PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 2º - Ignacia Lemos de Godoy

(atualizado em 20-fevereiro-2017)

 

Bartyra Sette

 

 

Natural de São João Del Rei, também referida como Ignacia de Lemos Oliveira e Godoy, casou com Salvador Lourenço, natural do lugar do Parrei freguesia de S. Martinho de Moreira do Rei Arc. de Braga.

 

Ascendência de

SALVADOR LOURENÇO

 

Salvador faleceu antes de 1769 (casamento da filha Ana Felizarda). Ignacia ditou seu testamento na Fazenda do Jardim, Aplicação da Piedade Termo da Vila de São João del Rei em 04-02-1801, declarando sua naturalidade, filiação, seu estado de viúva e onze filhos, sendo dois já falecidos. Testamento aberto em 12 de Março de 1805.

 

Salvador e Ignacia, segundo inventário e testamento desta (neste site), tiveram doze filhos, situação em 29-05-1805:

1- Manoel Lourenço, padre

2- Maria Lourença

3- João Lourenço

4- Luzia Felicia da Conceição

5- Ana Felizarda

6- Rita Maria de Jesus

7- Antonio Lourenço

8- Francisco Lourenço de Oliveira

9- Feliciana Maria do Sacramento

10- Joaquim Lourenço de Oliveira

11- Ignacia Theodora,

12- Helena Francisca

 

1- Padre Manoel Lourenço de Oliveira

 

Primeiro filho citado no testamento materno, não arrolado no inventário por já ter falecido. Habilitou-se às ordens sacras em Mariana em 18-10-1759, processo neste site onde consta seu batismo em Dezembro de 1735. Deste processo desapareceu o “de genere”, isto é, em Mariana não se encontra esta parte. Em S. Paulo em 1756 encontramos parte do “genere” de Manoel.

 

ACMSP - De Genere ano 1756

Habilitando Manoel Lourenço -

Autos de Genere feitos neste bispado de S. Paulo para seguir para o de Mariana, Suplicante Manoel Lourenço. 08-03-1757

 

Manoel Lourenço, nat/bat na freguesia de N. Sra. do Pilar da vila de S. João del Rei deste bispado, f.l. de Salvador Lourenço, natural e batizado em o lugar do Parrei freguesia de S. Martinho de Moreyra do Rey Arc. de Braga e de Inacia de Lemos de Godoy, n/b na dita freguesia da vila de S. João del Rei, neto paterno de Pedro Lourenço e Senhorinha Gonçalves, naturais do lugar Parrei freguesia de S. Martinho de Moreyra do Rey Arc. de Braga, neto materno de José de Lemos de Oliveira, nat/bat na freguesia de Santa Maria de Ayraens Arc. de Braga e de Raimunda de Godoy, nat/bat na freguesia de Santa Ana da Parnaiba Bispado de S. Paulo.

 

(...) a presente requisitória do Bispado de Mariana (...) para fazer as deligencias por parte de Manoel Lourenço, natural do mesmo bispado de Mariana, filho leg. de Salvador Lourenço, natural do Arc. de Braga e de Ignacia de Lemos de Godoy, natural do dito Bispado, neto pela parte materna de Jose de Lemos Oliveira, n. do dito arcebispado e de s/m Raimunda de Godoy, n/b nesta freguesia de Parnaiba.

 

Inquirições sobre a avó materna do habilitando, Raimunda de Godoy - Parnaiba 02-01-1757 - Testemunhas do limpo sangue de Raymunda de Godoy:

Jose Ribeiro de Siqueira

Cap. Aleixo da Fonseca Maciel

Cosme Rodrigues

Antonio de Godoy Leite

Izabel Bicuda, viúva

Luzia Leme, solteira

Maria da Rocha, viúva

Arcangela de Oliveira, mulher de Pedro da Rocha.

José Ferreira da Silva, viúvo, (...) E ao quarto disse que conheceu nesta Vila a Raymunda de Godoy, a qual era natural desta vila, e dela tem conhecimento há mais de cinquenta anos, de seus pais João Francisco Duarte e Maria de Godoy (...)

 

Diz Manoel Lourenço (...) que precisa apresentar certidão do batismo de sua avó materna Raimunda de Godoy, natural e batizada na freguesia da Parnaiba e filha legitima de João Francisco Duarte e de Maria de Godoy (...).

Certifico que em cumprimento do despacho, revendo os livros dos assentos de batizados nesta e em nenhum deles achei assento algum em que conste o batismo de Raimunda de Godoy, filha dos pais acima nomeados. Parnaiba 6 de M.o de 1757

 

AEAM - Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana-MG

Documento: Habilitação para Ordens

Nome: Manoel Lourenço

Data: 1759

Local: São João del Rei - Ref: 1584

Transcrito e Resumido por: Projeto Compartilhar

Obs: Não foi encontrado o processo "de genere", apenas o 'de moribus", a certidão do batismo de Manoel Lourenço e a formação do patrimônio.

 

Autuação do processo de "moribus":

Data: 18-Outubro-1759

Local: cidade de Mariana-MG

 

Batismo: Em um dos Livros findos e que serve de assentos de batizados da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da vila de São João del Rei, f.ª desta Comarca, em um deles a folhas cento e secenta e (nove?) (...) aos ---- de Dezembro de mil setecentos e trinta e cinco, na Capela de Santa Rita desta Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, batizou o Reverendo Capelão dela Jose Fernandes Barros, a Manoel, filho de Salvador Lourenço e de sua mulher Ignacea de Godoys, e pos os santos óleos. Foram padrinhos Antonio Ribeyro da Sylva, solteyro e Elenna da Sylveyra, casada. Todos desta freguesia (...)

 

AEAM - Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana-MG

Documento: De Genere

Nome: Manoel Lourenço de Oliveira

Data: 1782

Local: Aiuruoca - Ref: R:1585 / A: 9 / P:1585

Transcrito por: Izabella Fátima Oliveira de Sales a pedido de Regina Junqueira

Obs: No processo consta apenas a parte referente ao patrimônio e esta não apresenta dados genealógicos.

 

Padre Manoel, muito doente, redigiu seu testamento em São João Del Rei onde era morador. Seu inventário (neste site) foi aberto em 1802 pelo irmão Antonio Lourenço. Herdou sua mãe.

 

 

2- Maria Lourença de Oliveira

 

Casou aos 13-10-1751 com Antonio Ferreira Rocha natural da Freguesia de São Martinho de Sande, termo da Vila de Guimarães, Arcebispado de Braga, filho de João Ferreira e Catarina Gonçalves da Rocha

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. da Piedade aos 13-10-1751 Antonio Ferreira da Rocha n. de S. Martinho do Sande Arc. Braga, f.l. João Ferreira e Catarina Gonçalves = cc Maria Lourenço de Godoy, desta, f.l. Salvador Lourenço e Inácia Leme de Godoy.

Antonio faleceu viúvo em 12-10-1809 com testamento (neste site) ditado na Fazenda da Cachoeira de São Miguel em 15 de setembro de 1805. Declarou de seu matrimônio onze filhos:

 

- Silveria, batizada em 22-05-1785, não é citada no testamento paterno.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, aos 22-05-1785 Silveria, f.l. Antonio Ferreira da Rocha e Maria Lourenço de Godoy, padr.: Felisberto Ferreira, solteiro e Maria Madalena, filhos de Antonio Ferreira da Rocha.

2-1 Antonio Ferreira Rocha, 1º testamenteiro paterno.

2-2 Luiz Ferreira Rocha, batizado em 24-02-1761. Aos 08-03-1815 casou com Mariana Maria de Jesus, viúva de José Joaquim da Cunha.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 24-02-1761, Luiz, f.l. Antonio Ferreira da Rocha e Maria Lourenço de Godoy, padr.: Manoel e Luzia, filhos de Salvador Lourenço.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 08-03-1815 Capela de Nazaré, Luiz Ferreira da Roxa, f.l. Antonio Ferreira Roxa e Maria Lourença, n/b nesta freguesia; = cc. Mariana Maria de Jesus, viuva de Jose Joaquim da Cunha.

2-3 Ana Maria de Jesus, batizada em 10-08-1762. Aos 24-05-1780 casou com Manoel Antonio Borges, natural de S. Salvador do Freixo-PT, filho de Antonio Borges e Joana Teixeira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 10-08-1762, Ana, f.l. Antonio Ferreira da Rocha, n. S. Martinho comarca de Guimarães Arc. Braga e Maria Lourenço de Godoy, n. N. Sra do Pilar Bispado de Mariana, np João Ferreira e Catarina Gonçalves, nm -------- e Inacia de Lemos, padr.: Antonio da Costa e Ana, filha de Salvasdor Lourenço.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 24-05-1780 Capela S. Gonçalo da Ibituruna, Manoel Antonio Borges, f.l. Antonio Borges e Joana Teyxeira, n/b na freg. S. Salvador do Freixo Arc. Braga; = cc. Ana Maria de Jesus, f.l. Antonio Ferreira Rocha e Maria Lourença de Oliveira, n/b nesta

 

Pouco mais de um ano depois, já viúva, Ana Maria casou em segundas com Luiz Carvalho Ferreira, natural de S. Salvador dos Galegos, Porto-PT, filho de Domingos Carvalho e Ana Ferreira

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 27-08-1781 Capela S. Gonçalo da Ibituruna, Luiz Carvalho Ferreira, f.l. Domingos Carvalho e Ana Ferreira, n/b na freguesia de S. Salvador de Galegos Bispado do Porto; = cc. Ana Maria de Jesus, viuva de Manoel Antão(sic) Borges, e f.l. de Antonio Ferreira Rocha e Maria Lourença de Oliveira, n/b nesta freguesia de SJDR

Entre os filhos de Luiz e Ana:

2-3-1 José de Carvalho Ferreira batizado aos 04-10-1783. Aos 15-10-1806 casou com Genoveva Joaquina do Espírito Santo, filha de Manoel Joaquim da Costa Valle e Antonia Violante do Espírito Santo, família “Francisco Inácio Botelho”. Genoveva faleceu em 1810. Em 1815 a filha única do casal vivia com a avó paterna. Geração na família citada.

Lavras, MG Igreja Santana aos 04-10-1783 na ermida de N Sra do Rosario filial desta matriz bat a Jose, f.l. Luiz Carvalho Ferreira e Ana Maria de Jesus, padr.: Jose Carvalho e Maria da Assunção mulher de Jose da Silveira Pinto.

          José casou segunda vez aos 22-07-1816 com Ana Maria de Jesus:

Lavras,MG –aos 22-07-1816 na ermida de S. Domingos filial desta matriz, Jose de Carvalho Ferreira, viuvo de Genoveva Ignacia(sic) do Espirito Santo = cc Ana Maria de Jesus. Test.: Manoel de Carvalho Ferreira e D. Vitoria de Jesus, todos desta freguesia e receberam as bençãos nupciais.

2-3-2 Mariana, batizada em 134-01-1792.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 13-01-1792 nesta matriz bat a Mariana, f.l. Luiz de Carvalho Ferreira e Ana Maria de Jesus, padr.: Jose de Carvalho Ferreira e Maria Antonia.

2-3-3 Domingos, batizado por 1799

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos no ano de 1799 com pouca diferença nesta matriz  bat a Domingos, f.l. de Luiz de Carvalho Ferreira e Ana Maria de Jesus, foram padrinhos João Rodrigues da Costa e Micaela Francisca.

2-3-4 Rita, por 1800.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos no ano de 1800 com pouca diferença nesta matriz bat a Rita, f.l. Luiz de Carvalho Ferreira e Ana Maria de Jesus, foi padrinho Luiz Ferreira da Rocha.

2-3-5 Custódio de Carvalho Ferreira, batizado por 1805. Em 05-02-1827 casou com Sabina Alexandrina do Amor Divino.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplementos no ano de 1805 com pouca diferença nesta matriz bat a Custodio, f.l. Luiz de Carvalho Ferreira e Ana Maria de Jesus, padr.: Antonio Ferreira da Rocha e Joana Maria Pintora(sic).

 

Lavras, MG Igreja Santana aos 05-02-1827 nesta matriz Custodio de Carvalho Ferreira cc Sabina Alexandrina do Amor Divino, test.: Lcdo. Francisco [---] de Araujo e João Batista Passos.

2-3-6 Ponciano, por 1805.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos no ano de 1805, com pouca diferença, nesta matriz nat a Ponciano, f. Luiz de Carvalho Ferreira e Ana Maria de jesua, padr.: Cap. Francisco Jose de Araujo e Genoveva Maria.

2-4 Luiza Ferreira da Paixão, batizada em 20-11-1763. Casou com Antonio da Costa Leal “Deixo as minhas netas filhas de Antonio da Costa e minha filha Luiza, cinqüenta mil réis repartidos por todas”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 20-11-1763 Luiza, f.l. Antonio Ferreira da Rocha e Maria Lourenço de Godoy, padr.: Jose Dias da Rocha e Inacia Lemos.

          Antonio, provavel filho de João Pires da Costa e Francisca da Silva Chaves (família “João Pires da Costa), convolou segundas nupcias aos 10-11-1805 com Maria Lopes de Siqueira, filha de Antonio Lopes de Siqueira e Mariana Francisca do Pilar. Família “Lopes de Siqueira” Cap. 6º.

 

          Pais de, que compareceram no inventário do avô materno como legatárias e q.d.:

2-4-1 Antonia Luiza, natizada na capela de Nazaré em 10-04-1785. Casou com Francisco Mendes Carneiro (?)

