PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 12 Sebastiana de Pontes

(atualizado em 31-julho-2017)

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

Nascida por volta de 1656, tinha três anos em  1659.  Casou com Antonio Furtado de Alvarenga, filho de Francisco Furtado, inventariado em 07-06-1691 e Izabel Ribeiro, neto paterno de Leonel (ou Daniel) Furtado e Gracia Mendes, família “Furtado, os irmãos Luiz e Lenel, neste site.

 

Antonio e Sebastiana tiveram três filhos, que representaram o pai no inventário do avô paterno:

 

1- Antonio com 6 anos em 1691. Antonio Furtado Pontes casou com Luzia da Costa, moradores em Baependí “caminho da gerais”.

          Por volta de 1740 o casal tinha deixado as minas e se estabelecido na freguesia de  Santo Amaro, São Paulo, onde residiram por uns oito anos. Depois mudaram para Cotia onde em 1750 Antonio estava “carregado de anos e diminuto de forças para o trabalho”, conforme depoimento de seu irmão Francisco 3 abaixo.

          Antonio e Luzia tiveram ao menos:

1-1 João Damasceno Furtado Pontes, nascido em Baependi-MG, com dezessete para dezoito anos em 1750. Nesse ano precisou provar que era desimpedido para poder se casar, como casou aos 24-12-1750 com Rita Domingues, filha de João Vaz Domingues e Joana Pedroso Cavalheiro, família Clemente Alvares Cap. 1º, neste site.

          No processo depuseram entre outros, Francisco Furtado, tio de João e irmão de Antonio Furtado de Pontes, e também João de Eiró, 2-2 abaixo, então com 38 anos, parente em segundo grau do justificante Eram primos irmãos, porque João de Eiró foi filho de Ines Domingues de Pontes, tia paterna de João Damasceno.

ACMSP - Dispensas matrimoniais 1750

Autos de Justificação de Estado Livre de Joam Damesceno Furtado

Diz João Damasceno Furtado Pontes filho legitimo de Antonio Furtado Pontes e sua mulher Luzia da Costa batizado na Frgª de Mapindihi Bispado de Marianna Minas Geraes foi (morador) em Sto Amaro e hoje na Cotia que está denunciado para casar com Ritta Domingues

 Que veio para São Paulo com os pais para Santo Amaro quando era menor, com seis para sete anos, sempre foi solteiro, nunca proferiu votos nem se prometeu a nenhuma mulher alguma etc –

Precisa justificar ser solteiro.

 

Aos 09/11/1750 foram ouvidas testemunhas na casa de João Domingues, pároco de Santo Amaro .

Depoimento de João Damasceno Furtado Pontes

Natural e batizado em Baipendí do Bispado da Cidade de Marianna morador da Cotia deste Bispado de São Paulo, filho legitimo de Antonio Furtado Pontes e sua mulher Luzia da Costa. Foi batizado pelo Padre Antonio Soares a dezessete para dezoito anos, que é a idade que tem. De lá veio para esta freguesia de Santo Amaro quando não tinha mais que sete anos de idade, não tendo até então residido em parte alguma a não ser em “sua pátria Baipindi”. Morou sete para oito anos em S Amaro e mudou para Cotia onde mora a dois anos. Que nunca foi casado, nem prometeu casamento a mulher alguma, não fez votos etc. Tinha parentesco com a mulher com quem queria se casar mas era fora do quarto grau. Que os pais “eram brancos” mas que no presente “estavam diminutos” e que não esperava legitima.

 

Antonio Furtado Machado natural e morador nesta Freguesia (S Amaro), 36 anos, parente do justificante em terceiro grau de consanguinidade – confirmou os itens do depoimento acima.

 

Francisco Furtado, natural e morador nesta freguesia (S Amaro), 62 anos, parente do justificante no primeiro para o segundo grau de consanguinidade – confirmou o depoimento e disse que sabia muito bem porque o justificante era sobrinho dele, filho de seu irmão Antonio Furtado Pontes e de sua mulher Luzia da Costa natural de Baipindi caminho das gerais. Que o justificante foi batizado pelo Padre Antonio Soares natural de Itu. Que recebeu uma carta do pai do justificante contando isso, e estando ele testemunha em Campanha ouviu  Domingos Alz Ferrª dar a benção ao justificante como seu padrinho que era. Que o pai do justificante estava “carregado de anos e diminuto de forças para o trabalho”. Que o parentesco que havia entre o justificante e a noiva estava fora do quarto grau de consanguinidade porque o justificante era parente em 4º grau do pai  da contraente.

 

Alferes Martinho Roiz Gatto, 50 anos, do costume disse nada

 

João de Heiro, solteiro, 38 anos, parente do justificante em segundo grau de consanguinidade

 

Com o favor de Deus querem casar João Damasceno de Pontes filho Legitimo de Antonio Furtado Pontes e Luzia da Costa natural e batizado na Freguesia de ( )pindy Bispado da cidade de Marianna morador na Fregª da Cotia, com Ritta Domingues filha legitima de João Vaz (  )gues e de sua mulher Joanna Pedroza Cabalheira natural e moradora na mesma freguesia da Cotia.

Livro de Assentos de batizados de Cotia – Aos 26-02-1734 nasceo Ritta filha legitima de João Vaz Domingues e Joanna Pedroza foi batizada aos sete de março da mesma era por mim Salvador Garcia Pontes vigário desta freguesia. Padrinhos: Thomas Paes Collona casado e Maria Paes Domingues solteira.

 

2- Ines Domingues de Pontes, com 4 anos em 1691. Casou em Santo Amaro em 01-01-1705 com Miguel de Eiró, natural de Chaves, filho de Antonio de Eiró e Domingas Gonçalves. Ines faleceu em Santo Amaro em 1750, no estado de viúva.

Santo Amaro –ACMSP 4-2-25 Livro Misto – Em doze de Janeiro de mil setecentos e cinco recebi in facie Eclesie a Miguel  Eyro natural de Chaves e a Ignes Domingues Pontes natural desta freguesia tts o Alferes Franco Nogrª e Miguel Ribrº Ignes Domingues Izabel Ribrº. Joam de Pontes

 

Matriz de Santo Amaro – óbitos – Aos 03-11-1750 faleceu Ignes de Pontes viúva de Miguel de Eyrós

A grafia do sobrenome de Miguel apresenta variações já nos assentos da época. Silva Leme usa “Heiros”, menos usual, nós preferimos “Eiró” dos dias atuais, mais próximo ao “Eyro” quase sempre encontrado nos manuscritos.

 

2-1 Maria de Eiró, batizada aos 11-07-1706 em Santo Amaro.

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 11-07-1706 bautizou o R. P. Belxior de Pontes da Compª de Jesus a Mª; filha de Miguel de Eiro Xaves e sua mer Ignês de Pontes; PP.: Beata Inês da Anunciação e eu que faço este assento.  Joam de Pontes.

          Maria casou com João Moreira Garcia, filho de Jorge Moreira Saavedra e Mariana Garcia.

 

          Com quatro filhos em SL 8º, 391 e muitos outros que encontramos em documentos:

 

2-1-1 Miguel de Eiró Moreira, batizado em Santo Amaro em 1730.

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos  06-12-1730; Miguel filho de João Moreira Garcia e Mª de Eirõ; Miguel de Eirõ Chaves solteiro e Ignes de Pontes Viuva;

Casou com Maria de Jesus, filha de Izabel Pedroso de Barros e seu segundo marido Jose Rodrigues, por este neta de Joana Damascena inventariada em 1786, de quem Maria herdou por seu falecido pai, família “Clemente Alvares” Cap. 3º.

