PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Cap 2º

MARIA NUNES DE PONTES

(atualizado em 05-fevereiro-2012)

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

Filha de Pedro Nunes e Catarina de Pontes, nasceu por 1616, já que tinha 4 para 5 anos em Março de 1621, na abertura do inventário dos bens de sua mãe.

Maria casou duas vezes. A primeira, ainda na inventariança do pai, com Juzarte Lopes, filho de Mathias Lopes o velho e Catarina de Medeiros, SL. 1, 24, 4-3. Juzarte partiu na bandeira marítima que saiu de Santos rumo ao sul chefiada por Fernão de Camargo e Luiz Dias Leite e nunca mais voltou. Faleceu no sertão onde ditou seu testamento aberto aos 09-12-1635, resumido neste site. Nele declarou dividas que tinha, encomendou missas e obras pias. Deixou o resto de sua terça para Rufina, moça que vivia em casa de seu pai Matias Lopes. Maria, que “ficava pejada” quando seu marido partiu, em 1638 estava casada com Antonio Fernandes de Sarzedas, conforme ajustes no inventário de Juzarte Lopes.

Antonio Fernandes de Sarzedas nasceu por volta de 1613. Em 1655, depondo no processo de Habilitação Sacerdotal do Padre Domingos da Cunha no Rio de Janeiro, declarou ter 42 anos, ser mercador e morador em São Paulo.

ACMSP 1-1-2 – Processo de Habilitação Sacerdotal – 1655

Testemunha: Anto Frz de Sarzedas, mercador e morador na Villa de Sam Paulo e ora estante nesta Cidade  (RJ), 42 anos. Disse que conhecia o suplicante Domingos da Cunha, assistiu o batismo dele em São Paulo aos 31-01-1631 e que foram seus padrinhos Domingos Cordeiro e Fellipa (Vaz) os quais já eram falecidos

 

Juzarte e Maria tiveram uma filha:

1- Catarina de Medeiros que segue no § 1º

 

Maria e Antonio de Sarzedas se casaram antes de 1638, mas só encontramos filhos batizados dez anos mais tarde:

 

2- Paulo, batizado na Matriz de São Paulo em 1648

Igreja Nossa Sra da Assunção – Batismos – julho de 1648 – Paulo, filho de Anto Frds de Sarzedas e de Mª Nunes de Pontes, (Padre) Sebastião de Freitas. Padrinhos Dom Simão [--------] e [------] do Rego Barbosa

3- Ana, batizada no mesmo lugar aos 08-07-1652, talvez Anna Maria de Pontes com geração em SL 7º, 449, 4-1, única filha do casal citada na GP.

Igreja Nossa Sra da Assunção – Batismos - 08-07-1652 – Anna filha de Antonio Fernandes de Sarzedas e Maria Nunes de Pontes. Padrinhos: Diogo --- e Maria de Lima.

4- Maria, batizada em 1655

Igreja Nossa Sra da Assunção – Batismos - Setembro de 1655 – Maria filha de Antº de Sarzedas e sua mulher Maria Nunes de Pontes. Padrinhos Dos Barbosa Calheiros e Maria Nunes de Pontes. Fl 106v imagem 118

 

 

§ 1º  Catarina de Medeiros

 

 

Catarina de Medeiros ou de Pontes, nascida em 1635 ou 1636, filha de Juzarte Lopes e Maria Nunes de Pontes. Casou com Diogo Furtado, que passou quitação da herança da mulher no inventário do sogro. Filhos:

 

1- Juzarte, batizado em casa por necessidade em setembro de 1650.

(RMJ) Igreja Nossa Sra da Assunção – Batismos - Setembro de 1650 – em casa por necessidade, Zuzarte, filho de Diogo Furtado e Catherina de Pontes.

 

2-Mariana, batizada na Matriz de São Paulo aos 06-04-1654

Igreja Nossa Sra da Assunção – Batismos - Aos 06-04-1654 – Mª Anna, filha de Diogo Furtado e Catherina de Pontes. Padrinhos Roque Furtado e Maria Nunes de Pontes.

 

3- Joana de Medeiros, nascida por 1655, faleceu em Nazareth aos 04-10-1735 com mais ou menos oitenta anos. Geração em SL 2º,19, 3-1

Nazaré Paulista, SP igreja N. Sra de Nazaré aos 04-10-1735 fal. Joana de Medeiros de idade 80 anos pouco mais ou menos, f.l. Diogo Furtado e Catarina de Medeiros, casada segunda vez com Jose Freire Cardoso. Test.: Salvador Lopes de Medeiros e Manoel de Pontes de Oliveira

 

4- Domingos Furtado de Medeiros, filho de Diogo Furtado e Catarina de Medeiros segundo Silva Leme, natural de Nazareth, segundo termo de casamento de sua neta Maria de Moraes.. Casou com Maria Afonso de Arzam filha de Manoel Rodrigues de Arzam e Maria Afonso de Azevedo. Foram moradores em Santo Amaro onde Domingos faleceu aos 18-08-1725 e foi sepultado na Capela Mor da Matriz. Faleceu Maria Afonso em Santo Amaro aos 02-02-1734.

