PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 2º Ana Inácia Xavier

(atualizado em 04-dezembro-2016)

 

 

Bartyra Sette

 

Ana Inacia Xavier, nascida em Mariana. Casou com o Capitão Roque de Souza Magalhães, natural da freguesia de São Pedro de Sá, Comarca de Valença, Arcebispado de Braga, filho de Marcos de Souza Magalhães e Juliana Soares de Araújo, naturais da mesma freguesia, com ascendência na família “Souza Magalhães, em Portugal”, neste site.

 

Capitão Roque foi irmão inteiro de Marcos de Souza Magalhães casado com Mariana de Almeida e Silva, com geração descrita na família “Ribeiro da Silva” de S. Gonçalo do Brumado Cap. 2º, neste site.

 

Foram moradores em Pedra Branca de Santa Catarina, Freguesia de Campanha do Rio Verde, onde o Capitão redigiu seu testamento aos 27-09-1784 e faleceu aos 09-10 do mesmo ano.

(RMJ: Paróquias de SJDR - óbitos)

Aos nove de outubro de mil setecentos e oitenta e quatro faleceo com todos os Sacramentos o Capitão Roque de Souza Magalhães, casado com Dona Anna Ignacia Xavier, morador em Pedra Branca da Freguesia de campanha do Rio Verde. Sepultado dentro da Capella da venerável ordem terceira de Nossa Senhora do Carmo desta Villa na forma de seu testamento.

Testamento: 27-09-1784 Em nome da Santíssima Trindade (....) Eu Roque de Souza Magalhães, morador na Pedra Branca de Santa Catharina freguesia da Campanha do Rio Verde, filho de Marcos de Souza Magalhães e Juliana Soares de Arº, já defuntos. Natural da Freguesia de S. Pedro de Sa Termo de Arcos de Valde(---) Arc de Braga, Comarca de Valença. Em idade avançada de 76 annos, c.c. Anna Ignacia Xavier. Nove filhos: Caetano José de Souza Magalhães, Roque de Souza Magalhães, Francisco de Paula de Souza Magalhães, Manoel de Souza Magalhães já defunto, Joaquina de Souza Magalhães casada, Ignacia de Souza Magalhães casada, Luciana de Souza Magalhães solteira, Maria de Souza Magalhães solteira, Leonor de Souza Magalhães solteira.Testamenteiros pela ordem: Jose Joaquim de Oliveira Gondim em um só corpo com minha mulher, Alferes Caetano Jose de Souza Magalhães morador em Pedra Branca

 

Capitão Roque foi inventariado em 1785 por sua viúva, na paragem da Pedra Branca. Ana Inácia faleceu em Baependi e foi sepultada aos 14-09-1800.

B7: Baependi-MG - Óbitos  aos 14-09-1800 sep. dentro da matriz de Baependi Dona Anna Ignacia Xavier, viuva do falecido Capitão Roque de Soisa Magalhães.

 

No testamento e no inventário (neste site) do Capitão Roque comparecem os filhos:

 

1- Ana Joaquina de Magalhães, com 27 anos em 1785, casada com o Alferes José Joaquim de Oliveira Gondim. Seus filhos foram legatários do Alferes Manoel Tomás (2 abaixo) “-aos filhos de José Joaquim de Oliveira Gondim.”

Encontramos o batismo de:

1-1 Inácia, batizada aos 24-09-1784 na matriz de Aiuruoca.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 24 set 1784 matriz, Ignacia, f.l. do alf. Jose Joaquim de Oliveira Gondim e d. Anna Joaquina Magalhães; padr.: R. Joaquim Jose da Maya e d. Ignacia Maria mulher do alf. Tho----

 

2- Inácia Mariana de Souza, com 26 anos em 1785, casada com o Alferes Manoel Tomás Villela, com geração na família “Villela” Cap 1º, neste site.

 

3- Caetano José de Souza, com 25 anos. Casou com Felícia Maria Villela, geração na família “Villela” Cap. 6º, neste site.

 

4- Eufrazia (?) de Souza..... com 22 anos em 1785. Luciana de Souza Soares, batizada aos 02-04-1763 na matriz de Aiuruoca.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 02 abril 1763 matriz, Lucianna, f.l. do Cap Roque de Sousa Mag.es e s/m D. Anna Ignacia Xavier, npaterno de Marcos de Sza. Mag.es e s/m Julianna de Araujo naturais da freguesia de S. Pedro de Sá. Tr.º dos Arcos de Val de Vez, com.ca de Catin-o -rei--, Bisp. Braga; nmaterno de Antonio Rabello e Maria Ribr.ª da  Maya, padr.:  Dr. Joseph Rabello e D. Ignacia Theresa de Jesus, de quem apresentou pp. o revdo. Boa Ventura Lopes Leyte.

 

          Luciana casou em primeiras núpcias, na Ermida de Santa Catarina aos 02-12-1786, com o Licenciado Antonio de Magalhães Passos, natural da freguesia de Santo Ildefonso, Bispado do Porto, filho de Narciso de Magalhães Passos natural da freguesia de S. Sebastiano, Arcebispado de Braga e Rosa Maria Clara natural da cidade do Porto.

(B7) Campanha-MG - casamentos - na ermida de Santa Catarina filial desta aos 02-12-1786 o Licenciado Antonio de Magalhaes Passos, f.l. de Narciso de Magalhaens Passos e Rosa Maria Clara, n/b na freguesia de Santo Ildefonso Bispado do Porto; = D. Luciana Soares de Souza, f.l. do Cap. Roque de Souza, já falecido, e de D. Anna Ignacia Xavier, n/b na freguesia de Aiuruoca.


Casou em segundas, aos 15-03-1802, com José Martins Borralho, filho de José Martins Borralho e Teodora Barbosa de Lima. Geração na família “Os Barbosa Lima” I- Cap. 2º , neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 15 março 1802 - matriz - Joseph Martins Borralho, f.l. de Joseph Martins Borralho e d. Theodora Barbosa de Lima; c/ d. Luciana de Souza Soares, viuva do alf. Antonio de Magalhães Passos.

Ns. e bts. nesta freg. de Aiuruoca.

 

Luciana e Antonio tiveram, segundo testamento da filha Luciana e termos encontrados, pelo menos:

4-1 Inocência Claudina Rosa de Magalhães, natural da freguesia de Campanha. Na matriz de Aiuruoca aos 17-05-1809 casou com João Antonio da Silva Guimarães, natural da freguesia de São Jorge, Arcebispado de Braga, filho de José Antonio da Silva e Engracia Maria Mendes.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 17 maio 1809 matriz - João Antonio da Silva Guimarães, f.l. de Joseph Antonio da Silva e Engracia Maria Mendes, n. e b. freg. de S. Jorge, arc. Braga; c/ D. Innocencia Claudina Rosa de Magalhães, f.l. do Alf. Antonio de Magalhães Passos e D. Luciana de Soisa Soares, n. e b. freg. Campanha.

4-2 Antonio de Magalhães Passos, batizado aos 13-12-1787 na matriz de Aiuruoca.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- 1767 a 1790 desordenado) fls. 198, aos 13 dez 1787 matriz, Antonio, f.l. de Antonio de Magalhães Passos n. freg. Sto. Ildefonso, bispado do Porto e D. Luciana de Soisa Soares, n. freg. Juruoca, bispado de Mariana; np de Narciso de Magalhães Passos n. freg, de S. Sebastiano, Arc. Braga e Roza Maria Clara n. da cidade do Porto; nm Cap. Roque de Soiza Magalhães n. freg, de S. Pedro de Sá, Arc. Braga e D. Anna Ignacia Xavier, n. da cidade de Marianna. Padrinhos: Ten. Manoel Thomaz Vilella e D. Ignacia Marianna de Soisa.

 

          Casou com Lucia Guilhermina Candida de Noronha, filha de Francisco Antonio Monteiro de Noronha. Em 1831 eram moradores no fogo 23, 7º quarfeirão de Aiuruoca, ele com 43 anos e Lucia com 26.

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 7º quarteirão, fogo 23:

-Antonio de Mag.es Passos, br, 43 anos, cc., lavrador:

Lucia (?) br. 26 anos, cc;

Porfiria, br. 8

Francisca, br. 6,

Ana, br. 5 anos e

Antonio, br, 2 anos e

Belisario, br. 2 meses.

 

Pais de, pelo menos:

4-2-1 Porfíria, batizada aos 24-02-1823, padrinhos o avô materno e a avó paterna.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 24 fev 1823 matriz, PORPHIRIA, f.l. de Antonio de Magalhães Passos e D. Lucia Guilhermina Candida de Noronha; padr.: Francisco Antonio Monteiro de Noronha avô materno e d. Luciana de Souza Soares, avó paterna.

 

4-2-2 Francisca, batizada aos 15-09-1824

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 15 set 1824 matriz, FRANCISCA, f.l. de Antonio de Magalhaens Passos e Lucia Guilhermina Candida de Noronha, padr.: Ten. Jeronimo de Arantes Marques e D. Maria Isabel Pereira por pp apres, por Francisca Ignacia de Souza, a madrinha da freguesia de Santa Catharina, os mais desta.

 

4-2-3 Antonio, batizado aos 20-07-1829

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos fls. 375 aos 20 julho 1829 matriz, ANTONIO, f.l. de Antonio de Magalhaens Passos e D. Lucia Guilhermina de Noronha, padr.: Cap. Simão da Rocha Correa pp apres. Ten. Antonio Theodoro de Araujo e, D. Francisca Ignacia de Soisa, o padrinho orador da vila de Resende e os mais desta freguesia.

 

4-2-4 Belisário, batizado aos 13-08-1831

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -- batismos - aos 13 agosto 1831 matriz, BELISARIO, f.l. de Antonio de Magalhães Passos e D. Lucia Guilhermina de Noronha, padr.: Manoel Ananias de Assis Junqueira e D. Umbelina Generosa Feliciana por pp  apres. por D. Francisca Ignacia de Sousa.

 

4-2-5 Luciana, batizada aos 30-01-1837

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -- batismos - aos 30-1-1837 matriz, LUCIANNA, f.l. de Antonio de Magalhães Passos e D. Lucia, padr.: Sargento mor Francisco de Paula Pereira e Souza por pp apresentada pelo Vigário da Vara Antonio dos Reis Silva Rezende e D. Mariana Ignacia de Souza.