Com seis filhos em SL 8º, 391, entre os quais:

2-1-1-1 José de Eiró Moreira, nascido em São Paulo, casou aos 30-10-1780 em Santo Amaro com Ana Maria de Jesus, daí natural, filha de Antonio de Oliveira Prestes e Catarina Pais da Silva, estes casados no mesmo lugar em 1747. No assento há um engano quanto ao pai da Maria, que não é Manoel Dultra, primeiro marido de Isabel de Barros

Matriz de Santo Amaro – casamentos Aos 3a0-10-1780 as onze horas da manhã casou solenemente Joseph de Eyro Moreira natural de da Cidade de São Paulo filho legitimo de Miguel de Eiro Moreira e Maria de Jesus esta natural de São Paulo e aquele desta freguesia np de João Moreira e Maria de Eiro desta Freguesia, nm de Manoel Dultra(sic) e Izabel de Barros de São Paulo, com Anna Maria de Jesus desta freguesia filha de Antonio de Oliveira Prestes e Catherina Paes da Silva, np de Agostinho de Oliveira Costa e Anna da Silveira Dultra,nm de João Pereira da Silva e Anna Paes Thenoria, todos desta freguesia. Testemunhas: Jiseph Fagundes Barreto e Raphael de Oliveira Pais

 

RMJ: Casamentos de Sto Amaro-SP aos 13-02-1747; Antonio de Oliveira Prestes, filho de Agostinho de Oliveira da Costa e Ana da Silveira; cc. Catarina da Silva Paes, filha de João Pereira da Silva e Ana Paes Tenorio. Todos moradores e fregueses desta.

2-1-2 Maria de Eiró Moreira batizada aos 18-08-1732.

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 18-08-1732 – Maria filha de João Moreira Garcia e Maria de Eyró. Padrinhos: Jorge Moreira Saavedra viuvo e Maria Leite, beata

Casou aos 28-05-1748 com Antonio Pedroso de Barros. Esta Maria de Eiró é citada por Silva Leme no título Freitas, mas sem ligação com seus pais e irmãos. Antonio faleceu em Santo Amaro aos 03-09-1790 com oitenta anos e foi sepultado na Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

RMJ: Casamentos de Sto Amaro-SP aos 28-05-1748; Antonio Pedroso de Barros, filho de Bayrros Freire e Leonor Borges de Serqueira, natural de São Paulo; cc. Maria de Eiró Moreira, natural  desta, filha de João Moreira e Maria de Eiró.

 

Matriz de Santo Amaro – Óbitos – Aos 03-09-1790 faleceo da vida presente com todos os sacramentos Antonio Pedroso de Barros de idade de oitenta anos pouco mais ou menos marido que foi de Maria de Hiyrô seu corpo foi sepultado na ordem terceira do Carmo da Cidade de Sam Paulo de onde era terceiro ... amortalhado no habito de sua ordem: nam fez testamento por aver feito suas disposiçoies em vida.

 

Com geração em SL 7º, 175, 3-2. Encontramos em documentos alguns dos filhos do casal, e outros citamos com informações entre “aspas” conforme Silva Leme:

2-1-2-1 Tereza Maria, “casada em 1784 em S. Paulo com Ambrozio Rodrigues de Souza f.º de Francisco Xavier de Souza e de Maria Rodrigues Borba.”

2-1-2-2 Anna Maria do Espirito Santo casou com Salvador Domingues de Andrade, filho de Antonio Domingues de Pontes e Angela Machado, neste capítulo § 7º.

Pais de q.d:

2-1-2-2-1 Antonio Domingues de Andrade, casou aos 03-02-1808 com Rosa Maria de Borba, filha de Antonio de Borba Gato e Ursula Rodrigues de Souza:

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 03-02-1808 – Antonio Domingues de Andrade e Rosa Maria de Borba – Ele fl de Salvador Domingues de Andrade e Anna Maria do Espírito Santo, Np de Antonio Domingues Pontes e Ângela Machada, nm de Antonio Pedroso de Barros e Maria de (---) Moreira. Ela fa de Antonio de Borba Gato e Úrsula Rodrigues de Souza, Np de Roque Fernandes e Francisca Martins de Borba, nm de Francisco Xavier de Souza e Maria Rodrigues Barbosa.

2-1-2-2-2 Maria (Teresa?) de Jesus casou em 1815 com José Antonio de Borba, irmão inteiro de Rosa Maria de Borba supra.

Matriz de Santo Amaro – casamentos- Aos 26-09-1815– Jose Antonio de Borba e Maria (Theresa) de Jesus– Ele filho de Antonio de Borba Gato e Ursula de Souza, dos avós não souberam dizer, ela filha de Salvador Domingues de Andrade e de Anna Maria de Eyro Np de Antonio Domingues Pontes e Ângela Machada, nm de Antonio Pedroso de Barros de Maria de Eiro.

2-1-2-3 Escholastica Maria do Rosario, segundo Silva Leme “casou em 1783 em S. Paulo com José Branco de Camargo, viúvo de Gertrudes Monteiro, f.º de José de Camargo e Siqueira e de Theresa Blanco Machado, neste capítulo § 1º. Com seis filhos citados apenas pelos nomes em SL 7º, 487. Encontramos:

2-1-2-3-1 Francisco Branco de Camargo. Casou em Santo Amaro em 1808 com Maria Rosa, filha de Vicente Domingues Paes e Maria da Conceição. No termo de seu casamento consta que sua avó paterna chamava-se Rita Branca.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 06-09-1808 – Francisco Branco de Camargo filho de Jose Branco de Camargo e Escolastica Maria do Rosário, np de Jose de Camargo e Rita Branca, nm de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eiró. Com Maria Rosa, filha do Alferes Vicente Domingues Paes e Maria da Conceiçam np de Belchior Domingues Paes e Maria Paes do Rosario e nm do Cap José de Araujo e Donna Anna Maria de Siqueira. Testemunhas: Vicentes Domingues Pais e João Diniz Caldeira

2-1-2-3-2 Joaquim Antonio de Camargo. Casou em Santo Amaro em 1814 com Maria Francisca, filha de José Branco de Camargo e Catarina Maria de Camargo, neste capítulo § 1º.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 19-09-1814- Joaquim Antonio de Camargo e Maria Francisca – Ele filho de Jose Branco de Camargo e Escolástica Maria do Rosário, Np de Jose de Camargo e Thereza Branca, nm de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eiró. Ela filha de Jose Branco de Camargo e Catarina Maria de Camargo, Np de Vicente Branco e Cecília Maria, nm de Antonio de Camargo Pontes e Maria Paes.

2-1-2-3-3 Gertrudes Maria da Conceição. Casou em Santo Amaro em 1814 com Manoel Rodrigues de Souza, filho de Antonio de Borba Gato e Ursula Rodrigues de Souza.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 10-05-1814- Manoel Rodrigues de Souza e Gertrudes Maria da Conceição – Ele fl de Antonio de Borba Gatto e Úrsula Rodrigues de Souza, Np de Roque Fernandes e Francisca de Borba, nm de Francisco Xavier de Souza e Maria Rodrigues Barbosa. Ela fa de Jose Branco de Camargo e Escolástica Maria do Rosário, Np de Jose de Camargo e Fulana Branca (sic), nm de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eiró.

 

2-1-2-4 Gertrudes Maria Joaquina ou de Barros, casou em aos 03-06-1792 com Felipe Domingues filho de Belchior Domingues e de Maria Paes

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 03-06-1792 se receberam solenemente por marido e mulher Felipe Domingues filho legitimo de Belchior Domingues e Maria Paes, np de Sebastiam Dias e Maria Barreira, nm de Joam Paes Colona e Maria Gonçalves;com Gertrudes Maria Joaquina filha legitima de Antonio Pedroso de Barros e Maria e Iro, np de Antonio Pedroso de Barros e Leonor Borges, nm de Joam Morera Garcia e sua mulher Maria de Iro. Antonio Pedroso de São Paulo e os mais desta. Testemunhas: José Ferreira Machado e Jeronimo de Oliveira Machado.

Pais ao menos de:

2-1-2-4-1 Maria das Dores casou em 1812 com João Branco de Miranda, filho de Vicente Branco de Miranda e Francisca de Paula, neste capítulo § 1º.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 12-05-1812 – Placido Branco filho de Vicente Branco de Miranda e Francisca de Paula, np de Joam de Miranda e Anna Branca, nm de Bernardo Antunes de Brito e Rosa Maria; com Rita Maria filha de Francisco Xavier Cavalheiro e Rita Maria, np de Domingos Rodrigues Cavalheiro e Maria Gomes, neta materna de Manoel Rodrigues da Silva e Izabel Maria.

