PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 12º Teresa Maria de Santa Ana

(atualizado em 29-janeiro-2010)

 

 

Fabricio Gerim

 

 

Teresa, filha de Antonio Rodrigues de Faria e Maria Francisca de São José, foi batizada aos 26-07-1772 na Capela de Nossa Senhora do Livramento dos Prados-MG.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados. Aos 26/07/1772 na Capella de N. S. do Livramento desta Freguezia de N. S. da Conceição dos Prados ... baptizou o Rev. Antonio Moreira Pires ... Thereza f.l. de Antonio Rodrigues de Faria e Maria Francisca. Padrinhos: Antonio da Fraga Pimentel e Maria de São João mulher de Jozeph Pereira.

Casou aos 23/02/1797 na Matriz de Nossa Senhora do Livramento do Piumhi, com Ignacio José Rebello, natural da Freguesia de Santa Bárbara das Nove Ribeiras da Ilha Terceira, filho de Pedro José Lourenço Rebello e Mariana Bernarda da Conceição, estes casados aos 18-02-1767 em São Jorge das Doze Ribeiras, Ilha Terceira, ele filho de Brás Lourenço Rebello e Maria da Conceição, e ela filha de Antão Machado Toledo e Joana Antonia.

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora do Livramento do Piumhi.  Aos 23/02/1797 feitas as deligencias necessárias conforme o Sagrad. Conc. Trid. e Const. que no Bispado se observa sem impedimento com provisão do Reverendo Vigario da Vara administrei o sacramento do matrimônio a Ignacio Joze Rebello filho legitimo de Pedro Joze Rebello e de sua mulher Marianna Bernarda já falecida, natural e baptizado na Freguezia de Santa Barbara de Nove Ribeiras da Ilha Terceira Bispado de Angra e ...za Maria de Santa Anna filha legitima de Antonio Rodrigues de Faria já falecido e de Maria Francisca de Sam Joze nacida e baptizada na Freguezia de Nossa Senhora da Conceição dos Prados e logo lhes conferi as bençoens na forma do ritoal romano e sendo testemunhas prezentes Januario Joze de Souza e Joze Francisco de Faria e para constar se fez este assento que asignei dia e era ut supra.

 

Livro de matrimônios da Paroquial de São Jorge das Doze Ribeiras, Ilha Terceira. Em os dezouto dias do mez de fev.ro do anno de mil settecentos secenta e sette sendo de tarde em m.a prezença e das test.as abaixo assignadas o ... Pe. Jozeph Luiz de Barcellos vigro. proprio da Par.al de Sta. Barbara das Nove Ribeiras e ... D. João Flores freguez da Par.al da Sta. Seé da cid.e de Angra feitas as diligencias necessras. na forma que dipoem e Sag. Conc. Trid. e Const. do Bisp. por se não descobrir impedim.to algum como me constou por hum mand.o do m.to R.do D.or Pro.or Jozeph Ribro. do Valle em virtude do qual se cazarão solemnem.te por palavras de prezente in facie eclezie nesta Par.al de S. George das Doze Ribras. desta Ilha 3a P.o Jozeph Lourenço Rebello f.o de Braz Lourenço Rebello e de sua m.er M.a da Con.ção n.al da Par.al de Sta. Barbara das Nove Ribras. desta mesma Ilha e Marianna Bern.da da Con.ção f.a de Antam M.do Toledo e de sua m.er Joanna Antonia n.al desta da Par.al de S. George onde foi baptizada ...

 

 

Em 1813 já estavam em Vila Franca do Imperador Termo de Mogi-Mirim-SP, onde nesse ano batizaram Antonio, seu penúltimo filho:

Mapa de População da Vila Franca do Imperador Termo de Mogi-Mirim – 1815, Fogo 128

Ignacio Jose Rabello n.al das Ilhas

Thereza Maria de S. Anna, mulher, 48 anos

Filhos:

João, 18 anos

Maria, 16 anos

Manoel, 11 anos

Anna, 10 anos

Ignacio, 9 anos

Jose, 7 anos

Pedro, 6 anos

Antonio, 3 anos

Joaquim, 2 anos

Marianna, 5 anos

8 escravos

 

Teresa faleceu aos 26-12-1836 em Franca, e foi sepultada na Matriz.

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 26/12/1836 nesta Freguezia da Franca faleceo de mulestia crônica com todos os sacramentos Tereza de Sancta Anna de Jezus de 60 annos cazada com Ignacio Jose Rabello seu corpo envolto em pano preto jaz no cemitério desta Matriz feita a encomendação competente.

 

Ignacio contraiu segundas núpcias aos 01-10-1838 em Franca, com Joaquina Ignacia da Silva, natural de Congonhas do Campo, filha de João da Silva Barbosa e Maria Ignacia de Jesus, sem geração.

(Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca) No 01/10/1838 ... se receberão em matrimonio Ignacio Jose Rabello viúvo por óbito de Thereza Maria de Santa Anna e Joaquina Maria de Jesus nat. da Freguezia de Congonhas do Campo Bispado Marianna f.l. de João da Silva Barboza e da finada Maria Ignacia de Jesus ... Testemunhas: o Vigario Camillo de Lelles Nogueira e Jose Ferreira de Meneses.

 

Ignacio José Rebello faleceu aos 28-11-1841 em Franca com inventário (neste site) aberto aos 06-08-1842 e foi sepultado na Matriz (bens de raiz: “O massame do terreiro da Faz.da do Corrego das Almas ... Terras de cultura e campos de criar na dita Fazenda ... Metade do valor das cazas da V.a ... Huns vallos velhos na Tapera do fin.o José Antonio na Faz.da do Ribeirão Corrente”).

(Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca) Aos 28/11/1841 nesta Freguezia da Franca faleceo d’estupor com todos os sacramentos Ignacio José Rabello de 62 annos casado com Joaquina de Jesus seu corpo envolto em panno preto jaz no adro feita a encomendação competente.

Joaquina contraiu segundas núpcias, aos 01-11-1843 em Franca, com Antonio Joaquim da Silva, natural da Vila da Formiga, filho de José Joaquim da Silva e Francisca Rodrigues de Aguiar. Joaquina faleceu aos 09-07-1852, com inventário (neste site) aberto aos 13-09 do mesmo ano e foi sepultada na Matriz de Franca. Teve quatro filhos destas nupcias:

I- Maria, com 8 anos em 1852

II- João, 7 anos.

III- Ignacia, 5 anos.

IV- Antonio, com 3 anos em 1852.

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. No 01/11/1843 ... se receberão em matrimonio Antonio Joaquim da Silva filho legitimo do finado Jose Joaquim da Silva e Francisca Rodrigues de Aguiar nascido e baptizado na Freguezia da Formiga e Joaquina Ignacia da Silva viúva por óbito de Ignacio Jose Rabello.

