PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

§ 3º Salvador de Pontes do Canto

(atualizado em 08-janeiro-2018)

 

 

Bartyra Sette

Fabricio Gerin

 

 

Salvador de Pontes do Canto casou com Izabel Sutil, filha de João Sutil de Oliveira e de Maria Ribeiro, aportes à GP: Izabel da Costa cc Francisco Sutil de Oliveira - S.L. Iº, 59, 1-7, neste site. Tiveram cinco filhos que se encontrou, quatro em SL 8º, 113, 3-2 e mais Catarina que comparece em documentos que consultamos, todos moradores da região de Mogi das Cruzes e arredores.

 

1- Antonio de Pontes Sutil foi casado três vezes. Primeira vez com Ana da Silva. Segunda vez com a viúva Izabel da Fonseca, filha de Sebastião da Fonseca Pinto e Leonor Jorge de Godoy.

          Terceira vez em Santo Amaro aos 19-05-1710 com Maria de Linhares

RMJ: Casamentos de Sto Amaro-SP aos 19-05-1710; Antonio de Pontes- naturaes e moradores de SP; cc. Maria de Linhares. Pp Antonio Garcia Carrasco, Antonio Domingues de Pontes, Mariana de Pontes, Sebastiana de Pontes;

          Antonio de Pontes Sutil foi inventariado em 1729 pela terceira mulher. Sem geração destas nupcias teve uma filha da primeira e dois filhos da segunda descritos na família “Sebastião da Fonseca Pinto”

Inventarios de Moji das Cruzes, SP: 2º Cartório de Mogi das Cruzes – (pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette)

inv. Antonio de Pontes 1729

capa: Timoteo, ja casado

Joam, ja casado

 

Autos aos 21-03-1729

Inventariante a viuva Maria de Linhares.

Falecera aos 18-02-do presente ano. Fora casado 3 vezes. A primeira com Ana da Silva, com uma filha viuva Maria da Silva. Segunda vez com a defunta Izabel da Fonseca Pinto e desse matrimonio tiveram dois filhos machaos: Timoteo de Pontes e Joao de Pontes Pinto, casados. A terceira com ela inventariante, sem filhos.

 

Titulo dos filhos da primeira mulher:

Maria da Silva cc João Chanxes

 

Titulo dos filhos da segunda mulher

Timoteo de Pontes, ja casado

Joao de Pontes Pinto, ja casado

 

1-1 Maria da Silva, filha de Ana da Silva. Em 1729 estava casada com João Sanches.

 

2- Mariana de Pontes casou com Antonio Rodrigues de Oliveira (SL. 8, 116, 4-2 e SL. 3, 217, 4-2)

2-1 Salvador Rodrigues de Pontes, natural de Guarulhos-SP, casou duas vezes. Primeira vez com Maria Correa, também natural de Guarulhos, filha de João Correa Marques natural da freguesia de N. Sra da Conceição de Itanhaem e Maria de Miranda Silva, natural de Guarulhos, família “Pedro Martins”.

          Segunda vez aos 14-06-1764 com Gertrudes Maria, natural de Nazaré-SP, filha de Antonio de Góes Maciel e Maria Pinheira, naturais de Nazaré, neta paterna de Antonio de Góes Maciel natural de Mogi das Cruzes e Francisca Machada, natural da cidade de S. Paulo, neta materna de Estevão Vaz de Lima natural de Santos-SP e Catarina do Prado natural de Juqueri-SP.

RMJ) ACMSP ano 1764 4-86-665

Salvador Rodrigues de Pontes e Gertrudes Maria. Fregueses de N Sra de Nazareth, sem impedimentos.

Ele filho de Antonio Roiz e Mariana de Pontes. Ela filha de Antonio de Gois Maciel e Maria --- Pinheira.

 

Nazaré Paulista, SP Igreja N Sra de Nazare aos 14-06-1764 nesta freguesia de N. Sra de Nazare com provisão e sem impedimento, Salvador Rodrigues de Pontes, viuvo de Maria Correa, natural da freguesia da Conceição dos Guarulhos, f.l. Antonio Rodrigues de Oliveira, já defunto e Mariana de Pontes, neto paterno de Matias de Oliveira e Maria Antunes da Veiga, nts da freguesia da Conceição dos Guarulhos, sendo os pais tambem naturais da dita freguesia, já defuntos, neto materno de Salvador de Pontes e s/m Izabel Sutil nts da dita freguesia da Conceição dos Guarulhos = cc Gertrudes Maria, natural desta freguesia, f.l. Antonio de Goes Maciel e Maria Pinheira nts desta dita freguesia, neta paterna de Antonio de Goes Maciel, ja defunto natural de Mogi das Cruzes e Francisca Machada n. da cidade de S. Paulo, neta materna Estevão Vaz de Lima n. da vila e Praça de Santos e s/m Catarina do Prado n. da freg. do Juqueri ambos já defuntos. Testemunhas Antonio de Goes Maciel, casado e pai da dita contraente e Inacio dos Santos de Moraes, filho solteiro do Cap. Marcelo Pires e morador desta dita freguesia.

          Salvador e Maria Correa tiveram, segundo a GP (SL. 3, 217, 5-1), sete filhos, entre eles:

2-1-1 José Rodrigues de Pontes casou primeira vez em Nazare Paulista aos 15-12-1761 com Joana Bicuda, filha de Miguel Freire e Catarina Bicuda, neta paterna de Manoel de Lemos do Prado e Leonor Jorge, neta materna de Luiz Antunes e Ana Teixeira

Nazare Paulista Igreja N Sra de Nazre matr - aos 15-12-1761 nesta igreja e test.: Pedro Gomes Correa e Antonio Correa Marques. Jose Rodrigues de Pontes, f.l. Salvador Rodrigues de Pontes e Maria Correa Marques, np Antonio Rodrigues e Mariana de Pintes, nm João Correa Marques e Maria de Miranda Silva = cc Joana Bicuda, f.l. Miguel Freire e Catarina Bicuda, np Manoel de Lemos do Prado e Leonor Jorge, nm Luiz Antunes e Ana Teixeira, todos nts e fregueses desta.

         Joana faleceu em Nazaré aos 12-04-1766 e José requereu dispensa para se casar, como casou aos 18-08-1768 com Escolástica de Lima, filha de Marcelo Pimenta de Escudeiro e de Luiza de Lima, neta paterna de neta paterna de Andre de Escudero e de Vicencia Pimenta, ja falecidos e naturais de Atibaia, neta materna de Estevão Vaz de Lima natural de Santos e de Catarina do Prado natural de Nazaré, ambos já defuntos; família “Antonio Rodrigues Baião”

RMJ Dispensas Matrimoniais - ACMSP ano 1768  5-16-833

Jose Rodrigues de Pontes e Escolastica de Lima

Ele viúvo, filho de Salvador Rodrigues de Pontes e sua mulher Maria Correa já defunta

Ela filha de Marcelo Pimenta de Escudeiro e Luiza de Lima moradores nesta freguesia de Nazaré.

Livro de defuntos de Nazaré - Aos 12-04-1766 faleceu da vida presente Joana Bicuda mulher que foi de Jose Rodrigues, de idade de vinte anos pouco mais ou menos, filha de ( ) Freyre e sua mulher Catherina Bicuda. Com os sacramentos de penitencia e extrema unção, sem testamento por não haver tempo e por ser muito pobre, Sepultada nesta matriz na parte direita acima da porta....

 

Nazare Paulista, SP aos 18-08-1768 nesta matriz Jose Rodrigues de Pontes, natural da Conceiçãodos Guarulhos, viuvo de Joana Bicuda, filho leg. de Salvador Rodrigues de Pontes e de Maria Correa, ja defunta, neto materno de João Correa Marques, natural da Conceição de Itanhaem e de Maria de Miranda, n. da Conceição de Guarulhos; neto paterno de Antonio Rodrigues de Oliveira, ja defunto e de Mariana de Pontes, naturais da Conceição de Guarulhos = cc Escolastica de Lima, natural desta freguesia, f. de Marcelo Pimenta de Escudero, n. de Atibaia e de Luiza de Lima, n. desta freguesia, neta paterna de Andre de Escudero e de Vicencia Pimenta, ja defuntos e naturais de Atibaia, neta materna de Estevão Vaz de Lima n. de Santos e de Catarina do Prado n. desta freguesia, ambos já defuntos.

 

         José e Joana tiveram o filho:

2-1-1 Inácio José Rodrigues aos 21-10-1783 em Mogi das Cruzes-SP casou com Angela Maria da Silva, filha de Roque Fernandes e Ana Moreira Pinta, neta paterna de Geraldo Fernandes Nogueira e Domingas de Lima da Silva, neta materna de João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar, família “Domingos Freire de Figueiredo”.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 21-10-1783 Inacio Jose Rodrigues, f.l. Jose Rodrigues de Pontes e Joana Bicuda, np Salvador Rodrigues de cuja mulher se não sabe o nome nts de Nazare, nm Miguel Freire e Catarina Bicuda da mesma freguesia = cc Angela Maria da Silva, f.l. Roque Fernandes e Ana Moreira Pinta, np Geraldo Fernandes Nogueira e Domingas de Lima da Silva, nm João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar nts desta.

2-1-2 Miguel Rodrigues de Pontes, batizado em S. Miguel aos 05-10-1743. Em 1765 requereu dispensa para se casar, como casou aos 27-07 do mesmo ano com Rita Bicuda, batizada em 23-10-1750, filha de Antonio Bicudo Ferreira e da falecida Catarina Gonçalves, neta paterna de Luiz Antunes e Ana Teixeira, neta materna de Jose Lopes Fernandes e Maria Gonçalves do Rosario.

RMJ) LDS ACMSP ano 1765 5-3-706

Miguel Rodrigues Pontes e Rita Bicuda Teixeira

Ele filho de Salvador Rodrigues de Pontes e ---ria Correia já defunta, nat de Guarulhos

Ela filha de Antonio Bicudo Teixeira e Catarina da Cunha já defunta, bat na Freguesia de N Sra de Nazareth

Lv de Batizados: Aos 23-10-1750 nesta Igreja de N Sra de Nazareth - Rita - Filha de Antonio Bicudo e Catharina da Cunha.

LV de Batizados: Aos 05-10-1743 - Miguel filho de Salvador de Pontes Rodrigues e (M)aria --- do Bairro de São Miguel

 

Nazare Paulista, SP Igreja N Sra de Nazare matr. - aos 27-07-1765 nesta freguesia de N. Sra de Nazare, Miguel Rodrigues de Pontes, n. da freg. N. Sra da Conceição dos Guarulhos f.l. Salvador Rodrigues de Pontes e Maria Correa, ja defunta, ambos nts da freg. de N. Sra da Conceição dos Guarulhos, npaterno de Antonio Rodrigues, ja defunto e Mariana de Pontes ambos nts da dita freg. N. Sra da Conceição dos Guarulhos, nmaterno de João Correa Marques n. da freg.; de N. Sra da Conceição de Itanhaem e s/m Maria de Miranda Silva n. freg. de N. Sra da Conceição dos Guarulhos = cc Rita Bicuda n. desta freguesia f.l. Antonio Bicudo Ferreira e Catarina Gonçalves, ja defunta, ambos nts desta freguesia, neta paterna de Cristovão digo Luiz Antunes e s/m Ana Teixeira ambos já defuntos e nts desta freguesia e neta materrna de Jose Lopes Fernandes e s/m Maria Gonçalves do Rosario ambos já defuntos e nts desta freguesia. Test.: Gaspar Vaz da Cunha e Antonio Correa Marques, casados e moradores todos desta freguesia

 

Geração de Miguel e Rita em SL. 3, 219, 6-2, onde não consta o filho:

2-1-2-4 Antonio, batizado em Camanducaia-MG em 09-12-1776.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição aos 09-12-1776 bat a Antonio f.l. Miguel Rodrigues de Pontes e Rita Gonçalves da Cunha, padr.: Manoel Pires de Moraes e s/m Rita Gonçalves.

2-1-3 Joaquim Rodrigues Pontes, batizado em Nazaré em 13-12-1753.

Nazare, SP bat -. aos 13-12-1753 nesta bat. Joaquim, f.l. Salvador Rodrigues de Pontes e Maria Correa Marques naturais da freg. N. Sra da Conceição e moradores nesta. Padrinhos Bento Correa, solteiro, filho de João Correa Marques, e Gertrudes Rodrigues da Cunha mulher de Estanislao Correa. O padrinho natural da Conceição dos Guarulhos e a madrinha natural, ambos moradores nesta freguesia da Nazare.

 

         Em 1776 requereu dispensa para se casar com Doroteia Maciel, batizada em Nazaré aos 11-03-1764, filha de Antonio de Goes Maciel e Maria Ribeira de Alvarenga.

Nazare, SP aos 11-03-1764 nesta matriz bat. Dorotea, f.l. Antonio de Goes Maciel e Maria Ribeira de Alvarenga naturais desta freguesia. Padrinhos Pedro Carvalho, casado fregues desta e Gertrudes Cardosa de Jesus freguesa da Conceição. A inocente e seus pais meus fregueses. E por não haver pessoa que me soubesse dar os nomes, ficou este assento retardado e o fiz hoje 28 dias do mes de março do dito ano supra.

 

RMJ Dispensas Matrimoniais - LDS ACMSP ano 1776 5-48-1204

03-10-1776- Auto de Casamento Joaquim Rodrigues Pontes e Doroteia Maciel. Fregueses de Nazareth

Ele filho de Salvador Rodrigues de Pontes e Maria Correa --

Batismos Freguesia de N Sra de Nazareth - Aos 13-??-1753 - Joaquim filho leg de Salvador Rodrigues Pontes e sua mulher Maria Correa Marques naturaes da Freguesia de N Sra da Conceição moradores nesta. Padrinhos: Bento Correa solteiro () de João Correa Marques e Gertrudes Correa Marques.

Ela batizada aos 11-03 de mil settecentos ( )enta quatro anos nesta Matriz de Nossa Senhora de Nazareth filha ( )nio de Gois Maciel  e de sua m() Maria Ribeira de (). Padrinhos: Pedro Correa e Gertrudes Cardoza de Jesus.

2-2 Izabel de Pontes casou com Fernando Munhoz Paes ou Caldeira com 10 anos em 1714, filho de Antonio de Siqueira Paes, falecido em 14-12-1713 (SAAESP vol 27 e não publicados) e Ana Ribeiro de Lima, família “Domingos de Goes”.

          Fernando e Izabel tiveram, segundo SL 3, 221, 5-2 quatro filhos, entre eles:

2-2-1 Ângelo Munhoz de Pontes, batizado aos 08-12-1729. Em 1760 casou com Maria de Moraes, batizada em 02-02-1748, filha de Antonio de Souza Dias e Rosa Maria do Prado, neta paterna de Antonio de Souza Dias e Cristina Maria de Moraes, neta materna de Manoel de Lemos do Prado e Leonor Jorge, família “Domingos Freire de Figueiredo”.

RMJ Dispensas Matrimoniais - ACMSP ano 1760  4-71-492

Angelo Munhoz de Pontes e Maria de Moraes

Ele natural de Mogi e morador em Guarulhos, filho de Fernando Munhoz de Siqueira e Izabel de Pontes. Batizado aos 08-12-1729

Ela natural de Nazareth, filha de Antonio de Souza Dias e Roza Maria do Prado batizada aos 02-02-1748

 

Nazaré Paulista, SP igreja N. Sra de Nazaré ano de 1760. Angelo Munhoz de Pontes pela parte paterna f.l. Fernando de Munhos e neto paterno de Antonio Munhos de Siqueira e s/m Ana de Lima e pela materna filho de Izabel de Pontes e neto de Antonio Rodrigues e s/m Mariana de Pontes, todos naturais de Mogi das Cruzes = cc Maria de Moraes, pela parte paterna f.l. Antonio de Souza Dias e npaterna de Antonio de Souza Dias n. vila de Santos e s/m Cristina Maria de Moraes n. da Conceição dos Guarulhos, e pela materna filha de Rosa Maria e neta de de Manoel de Lemos do Prado n. desta freguesia e s/m Leonor Jorge natural de Mogi das Cruzes.

2-2-2 Joana Munhoz de Pontes batizada em Mogi das Cruzes aos 14-08-1733. Em Guarulhos-SP aos 30-09-1766 casou com Vicente Ferreira Leite, natural de Curral del Rei-MG, filho de Antonio Leite de Barros e Josefa Cardosa de Almeida - família “Furtado, os irmãos Luiz e Leonel”, neste site.

RMJ) ACMSP ano 1766  5-8-757

Vicente Ferreira Leite e Joana Munhoz de Pontes

Ele morador no bairro de Jaguary da Freguesia de Mogy das Cruzes, está sem a certidão de batismo e precisa justificar de como é filho de Antonio Leite de Barros e sua mulher Josefa Cardosa de Almeida, natural de Curral del Rei, batizado na Capela de Santo Antonio de Matheus Leme, bispado de Marianna. Que tem 22 annos e nove meses, veio aos seis anos para o bairro da Penha e a oito ou nove anos para Mogy das Cruzes.

Testemunhas e/o

Manoel Ferreira da Costa natural da freguesia de Nazareth cazado 60 anos, tio do justificante.

Ela filha de Fernando Munhoz e Izabel de Pontes. Batizada em Mogy das Cruzes aos 14-08-1733 na Capela da Ajuda

 

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 30-09-1766 sem impedimentos e testemunhas Manoel Ferraz de Araujo e Angelo Munhoz da Silva. Vicente Ferreira Leite, f.l. Antonio Leite de Barros e Josefa Cardosa de Almeida, natural da freg, de Curral de El Rei = cc Joana Munhos de Fontes, f.l. Fernando Munhoz e Izabel de Pontes naturais da freguesia de Mogi das Cruzes.

 

2-2-3 Margarida Munhoz Pontes, batizada em Julho de 1739. Em Guarulhos aos 10-02-1766 casou com Pedro de Moraes e Godoy, filho de Antonio de Souza Dias e Rosa Maria do Prado, já citados.

RMJ) ACMSP ano 1766 5-8-753 Pedro de Moraes Godoy e Margarida Munhoz Pontes

Ele filho de Antonio de Souza Dias e Roza Maria do Prado, da Freguesia de N Sra de Nazareth

Ela filha de Fernando Munhoz Caldeira e Izabel de Pontes, naturaes da Vila de Mogy das Cruzes onde a contraente foi batizada  e agora fregueses de N Sra da Conceição de Guarulhos

Lv de batismos de N Sra de Nazareth fl 25: Aos 1?-07-174(8?)- Pedro, filho de Antonio de Souza e Roza Maria. Padrinhos: Jose de Moraes da Cunha e Joanna Gonçalves.

Lv de Batismos fl 65: Aos ()-07-1739 na Capela da Ajuda - Margarida, filha de Fernando Munhoz e Izabel de Pontes. Padrinhos: Antonio Rodrigues e Izabel Machada.

 

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos  10-02-1766 testemunhas Angelo Munhoz de Pontes e Antonio de Siqueira Pontes. Pedro de Moreas e Godoy, f.l. Antonio de Souza Dias e Rosa Maria do Prado natural da freguesia de Nazare, neto paterno de Antonio de Souza Dias e Cristina Maria de Moraes, neto materno de Manoel de Lemos do Prado e Leonor Jorge de Godoy = cc Margarida Munhoz de Pontes, f.l. Fernando Munhoz Caldeira e Izabel de Pontes natural de Mogi das Cruzes, neta paterna de Antonio de Siqueira Paes e Ana Ribeira de Lima e neta materna de Antonio Rodrigues de Oliveira e Mariana de Pontes, todos desta freguesia.

