PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

§ 1º - Catarina de Pontes

(atualizado em 20-outubro-2018)

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Catarina, filha promogênita de Pedro Nunes de Pontes e Ines Domingues, casou antes de 1654 com Pedro Blanco, francês natural da “vila de Lauxi freguesia de São Sebastião Bispado da Cidade de Marselha”. Era filho de Antonio Blanco e Francisca Baileza. Segundo Silva Leme, Pedro Blanco faleceu em São Paulo em 1707.

 

Pedro e Catarina batizaram filhos na Igreja de N Senhora da Assunção, que então servia de Matriz de São Paulo e abrangia toda a população cristã do planalto. Muito provavelmente o casal vivia nos lados de Santo Amaro, onde filhos, sobrinhos, netos e mais parentes próximos se afreguesaram tão logo foi criada a paroquia de Santo Amaro em 1686.

 

Encontramos os seguintes filhos de Pedro e Catarina:

1- Paulo Blanco

2- Ana Maria Blanco Pontes

3- Tereza Blanco

4- Ines Domingues de Pontes

5- Angela Blanco

6- Pedro

 

Segundo Silva Leme também foram filhos de Pedro e Catarina:

7- Antonio Blanco s.m.n.

8- José Blanco s.m.n

 

 

1- Paulo Blanco

Batizado na Matriz de São Paulo em fevereiro de 1654, meses antes de seu tio João de Pontes, que viria a ser o primeiro vigário de Santo Amaro. Segundo Silva Leme, Paulo casou com Maria da Luz, filha de Diogo Ferreira e Maria da Costa (família “Paulo da Costa”), com quem teve dois filhos não nomeados na GP.

 

Viuvo, Paulo habilitou-se ao sacerdócio em 1706, e no processo declarou os nomes e naturalidades de seus pais e avós.

ACMSP Processo de Habilitação Sacerdotal - Ano 1706

Atendendo a hum mandado do Rvmo Snr Vigro Geral por parte de Paulo Blanco morador e natural desta Villa de São Paulo

Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil setecentos e seis anos ao primeiro dia do mês de Fevrº da dita era nesta Villa de São Paulo nas moradas de mim Escrivão abaixo nomeado me foi por parte de Paulo Blanco apresentado hu’ mandado do Mº Reverendo Senhor Vigario geral Dor Jorge da Silvrª Sotto Mayor que será remetido ao Rvº Vigrº da Vara Dor Andre Baruel para que por mandado expreço seja remetido ao Rvº Vigrº Pe Bento Curvello

 

01-06-1706 entrada do processo no RJ

16-05-1706 sentença julgando Paulo Blanco “Christão Velho e limpo de sangue”.

... Paulo Blanco ... natural da Villa de São Paulo deste Bispado  filho legitimo de Pedro Blanco francês natural da vila de Lauxi  freguesia de São Sebastião Bispado da Cidade de Marselha e de sua mulher Catherina de Pontes natural da Villa de São Paulo; neto por parte paterna de Anto Blanco e de sua mulher Francisca Baileza naturais da mesma vila e Reino; e pela materna Pedro Nunes Pontes e de sua mulher Ignes Domingues da dita Vila de São Paulo.

Nota: em outra declaração de mesmo teor fl 05 “... Paulo Blanco filho legitimo de Pedro Blanco francês natural da Villa de Nanxi freguesia de São Sebastião Bispado da Cidade de Marcelha...... ”

Na qualificação à fl 13 novamente aparece “Villa de Lauxi”

Testemunhas que atestaram serem todos  “Christãos velhos limpos e de limpo sangue sem raça alum’ de Judeu Christão novo mouro mourisco ou qualquer outra raça infecta...”

1- Francisco de Souza, mestre alfaiate. Disse que Pedro Blanco era “homem forasteiro que nesta Villa casou” e que não conhecia os avós paternos do habilitando, mas que a mãe e avós maternos eram desta villa (SP) e legítimos cristãos velhos. Que o pai também sempre foi havido por todos como legitimo cristão velho.

2- Capitão Mayor Pedro Taques de Almeida, casado dos mais nobres desta Villa, 66 anos.

3- Capitão Jorge Moreira, casado, dos nobres, 83 anos

4- Capitão Lourenço Castanho, viúvo, dos nobres desta vila, 75 anos.

5- Pedro Jacome Vieira, dos nobres desta Vila, casado, 75 anos

6- Manoel Alvres Pimentel, oficial ferreiro, 67 anos, solteiro

7- Capitão Francisco de Camargo Santa Maria, 63 para 64 anos

8- João Roiz de Oliveira homem que veio de sua terra casar nesta villa, 84 anos

Patrimonio

Disse Paulo Blanco que ele tinha um sitio na paragem Hipiranga e mais um capão onde chamam Curitiba avaliados em quatrocentos mil reis,  e queria fazer disso seu patrimônio

 

2- Ana Maria Blanco Pontes

 

Provavelmente a que foi batizada em 1655 com o nome de Maria.

Igreja de N Sra da Assunção – Batismos - 03-8bro-1655 – Maria filha de Pº Nunes de Pontes digo de Pedro Branco e sua mulher Ctrª de Pontes. Padrinhos: João de Pontes e Maria ---

 

SL.8, 410, 4-4 Anna Maria Blanco de Pontes foi casada com o capitão José da Silva Góes, natural de S. Vicente, o Cabeça do Brasil, f.° de Vicente de Góes e de Antonia Gomes; faleceu Anna Maria em 1716 em S. Paulo e teve:

5-1 José da Silva Pontes.

5-2 Pedro da Silva Góes estava casado com Catharina Leme do Prado, natural da Piedade, f.ª de Antonio Leme do Prado. Teve q. d.:

6-1 Gonçalo da Silva Góes, de Baependi, casado em 1763 em S. Paulo com Antonia Moreira de Souza, natural da Campanha do Rio Verde, f.ª de Antonio de Souza Portugal, natural do Porto e de Antonia da Graça de Baependi, por esta, neta de Domingos Nunes de Siqueira, de Taubaté e de Clara Moreira, de Jacareí.

5-3 Maria Blanca da Silva, 2ª mulher do capitão Antonio Pacheco Missel. Com geração no V. pág. 385.

 

Ana Maria foi a primeira mulher de José da Silva Goes, filho de Antonia Gomes e seu segundo marido Vicente de Góes. Faleceu Ana em 28-04-1716 e foi inventariada em 23 de novembro do mesmo ano, deixou três filhos de seu casal.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventarios Não Publicados

Pesq.: Fabricio Gerin

Inventário de Ana Maria Branca, 1716

Autos: 23-11-1716, nas cabeceiras de Ipiranga, termo de São Paulo, em casas do Capitão José da Silva Góes, viúvo.

Faleceu em 28-04-1716

3 filhos: Pedro da Silva Góes, casado na vila de Santo Antonio de Guaratinguetá; Maria da Silva, casada com Antonio Pacheco Missel; José da Silva Pontes, de 24 anos, está na capitania do Espírito Santo, no sertão, nas minas do Sargento-mor Pedro Bueno.

Bens de raiz: sítio na paragem chamada Cabeceiras de Ipiranga; morada de casas na Rua Direita da Misericórdia.

 

José da Silva Góes casou segunda vez com Ana de Moraes (Navarro) por quem foi inventariado em 10-10-1748. Inventário e geração na família “Paulo da Costa”.

 

Segundo os inventários e acrescentando descendência do filho Pedro:

 

2-1 José da Silva Pontes, com 24 anos em 1716. Estava na capitania do Espírito Santo, no sertão, nas minas do Sargento-mor Pedro Bueno. Em 1748, viúvo, pelos campos dos Itacares.

 

2-2 Pedro da Silva Goes (ou Pontes) em 1716, casado, estava em Guaratingueta. Casou com Catarina Leme do Prado. Foram moradores em Baependi-MG onde Pedro faleceu no estado de viúvo em 1755. Catarina já era falecida em 1746, quando do casamento da filha Maria.

Baependi, MG Igreja N. Sra do Monserrate obitos - aos 06-03-1755 faleceu Pedro da S.ª de Goes V.º, foi sepultado dentro desta matriz.

 

          Nos livros da Igreja de Nossa Senhora de Monserrate de Baependi encontramos batismos de vários filhos do casal, povoadores que foram da região, com ramificações também em outras partes do sul de Minas Gerais. Entre os descendentes de Pedro e Catarina, estão também alguns dos primeiros povoadores do chamado Caminho Novo, no Vale do Paraiba.

Filhos de Pedro e Catarina q.d:

2-2-1 Tomé, batizado em 04-02-1723.

Bapendi, MG Igreja N. Sra do Monserrate bat - aos 04-02-1723 bat. Tomé f.l. Pedro da Silva e Catarina Leme do Prado, padrinhos José(?) Carvalho da Rocha e Manuel de Sá.

2-2-2 Maria Branca Leme da Silva, batizada em 09-08-1725. Aos 11-01-1746 casou com João Ribeiro da Silva, natural de S. Salvador do Monte, Bispado do Porto. Tronco da familia “João Ribeiro da Silva, aportes à Genealogia Paulistana”.

Baependi, MG Igreja N. Sra de Monserrate bat. aos 09-08-1725 bat Maria, f.l. Pedro da Silva e Catarina Leme, padr.: Manoel de Sá e Joana de Castilho.

 

Baependi, MG Igreja N. Sra de Monserrate. Aos 11-01-1746 nesta igreja de N. Sra de Monserrate de Baependi, testemunhas Luiz Pereira Dias e Nicolau Antonio Nogueira. João Ribeiro da Silva natural e batizado na freguesia de Sam Salvador do Monte Bispado do Porto e morador nesta freguesia, f.l. de Francisco Ribeiro e Joana da Silva, já defunta = cc Maria Leme da Silva, natural e batizada nesta freguesia e nela moradora, f.l. Pedro da Silva Goes e Caterina Leme do Prado, ja defunta.

2-2-3 Francisco, batizado em 23-09-1727.

Baependi, MG Igreja N. Sra de Monserrate bat. aos 23 do mesmo mês e ano (setembro de 1727) bat. a Francisco, f.l. Alf. Pedro da Silva e Catarina Leme. Foram padrinhos Manuel Nunes de Gouvea e Maria das Neves.

2-2-4 Izabel, batizada em 27-11-1728. Izabel da Silva Leme casou com Pedro Rodrigues de Almeida Leal, sesmeiro e dos primeiros povoadores de Bananal. Com grande descendência já descrita por muitos autores, ainda carecendo de transcrições e/ou resumos dos documentos. Entre seus descendentes, Domiciana de Almeida, casada com José Ramos Nogueira, e seu irmão Luciano José de Almeida, comendador da Ordem da Rosa, proprietário da Fazenda Boa Vista em Bananal, que a seu tempo tentaremos documentar com resumos de inventários, testamentos, assentos eclesiástico e também reproduções de quadros e fotografias, cartas e outros documentos.

Bapendi, MG Igreja N. Sra do Monserrate bat aos 27-11-1728 bat. a Izabel, f.l. Alf. Pedro da Silva e Catarina Leme, padr.: D.os Alvres e An.ta Leme do Prado.

2-2-5 Rita Leme da Silva, natural de Baependi onde aos 17-02-1749 casou com José da Silva Leme, de Pindamonhangaba, filho de José Martins do Prado e de Angelica do Bom Sucesso, família “José Martins do Prado”.

          Pais de:

2-2-5-1 Maria do Nascimento de Jesus aos 11-09-1787 casou com Sebastião Ferreira de Faria, filho de José Ferreira Braga e da falecida Joana de Azevedo Coutinho.

Baependi, MG 11 setembro 1787, na matriz, Sebastião Ferreira de Faria e Maria do Nascimento de Jesus, ambos n. e bat. nesta mesma freguesia.

Ele f.l. de Jose Ferreira Braga e de Joanna de Azevedo Coitinha já fal..

Ela f.l. de Jose da Silva Leme e Rita da Silva Leme já fal.

2-2-5-2 Escolastica Jacinta da Silva aos 15-02-1791 casou com Antonio da Silva Lemes Guimarães, natural da freguesia de Sepains, filho de Antonio da Silva e de Custodia de Afonseca.

Baependi, MG aos 15 fevereiro 1791 Antonio da Silva Lemes Guimarães e Escolastica Jacinta da Silva.

Ele f.l. de Antonio da Silva e de Custodia de Afonseca, n. e b. na freg. de Sepãins (sic), arcebispado.

Ela f. de Jose da Silva Lemes e de Rita da Silva Leme, n. e b. nesta mesma freguesia.

2-2-5-3 Tomé Martins da Silva aos 03-06-1793 casou com Maria Antonia de Jesus, filha de José Carvalho da Silva e Angela Maria de Jesus, família Marcelo Rodrigues Tavora

B7: Diocese de Campanha, paroquia de Baependi-MG. aos 03 julho 1793 - matriz - Thomé Martins da Silva e Maria Antonia de Jesus, ambos n. e b. nesta mesma freguesia.

Ele f.l. de Jose da Silva Leme e Rita da Silva Leme.

Ela f.l. de Jose Carvalho da Silva e Angela Maria de Jesus.

2-2-5-4 Genoveva Angelica do Bonsucesso aos 30-11-1793 casou com José Moreira de Meirelles, natural de S. Vicente do Pinheiro Bispado do Porto, filho de Andre Moreira de Meirelles e Maria Teresa de Jesus

Baependi-MG aos 30 novembro 1793 Jose Moreira de Meirelles e Jenoveva Angelica do Bonsuseço.

Ele f.l. de Andre Moreira de Meirelles e Maria Theresa de Jesus, n. e b. na freg. S. Vicente do Pinheiro, bisp. Do Porto.

Ela f.l. de Jose da Silva Leme e Rita Silva Leme, falecidos, n. e b. nesta mesma freg.

2-2-6 Quiteria da Silva Leme, batizada em 1739. Aos 27-11-1750 casou com Jacinto Gomes Ferreiros(sic), familiar do Santo Oficio, filho de João Gomes e da falecida Benta Pereira, naturais da freguesia de Santo Andre de Pinhela, Cabeceiras de Basto Comarca de Guimarães Arc. Braga.

Baependi, MG Igreja N. Sra de Monserrate bat. aos 09-11?-1730 (data no indice) bat. Quiteria, f.l. Pedro da Silva e Catarina Leme, Padrinhos Cel. Inacio Franco por pp ao Cap. Mor Tome Roiz e D. Joana, solteira filha do dito Cap. Mor.

 

(Silvia Buttros) Baependi, MG Igreja N. Sra do Monte Serrate matr. aos 27-11-1750 nesta matriz e testemunhas Luiz Pereira Dias, casado com D. Maria Nogueira Leme e Nicolau Antonio Nogueira, solteiro e filho de D. Maria Leme do Prado. Jacinto Gomes Ferreiros, familiar do Santo Oficio, f.l. João Gomes e Benta Pereira, já defunta, naturais da freguesia de Santo Andre de Pinhela Cabeceiras de Basto Comarca de Guimarães Arc. de Braga = cc Quiteria da Silva Leme, n/b nesta freguesia de Baependi, f.l. Pedro da Silva Goes e Catarina Leme do Prado, já defunta

 

2-2-7 Gonçalo da Silva Goes, batizado em 25-01-1733. Casou com Antonia Moreira de Souza, batizada na Campanha em 21-05-1748, filha de Antonio de Souza Portugal e Antonia da Graça de Jesus, neta materna de Domingos Nunes de Siqueira e Clara Moreira. Família “Domingos Nunes de Siqueira onde consta o segundo casamento de Antonia Moreira.

Baependi, MG Igreja N. Sra de Monserrate bat. aos 25-01-1733 bat. a Gonçalo, f.l. Pedro da Silva Goes e Catarina Leme. Padrinho João Manoel Coimbra e madrinha Maria Leme mulher do cap. mor.

 

2-2-7-1 Luiza, batizada em 31-08-1767.

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 31-08-1767 matriz, Luiza n. ha dezenove dias, f.l. Gonçalo da Silva Goes n/b em Baependi e Antonia Moreira de Souza n/b nesta freguesia, np Pedro da Silva Goes e Catarina Leme, falecidos, maternos Antonio de Souza Portugal e Antonia da Graça. Padr.: Antonio de Souza Portugal, e Joana Moreira, solteira filha de Clara Moreira.

2-2-7-2 Teodora do Monte do Carmo, batizada em 17-01-1770. Casou com Vitoriano Jose de Almeida, filho do Alferes Bartolomeu Gomes da Costa  e de Joana Felicia de Almeida , neto pela parte paterna de Bartolomeu Gomes da Costa e de Ana de Moura e pela materna de Inacio Moreira de Alvarenga e de Ana Barreto de Almeida; “aportes a`GP: Ana Barreto de Almeida - SL. V, 372, 4-5”

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-01-1770 matriz, Teodora de dez dias, f.l. Gonçalo da Silva n. freg. Baependi e Antonia Moreira de Souza n. desta freg. np Pedro da Silva Goes e Caterina Leme do Prado, materno Antonio de Souza Portugal e Antonia da Graça de Jesus, padr.: Antonio Nunes Correa, viuvo e Clara neta de Clara Moreira.

 

Vitoriano e Teodora tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d:

2-2-7-2-1 Joana, em 13-05-1784.

(pesquisa Moacyr Villela) Campanha, MG. “Aos 13 de Maio de 1784 na Capela de São Gonçalo filial  desta Matriz da Campanha . o Rv Capelão Jose Gonçalves Branco batizou Joana  filha legitima  de Vitoriano Jose de Almeida e de Teodora do Monte do Carmo . Foram padrinhos o Quartel Mestre Francisco Lopes da Silva e Ana Nunes mulher de Antonio Ribeiro da Costa.”

2-2-7-7-2 Bartolomeu, em 12-03-1786.

 (pesquisa Moacyr Villela) Campanha, MG. “Aos 12 de Março de 1786 nesta Matriz da Campanha batizei e pus os santos óleos ao inocente Bartolomeu de 8 dias filho legitimo de Vitoriano Jose de Almeida e de Teodora do Monte do Carmo naturais desta Freguesia . Avós Paternos o Alferes Bartolomeu Gomes e Joana Felicia e Maternos, Gonçalo da Silva Gois e Antonia Moreira . Foram padrinhos o Rv Domingos da Silva Lobo e a dita Dona Joana..”

 2-2-7-7-3 Maria, em 11-02-1788.

 (pesquisa Moacyr Villela) Campanha, MG. “Aos 11 de Fevereiro de 1788 na Capela de São Gonçalo , filial desta Matriz o reverendo Francisco Pereira batizou Maria  filha legitima de Vitoriano Jose de Almeida e de Teodora do Monte do Carmo . Foram padrinhos Francisco Alves de Oliveira e Antonia de Souza mulher do dito”

 

2-2-7-3 Antonia, em 28-07-1772.

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-07-1772 Antonia de dez dias, f.l. Gonçalo da Silva Goes n. da freg. de Baependi deste bispado e Antonia Moreira de Souza n. desta freguesia, padr.: Jose Pimentel, solteiro e Teodora Moreira de Jesus mulher de Miguel de Faria Sodre. Avos pat. Pedro da Silva Goes e Caterina Leme do Prado, falecidos, maternos Antonio de Souza Portugal e Antonia da Graça, todos aqui nesta freguesia moradores.

2-2-8 Joana, em 31-06-1737

Baependi, MG Igreja N. Sra de Monserrate bat. aos 31-06-1737 bat a Joana, f.l. Alf. Pedro da Silva Goes e Catarina Leme do Prado. Padrinhos Cap. Mor Manuel Garcia de Oliveira, de Aiuruoca, e D. Angela Isabel do Prado mulher do Cap. Domingos Teixeira.

2-2-9 Maria de Jesus da Conceição natural de Baependi onde aos 07-11-1758 casou com João Ramos do Outeiro, natural de S. Tiago da Cruz Arc. Braga, filho do falecido Francisco Ramos do Outeiro e Inácia de Oliveira.

 (pesq. Moacyr Villela) casamentos de Baependi-MG “Aos 7 de Novembro de 1758  nesta Matriz de Baependi..não havendo impedimento algum em presença das testemunhas Pedro de Almeida Leal casado e Luiz Gomes casado assistentes nesta Matriz... casei João Ramos do Outeiro, natural e batizado na Freguesia de São Tiago da Cruz , Arcebispado de Braga, filho legitimo de Francisco de Ramos do Outeiro ja defunto e de sua mulher Inacia de Oliveira e Maria de Jesus da Conceição natural e batizada nesta Freguesia de Baependi...filha legitima de Pedro da Silva Gois ja defunto e de sua mulher Catarina Leme do Prado  todos desta dita Matriz “

 

João Ramos e Maria tiveram os filhos, q.d.:

2-2-9-1 Maria Joanna do Nascimento, natural de Baependi, foi casada com Alf. Miguel Ferreira da Silva. Maria, viúva, testou aos 06-09-1844 e faleceu em 13 de novembro do mesmo ano.

Baependi, MG Óbitos, aos 13-11-1844 faleceu D. Maria Joanna do Nascimento, viúva, cemiterio da Capela de N. Sra. do Rosário; com testamento.

Registro do Testamento (trechos)

Eu Dona Maria Joanna do Nascimento declaro que sou n/b nesta paroquia e f.l. Joam Ramos Outeiro e Maria da Conceição, ambos já falecidos.

Fui cc. Alferes Miguel Ferreira da Silva, já falecido, e tivemos os filhos seguintes: Delfina = Antonio = Ana = Mariana = Lusia = José = Damaso = e Rita os quais são meus legítimos herdeiros.

Testamenteiros: 1º Joam Domingues Maciel; 2º Alferes Manoel Domingues Maciel; 3º Capitão Manoel Francisco.

Deixa missas e declara dividas:

Devo a:

- m/filho Antonio certa quantia

- m/filha Mariana, a dadiva que foi feita pelo falecido Theodoro.

- a Baptista de S. Thome, e encarreguei meu filho Jose Ferreira arranjar e pagar.

Assina a rogo Felicio Germano de Oliveira Mafra. Baependi 06-09-1844

Registro aos 14-9bro-1844

Maria declarou oito filhos de seu casal:

2-2-9-1-1 Delfina

2-2-9-1-2 Antonio

2-2-9-1-3 Ana

2-2-9-1-4 Mariana

2-2-9-1-5 Luzia

2-2-9-1-6 Damaso

2-2-9-1-7 Rita Maria de Jesus, com 30 anos em 24-09-1839, casou com Cristovão Ribeiro da Silva, filho de Antonio Ribeiro da Silva e Luisa Leocadia da Cunha de Carvalho, família “Bernarda Dutra da Silveira”, neste site.

Baependi,MG matr. aos 24-09-1839 no oratório particular da fazenda de D. Maria Joana, precedida a devida licença, dispensados do impedimento de consanguinidade Cristovão Ribeiro da Silva cc Rita Maria de Jesus; testemunhas: Joaquim Julio Pereira Barroso e Antonio Pinto. (a margem: Cristovão Ribeiro 24 e Rita Maria, 30).

2-2-9-1-8 José Ferreira da Silva, com 28 anos em 24-09-1839, casou com Candida Generosa Ribeiro, de 19 anos. Geração na família “Bernarda Dutra da Silveira”, neste site.

Baependi,MG (a margem: Jose Ferr.ª da S.ª 28 e Candida Generosa Ribr.ª 19) aos 24-09-1839 no oratório particular da fazenda de D. Maria Joana, precedida a devida licença, dispensados do parentesco de consanguinidade, Jose Ferreira da Silva cc D. Candida Generosa Ribeiro sendo testemunhas Joaquim Julio Pereira Barroso e Antonio Pinto.

 

2-2-9-2 Francisco, batizado em janeiro de 1772.

Bapendi, MG Igreja N. Sra do Monserrate aos [danificado] do mes de janeiro de 1772 nesta matriz, bat a Francisco, f.l. João Ramos do Outeiro e Maria Leme da Conceição, padr.: Domingos Teixeira Notueira e Joana Jacinta Teixeira, solteiros.

 

2-2-10 Ana de Jesus aos 25-12-1756 casou com Lourenço da Silva, natural de S. João del Rei, filho de Martinho da Silva e Maria Rodrigues de Oliveira. Geração na familia “Vieira da Maia”.

Baependi, MG Igreja N. Sra de Monserrate matr aos 25-12-1756 nesta matriz Lourenço da Silva, f.l. Martinho da Silva e M.ª Roiz de Oliveira, já defunta, natural e bat. na freguesia da vila de S. João del Rei e morador na freguesia das Carrancas = cc Ana de Jesus, fl. de Pedro da S.ª Goes e Catarina Leme do Prado, já defuntos, natural e batizada na freugesia de N. Sra de Monserrate de Baependi. Test.: Domingos Pacheco, morador na freguesia das Carrancas, e Luiz Gomes de Lemos desta freguesia, João Gomes de Lemos e outras mais pessoas.

2-3 Maria Branca da Silva, filha de Ana Maria Blanco Pontes e José da Silva Gois. Em 1716 estava casada com Antonio Pacheco Missel, em 1748 era viúva. Com onze filhos em SL 5 , 385. Entre eles:

2-3-5 José Pacheco Missel, casado com Maria José de Jesus, filha de Sebastião do Prado Cortes e Mariana Pereira Marins, ou Maximiana de Marins conforme SL 5, 385, 4-5. Pais de e/o:

2-3-5-1 Manoel José de Jesus casou aos 03-06-1794 em Santana do Parnaiba com Anna Paes de Oliveira, filha de Domingos da Rocha Penteado e de Maria Paes do Rego.

Matriz de Santana do Parnaiba, SP – Casamentos - Aos 03-06-1794, nesta Igreja Parochial da Vila da Parnahiba .. na presença das Testemunhas Capitão Manoel Correa Lemos e Jose Rodrigues da Fonseca ... Manoel José de Jesus, filho de Jose Paxeco Micel e Maria Jose de Jesus, np de Antonio Paxeco  Micel e de sua mulher Maria Blanca da Silva e nm de Sebastião do Prado Cortes e Marianna Pereira de Marins, todos naturais de São Paulo; com Anna Paes de Oliveira, filha de Domingos da Roxa Penteado e Maria Paes do Rego, np de João da Rocha do Canto e Agueda Xavier de Barros, nm de Felipe do Rego Castanho e Antonia Paes de Oliveira.