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap N. Sra. de Nazare aos 10-04-1785 pos os santos oleos a Antonia, f.l. Antonio da Costa Leal e Luiza Ferreira da Paixão. Foi batizada em casa em necessidade por Anacleto Pereira da Silva.

2-4-2 João Ferreira da Costa, batizado em 30-07-1786. Casou aos aos 28-05-1813 com Ana Leonarda dos Passos, filha de Antonio Alves de Lima e Ana Rosa dos Santos, família “Domingos da Silva Ramos”, neste site.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap N. Sra. de Nazare aos aos 30-07-1786 João, f.l. Antonio da Costa Leal e Luiza Ferreira a Paixão, padr.: Antonio Ferreira da Rocha e Izabel Maria de Jesus, casada.

 

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 28-05-1813 Cap. das Dores, João Ferr.ª da Costa, f.l. Antonio da Costa Leal e Luisa Ferr.ª da Paixão; = cc Anna Leonarda dos Passos, f.l. de Altonio Alz de Lima e Anna Roza dos Santos. Nts/bts nesta.

 

2-4-3 José, batizado em 01-11-1789.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap N. Sra. de Nazare aos 01-11-1789 Jose, f.l. Antonio da Costa Leal e Luiza Ferreira a Paixão, padr.: Felisberto Ferreira da Rocha, solteiro e Maria Madalena, solteira

2-4-4 Ana Luiza do Nascimento casou aos 21-08-1805 com Inácio Alves Lima, filho de Inácio Alves Lima e Margarida da Silva de Moraes, neto paterno José Alves de Lima e Gertrudes Maria de Jesus, neto materno de Raimundo da Motta e Inácia da Silva Ramos; família “Domingos da Silva Ramos”

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, 21-08-1805 na Ermida Divino Espirito Santo, filial desta Matriz, Ignacio Alz de Lima, f.l. de Ignacio Alves Lima e Margarida da Silva de Moraes; = cc. Anna Luiza do Nascimento, f.l. de Antonio da Costa Leal e Luiza Ferreira da Paixam. Nts. desta freg. Lavras do Funil.

2-4-5 Francisca Luiza do Nascimento casou aos 10-02-1806-com Antonio da Silva Monteiro, filho de João da Silva Lemes e Ana Martins.

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil aos 10-02-1806 matriz, Antonio da Silva Monteiro, f.l. de João da Silva Lemes e Ana Miz; = cc. Francisca Luzia do Nascimento, f.l. de Antonio da Costa Leal e Luiza Ferreira da Paixão.

 

2-5 Maria Madalena da Rocha, aos 25-02-1794 casou com Antonio Alves de Oliveira, filho de João Alves dos Santos e Domingas de Oliveira, neto paterno de Manoel dos Santos e Josefa Ribeiro, neto materno de Timoteo de Oliveira e Maria Vitória, família “João Alves dos Santos”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap.S. Gonçalo de Ibituruna aos 25-02-1794 Antonio Alves de Oliveira, desta, f.l. João Alves Santos e Domingas de Oliveira = cc Maria Madalena, desta, f.l. Antonio Ferreira da Rocha e Maria Lourenço. test.: Cap. Francisco Xavier Ferreira e Antonio Luiz de Souza.

          Antonio faleceu aos 14-04-1830 com testamento registrado no Livro de Campanha.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA01, 1819-1283 Testamentos - Campanha da Princesa

 Antonio Alves de Oliveira; registro do testamento de Antonio Alz de Oliveira falecido aos 16-04-1820, testamenteiros s/mulher Maria Magdalena, João Alz de Oliveira, por conta 4 anos.

Eu Antonio Alves de Oliveira, f.l. de João Alves dos Santos e Domingas de Oliveira, ambos já falecidos, natural da freguesia de N. Sra. do Pilar, casado com Maria Madalena, filha de Antonio Ferreira Rocha e sua mulher.

Declaro que do sobredito matrimonio tenho três filhos: João= Merencianna e Rofina e os instituo por meus universais herdeiros.

Testamenteiros: 1º a dita minha mulher unida com nosso filho João Alves em um só corpo,

Devo ao meu cunhado Jose Garcia, morador nas Lavras do Funil, 8$400 réis

13-03-1820

Aprovação aos 23-03-1820

Abertura aos 16-04-1820

 

Tiveram três filhos:

2-5-1 Merenciana

2-5-2 Rufina, batizada em 18-03-1798

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 18-03-1798 Rufina, f.l. Antonio Alves de Oliveira e Maria Madalena, padr.: João Alves dos Santos e Ana Raquel de Jesus.

2-5-3 João Alves de Oliveira, batizado em 22-10-1800.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 22-10-1800 João, f.l. Antonio Alves de Oliveira e Maria Madalena, padr.: Joaquim Ferreira Roxa e Ana Joaquina de Jesus.

 

2-6 João Ferreira da Rocha casado com Ana da Silva Chaves, filha de João Pires da Costa e Francisca da Silva Chaves, família “João Pires da Costa”..

Diz Francisco da S.ª Chaves, tutor da órfã sua irmã Ana da Silva Chaves, órfã de João Pires da Costa e Francisca da Silva Chaves que ele a tem justo para casar com João Ferreira Rocha, homem branco, filho de Antonio Ferreira Rocha (...).

Pais de, q.d.:

2-6-1 Manoel, batizado em 15-08-1784.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 15-08-1784 Manoel, f.l. João Ferreira da Rocha e Ana da Silva Chaves, padr.: Antonio Ferreira da Rocha e s/m Maria Lourenço, avós do batizando.

2-6-2 Domingos, em 02-04-1786.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 02-04-1786, Domingos, f.l. João da Rocha e Ana da Silva Chaves, padr.: Antonio Ferreira da Rocha e Maria Madalena.

2-6-3 Joaquina, em 20-09-1788

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 20-09-1788 Joaquina, f.l. João Ferreira da Rocha e Ana da Silva Chaves, padr.: Joaquim Ferreira da Rocha e Ana Alves da Fonseca.

2-6-4 Ana, em 09-01-1791.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 09-01-1791 Ana, João Ferreira da Rocha e Ana da Silva Chaves, padr.: Jose Ferreira da Rocha, solteiro e Francisca Teesa do Nascimento, casada.

2-6-5 Mariana Clara da Silva aos 22-06-1808 casou com Francisco Lopes de Siqueira, filho de Joaquim Lopes de Siqueira e Leonarda Maria de Moraes. Família “Lopes de Siqueira” Cap. 8º.

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 22-06-1808 Cap. S. João Nepomuceno, filial desta matriz, Francisco Lopes de Siqueira, f.l. de Joaquim Lopes de Siqueira e Leonarda Maria de Moraes, n/b na Cap. de Santo Antonio do Rio das Mortes da freg. de S. João delRei; = cc. Marianna Clara da Silva, f.l. de João Ferreira Rocha e Anna da Silva Chaves, n/b freg. Lavras.

 

2-7 José, batizado em julho de 1770.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna em Julho de 1770 Jose, f.l. Antonio Ferreira da Rocha e Maria Lourenço de Godoy, padr.: Alf. Francisco Ferreira, solteiro e Rosa de Oliveira.

2-8 Felisberto Ferreira Rocha aos 30-06-1794 casou com Ana Inácia de Jesus, filha de João da Costa Sampaio e Maria Ribeiro da Silva, neta materna de João Ribeiro da Silva e Jacinta Maria de Jesus. Geração na família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado I.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 30-06-1794, Felisberto Ferreira da Rocha, f.l. Antonio Ferreira da Rocha e Maria Lourenço = cc Ana Inacia Joaquina, desta, f.l. Jose da Costa Sampaio e Maria Ribeiro de Jesus, test.: Francisco Xavier Ferreira e Antonio Luiz de Souza.

 

2-9 Joaquim Ferreira da Rocha aos 09-11-1814 casou com Maria Teixeira de Carvalho, 9-8 abaixo, filha de Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria do Sacramento.

Inventário de Francisco da Silva Chaves:

Diz Joaquim Ferreira Rocha que falecendo seu cunhado Francisco da Silva Chaves, morador em casa de José Pires Ferreira, Aplicação do Senhor Bom Jesus de Matosinhos da Freguesia de São Bento do Tamanduá (...).

Pais de, q.d.:

2-9-1 José, batizado em 14-07-1816.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 14-07-1816 Jose, f.l. Cap. Joaqum Ferreira Rocha e Maria Teixeira de Jesus, padr.: Cap. Joaquim Pio da Silva e D. Maria Ignez da Silva.

2-9-2 Vicente, em 12-09-1817.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 12-09-1817 Vicente, f.l. Cap. Joaqum Ferreira Rocha e Maria Teixeira de Jesus, padr.: Bento Ferreira Rocha e s/m Barbara Joaquina.

2-10 Francisca Teresa do Nascimento (ou de Jesus) aos 21-04-1790 casou com Francisco da Silva Chaves, natural de São João del Rei, filho de João Pires da Costa e de Francisca da Silva Chaves, neto paterno de Domingos Gonçalves da Estrada e Maria Pires da freguesia de Santa Eulalia Conselho de Bastos do Arcebispado de Braga, neto materno de Manoel da Silva Chaves e Bernarda Rodrigues, da freguesia de São João del Rei, família “João Pires da Costa”.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 21-04-1790  (Francisco da S.ª Chaves e Fran.ca Theodora(sic) do Nascim.to) Capela -, Francisco da Silva Chaves, f.l. João Pires e Francisca -------; = cc. Francisca Theresa(sic) do Nascimento, f.l. de Antonio Ferreira da Rocha e de Maria Lourença de Oliveira. Ambos nts/bts ----

          Francisca faleceu aos 01-01-1795 e Francisco em 13-11-1803 na Barra do Jacaré com testamento.

Lavras, MG aos 01-01-1795 faleceu Francisca Teresa do Nascimento cc Francisco da Silva Chaves, sepultada dentro desta matriz.

Francisco nomeia como testamenteiros “a meu cunhado Antonio Ferreira Rocha, e na falta deste a meu cunhado Felisberto Ferreira Rocha “. Declara o filho único do matrimônio e reconhece o filho natural. Inventário neste site e geração natural na família citada.

          Francisca e Francisco tiveram o filho único:

2-10-1 Francisco, batizado em 11-05-1790

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 11-05-1790 na capela da Sra do Rosario dos Serranos bat a Francisco, f.l. Francisco da Silva Chaves e Francisca Teresa, padr.: Antonio Fer[dobra] Rocha e Maria Madalena,

          Com 11 anos em 1804. Com cerca de 19 anos se dispos “a se casar com uma filha do Alferes José Francisco Morato”.

Francisco Ferreira da Silva Chaves aps 04-04-1810 casou com Mariana Antonia de Jesus, filha do Alferes José Francisco Morato e Ana Maria Pimenta de Godoy, neta materna de Tomé Pimenta Pinto e Domingas Rodrigues Barbosa. Família “Pimenta de Godoy” Cap. 1º.

Lavras, MG Igreja de Santa Ana aos 04-04-1810 na ermida do Sr. Bom Jesus dos Perdões da Mata filial desta matriz de Santa Ana das Lavras do Funil Francisco da Silva Chaves e D. Mariana Antonia de Jesus, aquele f.l. Francisco da Silva Chaves e Francisca Teresa, e  D. Mariana Antonia de Jesus f.l. Alf. Jose Francisco Morato e Ana Maria Pimenta. Ambos nascidos e batizados nesta freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil, precedeu a dispensa de parentesco. Testemunhas Diogo Antonio de Medr.os Alvim, e Jose Anastacio.

Em 1813 Francisco e Mariana abstiveram-se da herança de Ana Maria Pimenta. Em 1831 comparecem no censo de Boa Esperança no fogo 2:

Censo 30-11-1831 Boa Esperança- 2: todos brs.

- Francisco Ferreira da S.ª Chaves, 40, cc. negociante

- Marianna Antonia de Jesus, 42, cc. fiandeira

- Joaquim Ferr.ª da Silva Chaves, 20, cc. negociante

- D. Maria Silveria de Figueiredo, 18, cc., rendeira

- Francisco, 1 ano.

Em 1813 Francisco e Mariana abstiveram-se da herança de Ana Maria Pimenta. Em 1831 comparecem no censo de Boa Esperança no fogo 2:

Censo 30-11-1831 Boa Esperança- 2: todos brs.

- Francisco Ferreira da S.ª Chaves, 40, cc. negociante

- Marianna Antonia de Jesus, 42, cc. fiandeira

- Joaquim Ferr.ª da Silva Chaves, 20, cc. negociante

- D. Maria Silveria de Figueiredo, 18, cc., rendeira

- Francisco, 1 ano.

Francisco Ferreira da Silva Chaves e Mariana Antonia de Jesus tiveram o filho, q.d.:

2-10-1-1 Joaquim Ferreira da Silva Chaves aos 11-08-1829 casou com Maria Silvéria de Figueiredo, filha de Antonio Alves de Figueiredo e Cândida Nicesia Branquinho. Geração na família “Villela” Cap. 7º.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 11-08-1829 - Joaquim Ferreira da Silva Chaves, nat. Lavras e Maria Silvéria de Figueiredo, nat. Lavras.