 

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 09/07/1852 nesta Freguezia da Franca falesceo de suspenção repentinamente Joaquina Ignacia de Jesus idade de 38 annos cazada com Antonio Joaquim da Silva seu corpo envolto em panno preto jaz ... desta Matriz e encomendada.

 

Teresa Maria e Inácio José tiveram :

12-1 João Ignacio de Faria, batizado aos 25-12-1797 na Matriz de Nossa Senhora do Livramento de Piumhi.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora do Livramento do Piumhi. Aos 25/12/1797 nesta Matriz de N. S. do Livramento de Piuhi baptizei ... João f.l. de Ignacio Joze Rebello e de Thereza Maria de Santa Anna. Padrinhos: Joze, solt. , f. de Francisco Machado Lourenço e Thereza Maria de Jezus, mulher de Francisco Antonio de Faria.

Casou aos 28-05-1822 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Franca com Maria Rosa de Jesus, natural da Freguesia de Pitangui, filha de Vicente Borges Faleiros e Maria Rosa de Moraes.

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 28/05/1822 ... receberão em matrimonio ... João Ignacio  de Faria natural da Freguezia de Pinhuhy, Bispado de Marianna , filho legitimo de Ignacio Jose Rabello e de Thereza Maria de Jezus, e Maria Roza de Jezus, natural da Freguezia de Pitangui do mesmo Bispado, filha legitima de Vicente Borges Falleiros e Maria Roza de Moraes ... Testemunhas: José Joaquim de Oliveira e Theodozio de Mendonça Ribeiro cazados desta Freguezia.

João faleceu aos 17-05-1856 em Franca, com inventário aberto aos 14-06-1856 (bens de raiz: sitio ... em terras na Fazenda da Boa Vista ... na Fazenda da Rifana ... sitio na mesma Fazenda), e Maria Rosa faleceu aos 27-07-1873 em Franca, também com inventário, aberto aos 09-09-1873 (inventários neste site).

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 17/05/1856 ... faleceo de maleita João Ignacio de Faria idade de 56 annos cazado com Maria Roza de Jezus ...

 

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca.  Aos 27/07/1873 ... falleceu de cancro Maria Roza de Jesus de idade 75 annos, viuva de João Ignacio de Faria ...

João Inácio e Maria Rosa tiveram os filhos, batizados em Franca-SP:

12-1-1 João Vicente de Faria, batizado aos 31-03-1823. Solteiro no inventário paterno:”João Vicente de Faria solteiro, mentecapto e aleijado 36 anos”.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 31/03/1823 bat. João, de 15 dias, f. de João Ignacio de Faria e Maria Roza de Moraes. Padrinhos: Vicente Borges Falleiros cazado e Thereza Maria de Sancta Anna cazada.

12-1-2 Maria Teresa de Jesus, batizada aos 17-10-1824. Aos 20-06-1840 na Matriz casou com José Jacinto Xavier, nascido em Campo Belo-MG, filho de Pedro Xavier Duarte e Jacinta Rodrigues do Nascimento.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 17/10/1824 bat. Maria, de 2 meses, f. de João Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus. Padrinhos: Ignacio José Rabello cazado e Anna Thereza de Jesus solt.

 

B7:Casamentos de Franca-SP - Aos 20-06-1840 nesta Freguesia da Franca, Joze Jacinto Xavier, f.l. Pedro Xavier Duarte e Jacinta Rodrigues do Nascimento, n. da Freguesia do Campo Belo Bispado de Mariana; = cc. Maria Tereza de Jesus, f.l. João Ignacio de Faria e Maria Rosa de Jesus, n. desta freguesia. Test.: Demetrio Xavier Duarte, Manoel Bernardes da Silva.

          Maria Teresa, já falecida no inventário paterno, foi representada pelos filhos:

12-1-2-1 Demetrio, com 13 anos em 1856. Em 1873, Demetrio Xavier Duarte casado.

12-1-2-2 Jose 12 anos. Não comparece, nem é representado no inventário da avó materna.

12-1-2-3 Maria 10 anos. Maria da Natividade de Jesus casada com Francisco Joaquim da Motta

12-1-2-4 Maria Umbelina 8 anos. Maria Umbelina de Jesus, já falecida em 1873, foi casada com Honorio Claudino de Oliveira e representada no inventário materno pelos filhos: Maria com 4 anos e Antonia com 3.

12-1-2-5 Joanna 6 anos. Joana Maria de Jesus casada com João Vicente Cardoso

12-1-2-6 Antonio 5 anos. Antonio Xavier Duarte solteiro com 20 anos em 1873.

12-1-2-7 Antonia 3 anos. Antonia Maria de Jesus, já viuva em 1873.

 

12-1-3 Maria Cassiana de Jesus, batizada aos 22-01-1826. Casou aos 20-06-1840 na mesma Matriz, com Francisco Gonçalves da Costa, natural de Tamanduá-MG, filho de João Gonçalves Gomes e Maria Antonia do Nascimento.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 22/01/1826 bat. Maria, de 45 dias, f. de João Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus. Padrinhos: Antonio Borges Falleiros e Anna Roza de Jesus, solteiros.

 

B7:Casamentos de Franca-SP - Aos 20-06-1840 nesta Freguesia da Franca, Francisco Gonçalves da Costa, f.l. João Gonçalves Gomes e Maria Antonia do Nascimento, n. da Freguesia de Tamanduá Bispado de Mariana; = cc. Maria Cassiana de Jesus, f.l. João Ignacio de Faria e Maria Rosa de Jesus, n. desta freguesia. Test.: Antonio Rodrigues Nunes e Manoel Bernardes da Silva.

 

          Maria Cassiana, já falecida no inventário materno, foi representada por seus filhos:

12-1-3-1 João Gonçalves Costa, casado

12-1-3-2 Joaquim Gonçalves Costa, casado

12-1-3-3 José Gonçalves de Moraes, solteiro com 25 anos

12-1-3-4 Antonia Maria de Jesus, solteira 24 annos

12-1-3-5 Maria Antonia de Jesus casada com Manoel Marçal Vieira

12-1-3-6 Antonio Gonçalves Costa, solteiro 22 anos

12-1-3-7 Maria Justina de Jesus, solteira 18 anos

12-1-3-8 Ana Maria de Jesus casada com Honorio Claudino de Oliveira

12-1-3-9 Leopoldina, solteira 17 anos

 

12-1-4 Maria, batizada aos 26-08-1827. Faleceu aos 16-11-1829 em Franca.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 26/08/1827 bat. Maria, de 2 meses e meio, f. de João Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus. Padrinhos: José Nunes Faleiros solt. e Maria Ignacia de Jezus casada.

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 16/11/1829 ... falleceo de toce Maria de 2 annos filha legitima de João Ignacio de Faria e Maria Roza de Jezus ...