2-3-5-2 Maria Madalena de Jesus, batizada em 05-07-1770. Com provisão de 1787 casou com Amaro Alvares da Rocha, batizado em Santo Amaro em 08-12-1762, filho de Bento Alberto de Siqueira e de s/m Maria Dias da Rocha.

ACMSP Dispensas Matrimoniaias ano 1787

Amaro Alvares da Rocha e Maria Madalena de Jesus

Autos aos 08-janeiro-1787

Amaro Alvares da Rocha, f.l. de Bento Alberto de Siqueira e de s/m Maria Dias da Rocha = com Maria Madalena de Jesus, f.l. de Jose Pacheco Micel e de s/m Maria Jose de Jesus. O contraente natural e fregues desta freguesia de Sto Amaro e a contraente fregues da Sé de São Paulo.

- aos 08-dezembro-1762 nesta igreja de Santo Amaro bat a Amaro, f.l. de Bento Alberto de Siqueira e de s/m Maria Dias da Rocha, foram padrinhos Jose Lopes, casadi e Josefa de Oliveira, casada fregueses a Sé e os mais desta freguesia. Sto. Amaro 13-fevereiro-1787

- aos 05-julho-1770 nesta Sé bat a Maria, f. de Jose Pacheco Missel e de s/m Maria Jose de Jesus, foi padrinho João Pedroso Leme, solteiro filho de Sebastião do Prado Corts, todos desta freguesia. S. Paulo 8-janeiro-1787.

Pais de, pelo menos:

2-3-5-2-1 Francisco Antonio Nogueira, batizado na freguesia de N. Senhora do Ó em 24-06-1804. Aos 04-04-1828 em Mogi das Cruzes, dispensados do impedimento de afinidade ílicita em 2º grau duplicado, casou com Teresa Maria de Jesus, aí batizada em 01-08-1793, filha de Joaquim Miguel de Macedo e sua segunda mulher Gertrudes Maria da Conceição (ou de Jesus) - família Antonio Alvares Couceiro.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1828

Francisco Antonio Nogueira e Teresa Maria de Jesus, de Mogi das Cruzes

Autos aos 11-fevereiro-1828 - dispensa do 2º grau duplicado de afinidade de copula ilicita.

PP q Joaquim Miguel de Macedo foi irmão de Gertrudes de tal, q desta nasceu Bibiana da Conceição com quem teve copula ilicita o orador.

PP q Angelo Antunes de Miranda foi irmão de Gertrudes Maria de Jesus e q desta nasceu a oradora e daquele procedeu Bibiana com quem teve copula o orador, Eis aqui o 2º grau duplicado.

Testemunhas:

 

Autos de Casamento: primeiro-abril-1828

Francisco Antonio Nogueira, n/b na freguesia de Nossa Senhora do O, f.l. de Amaro Alves da Rocha e de Maria Madalena de Jesus. Teresa Maria de Jesus, f.l. de Joaquim Miguel de |Macedo e de Gertrudes Maria de Jesus, n. desta vila de Mogi das Cruzes onde ambos são fregueses.

- ao primeiro-agosto-1793 nesta matriz de Mogi das Cruzes bat a Teresa, f. de Joaquim Miguel de Macedo e de s/m Gertrudes Masria, foram padrinhos o R.do Agostinho Jose Pereira, clerigo secular do habito de São Pedro, por pp que apresentou Domingos Claro, e Eleonor Franca de Camargo mulher de Manoel Bartolomeu Frois, todos desta freguesia. Mogi das Cruzes 31-março-1828

 

2-3-6 Antonio Pacheco da Silva casou em Santana do Parnaiba aos 25-02-1740 com Maria das Neves de Siqueira, filha de Mathias Bicudo e de Anna de Almeida, moradores em Porto Feliz.

Matriz de Santana do Parnaiba, SP – Casamentos - Aos 25-02-1740 nesta Igreja Matriz pelas quatro horas da tarde se receberão por palavras de prezente ,,, Antonio Pacheco da Sylva, filho de Antonio Pacheco Micel e Maria Blanca da Sylva, da Cidade de São Paulo, e Maria das Neves de Siqueyra filha de Mathias Bicudo e Anna de Almeida naturaes desta Villa e moradores em Porto Feliz. Testemunhas: Guilherme do Amaral da Sylva e sua mulher Escolastica da Sylva, José Cordeyro Juiz desta Villa, e Izabel de Lara mulher de José Fernandes Paes.

         Antonio faleceu em Campanha-MG aos 08-11-1754 e foi sepultado na capela de S. Gonçalo.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 08-11-1754 fal. Antonio Pacheco da Silva, homem branco, casado com Maria das Neves, f. de Antonio Pacheco Micel e s/m Maria Benta(sic) da Silva, natural da cidade de S. Paulo, teria de idade 50 anos pouco mais ou menos. Sep. na capela de S. Gonçalo

2-3-9 Escolastica da Silva, natural de São Paulo. Segundo Silva Leme casou primeiro com Alvaro Neto Bicudo. Em 1740 estava casada com Guilherme do Amaral da Silva, testemunhas do casamento de Antonio Pacheco da Silva supra.

Escolastica e Alvaro tiveram ao menos q.d:

2-3-9-1 Maria Blanca da Silva, em 1736 justificou seu batismo com o fim de se casar com Miguel Garcia de Carvalho, filho de Antonio Garcia e Madalene Esteves.

LDS Dispensas Matrimoniais 1736 ACMSP  4-7-31

Miguel Garcia de Carvalho e Maria Blanca da Silva

Ele filho de Antonio Garcia e de Madalena Esteves veio embarcado para o RJ e de lá para esta cidade.

Ela filha de Alvaro Netto Bicudo já falecido natural da Pernaiba e Escolastica da Silva, desta Cidade.

Matriz da Cidade de SP Batismos: 07-01-172(?) Maria filha de Alvaro Netto Bicudo e Escolastica da Silva. Padrinhos: Antonio da --- Macel e Maria Blanca da Silva mulher do dito.

2-3-10 Maria do Rosario Missel, casou com Salvador de Lima Madureira, filho de João Lima Baptista e Izabel de Mello - família Antonio Nunes e Maria Maciel.

          Maria e Salvador tiveram 10 filhos anotados por Silva Leme. Entre eles:

2-3-10-2 Lourenço de Lima Madureira, casou aos 27-08-1759  na Cotia com Maria Domingues, filha de João Domingues e de Joanna Pedroso, neta paterna de João Domingues Barreiros e Tereza Pedroza, naturais de Santo Amaro.

Igreja de N Sra de Monteserrate da Cotia – Casamentos– Aos 27-08-1759 – Na presença das testemunhas Bernardo Ribeiro de Figuero e  Salvador Gonçalves; Lourenço de Lima de Medeyros, filho de Salvado de Lima e Maria do Rosario Micel, nm de Antonio Pacheco Micel e Blanca da Sylva, com Maria Domingues filha de João Domingues desta Vila e Joana Pedroza de Santo Amaro, np de João Domingues Barreiros e Tereza Pedroza, nm de Diogo Rodrigues natural de São Paulo e Izabel Pedroza Cavalheiro, natural de Santo Amaro.

 

3- Tereza Blanco

(atualizado em 20-outubro-2018)

 

Tereza casou com Cristovão Mendes Raposo, filho de Tome Mendes Raposo e Ana da Costa Pimentel, batizado em São Paulo aos 26-09-1660.

Igreja de N Sra da Assunção – Batismos- Aos 26 de Setembro 1660 annos baptizei e puz os Sanctos Oleos a Christovão fº de Thome Mendes Rapozo e Catherina Mendes digo Ana Pimentel. Forão Padrinhos o Alferes Frco da Silva e Margarida Frz’. Albernas

Foram moradores em Santo Amaro onde Cristóvão teve casa e fazenda, com escravos e administrados, conforme se vê nos livros paroquiais. Cristovão faleceu em 1722, sem testamento.

Matriz de Santo Amaro – Óbitos - Aos 10-11-1722 morreu Cristovão Raposo abemtestado e para constar fiz este assento.

 

Encontramos quatro filhos de Cristovão e Tereza:

3-1 Antonio Blanco Raposo

3-2 Catarina Blanco Pontes

3-3 José Blanco Raposo

3-4 Ana Blanco Pimentel

 

3-1 Antonio Blanco Raposo, natural de Santo Amaro, onde casou aos 29-10-1720(sic) com Maria Ribeiro do Passo, filha de Gaspar João e Simoa Ribeiro, neta paterna de João Luiz do Passo e Benta Garcia, neta materna de Francisco Furtado e Izabel Ribeiro - família “Furtado, os irmãos Luiz e Leonel”, neste site

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 29-10-1720; Antonio Blanco Raposo- filho de Cristovão Raposo e Tereza Blanca. Naturais e moradores desta freguesia; cc. Maria Ribeiro do Passo- filha de Gaspar João e Simoa Ribeiro T: Francisco Machado Oliveira, Francisco Cesar, Ana Blanca, Maria Pinta

Viúvo, Antonio faleceu aos 13-12-1790(sic) “com setenta anos de idade”.

Matriz de Santo Amaro – obitos– Aos 13-12-1790 faleceo da vida presente Antonio Branco de idade de setenta anos(sic) pouco mais ou menos  viúvo que foy de Maria Ribeiro do Passo natural desta freguesia seu corpo foi dentro da Igreja depois de encomendado e envolto em pano branco, faleceo sem testamento por nam ter que determinar.

Filhos de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeiro q.d:

3-1-1 Antonio Blanco Ribeiro batizado em 02-11-1722. Padrinho do irmão Salvador abaixo.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 02-11-1722;Antonio, filho de  Antonio Blanco e Maria Ribeira; Padrinho: Jose Peres Monteiro.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 16-07-1748; Antonio Blanco Ribeiro, filho de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeiro do Passo; cc. Angela Machado de Moraes, filha de Martinho Rodrigues Gatto e Maria Pinta Machado. Todos desta.

          Casou aos 16-07-1748, com a devida provisão da Camara Episcopal, com Angela Machado de Moraes filha de Martinho Rodrigues Gato e Maria Machado Pinto, família “Pinto Guedes’ Cap. 3º.

ACMSP Dispensas Matrimoniais- ano 1748 codice 4-39-239 –

Camara Episcopal de SP - 05-07-1748

Ant Blanco Ribeiro e Angela Machado de Moraes

Ele filho de Antonio Blanco e Maria Ribeiro do Paço

Ela filha do Alferes Martinho Roiz Gato e Maria (..) Pinto, todos fregueses de Santo Amaro.

Sem impedimentos pedem a provisão

Batizado  de Angela – Aos 24-12-1725 filha de Martinho Rodrigues Gatto e (..) Pinta. Padrinhos: Joze  Alvres Torres filho do Cap Jose Alvres Torres , e Catarina Guedes moça solteira  (...) Antonio Pinto Guedes

Fl 45 Aos 02-11-1722 – Antonio filho de Antonio Branco e Maria Ribeira.

 

Casamentos de Sto Amaro-SP 16-07-1748; Antonio Blanco Ribeiro, filho de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeiro do Passo; cc. Angela Machado de Moraes, filha de Martinho Rodrigues Gatto e Maria Pinta Machado. Todos desta.

Filhos que encontramos em documentos:

3-1-1-1 Gertrudes Ribeiro do Passo, batizada em 1750 em Santo Amaro onde casou aos 14-02-1771 com Francisco Xavier Bueno, filho de Francisco Bueno da Rocha e Arcangela Ortiz de Camargo - família Claudio Furquim Frances, neste site.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 12-07-1750; Gertrudes; filha de Antonio Blanco Ribeiro e Angela Machado; Padrinhos: Baltazar de Borba solteiro e Maria Machado mulher do Alferes Martinho Rodrigues Gato.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 14-02-1771 – Francisco Xavier Bueno,filho de Francisco Bueno da Rocha e Arcângela Ortiz de Camargo, Np de Bartolomeu da Rocha Pimentel e Úrsula Franca de Oliveira naturais de  Atibaia, nm de Estevão Ortiz de Camargo e Maria Cardosa. Com Gertrudes Ribeira do Passo filha do Capitam Antonio Blanco Ribeiro e Ângela Machado de Moraes, Np de Antonio Blanco Raposo e  Maria Ribeira, nm de Alf Martinho Rodrigues Gato e Maria Machado.Testemunhas: Capitam Baltazar Rodrigues Borba e Francisco Xavier Pedreoso.

3-1-1-2 Vicente, batizado em 1752

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 20-08-1752; Vicente; filho de Antonio Blanco e Angela Machado; Padrinhos: Alf Martinho Rodrigues Gatto e Rira Machado, casados.

3-1-1-3 José Blanco Ribeiro, batizado em Santo Amaro em 1754. Com provisão, em Araçariguama aos 05-12-1781 casou com Catarina Nunes de Siqueira, natural de Parnaiba, filha de Antonio Nunes de Siqueira, natural da Parnaiba e Maria Nunes de Siqueira natural de Itu, neta paterna de Bernardo Pimenta das Neves, natural de Parnaíba, e Maria das Neves de Siqueira, natural de São Paulo, neta materna de Antonio de Siqueira Caldeira, natural de Mogi das Cruzes, e Margarida Martins, natural de Itu.

Dispensas Matrimoniais ano 1781  ACMSP códice  5-68-1436

Jose Branco Ribeiro e Catarina Nunes de Siqueira

Ele filho do Cap Antonio Branco Ribeiro e Angela Machada de Moraes natural e batizado em Santo Amaro aos 24-10-1754, e de presente morador na Cidade de S Paulo.Padrinhos: Bento Paes e Gertrudes Maria filhos solteiros de Martinho Rodrigues Gatto.Ele tem 27 anos completos, foi com o batalhão para vários lugares (São Jose do Rio Pardo, Laguna, Tabatinga etc) e precisou justificar ter-se mantido solteiro por esse tempo.

Ela filha de Antonio Nunes de Siqueira e Maria de Siqueira já defuntos batizada em Santana de Parnahiba.

 

(pesq.Fabricio Gerin) Araçariguama, 05/12/1781 – José Branco Ribeiro, natural de Santo Amaro, freguês da Sé de São Paulo, f.l. do Capitão Antonio Branco Ribeiro e Angela Machada de Moraes, naturais de Santo Amaro, n.p. de Antonio Branco Raposo e Maria Ribeiro do Passo, naturais de Santo Amaro, n.m. de Martinho Rodrigues Gato e Maria Machado Pinto, natural de Santo Amaro, com Catarina Nunes de Siqueira, natural de Parnaíba, moradora desta, f. de Antonio Nunes de Siqueira, natural de Parnaíba, e Maria de Siqueira, natural de Itu, n.p. de Bernardo Pimenta das Neves, natural de Parnaíba, e Maria das Neves de Siqueira, natural de São Paulo, n.m. de Antonio de Siqueira Caldeira, natural de Mogi das Cruzes, e Margarida Martins, natural de Itu – testemunha: João Pinto Guedes, casado com Inácia Vieira da Silva, e freguês da Sé de São Paulo

Geração em SL 8º, 17, 7-2. Entre eles:

3-1-1-3-1 Gertrudes Blanco de Siqueira, natural de Parnaiba onde casou aos 15-05-1804 com José Domingues Moreira, de Santo Amaro, filho de Manoel Dias Moreira e Ana Maria Paes

Igreja Matriz de santa Anna de Parnahiba – Casamentos - 15-05-1804 – Sem impedimento, as doze horas da manhã, em presença das testemunhas Jose Rodrigues Pinto e Joaquim Rodrigues Paes, se cazou  José Domingues Moreira, filho de Manoel Dias Moreira e Anna maria Paes, np de Salvador Dias Moreira e Maria da Silva, nm de Pedro Domingues Paes e Florencia Paes, todos naturais de Santo Amaro. Com Gertrudes Blanca de Siqueira natural desta Matriz, filha de Jose Blanco Rybeiro natural de Santo Amaro e Dona Catharina Nunes de Siqueira natural desta, np do Capitam Antonio Blanco Rybeiro e Angela Machada, nm de Antonio Nunes de Syqueira e Maria Nunes de Syqueira naturais desta Villa.

3-1-1-3-2 Joaquim Blanco Ribeiro, casado com Inacia Maria de Camargo, filha de Vicente Pedroso de Camargo e Rita de Moraes. Geração neste capitulo, § 7º.

3-1-1-4 Rita Maria de Moraes, batizada em 1756. Casou em 1783 em Santo Amaro com José Vieira de Brito, filho de Antonio Vieira de Brito e Francisca Vieira,

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 31-11-1756; Ritta; filha de Antonio Blanco Ribeiro e Angela Machada; Padrinhos: Mariano Blanco solteiro e sua irmã Anna Blanca solteira.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 23-07-1783 – Jose Vieira de Brito filho de Antonio Bicudo de Brito e Francisca Vieira, Np de Miguel Bicudo de Brito e Maria Sarmento, nm de Ignácio Vieira Antunes e Maria da Silva. Com Rita Maria de Moraes filha do Capitam Antonio Blanco Ribeiro e Angela Maxada, Np de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeiro do Passo, nm de Martinho Rodrigues Gato e Maria Maxada Pinto

Pais ao menos de:

3-1-1-4-1 Quiteria Branca de Moraes, batizada em 1784, em 1800 tirou provisão para se casar com Joaquim José Pires, filho de Inacio Pires Monteiro e Joana Alvares de Figueiró.

Dispensas Matrimoniais ano 1800  ACMSP   6-82-2461

Joaquim Jose Pires e Quiteria Branca de Moraes

Ele filho de Ignacio Pires Monterio e Joana Alvres de Fiqueiro nat de Santo Amaro, bat 25-03-1776, padrinhos João Mendes Raposo e sua mulher Rita Blanca.

Ela filha de Jose Vieira de Brito e Rita Maria de Moraes tb de Santo Amaro. Ela bat aos 07-11-1784, padrinhos Antonio Bicudo de Brito e D. Angela Machada mulher do Capitão Antonio Blanco Ribeiro.

 

Joaquim faleceu antes de 1832 deixando ao menos três filhas para casar e mais filhos menores. Encontramos:

3-1-1-4-1-1 – Joaquina Branca de Moraes, batizada em Santo Amaro aos 21-11-1813. Em 1832 pediu dispensa de 4º grau de consanguinidade para se casar com Antonio Vieira da Silva, filho de Antonio Vieira e Maria Joaquina da Silva.

Dispensas Matroimoniais, 1832 vol  5994

Antonio Vieira da Silva e Joaquina Branca de Moraes

Camara Episcopal, 04-06-1832

Diz Quiteria Branca de Jesus pobre viúva de Santo Amaro, que ela tem trez filhas cazadeiras além de outros pequenos e encontrou um moço que quer casar com uma das filhas mas precisam da dispensa de impedimento de consanguinidade (o grau esteve escrito onde hoje é um buraco)

O avô materno da oradora é primo irmão da avó materna do orador

Querem casar  Antonio Vieira da Silva, filho leg. de Antonio Vieira e Maria Joaquina da Silva, com Joaquina Branca da Silva filha de Joaquim Jose Pires e falecido e Quiteria Branca de Moraes, parentes em 4º grau.

Livro de batismos f 46v 21-11-1813 – Joaquina de sete dias filha de Joaquim Jose Pires e Quiteria Branca. Padrinhos: José Vieira e sua mulher Rita Branca

Lv de batismos fl 69v- Antonio, de oito dias, filho de Antonio Vieira e sua mulher Maria Joaquina. Padrinhos: Jose Pires e quiteria Maria solteiros filhos de Mathias de Araujo.

3-1-1-4-2 Felicia de Moraes casou em 1811 com Belchior Pires de Andrade, filho de Manoel Pires Monteiro e Maria da Apresentação de Andrade, neste capítulo § 7º.

3-1-1-5 Vitorino, batizado em1759

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 02-03-1759; Vitorino; filho de  Antonio Blanco Ribeiro e Angela Machada; Padrinhos: Jose Rodrigues Gato solteiro filho de Martinho Rodrigues e Maria Jose da Silva casada.

3-1-1-6 Maria da Conceição de Moraes, batizada em 1761, casou em 1783 com Joaquim Antonio de Mattos, filho de Bento José de Sales e Ana Maria de Eyró, § 12 deste capítulo

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 09-12-1761; Maria; filha de Antonio Blanco Ribeiro e Angela Machada de Moraes; Padrinhos: Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeira do Passo.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos ?-09-1783 – Joaquim Antonio de Mattos filho de Bento Jose de Salles e Anna Maria de Eiró, Np de Francisco de Salles Ribeiro Nat de |Lisboa e Maria Josepha de Moraes, nm de João Moreira Garcia e Maria de Eiro. Com Maria da Conceição de Moraes, filha do Cap Antonio Blanco Ribeiro de D. Ângela Maxada de Moraes, Np de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeiro do Passo, nm de  Martinho Rodrigues Gato e Maria Maxada Pinto.

3-1-1-7 Francisco, batizado em1764.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 24-09-1764; Francisco; filho de Antonio Blanco Ribeiro e Angela Machada; Padrinhos: Antonio Furtado Machado casado e Maria Machada casada.

3-1-2 Maria José da Silva ou Maria Ribeira, batizada em casa por necessidade aos 03-07-1729.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 03-07-1729; Maria filha de Antº  Branco Raposo e Mª Ribeira do Passo, em perigo de vida por Braz de Siqurª Domingues casado com Benta Ribeira.

          Maria José casou em 1745 com Manoel Pedroso de Oliveira filho de outro Manoel Pedroso de Oliveira e Ana da Veiga, np de Bento de Oliveira Pires e Izabel de Moraes e Silva (família Bento de Oliveira Pires), nm de Manoel Pacheco Gato e Francisca da Costa, família “Borba Gato”.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 14-09-1745; Manoel Pedroso de Oliveira, natural da Cotia, filho de Manoel Pedroso e Ana da Veiga Paes; cc. Maria Jose da Silva, natural e freguesa desta, filha de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeiro. T.: Braz Rodrigues de Siqueira.

          Manoel faleceu na Cotia em novembro de 1782.

Igreja de Nossa Sra de Monte Serrate da Cotia – obitos- Aos 17-11-1782 faleceo da vida prezente Manoel Pedroso de Oliveira natural da Freguesia desta Igreja filho de Manoel Pedroso de Oliveira e D Anna da Veiga Pais cazado com Maria Jo\e da Sylva de idade de cincoenta anos com todos os sacramentos. Fez testamento.

          Maria José seguiu morando em Cotia onde faleceu em 1820, com noventa e um anos de idade.

Igreja de Nossa Sra de Monte Serrate da Cotia – obitos- Aos 04-08-1820 no Bairro de Caputera? Desta freguesia de Cutia faleceu com todos os Sacramentos Maria José da Silva de idade de noventa anos mais ou menos, natural de Santo Amaro viúva de Manoel Pedroso de Oliveira deixou filhos e não fez testamento; involta no habito de São Francisco em Caixão da Fabrica acompanhada por tes sacerdotes, Cruz da Irmandade do Santissimo da Fabrica e sepultada acima das grades em hua sepultura da Fabrica e cantarão-lhe três Responsorios e foi encomendada solenemte.

          Em 1781, segundo o censo de Cotia (consultado no site do Arquivo do Estado de SP) eram dez os filhos do casal:

3-1-2-1 Ana Maria Pedroso ou da Silva batizada em 1747 na Cotia. Em 1771 requereu dispensa para se casar com João Pinto Guedes, filho de Martinho Rodrigues Gatto alferes e Maria Machado Pinto, família “Pinto Guedes” Cap.3º, § 6º. O casamento não se realizou.

Matriz de N Sra de Monte Serrate da Cotia – Batismos – Aos 07-03-1747, Anna filha legitima de Manoel Pedroso e de Maria Josepha da Sylva in periculo mortis pelo Fr. Domingos da Purificação Religioso de S Francisco

Na Cotia aos 15-11-1774 casou com José Carlos de Camargo, filho de Carlos de Figueiró e Francisca de Moraes. Geração na família “Pinto Guedes” Cap. 2º § 5º.

Matriz de Santo Amaro- Casamentos - Aos15-11-1774;Jose Carlos de Camargo, fl de Carlos de Figueiró e Fca de Moraes, np de Matheus de Figueiró e Mariana de Camargo, nm de Jose de Moraes Pires e Izabel Gls Paes; Anna Maria Pedroza filha de Manoel Pedroso de Oliveira e Maria Jose da Silva, np de Manoel Pedroso de Oliveira e Anna da Veiga pais, nm de Antonio Branco e Maria Ribeiro do Paço.

 

Em 1781, morava na Cotia com o marido de 37 anos e tres filhos: Maria de 6 anos, Manoel de 3 e Ana de 2. Ana Maria faleceu na Cotia em 1798, embora por provável engano no assento, constar 1797. Com geração em SL 7º, 68.

Matriz de N Sra de Monte Serrate da Cotia – Óbitos- Aos 07-04-1797 – no bairro de ---- M Boy, faleceo Ana Maria da Silva, natural desta freguesia casada com Joze Carlos de Camargo, quarenta e tantos anos,  corpo envolto em habito franciscano nesta Matriz, sem testamento.

3-1-2-2 José Pedroso, solteiro em 1781 com 30 anos, era auxiliar de cavalaria. Em 1806, depondo no processo matrimonial do irmão Joaquim, continuava solteiro e era capitão.

“Capitam José Pedroso de Oliveira, solteiro, natural da Cotia, vive de suas lavouras, irmão do orador.”

3-1-2-3 Gertrudes, 29 anos e solteira em 1781.

3-1-2-4 Manoel Pedroso de Oliveira, com 28 anos em 1781. Morador na Cotia onde casou primeiro em 1785 com Ana Rosa Cadaval, filha de André Gonçalves Cadaval e Josefa Machado. Viuvo, casou no mesmo lugar em 1795 Catharina Pinto, filha de Manoel Pinto de Queiroz e de Anna Maria de Camargo. Geração neste capítulo § 7.