 

2-11 Bento Ferreira Rocha, batizado aos 08-08-1779 na Ibituruna, casou aos 23-09-1801 com Joaquina Bárbara Monteira, filha do Cirurgião Manoel Domingues Monteiro e Francisca da Costa Louzada, família “José Ribeiro Amorim”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 08-08-1779 Bento, f.l. Antonio Ferreira da Rocha e Maria Lourenço de Godoy, padr.: João Ferreira da Rocha e Luzia Maria Ferreira.

 

B7 Casamentos - SJDRei, aos 23-09-1801 Capela N. Sra Nazaré, Bento Ferreira Rocha, f.l. Antonio Ferreira Rocha e Maria Lourença de Oliveira, n/b nesta freguesia; = cc. Joaquina Barbara Monteira, f.l.do Cirurgião Manoel Domingues Monteiro e Francisca da Costa Louzada, n/b freg. Santa Ana das Lavras do Funil.

 

Bento faleceu com testamento, redigido em Campanha na Fazenda Barra do Ribeirão dos Porcos, aberto aos 15-06-1859 declarando os seis filhos de seu casal:

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do Testamento com que faleceu Bento Ferr.ª Rocha a 15-06-1859 de quem é testamenteiro Bento Ferr.ª Guim.es.

Eu, Bento Ferreira Rocha, n. de S. Gonçalo da Ibituruna municipio de S. João del Rei Bispado de Mariana, f.l. Antonio Ferreira Rocha e Maria Lourença de Oliveira, ambos falecidos. Sou cc. Joaquina Barbara Monteira, a qual por graça de Deus ainda existe em minha companhia, da qual tenho seis filhos: Bento = Gracianno = João = Lina = Francisca = Maria, os quais constituo por meus herdeiros na forma da Lei.

Testamenteiros: 1º a meu filho Bento, 2º meu filho Gracianno, 3º meu filho João.

(...) o restante de minha terça deixo aos meus três filhos Bento = Graciano e = João.

12-11-1855 nesta minha Fazenda e casa, Barra do Ribeirão dos Porcos, Bento Ferreira Rocha

Aprovação 16-11-1855

Abertura 15-06-1859

Aceitação12-08-1859 Bento Ferreira Guimarães

 

2-11-1 Bento Ferreira Guimarães, testamenteiro paterno.

2-11-2 João

2-11-3 Lina, batizada na capela de Nazaré em 05-09-1806.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra Nazare aos 05-09-1806 Lina, f.l. Bento Ferreira Rocha e Joaquina Barbara Monteiro, padr.: Joaquim Ferreira Rocha, solteiro e Maria Inacia Monteiro, solteira.

2-11-4 Francisca, em 03-09-1809. Francisca de Paula, em Douradinho aos 16-02-1828 casou com José Quirino Pinto, filho de Francisco Pinto de Barros e Vitória de Souza Pereira, família “Manoel Lourenço Rafael”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra Nazare aos 03-09-1809 Francisca, f.l. Bento Ferreira Rocha e Joaquina Barbara Monteiro, padr.: Luiz Ferreira Rocha, solteiro e D. Maria Narcisa de Jesus, casada.

 

Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 16-02-1828 Jose Quirino Pinto, f.l. Francisco Pinto e Vitoria Pereira, n/b na vila de S. Jose = cc Francisca de Paula, f.l. Bento Ferreira da Rocha e Joaquina Barbara, n/b na vila de S. João.

 

2-11-5 Maria Lourença de Oliveira, aos 23-08-1830 em Duradinho-MG, casou com Graciano Antonio de Oliveira, filho se José Antonio de Oliveira e Ana Joaquina do Espírito Santo.

B7: Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 23-08-1830 Graciano Antonio de Oliveira, f.l. Jose Antonio de Oliveira e Ana Joaquina do Espirito Santo = cc Maria Lourença de Oliveira, f.l. Bento Ferreira Rocha e Joaquina Barbara. Ambos nts da freg. das Lavras.

2-11-6 Graciano Ferreira Guimarães, batizado na Ibituruna em 16-04-1815. Em Douradinho-MG aos 22-07-1844 casou com Emerenciana Maria de Jesus (ou Rodrigues) filha de José Rodrigues Goulart e Maria Inácia Monteira”, família “Isabel Pedrosa”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 16-04-1815, Graciano, f.l. Bento Ferreira Rocha e Joaquina Barbara Monteiro, padr.: Jose Lima, desta e Francisca de Paula de Macedo, da freg. de Lavras.

 

 

3- João Lourenço de Oliveira

 

Batizado em 24-06-1738. Em 1761 casou com Rita Rosa de Jesus, natural da Borda do Campo.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 24-06-1738 João, f.l. Salvador Lourenço e Inacia Lemos Godoy, padr.: Sebastião Ferreira Leitão.

 

(RMJ) Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas. Aos trinta de (ilegivel) de 1761, nesta Villa da Piedade. João Lourenço de Oliveira, natural desta freguesia, fl de Salvador Lourenço e Ignacia Lemos de Godoy, c.c.Rita Roza de Jesus, natural da Borda do Campo, fl de Manoel Lourenço do Amaral e Izabel Roza.

 

Rita Rosa era filha de Manoel Lourenço do Amaral e Izabel Rosa de Jesus, naturais da Ilha do Pico, neta paterna de Antonio Lourenço e Maria do Amaral, neta materna de João Gracia Serpa e Maria da Boa Nova, família “Isabel Rosa de Jesus”, neste site.

João já era falecido em 1801 (testamento materno) e foi representado no inventário de sua mãe por seis filhos:

 

3-1 João, batizado em 01-03-1762.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 01-03-1762 João, f.l. João Lourenço de Oliveira e Rita Rosa, padr.: Antonio Ferreira e ----- filha de Salvador Lourenço.

3-2 Mariana, casada com Januário da Gama.

3-3 Francisca, batizada em 08-11-1772, casada com João Ignacio

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 08-11-1772 Francisca, f.l. João Lourenço de Oliveira e Rita Rosa, padr.: Francisco Antonio Lourenço e Izabel Rosa de Jesus.

3-4 Antonio, 30 anos em 1805.

3-5 Pedro, com 27 anos em 1805. Pedro Lourenço de Oliveira aos 22-08-1800 casou com Maria Francisca de Jesus, filha do falecido Antonio Machado Pereira e Maria da Conceição de Jesus.

Jacui, MG matr. - aos 22-08-1800 em casas de Jose da Cruz. Pedro Lourenço de Oliveira n. desta freg. f.l. do falecido João Lourenço de Oliveira e Rita Rosa de Jesus = cc Maria Francisca de Jesus n. do Piui do bispado de Mariana f.l. do falecido Antonio Machado Pereira e Maria da Conceição de Jesus.

3-6 Joaquim Lourenço de Oliveira aos 20-02-1803 casou com Mariana Barbosa Gomes, filha dos falecidos Antonio Gomes Lima e Maria Barbosa da Cunha

Jacui, MG matr. - aos 20-02-1803 nesta matriz Joaquim Lourenço de Oliveira f.l. do falecido João Lourenço de Oliveira e Rita Rosa de Jesus= cc Mariana Barbosa Gomes f.l. dos falecidos Antonio Gomes Lima e Maria Barbosa da Cunha. Ambos são moradores desta freguesia no bairro da Bocaina.

 

 

4 Luzia Felícia da Conceição

(atualizado em 19-março-2016)

 

4 Luzia Felícia, batizada em 26-06-1746, casou duas vezes. Em 11-01-1787, viúva de Francisco Alves de Souza, Luzia casou com Francisco Vaz Rodrigues, natural de Baependi.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 26-06-1746 Luzia, f.l. Salvador Lourenço e Inacia Lemos Godoy, padr.: Antonio Valle Ribeiro e Luzia Crus cc Antonio Martins Saldanha.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 11-01-1787 matriz, Francisco Vas Rodrigues, f.l. Francisco Vas Rodrigues e Joana Martins de Siqueira, n/b na freg. Aiuruoca;= cc. Luzia Felicia da Conceição, f.l.Salvador Lourenço e Inacia Lemos de Godois, viuva de Francisco Alves de Souza, n/b na Capela da Piedade desta freguesia.

 

          Francisco Vaz era filho de Joana Martins de Siqueira, natural de Baependi e seu segundo marido Francisco Vaz Rodrigues, natural de S. Salvador de Sabadim Arc. de Braga e casados em Aiuruoca em 22-10-1749, neto paterno de Pascoal Rodrigues e Maria Vaz, neto materno de Francisco Martins e Teodosia de Brito. Joana era viúva de Manoel Fernandes sepultado em S. Miguel do Cajuru.

Aiuruoca, MG aos 22-10-1749 nesta paroquial se receberam Francisco Vaz, f.l. de Pascoal Rodrigues e Maria Vaz, n/b na freguesia de S. Salvador de Sabadim termo dos Arcos Arc. de Braga = Com Joana Martins, f.l. de Francisco Martins e Teodosia de Brito, n/b na freguesia de Baependi desta comarca, viuva de Manoel Fernandes sepultado na freguesia de S. Miguel do Cajuru. Testemunhas Manoel Alves Souto, casado e Jose Pinto Vayam, casado, ambos moradores no arraial desta matriz.

 

Luzia e Francisco Alves foram pais de, q.d.:

4-1 José, batizado em 9-09-1764.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 09-09-1764 Jose, f.l. Francisco Alves Souza e Luiza Felicia da Conceição, padr.: Jose Lourenço e Inacia Lemos Godoy.

4-2 Feliciana, em 21-02-1768.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 21-02-1768 Feliciana, f.l. Francisco Alves Souza e Luzia Felicia da Conceição, padr.: ---- Lourenço e Rita Maria, solteiros.

4-3 Inácio Alves de Souza, batizado aos 15-08-1773 em São João del Rei. Casou aos 24-11-1803 com Joaquina Clara do Nascimento, filha de Francisco Antonio Pereira e Clara Joaquina de Toledo (família “Domingos Antonio Pereira”).

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 15-08-1773 Inacio, f.l. Francisco Alves Souza e Luzia Felicia da Conceição, padr.: Jose Rabelo Machado e Inacia Lemos de Godoy.

 

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil-MG, 24-11-1803 na Ermida Divino Espirito Santo, filial desta Matriz, Ignacio Alz de Souza, f.l. de Francisco Alz de Souza e Luzia Felisia da Conceição, n. freg. da vila de S. João del Rei; = cc. Joaquina Clara do Nascimento, f.l. de Francisco Antonio Pereira e Clara Joaquina de Toledo, n. desta freg. Lavras.

Prováveis pais de:

4-3-1 Francisco Inácio de Sousa casou com Ana Francisca de Paula, filha de José Joaquim Alves e Ana Joaquina dos Reis, esta inventariada em 1841 no Espírito Santo dos Coqueiros (inventário neste site).

Foram irmãos inteiros de Ana Francisca:

- Jose Teodoro Alves, solteiro com 21 anos em 1841, morador no Morro do Chapéu.

- Maria Carolina, falecida, foi casada com Jose Caetano Freire e deixa a filha Maria Cândida com um ano e quatro meses.

 

4-4 Ana Alves da Fonseca aos 07-05-1779 casou com Joaquim Antonio Pereira, filho de Domingos Antonio Pereira e Maria Gertrudes. (família “Domingos Antonio Pereira”).

 

4-5 Antonio Alves de Souza aos 11-02-1793 casou com Joana Teodora de Jesus, filha de Antonio Rodrigues da Costa e sua primeira mulher Francisca de Souza, família “Antonio Borges”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. do Bom Sucesso aos 11-02-1793 Antonio Alves Souza, desta, f.l. Francisco Alves Souza e Luzia Felicia da Conceição = cc Joana Teodora de Jesus, desta, f.l. Antonio Rodrigues da Costa e Francisca de Souza, test.: Jacnto Jose de Castro e Francisco da Costa.

          Joana e Antonio tiveram, pelo menos:

4-5-1 Gabriel Alves de Souza aos 20-11-1828 casou com Emerenciana Cândida do Nascimento, filha de João Ferreira da Cruz e Rosa Gonçalves Chaves, família “José Ribeiro Amorim”.

Lavras, MG Igreja Santana matr - aos 20-11-1828 nesta matriz Gabriel Alves de Souza, f.l. Antonio Alz de Souza e Joana Teodora de Js = cc Emerenciana Candida do Nascimento, f.l. João Ferreira da Cruz e Rosa Glz Chaves. Naturais desta mesma freguesia.

 

 

5 Ana Felizarda da Anunciação

 

Batizada em 15-10-1747. Aos 04-02-1769, casou com Sebastião Luiz da Silva, natural de Viana, filho de Pascoal Lopes Amorim e Maria Gomes da Silva.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 15-10-1747 Ana, f.l. Salvador Lourenço e Inacia Lemos Godoy, padr.: Manoel Martinho Moura e Angela de Moraes,

 

RMJ: São João Del Rei, casamentos – Capela do Rio Grande- Aos 04-02-1769, pelas 11h da manhã. Sebastião Luiz da Silva, natural da Freguesia de N. Sra de Monteserrate da Vila e Comarca de Viana, Arc, de Braga, f.l. Pascoal Lopes Amorim e Maria Gomes da Silva = Ana Felizarda, natural da freguesia de N Sra do Pilar da Villa de S João Del Rei, filha de Salvador Lourenço, já defunto, e Ignacia de Lemos e Godoy Testemunhas: Francisco Alves de Souza e Felipe Teixeira de Carvalho

 

Sebastião já era falecido em 1805. Ana Felizarda faleceu em 30-06-1835 com testamento e teve inventario aberto em 16 de outubro do mesmo ano por seu genro Miguel.