RMJ:Matriz de Santo Amaro – Óbitos – Aos 17-08-1725 faleceu Domingos Furtado de Medeiros freguês e morador desta Freguesia de Santo Amaro de idade de secenta e tantos anos com todos os sacramentos foi sepultado na Capella Mor desta Igreja .. fez testamento .. deixou para sua filha bastarda por nome Joana cc Domingos Furtado por esmola duas poltras de anno e trez vacas. Deixou para suas filhas solteiras Izabel Marianna e Anna o resto da terça. Testamenteiros: sua mulher (não citam o nome), Antonio Pinto Guedes e Bartolomeu João seu genro.

 

Matriz de Santo Amaro – Óbitos - 02-02-1734 – Faleceu da vida presente Maria Afonça viúva do defunto Domingos Furtado de Medeiros, natural desta Freguesia de Santo Amaro. Faleceo com todos os sacramentos fez testamento, deixou missas para várias devoções. Deixou por herdeira de sua terça Antonia, filha de seu genro Antonio João. Testamenteiros: Seu genro Antonio João Portugal, Capitão Manoel Rodrigues de Arzão e Simão Peres de Azevedo.

 

Filhos do casal, seguindo a ordem em que se acham na GP, que não é ordem cronológica:

 

4-1 Diogo Furtado, citado por Silva Leme. Encontramos um desse nome com casa aberta, escravos e administrados em Santo Amaro, casado com Catarina de Oliveira da Cunha e genro de Maria Alvres, mulher solteira. Em Santo Amaro é o único Diogo Furtado cronologicamente compatível, mas não encontramos prova documental que o ligue a Domingos e Catarina.

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Óbitos – Aos 01-06-1733 faleceu Maria Alvres, 70 anos, solteira, sogra de Diogo Furtado, com os sacramentos e sem testamento.

 

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Óbitos - 13-04-1734 – Faleceu da vida presente Catarina de Oliveira da Cunha mulher de Diogo Furtado com sacramentos e fez seu testamento. Sepultada na Matriz de S Amaro com uma mortalha de lençol. Testamenteiros seu marido Diogo Furtado, Agostinho de Oliveira da Costa e o Capitão Manoel Rodrigues de Arzão.

 

Comparar com o pai de:

- Maria Furtada, filha de Diogo Furtado e Sebastiana carijó, casou aos 13-07-1730 com João Pereira, filho de Manoel de Souza e outra carijó.

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 13-07-1730; João Pereira, filho de Manoel de Souza e de uma carijó chamada Ana; cc. Maria Furtada- filha de Diogo Furtado  e de outra carijó chamada Sebastiana. Testemunhas:  João Pereira da Silva e Domingos da Costa

 

 - João Furtado, filho de Diogo Furtado e Sebastiana carijó, depois conhecida por Sebastiana do Prado. Casou aos 22-12-1738 com Rita Alvares filha de José Alvares Pestana e de Simoa carijó depois conhecida por Simoa Garcia.

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 22-12-1738; João Furtado, filho natural de Diogo Furtado e Sebastiana Carijó, já defunta, da casa do dito Diogo Furtado; cc. Rita Álvares filha natural de José Álvares Pestana, já defunto e Simoa, carijó da casa do defunto Antonio Garcia. Testemunhas.: Martinho Rodrigues Gatto casado e Cypriano Cardoso, filho solteiro de Francisco Cardoso.

Tiveram ao menos:

- José Furtado, aos 30-10-1776 casou com Anna Pedrosa filha de pai incógnito e mãe não declarada

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 30-10-1776 – Joseph Furtado filho de João Furtado e Rita Alvares, np de Diogo Furtado e Sebastiana do Prado, nm de Joseph Alvares Pestana e Simoa Garcia, com Anna Pedroza filha de pai incógnito e neta de Tereza Martins. Testemunhas: Pedro Dominguies Pires e João Batista Rodrigues

- Gertrudes Maria, aos 21-08-1764 casou com Eloy Nunes, filho natural de Joana Peres e de pai incógnito, batizado aos 09-12-1738.

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 21-08-1764 -  Eloy Nunes, filho natural de Joana Peres com Gertrudes Maria filha de Joam Furtado e Ritta de Jesus bastardos.

 

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 09-12-1738; Luiz (na orelha) Eloy (no texto); filho natural (sic) de Joana Peres mulher de Cosme de tal e pai incógnito; Padrinhos: Antonio Nunes filho solteiro de Domingos Nunes Pontes e Izabel de Medeiros mulher de Antonio João Portrugal.

 

4-2 Manoel Arzam, citado por Silva Leme, s.m.n.

 

4-3 Domingos Nunes de Pontes, casou aos 24-05-1730 com Mariana Pires, (ACMSP, Santo Amaro casamentos 1707 a 1752, fl 21). Provável pai de:

4-3-1 Antonio Nunes, filho natural havido com Mariana Peres. Em 08-11-1740 casou com Leonor Francisca, filha natural de Bartolomeu Bueno e Maria Pedrosa.

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 08-11-1740; Antonio Nunes, filho natural de Domingos Nunes de Pontes e Mariana Peres; cc. Leonor Francisca, filha natural de Bartolomeu Bueno e Maria Pedrosa. T.: Antonio Correa de Sá, filho solteiro de outro Antonio Correa de Sá, e Inacio de Lima , filho solteiro de Jose de Lima de Siqueira.

