2-3-5 Bento, em 24-06-1796.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 24-06-1796 na capela de S. Gonçalo bat a Bento, f.l. de Antonio dos Santos e Ana Luiza; foram padrinhos Manoel Gonçalves de Magalhães e Inacia Maria de Jesus, solteira.

3-2-2-3-6 Rita batizada em 1797, pouco mais ou menos.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio Lv. Suplementos no ano de 1797 pouco mais ou menos, na capela de S. Gonçalo bat a Rita, f.l. de Antonio dos Santos e Ana Luiza, foram padrinhos Manoel Gonçalves de Cerqueira e Inacia Claudina. E por não aparecer este assento, informado dele mandei lançar aqui.

3-2-2-4 Joaquim, batizado em 20-05-1770. Com 20 anos em 1791. 3º testamenteiro paterno.

Aiuruoca, MG aos 20-05-1770 na capela da Sra do Porto bat a Joaquim, f.l. Manoel Gonçalves de Cerqueira e Francisca Maria de Albernaz, q nasceu em 8 do mesmo mes, foram padrinhos Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus.

3-2-2-5 Manoel, batizado em 10-04-1772. 2º testamenteiro paterno.

Aiuruoca, MG aos 10-04-1772 na capela da Sra do Porto bat a Manoel nasceu aos dous dias de março do dito ano, f.l. Manoel Gonçalves de Cerqueira e Francisca Maria de Albernaz, foram padrinhos Francisco Rodrigues --------------, solteiro e Maria de Faria mulher de João de Souza.

3-2-2-6 Rosa, com 17 anos.

3-2-2-7 Francisco, com 14 anos.

3-2-2-8 Francisca batizada em 31-03-1777.

Aiuruoca, MG aos 31-03-1777 na capela do Espirito Santo bat a Francisca, f.l. Manoel Gonçalves de Cerqueira e Francisca Maria, foram padrinhos João Francisco de Magalhães e Rosa do Prado, por pp que apresentou Antonio de Siqueira.

3-2-2-9 João, 1º testamenteiro paterno.

3-2-2-10 Isabel, batizada em 12-03-1780. Com 10 anos em 1791.

Aiuruoca, MG aos 12-03-1780 na capela do Espirito Santo bat a Isabel, f.l. Manoel Gonçalves de Sqiueira e Francisca de Alvernas, foram padrinhos Jose de Siqueira e Angela Maria do Rosario, todos desta freguesia.

3-2-2-11 José batizado em 27-12-1781.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 27-12-1781 nesta freguesia bat a Jose, f.l. de Manoel Gonçalves de Siqueira e Francisca Maria de Albernaz, todos desta freguesia, foi madrinha Leonor Margarida de Jesus, viuva de Adriano Martins Barbosa.

3-2-2-12 Antonio, batizado em 16-11-1784, Com 7 anos em 1791.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 16-11-1784 na capela de S. Tome, filial da matriz das Lavras, bat a Antonio, f.l. de Manoel Gonçalves de Siqueira e Francisca Maria de Albernaz, foram padrinhos Jose Francisco Magalhães e Maria Rosa.

 

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos no ano de 1783(sic) com pouca diferença na capela de S. Tome das Letras  bat a Antonio f.l. Manoel Gonçalves de Siqueira e Francisca Maria de Albernaz, foi padrinho Jose Francisco de Magalhães

3-2-2-13 Rafael, batizado em 17-04-1786. Com 5 anos em 1791.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 17-04-1786 bat a Rafael, f.l. de Manoel Gonçalves de Siqueira e Francisca Maria, foram padrinhos Joaquim dos Santos e Ana Francisca.

3-2-3 Escolástica, nasceu em 23-03-1744.

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 12-04-1744 na capela de Bertioga, ESCOLLASTICA, f.l. de Joam Francisco de Magalhaens, n. da freguesia de S. Salvador de Unham, arc. Braga e s/m Escollastica de Albernas, n. deste bispado; npaterna de João de Magalhaens; nmaterna de Bernardo Nunes Teixeira. Padrinhos: Manoel Gomes Leal e Anna Teixeira. Nasceu a dita Escollastica aos 23 dias de Março deste ano.

3-2-4 João Francisco de Magalhães, natural de Barbacena, em Lavras do Funil aos 15-08-1784 casou com Felícia Maria de Jesus, aí batizada em 09-03-1766, filha de Teotônio Gomes de Oliveira e Quitéria Maria de Jesus, casados em 24-10-1761, neta paterna de Gonçalo Gomes e Francisca de Oliveira, neta materna de Antonio Rodrigues do Prado e Francisca Cordeira de Lima, família “Antonio Rodrigues do Prado”.