 

4-3 Maria, citada no testamento da irmã Luciana abaixo.

 

4-4 Ana Silvéria de Magalhães, na matriz de Aiuruoca aos 23-04-1811 casou com o Capitão Manoel Joaquim Pereira, natural da vila de Campanha, filho natural do Sargento mor José Francisco Pereira (7-1 abaixo)

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 23 abril 1811 matriz - Cap. Manoel Joaquim Pereira, f. natural do sargento mor Joseph Francisco Pereira, n. e b. vila da Campanha; c/ Ana Silveria de Magalhaens, f.l. do Alf. Antonio de Magalhaens Passos e D. Luciana de Soisa Soares.

 

          Capitão Manoel já era falecido e foi representado no inventário paterno por seus filhos (situação em 1856):

4-4-1 Generoso, batizado aos 19-07-1812, foram seus padrinhos o avô paterno e a avó materna. Não comparece nem é representado no inventário do avô.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-aos 19 julho 1812 matriz, Generoso, nascido a 17 junho proximo, f.l. do cap. Manoel Joaquim Pereira e d. Anna Silveria de Magalhães, padr.: sargento mor de ordenanças Joze Francisco Pereira por pp. que apresentou Jose Martins Borralho e d. Luciana de Soisa Soares mulher do mesmo.

4-4-2 Dr. Manoel Joaquim Pereira Magalhães, casado com Mariana Claudina de Noronha Magalhães, moradores em Baependi.

4-4-3 Inocência, casada com Justino Xavier de Mello Lisboa;

4-4-4 Maria, casada com Antonio José de Moraes, moradores em Santa Rita

4-4-5 Lucia, casada com Custódio Ferreira Rocha;

4-4-6 Francisco Joaquim Pereira;

4-4-7 Antonio Joaquim Pereira;

4-4-8 Luciana Cândida de Magalhães, casada com José Joaquim Bernardes de Oliveira, moradores na Freguesia de São Caetano da Vargem Grande-MG

4-4-9 Mariana Leopoldina Pereira, casada com José Villela de Vasconcelos, moradores em Santa Rita

4-4-10 José Joaquim Pereira, menor;

4-4-11 Joaquim Pereira, menor;

4-4-12 Maria, menor;

4-4-13 Henrique, menor;

4-4-14 Guilhermina, menor;

4-4-15 João, menor.

 

4-5 Luciana Marceliana de Souza, falecida em Aiuruoca com 30 anos, aos 24-05-1834.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - matriz - 24 maio 1824; 30 anos, c/test. Dona Luciana Marceliana de Souza. F. leg. de Antonio Magalhães Passos falecido e Dona Luciana de Sousa Soares, n. b. e moradora nesta freg. de Aiuruoca.

Testamenteiros: 1º meu padrasto Jose Martins Borralho; 2- minha mãe.

Herdeiros os irmãos: Innocencia, Alcina, Maria, Antonio, todos já emancipados. Aiuruoca 24 maio 1824. Registrado 25 maio 1824.

 

5 Roque de Souza Magalhães, batizado em 18-09-1764 e com 21 anos em 1785, casou duas vezes.

Aiuruoca, MG aos 18-09-1764 nesta paroquial bat a Roque, f.l. do Cap. Roque de Souza Magalhães e D. Ana Inacia Xavier, foram padrinhos o Revdo. Manoel ---- apresentou sua pp o Revdo Boaventura Lopes Leite, e D. Teresa mulher de Manoel Correa Arnaut.

          Em 07-08-1789 requereu dispensa do impedimento de afinidade ilícita em 1º grau para se casar, como casou, com Ana Josefa Cândida, filha dos falecidos Capitão João Rodrigues Moreira e Joana Teodora do Monte (família Maria Moreira de Alvarenga, neste site). Já tinham filhos “que se encontram ocultos”.

(pesq. Moacyr Villela) Processo matrimonial – AEAM – Mariana  Campanha 07-08-1789

Orador – Alferes Roque de Souza Magalhães natural de Aiuruoca,

Oradora – Dona Ana Josefa Cândida, natural da Freguesia de São Caetano , Bispado de Mariana, maior de 25 anos, filha do Capitão João Rodrigues Moreira e de sua mulher Dona Joana Teodora do Monte já falecidos

Ambos moradores em Campanha

Impedimento em primeiro grau de afinidade por cópula ilícita

O orador é irmão legitimo do Alferes Caetano José de Souza

A oradora é irmã legitima de Maria ambas filhas do Capitão João Rodrigues Moreira e de Dona Joana Teodora do Monte

O orador teve cópula com Dona Maria irmã legitima da oradora e esta teve também cópula com o alferes Caetano José de Souza, irmão do orador

O orador vive com sua mãe viúva e já tem tido filhos com a oradora que se encontram ocultos.

 

          Ana Josefa faleceu em 03-01-1802 e Roque casou em segundas com Vitória Alexandrina de Figueiredo falecida com testamento aberto aos 16-07-1862, filha de José Alves de Figueiredo e Maria Villela do Espirito Santo Cap. 7º, família “Villela”.

Em 1831 Roque e Vitória era moradores em Santa Catarina no fogo 294, ele com 70 anos e ela com 46 anos.

censo 1831: Santa Catarina-MG, fogo 294:

Roque de Souza Magalhães, branco, 70, casado

Vitoria Alexandrina, branco, 46, casado

Francisco de Souza, branco, 29, solteiro

Jose da Costa Botelho, branco, 80, marceneiro

25 escravos

 

          Coronel Roque faleceu aos 18-07-1837 e foi inventariado no ano seguinte por Vitória. Sem geração das segundas nupcias, teve em estado de solteiro a filha natural:

5n1 Manoela Ignacia, casada com Manoel Gonçalves Varella. Manoela já era falecida em 1838 e foi representada pelos filhos, todos moradores em Santa Rita:

5n1-1 Francisco Gonçalves Varela, casado

5n1-2 Ana, casada com Marcos Martins Salazar

5n1-3 Manoel Gonçalves Varela, 20 anos

5n1-4 José Varela.

 

Roque e Ana Josefa tiveram, segundos seus inventários (neste site):

5-1 Manoel Isidoro de Magalhães, com 15 anos em 1802, já falecido em 1838, casado que foi com Tereza Fortunata de Jesus. Por ocasião do inventário do sogro, Tereza Inácia já estava casada em segundas com Justino José Caetano.

          Manoel foi representado por seus filhos

5-1-1 João Carlos de Magalhães, morador no arraial de Barreiras – Areias SP;

5-1-2 Ana Vitoria de Magalhães, casada com Vicente Ferreira de Barros – Areias – SP;

5-1-3 Joaquim de Souza Magalhães, 20 anos, em Areias-SP;

5-1-4 Maria das Dores de Magalhães, viúva da José Gonçalves Varela – Barreiros;

5-1-5 Francisco Isidoro de Magalhães, 16 anos em Santa Catarina;

5-1-6 Emerenciana, casada com Joaquim Mariano , em Campo Belo

5-1-7 Catarina , 12 anos; mora com a mãe na Corte

5-1-8 Constantina, 10 anos. Mora com a mãe na Corte.

 

5-2 Roque de Souza Magalhães, batizado em 22-11-1792. Em 1815 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau para se casar com sua prima Maria Umbelina do Amor Divino batizada em 09-02-1796, neta família Cap. 1º.

Processo Matrimonial - Campanha-MG - Livro Misto 1818

www.familysearch.org (record search pilot)

Oradores Roque de Souza Magalhães e Maria Umbelina - 1815

Querem casar o Capitão Roque de Souza Magalhães, f.l. do Capitão Roque de Souza Magalhães e Ana Josefa, já falecida = com D. Maria Umbelina, f.l. Alf. Joaquim Jose Rebello, já falecido e D. Francisca de Paula, os contraentes naturais e batizados nesta freguesia da vila da Campanha da Princesa, (...)

Em o L. 7º f 74 se acha o assento do contraente: Aos 22-11-1792 nesta matriz da Campanha bat. a Roque, f.l. Alf. Roque de Souza Magalhães e D. Ana Josefa Candida. Avos paternos o Cap. Roque de Souza Magalhães e D. Ana Inacia Xavier, avos maternos o Cap. João Rodrigues Moreira e D. Joana Teodora do Monte, já defuntos, Mandei fazer este assento que assinei. o C. Luiz Diogo da Silva Torres,

E no mesmo L. 7º f 15?: Aos 09-02-1796 na capela de Santa Catarina o Rvdo. Jose Joaquim dos Reis de minha licença batizou e pos os santos oleos a Maria, filha de Joaquim Jose Rabelo e de s/m D. Francisca de Paula, foram padr.: o Alf. Roque de Souza Magalhães e D. Maria Crecencia. Do que fiz este assento que assinei. o Pe. Domingos da Silva Lobo.

E nada mais se contem nos ditos assentos que aqui fielmente fiz copiar. Vila da Campanha da Princesa 13-07-1816 Vig. Jose de Souza Lima

 

Consanguinidade em 3º grau da linha transversal:

- q Manoel Antonio e Ana Inacia Xavier eram irmãos, desta nasceu o Cap. Roque de Souza Magalhães e deste procedeu o orador.

- q de Manoel Antonio procedeu Joaquim Jose Rebello e deste a oradora Maria Umbelina. 3º grau de consanguinidade em linha transversal igual

- q. a oradora é orfã de pai

- q. estão ligados igualmente no 3º grau de consanguinidade misto de 2º em linha colateral desigual porquanto:

Maria Crescencia e Ana Josefa eram irmãs, desta nasceu o orador e daquela nasceu Francisca de Paula e desta nasceu a oradora

 

Testemunhas:

- Jose Borges da Costa, homem branco, casado, morador na aplicação de Santa Catarina, natural da freguesia da Campanha, vive de agricultura, de idade 48 anos, e aos costumes disse nada. O Alf. Joaquim Jose Rebelo, pai da oradora D. Maria Umbelina, primo primeiro em segundo grau do Cap. Roque de Souza Magalhães, pai do orador o Cap. Roque de Souza Magalhães e o mesmo orador primo primeiro em segundo grau de D. Francisca de Paula dos Reis mãe da oradora, por isso ligados os oradores com parentesco de terceiro grau duplicado. A oradora é órfã de pai, vive debaixo do materno dominio (aa) Jose Borges da Costa).