 

4-4 Francisco Furtado de Medeiros, provavelmente dos mais moços senão o caçula, a julgar pelos batizados e casamentos de irmãos e sobrinhos.

          Casou primeira vez com uma filha de Maria Gomes Correa, esta falecida no estado de viúva em 1748.

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Obitos– Aos 29-03-1748 – Maria Gomes Correia veuva, sogra de Francisco Furtado de Medeiros.

            Maria, provavelmente foi a mãe de Helena de Crasto Leite com quem Francisco ainda estava casado em novembro de 1758 quando foi padrinho de Francisco, filho de Sebastião Dias Barreiros.

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 05-11-1758, Francisco filho de Sebastião Dias Barreiros e Maria Vieira; foram padrinhos: Francisco Furtado de Medeiros e Helena de Crasto Leite, casados.

 

            Cremos ser a mesma Maria Gomes Correa, casada com Aleixo Mendes de Crasto pais também de Estanislau Mendes de Crasto, natural de Itanhaem. Estanislau casou em Nazaré aos 11-02-1737 com Maria Vaz Cardoso filha de Jeronimo Nunes Pedroso e Mesia Vaz da Cunha. Foram os pais de Antonio Mendes de Crasto que em 1761 em Nazare casou com Maria de Nazare, filha de Antonio de Goes Maciel e Maria de Alvarenga Ribeira, com geração em SL. 5, 354

Nazaré Paulista, SP igreja n. Sra de Nazaré bat. 1688, Jan-1736, Nov - Casamentos imagem 99 fls. 95 aos 11-02-1737 Estanislau Mendes de Crasto f.l. Aleixo Mendes de Crasto e Maria Gomes Correa = cc Maria Vaz Cardosa f.l. Jeronimo Nunes Pedroso e Mesia Vaz da Cunha, naturais e fregueses desta freguesia e o contraente da freguesia da Conceição de Itanhaem.

 

Nazare Paulista Igreja N Sra de Nazre matr 1760-1774 imagem 6 fls. 4v (10v) aos 11-11-1761 nesta igreja e test.: Matias Fernandes e Manoel do Prado. Antonio Mendes de Crasto, f.l. Estanislau Mendes de Crassto n. da vila de N. Sra da Conceição de Itanhaem e Maria Vaz Cardosa, avós paternos ninguem dá noticia deles, neto materno de Jeronimo Nunes Pedroso e Mecia Vaz da Cunha = cc Maria de Nazareth f.l. Antonio de Goes Maciel e Maria de Alvarenga Ribeira, np Antonio de Goes Maciel e Francisca Machada, nm Estevão Vaz de Lima n. da vila de Santos e Catarina do Prado

 

 

Viuvo, Francisco casou aos 27-01-1761 em Santo Amaro com Tereza Alvares de Figueiró, casamento anotado em um assento confuso onde ele seria neto paterno de Roque Furtado e sua mulher.

RMJ: Santo Amaro- Batismos – Aos 27-01-1761 de manhã na presença das testemunha o Capitão Ignacio Vieira Antunes e o tenente Baltazar Rodrigues Borba ... se casaram com palavras de presente Francisco Furtado de Medeiros viúvo que ficou por falecimento de Elena de C__to, np de Roque Furtado e de sua mulher C---ina(Joa-ina) ---- e pela materna de Manoel Rodrigues de Arzão e de sua molher Maria  Afonça de Arzão com Thereza Alvez de Figueiró filha de Joam Alves Pestana e Maria da Conceição, np de Diogo Alves Pestana e Luzia Leme nm de Joam de Mendonça e Juliana Ribeira de Figueiró

 

 Filhos de Francisco e Tereza:

4-4-1 João Alvares de Medeiros, casou em Santo Amaro aos 18-09-1787 com Gertrudes Vieira, filha de Antonio Bicudo de Brito e Antonia Vieira da Silva

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 18-09-1787 hua hora da tarde dispensados no grau de parentesco de que são ligados... se casarão ´´´com palavras de presente João Alvres de Medeiros filho de Francisco Furtado de Medeiros e Thereza Alvres np de Domingos de Arzão digo Furtado de Medeiros e sua mulher Maria Afonsa, nm de João Alvres Pestana e Maria da Conceição; com Gertrudes Vieira filha de Antonio Bicudo de Brito e Francisca Vieira da Silva, np de Miguel Bicudo de Brito e Anna Maria Nunes, nm do Capitão Ignacio Vieira Antunes e Maria da Silva de Figueiró.

 

4-4-2 Inacio Alvares de Medeiros, casou na Cotia aos 27-04-1790 com Ana Maria de Oliveira filha de Salvador de Oliveira Dorta e Maria Rita Paes de Camargo

(RMJ) Igreja de N Sra de Moserrate da Cotia – Casamentos – Aos 27-04-1790, sem impedimentos na presença do tenente João Pinto Guedes e Jose Joaquim Pereira : Ignacio Alvres de Medeiros filho de Francisco Furtado de Medeiros e de Thereza Maria de Jesus, np de Domingos Furtado de Medeiros e sua mulher se ignora e nm de João Alvres Pestana e sua mulher Maria da Conceição todos nascidos em Santo Amaro. Com Anna Maria de Oliveira filha de Salvador de Oliveira Dorta e Rita Paes de Camargo, np de Rafael de Oliveira e Rita de Lima, nm de Francisco Xavier Paes e Vitoria Paes, todos desta freguesia.