 

2-1-2-5 Antonio Pedroso de Barros (tambem Antonio de Eiró Moreira) casou aos 08-05-1790 com Gertrudes Maria de Oliveira filha de João de Oliveira Prestes e de Joana Rodrigues Barbosa:

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 08-05-1790 se casarão solenemte Antonio Pedroso de Barros filho legitimo de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eyró Moreira np de Antonio de Barros Freire e Leonor Borges nm de João de Moreira e Maria de Eyro, com Gertrudes Maria de Oliveira filha legitima de João de Oliveira Prestes e Joana Rodrigues Barbosa, np de Agostinho de Oliveira Costa e Anna da Silveira, nm de Antonio Rodrigues de Medeiros e Maria de Borba.

          Antonio faleceu em 21-06-1794 e foi inventariado no mesmo ano.

SAESP - Arquivo do Estado de S. Paulo Inventários não publicados

Inventariado: Antonio de Eiro Moreira

Inventariante: Gertrudes Maria de Oliveira

Ano 1794 São Paulo, sem testamento

Obs.: a partir a pg. -- at[é --- o nome do falecido passa a ser identificado como Antonio Pedroso de Barros.

 

Autos aos 13-agosto-1794

Titulo de Herdeiros:

1- Antonio de idade de -----

2- Jose de idade ano e meio

 

Tutor dos orfãos: João de Oliveira Preto

          Aos 20-06-1797 com provisão, Gertrudes casou segunda vez com Francisco Pires de Paula, batizado em Santo Amaro aos 29-06-1767, filho de Inacio Pires Monteiro e Joana Alves de Figueiro np de João Pires e Maria Moreira nm de João Alvares Pestana e Maria da Conceição.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais-1797

Francisco Pires de Paula e Gertrudes Maria da Conceição - 14-06-1797

Quer cazar Francisco Pires de Paula filho de Inacio Pires Monteiro e Joana Alves de Figueiro natural e morador nesta freg de S Amaro com Gertrudes Maria da Conceição viúva de Antº Pedroso de Barros falecido na Freg da Cidade de S Paulo e deprezente ella Fregueza desta mesma freguesia.

Lv de bat- aos 29-06-1767 bat Francisco filho de Inacio Pires Monteiro e Joana Alves de Figueiro. Padrinhos: Bernardo Ribeiro de Figueiro casado e Maria da Conceissam mulher de João Allvares,

Lv de óbitos da Sé fl 77- Aos 21-06-1794 faleceu com todos os sacramentos Antonio Pedroso de Barros nat desta cidade de mais de 20 anos filho de Antonio Pedroso de Barros e sua mulher Maria de Eyro casado com Gertrudes Maria da Conceição. Não fez testamento amortalhado em habito franciscano e sepultado na Igreja da Misericordia

 

Santo Amaro - Casamentos - aos 20-06-1797 as 3h da tarde se receberam Francisco Pires de Paula filho de Ignacio Pires Monteiro e Joana Alves de Figueiro np de João Pires e Maria Moreira nm de João Alvares Pestana e Maria da Conceição; com Gertrudes Maria da Conceição viúva de Antonio Pedroso de Barros. Tets: Belchior Rodrigues da Silva e Salvador Domingues de Andrade.

 

Antonio e Gertrudes tiveram dois filhos, segundo o inventário:

2-1-2-5-1 Antonio Pedroso de Barros. Casou em 1808 com Gertrudes Maria, filha de pais incógnitos, exposta a João de Oliveira Prestes.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 25-10-1808 – Antonio Pedroso de Barros filho de Antonio Pedroso de Barros e Gertrudes Maria, np de Antonio Pedroso e Maria de Eyró e nm de Joam de Oliveira Prestes e Joana Rodrigues Barbosa; com Gertrudes Maria do Espirito Sancto, filha de pais incógnitos e exposta a Jam de Oliveira Prestes. Testemunhas: Bento Francisco de Andrada e Manoel Antonio de Barros.

2-1-2-5-2 José com ano e meio em 1794.

2-1-2-6 Maria Joaquina de Barros, casada aos 17-11-1789 com José Domingues de Andrade, neste capítulo § 7º.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 17-11-1789 – Jose Domingues de Andrade e Maria Joaquina – Ele filho de Antonio Domingues Pontes e Angela Machada de Andrade, np de Calixto Dias Barreiros e Maria Domingues Pontes nm de Baltazar da Costa de Andrade Tereza Pinta Machada; ela filha de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eirô, np de Antonio de Barros e Leonor Borges de Cerqueira, nm de João Moreira Garcia e Maria de Eiro Ferreira (sic). Testemunhas: Sargento Mor João Batista solteiro e freguês da Cidade, e o Capitão Bento José de Salles, casado, desta Freguesia.

 

Pais ao menos de:

2-1-2-6-1 Maria da Conceição de Andrade que em 1809 pediu dispensa para se casar com seu parente Joaquim Manoel de Oliveira, filho de Salvador Dias da Silva e Inacia Pires de Oliveira, por esta neto de Bento Pires de Oliveira e Ana Maria Nunes. Ana Maria Nunes era prima irmã de Maria de Eiró porque os pais de ambas, Francisco Alvares Moreira e João Moreira Garcia foram irmãos.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 28-11-1809 – Joaquim Manoel de Oliveira e Maria da Conceição de Andrade– Ele f de Salvador Dias da Silva e Ignacia Pires, Np de Roque da Silva e Josefa de Moraes, nm de Bento Pires e Anna Maria Nunes Ela fa de  Jose Domingues de Andrade e Maria Joaquina de Barros, Np de Antonio Domingues e Ângela Machada, nm de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eiró. Dispensados do 4 grau.

 

Dispensa Matrimonial - Ano 1809 -ACMSP vol 3742 -

Joaquim Manoel de Oliveira e Maria da Conceição de Andrade

Pedem dispensa do 4º grau de consanguinidade como segue:

Maria de Eiró e Anna Maria Nunes foram primas irmãs e desta nasceu Ignacia Pires de Oliveira que é mãe do orador.  E daquela nasceu Maria Joaquina de Barros que é mãe da oradora. A oradora é pobre e não foi raptada. O orador também é pobre mas tem agilidade para sustentar a oradora e filhos que vierem a ter.

Testemunhas:

João da Cunha Moreira, 34 anos, parente dos oradores

Quiteria Maria de Eiro, trinta e tantos anos, parente da oradora

Dispensados aos 27 9bro de 1809

Com o favor de Deus querem casar Joaquim Manoel de Oliveira filho de Salvador Dias da Silva e Ignacia Pires de Oliveira com Maria da Conceição de Andrade filha de José Domingues de Andrade e Maria Joaquina de Barros...

2-1-2-6-2 Antonio Joaquim de Barros. Casou em 1832 com Ana Joaquina de Jesus, filha de Jose Lazaro de Borba e Maria Joaquina de Jesus.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 18-09-1832- Antonio Joaquim de Barros e Anna Joaquina de Jesus – Ele fl de Jose Domingues de Andrade e Maria Joaquina de Barros, Np de Antonio Domingues e Ângela Maxada, nm de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eyro. Ela natural de Itapetininga, fa de Jose Lazaro de Borba e Maria Joaquina de Jesus, Np de Jose Lazaro de Siqueira e Anna Maria, nm de Joam Álvares de Medeiros e Gertrudes da Silva.

 

2-1-2-7 Manoel, conforme Silva Leme, s.m.n.

 

2-1-2-8 Theresa Maria de Jesus casou com o capitão Antonio José Pereira, natural de Lisboa. Pais de:

2-1-2-8-1 Maria Joaquina de Jesus casada aos 25-07-1790 com Francisco José de Mello Bernardes, de Araçariguama..

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 25-07-1790, o contranete de Araçariguama e a contraente desta freguesia, se casaram solenemente por palavras Francisco Jose de Mello Bernardes filho de do Capitão Manoel de Oliveira Garcia e Dona Bernarda Manoela de Arruda Leme, np do Sarg Mor Rafael de Oliveira Leme e D. Barbara Garcia Lima, nm de Antonio Mello do Rego e D. Gertrudes Pedrosa Leme. Com D. Maria Joaquina de Jesus filha do Capitam Antonio José Pereira e D. Tereza Maria de Jesus, np de avô filho de Lisboa que se ignora o nome como também da mulher por serem de Lisboa, nm de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eyros Moreira. Testemunhas: Manoel de Oliveira Garcia e Salvador Domingues de Andrade.