Igreja de Nossa Sra de Monte Serrate da Cotia – Casamentos- Aos 19-04-1785 – Manoel Pedroso de Oliveira, filho de Manoel Pedroso de Oliveira já defunto e Maria Jose, np de Manoel Pedroso de Oliveira e Anna da Veiga, nm de Antonio Blanco Raposo  e sua mulher se ignora; com Anna Rosa filha de Andre Gonçalves Cadaval e Josefa Ribeira cujos avós paternos se ignora e nm de Ig—o  Maxado e Antonia Ribeira,

 

Igreja de Nossa Sra de Monte Serrate da Cotia – Casamentos- Aos 16-02-1795 – Manoel Pedrozo de Oliveira e Catharina Pinto – Ele viúvo de Anna Rosa Ribeira e Catharina Pinto f de Manoel Pinto Queiroz e Anna Maria de Camargo e dos avós não disseram.

Manoel e Ana Rosa tiveram q.d:

3-1-2-4-1 Maria Josefa da Anunciação, casou em 1809 na Fazenda Moinho Velho em Cotia com o Capitão José da Silva de Carvalho.

Igreja de Nossa Sra de Monte Serrate da Cotia – Casamentos- Aos 19-08-1809 – Se receberam na fazenda denominada Moinho Velho, o Capitam José da Silva Carvalho, viúvo por óbito de Anna Joaquina de Oliveira, com Maria Josefa da Anunciação filha de Manoel Pedroso de Oliveira Ana Rosa Cadoval, naturais desta.

 

Capitão José da Silva Carvalho, depois Sargento Mor, era filho de Manoel da Silva de Carvalho e Ana Maria de Jesus. Casou primeira vez em Santo Amaro em 03-04-1792 com Ana Joaquina de Oliveira, filha de Thomas Francisco da Sylva e Joana de Oliveira Preste, np de Manoel Francisco da Silva e Anna Fernandes de Oliveira, nm de Agostinho de Oliveira Costa e Anna da Silveira. Geração na família “Agostinho de Oliveira Costa”, neste site.

 

Capitão José e sua segunda mulher Maria Josefa tiveram ao menos q.d:

3-1-2-4-1-1 João Vicente da Silva, casou em 1842 na Cotia com Maria Cândida de Oliveira, filha de Jose Vaz Leite de Carvalho e Ana Joaquina de Oliveira, por esta neta de José Blanco de Oliveira e Joana Nunes de Siqueira, neste paragrafo 3-4-1-6.

Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrate da Cotia – Casamentos – Aos 15-10-1842 – João Vicente da Silva filho do S Mor José da Silva de Carvalho e D Maria Josefa da Anunciação, np não souberam dizer, nm de Manoel Pedroso de Oliveira e Ana Rosa Cadaval. Com D. Maria Candida de Oliveira, filha de Jose Vaz Leite de Carvalho e Anna Joaquina de Oliveira, np de Antonio Tavares Pinho e D Caetana Aires de Carvalho, nm do Guarda Mor José Blanco de Oliveira e de D Joana Nunes de Siqueira

3-1-2-4-1-2 Antonio, batizado em 11-07-1811.

Matriz de Santo Amaro – batismos- Aos 11-07-1811- Antonio filho do Capitam Jose da Silva de Carvalho e Dona Maria Josefa da Anunciaçãm. Padrinhos: Capitam Joaquim Jose da Luz e sua mulher Dona Maria Joaquina

3-1-2-4-1-3 Ana, em 03-03-1813.

Matriz de Santo Amaro – batismos- Aos 03-03-1813 – Anna filha do Sargento Mor Jose da Silva de Carvalho e Maria Josepha da Anunciaçam. Padrinhos: Cel Francisco Antonio de Souza e sua mulher Francisca Ignacia da Conceiçam.

3-1-2-4-1-4 Joana, em 19-06-1815.

Matriz de Santo Amaro – batismos- Aos 19-06-1815 – Joanna filha do Sargento Mor Jose da Silva de Carvalho e Dona Maria Josepha da Anunciaçam. Padrinhos: O Capitão Manoel --- de Vasconcelos e sua mulher Dona Maria dos Anjos. À margem: Extraí certidão 25-03-1844 e outra aos 15-08-1844

3-1-2-4-1-5 Manoel, em 01-06-1814.

Matriz de Santo Amaro – batismos- Aos 01-06-1814- Manoel de 3 dias filho do Sargento Mor José da Silva de Carvalho e Dona Maria Josepha da Conceiçam. Padrinhos: Tenente Coronel Manoel Jose Gomes e sua filha Dona Maria do Carmo solteira.

3-1-2-4-1-6 Luiz, em 08-01-1817.

Matriz de Santo Amaro – batismos- Aos 08-01-1817- Luiz filho do sargento Mor Jose da Silva de Carvalho e Dona Maria Josepha de Anunciação. Padrinhos: Tenente Antonio Cardoso Nogueira e sua mulher Dona Anna Felicia de Castro.

3-1-2-4-1-7 Manoel,. em 13-12-1819.

Matriz de Santo Amaro – batismos- Aos 13-12-1819- Manoel de 16 dias filho do Sargento Mor Jose da Silva de Carvalho e Dona Maria Josepha da Anunciação. Padrinho o Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordam solteiro freguês de São Paulo.

3-1-2-4-1-8 Francisca, em 06-01-1821.

Matriz de Santo Amaro – batismos- Aos 06-01-1821- Francisca de um mês, filha do Sargento Mor Jose da Silva de Carvalho e Dona Maria Josefa da Anunciação. Padrinhos o Coronel Francisco Ignacio de Souza Queiroz e sua mulher Dona Francisca Eulina de Souza Queiroz.

3-1-2-4-1-9 Claudina, em 08-09-1832.

Matriz de Santo Amaro – batismos- Aos 08-09-1832- Claudina filha do Sargento Mor Jose da Silva Carvalho e Dona Maria Josefa da Anunciaçam. Padrinho Reverendo Manoel Emiglio Bernardes e a espada de N Sra das Dores. Extrai certidão em 06-02-1850

 

3-1-2-5 Rita, com 26 anos e solteira em 1781, em 1813, ainda solteira, morava com a mãe em Cotia.

3-1-2-6 Rosa, também solteira, com 25 anos em 1781. Segundo Silva Leme, no inventário do pai estava casada com Antonio José Dias Coelho. De fato, no censo de 1783, Rita já não vem no rol dos filhos que viviam com a mãe Maria José.

3-1-2-7 Angela Maria Pedrosa, com 17 anos em 1781. Em 1786 pediu dispensa de quarto grau de consanguinidade para casar com José de Camargo Paes, filho do Alferes Antonio de Camargo Pontes e Maria Paes. Geração neste capítulo § 7º.

N Sra de Monte Serrate da Cotia – Casamentos - 27-11-1796 as 9hs da manhã, dispensados no quarto grau de consanguinidade-  José de Camargo Paes, filho do Alferes Antonio de Camargo Pontes e Maria Paes, com Angela Maria Pedrosa filha de Manoel Pedroso de Oliveira e Maria José da Silva ambos naturais desta freguesia da Cutia. Testemunhas: José Joaquim da Silva e Antonio de Camargo Pontes.

3-1-2-8 Cecilia, 12 anos em 1781

3-1-2-9 Maria Antonia, filha de Manoel Pedroso de Oliveira e Maria Josefa da Silva, com 7 anos em 1781 segundo o censo de Cotia.

3-1-2-10 Joaquim Pedroso de Oliveira, batizado na Cotia em 1778, segundo certidão no processo matrimonial.

Em 1806 Joaquim casou com Ursula de Moraes, filha de Vicente de Moraes Pires e Timotea de Oliveira Guedes, citados por Silva Leme no vol 8º, 510, 7-11, sem a geração nem a filiação dele. Parentes em 3º grau, já que Manoel, pai de Joaquim, e Vicente, pai de Ursula, eram primos irmãos. Pediram e obtiveram dispensa em São Paulo.

ACMSP 7-70-3276 – Dispensas Matrimoniais- Data: 27-10-1806

Dizem os humildes ores o Capam Joaquim Pedrozo de Olº nal e morador na Freguesia da Cutia, Ursula Mª de Moraes nal da freguesia da Cidade que tendo eles tratado casamento sem mais impedimento do que o 3º grau de consangde  do qual os humides implorão Dispª pª o que

- Que Vicente de Moraes Pires e Manoel Pedroso de Oliveira forão primos irmãos deste proveio o orador e daquele a ordrª. Eis aqui o 3º grau.

- Que a oradora é  pobre, seu pai tem 76 annos não tem athe o preste achado pessoa tam capaz como o oror que por charide  a quer amparar eh muito capaz de tratar decentemte a orº e aos fos que tiverem

Que a oradora não foi raptada e mora em compª de seu Pai

“Deram fiança de banhos na Cidade de Sam Paulo o Capam Joaqm Pedroso de Olª natural e freguês da Cutia filho de Mel Pedroso e Mª Branca e Ursula Mª de Moraes nal desta Cide fa legª de Vicente de Moraes Pires e de Thimothia de Olª os ores forão dis pensados do 3º grau de Consangde.

Lv batizados desta Sé fls 37 – Aos doze de Dezembro de mil setecentos e oitenta anos – Ursula, filha de Vicente de Moraes e Thimotia de Olivrª. Padrinhos: Antonio Pinto Franco e sua mer Ursula Mª de Olivrª todos desta Freguesia.

Matriz N Sra de Monte Serrate da Cotia, fls 113v – Batizados – 09-01-1778,  nesta Freguesia de Cutia – Joaquim, filho de Manoel Pedroso d’Oliveira e Maria Josefa da Silva. Padrinhos Reverendissimo Padre Rafael Antonio de Barros e Maria Gertrudes de Camargo casada.

 

     Foram moradores em Cotia mas nenhum dos filhos foi batizado lá, segundo os livros da Matriz. Tinham preferencia pela capela de N Sra do Rosario de Mboy, embora formalmente fossem fregueses de Santa Efigenia. Já viúva, Ursula fez seu testamento aos 30-06-1855 e nele declarou o casamento e filiação. Pediu para ser sepultada na capela de Mboy e deixou legados para as duas únicas filhas e alguns netos.

Acervo CDHAL- Processo 997- Tribunal de Justiça – 3º Oficio de Familia - Testamentos

Transcrição CDHAL

Em nome de Deus Amém.

Eu Ursula Maria de Moraes como christã catholica Romana que sou em qual religião nasci, fui criada, educada, e em que me tenho conservado, e espero morrer, e achando-me doente, deliberei-me a fazer meo testamento como faço de minha livre vontade, e em meo perfeito juizo, declaro minhas disposições pela maneira e forma seguinte.

Primeiramente declaro que sou natural da Imperial cidade de São Paulo, filha legitima de Vicente de Moraes Pires, e de Thimothia Vieira d’Oliveira, viuva que fiquei por fallecimento de meo marido Joaquim Pedroso d’Oliveira, filho de Manoel Pedroso, e de Maria Branca, do qual consorcio tivemos duas filhas, a primeira de nome Anna Joaquina digo Maria Clara Pedroza, e a segunda de nome Anna Joaquina Pedrosa, as quaes são minhas universaes herdeiras.

Segundo que deixo forro por minha morte o escravo velho de nome Jose, livre de qual quer onus, podendo acompanhar a quem muito bem lhe parecer. Terceiro que deixo para minhas netas de nomes Roza Emilia de Moraes, e Maria do Carmo, filhas de Maria Clara Pedrosa, huã criolla fulla, de nome Joana, de idade oito annos mais ou menos, filha da minha finada escrava Ursulina, já fallecida, no valor de quatro centos mil reis, ficando a mesma Roza Emilia de Moraes com direito de ser preferida a ficar com a dita escravinha, quando tenhão de repartir, sobrando a ir mã Maria do Carmo, a metade do valor da mesma quando for avaliada, aSsim como fica hua, herdeira d’outra, de forma que se hua d’ellas falleça, fica sua herdeira a que sobre viver. Deixo para os meos netos, filhos de Anna Joaquina Pedrosa o seguinte. Para Joaquim Honorato de Camargo, cincoenta mil reis. Para Henrique Pedroso de Camargo a quantia de cincoenta mil reis, e mais o direito de ficar com o criollo de nome Firmino pelo preço que for avaliado na occazião do inventario, dando nessa occasião a importe a quem de direito pertencer, e mesmo athe os cincoenta mil reis que aSsima menciono para elle, pode, se melhor cobier, ficar já descontado no valor do referido criollo Firmino, os ditos 50 000 réis. Para Francisco Pedroso de Camargo, deixo o criollo mulato outra p.de nome Joaquim de idade de hum anno, filho de minha escrava Marcelina, no valor de duzentos mil reis, visto que lhe dou a metade, a outra metade que é cem mil reis nesta data vendi, em moeda corrente, ficando por essa forma pertencendo ao dito meu neto Francisco Pedroso de Camargo, o referido criollinho por inteiro. Para Francisca Emilia de Camargo, a quantia de cem mil reis. Mais para meo neto e afilhado Manoel Francisco filho de Maria Clara Pedrosa, a quantia de cincoenta mil reis. Para minha (ma.) sobrinha e affilhada de nome Escolastica, filha de Manoel Jose d’Oliveira a quantia de doze mil reis. Para minha afilhada Antonia, filha de Joaquim de Camargo a quantia de doze mil e oito centos reis. A escrava de nome Maria Salomé, quero que fique em companhia de minha filha Maria Clara Pedrosa, com a condição de se no praso de tres anos contados depois de meo fallecimento, ella tiver a importe de seo valor, ser recebido, para nesse mesmo acto ser passada sua carta de liberdade. Deixo à Igreja de Nossa Senhora do Rosario, da capella de Mboy a quantia de setenta e quatro mil reis, e a bem desta quantia, quero que dê mais a quantia de cincoenta mil reis de promessa que fiz prefazen do ambas as quantias, a de cento e vinte e quatro mil reis. Devo ao Capitão Manoel Jose de Moraes certa quantia. Devo mais alguãs pequenas contas.Logo que eu falleça e tenha de descer meo corpo a sepultura, seja elle involto em hum habito d’ordem de São Francisco, para enterral-o na Igreja de Nossa Senhora do Rosario, da Capella de Mboy, fazendo-se o interro mais simples possivel, sem a menor pompa, obedecendo-se somente (somte.) a necessaria decencia, acompanhado de toques de cino, como é de costume. Que no dia subsequente ao meo interro, se diga tres missas de corpo presente, e depois mais dés missas por minha alma, cinco ditas pela alma do mencionado meo marido, finado Joaquim Pedroso d’Oliveira; cinco ditas pelas almas dos meos finados escravos, Manoel, Mathias, Manoel mulato, Margarida, e Ursulina. Declaro mais que nomeio para outra p.meos testamenteiros em primeiro lugar ao Capitão Manoel Jose de Moraes, segundo, Benedicto Antonio da Silva, terceiro, meu neto Joaquim Honorato de Camargo, aos quaes peço que cumprão tudo uanto aSsima fica dito, com a necessaria pontualidade. Se por ventura as minhas disposições excederem minha terça, será tirado digo inteirado o qual falta pela herança das mencionadas minhas filhas, assim como toda despesa que necessario for para o inteiro cumprimento deste testamento. E por esta forma tenho concluido e acabado este meo testamento e disposição d’ultima vontade, o qual pedi a Benedicto Antonio da Silva que este fizesse e a meo rogo assignasse, por eu não saber ler nem escrever. Santo Amaro, 30 de junho de 1855.Benedicto Antonio da Silva

     Encontramos sete filhos do casal nos censos de Cotia, consultados no site do Arquivo do Estado de SP. Apenas duas filhas chegaram à idade adulta:

3-1-2-10-1 Demetrio, com cinco anos em 1813 e seis em 1814. Não comparece no mapa de 1816 e nem nos seguintes.

3-1-2-10-2 Henrique, com 4 e 5 anos respectivamente em 1813 e 1814, também desparece dos mapas subsequentes.

3-1-2-10-3 Ana, batizada em Santa Efigenia em dezembro de 1813, com um mês de idade no censo de 1814. Como os irmãos, já não vem  no censo de 1816 nem nos seguintes.

Igreja de N Sra da Conceição de Sta Efigenia – Batismos – Aos 07-12-1813 – Anna – Filha do Capitão Joaquim Pedroso e sua mulher Dona Ursula Maria de Moraes. Padrinhos: Francisco Rodrigues Cesar e sua mulher Maria Cesar.

3-1-2-10-4 Maria Clara Pedroso, batizada em Santa Efigenia aos 20-10-1816, com um mês no censo de 1816, única filha que morava com os pais neste ano.

Igreja de N Sra da Conceição de Sta Efigenia – Batismos – Aos 20-10-1816 – Maria, de onze dias filho do Capitão Joaquim Pedroso de Oliveira e Dona Úrsula Maria de Moraes. Padrinhos: Bento Correa viúvo e Dona Maria Clara solteira. Imagem 68, fls 66v

Casou aos 18-04-1831 na Igreja de Nossa Senhora do Rosario de M Boy com Antonio de Camargo e Oliveira, filho de Francisco de Camargo Paes e Anna Maria de Oliveira, com dispensa de consanguinidade de 4º grau misto com 3º, neste capítulo § 7º. Antonio era viúvo de Escolastica de Moraes, parente de Maria Clara em 2º grau e por isso, além do impedimento de consanguinidade em 4º grau misto de 3º, foram dispensados do de afinidade em 2º grau.

ACMSP Dispensas Matrimoniais, 10 -18 – 5521 Ano 1831

Dizem os humildes Ores o Alfs Antº de Camargº Olvrª e D. Mª Clara Pedroza da Fregª de S Ifigª desta Cide, que ele tem tratado casamtº. sem impedimto mais q o de 4º grão mixto de 3º por consgde do qual humildes implorão Dispª bem como do 2º de affinide por copula licitta

Que D. Ursula Mª de Moraes e Maria Mores erão Pras Irmãs, daquela nasceo a Orª e desta Maria nasceo Ana  Mª e desta o Oror. Eis aqui o 4º grão mixto de 3º por Consande.

Que o Oror  foi cazado a face da Igrª com D. Escolastica Mª de Moraes, Prª Irmã da Orª. Eis aqui o 2ª grão de affinide

Que a Orª he pobre, não cazando com o oror ficará inrupta, subjª as mizerias do Mundo, o oror he mtº idôneo capaz de trata la de  --- e aos fos q’ tiverem.

Que a orª não foi raptada pelo oror e vive honestamte

Requerida a dispensa em São Paulo, 13 de Abril de 1831

1ª Testemunha – Capitão Joaquim Pedroso de Oliveira, natural da Cotia, freguês de Santa Ifigenia, vive de suas lavouras, sessenta e trez anos, pai da oradora. Disse que os oradores eram parentes no grau alegado, que a oradora não foi raptada e que ambos possuiam mais ou menos quinhentos mil reis.

2ª Testemunha – Dona Ursula Moraes, casada, natural desta cidade, moradora em Santa Ifigenia, cincoenta anos, vive de suas lavouras, mãe da oradora. Confirmou as alegações e disse que “ambos pouco possuem”.

Depoimento da oradora – Dona Maria Clara Pedroza natural de Santa Ifigenia, 14 anos. Disse que era a própria, estava ligada ao orador no grau referido, que não fora raptada e que por ora nada possuía por ser filha família.

Vistos estes Autos dos oradores Alfs Antonio de Camargº e Olivrª e Maria Clara Pedroza da Fregª de M Boy, depoimtos da ttas se achão ligados no 4º grau mixto de 3º p’ consanguinde (à margem: e no 2º Gao de Affininde licita) e p isso impedidos pª contrahirem Matrimonio legitimamte; e atendendo a Sua Suplica os hey pr dispensados nos referidos impedimtos na forma requerida. Paguem as Custas dos autos. S. Paulo 14 de Abril de 1831.Lourenço Justiniano Ferreira

Antonio faleceu em 1846 com inventário aberto pela viúva no mesmo ano, na casa em que moravam no bairro de Pirajussara. Deixou dois filhos do seu casal, tutelados pelo Capitão Manoel José de Moraes (inventário neste site)

Maria Clara continuou a manter casa e fazenda em Santo Amaro, de onde era freguesa, mas passava temporadas em Itapecerica da Serra, em casa do Capitão Manoel José de Moraes, na frente da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, enquanto a família oficial do Capitão morava na fazenda em Mboy Mirim.

Faleceu Maria Clara em Santo Amaro aos 18-09-1860, com testamento datado de 07-05-1853. Foi sepultada na Capela de M Boy.

Matriz de Santo Amaro – Óbitos - Aos dezoito de Setembro de mil oitocentos e sessenta falleceu Dona Maria Clara Pedrosa de quarenta e seis annos natural de Santa Ifigênia, viúva por óbito do Alferes Antonio de Camargo e Oliveira, deixou filhos i---- testamento, seu corpo envolto em habito conduzido em Caixão foi sepultado na Capella de Boygi e sua alma solenemente encomendada.

O Vigro Jesuino Antonio de Araujo

Segundo o inventário de Maria Clara, neste site, foram seus filhos:

Com o Alferes Antonio de Camargo e Oliveira

3-1-2-10-4-1 Antonio de Camargo e Oliveira nascido aos 10-12-1838, batizado em 1º de janeiro do ano seguinte na Capela de M Boy, com assento não registrado na Matriz de Santo Amaro, mas justificado para que pudesse se casar em 1861 com Vitalina Brandina de Moraes Pinto, filha de Americo de Moraes Pinto, conforme petições no inventário de seu pai, neste site.

3-1-2-10-4-2 Maria Luiza de Camargo, casou em Santo Amaro aos 27-11-1857 com Lino Pires de Albuquerque, inventariante da sogra. Lino, nascido e batizado em Sorocaba, era filho de Antonio Pires de Albuquerque e Senhorinha Pires de Albuquerque - família Gaspar Nunes Sarmento, neste site.

Arquidocese de São Paulo – Dispensas Matrimoniais vol 7389

27-04-1857 - Os Oradores Lino Pires de Albuquerque e Maria Luiza de Camargo aquele filho leg de Antonio Pires de Albuquerque e Senhorinha Pires de Albuquerque nat e bat na Cidade de Sorocaba e morador em Itapecerica, e esta filha do falecido Antonio de Camargo e Oliveira e Maria Clara Pedrosa nat e bat em S Amaro..... achando se justos para se casarem e não havendo impedimento algum...

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 27-11-1857 – Lino Pires de Albuquerque e Maria Luiza de Camargo – Matriz de Santo Amaro a uma hora da tarde na presença das testemunhas Capitão Benedito Antonio da Silva e Jose Manoel Vieira de Moraes. Ele natural de Santo Amaro e freguês de Itapecerica (não dá a filiação dele). Ela natural e freguesa de Santo Amaro, filha do falecido Alferes Antonio de Camargo e Oliveira e Dona Maria Clara Pedrosa

 

Maria Clara, no estado de viúva, teve “apadrinhados” do Capitão Manoel José de Moraes:

3-1-2-10-4-3 Manoel Francisco de Moraes. Em 1868, em processo sumário, pediu dispensa dos proclamas para se casar. Sem proclamas, sem chance de sair impedimentos, se bem que habilmente já incluíram no pedido dispensa de qualquer parentesco que “porventura possa haver entre eles”.....

ACMSP – Dispensas Matrimoniais - Estante 12 –30 –7847  Ano 1868

Manoel Francisco de Moraes e Eva Vieira de Moraes, naturaes de Itapecerica, ela filha do Capitão Fernando Vieira de Moraes e da finada Maria das Dores, ela filho de pai incógnito e da finada Maria Clara Pedrosa. Querem se casar o mais rápido possível e por isso pedem para serem dispensados os proclamas e parentesco que por ventura possa haver entre eles em grau dispensável. E autorização para se casarem em oratório particular.

Sem proclamas mas com a devida provisão, na privacidade da casa do Major Manoel Vieira de Moraes, Manoel Francisco casou com Eva Vieira de Moraes, filha de Fernando Vieira de Moraes e sua primeira mulher Maria das Dores de Moraes, por esta neta do Capitão Manoel José de Moraes, suposto “padrinho” de Manoel Francisco.

Igreja de N Sra dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos -30-09-1868 – Manoel Francisco de Moraes e Eva Vieira de Moraes, em casa do Major Manoel Vieira de Moraes no distrito de Santo Amaro. Ela filha do Cap Fernando Vieira de Moraes e da finada Maria das Dores de Moraes. Ele f da finada Maria Clara Pedrosa e pai incógnito.

3-1-2-10-4-4 Rosa Emilia de Moraes Pedroso,casou duas vezes. Primeiro em 1865, ainda em vida de seu pai, com Francisco Pedroso de Camargo, filho de Manoel de Camargo e Oliveira e Ana Joaquina Pedroso, 3-1-2-10-5 abaixo. Primos irmãos, juntamente com a dispensa do parentesco constante nos livros paroquiais, pediram e conseguiram brevidade e dispensa de penitencias.

Viuva, Rosa casou em 1876 com Amaro Rodrigues Borba. Com geração do primeiro marido.

Dispensa Matrimonial – ACMSP – Codice 12 -18 -7.688

Dispensas 1865, vol 7.688

“Dizem os pobres oradores Francisco Pedroso de Camargo e Rosa Emilia de Moraes Pedroso, nat e Baptizados na Fregª de Santa Ephigenia e fregueses de Itapecerica aqle filho legitimo do finado Capitão Manoel de Camargo e Oliveira e Ana Joaquina Pedroso, esta fª de pai incógnito e da finada Maria Clara Pedroso q’ eles pª se casarem justos e contratados e o não podem fazer por obstar lhes o impedimto de 2º grau de consanguinide da linha lateral...”

Pedem dispensa para que a oradora possa ficar amparada. Dispensa também nos prazos e obrigações do costume comutando as penitencias publicas.

 

No mesmo processo

“Dizem Candido Vieira de Moraes e Anna Augusta de Moraes Pedroso nes e baptizados na Fª de Sto Amaro aqle fragues da Cide da Constituição, fº legmo do Capm Jose Manoel Vieira de Moraes e Rosa Emilia de Mor,s esta freguesa de Itapecerica fª de pai incógnito e da finada Maria Clara Pedroso q’elles para se casarem estão justos e contratados e desejando serem se recebidos com toda brevide desejão q’V- lhes dispense nos Proclamas e ms diligencias e  em algum impedimento em grau dispensável que tanto se correm ...”

Francisco Pedroso de Camargo e Rosa Emilia de Moraes Pedroso são primos irmãos por serem as mães irmãs.