 

4-4-3 Brizida Maria de Jesus, casou na Cotia aos 14-05-1793 com Joaquim Lopes Machado natural de Sorocaba, filho de Vicente Ferreira Machado e Antonia Maria Leite.

(RMJ) Igreja de N Sra de Moserrate da Cutia – Casamentos – Aos 14-05-1793 em presença das testemunhas abaixo assinadase cazarão Joaquim Lopes Machado natural de Sorocaba filho de Vicente Ferreira Machado e sua molher Antonia Maria Leite e Brizida Maria de Jesus, natural da freguesia de Santo Amaro, filha de Francisco Furtado de Medeiros e sua molhar Tereza Maria de Jesus.

 

4-4-4 Maria, batizada aos 05-02-1762

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 05-02-1762; Maria; filha de Francisco Furtado de Medeiros e Thereza Alves de Figueiró.; Padrinhos:Cap Ignacio Vieira Antunes e Maria da Conceiçao..

4-4-5 Ana, batizada em 1766. Segundo Silva Leme casou em 1788.

30-06-1766 - Anna; Francisco Furtado de Medeiros e Thereza Maria de Jesus; Bernardo Ribeiro casado e Joana Leme casada.

4-4-6 Vicente, batizado em 1770

Aos 19-03-1770 – Vicente filho de Francisco Furtado de Medeiros e Thereza Maria de Jesus; Baltazar Rodrigues Borba e sua mulher Escolastica da Silva.

 

Silva Leme relaciona mais dois filhos de Francisco e Tereza:=, Francisco e Joaquim

 

4-5 José Lopes Simões, casou em Santo Amaro aos 11-05-1734 com Francisca Barreiros da Fonseca, também referida como Francisca de Moraes, filha de Manoel Barreiros da Fonseca e Tereza de Moraes.

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 11-05-1734; José Lopes Simões, filho de Domingos Furtado de Medeiros e Maria Affonça já defunta; cc. Francisca Barreiros da Fonsequa, filha de Manoel Barreiros da Fonsequa e Tereza de Moraes, desta; Testemunhas: Domingos Nunes Pontes casado e João Fagundes Barreiros solteiro.

          Com quatro filhos em SL 7º, 319, 2-5. Nos livros de Santo Amaro encontramos dez filhos de José e Francisca:

4-5-1 Maria, batizada em Santo Amaro aos 29-06-1736. É possível que tenha falecido na infância dado que seus pais batizaram outra “Maria” em 1741. Por esses anos o livro de óbitos da freguesia de Santo Amaro não traz um único assento de crianças ou “parvulos”, apenas de adultos.

RMJ: Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 29-06-1736; Maria filha de Joseph Lopes Simoens e sua mulher Francisca de Morais. Foram padrinhos Antonio João Portugal e sua mulher Izabel Furtadatodos moradores nesta freguesia.

 

4-5-2 José Lopes Furtado, batizado em 28-03-1738 em Santo Amaro onde casou aos 20-07-1773 com Izabel de Godoy

RMJ: Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 28-03-1738; Joseph, filho de Jose Lopes e Francisca de Moraes; Foram padrinhos Domingos Nunes Pontes Casado e Izabel Furtada de Medeiros mulher de Antonio João Portugal.

 

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 20-07-1773 as onze horas da manham na presença do Capitam Ignacio Vieira Antunes e Belchior da Cunha Brochado se receberam por palavras Jose Lopes Furtado filho de Jose Lopes Somoens e Francisca de Moraes, np de Dominmgos Furtado e Maria Afonsa e nm de Manoel Barreiros da Fonseca e Tereza de Morais; com Izabel de Godoi, filha de Miguel de Godoi Leme e Catarina Pires, np de Baltazar Velho de Godoi e Francisca Leme Cardoso, nm de Francisco Martins do Prado e Izabel Pires da Rocha, naturais da freguesia de Nazareth.

 

4-5-3 Sebastiana, batizada aos 08-01-1740:

RMJ: Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 28-01-1740; Sebastiana, filha de Joseph Lopes Simões e Francisca de Moraes. Foram padrinhos Januario (----) e Maria Tenoria mulher de Tomas Pais.

 

4-5-4 Maria Furtado de Moraes, batizada aos 26-02-1741. Provavelmente a que casou aos 22-02-1784 com João de Brito Siqueira, filho de pais incognitos, viúvo de Maria Pires de Avila, tambem filha de pais incognitos.

RMJ: Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 26-02-1741; Maria filha de  Joseph Lopes Simoens e Francisca de Moraes; Foram padrinhos: Thomas Pais e sua mulher Maria Tenoria.

 

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 22-02-1784 na presença das testemunhas Mathias Jose Vieira e Francisco de Moraes se casou João de Brito de Sequeira viuvo de Maria Pires de Avila com Maria de Moraes filha de Joseph Lopes Simoins e Francisca de Moraes naturais desta freguesia, np de Domingos Furtado de Medeiros natural de Nazareth e Maria Affonsa Rodrigues natural desta, e nm de Manoel Barreiros da Fonseca natural desta e Tereza de Morais natural de Ari-aguaba.