 

2-1-2-9 Rosa Maria de Barros casou com Inacio Domingues de Andrada, filho de Antonio Domingues de Pontes e Angela Machada. Pais ao menos de:

2-1-2-9-1 Maria da Conceição Andrada. Em 1805, depois de dispensada do impedimento de quarto grau de consanguinidade, casou com Francisco Vieira da Silva, filho de Manoel da Silva de Carvalho e Ana Maria Vieira.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 19-02-1805 ––Dispensados do impedimento de 4º grau de consanguinidade – Francisco Vieira da Silva filho de Manoel da Silva de Carvalho e Anna Maria Vieira, np de Manoel da Silva Rodrigues e Izabel Maria nm de Bento Vieira e Maria da Conceiçam Andrada. Casou co Maria a Conceiçam Andrada. filha de Ignacio Domingues Andrada e Rosa Maria de Barros, np de Antonio Dominguies e Angela Maxada, nm de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eyró Moreira. Testemunhas: Manoel Antonio de Barros e Antonio Pinto de Andrade.

2-1-2-9-2 Maria do Rosario de Andrade, casou em 1812 com João Antonio Pereira, português.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 11-05-1812 – João Antonio Pereira filho de Antonio Pereira e Brites Maria np de Antonio da Costa e não sabe dizer mais, todos naturais da freguesia de Sam--is  do Arcebispado de Braga. Com e Maria do Rosario de Andrade filha de Ignacio Domingues de Andrade e Rosa Maria de Barros, np de Antonio Domingues Pontes e Angela Machada e nm de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eyró.

 

2-1-3 Ana Maria de Eiró ou Ana de Pontes Moreira, batizada em Santo Amaro aos 06-07-1734, casou aí mesmo aos 11-12-1749 com Bento José de Sales, filho do Capitão Francisco de Sales Ribeiro e Maria Josefa de Mattos.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 06-07-1734; Anna; filha de João Moreira Garcia e Maria de Eyró; Padrinhos: João de Eiró filho solteiro de Ignes de Pontes e Maria da Encarnação beata

 

Matriz de Santo Amaro – casamentos Aos 11-12-1749 casou Bento José de Sales, filho do Capitão Francisco de Sales Ribeiro e Ana Josefa de Mattos, falecida, natural de São Paulo; com Ana de Pontes Moreira, natural desta, filha de João Moreira Garcia e Maria de Eiró. Testemunhas: Antonio Pedroso de Barros, Jorge Moreira, Maria de Eiró, Maria das Neves, filha de Jorge Moreira.

 

Capitão Bento José e sua mulher Ana Maria faleceram ambos em 1818, ele em agosto e ela em outubro, depois de quase setenta anos de casados.

Matriz de Santo Amaro – óbitos – Aos 14-08-1818 faleceu Bento Jose de Salles, capitam; com 87 anos, casado com D Anna Maria de Eyro

Matriz de Santo Amaro – óbitos –Aos 04-10-1818 faleceu Dona Anna Maria de Eyro, 85 anos, viuva do Capitão Bento Jose de Salles.

 

Com onze filhos em SL 8º, 155 e outros que encontramos nos livros paroquiais::

2-1-3-1 João Batista de Mattos, natural de Santo Amaro, solteiro em 1788 quando foi padrinho de batismo juntamente com sua irmã Maria Josefa. Segundo Silva Leme foi casado com Gertrudes Maria de Moraes.

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 08-05-1788; Maria filha de  João Pereira Ribeiro e Josefa Paes. Padrinhos: João Batista e Maria Josefa filhos solteiros de Bento Jose de Sales.

2-1-3-2 Manoel de Salles, padrinho de batismo em 1774 quando ainda era solteiro.

RMJ: Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 16-06-1774; Inacio; filho de Jose de Borba e Ana de Mendonça; Padrinhos: Manoel de Salles filho solteiro de Bento Jose de Salles e de sua mulher Ana Maria de Eyro e Maria de Miranda casada.

2-1-3-3 Maria, batizada em 1753. Provavelmente Maria Josefa, solteira em 1788 quando foi madrinha de batismo junto com seu irmão Bento José.

Matriz de Santo Amaro – batismos– Aos 25-09-1753; Maria; filha de Bento Jose de Salles e Ana Maria de Eiros; Padrinhos: Jose de Madureira de Miranda casado de Maria de Eiro mulher de João Moreira.

2-1-3-4 Joaquim Antonio de Mattos casou em setembro de 1783 com Maria da Conceição de Moraes, filha de Antonio Blanco Ribeiro e de Angela Machado de Moraes.

RMJ: Matriz de Santo Amaro – casamentos - Aos 2?-09-1783 – Joaquim Antonio de Mattos filho de Bento Jose de Salles e Anna Maria de Eiró, Np de Francisco de Salles Ribeiro natural de Lisboa e Maria Josepha de Moraes, nm de João Moreira Garcia e Maria de Eiro com Maria da Conceição de Moraes filha do Cap Antonio Blanco Ribeiro de D. Ângela Maxada de Moraes, Np de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeiro do Passo, nm de  Martinho Rodrigues Gato e Maria Maxada Pinto.

Pais ao menos de:

2-1-3-4-1 Maria, batizada em Santo Amaro aos 27-08-1784.

Matriz de Santo Amaro – batismos – Aos 27-08-1784 baptizei e puz os Sanctos Oleos a inocente Maria filha de Joaquim Antonio de Mattos e sua mulher Maria da Conceição Morais; foram Padrinhos Bento Joze de Salles cazado e Angela Machada de Morais mulher do Capitão Antonio Blanco.

2-1-3-4-2 Rosa, batizada em 1787

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 15-01-1787; Rosa; Joaquim Antonio de Mattos e Maria da Conceição. Padrinhos: Capitam Antonio Branco Ribeiro e Anna Maria de Iró mulher de Bento José de Sales.

2-1-3-4-3 Maria, batizada em 1789. Maria Antonia Guilhermina de Mattos casou em 1811 com José Antonio da Guerra, filho de Manoel Leme da Guerra e Felicia Maria da Conceição.

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 14-06-1789; Maria; Joaquim Antonio de Mattos e Maria da Conceição Morais; José Branco casado e Ana Batista filha solteira do Capitão Bento José de Sales.

 

Matriz de Santo Amaro – casamentos - Aos 11-06-1811- Jose Antonio da Guerra filho  de Manoel Leme da Guerra e Felicia Maria da Conceiçam, np de Anastacio Leme da Guerra e Antonia Pires nm de avós incógnitos; com e Maria Antonia Guilhermina de Matos filha de Joaquim Antonio de Matos e Maria da Conceiçam np do Capitam Bento Jose de Salles  e Dona Anna Maria de Eyró, np do Capitam Antonio Branco Ribeiro e Dona Angela Machada. Testemunhas: Bento Francisco de Andrada e Francisco de Paula e Oliveira.

2-1-3-4-4 Manoel Joaquim do Sacramento, em 1822 casou com sua parenta Angela Umbelina de Miranda, filha de Joaquim de Miranda e Angela Vieira, com dispensa de consanguinidade e afinidade ilícita. Neste capitulo, § 1º.

Matriz de Santo Amaro – casamentos – aos 10-01-1822 – Manoel Joaquim do Sacramento, filho de Joaquim Antonio de Matos e Maria da Conceição, np de Bento José de Sales e Anna Maria de Eiró, nm de Antonio Branco e Angela de Moraes; Com Angela Umbelina de Miranda, filha de Joaquim de Miranda e Angela Vieira, np de Gaspar Nunes de Brito e Izabel Vieira, nm de João de Miranda e Anna Branca. 3 grau de Consangüinidade e 2º de afinidade por copula ilícita

2-1-3-4-5 Maria Angelica de Moraes, casou em 1827 com Francisco Antonio das Chagas, viuvo de Maria Joaquina Michelina de Moraes, neste capítulo § 1º. Francisco era filho de pais ditos “incognitos” mas que eram bem conhecidos e parente muito chegado de Maria Angelica, conforme os impedimentos dos quais tiveram que ser dispensados.