Candido Vieira de Moraes e Anna Augusta de Moraes Pedroso pedem dispensa dos banhos e de algum impedimento que possa haver entre eles em grau dispensável. Com provisão para se casarem na Igreja de Itapecerica.

 

Igreja de N Sra dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos - 20-01-1865 Francisco Pedroso de Camargo e Rosa Emilia de Moraes Pedroso. Ele f de Manoel de Camargo Oliveira e Anna Joaquina Pedroso. Ela f da finada Maria Clara Pedroso e pai incógnito. 2 grau de consangüinidade em linha lateral Nota as mães eram irmãs.

 

Igreja de N Sra dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos - 04-07-1876 – Amaro Rodrigues Borba e Rosa Emilia de Moraes – dispensados dos proclamas e mais diligencias – às quatro horas e quarenta minutos da tarde, na presença das testemunhas Ignacio Rodrigues Borba e Joaquim Marcelino Rodrigues – Ele filho de Joaquim Marcelino Rodrigues e Gertrudes Antonia de Jesus – Ela viúva do Alferes Francisco Pedroso de Camargo.

3-1-2-10-4-5 Ana Augusta de Moraes, batizada em Santo Amaro aos 03-06-1850.

Matriz de Santo Amaro Batismos- Anna Aos tres de Junho de mil oitocentos e cincoenta anos nesta Matriz de Santo Amaro baptizei e puz os Santos Oleos a Anna de seis meses filha de D. Maria Clara viuva; padrinhos  Joaquim solteiro e sua mãe Dona Ana Joaquina Pedrosa viuva estes de Santa Iphigenia aquelas desta Villa . O Vigro Antonio Jesuino de Araujo.

Em 1865, alegou pressa ao pedir dispensa dos proclamas, onde poderia sair o impedimento que havia, já que em Itapecerica e Santo Amaro era publica a paternidade dela, embora oficialmente oculta. Assim, sem chamar a atenção, ao pé do processo matrimonial da irmã Rosa, pediu-se que “lhes dispense nos Proclamas e ms diligencias e em algum impedimento em grau dispensável que tanto se correm ...”

Conseguida a dispensa “genérica” Ana Augusta casou aos 17-01-1865 com Candido Vieira de Moraes, filho de José Manoel Vieira de Moraes e Rosa Emilia de Moraes, por esta neto do Capitão Manoel José de Moraes, “padrinho” de Ana Augusta. Foram moradores em Piracicaba.

Igreja de N Sra dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos - Aos17-01-1865 Candido Vieira de Moraes e Anna Augusta de Moraes Pedroso. Com provisão e dispensa. Ele filho de Jose Manoel Vieira de Moraes e Rosa Emidia de Moraes. Ela filha legitima (sic) de Maria Clara Pedroso. T Fernando Vieira de Moraes e Joaquim Honorato. Obs não há o nome do pai da Anna Augusta.

3-1-2-10-4-6 Emilia Pedroso de Moraes, batizada em Santo Amaro aos 09-06-1851.

Matriz de Santo Amaro Batismos- Aos 09-06-1851 baptizei e puz os Santos Oleos a Emilia de mês, filha de D. Maria Clara Pedroza viúva; padrinhos Joaquim solteiro filho de João Nepomuceno e D. Joaquina Pedroza viúva aquelle de Itapecerica esta de Santa Ifigenia os mais desta Villa. O Vigro Jesuisno Antonio de Araujo.

Aos nove anos quando perdeu a mãe, passou a viver em casa do “padrinho” Capitão Manoel José de Moraes, que redigiu testamento garantindo a ela e às irmãs menores um vultoso dote, recomendando enfaticamente a seu genro e testamenteiro Manoel Vieira de Moraes que por elas olhasse e casasse apropriadamente. Ato seguinte, Capitão Moraes decidiu ele próprio casá-la com moço “seu igual”. Para isso conseguiu liminarmente a provisão em processo que se resumiu a uma pagina e poucas linhas, com o qual Emilia se casou aos 21-09-1867 com José Pires de Albuquerque, filho de Manoel Pires de Albuquerque e Rita Domingues de Moraes. Recebeu como dote parte das terras da Fazenda da Ilha em Embu-Guassu, de propriedade do Capitão Moraes mais algum dinheiro. Faleceu o Capitão Moraes um mês depois, aos 25-10-1867.

Igreja de N Sra dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos -Aos vinte hum de setembro de mil oitocentos e secenta e sete  nesta Matris de Itapecerica feitas as diligencias de estilo e dispensados nos proclamas e mais diligencias que devião preceder ao matrimonio sem mais impedimento algum as duas horas da tarde sendo os contraentes fregueses desta Freguesia de Itapecerica em minha presença e na das testemunhas Francisco Pedroso de Camargo e Manoel Antonio de Moraes se receberão em matrimonio Jose Pires de Albuquerque e Emilia de Moraes Pedroso esta filha de pai incógnito e da finada Maria Clara Pedroso, aquele filho do finado Manoel Pires de Albuquerque e de Rita Domingues de Moraes e logo lhes dei as Bênçãos nupciaes prescritas pela Santa Igreja.

Emilia e José foram moradores em Itapecerica onde possuíam a fazenda Itararé, com terras a esquerda do Rio Embu Guassu, herdadas dos Pires de Albuquerque, e na margem direita do rio, doadas pelo Capitão Moraes. Hoje sede município de Embu Guassu, onde ainda existe uma das casas da fazenda Itararé no bairro de mesmo nome, e o bairro Jardim Emilia, no centro do município. Tiveram filhos, todos nascidos na fazenda Itararé e batizados em Itapecerica.

3-1-2-10-4-7 Maria do Carmo de Moraes, batizada em Santo Amaro aos 19-03-1853.

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 19-03-1853 – Maria filha de D. Maria Clara Pedrosa viuva desta Vila – Padrinos:Henrique solteiro filho de Anna Joaquina Pedrosa e Dona Ursula Maria de Moraes viuva, estes de Santa Ephigenia

Tambem sem proclamas e com dispensa de consanguinidade, casou em Santo Amaro em 1869 com Manoel Pires de Moraes, família “Anastacio de Moraes Camargo” Cap. 1.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos- Aos 03-07-1869 – Dispensados nos proclamas bem assim no impedimento de 2º grau de consanguinidade misto de terceiro em linha lateral – Testemunhas: Major Manoel Vieira de Moraes e Tenente Americo Antonio de Moraes. Manoel Pires de Moraes, filho do finado alferes Salvador Pires de Albuquerque e Catarina Maria de Moraes. Com Maria do Carmo de Moraes, filha de pai incognto e da finada Maria Clara Pedrosa. O contraente natural e freguês de Itapecerica.

3-1-2-10-4-8 Benta, batizada em Santo Amaro aos 21-04-1855.

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos vinte e hum de Abril de mil oitocentos e cinoenta e cinco nesta Matriz de Santo Amaro o Reverendo Conego Jose Custodio de Siqueira baptizou e poz os Santos Olesos a Benta de mes filha de Dona Maria Clara Pedrosa viuva, padrinhos Capitão Benedito Antonio da Silva e sua mulher Dona Claudina Maria da Anunciação Silva todos desta Vila. O vigro Jesuino Antonio de Araujo.

 

3-1-2-10-5 Ana Joaquina Pedroso, nascida aos 19-11-1818 e batizada aos 30 do mesmo mês em Santa Efigenia, onde casou em 1832 com o Capitão Manoel de Camargo e Oliveira, filho de Francisco Camargo Pais e Ana Maria de Oliveira, todos estes da Cotia, neste capítulo § 7º.

Igreja de N Sra da Conceição de Sta Efigenia – Batismos – Aos 30-11-1818-  – Anna, de onze dias, filha do Capitão Joaquim Pedroso e sua mulher Dona Ursula Maria de Moraes. Padrinhos: Tenente Joaquim Vieira de Moraes e sua mulher Dona Eufrfizina Gertrudes de Oliveira, fregueses de Porti Feliz, em lugar deles por procuração que apresentaram, Joaquim Jose da Silva e sua irmã Anna Thereza, solteiros, fregueses da Sé.

 

Igreja de N Sra da Conceição – Casamentos – Aos 23-12-1832 as oito horas da noite dispensados do impedimento em quarto grau se receberam em Matrimonio o Capitão Manuel de Camargo e Oliveira natural da Cutia filho de Francisco de Camargo Pais e sua mulher Anna Maria, com Dona Anna Joaquina Pedrosa natural desta freguesia filha do Major Joaquim Pedroso de Oliveira e Dona Ursula Maria de Moraes de seus avôs nada disseram.Receberam as bênçãos aos 07-01-1833.

Filhos de Ana Joaquina e Capitão Manoel q.d:

3-1-2-10-5-1 Joaquim Honorato de Camargo testamenteiro da tia Maria Clara, que assumiu a testamentária porque o primeiro indicado, José Manoel Vieira de Moraes havia se mudado para Piracicaba. Foi padrinho da prima Ana Augusta. Casou com Izabel Maria de Moraes, filha de Salvador Pires de Albuquerque e Catarina Maria de Moraes. Geração na família “Anastácio de Moraes Camargo”.

3-1-2-10-5-2 Henrique Pedroso de Camargo, recebeu 50$000 da avó materna. Era solteiro em 1853.

Matriz de Santo Amaro – Batismos- 17-04-1853 – Henrique , filho de Manoel Joaquim de Moraes e Catharina Maria Gonçalves – Henrique solteiro e sua mãe Anna Joaquina Pedrosa viuva, de Santa Iphigenia.

3-1-2-10-5-3 Francisco Pedroso de Camargo, recebeu da avó materna como legado um escravo no valor de 200$000. Casou com sua prima Rosa Emilia de Moraes Pedroso 3-1-2-10-4-4 supra. Geração na família “Anastacio de Moraes Camargo” Cap. 2º.

3-1-2-10-5-4 Manoel, padrinho de batismo juntamente com sua mãe em 1854, quando ainda era solteiro.

10-09-1854- Anna – Jose Bernardino de Moraes e Ana Maria de Jesus. – P Manoel solteiro e sua mãe Ana Joaquina Pedrosa, viuva.

3-1-2-10-6 Cecilia, filha do Capitão Joaquim Pedroso de Oliveira e Ursula de Moraes, foi batizada em 1820 na Igreja de N Sra da Conceição de Santa Efigenia. Comparece no censo de 1822, em casa de seus pais, com as irmãs Maria de 7 anos, Ana de 5 e Ursula de seis meses. Já não vem no mapa do ano seguinte como também não a pequena Ursula.

Igreja de N Sra da Conceição de Sta Efigenia – Batismos – Aos 30-12-1820 – Cecília – filha do Capitão Joaquim Pedroso de Oliveira e sua mulher Dona Úrsula Maria de Moraes. Foram padrinhos o Capitão Manoel Jose de Moraes e sua mulher Dona Anna Rosa de Moraes.

3-1-2-10-7 Ursula, batizada em 1822, não comparece nos censos de Cotia dos anos seguintes.

Igreja de N Sra da Conceição de Sta Efigenia – Batismos – Aos 01-12-1822 – Ursula – Fl do Capitão Joaquim Pedroso e sua mulher Dona Ursula Maria de Moraes. Padrinhos:  Capitão Francisco Jose de Azevedo e em lugar da madrinha Antonio de Camargo de Oliveira, casado, freguês de Santo Amaro.

3-1-3 Mariano Blanco Ribeiro, filho de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeiro do Passo, batizado em 1731. Casou em 1760 com Gertrudes Maria de Moraes, batizada em 1740, filha de Martinho Rodrigues Gato e Maria Machado Pinto, família “Pinto Guedes” Cap.3º. Mariano faleceu em 1796.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 12-01-1731; Mariano; Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeira do Passo;Padrinhos: Braz Domingues casado e Anna Blanca mer de Francisco Machado

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – 29-07-1760 Mariano Blanco Raposo filho de Antonio Blanco Raposo e de Maria Ribeira, np de Cristovão Raposo e Tereza Blanca, nm de Gaspar João e Simoa Ribeira da Silva; cc. Gertrudes Maria de Moraes, filha de Martinho Rodrigues Gato e Maria Machado, np de Baltazar de Borba Gato e Leonor de Moraes Lemos, nm de Manoel Pinto Guedes e Angela Machado da Silva. T: Francisco Pereira Mendes- e o Reverendo Padre Salvador de Oliveira.

 

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 30-03-1740 - Gertrudes, filha de Martinho Rodrigues Gatto e Maria Machada. Padrinhos: Manoel de Macedo casado e Izabel Buena solteira.

 

Matriz de Santo Amaro – Obitos– Ao 01-04-1796 no Bairro da Capelinha com todos os sacramentos faleceo Mariano Blanco Ribeiro de idade de setenta anos pouco mais ou menos casado co Gertrudes Maria de Moraes desta, com apontamentos. Depultado com habito de S Francisco na Campa da Irmandade das Almas.

          Moradores em Santo Amaro onde encontramos:

3-1-3-1 Rosa, batizada em casa por necessidade em 1761

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 12-07-1761; Rosa batizada em casa; filha de Marianno Blanco Ribeiro e Gertrudes Maria de Morais; Padrinhos: Antonio Blanco Rapozo casado e Maria Machada casada.

3-1-3-2 José Branco de Moraes, batizado em 1763, solteiro em 1786 quando testemunhou o casamento de seu primo Vicente Branco de Miranda. Casou depois com Ursula Maria Domingues filha de Pedro Domingues Pires e Rita Nardy, com processo de dispensa de consanguinidade datado de 1787.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 04-08-1763; Joze; filho de Mariano Blanco Ribeiro e Gertrudes Maria de Morais; Padrinhos: Antonio Blanco Ribeiro e sua molher Angela Machada.

 

Dispensas Matrimoniais ano 1787 ACMSP 6-9-1738

Jose Branco de Moraes e Úrsula Maria Domingues

Ele filho de Mariano Branco Ribeiro e Gertrudes Maria de Moraes, batizado em S Amaro aos 04-08-1763

Ela filha de --- Domingues Pires e Rita Nardes de Mendonça, ambos nat e bat em S Amaro

Nos proclamas saiu que a mãe da contraente é prima irmã do pai do contraente.

Oradora filha de Rita Nardy que é filha de João Mendonça este filho de Juliana

O Orador filho de Mariano Branco e este filho de Maria Ribrª.

E mais:

Suzana Roiz Borba mãe de Anna Domingues, mãe de Pedro Domingues pai da Oradora.

Baltazar de Borba Gato pai de Martinho Roiz pai de Gertrudes Maria esta mãe do orador.

 

Pais ao menos de:

3-1-3-2-1 Maria Joaquina Miquelina de Moraes casou em 1813 com Francisco Antonio das Chagas, filho de pais incógnitos. Com dispensa de segundo grau de afinidade mixto de primeiro por copula ilícita. Ela faleceu antes de 1827 quando Francisco Antonio casou em segundas com Maria Angelica de Moraes, neste capitulo § 12 .

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 04-10-1813 – Francisco Antonio das Chagas e Maria Joaquina Miquelina de Moraes– Ele filho de Pais incógnitos. Ela filha de Jose Branco de Moraes e Úrsula Maria Domingues, Np de Mariano Branco Ribeiro e Gertrudes Maria de Moraes, nm de Pedro Domingues Pires e Rita Nardy.– Impedimento de 2º grau mixto de 1º por copula illicita.

          Francisco faleceu com testamento redigido aos 10-12-1860. Segundo o documento, Francisco e Maria Joaquina tiveram um casal de filhos:

Acervo CEDHAL – Tribunal de Justiça ESP - Testamentos

Nome: Francisco Antonio das Chagas

Data: 10/12/1860

Caixa: 07 - doc:  340

Em nome da Santissima Trindade .....  Saibão quantos este meu testamento, e ultima vontade virem, que no anno de 1860 aos dez dias do mez de dezembro, eu Francisco Antonio das Chagas nesta Villa de Santo Amaro,.... Declaro ...c toda a verdade que  me he possivel, que sou natural da Cide. de São Paulo, nascido em 1785, mais hum ou menos hum anno, filho de pais incognitos; que me cazei primeira vez nesta Villa com a falescida Maria Joaquina de Moraes, filha do falescido Jose Branco de Moraes, e de sua mer Ursula Maria Domingues, de cuja mer. tive dois filhos, 1a. Caridade Maria das dores cazada com João Jose de Oliveira Prado,  a qual falesceo em Maio de 1841 deixando dois filhos de seu matrimonio, que são: Adelaide Ma. das Do res Prado e João Alberto de Olivra Prado, ambos solteiros; aquella nascida aos 5 de 7bro. de 1834, e este nascido aos 13 de maio (?) de 1838. Meu 2o. filho he Job Antonio de Morais, cazado e morador na Agua branca Parochia de Santa Ifigenia.  Cazei-me segunda vez com Maria Angelica de Morais filha dos falescidos Joaquim Antonio de Mattos, e Maria da Conceição e Morais, de cuja segda.mer. tive sinco filhos, que vivem, e são Emigdia Maria das Dores, cazada com Jose Antonio da Guerra; Casimiro Antonio de Mattos, ordenado de Presbitero, Maria Serafina das Dores nascida aos 31 de Agosto de 1832 solteira e em nossa companhia; Paulo Emilio de Salles nascido aos 15 de Abril de 1836 solteiro; Lucas Evangelista das Chagas nascido aos 7 de Junho de 1839 solteiro, todos os quatro vivem em nossa compa. Declaro que por morte de ma. primeira mer. Maria Joaquina, inventariei os poucos bens que posuiamos, e fiz entrega a meus filhos Caridade, e Job de suas legitimas materna; por isso que aquela estava cazada, e este emancipado, (de comum acordo com os filhos alforriaram a escrava Gertrudes com a condição de só gozar da liberdade depois da morte do testador, e por isso pediu aos filhos que omediatamente deois da sua morte dessem a ela a carta de liberdade. Mas recomendou que caridosamente olhassem por ela nas necessidades e na velhice)

               Declaro que sendo meus herdeiros do primeiro  matrimonio tambem herdeiros da Caza de seus Avós ...... onde  há  avultados bens; bem assim meus filhos (fos.) do segundo Emigdia já estabelecida; Casimiro ordenado, Paulo Professor de 1as. Letras, ficando minha f lha Maria e Lucas em peores circunstancias......... he por isso que quero deixar-lhes por minha morte assim de  sua legitima paterna a terça parte da meação dos bens do meu cazal, ( e que a terça fosse a chacara que foi de Jeronimo de Oliveira Machado.) Nomeio para meu testamenteiro a todos os meus bons e amados filhos, começando pelos mais velhos, ou por aquelle que eu achar em melhores circunstancias ..........             

devo somente quarenta mil reis ao Senhor Adolpho Alves Pinheiro 20$ reis  mais ou menos ao Senhor (Senr.) Benedito Antonio da Silva,e nada mais.

 Eis aqui o testamento do pobre Chagas, que em breve deve ser aberto e publicado. Louvado seja Deos no Ceo ............. Feito e acabado na xacra que foi de Jeronimo na tarde de 10 de Dezembro de 1860. Francisco Antonio das Chagas

3-1-3-2-1-1 Caridade Maria das Dores, casada com João Jose de Oliveira Prado. Segundo seu pai, Caridade faleceu em maio de 1841, deixando:

3-1-3-2-1-1-1 Adelaide Maria das Dores Prado, nascida em 30-09-1834, solteira em 1860.

3-1-3-2-1-1-2 João Alberto de Oliveira Prado, nascido aos 13-05-1838, segundo o avô materno, também solteiro em 1860.

3-1-3-2-1-2 Job Antonio de Moraes. Em 1860 estava casado e era morador em Agua Branca, freguesia de Santa Efigenia

3-1-3-2-2 Antonio, batizado em 1788

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 24-06-1788; Antonio, filho de Jose Branco de Morais e Ursula Maria Pires; Padrinhos: Mariano Branco Ribeiro e Rita Nardy de Mendonça viúva de Pedro Domingues Pires.

3-1-3-2-3 Antonio, este batizado em 1802

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 04-04-1802 – Antonio n 24-03 – fl de Jose Branco de Moraes e Úrsula Maria. P: Cap Anastácio de Moraes e sua mulher D. Anna Maria Teixeira.

3-1-3-3 Mariano batizado em 1770

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 26-08-1770; Mariano; filho de Mariano Blanco Ribeiro e Gertrudes Maria de Moraes; Padrinhos: Reverendo Dr Jose da Silva Leal e Maria de Siqueira mulher de Jose de Camargo Pontes.

3-1-3-4 Maria Blanco de Moraes, batizada em 1773. Casou aos 15-09-1788 com Joaquim Barbosa de Barros, filho de Luiz de Barros Freire e Joana Rodrigues, neto paterno de Antonio de Barros Freire e Leonor Borges de Cerqueira, neto materno de Francisco Rodrigues Barbosa e Joana Damasceno.

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 04-07-1773; Maria; Mariano Branco e Gertrudes Maria; Padre Jose da Silva e Rita Branco casada.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos- Aos15-09-1788 – Joaquim Barbosa de Barros filho de Luiz de Barros Freire e Joana Rodrigues, Np de Antonio de Barros Freire e Leonor Borges de Cerqueira, nm de Francisco Rodrigues Barbosa e Joana de Maceno.Com Maria Branca de Moraes. filha de Mariano Ribeiro e Gertrudes Maria de Moraes, Np de Antonio Branco Raposo e Maria Ribeiro do Passo, nm de Martinho Rodrigues Gato e Maria Machada. T João Pereira de Magalhães e Bento Jose de Salles.

3-1-3-5 Gertrudes, batizada em 1775

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 17-05-1775; Gertrudes; filha de Mariano Branco Ribeiro e Gertrudes Maria de Moraes; Padrinhos: Antonio Branco Raposo e Maria Machada Pinta viúva do Alf Martinho Rodrigues.

 

3-1-4 José, filho de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeira, batizado em 1734.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos  25-08-1734, Joseph; filho de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeira; Padrinhos: JosephBlanco Raposo e Maria Pinta

3-1-5 Clemente Blanco Ribeiro batizado na Matriz de Santo Amaro em 1737, casou no mesmo lugar em 1763 com Maria José de Moraes, filha de Antonio Furtado Machado e Rita Machado de Moraes.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 24-12-1737; Clemente filho de Antonio Blanco Raposo  e Maria Ribeira do Passo; Padrinhos: Joseph Blanco raposo casado e Quireria Blanca filha solteira de Francisco Machado de Oliveira.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 19-09-1763; Clemente Blanco Ribeiro filho de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeira, np de Christovão Mendes Raposo e Thereza Blanca, nm de Gaspar João do Passo e Simoa Ribeira; com Maria de Moraes fl de Antonio Furtado Machado e Benta Maciel de Moraes, nm de Martinho Rodrigues e Maria Machada Pinta, np de Sebastião Mendes Furtado e Elena Machada .

Pais de q.d:

3-1-5-1 Gertrudes, batizada em 1764. Segundo Silva Leme casou em Itapetininga com José Ferraz de Abreu.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 08-11-1764; Gertrudes; filha de Clemente Branco Ribeiro e Maria Jose de Moraes; Padrinhos: Antonio Branco Raposo casado e Rita Machada casada.

3-1-5-2 Antonia Maria , batizada em 1766

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 19-06-1766; Antonia Maria; Clemente Branco e Maria Jose de Morais; Cap Baltazar Rodrigues Borba e Angela Machada de Moraes.

 

3-1-6 João batizado em 1740

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 23-05-1740, João; Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeira; Padrinhos: Braz Domingues e sua mulher Branca Ribeira.

3-1-7 Ana Blanco Ribeiro batizada em 1742, casou em 1756 com João de Miranda de Oliveira filho de José de Madureira de Miranda e Ana de Oliveira Prestes, família “Agostinho de Oliveira Costa”, neste site. (SL 8º, 18). João faleceu antes de 1787, quando Ana foi madrinha do neto Placido.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 11-02-1742; Anna, filha de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeira; Padrinhos:Joseph de Camarogo de Siqueira casado e Izabel Pires Monteira mulher de Estevão Furquim.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 03-11-1756; João de Miranda e Oliveira, filho de José de Madureira Miranda e Ana de Oliveira Prestes; cc. Ana Branca Ribeira, filha de Antonio Branco Raposo e Maria Ribeiro do Passo. T: José de Camargo e Siqueira e João Pais Rodrigues, fregueses desta;

Moradores em Santo Amaro onde encontramos os seguintes filhos:

3-1-7-1 Joaquim Branco de Miranda. Foi casado com Ana Vieira da Silva, filha de Gaspar Nunes de Brito e Izabel Vieira da Silva, neta paterna de Miguel Bicudo de Brito e Ana Maria Nunes, neta materna de Inacio Vieira e Maria da Silva Ferreira (ou Figueiró) - família “Gaspar Nunes Sarmento”, neste site.

         Pais ao menos de:

3-1-7-1-1 Maria Branca do Carmo. Com dispensa de segundo grau de afinidade por cópula ilícita, casou em 1812 com Joaquim Francisco das Chagas, filho de José Lazaro e Ana Maria de Borba, neto paterno de Lazaro Nunes de Siqueira e Joana Delgado de Nazare, neto materno de José de Borba Gatto e Rosa Maria da Silva (SL. 8, 453, 5-2)

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 04-02-1812 – Joaquim Francisco das Chagas e Maria Branca do Carmo – impedimento de segundo grau por copula ilícita – ele f de Jose Lazaro e Anna Maria de Borba avós paternos incógnitos, avós maternos José de Borba e Roza Maria da Silva. Ela filha de Joaquim Branco de Miranda e Anna Vieira da Silva, nm de Gaspar Nunes e Izabel Vieira.

3-1-7-1-2 Angela Umbelina de Miranda. Com dispensa de consanguinidade em terceiro grau e outra de afinidade em segundo grau de afinidade por copula ilícita, casou em 1822 com Manoel Joaquim do Sacramento, Joaquim Antonio de Mattos e Maria da Conceição Moraes, neste capítulo 1, § 12.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 10-01-1822 – Manoel Joaquim do Sacramento e Ângela Umbelina de Miranda – Ele filho de Joaquim Antonio de Mattos e Maria da Conceição Moraes, Np de Bento Jose de Salles e Ana Maria de Eiró, nm de Antonio Branco e Ângela de Moraes. Ela filha de Joaquim de Miranda e Anna Vieira, Nm de Gaspar Nunes de Brito e Izabel Vieira, np de João de Miranda e Anna Branca. 3º grau de Consangüinidade e 2º de afinidade por copula ilícita.