 

Oito filhos comparecem ou são representados no inventário (neste site):

 

5-1 Antonia Luzia da Silva, batizada em 17-01-1770, casada com João Antonio Pereira. Provavelmente casados em 04-07-1785 e João filho de Domingos Antonio Pereira e Maria Gertrues, família “Domingos Antonio Pereira.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 17-01-1770 Antonia, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda, padr.. Inacia Lemos de Godoy, viuva.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Piedade aos 04-07-1785 ---- Antonio P----, desta, f.l.--in-- ---- e Maria ---- = cc -----, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda, test.: Domingos Antonio Pereira e Manoel Antonio Pereira.

 

          Antonia e João, ambos falecidos antes de 1835, deixaram filhos que então moravam no termo da Vila de Pouso Alegre.

5-1-1 Antonio Pereira da Silva, batizado em 08-08-1790, casado.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Nazare aos 08-08-1790 Antonio, f.l. João Antonio Pereira e Antonia Luzia da Silva, padr.: Joaquim Ferreira da Rocha, solteiro e Maria Gertrudes, casada.

5-1-2 João Antonio Pereira, viúvo.

5-1-3 Francisca, batizada em 27-06-1795. Casada com Joaquim da Silveira Pinto.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Nazare aos 27-06-1795 Francisca, f.l. João Antonio Pereira e Antonia Luzia da Silva, padr.: Domingos Antonio Pereira e Maria Nazare.

5-2 Luiza Antonia da Silva, batizada em 06-01-1773. Foi a primeira mulher Gonçalo Alves Pedrosa, filho de Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção Franca, ambos falecidos representados por oito filhos. Geração na família “Os Alves Pedrosa” Cap. 11º.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 06-01-1773 Luiza, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda, padr.: Padre Antonio Martins Saldanha e Maria Madalena cc Antonio Lourenço de Oliveira.

5-3 Sebastião Luiz da Silva, batizado em 02-02-1774. Casou aos 15-07-1795 com Izabel Antonia de Araújo Silva, filha do Capitão Vicente Ferreira da Silva e Ana Maria de Araújo (família “Vicente Ferreira da Silva”).

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 02-02-1774 Sebastião, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda, padr.: Francisco Lourenço de Oliveira e Inacia Teodora.

 

B7: SJDRei, aos 15-07-1795 na Capela N. Sra da Piedade filial desta matriz, Sebastião Luiz da Silva, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda d'Assunção; = cc. Izabel Antonia de Araujo Silva, f.l. Capitão Vicente Ferreira da Silva e D. Anna Maria de Araujo. Nts/bts nesta freguesia.

Pais de, q.d.:

5-3-1 Francisco, batizado em

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 04-05-1796 Francisco, f.l. Sebastião Luiz da Silva e D. Izabel Antonia de Araujo, padr.: Alf. João Alves Pedrosa e Ana Felizarda.

5-3-2 Maria Lucinda de Araújo, batizada em 28-10-1797, gêmea. Aos 24-05-1819 casou com João José da Rosa, filho de Manoel José da Rosa e Teodora Maria de Jesus.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 28-10-1797 Maria, gemea, f.l. Sebastião Luiz da Silva e ---, padr.: D. Ana Maria de Araujo.

 

B7: SJDRei, fls 63 aos 24-05-1819 matriz, Joam Jose da Rosa, f.l. de Manoel Jose da Rosa e Theodora Maria de Jesus; = cc. Maria Lucinda de Araujo, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Izabel Antonia de Araujo. Nts/bts e moradores nesta freguesia.

5-3-3 Maria, gêmea da supra:

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 28-10-1797 Maria, gemea, f.l. Sebastião Luiz da Silva e ---, padr.: Joaquim Antonio da Silva e Vitoria Luiza da Silva

5-3-4 Sebatião, em 24-02-1802.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santana do Garambeu aos 24-02-1802 Sebastião, f.l. Sebastião Luiz da Silva e  Izabel Antonia de Araujo Silva, padr.: Valeriano Jose Rosa e Maria Silveira.

5-3-5 Ana, em 24-07-1803.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 24-07-1803 Ana, f.l. Sebastião Luiz da Silva e  Izabel Antonia de Araujo Silva, padr.: Antonio Jose Fernandes e M. Emerenciana do Nascimento, casada.

5-3-6 Hipólita, em 28-09-1805.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santana do Garambeu aos 28-09-1805 Hipolita, f.l. Sebastião Luiz da Silva e  Izabel Antonia de Araujo Silva, padr.: Manoel Antonio Araujo e s/m Maria Justina.

5-3-7 Joaquim, em 14-05-1809.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 14-05-1809 Joaquim, f.l. Sebastião Luiz da Silva e  Izabel Antonia de Araujo Silva, padr.: Antonio Jose Fernandes e D. Margarida Clara, da freg. de Aiuruoca.

5-3-8 Francisca, em 20-01-1811

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 20-01-1811 Francisca, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Izabel Antonia de Araujo Silva, padr.: Antonio Alves Lima e Francisca Rufa cc Manoel Gonçalves, da freguesia de Lavras.

5-3-9 Antonio, em 28-02-1813.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 28-02-1813 Antonio, f.l. Sebastião Luiz da Silva e  Izabel Antonia de Araujo Silva, padr.: Cap. Mor Manoel Costa Villas Boas e s/m Maria Vitoria por pp a Luiz Manoel Silva.

5-3-10 Mariano José Pereira, em Andrelândia aos 07-10-1840 dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau mixto de 3º, casou-se com Mariana Rita, filha de Manoel Gonçalves Pereira e Rita Candida de Jesus, família “Bento Ribeiro Salgado” § 8º.

5-4 Eufrazia Theresa de Jesus, batizada em 26-11-1779. Aos 27-11-1800 casou com Miguel Francisco de Freitas, natural de Barcabena, filho natural de Miguel de Freitas. Miguel Francisco foi testamenteiro e inventariante da sogra.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 26-11-1779 Eufrasia, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda, padr.: Joaquim Lourenço de Oliveira e Inacia Teodora, solteiros.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 27-11-1800 Miguel Francisco de Freitas, da freg. de Barbacena, f. natural de Miguel de Freitas = cc Eufrasia Teresa de Jesus, desta, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda da Anunciação, test.: Cap. João Batista Machado e Joaquim Jose Santana Rego.

 

Pais de, q.d.:

5-4-1 Ana, batizada em 05-10-1802.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santana do Garambeu aos 05-10-1802 Ana, f.l. Miguel Francisco Freitas e Eufrasia Teresa de Jesus, padr.: Antonio Francisco Freitas e D. Ana Portes del Rei.

5-4-2 Porfiria, em 16-01-1806.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santana do Garambeu aos 16-01-1806 Porfiria, f.l. Miguel Francisco Freitas e Eufrasia Teresa de Jesus, da aplicação da Piedade, padr.: Gonçalo Alves Pedrosa e Anastacia Maria da Silva, casada.

5-5 Fabiana Rosa da Silva, batizada em 24-06-1781. Aos 16-05-1798 casou com Domingos Antonio Pereira, filho de outro e Ana Josefa do Sacramento. Em 1835 eram moradores no Espírito Santo da Varginha do Termo da Vila de Lavras ou da Vila da Campanha. Geração na família “Domingos Antonio Pereira”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 24-06-1781 Fabiana, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda, padr.: Antonio Lourenço de Oliveira e Helena Francisca.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 16-05-1798 matriz, Domingos Antonio Pereira, f.l. Alferes Domingos Antonio Pereira e Anna Josefa; = cc. Fabiana Roza da Silva, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Felizarda de Anunciação. Nts/bts nesta.

5-6 Vitória Maria de Jesus aos 27-11-1809 casou com José Soares Moreira, filho de Antonio Soares Moreira e Genoveva Maria de Jesus.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 27-11-1809 Jose Soares Moreira, desta freguesia, f.l. Antonio Soares Moreira e Genoveva Maria de Jesus = cc Vitoria Maria de Jesus, desta, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda da Anunciação, test.: Cap. João Batista Machado e Joaquim Jose Santana Rego.

          Vitória, falecida antes de sua mãe, foi representada no inventário materno por:

5-6-1 José Joaquim, casado. Em 1835 era morador no Espírito Santo da Varginha do Termo da Vila de Lavras ou da Vila da Campanha

 

5-7 Ana Joaquina da Silva, aos 15-01-1794 casou com Miguel da Cunha Pereira, natural de Aiuruoca, filho de filho de Antonio da Cunha e Antonia Pereira da Silva.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 15-01-1794 Miguel Pereira da Cunha, da freg. de Aiuruoca, f.l. Antonio da Cunha e Antonia Pereira = cc Ana Joaquina da Silva, desta, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda da Silva, test.: Manoel Pereira da Cunha e Antonio Francisco de Freitas..

          Miguel e Ana, já falecidos em 1818, deixaram três filhos moradores no Termo da Vila de Barbacena. Geração na família “Antonia Pereira de Jesus”.

 

5-8 Anastácia Maria da Silva casou aos 03-04-1793 com Antonio Francisco de Freitas, filho de Francisco de Freitas e Ana Portes da Silva (ou del Rei), família “Silvestre Diniz Pacheco”.

Barbacena, MG matr - aos 03 de abril de mil setecentos e noventa e tres(?)  na matriz de S. João del Rei de licença, Antonio Francisco de Freitas, f.l. Francisco de Freitas e Ana Portes de El Rei, n/b nesta freguesia de Barbacena = cc Anastacia Maria da Silva, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda, n/b na freg. de S. João del Rei; test.: Padre Manoel Antonio de Castro e Antonio Jose de Castro.

Ambos já falecidos em 1835, deixaram três filhos que moram no termo da Vila de Barbacena:

5-8-1 Maria Clara de Freitas, casada com José Joaquim da Silva, filho de Antonio Joaquim da Silva e Gertrudes Felizarda do Nascimento (família “Domingos Borges da Silva”). Foram moradores em Nazaré onde José Joaquim redigiu seu testamento na Fazenda Cachoeira de Santa Cruz de sua propriedade. Faleceu em 23 de dezembro do mesmo ano. Em testamento declarou sua naturalidade, filiação, e casamento. Disse ter tido três filhos legítimos, dos quais dois já falecidos. Inventário e Testamento no site de Luis Antonio Villas Boas.

 

          Maria Clara e José Joaquim tiveram:

5-8-1-1 Manoel Joaquim Freitas, inventariante do pai, com 44 anos em 1864, casou duas vezes. Primeira vez aos 14-09-1840 com Flauzina Umbelina de Jesus, filha de João Correa de Carvalho e Ana Matildes de Jesus. Geração na família “Os Carvalho Duarte” Cap. 3º, § 9º.

RMMJ: Paróquias de São João Del Rei – Matrimônios- Aos 14-09-1840, Manoel Joaquim de Freitas, filho do Cap José Joaquim da Silva e Maria Clara de Freitas, natural de Nazareth = Flausina Umbelina de Jesus, filha de João Correia de Carvalho e Ana Mathildes de Jesus, natural de Santo Antonio do Rio das Mortes. Test Alferes José da Silva Braga e Francisco Dias Cravo, desta.

 

Manoel Joaquim casou em segundas núpcias com Mécia Carolina de Freitas, filha de Francisco Tomás da Costa e Umbelina Felisbina da Silva. Geração na família citada Cap. 8º § 4º.

 

5-8-2 Francisco José de Freitas, casado em 1835.

 

5-8-3 Ana Joaquina de Freitas casada com Francisco de Gouvêa

 

 

6- Rita Maria de Jesus

 

 

Casou com Manoel Fernandes dos Reis, natural da Freguesia de Santa Maria Magdalena do lugar de Bustel Arcebispado de Braga, filho de Manoel Fernandes e de Ana Domingos. Manoel faleceu com testamento ditado em 13-01-1780 anexo ao inventário de Rita (neste site).

 

Os órfãos foram tutelados de Francisco Lourenço de Oliveira, depois de Antonio Lourenço e posteriormente foi nomeado Joaquim Lourenço de Oliveira que requereu o alívio “e agora o suplicante tem notícia está nomeado para a dita tutoria e o suplicante é homem doente e não pode andar a cavalo, e na dita casa assiste Marçal de Lemos de Oliveira, primo da mesma viúva que lhe trata de seus particulares e este deve ter o primeiro lugar por ser sabedor do que na mesma casa se trata”.

 

Rita Maria faleceu sem testamento e foi inventariada por seu primo Marçal de Lemos de Oliveira. Seus sete filhos foram tutelados dos tios materno Francisco Lourenço de Oliveira e Antonio Joaquim Lourenço; por Marçal de Lemos de Oliveira e posteriormente pelo cunhado dos órfãos Luís Manoel da Silva.

 

Segundo o inventário de Rita e o testamento de Manoel (neste site), foram pais de:

 

6-1 Ana Domingas (ou Maria como na dispensa do neto José, filho de Maria Justina) dos Reis com 10 anos em 1780. Casou com Domingos José de Araújo Silva, família “Vicente Ferreira da Silva e Ana Maria de Araújo”.