Matriz de Santo Amaro – casamentos- Aos 08-05-1827 dispensados do impedimento de consanguinidade por duas linhas em terceiro misto ao segundo e em terceiro, e de copula licita em terceiro e ilícita em segundo, e de outro em segundo grau e também outro impedimento de (crime?) em terceira especie??? . na presença das testemunhas José Antonio da Guerra e Manoel Joaquim da Rosa se receberam em face da Igreja Francisco Antonio das Xagas, natural da Imperial cidade de São Paulo, viuvo por óbito de Maria Joaquina de Moraes com Dona Maria Angelica de Moraes, filha de Joaquim Antonio de Mattos e D. Maria da Conceição Moraes, np do Capitam Bento José de Salles e Dona Anna Maria de Eyro, nm do Capitam Antonio Branco e Dona Angela de Moraes.

          Francisco testou em dezembro de 1860 na chácara em que morava. Segundo o testamento (resumido neste capitulo § 1º) ele e Maria Angelica foram pais de cinco filhos:

2-1-3-4-5-1- Emidia Maria das Dores, casada com Jose Antonio da Guerra

2-1-3-4-5-2- Casimiro Antonio de Mattos, presbítero ordenado

2-1-3-4-5-3- Maria Serafina das Dores, nascida aos 31-08-1832. Em 1860 ainda solteira morava com os pais.

2-1-3-4-5-4-Paulo Emilio de Salles  nascido aos 15 e batizado aos 25-04-1836, ou Paulo Eyró, o poeta de Santo Amaro.

Matriz de Santo Amaro – batismos- Aos 25-04-1836 nesta Matriz de Santo Amaro baptizei e puz os Santos Oleos a Paulo, de dez dias, filho de Francisco Antonio das Chagas e sua mulher Dona Maria Angelica de Moraes; foi padrinho o Capitão Manoel José de Moraes cazado, todos desta Vila. O Vgrº Anto Benedº da Assm

2-1-3-4-5-5-Lucas Evangelista das Chagas, nascido aos 07-07-1839 (declaração do pai em testamento), solteiro em 1860

2-1-3-5 José Francisco de Mattos Salles, batizado na Sé de São Paulo aos 01-11-1757, junto com seu irmão gêmeo Bento. Casou com Barbara Leme da Silva, filha de Inacio da Costa, natural de Cintra-PT e Mariana Leme. Segundo Silva Leme, “Foi o capitão José Francisco inventariado em 1830”.

Matriz de São Paulo – batismos - Aos  01-11-1757; Jose filho de Bento Jose de Salles e Ana de Eiro; Padrinhos: Jose de Salles e Teodora de Salles, filhos solteiros do Capitão Francisco de Salles de São Paulo.

Pais ao menos de:

2-1-3-5-1 Ana Joaquina do Pilar, batizada em Santo Amaro aos 05-11-1786. Casou no mesmo lugar em 1806 com Vicente Vieira da Silva, filho de Manoel da Silva de Carvalho e Ana Maria Vieira.

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos  05-11-1786; Anna filha de  Jose Francisco de Sales e Barbara Dias; Bento Jose de Salles e sua mulher Ana Maria de Eyro.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos - Aos  12-02-1806 – Vicente Vieira da Silva filho de Manoel da Silva de Carvalho e Anna Maria Vieira, np de Manoel Rodrigues da Silva e Izabel Maria nm de Bento Vieira e Maria Branca; com Anna Joaquina do Pilar filha do Alferes José Francisco de Mattos e Barbara Leme da Silva, np do Capitão Bento de Salles e Dona Anna Maria de Eiró, nm Ignacio da Costa Cintra e Marianna Leme da Silva. Testemunhas: Zacarias Domingues e Francisco Vieira da Silva

 

2-1-3-5-2 Maria Francisca de Matos Sales, casou em 1811 com Joaquim Severo Correa, natural de São Gonçalo do Rio de Janeiro filho de Antonio Correa Ximenes e Francisca Inacia Jeronima.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos - Aos  05-10-1811 – Joaquim Severo Correa natural e fregues da Freguesia de São Gonçalo do Rio de Janeiro, filho de Antonio Correa Ximenes da mesma freguesia e Francisca Ignacia Jeronima natural da Ilha do Faial, dos avós não souberam dizer; com Dona Maria Francisca de Matos Sales, filha do Capitam José Francisco de Matos Sales desta freguesia e Dona Barbara Leme da Silva natural da Cidade de São Paulo, np do Capitam Bento José de Sales e Dona Anna Maria de Eyró, nm de Fulano (sic) da Costa Cintra e Marianna Leme da Cidade e aquele de Cintra na Europa.

2-1-3-5-3 Gertrudes Maria de Matos. Casou na Cotia em 1819 com Salvador Pires de Albuquerque, filho de Amaro Pires de Oliveira e Rosa de Albuquerque Bueno.

Matriz de Santo Amaro – casamentos Aos 04-05-1819 – Salvador Pires de Albuquerque e Gertrudes Maria de Matos – Ele fl de Amaro Pires de Oliveira e Rosa de Albuquerque Buena natural da Cotia, Np de Bento Pires e Anna Maria, nm de Jose de Albuquerque Maxado e Vitoria Buena de Camargo. Ela fa do Cap Jose Francisco de Mattos Sales e Barbara Leme da Silva, np de Bento Jose de Salles e Anna Maria de Eyró, nm de Ignácio da Costa Cintra europeo e Marianna Leme da Silva.4 grau de consanguinidade

 

2-1-3-6 Bento, gêmeo de José supra. Provavelmente falecido, porque seus pais batizaram outro “Bento” pouco depois.

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos  01-11-1757 na Sé de São Paulo; Bento, filho de Jose de Salles e Anna de Eiro; Padrinhos: José de Salles e Theodora de Salles solteiros filhos do Capitão Francisco de Salles, moradores em SP.

2-1-3-7 Ana Baptista de Mattos, batizada em Santo Amaro aos 08-07-1759 em Santo Amaro onde casou aos 10-11-1789 com Manoel Jose de Moraes, viúvo de Ana Maria Alves. Com geração na família Gualter Vieira Passos, neste site.

RMJ: Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 08-07-1759; Ana; filha de Bento Jose de Salles e Ana Maria de Eyro; Padrinhos: Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eyro

 

RMJ: Matriz de Santo Amaro – casamentos - Aos 10-11-1789 – Alferes Manoel Jose de Moraes, viúvo de Ana Maria Alves;.com  Anna Batista de Matos filha do Capitão Bento Jose Salles e Maria de Eiró, Np de Francisco de Sales Ribeiro e Maria Josefa de Matos, nm de João Moreira Garcia e Maria de Eiro.

2-1-3-8 Bento, batizado em 1761, tendo por padrinho o avô materno.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 11-04-1761; Bento filho de Bento Jose de Salles e Ana Maria de Eiro; Padrinhos: João Moreira Garcia casado e avô do batizando.

2-1-3-9 Theodora Francisca de Mattos, casou aos 26-07-1797 em Santo Amaro com Joaquim de Almeida Lima, filho de Albano de Almeida Lima e de Ana Antonia de Toledo.

RMJ: Matriz de Santo Amaro – casamentos – Aos 26-07-1797 onze horas dodia em presença das testemunhas Reverendo Joaquim Jose Gomes e José de Almeida Lima solteiro, morador em Campinas, se receberam Joaquim de Almeida Lima natural da Vila de Itu e freguês de Campinas filho de Albano de Almeida Lima e Anna Antonia de Toledo, np de Ignacio Alves Lima natural da Vila de Sam Sebastiam e de Maria de Almeida de Anhaia de Itu, nm de Jose de Toledo Piza e Francisca Roza de Godois; com Theodora Francisca de Mattos desta, filha do Capitão Bento Jose de Sales e Anna Maria de Eyró, np do Capitão Francisco de Sales Ribeiro natural de Lisboa e Maria Jose de Mattos de São Paulo, nm de Joam Moreira Garcia e Maria de Eyró, desta. 

2-1-3-10 Emerenciana Gertrudes de Mattos, batizada em Santo Amaro aos 12-10-1766. Casou aos 05-06-1798 com José de Almeida Lima, morador na Freguesia de São Carlos, filho de Albano de Almeida Lima e de Ana Antonia de Toledo

Matriz de Santo Amaro Batismos - 12-10-1766; Emerenciana, filha de Bento Jose de Sales e Ana Maria de Eiro;Padrinhos: João Ribeiro de Mattos solteiro e Izabel Maria solteira.