2-2-5 Maria Munhoz de Pontes, não foi citada no rol de seus irmãos na GP.  Aos 04-08-1765 casou com Inacio Francisco da Silveira, filho de Gabriel José de Araújo e Catarina Cardosa do Prado, neto materno de Manoel Ferreira e Ana Cardosa.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. aos 04-08-1765 Inacio Francisco da Silveira, f.l. Gabriel Jose de Araujo e Catarina Cardosa do Prado, natural de Mogi das Cruzes, npaterno de incognitos e materno de Manoel Ferreira europeu e Ana Cardosa n. de S. Paulo = cc Maria Munhoz de Pontes, n. desta freg., f.l. Fernando Munhoz Caldeira e Izabel de Pontes, npaterna de Antonio Munhoz de Siqueira e Ana Ribeira de Lima natural de Mogi das Cruzes, neta materna de Antonio Rodrigues de Oliveira n. de Mogi das Cruzes e s/m Mariana de Pontes tambem de Mogi. Test.: João da Cunha Pontes e Angelo Munhoz de Pontes, casados.

Segundo a GP (3, 350, 5-10) Inácio faleceu em 1783 e deixou 6 filhos, entre eles:

2-2-5-1 Felix José de Araújo em Barbacena-MG aos 08-11-1792 casou com Teresa Maria de Mendonça, filha de Antonio Teixeira Coelho e Maria de Mendonça, tronco da família “Antonio Teixeira Coelho”, neste site.

B7: Barbacena, MG aos 08-11-1792 na Capela da Sra. do Rosario do Curral Novo, filial desta matriz de Barbacena, Felix Jose de Araujo, f.l. de Ignacio Fran.co da Silveira e Maria de Pontes, n/b na freg. dos Guarulhos do Bispado de S. Paulo; = cc. Tereza M.ª de Mendonça, f.l. de An.to Teixr.ª Coelho e M.ª de Mendonça, n/b nesta freguesia de Barbacena. Test.: Jose Alz de Araujo e Vicente Alvares de Araujo

 

2-3 Leonor Rodrigues de Pontes ou de Oliveira casou com Salvador Munhoz Paes, filho de Antonio de Siqueira Paes e Ana Ribeiro de Lima, já citados, família “Domingos de Goes”.

Tiveram, segundo SL. 3, 222, 5-3, seis filhos. No processo de casamento da filha Ana Maria, testemunhas disseram que eram oito os filhos do casal, 4 machos e 4 femeas. Entre eles:

2-3-6 Virginia Maria de Pontes foi a segunda mulher de Antonio Cubas do Prado, filho de Francisco Cubas do Prado e Maria Barbosa de Lima. Antonio casou 1ª vez com Andreza da Silva e terceira vez aos 22-06-1784 com Custódia Maria de Moraes, filha de Francisco Bueno da Silveira e Gertrudes de Moraes, neta paterna de Baltazar da Veiga e Ana Maria de S. Jose, neta materna de João Pedroso de Moraes e Suzana Telles de Menezes.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 22-06-1784 nesta matriz e test.: Jose Joaquim da Cunha Bueno casado com Maria Joaquina, alias Ana Joaquina, e Francisco Bueno da Silveira casado com Gertrudes de Moraes. Antonio Cubas do Prado, viuvo que ficou de Virginia Maria de Pontes, natural e fregues desta freguesia, filho leg. de Francisco Cubas do Prado e s/m Maria Barbosa de Lima naturais desta dota freguesia neto por parte paterna Thomas Gago e s/m Maria Cubas, e pela materna de Gabriel Barbosa de Lima e s/m Maria Leme, todos nts desta dita freguesia = cc Custodia Maria de Moraes f.l. Francisco Bueno da Silveira e Gertrudes de Moraes, aquele natural da cidade de S. Paulo e este desta dita freguesia, neta por parte paterna de Baltazar da Veiga e s/m Ana Maria de S. Jose nts da cidade de S. Paulo, e por parte materna de Joam Pedroso de Moraes e de s/m Suzana Telles de Menezes, aquele natural desta freguesia e esta de Nazare.

2-3-7 Ana Maria de Pontes, batizada em 24-01-1732 na Capela da Ajuda, não consta no rol de seus irmãos. Em dezembro de 1762 pediu dispensa para se casar com João da Silva Lobo, filho de Antonio da Cunha Gago e Branca da Silva, família “Domingos de Góes”.

Parentes em quarto grau, obtida a licença se casaram no ano seguinte (SL. 5, 130; 5-1)

Dispensas Matrimoniais, 1762, vol 620

João da Silva Lobo e Anna Maria de Pontes

Camara Episcopal, 1-12-1762

Ele natural de Mogy das Cruzes e ela desta Cidade, ligados em 4º grau de consanguinidade porque:

Francisco Martins de Macedo e Antonio Martins de Macedo foram irmãos. De Francisco de Macedo procedeu Anna Pedroza da qual nasceu Branca da Silva e desta o orador.

De Antonio Martins de Macedo procedeo Anna de Lima e desta Salvador Munhoz o qual gerou a oradora.

A oradora tem 30 anos e é muito pobre como também seus pais que já têm mais de 50 anos e só 4 escravos dos quais um (  ) e outros três doentes por isso plantam para se a limentarem e têm mais 7 filhos dos quais 3 são femeas fora a oradora

O orador tem 26 anos, vive de lavouras

A oradora natural de Mogy das Cruzes e moradora em São Paulo em casa dos pais, 30 anos

Depoimento de Simão Vaz Pinto – confirmou as alegações e disse que o orador tem a legitima de sua mãe a dividir só com uma irmã. E que por morte de seu pai ,casado segunda vez e com filhos alguma coisa há de herdar

Depoimento de Miguel Rodrigues Carassa natural da Sé e morador em Guarulhos, casado, vive de lavouras, 67 anos – disse que a oradora era pobre como seus pais, tinham só 4 escravos de pouco valor por serem doentes e que os pais tinham 8 filhos, 4 machos e 4 femeas.

Que o pai do orador se casou segunda vez mas vive em “abundancia”. Que o orador tem 6 escravos que herdou de sua mãe e de uma irmã.

Com o favor de Deos quer cazar Joam da Silva Lobo filho legitimo de Anto da Cunha Gago e Branca da Silva já defunta com Anna Maria de Pontes filha de Salvador Munhoz Pais e Leonor Roiz de Pontes ....

Livro de batizados f 259v – Aos 05-07-1724 – João, filho de Antonio da Cunha Gago e Branca da Silva. Padrinhos: Valerio de Mendonça e Anna Pedroza.

Livro de batizados - Aos 24-01-1732 na Capela da Ajuda – Anna filha de Salvador Nunes de Siqueira e Leonor Rodrigues. Padrinhos: José Dias Leme e Maria de Jesus Nogueira, todos do bairro da Capella.

 

2-4 (Ana) Maria de Pontes casou com José Dias Leme, filho de José Bicudo e de Maria Leme, de S. Paulo (SL. 5, 226, 5-4).

          Pais de:

2-4-1 Antonio Leme de Pontes, batizado em Guarulhos em 1737. Em 1756 requereu dispensa para se casar com Ana do Prado de Camargo, batizada em abril de 1736, filha de José Cubas do Prado e Maria Paes de Camargo.

RMJ Dispensas Matrimoniais - ACMSP ano 1756  4-61-401

Antonio Leme de Pontes e Anna do Prado de Camargo 

Ele filho de Jose Dias Leme e Anna Maria de Pontes. Batizado em Guarulhos em ---embro de 1737.

Ela filha de Jose Cubas do Prado e Maria Pais de Camargo, batizada em16(?) Abril de 1736 em Conceição de Guarulhos.

Sem impedimento, esperam provisão.

         Segunda vez aos 14-01-1781 casou com Maria da Conceição, filha de Domingos Fernandes de Oliveira e Luzia Leme, neta paterna de Manoel Fernandes de Oliveira e Maria da Conceição e por parte materna de João Alves Pestana e Maria da Conceição naturais de Santo Amaro

Guarulhos, SP matr - aos 14-01-1781 nesta matriz, sem impedimento e test.: Francisco Pereira de Pontes casado com Angela de Araujo e Domingos da Cunha Pinto casado com Maria Cubas. Antonio Leme de Pontes, natural e fregues de S. Paulo, viuvo de Ana Cubas de Camargo, f.l. de Jose Leme e  de s/m Ana Maria de Pontes naturais da cidade de S. Paulo, neto paterno de Jose Bicudo e s/m Maria Leme naturais da cidade de S. Paulo, neto materno de João Rodrigues alias Antonio Rodrigues de Oliveira e s/m Mariana nde Pontes nts desta freguesia da Conceição = cc Maria da Conceição, natural e freguesa desta, filha leg. de Domingos Fernandes de Oliveira e Luzia Leme nts desta freguesia, neta paterna de Manoel Fernandes de Oliveira e s/m Maria da Conceição e por parte materna de João Alves Pestana e s/m Maria da Conceição nts de Santo Amaro.

 

Entre os oito filhos de Antonio e Ana, citados na GP:

2-4-1-2 José Joaquim de Almeida casou duas vezes. Aos 12-11-1782 casou com Maria de Jesus do Nascimento (ou do Nascimento de Jesus) natural de Lavras-MG, filha de Manoel Pereira Couto e Izabel Lourença.

Lavras, MG Igreja Santa Ana aos 12/Nov/1782, Matriz, José Joaquim de Almeida, f. de Antônio Lemes de Pontes e de Ana Cubas de Camargo, nat. e bat. na Aldeia de S. Miguel, Bisp. de S. Paulo; c.c. Maria de Jesus do Nascimento, f. de Manoel Pereira Couto e de Isabel Lourença, nat. e bat. na freg. de Lavras. TT: Antônio José de Matos Carrilho e João da Silva Lemes (pesq. Silvia Buttros).

Segunda vez casou com Bárbara Maria Geronima, sem geração deste consórcio.

José Joaquim, morador em Ouro Fino, ditou seu testamento em Campanha aos 20-09-1820, onde declarou sua filiação, os dois casamentos, e os doze filhos do primeiro matrimônio: Antonio = Germano = Ana = Venancio = Manoel = Maria = Custodio = João = Francisco = Messias = Prudencio = Joaquim

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA01, 1819-1283 Testamentos - Campanha da Princesa 1822-1823;

Testamento de Jose Joaquim de Almeida

Sou f.l. de Antonio Lemes de Pontes e Ana Cubas de Camargus, já falecidos, n. do Bispado de S. Paulo e morador na freg. de Ouro Fino do mesmo Bispado.

Fui cc. Maria do Nascimento de Jesus de cujo matrimonio tive doze filhos a saber: Antonio = Germano = Ana = Venancio = Manoel = Maria = Custodio = Juam = Francisco = Messias = Prudensio = Juaquim = estão todos vivos e quitados na parte respectiva da falecida minha mulher.

Segunda vez fui cc. Barbara Maria Geronima de cujo matrimonio até o presente não temos filhos.

Testamenteiros: 1º a dita minha mulher Barbara Maria, 2º ao Coadjutor da minha freguesia o Revdo. Padre Joaquim, 3º Cap. Felisberto Candido Bueno.

Escrito a meu rogo por Antonio Teixeira Maciel da Silva e por mim assinado com uma cruz, sinal de que uso por não saber ler nem escrever. Vila Campanha da Princesa 20-09-1820

De Jose Gonçalves Joaquim de Almeida que escrevia a rogo do testador e vi assinar = Antonio Teixeira da Silva Maciel.

Aprovação 22-09-1820

Esta tttº esta no Lº onze fls 48 v e seguintes

 

2-5 Maria Antunes de Pontes casou com Bento Rodrigues de Oliveira, filho de de Manoel Rodrigues de Oliveira e Domingas Ribeiro. Com nove filhos citados em SL. 3, 227, 5-5, entre eles:

2-5-1 Miguel Rodrigues de Pontes, batizado em Guarulhos em 10-03-1738. Em 1757 requereu dispensa para se casar com Escolástica Correa Cardosa, batizada em 24-02-1739, filha de Estanislao Correa Marques e Gertrudes Rodrigues da Cunha, família “Pedro Martins”.

RMJ) LDS ACMSP ano 1757  4-65-438

Miguel Rodrigues de Pontes e Escolastica Correa Cardosa

Ele filho de Bento Roiz de Oliveira e Maria --- de Pontes

Ela filha de Estanislau Correa Marque -----udes ----- da Cunha de presente moradora na Freguesia de N Sra de Nazare.

Batismos Conceição de Guarulhos,

fl 25 - 10-03-1738 - Miguel, filho de Bento Rodrigues de Oliveira e Maria Antunes Pontes.Padrinhos: José Dias Leme e sua mulher Maria Rodrigues de Pontes.

Fl 32 - 24-02-1739 - Escolastica filha de Estanislao Correa Marques e Gertrudes Rodrigues da Cunha. Padrinhos: Francisco Rodrigues do Prado e Tereza Marques cazados desta freguesia.

2-5-2 Ana Maria de Pontes casou aos 25-04-1758 em Guarulhos com Bento de Moraes de Assunção, filho de Antonio de Souza Dias e Rosa Maria do Prado, neto paterno de Antonio de Souza Dias e Cristina Maria de Moraes, neto materno de Manoel de Lemos do Prado e Leonor Jorge, já citados.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr - aos 25-04-1758 e testemunhas Antonio de Souza de Moraes, casado e Jose Munhoz de Siqueira, casado. Bento de Moraes de Assunção, n. desta, f.l. Antonio de Souza Dias e Rosa Maria do Prado nts desta freguesia, neto paterno de Antonio de Souza Dias e Cristina Maria de Moraes nts desta fregusia e neto materno de Manoel de Lemos do Prado e Leonor Jorge nts desta freguesia = cc Ana Maria de Pontes n. desta, f.l. Bento Rodrigues de Oliveira e Maria de Pontes nts desta freguesia, neta paterna de Manoel Rodrigues de Oliveira e Domingas de Oliveira nts da freguesia de Nazare e neta materna de Antonio Rodrigues e Mariana de Pontes naturais da freguesia de Nazare.

2-5-3 João Rodrigues de Oliveira em Guarulhos aos 23-05-1758 casou com Inácia de Almeida Paes, filha de Vicente Pimenta de Abeu e Maria Paes de Almeida - família Lazaro de Torres, neste site. Inácia era viúva de Francisco Rodrigues Barbosa, falecido em 09-06-1755, filho de Antonio Rodrigues Lopes e Maria da Luz Maciel, com geração na família “Joana Simoa Rodrigues”.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição [João Rodrigues de Oliveira  e Inacia Paes de Almeida] aos 23-05-1758 test.: João Rodrigues Cardoso e Salvador Nunes Ferrão, ambos casados. João Rodrigues de Oliveira, f.l. Bento Rodrigues de Oliveira e Maria de Pontes nts desta freguesia, neto paterno de Manoel Rodrigues de Oliveira natural da cidade de S. Paulo e Domingas de Oliveira n. da freguesia de Nazare, e pela materna de Antonio Rodrigues n. desta freguesia e Mariana de Pontes n. da freguesia de Nazare = cc Inacia de Almeida Paes, viuva de Francisco Rodrigues Barbosa, f.l. Vicente Pimenta de Abreu e Maria Paes nts de Mogi das Cruzes, neta paterna de João Gago natural desta freguesia e Ana de Proença n. desta freguesia e pela materna se não lembrão quem sejão.

 

2-5-4 Teresa Rodrigues de Pontes, em Guarulhos aos 08-06-1751 casou com José Nunes (ou Munhoz) de Siqueira, natural de Mogi das Cruzes, filho de Antonio Nunes e Angela Nogueira, família “Domingos de Goes”.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. - no mesmo dia mes, ano e hora supra (08-06-1751) nesta igreja onde a contraente é natural e freguesa e moradora, sendo o contraente natural, freguez e morador na vila de Mogi de Santa Ana das Cruzes. Jose Nunes de Siqueira f.l. Antonio Nunes e Angela Nogueira = cc Teresa Rodrigues de Pontes, f.l. Bento Rodrigues de Oliveira e Maria Rodrigues de Pontes,

         Teresa faleceu em 07-08-1774:

Guarulhos, SP obitos aos 07-08-1774 fal. Teresa Rodrigues Pontes teria 30 anos, casada com Jose Munhos de Siqueira.

Entre os filhos de Teresa e José:

2-5-4-6 Francisco Rodrigues de Siqueira em Mogi das Cruzes aos 05-02-1788 casou com Rosa de Lima de Siqueira, filha de Simão Fernandes de Siqueira e Angela Fernandes de Lima, neta paterna de Sebastião Fernandes de Mendonça e Maria de Siqueira, neta materna de Jose de Lima Franco e Josefa de Jesus, todos naturais de Mogi das Cruzes. Família “Miguel Fernandes Nogueira”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 05-02-1786 Francisco Rodrigues de Siqueira, n. da freg. Conceição dos Guarulhos, f.l. Jose Munhoz de Siqueira e Teresa Rodrigues de Pontes, np Antonio de Siqueia Caldeira n. desta vila e Angela Fernandes, nm Bento Rodrigues de Oliveira e Maria Rodrigues de P---tes todos nts da freg. da Conceição= cc Rosa de Lima de Siqueira, n. desta, f.l. Simão Fernandes de Siqueira e Angela Fernandes de Lima, np Sebastião Fernandes de Mendonça e Maria de Siqueira, nm Jose de Lima Franco e Josefa de Jesus, todos nts desta vila.

2-5-6 Izabel Rodrigues Pontes batizada em 07-03-1746. Em 1768 requereu dispensa para se casar com Vicente Pimenta de Almeida (ou de Abreu), natural de Mogi das Cruzes, filho de Vicente Pimenta de Abreu e Maria Paes de Almeida, com quem de fato se casou aos 15 de junho do mesmo ano - família Lazaro de Torres, neste site.

RMJ) ACMSP ano 1768  5-16-843

Vicente Pimenta de Almeida e Izabel Rodrigues Pontes

Ele filho de Vicente Pimenta de ---- e Maria Paes de Almeida, natural de Mogy das Cruzes.

Ela filha de Bento de Oliveira da Silva e Mª Roiz de Pontes

LV de Batizados fl 25 - 07-03-1746 - Izabel filha de Bento de Oliveira da Silva e Maria Rodrigues de Pontes. Padrinhos: Salvador Rodrigues Pontes e Izabel Fernandes Paes mulher do mesmo padrinho.

 

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. [a margem: Vicente Pimenta de Abreu e Izabel Roiz de Pontes] aos 15-06-1768 Vicente Pimenta de Abreu, f.l. Vicente Pimenta de Abreu e Maria Paes de Almeida, n. da freg. de Mogi das Cruzes, np Antonio Pimenta de Abreu e Angela Paes nts da vila de Mogi das Cruzes, e pela materna de João Gago Paes e Ana de Proença de Lara nts da vila de Mogi das Cruzes = cc Izabel de Pontes Roiz,  f.l. Bento de Oliveira da Silva e Maria Rodrigues de Pontes, natural desta freg., npaterna de Manoel Rodrigues de Oliveira e s/m Domingas Rodrigues Ribeiro natural da vila de Mogi das Cruzes, e pela materna de Antonio Rodrigues de Oliveira e Mariana de Pontes da vila de Mogi das Cruzes.

