PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Cap 3º

Alvaro Rodrigues do Prado.

(atualizado em 31-outubro-2018)

 

 

Regina M. Junqueira

 

Alvaro Rodrigues do Prado foi sertanista e explorador de minas de ouro e metais preciosos como seu pai. Dos primeiros paulistas a explorar a região de Sabará, onde chegou antes de 1641, segundo Carvalho Franco.

 

Casou com Maria Rodrigues Góes, nascida por volta de 1609, filha de Manoel Rodrigues Góes e Izabel Fernandes, neta materna de André Fernandes e Maria Paes (inventários dos pais e da avó materna de Izabel em SAESP vol 30º e vol. 4º, neste site). Maria faleceu com testamento aberto aos 20-04-1670 onde declarou que entre ambos tiveram nove filhos  mas nomeou apenas oito.

Alvaro teve o inventario de seus bens aberto em 26-12-1683.

Filhos de Alvaro e Maria, conforme inventários de ambos, neste site SAESP vol. 21º:

 

3-1 Manoel Rodrigues Góes. Sertanista desde muito moço, acompanhou o pai na jornada aos sertões em 1655. Faleceu com testamento e inventário aberto aos 21-03-1666, neste site em SAESP não publicados. Casou com Ines Domingues com quem teve:

3-1-1 Alvaro, com 11 anos em 1666

3-1-2 Domingos, 9 anos. Na crisma mudou o nome para Manoel Rodrigues Góes. Casou na Cotia aos 26-02-1685 com Maria de Borba filha de João de Borba, irmã (ou meia irmã) do Capitão do Mato Manoel de Borba Gato, família Borba Gato Cap. 1º § 6º, neste site.

ACMSP - Processo “de genere” do Padre Inacio Rodrigues Barbosa

”Certifico eu P. João Domingues Paroco da Frega da Cutia q vendo o lo dos casamtos nelle achey o assento do teor e forma segte

Aos vinte e seis de fevro de seiscentos e oitenta e sinco recebi com licença o Snro Rdo os contraentes Domingos Roiz Fo de Manoel Roiz do Prado já defunto e de Ignez Domes com Maria de Borba filha de João de Borba já defto e de sua may Catherina Paes, digo Sebastiana Rds todos naturais da Villa de Sam Paulo. Forão testemunhas Manoel Roiz e Antonio Domingues de Pontes Anna de Linhares e Madanella. Dia e mês ut supra...”

          Manoel e Maria foram moradores em Santo Amaro, onde mantinham escravos, servos e administrados e onde nasceram seus filhos, segundo se vê nos livros de casamentos e batismos da freguesia.

          Faleceu Manoel Rodrigues Góes em 1734 aos sessenta e tantos anos e foi sepultado na Matriz de Santo Amaro. Em seu termo de óbito consta ser filho legítimo de Manoel Rodrigues Góes e sua mulher Inês Domingues e casado com Maria de Borba. Fez testamento e deixou por testamenteiros os genros Antônio da Silva e Bento Rodrigues. Neste site em SAESP n publicados.

Santo Amaro – óbitos – Aos 12-10-1734 - Manoel Rodrigues Gois filhi legitimo de Manoel Rodrigues e sua mulher Ines Domingues, casado com Maria de Borba, com testamento. Deixou por testamenteiros seus genros Antonio da Silva e Bento Rodrigues.

          Maria de Borba “viúva de Manoel Rodrigues Góis”, faleceu na mesma freguesia aos 30-10-1741 com “settenta e tantos anos” e foi sepultada na Capela de São Bernardo, encomendada por Frei Francisco da Vitória, monge de São Bento. 

Santo Amaro – óbitos – Aos trinta de Outubro de mil setecento e trinta  digo quarenta e hú  faleceu da vida presente Maria de Borba viúva de Manoel Rodrigues Goys de setenta anos pouco mais ou menos com todos os sacramentos ... Foi sepultada na Capella de São Bernardo e acompanhada por Frei Francisco da ----ia Monge de São Bento e para constar fiz este assento.  Anto Monoz Mariano

          Existem notícias de que Maria de Borba e Manoel Rodrigues Góes, irmã e cunhado do General do Mato, foram fundadores e moradores em Caeté conforme Diogo de Vasconcelos in História Antiga das Minas Gerais, vol 1. De alguma forma, a estada do casal nas minas deve se encaixar nos intervalos em que não aparecem nos registros de Santo Amaro, onde os encontramos muitas vezes como padrinhos ou testemunhas, e também em muitas cerimônias religiosas de servos e administrados. E onde batizaram filhos:

3-1-2-1 Joana Damasceno. Casou com Francisco Rodrigues Barbosa, filho de Antônio Rodrigues de Medeiros e Joana Barbosa. Francisco faleceu em 1739 e Joana teve o inventario de seus bens aberto em 1786, 98 anos depois de seu nascimento. Com nove filhos em SL, VIII, 245, 3-1 dos quais oito compareceram ou foram representados no inventário de Joana, neste site, SAESP não publicados:

3-1-2-1-1 Maria Domingues, com 75 anos, faleceu pouco depois.

3-1-2-1-2 Joana Rodrigues, viúva de Luís de Barros Freire. Geração em SL, VII, 174, 3-1

3-1-2-1-3 Tereza Maria, falecida, casada que foi com José Alves Viana, SL, V, 437, onde não constam os filhos que a representaram no inventário de Joana Damascena:

3-1-2-1-3-1 José.

3-1-2-1-3-2 Maria, com 15 anos. Maria do Monte Carmelo Viana casou com Domingos Gonçalves Taveira. A seu tempo apresentou-se como herdeira da avó. Nessa ocasião seu marido estava ausente há dois anos no Cuiabá.

3-1-2-1-3-3 Miguel, com 10 anos.

