PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 13 Maria Domingues de Pontes

SL 8º, 122, 3-13 Maria Domingues de Pontes casou em 1687 em Santo Amaro com Belchior de Borba Paes, falecido em 1739 em Santo Amaro, f.° de Manoel Pacheco Gatto e Anna da Veiga. Com 3 f.ºs no V. 4.° pág. 454

 

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

 

Maria Domingues de Pontes, filha de Pedro Nunes de Pontes e Ignez Domingues, nasceu por volta de 1657, tinha dois anos na abertura do inventário do pai.

 

Já com seus trinta anos de idade, Maria casou em Santo Amaro aos 14-11-1687 com Belchior de Borba Paes, filho de Manoel Pacheco Gato e Ana da Veiga, neto paterno de Manoel Pacheco e Beatriz de Borba, neto materno do Capitão João Paes e Suzana Rodrigues, família Borba Gato.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 14-11-1687 recebi in facie Eclesia a  Belchior de Borba Pais, filho de Mel Pacheco Gato e sua mer Anna da Veiga, com. Mª Domingues,  fa de Pº Nunes de Pontes, já defunto e sua mer Ignes Domingues Ribrº . PP do contratante: João Maciel e Anª  de Linhares ,da contratamte  Anto Gcia Carrasco e Cahterina de Pontes

Durante muitos anos Belchior e Maria moraram em Santo Amaro onde tinham casa e fazenda com muitos escravos, servos e administrados, conforme se vê nos livros dessa freguesia. Silva Leme informa que ela faleceu em 1737 e ele em 1739 com testamento, deixando três filhos.

 

Nos documentos eclesiásticos de Santo Amaro, Cotia e Parnaiba, encontramos os seguintes filhos de Belchior e Maria:

 

1- João, batizado em Santo Amaro aos 16-01-1689.

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 16-01-1689 – João, filho de Belchior de Borba e Maria Domingues. Padrinhos: Manoel Gato e Ignes Domingues.

 

2- Amaro de Borba Pontes, batizado em 1690 em Santo Amaro. Casou com Simoa Pereira (de Camargo). Segundo Silva Leme, Simoa faleceu em 1727. Segundo o mesmo autor, Amaro casou segunda vez com Izabel Cardoso de Moraes, filha de Francisco Barreto Cardoso e Ines Pedroso de Moraes, com geração no vol 4, 455.

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 26-09-1690. Amaro, filho de Belchior de Borba Paes e Maria Domingues Pontes. PP Martinho Paes e Anna da Veiga.

 

Com a primeira mulher, Amaro teve a filha:

2-1 Maria de Borba, casada na Cotia em 1740 com Antonio de Siqueira Dias, filho de Domingos Dias e Maria Vieira, natural de Mogi Mirim. Com geração em Mogi Guassu em SL 4, 455.

Igreja de Monte Serrate da Cotia – Casamentos- Aos 08-11-1740 – Maria de Borba, filha de Amaro de Borba e Simoa Pereira já defunta; com Antonio de Siqueira Dias, filho de Domingoes Dias e Maria Vieira.já defunta, naturais da vila Moigim. Testemunhas: Thomas Lopes de Camargo, Thome Joam, Izabel Cardosa, casados e Maria de Lima de Siqueira, viúva.

 

3- Belchior de Borba Pontes, casou com Catarina Pereira de Camargo. Morador na Cotia, onde teve ao menos uma filha natural e onde batizou os filhos legítimos. Segundo Silva Leme, ele faleceu em Santana do Parnaiba em 1736. Sua viúva casou novamente em 1738 com o também viúvo Francisco Nunes de Tavora. Segundo Silva Leme, ela faleceu no ano seguinte.

Igreja de Monte Serrate da Cotia – Casamentos- Aos 22-01-1738 na Igreja de Sam Joam subordinada desta se recebeu Catheriana Pereira filha de Joseph Pereira Roza e Joana Lopes já defunta, viúva que ficou de Belchior de Borba Pontes filho legitimo de Belchior de Borba Paes e Maria Domingues já defuntos todos desta freguesia moradores e fregueses; com Francisco Nunes de Tavora, filho de Gregorio de Tavora Moraes e de Maria Nunes já defuntos moradores que foram de Santo Amaro, viúvo que ficou de Anna Maria de Abreu filha de Manoel de Abreu e Maria Dias já defuntos fregueses de Sam Roque. Testemunhas: Manoel Perera, Ignacio Bueno, Maria Perera e Maria da Sylva, todos moradores desta freguesia.