- Jose Joaquim Pereira, homem branco, casado, n. da cidade do Porto e Bispado, morador nesta aplicação de Santa Catarina, 50 anos, vive de agricultura.

- Joaquim Alves Fagundes, homem branco, casado, n. freg. Aiuruoca deste bispado, morador nesta capela de Santa Catarina filial da matriz da vila da Campanha da Princesa, primo por afinidade dos oradores.

 

Depoimento do orador Roque de Souza Magalhães, f.l. Cap. Roque de Souza Magalhães e D. Ana Josefa, n/b na capela de Santa Catarina filial da matriz da vila da Campanha onde tem sido morador, solteiro, livre e desempedido e nunca contratara casamento com pessoa alguma senão com a contraente D. Maria Umbelina com quem casa espontaneamente e sem constrangimento e que alem do parentesco já dispensado lhe não consta haja impedimento de afinidade e nem de congnação espiritual e que não tem em si impedimento canonico (...).

Depoimento da contraente aos 08-07-1815 nesta Capela de Santa Catarina: D. Maria Umbelina, f.l. do falecido Alf. Joaquim Jose Rebello e D. Francisca de Paula dos Reis, n/b nesta capela de Santa Catarina onde tem sempre morado, solteira

 

          Em 1831 moravam no fogo 45 em Santa Catarina, ele com 38 anos e ela com 34:

censo 1831: Santa Catarina-MG, fogo 45:

Roque de Souza Magalhães, branco, 38, casado

Maria Umbelina, branco, 34, casado

Joaquim Luis, branco, 17, solteiro

Jesuina, branco, 13, solteiro

Ana, branco, 11

Maria, branco, 9

Francisca, branco, 7

Porcina, branco, 3

Luciana, branco, 1

26 escravos

 

          Entre seus filhos:

5-2-1 Jesuína Carolina de Magalhães, com 13 anos em 1831. Aos 1839 pediu dispensa (neste site) para se casar, como casou aos 12-05-1839 com o Tenente Vitor Modesto Ribeiro de Carvalho, viúvo de Emerenciana Maria Pereira (ou Ribeiro de Magalhães) 7-1-5 abaixo. Vitor, nascido por 1804, era filho do Alferes Manoel Ribeiro de Carvalho e de Maria Inácia de Jesus.

Livro de casamentos Freguesia de Santa Catarina – Cúria de Campanha-

Aos 12 de maio de 1839 em casa de residência do Coronel Roque de Souza Magalhães em virtude de dispensa de afinidade em terceiro grau em linha transversal....se receberam em matrimonio o tenente Vitor Modesto Ribeiro de Carvalho, viúvo de Dona Emerenciana Ribeiro de Magalhães, filho legitimo do Alferes Manoel Ribeiro de Carvalho e de Dona Maria Inacia de Jesus, idade 34 anos e Dona Jesuína Carolina de Magalhães, filha legitima do Cel Roque de Souza Magalhães e de Dona Maria Umbelina, idade 21 anos, a contraente minha paroquiana. Testemunhas, Capitão Joaquim Ribeiro de Carvalho de Freguesia de São Sebastião e Joaquim Alves Vieira da Vila de Areias. O vigário Accioli. (pesq. Moacyr Villela)

 

5-2-2 Maria Clementina da Glória, com 9 anos em 1831. Em 1844 pediu dispensa para casar com seu primo Roque de Souza Magalhães, 5-3-1 abaixo.

5-2-3 Francisca Inácia Magalhães, nascida por 1822. Aos 06-10-1844 casou-se com Roque Gonçalves de Magalhães, Cap. 1º, 2-1 supra

5-2-4 Ana Joaquina de Magalhães, nascida por 1816, aos 03-04-1837 casou com Vicente Alves Vieira, nascido por 1808, filho de Felipe Alves Vieira e Maria (Inacia?).

Livro de casamentos Freguesia de Santa Catarina – Cúria de Campanha- fl 48/v

Aos 3 de abril de 1837, pelas 3 horas da tarde em casa do Cel Roque de Souza Magalhães, em virtude de uma provisão do vigário da vara, minha presença, sem que houvessem impedimentos...se receberam e, matrimonio Vicente Alves Vieira, branco, filho legitimo de Felipe Alves Vieira e Maria ---, com 28 anos de idade, lavrador e a pouco residente na Vila de Areias _SP e Dona Ana Joaquina de Magalhães, minha paroquiana, filha legitima do mesmo Cel Roque de Souza Magalhães e de Dona Maria Umbelina, com 17 anos de idade. Testemunhas, Tenente Jose Vicente Valadão e o Cel Roque de Souza Magalhães avô da contraente. O vigário Accioli. (pesq. Moacyr Villela)

 

5-3 Joaquim de Souza Magalhães, batizado em 10-06-1794. Com 8 anos em 1802.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 10-06-1794 na Ermida de Sta Catarina bat a Joaquim, f.l. Alf. Roque de Souza Magalhães e D. Ana Josefa Candida, foram padrinhos o mesmo Reverendo Jose Joaquim dos Reys e D. Francisca de Paula.

Casou com Constança Delfina de Mello e em 1831 eram moradores em Natércia.

censo 1831: Santa Catarina-MG, fogo 275:

Joaquim de Souza Magalhães, branco, 37, casado

Constança Delfina, branco, 28, casado

Roque, branco, 10

Maria, branco, 7

Vitoria, branco, 6

Ana, branco, 5

João, branco, 4

Francisco, branco, 2

13 escravos

 

          Entre seus filhos:

5-3-1 Roque de Souza Magalhães, com 10 anos em 1831. Em 1844 pediu dispensa (processo neste site) para casar, como casou aos 06-10-1844, com sua prima Maria Clementina da Glória 5-2-2 supra.

“Se acham ligados com impedimento de consangüinidade de segundo grau de linha transversal igual, sendo os pais dos oradores irmãos . E em quarto grau misto de terceiro. Que o avô do orador era irmão da Bis-avó da oradora.”

 

casamento

Natercia, MG (ex Santa Catarina) casamentos, Aos 06-10-1844 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha tranversal igual e tambem do 4º grau mixto ao 3º - Roque de Souza Magalhães, f.l. do Alferes Joaquim de Souza Magalhães e D. Constança Delfina de Mello, de idade 24 anos; = com D. Maria Clementina da Gloria, f.l. do Capitão Roque de Souza Magalhães e D. Maria Umbelina do Amor Divino, de idade de 23 anos; brancos, lavradores, naturais deste bispado.

 

5-3-2 Ana Cândida de Magalhães, com 5 anos em 1831. Em 1848 requereu dispensa para casar com seu primo Joaqum Pereira Pinto, 8-1-1 abaixo.

 

5-4 Antonio de Souza Magalhães, com 6 anos em 1802. Em 1825 requereu dispensa (processo neste site) de consanguinidade do 3º grau atingente ao segundo, para casar com Joaquina Ribeiro de Magalhães, 7-1-6 abaixo:

“Se acham ligados com impedimento de consangüinidade de terceiro grau misto de segundo em linha transversal desigual por ser o orador primo co-irmão da mãe da oradora”

- O Capitão Roque de Souza Magalhães e Dona Maria Isabel de Magalhães são irmãos, desta nasceu Dona Maria Pereira de Magalhães e desta nasceu a oradora.

- Do dito Capitão Roque de Souza Magalhães procede o orador o qual por isso esta ligado com a oradora no impedimento de terceiro grau misto de segundo....

- A oradora é pessoa de viuvez muito honesta...e sendo órfã de mãe...

O orador não tem bens mas é ágil e tem toda a capacidade para tratar a oradora com a decência devida a sua condição e de promover a utilidade de seus bens da legitima materna avaliados em 4 a 5 mil cruzados.( 16 a 20 contos de reis).

 

          Em 1831 moravam no fogo 270 em Santa Catarina.

censo 1831: Santa Catarina-MG, fogo 270:

Antonio de Souza Magalhães, branco, 34, casado

Joaquina Ribeira, branco, 18, casado

Antonio Ribeiro, branco, 3

Maria Ribeira, branco, 1

10 escravos

 

          Capitão Antonio, faleceu em outubro e foi encomendado aos 25-10-1855

Natercia, MG (ex Santa Catarina) óbitos, aos 25-10-1855 encomendei o Cap. Antonio de Sousa Magalhães, que foi casado com D. Joaquina Ribeiro Magalhães, branco, lavrador, idade 58 anos, terminou no dia vinte e ----.

 

Joaquina Ribeiro de Magalhães, casada com Antonio de Souza Magalhães, falecida depois do Inventariado e por isso seus filhos tem jus a herança e são”:

 

 

5-4-1 Antonio Ribeiro de Magalhães, casado com Placidina Honória de Paiva, filha de Joaquim Severino de Paiva e Silva e Maria Benta Carneiro (família “Paiva” Cap. 2º § 6º,).

Antonio faleceu em 05-04-1874 e foi inventariado em Campanha em 1877 por sua viúva (inventário neste site). Compareceram dez filhos (situação em 19-11-1877):

5-4-1-1 Maria Placidina casada com Roque Alves Vieira de Magalhães

5-4-1-2 Joaquim Ribeiro de Paiva Magalhães, solteiro, 23 anos

5-4-1-3 Joaquina Cândida Ribeiro, casada com Domingos Gonçalves Mendes Junior, filho de outro e Ana Francelina de Mendonça. Geração na família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 5º.

5-4-1-4 Ana, casada com “o cidadão” Antonio Felipe de Salles

5-4-1-5 Emerenciana, casada com Joaquim Ribeiro da Luz

5-4-1-6 Amélia Placidina, solteira, 14 anos. Amélia Malvinda Ribeira aos 26-08-1882 casou com Antonio Gonçalves Mendes, filho do falecido Domingos Gonçalves Mendes e Ana Francelina de Mendonça, família “Amaro de Mendonça Coelho” já citada.