3-1-2-1-4 José Rodrigues casado com Izabel Pedroso de Barros, segundo SL, VIII, 245, 4-4. Faleceu antes de sua mãe e foi representado no inventário por sua filha:

3-1-2-1-3-1 Maria de Jesus, viúva de Miguel de Eiró Moreira. Geração na familia Nunes de Pontes Cap. 1º § 12º.

3-1-2-1-5 João Paes Rodrigues inventariante materno. Segundo SL VIII 246, 4-5, ele casou primeiro com Rosa Maria da Silva, filha de Isabel Pedroso de Barros e seu primeiro marido Manoel Dultra Machado. Segunda vez casou com Rufina de Moraes.

3-1-2-1-6 Inácio Rodrigues Barbosa que se habilitou às ordens sacerdotais no ano de 1747, com processo arquivado na Cúria Metropolitana de São Paulo onde se lê:

Diz Ignacio Roiz Barbosa nal e bapzdo na freg. Da Sé desta Cde, filho legitimo de Franco Roiz Barbosa, nal bapzdo na frega desta Cde e de Joanna Damasceno, nal e bapzda na frega de S.Amaro deste Bisp. moradora nesta Cde  netta pela pte paterna de Antonio Roiz de Medeyros nal bapzda na freg. Desta Cde e de Joanna Barbosa nal e bapzda nesta frega da Cde: pella parte materna de Doms Roiz alías Manoel Roiz por haver mudado o nome na chrisma, nal e bapzdo na freg desta Cde mor. e fregues na de S.Amaro deste Bispado; e de Maria de Borba nal e baptizada na frega desta Cde moradora na de S.Amaro; q p. melhor servir a todos deza ser admitido à ordens menores e sacras: e como o ..... de conseguir sendo por isso mostrar a limpeza de seo sangue”

3-1-2-1-7 Francisco Rodrigues Barbosa, segundo SL VIII 246, 4-7, casou em 1755 com Águeda Cardoso de Almeida, filha de Salvador Cardoso da Silveira e Ana Pedroso de Moraes. Com dois filhos em SL III, 345.

3-1-2-1-8 Antônio Rodrigues Barbosa, já falecido, representado por seus filhos que não constam na Genealogia Paulistana:

3-1-2-1-8-1 José, solteiro.

3-1-2-1-8-2 Antônio, 14 anos.

3-1-2-1-8-3 Maria, 12 anos.

3-1-2-1-8-4 Pedro, 10 anos.

3-1-2-1-8-5 Escolástica 9 anos.

3-1-2-2 Maria de Borba, batizada aos 05-06-1691. Casou em Santo Amaro aos 21-07-1713 com Antônio Rodrigues de Medeiros, de quem foi a primeira mulher. Geração em SL, VIII, 248.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – A sinco de Junho de mil seis Centos e novem e um bautizei e puz os Santos óleos a Mª fª de Mel Roiz Gois e Mª de Borba. P. Anto Domingues Pontes e Izabel da Silva . João de Pontes

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos vinte e hú do mês de Julho de mil setecentos e treze recebi in Facie Eclesia a Mel Roiz Medros e Maria de Borba. T.T. Francisco Roiz Medros Bernardo Peres Mariana Peres Leonor de Lemos.

3-1-2-3 Madalena, batizada aos 08-08-1694.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 8 de Agosto (1694) Bautizei e puz os Santos óleos a Magdalena  fª de Mel Roiz Gois e sua mulher Mª de Souza (sic) P.P. Thomaz Frz Vieira e Mª Gago. Cosme Glz

3-1-2-4 Nataria Domingues Borba, batizada aos 28-12-1698.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos vinte e oito de Dezembro (1698) bautizei e puz os Sos óleos a Nataria  fª de Mel Roiz e sua mulher Maria de Borba. P.P. O Capam Anto Garcia e Anna de Linhares

Casou com Antônio da Silva, testamenteiro do sogro, e tiveram ao menos:

3-1-2-4-1 Manoel Rodrigues da Silva casou com Tereza Maria, filha de José da Silva Góes e Ana de Moraes, família “Paulo da Costa”.

          Tiveram entre outros o filho Cosme da Silva Rodrigues que em 13 de outubro de 1772 casou em Santo Amaro com Maria Gertrudes Vieira, filha de Baltazar Rodrigues Borba e Escolástica Vieira. SL V, 386, 6-1

Matriz de Santo Amaro – Aos 13-10-1772 ...sem impedimento ... se casaram Cosme da Silva Rodrigues filho do Tenente Manoel Rodrigues da Silva e sua mulher Tereza Maria, np de Antonio da Silva e Nataria Domingues, nm de Jose da Silva e Anna de Moraes, natural e morador desta freguesia; com Maria Gertrudes Vieira, filha do Capitam Baltazar Rodrigues Borba e sua mulher Dona Escolastica Vieir da Silva, , np de Martinho Rodrigues Gato e Maria Maxado e nm do Capitan Ignacio Vieira Antunes e Dona Maria da Silva Teixeira.

3-1-2-5 João de Borba Gato, casou aos 31-01-1729 com Josefa Ribeiro, filha de Ascenço Ribeiro e Madalena Dias de Proença, em SL, V, 397, 3-1 onde deve-se corrigir o nome da Madalena Dias.

Matriz de Santo Amaro –– Aos 31-01-1729 se casaram João de Borba Gato, filho de Manoel Rodrigues Góis e Maria de Borba Gato; com Josefa Ribeira, filha de Ascenço Ribeiro e Madalena Dias, todos naturais de Santo Amaro. Testemunhas: Antonio da Silva Rodrigues, Jorge Moreira (o velho?), Jorge Moreira, Diogo Rodrigues, Antonia D.es, Inês Pedrosa,;

Viúvo, João faleceu aos 22-12-1775 com 75 anos e foi sepultado dentro da Matriz de Santo Amaro. A crer no que diz o assento, João teria nascido por volta de 1700.