 

Pais de, q.d.:

2-5-6-1 Maria Gertrudes do Bom Sucesso aos 15-01-1788 em Guarulhos casou com João Antonio Batista, filho de Antonio da Cunha Portes natural da Sé de S. Paulo e Rosa Branca da Silva, neto paterno de João da Cunha Portes e Mecia de Siqueira natural da cidade de S. Paulo, neto materno de Francisco de Miranda Pereira e Izabel Fernandes Pimentel

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr - aos 15-01-1788 nesta matriz, testemunhas João Rodrigues de Moraes e Inacio da Cunha Pontes, casados. João Antonio Batista natural e fregues desta freguesia no bairro do Bom Jesus, filho de Antonio da Cunha Portes natural da Sé de S. Paulo e Rosa Branca da Silva n. desta freguesia, npaterno de João da Cunha Portes e s/m Mecia de Siqueira natural da cidade de S. Paulo, neto materno de Francisco de Miranda Pereira e s/m Izabel Fernandes Pimentel naturais desta freguesia = cc Maria Gertrudes do Bom Sucesso natural e freguesa desta do bairro do Bom Sucesso, f.l. Vicente Pimenta de Almeida n. de Mogi das Cruzes e Izabel Rodrigues de Pontes n. desta freguesia, neta paterna de Vicente Pimenta de Abreu n. de Mogi das Cruzes e s/m Maria Paes de Almeida n. desta freguesia e por parte materna neta de Bento Rodrigues de Oliveira n. da freg. de Nazare e s/m Maria Rodrigues de Pontes n. desta freguesia, todos deste bispado.

2-5-8 Mariana Rodrigues de Pontes em 1746 requereu dispensa para se casar com Antonio Ribeiro de Moraes, filho de Antonio de Souza Dias e Rosa Maria do Prado, já citados.

(RMJ) Dispensas Matrimoniais - ACMSP 1746 4-31-185

Antonio Ribeiro de Moraes e Mariana Roiz de Pontes

Justificação de batismo - 09-11-1746

Ele freguês em Nazareth ela desta cidade precisa do assento de batismo. Sem mais impedimentos

Ele filho de Anto de Souza Dias e Roza Maria do Prado

Ela filha de Maria Roiz de Pontes e Bento de Oliveira da Silva, moradores no bairro de N Sra do Bonsucesso da Freguesia de N Sra da Conceição dos Guarulhos

 

2-5-9 Inácia Rodrigues, segundo SL. 5, 330, 4-2 e adenda geral SL. 3, 229, 6-9, foi a primeira mulher de João Hidalgo Leite. Pais de, q.d.:

2-5-9-1 Joaquim Rodrigues Leite, natural de Guarulhos. Em Mogi das Cruzes aos 25-08-1790 casou com Gertrudes Rodrigues, filha de Silverio Rodrigues de Aguiar e Francisca Moreira de Jesus casados em 25-11-1766, neta paterna de José Rodrigues de Aguiar e Catarina Pinta de Siqueira.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-08-1790 Joaquim Rodrigues Leite, n. Conceição dos Guarulhos, f.l. João Hidalgo e Inacia Rodrigues, dos avos nada disseram = cc Gertrudes Rodrigues, f.l. Silverio Rodrigues de Aguiar e Francisca Moreira, np Jose Rodrigues e Catarina Pinta nts desta, nm nada disseram.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 25-11-1766 Silverio Rodrigues de Aguiar, f.l. Jose Rodrigues de Aguiar, falecido e Catarina Pinto de Siqueira, np Pascoal Rodrigues de Aguiar e Ana Vaz dos Reis, nm João Fernandes e Mecia Fernandes = cc Francisca Moreira de Jesus, de pais incognitos.

2-5-9-2 João Hidalgo Leite, natural de Guarulhos. Em Mogi das Cruzes aos 15-09-1793 casou com Ana Maria Dias, filha de Maria Madalena de Pontes e seu primeiro marido Gonçalo Dias de Siqueira, família “Sebastião da Fonseca Pinto”

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 15-09-1793 João Idalgo Leite, n. Conceição dos Guarulhos, f.l. João Idalgo Leite e Inacia Rodrigues = cc Ana Maria Dias, n. desta vila, f.l. Gonçalo Dias de Siqueira e Maria Madalena de Pases(sic)

2-6 Segundo SL. 3, 232, 5-6: Martinho Rodrigues de Pontes foi casado com Joana Damasceno, filha de Manoel de Miranda Silva e de Catarina Pires Ribeiro, família “Pedro Martins”.

          Martinho, com cerca de 70 anos declarados e viuvo, faleceu aos 21-10-1775.

Guarulhos, SP obitos aos 21-10-1775 faleceu no bairro de Baquerova Mirim desta freguesia Martinho Rodrigues de Oliveira natural e fregues desta, de idade de 70 anos pouco mais ou menos, viuvo de Joana de Maceno.

Teve (C. O. de S. Paulo) 12 f.os., entre eles:

2-6-1 Maria Rodrigues de Pontes aos 25-09-1759 casou com Tomé Alves da Cunha natural da vila de Jaguari (Bragança), viúvo de Francisca Bicuda Alves, filho de Salvador da Cunha e Izabel de Siqueira, neto paterno Pascoal da Cunha e materno de Matias de Goes e Domingas Antunes

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. aos 25-09-1759 nesta igreja e testemunhas Francisco Cubas do Prado e Antonio de Miranda da Silva, casados. Tome Alves da Cunha, viuvo de Francisca Bicuda Alves, natural da vila de Jaguari, f.l. Salvador da Cunha e Izabel de Siqueira naturais da vila de Jarahy(sic), np Pascoal da Cunha n. da vila de Taubate e da avó se nada lembra, e pela materna de Matias de Goes e Domingas Antunes nts. da vila de Mogi das Cruzes = cc Maria Rodrigues de Pontes, n. desta freguesia, f.l. Martinho Rodrigues de Pontes  e Joana da Maceo naturais desta freguesia, neta paterna de Antonio Rodrigues de Oliveira e Mariana de Pontes naturais da vila de Mogi das Cruzes, nmaterna de Manoel de Miranda Silva e Catarina Ribeira Pires nts desta freguesia. A contraente freguesa desta e o contraente de Jacarahy.

2-6-2 Antonio Rodrigues aos 03-07-1762 casou com Domingas Correa, filha de João Hidalgo e Francisca Leite de Jesus, neta paterna de Francisco Hidalgo e Ana Maria Pedrosa, neta materna de João Gonçalves Caminha e Maria Leite

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. aos 03-07-1762 Antonio Rodrigues, f.l. Martinho Rodrigues e Joana de Maceno, np Antonio Rodrigues de Oliveira e s/m Mariana de Pontes, nmaternoo Manoel de Miranda e s/m Catarina Pires = cc Domingas Correa, f.l. João Hidalgo e Francisca Leite de Jesus np Francisco Hidalgo e Ana Maria Pedrosa e nmaterna de João Gonçalves Caminha e Maria Leite, todos desta freguesia.

2-6-3 Mécia Correa aos 18-07-1769 casou com Marcelino Rodrigues Marques, filho de Bonifacio Rodrigues da Silva e Teresa Correa Marques, neto paterno de João Rodrigues da Costa natural de S. Vicente e Ma\ria Cubas, neto materno Antonio Gomes Correa e Maria Marques

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. aos 18-07-1769 Marcelino Rois Marques n/b e fregues desta, f.l. Bonifacio Rodrigues da Silva n. desta e Teresa Correa Marques da Conceição de Itanhaem = cc Mecia Correa n/fregues desta, f.l. Martinho Rodrigues de Oliveira e Joana Damaceno nts desta freguesia. O contraente npaterno de João Rodrigues da Costa n. de S. Vicente e Maria Cubas desta freguesia, e pela materna de Antonio Gomes Correa e Maria Marques nts da Conceição de Itanhaem. A contraente npaterna de Antonio Rodrigues de Pontes(sic) e Mariana de Pontes naturais desta freguesia, e materna de Manoel de Miranda Silva, cuja naturalidade não souberam dizer e Catgarina Pires desta freguesia.

2-6-4 Apolonia Pires casou com José Pires de Quadros, filho de Ana da Fonseca e seu segundomarido Ascenço Pires de Quadros. Geração na família “João Gomes Ferreira”.

2-6-5 Inácio Rodrigues de Oliveira em 11-12-1765 casou com Helena Rodrigues Correa, filha de Bonifacio Rodrigues da Silva e Teresa Correa Marques, neta paterna de João Rodrigues da Costa e Maria Cubas.

Guarulhos, SP matr aos 11-12-1765 Inacio Rodrigues de Oliveira, f.l. Martinho Rodrigues e Joana Damascena = cc Helena Rodrigues Correa, f.l. Bonifacio Rodrigues da Silva e Teresa Correa Marques naturais desta freguesia, Neto o noivo pela parte paterna de Antonio Rodrigues e s/m Mariana de Pontes e pela materna de Manoel de Miranda e s/m Catarina Pires. Neta a noiva pela parte paterna de João Rodrigues da Costa e s/m Maria Cubas e dos avos maternos não dão noticia.

2-6-6 Joaquim Rodrigues de Oliveira em Mogi das Cruzes aos 05-02-1771 casou com Maria de Vasconcellos, filha de José Alves de Mello e Antonia de Vasconcellos casados em 31-01-1740, neta paterna do Mestre de Campo Sebastião Ferreira Albernaz e Izabel de Castilho, neta materna do Ten. Cel. Simão da Cunha Gago e Ana Pimenta - família Guiomar de Alvarenga Cap. 4º.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 05-02-1771 Joaquim Rodrigues de Oliveira, n. freg. Conceição dos Guarulhos, f.l. Martinho Rodrigues de Oliveira e Joana de Macedo np Antonio Rodrigues e Maria de Ponte e nm Manoel de Miranda e Catarina Pires = cc Maria de Vasconcellos, n. desta, f.l. Jose Alves de Mello e Antonia de Vasconcellos, np Sebastião Ferreira Alvernaz e Izabel de Castilho, nm Simão da Cunha Gago e Ana Pimenta

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 31-01-1740 Jose Alves de Mello, f.l. Mestre de Campo Sebastião Ferreira Albernaz e Izabel de Castilho, nts da vila de Taubate = cc Antonia de Vasconcellos, f.l. Ten. Cel. Simão da Cunha Gago e Ana Pimenta, nts e moradores desta freg.

2-6-7 João Rodrigues aos 08-02-1766 casou com Bárbara Pedrosa, filha de João Hidalgo de Alvarenga e Francisca Leite, neta paterna Francisco Hidalgo e Ana Maria de Alvarenga, neta materna de João Gonçalves Caminha e Maria Leite Ferreira

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. aos 08-02-1766 João Rodrigues, f.l. Martinho Rodrigues e Joana Damacena, np Antonio Rodrigues e s/m Mariana de Pontes, nm Manoel de Miranda e Caterina Pires = cc Barbara Pedrosa, f.l. João Hidalgo de Alvarenga e Francisca Leite, np Francisco Hidalgo e s/m Ana Maria de Alvarenga, nm de João Gonçalves Caminha e s/m Maria Leite Ferreira.

Pais de, pelo menos:

2-6-7-1 Ana Antonia de Vasconcellos aos 22-05-1792, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau, casou com Manoel José Gonçalves, viúvo de Angela Rodrigues de Oliveira e filho de João Batista Maciel e Joana Pereira de Pontes 3-1-7-1.

2-6-8 Teresa Rodrigues Machado aos 19-10-1743 casou com Lourenço Correa de Lemos, filho de Lourenço Correa de Lemos e Izabel Correa, família “José Correa de Lemos” neste site.

Guarulhos, SP matr - aos 19-10-1743 nesta igreja de N. Sra da Conceição Lourenço Correa de Lemos, f. Lourenço Correa de Lemos e Izabel Correa = cc Teresa Rodrigues Machado, f. Martinho Rodrigues e Joana Damasceno,

2-6-9 José Rodrigues de Oliveira, natural de Guarulhos. Em Prados-MG aos 08-06-1769 casou com Inácia Maria da Assunção, de quem foi o terceiro marido.

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição Matrimônios. Aos 08-06-1769 nesta matriz de N. Sra da Conceição dos Prados. Jose Rodrigues de Oliveira, n/b freg. N. Sra da Conceição dos Guarulhos Bispado de S. Paulo, f.l. Martinho Rodrigues dfe Oliveira e Joana Damascena = cc Inácia Maria da Assunção, n/b nesta freguesia dos Prados, f.l. de Domingos Francisco Terra e Isabel Pires de Moraes, viuva de seu segundo marido Agostinho José Dias

         Inácia, batizada em Prados em 28-09-1729, era filha de Domingos Francisco Terra e Izabel Pires de Moraes. Outras informações de Inácia e seus maridos na família “Joana Simoa Rodrigues”.

Prados, MG aos 28-09-1729 nesta matriz bat Inacia, f.l. Domingos Francisco e Izabel Pires de Moraes, padr.: Jose Alves Pereira e Clara Maria de Mello mulher de Jose Vaz Caldas.

 

2-7 Segundo SL. 3, 232, 5-7: Joana Rodrigues de Pontes casou com com Antonio de Miranda Silva filho de Manoel de Miranda Silva e de Catharina Pires Ribeiro, família “Pedro Martins”.

          Antonio faleceu em Mogi das Cruzes em 1766.

Mogi das Cruzes, SP obitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 26-09(?)-1766 faleceu Antonio de Miranda Silva, natural da freguesia da Sra da Conceição dos Guarulhos e nela morador, casado com Joana Rodrigues de Pontes; fregues da dita freguesia da Sra da Conceição dos Guarulhos.

Entre os filhos do casal:

2-7-1 José Rodrigues da Cunha, em Mogi das Cruzes aos 02-11-1773 casou com Maria Machada de Siqueira, filha de José Pinto de Aguiar (ou de Siqueira) batizado em 09-07-1728 e Teresa Machada casados em 09-05-1753, neta paterna de Jose Rodrigues de Aguiar e Catarina Pinta de Siqueira, neta materna de Miguel Gonçalves e Teresa de Lima

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 02-11-1773 Jose Rodrigues da Cunha, n. freg. Conceição dos Guarulhos, f.l. Antonio de Miranda Silva e Joana Rodrigues de Pontes, np Manoel de Miranda e Mariana Pires, nm Antonio Rodrigues e Mariana de Pontes = cc Maria Machada de Siqueira, n. desta, f.l. Jose Pinto de Aguiar e Teresa Machada, falecida, np Jose Rodrigues de Aguiar e Catarina Pinta de Siqueira, nm se não pode averiguar.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 09-05-1753 Jose Pinto de Siqueira, f.l. Jose Rodrigues de Aguiar e Catarina Pinta de Siqueira = cc Teresa Machada, f.l. Miguel Gonçalves e Teresa de Lima. Ambos nts desta.

 

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 09-07-1728 Jose, f.l. Jose Rodrigues de Aguiar e Catarina de Siqueira Pinta, padr.: Jose Pedroso Barbosa filho do defunto Francisco de Pontes Barbosa, e Maria da Silva mulher de João de Pontes da Fonseca.

 

2-7-2 Ana Maria da Silva aos 01-07-1762 casou com João do Prado da Cunha, filho de João da Cunha Portes e M. Raposa de Siqueira, neto paterno de Antonio da Cunha, neto materno de João do Prado da Cunha e Maria Paes de Siqueira

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. aos 01-07-1762 João do Prado da Cunha,. f.l. João da Cunha Portes e Mi[cortado] Raposa de Siqueira, npaterno de Antonio da Cunha e ignora o nome de sua avó, nmaterno de João do Prado da Cunha e Maria Paes de Siqueira nts de Mogi das Cruzes= cc Ana Maria da Silva, f.l. Antonio de Moranda e Joana Rodrigues de Pontes, np Manoel de Miranda Silva e Catarina Pires Ribeira, nmaterna de Antonio Rodrigues de Oliveira e s/m Mariana de Pontes todos desta freguesia.

3- Izabel de Pontes casou duas vezes. Primeira vez com Cap. Antonio Pereira de Avellar, viúvo de Maria Pedroso (SL. 3, 278, 2-1). Capitão Antonio faleceu em Nazaré Paulista em 18-09-1697 com geração de ambos os matrimônios.

Nazaré Paulista, SP Igreja N. Sra de Nazaré aos 18-11-1697 fal. Cap. Antonio Pereira de Avellar com testamento. Testamenteiros a seu irmão João Pereira de Avellar e a seu filho Joseph Pereira

         Izabel casou segunda vez com Manoel da Cunha Lobo, filho de Salvador da Cunha Gago (ou Lobo) e Catarina de Mendonça, família “Domingos de Góes”. Faleceu Izabel com testamento em 05-04-1748 com geração de dois filhos do 1º matrimonio descritos em SL. 3, 278, 2-1, e doze do segundo descritos em SL. 5, 120, 3-8.

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes - (pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette)

Isabel de Pontes, mulher de Manoel da Cunha Lobo

Autos aos 30/07/1748

Inventariante Francisco da Cunha Pontes, filho de Manoel da Cunha Lobo e da defunta Izabel de Pontes.

A dita sua mãe falecera sem testamento, aos 05-04 da dita era. Fora casada 2 vezes: a 1ª com Antonio Pereira de Avelar e tivera somente dois filhos machos; a 2ª com Manoel da Cunha Lobo, pais dele inventariante e tiveram doze filhos, sete machos e cinco femeas, são vivos nove. E do primeiro matrimonio so vive um.

 

Titulo dos Filhos do primeiro matrimonio:

Roque Pereira, casado

Salvador Pereira, casado, defunto lhe ficaram tres filhos: Jose, casado = Antonio, solteiro = Rosa, casada.

 

Titulo dos Filhos do segundo matrimonio

Luzia da Cunha, casada e ja viuva.

Catarina, casada, defunta, ficaram dos filhos: Francisco e Jose, ausentes.

Margarida, casada, defunta e lhe ficou um filho: João, nove anos.

Teresa, casada com Francisco Xavier de Oliveira.

Mariana, casada, viuva, lhe ficaram filhos.

Francisco da Cunha Pontes, casado.

Andre da Cunha Pontes, casado.

Sebastião da Cunha, casado, defunto e lhe ficaram tres filhos: Izabel, 12 = Maria, 10 = e Jose nove anos.

Antonio da Cunha Pontes, casado

Pedro da Cunha, casado

Salvador da Cunha, casado

Joao da Cunha, casado

 

Antonio Pereira Pontes, neto de Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes, requer para que no inventario de sua avo Izabel de Pontes, sejam citados:

Carta Precatoria para a vila de Taubate para citação de Manoel Pires Cabral morador nessa avila, por cabeça de s/m defunta Margarida da Cunha

Carta Precatoria para a vila de Jundiai para citação de Jose de Souza de Siqueira morador na freguesia de Jundiai.

Carta Precatoria para a vila de Guaratingueta para citação a viuva Luzia da Cunha Pontes, viuva de Lourenço de Amores, moradora na freguesia de N. Sra da Piedade, termo da vila de Guaratingueta.

Diz Antonio Pereira Pontes (...) como de presente se acha um dos herdeiros, Francisco Xavier de Oliveira, por cabeca de s/m Teresa da Cunha, e ele se acha de viagem para partes do Rio Grande e não pretende tornar, requer a citação.

 

Filhos de Izabel e Antonio Pereira de Avellar:

3-1 Roque Pereira de Pontes, batizado em Nazaré em 06-03-1695. Casou com Teresa Vaz Sardinha, falecida em Mogi das Cruzes em 15-03-1759.

Nazaré Paulista, SP igreja n. Sra de Nazaré bat. - aos 15-03-1695 bat Roque, f.l. Cap. Antonio Pereira de Avellar e Izabel de Pontes, padr.: Eu o Padre João de Pontes e Izabel Ribeira, com licença do Seu Paroco.

 

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes:

Teresa Vaz Sardinha (inventariante: o marido Roque Pereira de Pontes)

Autos aos 01-04-1759 no bairro da capela de N. Sra da Ajuda.

Inventariante o viuvo Roque Pereira de Pohntes.