12-1-5 Onoria, batizada aos 10-04-1829 e faleceu aos 21-11 do mesmo ano.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 10/04/1829 bat. Onoria, de 2 meses, f. de João Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus. Padrinhos: Joze Ignacio de Faria solt. e Onoria Maria de Jesus cazada.

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 21/11/1829 ... falleceo de toce Onoria de 1 anno filha legitima de João Ignacio de Faria e Maria Roza de Jezus ...

12-1-6 Antonio Ignacio (ou José) de Faria, batizado aos 14-09-1830. Já casado no inventário materno.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 14/09/1830 bat. Antonio, de 15 dias, f. de João Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus. Padrinhos: Simplicio Fernandes da Rocha cazado e Maria Roza de Moraes viuva.

12-1-7 Joaquim Ignacio de Faria, batizado aos 22-07-1832. Casou aos 25-06-1855 com Maria Antonia de Jesus, filha de Gervásio Ferreira Coelho e Maria Joaquina de Jesus.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 22/07/1832 bat. Joaquim, de 2 mezes, f. de João Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus. Padrinhos: Antonio Ignacio de Faria solt. e Maria Magdalena cazada.

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 25/06/1855 ... Joaquim Ignacio de Faria, filho de João Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus e Maria Antonia de Jesus, filha de Gervazio Ferreira Coelho e Maria Joaquina de Jesus ambos nat. desta Freguezia.

12-1-8 Maria das Dores de Jesus (ou do Nascimento), batizada aos 29-03-1835. Casou aos 24-02-1857 com Quirino Osório de Queiroz, natural de São Miguel do Cajuru-MG, filho de Joaquim José de Queiroz e Joaquina Francelina d’Almeida. Maria das Dores não comparece, nem é representada, no inventário materno.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 29/03/1835 bat. Maria, de 3 mezes, f. de João Ignacio de Faria e Maria Roza de Jezus. Padrinhos: Francisco Antonio Junqueira por procuração que apresentou Ignacio José Rebello e Maria Joaquina de ...

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 24/02/1857 ... Quirino Ozorio de Queroz, filho Joaquim José de Queroz e Joaquina Francelina d’Almeida nat. S. Miguel do Cajuru e Maria das Dores de Jesus, filha de João Ignacio de Faria e Maria Rosa nat. desta Freguezia.

12-1-9 Salviano Ignacio de Faria, batizado aos 13-06-1836. Casou aos 11-08-1864 na mesma Matriz, com Laurina Antonia de Jesus, viuva de João de Paula Vidigal.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 13/06/1836 bat. Salviano, de 13 dias, f. de João Ignacio de Faria e Maria Rosa de Jesus. Padrinhos: Francisco de Paula Marques e sua mulher Maria Joaquina de Jesus.

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Salviano Ignacio de Faria, filho do finado João Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus com Laurina Antonia de Jesus, viuva de João de Paula Vidigal. Testemunhas : Jervasio Ferreira Coelho e Antonio Borges Falleiros.

12-1-10 Maria Claudina de Jesus, batizada aos 18-04-1838. Casou aos 11-01-1859 na mesma Matriz com Luiz Ferreira Coelho, filho de Gervasio Ferreira Coelho e Maria Joaquina, já citados.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 18/04/1838 bat. Maria, f. de João Ignacio de Faria e Maria Roza de Jezus. Padrinhos: Zeferino de Freitas Neves e N. S. do Rozario.

 

B7:Casamentos de Franca-SP - Aos 11-01-1859 nesta Igreja Matriz, Luiz Ferreira Coelho, f.l. Gervasio Ferr.ª Coelho e Maria Joa-- do Sacramento(sic); = Maria Claudina de Jesus, f.l. de João Ignacio, falecido e Maria Roza de Jesus. Nts desta mesma freguesia. Test. q. aasinam: Bento Antonio de S. Jose e Jose Lourenço (ilegivel)

12-2 Maria Ignacia de Jesus, batizada aos 04/07/1799 na Matriz de Nossa Senhora do Livramento de Piumhi. Aos 14-11-1821 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Franca casou com João Lourenço de Borba, natural de Vila Nova da Ilha Terceira, filho de João Lourenço de Borba e Benedita Josefa.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora do Livramento do Piumhi. Aos 04/07/1799 ... baptizei ... Maria f.l. de Ignacio Joze Rebello e Thereza Maria de S. Anna. Padrinhos: Nossa Senhora do Livramento e João Souza Vaz.

 

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos quatorze do mez de novembro de mil oitocentos e vinte hum annos nesta Matriz da Franca as onze horas do dia feitas as admoestaçoens canônicas sem rezultar impedimento algum com provizão do Reverendo Vigario da Vara Joaquim Martins Rodrigues em prezença do Reverendo Manuel Gonsalves Cintra de licença minha receberão em matrimonio por palavras de prezente João Lourenço de Borba, natural da Freguezia da Villa Nova Bispado de Angra, filho legitimo de João Lourenço de Borba e de Benedicta Josefa, e Maria Ignacia de Jezus, natural da Freguezia de Pinhuhy, Bispado de Marianna, filha legitima de Ignacio Joze Rabello e de Thereza Maria de Sancta Anna ... Forão testemunhas João Gonsalves da Costa e Theodozio de Mendonça Ribeiro, cazados todos desta Freguezia.

 

João Lourenço de Borba faleceu aos 28-10-1842 em Franca, com inventário (neste site) aberto aos 31-03-1843 “nesta Fasenda denominada Corrego das Almas termo da Villa Franca do Imperador”, e foi sepultado na Matriz (bens de raiz: “huma parte de terras que houve por herança de Donna Thereza Maria de Santa Anna ... huma parte na Fazenda do Ribeirão Corrente do mesmo dito inventário ... huma parte que houve por herança de seu pay Ignacio Rabello ... huma parte que lhe tocou no mesmo inventario na caza da Villa ... huma parte que houve por compra a Jose Ignacio de Faria nas cazas da Villa ... huma parte nas mesmas cazas que houve por compra de Pedro Ignacio ... huma parte nas mesmas cazas que houve por compra de Manoel Ignacio ... huma parte nas mesmas cazas que lhe coube por herança de sua finada may Maria Thereza de Santa Anna ... huma parte nas mesmas cazas que houve por compra a Francisco Lourenço ...”)

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 28/10/1842 nesta Freguezia da Franca faleceo de inflamação João Lorenço de Borba, idade 38 annos, com todos os sacramentos cazado com Maria Ignacia de Faria, seo corpo envolto em pano preto jaz no adro d’esta Matris, feita a encomendação competente.

 

Pais de, batizados em Franca-SP:

12-2-1 João, batizado aos 01-09-1822, faleceu aos 21-04-1827 “mordido de cobra”.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 01/09/1822 bat. João, de 12 dias, f. de João Lourenço de Faria e Maria Ignacia de Jesus. Padrinhos: Ignacio Rabello e sua mulher Thereza Maria de Sancta Anna.