Matriz de Santo Amaro –– Aos 22-12-1775 faleceu da vida presente João de Borba Gato viuvo de Josefa Ribeira desta Freguesia de idade de 75 anos com os sacramentos da Penitencia e Extrema Unção e não recebeu o Sagrado --- por não ser casa decente qu nella se pudesse celebrar missa. Foi seo corpo amortalhado com pano branco e encomendado por mim e sepultado dentro desta Igreja Matriz de Santo Amaro.

         João e Josefa tiveram os filhos, que se encontrou em documentos:

3-1-2-5-1 Maria Paes Ribeiro, batizada em Santo Amaro aos 11-04-1731, tendo por padrinhos Amaro Requeixo, e Sebastiana Paes, aquele viúvo e esta solteira. Com provisão, casou em Santo Amaro aos 06-05-1749 com João de Macedo Sotto Maior, batizado na Parnaiba em 14-08-1726, filho de Pedro de Macedo de Sotto Maior e Maria Ribeira, família Souto Maior, neste site.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 06-05-1749; João de Macedo Sotto Maior, batizado em Pernaiba, filho do Alferes Pedro de Macedo de Sotto Maior, falecido e Maria Ribeira; com Maria Paes Ribeiro, filha de João de Borba Gatto e Josefa Ribeiro. T.: Manoel de Arzão, Alferes Martinho Rodrigues, Helena de Moraes mulher de Manoel de Pontes, Rosa Maria de Jesus mulher de João Paes.

SL. 5, 397, 5-1 Maria Paes Ribeiro, que casou 1.º em 1748 em Santo Amaro com João de Macedo Souto-Mayor, f.º do alferes Pedro de Macedo Souto-Mayor e de Maria Ribeiro, † em 1755 em Parnaíba, n. p. de Duarte de Macedo Souto-Mayor e de Catharina ..., n. m. de Antonio Fernandes de Barros e de Joanna Ribeiro; segunda vez casou Maria Paes Ribeiro em 1751 em Parnaíba com Antonio Leme de Siqueira, f.º de Francisco Leme Ribeiro e de Maria Bicudo de Siqueira. Foi também apregoado em 1751 seu casamento com João Rodrigues de Moraes, f.º de Cosme Rodrigues da Fonseca e de Izabel Monteiro (C. Ec. de S. Paulo).

Maria Paes Ribeiro não casou com Antonio Leme de Siqueira, e sim sua irmã Maria de Borba Ribeiro abaixo citada.

João de Macedo Sotto Maior faleceu na Parnaiba em 16-01-1756. Em 15 de junho do mesmo ano, com provisão, Maria Paes Ribeiro casou com João Rodrigues Alves (também João Rodrigues da Silva) batizado na Parnaiba em 09-01-1721, filho de Cosme Rodrigues da Fonseca e Izabel da Silva Monteiro.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1756

Autos de Casamento de João Rodrigues Alves e Maria Paes Ribeira 11-junho-1756

Quer casar João Rodrigues Alves, f.l. de Cosme Roiz da Fonseca e de Izabel M[borrado] ja defunta, n/b na freg. de S. Ana da vila de Parnaiba = com Maria Paes Ribeira, viuva de João de Macedo Souto Maior, filha leg. de João de Borba Gato e de Josefa Ribeira, n/b na freg. de Santo Amaro e ambos os contraentes moradores nesta da Parnaiba.

Certidões:

- aos 09-janeiro-1721 bat a João, f. de Cosme Rodrigues e de s/m Izabel Monteira, foram padrinhos Gaspar Sardinha e Rosa de Almeida.

- aos 16-janeiro-1756 faleceu sem sacramentos, por ser repentina a sua morte, Joam de Macedo de idade 27 anos, natural desta freguesia onde era morador, f.l. de Pedro de Macedo Souto Maior e de Maria Ribeira, casado com Maria Paes. Foi sepultado nesta matriz.

 

Santana de Parnaiba, SP aos 15-junho-1756 nesta matriz se receberam João Rodrigues Alvres, n. desta freguesia, f.l. de Cosme Rodrigues da Fonseca e de Izabel Monteira = com Maria Paes Ribeira, viuva de João de Macedo Souto Maior. Ambos os contraentes moradores nesta freguesia. Testemunhas Angelo Rodrigues, casado, Antonio Barbosa, solteiro, Joana do Prado mulher de Jose Ribeiro de Siqueira, Elena dos Reis mulher de Antonio Gomes da Silva moradores nesta freguesia.

Maria Paes Ribeiro e João Rodrigues tiveram, pelo menos, a filha:

3-1-2-5-1-1 Rosa Paes da Silva batizada na Parnaiba em 28-04-1765. Em Jaguari (atual Bragança Paulista), com provisão, aos 12-05-1789 casou com Salvador Pires Cardoso, batizado em Atibaia aos 28-04-1765, filho de Inacio Preto Cardoso e Gertrudes Cardoza, neto paterno de de Manoel Cardoso do Amaral e de Catarina Leite do Prado, naturais da Conceição dos Guarulhos, neto materno de Sebastião Barreto Cardoso e Antonia Pires Ribeira, tambem naturais da Conceição dos Guarulhos (SL. 1º, 107, 5-2)

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1789

Autos de Casamento Salvador Pires Cardoso e Rosa Paes da Silva 04-maio-1789

Querem casar Salvador Pires Cardoso, n/b na vila de A.ta, f.l. de Ignacio Preto Cardoso e Gertrudes Cardoza = com Rosa Paes da Silva, n/b nesta vila, f.l. de João Roiz da Silva e de Maria Paes Ribeira, ambos os contraentes moradores e fregueses da freguesia de Jaguari.