Falecera aos 06-03-1759 sem testamento. Fora somente casada com ele inventariante, tiveram nove filhos, quatro machos e cinco femeas.

 

Titulo dos filhos:

Izabel, 42 anos, cc Angelo Ferreira Lobo

Jose cc , 38 p 39 anos.

Maria, viuva, 37 p/38

Antonio, cc, de 34 anos

Francisco, solteiro, 32 anos

Josefa, cc Antonio Rodrigues Caraça, 30 anos

Joana, cc Joao Batista Maciel, 27 anos

João, solteiro 24 p/ 25 anos

Ana, solteira, 20 anos

 

          Roque faleceu em 19-03-1771.

Guarulhos, SP obitos - aos 19-03-1771 fal. Roque Pereira de Pontes viuvo de Teodora Vaz Sardinha. Natural da freg. de N. Sra de Nazare e fregues desta, teria 80 anos,

          O casal teve geração de nove filhos descritos em SL 3, 298, 3-9, entre eles:

3-1-1 Izabel Sardinha de Pontes, com 42 anos em 1759. Casada aos 23-08-1737 com Angelo Ferreira Lobo, filho de Antonio Ferreira Lobo e Felipa da Cunha, família “Gaspar Vaz Guedes”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 23-08-1737 Angelo Ferreira Lobo, f.l. Antonio Ferreira Lobo e Felipa da Cunha = cc Izabel Sardinha de Pontes, f.l. Roque Pereira de Pontes e Teresa Vaz Sartdinha

         Ângelo faleceu em 25-03-1775

Guarulhos, SP obitos - aos 25-03-1775 faleceu na capela Sra da Ajuda, Angelo [--]ra Lobo natural e fregues desta freguesia, de 60 anos pouco mais ou menos, [danificado] casado com Izael [---]dinha de Pontes. Não fez testamento nem tinha do que [---]

Pais de, q.d.:

3-1-1-1 Antonio Jose Ferreira aos 15-10-1775 em Mogi das Cruzes casou com Angelica Maria Cardosa, filha de Felipe Cardoso e Rita Maria, neta paterna de Antonio de Siqueira Cubas e Ana Pires Cardosa.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 15-10-1775 Antonio Jose Ferreira, n. Conceição dos Guarulhos, f.l. Angelo Ferreira Lobo e Izabel Sardinha, np Antonio Ferreira Lobo e Felipa da Cunha, nm Roque Pereira de Pontes e Teresa Vaz Sardinha = cc Angelica Maria Cardosa, n. desta, f.l. Felipe Cardoso e Rita Maria, np Antonio de Siqueira Cubas e Ana Pires Cardosa, nm não se sabe por ser sua mãe engeitada.

3-1-1-2 Ana Ferreira de Pontes casou com Lourenço Gonçalves, filho de Domingos da Costa Marques e Joana Gonçalves de Meira. Pais de, q.d.:

3-1-1-2-1 João Batista Gonçalves, em Mogi das Cruzes aos 06-10-1776 casou com Josefa de Oliveira Sardinha, filha de Ambrozio de Oliveira Sardinha e Maria Machado, neta paterna Anacleto Sardinha e Rosa de Oliveira, neta materna Jose Machado de Lima e Maria Nogueira

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 06-10-1776 João Batista Gonçalves, n. Conceição dos Guarulhos, f.l. Lourenço Gonçalves e Ana Ferreira de Pontes, np Domingos da Costa Marques e Joana Gonçalves de Meira, nm Angelo Ferreira Lobo e Izabel Sardinha de Pontes= cc Josefa de Oliveira Sardinha, n. desta, f.l. Ambrozio de Oliveira Sardinha e Maria Machado, np Anacleto Sardinha e Rosa de Oliveira, nm Jose Machado de Lima e Maria Nogueira. Test.: Jose Machado de Oliveira, solteiro filho de Francisco Xavier Sadinha, falecido e Maria Machada, e Jeronimo Fernandes Casado na freg. Conceição dos Guarulhos e filho de Jose Fernandes este natural e morador da dita e a sobredita testemunha n/m desta.

 

3-1-2 José Pereira de Pontes, 38 pra 39 anos em 1759. Foi casado com Antonia do Prado, filha de José Pires Ribeiro e Maria da Assunção Pinheira, família “Pinheiro, os irmãos Francisco e João” Cap. 2º.

         Pais de, pelo menos:

3-1-2-1 João Pires do Prado, em Mogi das Cruzes aos 30-06-1772 casou com Inácia Rodrigues de Lima, filha de Manoel Ribeiro de Lima e Ana Vieira de Oliveira, neta paterna de Manoel Ribeiro de Lima e Maria Rodrigues Barbosa, neta materna de João Antunes dos Ouros e Izabel Sobrinha Cubas, família “Antonio Alvares Couceiro”.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 30-06-1772 João Pires do Prado, n. da freg. da Conceição dos Guarulhos, f.l. Jose Pereira de Pontes e Antonia do Prado, np Roque Pereira de Pontes e Teresa Vaz Sardinha, nm Jose Pires Ribeiro e Maria da Assunção Pinheira= cc Inacia Rodrigues de Lima, n. desta, f.l. Manoel Ribeiro de Lima e Ana Vieira de Oliveira, np Manoel Ribeiro de Lima e Maria Rodrigues Barbosa, nm João Antunes dos Ouros e Izabel Sobrinha Cubas. Test,: Pedro Antonio Xavier da Costa, solteiro f.l. Manoel da Costa Caminha e Rosa Monteira, e Antonio Leme de Pontes cc Ana Cubas fregueses da cidade de S. Paulo

3-1-3 Maria Pereira de Pontes aos 02-09-1738 casou com Antonio de Candia Rodrigues, filho de Sebastião de Candia Rodrigues e Maria da Cunha de Alvarenga

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 02-09-1738 Antonio de Candia Rodrigues, f.l. Sebastião de Candia Rodrigues e Maria da Cunha de Alvarenga = cc Maria Pereira de Pontes, f.l. Roque Pereira de Pontes e de s/m --resa Vaz Sardinha. Todos desta.

3-1-4 Antonio Pereira de Avellar, com 34 anos em 1759. Casou em 13-02-1753 com Helena do Prado, filha de Jose de Santa Maria e Barbara Ribeira.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. - aos 13-02-1753 Antonio Pereira de Avellar n. da freg. de Mogi das Cruzes f.l. Roque Pereira de Pontes e Teresa Vaz Sardinha = cc Helena do Prado n. desta freguesia, f.l. Jose de Santa Maria e Barbara Ribeira,

3-1-5 Francisco Pereira de Pontes, batizado em 31-07-1727 Solteiro em 1759.

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 31-07-1727 Francisco, f.l. Roque Pereira de Pontes e Teresa Vaz Sardinha, padr.: Simão Vaz Pinto e Mariana da Cunha.

         Casou com Ângela de Araújo, filha de Manoel de Araújo e Teresa Rodrigues Caraça. com cinco filhos descritos em SL 3, 298, 4-5, entre eles:

3-1-5-1 João Pereira de Pontes, batizado em Guarulhos em 12-03-1766. Aos 26-11-1787 em Mogi das Cruzes casou com Ana Ribeira da Silva, aí batizada em 07-11-1768, filha de Tomás dos Santos Vale e Ana Maria da Silva, neta paterna de Diogo Gonçalves Ribeiro e Maria de Souza, neta materna de João dos Santos Vale e Ana Ribeira.

RMJ) ACMSP ano 1787 6-9-1735

João Pereira de Pontes e Ana Ribeira da Silva

Ambos da Vila de Mogi das Cruzes

Ele batizado em Guarulhos aos 12-03-1766, filho de Francisco Pereira de Pontes e Angela de Araujo

Ela natural e batizada em Mogi das Cruzes aos 07-11-1768, filha de Thomas dos Santos Vale e Ana Maria da Silva

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-11-1787 João Pereira de Pontes, f.l. Francisco Pereira de Pontes e Angela de Araujo, np Inacio Fernandes de Oliveira e Maria de Araujo, nm Manoel de Araujo e Teresa Rodrigues Caraça = cc Ana Ribeira da Silva, f.l. Tomas dos Santos Vale e Ana Maria da Silva, np Diogo Gonçalves Ribeiro e Maria de Souza, nm João dos Santos Vale e Ana Ribeira.

3-1-5-2 José Pereira de Araújo aos 28-04-1793 casou com Maria Felizarda, filha de João Caraça e Izabel Nunes

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 28-04-1793 Jose Pereira de Araujo, n. da Conceição dos Guarulhos, f.l. Francisco Pereira de Pontes e Angela de Araujo = cc Maria Felizarda, n. desta vila, f.l. João Caraça e Izabel Nunes.

3-1-5-3 Dina Maria de Araújo em Guarulhos-SP aos 17-09-1788 casou com Antonio Leite de Moraes, filho de Domingos Franco da Silva e Maria Leite de Moraes - família “Braz de Piña”.

3-1-5-6 José Pereira de Pontes, batizado em Guarulhos aos 22-09-1771. Não consta no rol de seus irmãos na GP.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição - aos 22-09-1771 nesta igreja matriz bat Joseph f.l. Francisco Pereira de Pontes e Angela de Araujo fregueses e naturais desta freguesia, neto paterno Roque Pereira de Pontes e s/m Teresa Vaz Sardinha natural da vila de Mogi e pela parte materna neto de Inacio Fernandes de Oliveira e s/m Maria de Araujo nts desta freguesia. Padrinhos Faustino Xavier do Prado, solteiro filho de Joseph Pereira de Pontes, e Joana Rodrigues de Araujo, solteira filha de Inacio Fernandes de Oliveira fregueses desta.

          Em 1791 requereu dispensa para se casar com Inácia Pires, batizada em 10-08-1765, filha de Felisberto Pires Monteiro e Rita de Souza.

RMJ) ACMSP ano 1791  6-33-1997

Jose Pereira de Pontes e Ignacia Pires

Ele de Guarulhos filho de Francisco Pereira de Pontes e Angela Frz' de Araujo

Ela da Se de São Paulo, filha de Felisberto Pires Monteiro e Rita de Souza.

Lv de Batismos fl 16: Aos 22-09-1771 - Jose, filho de Francisco Pereira de Pontes e Angela de Araujo. NP de Roque Pereira de Pontes e sua mulher Thereza Sardinha naturais da Vila de Mogy. Nm de Ignacio Fernandes de Oliveira e Maria de Araujo, desta freguesia. Padrinhos: Faustino ---- do Prado filho solteiro de Jose Pereira de Pontes e Joana Roiz de Araujo solteira, filha de Ignacio Frz' de Oliveira.

Lv de Batismos: aos fl 168: Aos 10-08-1765 - Ignacia, filha de Felisberto Pires e Rita de Souza. Padrinhos: Domingos de Abreu dos Santos solteiro e Luiza Cardoza casada.

3-1-6 Josefa Pereira de Pontes aos 05-09-1747 casou com Antonio Rodrigues Carassa, filho de Miguel Rodrigues Carassa e Izabel de Araujo, família “Antonio Alvares Couceiro”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 05-09-1747 Antonio Rodrigues Carassa, f.l. Miguel Rodrigues Carassa e Izabel de Araujo = cc Josefa Pereira de Pontes, f.l. Roque Pereira de Pontes e Teresa Vaz --------.

3-1-7 Joana Pereira de Pontes em 1758 requereu dispensa para se casar com João Batista Maciel, batizado em 03-01-1735, filho de Manoel Ribeiro Lima e Ana Vieira de Oliveira. João e Joana se casaram em Guarulhos 02-08-1759.

RMJ Dispensas Matrimoniais - ACMSP 1758  4-67-460

Autos de Casamento de João Batista Maciel e Joana Pereira de Pontes

Ele filho de Mel Ribrº Lima e Anna Vieira de Oliveira, freguês que foi desta cidade e nela batizado e de presente freguês em Mogi das Cruzes.

Ela filha de Roque Pereira de Pontes e Tereza Vaz Sardinha, fregueses que foram de Mogi das Cruzes e agora fregueses de Conceição de Guarulhos.

Lv de Batismo- Aos 03-01-1735 batizei e puz os Santos Oleos na Capela da Ajuda - João, filho de Manoel Ribrº Lima e sua mulher Anna Vieira de Olivrª. Padrinhos: Domingos Lopes de Godoy solteiro e Marianna da Cunha mer de Antonio Pinto de Alvarenga.

Não foi localizado o assento do batismo dela.

Em depoimento, Joana da Cunha Pontes diz ter sido batizada na Capela das religiosas de N Sra do Carmo de Biacica termo da Freguesia de Mogi das Cruzes donde foram sempre fregueses, com licença do Paroco, pelo Pe João Correa. Padrinhos foram Miguel Rodrigues Carassa e Mariana de Pontes.

 

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. aos dous dias do mes de agosto de 1759 nesta igreja João Batista Maciel n. de Mogi das Cruzes, f.l. Manoel Ribeiro de Lima n. de Mog das Cruzes e Ana Vieira de Oliveira n. desta freguesia, np Manoel Ribeiro de Lima e Maria Rodrigues Barbosa nts de Mogi das Cruzes, e nm João dos Ouros e Izabel Sobrinha Cubas nts desta freguesia = cc Joana Pereira de Pontes n. Mogi das Cruzes, f.l. Roque Pereira de Pontes n. Nazare e Teresa Vaz Sardinha n. de Mogi das Cruzes, np Antonio Pereira de Avelar e Izabel de Pontes nts de Nazare, e pela m,aterna de Francisco Vaz Pinto n. de S. Amaro e Izabel Sardinha n. Mogi das Cruzes. O contraente fregues desta e a contraente de Mogi das Cruzes.

Pais de, pelo menos:

3-1-7-1 Manoel Jose Gonçalves, natural da Conceição dos Guarulhos, aos 31-08-1775 casou com Angela Rodrigues de Oliveira, filha de Francisco Gomes Pereira e Maria Rodrigues de Oliveira, neta paterna de João Gomes Fereira e Maria Pinta, neta materna de Antonio de Candia de Mattos e Joana Rodrigues de Siqueira, família “João Gomes Fereira”.

          Viúvo e dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau, aos 22-05-1792 Manoel casou com Ana Antonia de Vasconcellos, filha de João Rodrigues de Oliveira e Barbara Pedrosa, neta paterna de Martinho Rodrigues de Oliveira e Joana Damacena, neta materna de João Hidalgo e Francisca Leite 2-6-7-1.

Guarulhos-SP aos 22-05-1792 com dispensa no 4º grau de consanguinidade e as testemunhas Francisco Rodrigues de Oliveira e Antonio Jose Batista, se receberam Manoel Vaz Gonçalves, viuvo de Angela Rodrigues, natural e fregues desta igreja, filho leg. de João Batista Maciel e Joana Pereira de Pontes, ele natural de Mogi e ela desta freguesia, neto pateno de Manoel Raaibeiroa de Lima e Ana Vieira Gonçalves, nts de Mogi, e pela materna de Roque Pereira de Pontes e Teresa Vas Pinto, desta freguesia a= cc Ana Antonia de VasConcellos, n. e freguesa desta igreja, f.l. de João Rodrigues de Oliveira e Barbara Pedrosa, nts desta freguesia, npaterna de Martinho Rodrigues de Oliveira e Joanna de Macena, desta freguesia, e pela materna de João Idalgo e Francisca Leite, nts da vila de Mogi.

 

 

3-1-8 Ana Maria Pereira de Pontes aos 28-05-1767 casou com Manoel de Oliveira ou Manoel Fernandes de Araújo, filho de Inacio Fernandes de Oliveira e Maria de Araujo.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. aos 28-05-1767 Manoel de Oliveira, f.l. Inacio Fernandes de Oliveira e Maria de Araujo, n. desta freguesia = cc Ana Maria Pereira de Pontes, f.l. Roque Pereira de Pontes e Teresa Vaz Sardinha, já defuntas, n. da freg de Mogi das Cruzes.

         Ana faleceu antes de 14-09-1790 quando Manoel casou segunda vez com Luzia Leme da Silva, filha de Manoel Leme do Prado e Maria da Silva de Jesus.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 14-09-1790 Manoel Fernandes de Araujo, viuvo de Ana Maria Pereira = cc Luzia Leme da Silva, f.l. Manoel Leme do Prado e Maria da Silva de Jesus, dos avos nada disseram.

Manoel e Ana tiveram, pelo menos:

3-1-8-1 Maria Gertrudes da Conceição aos 05-06-1787 casou com Pedro Alves Alexandrinho, f.l. João Alves da Cunha e Maria Madalena de Pazes, neto paterno de Damaso Alves de Abreu e Luzia da Cunha, neto materno de Bartolomeu Fernandes e Francisca Ferreira.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 05-06-1787 Pedro Alves Alexandrinho, f.l. João Alves da Cunha e Maria Madalena de Pazes, np Damazo Alves de Abreu e Luzia da Cunha, nm Manoel Fernandes de Araujo e Ana Maria Pereira digo de Bartolomeu Fernandes e Francisca Ferreira = cc Maria Gertrudes da Conceição, f.l. Manoel Fernandes de Araujo e Ana Maria Pereira, np Inacio Fernandes e Maria de Araujo, nm Roque Pereira de Pontes e Teresa Sardinha. Test.: João Manoel de Almeida e Floriano Rodrigues Lopes

 

3-2 Salvador Pereira de Pontes, já falecido em 1748. Foi casado com Maria da Cunha Maciel e representado no inventário materno por três filhos (SL. 3, 300, 3-10):

3-2-1 José Pereira de Pontes aos 12-09-1744 casou com Ignez Barbosa Paes, filha de Domingos Barbosa Calheiros e Maria Paes da Assunção, família “Antonio Alvares Couceiro”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 12-09-1744 matriz Sra Conceição dos Guarulhos, Jose Pereira de Pontes, f.l. Salvador Pereira de Pontes e Maria da Cunha = cc Ignez Barbosa Paes, f.l. Domingos Barbosa e Maria Paes, todos nts e moradores desta.

3-2-2 Antonio Pereira de Pontes aos 28-08-1751 casou com Maria dos Santos Silva, filha de João dos Santos Silva e Ana Teresa Pinheira, família “Francisco Fernandes de Faria Cap. 1º”, neste site.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 28-08-1751 Antonio Pereira de Pontes e Maria dos Santos. Ele f. Salvador Pereira de Pontes e Maria da Cunha Maciel = Ela f.l. João dos Santos Silva e Ana Teresa [-----].

         Segunda vez aos 22-10-1767 casou com Joana Moreira da Cunha, filha de Faustino Gomes Bicudo e Felipa Pedrosa da Cunha, neta paterna de João Gomes Bicudo e Izabel Moreira, neta materna de Manoel Vaz e Barbara Pedrosa

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 22-10-1767 Antonio Pereira de Pontes, n. desta e viuvo de Maria dos Santos Silva, f.l. Salvador Pereira de Pontes e Maria da Cunha Maciel, = cc Joana Moreira da Cunha, n. desta, f.l. Faustino Gomes Bicudo e Felipa Pedrosa da Cunha, np João Gomes Bicudo e Izabel Moreira, nm Manoel Vaz e Barbara Pedrosa. Test.: Francisco Gomes de Carvalho cc Jeronima Fernandes Machada, e João Fernandes de Oliveira, solteiro f. Domingos de Vilas Boas e Maria Fernandes de Oliveira.

         Maria dos Santos Silva faleceu durante a inventariança materna e foi representada pelas duas filhas de seu casal:

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes - (pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette)

Ana Pinheira, mulher que foi de João dos Santos Silva

Autos aos 05-05-1750

Declarante  João dos Santos Silva,. Inventariante cabeça de casal.