 

RMJ: 05-06-1798 – Jose de Almeida Lima e Emerenciana Gertrudes – Ele freguês da Vila de São Carlos, f de Albano de Almeida Lima e Anna Antonia de – Nat de Itu. Ela f do Cap Bento Jose de Salles e Ana Maria de Eyró, Np do Cap Francisco de Salles de Setubal-PT e Maria de Mattos, nm de João Moreira Garcia e Maria de Eyro.

2-1-3-11 Zacarias, batizado em 1768

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 14-05-1768 Zacarias filho de Bento Jose de Salles e Ana Maria de Eiro; Padrinhos: Manoel Francisco de Salles filho solteiro de Francisco de Salles Ribeiro e Quiteria Maria de Jesus, filha de Jose Moreira Garcia.

2-1-3-12 Antonio José de Mattos, batizado em Santo Amaro em 1770. Segundo Silva Leme, casou em 1794 em Campinas com Ana Custódia

RMJ: Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 17-03-1770; Antonio; filho de Bento Jose de Salles e Ana de Eyro; Padrinhos: Reverendo Vicente Jose de Crasto por procuração de Francisco Mariano de Salles solteiro filho de Francisco de Salles Ribeiro e Gertrudes Maria de Andrade solteira filha de Jose Francisco de Andrade.

2-1-3-13 Izabel Maria da Conceição batizada em 1771 em Santo Amaro onde casou aos 19-01-1797 com Inacio José de Lacerda, de Mogi-Mirim, viúvo de Maria Garcia Leal, filho do capitão André Correa de Lacerda e de Maria de Siqueira

Matriz de Santo Amaro – batismos – Aos 06-11-1771; Izabel filha de Bento Jose de Salles e Anna Maria de Eyro; Padrinhos: Ignacio Xavier Rapozo solteiro e Ursula Maria da Conceição solteira  filha de João Moreyra Garcia.

 

RMJ: 19-01-1797 – Ignácio Jose de Lacerda, natural de Mogi Mirim viúvo de Maria Garcia Leal, filho de Andre Correa de Lacerda, de Guaratinguetá, e  Maria de Siqueira de Mogi Mirim, np de Bernardo Jose natural de Setubal PT e Maria Correa de Lacerda de Taubaté, nm do Capitão Jose Correa de Siqueira e Maria Fragosa, casados em Mogi das Cruzes não sabem a naturalidade. Com e Izabel Maria da Conceição filha do Capitão Bento Jose de Salles e Anna Maria de Eyró, np do Capitão Francisco de Salles Ribeiro de Setubal PT e Maria Josefa de Matos, nm de João Moreira Garcia e Maria de Eyro.

2-1-3-14 Francisca, batizada em 1774

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos  31-01-1774; Francisca filha de  Bento Jose de Salles e Ana Maria de Eiro; Padrinhos: Cap Fco xavier de Salles viuvo e Francisca Maria casada.

2-1-3-15 Gertrudes Maria de Mattos batizada aos 20-06-1775 em Santo Amaro, onde casou aos 13-02-1797 com Antonio Mendes de Godoy, morador em Campinas, filho de João Mendes de Oliveira e de Francisca Maria do Rosario.

RMJ: Matriz de Santo Amaro – batismos – Aos 20-06-1775; Gertrudes; filha de Bento Jose de Salles e Ana Maria de Eyro; Padrinhos: Miguel de Eiro e sua mulher

 

RMJ: Matriz de Santo Amaro – casamentos – Aos 13-02-1797 as duas horas da tarde se receberam Antonio Mendes de Godois filho de João Mendes de Oliveira e Francisca do Rosário, freguês de Campinas, Np de Manoel Mendes não sabe o nome da avó, nm de Baltazar de Godois Vllas Boas e Anna Ribeira;com Gertrudes Maria de Jesus – filha de Bento Jose de Salles e Anna Maria de Eyró, Np do Capitão Francisco de Salles Ribeiro natural de Setubal, Portugal e Maria Josefa de Matos, nm de João Moreira Garcia e Maria de Eyro.

2-1-3-16 Eleodora batizada em 1777

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos  01-02-1777; Eleodora; filha de Bento Jose de Salles e Ana Maria de Eiró.

2-1-4 José Mariano de Eiró, batizado em Santo Amaro em 1736, casou aí mesmo aos 02-02-1762 com Mariana Garcia, filha de José Pedroso de Mongelos e Tereza Moreira Garcia - família “Domingos da Rocha”, neste site.

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 04-08-1736; Jose Mariano; filho de João Moreira Garcia e Maria de Eiro; Padrinhos: Francisco Moreira Garcia casado e Ana Maria Garcia filha solteira do defunto Manoel Alvares (Tenorio?).

 

Matriz de Santo Amaro – casamentos Aos 05-02-1762; Jose Mariano de Eyró, fl de João Moreira Garcia e Maria de Eyró;  np de Jorge Moreira Saavedra e Mariana Garcia, nm Miguel de Eyró e Ignes de Pontes; Mariana Garcia, fl de Jose Pedroso de Mongelos e Tereza Gracia Moreira np de Jose Pedroso de Mongelos e Lucrecia de Abreu, nm de Jorge Moreira Saavedra. e de sua moçler Ignes de Pontes(sic) todos naturais desta freguesia.Testemunhas: Joam de Eyró, e Ignacio Xavier

Filhos q.d:

2-1-4-1 Maria de Eiró, batizada aos 28-11-1765, solteira em 1784 quando batizou Francisco, exposto em casa de seu pai.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 28-11-1765; Maria;, filha de José Mariano de Eiró e Mariana Garcia; Padrinhos: João Moreira Garcia e sua mulher Maria de Eiro.

2-1-4-2 José, batizado em Santo Amaro aos 25-03-1768

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 25-03-1768; Jose; filho de Jose Mariano de Eiro e Mariana Garcia; Padrinhos:João Moreira Garcia casado e Gertrudes Pedrosa de Jesus mulher de Manoel Fernandes.

2-1-4-3 Ana batizada aos 10-05-1770 apadrinhada pelos avós paternos.

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 10-05-1770; Ana filha de Jose Mariano de Eiro e Mariana Garcia; Padrinhos: João Moreira Garcia e sua mulher Maria de Eyro.

2-1-4-4 Joaquim, batizado aos 26-06-1772

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 26-08-1772; Joaquim filho Jose Mariano de Eyro e Mariana Garcia; Padrinhos Inacio Pedroso Monjolo casado da freguesia de S Roque e Izabel Maria solteira filha de João Moreira e sua mulher Maria de Eiró.

2-1-4-5 João, batizado aos 02-07-1775

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 02-07-1775; Joam; filho de Jose Mariano de Eyro e Mariana Garcia; Padrinhos: Miguel de Eyros casado e Quiteria Maria solteira filha de João Moreira.

2-1-4-6 Ana nascida em 20 de setembro de 1777 e batizada aos 28 do mesmo mês.

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 28-09-1777; Ana, nasc aos 20; Jose Mariano de Eyro e Mariana Garcia; Antonio Bernardino de Sena casado e Ursula Maria da Conceição, filha solteira de João Moreira e Maria de yiro.

2-1-4-7 Manoel, batizado aos 20-04-1782

Matriz de Santo Amaro – batismos - Aos 20-04-1782; Manoel filho de Jose Mariano de Eiro e Mariana Garcia; Padrinhos: ---- Pedroso filho solteiro de Jose Pedroso de Mongello e Gertrudes Maria filha solteira de Francisco Moreira Garcia.

2-1-5 Joaquim, batizado aos 24-12-1738

Matriz de Santo Amaro – batismos– Aos 24-12-1738, Joaquim; filho de João Moreira Garcia e Maria de Eirô; Padrinhos: Antonio Moreira Garcia casado e Josepha Antunes ---- de Salvador Furtado

2-1-6 Jorge Moreira Garcia, morador em São Paulo, casou com Leonor Borges de Cerqueira, filha Manoel Dultra Machado e Izabel Pedroso de Barros, conforme termo de casamento do filho Joaquim José. Segundo Silva Leme, Leonor faleceu em 1754. Depois de mais de vinte e dois anos de viuvez, ainda segundo Silva Leme, Jorge casou 1776 com Theresa de Jesus Maria. Mais informações em SL 8º,392,4-4

2-1-6-1 Joaquim José de Anchieta, casou em Santana do Parnaiba aos 04-04-1769 com Maria de Jesus Bezerra.