Certidões:

- aos 28-abril-1765 bat a Rosa, f.l. de João Rodrigues da Fonseca e de Maria Paes Ribeira, foram padrinhos Domingos Pires, viuvo e Maria Madalena mulher de Julio Leme da Motta, moradores nesta freguesia. Santana da Parnaiba 20-abril-1789

- aos 26-maio-1760 nesta igreja matriz de S. João de Atibaia bat a Salvador, f. de Ignacio Preto e de s/m Gertrudes Cardosa, foram padrinhos Francisco Pires Cardoso e s/m Angela de Siqueira, todos nts e moradores desta freguesia.

 

Bragança Paulista, SP aos 12-maio-1789 nesta igreja matriz de Jaguari e testemunhas Antonio da Cunha Mourão, casado do bairro do rio acima, e de Antonio Paes, tambem casado do bairro das Anhumas, se receberam Salvador Pires Cardoso, f.l. de Ignacio Preto Cardoso e Gertrudes Cardosa, npaterno de Manoel Cardoso do Amaral, n. da Conceição dos Guarulhos e de Catarina Leite do Prado n. da dita freg. da Conceição dos Guarulhos, nmaterno de Sebastião Barreto Cardoso e Antonia Pires Ribeira, ambos nts da Conceição dos Guarulhos = e Rosa Paes da Silva, f.l. de João Rodrigues da Silva e de Maria Paes Ribeira, esta natural de Santo Amaro e aquele da Parnaiba, neta paterna de Cosme Rodrigues da Fonseca, natural do reino e de Izabel da Silva Monteira natural da Parnaiba, nmaterna de João de Borba Gato e de Josefa Rodrigues naturais de Santo Amaro.

3-1-2-5-2 Manoel Rodrigues Góes em Santo Amaro aos 06-02-1753, com provisão, casou com Joana Gonçalves de Oliveira, batizada em Santo Amaro aos 20-01-1735, filha de Antônio Gonçalves Pedroso (ou do Prado) e sua mulher Rosa Maria de Jesus (ou Rosa Nunes de Oliveira), neta paterna de Amaro Gonçalves do Prado e Joana Pedroso, neta materna de Amaro Fernandes de Oliveira e Maria Nunes - família “Domingos Ortega”, neste site.

SL. 5º, 397, 5-2 Manoel Rodrigues Góes, casado em 1753 em Santo Amaro com Joanna Gonçalves de Oliveira, f.ª de Antonio Gonçalves Pedroso e de Anna Maria.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1753

Manoel Rodrigues Goes e Joana Gonçalves de Oliveira

Autos de Justificação de batismo a favor de Manoel Rodrigues Goes 19-janeiro-1753

Manoel Rodrigues Goes, f.l. de João de Borba Gatto e de s/m Josefa Ribeira, ja defunta, natural e morador na freguesia de Santo Amaro, que pela certidão junta do seu Reverendo Paroco consta não se achar em o livro dos assentos o do seu batismo, e por essa razão precisa justificar (...).

Testemunhas

Autos de Casamento -- de janeiro de 1753

Querem casar Manoel Rodrigues Goes, f.l. de João de Borba Gatto e de s/m Josefa Ribeira, ja defunta = com Joana de Oliveira, f.l. de Antonio Glz Pedroso(sic), ja defunto e de s/m Rosa Maria de Jesus, todos naturais e fregueses desta freguesia de Santo Amaro.

Certidão:

- aos 20-janeiro-1735 bat a Joana, f.l. de Antonio Gonçalves do Prado(sic) e de s/m Rosa Fernandes de Oliveira, batizada in extremis por Manoel Cardoso de Azevedo a qm examiney e achei q validamente foi conferido o batismo q fez.

Do batismo do contraente não consta dos ditos livros a q me reporto. 20-novembro-1752

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 6-02-1753 se casou Manoel Rodrigues, filho de João de Borba Gato e Josefa Ribeiro já falecida; com. Joana Gonçalves, filha de Antonio Gonçalves Pedroso e sua mulher Rosa Maria. T: Francisco Cardoso de Almeida, Manoel da Silva, Mariana Fernandes e Tereza de Jesus, todos desta;

Manoel e Joana tiveram, pelo menos, o filho:

3-1-2-5-2-1 Antonio Gonçalves de Oliveira em Santo Amaro aos 10-02-1776, dispensados do impedimento de consanguinidade no 4º grau, casou com Ana Domingues, filha de José Collasso Cavalheiro e de s/m Maria Domingues, naturais desta freguesia, neta paterna de José Collaço Nogueira e de Maria Garcia, neta materna de Albano Domingues Requeixo e de Luiza Pereira das Neves

Santo Amaro, aos 10-fevereiro-1776 nesta matriz, dispensados do impedimento de 4º grau de consanguinidade, e testemunhas Jose Domingues Moreira e João Jose de Jesus, se receberam Antonio Gonçalves de Oliveira, f.l. de Manoel Rodrigues Goes e de s/m Joana Gonçalves de Oliveira, naturais desta freguesia, neto paterno de João de Borba Gatto e de Josefa Ribeira, neto materno de Antonio Gonçalves Pedroso e de Rosa Maria de Jesus = com Joana Domingues, f.l. de Jose Collasso Cavalheiro e de s/m Maria Domingues, naturais desta freguesia, neta paterna de José Collaço Nogueira e de Maria Garcia, neta materna de Albano Domingues Requeixo e de Luiza Pereira das Neves

3-1-2-5-3 Maria, batizada aos 23-02-1737. Maria de Borba Ribeira, e não sua irmã Maria Paes Ribeiro, na Parnaiba em 26-09-1751 com provisão, casou com Antonio Leme de Siqueira, batizado em 27-04-1725, filho de Francisco Leme Ribeiro e da falecida Maria Bicuda de Siqueira.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1751

Antonio Leme de Siqueira e Maria de Borba Ribeira 13-setembro-1751

Diz Antonio Leme de Siqueira, f.l. de Francisco Leme Ribeiro e de s/m [---] Bicuda, nts e fregueses da vila da Parnaiba que ele esta contratado para se casar na mesma vila com Maria de Borba Ribeira, f.l. de João de Borba Gato e de s/m Josefa Ribeira, n. da freguesia de Santo Amaro deste bispado.