Falecera aos 25-04 proximo. Sem testamento. Fora casada só uma vez com ele e ele com ela.

Tiveram duas filhas: Domingas e Maria

 

Titulo dos Filhos: Domingas, 38 = Maria 36.

Requerimento que faz o viuvo Cap. João dos Santos Silva.

Pagamentos 02-05-1760:

- ao viuvo inventariante Cap. João dos Santos Silva.

- ao herdeiro Antonio Pereira de Pontes, por cabeca de sua mulher Maria dos Santos Silva

- a herdeira Domingas Pinheira da Silva.

 

Diz Joao dos Santos Silva (...) que em poder de seu irmão o Padre Manoel dos Santos nas minas gerais . (...) do que lhe poderia caber de legitima por falecimento de sua mãe Luiza da Silva.

Partilhas aos 18-07-1768:

- ao viuvo inventariante.

- ao herdeiro Francisco de Lima por cabeça de s/m Domingas Pinheira da Silva.

- a Antonio Pereira de Pontes, do que lhe tocou da defunta sua mulher Maria dos Santos Silva.

- a orfã Ana, filha da defunta herdeira Maria dos Santos Silva.

- a orfã Genoveva, filha da herdeira Maria dos Santos Silva

3-2-2-1 Ana Pereira de Jesus em Mogi das Cruzes aos 10-01-1775 casou com Manoel Pimenta, enjeitado em casa de Silvestre Quaresma.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 10-01-1775 Manoel Pimenta, enjeitado na casa de Silvestre Quaresma, n. desta = cc Ana Pereira de Jesus, n. desta, f.l. Antonio Pereira de Pontes e Maria dos Santos Silva, falecidos, np Salvador Pereira de Pontes e Maria da Cunha Maciel, nm João dos Santos Silva e Ana Pinheira, falecidos

3-2-2-2 Genoveva Pereira de Jesus aos 04-10-1774 casou com Manoel Pedroso, exposto em casa de Silvestre Quaresma.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 04-10-1774 Manoel Pedroso cc Genoveva Pereira de Jesus, nts desta freguesia este exposto em casa de Silvestre Quaresma e aquela filha l. Antonio Pereira de Pontes e Maria dos Santos Silva, falecidos, np Salvador Pereira de Pontes e Maria da Cunha Maciel, nm João dos Santos Silva e Ana Pinheira, falecidos. Test.: Tomas de Aquino cc Izabel Antunes de Siqueira, e Manoel, solteiro f.l. Miguel de Siqueira e Josefa de Lima,

 

3-2-3 Rosa, batizada em 10-05-1728. Estava casada em 1748.

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 10-05-1728 Rosa, f.l. Salvador Pereira Pontes e Maria da Cunha Maciel, padr.: Cap. João ---- e ------ da Cunha Lopes.

 

Izabel de Pontes e Manoel da Cunha Lobo tiveram os filhos, situação em 1748:

3-3 Luzia da Cunha Pontes em 1748 era viúva de Lourenço de Amores, filho de Paulo Vieira da Maia e Catarina de Almeida, e moradora na freguesia de N. Sra da Piedade, termo da vila de Guaratingueta - família Gaspar Vaz Guedes, neste site.

          Geração de 12 filhos em S.L. 7º, 387, 2-1, entre eles:

3-3-2 Isabel de Amores casou com Alferes Antonio Vaz Pinto, natural de Taubaté filho de Batista Pinto, natural da cidade do Porto e de Ana Ribeira Rodovalho, natural de Taubate. Geração em aportes à GP:”Anna Ribeiro Rodovalho- SL V, 568, 2-1”.

3-3-5 Amaro de Amores casou com Escolastica Lemes. Pais de, pelomenos:

3-3-5-1 Luiz Cardoso de Amores, natural de Lorena. Em Itajuba Velha aos 29-07-1795 casou com Ana Maria Gomes, filha de José Teles de Menezes e Ana Maria de Jesus

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 1 fls. 9 aos 29-07-1795 Luiz Cardoso de Amores, f.l. Amaro de Amores e Escolastica Lemes, nat de Lorena = cc Ana Maria Gomes, f.l. Jose Teles de Menezes e Ana Maria de Jesus, nat da vila de S. Jose do mesmo bispado.

3-3-8 Joana de Amores foi casada com Antonio Gonçalves Torres. Foram moradores em Mato Dentro, freguesia de Baependí, onde Antonio faleceu aos 08-04-1792.

B7: Baependi-MG - Óbitos, aos 08-04-1792 fal. Antonio Gonçalves Torres, cc. Joana de Amores, no Bairro do Mato Dentro.

3-4 Catarina da Cunha, já falecida. Foi casada e ficaram dois filhos: Francisco e José, ausentes.

3-5 Margarida da Cunha, inventariada em 03-03-1735. Foi casada com Manoel Pires Cabral morador na vila de Taubaté, filho de João de Arruda Cabral e Andreza de Castilho Moreira - família Guiomar de Alvarenga Cap. 5º. Ficou um filho: João, com nove meses em 1735 e 9 anos em 1748.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Margarida da Cunha Pontes 1735 cc Manoel Pires

Inventario que se fez por falecimento de Margarida da Cunha Pontes, moradora que foi desta vila.

Autos aos 03-março-1735 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate, presente Manoel Pires Cabral marido que foi da defunta Margarida da Cunha Pontes, inventariante.

 

Tutor dos orfãos deste inventário a seu pai Manoel Pires Cabral.

Titulo dos filhos: João de idade de nove meses.

 

Bens - avaliações - dividas - partilhas

3-6 Teresa da Cunha Pontes aos 08-10-1737 casou com Francisco Xavier de Oliveira, filho de Antonio de Oliveira Setubal e Izabel de Oliveira Collaço, família “Antonio de Oliveira Gago”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 08-10-1737 Francisco Xavier de Oliveira, f.l. Antonio de Oliveira Setuval  Izabel de Oli[apagado] = cc Teresa da Cunha Pontes, f.l. Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes Todos nts e freg. desta.

3-7 Mariana, viúva, com geração.

3-8 Francisco da Cunha Pontes aos 08-12-1735 casou com Maria da Silva de Siqueira, filha de Sebastião de Siqueira Caldeira e Maria Correa das Neves, família “Manoel de Siqueira Caldeira”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP,. aos 08-12-1735 Francisco da Cunha, f.l. Manoel da Cunha e Izabel de Pontes = cc Maria da Silva de Siqueira, f.l.  Sebastião de Siqueira Cald[----] e Maria Correa das Neves. Todos moradores desta.

          Maria faleceu em 27-06-1745 e deixou 4 filhos de seu casal:

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes - (pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette)

Maria da Silva de Siqueira, mulher do Tenente Francisco da Cunha Pontes

Autos em 1745 no bairro da Paraiba.

Inventariante o viuvo.

Falecera sem testamento em 27-06 do dito ano. Fora casada somente uma vez.

Titulo dos Filhos: Catarina de 8 = Sebastião, 8 = Maria, 7 = e Leonor 5 anos.

12-08-1748 termo de fiança que da Francisco da Cunha Pontes para segurança das legitimas de seus filhos.

Fiador: Domingos da Cunha Lobo.

 

          Em 1745 Francisco requereu dispensa para se casar com Francisca Machada Cardosa, viúva de Lourenço Franco e filha de Francisco Machado e Domingas Cardoza:

RMJ Dispensas Matrimoniais - ACMSP ano 1745 codice 4-40-245

Francisco da Cunha Pontes e Francisca Machada Cardosa

13-05-1745 - Autos de Casamento

Ele freguês da Vila de Mogy, viúvo que ficou de Maria da Silva de Siqueira, ele está contratado para casar com Francª Machada Cardoza natural desta cidade viúva que ficou de Lourenço Franco como consta dos banhos, e pedem justificação do óbito do marido dela.

Ele filho legitimo de Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes.

Ela filha legitima de Francisco Machado e Domingas Cardoza.

Os proclamas correram em Conceição dos Guarulhos segundo declaração do Padre Francisco da Silva Cardoso, sem sair impedimento.

Livro dos defuntos de Mogy das Cruzes, fl 71v: Aos 27-06-1745 faleceo D. Maria da Sylva de Siqueira mulher que foi de Francisco da Cunha Pontes sepultada na Capela de N Sra da Escada com mortalha de S Francisco. Recebeu todos os sacramentos e não fez testamento por morrer derrepente.

 

Faleceu Francisco em 02-08-1776:

Guarulhos, SP obitos - aos 02-08-1776 no bairro de S. Miguel desta freguesia faleceu Francisco da Cunha Pontes natural e fregues desta freguesia teria 75 anos, casado com Francisca Machado, sepultado na capela do Rosario de S. Miguel

Francisco e Maria tiveram os filhos, idades em 1745:

3-8-1 Catarina, com 8 anos .

3-8-2 Sebastião, com 8 anos

3-8-3 Maria, com 7. Maria das Neves em Guarulhos-SP aos 30-05-1759 casou com Manoel Correa da Silva, filho de Domingos Correa de Macedo e Izabel Ribeiro, família “Antonio Alvares Couceiro”.

3-8-4 Leonor com 5 anos. Leonor da Cunha Pontes aos 15-09-1763 casou com Inácio Alvares de Siqueira, filho de Jose Nunes de Siqueira natural de Taubate e Izabel Alvares da Costa natural de Cananeia, neto paterno de Manoel Nunes e Ana Maria da Cunha, neto materno de João Alvares Louzada.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 15-09-1763 Inacio Alvares de Siqueira, f.l. Jose Nunes de Siqueira n. de Taubate e Izabel Alvares da Costa n. de Cananeia, np  Manoel Nunes e Ana Maria da Cunha, nm João Alvares Lozada e não dão noticias da naturalidade do dito nem da mulher e só dizem que foi capitão de Cananea deste bispado = cc Leonor da Cunha Pontes, f.l. Francisco da Cunha Pontes n. desta vila e Maria da Silva de Siqueira, falecida e n. da cidade de S. Paulo, np Manoel da Cunha [----] n. desta vila salvo er[--] e Izabel de P[---] n, desta vila, nm Maria Correa das Neves e Cel. Sebastião de Siqueira Caldeira nts da cidade de S. Paulo.

 

Francisco e Francisca tiveram

3-8-5 Inacio da Cunha Pontes aos 25-05-1780 casou com Maria da Conceição, filha de Antonio da Cunha Portes e Roza Branca

Guarulhos, SP - aos 25-05-1780 nesta matriz e test.: Joaquim Jose de Santa Ana e Manoel da Incarnação, solteiros e fregueses desta. Inacio da Cunha Pontes, f.l. Francisco da Cunha Pontes e Francisca Cardosa Machada = cc Maria da Conceição, f.l. Antonio da Cunha Portes e Roza Branca, todos naturais e fregueses desta.

3-8-6 Inácia da Cunha Cardoso aos 30-04-1765 em Guarulhos casou com André de Oliveira e Araújo, filho de Matias de Araujo e Oliveira e Rosa Pedrosa de Alvarenga, neto paterno de Manoel de Araujo e Estacia da Veiga, neto materno de Francisco Hidalgo e Ana Maria do Rosario

LDS Guarulhos, SP aos 30-04-1765 Andre de Oliveira e Araujo, f.l. Matias de Araujo e Oliveira e Rosa Pedrosa de Alvarenga, np Manoel de Araujo n. dos Campos de Guaitacazes e s/m, Estacia da Veiga n. da cidade de S. Paulo, neto materno de Francisco Hidalgo e s/m Ana Maria do Rosario ambos nts de Mogi das Cruzs = cc Inacia da Cunha Cardosa, f.l. Francisco da Cunha Pontes e de Francisca Cardoso Machado nts desta freguesia, neta paterna Manoel da Cunha e s/m Izabel de Pontes nts desta freguesia e neta materna de Francisco Machado n. de S. Vicente e s/m Domingas Cardosa n. de S. Paulo.

3-9 André da Cunha Pontes (ou Lobo) aos 20-05-1738 casou com Josefa Pinheira, filha de Francisco Pinheiro Cardoso e Leonor Correa de Moraes, família “José Correa de Moraes” neste site.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-05-1738 Andre da Cunha Pontes, f.l. Manoel da Cunha Logo e Izabel de Pontes = cc Josefa Pinheira, f.l. Francisco Pinheiro Cardo[----] e Leonor Correa de Moraes.

          André faleceu abintestado em 25-02-1750 e foi inventariado em 11 de abril do mesmo ano. Deixou 5 filhos de seu casal: Maria 8 = Catarina 1 = Luciano 7 = Miguel 5 = Jose 3, tutelados pelo avô materno.

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes:

André da Cunha Pontes, marido de Josefa Pinheira 11/04/1750

Autos aos 11-04-1750

Inventariante Josefa Pinheiro cabeça de casal

Fora casada só com o dito defunto e tivera cinco filhos, duas femeas e tres machaos: Maria, Catarina, Luciano, Miguel e Jose.

Falecera ab intestado aos 25-02 do presente ano.

Titulo dos Filhos:

Maria 8 = Catarina 1 = Luciano 7 = Miguel 5 = Jose 3.

20-08-1750 nomeado: Francisco Pinheiro Cardoso, tutor dos seus netos menores.

          Josefa casou segunda vez aos 29-01-1751 com João do Prado Raposo, viúvo de Maria Pires de Moraes (ou de Pontes). Josefa faleceu em 25-05-1758 com geração de dois filhos deste segundo matrimonio:

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 29-01-1751 João do Prado Raposo, viuvo de Maria Pires = cc Josefa Pinheira, viuva de Andre da Cunha Pontes

 

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes:

Josefa Pinheira (inventariante: seu marido João do Prado Raposo)

Autos aos 16-08-1758 neste sitio de Piacaba, bairro da capela de N. Sra da Ajuda.

Inventariante  o viuvo cabeça de casal João do Prado Raposo.

Falecera abintestada aos 25-07 p.p. fora casada duas vezes. A primeira com Andre da Cunha Pontes e tiveram cinco filhos, duas femeas e tres machos: Maria, de idade [---] = Catarina 9 = Luciano 14 = Miguel 13 = Jose 10.

Do segundo com ele inventariante e tivera dois filhos: Antonio 5 anos = Bonifacio 4.

E ele inventariante fora casado duas vezes. A primeira com Maria Pires de Pontes de que tambem tivera filhos. Segunda vez fora cc com a dita defunta Josefa Pinheira.

 

Dizem Luciano da Cunha Pontes, Miguel da Cunha Pontes e Jose da Cunha Pontes, todos soldados auxiliares da Companhia do Cap. Jose Goncalves Coelho (...)

 

13-01-1769 remoção da tutoria de João do Prado Raposo para Joao Alvares Nogueira, cunhado dos orfãos

23-01-1769 Requerimento de João do Prado Raposo. Presentes o tutor e herdeiro Joao Alvares Nogueira por cabeça de Maria da Cunha Pontes = Miguel da Cunha Pontes = Jose da Cunha Pontes = somente faltava o herdeiro Luciano da Cunha Pontes que se achava enfermo.

 

Diz João do Prado Raposo que ele se acha preso na cadeia ha mais de um ano sem lhe atender requerimento algum.

Entre seus filhos:

3-9-1 Maria da Cunha Pontes, com 8 anos em 1750. Aos 12-06-1766 casou com João Alves Nogueira, filho de Manoel Alveres Nogueira e Rosa Rodrigues de Siqueira, neto paterno de João Rodrigues Nogueira e Maria Rodrigues de Escudera, neto materno de Miguel Rodrigues Carassa e Izabel de Araujo, família “Antonio Alvares Couceiro”.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. aos 12-06-1766 João Alz Nogueira, f.l. Manoel Alveres Nogueira e Rosa Rodrigues de Siqueira, np João Rodrigues Nogueira e s/m Maria Rodrigues de Escudera, nm Miguel Rodrigues Carassa e s/m Izabel de Araujo nts de S. Paulo = cc Maria da Cunha, f.l. Andre da Cunha Pontes e Josefa Pinheira nts de mogi das Cruzes, np de Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes, nm Francisco Pinheiro Cardoso e Leonor Correa

 

3-9-2 José, com 3 anos em 1750. José da Cunha Pontes aos 09-05-1775 casou com Ana Antonia Eufrasia, exposta.

Guarulhos, SP matr -aos 09-05-1775 nesta matriz test.: Salvador da Cunha Pontes e Antonio Pires Monteiro, ambos casados e fregueses desta. José da Cunha Pontes, n. da vila de Mogi e fregues desta, f. Andre da Cunha Pontes e Josefa Pinheira, ambos naturais da vila de Mogi = cc Ana Antonia Eufrasia natural da cidade de S. Paulo e freguesa desta dita freguesia, filha de pais incognitos e exposta em, casa de Antonio Frazão e criada em casa de Leuterio Ferreira Pita.

         Em 1786, viúvo, José tirou provisão para se casar com Rosa de Meira do Prado, filha de José de Meira do Prado e Ana Maria de Oliveira - família João Missel Gigante, neste site.

3-10 Sebastião da Cunha Pontes (também Sebastião Sutil) aos 08-10-1732 casou com Ana Rodrigues Barbosa, filha de Domingos Barbosa Calheiros e Maria Paes, família “Antonio Alvares Couceiro”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 08-10-1732 Sebastião da Cunha Pontes, f. Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes = cc Ana Rodrigues Barbosa, f. Domingos Barbosa Calheiros e Maria Paes.

          Sebastião faleceu em 12-06-1739 e foi inventariado em 06 de outubro do mesmo ano. Compareceram 3 filhos de seu casal: Izabel, 5 = Maria, 3 = Jose, um ano. A viúva casou segunda vez aos 18-02-1744 com Miguel Rodrigues Carassa, filho de João Rodrigues Carassa e Ana Rodrigues de Siqueira e viúvo de Izabel de Araújo.

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes (pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette)

Sebastião Sutil, casado com Ana Rodrigues Barbosa

Autos 06-10-1739

Inventariante a viuva Ana Rodrigues Barbosa.

Falecera sem testamento aos 12-06-1739. Somente fora casado com ela. Filhos: Izabel, 5 = Maria, 3 = Jose, um ano.

 

Titulo dos Filhos: Izabel, 5 = Maria, 3 = Jose, um ano

Curadoria: Domingos Barbosa

Casou-se Ana Rodrigues Barbosa com Miguel Rodrigues Caraça e deu fiança. Fiador Domingos Fernandes de Oliveira.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 18-02-1744 Miguel Rodrigues, f.l. João Rodrigues Carassa e ---na Rodrigues de Siqueira, viuvo de Izabel de Araujo = cc Ana Rodrigues Barbosa, f.l. Domingos Barbosa e Maria Paes, viuva de Sebastião da Cunha, nts desta freguesia.

 

Entre os filhos de Sebastião e Ana:

3-10-1 Izabel da Cunha Pontes aos 30-06-1759 casou com João Rodrigues Furtado, filho de Garcia Rodrigues Velho e Teresa Ribeira da Silva, neto paterno de Pedro Lamin natural de Jacarei e Izabel Rodrigues, natural da vila de Santos, neto materno de Miguel Ribeiro Furtado (ou da Silva) e Maria (ou Domingas) Moreira, naturais de Santo Amaro.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr - aos 30-06-1759 nesta igreja e testemunhas Joseph Barbosa de Lima Paes, solteiro e Joseph de Camargo Paes, solteiro, fregueses da cidade. João Rodrigues Furtado, f.l. Garcia Rodrigues Velho e Tereza Ribeira, natural da vila de Mogi das Cruzes, neto paterno de Pedro Lamim e Izabel Rodrigues, esta natural da vila de Santos e ele natural da vila de Jacarei, e pela materna de Miguel Ribeiro Furtado, natural de Santo Amaro e Maria Moreira natural de Santo Amaro = cc Izabel da Cunha Pontes, f.l. Sebastiãon Sutil da Cunha e Ana Rodrigues Barbosa naturais da vila de Mogi das Cruzes, neta paterna de Manoel da Cunha Lobo natural de Mogi das Cruzes e Izabel de Pontes natural de Mogy, e pela materna de Domingos Barbosa natural desta freguesia e Maria Paes natural desta freguesia.