3-1-7-2 José, batizado em 1758

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 03-03-1758; Joze filho de João de Miranda e Anna Blanca; Jose de Madureira e sua mulher Anna de Oliveyra.

3-1-7-3 Vicente Branco de Miranda, batizado em 1759. Aos 17-10-1786 casou com Francisca de Paula, filha de Bernardo Antunes de Brito e de Rosa Maria, neta paterna de João Antunes Rocha e Francisca de Lima.

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 09-09-1759; Vicente filho de João de Miranda e Oliveira e Anna Blanca Ribeira; Padrinhos: Antonio Branco Raposo e sua mulher Maria Ribeira dos Passos.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 17-10-1786 – hua hora da tarde se casaram solenemente Vicente Branco de Miranda filho legitimo de João de Miranda e Anna Blanca, np de José de Madureira e Anna de Oliveira, nm de Antonio Branco Raposo e Maria Ribeira com Francisca de Paula filha legitima de Bernardo Antunes e de Rosa Maria, np de João Antunes Rocha e Francisca de Lima, nm de pais incógnitos., todos desta freguesia. Testemunhas: Jose Branco de Morais filho solteiro de Mariano Branco e Joaquim Antonilo de Matos, casado.

Pais ao menos de:

3-1-7-3-1 Placido Branco, batizado em 1787 em Santo Amaro onde casou em 1812 com Rita Maria filha de Francisco Xavier Cavalheiro e Rita Maria, neta paterna de Domingos Rodrigues Cavalheiro e Maria Gomes, neta materna de Manoel Rodrigues da Silva e Izabel Maria (SL. 8, 387, 5-3)

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 11-10-1787; Placido; filho de Vicente Branco de Miranda e Francisca de Paula; Padrinhos: Vicente Branco filho solteiro do Capitam Antonio Branco Ribeiro e Anna Branca viúva de João de Miranda de Oliveira.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 12-05-1812 – Placido Branco filho de Vicente Branco de Miranda e Francisca de Paula, np de Joam de Miranda e Anna Branca, nm de Bernardo Antunes de Brito e Rosa Maria; com Rita Maria filha de Francisco Xavier Cavalheiro e Rita Maria, np de Domingos Rodrigues Cavalheiro e Maria Gomes, neta materna de Manoel Rodrigues da Silva e Izabel Maria.

3-1-7-3-2 João Branco de Miranda aos 12-05-1812 casou com Maria das Dores, filha de Felipe Domingues e Gertrudes Maria de Barros, neta paterna de Melchior Domingues Paes e Maria do Rosario  nm de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eyró, neste capítulo § 12º.

RMJ) 12-05-1812 - João Branco de Miranda, filho de Vicente Branco de Miranda e Francisca de Paula, np de Joam de Miranda e Anna Branca, nm de Bernardo Antunes e Roza Maria; com Maria das Dores filha de Felipe Domingues e Gertrudes Maria de Barros, np de Melchior Domingues Paes e Maria do Rosario  nm de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eyró

3-1-7-3-3 Manoel Branco de Miranda, que Silva Leme encontrou casando na Parnaiba em 1826 com Maria Cleta de Siqueira. Geração em SL 8º, 18.

3-1-7-3-4 Gertrudes Branca de Miranda. Casou em 1809 com Joaquim Francisco de Andrada, filho de Francisco Pinto de Andrada e Rita Maria, neto paterno de Luiz da Costa de Amdrade e Maria de Cerqueira Paes, neto materno de José de Borba Gato e Rosa Maria da Silva. (SL. 7, 414, 7-6 e SL. 8, 453, 5-1)

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos -01-1809 – Joaquim Francisco de Andrada e Gertrudes Branca de Miranda – Ele filho de Francisco Pinto de Andrada e Rita Maria, np de Luiz da Costa e Maria de Cerqueira Paes, nm de Jose de Borba Gato e Rosa Maria da Silva; Ela filha de Vicente Branco de Miranda e Francisca Maria de Paula np de Joam de Miranda e Anna Branca, nm de Bernardo Antunes de Brito e Rosa Maria..

3-1-7-4 Bento, batizado em 1761

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 11-09-1761; Bento; filho de Joam de Miranda e Anna Blanca; Padrinhos: Vicente Ferreira de Mendonça casado e Maria do Monte Carmelo solteira.

         Bento Blanco de Miranda, na matriz de Campanha-MG aos 13-11-1785, casou com Ana Maria de Toledo, filha de Miguel Pinto Ribeiro e Francisca Correa de Jesus, neta paterna de Batista Pinto e Ana Ribeira, neta materna de Francisco Correa Rabelo (filho de José Correa de Souza e Antonia de Jesus naturais do Rio de Janeiro) e Branca Correa de Siqueira (ou de Siqueira Aranha casados em Mogi das Cruzes-SP aos 09-02-1734, esta filha de Manoel de Siqueira Aranha, falecido em Mogi aos 17-10-1746 e Domingas Correa, ambos naturais de Mogi; família Braz de Piña, neste site.

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG matr. “Aos13 de Novembro de 1785 nesta Matriz da Campanha. sem impedimento.. se receberam com palavras de presente Bento Blanco de Miranda filho legitimo de João de Miranda e de Ana Blanca , natural e batizado na Freguesia de Santo Amaro do Bispado de São Paulo e Ana Maria de Toledo filha legitima  de Miguel Pinto Ribeiro e de Francisca Correa de Jesus natural da Freguesia de Santa Barbara deste Bispado..”

 

3-1-7-5 Maria, batizada em 1763

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 13-11-1763 Maria; filha de Joam de Miranda de Oliveira e Anna Blanca; Padrinhos: Jose de Madureira Miranda e sua mulher Anna de Oliveira.

3-1-7-6 Antonio Branco de Miranda, batizado em 1765. Aos 02-12-1786 casou com Francisca Maria de Jesus, natural de Pouso Alto, filha de Miguel Pinto Ribeiro e Francisca Correa de Jesus - família Braz de Piña..

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 10-12-1765 Antonio; filho de João de Miranda e Anna Branca; Padrinhos: Manoel Pedroso casado e Maria Jose solteira filha de José de Madureira.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 02-12-1786 nesta matriz se receberam Antonio Branco de Miranda, f.l.Joam de Miranda, falecido e de Ana Branca da Silva, na/b na freg. de Santo Amaro Bispado de S. Paulo = cc Francisca Maria de Jesus, f.l. Miguel Pinto Ribiro e Francisca Correa de Jesus, n/b em Pouso Alto.

Entre os filhos de Antonio e Francisca, batizados em Campanha:

3-1-7-6-1 Maria em 11-08-1793.

Campanha, MG aos 11-08-1793 nesta matriz bat a Maria, f.l.de Antonio Branco de Miranda e Francisca Correa de Jesus, foram padrinhos Miguel Dias de Castro e Maria Antonia, solteira.

3-1-7-6-2 Antonio em 17-11-1795.

Campanha, MG aos 17-11-1795 na capela de S. Gonçalo nat a Antonio, f.de Antonio Branco de Miranda e Francisca Correa de Jesus, foram padrinhos Baltazar Correa de Alvarenga e Maria Donata de São Jose.

3-1-7-6-3 Escolastica Pinta de Miranda aos 04-10-1805 casou com Salvador de Freitas Machado, viuvo de sua primeira mulher Rita Leme da Silva

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 04-10-1805 Salvador de Freitas Machado, viuvo de sua primeira mulher Rita Leme da Silva = cc Escolastica Pinta de Miranda, f. de Antonio Branco de Miranda e Francisca Correa de Jesus, bat nesta freguesia. Testemunhas Felix Branco de Miranda e Bento Branco.

Entre os filhos de Escolastica e Salvador:

3-1-7-6-3-1 Maria, batizada em 12-04-1807.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 12-04-1807 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, branca, f.l.de Salvador de Freitas e Escolastica Branca de Miranda, padrinhos Antonio Branco de Miranda e s/m Francisca Correa.

3-1-7-6-3-2 José, sepultado no adro da capela de S. Gonçalo em 09-03-1811.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio [Jose, inocente] aos 09-03-1811 falecendo Jose, filho de Salvador de Freitas Machado, na porteira, foi sepultado no adro da capela de S. Gonçalo.

 

3-1-7-7 Maria, batizada em 1771, provavelmente Maria Branca de Jesus que casou aos 03-11-1795 com João da Silva Pontes, filho de José Correa Passos e Maria Tenória de Jesus - família Clemente Alvares Cap. 4º.

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 07-07-1771; Maria filha de João de Miranda e Oliveyra e Anna Blanca Ribeira; Padrinhos: Joachim de Miranda e Gertrudes de Miranda filhos solteiros de Joseph de Madureira Miranda.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 03-11-1795, na presença de Manoel Rodrigues de Barros filho solteiro de Luiz de Barros Freire e Bernardino Branco Ribeiro casado, se receberam João da Silva Pontes freguês da Cidade filho de José Correa Passos e Maria Tenoria de Jesus, pela paterna não respondeu e nm de João de Barros e Maria Dias Tenória fregueses da Villa de Taubaté, com Maria Branca de Jesus filha de João de Miranda e Anna Branca, nm de Antonio Branco Raposo e Maria Ribeira, np de José de Madureira e Anna de Oliveira

3-1-7-8 Felix Branco de Miranda, batizado em 1773. Segundo Silva Leme, casou em Sorocaba em 1796 com Maria Leme da Silva, filha de Antonio Leme Cavalheiro e Ana Pedroso.

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 06-09-1773; Felix  filho de Joam de Miranda e Anna Branco; Padrinhos: Jorge Branco e Maria de Jesus casados.

3-1-7-9 Manoel Branco de Miranda, casou em 1797 com Maria Francisca, filha de Bernardo Antunes e Rosa Maria.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 24-10-1797 na presença das testemunhas Manoel Vieira de Brito solteiro e Jose Joaquim de Siqueira casado se receberam Manoel Branco de Miranda filho de João de Miranda e Anna Blanca da Silva, np de José de Madureira nm de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeira com Maria Francisca, filha de Bernardo Antunes e Rosa Maria de Jesus, np de João Antunes e nm de Francisca de Lima e mais não souberam.

3-1-7-10 Gertrudes Maria Branca, batizada em 1777 em Santo Amaro onde casou em 1798 com João Gregório Correa filho de Manoel Correa e Rosa Gertrudes, neto paterno de José Correa Passos e Maria Tenória, neto materno de Tomé da Silva Dutra e Úrsula Pires de Ávila, família Clemente Álvares Cap. 4º. Antes João Gregório havia se comprometido a casar com Gertrudes de Oliveira, exposta em casa de Rita de Oliveira. Gertrudes passou uma quitação para que ele pudesse se casar com quem quisesse, sem objeções da parte dela

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 18-08-1777; Gertrudes; filha de João de Miranda Oliveyra e Anna Branca Ribeira; Padrinhos: Manoel Pedrozo de Oliveyra casado e freguês da Cotia e Maria Branca Ribeira sua mulher.

 

LDS Dispensas Matrimoniais  ano 1798 ACMSP 6-59-2240

João Gregorio Correa e Gertrudes Maria Branca

Ele filho de Manoel Correa da Silva e de Roxa(sic) Gertrudes de Jesus, batizado nesta Se

Ela filha legitima de João de Miranda e Oliveira já falecido e Anna Branca, natural e batizada em Santo Amaro.

Na certidão dos proclamas está que ele contrahio esposais com Gertrudes de Oliveira, filha de pais icognitos exposta em casa de Ritta de Oliveyra.

Batismos da Se fl 305v: Aos 20-03-1771 na Capella de São Bernardo – João filho de Manoel Correa e Rosa Gertrudes. Padrinhos: Francisco de Barros Freire e sua mulher Gertrudes Maria da Silva.

Lv de Batismos S Amaro fls 3: Aos 18-08-1777 – Gertrudes nascida aos 10 do dito mês, filha de João de Miranda Oliveira e Anna Branca Ribeira. Padrinhos: Manoel Pedroso de Oliveira da Cotia e Maria Branca Ribeira sua mulher.

- Gertrudes de Oliveira passou uma “quitação” para que Jose Gregorio Correa pudesse se casar com quem quisesse sem que ela ou qualquer pessoa possa obstar. Passada em São Bernardo aos 26-07-1798, escrita por Jose Branco Ribeiro.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 17-06-1798 – João Gregório Ferreira e Gertrudes Maria Branca – Ele filho de Manoel Correa e Rosa Gertrudes, todos de SP, Np de Jose Correa Passos e Maria Tenoria, aquele de Guaratinguetá e esta de Taubaté, nm de Thomé Dultra e Úrsula Pires de SP. Ela filha de João de Miranda e Anna Blanca, Np de Jose de Madureira e Anna de Oliveira, nm de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeira.

 

3-1-8 Salvador Branco Ribeiro, filho de Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeiro do Passo. Foi batizado em Santo Amaro aos 27-07-1745.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 27-07-1745; Salvador; filho de  Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeira;Padrinhos: Antonio Branco solteiro e Maria Ribeira filhos do dito Antonio Blanco Rapozo.

          Casou com Ana Maria do Espirito Santo, natural de São Paulo, filha de Antonio Teixeira de Magalhães e Maria de Barros Freire. Pais ao menos de:

3-1-8-1 Joaquim Blanco Teixeira nascido em 1777 ou inicio de 1778, com 22 anos em junho de 1809 quando casou em Santana do Parnaiba com Ana Joaquina de Oliveira, filha de João Pedroso de Oliveira e Izabel Maria de Moraes.

87 - Matriz de Santana do Parnaiba – Casamentos- 27-06-1809 - Joaquim Branco Teixeira e Anna Joaquina de Oliveira. Ele com 22 anos, natural e morador em SP, filho de Salvador Branco Ribeiro de S Amaro, e Anna Maria do Espirito Santo de SP; np de Antonio Branco Raposo e Maria Ribeira de S Amaro; nm de Antonio Teixeira Magalhães de Lisboa e Maria de Barros Freire nat de SP . Ela com 14 anos incompletos, filha de Jose Pedroso de Oliveira e Izabel Maria de Moraes de SP; np de Francisco Xavier Pedroso e Maria Franca de Oliveira; nm do Tenente João Pinto Guedes e Inacia Vieira de S Amaro.

 

Silva Leme cita mais dois filhos do casal Antonio Blanco Raposo e Maria Ribeiro do Passo: Bernardino Branco Ribeiro, com geração em SL 8º, 19, e Jorge Blanco Ribeiro, com geração em SL 7º, 175.

 

3-2 Catarina Blanco Pontes, filha de Cristovão Raposo e Tereza Blanca de Pontes, casou em Santo Amaro aos 02-02-1721 com Antonio Vieira Machado, filho de Francisco Machado de Oliveira e Ana de Siqueira.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 02-02-1721; Antonio Vieira Machado- filho de Francisco Machado de Oliveira e Ana de Siquieira; cc. Catarina Blanca Pontes- filha de Cristóvão Raposo e Tereza Blanca de Pontes, já defunta. Os contraentes naturais e moradores desta freguesia.T: José da Silva Góis, Antonio Machado, Antonia da Rocha, Ana de -----;

 

Um dos milagres atribuídos ao Padre Belchior de Pontes, relatado em sua biografia já citada, refere-se à Catarina:

 “Catharina Blanca, mulher de Antonio Vieira Fajardo, padecia hum fluxo de sangue tão terrível durando-lhe oito dias ou mais a deixava tão exhausta de forças que quase morria, sendo tal o fastio que de fraqueza ficava muito surda.... Compadecido dela o Padre Antonio Moniz Mariano, Vigario na Freguezia de Santo Amaro lhe mandou um registo que tinha servido no breviário do Padre Belchior de Pontes, que ele tem, mandando-lhe dizer que o beijasse e aplicasse ao ventre prometendo de ir a Cidade beijar a sua sepultura e confessar-se. Fez ella o que lhe mandarão e logo cobrou perfeita saúde; mas faltando à promessa, lhe repetio o mal, ainda que não com tanta moçlestia como d’ antes.”

 

3-3 José Blanco Raposo casou aos 11-08-1721 em Santo Amaro com Maria Pinto Machado, natural e moradora em São Paulo, filha de Antonio Pinto Guedes e de Teresa Machado, família “Pinto Guedes” Cap.3º.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 11-08-1721; José Raposo- filho de Cristóvão Raposo e Tereza Blanca, já defunta.; cc. Maria Pinto- filha de Antonio Pinto e Tereza Machado, já defunta, naturais e moradores da Cidade de SP. Testemunhas: Cristóvão Raposo, Francisco Machado de Oliveira, Ana Raposa, Ana Barbosa;

Foram filhos do casal, q.d:

3-3-1 Josefa, batizado em Santo Amaro em 1722

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 30-06-1722 Josefa; filha de Jose Blanco Raposo e Maria Pinta Maxada; Padrinhos: Antonio Pinto Guedes e Arcangela Maxada

3-3-2 Tereza Blanca de Jesus, casou em Santo Amaro aos 06-09-1740 com José de Camargo de Siqueira, filho de José de Camargo Siqueira e Domingas Franca de Brito, família “Braz de Piña”.

Matriz de S Amaro – Casamentos – Aos  06-09-1740; Jose de Camargo de Siqueira, filho de Jose de Camargo e Domingas Franca de Brito; cc. Teresa Blanca de Jesus, filha de Jose Blanco Raposo e Maria Pinta Machado. T.: Jose de Siqueira, casado e Cosme Gonçalves.

Moradores em Santo Amaro onde encontramos os filhos:

3-3-2-1 Inacia, batizada em 1741

Matriz de S Amaro – Batismos – Aos 03-08-1741 – Ignacia, filha de Joseph de Camargo de Siqueira e sua mulher Tereza Blanca de Jesus. Padrinhos: Joseph Blanco Raposo e sua mulher Maria Pinta, moradores desta.

3-3-2-2 Ana, batizada em 1743. Segundo Silva Leme, Ana Maria de Camargo casou em São Paulo em 1773 com José Monteiro da Fonseca, filho de Bento Monteiro da Fonseca e de Antonia Gomes de Moraes, família “Paulo da Costa”.

Matriz de S Amaro – Batismos – Aos 02-05-1743 – Anna filha de Joseph de Oliveira e Tereza Blanca. Padrinhos: Andre Pereira e sua mulher Escolastica de Siqueira.

3-3-2-3 Francisco, batizado em 1744

Matriz de S Amaro – Batismos – Aos 31-10-1744 – Francisco , filho de Joseph de Oliveira e sua mulher Tereza Blanca . Padrinhos: Joseph de Madureira e sua mulher Anna de Oliveira.

 

3-3-2-4 Maria, batizada em 1749

Matriz de S Amaro – Batismos – Aos 30-11-1749 - Maria; filha de José de Camargo e Thereza Maria de Jesus Blanca;Padrinhos: Padrinhos: Padre João Domingues pároco de Sto Amaro e Maria Blanca solteira filha de Joseph Blanco Raposo.

3-3-2-5 Maria, batizada em 1750. Assumindo que a primeira Maria acima faleceu antes do nascimento desta, seria Maria Blanco, que casou em São Paulo primeiro em 24-11-1772: com Lino Baptista Ramos, filho de João Baptista Ramos e de Marianna Borges da Silva. Segunda Vez, segundo Silva Leme, em 1774 no mesmo lugar com Jeronimo Cordeiro do Amaral, f.º de Braz Cordeiro e de Joanna Furquim de Camargo.

Matriz de S Amaro – Batismos – Aos  28-10-1750; Maria; Joseph de Camargo e Thereza Blanca; Andre Pereira e su mulher Escolastica de Oliveira.

 

(pesq. Fabricio Gerin) Sé de São Paulo, 24/11/1772: Lino Batista Ramos, f. de João Batista Ramos e Mariana Borges da Silva, n.p. de Sebastião Ramos e Mariana Pires, naturais todos desta cidade, n.m. de Brás de Souza e Josefa Borges da Silva, desta cidade, com Maria Branca de Siqueira, natural de Santo Amaro, f.l. de José de Camargo de Siqueira e Teresa Branca Machado, n.p. de José de Camargo de Siqueira e Domingas Franco de Brito, n.m. de José Branco Raposo e Maria Pinto Machado, todos naturais desta cidade, e os contraentes fregueses desta freguesia.

 

3-3-2-6 Manoel, batizado em 1752

Matriz de S Amaro – Batismos – Aos  28-08-1752 – Manuel, filho de Joseph de Oliveyra Prestes e Tereza Blanca. Padrinhos: Francisco da Sylva e sua mulher Joana Gertrudes de Oliveyra.

3-3-2-7 Joana Branca de Camargo, batizada em 1754.

Matriz de S Amaro – Batismos – Aos  05-02-1754; Joanna; filha de Jose de Camargo de Siqueira e Thereza Branca; Padrinhos: Ignacio Xavier Raposo e Escolatica Machada solteiros filhos de Jose Blanco Raposo.

 

Em 1774 tirou provisão para se casar, como casou aos 13-09-1774, com Christovão Diniz Caldeira, filho de Inacio Diniz Caldeira e de Escolastica Cordeiro Borba, batizado na Cotia em 1747.

Dispensas Matrimoniais ano 1774  ACMSP codice  5-32-115

 Christovão Diniz Caldeira e Joana Branca de Camargo 06-10-1774 

Ele batizado na Cotia, filho de Ignacio Diniz Caldeira e Escolastica Cordeira

Ela batizada em Santo Amaro, filha de Jose de Camargo de Siqueira e Thereza Branca Machada.

S. Amaro batismos – Aos 05-02-1754 – Joana filha de José de Camargo e Siqueira e Tereza Branca. Padrinhos: Ignacio Xavier Raposo e Escoalstica Machada filhos solteiros de Jose Blanco Raposo.

Cotia batismos Aos 18-11-1747 – Christovao filho de Ignacio Diniz e Escolastica Cordeira. Padrinhos o Reverendo Salvador de Camargo e Angela de Camargo casada.

 

(pesq. Fabricio Gerin) Sé de São Paulo, 13/09/1774: Cristovão Dinis Caldeira, f.l. de Inácio Dinis Caldeira e Escolástica Cordeiro Borba, já defuntos, natural da freguesia da Cotia, n.p. de Manoel Dinis e Úrsula da Trindade, naturais da Ilha Terceira, n.m. de Martinho Cordeiro e Catarina de Borba, naturais da freguesia da Cotia, e Joana Branca de Camargo, f.l. de José de Camargo de Siqueira e Teresa Branca Machado, natural da freguesia de Santo Amaro, n.p. de José de Camargo de Siqueira e Domingas Franco de Brito, n.m. de José Branco Raposo e Maria Pinto Machado, naturais desta cidade e fregueses desta cidade.

 

Joana faleceu 1775 e seu marido casou novamente em 1778 com Escolastica Maria de Jesus, viúva de Floriano Pires de Oliveira.

Dispensas Matrimoniais ano 1778 ACMSP  códice 5-53-1277

Cristovão Diniz Caldeira e Escolastica Maria de Jesus

Ele de Santo Amaro, viúvo de Joanna Blanca de Siqueira

Ela da Sé de São Paulo, viúva de Floriano Pires de Oliveira

Livro de defuntos desta Freguesia (S Amaro): Aos 08-10-1775 faleceu da vida presente Joanna Blanca de Camargo casada com Chritovão Diniz Caldeira de 23 anos. Com extrema unção mas sem Eucaristia porque o padre foi chamado “a horas incompatíveis”. Sepultada dentro da Matriz das grades para cima.

Livro desta Freguesia que serviu do anno de 1757 a 17-- : Aos tr—de Janeiro de 1776 faleceu com todos os sacramentos Florencio Pires , 30 annos, casado com Escolastica Maria --- natural desta Freguesia, sepultado na Capella de N Sra da Conceição de ----.

 

3-3-2-8 Gertrudes, batizada em 1756. Segundo Silva Leme, Gertrudes Teresa “, casou em 1780 em S. Paulo com Pedro José da Silva, natural do Rio de Janeiro, f.º natural do dr. Silvestre de Carvalho Freire e de Theodora de Torres Quintanilha.”

Matriz de S Amaro – Batismos – Aos 09-11-1756; Gertrudes; filha de Joseph de Camargo Siqueira e Thereza Blanca; Padrinhos: Angelo ---- de Camargo e sua mulher Maria da Rocha.

3-3-2-9 Rita, batizada em 1760. Segundo Silva Leme, Rita Teresa de Camargo casou com o portugues Francisco Carvalho de Andrade.

Matriz de S Amaro – Batismos – Aos 22-07-1760; Rita; Filha de José de Camargo de Siqueira e Tereza Blanca; Padrinhos: Doutor Luiz de Campos e sua mulher Maria de Lima de Camargo.

3-3-2-10 Escolastica, batizada em 1762. Ainda segundo Silva Leme “Escholastica Theresa de Camargo, casada em 1784 em S. Paulo com Joaquim José dos Santos, f.º de João Paes Damasceno e de Josepha Rodrigues da Silva.”

Matriz de S Amaro – Batismos – Aos 24-06-1762; Escolastica; filha de Jose de Camargo de Siqueira e Thereza Blanca; Padrinhos:Joam de Oliveira Souza e sua mulher Anna Ribeyra.

3-3-2-11 Rosa Maria de Camargo, cujo batismo não encontramos mas deve ter nascido por 1750 ou antes, porque casou em 1764 com João de Deus de Oliveira, filho de Antonio Fernandes e Maria Pedrosa.

Matriz de S Amaro – Batismos – Aos  07-02-1764; João de Deos Oliveira filho de Antonio Fernandes e Maria Pedrosa, np de (Fernando de Oliveira?) e Joana Requeixa, nm de Jose Colasso Nogueira e Maria Garcia; com Rosa Maria de Camargo filha de Jose de Camargo de Sequeira e Thereza Branca, np de Joze de Camargo de Siqueira e Domingas Franca de Brito, nm de Jose Blanco e Maria Pinta.