 

Filhos de Belchior de Borba Pontes encontrados nos livros paroquiais:

3-1n Rosa de Borba, filha natural de Belchior de Borba Paes, casou na Cotia em 1734 com Tomas da Fonseca filho natural de Antonio da Fonseca. Como a maioria dos filhos naturais, não foi citada por Silva Leme.

Igreja de Monte Serrate da Cotia – Casamentos- Aos 25-01-1734. Se recebeu em minha presença Rosa de Borba, filha natural de Melchior de Borba Pontes, com Thomas da Fonseca, filho natural de Antonio da Fonseca. Testemunhas: Francisco Paes Xavier, Marcos Lopes, Ana Maria e Vitoria Paes, todos naturais e moradores desta freguesia.

 

3-2 Joana Paes de Camargo, nascida em 1729  na Cotia onde casou em 1748 com João Antonio Cordeiro de Oliveira, filho de Bento Rodrigues Preto e de Anna Maria de Abreu. Segundo Silva Leme, faleceu sem geração.

Igreja de Monte Serrate da Cotia – Batismos- Joanna filha legitima de de Melchior de Borba Pontes e Catherina Pereira. Nasceo aos 13-10-1729 e foi batizada aos 12-12. Padrinhos: Joseph Pereira R(ava?) viúvo e Maria de Lima casada

 

Igreja de Monte Serrate da Cotia – Casamentos- Aos 28-05-1748; João Antonio de Oliveira Cordeiro, filho de Bento Rodrigues Pretto e Ana Maria de Abreu, naturais da  Parnaiba; com Joana Pereira de Borba,  filha de Melchior de Borba Pontes e Caterina Pereira de Camargo. Testemunhas: Sargento Mor Raphael de Oliveira Leme e Joseph Ortiz de Camargo.

 

3-3 Pedro de Borba de Camargo casou na Parnaíba aos 04-12-1754 com Izabel Paes Alvares, filha de Calixto Alvares e de Maria Paes do Rosario, neta paterna de Simeão Alvares Pereira e Mariana Pinheiro, neta materna de Balthazar Gonçalves Malio e Maria Leme do Prado - família “Domingos da Rocha”.

Igreja Matriz de Santa Ana de Parnaiba – Casamentos- Aos 04-12-1754 pelas nove horas da manhã, Pedro de Borba de Camargo natural da Cotia, filho de Belchior de Borba Pontes e Catherina Pereira de Camargo; com  Izabel Paes Alvres, natural, bautizada e moradora nesta freguesia, filha de Calisto Alvres e Maria Paes do Rosário. Testemunhas: Manoel Paes Leme casado e Manoel pereira de Camargo casado e moradores na Cotia.

 

4- Ana de Borba Pontes, batizada aos 28-09-1698 em Santo Amaro, onde casou em 14-05-1715 com Antonio Coelho de Cerqueira, filho de Braz Coelho de Cerqueira e Antonia Camela, naturais de Portugal. Deve ter falecido logo porque em setembro do mesmo ano Antonio casou em segundas com Antonia da Rocha.

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos – 28-09-1698, na Capela de Mboy – Ana, filha de Belchior de Borba Paes e Maria Domingues. Padrinhos: Antonio Domingues Pontes e Leonor de Lemos.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos - Aos 14-05-1715 recebi in facie Eclesia a Antonio Coelho Cerqueira - filho de Bras Coelho Cerqueira e Helena Camella, naturaes da freguesia de Maçarelos Bispado do Porto. e Ana de Borba Pontes, filha de Melchior de Borba Paes e Ana Domingues Pontes, moradores nesta Freguesia. T.T. Martinho Paes, Baltazar de Borba, Leonor de Lemos, Ignes de Pontes;

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 09-09-1715,  Antonio Coelho Cerqueira, natural de Massarelos com Antonia da Rocha, natural de SP. T.T. Salvador Furtado, Antonio Machado, Inês de Pontes, Helena Machada;

 

5- Domingos, nascido e batizado em 1705.

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 04-06-1705, Domingos, filho de Belchior de Borba Paes e Maria Domingues; Padrinhos: Manoel Pacheco Gato e Maria Blanco.