3-10-2 Maria, com 10 anos em 1747. Maria Rodrigues Barbosa aos 09-07-1759 casou com Bartolomeu Bueno de Freitas, filho do Sargento Mor Domingos Lopes de Camargo e Maria Bueno de Lima, neto paterno de João Lopes de Lima e Gabriela Ortiz de Camargo, neto materno de Bartolomeu Bueno de Azeredo e Mariana de Freitas.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. aos 09-07-1759 nesta igreja Bartolomeu Bueno de Freitas n. da freg. de Nazare, f.l. Sarg. Mor Domingos Lopes de Camargo n. de Nazare e Maria Bueno de Lima n. de Jaguari, np João Lopes de Lima n. de Nazare e Gabriel(sic) Ortiz de Camargo n. da cidade e pela materna de Bartolomeu Bueno de Azeredo e Mariana de Freitas naturalidades não sabe = cc Maria Rodrigues Barbosa n. de Mogi das Cruzes, f.l. Sebastião da Cunha Pontes e Ana Rodrigues Barbosa nts. de Mogi das Cruzes, np Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes nts de Mogi das Cruzes e pela materna de Domingos Barbosa e Maria Paes de Assunção nts da vila de Mogi e am,bos fregueses desta.

3-10-3 José Rodrigues Barbosa com 8 anos em 1747. Faleceu aos 16-11-1773, solteiro.

Guarulhos, SP obitos - aos 16-11-1773 no bairro de N. Sra da Ajuda faleceu Jose Rodrigues Barbosa, solteiro, de idade 26 anos pouco mais ou menos, natural e fregues desta, f.l. Sebastião da Cunha Pontes e Ana Rodrigues Barbosa, já defuntos.

 

3-11 Antonio da Cunha Pontes aos 18-02-1727 casou com Maria Rodrigues Barbosa

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 18-02-1727 Se receberam sem impedimento Antonio da Cunha Pontes e Maria Rodrigues Barbosa, test.: Diogo Vaz Pinto e Manoel Vaz de Oliveira.

 

          Alem dos filhos citados na GP (SL. 5, 123, 4-9), Antonio e Maria tiveram: Joana Francisca de Jesus abaixo descrita

3-11-1 Josefa da Cunha Pontes aos 19-02-1743 casou com Antonio Ferreira Leme. Geração em SL. 5, 123, 5-1

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 19-02-1743 capela Sra Ajuda, Antonio Ferreira Leme, f.l. Jorge Ferreira Leme e Izabel da Cunha Mac[---] fregueses da cidade de S. Paulo = cc Josefa da Cunha Po[---], f.l. Antonio da Cunha Pontes e Maria Rodrigues Barbosa, estes nts e moradores desta.

Antonio Ferreira Leme era irmão de Tomé Ferreira (em 3-11-3), filhos de Izabel da Cunha Maciel e Jorge Ferreira Leme natural do Porto-PT e falecido em Mogi das Cruzes em 12-09-1766.

Mogi das Cruzes, SP obitos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 12-09-1766 faleceu Jorge Ferreira Leme, viuvo de Izabel da Cunha, natural da cidade do Porto e morador nesta vila, de idade de 80 anos pouco mais ou menos.

3-11-2 Ângela da Cunha Pontes batizada em Mogi das Cruzes aos 09-03-1730. Em Guarulhos aos 18-04-1751 casou com Inácio Rodrigues da Cunha, batizado na Capela de São Gonçalo de Ibituruna da Comarca de São João del Rei-MG, filho de Francisco Gonçalves da Cunha e Ana Maria de Siqueira.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 09-03-1730 Angela, f.l. Antonio da Cunha Pontes e Maria Rodrigues Barbosa, padr.: Simão Vaz Pinto e Andre Aire.

 

ACMSP – Dispensas Matrimoniais, ano 1751, vol 313. LDS Imagem 75

24-03-1751

Ignacio Roiz da Cunhaf Fº legº de Frcº Gls’ da Cu—e sua mulher Anna Maria de Syqrª naturais da Vila de São João del Rey do Bispado de Mariana quer se cazar com Angela da Cunha Pontes precisa justificar seu batismo na Igreja de São (borrado) da Bitturuna  sendo padrinhos Antonio Ro(borrão)

Testemunhas

Manoel Barbosa Lima, casado, natural da Vila de Sabará e morador em Conceição dos Guarulhos, 40 anos. Disse que ele não sabia nada do batismo mas conhecia o Padre Antonio Alz’ Coelho que emitiu a certidão de Banhos.

Jose da Cunha, solteiro, natural de São João del Rei, assistente em N Sra da Ajuda, vive de conduzir tropas, 32 anos. Sabe que o orador foi batizado na capela de S Gonçalo de Bituruna, comarca de São João del Rei. Sendo pafrinhos Antonio Rodrigues da Luz e Catharina Rodrigues da Luz.

Miguel Barbosa, solteiro, nat de Ouro Preto. Sabe que o orador foi batizado pelo Padre Manoel de Tal religioso do Carmo haverá 21 ou 22 anos.

Angela da Cunha Pontes filha leg de Antonio da Cunha Pontes e Maria Roiz Barbosa batizada na Capella de Nossa Senhora da Ajuda freguesia de N Sra da Conceição distrito da Vila de Mogy. Fregueses de N Sra da Conceição de Guarulhos.

 

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição. Aos 18-04-1751 nesta igreja de N. Sra da Conceição dos Guarulhos, testemunhas Joam Domingues do Prado e Cap. Francisco Ferreira de Araujo. Inacio Rodrigues da Cunha, f.l. Francisco Gonçalves da Cunha e Ana Maria de Siqueira, n. da vila e freguesia de S. João del Rei bispado de Mariana = cc Angela da Cunha Pontes, f.l. Antonio da Cunha Pontes e Maria Rodrigues Barbosa, n/b na vila de Mogi das Cruzes e ambos moradores e fregueses desta freguesia.

Ângela e Inácio foram moradores em S. João del Rei onde encontramos os filhos:

3-11-2-1 Maria Barbosa de Jesus na capela do Bom Sucesso aos 01-03-1779 casou com Venancio Leite de Oliveira, filho de Inácio Rodrigues da Cunha e Angela da Cunha Pontes. Geração na família “Francisco Leite de Oliveira”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 01-03-1779 Venancio Leite de Oliveira, n. freg. S. Francisco das Chagas de Taubate, f.l. Francisco Leite de Oliveira e Maria Martins de Jesus = cc Maria Barbosa de Jesus, da freg. Conceição dos Guarulhos Bispado de S. Paulo, f.l. Inacio Rodrigues da Cunha e Angela da Cunha Portes(sic), test.: Manoel Alves Mendes e Teodosio Rodrigues de Lima.

3-11-2-2 Francisco, em 27-04-1763.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição aos 27-04-1763 Francisco, f.l. Inacio Rodrigues da Cunha e Angela da Cunha Pontes, padr.: Custodio Machado e Maria Angela Teixeira.

3-11-2-3 Francisca das Chagas em 03-02-1765. Aos 18-02-1794 casou com Manoel Dias de Castro, batizado em 02-12-1751, filho de Sebastião Dias de Castro e Escolástica Ribeiro Rodrigues.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição aos 03-02-1765 Francisca, f.l. Inacio Rodrigues da Cunha e Angela da Cunha Pontes, padr.: Jose da Mata e Ana Maria Freire.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 18-02-1794 Manoel Dias de Castro, desta, f.l. Sebastião Dias de Castro e Escolastica Ribeiro = cc Francisca das Chagas, desta, f.l. Inacio Rodrigues da Cunha e Angela da Cunha Pontes, test.: Padre Francisco da Costa Dias e Ten. Lourenço de Souza Barbosa.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 02-12-1751 Manoel, f.l. Sebastião Dias Castro e Escolastica Ribeiro Rodrigues, padr.: Frutuoso Rodrigues, solteiro e Maria da Assunção, viuva.

3-11-2-4 Custódia Maria do Sacramento batizada em 20-07-1766. Aos 28-05-1787 casou com Joaquim José da Cunha, batizado em 16-10-1763.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição aos 20-07-1766 Custodia, f.l. Inacio Rodrigues da Cunha e Angela da Cunha Pontes, padr.: Alf. Domingos da Costa Guimarães e Rosa dos Santos.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. da Ibituruna aos 28-05-1787 Joaquim Jose da Cunha, desta, f.l. Antonio da Cunha Barbosa e Inacia Rosa de Oliveira = cc Custodia Maria do Sacramento, desta, f.l. Inacio Rodrigues da Cunha e Angela da Cunha Pontes, test.: Cap. Brito da Costa e Manoel Ribeiro de Mattos.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 16-10-1763 Joaquim, f.l. Antonio da Cunha Barbosa e Inacia Rosa de Oliveira, padr.: Domingos Dias Santos e Teresa Maria da Conceição.

          Joaquim José era filho de Antonio da Cunha Barbosa, natural da freguesia de S. Tomé Arc. Braga e Inácia Rosa de Oliveira natural de S. João del Rei onde casaram em 17-01-1757, neto paterno de Felix da Cunha e Benta da Costa, neto materno de João da Silva Veloso e Catarina de Oliveira naturais da cidade de Braga-PT, estes pais tambem de Agueda Maria da Silva casada com Antonio Francisco da Silveira (família “Amaro da Silveira”.

          Entre os inúmeros irmãos de Joaquim José citamos Ana e Teresa:

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 17-01-1757 [danificado o fim da pg e o topo do verso] f.l. Felix da Cunha e Benta da Costa = cc Inacia Rosa de Oliveira, natural desta freguesia, f.l. João da Silva Veloso e Catarina de Oliveira, ambos da cidade de Braga-PT.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 18-06-1767 Ana, f.l. Antonio da Cunha Barbosa, da freg. S. Tome Arc. Braga e Inacia Rosa de Oliveira, desta, np Felis Cunha e Benta da Costa, nmaterno João Silva Veloso, do Arc. Braga e Catarina de Oliveira, do Arc. Braga,  test.: João Martins Ramalho e s/m Maria de Jesus.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna em 1769 Teresa, f.l. Antonio da Cunha Barbosa, de S. Tome do Vale Arc. Braga e Inacia Rosa de Oliveira, de S. João del Rei, np Felis da Cunha e Benta da Costa, da mesmas freguesia de S. Tome, nmaterno de João da Silva Veloso e Catarina de Oliveira, ambos da cidade de Braga, padr.: Manoel Martins Ramalho, solteiro e Eufrasia Maria da Assunção cc Custodio Pereira Pacheco.

3-11-2-5 Joaquim, batizado em 15-05-1768.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição aos 15-05-1768 Joaquim, f.l. Inacio Rodrigues da Cunha e Angela da Cunha Pontes, padr.: Manoel Correa de Oliveira e Ana Felicia de Jesus.

3-11-2-6 Manoel Rodrigues da Cunha casou duas vezes. Aos 05-02-1802 com Ana Bernarda de S. José, filha de Manoel da Silva Lima e Margarida Maria de Jesus, família “Antonio Borges”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 05-02-1802 Manoel Rodrigues da Cunha, desta, f.l. Inacio Rodrigues da Cunha e Angela da Costa(sic) = cc Ana Bernarda de S. Jose, desta, f.l. Manoel da Silva Lima e Margarida Maria de Jesus, test.: Antonio Rodrigues da Costa e Antonio Jose de Carvalho

          Segunda vez aos 29-11-1810 com Esméria Joaquina de São José, filha natural de Francisca Pires de Moraes.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas. Aos 29-11-1810 na capela do Bom Sucesso test.: Domingos Pinto da S.ª Guedes e João Machado de Santa Ana. Manoel Rodrigues da Cunha, f.l. Inacio Rodrigues da Cunha e Angela da Cunha Pontes, viuvo de Ana Bernarda = cc Esmeria Joaquina de São Jose, n/b na capela acima, f. natural de Francisca Pires de Moraes.

 

Manoel e Ana Bernarda tiveram, q.d.:

3-11-2-6-1 Antonio, batizado em 19-01-1804

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 19-01-1804 Antonio, f.l. Manoel Rodrigues da Cunha e Ana Bernarda de S. Jose, padr.: Francisco Rodrigues da Costa e Ana Teresa de Jesus.

 

Manoel e Esméria tiveram, q.d.:

3-11-2-6-2 Ana, batizada em 06-10-1811

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 06-10-1811 Ana, f.l. Manoel Rodrigues da Cunha e Esmeria Joaquina de S. Jose, padr.: Alf. João Alves dos Santos e s/m D. Ana Josefa do Nascimento.

3-11-2-6-3 Joana, em 01-12-1813.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 01-12-1813 Joana, f.l. Manoel Rodrigues da Cunha e Esmeria Joaquina de S. Jose, padr.: Capelão Francisco Barbosa da Cunha e D. Izabel Joaquina de S. Jose cc Alf. João Antonio da Silva

3-11-2-6-4 Maria, em 12-10-1817.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 12-10-1817 Maria, f.l. Manoel Rodrigues da Cunha e Esmeria Joaquina de S. Jose, padr.: Alf.João Antonio de Souza e Ana Francisca.

3-11-2-6-5 Antonia, em 06-04-1819.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 06-04-1819 Antonia, f.l. Manoel Rodrigues da Cunha e Esmeria Joaquina de S. Jose, padr.: Jose Dias de Oliveira e Emerenciana Candida do Amor Divino.

3-11-2-6-6 Manoel, em 23-07-1820

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 23-07-1820 Manoel, f.l. Manoel Rodrigues da Cunha e Esmeria Joaquina de S. Jose, padr.: Alf. João Antonio da Silva e Izabel Joaquina de S. Jose.

3-11-2-6-7 Antonia, em 21-11-1821.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 21-11-1821 Antonia, f.l. Manoel Rodrigues da Cunha e Esmeria Joaquina de S. Jose, padr.: Antonio Rodrigues da Costa e Francisca de Paula.

3-11-2-6-8 Joaquim, en 03-08-1823.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 03-08-1823 Joaquim, f.l. Manoel Rodrigues da Cunha e Esmeria Joaquina de S. Jose, padr.:Antonio Nogueira e Maria Antonia.

 

3-11-3 Izabel (da Cunha) de Pontes aos 10-06-1752 em Guarulhos casou com Tomé Ferreira (Leme), filho de Jorge Ferreira Leme e Izabel da Cunha, já citados em 3-11-1. Geração em SL. 5, 124, 5-3

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição. Aos 10-06-1752 nesta igreja de N. Sra da Conceição dos Guarulhos, testemunhas Rodrigo Antonio da Silva Pereira e João Rodrigues Nogueira . Tome Ferreira, f.l. Jorge Ferreira Leme e Izabel da Cunha, naturais e moradores na vila de Santa Ana das Cruzes de Mogi = cc Izabel de Pontes, f.l. Antonio da Cunha Pontes e Maria Rodrigues Barbosa, naturais desta freguesia.

3-11-4 Margarida da Cunha Pontes aos 25-01-1765 casou com o viúvo Isidoro Leite de Siqueira, filho do Cap. Mor José Leite de Siqueira e Angela Fernandes Lamin (ou Rodrigues Lamin), neto paterno de Antonio de Siqueira Bayão ou Caldeira e Luzia Moreira, naturais de Mogi das Cruzes, neto materno de Pedro Lamin e Maria Fernandes, naturais de Mogi das Cruzes, família “Lamin”.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição. Aos 25-01-1765 nesta igreja de N. Sra da Conceição dos Guarulhos, testemunhas Manoel da Cunha Lobo e Pedro da Cunha de Macedo. Izidoro Leite de Siqueira, viuvo de Ana das Cruzes, filho leg. do Cap Mor Jose Leite de Siqueira e Angela Fernandes, npaterno de Antonio de Siqueira Bayão natural de Mogi das Cruzes e s/m Luzia Moreira tambem de Mogi das Cruzes, neto materno Pedro Lamin e s/m Maria Fernandes naturais de Mogi das Cruzes = cc Margarida da Cunha Pontes, f.l. Antonio da Cunha Pontes e Maria Rodrigues Barbosa, neta paterna de Manoel da Cunha Lobo e de s/m Izabel de Pontes, neta materna de Simão Vaz Pinto e s/m Josefa Ribeira naturais desta freguesia. Naturaes os contraentes de Mogi das Cruzes.

 

         Isidoro casou primeira vez aos 06-07-1750 em Mogi das Cruzes com Ana das Cruzes, filha de Salvador da Cunha Gago e Maria de Siqueira. Geração na família supra citada.

 

3-11-5 Joana Francisca de Jesus, natural de Conceição dos Guarulhos-SP. Em Carrancas aos 14-02-1774 casou com Teodosio Rodrigues de Lima, natural de Pitangui-MG, filho de Belchior Homem e Luzia Leme Furquim.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-02-1774 Teodósio Rodrigues de Lima, f.l. Belchior Homem e Lusia Leme Furquim, n/b na freg. de N. Sra da Piedade de Pitangui; = cc. Joana Francisca de Jesus, n/b na freg. N. Sra da Ajuda filial da matriz de N. Sra da Conceição dos Guarulhos bispado de S. Paulo, f.l. Antonio da Cunha Pontes e Maria Rodrigues Barbosa. Os contraentes fregueses desta freguesia, e antes de se casarem tiveram um filho por nome Alexandre batizado aos 02-01-1771 pelo Padre Anacleto Pereira da Silva na capela de N. Sra do Bom Sucesso de tras da serra filial da matriz de S. João del Rei, do qual foram padrinhos Agostinho Antonio Fragoso e Joana Maria de Jesus.

         Teodosio casou segunda vez. em S. São João del Rei aos 21-02-1789, com Cecília Maria de Jesus, filha de João Botelho de Siqueira e Jacinta Ribeira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 21-02-1789 na capela do Bom Sucesso filial desta matriz de S. João del Rei. Theodio(sic) Rodrigues Lima, f.;l. Melchior Homem Tavora(sic) e Luzia Lem--- ----quim, natural e batizado na vila de Pitangui e viuvo de Joana Francisca de Jesus = cc Cecilia Maria de Jesus, f.l. João Botelho de Siqueira e Jacinta Ribeira, n/b nesta freguesia. Test.: Franmcisco da Costa e Francisco Jose da Silva.

 

Joana e Teodosio tiveram os filhos, q.d.:

3-11-5-1 Alexandre, batizado em 02-01-1771. Legitimado pelo subsequente matrimônio dos pais: “Os contraentes fregueses desta freguesia, e antes de se casarem tiveram um filho por nome Alexandre batizado aos 02-01-1771 pelo Padre Anacleto Pereira da Silva na capela de N. Sra do Bom Sucesso de tras da serra filial da matriz de S. João del Rei, do qual foram padrinhos Agostinho Antonio Fragoso e Joana Maria de Jesus.

3-11-5-2 Maria, em 02-01-1774

Lavras, MG Igreja Santana aos 02-01-1774 nesta matriz bat a Maria, filha legitima(sic) Teodosio Rodrigues Lima e Joana Francisca, padr.: João Antunes de Sa e Izabel Maria de Arão mulher de Antonio da Silva Pereira.

3-11-5-3 Romana, em 29-01-1777.