3-3-2-11-1 Maria Joaquina de Camargo. Casou em 1786 com José Gomes Cardoso, natural de Atibaia, filho de Ignacio Gomes Cardoso e de Izabel Pires Pimentel.

Matriz de S Amaro – Casamentos – À margem: José Gomes Cardoso Mariana de Jesus, digo Joaquina de Camo

 Aos 28-06-1786 – Jose Gomes Cardoso e Maria(sic) Joaquina de Camargo – Ele natural e batizado em São João de Atbaia, filho de Ignacio Gomes Cardoso e Izabel Pires Pimentel, np de Ignacio Gomes e Izabel Pires, nm de Manoel Vaz e Izabel da Costa; Ela filha de João de Deus de Oliveira e Rosa Maria, np de José de Camargo de Siqueira e Thereza Branca, nm de não se sabe.

3-3-2-12 José Blanco de Camargo, de quem também não encontramos o batismo, em 1776 tirou provisão para se casar com Gertrudes Maria filha de Bento Monteiro da Fonseca e Antonia Gomes, família Paulo da Costa. Com um filho do casal em SL 7, 486, 5-6

Dispensas Matrimoniais ano 1776 ACMSP códice  5-47-1192

Jose Branco de Camargo e Gertrudes Maria - 18-10-1776

Ele filho de Jose de Camargo e Tereza Branca Machada, natural de Santo Amaro e freguês desta cidade (S Paulo)

Ela filha de Bento Montrº da Fonca e Antonia Gomes natural desta Cidade.

José casou em segundas com Escolástica Maria do Rosário, filha de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eiros Moreira, geração no § 12º, deste capitulo.

3-3-3 Joana Blanco, filha de José Branco Raposo e Maria Pinto Machado, casou em Santo Amaro aos 24-04-1743 com Antonio Vieira Antunes, filho de Francisco Xavier Gonçalves e sua primeira mulher Maria de Mendonça - família “Francisco Vieira Antunes”, neste site.

          Maria foi batizada em Santo Amaro, mas seu termo de batismo não foi localizado. Antonio foi batizado na Matriz de São Paulo aos 01-08-1720.

LDS-  ACMSP -  dispensas Matrimoniais -ano 1743- códice  4-19-119

Data: 23-03-1743 - Antonio Vieira Antunes e Joana Blanca Machada

Ela filha de Jose Blanco Raposo e Maria Pinta Machada, naturais e moradores em Santo Amaro

Ele filho de Francisco Xavier Gonçaves e de sua mulher Maria de Mendonça de Siqueira já defunta, naturaes desta cidade.

Em um livro de assentos de batizados(de SP) fls 66 – 01-08-1720 o Reverendo João Gonçalves batizou Antonio filho de Francisco Xavier e Maria de Mendonça. Padrinhos: Luiz Gonçalves e Angela Vieira.

Testemunhas disseram que ela foi batizada em Santo Amaro e foram seus padrinhos Manoel Pinto e Caterina Blanca.

Não foi achado o batismo de Joana.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 24-04-1743; Antonio Vieira Antunes, filho de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça; cc. Joana Blanca, filha de Jose Blanco Raposo e Maria Pinta. T.: Antonio Correa  e Ambrosio.

Encontramos os seguintes filhos do casal:

3-3-3-1 Antonio Vieira Blanco, que Silva Leme encontrou casando em 1770 em São Paulo com Ursula Maria, filha natural de Oliveira Campones. Casado em 1770, deve ter nascido por por 1745 ou pouco depois..

3-3-3-2, Vicente, batizado em 1747, provavelmente falecido antes do nascimento de seu irmão homônimo abaixo..

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 23-12-1747 – Vicente filho de Antonio Vieyra Antunes e sua mulher Joana Branca Machada. Padrinhos: Ignacio Xavier Raposo filho solteiro de Jose Branco Raposo e Maria Branca solteira filha de Jose Branco Raposo.

3-3-3-3 Vicente Vieira Branco, batizado em 1751 em Santo Amaro onde casou aos 06-02-1781 com Rosa Pires de Lima, filha de Joseph de Araujo de Oliveira e Ana Maria de Siqueira

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 02-10-1751; Vicente; Antonio Vieira e Joana Blanca; Joseph de Camargo e sua mulher Thereza Blanca.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 06-02-1781, pelas dez horas da manhã – Vicente Vieira Blanco e Rosa Pires de Lima; Ele filho de Antonio Vieira Antunes de São Paulo e Joana Blanca natural desta freguesia, np de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Figueiró Mendonça, nm de Joseph Blanco Raposo e Maria Pinta Machada; Ela filha de Tenente Joseph de Araujo de Oliveira e Anna Maria de Siqueira, np de Mathias de Araujo e Oliveira natural de Guarulhos e Roza Pedroza natural de Mogy das Cruzes, nm de Joseph Pires de Melo e Joana Fagundes.

Pais ao menos de:

3-3-3-3-1 Antonio Francisco de Araujo. Com dispensa, casou em 1807 com Ana Joaquina, filha de pais incógnitos.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 04-06-1807 – Antonio Francisco de Araujo, f de Vicente Vieira Branco e Rosa Pires de Lima, np de Antonio Vieira e Joana Branca, nm do Capitão José de Araujo e Ana Maria de Siqueira; com Anna Joaquina filha de pais incógnitos exposta a Anna Maria de Oliveira. Com dispensa

3-3-3-4 Maria, batizada em 1754

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 16-09-1754; Maria; filha de Antonio Vieira Antunes e Joanna Blanca; Padrinhos: Caetano Paes casado e EscolasticasSolteira filha de Jose Blanco Raposo.

3-3-3-5 Francisco Vieira Antunes, batizado em 1757 em Santo Amaro onde casou em 1785 com Emerenciana Francisca de Siqueira, filha de João Fagundes de Siqueira e Joana Francisca da Silva. No assento de seu casamento o nome de sua avó paterna aparece como “Maria de Siqueira da Silva”, quando em todos os demais termos consta “Maria de Mendonça” ou “Maria de Fiqueiró de Mendonça”.

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 11-10-1757; Francisco, Antonio Vieira Antunes e Joana Blanca; José( ) Vieira Gonçalves e Anna de Oliveyra filhos solteiros de Francisco Xavier Gonçalves.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 27-04-1785 – Francisco Vieira Antunes e Emerenciana Francisca de Siqueira . Ele f de Antonio Vieira Antunes e Joana Blanca, np de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Siqrª da Sª nm de Joseph Blanco Raposo e Maria Pinta. Ela f de João Fagundes de Siqueira e Joana Francisca da Silva np de Francisco Fagundes Barreto e natural do RJ e Maria de Siqueira desta, nm de Manoel Rodrigues da Silva de PT e Anna Fernandes de Oliveira. T: Salvador Pires de Lima f solteiro de Jose de Araujo e João Jose de Oliveira f solteiro de Jacinto Jose Granjeiro.

3-3-3-6 Ana, batizada em 1760

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 02-10-1760, Anna; filha de Antonio Vieyra e Joana Blanca; Padrinhos: Vicente Ferreira Raposo e sua mulher Cezilia de Jesus.

3-3-3-7 Escolastica, batizada em 1766.

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 10-05-1766; Escolastica; filha de Antonio Vieira Antunes e Joana Branca Machado; Padrinhos: Manoel Rodrigues Sylva e sua mulher Izabel Maria

3-3-4 Inacio Xavier Raposo, batizado em Santo Amaro em 1727, comparece como padrinho ou testemunha em casamentos e batismos de parentes em Santo Amaro.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 20-01-1727; Ignacio. Filho de Joseph Blanco Raposo e Maria Pinta Machada; Padrinhos: Francisco da Silva e Maria Barbosa de Lima moradores em São Paulo

3-3-5 Vicente Ferreira Raposo, filho de José Branco Raposo e sua mulher Maria Pinto Machado, foi batizado em Santo Amaro aos 26-09-1728. Casou na Cotia em 1759 com Cecilia Maria de Jesus, filha de Inacio Diniz Caldeira e Escolastica Cordeira de Borba. Familia “Borba Gato”.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 26-09-1728; Vicente; filho de Joseph Blanco Raposo e Maria Pinta; Padrinhos:Joseph da Silva e sua mer Anna de Morais

 

Igreja de N Sra de Monte Serrate da Cotia – Casamentos - Aos 27-11-1759; Vicente Ferreira Raposo, filho de Jose Branco Raposo e Maria Pinta Machada, np de Cristovão Raposo e Tereza Branca, nm de Antonio Pinto e Tereza Machada; com Cecilia de Jesus, filha de Ignacio Deniz Caldeira e Escolastica Cordeira de Borba, np de Manoel Diniz Caldeira e Ursula da Trindade, nm de Martinho Cordeiro e Catarina de Borba, naturais desta freguesia; testemunhas: Ignacio Vieira e Jose de Camargo

Filhos que se encontrou em documentos:

3-3-5-1 Gertrudes Maria Branca. Casou em Santo Amaro em 1781 com Joaquim José Machado, filho de João Mendes Raposo e Rita.Branca, 3-4-3-2 abaixo.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 27-11-1781 – Joaquim Joseph Maxado e Gertrudes Maria Blanca – Dispensados no 3º e 4º grau de Consanguinidade, na presença do Capitão Antonio Blanco Ribeiro e Francisco Mendes; Ele f de João Mendes Raposo e Rita Blanca np de Antonio Mendes Raposo e Anna Luiz do Passo, nm de Francisco Maxado e Anna Blanca. Ela f de Vicente Ferreira Rapozo e Cecilia Maria de Jesus, np de Joseph Mendes Raposo e Maria Pinto Maxado e nm de Ignacio Diniz Caldeira e Escolastica Cordeira de Borba.

Pais ao menos de:

3-3-5-1-1- Gertrudes Maria Branca, casou em 1812 com Manoel Joaquim do Rosario, filho de João Dinis Caldeira natural de Sorocaba e Maria da Silva.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 02-10-1812 – Manoel Joaquim de Rosário e Gertrudes Maria Branca– Ele filho de João Diniz Caldeira natural de Sorocaba e Maria da Silva desta, nm de Manoel da Silva de Carvalho e Anna Maria de Jesus (não citam os paternos) – Ela filha de Joaquim Jose Maxado e Gertrudes Maria, Np de João Mendes de Itanhaem e Rita Branca Maxada desta, nm de Vicente Ferreira Raposo e Cecília Maria, não souberam dizer a naturalidade.

3-3-5-1-2- José de Santa Maria, casou em 1817 com Maria Delfina, filha de Zacarias Domingues Paes e Maria Antonia de Moraes;

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 20-11-1817 – Jose de Sta Anna e Maria Defina – Ele filho de Joaquim Jose Maxado e Gertrudes Maria Branca, Np de Vicente Ferreira Raposo e Cecília Branca. Ela filha de Zacarias Domingues Paes e Maria Antonia de Moraes, Np de Melchor Domingues Paes e Maria do Rosário, nm do Tenente Manoel Jose Maxado e Anna Maria Álvares.

3-3-5-2- José Branco Caldeira, batizado em Santo Amaro em 1765. Casou em 1788 na Cotia com Catarina Maria de Camargo, filha de Antonio de Camargo Pontes e Maria Paes da Silva, neste capítulo § 7º.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 01-07-1765; filho de Jose; Vicente Ferreira Rapozo e Ceciia de Jesus; Padrinhos: Joze de Camargo de Siqueira e Thereza Branca sua mulher.

 

Igreja de N Sra de Monte Serrate da Cotia – Casamentos – aos 03-06-1788 na presença das testemunhas Salvador Leonardo de Oliveira e José Machado. José Blanco Caldeira filho de Vicente Ferreira Raposo e cecilia Maria, np de Ignacio Dinis Caldeira e Escolastica Cordeira, nm de Jose Blanco Raposo e Maria Pinta, com Catharina Paes de Camargo filha de Antonio de Camargo Pontes e Maria Paes da Silva, np de Jose Munhoz  e Catharina Domingues, nm de Francisco Aurelio e Catherina Paes.

Pais ao menos de:

3-3-5-2-1- Joaquim Branco de Camargo, batizado em 1793, casou em 1822 com sua prima Ana Branca, filha de Antonio Vitorino e Ana Maria Branca,

Igreja de N Sra de Monte Serrate da Cotia – batismos- Aos 25-08-1793 – Joaquim – Jose Branco Caldeira e Catharina Paes de Camargo. Padrinhos Jose e Gertrudes filhos solteiros de Antonio de Camargo Pontes. Extrai certidão aos 07-02-1826

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 15-01-1822 , dispensados do 3º grau de impedimento,– Joaquim Branco de Camargo e Anna Branca – Ele filho de Jose Branco Caldeira e Catharina Maria de Camargo, Np de Vicente Branco e Cecila Maria, nm de Antono de Camargo e Antonia Branca de Moraes (sic). Ela filha do Cap Antonio Vitorino e Anna Maria Branca, Np de Vicente de Moraes e Thimotea Olivieira, nm de Manoel Diniz e Escolástica Branca. 3 grau duplicado de consangüinidade.

3-3-5-2-2 Antonia Maria Branca, batizada em 1790 na Cotia. Em 1810 com dispensa de consanguinidade casou com José Leandro, filho de Joaquim José dos Santos Paes e Escolastica de Camargo

Igreja de N Sra de Monte Serrate da Cotia – batismos- Aos 29-12-1790 bat a Antonia, f.l. Joser Blanco Caldeira e Catarina de Camargo Paes. padr.; Alf. Antonio de Camargo Pontes, casado e Ceciia de Jesus, casada, fregueses de Santo Amaro.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 29-08-1810 – José Leandro e Antonia Maria Branca – dispensados do 3º grau de consanguinidade – Ele filho de Joaquim Jose dos Santos Paes e Escolastica de Camargo, np de Joam Paes e Josefa Ribeira, nm de Jose de Camargo e Thereza Branca; Ela natural da Cutia filha de Jose Branco Caldeira e Catharina Maria de Camargo, np de Vicente Ferreira Rapozo e Cecilia Maria da Cutia, nm de Antonio de Camargo e Maria Paes da Cutia. Test: Bento Francisco de Andrada e Antonio Vitorino de Moraes.

3-3-5-2-3 Maria Francisca, batizada em 1796. Casou em 1814 com Joaquim Antonio de Camargo, filho de José Branco de Camargo e Escolastica Maria, neste capítulo § 12º.

Igreja de N Sra de Monte Serrate da Cotia – batismos- Aos 25-02-1796 – Maria, filha de Jose Blanco Caldeira e Catharina Paes de Camargo. Padrinhos: Jose de Camargo Paes filho solteiro de Antonio de Camargo Pontes e Maria Joaquina filha solteira de André Gonçalves Cadaval.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 19-09-1814- Joaquim Antonio de Camargo e Maria Francisca – Ele filho de Jose Branco de Camargo e Escolástica Maria do Rosário, Np de Jose de Camargo e Thereza Branca, nm de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eiró. Ela filha de Jose Branco de Camargo e Catarina Maria de Camargo, Np de Vicente Branco e Cecília Maria, nm de Antonio de Camargo Pontes e Maria Paes.

3-3-5-2-4 Ana, batizada em 1797.

Igreja de N Sra de Monte Serrate da Cotia – batismos- 21-12-1797 – Anna – N Sra do Rosario de MBoy – filha de Jose Branco Caldeira e Catarina Paes de Camargo. P Francisco Manoel de Sales e Ursula Vieira de Moares solteira de SP.

3-3-5-2-5 Francisco, b atizado em 1799. Francisco Branco de Camargo aos 29-11-1826, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau, casou com Quitéria Branca, filha de José Joaquim e Quiteria Teresa, neta paterna de Manoel Diniz e Escolástica Branca, neta materna de Joaquim Paes e Escolástica Thereza de Camargo

Igreja de N Sra de Monte Serrate da Cotia – batismos- Aos 17-10-1799 – Francisco – Jose Branco Caldeira e Catharina Paes de Camargo. P João Batista de Moraes solteiro f de Vicente de Moraes Pires.

 

Matriz de Santo Amaro - Casamentos- Aos 29-11-1826 - Francisco Branco de Camargo e Quitéria Branca - Ele filho de Jose Blanco Caldeira e Catherina Maria de Camargo, esta da Cotia, Np de Vicente Branco e Cecilia Maria, nm do Alferes Antonio de Camargo. Ela filha de Jose Joaquim e Quitéria Theresa, Np de Manoel Diniz e Escolástica Branca, esta da cidade de S. Paulo, nm de Joaquim Paes e Escolástica Thereza de Camargo. 4º grau de sanguinidade.

3-3-5-2-6 Gertrudes Maria casou em 1839 com Antonio Joaquim de Andrade, filho de João Gomes de Andrade e Ana Joaquina.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 22-01-1839 – Antonio Joaquim de Andrade e Gertrudes Maria – Ele filho de João Gomes de Andrade e Anna Joaquina. Ela filha de Jose Branco Caldeira e Catharina Pedroza de Camargo..

3-3-5-3 Ana Maria, batizada em Santo Amaro aos 25-04-1763

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 25-04-1763; Anna Maria; filha de Vicente Ferreira Raposo e Cezilia Maria de Jesus; Jose Blanco Rapozo veuvo e Escolastica Maria de Jesus mulher de Manoel Diniz Caldeira.

3-3-5-4 Vicente Branco. Batizado em 1773, casou em 1814 com Escolastica Maria do Rosario, viúva de José Branco de Camargo (SL. 7, 175, 4-3)

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos -02-1773; Vicente; filho de Vicente Ferreira e Cecilia de Jesus; Padrinhos: Inacio Diniz e Vitoria Diniz solteiros filhos de Inacio Diniz e Escolastica Cordeiro, todos desta freguesia

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 10-08-1814 – Vicente Branco e Escolástica Maria do Rosario – Ele flilho de Vicente Raposo e Cecília Maria, Np de Jose Branco Raposo e nm de Ignácio Dinis. Ela viúva de Jose Branco de Camargo.

3-3-5-5 Joaquim, batizado em Santo Amaro em 1777

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 17-03-1777; Joaquim nascido aos 09. Filho de Vicente Ferreira Rapozo e Cecila Maria de Jesus; Padrinhos: João Mendes Rapozo e Rita Branca.

3-3-6 Maria Blanco Machado, filha de José Branco Raposo e sua mulher Maria Pinto Machado, foi batizada em Santo Amaro em 1731.

Matriz de S Amaro – Batismos– Aos 19-04-1731; Maria; Joseph Blanco raposo e Maria Pinta; Francisco Machado de Oliveira e sua mer Anna Blanca.

          Casou aos 04-05-1751 com Bento Vieira Gonçalves, filho de Francisco Xavier Gonçalves e sua primeira mulher Maria de Mendonça - família “Francisco Vieira Antunes”, neste site. Com geração em SL 8º, 176

Matriz de S Amaro – Casamentos – Aos 04-05-1751 se receberão por marido e mulher Bento Vieira Gonçalves, natural da Freguesia da Se, filho de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça. Já defunta com  Maria Blanca Machado, natural de Santo Amaro, filha de José Blanco Raposo e Maria Pinto Machado. T.: Martinho Rodrigues Gato, Inácio Antonio de Almeida, Maria Ribeiro e Joana Machado.

Filhos que se encontrou em documentos:

3-3-6-1 Maria Branca Vieira, casou em 1786 com Inácio Vaz Pinto, filho de Antonio Vaz Pinto e Maria Domingues, viúvo de Rita Nardy.

Matriz de S Amaro – Casamentos – Aos 08-07-1786 – Ignacio Vaz Pinto e Maria Branca Vieira; ele viúvo de Rita Nardy ela filha Bento Vieira Gonçalves e Maria Branca Maxada, np de Francisco Xavier Gonçalves e Maria Mendonça, nm de  José Branco Raposo e Maria Pinta fregueses da Cotia.

Filhos q.d:

3-3-6-1-1 Joaquim Vaz Vieira. Casou em Santo Amaro em 1802 com Gertrudes Domingues, filha de Ignacio Mendes e de Catharina Domingues.

Matriz de S Amaro – Casamentos – Ao 01-06-1802 se receberam por palavras de presente Joaquim Vaz Vieira, filho de Joaquim Pinto e Maria Vieira, np de Antonio Vaz Pinto e Maria Domes e nm de Bento Vieira Gonçalves e Maria Branca; com Gertrudes Domes, filha de Ignco Mendez e Catarina Domes, np de Thomaz Mendes Rodrigues e Maria Diaz, nm de Albano Domes e Luzia Prª.

3-3-6-1-2 Gertrudes Maria de Jesus, casou em 1806 com Francisco de Oliveira Prestes, filho de Agostinho de Oliveira e de Domingas Ribeiro.

Matriz de S Amaro – Casamentos – Aos 22-04-1806 – Na presença das testemunhas Vicente de Moraes Pires e Antonio José Borges, se receberampor palavras de presente Francisco de Oliveira Prestes filho de Agostinho de Oliveira e Rita Maria, np de Agostinho de Oliveira e Domingas Ribeira, ele da Europa e os mais desta freguesia, com Gertrudes Maria de Jesus, filha de Ignacio Vaz Pinto e Maria Vieira Branca np de Antonio az e Maria Domingues e nm de Bento Vieira e Maria Branca.

3-3-6-1-3 José Vaz Vieira, casou em Santo Amaro aos 17-11-1807 com Germana Maria, filha de José Francisco de Siqueira e Gertrudes Maria de Jesus.

Matriz de S Amaro – Casamentos – Aos 17-11-1807 – Jose Vaz Vieira e Germana Maria – ele filho de Ignacio Vaz Pinto e Maria Branca Vieira, np de Antonio Vaz Pinto e Maria Domingues, nm de Bento Vieira e Maria Branca; ela filha de Jose Francisco de Siqueira e Gertrudes Maria de Jesus, np de Bento Alberto de Siqueira e Maria Dias, nm de Joaquim Pereira de Almeida e Anna Pereira.

3-3-6-1-4 Ana Joaquina casou em 1808 com Feliz Dias Pedroso, filho de Francisco Dias Pedroso e Anna Maria de Jesus.

Matriz de S Amaro – Casamentos – Matriz de S Amaro – Casamentos – Aos 02-02-1808 – Feliz Dias Pedrozo e Anna Joaquina – Ele filho de Francisco Dias Pedroso e Anna Maria de Jesus, np de Joaquim Dias Pedroso e nm de Rosa Maria; Ela filha de Ignacio Vaz Pinto e Maria Vieira, np de  Antonio Vaz Pinto e Maria Domingues, nm de Bento Vieira Gonçalves e Maria Branca.

3-3-6-1-5 Escolastica Vieira, casou em 1809 com José de Oliveira Prestes, filho de Agostinho de Oliveira Costa e Domingas Ribeira

 Matriz de S Amaro – Casamentos – Aos 07-01-1809 – Jose de Oliveira e Escolastica Vieira – Ele filho de Agostinho de Oliveira Prestes e Rita Maria, np de Agostinho de Oliveira Costa e Domingas Ribeira, nm de Jose Dias Furtado e Anna Maria; Ela filha de Ignacio Vaz e Maria Vieira, np de Antonio Vaz e Maria Domingues, nm de Bento Vieira e Maria Branca

3-3-6-2 Ana Maria Vieira, casou em 1777 em Santo Amaro com Manoel da Silva de Carvalho f.º de Manoel Rodrigues da Silva e de Izabel Maria.

Matriz de S Amaro – Casamentos – Aos 11-02-1777 , na presença das testemunhas Vicente de Moraes Pires e Manoel Diniz Caldeira se cazou solenemente Manoel Rodrigues de Carvalho, filho de Manoel Rodrigues da Silva natural de Guarulhos e Iazabel Maria desta, np de Luiz Rodrigues da Silva e Maria Rodrigues Pires, nm de Pedro Quaresma de Carvalho e Anna Domingues; com Anna Maria Vieira, desta, filha de Bento Vieyra Gonçalves e Maria Blanca, np de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça, nm de Joseph Blanco Rapozo e Maria Pinta.

Pais ao menos de:

3-3-6-2-1 Ana Maria Vieira. Casou em 1804 em Santo Amaro com João Machado de Oliveira filho de Salvador Machado e de Maria Pereira.

27-11-1804 – João Maxado de Oliveira e Anna Maria Vieira – Ele filho de Salvador Maxado e Maria Pereira, np de Ignacio Fernandes e Maria Machada, nm de Dionizio Alvares Moreira e Apolonia de Jesus. Ela filha de Manoel da Silva de Carvalho e Anna Vieira, np de Manoel Rodrigues da Silva e Izabel Maria, nm Bento Vieira Gonçalves e Maria Branca.

3-3-6-2-2 Francisco Vieira da Silva, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau, aos 19-02-1805 casou com Maria da Conceição Andrada, filha de Inacio Domingues Andrada e Rosa Maria de Barros, neta paterna de Antonio Dominguies e Angela Machada, neta materna de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eyro Moreira.

Matriz de Santo Amaro - Casamentos - Aos 19-02-1805 --Dispensados do impedimento de 4º grau de consanguinidade - Francisco Vieira da Silva filho de Manoel da Silva de Carvalho e Anna Maria Vieira, np de Manoel da Silva Rodrigues e Izabel Maria nm de Bento Vieira e Maria da Conceiçam Andrada. Casou com Maria da Conceiçam Andrada. filha de Ignacio Domingues Andrada e Rosa Maria de Barros, np de Antonio Dominguies e Angela Maxada, nm de Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eyró Moreira. Testemunhas: Manoel Antonio de Barros e Antonio Pinto de Andrade.

3-3-6-2-3 Vicente Vieira da Silva casou em 1806 em Santo Amaro com Anna Joaquina do Pilar, filha de José Francisco de Mattos Salles e de Bárbara Leme da Silva. Neste Capitulo § 12º.

Matriz de S Amaro – Casamentos – Aos 12-02-1806 – na presença das Testemunhas Zacarias Domingues Paes e Francisco Vieira da Silva, se receberam por palavras de presente Vicente Vieira da Silva, filho de Manoel da Silva de Carvalho e Anna Maria Vieira, np de Manoel Rodrigues da Silva e Izabel Maria, nm de Bento Vieira e Maria Branca, com Anna Maria do Pilar, filha do Alferes José Francisco de Mattos e Barbara Leme da Silva, np do Capitam Bento José de Sales e Dona Anna Maria de Eyro e nm de Ignacio da Costa Cintra e Mariana Leme de Silva..