Certidões:

- aos 27-abril-1725 bat a Antonio, f. de Francisco Leme e de s/m Maria de Siqueira, foram padrinhos Ignacio Correa de Siqueira e Josefa de Jesus. Parnaiba 28-agosto-1751

- aos 12-abril-1734 bat a Maria, f.l. de João de Borba Gato e de s/m Josefa Ribeira, Foram padrinhos Antonio Coelho de Siqueira, casado e Ignez Domingues, viuva de Geraldo Pereira moradores nesta freguesia de Santo Amaro.

Quer casar Antonio Leme de Siqueira, n/morador da vila da Parnaiba, f.l. de Francisco Leme Ribeiro e de s/m Maria Bicuda de Siqueira, ja defunta = com Maria de Borba Ribeira, n. da freguesia de Santo Amaro e freguesa que foi da cidade, f.l. de João de Borba Gato e de s/m Josefa Ribeira, já defunta.

 

Santana de Parnaiba, SP aos 26-setembro-1751 nesta matriz se receberam Antonio Leme de Siqueira, f.l. de Francisco Leme Ribeiro e de Maria Bicuda de Siqueira, n. desta vila = com Maria de Borba Ribeira, f.l. de João de Borba Gato e de Josefa Ribeira, n. e bat. na freguesia de Santo Amaro e ambos os contraentes moradores nesta freguesia. Test.: Cap. João da Fonseca Maciel, viuvo, Joam Nunes de Oliveira, casado, Maria de Borba Ribeira filha solteira de Pedro de Macedo Souto Maior moradores nesta freguesia.

 

3-1-2-5-4 Ana, batizada aos 23-02-1737

Matriz de Santo Amaro – Aos 23-02-1737 batizei  Ana filha de  João de Borba e Josefa Ribeira; Padrinhos: Matias de Oliveira e sua mulher Ana Lima da Guerra

3-1-2-6 Luzia de Borba, casou com Bento Rodrigues Barbosa. Foram padrinhos de vários batizandos em Santo Amaro,

3-1-2-7 Sebastiana Paes, citada por Silva Leme entre os filhos do casal.

 

3-1-3 Madanela, 8 anos em 1666. Madalena Fernandes casou com João de Requeixo, já falecido em 1729 (casamento do filho Tomé). Tiveram os filhos, q.d.:

3-1-3-1 Maria Domingues Requeixa casou aos 30-01-1697 com Domingo Bicudo de Mendonça, filho de Julião Ferreira e de Maria Bicudaambos já falecidos em 1741.

RMJ: Casamentos de Sto Amaro-SP aos 30-01-1697; Domingos Bicudo - filho de Julião F.ra e Maria Bicuda; cc. Maria Requeixa- filha de João Requeixo e Madalena Frz'. PP- Antonio Garcia, Pantaleão frª, Izabel João, Ana de Lima;

         Viúvo, em 26-07-1741 Domingos casou com Rosa Maria, filha de Sebastião Rodrigues de Proença e da falecida Sebastiana Paes

RMJ: Casamentos de Sto Amaro-SP aos 26-07-1741; Domingos Bicudo de Mendonça, filho de Julião Ferreira e Maria Bicuda, falecidos e viuvo de Maria Domingues Requeixo; cc. Rosa Maria, filha de Sebastião Rodrigues de Proença e Sebastiana Paes, já defunta. T.: Jose de Siqueira e Antonio Correa.

3-1-3-2 Manoel Domingues aos 04-04-1700 casou com Maria das Neves, filha de Salvador Pereira das Neves e Maria da Cunha

RMJ: Casamentos de Sto Amaro-SP aos 04-04-1700; Manoel Domingues- filho de João Requeixo e Madalena Fernandes; cc. Maria das Neves- filha de Salvador Pereira das Neves e Maria da Cunha PP: Manoel Peres, Manoel de Brito, Izabel João, Maria de Borba;

3-1-3-3 Tomé Domingues Requeixo aos 02-03-1729 casou com Maria Pereira, filha de Matias Pereira da Neves e de Luzia de Siqueira.

RMJ: Casamentos de Sto Amaro-SP aos 02-03-1729; Tomé Requeixo- filho de João Requeixo já defunto e de Madalena Fernandes; cc. Maria Pereira- filha de Matias Pereira da Neves e Luzia de Sequeira, todos de S Amaro. T: Pedro Gomes, Manoel Pereira das Neves, Manoel Dos, Maria Pereira;

Encontramos 4 filhos do casal:

3-1-3-3-1 Ana Domingues das Neves casada com JoãoBatista Rodrigues, filho de Salvador de Roxas Moreira e Rosa Maria de Oliveira.

SL. 8, 394, 4-1 João Baptista Rodrigues casado com Ana Domingues das Neves f.a de Thomé Domingues Requeixo e de Maria Pereira das Neves.

3-1-3-3-2 Amaro Domingues Requeixo casado com Maria Ribeiro, filha de Jose Dias Furtado e sua primeira mulher Rosa Maria Ribeiro

SL. 4, 437, 6-1 Maria Ribeiro, casada em 1764 em Santo Amaro com Amaro Domingues Requeixo, f.º de Thomé Domingues Requeixo e de Maria Moreira, n. p. de João Requeixo e de Magdalena Fernandes.

3-1-3-3-3 Maria José casada com Inácio Alvares de Escuderos, filho de Angelo de Souza Arenço e Maria Alvares de Escuderos

SL. 5, 400, 6-2 Ignacio Alvares de Escuderos, casado em 1781 em Santo Amaro com Maria José, f.ª de Thomé Domingues Requeixo e de Maria Pereira, n. p. de João Domingues Requeixo e de Magdalena Fernandes, n. m. de Matheus Pereira das Neves e de Luzia Ribeiro.