5-4-1-7 Mariana Placidina, 12 anos

5-4-1-8 José Ribeiro Magalhães, 10 anos

5-4-1-9 João Ribeiro Magalhães, 8 anos

5-4-1-10 Ermelina Placidina, 5 anos

 

5-4-2 Francisco Ribeiro, casado;

5-4-3 Joaquim Ribeiro, solteiro, 22 anos;

5-4-4 José Ribeiro, solteiro, 20 anos;

5-4-5 Maria Ribeira, solteira, 17 anos;

5-4-6 Ana Ribeira, solteira, 15 anos;

5-4-7 Manoel Ribeiro, 14 anos;

5-4-8 Francisca Ribeira, 10 anos;

5-4-9 Catarina, 8 anos;

5-4-10 João Ribeiro, 7 anos;

 

5-5 Porcina, com 3 anos em 1802. Em 1838 estava casada com Joaquim Alves Vieira, moradores no arraial de Barreiros em São Paulo.

5-6 Francisco de Souza, com 9 meses em 1802. Em 1831 residia com o pai e a madrasta, contava então 29 anos. Não compareceu no inventario paterno.

 

 

6 Francisca(?) de Paula Souza Magalhães, com 19 anos em 1785 no inventário paterno.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 21 julho 1766 matriz, Francisco, f.l. do Cap. Roque de Souza Mag.es e s/m D. Anna Ignacia Xavier; npaterno de Marcos de Sza. Mag.es e s/m Julianna de Araujo Soares, naturais da freguesia de S. Pedro de Sá. Tr.º C--llas dos Arcos de Val de Vez, com.ca de Valença ----, Bisp. Braga; nmaterno do Cap. Antonio Rabello e  s/m Maria Ribr.ª da  Maya, padr.: Rvdo. Lour.c Isau de Almd.ª e Theresa Urculla (?) da Costa cc. Manoel da Maya (?). Aiuruoca 26 julho 1766.

 

7- Maria Isabel de Magalhães, batizada aos 07-12-1767 na matriz de Aiuruoca.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 07 dez 1767 matriz, Maria, f.l. do cap. Roque de Souza Mag.es e s/m Anna Ignacia Xavier, nasceu em 9 nov.; pad.: Pr. (ou Dr.?) Joseph de Sq--rª (?) e Sousa, de que me apresentou pp Ignacio de Loyola e S.ª e Theodora Barbosa de Lima cc. Jose Martins Borralho.

 

          Maria Izabel casou com o Coronel José Francisco Pereira, natural de Guaratinguetá, filho de Sebastião Francisco Pereira e Maria Guedes de Gusmão, neto paterno de Manoel de Fraga e Maria Pereira, neto materno de Francisco Borges Rodrigues e Maria Fragoso.

Sebastião Francisco Pereira e Maria Guedes de Gusmão, casados em 1757 em Guaratinguetá, tiveram outros filhos citados no testamento de José Francisco:

Casamentos de Guaratingueta - 1757; Copia de Gastão de Meireles França; RGB nº 7: N.º 276 - Sebastião Francisco Pereira, de Guimarães, filho de Manoel de Fraga e Maria Pereira, com Maria Guedes, desta, filha de Francisco Borges Rodrigues e Maria Fragoso. (SL. 3º, 80, 5-6)

 

Irmãos de José Francisco:

- Joaquim Francisco Pereira

- Ana Maria da Trindade casou aos 17-01-1793 com Jose Barbosa da Costa, filho de Domingos Borges da Costa e Madalena Cardosa. Pais de, entre outros: José, Maria e Manoel, sobrinhos de José Francisco, e provavelmente também Francisca, falecida antes do tio sem filhos; família “Lourenço de Birto Leme”.

 

          José Francisco faleceu aos 28-08-1855 com testamento e foi inventariado em 1856 (inventário neste site) por sua segunda mulher Maria Vicência Bressane. Não teve geração destas nupcias mas sim nove filhos legítimos do primeiro leito e um natural (Manoel Joaquim Pereira em 4-4 supra).

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu o Cel. Jose Francisco Per.ª aos 28-08-1855, de quem é testamenteiro Jose Fran.co Per.ª.

Eu o Coronel Jose Francisco Pereira, f.l. de Sebastião Francisco Pereira e Maria Guedes de Gusmão, já falecidos, n. da vila de Santo Antonio de Guaratingueta Bispado de S. Paulo, morador na freg. de S. Gonçalo da Campanha.

CC. primeira vez com D. Maria Izabel de Magalhães, já falecida, de cujo matrimonio tivemos os seguintes filhos: = Maria = Jose = Emerenciana = Francisco = Joaquim = Antonia = Anna = Victoria = João; sendo Maria, Joaquim, Anna e João já falecidos. E bem assim um filho natural por nome Manoel Joaquim, que tive antes de casado e que por mim se acha reconhecido no livro de Batisterio da Freguesia da Campanha.

Hoje casado segunda vez com D. Maria Vicencia Bressane a quem por trato que fizemos dotei com cinco contos de reis e logo dei quatro contos os quais puz a premio a tres quartos por cento na mão do Tenente Fernando Antonio de Lemos e um conto de reis que falta para inteirar os cinco contos de reis a dita minha mulher aceitou na mão de meu filho João Jose Pereira e por falecimento deste está a dever o dito conto de reis meu filho Jose Francisco Pereira comprador da Fazenda do Pirahy do dito falecido meu filho João Jose Pereira

Testamenteiros: 1º meu filho Jose Francisco Pereira, 2º meu genro Luiz Antonio da Silva Pereira, 3º meu filho Francisco Pereira de Magalhães.

Por falecimento de minha primeira mulher fiz inventario e partilhas dos bens que possuiamos entregando a nossos herdeiros todos estes bens, ficando eu unicamente com minha terça e do restante dela o que ficar por minha morte passo a (...) conforme é minha vontade:

(...) contemplando a minha afilhada Ritta Bentancourt nestas esmolas.

(...) deixo a meus afilhados e afilhadas filhos de meus filhos Francisco Pereira e Manoel Joaquim, 200$000 a cada um, em cuja herança não tera parte o Dr. Manoel Joaquim Pereira.

- a meu afilhado ou afilhada, filho de meu sobrinho Antonio de Souza Magalhães, 100$000.

E se estes afilhados falecerem antes de mim voltara a quantia a meus herdeiros.

Deixo a minha neta Maria, f. de meu filho Manoel Joaquim, já casada, 400$000 réis e sendo esta falecida antes de mim se repartira esta quantia pelos filhos e mais bisnetos.

Declaro que os três meus filhos Maria, já falecida e hoje seus filhos; e a Jose e a Emerenciana se dara 66$666 a cada um, herança que lhes deixou seu tio, meu irmão Joaquim Francisco Pereira, e igualmente tiveram meus sobrinhos, filhos de minha irmã Ana: Jose, Maria e Manoel aos quais já paguei.

Meu testamenteiro dara a meus sobrinhos, filhos e filhas da dita minha irmã Ana, um conto de reis e os que tiverem morrido a seus filhos e dito conto de reis se tirará 50$000 reis que se dara a Antonio Francisco por ter minha sobrinha Francisca morrido sem filhos, e esta deixa recebendo como divida minha aquele casal, pai e mãe, deles.

(...) se dará a Jose Antonio Pereira 25$000 engano que houve nas terras que lhe vendi.

Deixo a minha mulher D. Maria Vicencia, durante a sua vida, o usofruto da casa em que moramos e os escravos (...) e por sua morte revertera tudo a meus herdeiros.

(...) se pague a meus netos, filhos de minha filha Maria já falecida, 600 arrobas de café (...).

(...) cumpridos os meus legados e pagas as minhas dividas se as houverem, nomeio meus universais herdeiros a meus netos, filhos de minha finada filha Maria = a meus filhos Jose = Emerenciana = Francisco = Victoria, a meus netos filhos de meus finados filhos Manoel Joaquim, Joaquim Francisco, Anna cc que foi com Francisco Antonio, Antonia cc. Joaquim Carlos.

Declaro que existe em poder de meu genro Joaquim Carlos um credito firmado por mim prometendo de premio que quis cobrar do Padre Lourenço da Costa Moreira pelo qual me obriguei com essa quantia (...).

(...) a herança que deixo a meus filhos e netos do restante de minha terça tenhamos mesmos meus herdeiros só uso e fruto durante suas vidas e por suas mortes reverterão a meus netos filhos dos mesmos.

São Gonçalo da Campanha 11-10-1852 Jose Francisco Pereira. Declaro mais que na herança que houver de tocar a meu genro Joaquim Carlos se descontara a importancia do credito que existe em seu poder dos juros que exige a divida do Padre Lourenço (...). São Gonçalo 11-10-1852 Jose Francisco Pereira.

Aprovação: 06-03-1853

Abertura: 28-08-1855

Aceitação: 10-09-1855 Jose Francisco Pereira Filho.

 

          Maria Vicencia Bressane, natural de Lisboa, faleceu com testamento aberto aos 28-06-1868. Era filha de Antonio Bressane Leite e Thereza Dorothea da Silva, família “Bressane”, neste site.

 

          Maria Izabel e o Coronel José Francisco tiveram:

7-1 Maria Izabel Pereira de Magalhães, natural da Campanha onde aos 26-10-1807 casou-se com o Capitão Joaquim Ribeiro de Carvalho, natural de Pouso Alto-MG, filho do Capitão Custódio Ribeiro Pereira Guimarães e Maria Ribeiro. Família “Antonio Ribeiro de Carvalho” Cap. 1º.

Campanha-MG - casamentos - aos 26-10-1807 Capitão Joaquim Ribeiro de Carvalho, f.l. do Cap. Custodio Ribeiro Pereira Guimarães e D. Maria Ribeiro, n/b freguesia de Pouso Alto = D. Maria Isabel Pereira, f.l. do Sargento Mor Jose Francisco Pereira e D. Maria Isabel de Magalhães, n/b na freguesia da Campanha.


Maria Izabel já era falecida em 1825 (processo de dispensa matrimonial da filha Joaquina) e foi representada no inventário paterno (1856) por seus filhos:

7-1-1 Maria Joaquina, casada com o Capitão João Villela de Magalhães, moradores em Santa Rita.