Lavras, MG Igreja Santana aos 29-01-1777 nesta matriz nat a Romana, f.l. Teodozio Rodrigues Lima e Joana Francisca, padr.: Cap. Romão Fagundes do Amaral e s/m D Maria Jose da Encarnação.

 

 

3-12 Pedro da Cunha Pontes casou com Domingas Rodrigues Machada, batizada em 19-01-1727 e filha de Manoel Rodrigues de Oliveira e Izabel Machada

RMJ Dispensas Matrimoniais - ACMSP ano 1740  4-12-79

Pedro da Cunha Pontes e Domingas Rodrigues Machada

Ele filho de Manoel da Cunha Lobo e sua mulher Iza- de Pontes moradores na villa da Senhora Santa Anna das Cruzes de Mogim

Ela filha de Manoel Roiz de Oliveira e Izabel Machada moradores em São Paulo.

Livro de Batizados da Se de São Paulo - 19-01-1727 batizou Domingas filha de Mel Roiz de Olivrª e sua mer Izabel Machada. Padrinhos: Francisco Machado e Domingas Cardosa.

          Pedro foi inventariado em Mogi em 18-02-1788. Compareceram 14 filhos:

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes - (pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette)

Pedro da Cunha Pontes

Inventariante Felix da Cunha Machado, seu filho

Autos aos 18-02-1788

Faleceu abintestado deixando um apontamento e os bens que se acham neste termo.

Titulo dos herdeiros:

Izabel da Cunha Machado cc Jose Correa das Neves

Inacio da Cunha Machado cc Mariana Nobre dos Anjos

Antonio Mariano da Cunha cc Gertrudes Leme

Francisco da Cunha Machado, solteiro de maior

Jose Rodrigues da Cunha, cc Ana Rosa da Assuncão

Mariana da Cunha Machado cc Bernardo Nobre de Almeida

Custodia da Cunha Machado, solteiro 32 anos

Angelica da Cunha Machado solteira de 30 anos

Felix Joaquim da Cunha, solteiro de 28 anos

Maria da Cunha Machado, solteira de 27

Ana da Cunha Machado, cc Francisco Nobre da Luz

Manoel da Cunha Machado solteiro, 26 anos

Joana da Cunha Machado, solteira, 25 anos

Luiz da Cunha Machado cc Gertrudes da Cunha Portes

 

Em 26-03-1788 compareceram os herdeiros deste inventario:

Jose Correa das Neves por cabeça de Izabel da Cunha

Inacio da Cunha Machado

Antonio Mariano da Cunha

Jose Rodrigues da Cunha

Bernardo Nobre de Almeida por cabeça de Mariana da Cunha

Custodia da Cunha,

Angelica da Cunha

Felix Joaquim da Cunha

Maria da Cunha

Francisco Nobre da Luz por cabeca de Ana da Cunha

Manoel da Cunha Machado

Joana da Cunha

Luiz da Cunha Machado

E disseram que nada interessava da presente herança, porquanto o que lhe daria alguma pequena era os tres necios dotes dos herdeiros dotados (Bernardo Nobre, Francisco Nobre e Jose Correa das Neves). (....) e davam-se por satisfeitos de que se pusesse perpetuo silencio neste inventario ficando cada dotado com o que tivesse e os mais com o que se acham para entre si ratearem.

 

Diz Luiz da Cunha Machado, morador no termo desta vila, que ele se acha contratado para se casar com Gertrudes da Cunha Porte, f.l. de Antonio(sic) da Cunha Portes e sua mulher Rosa Maria; e o suplicante e f.l. do falecido seu pai Pedro da Cunha Pontes e Domingas Rodrigues Machada. E como é branca de sua iguala por isso pede alvara para se poder casar.  22-03-1788

 

3-13 Salvador da Cunha Pontes aos 27-05-1732 casou com Izabel Fernandes Paes, filha de Domingos Barbosa Calheiros e Maria Paes, família “Antonio Alvares Couceiro”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 27-05-1732 Salvador da Cunha Pontes, f. Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes = cc Izabel Fernandes Paes, f. Domingos Barbosa Calheiros e Maria Paes.

          Segunda vez aos 24-12-1787, Salvador casou com a viúva Izabel Correa Aranha.

Guarulhos,.SP Igreja N. Sra da Conceição. Aos 24-12-1787 nesta matriz e testemunhas Manoel Pereira de Magalhães, casado e fregues de Mogi das Cruzes, e Simão Antonio dos Reis, casado e fregues desta freguesia. Salvador da Cunha Pontes, fregues desta e morador no bairro da capela, viuvo de Izabel Fernandes Paes sepultada nesta matrtiz = cc Izabel Correa Aranha, freguesa de Mogi das Cruzes, viuva de João da Silva Cravo sepultado na capela de Santo Alberto de Mogi das Cruzes.

          Izabel Correa Aranha, filha de Manoel de Siqueira Aranha e Domingas Correa, neta paterna de Domingos Pedroso e Ana Lamim, neta materna de Francisco Martins e Ana de Torres foi casada primeira vez com João de Oliveira e segunda vez aos 09-05-1769 com João da Silva Cravo, viúvo de Maria de Siqueira e filho de Pascoa Pinheira - família “Siqueira Aranha”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 09-05-1769 João da Silva Cravo, n. desta, f. de Pascoa Pinheira, viuvo de Maria de Siqueira = cc Izabel Correa Aranha, f.l. Manoel de Siqueira Aranha e Domingas Correa, viuva de João de Oliveira, neta paterna Domingos Pedroso e Ana Lamim, nm Francisco Martins e Ana de Torres. Test.: Salvador de Siqueira Aranha, solteiro filho de Manoel de Siqueira Aranha e Domingas Correa, e Angelo Pereira de Alvarenga cc Rosa

3-14 João da Cunha, casado em 1748. Faleceu em 26-01-1775 e deixou viúva Francisca Nobre.

Guarulhos, SP obitos - aos 26-01-1775 faleceu João da Cunha Pontes natural e fregues desta de idade de 50 anos pouco mais ou menos cc Francisca Nobre.

 

4- Maria de Pontes em Nazaré Paulista aos 15-11-1687 casou com Francisco Rodrigues Cardoso, filho de Gaspar Vaz Cardoso e Izabel Rodrigues, família “Gaspar Vaz Guedes”.

Nazaré Paulista, SP igreja N. Sra de Nazaré (Francisco Rodrigues e Maria de Pontes). Aos 15-11-1687 Francisco Rodrigues, f.l. Gaspar Vaz Cardoso e Izabel Rodrigues = cc Maria de Pontes, f.l. Salvador de Pontes e Izabel Subtil(sic), todos nts de S. Paulo e moradores desta freguesia de Nazaré. Test.: Pedro de Souza e João Amaro.

Maria e Francisco tiveram os filhos batizados em Nazaré e em Guarulhos, q.d.:

4-1 Salvador, em Nazaré Paulista aos 15-08-1688.

Nazaré Paqulista, SP igreja n. Sra de Nazaré aos 15-08-1688 bat Salvador, f.l. Francisco Rodrigues Cardoso e Maria de Pontes, padr.: Gaspar Vaz Cardoso e Izabel Ribeira.

4-2 João, em 26-12-1689.

Nazaré Paulista, SP igreja n. Sra de Nazaré aos 26-12-1689 bat João, f.l. Francisco Rodrigues Cardoso e Maria de Pontes, padr.: Alvaro Barreto e Margarida da Affonseca.

4-3 Feliciano, batizado em 08-09-1691.

Nazaré Paulista, SP igreja n. Sra de Nazaré aos 08-09-1691 bat. Feliciano, f.l. Francisco Rodrigues e Maria de Pontes, padr.: Alvaro Barreto e a mulher de Salvador de Pontes

4-4 Antonio de Pontes Cardoso, batizado em Guarulhos aos 21-12-1692. Foi o primeiro marido de Ana Maria de Camargo, filha de Antonio de Siqueira Mendonça e Maria Pedroso Correa (SL. 7º, 487, 3-3)

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 21-12-1692 bat. Antonio, f.l. Francisco Roiz Cardoso e Maria de Pontes, padr.: Marceliano Pinheiro e Catherina Ribeira.

          Alferes Antonio faleceu em Conceição de Guarulhos em 20-03-1737 e Ana Maria casou segunda vez com Francisco de Borja Xavier, viúvo de Maria do Prado falecida em Mogi das Cruzes em 27-11-1728. Ascendência e geração deste primeiro matrimônio de Francisco na família Martim do Prado e Antonia de Soveral, neste site.

11-01-1738 Justificação Francisco Borja Xavier

Quer casar Francisco de Borja Xavier, viuvo de Maria do Prado, filho de Pedro de Barros e s/m Josefa Roiz, ja defuntos, natural da cidade do Rio de Janeiro e fregues desta vila = com Ana Maria de Camargo, viuva de Antonio de Pontes Cardoso, f. de Antonio de Siqueira de Mendonça e de s/m Maria Pedrosa, ja defuntos, freguesa da freguesia da Conceição dos Guarulhos

 

Matriz de S. Ana das Cruzes - Livro dos defuntos: aos 27-9bro-1728 faleceu Maria do Prado mulher de Francisco de Borja Xavier, esta enterrada no Convento do Carmo; não fez testamento. Mogi Dezembro de 1737.

Freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos: livro dos assentos dos defuntos: aos 20-03-1737 faleceu o Alferes Antonio de Pontes Cardoso, subitamente e foi enterrado nesta igreja. Conceição 01-01-1738.

 

        Faleceu Ana Maria em 11-05-1758 com testamento feito na paragem Tapeti, distrito de Mogi das Cruzes em 10-06-1750. Foi inventariada por seu segundo marido Francisco de Borja Xavier. Sem geração do segundo, pois a única filha Josefa já era falecida.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 11-05-1758 fal. Ana Maria de Camargo cc Francisco de Borja Xavier

 

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes (pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette):

Ana Maria de Camargo, viúva de Antonio de Pontes Cardoso e ao depois casada com Francisco de Borja Xavier

 

Carta Precatoria da cidade de S. Paulo para o Juiz de Orfaos da vila de Mogi.

Faleceu Ana Maria de Camargo viuva de Francisco de Borja deixando bens e tendo filhos orfãos menores e como de antes foi cc Antonio de Pontes Cardoso na freg. da Conceição termo dessa cidade, por seu falecimento se fez inventario sendo inventariante a dita defunta como viuva e deu por tutor e curador dos orfãos o Cap. Bento de Siqueira Pedroso.

 

testamento 10/06/1750 na paragem Tapeti, distrito de Mogi. Ana Maria de Camargo.

Testamenteiros: meu genro Jose Pedroso Barbosa e a meu genro Cap. Luiz da Costa de Vasconcellos e a Domingos Fernandes da Cruz.

Sou natural de N. S. da Conceição, termo da cidade de S. Paulo, fl. de Antonio de Siqueira e Maria Pedrosa

Fui casada 1º com Antonio de Pontes Cardoso - tivemos 8 filhos (4 fêmeas e 4 machos): Antonio, Pantaleão, Francisco, Salvador, Francisca, Benta, Arcangela, Maria.

Fui c2c Francisco de Borja Xavier e somos moradores e fregueses desta vila e tivemos uma filha cuja morreu.

Declaro mais que dos bens que o dito meu  marido possui não sei deles, por ele viver apartado da minha companhia ha varios anos e só declaro que a cerca de ano recebeu o dito meu marido do Rio de Janeiro a legitima de seu pai.

(no texto) Minha filha Arcangela Pedrosa cc Cap. Luiz da Costa de Vasconcellos = Maria cc Luiz Cordeiro da Maia = Em poder de meu genro Jose Pedroso Barbosa se acha um escravo. Meu cunhado Miguel Rodrigues do Prado =  meu filho mudo por nome Salvador =

Cumpra-se aos 11-05-1758

 

Autos do inventario: 28-08-1758

Inventariante: o viuvo cabeça de casal Franciso de Borja Xavier.

Faleceu com testamento aos 11-05-1758 e fora casada duas vezes. Primeira com Antonio de Pontes Cardoso, oito filhos. Segunda vez com ele inventariante e tiveram uma filha ja defunta, por nome Josefa.

 

Titulo dos filhos do primeiro matrimonio:

Antonio de maior que se acha ausente

Pantaleão Pedroso de Pontes, emancipado, solteiro e habilitado

Francisco, menor

Salvador, menor e mudo

Francisca Xavier Pedrosa cc Jose Pedroso Barbosa

Benta Cardosa de Camargo cc João Pedroso Barbosa

Arcangela Pedrosa de Camargo cc Cap. Luiz da Costa de Vasconcellos

Maria Pedrosa de Pontes cc Luiz Cordeiro da Maia

 

-Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes:

Ana Maria de Camargo

sem capa - mutilado

Pertencente ao inventario da defunta Ana de Camargo mulher que foi de Francisco de Borja Xavier

 

17-12-1759 termo

Jose Martins Barroso depositario de 32.730 rs

 

Carta Precatoria de S. Paulo para Mogi

Dos bens da defunta Ana Maria de Camargo, viuva que ficou de Antonio de Pontes Cardoso.

 

Geração de Antonio de Pontes Cardoso e Ana Maria em descrita em SL. 1, 127, 3-4, entre eles:

4-4-6 Arcangela Pedrosa de Camargo aos 25-02-1743 casou com Luiz da Costa de Vasconcellos, viuvo de Izabel da Cunha Neves, filho de Jorge da Costa Pina e Mariana Freire de Vasconcellos, família “Godoys” neste site.

4-4-8 Maria Pedrosa de Pontes em maio de 1747 casou com Luiz Cordeiro da Maia, filho de Verissimo Cordeiro de Vasconcelos e Domingas Moreira. Geração na família “Godois” neste site.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos deza--- de maio 1747 Luiz Cordeiro Maia, f.l. Verissimo Cordeiro de Vasconcelos e Domingas Moreira = cc Maria Pedrosa de Pontes, f.l. Antonio de Pontes Cardoso e Ana Maria de Camargo, todos nts e moradores desta.

4-5 Izabel, batizada em 12-03-1694. Izabel de Pontes Cardosa casou com José Pires de Siqueira. Foram moradores em Prados-MG onde ambos faleceram. José em 24-09-1764 e Izabel em 23-11-1779.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 12-03-1694 bat Izabel, f.l. Francisco Roiz e Maria de Pontes, padr.: Cristovão da Cunha Roiz e Lianor de Siqueira

 

Prados, MG óbitos. Aos 24-09-1764 faleceu Jose Pires de Siqueira marido de Izabel de Pontes. Sepultado nesta matriz.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição obitos - aos 23-11-1779 faleceu Isabel de Pontes, viuva. Sepultada nesta matriz de N. Sra da Conceição dos Prados. Não fez testamento por não haver do que.

Foram filhos do casal, q.d.:

4-5-1 Maria de Pontes aos 12-10-1729 casou com Antonio Martins Nogueira, natural de Santa Cruz de Jovina Bispado do Porto, filho de João Fernandes e Izabel João.

Prados, MG matr. Aos 12-10-1729 nesta matriz Antonio Martins Nogueira, f.l. João Fernandes e Izabel João, natural de Santa Cruz de Jovina Bispado do Porto = cc Maria de Pontes, f.l. Jose Pires de Siqueira e Izabel de Pontes Cardosa, desta freguesia dos Prados. Test.: Domingos Martins, Luiz Marques da Fonseca e Manoel Gonçalves.

 

         Maria faleceu aos 08-02-1748 sem testamento.

Prados, MG igreja N. Sra da Conceição óbitos - aos 08-02-1748 faleceu Maria de Pontes Cardosa mulher de Antonio Martins Nogueira, fregueses de N. Sra da Conceição dos Prados e não fez testamento. Era natural desta dita freguesia, f.l. Joseph Pires de Sequeira e Izabel de Pontes.

         Antonio e Maria tiveram os filhos, q.d.:

4-5-1-1 Rita Maria Nogueira batizada aos 01-05-1731. Em 17-07-1747 casou com Manoel Coelho de Oliveira, natural de Santa Maria de Lodares, Bispado do Porto, filho de Domingos Coelho e Maria Nunes

Prados, MG -. Aos 01-05-1731 nesta matriz bat. Rita, f.l. Antonio Martins Nogueira e Maria de Pontes, padr.: Domingos Martins e Izabel de Pontes mulher de Jose Pires de Siqueira.

 

Prados, MG igreja N. Sra da Conceição matr. - aos 17-07-1747 na matriz e test. Cap. Domingos Martins e Cap. Jose Viçoso. Manoel Coelho de Oliveira, n/b na freguesia de Santa Maria de Lodares, Bispado do Porto, f.l. Domingos Coelho e Maria Nunes = cc Rita Maria Nugueira, n/b nesta freguesia, f.l. Antonio Martins Nugueira e Maria de Pontes Cardosa.

 

          Rita faleceu em 25-02-1792 e Manoel em 04-10 do mesmo ano.

Prados, MG igreja N. Sra da Conceição obitos. Aos 25-02-1792 faleceu Rita Maria mulher de Manoel Coelho, foi sep. dentro desta matriz.

 

Prados, MG igreja N. Sra da Conceição obitos - aos 04-10-1792 faleceu Manoel Coelho de Oliveira sep. dentro desta matriz.

Rita e Manoel tiveram, q.d.:

4-5-1-1-1 José, batizado em Prados aos 25-04-1748.

Prados, MG bat 1740-1759 im 112 aos 25-04-1748 nsta matriz bat a Jose, f.l. de Manoel Coelho de Oliveira e de s/m Rita Maria Nogueira fregueses desta dita matriz, foram padrinhos somente o Reverendo Vigario desla João Carneiro de Barros.

4-5-1-1-2 Maria Rita, batizada em 13-07-1751. Casou aos 20-11-1746 com Antonio Lopes Chaves, batizado em 20-11-1746 em Prados, filho de Manoel João de Oliveira e Ana Lopes Chaves, família “João Francisco da Silva”. Manoel João deixou  legados aos cinco filhos do casal: “ Deixo a minha neta Maria, filha de Antonio Lopes 40 mil rs = a minha neta Ana Rita, filha do dito, 70 mil rs =  a meu neto Antonio, filho do mesmo, 40 mil rs = a Rita, filha do dito e minha neta 50 mil rs = a minha neta Leonarda, filha do mesmo, 40 mil rs”.

Prados, MG bat - aos 13-07-1751 bat Maria, f.l. Manoel Coelho e Rita Maria Nogueira, padr.: João Bar da --, de S. João del Rei e madrinha Izabel de Pontes Cardosa.

 

Prados, MG igreja N. Sra da Conceição bat - aos 20-11-1746 nesta paroquial de N. Sra da Conceição dos Prados bat. a Antonio, f.l. Manoel João de Oliveira e Ana Lopes Chaves, padr.: Antonio Martins Leal, solteiro e Catarina da Assunção Xavier, casada por pp ao Revdo Padre Manoel Gomes da Costa. Todos moradores nesta freguesia.

Antonio Lopes Chaves faleceu em 09-03-1793, com testamento redigido em Prados aos 07-03-1793, casado segunda vez com Joana Teresa da Guerra. Segundo declarou, não teve geração da segunda mulher, porém teve quatro filhos da primeira (testamento neste site):

4-5-1-1-2-1 Maria, legatária do avô paterno: “Deixo a minha neta Maria, filha de Antonio Lopes 40 mil rs”. Não é citada no testamento paterno.

4-5-1-1-2-2 Antonio Lopes, 1º testamenteiro paterno.

4-5-1-1-2-3 Ana Rita de Jesus, casou duas vezes. Aos 05-07-1780 em S. João del Rei com João da Fonseca Cabral, filho de Manoel da Fonseca Cabral e Izabel da Cruz. Geração na familia “Gonçalo de Almeida Collaço”.