3-1-3-3-4 Maria Domingues das Neves, batizada em Santo Amaro aos 06-12-1730. Casou em Santo Amaro aos 17-05-1763, com provisão. com Antonio Nunes da Silva, batizado em Santo Amaro em 30-03-1744,, filho de João de Souza da Silva e Maria Nunes casados em 29-01-1743, np Jose de Souza e de s/m Ana Maciel, naturais de S. João de Atibaia, neto materno de Antonio Gomes Correa e s/m Ana Nunes naturais de Atibaia (SL. 2, 122, 6-1).

ACMSP Dispensas Matrimoniais 1763

Aos 10-05-1763 Antonio Nunes da Silva e Maria Domingues das Neves, naturais e moradores na freguesia de Santo Amaro. Ele f.l. de João de Souza da Silva e de s/m Maria Nunes; e Maria Domingues das Neves, f.l. de Tome Domingues Requeixo e s/m Maria Pereira todos desta freguesia moradores.

Certidões Freguesia de Santo Amaro: - aos 30-março-1744 bat a Antonio f.l. de João de Souza da Silva e de s/m Maria Nunes; foram padrinhos Antonio de Azevedo, solteiro e Maria Pires, filha solteira do defunto Bento Pires de Moraes, moradores nesta freguesia.

- aos 06-dezembro-1730 bat a Maria, f.l. de Tome Domingues Requeixo e de s/m Maria Pereira, foram padrinhos Matias Pereira, casado e Madalena Fernandes, viuva.

 

- Santo Amaro, SP aos 17-05-1763 nesta igreja, com provisão e testemunhas Alferes Caetano Barbosa e Antonio Nunes, se casaram Antonio Nunes, f.l. de João de Souza e Maria Nunes, npaterno de Jose de Souza e de s/m Ana Maciel naturais de S. João de Atibaia, neto materno de Antonio Gomes e s/m Ana Nunes naturais desta freguesia = com Maria Domingues, f.l. de Tome Domingues Requeixo e de s/m Maria Pereira, np de João Requeixo e de s/m Madalena Fernandes, nmaterna de Matias Pereira e de s/m Luzia Ribeira todos naturais desta freguesia. (indicação Carlos Oliveira).

 

Casamentos de Sto Amaro-SP 29-01-1743; João de Souza da Silva, filho de Jose de Souza, falecido e Ana Maciel; cc. Maria Nunes, filha de Antonio Gomes Correa, falecido e Ana Nunes. T.: Antonio Correa e Ambrosio.

 

3-1-3-4 Albano Domingues de Requeixo casou com Luzia Pereira das Neves, filha de Salvador Pereira e Maria da Cunha, já citados. Pais de, q.d.:

3-1-3-4-1 Maria Barbosa (ou Domingues) aos 05-05-1740 casou com José Collaço Cavalheiro, filho de José Collaço Nogueira e Maria Garcia

RMJ: Casamentos de Sto Amaro-SP aos 05-05-1740; Jose Collaço Cavalheiro, filho de Jose Collaço Nogueira e Maria Garcia; cc. Maria Barbosa, filha de Albano Domingues de Requeixo e Luzia Pereira. T.: Francisco Martins do Prado, casado e Cosme Gonçalves.

3-1-3-4-1-1 Maria Moreira Garcia aos 04-09-1759 casou com Inocencio Correa Gonçalves, filho do falecido Miguel Correa Nunes e Ana Gonçalves, neto paterno de Antonio Gomes Correa e Ana Nunes Corrrea, neto materno de Manoel Gonalves e Caterina Gaga.

Santo Amaro, SP aos 04-09-1759 nesta igreja de Santo Amaro e testemunhas Ignacio Luiz Pedroso e Geraldo Domingues do Prado, se receberam Inocencio Correa Gonçalves, f.l. de Miguel Correa Nunes, ja defunto, e Ana Gonçalves, neto paterno de Antonio Gomes Correa e Ana Nunes Corrrea, neto materno de Manoel Gonalves e Caterina Gaga = cc Maria Moreira Garcia, f.l. Jose Collasso Cavalheiro e Maria Domingues, npaterna de Jose Collasso Nogueira e Maria Garcia, nmaterna de Albano Domingues e Luiza Pereira das Neves, naturais desta freguesia de Santo Amaro.

3-1-3-4-1-2 Joana Domingues casou com Antonio Gonçalves de Oliveira, filho de Manoel Rodrigues Góes e Joana Gonçalves de Oliveira.

SL. 5, 397, 6-1 Antonio Gonçalves de Oliveira, casado em 1776 em Santo Amaro com Joanna Domingues, f.ª de José Collaço Cavalheiro e de Maria Domingues, n. p. de José Collaço Nogueira e de Maria Garcia, n. m. de Albano Domingues Requeixo e de Luiza Pereira das Neves.

 

3-1-3-4-2 Antonia Domingues aos 07-01-1749 casou com Francisco Ribeiro da Silva, filho de Ascenço Ribeiro e Madalena Dias de Proença

RMJ: Casamentos de Sto Amaro-SP aos 07-01-1749; Francisco Ribeiro da Silva, filho de Ascenço Ribeiro e Madalena Dias de Proença; cc. Antonia Domingues, filha de Albano Domingues e Luiza Pereira. T.: Tome Francisco da Silva e Felix Francisco.

3-1-3-4-3 Geraldo Domingues do Prado aos 16-08-1741 casou com Joana Dias, filha de João Martins Pereira e Maria da Luz

RMJ: Casamentos de Sto Amaro-SP aos 16-08-1741; Geraldo Domingues do Prado, filho de Albano Domingues Requeixo e Luzia Pereira; cc. Joana Dias, filha de João Martins Pereira e Maria da Luz. T.: Inacio de Lima Passos e Jorge Moreira da Silva.