B7: Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 15-08-1784 nesta matriz de S. Ana, João Francisco de Magalhães, f.l. de Joam Francisco de Magalhaens e Escholastica de Albernaz, n/b na freg. da Borda do Campo; = cc. Felicia Maria de Jesus, f.l. Theotonio Gomes de Oliveira e Quiteria Maria de Jesus, n/b nesta freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil.

 

         Felícia faleceu aos 04-06-1792 e foi sepultada na ermida de S. Bento do Campo Belo:

Lavras, MG obitos 1773-1798 im 150 fls. 143v aos 04-06-1792 faleceu Felicia casada com João Francisco de Magalhães, sepultada no adro da Ermida de S. Bento do Campo Belo.

 

3-2-5 Domingos Francisco de Magalhães, batizado em Aiuruoca aos 06-01-1763. Na Campanha aos 11-09-1799 casou com Francisa Ribeira Mafra, filha de Paulo Francisco Mafra e Estacia Ribeira

Aiuruoca, MG aos 06-01-1763 na capela do Varador bat a Domingos, f.l. de João Francisco Magalhães e Escolastica de Albernaz, foram padrinhos Andre Vieira da Fonseca e s/mulher Genoveva Maria.

 

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 11-09-1799 Domingos Francisco de Magalhães, f. de João Francisco de Magalhães e Escolastica de Albernas, n/b nesta; = Francisa Ribeira Mafra, f. de Paulo Francisco Mafra e Estacia Ribeira,. n/b freguesia da Campanha.

3-2-6 Mariana, batizada aos 08-07-1764 na Capela do Varadouro, madrinha a irmã Maria Francisca.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 08 julho 1764 cap. da Sra. da Conceição do Varador, Marianna, f.l. de João Fr.c de Mag.es e Escolastica de Albernas; padr.: João Tavares Pr.ª e Maria Fr.c, irmã da baptizada.

3-3 João, nasceu em 27-09-1742 e foi batizado aos 25-11

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 27-09-1742 nasceu JOÃO, f. de Bernardo Nunes e s/m Maria Pedroza, batizado aos 25-11- do dito na capela de Botipoca, padr.: Manoel Alves Chaves e Maria Pereira mulher de Felles de Olivr.ª digo Araújo. Npaterno de Andre Nunes e s/m Anna Teixeira, naturais de Pernahiva; nmateno de João Antunes de Brito e s/m Pellonia de Albernas, de Taubaté.

3-4 Luiza, nasceu aos 29-12-1744 e foi batizada em 10-01 do ano seguinte.

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 10-01-1745 na capela de Bertioga, LUIZA, f.l. de Bernardo Nunes Teixeira e s/m Maria Pedroza, naturais da vila de Parnaiba deste bispado e moradores nesta dita freguesia da Borda do Campo. Npaterna de André Nunes de Leiros e de s/m Anna Teixeira; nmaterna de Joam Antunes de Brito e s/m Appolonia de Albernas. Padr.: Francisco de Oliveira Braga e Escolastica de Albernas. Nasceu aos 29 do mes de dezembro de 1744.

 

3-5 Tomasia batizada em 25-01-1750.

Barbacena, MG aos 25-01-1750 na capela Sto Antonio da Bertioga bat a Tomasia, f.l. Bernardo Nunes Teixeira, n. da vila de Santa Ana de Parnaiba Bispado de S.Paulo e de Maria Pedrosa n. da vila de Taubate do dito bispado, npaterna de Andre Nunes de Lejroz e de s/m Ana Teixeira, e nmaterna de João Antunes de Brito e de s/m Apolonia de Albernaz. Foram padrinhos João Antonio de Brito e Ana de Jesus desta freguesia.

 

4- José Antunes Barbosa, natural de Guaratinguetá-SP. Em Baependi aos 09-06-1750 casou com Antonia Leme da Silva, natural de Paranagua-PR, filha de Cosme Ferreira de Mello e de Maria Leme da Silva. Antonia não consta no rol de seus irmãos em SL. 8, 9, 5-1,

Baependi, MG aos 09-06-1750 Jose Antunes Barbosa, n. da vila de Guaratingueta, f.l. de João Antunes de Brito e de Apolonia Rodrigues = com Antonia Leme da Silva, n. da vila de Parnagua, f.l. de Cosme Ferreira de Mello e de Maria Leme da Silva