Prados, MG igreja N. Sra da Conceição matr. - aos 05-07-1780 na matriz de S. João del Rei com licença. João da Fonseca Cabral, f.l. Manoel da Fonseca Cabral e Izabel da Cruz, n/b na freguesia da vila de S. Jose = cc Ana Rita de Jesus, f.l. Antonio Lopes Chaves e [danificado] batizada nesta.

          Aos 28-04-1813 casou com Lourenço Pinto, filho de Lourenço Pinto Barbosa e Maria de Jesus Montes, família “Souza-Caldas”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Capela do Rosario aos 28 de Abril de 1813 Lourenço Pinto, f.l. de Lourenço Pinto Barbosa e Maria de Jesus Montes, n/b freg. da vila de Barbacena = Anna Rita de Jesus, viuva que ficou do falecido João de Affonseca Cabral.

          Ana Rita faleceu aos 10-10-1825 e foi sepultada na matriz de Prados.

Prados, MG igreja N. Sra da Conceição obitos - aos 10-10-1825 faleceu Ana Rita mulher de Lourenço Pinto de hidropcia, moradores na freguesia de S. Jose e sem testamento. Sepultada no corpo desta matriz de Prados.

4-5-1-1-2-4 Rita Antonia de Nazare aos 18-11-1807 casou com Manoel Gonçalves Monte, filho do Ten. Antonio Gonçalves Monte e Joana de Sousa Caldas. Geração na família “Souza Caldas”.

4-5-1-1-2-5 Leonarda Rosa aos 27 julho 1799 na capela do hospital da vila de S. João del Rei casou com Alf. Manoel de Seixas Ribeiro, filho de Antonio de Seixas Ribeiro e Rosa Maria Pires, família “Antonio de Seixas Ribeiro”.

4-5-1-2 Antonio, batizado em 16-11-1733.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 16-11-1733 nesta matriz bat a Antonio, f.l. Antonio Martins e Maria de Pontes, padr.: Francisco Pinto e Antonia Pereira de Mello mulher de Manoel Martins Nogueira.

4-5-1-3 Joana Maria Nogueira, batizada em 03-07-1736. Aos 05-03-1753 casou com Frutuoso Lopes Basto, natural da freguesia de Agilde termo de Guimarães Arc. Braga, viúvo de Serafina Francisca e filho de Antonio Lopes e Catarina Francisca

Prados, MG. Aos 03-07-1736 nesta matriz bat. Joana, f.l. Antonio Martins e Maria de Pontes, padr.: Silvestre Duarte da vila de S. Jose e Ursula Maria mulher de Lourenço Ferreira desta freguesia.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição matr - aos 05-03-1753 nesta matriz Frutuoso Lopes Basto n/b na freg. de Agilde termo de Guimarães Arc. Braga, f.l. Antonio Lopes e Catarina Francisca, e viuvo de sua primeira mulher Serafina Francisca = cc Joana Maria Nogueira, n. desta, f.l. Antonio Martins Nogueira e Maria de Pontes, todos desta freguesia.

4-5-1-4 Maximiano, batizado em 18-09-1738.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 18-09-1738 nesta matriz bat a Maximiano, f.l. Antonio Martins e Maria de Pontes, padr.: Antonio de Souza Portella e Izabel de Pontes, mulher de Jose Pirse, todos desta freguesia.

4-5-1-5 Domingos em 10-04-1741.

Prados, MG aos 10-04-1741 nesta matriz bat a Domingos, f. de Antonio Martins e de s/m Maria de Pontes, foram padrinhos o Cap. Antonio da Silva Dias e Maria Josefa, todos desta freguesia,

4-5-1-6 Maria de Pontes Cardosa batizada em 11-03-1746. Aos 14-06-1769 casou com Pedro Vieira dos Santos, natural de Tiradentes, filho do Alf. Jose Vieira de Brito e Izabel Jorge.

Prados, MG bat. Aos 11-03-1746 nesta matriz bat. Maria n. aos 01-03-1746, f.l. Antonio Martins Nogueira e Maria de Pontes, neta paterna de João Fernandes e Izabel João naturais da freguesia de Santa Cruz de Jovina comarca de Penafiel Bispado do Porto, neta materna Jose Pires de Siqueira e Izabel de Pontes naturais de São Paulo, padr.: Antonio de Araujo, solteiro e a dita Izabel de Pontes avó.

 

Prados, MG igreja N. Sra da Conceição matr. aos 14-06-1769 nesta matriz Pedro Vieira dos Santos, n/b na freguesia de Santo Antonio da vila de S. Jose desta comarca, f.l. do alf. Joseph Vieira de Brito e Izabel Jorge = cc Maria de Pontes Cardosa, n/b na freg. dos Prados, f.l. Antonio Martins Nogueira e Maria de Pontes Cardosa.

4-5-1-7 Izabel Maria Nogueira batizada aos 30-12-1747. Aos 20-10-1768 casou com Antonio Francisco Ramos, batizado em 22-05-1749, filho de Francisco Jorge, natural das ilhas e Micaela de Oliveira, natural de Prados.

Prados, MG bat Aos 30-12-1747 nesta matriz bat. Izabel, f.l. Antonio Martins Nogueira e Maria de Pontes, , padr.: Jose Lino de Siqueira e Izabel de Pontes, ambos solteiros filhos de Jose Pires de Siqueira desta dita freguesia.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição matr aos 20-10-1768 nesta matriz e test.: Antonio Pereira de Mello, João de Mello e outras muitas. Antonio Francisco n/b nesta, f.l. Francisco Jorge e Micaela de Oliveira = cc Izabel Maria Nogueira, n/b nesta, f.l. Antonio Martins Nogueira e Maria de Pontes Cardosa.

 

Prados, MG aos 22-05-1749 nesta matriz bat a Antonio, f.l. de Francisco George e Michaela de Oliveira foram padrinhos Antonio Ferreira, solteiro e Teresa de Jesus Xavier, filha de Francisco Xavier de Andrade, todos desta freguesia.

Pais de, q.d.:

4-5-1-7-1 Rita nasceu em 18-02-1770 e foi batizada em 6 do mês seguinte na matriz de Prados. Teve por madrinha a bisavó Izabel de Pontes.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 18-02-1770 nasceu e aos 06 de março do dito ano nesta matriz de N Sra da Conceição dos Prados foi bat Rita, f.l. de Antonio Francisco e Izabel Maria naturais desta mesma freguesia, neta paterna de Francisco Jorge natural de uma das ilhas e de Michaela de Oliveira desta dita dos Prados, e pela materna neta de Antonio Martins natural do Reino de Portugal e de s/m Maria de Pontes desta freguesia; foram padrinhos Leandro Pires e Izabel de Pontes bisavó da batizada, todos moradores desta mesma freguesia.

4-5-1-7-2 Ana, batizada em Lavras aos 08-07-1775.

Lavras, MG Igreja Santana aos 08-07-1775 nesta matriz bat a Ana n. aos 23-06, f.l. Antonio Francisco Ramos e Izabel Maria, padr.: Antonio Maxado Cota, todos desta freguesia

4-5-1-7-3 Maria Joaquina da Luz, natural de Lavras. Em São João del Rei aos 11-02-1801 casou com Antonio Joaquim da Silva, tambem natural de Lavras, filho de Vicente José da Silva e Joaquina Lopes de Siqueira, família “Lopes de Siqueira” Cap. 14º.

Casamentos - SJDRei, aos 11-02-1801 matriz, Antonio Joaquim da Silva, f.l. Vicente Jose da Silva e Joaquina Lopes de Siqueira; = cc. Maria Joaquina da Luz, f.l. Antonio Francisco Ramos e Izabel Maria Nogueira. Nts das Lavras do Funil.

4-5-2 Domingos Manso de Oliveira batizado em 12-09-1729. Casou com Ana Francisca da Silva.

LDS Prados, MG bat. - aos 12-09-1729 nesta matriz bat. Domingos, f.l. Jose Pires de Siqueira e Izabel de Pontes Cardosa. Padr.: Antonio de Souza Portella e Rosa Maria mulher de Luiz Marques da Fonseca.

         Pais de, q.d.:

4-5-2-1 Domingos Manso de Oliveira aos 01-08-1802 casou com Felicia Francisca de Jesus, viúva de Lourenço Martins Coelho e filha do Tenente Manoel Francisco Guimarães e Vitória Maria de Jesus. Geração na familia “Tenente Manoel Francisco Guimarães”

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, - aos 01 agosto 1802 Serranos - Domingos Manço de Oliveira, f.l. de Domingos Manço de Oliveira e Anna Francisca, n. e b. freg. Prados; c/ d. Felicia Francisca de Jesus, viuva de Lourenço Martins Coelho.

4-5-2-2 Manoel Florencio de Oliveira aos 20-01-1810 casou com Ana Felícia de Faria, filha de Gregorio Fernandes de Faria e Maria Felicia da Rocha

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida do Mendanha(?) aos 20-01-1810 Manoel Florencio de Oliveira, f.l. de Domingos Manço de Oliveira e Anna Francisca da Silva = Anna Felicia de Faria, f.l. de Gregorio Fernandes de Faria e Maria Felicia da Rocha. Nts/bts nesta freguesia de Prados.

4-5-2-3 José Manso de Oliveira em 1805 requereu dispensa de 3º grau de consanguinidade em linha transversal para se casar com Maria Alves Pereira, filha de Manoel Pereira da Silva e Ana Ribeiro de Seixas, família “Antonio de Seixas Ribeiro”.

www.familysearch.org (record search pilot)

Aiuruoca,MG -Dispensas matrimonias livro misto 1805

Jose Manço de Oliveira e Maria Alves Pereira

Testemunha

-? vive de agricultura, de idade 58 anos, casado com uma tia da oradora. Disse: Domingos Manço de Oliveira e sua inteira irmã Rosa Maria Pires que é sogra dele testemunha, desta nasceu Ana de Seixas cc Manoel Pereira da Silva dos quais nasceu a oradora Maria Alves Pereira e que daquele nasceu o orador Jose Manço de Oliveiro e por isso consanguineos os oradores em 3º grau da linha transversal desigual. Sabe que os oradores tiveram tratos ilicitos com defloração da virgindade da mesma que era muito recolhida

Depomento da oradora:

Não foi raptada e se acha na casa de seu tio Ten. Francisco Pereira

 

Juntada aos 18-10-1805

Oradores Jose Manço de Oliveira e Maria Alves Pereira. Mariana 29-04-1805

- 3º grau de consanguinidade em linha transversal pq

Domingos Manço de Oliveira é inteiro irmão de Rosa Maria Pires e q desta nasceu Ana de Seixas casada com Manoel Pereira da Silva pais da oradora. Aquele Domingos Manço é pai do orador

 

Depoimento dos oradores 16-05-1805

Jose Manço de Oliveira (204), f. Domingos Manço de Oliveira

Maria Alves Pereira

 (aa) Francisco Pereira - a oradora não foi raptada e que esta em casa dele testemunha

- D. Felicia Francisca de Jesus, branca, casada, natural da freg. do Ouro Branco e moradora nesta da Aiuruoca onde seu marido vive de agricultura, de idade 39 anos,

Jose Pereira dos Santos, pardo, solteiro, natural e morador nesta freguesia de Aiuruoca onde vive de sua roça e negociação de idade 30 anos,

 

Joaquim Jose de Carvalho, branco, casado, natural e morador desta freguesia onde vive de negociação, de idade de 55 anos, aos costumes disse nada.

4-5-2-4 Joaquim, batizado em Tiradentes aos 13-02-1773

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 13-02-1773 Lage, Joaquim, f.l. Domingos Manço de Oliveira e Ana Francisca da Silva, padr.: Antonio Marques Monteiro e apresentou pp para tomar parte na criança de D. Inacia Maria Pires de Oliveira mulher do Cel. Jose Caetano Dorta, Maria Pedrosa filha de Antonio Nunes de Rezende. Avos paternos Jose Pires de Siqueira e Izabel de Pontes Cardoza ambos nts da cidade de S. Paulo

4-5-2-5 Antonio em 08-11-1755.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-11-1775 Lage, Antonio, f.l. Domingos Manço de Oliveira e Ana, padr.: Antonio Soares Braga.

4-5-2-6 Ana, em 11-05-1777

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-05-1777 Lage, Ana, f.l. Domingos Manso de Oliveira e Ana Francisca da Silva, padr.: Francisco da Silva, solteiro e Helena Maria de Souza mulher de Joaquim de Rezende Costa.

4-5-3 Izabel de Pontes de Oliveira batizada em 04-11-1732. Aos 26-04-1752 casou com Antonio Pereira de Mello, filho de outro e Tereza de Souza Caldas, familia “Souza Caldas”.

Prados, MG bat.. Em os 04-11-1732 nesta matriz dos Prados bat. Izabel, f.l. Jose Pires de Siqueira e Izabel de Pontes, padr.: Agostinho Marques, do Bichinho e Maria de Pontes mulher de Antonio Martins.

 

Prados, MG. Aos 26-04-1752 nesta matriz onde os contraentes são naturais e moradores, sem impedimentos, e por testemunhas Cap. Bernardo Rodrigues Dantas e Antonio Gonçalves Poça. Antonio Pereira de Mello, f.l. Antonio Pereira de Mello, falecido e Tereza de Souza Caldas = cc Izabel de Pontes de Oliveira, f.l. Joseph Pires de Sequeira e Izabel de Pontes, todos moradores nesta freguesia.

         Izabel faleceu em Prados em 06-12-1806. Geração na família supra citada.

Prados, MG obitos aos 06-12-1806 nesta matriz de Prados faleceu Izabel de Pontes mulher de Antonio Pereira de Mello, sepultada dentro desta matriz.

4-5-4 Rosa Maria Pires, batizada em 01-11-1736. Casou aos 20-05-1753 com Antonio de Seixas Ribeiro, filho de Manoel de Seixas Ribeiro e Ana Mendes de Azevedo.

Prados, MG. Em os 01-11-1736 nesta matriz dos Prados bat. Rosa, f.l. Jose Pires de Siqueira e Izabel de Pontes, padr.: Agostinho Marques, da vila de S. Jose e Rosa Maria mulher do Cap. Luiz Marques da Fonseca

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição matr aos 20-05-1753 nesta matriz e testemunhas Ten. João Gonçalves de Moura e Frutuoso Gonçalves. Antonio de Seixas Ribeiro, n/b na freg. de S. João de Caldas Arc. Braga, f.l. Manoel de Seixas Ribeiro e Ana Mendes de Azevedo = cc Rosa Maria n/b nesta, f.l. Jose Pires de Siqueira e Izabel de Pontes.

         Rosa Maria e Antonio são o tronco da familia “Antonio de Seixas Ribeiro”, neste site.

4-5-5 André, batizado em 23-02-1739.

Prados, MG bat. aos 23-02-1739 nesta matriz bat. Andre, f.l. Jose Pires de Siqueira e Izabel de Pontes. Padr.: João Rodrigues Gondim e Maria Pires mulher de Miguel Rodrigues do Prado

4-6 Miguel Rodrigues do Prado, batizado em 04-08-1697, casou duas vezes. Aos 15-03-1728 com Ana da Cunha, natural de S. Paulo, filha de Paschoal Delgado e Ana de Alvarenga

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 04-08-1697 bat. Miguel, f.l. Francisco Roiz Cardoso e Maria de Pontes, padr.: Cap. Manoel da Cunha Lobo e Maria Frz

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 15-03-1728 nesta matriz dos Prados, Miguel Rodrigues f.l. Francisco Rodrigues Cardoso e Maria de Pontes, natural de S. Paulo = cc Ana da Cunha, f.l. de Paschoal Delgado e Ana de Alvarenga, natural de S. Paulo. Test.: Feliciano Cardoso e Manoel Rodrigues.

          Segunda vez em agosto de 1736 casou com Maria Pires de Siqueira, filha do Cap. Gaspar Ferreira e Barbara Ribeiro.

Guarulhos, SP matr aos [danificado] de agosto de 1736 nesta matriz Miguel Rodrigues do Prado, f.l. Francisco Roiz Cardoso e Maria de Pontes, todos ja defuntos, e viuvo de Ana da Cunha = cc Maria Pires, f.l. Cap. Gaspar [danificado] Ferreira, já defunto e s/m Barbara Ribeiro todos moradores nesta freguesia, Test.: Alf. Antonio de Pontes e Domingos Pires.

          Faleceu Miguel em Prados-MG aos 08-02-1757, sem testamento.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição óbitos - aos 08-02-1757 fal. Miguel Rodrigues do Prado casado com Maria Pires. Sepultado nesta matriz de N. Sra da Conceição dos Prados e não fez testamento por não ter do que.

Entre seus filhos com Maria Pires de Siqueira:

4-6-1 Antonio, batizado em 22-02-1738..

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. aos 22-02-1738 nesta matriz bat a Antonio, f.l. Miguel Rodrigues do Prado e Maria Pires, padr.: Cap. Domingos Martins e Ursula Maria, mulher de Lourenço Ferreira

4-6-2 Amandio, batizado em 05-07-1740. Na crisma mudou o nome para Manoel.

Prados, MG aos 05-07-1740 nesta matriz bat a Amandio, f.l. de Miguel Rodrigues do Prado e de s/m Maria Pires, foram padrinhos Antonio Martins e Izabel [danificado] mulher de Jose Pires todos desta freguesia.

A margem: Mudou na crisma para Manoel.

4-6-3 Miguel Rodrigues do Prado, batizado em Prados aos 03-12-1748. Aos 07-02-1785 em Tiradentes-MG casou com Ana Inacia de Jesus, filha de Inácio Fernandes e Ana Rodrigues.

Prados, MG aos 03-12-1748 nesta matriz bat a Miguel, f.l. de Miguel Rodrigues do Prado e de s/m Maria Pires, foram padrinhos João Ribeiro da Silva, solteiro e Maria Jose mulher de Matias P. da Silva todos desta freguesia.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 07-02-1785; Rosario; Miguel Rodrigues do Prado; f. Miguel Rodrigues do Prado e Maria Pires de Siqueira; n. Prados; cc. Ana Ignacia de Jesus; f. Ignacio Fernandes e Ana Rodrigues; n. São José;

4-6-4 José, batizado em 04-08-1751.

Prados, MG aos 04-08-1751 bat a Joseph, f.l. de Miguel Rodrigues e de s/m Maria Pires, foram padrinhos Franisco Roiz Goulart e Ursula Maria de Souza.

 

4-7 Manoel, em 22-11-1699

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 22-11-1699 bat Manoel, f.l. Francisco Roiz Cardoso e Maria de Pontes, padr.: João Maciel e Maria Ribeira.

4-8 Francisco, em 20-01-1703

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 20-01-1703 bat Francisco, f.l. Francisco Roiz Cardoso e Maria de Pontes, padr.: Cap. Salvador de Pontes do Canto e Marta de Miranda dos Reis, dia e mes ut sujpra.

 

Maria de Pontes (do Canto) casou segunda vez, segundo SL, com Sargento Mor Antonio de Souza de Peralta (SL. 1, 126, 2-2). Pais de:

4-9 Maria, batizada em Guarulhos aos 25-11-1705.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 25-11-1705 bat Maria f. Antonio de Souza de Peralta e Maria de Pontes do Canto, padr.: Amador Bueno da Veiga e Izabel Buena

 

5 Catarina, batizada em Nazaré Paulista em 08-11-1689. Não consta do rol de seus irmãos na GP.

Nazaré Paulista, SP igreja N. Sra de Nazaré bat. aos 08-11-1689 bat Catharina, f.l. Salvador de Pontes do Canto e Izabel Ribeira, padr.: Francisco Rodrigues e Maria de Almeida.