(Moacyr Villela) Processo Matrimonial AEAM - numero 113.431 - 1853

Orador - José de Souza Aguiar natural da freguesia do Cajuru, 19 anos filho de Manoel de Souza Aguiar e de Maria Justina Araújo, vive com os pais

Oradora - Sabina Rita de Jesus , 15 anos, filha de Manoel Gonçalves Pereira e Rita Cândida de Jesus , vive com os pais

Testemunha - Francisco Leopoldino Oliveira Flores, branco, solteiro, 37 anos, natural do Turvo, vive de seu negocio, diz que Luzia Rita de Jesus era irmã de Ana Maria, desta procedeu Maria Justina de Araújo mãe do orador e daquela Manoel Gonçalves Pereira pai da oradora

6-2 Inácia Fernandes dos Reis com 9 anos. Casou com Luís Manoel da Silva, filho de Vicente Ferreira da Silva e Ana Maria Araújo. Geração na família “Vicente Ferreira da Silva”.

6-3 Luiza (tambem citada como Luzia) Rita de Jesus batizada em 26-06-1774. Aos 22-07-1789 casou com Feliciano Gonçalves de Oliveira, filho de André Gonçalves e Francisca de Oliveira. Feliciano já era falecido em 1805.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 26-06-1774 Luiza, f.l. Manoel Fernandes Reis e Rita Maria, padr.: Francisco Lourenço e Inácia Lemos.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 22-07-1789 Cap. N. Sra. da Piedade, Feliciano Gonçalves de Oliveira, f.l. Andre Gonçalves e Francisca de Oliveira, n/b na freg. da Borda do Campo; = cc. Luiza Rita de Jesus, f.l. de Manoel Fernandes dos Reis e Rita Maria, n/b nesta freguesia

Pais de, pelo menos:

6-3-1 Manoel Gonçalves Pereira casou com Rita Candida de Jesus, filha de Aleixo Ribeiro do Valle e Angela Joaquina de Assunção. Geração na família “Bento Ribeiro Salgado” § 8º.

6-4 Feliciana Maria de Jesus com 4 anos. Aos 24-05-1796 casou com Lourenço Antonio da Silva, irmão de Luís Manoel supra. Geração na família “Vicente Ferreira da Silva”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Garambeu aos 24-05-1796 Lourenço Antonio da Silva, desta, f.l. Cap. Vicente Ferreira da Silva e Ana Maria de Araujo = cc Feliciana Maria de Jesus, desta, f.l. Manoel Fernandes dos Reis e Rita Maria de Jesus, test.: Luiz Manoel da Silva e João Fernandes Lima.

6-5 Domingos Fernandes dos Reis, com 2 anos em 1780.

6-6 Josefa Teodora de Jesus, com onze meses em 1780 gemea da abaixo. Casou aos 24-06-1801 com Joaquim Gomes de Oliveira, filho de Manoel de Oliveira e de Rosa Maria

inserida no inventário materno:

Freguesia de nossa Senhora do Pilar.

Aos vinte e quatro de Junho de mil oitocentos e um na Capela das Mercês desta Vila e Freguesia de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei, pelas onze horas da manhã, feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum como constou da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Comarca, em presença das Testemunhas Francisco de Paula e João Alves Pedrosa, o Reverendo Manoel Lourenço de Oliveira, de comissão minha, assistiu o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram: Joaquim Gomes de Oliveira, filho legítimo de Manoel de Oliveira e de Rosa Maria; = com Josefa Theodora de Jesus, filha legítima de Manoel Fernandes dos Reis e de Rita Maria de Jesus, ambos naturais e batizados nesta freguesia e logo lhes deu as bênçãos nupciais na forma do ritual romano.

São João del Rei, 13 de Agosto de 1802

Pais de, q.d.:

6-6-1 Rita, batizada em 30-11-1802.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santana do Garambeu aos 30-11-1802, Rita, f.l. Joaquim Gomes de Oliveira e Josefa Teodora de Jesus, padr.: Domingos Fernandes Reis e Teodora Josefa por pp a Maria Fernandes de S. Jose.

6-6-2 Joaquina, em 11-10-1805.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 11-10-1805 Joaquina, f.l. . Joaquim Gomes de Oliveira e Josefa Teodora de Jesus, padr.: Luiz Manoel Silva e Ana Domingas Reis.

6-6-3 José Joaquim de Oliveira, aos 27-10-1845 dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º, casou com Luiza Rita, filha de Antonio Rodrigues e Francisca Teodora Jesus 6-7-1-1 abaixo

Andrelandia, MG aos 27-10-1845 nesta igreja, Jose Joaquim de Oliveira, branco de 24 anos, f.l. Joaquim Gomes de Oliveira e Josefa Teodora desta freguesia = cc Luiza Rita, branca de 17 anos, f.l. Antonio Rodrigues e Francisca Teodora. Test.: Jose Teixeira de Carvalho e Diogo Joaquim Alves. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º.

6-7 Teodora Josefa de Jesus com onze meses, gêmea da supra. Aos 03-02-1802 casou com Francisco Martins Saldanha, viúvo de Francisca Alves de Jesus, filho de Antonio Martins Saldanha e Luzia da Cruz. Geração na família “Antonio Martins Saldanha”.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 03-02-1802 Capela N. Sra. da Piedade, Francisco Martins Saldanha,viúvo de Francisca Alvares de Jesus; = cc. Theodora Josefa de Jesus, f.l Manoel Fernandes dos Reis e Rita Maria de Jesus. Nts/bts nesta.

          Em 1814 Teodora Josefa, viúva, requereu dispensa do impedimento em 3º grau de afinidade licita misto de 1º, para se casar com Joaquim Francisco Ribeiro, filho de Inácia Maria de Jesus, filha espúria de “inteiro irmão de Francisco Miz Saldanha” familia supra citada.

Aiuruoca, MG Dispensas matrimonias livro misto 1813-1817

1814 - Joaquim Francisco Ribeiro e Teodora Josefa de Jesus

Q o orador é filho de Inacia Maria de Jesus, e esta filha espuria de pessoa q p descencia se cala, inteiro irmão de Franciso Miz Saldanha, marido q foi da oradora - impedimento em 3º grau de afinidade licita misto de 1º.

Juramento dos Oradores:

Joaquim Francisco Ribeiro, homem branco, solteiro, de idade 21 anos, natural desta freg. de Aiuruoca, vive de cultura e criar. Era filho de Inacia Maria de Jesus, esta filha espuria de pessoa a quem modestia e decencia deve calar, inteiro irmão de Francisco Martins Saldanha marido da ordora.

Oradora Teodora Josefa de Jesus, mulher branca, viuva, de idade 35 anos, natural da vila de S. João del Rei e assistente nesta freguesia da Aiuruoca.

(...) Que era verdade ser o orador quem cuidava nos negocios domesticos da casa dela oradora cujos seus filhos eram menores de doze anos

 

Testemunhas:

Dionisio Martins Gonçalves, homem branco, casado, 36 anos, natural da freg., da vila de S. João del Rei e assistente na mesma, vive de sua lavoura, aos costumes disse ainda suposto ser  parente afim do orador. O orador era filho de Inacia Maria de Jesus, esta filha espuria de pessoa que por decencia se cala, inteiro irmão de Francisco Martins Saldanha marido que foi da oradora e por isso impedidos em terceiro grau de afinidade licita misto de terceiro digo de primeiro.

 

Jose Rodrigues Ferreira, homem pardo, casado, idade 38 anos, natural da freg. da vila de S. João del Rei e assistente na mesma que vive de criar.

 

Domingos Fernandes dos Reis, irmão da oradora, disse que ouvira dizer a Joaquim Gomes q o falecido Francisco Miz Saldanha dissera a ele Joaquim Gomes q sua mulher Teodora Joserfa de Jesus havia sder a a causa de sua morte por desgostos q lhe dava com o orador; disse mais q ouvira a Marçal de Lemos e Oliveira, q a oradora já em vida de seu marido havia tratado casar-se com o orador, mas não tem certesa de que houvera copula nem concorressem para homicidio, so sim desconfiado; e ouvira dizer que o orador havia tido copula com Maria Teixeira, prima da oradora, e com uma sobrinha da mesma oradora que ela dita Ana Domingas dira quando vier por o seu impedimento.

 

O impediente Joaquim Gomes de Oliveira, e disse q muitas vezes ouvira ao falecido Francisco Miz Saldanha, marido da oradora, dizer q sua mulher havia ser a causa de sua morte por desgostos q lhe dava, mas q nunca chegou a declarar q os desgostos fossem ou não e afim de q sua mulher procedesse mal com o orador, suposto q ele impediente desconfiava dela oradora com o orador, apesar de q freguentando inumeras vezes a casa dele Saldanha e dela oradora onde já então morava o orador, nunca vio nele orador nem nela ações por onde pudesse desconfiar de amizade ilicita ente eles.

E q ouvira dizer a Ana Domingas dos Reis q ele orador havia tido copula com uma sobrinha, filha de Luiza Rita, irmã da oradora, por nome Maria a dita sobrinha, mas q morando junto a casa da dita Luiza e frequentando-a vio muitas vezes ao orador em a sua casa, mas q nmunca vira nem nele orador, nem nela dita sobrinha da oradora, ação q causasse desconfiança.

E disse que ouvira dizer a João da Costa Rolim q o orador havia tido copula com uma sobrinha por nome Inacia mulher de Antonio de Sza. digo da oradora.; (sinal Joaquim + Gomes de Oliveira

 

Apareceu Ana Domingas dos Reis e disse q era verdade ter ouvido dizer a sua escrava jacinta, q o orador não podia casar-se com a oradora pq havia tido copula com Maria, sobrinha da oradora, filha de Luiza Rita e q isto mesmo q ouvira dita sua escrava havia dito a varias pessoas, mas tornando-se a certificar-se ca sua mesma escrava, ela confessara q na verdade disse, porem q disse tão somente p descoinfiança e sua ma suposição e não pq soubesse, nem visse coisa alguma no orador nem nella dita sobrinha. Disse mais que ouvira dizxer a Ana Felizarda, q trazendo o orador uma garrafa de vinho para o falecido Francisco Miz Saldanha, marido da oradora, logo q bebeu do vinho morreu mais depressa.

 

Apareceu Marçal de Lemos de Oliveira referido por Domingos Frz dos Reis, e disse q nunca disse ao dito Domingos Frz o que ele referiu no seu impedimento, pq nunca lhe constou q os oradores, em vida de Francisco Miz Saldanha, tivessem trato de casar-se depois de sua morte (...). So sim ouviu dizer q a oradora, já em vida de seu marido, tinha inclinação ao orador.

 

Jacinta, crioula escrava de Domingos Jose de Araujo apareceu e disse que ouvira dizer a Joaquim Gomes de Oliveira q o orador teve copula com Inacia mulher de Antonio de Sza primo da oradora.

 

Domingos Jose de Araujo apareceu e disse que ouvira a sua consorte Ana Domingas dos Reis dizer que ouvira a dita Ana Domingas dizer a sua escrava Jacinta q o orador tivera copula com uma sobrinha da contraente e da mesma forma ouvio a Joaquim de Oliveira dizer que o orador havia tido copula com Inacia mulher de Antonio de Souza primo da oradora e q a mesma sua mulher dissera q a ouviu dizer a seu irmão Dom.os Frz dos Reis que Marçal de Lemos dissera q o orador havia tido copula com uma prima da oradora por nome Maria Teixeira. (aa) Domingos Jose de Ar. e S.ª

Apareceu porem depois o sobredito Domingos Jose de Araujo S.ª dizendo que vinha reformar parte do q havia dito, q a copula q disse havia tido o orador com Maria Teixeira, prima da oradora, foi por engano. A copula foi com Inacia .

 

Apareceu tambem perante mim João da Costa Rolim, pq o mandei chamar como referido por Joaquim Gomes de Oliveira, e disse que ele impediente faltou inteiramente a verdade em dizer q ouvira a ele João da Costa dizer q o orador teve copula com Inacia mulher de Antonio de Sza prima da oradora, pqto foi coisa q nunca ele disse e nem tal podia dizer pois a dita Inacia é uma sra casada a quem sempre reconheceu por honrada vivendo em companhia de seu marido sem nota alguma em sua honra.

 

Apareceu Luiz Manoel da Silva e disse q ouvira dizer a sua cunhada Ana Dom.as dos Reis q o orador tinha impedimento de afinidade com Inacia, mulher de Antonio de Souza, e com Maria filha de Luiza Rita, sobrinha da oradora, e aquela Inacia prima da oradora (...) e isso mesmo dizia em lugar de sua mulher Inacia Frz dos Reis a qual da mesma sorte ouvira a dita sua irmã Ana Dom.as dos Reis (...).

 

Apareceu Sebastião Luiz da Silva e disse q vinha por si e em lugar de sua mãe D. Ana Felizarda dizer q ele ouvira a dita sua mãe e esta a Ana Dom.as dos Reis, irmã da oradora, dizer q os oradores já em vida de Fran.co Miz Sald.a haviam tratado casar-se, sem mais nota de copula ou homizidio do dito Sald.ª. E mais não disse

 

6-7-1 Francisca Teodora de Jesus, filha de Teodora Josefa de Jesus (sem mencionar o pai), casou com Antonio Rodrigues. Pais de:

6-7-1-1 Luiza Teodora de Jesus ou Luiza Rita requereu dispensa para se casar com José Joaquim de Oliveira 6-6-3, filho de Joaquim Gomes de Oliveira e Josefa Teodora de Jesus.