 

Antes de casar, Maria teve ao menos uma filha:

4-5-4-4 Maria de Moraes, filha de pai incógnito, casou em 1791 com Anastacio de Brito filho de seu padrasto e primeira mulher Maria Pires de Avila.

RMJ: Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 03-03-1791; Anastacio de Brito e Maria de Moraes – Ele filho de João de Brito Cerqueira e Maria Pires de Avila, neto pela paterna e materna de avós incógnitos. Ela filha de Maria Furtada de Moraes, neta paterna de avós incógnitos e materna de Jose Lopes Simoens e Francisca de Moraes. Testemunhas: Jose Rodrigues da Silva e Manoel Pereira de Oliveira

 

4-5-5 Tereza de Moraes, batizada aos 07-02-1744, casou aos 22-02-1762 com José Ribeiro de Figueiró.

RMJ: Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 07-02-1744; Tereza, filha de Joseph Lopes Simoens e Francisca de Moraes; Foram Padrinhos: Francisco Xaviir Paes filho solteiro de Thomas Pais Collona e Maria Tenoria mulher de Thomas Pais.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 22-02-1762; Jose Miz’ Ribeiro de Figueiró, filho de Jose Miz de Alvarenga e Izabel Ribeiro de Figueiró, np de Domingos(sic)Miz e não sabem a avó, nm de João de Mendonça e Juliana de Figueiró; Tereza de Moraes, filha de Jose Lopes Furtado e Francisca de Moraes(sic), np de Domingos Furtado e Maria Afonsa, nm de Manoel de Siqueira(sic) e Maria(sic) de Moraes, todos moradores nesta. Testemunhas: Tenente Baltazar Rodrigues Borba e Valerio de Lima.

 

4-5-6 Inacia, batizada aos 08-02-1747

RMJ) Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 08-02-1747 na Capella da Aldeya de Ithapecerica;  Ignacia;  filha de Jose Lopes e Francisca de Morais; Padrinhos:Felix Ribeiro Correya e Rosa Maria Ribra,

 

4-5-7 Ana, batizada aos 29-09-1749

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 29-09-1749; Anna filha de  Joseph Lopes e Francisca de Moraes; Padrinhos: Francisco Furtado de Medeiros e Elena de Crasto Leyte casados. E fiz este assento aos 13-12.

 

4-5-8 Francisca de Moraes batizada aos 18-10-1754 em Santo Amaro onde casou aos 07-11-1775 com Guilherme Dias Pedroso. Francisca faleceu antes de 29-10-1783 porque nesta data Guilherme, viuvo, casou com Francisca Maria de Jesus, viúva de Francisco de Sales Ribeiro.

RMJ; Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 18-10-1754; Francisca, filha de José Lopes e Francisca de Moraes; Padrinhos: Capitão Ignacio Vieira Antunes e sua mulher  Maria da Silva Ferreira.

 

 (RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 07-11-1775 pela huma hora da tarde em presença das testemunhas Roque da Silva de Carvalho e Joseph Lopes se casou solemnemente Guilherme Dias Pedroso filho de Joaquim Pedroso de Morais e Roza Maria de Jesus, np de Francisco Dias Furtado e Izabel Ribeira nm de Ignacio Rodrigues da Cunha e Izabel Ribeira com Francisca de Morais filha legitima de Joseph Lopes Simões e Francisca de Morais, np de Domingos Furtado de Medeiros e Maria Affonsa, nm de Manoel da Fonseca e de Tereza de Morais

 

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 29-10-1783 – Guilherme Dias Pedroso viuvo de Francisca de Moraes com Francisca Maria de Jesus viuva de Francisco de Salles Ribeiro. T: Tomé Domingues e Joseph Lopes.

 

4-5-9 Joana de Moraes, batizada aos 16-09-1759. Ccasou em Santo Amaro aos 07-02-1780 com Antonio Pereira das Neves, filho de Antonio Pereira da Cunha (ou das Neves) e sua segunda mulher Maria Ribeira (casados em 1741), neto paterno de Sebastião Pereira das Neves e Antonia Domingues Requeixa, neto materno de Francisco Dias Furtado e Isabel Ribeiro.

RMJ: Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 16-09-1759; Joanna; filha de Jose Lopes Somoins e Francisca de Morais; Padrinhos: Bento Pereira da Cunha e sua mulher Benta Brochada da Cunha (sic)

 

 (RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 07-02-1780 em presença das testemunhas Bento Pereira da Cunha e Joseph da Silva, as duas horas da tarde se casou Antonio Pereira das Neves, filho de Antonio Pereira da Cunha e Maria Ribeira, avós paternis não souberam dizer, nm de Francisco Dias Furtado e Maria Ribeira, com Joana de Morais filha de Joseph Lopes Simoins e Francisca de Morais, np de Domingos Furtado de Medeiros e Maria Rodrigues de Arzão e nm de Manoel Barreiros da Fonseca e Tereza de Morais..

 

RMJ: Casamentos de Sto Amaro-SP - aos 24-04-1741; Antonio Pereira das Neves, filho de Sebastião Pereira das Neves e Antonia Domingues, já falecidos, viuvo de sua primeira mulher Domingas de Lima; cc. Maria Ribeiro, filha de Francisco Furtado e Izabel Ribeira. T.: Inacio de Lima e Antonio Correa.