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 21/04/1827 nesta Freguezia da Franca faleceo mordido de cobra o innocente João, filho de João Lourenço de Faria e de Maria Ignacia de Jezus. Seu corpo envolto em pano branco jaz nesta Matriz feita a encomendação competente.

12-2-2 Maria Teresa de Jesus, batizada aos 17-08-1823. Faleceu aos 10-05-1841 e foi sepultada na Matriz.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca Aos 17/08/1823 bat. Maria, de 18 dias, f. de João Lourenço de Faria e Maria Ignacia de Jesus. Padrinhos: Ignacio José Rabello cazado e Benedicta Josefa cazada.

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 10/05/1841 nesta Freguezia da Franca faleceo de febre sem sacramentos Maria Thereza de Jezus de 17 annos filha de João Lourenço de Borba e de Maria Ignacia de Jesus. Seu corpo envolto em panno preto jaz dentro da Igreja feita a encomendação competente.

 

12-2-3 José Lourenço de Borba, batizado aos 01-01-1825, casou duas vezes. Com Maria Angélica de Jesus, falecida em Franca aos 19-02-1875. Segunda vez aos 20-08-1875 na mesma Matriz com Maria Rosa de Jesus, viúva de Pedro Rodrigues da Silva 12-8-9 neste.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 01/01/1825 bat. José, de 8 dias, f. de Joam Lourenço de Faria e Maria Ignacia de Jezus. Padrinhos: Joam Ignacio de Faria e sua mulher Maria Roza de Jesus.

 

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 19/02/1875 ... Maria Angelica de Jesus falleceu de febre 40 annos cazada com José Lourenço de Borba.

 

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 20/08/1875 ... José Lourenço de Borba e Maria Roza de Jesus viúvos aquelle de Maria Angelica de Jesus e esta de Pedro Rodrigues da Silva.

 

          Maria Angélica foi inventariada em 03-04-1876 e José em 28-01-1898 (inventários neste site).

 

José e Maria Angélica tiveram nove filhos:

12-2-3-1 Firmino Lourenço da Silva casado.

12-2-3-2 João Lourenço da Silva solteiro com 20 anos em 1875. Já falecido em 1898, foi casado com Francisca Maria de Jesus, filha de Pedro Rodrigues da Silva e Maria Rosa de Jesus. Francisca Maria já era falecida em 1907:

12-2-3-2-1 Firmino Lourenço com 12 anos em 1898. Já casado em 1907.

12-2-3-2-2 João Lourenço 9 anos

12-2-3-2-3 Antonio 5 anos. Em 1907 já era falecido há mais de nove anos.

12-2-3-2-4 Emilia 3 anos

12-2-3-2-5 Jeronymo 1 ano

 

12-2-3-3 Maria do Carmo de Jesus 19 anos solteira. Casou com José Maximiano

12-2-3-4 Pedro Lourenço da Silva solteiro 17 anos. Casado em 1898

12-2-3-5 Ana Maria de Jesus, solteira 15 anos. Ana Lourenço, casada com Veríssimo Dias dos Santos.

12-2-3-6 Antonio 8 anos. Antonio Lourenço da Silva estava casado em 1898.

12-2-3-7 Belmiro 7 anos. Belmiro Lourenço da Silva, já falecido em 1898, deixou quatro filhos:

12-2-3-7-1 Izaias Lourenço 12 anos. Estava casado em 1907

12-2-3-7-2 José Lourenço 10 anos

12-2-3-7-3 Clarismundo 8 anos

12-2-3-7-4 Belmiro 5 anos

 

12-2-3-8 Rita 4 anos. Rita Maria de Jesus, solteira com 23 anos em 1898. Casou com Cerino.

12-2-3-9 Maria 3 anos. Maria Lourenço de Jesus, aos 29-07-1893 casou com João Cândido (ou Rufino) Mendes, filho de Joaquim Cândido Mendes e Maria Rufina de Jesus.. Em 1907 era viúva.

 (Livro de Matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca). Aos 29/07/1893 ... testemunhas: Emilio Moroni e Joaquim José Machado ... se receberam ... João Candido Mendes, filho de Joaquim Candido Mendes e Maria Rufina de Jesus, c. Maria de Jesus, filha de José Lourenço de Borba e Maria Angelica de Jesus.

 

José Lourenço e Maria Rosa tiveram dois filhos:

12-2-3-10 Conceição Maria de Jesus, solteira com 17 anos em 1898. Em 1907 estava casada com José Rafael da Silva.

12-2-3-11 Maria José (ou Ignacia) de 11 anos. Em 1907 era viúva de Antonio Francisco de Mello.

 

12-2-4 Joaquim Lourenço de Borba, batizado aos 02-04-1826. Casou aos 18-11-1846 na mesma Matriz, com Ana Joaquina da Paixão, filha de Francelino Martins de Oliveira.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 02/04/1826 bat. Joaquim, de 11 dias, f. de João Lourenço de Faria e Maria Ignacia de Jesus. Padrinhos: Manoel Ignacio de Faria solt. e Thereza Maria de Santa Anna.

Livro de matrimonios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 18/11/1846 ... se receberão em matrimonio Joaquim Lourenço de Borba e Anna Joaquina da Paixão este filho legitimo de João Lourenço de Borba e aquella filha legitima de Francelino Martins de Oliveira ...

12-2-5 João Lourenço de Borba, gêmeo de Maria Joana, batizados aos 26-08-1827.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 26/08/1827 bat. João, de 15 dias, f. de João Lourenço de Faria e Maria Ignacia de Jezus. Padrinhos: Ignacio Joze de Faria solt. e Anna Thereza de Jesus solt.

12-2-6 Maria Joana do Sacramento, gêmea do supra. Aos 22-02-1843 casou com José Joaquim da Silva, natural da Vila da Formiga, filho de José Joaquim da Silva e Francisca Rodrigues de Aguiar, já citados.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 26/08/1827 bat. Maria, de 15 dias, f. de João Lourenço de Faria e Maria Ignacia de Jesus. Padrinhos: Joze Ignacio de Faria solt. e Marianna Thereza de Jesus solt.

 

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 22/02/1843 annos nesta Matris da Franca feitas as ademoestações canônicas ... impedimento algum pelas ... horas da manhã com provizão do Vigario Joaquim Martins Rodrigues se receberão em matrimonio em minha prezença os contrahentes Joze Joaquim da Silva, f.l. de Joze Joaquim da Silva e Francisca Rodrigues de Aguiar, nascido e baptizado na Villa da Formiga Bispado de Marianna e Maria Joanna do Sacramento f.l. de João Lorenço de Faria e Maria Joaquina de Jesus, nascida e baptizada nesta Freguezia e ambos na mesma residentes ... sendo testemunhas prezentes Braz Ferreira do Nascimento cazado e Joaquim Ignacio de Faria cazado e todos desta Freguezia.