3-1-3-4-4 Diogo Domingues Santiago aos 19-10-1745casou com Maria Dias da Luz, filha de João Martins Pereira e Maria da Luz.

RMJ: Casamentos de Sto Amaro-SP aos 19-10-1745; Diogo Domingues Santiago, natural desta freguesia, filho de Albano Domingues e Luiza Pereira; cc. Maria Dias da Luz, natural desta freguesia, filha de João Martins Pereira e Maria da Luz. T.: Francisco Cardoso de Almeida e Geraldo Domingues do P.º.

3-1-3-4-5 Catarina Domingues casou com Inácio Mendes, filho de Tomás Mendes Rodrigues e Maria Dias.

1-3-4-5-1 Gertrudes Domingues aos 01-06-1802 casou com Joaquim Vaz Vieira, filho de Joaquim Pinto e Maria Vieira, neto paterno de Antonio Vaz Pinto e Maria Domingues e neto materno de Bento Vieira Gonçalves e Maria Branca

Matriz de S Amaro - Casamentos - Ao 01-06-1802 se receberam por palavras de presente Joaquim Vaz Vieira, filho de Joaquim Pinto e Maria Vieira, np de Antonio Vaz Pinto e Maria Dom.es e nm de Bento Vieira Gonçalves e Maria Branca; com Gertrudes Dom.es, filha de Ignacio Mendez e Catarina Dom.es, nm de Thomaz Mendes Rodrigues e Maria Diaz, nm de Albano Dom.es e Luzia Prª.

3-1-3-4-6 Joana Rodrigues aos 10-06-1766 casou com Felipe Mendes Santiago, viuvo de Gertrudes de Moraes

Sto Amaro, SP aos 10-06-1766 nesta igreja e testemunhas Jose Pires Santiago e Angelo Rodrigues. Felipe Mendes Santiago, viuvo de Gertrudes de Moraes, morador na cidade de S. Paulo = cc Joana Rodrigues, f.l. Albano Domingues e Luiza Pereira das Neves, naturais desta freguesia, neta paterna de João Domingues Requeixo e s/m Madalena Fernandes naturais desta freguesia, e pela materna de Salvador Pereira e s/m Maria da Cunha.

3-1-4 João Domingues do Prado, com 8 meses em 1666. Casou em Sorocaba aos 06-07-1687 com Catarina Ribeira, filha de Braz Domingues Vidigal e Izabel Pedrosa, família “Amaro Domingues”.

Matrimonios – Igreja de N Sra da Ponte de Sorocaba –Aos 06-07-1687 – João Domingues do Prado natural e morador na Freguesia de Santo Amaro filho de Manoel Roiz do Prado e sua mulher Ines Domingues moradores na dita freguesia de Santo Amaro , com Catharina Ribeira natural e moradora esta villa, filha de Braz Vidigal e sua mulher Izabel Pedrosa moradores nesta Freguesia de N Sra da Ponte de Sorocaba. Testemunhas: Antonio de Souza Brandam  Mel Roiz do Prado, Mª Mendes e Joana Frz.

3-2 José Rodrigues do Prado, em 1682 estava ausente no sertão, conforme atestaram dois sobrinhos seus: João Peres de 28 anos e Baltazar de Borba, 27 anos. José morou em Santo Amaro com sua mulher Joana Fernandes, das famílias Arenço e Calhamares, que indentifico como filha de João Peres Calhamares e Margarida Fernandes, esta filha de João Dias Arenço e Izabel Botelho segundo Silva Leme.

Tiveram ao menos q.d:

3-2-1 Manoel Peres Calhamares casou, em Santo Amaro aos 02-02-1687, com Izabel João, filha de João Luiz do Paço e Benta Garcia. Nessa mesma freguesia batizaram ao menos dois filhos: Benta em 1687 e José em 1696

ACMSP, códice 4-2-25 – Primeiro livro de Santo Amaro – A dous de Fevereiro de mil seicentos e oitenta e sete recebi in facie Eclesis aos contraentes Mel Peres Calhamares filho de Joseph Roiz’ do Prado e Joana Frz’, Izabel João fª de João Luiz do Passo e de sua mer Benta Garcia todos naturais da Freguesia . PP o Capam Mel Roiz’ de Arzão Izabel Frz’ do contraente: os da contraente forao Dos Franco Gomes e Leonor Garcia.

 

ACMSP, códice 4-2-25 – Primeiro livro de Santo Amaro – A vinyte e trez de Novembro de mil seicentos e oitenta e sete bautizei e puz os Santos Oleos a Benta fª de Mel Peres e Izabel João do Passo. P.P. João Luiz do Passo e Clara Domingues.  João de Pontes

 

ACMSP, códice 4-2-25 – Primeiro livro de Santo Amaro – Aos vinte e cinco de Março bauitizei  e puz os Stos Oleos a José fº  de Mel Peres e sua mulher Izabel João. P.P. Anto Dias Bravo e Mª Nunes  Cosme Glz’

 

3-2-2 Alvaro Rodrigues do Prado, casou em Sorocaba aos 06-07-1687 com Vitória Domingues, irmã inteira de Catarina casada com João Domingues 1-4 supra, família “Amaro Domingues”.

Igreja de N Sra da Ponte de Sorocaba-SP –Aos 06-07-1687 – Alvaro Roiz do Prado filho de José Roiz do Prado e sua mulher Joana Frz moradores em Santo Amaro – com Vitoria Domingues filha de Braz Domingues Vidigal e Izabel Pedroza moradores nesta Villa. Testemunhas: Diogo Domingues de Faria, Martinho Garcia Lumbria, Antonia Miz e Vitoria Ribeira.

3-2-3 Antonio Arenço Calhamares, casou em 10-09-1690 com sua prima Ana João, filha de Antonio Gonçalves e Maria Alvares,3-4-1 abaixo.