Comparecem nos censos de Santa Rita:

censo decada 1830/1840 Santa Rita do Sapucai -MG, fogo 107

João Vilela de Magalhães, branco, 31, casado, tropeiro

Maria, branco, 21, casado

Joaquim, branco, 3,

Maria, branco, 2

12 escravos, cativos

4 agregados, pardos

 

censo 24-09-1838 Sta Rita do Sapucai-MG, 2º quarteirão, fogo 81

Capitão João Villela de Magalhães, branco, 38, casado, lavrador

Maria Joaquina, branca, 27, casada

Joaquim, branco, filho, 10

Maria, branca, filho, 8

Francisca, branca, filho, 7

Ana, branca, filho, 5

Emerenciana  , branca, filho, 4

Vitoria, branca, filho, 3

João, branco, filho, 1

16 escravos

 

7-1-2 Custódio Ribeiro Pereira em 1856 estava casado com Ana Ribeiro, moradores na Fazenda de São José, distrito da freguesia de Santa Rita do Sapucaí, município de Pouso Alegre

         Cutodio, com 24 anos, comparece no censo de 1838 no estado de viúvo. Foi casado anteriormente com sua prima Maria Umbelina Ribeiro, filha do Capitão João Ribeiro Pereira.

censo 24-09-1838 Sta Rita do Sapucai-MG, 2º quarteirão, fogo 83

Alferes Custodio Ribeiro Pereira, branco, 24, viúvo

10 escravos

 

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - Pouso Alto-MG

Pesq. Moacyr Villela.

Dispensa de Impedimentos

1836 - Oradores - Custodio Ribeiro Pereira e Maria Umbelina Ribeiro

O Capitão Joaquim Ribeiro de Carvalho, pai do orador é irmão inteiro do Capitão João Ribeiro Pereira pai da oradora.

Os pais de ambos são ricos o orador é órfão de mãe e tem de legitima 7 escravos e 300.000 reis. A oradora vai dotada com 4 escravos e dinheiro ( 500 ou 600 mil reis)

Ambos são naturais de Pouso Alto mas o orador mora atualmente na Freguesia de São Sebastião.

 

7-1-3 Joaquim Ribeiro de Carvalho, casado com Maria Inácia, moradores em Santa Rita

7-1-4 Inácia Ribeira de Magalhães casada com Mateus Antonio da Luz, dispensados do “Impedimento de consangüinidade em quarto grau misto de terceiro desigual e em quarto grau transversal desigual” (dispensa matrimonial neste site). Mateus era filho do Capitão Mateus Antonio da Luz e de Dona Ana Ribeira de Carvalho (família “Antonio Ribeiro de Carvalho”, Cap 7º).

7-1-5 Emerenciana Maria Pereira (ou Ribeiro de Magalhães), casou aos 20-05-1828 com o Major Vitor (Atanasio) Modesto Ribeiro de Carvalho.

Livro de casamentos Freguesia de Santa Catarina – Cúria de Campanha-

Aos 20 de maio de 1828,o reverendo Atanásio Jose Roiz...no lugar de Santa Rita, filial desta matriz, sem impedimento algum, alem da consangüinidade em terceiro grau misto de segundo da qual foram dispensados por delegação...ligou em matrimonio Vitor Atanásio Modesto da paróquia de Itajubá a Emerenciana Ribeiro de Magalhães, paroquiana desta matriz. Testemunhas o Sargento Mor Jose Joaquim Leite Ferreira de Melo morador desta Freguesia e o Capitão Antonio Ribeiro de Carvalho da Freguesia de Pouso Alto...e para constar fiz esse assento- Vigário Accioli, (pesq. Moacyr Villela)

 

         Emerenciana já era falecida no inventário do avô materno, foi representada pelos filhos:

7-1-5-1 Maria Inácia, casada com Joaquim Ribeiro de Carvalho;

7-1-5-2 Ana Vitória, casada com Joaquim Ribeiro Magalhães, moradores em Santa Rita

7-1-5-3 Joaquim Modesto, tutelado por seu pai.

 

7-1-6 Joaquina Ribeiro de Magalhães, em 1825 requereu dispensa de consanguinidade do 3º grau atingente ao segundo, para casar com o Capitão Antonio de Souza Magalhães 5-4 supra.

 

7-1-7 José Ribeiro Pereira (de Carvalho), casou com sua prima Francisca Cândida Ribeira, filha do Capitão João Ribeiro Pereira Guimarães. José e Francisca faleceram abintestados e sem filhos. Foram inventariados em 07-01-1843 “Inventario amigável entre irmãos, que fazem o Capitão Joaquim Ribeiro de Carvalho, como herdeiro inventariante dos bens de seu finado filho, Jose Ribeiro Pereira e o Capitão João Ribeiro Pereira Guimarães, como herdeiro de sua finada filha Dona Francisca Cândida Ribeira, casada com Jose Ribeiro Pereira” (inventário neste site).

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha -  POA -LPM - 10 - 1840 a 1847

Resumido por Paulo Guedes, disponibilizado por Moacyr Villela

Dispensa de Impedimentos

1840 - Oradores - Jose Ribeiro Pereira de Carvalho e Dona Francisca Cândida Ribeira

Dizem os oradores...Nascidos e batizados na Freguesia de Pouso Alto. O orador é morador na Freguesia Nova de Santa Rita e a oradora mora nesta de Pouso Alto. Querem se casar, mas obsta-lhes impedimento de consangüinidade em segundo grau em linha transversal, por serem os pais dos oradores irmãos:

O Capitão Joaquim Ribeiro de Carvalho, pai do orador é irmão legitimo do capitão João Ribeiro Pereira Guimarães, pai da oradora.

O orador tem de legitima materna cinco a seis mil cruzados em escravos e terras e é muito ágil e capaz, seu pai é rico e pode por isso fazer uma casa útil ao Estado e a Igreja.

A oradora vai dotada com 800.000 a 1.000.000 em bens moveis. Ela mora com seus pais que são vivos.

Testemunhas:

1. Antonio de Pádua Ribeiro, morador em Pouso Alto, branco, 25 anos, vive de sua lavoura, parente dos oradores em segundo e terceiro graus;

2. Jose Antonio da Costa, homem branco, casado, natural de Pouso Alto, 40 anos, vive de sua lavoura, parente da oradora em terceiro grau;

3. Francisco de Paula Ribeiro, homem branco, casado, natural de Pouso Alto, 50 anos, vive de sua lavoura, parente dos oradores em segundo e terceiro graus.

 

7-2 José Francisco Pereira, casado; conselheiro da Imperial Ordem do Cruzeiro

 

7-3 Emerenciana Maria de Magalhães foi casada três vezes. Primeira vez com Antonio Ribeiro, sem geração. Segunda vez casou com Domiciano de tal, com filha única. Em 1856 já estava casada com Ten. Manoel Luiz Ferreira, que registrou terras em Rio Claro-RJ onde eram moradores:

Rio Claro, RJ - N.Sra. da Piedade, lv. 72 (1854-1856) fls. 50, 98 - Manoel Luis Ferreira, herança por morte de minha sogra d. Maria Isabel de Magalhaens, por troca com meu cunhado Jose Francisco Pereira filho, na ocasião em que nos dividimos, confrontando com: comendador Joaquim Jose de Souza Breves, Antonio Luis de Souza Lopes, cap. Manoel Antonio da Silva, com o barão do Rio Claro. 28 jan 1856.

          Tenente Manoel era viúvo de Ana Rodrigues com dois filhos, segundo seu inventário realizado em Lorena em 1875 (pesquisa e colaboração de Benedito Raimundo Alves):

- Maria Francisca Vianna casada com José Martins de Souza Vianna.

- Ana Cândida Ferreira casada com Guilherme Strut.

 

Biblioteca Municipal de Lorena-SP

Caixa 51

Inventariado: Tenente Manuel Luiz Ferreira

Transcrito e disponibilizado por: Benedito Raimundo Alves

Inventário amigável do tenente Manuel Luiz Ferreira feito em 1º de fevereiro de 1.875 na cidade de Lorena-SP.

Foi casado 2 vezes, a 1ª com Ana Rodrigues Ferreira, de cujo matrimonio deixou dois herdeiros.

01- D. Maria Francisca Vianna casada com Jose Martins de Souza Vianna.

02- D. Ana Cândida Ferreira casada com Guilherme Strut.

 

Filhos do 2º matrimonio com Emerenciana Maria de Magalhães:

01- Antonio Luiz Ferreira, casado.

02- Jose Luiz Ferreira de Magalhães, casado.

03- Emerenciana Ferreira de Magalhães, casada com Jacinto Augusto de Souza Muniz.

04- Francisca Pereira de Magalhães, casada com Jose Francisco de Oliveira.

05- Lucia Ferreira de Magalhães, casada com Marcolino Moreira da Costa, falecido deixando uma filha:

- Virginia Moreira Rabelo, casada com Antonio Salustiano Rabelo.

06- Aureliana Ferreira de Magalhães, casada com Dr. Fernando Oliveira Alzamora, falecido deixando três filhos:

- Aureliano de Oliveira Alzamora 26 anos.

- Maria Antonieta casada com Adolfo Américo Franco.

- Cristina Carlinda de Oliveira casada com Dr. João Batista da Silveira.

 

          Emerenciana ditou seu testamento em Lorena aos 04-09-1877. Declarou naturalidade, filiação, os três matrimônios e seus filhos. Faleceu em 21-04-1881 e foi inventariada no mesmo ano. Segundo o testamento e inventário, neste site colaboração de Benedito Raimundo Alves, foram seus filhos:

7-3-1 Maria Domiciana de Magalhães, filha de Domiciano. Já falecida em 1877, foi casada com Dr. Domiciano da Costa Moreira, falecido em Itajuba-MG em novembro de 1881, com 68 anos declarados.

Itajuba, MG Igreja N. Sra da Soledade [Dr. Domiciano da Costa Moreira viuvo de D. M.ª Dom.ca de Mag.es] aos 13-11-1881 sepultou-se no cemiterio desta cidade Dr. Domiciano da Costa Moreira com idade de 68 anos, viuvo

         Maria Domiciana foi representada no inventário materno pelos cinco filhos de seu casal.

7-3-1-1 Dr. Aureliano Moreira Magalhães

7-3-1-2 Maria, casada com José Guilherme Ferreira de Castro

7-3-1-3 Dr. Domiciano da Costa Moreira Junior

7-3-1-4 Olimpio Magalhães, de 24 anos em 1881.

7-3-1-5 Amelia Josefina de Magalhães casada aos 11-11-1857 com Evaristo da Silva Campista, filho de José da Silva Rodrigues e Francisca Maria do Rosário.