RMJ: Matriz de Santa Ana de Parnaiba – casamentos – Aos 04-04-1769 pelas nove horas da manhã casou Joaquim Jose de Anchieta, natural de São Paulo, filho de Jorge Moreyra Garcia natural de Santo Amaro e Leonor Borges de Cerqueiranatural de São Paulo, np de Joam Moreyra Garcia e Maria de Eyró naturais de Santo Amaro, nm de Manoel Dultra Machado e Izabel Pedrosa de Barros, naturais de São Paulo onde o contraente é morador com Maria Jose Bezerra nat de São Paulo viúva de Jose de Godoy e filha de Manoel Bezerra Cavalcante  natural de Pernambucoe Dona Messia de Arzam Gurgel nat de São Paulo, np de Miguel Bezerra Cavalcante e Luzia de Figueiró naturais de Pernambuco, nm do S. M. Bento do Amaral da Sylva e Escolastica de Godoy Moreyra.

2-1-6-2 Izabel Maria da Conceição, solteira em 1777 quando foi madrinha de batismo juntamente com seu pai

Matriz de Santo Amaro – batismos – Aos 01-11-1777; Jose, filho de Vicente Rodrigues de Camargo e Brigida Maria de Eyro; Padrinhos:Jorge Moreira Garcia e sua filha solteira Izabel Maria da Conceição.

2-1-7 Quitéria Maria de Eiró, batizada aos 15-02-1743, em Santo Amaro onde casou casou aos 03-10-1789 com João da Cunha filho de pai incógnito e de Francisca Moreira, nm de Salvador da Cunha e Ines Pedrosa.

Matriz de Santo Amaro – batismos– Aos 15-02-1743; Quiteria, filha de  João Moreira Garcia e Maria de Eiro; Padrinhos: Agostinho da Silva L--- solteiro natural de Lisboa e morador em São Paulo e Clara(?) Alvares filha solteria de Jose Alvares Torres.

 

RMJ: Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 03-10-1789 as sete horas da manhã dispensados do 3º grau misto de 4º de consanguinidade, se casaram João da Cunha filho de Francisca Moreira e pai incógnito, nm de Salvador da Cunha e Inês Pedrosa; com Quitéria Maria de Eiró, filha de João Moreira Garcia e Maria de Eiro, Np de Jorge Moreira e Mariana Garcia, nm Miguel de Eiró e Inês de Pontes.   

2-1-8 Inacio Xavier Moreira, batizado em 1747, doze anos depois foi padrinho de batismo juntamente com sua mãe Maria de Eiró

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 03?-08-1747; Inacio, filho de  João Moreira Garcia e Maria de Eiro; Padrinhos: Jose Rodrigues e sua mulher Ines de Moraes.

 

RMJ: Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 17-06-1759; Ana; filha de Martinho Nunes de Oliveira e Ines de Souza; Padrinhos: Inacio Xavier Moreira e sua mãe Maria de Eyros.

2-1-9 Ursula Maria da Conceição, batizada em 1745. Solteira em 1777 quando foi madrinha da sobrinha Ana.

Matriz de Santo Amaro – batismos– Aos 30-10-1745; Ursulla filha de  João Moreira Garcia e Maria de Eyrô. Padrinhos: Alberto Gomes natural da Ilha terceira e Tereza Pires, solteira desta freguesia.

 

RMJ: Matriz de Santo Amaro – batismos – Aos 28-09-1777; Ana, nascida aos 20 filha de Jose Mariano de Eyro e Mariana Garcia; Padrinhos: Antonio Bernardino de Sena casado e Ursula Maria da Conceição, filha solteira de João Moreira e Maria de Eiro.

2-1-10 Izabel Maria, solteira em junho de 1772 quando foi madrinha do sobrinho Joaquim, 2-1-4-4 acima.

2-1-11 João, batizado aos 23-02-1749

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 23-02-1749; João filho de João Moreira Garcia e Maria de Eyró; Padrinhos: Antonio Pedroso de Barros e Juliana Pais Sobrinha filha de Sebastam Dias Domingues.

2-1-12 Gertrudes, batizada em 1754

Matriz de Santo Amaro – batismos– Aos 16-10-1754; Gertrudes; filha de João Moreira Garcia e Maria de Eiro; Padrinhos: Bento Jose de Salles casado e Leonor de Siqueira mulher de Jorge Moreira morador em SP.

2-2 João de Eiró, filho de Miguel de Eiró e Ines de Pontes, com 50 anos declarados, casou aos 22-09-1762 com Maria das Neves, com 42 anos, filha de Jorge Moreira e Mariana Garcia, com dispensa de consanguinidade. Maria faleceu em Santo Amaro aos 29-04-1816 com 96 anos de idade.

Dispensas Matrimoniais – 1763 – vol 571

Dispensa para 4º grau de consanguinidade:

Francisco Furtado foi irmão de Gracia Mendes. Daquele Francisco procedeo Antonio Furtado o qual gerou Ignes de Pontes mãe do orador.

De Gracia Mendes nasceu Maria Garcia da qual procedeo Marianna Garcia mãe da oradora. A oradora é órfã de mãe.

O orador declarou ter 50 ano, disse que a oradora é pobre e o pai dela tem 93 anos e que a oradora tem 43 anos e que era “das boas famílias de sua freguesia”.

Nas alegações: “porque ela eh pobre e athe o prezente ninguém a procurou para mulher”.

Nota: ao longo do processo o orador algumas vezes é chamado de João de Eyro Ferreira (sic).

Liv Batismos fl 47 – Aos 16-08-1718, Maria, filha de Jorge Mora Saavedra e Marianna Garcia Bernardes. Padrinhos: Martin (sic) Paes de Linhares e Luzia Garcia.

 

RMJ: Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 22-09-1762 - João de Eiro, fl de Miguel de Eiro e Ines de Pontes, nm de Antonio Furtado e Sebastiana de Pontes, np de Antonio de Eiro e Domingas Gonçalves; Maria das Neves, fl de Jorge Moreira e Mariana Garcia, np de Paulo de Saavedra e Ines Pedroza, nm de Manoel Alvares Tenorio e Mariana Garcia.

 

RMJ: Matriz de Santo Amaro – Óbitos – Aos 29-04-1816 nesta Freguesia com todos os sacramentos faleceo Maria das Neves viúva de Joam de Eyró Ferreira seo corpo amortalhado em lençol branco sepultado em campa da Irmandade das Almas por ser irmã.

 

2-3 Miguel de Eiró (SL. 8º, 448, 3-3 e SL. 6º, 286, 4-3) casou em 1744, com provisão, com Maria Furquim Pedroso, filha de Francisco Pedroso Furquim e Maria de Alvarenga Leite - família Claudio Furquim Frances, neste site.

 

3 Francisco Furtado Simões, com 2 anos em 1691, filho de Antonio Furtado de Alvarenga e Sebastiana de Pontes. Casou com Teresa Cardosa de Almeida filha de Manoel Cardoso de Azevedo e Margarida Antonia de Almeida. Francisco faleceu antes de novembro de 1760. Teve q. d:

3-1 João, batizado aos 11-09-1718

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 11-09-1718; João filho de Francisco Furtado Simoens e Tereza de Almda; Padrinhos: Francisco Nardi e Sebastiana de Pontes.

3-2 Demétrio Furtado, batizado em Santo Amaro aos 17-10-1720. Casou no mesmo lugar aos 07-10-1740 com Maria do Sacramento, filha de Manoel da Costa de Macedo e Rosa Maria

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 17-10-1720, Demetrio, filho de  Francisco Furtado e Tereza Cardosa;  Padrinho:Inacio de Almeida

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 07-10-1740 casou Demetrio Furtado, filho de Francisco Furtado e Teresa Cardosa, com Maria do Sacramento, filha de Manoel da Costa de Macedo e Rosa Maria. T.: Jose de Siqueira, casado e Inacio de Lima Passos

Pais ao menos de:

3-2-1 Rita batizada em Santo Amaro aos 12-08-1744

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 12-08-1744. Rita filha de Demetrio Furtado Ribeiro e Maria do Sacramento; Padrinhos: Miguel de Eiró Montrº  filho solteiro de Ignes de Pontes e Rosa Maria mulher de Manoel da Costa.