(pesq. M. Villela) Processo matrimonial – AEAM – Mariana  numero 110162 - 1841

Orador – José Joaquim de Oliveira, filho de Joaquim Gomes de Oliveira e Josefa Teodora de Jesus, 22 anos , vive com seus pais

Oradora – Luiza Teodora de Jesus filha de Antonio Rodrigues e Francisca Teodora, 20 anos de idade , vive com seus pais

Testemunhas:

- José Teixeira de Carvalho, branco, casado, natural da freguesia do Cajurú, vive de sua lavoura , 26 anos. Diz ser consangüinio com os oradores

Declara que Josefa Teodora de Jesus é irmã de Teodora Josefa de Jesus. Desta procede Francisca Teodora de Jesus e desta a oradora. Daquela Josefa Teodora procede o orador.

 

 

7- Antonio Lourenço de Oliveira

 

Antonio Lourenço, batizado em 1750. Aos 04-07-1772 casou com Maria Madalena da Conceição, filha de João Rodrigues Monteiro e Ana Pires.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, em 1750 Antonio, f.l. Salvador Lourenço e Inacia Lemos Godoy, padr.: Manoel Rodrigues Guimarães e Maria Bueno de Souza cc Cap. Rodrigues Prado.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 04-07-1772 matriz, Antonio Lourenço de Oliveira, n/b na freg. de N. Sra. do Pilar, f.l. Salvador Lourenço e Ignacia Lemos de Godoi; = cc. Maria Magdalena da Conceição, n. da freg. Sto. Antonio Campanha do Rio Verde, f.l. João Rodrigues Monteiro e Ana Pires

 

Foi o inventariante dos bens de sua mãe em 1805: “Antonio Lourenço de Oliveira, branco, natural da Aplicação da Senhora da Piedade, Freguesia e Termo desta vila e aí morador, vive de lavoura, 56 anos. (disse ser filho da inventariada)”.

 

Antonio e Maria Madalena tiveram os filhos, q.d.:

 

7-1 Ângela, batizada em 17-05-1773.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 17-05-1773 Angela, f.l. Antonio Lourenço de Oliveira e Maria Lopes Madalena da Conceição, padr.: Sebastião Luiz da Silva e Inacia Lemos de Godoy, viuva de Salvador Lourenço.

7-2 Francisco, em 22-05-1782.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 22-05-1782 Francisco, f.l. Antonio Lourenço de Oliveira e Maria Lopes Madalena da Conceição, padr.: Felipe Ferreira Carvalho, casado e Ana Felizarda, casada.

7-3 Antonia Maria da Conceição aos 24-04-1799 casou com Felisberto Antonio Furtado de Mendonça, filho de Antonio Furtado de Mendonça e Maria Antonia de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 24-04-1799 Felisberto Antonio Furtado de Mendonça Silva, desta, f.l. Antonio Furtado de Mendonça e Maria Antonia de Jesus = cc Antonia Maria da Conceição, desta, f.l. Antonio Lourenço de Oliveira e Maria Madalena da Conceição. Test.: Francisco Jose Viegas e Jose Fernandes de Souza.

7-4 Luciano, em 31-10-1789

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 31-10-1789 Luciano, f.l. Antonio Lourenço de Oliveira e Maria Lopes Madalena da Conceição, padr.: Padre Gonçalo Ribeiro de Brito e Inacia Lemos de Oliveira.

7-5 Bárbara, em 03-07-1791

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 03-07-1791 Barbara, f.l. Antonio Lourenço de Oliveira e Maria Lopes Madalena da Conceição, padr.: Manoel Francisco Patrocinio, casado e Sara Maria da Conceição, casada.

7-6 Bárbara, em 20-09-1795

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 20-09-1795 Barbara, f.l. Antonio Lourenço de Oliveira e Maria Lopes Madalena da Conceição, padr.: Cap. Francisco Fernandes Medela, casado e Inacia Teodora de Oliveira, solteira

7-7 Joana, em 15-02-1798

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 15-02-1798 Joana, f.l. Antonio Lourenço de Oliveira e Maria Lopes Madalena da Conceição, padr.: Gonçalo Ferreira de Freitas, solteiro por pp a Jose Rodrigues Costa.

 

 

8- Francisco Lourenço de Oliveira

 

Batizado em 24-01-1752. Estava casado em 1805. Provavelmente com Maria das Neves de Santana e pais de, pelo menos:

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Rio Grande aos 24-01-1752 Francisco, f.l. Salvador Lourenço e Inacia Lemos Godoy, padr.: Francisco de Mendonça.

 

8-1 Anastácia, legatária da terça da tia e madrinha Ana Felizarda “herdeiros do resto da minha terça a minhas afilhadas e Anastácia, filha de Francisco Lourenço”.

 

8-2 Francisco Antonio de Oliveira, casou duas vezes. Aos 23-09-1806 casou com Francisca Maria de São Pedro (ou Francisca Lopes de Siqueira), filha de Bento Lopes de Oliveira e Antonia Maria Custódia. Geração de onze filhos na família “Lopes de Siqueira” Cap. 11º.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 23-09-1806 matriz, Francisco Antonio de Oliveira, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria das Neves; = cc. Francisca Maria de Sam Pedro, f.l. Bento Lopes de Oliveira e Antonia Maria Custodia.

          Em 1831 Francisco Antonio residia em São Miguel do Cajuru no fogo 26 segundo o censo, casado com Francisca Antonia de Jesus de 24 anos, e com filhos deste segundo casamento.

Francisco teve inventário de seus bens iniciado aos 16-02-1866 em São Miguel do Cajuru, onde morava a viúva (neste site). Do segundo casamento deixou:

8-2-1 José Balbino de Oliveira, viúvo em 1866

8-2-2 Maria Evangelista de São José, batizada em 27-12-1828, casada com Severiano José Tiburcio.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 27-12-1828 Maria, f.l. Francisco Antonio de Oliveira e Francisca Antonia, padr.: Francisco Pereira da Silva e Maria Josefa.

8-2-3 Romualdo Honório de Oliveira, casado, morador no Cajuru

8-2-4 Jerônimo de Oliveira Batista, casado, morador no Rio das Mortes

8-2-5 Gabriel Silveira de Oliveira, casado, também vivia no Cajuru

8-2-6 Miguel Leopoldino de Oliveira, casado, morador no Rio das Mortes

 

8-3 Fermiano José da Silva, batizado em 15-05-1786. Aos 09-01-1810 casou com Margarida Antonia de Siqueira, filha de Bento Lopes de Siqueira e Antonia Maria Custódia. Geração na família “Lopes de Siqueira” Cap. 11º.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 15-05-1786 Firmiano, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria Neves Santana, padr.: Antonio Lourenço Oliveira e Inacia Lemos Godoy.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 09-01-1810 matriz, Fermiano Jose da Silva, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria das Neves; = cc. Margarida Antonia de Sequeira, f.l. Francisco(sic) Lopes de Sequeira e Antonia Maria Custodia. Nts/bts nesta freguesia.

8-4 Ana Esméria de Oliveira, batizada em 13-08-1787. Aos 23-07-1806 casou com Francisco de Paula e Souza, natural de Ouro Branco-MG, filho do Alferes Ignacio de Souza Machado e Angélica Narcisa de Jesus.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 13-08-1787 Ana, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria Neves Santana, padr.: Padre Manoel Lourenço Oliveira e Juliana Neves.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 23-07-1806 Capela da Piedade, Francisco de Paula e Souza, f.l. do Alf. Ignacio de Souza Machado e Angelica Narciza de Jesus, n/b freg. Ouro Branco; = cc. Ana Esmeria de Oliveira, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria das Neves de Santa Ana, n/b nesta freguesia.

8-5 Antonio, batizado em 02-08-1788.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 02-08-1788 Antonio, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria Neves Santana, padr.: Joaquim Lourenço Oliveira e Inacia Teodora.

8-6 Mariana de Jesus, batizada em 28-01-1790. Aos 29-11-1809 casou com Antonio Luiz França (ou Gonzaga), filho de João Alves Pedroza e Maria Fernandes de São José. Geração na família “Os Alves Pedrosa” Cap. 6º.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 28-01-1790 Mariana, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria Neves Santana, padr.: João de Souza Neves e Mariana Assunção.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 29-11-1809 matriz, Antonio Luiz França, f.l. João Alves Pedroza e Maria Fernandes de Sam Jose; = cc. Mariana de Jesus, f.l. de Francisco Lourenço de Oliveira e Maria das Neves. Nts/bts nesta freguesia.

8-7 Vicente, em 02-09-1792.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 02-09-1792 Vicente, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria Neves Santana, padr.: Antonio Ferreira Rocha e s/filha Maria, solteira.

8-8 Helena, em 01-05-1794.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 01-05-1794 Helena, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria Neves Santana, padr.: Jose Ferreira Rocha e Helena Lemos, solteira.

 

8-9 João, em 09-08-1795, gêmeo de Matilde.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 09-08-1795 João, gemeo, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria Neves Santana, padr.: João Romas Pereira a Silva e Antonia Martins Bahia.

8-10 Matilde, em 09-08-1795, gêmea do supra.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 09-08-1795 Matilde, gemea, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria Neves Santana, padr.: Alf. João Alves Pedrosa e Maria Fernandes Lima.

8-11 Felizarda Maria de Oliveira aos 20-01-1811 casou com José Isidoro Ferreira, filho de Manoel Ferreira de Siqueira e Maria Francisca de Siqueira.

B7: SJDRei, aos 20-01-1811 Cap. Piedade, Jose Isidoro Ferreira, f.l. Manoel Ferreira de Siqueira e Maria Francisca de Siqueira, n/b Aiuruoca; = cc. Felizarda Maria de Oliveira, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria das Neves de S. Ana, n/b Capela da Piedade.

8-12 Teresa, em 11-11-1798

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 11-11-1798 Teresa, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria Neves Santana, padr.: Domingos Jose Araujo Silva, casado.

8-13 Joaquim em 28-10-1803.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 28-10-1803 Joaquim, f.l. Francisco Lourenço de Oliveira e Maria Neves Santana, padr.: Jose Antonio Gonçalves e Francisca Teixeira.

 

 

9- Feliciana Maria do Sacramento

 

Não foi mencionada no testamento materno, mas no rol do inventário de sua mãe comparecem seus 12 filhos. Casou em 1769 com Felipe Teixeira de Carvalho, portugues, filho de Manoel Gonçalves e Luiza Francisca.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, em -- de -- de 1769 Cap. N. Sra. Rio Grande, Felipe Teixeira de Carvalho, n/b freg. S. Miguel de Gomes termo da vila de Bastos Arcebispado de Braga, f.l. Manoel Gonçalves e Luiza Francisca, já falecidos; = cc. Feliciana Maria, n/b na freg. de N.Sra. do Pilar desta, f.l. Salvador Lourenço, já falecido e Ignacia de Lemos de Godoi

 

Feliciana faleceu em 24-06-1793 e deixou 12 filhos segundo inventário (neste site) aberto em 13-07-1793 pelo viúvo. Os mesmos comparecem no inventário de Inácia:

Filhos da herdeira Feliciana, arrolados no inventário da avó materna em 1805, tutelados de Francisco Joaquim de Santa Ana Rego:

9-1 Antonio Teixeira de Carvalho, batizado em 25-12-1769. Em 22-09-1791 casou com Francisca Josefa da Trindade, filha de José de Paiva e Silva e Maria Josefa da Trindade. Geração na família “Paiva” Cap. 2º, § 6º.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 25-12-1769 Antonio, f.l. Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana do Sacramento, padr.: Antonio Lourenço de Oliveira, solteiro e Inacia --- Godoy, viúva.

 

9-2 Francisca Teixeira de Carvalho, aos 03-08-1788 casou com João de Souza Neves, filho do Licenciado João de Souza Neves e Quitéria Maria de Oliveira, neto paterno de Gualter de Souza e Luzia Maria das Neves, da cidade do Porto, neto materno de Manoel de Oliveira Couto e Maria da Silva Brito, família “Manoel de Oliveira Couto”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. da Piedade aos 03-08-1788 João Souza Neves, f.l. Licenciado João Souza Neves e Quiteria Maria de Oliveira = cc Francisca Teixeira de Carvalho, f.l. Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana do Sacramento, test.: Padre Manoel Lourenço Ribeiro e Joaquim Lourenço de Oliveira.

 

9-3 Thomazia Teixeira (ou Thomazia Teodora de Jesus), batizada em 22-05-1773. Em Junho de 1790 casou com Estevão Lourenço dos Reis, filho de Manoel Lourenço Pedroso e Josefa Maria de Jesus.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 22-05-1773 Tomasia, f.l. Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana do Sacramento, padr.: Padre Antonio Martins Saldanha e Helena Francisca.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos??-06-1790 (dia sete ou oito) Cap. N. Sra. da Piedade, Estevão Lourenço dos Reis, f.l. Manoel Lourenço Pedroso e Josefa Maria de Jesus, n/b na freg. do Ouro Branco; = cc Thomasia Theodora de Jesus, f.l. de Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria do Sacramento, n/b nesta freguesia

Pais de, pelo menos:

9-3-1 Maria Madalena, batizada em 27-04-1800.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 27-04-1800 Maria Madalena, f.l. Estevão Lourenço dos Reis e Tomasia Teodora de Jesus, padr.: Joaquim Ferreira Rocha, solteiro.