Igreja de N Sra da Ponte de Sorocaba – Aos 10-09-1690 – Antonio Arenço Calhamares, morador nesta villa filho de Joseph Roiz do Prado e Joana Frz moradores nesta villa, com dispensa de parentesco de 2º grau, com Anna Joam natural de Santo Amaro e moradora nesta, filha de Antonio Glz e sua mulher Maria Alvares. Test: Joseph Bernardes, Martinho (Lumbria?) Leonor de Barros e Sebastiana Frz.

3-3 Antonio já falecido em 1682, deixando o filho Antonio na vila de Nossa Senhora de São Francisco, onde teve por tutor Luiz Alves Pedroso.

3-4 -Maria Álvares casada com Antonio Gonçalves. Moradores em Sorocaba onde casou a filha q.d:

3-4-1 Ana João, casou com Antonio Arenço 3-2-3 supra.

3-5- Izabel Fernandes faleceu antes de sua mãe. Foi casada com João da Silva e tiveram filhos que herdaram no inventário da avó mas não foram nomeados no documento. Encontramos:

3-5-1 Clara da Silva, casou em Sorocaba em janeiro de 1697, com Baltazar Carrasco, filho de João Garcia Carrasco e Luzia Correa.

Igreja de N Sra da Ponte de Sorocaba-SP ––Jan 1697 Baltazar Carrasco f de João Garcia Carrasco e sua mulher Luzia Correa com Clara da Silva filha de Antonio da Silva e Izabel Frz moradores nesta. Testemunhas: João Antunes, Miguel Garcia Carrasco, Anna Barboza e Joana Garcia

SL. 6, 514, 1-8 Balthazar Carrasco que casou em 1697 em Sorocaba com Clara da Silva f.ª de Antonio da Silva e de Izabel Fernandes. Teve q. d.: 2-1 Luzia Corrêa casada em 1731 em Sorocaba com Amaro Domingues de Oliveira f.º de Manoel de Oliveira Falcão e da primeira mulher Margarida Bicudo. Tit. Fernandes Povoadores.

 

3-6- Brígida Sobrinha foi casada com Manoel Ferreira Garcia, natural de S. Paulo, filho de Manoel Ferreira (Dias?) e Hilaria Rodrigues. Manoel testou em 04-09-1681 e foi inventariado em dezembrodo mesmo ano.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Manoel Ferreira Garcia 1681 35388

Autos vila de S. Paulo em dezembro de 1681. Declarante a viuva Brigida Sobrinha. Assina a seu rogo -----------------

Titulo dos filhos:

Hilaria de 10 anos

Maria de 8

Manoel de 6 anos

Alvaro de 2 anos

Antonio de 3 meses.

Treslado do Testamento: aos 04-09-1681 eu Manoel Ferreira Garcia (...)

Testamenteiro meu cunhado João da Costa. Meu corpo sera sepultado na matriz da vila de Santos.

Sou natural da vila de S. Paulo, f.l. de Manoel Ferreira (Dias?) e Hilaria Rodrigues. Sou casado na vila de S.Paulo com Brigida Sobrinha de quem tenho dois filhos e duas filhas. Os filhos se chamam Manoel e Alvaro e as filhas Hilaria e Maria, e sua mãe prenha.

3-6-1 Hilaria com 10 anos em 1681.

3-6-2 Maria com 8 anos.

3-6-3 Manoel Ferreira do Prado, com 6 anos em 1681. Casou em Sorocaba em 1697 com Maria Domingues, filha de Diogo Domingues Suniga e Ana Maria.

Igreja de N Sra da Ponte de Sorocaba-SP 1697 – Manoe) Ferrª do Prado filho legitimo de ---- e sua mulher Brizida Sobrinha com Maria Domingues filha de Diogo Domingues Suniga e sua mulher Anna Maria --- desta vila. Padrinhos Braz Mendes ---, Manoel Ribrº Lima, Maria ---  e Brizida Sobrinha.

 

3-6-4 Alvaro Rodrigues do Prado, com 2 anos em 1681. Casou em Sorocaba em 10-11-1699 com Izabel Sutil de Oliveira, filha de Sebastião Sutil de Oliveira e Margarida Fernandes. Já era falecido em 1713 quando morreu sua viuva.

Matrimonios – Igreja de N Sra da Ponte de Sorocaba, SP –Aos 10-11-1699 – Alvaro Roiz do Prado filho de Manoel Ferreira já defunto e de sua mulher Brizida Sobrinha natural da vila de São Paulo, com Izabel Sutil filha de Sebastião Sutil de Oliveira e sua mulher Margarida Frz já defunta natural da vila de São Paulo e moradores nesta vila. Testemunhas: João Sutil, Francisco Sutil, Ana Frz e Izabel de Abreu.

 

Igreja de N Sra da Ponte de Sorocaba, SP Izabel – Aos 07-08-1713 faleceu Izabel Sutil de Oliveira Dona Viuva com todos os sacramentos com testamento deixou por testamenteiros Gabriel Antunes e Miguel Antunes. Deixou três missas de corpo presente, 10 missas para N Sra da Ponte e uma missa cantada para Santa Gertrudes. Foi acompanhada pela cruz de fabrica e sepultada embaixo do arco a frente(?) do Evangelho.

          Segundo Silva Leme, que teve acesso ao inventário dela, deixaram duas filhas (SL. 1, 66, 4-8). Sebastião, batizado em 23-05-1702, nãoé citado.

Sorocaba, SP Igreja N Sra da Ponte aos 23-05-1702 bat a Bastião, f.l. Alvaro Rodrigues e Izabel Sutil, padr,: Cap. Bastião Sotil e Catherina Gusmão.

3-6-5 Antonio, póstumo, com 3 meses em 1681.

3-7- Hilária Gonçalves casada com Bartolomeu Valente

3-8 Catarina Rodrigues (ou Gonçalves), solteira com 20 anos em 1682, última filha de Alvaro Rodrigues do Prado e Maria Rodrigues Góes.