3-3-6-2-4 Gertrudes Maria da Conceição. Casou em 1812 com Joaquim José Marciano, viúvo de Catarina Pedroso.

Matriz de S Amaro – Casamentos –  Aos 08-07-1812 – Joaquim Jose Marciano viúvo de Catharina Pedrosa falecida na Vila de Castro, com Gertrudes Maria da Conceição, filha de Manoel Rodrigues de Carvalho e Anna Maria Vieira, np de Manoel Rodrigues da Silva e Izabel Maria, nm de Bento Vieira e Maria Branca Machada.

3-3-6-2-5 Maria Joaquina da Silva casou com João Diniz Caldeira, natural de Sorocaba, filho de Inácio Telles de Meneses e Maria Diniz, também naturais de Sorocaba.

3-3-6-2-5-1 Francisco Antonio Diniz aos 22-01-1819 casou com Maria Inácia da Silva, filha do Sargento Mor José da Silva de Carvalho e Ana Joaquina de Oliveira, neta paterna de Manoel da Silva de Carvalho e Ana Maria de Jesus, neta materna de Tomé Francisco da Silva e Joana Gertrudes de Oliveira.

Igreja de Nossa Sra de Monte Serrate da Cotia - Casamentos- Aos 22-01-1819 - Francisco Antonio Diniz e Maria Ignacia da Silva - Ele Fo de João Diniz Caldeira e Maria Joaquina da Silva, Np de Ignácio Telles de Meneses e Maria Diniz estes e o pai natural de Sorocaba, nm (Não consta). Ela fa do Sargento Mor Jose da Silva de Carvalho e D. Anna Joaquina de Oliveira, Np de Manoel da Silva de Carvalho e Anna Maria de Jesus, nm de Thomé Francisco da Silva e Joana Gertrudes de Oliveira.

3-3-6-2-5-2 Manoel Joaquim do Rosário aos 02-10-1812 casou com Gertrudes Maria Branca, filha de Joaquim José Machado e Gertrudes Maria Branco, 3-4-3-2-3 abaixo.

3-3-6-3 Escolástica, batizada aos 02-04-1759

02-04-1759; Escolastica; filha de Bento Vieyra Gonçalves e Maria Branca Machado; Padrinhos: Miguel Alvares ferreira e Ignacia Maria Rodrigues e em seu lugar a mãe Escoalastica.

3-3-6-4 Inacio Vieira Branco, batizado em Santo Amaro em 1762, casou  em 1791 na Cotia com Brigida Nunes de Freitas, natural de Sorocaba e freguesa da Cotia, filha de Ignacio de Freitas Nunes e Maria Magdalena da Silva.

LDS Dispensas Matrimoniais ano 1791 ACMSP 6-32-1979

Ignacio Vieira Branco e Brigida Nunes de Freitas

Ele filho de Bento Vieira Gonçalves e Maria Branca Machada, batizado em Santo Amaro aos 18-02-1762. Padrinhos: Cap Ignacio Vieira Antunes casado e Escoalstica Maria Branca casada.

Ela filha de Ignacio de Freitas Nunes e Maria Magdalena da Silva, batizada em N Sra da Ponte de Sorocaba

Lv de Batismo fl 85: Aos 22-08-1776 – Brizida filha de Ignacio de Freitas Nunes e Maria Magdalena da Silva. Padrinhos: Francisco Manoel Machado e Maria da Anunciação.

Ambos moradores em Cotia.

 

Igreja de N Sra de Monte Serrate da Cotia – Casamentos – Aos 29-06-1791, na presença das testemunhas José de Albuquerque casado e Rafael Antonio dos Santos solterio se casarão Ignacio Vieira Branco filho de Bento Vieira Gonçalves e Maria Branca Maxada com Brigida Nunes de Freitas natural da Vila de Soroicaba, filha de Ignacio de Freitas e Maria Magdalena da Silva,  ambos fregueses desta freguesia.

3-3-6-5 Francisco, batizado em 1764. Francisco Vieira Blanco casou em 1788 na Cotia onde era morador, com Maria de Freitas filha de Ignacio de Freitas e de Maria Magdalena.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos -12-1764; Francisco; filho de Bento Vieira e Maria Branca Machado; Padrinhos: o vigário e Anna de Syqueira solteira filha de João Machado.

 

Igreja de N Sra de Monte Serrate da Cotia – Casamentos – Ao 01-11-1788 – Francisco Vieira Blanco, filho de Bento Vieira Gonçalves e Maria Blanca Maxada, np de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça, nm de José Blanco e Maria Pinta; com Maria de Freitas filha de Ignacio de Freitas e Maria Magdalena, np de Manoel de Freitas e Maria Nunes, nm de Jacó da Silva e Maria Nunes, sendo os contraesntes naturais (sic) e fregueses desta freguesia.

3-3-6-6 Bento Vieira Branco, batizado em 1767. Casou na Cotia aos 04-06-1793 com Rita Francisca de Oliveira filha de João Francisco de Oliveira e Ana Duarte Cardoso.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos -01-11-1767; Bento; filho de Bento Vieira e Maria Branca; Padrinhos: Baltazar Rodrigues Borba e sua mulher Escolastica Vieira.

 

Igreja de N Sra de Monte Serrate da Cotia – Casamentos – Aos 04-06-1793 – Bento Vieira Branco e Ritta Francisca de Oliveira – Ele de S Amaro filho de Bento Vieira Gonçalves e Maria Branca Machada, np de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça, nm de José Branco e Maria Pinta; ela filha de João Francisco de Oliveira e Anna Duarte Cardosa, np de Jose Francisco de Oliveira e Josefa Rodrigues  Carassa, nm de Jose Duarte e Ritta Cardosa.

3-3-6-7 José, batizado em 1770

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 16-10-1770; José;filho de Bento Vieira Gonçaves e Maria Blanca; Padrinhos: Joseph da Silva Ribeiro parocho desta freguesia e Maria Vieyra, solteira filha de Francisco Xavier Gonçalves.

3-3-6-8 Gertrudes Vieira Branca, batizada aos 26-11-1774 em Santo Amaro onde casou em 1796 com Joaquim Vaz Domingues, viúvo de Florinda Maria.

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 26-11-1774; Gertrudes; Bento Vieira Gonçalves e Maria Branca; Cap Anto da Silva Ortiz casado

 

Matriz de S Amaro – Casamentos – Aos 02-08-1796- Joaquim Vaz Domingues e Gertrudes Vieira Branca – 11 hs do dia - Ele viuvo de Florinda Maria. Ela filha de Bento Vieira Gonçalves e Maria Blanca, np de Francisco Xaveir Gonçalves e Maria de Mendonça, nm de Jose Blanco Raposo e Maria Pinte Machada. T Jose Joaquim de Siqueira e João Fagundes.

Foram pais ao menos de:

3-3-6-8-1 José Vaz Vieira, casou em 1813 com Rosa Maria, filha de Antonio Gonçalves de Oliveira e Joana Domingues

Matriz de S Amaro – Casamentos – Aos 08-12-1813 – Jose Vaz Vieira e Roza Maria – Ele filho de Joaquim Vaz e Gertrudes Vieira Branca, np não sabem dizer, nm de Bento Vieira e sua mulher; com  Roza Maria filha de Antonio Gonçalves de Oliveira e Joana Domingues (não tem os avós)

3-3-7 Ana Maria Blanco, filha de José Branco Raposo e Maria Machado Pinto, foi batizada em Santo Amaro aos 22-05-1733. Casou na mesma freguesia em 1752 com José Soares de Camargo, natural de São Paulo, filho de Gaspar Soares Garcia e Ana Maria de Camargo.

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 22-05-1733; Anna filha de Joseph Blanco Raposo e Maria Pinta Maxada; padrinhos: Baltazar da Costa casado e Catherina Blanca mulher dfe Anto Vieira Fajardo.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 04; 05-09-1752; Jose Soares de Camargo, de SP, filho de Gaspar Soares Garcia e Ana Maria de Camargo; cc. Anna Maria Blanca, desta, filha de José Raposo e Maria Pinto Machado. T: José de Camargo (Siqueira na assinatura) e sua consorte Tereza Blanca, Bento da Gama (ALz’ Chassim na assinatura) e sua mulher Escolástica de Camargo de SP

Filhos q.d:

3-3-7-1 Vicente, batizado em 1753

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 28-08-1753; Vicente; Jose Soares de Camargo e Maria Branca; Padrinhos: Jose Blanco Rapozo viúvo e Thereza Blanca de Jesus cc José de Camargo de Siqueira.

3-3-7-2 Izabel, batizada em 1755. Segundo Silva Leme, Izabel Maria de Camargo casou com Francisco Xavier Paes, com uma filha em SL 7º, 274.

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 11-06-1755; Izabel; José Joano? De Camargo eAnna maria Blanca; Padrinhos: Vicente Ferreira Raposo solteiro e Escolastica de Camargo e Siqueira mulher de Bento da Gama Chacim.

3-3-8 Gertrudes Maria Branca, batizada em Santo Amaro em 1735. Em 1751 pediu provisão para se casar com Caetano Paes da Costa, que justificou seu estado de livre e desimpedido junto à Camara Episcopal de São Paulo. Nascido em Portugal, filho de Francisco Rodrigues e Izabel Lopes, aos sete anos de idade veio com os pais para o Rio de Janeiro.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 25-03-1735 – Gertrudes; filha de  Joseph Blanco Raposo e Maria Pinta Machada; Padrinhos: --- Rapozo da Sylva e sua mulher Joanna Correa da Silva.

 

Dispensas Matrimoniais, 1751 ACMSP codice 4-50-311

Auto de Justificação de Estado Livre

Caetano Paes da Costa e Gertrudes Maria Branca

Ele natural das Freg de S Tiago da Cidade de Braga (em outros lugares está que é de Coimbra), filho de Francisco Rodrigues e Izabel Lopes, já defuntos. Veio em companhia dos pais para o Rio de Janeiro de onde veio para São Paulo. Embarcou ainda menino, com sete anos, em Lisboa para o Rio de Janeiro onde aprendeu o oficio de cabelereiro. Chegou a SP a cinco anos +ou-, sempre solteiro livre e desimpedido.

Ela filha de Joseph Branco Raposo e Maria Pinta Machada.

Livro de Batismos de Santo Amaro: 28-03-1735 – Gertrudes, filha de Joseph Blanco Raposo e Maria Pinta Machada. Padrinhos: Estevão Raposo da Sylva e sua mulher Joana Fonca da Sylva, moradores na cidade de São Paulo.

 

3-3-9 Rita, batizada em Santo Amaro em 1739

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 01-10-1739 Rita; filha de Joseph Blanco Raposo e Tereza Pinta; Manoel Luiz Ferraz casado e Maria Alvares filha solteira de Joseph Alvares Torres

3-3-10 Efigenia, batizada em 1741

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 17-07-1741, Efigenia; filha de Joseph Blanco Raposo e Maria Pinta Machada; Joseph de ----- de Siqueira casado e Anna Fernandes de Oliveira mulher de Manoel Francisco da Sylva.

3-3-10 Escolástica Blanco, filha de José Branco Raposo e Maria Machado Pinto, casou em Santo Amaro aos 29-04-1760 com Manoel Dinis Caldeira, filho de Inacio Dinis Caldeira e Escolástica Cordeiro de Borba.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 29-04-1760; Manoel Dinis, filho de Inacio Dinis Caldeira e Escolastica Cordeiro de Borba, natural da Cotia, np de Manoel Dinis Caldeira e Ursula da Trindade, nm de Martinho Cordeiro e Catarina de Borba; com Escolastica Blanca, filha de José Blanco e Maria Pinta Machada, np de Antonio Raposo e Tereza Blanca, nm de Antonio Pinto e Tereza Machada da Silva, desta. T: Capitao Inacio Vieira Antunes e Alf. Martinho Rodrigues Gato.

Filhos de Manoel e Escolástica q.d:

3-3-10-1 Inacia Maria Branca, batizada em 1761. Casou em Santo Amaro aos 22-11-1785 com Luiz Manoel de Moraes, filho de Vicente de Moraes Pires e Timotea de Oliveira.

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 06-07-1761; Ignacia; Manoel Diniz caldeira e Escolastica Maria Blanca Machada; Padrinhos: Jose Blanco Rapozo e Maria Blanca Machada.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 22-11-1785- Luiz Manoel de Moraes e Inácia Maria Blanca. Ele natural desta, filho de Vicente de Moraes Pires e Timotea de Oliveira, Np de Jose de Moraes Pires e Izabel Gonçalves Pais, nm de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes. Ela natural desta f de Manoel Diniz Caldeira da Cotia e Escolástica Maria Blanca. Np de Inácio Diniz Caldeira e Escolástica Cordeira (Não dão os avós maternos).

Encontramos filhos do casal:

3-3-10-1-1 Maria Branca de Moraes, casou em 1805 em Santo Amaro com José Martins dos Santos, nascido na Freguesia de Santiago do Bispado do Porto, filho de Antonio Martins e Maria Francisca.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 01-10-1805 – Jose Martins dos Santos e Maria Branca de Moraes– Ele filho de Antonio Martins e Maria Francisca natural da Freguesia de Santiago do Bispado do Porto. Ela filha de Luiz Manoel de Moraes e Ignacia Maria Branca, Np de Vicente de Moraes Pires e Thimotea Vieira, nm de Manoel Diniz Caldeira e Escolástica Maria Branca

3-3-10-1-2 Vicente Vieira de Moraes, casou em 1814 com sua parente Escolástica Maria de Moraes, filha de José da Cruz Pinto e Escolástica Maria de Moraes, neste capítilo § 7º.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 08-09-1814 – Vicente Vieira de Moraes e Escolástica Maria de Moraes– Ele filho de Luiz de Moraes e Ignacia Maria Branca, Np de Vicente de Moraes Pires e Thimotea de Oliveira ele da Cotia e ela da cidade, nm de  Manoel Dinis Caldeira e Escolástica Maria Branca. Ela fa de Jose da Cruz Pinto e Escolástica Maria de Moraes, Np de Manoel Pinto de Queiroz europeo e Anna Maria de Camargo natural da Cotia, nm de Vicente de Moraes e sua mulher.

3-3-10-1-3 Rita Branca de Moraes, casou em 1820 com José Joaquim Celestino, filho de Salvador de Oliveira Celestino e Angela Ribeiro dos Passos.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 07-06-1820 – Jose Joaquim Celestino e Rita Branca de Moraes– Ele filho de Salvador de Oliveira Celestino e Ângela Ribeira dos Passos, Np de Pedro Celestino e Luzia de tal (sic), nm de nm de Jerônimo Dias Ribeiro e Úrsula Maria de Jesus. Ela filha de Luiz Manoel de Moraes e Ignacia Maria Branca , Np de Vicente de Moraes Pires e Thimotea de Oliveira, nm de Manoel Diniz e Escoalstica Maria Branca.

3-3-10-3 Francisca, batizada em 1764

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 08-01-1764; Francisca; filha de Manoel Diniz Caldeira e Escolastica Maria; Padrinhos: Ignacio Diniz caldeira e sua mulher Anna Vieyra.

3-3-10-4  Francisco, batizado em 1766

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 10-06-1766 – Francisco, filho de  Manoel Diniz Caldeira e Escolastica Maria; Padrinhos: Vicente Ferreira Raposo casado e Cecilia Maria sua mulher.

3-3-10-5 Ana Maria Branca, batizada em 1768. Casou com Antonio Vitorino de Moraes, filho de Vicente de Moraes Pires e Timotea Vieira, citado em SL 8º, 510, 7-9, s.m.n. Em 1799, quando tirou provisão para se casar, Antonio Vitorino era soldado da Legião dos Voluntários.

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 21-07-1768; Ana; Manoel Diniz Caldeira e Escolastica Maria Branca; Padrinhos: Inacio Xavier Raposo e Ana Maria solteira filha de Manoel Pedroso de Oliveira fregues da Cutia.

 

Dispensas Matriminiais ano 1799 ACMSP 6-65-2310

Antonio Vitorino de Moraes Anna Maria Branca

Ele apresentou licença do Sr General para casar. É soldado da Legião de Voluntarios. Filho de Vicente de Moraes Pires e Thimotea Vieira de Oliveira

Batismo f 31 – 12-09-1771 – Antonio – filho de Vicente de Moraes e Thimotea de Oliveira. Padrinhos: Alferes Martinho Alvares. SP

Aparece um certificado de Autos de Quitação a favor de Antonio Vitorino de Moraes e Joana de Oliveira. Ela filha de Desiderio Cardoso e Arcangela Paes de Oliveira.

Anna Maria Branca é filha de Manoel Diniz Caldeira e Escolastica Maria Branca, natural e batizada em Santo Amaro aos 21-07-1768 Padrinhos: Jose Branco Raposo e Ana Maria solteira filha de Manoel Pedroso de Oliveira freguês da Cotia..

Pais ao menos de:

3-3-10-5-1 João Antonio de Moraes Camargo, com dispensa de 4º grau misto de 3º, casou em 1825 com Ana Antonia, filha de Patrício José da Silva e Custódia Maria Vieira

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 02-05-1825 – João Antonio de Moraes Camargo e Anna Antonia – Ele filho do Capitam, Antonio Vitorino de Moraes e Anna Maria Branca, Np de Vicente de Moraes e Thimotea Vieira, nm de Manoel Diniz e Escolástica Branca. Ela filha de Patrício Jose da Silva e Custodia Maria Vieira, Np de Clemente Jose Rodrigues e Apolônia Maria, nm de Jose Joaquim de Siqueira e Fulana Vieira. 4º grau mixto de 3º.

3-3-10-5-2 Ana Branca aos 15-01-1822 casou com Joaquim Branco de Camargo, filho de José Branco Caldeira e Catarina Maria de Camargo, neto paterno de Vicente Branco e Cecilia Maria

Matriz de Santo Amaro - Casamentos- Aos 15-01-1822 , dispensados do 3º grau de impedimento,- Joaquim Branco de Camargo e Anna Branca - Ele filho de Jose Branco Caldeira e Catharina Maria de Camargo, Np de Vicente Branco e Cecila Maria, nm de Antono de Camargo e Antonia Branca de Moraes (sic). Ela filha do Cap Antonio Vitorino e Anna Maria Branca, Np de Vicente de Moraes e Thimotea Olivieira, nm de Manoel Diniz e Escolástica Branca. 3 grau duplicado de consangüinidade.

3-3-10-6 José Joaquim, batizado em 1770. Casou com Quitéria Tereza, filha de Joaquim Paes e Escolastica Tereza de Camargo.

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 24-07-1770; Jose; filho de Manoel Diniz Caldeira e Escolastica Maria Branca; Padrinhos: Cristovão Diniz Caldeira solteiro filho de Ignacio Diniz Caldeira já defunto e Tereza Paula de Jesus Fernandes filha de Mariana Caminha.

Pais ao menos de:

3-3-10-6-1 Quiteria Branca, com dispensa de 4º grau de consanguinidade, casou com Francisco Branco de Camargo, filho de José Blanco Caldeira e Catarina de Camargo

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 29-11-1826 – Francisco Branco de Camargo e Quitéria Branca – Ele filho de Jose Blanco Caldeira e Catherina Maria de Camargo,esta da Cotia, Np de Vicente Branco e Cecilia Maria, nm do Alferes Antonio de Camargo. Ela filha de Jose Joaquim e Quitéria Theresa, Np de Manoel Diniz e Escolástica Branca, esta da cidade de S. Paulo, nm de Joaquim Paes e Escolástica Thereza de Camargo. 4º grau de sanguinidade.

3-3-10-7 Manoel, batizado em 1773

Matriz de Santo Amaro –Batismos– Aos 19-04-1773; Manoel; Filho de Manoel Diniz e Escolastica Maria; Padrinhos: Marianno Blanco e Gertrudes Maria casados.

3-3-10-8 Maria Francisca Branca, cujo batismo não localizamos, casou em 1787 em Santo Amaro com José Custodio Vieira, filho de Vicente de Moraes Pires e Timotea de Oliveira Guedes.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 11-08-1787 – Jose Custodio Vieira e Maria Francisca Blanca – Ele filho de Vicente de Moraes Pires e Timotea de Oliveira Vieira, Np de Jose de Moraes Pires e Izabel Gonçalves Pais, nm de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes. Ela fa de Manoel Diniz Caldeira da Cotia e Escolástica Maria Blanca , Np de Inácio Diniz Caldeira e Escolástica Cordeira, nm de Jose Blanco Raposo e Maria Pinta, estes naturais da Cutia. T: Manoel Jose Machado e Joaquim Jose Machado.

3-3-10-9 Manoela Maria Branca, casou aos 06-08-1791 com Francisco Rodrigues Barbosa, filho de Manoel Rodrigues Barbosa e Margarida Maria de Jesus.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 06-08-1791 – pelas duas horas da tarde se receberão por marido e mulher Francisco Rodrigues Barbosa, filho de Manoel Rodrigues Barbosa e Margarida Maria de Jesus, np de Antonio Rodrigues Lopes e Maria da Luz Maciel, nm de Ignacio de Mello Coitinho e Anna Maria da Sylveira; com Manoela Branca filha de Manoel de Nis Caldeira e Escolastica Maria Branca, np de Ignacio de Nis Caldeira e Escolastica Maria de Borba, nm de José Branco Raposo e Maria Machado Pinto.

Pais ao menos de:

3-3-10-9-1 Gertrudes Maria Branca, casou em 1814 com Matias Mendes Rodrigues, filho de Pedro Mendes Rodrigues e Custódia Maria.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 21-08-1814 – Mathias Mendes Rodrigues e Gertrudes Maria Branca– Ele filho de Pedro Mendes Rodrigues e Custodia Maria, Np de Salvador Mendes e Maria Paes, nm de Salvador Vaz e Anna Correa das Neves. Ela filha de Francisco Rodrigues e Manoela Maria Branca, Np de ---, Nat de Guarulhos e nm de Manoel Dinis Caldeira e Escolástica Maria Branca.

3-3-10-9-2 Januario de Moraes, casou em 1817 com Emerenciana Quitéria, filha de Felix Domingues e Quiteria Maria, neste capítulo § 7º.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 11-05-1817 – Januario de Moraes e Emerenciana Quitéria – Ele filho de Francisco Rodrigues e Manoela Branca, Np não sabem, nm de Manoel Dinis Caldeira e Escolástica Branca. Ela filha de Felix Domingues e Quitéria Maria, np de Pedro Domingues e Rita Nardes, nm de Antonio Rodrigues Pinto e --- Quitéria.

3-4 Ana Blanco Pimentel casou em 1715 em Santo Amaro com Francisco Machado de Oliveira. Ana faleceu em Santo Amaro em junho de 1746 e Francisco em janeiro do ano seguinte, com 72 anos de idade.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 20-05-1715 se receberam Francisco Machado de Oliveira e Ana Blanca Pimentel. Testemunhas: Manoel Pinto Guedes, Sebastião Mendes Furtado, Ângela Machada, Helena Machada;

 

Matriz de Santo Amaro, Obitos-

Aos 21-06-1746 – Ana Branca mulher de Francisco Machado de Oliveira

Aos 31-01-1747- Francisco Machado de Oliveira, 72 anos

Filhos q.d:

3-4-1 Theresa Blanco Machado, batizada em 1717, casou duas vezes. Primeiro em Santo Amaro aos 11-03-1730 com Manoel Pinto Machado filho de Antonio Pinto Guedes e de Izabel Barbosa de Lima (ACMSP, Santo Amaro, Casamentos, 4-2-29, fl 21), família “Pinto Guedes”. Manoel faleceu em 1732 e Tereza casou segunda vez em 1736 com José de Oliveira Prestes, filho de Agostinho de Oliveira da Costa e Ana da Silveira.

Matriz de Santo Amaro – Batismos- 17-03-1717; Tereza; filha de Francisco Machado de Oliveira e Ana Blanca; Padrinhos:  Manoel Pinto Guedes e Maria da Anunciação; foi nada de 1717 foi este batizado e por erro ficou -----catorze ap supra.

 

Matriz de Santo Amaro – Óbitos- Aos 23-09-1732 – Mel Pinto Machado filho de Antonio Pinto Guedes e sua mulher Izabel Barbosa, casado com Tereza Blanca Machada filha de Francisco Machado de Oliveira e Anna Blanca. Fez testamento, disse que queria ser enterrado na Matriz de S Amaro, deixou missas Testamenteiros: Antonio Pinto Guedes, Joseph Blanco Raposo e Baltazar da Costa Andrade.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos- Aos 03-09-1736; Jose de Oliveira Prestes, f. de Agostinho de Oliveira da Costa e Ana da Silveira; cc. Teresa Blanca, f. de Francisco Machado de Oliveira e Ana Blanca Pimentel, viuva de Manoel Pinto Machado. Todos moradores e fregueses desta. T: Jose Blanco Raposo e Jose de Siqueira, casados.

 

Manoel e Tereza tiveram filha única:

3-4-1-1 Ana Branca Machado, em 1748 casou com o açoriano Manoel Caetano da Fonseca, filho de Gaspar Nunes do Couto e Mariana da Fonseca. Em seu processo de casamento, Manoel pagou caução para apresentar depois o termo de seu batismo, que viria da Cidade de Angra da Ilha Terceira.

Processo Matrimonial ano 1748  ACMSP códice 4-42-256 –

Manoel Caetano da Fonseca e Anna Branca Machada

Jjustificação de desimpedimento.

Ele filho de Gaspar Nunes (do Couto?) e Mariana da Fonseca já defuntos, naturais da Cidade de Angra da Ilha Terceira. Morador em Santos

Ela filha de Manoel Pinto Machado já defunto e Tereza Branca Machada batizada em Santo Amaro. Lv de assentos de Batismos fl 26: Aos 26-04-1732 – o Padre João de Pontes batizou Anna filha de Manoel Pinto Machado e Tereza Machada.

O contraente deu caução para apresentar o batismo depois.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos- Aos -05-1748; Manoel Caetano da Fonseca, natural da cidade de Angra da Ilha Terceira, filho de Gaspar Nunes do Couto e Mariana da Fonseca; cc. Ana Branca Machado, filha de Manoel ---- Machado e Teresa Branca, natural e moradora nesta.