3-3 Boaventura Furtado. Batizado no mesmo lugar aos 25-07-1723. Casou aos 24-12-1751 com Maria de Jesus, filha de Calixto Dias e Maria Domingues, nete capítulo § 7º.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 25-07-1723 -  Boaventura, filho de Francisco Furtado Simoens e Tereza Cardosa; Padrinhos: Antão Alvares e Ines de Pontes.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 24-12-1751, casou Boaventura Furtado, filho de Francisco Furtado e Tereza Cardosa, com Maria de Jesus, filha de Calixto Dias e Maria Domingues. Testemunhas: Reverendo Vicente Ferreira, Antonio Álvares Torres, Maria do Nascimento, beata Carmelita, e Rita Maximiana de Almeida.

Tiveram ao menos:

3-3-1 Tereza, batizada aos 18-01-1755

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 18-01-1755 – Thereza filha de Boaventura Furtado e Maria Domingues de Jesus. Padrinhos: Francisco de Camargo solteiro da Cutia e Maria Domingues mulher de Calixto Dias desta.

3-4 Catarina de Pontes casou em Santo Amaro aos 16-08-1740 com Francisco Rodrigues Barreto (ou da Silva), filho de Belchior Rodrigues e Maria Batista

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 16-08-1740 casou Francisco Rodrigues Barreto, filho de Belchior Rodrigues e Maria Batista, com Catarina de Pontes, filha de Francisco Furtado e Teresa Cardosa. T.: Cosme e Inacio Xavier Moreira.

          Francisco Rodrigues da Silva e Catarina de Almeida Pontes foram moradores em Areias no Vale do Paraiba, onde ambos faleceram. Catarina, viúva, ditou seu testamento aos 23-06-1802 e faleceu aos 05-08 do mesmo ano na Freguesia de Santana de Areias, termo da Vila de Guaratinguetá.

APESP- Autos de Contas de Testamento

Processo 12342 – nº de ordem C05501

Guaratinguetá – 1809

CATARINA DE ALMEIDA PONTES – Testadora

Cap Joaquim Lopes Guimarães – Testamenteiro

Pesq. Regina M. Junqueira

 

Em nome da Santissima Trindade ...

Aos 23-06-1802 Catarina de Almeida Pontes fez seu testamento da maneira seguinte:

Encomendou a alma, fez invocações pias,

Declaro q sou natural da Freguesia de Santo Amaro, filha legitima de Francisco Furtado e Tereza Cardoza de Almda já falecidos sou casada em face da Igreja com Francisco Rodrigues da Silva, falecido, .......... tivemos filhos que são os seguintes Ignacio Roiz (que se acha a muitos anos auzente para o sul onde é casado e tem filhos) // Maria Batista que foi casada com Luiz Nogueira e hoje é viúva; // Margarida Anta de Mendonça digo de Almda cazada com Antonio José// Quiteria foi casada faleceu e deixou filhos//Thereza de Jesus foi cazada faleceu e deixou filhos// Anna Maria foi cazada e deixou filhos// Miguel Roiz Pontes foi cazado faleceu e deixou filhos todos estes sam meus erdeiros ...

Nomeou por testamenteiros O Cap Joaquim Lopes Guimarães, o Alferes José Marques Ferreira, Cap José Ribeiro de Carvalho morador em S João (Marco?)

 

Certifico que abri este testamento da falecida Catarina de Almeida Pontes, viuva de Francisco Roiz da Silva, meus fregueses, falecida no dia cinco de Agosto do presente ano (...)

 

Certifico serem ditas quatro capelas de missas(de acordo com testamento) com que faleceu em 5 de Agosto do Anno de 1801(sic) minha Fregª Catharina de Almeida Pontes viúva do meu Fregues falecido em (dezouto?) de Abril de 1801(sic) Francisco Rodrigues da Silva .... O Vigario Mel Teyxeira de Azevedo

 

LV de óbitos de Santana de Areas fl 173 – No dia 05-08 do anno de 1802 nesta real () de Santa Anna de Areas faleceo da vida presente com (todos) os sacramentos Catharina de Almeida Pontes veuva que ficou por falecimento de Francisco Rodrigues da Silva ambos meus fregueses tinha (apagado)tenta anos de idade morreo de Idropelia? Era natural de Sam Paulo fez testamento ...... Manoel Texeyra de Azevedo

 

Segundo seu testamento, Catarina e Francisco tiveram:

3-4-1 Inacio Rodrigues, em 1802 estava no sul para onde se ausentou ha muito anos. Casado, com filhos.

3-4-2 Maria Batista, casada com Luiz Nogueira, falecido antes de junho de 1802

4-4-3 Margarida Antonia de Almeida, casada com Antonio José

4-4-4 Quitéria, já falecida, foi casada e deixou filhos.

4-4-5 Tereza de Jesus, casada com filhos, já falecida

4-4-6 Ana Maria, casada com filhos, já falecida.

4-4-7 Miguel Rodrigues, também falecido, casado e com filhos

 

3-5 Liberata de Jesus única filha de Francisco Furtado Simões relacionada por Silva Leme. Batizada aos 31-08-1733 em Santo Amaro, onde casou aos 18-11-1760 com José Pedroso de Mongelos, filho de Inacio de Mongelos e de Lucrecia Pedrosa de Abreu, neto paterno de João de Mongelos e Catarina Pinheira, neto materno de Manoel de Abreu Pinheiro e Maria Dias; família “Domingos da Rocha”, neste site.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 31-08-1733; Liberata; filha de Francisco Furtado e Tereza Cardosa; Padrinhos: Sargento Mor Salvador Nardy de Vasconcellos solteiro e Maria Egipciaca beata.

 

RMJ: Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 18-11-1760; Jose Pedroso de Mongelos, fl de Ignacio Mongelos e Lucrecia Pedrosa de Abreu, np de João de Mongelos e Maria de Pinheiro, digo, Catarina Pinheiro, nm de Manoel  de Abreu e Maria Dias; cc. Liberata de Jesus, filha de Francisco Furtado e Tereza de Almeida Cardosa, np de Antonio Furtado de Alvarenga e Sebastiana de Pontes, nm de Manoel Cardoso de Azevedo e Margarida Antonia do Prado. T: João Moreira e Gaspar Nunes.

Tiveram q.d.:

3-4-1 Ana, batizada aos 22-10-1761.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 22-10-1761; Anna, filha de Jose Pedrozo de Mongelos e Liberata Maria;Padrinhos: Paulo Furtado solteiro e Maria do nascimento solteira.

3-6 Rita de Almeida, batizada em 1728, juntamente com seu irmão gêmeo Vicente abaixo. Casou aos 11-10-1763 em Santo Amaro com Antonio Nunes da Luz, filho de João Dias da Luz e Francisca Nunes.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– 1728; Vicente  filho de Francisco Furtado e Tereza Cardosa; Padrinhos: Cap Pedro da Guerra e Catherina Blanca.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 11-10-1763 casou Antonio Nunes da Luz, filho de João Dias da Luz e Francisca Nunes, np de João Martins e Maria da Luz, nm de Maria do Ó; com  Ritta ----- de Almeyda, filha de Francisco Furtado Simoins e Thereza Cardoza de Almeyda, np Antonio Furtado e Sebastiana de Pontes, nm de Manoel Cardoso de Azevedo e Margarida Antonia de Almeyda.

3-7 Vicente, batizado no mesmo dia que sua irmã Rita supra.

1728- Rita;  filha de Francisco Furtado e Tereza Cardosa; Padrinhos: Sebastam Fernandes de Olivrª e Gertrudes de Lima

3-8 Paulo, batizado em 1735.

Matriz de Santo Amaro – Batismos–  Aos 07-08-1735; Paulo; Filho de Francisco Furtado de Medeiros e Tereza Cardosa; Padrinhos: Antonio Coelho de Cerqueira casado e Maria do Nascimento, filha solteira do dito Francisco Furtado de Medeiros.

3-9 Maria do Nascimento, madrinha do irmão Paulo acima