 

Antonio e Joana tiveram ao menos q.d:

4-5-9-1 José Pereira de Moraes.Casou em Santo Amaro em 1802 com Maria Soares Ribeira, filha de Manoel Soares Borba e Maria Correa.

23-11-1802 – Jose Pereira de Moraes e Maria Soares Ribeira – Ele f de Antonio Pereira da Cunha e Joana de Moraes, Np de Antonio Pereira da Cunha e Maria Ribeira, nm de Jose Lopes Furtado e Elena de Moraes. Ela fa de Manoel Soares de Borba e Anna Maria Joaquina, Np de Baltazar Soares Borba e Maria Correa e nm de Antonio Nunes Portes e Maria da Conceiçam.

 

4-5-10 Rita, gemea de Joana acima

RMJ:; Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 16-09-1759; Rita; filha de Jose Lopes Somoins e Francisca de Morais; Padrinhos: Bento Pereira da Cunha e sua mulher Benta Brochada de Camargo.

 

4-6 Catharina de Pontes, casou em Santo Amaro aos 16-02-1705 com Bartolomeu João.

 (RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 16-02-1705 receberam-se por palavras de presente Bartolomeu João e Catherina de Pontes de Medeiros. Foram testemunhas: Salvador Furtado, Manoel Cardoso, Maria Garcia e Catarina Gonçalves

Pais de q.d::

4-6-1 Antonio Gonçalves de Medeiros, batizado aos 07-11-1706. Segundo SL 7º, 320, 3-2, casou em Sorocaba com Maria Domingues, viúva de Diogo Antunes Maciel, filha natural de José de Faria e de Simoa de Siqueira.

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 07-11-1706, Antonio; filho de Bartolomeu João e Catarina de Pontes Medeiros; Padrinhos foram Antonio Gonçalves e Suzana de Arzam

 

4-6-2 Salvador de Pontes Furtado, casou aos 29-11-1752 com Mariana de Lima, filha de João Antunes Rocha e de Francisca de Lima.

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 29-11-1752; Salvador de Pontes Furtado, filho de Bartolomeu João e Catarina de Pontes com Mariana de Lima, filha de João Antunes Rocha e Francisca de Lima, desta. T: Francisco Xavier da Cunha, Reverendo Vicente Ferrer, Josefa Barbosa, Maria Domingues

Filhos de Salvador e Mariana que encontramos:

4-6-2-1 Gonçalo batizado em Santo Amaro aos 10-01-1754

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 10-01-1754; Gonçalo; filho de Salvador de Pontes e Mariana de Lima; Padrinhos: João Antunes da Rocha e Francisca de Lima.

4-6-2-2 Antonia batizada no mesmo lugar aos 14-02-1756.

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 14-02-1756; Antonia; filha de Salvador de Pontes e Mariana de Lima; Padrinhos: Benta de Oliveira mulher de Braz Domingues e Bernardo Pires filho de João Antunes da Rocha.

4-6-2-3 – Joana, aos 24-10-1757

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 24-10-1757; Joanna; filha de Salvador de Pontes e Marianna de Lima; Padrinhos: João Mendes Raposo casado e Izabel Ribeira filha solteira de Braz Domingues.

4-6-2-4 João, nascido em 1762

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 30-05-1762; João; filho de Salvador de Pontes e Maria de Li(dobra );Padrinhos: Melchior Domingues Pas e sua mulher Maria Paes.

4-6-3 Francisco batizado em 1717

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 20-09-1717; Francisco, filho de Bartolomeu João e Catarina de Pontes; Padrinhos: Domingos Gomes Albernas e Natalia Alz Gonçalves

4-6-4 Domingas, batizada aos 06-11-1720

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 06-11-1720; Domingas; Bartolomeu João e Catarina de Pontes; Padrinhos foram Domingos Furtado de Medeiros e Maria Afonso de Arzão.

4-7 Tereza de Pontes Medeiros, casou em Santo Amaro aos 13-08-1708 com Jacinto Sanches, natural do Arcebispado de Braga, filho de Jacinto Sanches e Clara Martins.

 (RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 13-08-1708; Jacinto Sanches: filho de Jacinto Sanches e Clara Martins do Arcebispado de Braga; cc. Tereza de Pontes Medeiros, filha de Domingos Furtado Medeiros e Maria Afonso de Arzão Testemunhas presentes: Francisco Correa Figueiredo, Miguel Ribeiro da Silva, Jacinta Correa, Ana Cavalheira;

Pais ao menos de:

4-7-1 Maria Sanches da Rocha conforme escreveu Silva Leme. Casou aos 26-09-1728 na Capela de N Sra dos Prazeres (Itapecirica) com Luiz Tavares de Araujo, português.Com descendentes em SL 7º, 320, 3-1.

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 26-090-1728 se receberam os contraentes com licença de Seu Rdº Vigario Padre João de Pontes na Capella de N Sra dos Prazeres da Comª de Jesus Luiz Tavares de Areaujo filho de Ventura João e sua mulher Maria Tavares moradores no Quintal do Baral freguesia dos Pinheiros de bem posta Bispdo de Coimbra (justificou ser solteiro de deixou fiança para apresentar os banhos) com Mª Sanches da Rocha fª de Jacinto Sanches da Rocha e Thereza de Pontes mors de Santo Amaro. Testemunhas: Domingos Gomes Albernaz Manoel Roiz de Arzão Simão Alz’ e Marcos Pires Machado.