9-4 Francisco Teixeira de Carvalho aos 29-09-1792 casou com Rosa Maria de Lima, batizada em 17-09-1780, filha de Manoel Tavares Rego, natural da Ilha de Santa Maria do Bispado de Angra e Maria Machado, natural da Borda do Campo, neta paterna de Francisco Pimenta e Rosa Tavares, neta materna de Manoel Campos Machado e Leonor da Costa. Manoel Tavares do Rego e Maria Machado sse casaram na Capela de Nossa Senhora da Piedade aos 25-02-1772.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, ermida de N. Sra das Dores do Hospital desta vila aos 29-09-1792 Francisco Teixeira de Carvalho, desta, f.l. Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria do Sacramento = cc Rosa Maria de Lima, desta, f.l. Manoel Tavares Rego e Maria Machado, test.: Alf. Caetano Jose de Almeida e Sebastião Martins Carvalho Rangel.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 17-09-1780 Rosa, f.l. Manoel Tavares Rego e Maria Machado, padr.: Manoel Machado Costa, casado.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 25-02-1772 Manoel Tavares Rego, n. de S. Pedro da Ilha de Santa Maria Bispado de Angra, f.l. Francisco Pimenta e Rosa Tavares = cc Maria Machado, da freg. Borda do Campo, f.l. Manoel Campos Machado e Leonor da Costa, test.: Tomas Pereira da Silva e João Luiz.

 

          Em 1814 Francisco era Furriel Miliciano.

          Francisco e Rosa Maria foram moradores em Piedade do Rio Grande onde encontramos batismos de filhos do casal:

9-4-1 Porfiria Maria de Lima, batizada em 12-02-1796. Aos 12-08-1810 casou com Fernando José de Andrade, filho de Faustino José de Andrade e Jacinta Pereira da Mata.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 12-02-1796 Porfiria, f.l. Francisco Teixeira de Carvalho e Rosa Maria de Lima, padr.: Antonio Furtado de Mendonça e Inacia Maria do Sacramento, solteira.

 

B7: SJDRei, aos 12-08-1810 Cap. da Piedade, Fernando Jose de Andrade, f.l. Faustino Jose de Andrade e Jacinta Pereira da Mata, n/b Cap. do Rosario de Lavras; = cc. Porfiria Maria de Lima, f.l. Francisco de Lima, digo Teixeira de Carvalho e Roza Maria de Lima, n/b Cap. Piedade.

9-4-2 Francisco Xavier de Carvalho, batizado em 20-12-1797. Aos 03-05-1825 casou com Maria Emerenciana Marques, filha natural de Josefa Vieira da Silva.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 20-12-1797 Francisco, f.l. Francisco Teixeira de Carvalho e Rosa Maria de Lima, padr.: Porfiria Justiniana Teixeira.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 03-05-1825 Cap. N. Sra. Nazareth, Francisco Xavier de Carvalho, f.l. Francisco Teixeira de Carvalho e Roza Maria de Lima; = cc. Maria Emerenciana Marques, f. natural de Josefa Vieira da Silva

9-4-3 Jacinto, em 14-09-1798.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 14-09-1798 Jacinto, f.l. Francisco Teixeira de Carvalho e Rosa Maria de Lima, padr.: Felipe Teixeira de Carvalho e Maria Machado.

9-4-4 Joaquim Teixeira de Carvalho aos 16-08-1830 casou com Felicidade Perpétua, filha natural de Felisberta Alves

B7: Casamentos - SJDRei, aos 16-08-1830 matriz, Joaquim Teixeira de Carvalho, f.l. Francisco Teixeira de Carvalho e Roza Maria de Lima; = cc. Felicidade Perpetua, f. natural de Felisberta Alves. Nts/bts nesta freguesia.

Relacionamos como filhos do mesmo casal, com a ressalva de que não temos explicação para o “Duarte” anexado ao apelido de Francisco:

9-4-5 a 9-4-11 João, José, Ana, Joaquim (seria o 9-4-4 acima), Floriano, Antonio e Maria.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 11-01-1802 João, f.l. Francisco Teixeira de Carvalho Duarte e Rosa Maria de Lima, padr.: Manoel Carvalho Duarte, solteiro e Mariana de Jesus, casada.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 28-10-1803 Jose, f.l. Francisco Teixeira de Carvalho Duarte e Rosa Maria de Lima, padr.: Albano Pereira da Silva e Maria Luiza de S. Jose.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 04-02-1805 Ana, f.l. Francisco Teixeira de Carvalho Duarte e Rosa Maria de Lima, padr.: Antonio Alves de Oliveira e Teodora Romana Alexandrina, casada.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 11-12-1806 Joaquim, f.l. Francisco Teixeira de Carvalho Duarte e Rosa Maria de Lima, padr.: Marcelino Rodrigues Teixeira, solteiro e Dorotea Vieira da Rocha cc Jose de Freitas.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 13-02-1809 Floriano, f.l. Francisco Teixeira de Carvalho Duarte e D. Rosa Maria de Lima, padr.: Jose Teixeira de Carvalho e s/m Jacinta Teixeira.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 25-03-1811  Antonio, f.l. Francisco Teixeira de Carvalho Duarte e D. Rosa Maria de Lima, padr.: Jose Joaquim Rodrigues e Joaquina Maria de Souza.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 20-02-1814 Maria, f.l. Francisco Teixeira de Carvalho Duarte e Rosa Maria de Lima, padr.: Felipe Rodrigues Souza e Inacia Teodora Souza.

 

9-5 José Teixeira de Carvalho com 19 anos em 1793. Aos 08-02-1802 casou com Jacinta Maria, filha de Manoel Rodrigues Teixeira e Margarida Ferreira.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 08-02-1802 matriz, Joze Teixeira de Carvalho, f.l. Felippe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria; = cc. Jacintha Maria, f.l. Manoel Rodrigues Teixeira e Margarida Ferreira. Nts/bts nesta freguesia.

Pais de, q.d.

9-5-1 Maria, batizada em 10-02-1803.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 10-02-1803 Maria, f.l. Jose Teixeira de Carvalho e Jacinta Maria Rodrigues, padr.: Alf. João Alves Pedrosa e Maria Teixeira.

9-5-2 Severina, em 24-11-1804.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 24-11-1804 Severina, f.l. Jose Teixeira de Carvalho e Jacinta Maria Rodrigues, padr.: Jose Rodrigues Ferreira, solteiro e Margarida Ferreira, casada.

9-5-3 Januária, em 20-06-1807

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 20-06-1807 Januaria, f.l. Jose Teixeira de Carvalho e Jacinta Maria Rodrigues, padr.: Feli--- Rodrigues e s/m Teodora Mariana.

9-5-4 Joaquina, em 21-05-1818.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 21-05-1818 Joaquina, f.l. Jose Teixeira de Carvalho e Jacinta Maria Rodrigues, brancos, padr.: Luiz Manoel Silva e s/m Inacia Fernandes.

 

9-6 Anastácia Luiza da Silva (ou Teixeira) casou aos 03-09-1792 com Manoel Peixoto Louzada, filho de José Peixoto Louzada e Quitéria Machada. Geração na família “José Ribeiro Amorim”.

 

9-7 Inácia Teixeira ou Inácia Maria de Carvalho (ou do Sacramento), solteira, com 14 anos em 1793. Aos 10-09-1798, casou com Antonio de Souza Castro, filho de João de Souza Castro e Maria de Faria, família “Manoel Correa Mascarenhas”, neste site.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. 1787<1814, aos 10 set 1798 cap. Sra. da Piedade da freg.da vila de S. João del Rei - Antonio de Souza Castro, f.l. de João de Souza Castro e Maria de Faria; c/ Ignacia Maria de Carvalho, f.l. de Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria. Ns. e bts. na freg. Aiuruoca.

Pais de, pelo menos:

9-7-1 Laureana, batizada em 30-10-1803.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S, Miguel do Cajuru aos 30-10-1803 Laureana, f.l. Antonio Souza Castro e Inacia Maria do Sacramento, da aplicação da Piedade, padr.: Jose Alves Pedrosa e Ana Gertrudes da Conceição.

9-8 Maria Teixeira de Carvalho batizada em 07-02-1781. Solteira, com 26 anos em 1805. Aos 09-11-1814 casou com o Alferes Joaquim Ferreira da Rocha, filho de Antonio Ferreira Rocha e Maria Lourença de Oliveira, 2-9 supra a geração.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 07-02-1781 Maria, f.l. Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana do Sacramento, padr.: Padre Manoel Lourenço Oliveira e Inacia Lemos Godoy, viuva.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 09-11-1814 Capela de Nazaré, Alf. Joaquim Ferreira Rocha, f.l. Antonio Ferreira Roxa e Maria Lourença; = cc. Maria Teixeira de Carvalho, f.l. Felipe Teixeira e Feliciana Maria. Nts/bts na Capela da Piedade, desta freguesia.

9-9 Manoel Teixeira de Carvalho batizado em 04-08-1782. Casou aos 25-07-1805 com Maria Alves Coutinha, filha de José Alves Coutinho e Joaquina Josefa da Silva, família “André de Fontes”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 04-08-1782 Manoel, f.l. Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana do Sacramento, padr.: Manoel Antonio e Teresa Maria de Jesus.

 

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 25-07-1805 matriz, Manoel Teixeira de Carvalho, f.l. de Felippe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria de Jesus, n/b freg.. de S. João del Rei; = cc. Maria Alves Coutinha, f.l. de Jose Alves Coutinho e Joaquina Josefa da Silva, n/b nesta.

 

9-10 Jerônimo Teixeira de Carvalho batizado em 21-12-1783. Casou aos 05-09-1807 com Vicência Antonia de São José, filha do Alferes João Alves Pedrosa e de Dona Maria Fernandes de São José. Família “Manoel Alves Pedrosa” Cap. 6º.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 21-12-1783 Jeronimo, f.l. Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana do Sacramento, padr.: Marçal Lemos Oliveira.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 05-09-1807 Cap. Piedade, Jeronimo Teixeira de Carvalho, f.l. Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria do Sacramento; = cc. Vicencia Antonia de S. Jose, f.l. do Alf. João Alves Pedroza e D. Maria Fernandes de Sam Joze. Nts/bts na sua freguesia.

Pais de, pelo menos:

9-10-1 Mariana, batizada em 14-11-1809.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 14-11-1809 Mariana, f.l. Jeronimo Teixeira e Vicencia Antonia, padr.: João Luiz e D. Maria Fernandes de S. Jose viuva de João Alves.

9-11 Rita batizada em 30-11-1785. Solteira com 20 anos em 1805. Em 1814 com 29 anos casada há anos.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 30-11-1785 Rita, f.l. Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana do Sacramento, padr.: Estevão Gonçalves e Helena Maria.

 

9-12 Angélica batizada em 01-06-1788. Solteira com 15 anos em 1805. Em 1814 com 25 anos casada há anos.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 01-06-1788 Angelica, f.l. Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana do Sacramento, padr.: Revdo Manoel Lourenço Oliveira.

 

 

10- Joaquim Lourenço de Oliveira.

 

Joaquim casou aos 07-05-1783 com Mariana da Assunção Neves, filha do Licenciado José de Souza Neves e Quitéria de Oliveira. Mariana, irmã inteira de João de Souza Neves (em 9-2 supra), netos paternos de Gualter de Souza e Luzia Maria das Neves, da cidade do Porto, netos maternos de Manoel de Oliveira Couto e Maria da Silva Brito, família “Manoel de Oliveira Couto”.

RMJ: SJDR- Casamentos – Capela de Santo Antonio da Bertioga- Aos 07-05-1783, Joaquim Lourenço de Oliveira, filho leg. de Salvador Lourenço de Oliveira e Ignacia Lemos de Godoy = Maria(sic) da Assunção Neves, filha legitima do licenciado João de Souza Neves e Quitéria de Oliveira. Ambos desta freguesia.

(nota: Maria é citada como Mariana no casamento dos filhos)

Pais de, q.d.:

10-1 Joaquina, batizada em 09-03-1785.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 09-03-1785 Joaquina, f.l. Joaquim Lourenço de Oliveira e Mariana da Assunção, padr.: Licenciado João Souza Neves e Inacia Lemos de Godoy.

10-1 Silverio Lourenço de Oliveira, batizado na Capela da Piedade em 26-05-1786. Aos 17-06-1808 casou com Ana Josefa do Nascimento, filha de José Gomes do Nascimento e Narcisa Maria de Nazaré. Família “Maria Inácia de Jesus”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 26-05-1786 Silverio, f.l. Joaquim Lourenço de Oliveira e Mariana Neves, padr.: Jose Souza Neves e Quiteria de Oliveira.

 

B7: - Casamentos - SJDRei, aos 17-06-1808 Cap. da Onça, Silverio Lourenço de Oliveira, f.l. Joaquim Lourenço de Oliveira e de Mariana da Assumpção, n/b Cap. da Piedade; = cc. Ana Josefa do Nascimento, f.l. Jose Gomes do Nascimento e Narciza Maria de Nazareth, n/b na Cap. da Onça

          Silvério e Ana Josefa foram pais de, q.d.:

10-2-1 José Silvério do Nascimento, batizado na Capela da Onça, em Ressende-RJ aos 26-01-1835 casou com Mariana Josefa de Jesus, filha de Agostinho Fonseca Fernandes e Catarina do Prado de Castilhos

26-01-1835 na Matriz de Resende pelo Vigario Antonio Maria Ribas Sandim, Jose Silverio do Nascimento, n/b na Capela da Onça Bispado de Mariana-MG, f.l. Silverio Lourenço de Oliveira e Ana Josefa do Nascimento; = cc. Mariana Josefa de Jesus, n/b nesta matriz, f.l. Agostinho Fonseca Fernandes e Catharina do Prado de Castilhos (Acervo Itamar Bopp, ficha 1757)

Pais de, q.d.:

10-2-1-1 Antonio, batizado aos 06-12-1835.