12-2-7 Ignacio, batizado aos 25-12-1828, faleceu aos 27-10-1829.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 25/12/1828 bat. Ignacio, de 18 dias, f. de João Lourenço de Faria e Maria Ignacio de Jesus. Padrinhos: André de Mendonça Ribeiro e sua mulher Silveria Ferreira de Sancto Antonio.

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 27/10/1829 ... falleceo de toce Ignacio de 10 mezes filho legitimo de João Lourenço de Faria e Maria Ignacia de Jesus ...

12-2-8 Antonio, batizado aos 12-06-1830.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 12/06/1830 bat. Antonio, de 17 dias, f. de João Lourenço de Faria e Maria Ignacia de Jesus. Padrinhos: Joaquim Ignacio de Faria solt. e Maria Magdalena de Jesus cazada.

12-2-9 Maria do Carmo, batizada aos 03-06-1832. Casada aos 23-02-1846 na mesma Matriz, com Joaquim Martins de Oliveira, natural de Franca, filho de Francelino Martins de Oliveira e Umbelina Margarida de Jesus.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 03/06/1832 bat. Maria, de 1 mez, f. de João Lourenço de Faria e Maria Ignacia de Jesus. Padrinhos: Norberto de Mendonça Ribeiro e sua mulher Hipolita Ferreira de Jesus.

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 23/02/1846 ... se receberão em matrimonio Joaquim Martins de Oliveira, filho legitimo de Francelino Martins de Oliveira e Umbelina Margarida de Jesus e Maria do Carmo, filha legitima do finado João Lourenço de Borba de Maria Ignacia de Jesus ambos naturais desta Freguezia.

12-2-10 Ignacio, batizado aos 23-03-1834.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 23/03/1834 bat. Ignacio, de 25 dias, f. de João Lourenço de Faria e Maria Ignacia de Jesus. Padrinhos: Francisco Lourenço de Borba e Roza Maria do Sacramento.

12-2-11 Jerônimo, batizado aos 19-10-1835.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 19/10/1835 bat. Jeronimo, de 1 mez, f. de João Lourenço de Borba e Maria Ignacia de Jesus. Padrinhos: Joaquim Ferreira Lopes e sua mulher Maria Rosa de Jesus.

12-2-12 Manoel, batizado aos 28-03-1837, faleceu aos 06-03-1840.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 28/03/1837 bat. Manoel, de 35 dias, f. de João Lourenço de Borba e Manuella (sic) Ignacia de Jesus. Padrinhos: João Lourenço de Borba e Anna Luiza de Jesus cazados.

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 06/03/1840 ... faleceo de sezoens Manoel de idade de 3 annos filho legitimo de João Lourenço de Borba e Maria Ignacia de Faria ...

12-2-13 Maria, batizada aos 21-10-1838. Já falecida no inventário paterno.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 21/10/1838 bat. Maria, de 17 dias, f. de João Lourenço de Borba e Maria Ignacia de Jesus. Padrinhos: Demetrio Chavier Duarte cazado e Thomazia Angelica da Silva solt.

12-2-14 Pedro, batizado aos 12-04-1840.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 12/04/1840 bat. Pedro, de 26 dias, f. de João Lourenço de Borba e Maria Ignacia de Jesus. Padrinhos: Demetrio Xavier Duarte e Joaquina Ignacia da Silva.

12-3 Manoel Ignacio de Faria, batizado aos 27-02-1801 na Matriz de Nossa Senhora do Livramento de Piumhi-MG. Aos 19-01-1831 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Franca-SP, casou com Isabel Nunes de Moraes, natural da Freguesia de Resende-RJ, filha de Venancio Nunes de Moraes e Benta Maria do Nascimento. No inventário paterno consta o traslado de uma procuração passada aos 16-10-1840 por Manoel Ignacio de Faria e sua mulher Isabel Nunes de Moraes “nesta Villa de Santa Lusia Comarca de Santa Cruz Provincia de Goiaz”.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora do Livramento do Piumhi. Aos 27/02/1801 baptizei ... Manoel nascido a 23 de janeiro f.l. de ...nacio Joze Rebello e Thereza Maria de Santa Anna n.p. ...dro Joze Rebello e Roza Maria naturaes: Pedro Joze da Freguezia ... Barbara das Nove Ribeira e Roza Maria da Freguezia de São Jorge das ...beiras da Ilha Terceira Bispado de Angra e n.m. de Antonio ...gues de Faria e Maria Francisca de São Joze da Freguezia de São Ma... da Ilha do Pico. Padrinhos: Francisco Macha... Lourenço casado e sua mulher Izabel Francisca de Jezus.

 

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 19/01/1831 ... se receberão em matrimonio ... Manoel Ignacio de Faria filho legitimo de Ignacio Jose Rabello e Tereza Maria de Sancta Anna natural da Freguezia de Pinhuhy Bispado de Marianna e Izabel Nunes de Moraes, filha legitima de Venancio Nunes de Moraes e de Benta Maria do Nascimento, natural da Freguezia de Rezenda Bispado do Rio ... Testemunhas: Joaquim Ignacio da Silva e João Ignacio de Faria cazados.

Pais de, q.d.:

12-3-1 Maria, batizada aos 12-12-1836.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 12/12/1836 bat. Maria, de 1 mês, f. de Manoel Ignacio de Faria e Izabel Nunes de Moraes. Padrinhos: Ignacio Jose Rebello e Anna Thereza de Jesus.

12-4 Ana Teresa de Jesus, natural de Piumhi. Aos 26-09-1838 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Franca, casou com Demetrio Xavier Duarte, natural da Freguesia de Tamanduá, filho de Pedro Xavier Duarte e Maria Teresa Gomes.

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 26/09/1838 ... se receberão em matrimonio Demetrio Chavier Duarte, natural da Freguezia de Tamandua, Bispado de Marianna, filho legitimo de Pedro Chavier Duarte e da finada Maria Thereza Gomes, e Anna Thereza de Jesus, natural do mesmo Bispado, filha legitima de Ignacio Jose Rabello e da finada Thereza Maria de Santa Anna.

Demetrio faleceu aos 25-03-1865 em Franca, com inventário aberto aos 29-04-1865. Ana Teresa faleceu com inventário aberto aos 20-12-1870, sem geração (inventários neste site).

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 25/03/1865 ... falleceu confessado e ungido de hidropesia Demetrio Xavier Duarte de 65 annos cazado com Anna Ignacia de Jesus.