4-8 Izabel Furtado, casou com Antonio João Portugal, natural do Couto de Semide, Comarca e Bispado de Coimbra, filho de João Portugal Montenegro e Maria Marques, conforme justificação de desempedimento para que pudesse se casar.

Dispensas Matrimoniais, ano 1728 - LDS, ACMSP vol 13 Fl 78 Antonio João Portugal e Izabel Furtada de Medeiros 12-06-1728 - Quer casar Antonio João Portugal  filho legitimo de João Portugal (Montenegro) e sua mulher Maria Marques naturais do coito de cimide comarca e Bispado de Coimbra com Izabel Furtada de Medeiros filha legitima de Domingos Furtado de Medeiros já defunto e sua mulher Maria de Fonseca de Arzão, todos naturais da freguesia de Santo Amaro Bispado do Rio de Janeiro. Quer justificar em como he  solteiro e não tem impedimento algum A seu favor testemunharam  Frei Jose de S Bernardo e Frei Jose do Desterro. Em 1730 apresentou certidão vinda de sua terra natal atestando que fora batizado na Paroquial Igreja de Semide aos 23-01-1696.

          Izabel faleceu subitamente aos 05-09-1754

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – óbitos– Aos 05-09-1754 faleceo da vida presente de morte súbita sem sacramentos Izabel Furtada de Arzão filha de Domingos Furtado e Maria Affonsa de Arzão natural desta freguesia e nella moradora casada com Antonio João Portugal e foi amortalhada em mortalha branca e sepultada na Igtreja Matriz. Sem testamento, acompanhada pela Cruz de Fabrica.

Teve ao menos q.d:

4-8-1 Antonia Marques Portugal, herdeira da terça da avó Catarina de Medeiros, batizada aos 05-07-1733. Foi moradora em Santo Amaro onde casou aos 18-09-1754 com Leandro do Prado Bondia, natural de Castela.

Matriz de Santo Amaro – batismos– 05-07-1733; Antonia; Antonio João Portugal e Izabel Furtada. Padrinhos: Antonio Pinto Duarte e sua mulher --- de Jesus.

 

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – casamentos– Aos 18-09-1754; Leandro do Prado Bondia, natural do Reino de Castela, filho de José Prado e Roxas e Tereza Bondia -----, casou-se com Antonia Marques Portugal, filha de Antonio João Portugal e Izabel Furtado de Medeiros, moradora nesta. Testemunhas: João Mendes Raposo, casado, morador nesta e Manoel Esteves Correa.;

 

Filhos q.d:

4-8-1-1 Francisco, batizado em junho de 1755

Matriz de Santo Amaro – batismos– 02-06-1755; Francisco filho de Leandro do Prado Buondia e Antonia Marques Portugal; Padrinhos:Francisco de Medeiros e  Helena de Crasto Leite.

4-8-2 Maria, batizada aos 30-01-1737

Matriz de Santo Amaro – batismos– Aos 30-01-1737; Maria; Antonio João Portugal e Izabel Furtada; Manoel de Souza solteiro e Anna de Oliveira mulher de Manoel Francisco da Silva.

 

4-9 Mariana Nunes de Pontes, nascida cerca de 1700, batizada em São Paulo e moradora em Santo Amaro. Em 1725 ainda estava em Santo Amaro quando foi madrinha de Izabel, 4-11-1 abaixo. Pouco depois foi raptada por Januario Correia Leme, seu parente consanguíneo em 4º grau misto de 3º, com quem pretendia se casar e por isso pediram dispensa da consanguinidade algum tempo antes. Januario e Mariana, ainda solteiros, foram para as minas onde viveram juntos vários anos. Voltaram para São Paulo, onde aos 12-07-1735 Marianna apresentou petição ao Cartório Eclesiastico a fim de justificar seu batismo, que não se encontrou em lugar algum e validar a dispensa anteriormente pedida. Finalmente Mariana e Januario se casam em 1736 na Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos.

(RMJ) ACMSP Volume 23 - Processo de Dispensa Matrimonial- LDS Ano 1733

 12-09-1735 - Diz Marianna Nunes de Pontes moradora na Freguesia da Conceição q (...) he nesrº justificar em como foi batizada visto nam constar a sua idade em Livro algum a Suplte he filha de Dos Furtado de Medeiros e Maria Afonsa de Arzão.

Testemunhas e/o:

Domingos Nunes nat e mor em S Amaro 47 anos. Disse que Mariana foi batizada na Cidade de São Paulo pelo Frei franciscano Antonio de Santa Clara e foram seus padrinhos Guilherme Vicente e Mariana de Camargo moradores em S Amaro e que a justificante teria 35 anos pouco mais ou menos.

Domingos Gomes Albernaz, 50 anos. Disse que a menina saiu da casa dele para ser batizada e para lá retornou após a cerimonia teria 35 anos mais ou menos.

Miguel de Camargo, 33 anos. Ouviu de sua mãe madrinha de Mariana.