Itajuba, MG Igreja N. Sra da Soledade matr. [Evaristo da Silva Campista e D. Amelia Josefina de Magalhães. B.B.] Aos 11-11-1857 nesta matriz de Itajuba e test.: Major Francisco Pereira de Magalhães e Major Joaquim Carlos de Noronha. Evaristo da Silva Campista, f.l. Jose da Silva Rodrigues e D. Francisca Maria do Rosario, natural de Campos = cc D. Amelia Josefina de Magalhães, f.l. Dr. Domiciano da Costa Moreira e D. Maria Domiciana de Magalhães, natural desta vila

Amélia, já falecida em 1881, foi representada no inventário da avó materna pelos cinco filhos de seu casal:

7-3-1-5-1 Geraldino Campista, solteiro, 20 anos

7-3-1-5-2 Belbina Amelia da Silva, 18 anos

7-3-1-5-3 Ernestino Braulino Campista, 16 anos

7-3-1-5-4 Amelia Hortencia Campista, 14 anos

7-3-1-5-5 Ramiro da Silva Campista, 12 anos.

 

Emerenciana e Ten. Manoel Luiz tiveram seis filhos:

7-3-2 Antonio Luiz Ferreira, inventariante materno. Aos 27-11-1852 dispensados do 2º grau de consanguinidade, casou com sua prima Teresa Candida de Magalhães, filha de Francisco Pereira de Magalhães e Lina Candida de São José, 7-5-1 abaixo

7-3-3 José Luiz Ferreira de Magalhães, casado.

7-3-4 Emerenciana Ferreira de Magalhães casada com Jacinto Augusto de Souza Muniz.

7-3-5 Francisca Ferreira de Magalhães, aos 12-01-1843 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com seu primo José Francisco de Oliveira, filho de Francisco Antonio da Luz e Ana Izabel de Magalhães, 7-8-1 abaixo.

         Já falecida em 1877, foi representada no inventário materno por seu filho único:

7-3-5-1 José Francisco de Oliveira Junior.

7-3-6 Lucia Ferreira de Magalhães casada com Marcolino Moreira da Costa. Ambos já falecidos em 1877, deixaram filha única:

7-3-6-1 Virginia Moreira, também já falecida em 1881, casada com Antonio Salustiano Rabelo. Foi representada no inventário da avó materna pelos três filhos de seu casal.

7-3-6-1-1 Maria Madalena Rabelo, de 7 anos

7-3-6-1-2 Maria José Rabelo, 3 anos

7-3-6-1-3 João Salustiano Rabelo, 14 meses,

7-3-7 Aureliana Ferreira de Magalhães casada com Fernando Oliver Alzamora. Já falecida em 1877, foi representada no inventário materno pelos três filhos de seu casal.

7-3-7-1 Cristina, casada com Dr. João Baptista da Silveira

7-3-7-2 Aureliano Alzamora

7-3-7-3 Maria, casada com Adolfo Americo Franco.

 

7-4 Antonia Claudina Magalhães, casada com o Sargento Mor Joaquim Carlos de Noronha, moradores em Itajuba; entre seus filhos:

7-4-1 Francisco Pereira de Noronha, em Baependi aos 12-11-1855 casou com Maria Carolina Nogueira de Sá, filha do Coronel Inácio Nogueira de Sá e Teresa Joaquina de Oliveira.

Baependi - casamentos - Aos 12 novembro 1855 - matriz - Francisco Pereira de Noronha e D. Maria Carolina Nogueira de Sá; dispensados de afinidade licita em 2º grau.

Ele f.l. do Maj. Joaquim Carlos de Noronha e Donna Antonia Claudina de Magalhães.

Ela f.l. do Cel. Jose Ignacio Nogueira de Sá e D. Thereza Joaquina de Oliveira.

Test.: Olimpio Carneiro Viriato Catão e Dr. Manoel Joaquim Pereira de Magalhães.

 

7-5 Francisco Pereira de Magalhães casado, morador na Vila da Boa Vista de Itajubá. Muito provavelmente o casado com Lina Cândida de São José, filha de Francisco Pereira de Souza e Teresa Cândida de São José, família “Diogo Garcia”.

          Entre seus filhos:

7-5-1 Teresa Candida de Magalhães, em Itajuba-MG aos 27-11-1852 dispensados do 2º grau de consanguinidade, casou com seu primo Antonio Luiz Ferreira, filho de Emerenciana Maria de Magalhães e seu terceiro marido Ten. Manoel Luiz Ferreira, 7-3-2 supra.

Itajuba, MG Igreja N. Sra da Soledade matr. Aos 27-11-1852 nesta matriz dispensados do 2º grau de consanguinidade em linha transversal, na presença das testemunhas Cel. Jose Francisco Pereira e Jose Francisco Pereira Filho. Antonio Luiz Ferreira, f.l. Manoel Luiz Ferreira e Emrenciana Maria de Magalhães = cc Theresa Candida de Magalhães, f.l. Francisco Pereira de Magalhães e Lina Candida de São Jose. Ambos naturais e batizados nesta. O contraente fregues do Pirahy e a contraente desta.

 

7-6 Vitória Alexandrina de Magalhães, em 1856 estava casada com José Quirino Marques de Barros. Vitória faleceu com testamento (neste site) e foi inventariada em 1876 na Freguesia da Mutuca, Termo de Campanha. Declarou:sou viúva de dois consórcios, dos quais nenhum filho tenho”.

          Vitória foi casada primeira vez com o Sargento Mor Luiz Antonio da Silva Pereira, filho de Domingos José Pereira do Amaral, nascido em Carrancas e Escolástica Teodora de Jesus, neto paterno do Capitão Manoel Pereira do Amaral e Ana Maria do Nascimento, neto materno do Capitão Manoel Leite Ferreira, já falecido em 1780 e Antonia do Espirito Santo e Gouvea; família “Diogo Garcia”.

          Sargento Mor Luiz Antonio faleceu com testamento redigido em Campanha e aberto aos 19-10-1852, sem geração. Foram seus irmãos, citados no testamento: Coronel Antonio Caetano Pereira, Coronel Francisco de Paula Pereira

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA03 Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu o S. Mor Luiz An.to da S.ª Per.ª a 19-8bro-1852 de quem é testamenteira D. Victoria Alexandrina de Mag.es

Eu, Luiz Antonio da Silva Pereira, f.l. do Capitão Domingos Jose Pereira e D. Escolastica Teodora de Jesus, ambos já falecidos, batizado nesta freguesia e nela tenho morado até hoje.

Sou cc. D. Victoria Alexandrina de Magalhães e de cujo matrimonio não temos filho algum até o presente.

Testamenteiros: 1º a minha mulher D. Victoria Alexandrina de Magalhães, 2º meu irmão o Coronel Antonio Caetano Pereira, 3º a meu irmão o Coronel Francisco de Paula Pereira.

Legados:

- deixo a meu sobrinho e afilhado João Baptista Ribeiro, um escravo, este ao arbitrio de minha testamenteira, e dez vacas;

- deixo a minha afilhada, exposta em minha casa de nome Izabel, quando casar dara a ela dois contos de réis e procure dar estado a ela;

- a Maria Jose, mulher do meu sobrinho Domingos Ribeiro da Silva, 600$000;

(...) se minha mulher for viva no tempo do meu falecimento, há de ser ela por minha herdeira de tudo quanto sobrar de meus bens e de minhas disposições.

Cidade da Campanha 27-08-1850 Luiz Antonio da Silva Pereira

Aprovação: 27-08-1850

Abertura: 19-10-1852

Aceitação: 06-11-1852 D. Victoria Alexandrina de Magalhães

 

CPA 05, Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897;

Registro do testamento com que faleceu D. Vitoria Alexandrina de Magalhães, a 06-02-1876.

Eu, Vitoria Alexandrina de Magalhães, n. da cidade da Campanha, f.l. Jose Francisco Pereira e D. Maria Izabel de Magalhães, já falecidos. Declaro que sou viuva de dois consorcios dos quais nenhum filho tenho.

Não tenho ascendentes e nem descendentes, por isso deduzidos os meus legados, no remanescente de meus bens instituo meus herdeiros D. Maria Izabel de Magalhães, mulher de Joaquim Barbosa da Fonseca, e seus filhos, porem aquela D. Maria Izabel somente com o uso frutuario dos bens, passando eles depois de sua morte a seus filhos.

Testamenteiros: 1º Major Joaquim Eloy Mendes, 2º João Pedro Mendes, 3º Joaquim Barbosa da Fonceca.

Mutuca, 04-02-1876

Aprovação 04-02-1876

Abertura 06-02-1876

Aceitação - termo a fls. 53: 04-03-1876 Major Joaquim Eloy Mendes, morador na Freguesia da Mutuca deste termo

 

7-7 Joaquim Francisco Pereira falecido, deixou os filhos:

7-7-1 Joaquim Francisco Pereira;

7-7-2 Francisco Joaquim de Souza Pereira; morador na freguesia do Barreiro, Vila de Areias-SP

7-7-3 Ambrosina A... de Souza Pereira, casada com Alcebiades Salustiano, tambem moradores no Barreiro.

7-7-4 João, menor;

7-7-5 Roque, menor;

 

7-8 Ana Isabel de Magalhães, batizada em 24-06-1803 na Campanha. Em Delfim Moreira aos 04-02-1822 casou com Francisco Antonio da Luz, natural da Ilha do Pico Bispado de Angra, filho do Cap. Antonio Joaquim de Oliveira e Luiza Francisca da Luz.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio - aos 24-06-1803 bat a Ana, f.l. Cap. Jose Francisco Pereira e D. Maria Izabel de Magalhães. Foram padrinhos (----) da Silva Reis por pp que apresentou o Cap. Roque de Souza Magalhães, e D. Ana Vitoria da Fonseca.

 

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 3. Aos 04-02-1822 Francisco Antonio da Luz, f. Cap. Antonio Joaquim de Oliveira e D. Luiza Francisca da Luz, nat da freg. de Santo Antonio da Ilha do Pico Bisp. de Angra = cc D. Ana Isabel de Magalhães, f. Cel. Jose Francisco Pereira e D. Maria Isabel de Magalhães, nat da Campanha.

Luiza Francisca da Luz foi inventariada em 1844 e Cap. Antonio Joaquim de Oliveira em 1852, ambos em Cristina. Compareceram seis filhos:

I- Manoel Joaquim de Oliveira casou com Ines Claudina de Carvalho. Já falecido em 1844 foi representado pelos filhos:

I-1 Luisa Joaquina de Oliveira, casada com Jose Batista de Carvalho. Inventariada em 1844, deixou dois filhos: Manoel de 8 anos e Genoveva de 7.