 

12-5 Ignacio José de Faria, batizado aos 20-04-1806 na Matriz de Nossa Senhora do Livramento de Piumhi. Aos 13-11-1827 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Franca casou com Maria Magdalena de Jesus, natural da Freguesia de Tamanduá, filha de Francisco Rodrigues Nunes e Maria Teresa de Jesus.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora do Livramento do Piumhi. Aos 20/04/1806 baptizei ... Ignacio nascido a 26 de fevereiro f.l. de Ignacio Joze Rebello e Thereza Maria de Santa Anna n.p. de Pedro Joze Rebello e Marianna Bernarda naturaes da Freguezia de Santa Barbara da Ilha Terceira e n.m. de Antonio Rodrigues e Maria Francisca naturaes da Freguezia de Sam Matheus da Ilha do Pico. Padrinhos: João de Souza Vaz cazado e Catharina Jozefa da Conceição mulher do dito.

 

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 13/11/1827 ... receberão em matrimonio ... Ignacio Jose de Faria, natural da Freguezia de Pinhuhy Bispado de Marianna filho legitimo de Ignacio Jose Rabello e de Thereza de Jesus Maria, e Maria Magdalena de Jesus, natural da Freguezia de Tamandua do mesmo Bispado, filha legitima de Francisco Rodrigues Nunes e de Maria Thereza de Jesus ... Testemunhas: João Lourenço de Faria e Claudio Ferreira de Barcellos.

Ignacio faleceu aos 26-04-1836 com inventário aberto aos 09-07-1836 e foi sepultado na Matriz, sem geração. Maria Magdalena contraiu segundas núpcias aos 29-08-1837 em Franca, com José Gonçalves Pinheiro, filho de Ambrosio Gonçalves Pinheiro e Joaquina Ferreira de Menezes; família “Gomes Pinheiro”.

(Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca) Aos 26/04/1836 nesta Freguezia da Franca faleceo de tizica com todos os sacramentos Ignacio Jose de Faria de 30 annos cazado com Maria Magdalena de Jezus. Seu corpo envolto em pano preto jaz no cemitério desta Matriz feita a encomendação competente.

 

Arquivo Municipal Capitão Antonio Hipólito Pinheiro, Franca-SP

Inventário – 1836

Inventariado – Ignacio Jose de Faria

Inventariante – Maria Madalena de Jesus

Transcrito e resumido por Fabricio Gerin

Aberto aos 09/07/1836.

Disse que o finado seu marido falesceo no dia 28/04/1836 com testamento solene e que não ficarão filhos e que não foi casado mais do que com ella inventariante.

Testamento:

Declaro que sou filho legitimo de Ignacio Jose Rabello e Theresa Maria de Santa Anna natural e baptizado na Matriz de Pinhui Bispado e Provincia de Minas Gerais;

Declaro que sou casado com Maria Magdalena de Jesus ... nunca tivemos filhos alguns que nos possão suceder ...

 

 

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 29/08/1837 ... José Gonçalves Pinheiro f.l. de Ambrozio Gonçalves Pinheiro e Joaquina Ferreira de Menezes e Maria Magdalena de Jesus viuva por óbito de Ignacio Jose de Faria ambos nat. desta Freguezia.

 

12-6 José Ignacio de Faria, batizado aos 20-09-1807 em Piumhi. Aos 04/08/1842 passou uma procuração no inventário paterno, declarando-se “morador no Termo da Villa do Uberaba”

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora do Livramento do Piumhi. Aos 20/09/1707(sic) baptizei sub conn.one ... Joze nascido a 31/07 f.l. de Ignacio Joze Rebello e Thereza Maria de Santa Anna n.p de Pedro Joze Rebello e Marianna Bernarda nat. aquelle de Santa Barbara e esta de N. S. dos Milagres da Ilha Terceira e n.m. de Antonio Rodrigues de Faria e Maria Francisca de São José nat. de São Matheus da Ilha do Pico. Padrinhos: João Machado e Maria Francisca solteiros filhos do Capitão Francisco Machado Lourenço.

 

12-7 Pedro Ignacio de Faria, batizado aos 26-12-1809 na Matriz de Nossa Senhora do Livramento de Piumhi.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora do Livramento do Piumhi. Aos 26/12/1809 baptizei ... Pedro f.l. de Ignacio Joze Rebello e Thereza Maria de Santa Anna. Padrinhos: Francisco de Souza solteiro e Anna Maria de Jezus cazada com José Joaquim Golarte.

 

12-8 Mariana Teresa de Jesus, batizada aos 06-05-1812 na Matriz de Nossa Senhora do Livramento. Aos 31-08-1831 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Franca casou com Francisco Lourenço de Borba, natural da Ilha Terceira, filho de João Lourenço de Borba e Benedita Josefa, já citados.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora do Livramento do Piumhi. Aos 06/05/1812 baptizei ... Marianna nascida a 15/07 f.l. de Ignacio Joze Rebello e Tereza Maria de Santa Anna. Eu fui o padrinho por procuração de José Machado freguez da Freguezia de N. S. da Conceição da Franca Bispado de São Paulo e Maria Theodora viuva madr.nha.

 

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 31/08/1831 ... se receberão em matrimonio ... Francisco Lourenço de Borba natural da Ilha Terceira Bispado de Angra, filho legitimo de João Lourenço de Borba e Benedicta Josefa e Marianna Tereza de Jesus natural da Freguezia de Pinhuhy Bispado de Marianna, filha legitima de Ignacio José Rabello e Tereza Maria ... Testemunhas: João Ignacio de Faria e João Lourenço de Faria cazados.

Francisco, viúvo, faleceu aos 12-05-1870 em Franca.

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 12/05/1870 ... faleceu de imflamação Francisco Lourenço de Borba viúvo e idade de 63 annos ...

 

Mariana e Francisco tiveram os filhos batizados em Franca-SP, q.d.:

12-8-1 Teresa, aos 19-03-1831.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 19/03/1831 bat. Tereza, de 15 dias, f. de Francisco Lourenço Borba e Marianna Tereza de Jezus. Padrinhos: Ignacio Joze Rabello cazado e Anna Tereza de Jezus solt.

12-8-2 Teresa Maria de Jesus, batizada aos 23-09-1832. Aos 12-10-1853 na mesma Matriz casou com José Francisco de Borba, natural da mesma Matriz, filho de Manoel Lourenço Borba e Mariana Francisca dos Santos.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 23/09/1832 bat. Tereza, de 19 dias, f. Francisco Lourenço Borba e Mariana Tereza de Jezus. Padrinhos: Ignacio Joze Rabelo e sua mulher Tereza Maria de Sancta Anna.

 

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 12/10/1853 ... José Francisco Borba, filho de Manoel Lourenço Borba e Marianna Francisca dos Santos e Thereza Maria de Jesus, filha de Francisco Lourenço de Borba e Marianna Thereza de Jesus, nat. desta Freguezia e dispensados do 2º grau de consangüinidade em linha transversal ... Testemunhas: Francisco Antonio da Costa e Jose de Barcellos Ferreira.