Fl 06 – Diz Januario Correa Lemes filho legitimo de Braz Gomes Garcia e Mª Lemes da Sylva que ele está contratado para se casar com Marianna Nunes de Pontes fiçlha de Domingos Furtado de Medeiros e Maria Afonsa de Arzão ... (pede provisão)

Denunciações corridas na Igreja da Conceição onde ambos eram moradopres, não saiu impedimentos, conforme certidão emitida em fevereiro de 1736.

Fl 08 - .. Dizem os hulmildes oradores Januario Correa Leme morador na Freguesia de Santo Amaro e Mariana Nunes de Pontes moradora no mesmo bairro ambos naturaes da mesma freguesia , faz anos que ella foi raptada pelo orador e andaram alguns anos pelas minas geraes e voltaram para São Paulo, são muito pobres, ela é órfã de pai e estão ligados no quarto grau de consanguinidade mixto de terceiro porque:

Manoel de Arzão e Braz de Arzão foram irmãos. De Mel de Arzão procedeo Mª Afonsa e desta a oradora. De Braz de Arzão procedeo Irvira Roiz e de Irvira Rodrigues nasceo Braz Gomes Correa e deste procedeo o orador.

A oradora tem 35 anos e é muito pobre assim como a mãe dela que tem 66 anos de idade. Foi raptada e se não casar com o orador não achará pessoa alguma que com ela se case .(Nota: este depoimento deve ter sido tomado antes de fevereiro de 1734 quando faleceu a mãe da oradora)

Receberam a dispensa e se confessaram no convento de São Bento em 08-02-1736

 

(RMJ) Igreja de N Sra da Conceição de Guarulhos, Casamentos – fl 3v – (termo rasurado na margem esquerda)-

( ) Fevereiro de mil setecentos e trinta e seis se receberão ( ) Sagrado Conc Trid nesta Igreja Matriz de N Srª da Con( )Correa Lemes filho legitimo de Braz Gomes Correa e de sua ( ) Maria Lemes da Sylva naturais de Santo Amaro com Marianna Nunes ( ) filha de Domingos Furtado de Medeiros e sua mulher Maria Afon ( ) já defuntos e também naturais de Santo Amaro  e elles Contraentes moradores nesta frª sendo testemunhas presentes Alferes Pe ( ) Cunha Lobo e Alexandre Roiz do Prado de que fiz este assento O Vgrº Lopo Roiz Velho

 

4-10 Ana de Pontes, filha de Domingos Furtado de Medeiros e Maria Afonso, segundo Silva Leme.

4-11 Maria Furtado, aos 30-11-1722 casou com Vicente Luiz

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – casamentos – Aos  30-9bro-1722 as três horas da tarde recebi in facie Eclesie Vicente Luiz e Maria Furtada de q’ foram testemunhas T: Marcelino Crasto, Braz Gomes, Izabel Pedrosa e Maria Leme;

Vicente e Maria tiveram q.d:

4-11-1 Izabel, batizada em Itapecerica aos 32-12-1725

2v; Matriz de Santo Amaro – batismos – Aos  14-02-1726 me foi apresentada a certidão do batismo em Itapecirica aos 31-12-1725 da inocente Izabel filha de Vicente Luiz e Maria Furtada; Foram Padrinhos: Manoel de Arzão f solt do defunto Manoel de Arzão e Marianna Nunes filha do defunto Domingos Furtado de Medeiros.

4-11-2 Domingos batizado no mesmo lugar em 1727

11v; Santo Amaro- batismos– Aos 11-12-1727 fiz este assento de q. consta ser Bauptizado com licença minha o inocente; Dos; fº de Vte Luis e sua molher Mª Furtada pelo Rmº Pe Anto dos Reis Relligioso da Compª de Jesus aos 8 dezbro da era sima. PP. Antonio Correa de Meira e Izabel de Medeiros.

4-11-3 Maria aos 30-07-1730

20v; Santo Amaro- batismos– Aos 30-07-1730  batizou o Padre Gonçalo de Souza da Companhia de Jesus na Aldea de Ytapicyryca a inocente Mª, filha legitima Vicente Luiz e Maria Affonça; Forão Padros João Luiz e Izabel Furtado

4-12 Paulo, batizado em 06-02-1707, não consta da GP

(RMJ) Matriz de Santo Amaro – batismos– Aos 06-02-1707 batizei Paulo filho de Domingos Furtado de Medeiros e Maria Afonso. Padrinhos Padre Vicente Francisco Carrier Coutinho e Mariana de Pontes.

 

 

Filha bastarda de Domingos Furtado de Medeiros citada pelo pai em testamento:

4-13 Joana. Em 1725 estava casada com Domingos Furtado.

 

_____________________________________________________________

 

DESENTRONCADO

 

1d- Antonio Nunes Furtado, viúvo em 1725

Matriz de Santo Amaro – Óbitos – Aos 16-10-1725 faleceo da vida presente Theodora Furtada freguesa desta freguesia de S. Amaro e mulher de Antonio Nunes Furtado ... que indo de Romaria a N S. de Monserrate a Aldeia dos Pinheiros lá infermou e morreo sem fazer testamento e se sepultou na Capella de dita Sra de Monserrate ... e o termo foi feito aos 23-10-1725.