Arquivo: Forum Fausto Dias Ferraz - Cristina, MG.

Pesq. Cristiano Corte Restitutti

Inventariada Luisa Joaquina de Oliveira- ano 1848

Inventariante: Jose Batista de Carvalho

Local: Cristina-MG

Herdeiros: 2 filhos.

1- Manoel, 8 anos

2- Genovefa, 7 anos

I-2 Maria Joaquina de Oliveira, casada com Rogaciano Jose Batista

I-3 Francisco Antonio de Oliveira Carvalho, menor. Em1856, casado, morador no termo da Campanha.

I-4 Antonio Joaquim de Oliveira Neto, menor. Tambem casado em1856.

II- Francisco Antonio da Luz, casou duas vezes.

III- Felicidade Perpetua de Jesus, com 50 anos em 1852. Viuva do Capitão Bento Ribeiro da Silva (primeiras nupcias) e depois casada com Francisco de Paula Monteiro de Noronha (segundas nupcias). Geração na família “João Ribeiro da Silva”.

IV- Maria Joaquina de Oliveira, com 49 anos em 1852. Casada com o Capitão Luis Gomes Nogueira

V- Teresa Joaquina de Oliveira, casada com José Inacio Nogueira de Sá

VI- Antonio Joaquim de Oliveira, Alferes casou com Placidina Ernestina de Noronha.Tenente em 1852.

Centro de Documentação e Memória Luis Barcellos de Toledo - Cristina, MG.

Pesq. Cristiano Corte Restitutti

Inventariada Luisa Francisca da Luz - ano 1844

Inventariante Antonio Joaquim de Oliveira, Capitão, viuvo

Local: Gloria, Cristina-MG

Herdeiros:6 filhos

1- Manoel Joaquim de Oliveira cc Ines Claudina de Carvalho, falecido, deixando os herdeiros netos seguintes:

Luisa Joaquina de Oliveira, casada com Jose Batista de Carvalho, morador neste termo;

Maria Joaquina de Oliveira, casada com Rogaciano Jose Batista, morador neste termo;

Francisco Antonio de Oliveira Carvalho, menor, morador em [rasgado] no termo de Campanha, tutelado pelo Capitão Antonio Joaquim de Oliveira;

Antonio Joaquim de Oliveira Neto, menor, morador em [rasgado] no termo de Campanha, tutelado pelo Capitão Antonio Joaquim de Oliveira

2- Francisco Antonio da Luz, casado Ana Isabel Pereira de Magalhaes (primeiras nupcias), depois Placidina Henriqueta de Noronha (segundas nupcias)

3- Felicidade Perpetua de Jesus, viuva do Capitão Bento Ribeiro da Silva (primeiras nupcias) e depois com Francisco de Paula Monteiro de Noronha (segundas nupcias)

4- Maria Joaquina de Oliveira, casada com o Capitão Luis Gomes Nogueira

5- Teresa Joaquina de Oliveira, casada com Jose Inacio Nogueira de Sá

6- Antonio Joaquim de Oliveira, Alferes cc Placidina Ernestina de Noronha

 

Arquivo: Forum Fausto Dias Ferraz - Cristina, MG.

Pesq. Cristiano Corte Restitutti

Inventariado Antonio Joaquim de Oliveira, Capitao - ano 1852

Inventariante: Antonio Joaquim de Oliveira, Alferes

Local: Gloria, Cristina-MG

Herdeiros:6 filhos

1- Francisco Antonio da Luz, Tenente-Coronel, 56 anos, casado com Placidina Henriqueta de Noronha (segundas nupcias), antes Ana Isabel Pereira de Magalhaes (primeiras nupcias)

2- Felicidade Perpetua de Jesus, 50 anos mais ou menos, viuva do Capitão Bento Ribeiro da Silva (primeiras nupcias) e depois com Francisco de Paula Monteiro de Noronha (segundas nupcias)

3- Maria Joaquina de Oliveira, 49 anos, casada com o Capitao Luis Gomes Nogueira

4- Teresa Joaquina de Oliveira, casada com Jose Inacio Nogueira de Sá

5- Antonio Joaquim de Oliveira, Tenente, casado com Placidina Ernestina de Noronha.

6- Manoel Joaquim de Oliveira, falecido, foi casado com Ines Claudina de Carvalho, deixando os herdeiros seguintes:

Dona Maria, casada com Rogaciano Jose Batista, morador neste termo;

Francisco Antonio de Oliveira, casado, morador no termo da Campanha;

Antonio Joaquim de Oliveira Carvalho, casado, morador neste termo;

Dona Luisa, casada com João(?) Batista de Carvalho, falecida, deixando os herdeiros legitimos bisnetos Manoel, 12 anos mais ou menos, e Genoveva, 10 anos.

          Ana, inventariada em 1848, deixou dez filhos de seu casal. Nove a representaram no inventário paterno em 1856. Francisco Antonio casou segunda vez com Placidina Henriqueta de Noronha.

Centro de Documentação e Memória Luis Barcellos de Toledo - Cristina, MG.

Pesq. Cristiano Corte Restitutti

Inventariada Ana Isabel de Magalhaes- ano 1848

Inventariante Francisco Antonio da Luz, Tenente, viuvo

Local: fazenda Cachoeira - Cristina.

Herdeiros 10 filhos:

1- Jose Francisco de Oliveira, 25 anos, casado Maria Luisa de Noronha

2- Maria Joaquina de Oliveira, 23 anos, casada com Crecencio Ribeiro da Silva

3- Candida Carolina de Oliveira, 21 anos, casada com o Capitão Francisco Ribeiro da Luz

4- Francisca Teodora de Magalhaes, 20 anos, casada com Joaquim Carlos de Noronha Junior

5- Antonio, 14 anos

6- Ana, 12 anos

7- Teresa, 10 anos

8- Luisa, 9 anos

9- Mariana, 6 anos

10- Joaquim, 10 meses

7-8-1 José Francisco de Oliveira com 25 anos em 1848. Aos 12-01-1843 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com sua prima Francisca Ferreira de Magalhães 7-3-5 supra, ali a geração.

Itajuba, MG Igreja N. Sra da Soledade matr. Aos 12-01-1843 nesta matriz dispensados do impedimento de 2º grau de consanguinidade em presença das testemunhas Cel. José Francisco Pereira e Dr. Domiciano da Costa Moreira, José Francisco de Oliveira, f.l. do T.te Francisco Antonio da Luz e D. Ana Izabel de Magalhães = cc D. Francisca Ferreira de Magalhães, filha leg. do Tenente Manoel Luz Ferreira e D. Emerenciana Maria de Magalhães. Ambos nascidos e batizados nesta matriz donde são fregueses.

7-8-2 Maria Joaquina de Oliveira, com 23 anos em 1848, casada com Crescêncio Ribeiro da Silva, moradores em Cristina

7-8-3 Cândida Carolina de Oliveira, com 21 anos, casada com o Capitão Francisco Ribeiro da Luz, morador em Cristina

7-8-4 Francisca Teodora de Magalhães, com 20 anos, casada com Joaquim Carlos de Noronha;

7-8-5 Antonio Joaquim de Oliveira; com 14 anos em 1848.

7-8-6 Ana, com 12 anos em 1848. Em 1856 estava casada com João Batista de Noronha;

7-8-7 Teresa, com 10 anos. Em 1856 estava casada com Luis Antonio Pinto de Noronha;

7-8-8 Luiza, com 9 anos. Casou com Joaquim Jose Pires Ribeiro;

7-8-9 Mariana, com 6 anos em 1848 e 14 anos em 1856.

7-8-10 Joaquim, com 10 meses em 1848. Não é citado em 1856 (inventário do avô materno).

7-9 João José Pereira, já falecido em 1856. Tinha fazenda em Piraí.

 

8- Leonor de Souza Soares (ou Magalhães), batizada em Aiuruoca aos 19-04-1770, onde aos 02-05-1791 casou com o Alferes Manoel Pereira Pinto, natural da freguesia de Ayrão, Comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga, filho de Domingos Pereira e Maria Joana Pinto

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 19 abril 1770 matriz LEONOR, fa. l. do cap. Roque de Sza. Mag.es e s/m d. Anna Ignacia Xavier, q.n. 8 do m.m. padr.: João de Sza. Lx.ª e Anna Ma. de Siqra. cc. Lic. Fran.co Ant.º Lopes Mag.es.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 12 maio 1791 - matriz - Alferes Manoel Pereira Pinto e Leonor de Souza Soares.

Ele f.l. de Domingos Pereira e Maria Joanna Pinto, n. e b. freg. de Ayrão, comarca de Guimarães, arc. Braga.

Ela f.l. do Cap. Roque de Souza Magalhães e D. Anna Ignacia Xavier, n. e b. freg. Aiuruoca.

 

Capitão Manoel faleceu aos 24-02-1838, viúvo com testamento redigido em Aiuroca aos 28-03-1831. Declarou os sete filhos legítimos e um natural, tido em solteiro:

B7: Baependi - Óbitos, aos 25-02-1838 na matriz de N. Sra. do Monserrate Baependi o Capitão Mor Manoel Pereira Pinto, viuvo, fal. no dia 24 do dito mes.

Copia do Testamento (trechos)

Eu o Capitão Mor Manoel Pereira Pinto, f.l. de Domingos Pereira Pinto e Maria Joana Pinto, já falecidos, n/b na freguesia de Santa Maria de Eiram Comarca de Guimarães Arcebispado de Braga e orador na vila de Santa Maria de Baependi desta Provincia de Minas Gerais.

Testamenteiros: 1º meu filho o Conego Manoel Pereira de Souza; 2º meu filho Sargento Mor Francisco de Paula Pereira e Souza; 3º meu filho Antonio Pereira Pinto.

Declaro que fui cc. D. Leonor de Souza Soares, já falecida e desse matrimônio tivemos os filhos: o Conego Manoel Pereira = o Sargento Mor Francisco de Paula = Antonio = Joaquim = Domingos = D. Maria Joaquina = e o ajudante Domiciano, já falecido com filhos Manoel e Cloriana; instituo a todos por meus herdeiros assim como ao Capitão Manoel Pereira de Barros que tive antes do matrimônio.

Dispõem da terça.