12-8-3 João Evangelista de Borba, batizado aos 26-01-1834. Aos 12-10-1853 na mesma Matriz casou com Maria Luisa de Jesus, natural da mesma Matriz, filha de Manoel Lourenço de Borba e Mariana Francisca dos Santos, já citados.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 26/01/1834 bat. João, de 1 mez, f. de Francisco Lourenço de Borba e Marianna Thereza de Jesus. Padrinhos: João Lourenço de Faria e sua mulher Maria Ignacia de Jesus.

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 12/10/1853 ... João Evangelista Borba, filho de Francisco Lourenço de Borba e Marianna Thereza de Jesus e Maria Luiza de Jesus, filha de Manoel Lourenço de Borba e Marianna Francisca dos Santos nat. desta Freguezia e dispensados do 2º grau de consangüinidade em linha transversal ... Testemunhas: Jose de Barcellos Ferreira e Francisco Antonio da Costa.

12-8-4 Jerônimo Lourenço de Borba, batizado aos 23-09-1835. Aos 12-11-1855 na mesma Matriz casou com Ana Ignacia de Faria, filha de Joaquim Ignacio de Faria e Maria Rosa de Jesus 12-10-3 neste.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 23/09/1835 bat. Jeronimo, de 14 dias, f. de Francisco Lourenço de Borba e Mariana Ignacia de Jesus. Padrinhos: Pedro Rodrigues Ignacio de Faria e Anna Thereza de Jesus.

 

Certidão acostada no inventário do pai de Ana: Aos 12/11/1855 nesta Matriz recebi Jeronimo Lourenço de Borba f.l. de Francisco Lourenço de Borba e Marianna Ignacia de Jesus com Anna Ignacia de Faria f.l. de Joaquim Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus aquelle nasc. e batisado na Freguezia da Franca e esta nesta Freguezia do Carmo onde ambos são moradores ... Forão dispensados do impedimento em 2º grao em linha transversal ... Carmo 1855.

12-8-5 Maria, batizada aos 09-08-1837.

-(Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca-.) Aos 09/08/1837 bat. Maria, de 16 dias, f. de Francisco Lourenço de Borba e Mariana Thereza de Jesus. Padrinhos: Joaquim Ignacio de Faria e sua mulher Maria Roza de Jesus.

12-8-6 Maria, batizada aos 14/09/1841.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 14/09/1841 bat. Maria, de 1 mez de 14 dias, f. de Francisco Lourenço de Borba e Marianna Thereza de Jesus. Padrinhos: Ignacio José Rabello e sua mulher Joaquina Ignacia da Silva.

12-8-7 Francisco, batizado aos 25/11/1843.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 25/11/1843 bat. Francisco, de 1 mez e meio, f. de Francisco Lorenço Borba e Marianna Thereza de Jesus. Padrinhos: Andre de Mendonça Ribeiro e sua mulher Silveria Ferreira de Sancto Antonio.

12-8-8 Joaquim Francisco de Borba, aos 14-06-1863 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Franca, casou com Rosalina Maria de Jesus, filha de Gabriel João de Melo e Rita Rodrigues da Silva.

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 14/06/1863 ... Joaquim Francisco de Borba, filho do finado Francisco Lourenço de Borba e Mariana Thereza de Jezus com Rozalina Maria de Jesus, filha de Gabriel João de Mello e Ritta Rodrigues da Silva nat. desta.

12-8-9 Maria Rosa de Jesus, batizada aos 02-11-1845, casou duas vezes. Aos 25-08-1863 na mesma Matriz, com Pedro Rodrigues da Silva, filho de João Antonio da Silva e Francisca Rodrigues da Silva. Segunda vez aos 20-08-1875 com José Lourenço de Borba viúvo de Maria Angélica de Jesus. Geração de duas filhas deste matrimônio em 12-2-3 neste.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 02/11/1845 bat. Maria, f. de Francisco Lourenço de Borba e Marianna Thereza de Jezus. Padrinhos: João Ferreira Lopes solt. e Maria Roza de Jesus viuva.

 

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 25/08/1863 ... Pedro Rodrigues da Silva, filho de João Antonio da Silva falecido e Francisca Rodrigues da Silva com Maria Roza de Jesus, filha de Francisco Lourenço de Borba e Marianna Thereza de Jesus nat. desta.

 

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 20/08/1875 ... José Lourenço de Borba e Maria Roza de Jesus viúvos aquelle de Maria Angelica de Jesus e esta de Pedro Rodrigues da Silva.

 

          Maria Rosa e Pedro Rodrigues tiveram a filha:

12-8-9-1 Francisca Maria de Jesus casou com João Lourenço da Silva. Geração em 12-2-3-2.

12-8-10 Maria Rita de Jesus, batizada aos 14-07-1847. Aos 30-10-1869 na mesma Matriz casou com Messias Augusto da Abadia, filho de Tomas Carlos da Abadia e Francelina Mariana de Jesus.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 14/07/1847 bat. Maria, de 27 dias, f. de Francisco Lourenço de Borba e Mariana Thereza de Jesus. Padrinhos: Manoel Francisco da Silva e sua mulher Maria Joaquina de Jesus.

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 30/10/1869 ... Mecias Aug.to da Badia, filho de Thomas Carlos da Badia e Francelina Mar.a de Jesus com Maria Rita de Jesus, filha de Francisco Lorenço de Borba e Mariana Thereza de Jesus ambos nat. desta.

 

12-9 Antonio Ignacio de Faria, batizado aos 04/07/1813. Aos 13-02-1843 na Fazenda do Bebedorzinho em Franca casou com Rita Zimilla Muniz Junqueira, natural da mesma Matriz, filha de José Ferreira Muniz natural da freguesia de S. Pedro da Ilha de S. Miguel e Sabina Delfina Diniz natural de Carrancas-MG casados em Franca aos 22-02-1819, neta paterna de José Ferreira Muniz e Vitória Vieira.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Bat. aos 04/07/1813, Antonio, com 11 dias, filho de Ignacio Joze Rabello e Thereza Maria de Santa Ana. Padrinhos: Antonio Vieira Velho e sua mulher Roza Maria de Viterbo.

 

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 13/02/1843 ... na Fazenda do Bebedorzinho ... se receberão em matrimonio Antonio Ignacio de Faria, filho legitimo de Ignacio José Rabello e Thereza Maria de Jesus, e Rita Zimilla Munis Junqueira, filha legitima de Jose Ferreira Muniz e Sabina Delfina Dinis, ambos nascidos e baptizados nesta Freguezia ... Testemunhas: Joze Bernardes da Costa Junqueira e Jose de Andrade Dinis Junqueira.

 

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 22-02-1819 Jose Ferreira Muniz n. freg. de S. Pedro da Ilha de S. Miguel, f.l. Jose Ferreira Muniz e Vitoria Vieira = cc Sabina Diniz Junqueira n. freg. Carrancas Bispado de Mariana, f. de pais incognitos, exposta em casa de Antonio Angelo Fernandes, test.: Antonio Martins Rodrigues e o Cap. João Pedro Diniz Junqueira, casados.