06-12-1835 pelo Padre Jose Marques da Motta, Antonio, f.l. Jose Silverio do Nascimento e Mariana Josefa da Conceição; padr.: Agostinho da Fonseca Fernandes (Acervo Itamar Bopp, ficha 1640)

10-2-1-2 Francisco Silvério do Nascimento apos 17-07-1865 casou com Feliciana Josefa Nogueira, filha de Luiz Pinto Nogueira e Jacinta Maria das Dores.

17-07-1865 em Resende, Francisco Silverio do Nascimento, f.l. Jose Silverio do Nascimento, falecido e Da. Mariana Josefa Silveria da Conceição; = cc. Feliciana Josefa Nogueira, f.l. Luiz Pinto Nogueira e Jacinta Maria das Dores. Test.: Antonio Moreira de Andrade e Antonio Alberto Nogueira (2955)

10-2-1-3 Joaquim Silvério do Nascimento, com 41 anos em 07-09-1889 quando casou com Maria da Conceição Salomea, de 26 anos e filha natural de Fernando Gonçalves Figueira e Silvéria Maria da Conceição.

07-09-1889 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarlé, Joaquim Silverio do Nascimento, branco, 41 anos n/b nesta freg., f.l. Jose Silverio do Nascimento e Mariana Silveria da Conceição; = cc. Da. Maria da Conceição Salomea, branca, 26 anos n/b na freg. do Bananal e f. natural de Fernando Gonçalves Figueira e Silveria Maria da Conceição. (ele, Joaquim Silverio do Nascimento, viuvo em primeiras nupcias de Luiza Pereira do Nascimento, fal. e sepultada nesta freguesia) (Acervo Itamar Bopp, ficha 3707)

          Joaquim, já falecido em Dezembro de 1892, foi primeiro casado com Luiza Pereira do do Nascimento, falecida em Resende. Entre os filhos de Joaquim e Luiza citamos:

1-2-1-3-1 José Augusto do Nascimento, com 25 anos em 03-12-1892, casou com Escolástica D’Ávila Carneiro, filha de José Antonio de Avila, já falecido e Antonia Dias Carneiro.

03-12-1892 na matriz de Resende p. Vig. Miguel de C.A. Bulcão, Jose Augusto do Nascimento, 25 anos, f.l. Joaquim Silverio do Nascimento e Da. Luiza Pereira do Nascimento, falecidos; = cc. Da. Escolastica D´Avila Carneiro, 18 anos, f.l. Jose Antonio de Avila, falecido e Da. Antonia Dias Carneiro. Sendo ambos os contraentes n/b e moradores nesta freguesia (Acervo Itamar Bopp, ficha 3706)

1-2-1-3-2 Avelino Pereira do Nascimento, com 20 anos em 29-05-1793 casou com Eulalia Souto, com 25 anos e filho de José Simplicio da Silva Souto, falecido e Balbina Maria Villaça Souto

29-05-1893 na Igreja Matriz de Senhor Bom Jesus do Ribeiro de Santa Ana p. Vig. Antonio Jose de Sá Charem com licença do Vig. da Vara, Avelino Pereira do Nascimento, 20 anos, f.l. Joaquim Silverio do Nascimento e Da. Luiza Pereira Souto do Nascimento; = cc. Da. Eulalia Souto, 25 anos, f.l. Jose Simplicio da Silva Souto, falecido e Balbina Maria Villaça Souto. Sendo ambos os nubentes n/b e moradores nesta freguesia (Acervo Itamar Bopp, ficha 3689)

1-2-1-3-3 Emília Pereira do Nascimento, com 20 anos em 04-09-1897 casou com Porfirio Ramos da Silva, com 20 anos e filho de Manoel Francisco da Silva e Maria Paula da Conceição

04-09-1897 na matriz, Porfirio Ramos da Silva, 20 anos, f.l. Manoel Francisco da Silva e Maria Paula da Conceição; = cc. Emilia Pereira do Nascimento, 20 anos, f.l. Joaquim Silverio do Nascimento e Luiza Pereira do Nascimento, n. em 26 de novembro de 1879 (Acervo Itamar Bopp, ficha 2128)

1-2-1-3-4 Izilda Pereira do Nascimento, com 25 anos em 16-02-1901 casou com Antonio Teodoro de Souza, com 18 anos e filho de Antonio Jose de Souza Ramos e Carolina Maria de Toledo.

16-02-1901 na matriz, Antonio Theodoro de Souza, 18 anos, f.l. Antonio Jose de Souza Ramos e Carolina Maria de Tolledo; = cc. Izilda Pereira do Nascimento, 25 anos, f.l. Joaquim Silverio do Nascimento e Luiza Pereira do Nascimento (Acervo Itamar Bopp, ficha 2055)

1-2-1-3-5 Rita Maria do Nascimento, com 15 anos em 21-03-1892 casou com Bernardino de Souza Ramos, com 24 anos e filho de Antonio Jose de Souza Ramos e Carolina Maria da Conceição.

21-03-1892 na matriz de Resende p.Padre Miguel de C.A. Bulcão, Bernardino de Souza Ramos, 24 anos n/b nesta freg., f.l. Antonio Jose de Souza Ramos e Da. Carolina Maria da Conceição: = cc. Rita Maria do Nascimento, 15 anos n/b em S. João Batista dos Cachoeiros de Minas Gerais, f.l. Joaquim Silverio do Nascimento e Luiza Pereira do Nascimento. Ambos residentes nesta cidade (Acervo Itamar Bopp, ficha 3697)

10-2-1-4 João, batizado aos 03-10-1852

03-10-1852 pelo Pe. Ignacio Ferreira Franco, João, f.l. Jose Silverio do Nascimento e Mariana Josefa da Conceição, padr.: Joaquim Rodrigues Antunes e s/m Tereza Eugenia de Brito (Acervo Itamar Bopp, ficha 2616)

10-3 Fabiana, batizada em 22-11-1787.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 22-11-1787 Fabiana, f.l. Joaquim Lourenço de Oliveira e Mariana da Assunção, padr.: Revdo Manoel Lourenço Oliveira.

10-4 Ana, em 24-04-1789

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 24-04-1789 Ana, f.l. Joaquim Lourenço de Oliveira e Mariana Neves, padr.: Manoel Ferreira Coelho e Ana Felizarda.

10-5 João de Souza Neves, batizado em 15-07-1790 Aos 23-09-1821 casou com Maria Venância de São Pedro, natural da freguesia de Ibitipoca-MG, filha de Francisco de Oliveira Chagas e Izabel Albina de São Pedro.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 15-07-1790 João, f.l. Joaquim Lourenço de Oliveira e Mariana da Assunção, padr.: Francisco Lourenço de Oliveira e s/m Maria Neves.

 

B7: SJDRei, aos 23-09-1821 matriz, João de Souza Neves, f.l. de Joaquim Lourenço de Oliveira e Mariana da Assumpção Neves, n/b nesta freg.; = cc. Maria Venancia de Sam Pedro, f.l. de Francisco de Oliveira Chagas e Izabel Albina de S. Pedro, n/b freg.Ibitipoca.

 

10-6 Vicência, em 27-05-1792.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 27-05-1792 Vicencia, f.l. Joaquim Lourenço de Oliveira e Mariana Neves, padr.: Antonio Ferreira Rocha e Juliana Neves, solteira.

10-7 Anastácio, em 05-05-1794

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 05-05-1794 Anastacio, f.l. Joaquim Lourenço de Oliveira e Mariana Neves, padr.: Joaquim Ferreira Rocha e Helena Lemos, solteiros.

10-8 Antonio Lourenço de Oliveira aos 23-09-1821 casou com Genoveva Albina de São Pedro, natural da freguesia de Ibitipoca-MG.

B7: SJDRei, aos 23-09-1821 matriz, Antonio Lourenço de Oliveira, f.l. de Joaquim Lourenço de Oliveira e Mariana da Assumpção Neves, n/b nesta freg.; = cc. Genovefa Albina de S. Pedro, n/b freg. Ibitipoca onde é moradora. (não consta a filiação da oradora)

10-9 Albano, em 11-09-1797.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 11-09-1797 Albano, f.l. Joaquim Lourenço de Oliveira e Mariana Neves, padr.: Manoel Lemos, da freg. de Barbacena e Inacia Teodora, desta.

10-10 Mariana, em 29-06-1799.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 29-06-1799 Mariana, f.l. Joaquim Lourenço de Oliveira e Mariana Neves, padr.: Jose Antonio e Ana da Costa, viuva.

10-11 Madalena, em 20-05-1802.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 20-05-1802 Madalena, f.l. Joaquim Lourenço de Oliveira e Mariana da Assunção, padr.: Antonio Lourenço e Ana Joaquina Pereira.

 

 

11- Ignacia Theodora de Oliveira

 

Aos 11-04-1799 casou com José Antonio Gonçalves, natural da vila de Algoz Comarca de Miranda do Douro, viúvo de Teresa Maria de Jesus.

No inventário de Ignacia Lemos de Godoy:

“José Antonio Gonçalves, branco, natural da vila de Algoz Comarca de Miranda do Douro, morador no Distrito da Piedade Termo desta Vila, casado, vive de roça, 50 anos (disse ser genro da inventariada)”.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, ermida do Sr. dos Montes da vila de S. João del Rei aos 11-04-1799 Jose Antonio Gonçalves, viuvo de Teresa Maria de Jesus = cc Inacia Teodosia Oliveira, desta, f.l. Salvador Lourenço e Inacia Lemos de Godoy, tet.: Joaquim Jose Souza Lira e Luiz Manoel da Silva.

 

 

12- Helena Francisca de Oliveira

 

Solteira, de idade de quarenta e quatro anos. “Elena Francisca de Oliveira, mulher solteira, natural da Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Piedade Freguesia e Termo desta vila de São João del Rei, mulher branca... (disse ser filha da inventariada)”.

 

_______________________________________________________________________

 

Ascendência de

SALVADOR LOURENÇO

 

Sílvia Buttros

Fonte: Arquivo Distrital de Braga,

Concelho de Fafe, Freguesia Moreira do Rei

 

1- Salvador Lourenço, natural do lugar do Parrei e batizado na freguesia de S. Martinho de Moreira do Rei Arc. de Braga em 06/07/1697.

Aos 06/07/1697, Salvador, filho de Pedro Lourenço, de Soutelo, e de sua mulher Senhorinha Gonçalves. Foi padrinho Francisco Moreira, do lugar de Cortinhas, e Maria, solteira, filha de Helena solteira, do dito lugar.

 

PAIS

 

2- e 3- Pedro Lourenço, aos 06-01-1682 casou com Senhorinha Gonçalves, batizada em 19-11-1659, filha natural.

Aos 06/01/1682, Pedro Lourenço, filho de Joseph Lourenço e de sua mulher Isabel Fernandes, do lugar do Tourão; com Senhorinha Gonçalves, filha natural de Sebastião Gonçalves de Parrei, e de Angela Novais, solteira, de Soutelo. Todos desta freguesia. Foram testemunhas o padre Coadjutor Pedro do Vale, Pedro Pires e Páscoa solteira, ambos de Soutelo.

 

Aos 19/11/1659, batizou o Padre José Novais a Senhorinha, filha de Angela Bras, solteira, do lugar de Soutelo. Foi padrinho somente o Padre Domingos Moreira. Todos desta freguesia.

 

          Senhorinha faleceu em 10-09-1699 e Pedro em 16-09-1723.

Aos 10/09/1699 faleceu Senhorinha Gonçalves, mulher de Pedro Lourenço, do lugar de Soutelo, com todos os sacramentos, e fez testamento. (...)

 

Aos 15/09/1723 morreu Pedro Lourenço, do lugar do Parrei, desta freguesia de Moreira de Rei, com todos os sacramentos. Não fez testamento, e foi sepultado no adro desta igreja.

 

AVÓS

 

4 e 5 Joseph Lourenço, do lugar do Tourão e sua mulher Isabel Fernandes, do lugar do Tourão. Joseph faleceu em 23-04-1688 e Isabel em 20-07-1689.

Aos 23/04/1688, faleceu Joseph Lourenço, do lugar do Tourão que é desta freguesia de Moreira de Rei, confessou-se somente por morrer apressado (...) foi enterrado nesta igreja, a porta principal.

 

Aos 20/07/1689 faleceu Isabel Fernandes, viúva, do lugar de Tourão desta freguesia de São Martinho de Moreira de Rei, foi enterrada em sepultura sua dentro da igreja. Fez testamento onde deixou um inventário de trinta missas e três ofícios de dez padres cada, e a missa de São Pedro no altar privilegiado em Fafe. 

 

 

6 e 7 Sebastião Gonçalves, de Parrei e Angela Brás Novais, solteira, de Soutelo falecida em 05-02-1694:

Aos 05/02/1694, faleceu Angela solteira, do lugar de Soutelo, com todos os sacramentos, está sepultada no Adro. Fez escritura a seu genro Pedro Lourenço em que reservou quinze missas, e três ofícios,(...)