(...) herdeiros do remanescentes dos mesmos meus herdeiros acima nomeados.

Escrito a meu rogo pelo Vigario Jose de Abreu e Silva e por mim assinado. Aiuroca 28-03-1831 Manoel Pereira Pinto.

Registrado aos 25-02-1838

 

8-1n Capitão Manoel Pereira de Barros, natural de Pouso Alto-MG, filho natural do Capitão Manoel Pereira Pinto e Domingas Antonia do Espírito Santo. Em Baependi aos 20-06-1806 casou com Luciana Inácia Villela, natural de Aiuruoca, filha de Antonio Villela Serqueira e Maria da Conceição. Família “Villela” Cap. 5º.

B7:  Baependi, 20 junho 1806; Manoel Pereira de Barros e Luciana Vilella.

Ele filho natural do ten. Manoel Pereira Pinto e Domingas Antonia do Espirito Santo, n. e b. na freguesia de Pouso Alto.

Ela f.l. de Antonio Vilella Serqueira e Maria da Conceição; n. e b. na freg. de Juruoca.

          Manoel faleceu com testamento em maio de 1848. Sem geração legitima, pois os três filhos do casal faleceram em menoridade, instituiu por seus herdeiros universais os três filhos naturais, tidos no estado de solteiro. Foi inventariado por Luciana em 1849:

Arquivo: Forum Fausto Dias Ferraz - Cristina, MG.

Pesq. Cristiano Corte Restitutti

Inventariado Manoel Pereira de Barros, Capitão - ano 1849

Inventariante Luciana Inacia Vilela

Local: Santa Cruz, Cristina

Faleceu em maio de 1848

Herdeiros 3 filhos naturais

1- Alexandrina Pereira de Sousa, casada com o Ajudante Domingos Pereira Pinto, moradores em Baependi. Domingos Pereira Pinto, Ajudante, irmão do finado, morador em Baependi

2- Domeciano Pereira de Barros, Major, solteiro, 36 anos

3- Zeferina Antonia Pereira, falecida, casada que foi com Marciano Antonio da Silva, morador no distrito da Guapiara Termo de Aiuruoca, da qual ficaram os filhos - Netos: Ana, casada com Jose Ribeiro da Cunha; Francisco de Paula Pereira da Silva, solteiro, 24 anos, morador em Aiuruoca ou Baependi; Luciana, casada com Jose Pedroso de Oliveira, moradores em Baependi; Antonio Marciano da Silva, 17, e Custodio Marcelino da Silva, 15, moradores em Aiuruoca; Carlos, falecido depois do inventariado, representado por seu pai Marciano Antonio da Silva

 

400 mil para o testamenteiro, que vai dispor da terça como bem lhe convier.

"Fui casado (...) de cujo matrimonio tivemos 3 filhos que cessaram de existir (...)

Tive dois filhos naturais [duvida] igualmente qualificada e por isso com igualdade de Direito sobre duas partes de meus bens, e são Domeciano... Segundo Testamenteiro, e Alexandrina casada com o Terceiro Testamenteiro (...). Idem, [deuse]? mais como filha Zeferina... sobre a qual tenho duvida de igual peso de probabilidade, assim a meu favor, quer contra mim [duvida] (...) da consciencia a instituo na mesma tenha a igualdade com os dois primeiros. A estas deixei dote, a primeira - Alexandrina - 800 mil reis em dinheiro e uma escrava ja falecida assim mais 100 mil forra ad? juntario? as outra escrava (?). A segunda - Zeferina - 400 mil em dinheiro e uma negra.

A respeito ao filho Domeciano tenho de ajustar contas acerca de uma sociedade que tivemos digo que temos tido, e pela [duvida] ajuste lhe [deixei]? titulo de que [porevativamente]? for seu, e que não seja obrigado a trazer a colação. Pretendo mesmo em vida [de]? minha terça aos [pmder]? 200 mil com alguma [duvidas] mais necessaria ao servico de minha Matriz, não a tendo feito, o meu testamenteiro a faça de conserto com o meu Paroco. Dara meu testamenteiro si? dez Viuvas pobres de 10 mil a cada uma. Mandara dizer por minha alma as missas que por sua vontade e muito conceito (...) quiser e pelas de meus pais 50 e pelas daqueles com quem tenho negocio, 20.

Determino que se faça a minha terça na metade do numero total de escravos que houverem na Casa por minha morte, e do remanescente da terça instituo por herdeira minha mulher"

 

"Devo que pagarei aos Sr.es C. Jose Alves Per.a e Melo, T.e Antonio Per.a e Melo, Cap.m Damaso Per.a e Melo e D. Silveria Maria da Com.ção a quantia de 900 mil (...) Pouso Alto, 1/4/1839". Verso: "Meu mano Ant.o Per.a e Mello recebeu (...) S. Jose, 30/9/1841. Jose Alz Per.a e Mello. Meu Sobr.o Jose Alz Pr.a da S.a Musa recebeu (...) S. Jose, 8/12/1841.  Jose Alz Per.a e Mello. Recebi (...) e recebi por mão de meu sobrinho Jose Alves (...). S. Jose, 11/9/1843.  Jose Alz Per.a e Mello.

Filhos naturais do Cap. Manoel Pereira de Barros:

8-1n-1n Alexandrina Pereira de Sousa, casada com o Ajudante Domingos Pereira Pinto, irmão do sogro, moradores em Baependi.

8-1n-2n Domeciano Pereira de Barros, major, solteiro com 36 anos em 1849.

8-1n-3n Zeferina Antonia Pereira, já falecida em 1849, foi casada com Marciano Antonio da Silva e representada pelos filhos:

8-1n-3n-1 Ana, casada com José Ribeiro da Cunha

8-1n-3n-2 Francisco de Paula Pereira da Silva, solteiro, 24 anos, morador em Aiuruoca ou Baependi

8-1n-3n-3 Luciana, casada com José Pedroso de Oliveira, moradores em Baependi

8-1n-3n-4 Antonio Marciano da Silva, 17, morador em Aiuruoca.

8-1n-3n-5 Custodio Marcelino da Silva, 15 morador em Aiuruoca.

8-1n-3n-6 Carlos, falecido depois do avô materno, herdou seu pai.

 

8-1 Joaquim Pereira de Souza (ou Pereira Pinto como referido no testamento do irmão Padre Manoel), casado com Mariana Pereira de São José. Pais de, pelo menos:

8-1-1 Joaquim Pereira Pinto, nascido por 1826, em 1848 requereu dispensa (processo neste site) para casar com sua prima Ana Candida de Magalhães, filha do Tenente Coronel Joaquim de Souza Magalhães e de Constança Delfina., 5-3-2 supra.

“Estão ajustados para se casarem, mas obsta-lhes o impedimento de consangüinidade em terceiro grau em linha transversal, por ser o pai da oradora primo irmão do pai do orador. O orador é neto pela parte paterna do finado Capitão Mor Manoel Pereira Pinto, assim como a oradora é neta do finado Coronel de Legião Roque de Souza Magalhães (seu avô paterno).”

Declaração do orador - "Filho legitimo de Joaquim Pereira de Sousa e de Dona Mariana Pereira de São José, natural e residente na Freguesia do Espírito Santo Cunquibus. Tem 22 anos de idade."

 

8-1-2 Filho ou filha, testemunha no processo matrimonial do irmão Joaquim supra

“O orador é filho legitimo de Joaquim Pereira de Souza que é primo co-irmão do Tenente Coronel Joaquim de Souza Magalhães pai da oradora. E legitimo e inteiro irmão da testemunha.”

 

8-2 Conego Manoel Pereira de Souza. 1º testamenteiro paterno. Vigário de Baependi, faleceu com testamento aos 28-12-1842.

B7: Baependi - Óbitos, aos 28-12-1842 faleceu o Rev.do Vig. desta freguesia da vila de Santa Maria de Baependi Manoel Pereira de Souza. FOTO

Testamento:

Eu Padre Manoel Pereira de Souza, indigno Presbitero do hábito de S. Pedro, f.l. do Cap. Mor ManoelPereira Pinto e D. Leonor de Souza Soares, n. da fregusia de Capivari e hoje morador nesta de Baependi onde exercito o emprego de vigario colado.

Testamenteiros: 1º a meu irmão Antonio Pereira Pinto, 2º a todos os meus irmãos: Francisco de Paula Pereira e Souza, Domingos Pereira Pinto, Manoel Pereira de Barros e Joaquim Pereira Pinto.

Declaro que sou testamenteiro de meu pai, cujas contas ainda não prestei por depender de liquidações com meus irmãos e co-herdeiros.

(...) instituo por universal herdeira dos remanescentes dos meus bens a minha irmã D. Maria Joaquina Pereira. Vila de Santa Maria Baependi 14-12-1842

Aprovação

Registro aos 29-12-1842

 

8-3 Sargento Mor Francisco de Paula Pereira e Souza, batizado em 05-06-1799. 2º testamenteiro paterno.

Baependi, MG Igreja N. Sra do Monserrate aos 05-06-1799 nesta matriz de Baependi bat a Francisco, f.l. do Ten. Manoel Pereira Pinto e D. Leonor de de Souza Soares, foram padrinhos Maximo Fe-- dos Santos por pp q apresentou o Ten. Manoel T. Villela, aquele assistente no Rio de Janeiro e este fregues de Aiuruoca. e Maria Silveria de Castiho desta freguesia mulher de Andre ------ da Silva.

8-4 Antonio Pereira Pinto. 3º testamenteiro paterno

8-5 Domingos Pereira Pinto, ajudante. Casou com sua sobrinha Alexandrina Pereira de Souza, filha natural do Cap. Manoel Pereira de Barros 8-1n supra.

8-6 Maria Joaquina Pereira. Herdeira do irmão Cônego Manoel.

8-7 ajudante Domiciano, já falecido, deixou os filhos: Manoel e Cloriana

 

9- Manoel de Souza Magalhães, nascido aos 27-07 e batizado aos 03-08-1771, afilhado da irmã Ana.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 03 agosto 1771 matriz, MANOEL, f.l. do cap. Roque de Souza Mag.es e s/m Anna Ignacia Xavier, que nasceu 27 julho, padr.: Mel. Montr.o estudante, e D. Anna irmã do baptizando.

          Já falecido em setembro de 1784 conforme o testamento de seu pai, não foi representado no respectivo inventário.