 

Pais de, batizados em Franca, q.d.:

12-9-1 Gabriel, batizado aos 29/06/1844..

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 29/06/1844 bat. Gabriel, de 20 dias, f. de Antonio Ignacio de Faria e Rita Zimilla Junqueira. Padrinhos: José Ferreira Muniz e sua mulher Sabina Delfina Diniz da Provincia de Minas por procuração que apresentarão Joze Bernardes da Costa Junqueira e sua mulher Ignacia Candida de Jesus.

12-9-2 Sabina, batizada aos 09/09/1846.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 09/09/1846 bat. Sabina, de 11 dias, f. de Antonio Ignacio de Faria e Rita Zimilla Junqueira. Padrinhos: Capitão Francisco Antonio da Costa e sua mulher Maria Zimilla de Andrade.

12-9-3 José, batizado aos 30/04/1848.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 30/04/1848 bat. José, de 1 mês, f. de Antonio Ignacio de Farias e Ritta Zimilla Muniz. Padrinhos: José Bernardes da Costa Junqueira casado e Mariana Constança da Costa solt.

12-10 Joaquim Ignacio de Faria, batizado aos 30-11-1814 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Aos 15-07-1835 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Franca casou com Maria Rosa de Jesus, natural da mesma Matriz, filha de João Paulo da Silva e Rosa Maria de Viterbo.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca.  Bat. aos 30/11/1814, Joaquim com 5 dias, filho de Ignacio Joze Rabello e Thereza Maria de Santa Anna. Padrinhos: Joze Machado da Silveira e sua mulher Anna Ferreira de Menezes.

 

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca.  Aos 15/07/1835 ... se receberão em matrimonio Joaquim Ignacio de Faria, filho legitimo de Ignacio Jose Rabello e de Tereza Maria de Santa Anna e Maria Roza de Jesus, filha legitima de João Paulo da Silva e de Roza Maria de Viterbo. Naturais desta Freguezia. Testemunhas: Antonio Francisco Junqueira e João José Pinto.

 

Joaquim faleceu aos 23-06-1846 em Franca com inventário (neste site): “Informo a V.a S.a que faz tempo tem falescido Joaquim Ignacio de Faria morador no lugar denominado Capivari termo desta Villa Franca deixando orphãos”, e foi sepultado no Cemiterio da Capela de Nossa Senhora do Carmo.

Livro de óbitos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 23/06/1846 falesceo de repente só com o sacramento da penitencia Joaquim Ignacio de Faria idade de 32 annos cazado com Maria Roza de Jesus seu corpo ... jaz sepultado no cemitério da Capella de Nossa Senhora do Carmo.

Maria Rosa de Jesus contraiu segundas núpcias, aos 31-05-1848 na Capela de Nossa Senhora do Carmo, com Joaquim Alves de Freitas. Maria Rosa faleceu aos 24/11/1853, com inventário (neste site) aberto aos 09-05-1854 “na Fazenda denominada Capivari deste termo.” (bens de raiz: “parte de terras na Fazenda do Capivari”)

Maria Rosa e Joaquim Alves de Freitas tiveram dois filhos: Galdino, com 3 anos em 1854 e Valeriano com dois anos.

Livro de matrimônios da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 31/05/1848 ... na Capella de Nossa Senhora do Carmo ... se receberão em matrimonio Joaquim Alves de Freitas e Maria Rosa de Jesus viuva do finado Joaquim Ignacio de Faria.

 

Joaquim Ignacio e Maria Rosa tiveram os filhos, batizados em Franca-SP:

12-10-1 Maria Joana: “esta herdeira faleceo depois do pai Joaquim Ignacio de Faria e antes da finada inventariada sua mai Dona Maria Rosa de Jesus que se achava cazada com o inventariante dito Joaquim Alves de Freitas.”

12-10-2 Balbina Gertrudes da Silva (ou Balbina Angélica da Silva), batizada aos 17-04-1838. Aos 03-10-1853 na mesma Matriz casou com Antonio José de Souza, “morador no Capivari”, natural de Vaz Pereira no Reino de Portugal, filho de Joaquim José de Souza e Antonia Maria de Jesus.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca) Aos 17/04/1838 bat. Balbina, de 18 dias, f. de Joaquim Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus. Padrinhos: João Lourenço Borba e sua m.er Maria Ignacia de Jesus.

Certidão acostada no inventário paterno: Aos 03/10/1853 nesta Matriz da Franca ... se receberão em matrimonio Antonio Joze de Souza, nat. da Vaz Pereira no Reino de Portugal f.l. de Joaquim Jose de Souza e de Antonia Maria de Jesus e Balbina Gertrudes da Silva, nat. desta Freguezia f.l. do finado Joaquim Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus.

12-10-3 Ana Ignacia de Faria (ou Ana Rosa de Jesus), batizada aos 24-06-1840 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Aos 12/11/1855 na Matriz casou com Jeronimo Lourenço de Borba 12-8-4 deste, filho de Francisco Lourenço de Borba e Mariana Ignacia de Jesus. No inventário materno passou uma procuração na Freguesia de Nossa Senhora do Carmo.

(Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca) Aos 24/06/1840 bat. Anna, de 8 dias, f. de Joaquim Ignacio de Faria e Maria Roza de Jezus. Padrinhos: Ignacio Jose Rabello e sua mulher Joaquina Ignacia da Silva.

 

Certidão acostada no inventário paterno: Aos 12/11/1855 nesta Matriz recebi Jeronimo Lourenço de Borba, f.l. de Francisco Lourenço de Borba e Marianna Ignacia de Jesus com Anna Ignacia de Faria, f.l. de Joaquim Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus aquelle nasc. e batisado na Freguezia da Franca e esta nesta Freguezia do Carmo onde ambos são moradores ... Forão dispensados do impedimento em 2º grao em linha transversal ... Carmo 1855.

12-10-4 Constancia Rosa de Jesus, batizada aos 30-05-1842. No inventário materno passou uma procuração na Freguesia de Nossa Senhora do Carmo.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 30/05/1842 bat. Constancia, de 01/05, f. de Joaquim Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus. Padrinhos: O Capitão Joze de Barcellos Ferreira e sua mulher Constancia Angelica de Jesus.

12-10-5 José, batizado aos 04-05-1844.

(Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca) Aos 04/05/1844 bat. Jose, de 13 dias, f. de Joaquim Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus. Padrinhos: Joze Candido de Souza e sua mulher Silveria Maria de Jesus.

12-10-6 Veronica, com 3 anos em 1847.

12-10-7 Joaquina, batizada aos 29-12-1846.

Livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Franca. Aos 29/12/1846 bat. Joaquina, de 1 mez, f. de Joaquim Ignacio de Faria e Maria Roza de Jesus. Padrinhos: Antonio Carlos de Vilhena e sua mulher Maria de Santa Anna Vilhena.