 

Inicialmente Manoel e Ana moraram em Santo Amaro, transferindo-se depois para o Rio Grande do Sul, onde deixaram geração. Encontramos os seguintes filhos do casal:

3-4-1-1-1 Mariana, batizada em 1749 em Santo Amaro-SP

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 31-03-1749; Mariana; filha de Manoel Caetano da Fonseca e Anna Blanca; Padrinhos: Reverendo Joseph Francisco Xavier e Maria Magdalena recolhida em Sta Thereza.

3-4-1-1-2 Josefa Maria da Apresentação, batizada em Viamão-RS aos 03-12-1758. Em Rio Pardo-RS aos 18-01-1773 casou com Euzébio Domingues da Silva, batizado em Santo Amaro-SP em 1734, filho de João da Silva Ribeiro e Mariana Domingues, SL 8º, 144, 4-3 onde não consta este filho.

Viamão, RS Igreja N. Sra da Conceição bat. - aos 03-12-1758 nesta matriz bat. a Josepha, f.l. Manoel Caetano de Afonseca e Ana Branca Machada, neta paterna de Gaspar Nunes de Couto e Mariana de Afonseca naturais da cidade de Angra batizados na Sé, pela parte materna de Manoel Pinto Machado e Theresa Branca naturais e batizados na freguesia de Santo Amaro junto a cidade de S. Paulo, padrinhos Jose Machado, solteiro e Catarina de Meneses, casada.

 

Rio Pardo, RS Igreja N. Sra do Rosario matr. - aos 18-01-1773 nesta matriz de N. Sra do Rosario do Rio Pardo Bispado do Rio de Janeiro, Euzebio Domingues da Silva, f.l. João da Silva Ribeiro e Mariana Domingues Ribeira, natural e batizado na freguesia de Santo Amaro do Bispado de S. Paulo = cc Josefa Maria da Apresentação, f.l. Manoel Caetano da Fonseca e Ana Branca,. natural e batizada na freguesia de N. Sra da Conceição de Viamão deste Bispado. Test.: Cap. Fernando Pereira Vieira e João de Souza de Almeida.

 

Matriz de Santo Amaro- batismos - 26-09-1734; Eusebio, filho de João da Silva Ribeiro e Mariana Domingues; Padrinhos: Jose Domingues filho de Salvador Domingues Gandra e Aplonia Mor digo Paula Moreira da Silva filha solteira do defunto Mathias Rodrigues da Silva.

Josefa e Euzébio tiveram os filhos, q.d.:

3-4-1-1-2-1 Joaquim batizado no Rio Pardo em 18-12-1776.

Rio Pardo, RS Igreja N. Sra do Rosario bat - aos 18-12-1776 bat Joaquim, f.l. Euzebio Domingues n/b na freguesia de Sto Amaro Bispado de S. Paulo e Josefa Maria n/b na freg. de N. Sra da Conceição do Viamão, neto paterno João da Silva e Mariana Domingues, e pela materna de Manoel Caetano da Fonseca e Ana Branca. Padr.: Jose Luiz Ribeiro Viana e s/m Donna Amatildes de Oliveira.

3-4-1-1-2-2 Manoel, em 20-03-1778.

Rio Pardo, RS Igreja N. Sra do Rosario bat - aos 20-03-1778 nesta matriz de N. Sra do Rosario do Rio Pardo bat. a Manoel, f.l. Euzebio Domingues da Silva n. da freguesia de Santo Amaro Bispado de S. Paulo e Josefa Maria n. da freg. N. Sra da Conceição de Viamão deste bispado, neto paterno de João da Silva Ribeiro e Mariana Domingues, neto materno de Manoel Caetano da Fonseca e Ana Branca. Padrinhos o Cap. Fernando Pereira Vieira e s/m D. Maria--

3-4-1-1-2-3 Prudenciana em 17-08-1780.

Rio Pardo, RS Igreja N. Sra do Rosario bat - aos 17-08-1780 nesta matriz bat. a Prudenciana, f.l. Euzebio Domingues da Silva n. da freguesia de Santo Amaro Bispado de S. Paulo e Josefa Maria n. da freg. N. Sra da Conceição de Viamão deste bispado, np João da Silva e Mariana Domingues, e pela materna de Manoel Caetano da Fonseca e s/m Ana Branca. Padr. Antonio da Silva, tio da batizada

3-4-1-1-3 Brizida Maria Branca, natural de Rio Pardo-RS onde aos 10-02-1789 casou com João de Araújo Silva natural da Candelaria-RJ, filho de Bento Jose Pereira e Ana Rosa de S. Joaquim.

Rio Pardo, RS Igreja N. Sra do Rosario matr. - aos 10-02-1789 nesta matriz João de Araujo Silva, f.l. Bento Jose Pereira e Ana Rosa de S. Joaquim n/b na freg. da Candelaria da cidade do Rio de Janeiro = cc Brisida Maria Branca, f.l. Manoel Caetano da Fonseca e Ana Branca n/b nesta freguesia do Rio Pardo.

Filhos de Tereza e José de Oliveira Prestes, q.d:

3-4-1-2 Agostinho, batizado em 1737

Matriz de Santo Amaro – batismos– Aos 30-06-1737; Agostinho; filho de Joseph de Oliveira Prestes e Tereza Blanca; Padrinhos: Agostinho de Oliveira casado e Maria Pinta mulher de Joseph Blanco Raposo.

3-4-1-3 Quiteria de Oliveira Machado batizada em 21-03-1740. Casou em 21-01-1761 em Santo Amaro com José Pedroso Leme, batizado na Sé de São Paulo aos 16-09-1726, filho de Leandro Dias Cardoso e de Anna de Góes.

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 21-03-1740; Quiteria; filha de Joseph de Oliveira e Tereza Blanca; Padrinhos: Joseph da Silva Teixeira casado e Anna Blanca mulher de Francisco Machado.

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais – Autos de Casamento 13-01-1761

Com o favor de Deus quer cazar Jose Pedroso Lemme filho de Leandro Dias (  ) já defunto e Anna de Goes batizado na Matriz desta Cidade naturais da Vila de Jundiai, com Quiteria de Olivrª Machada filha de Jose de Olivrª Prestes e Thereza Br(  )ca Machada moradores na freguesia de S Amaro

Sé de SP Lv de Batismos – Aos 16- 7brº- 1726 bat Joseph filho de Leandro Cardoso e Anna de Gois. Padrinhos: Aleixo do Amaral solteiro e Angela da Sª Gois.

Santo Amaro lv. batismo - aos 21 de março de 1740 bat a Quiteria, f.l. de Jose de Oliveira e de s/m Teresa Blanca Machada, foram padrinhos Jose da Silva Teixeira, casado e Ana Blancfa mulher de Francisco Machado moradores nesta freguesia

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos- Aos -21-01-1761; José Pedroso Leme, filho de Leandro Dias Cardoso e Anna de Gois, Np de Antonio Dias Cardoso e Sebastiana de Azevedo, nm de Antonio Gonçalves Ribeiro e Maria Leme da Silva; com Quiteria de Oliveira Machada, fl de José de Oliveira Prestes e Thereza Blanca  Machada, np de Agostinho de Oliveira e Anna da Silveyra Dutra, nm de Francosco Machado e Thereza Blanca, digo Anna Blanca.

Tiveram ao menos q.d:

3-4-1-3-1 Francisco, batizado em Santo Amaro aos 19-05-1765

19-05-1765 – Francisco – Filho de Joze Pedroso da Sylva e sua mulher Quiteria de Oliveira Prestes. Padrinhos: Maximiano Pereira solteiro filho do defunto Sebastião do Prado e Thereza Blanca Machada.

3-4-1-4 Ana Blanco de Oliveira, batizada em 1743 em Santo Amaro onde casou aos 11-06-1765 com José Fernandes de Oliveira filho de Paschoal Fernandes de Sampaio e de Maria Pedroso, por esta neto de Manoel Pedroso de Oliveira e Ana da Veiga - família “Bento de Oliveira Pires”, neste site.

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 02-05-1743 – Anna filha de Joseph de Oliveyra e sua mulher ()reza Blanca. Padrinhos: Andre Pereira e sua mulher Escolastica de Oliveira.

 

Matriz de Santo Amaro casamentos – Aos 11-06-1765; José Fernandes de Oliveira Pedroso, fl de Pascoal Fernandes Sampaio e Maria Pedrosa, natural da Cotia e não souberam dizer dos avós paternos, nm de Manoel Pedroso de Oliveira e Ana da Veiga; c.c. Ana Branca de Oliveira, fl de José de Oliveira Pr---- e Tereza Branca, np de Agostinho de Oliveira e Ana da Silveira, np de Francisco Machado e Ana Branca. T: André Pereira e Bento Pedroso.

3-4-1-5 Francisco Machado de Oliveira Prestes, batizado em Santo Amaro aos 30-10-1744, casou em Santana do Parnaíba aos 22-05-1779 com Francisca Fernandes Xavier da Silva, irmã inteira de José Fernandes de Oliveira supra.

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 30-10-1744 ´Francisco, filho de Joseph de Oliveira e sua mulher Tereza Blanca. Padrinhos: Joseph Madureira e sua mulher Anna de Oliveira.

 

Matriz de Santa Ana de Parnaiba – Aos 22-05-1779, pelas onze horas da manhã se recebeu por palavras de presente (com provisão) Francisco Machado de Oliveyra Prestes, natural de Santo Amaro, filho de Joze de Oliveyra Prestes e sua mulher Thereza Blanca Machada, np de Agostinho de Oliveyra natural da Cidade de Lisboa cuja freguesia se ignora e de Anna da Sylva Dultra, nm de Francisco Machado de Oliveyra e Anna Blanca Rapoza, com Francisca Fernandes Xavier da Sylva, desta freguesia, filha de Paschoal Fernandes de Sam Payo natural da Freguesia de Sam Payo de Seguides, termo de Valladares Arcebispado de Braga e Maria Pedroza, natural da Cuttia, np de Antonio Fernandes de Magalhães e Eugenia Fernandes da dita freguesia de Sam Payo, nm de Manoel Pedroso de Oliveyra e Anna da Veiga Paes, naturais da Cuttia.

3-4-1-6 José Blanco de Oliveira batizado em Santo Amaro aos 19-03-1746. Casou em Santana de Parnaiba aos 31-08-1775 com Joanna Nunes de Siqueira, filha de Antonio Nunes de Siqueira e Maria de Siqueira, com provisão obtida na Camara Episcopal de São Paulo. Com geração em SL 8º, 22.66

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 19-03-1746; Joseph; filho de Joseph de Oliveira Prestes e Thereza Branca; Padrinhos: Vicente filho solteiro de João Machado de Silveyra e Anna da Silveyra mulher de Agostinho de Oliveyra.

 

Dispensas Matrimoniais ano 1775 ACMSP codice  5-42-1124

26-08-1775 – Camara Episcopal de São Paulo

José de Oliveira Blanco e Joana Nunes de Siqueira

Ele filho de Jose de Oliveira Prestes e Tereza Branca Machado natural da Freguesia de Santo Amaro onde foi batizado aos 19-03-1743. Padrinhos: Francisco Machado de Oliveira e Anna da Sylveira mulher de Agostinho de Oliveira da Costa.

Ela filha de Antonio Nunes de Siqueira e Maria de Siqueira já defuntos, natural e Batizada na Freguesia de Santana de Pernahiba, onde foi batizada aos 04-07-1752, conforme certidão. Padrinhos: Jose Leyte de Siqueira filho solteiro do Cap Jose Leite morador em Mogi das Cruzes e Anna Rodrigues de Oliveira mulher de Manoel Martins Leytam.

 

Matriz de Santa Ana de Parnaiba –casamentos - Aos 31-08-1775 se recebeu por palavras de presente José Blanco Raposo natural de Santo Amaro, filho de Joze de Oliveyra Prestes e de Francisca (sic) Blanca Machado, np de Agostinho de Oliveyra da Costa natural de uma freguesia de Lisboa e de Anna da Silveyra de S Amaro, nm de Francisco Machado de Oliveyra e de Anna Blanca, com Joanna Nunes de Siqueyra, desta Freguesia, filha de Antonio Nunes de Siqueyra e Maria de Siqueyra, np de Bernardo Pimenta Neves e Maria Nunes de Siqueyra, nm de Antonio de Siqueyra Bayam natural de Mogy das Cruzes e Margarida Martins de Itu.

3-4-1-7 Maximiano, batizado em 1747

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 30-07-1747; Maximiano; filho de Jose de Oliveyra Prestes e Thereza Branca; Padrinhos: Alferes Ignacio Vieira Antunes e Domingas da Rocha

3-4-1-8 Izabel Maria, batizada em 1749, em 1778 casou na Cotia com João Domingues Pereira nascido em Sorocaba, filho de pais incógnitos.

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 11-02-1749; Izabel; filha de Jose de Oliveira Prestes e Thereza Blanca; Padrinhos: Jeronimo Machado de Oliveira e Ritta Blanca Machado.

 

Matriz de Santa Ana de Parnaiba –casamentos -  Aos 15-09-1778 pelas 10 horas da manhã – João Domingues Pereira, natural da villa de Sorocaba, filho de pays incógnitos, com Izabel Maria natural de Santo Amaro, filha de Joze de Oliveyra Prestes e Thereza Blanca Machada, np de Agostinho de Oliveyra da Costa natural de da Cidade de Lisboa e de Anna da Sylva Dultra, nm de Francisco Machado de Oliveyra e de Anna Blanca, a contraente moradora nesta freguesia.

3-4-1-9 João, batizado em 1751

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 14-02-1751; João; filho de Joseph de Oliveira Prestes e Tereza Blanca; Padrinhos: eu e Izabel Thereza de Jesus, solteira,moradora da Cidade. Padre João Domingues

3-4-1-10 Manoel de Oliveira Prestes batizado em Santo Amaro aos 28-08-1752. Casou em Viamão-RS com fulana Joaquina de Souza, filha de Antonio Dias Manso e Ana Isabel de Souza.

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 28-08-1752; Manoel; filho de Joseph de Oliveira Prestes e Thereza Blanca; Padrinhos: Thomas Francisco da Silva e sua mulher Joana Gertrudes de Oliveira.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais – Autos de Casamento 20-02-1785

Diz Manoel de Olivrª Prestes da Freguesia de S Amaro deste Bispado e morador do Rio de Janrª que ele se fez proclamar na freg de sua naturalidade por haver se cazado na Conc. de Viamão com fiança de banhos (pede a desoneração)

Esta Cazado com fiança de banhos Manoel de Oliveyra Prestes filho de Jose de Oliveira Prestes já defunto e Thereza Branca Machada nat e bat na freg de S Amaro, com (  )vana Joaquina de Souza filha de Antonio Dias Manso e sua mulher Anna Izabel de Souza já defunta nat e bat na freg de N Sra da Conceição de Viamão Bispado do Rio de Janeiro (  )

 

3-4-1-11 Joaquim, batizado em 1754

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 06-05-1754; Joaquim; filho de Joseph de Olivrª Prestes e Thereza Blanca Machada; Domingos Prª Guedes viúvo mercados de SP e Joana Coelha de Serqueira, solteira.

3-4-1-12 Antonio Blanco de Oliveira Prestes, batizado em 1757, em 1793 na Parnaiba casou com Maria da Conceição Fernandes, filha de Paschoal Fernandes de Sampaio e de Maria Pedroso acima citados e família “Bento de Oliveira Pires”.

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 02-07-1757; Antonio; filho de José de Oliveira Prestes e Thereza Blanca; Padrinhos: Antonio de Azevedo solteiro e Anna de Oliveira mulher de Jospeh de Madureira.

 

Matriz de Santa Ana de Parnaiba –casamentos -  Aos 19-11-1793 – Antonio Blanco de Oliveira prestes filho de Joze de Oliveira Prestes e Tereza Blanca de cujos avos paternos como maternos não deram notica; com Maria da Conceição Fernandes, filha de Pascoal Fernandes de Sam Payo e Maria Pedroza de cujos avos assim por parte de Pay como de May não deram noticia.

3-4-1-13 Mariano de Oliveira Prestes batizado em Santo Amaro aos 11-01-1759. Em fevereiro de 1783 tirou provisão para casar com Antonia Maria de Araujo, batizada na Igreja de N Sra do Desterro de Jundiai em 1766, filha de Manoel Francisco de Araujo, nascido em Santa Eulalia de Nespereira termo da vila de Guimarães Arc. de Braga em 20-10-1727 e Rita Dias Ferreira (ou Leme) batizada em Jundiai em 26-12-1737, np Manoel Ribeiro e Maria Francisca, nm do Cap. Mor José Dias Ferreira e Maria Leme do Prado (SL. 2º, 235, 5-3)

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 11-01-1759; Mariano; filho de Joseph de Oliveyra Prestes e Thereza Blanca; Padrinhos: Joseph de Camargo de Siqueira e Thereza Blanca casados.

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais – ano 1783

Autos de Casamento 09-02-1783

Com o favor de Deus quer cazar Mariano de Olivrª Prestes, filho de Jose de Olivrª Prestes e Thereza Branca Machado nat e bat na freg de S Amaro, com Antonia Maria de Araujo, filha de Manoel Fr(  ) de Arº e Rita Dias Ferreira nat desta Matriz de N Sra do Desterro de Jundiahy de onde ambos são fregueses.

N Sra do Desterro – Batismos-  fls 66- Aos 29-( )-1766 bat Antonia filha de Manoel Francisco de Araujo e Ritta Dias Ferreira. Padrinhos: Martinho da Silva Prado e Maria Leme do Prado cazada.

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais ano 1763

Autos de Casamento - 31-10-1763

Manoel Francisco de Araujo e Ritta Dias Leme.

Ele, f.l. de Manoel Ribeiro e de Maria Francisca da freguesia da Sta. Eulalia de Nespereira, e assistente na cidade de S. Paulo. (...) da certidão de seu batismo constava nascer na dita freguesia em os 20 de outubro de 1727.

 

Manoel Francisco de Araujo, f.l. de Manoel Ribeiro e de s/m Maria Francisca, n/b na freguesia de Sta. Eulalia de Nespereira termo da vila de Guimarães Arc. de Braga = Rita Dias Leme, f.l. do Cap. Mor Jose Dias Ferr.ª e de s/m Maria Leme, n/b na freguesia de N. Sra do Desterro da vila de Jundiai onde ambos são moradores.

 

Matriz de Jundiai - lv. dos batizados: aos 26-12-1735 bat a Rita, f.l. de Joseph Dias Ferreira e de s/m Maria Leme do Prado, foram padrinhos João Luiz de Souza e Antonia de Siqueira e Moraes mulher do Tenente Clemente da Costa Marques.

 

3-4-2 Vicente Machado, batizado em 1726, filho de Francisco Machado e Ana Blanco Pimentel. Casou em Santo Amaro em 1752 com Maria de Miranda, filha de José Coelho de Miranda e Ana de Oliveira. Geração em SL 8º, 22, 6-2

Matriz de Santo Amaro – batismos– Aos 13-04-1726;  Vicente; Francisco Machado de Oliveira e Anna Blanca Pimentel; Jose da Costa Lima e Anna Barbosa viúva de Christovão Raposo.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 07-06-1752; Vicente Machado, filho de Francisco Machado e Ana Blanca, já defuntos; cc. Maria de Miranda, filha de José de Madureyra e Miranda e Ana de Oliveira. T: Ajudante Lopo dos Santos S---, André Pereira da Silva, Antonia Machado, Ana de Lima;  

3-4-3 Rita Blanca, batizada em 1733, em 1754 casou com João Mendes Raposo, filho de João Mendes Raposo e Ana Luiz do Paço. SL. 8, 23, 6-3  SL. 8, 23, 6-2

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 03-10-1733; Rita; filha de Frco Maxado de Oliveira e Anna Blanca; Padrinhos: João Pinto Guedes casado e Maria Pinta mulher de Joseph Blanco Raposo.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 29-04-1754; João Mendes Raposo, filho de Antonio Mendes Raposo e Ana Alves ; cc. Rita Blanca, filha de Francisco Machado e Ana Blanca, todos moradores desta. Testemunhas: Feliz da Costa Andrade e Manoel Esteves Correa.

Pais ao menos de:

3-4-3-1 Francisco Mendes Raposo, batizado em 1755. Casou em 1787 com Anna Maria Franca, filha de Manoel Franco Lisboa e Felipa Pires de Avila

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 01-03-1755; Francisco; filho de João Mendes Raposo e Rita Blanca; Padrinhos: ----Machado silteiro e Maria Francisca solteira filha de Antonio Mendes.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos- Aos 07-01-1787 – Francisco Mendes Rapozo, filho de João Mendes Rapozo e Rita Branca, np de Antonio Mendes Rapozo e Anna Luiz do Paço, nm de Francisco Machado e Oliveira e Anna Branca; com Anna Maria Franca, filha de Manoel Franco Lisboa e Felipa Pires de Avila, np de Manoel Franco da Freguesia de São Romão de Car--hide e Thereza Maria, da Frguesia de Benfica do lugar da Ribeira.

3-4-3-2 Joaquim José Machado, batizado em 1756 em Santo Amaro onde  casou aos 27-11-1781 com sua parenta  Gertrudes Maria Blanca, filha de Vicente Ferreira Raposo e Cecilia Maria de Jesus, 3-3-3-1 supra.

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 07-08-1756; Joaquim; filho de ( ) Mendes Raposo e Ritta Blanca; Padrinhos: Joseph Lino casado e Quiteria Blanca solteira.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos- Aos 27-11-1781- dispensados do impedimento de 3º e 4º grau de consanguinidade, na presença das testemunhas o Capitão Antonio Blanco Ribeiro e Francisco Mendes ao meio dia se casou solenemente Joaquim Joseph Maxado  natural desta freguesia filho  de João Mendes Raposo e Rita Blanca, Np de Antonio Mendes Raposo e Anna Luiz do Passo, nm de Francisco Maxado da Parnaíba e Anna Blanca desta. Com e Gertrudes Maria Blanca  filha de Vicente Ferreira Raposo e Cecília Maria de Jesus, Np de Joseph Blanco Raposo e Maria Pinto Maxado, nm de Ignácio Diniz Caldeira e Escolástica Diniz de Borba.

Pais de, q.d:

3-4-3-2-1 Rita, batizada em Santo Amaro em 1787

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 13-07-1787; Rita; filha de Joaquim Jose Machado e Gertrudes Maria Branca; Padrinhos: Vicente Ferreira Rapozo e sua mulher Cecilia Maria de Jesus.

3-4-3-2-2 Elias José Machado, faleceu solteiro em 1816, com 25 anos de idade.

Matriz de Santo Amaro – Obitos- Aos 22-01-1816 no Arrabalde desta Freguesia faleceo com Penitencia e Extema Unção, Elias José Maxado, 25 anos, filho solteiro do falecido Joaquim Jose Machado e de sua mulher Gertrudes Maria Branca, do arrebalde desta freguesia. Sepultado dentro da Matriz, encomendado, no habito de S Francisco.

3-4-3-2-3 Gertrudes Maria Branca aos 02-10-1812 casou com Manoel Joaquim de Rosário, filho de João Diniz Caldeira natural de Sorocaba e Maria da Silva, 3-3-6-3-5-2 supra.

Matriz de Santo Amaro - Casamentos- Aos 02-10-1812 - Manoel Joaquim de Rosário e Gertrudes Maria Branca- Ele filho de João Diniz Caldeira natural de Sorocaba e Maria da Silva desta, nm de Manoel da Silva de Carvalho e Anna Maria de Jesus (não citam os paternos) - Ela filha de Joaquim Jose Maxado e Gertrudes Maria, Np de João Mendes de Itanhaem e Rita Branca Maxada desta, nm de Vicente Ferreira Raposo e Cecília Maria, não souberam dizer a naturalidade.

3-4-3-2-4 José de Sta Anna aos 20-11-1817 casou com Maria Delfina, filha de Zacarias Domingues Paes e Maria Antonia de Moraes, neste capítulo § 7º.

Matriz de Santo Amaro - Casamentos- Aos 20-11-1817 - Jose de Sta Anna e Maria Defina - Ele filho de Joaquim Jose Maxado e Gertrudes Maria Branca, Np de Vicente Ferreira Raposo e Cecília Branca. Ela filha de Zacarias Domingues Paes e Maria Antonia de Moraes, Np de Melchor Domingues Paes e Maria do Rosário, nm do Tenente Manoel Jose Maxado e Anna Maria Álvares.

3-4-3-3 Ana, batizada em 1758

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 28-09-1758; Anna; filha de João Mendes Raposo e Rita Blanca; Padrinhos: Padre Manoel de Figeuiredo Castelbranco e Elena Maria da Trindade do recolhimento de Stra Thereza representada por Quiteria Blanca.

3-4-3-4 José, batizado em 1760

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 19-06-1760 -  José; Joam Mendes Rapozo e Rita Blanca; Padrinhos: Vicentte Ferreira Machado casado e Elena Maria da da Trindade do recolhimento de Santa Thereza.

3-4-3-5 Antonio José Machado, batizado em 1762 em Santo Amaro, onde casou aos 08-11-1788 com Inacia do Nascimento filha de José de Araujo de Oliveira e de Anna Maria de Siqueira.

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 08-07-1762; Antonio; filho de João Mendes Rapozo e Rita Blanca; Padrinhos: Jeronimo Machado solteiro e Quiteria Blanca solteira.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 08-11-1788 se casarão solenemente Antonio Jose Machado filho de João Mendes Rapozo e Rita Branca, np de Antonio Mendes Rapozo e Anna Luiz do Passo, nm de Francisco Machado de Oliveira e Anna Branca. Com Ignacia do Nascimento de Jesus, filha do Tenente Jose de Araujo e Oliveira e Anna Maria de Siqueira, np de Mathias de Araujo e Oliveira e Roza Pedroza, nm de Jose Pires de Melo e Joana Fagundes. Testemunhas: Anastacio de Moraes Camargo e Joze Lopes Furtado.Francisco Mendes Rapozo e Salvador Pires de Lima.

Tiveram q.d:

3-4-3-5-1 Quiteria Branca de Jesus. Casou em Santo Amaro aos 22-08-1815 com João Dias da Cruz, filho de Salvador Dias da Silva e Inacia Pires.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos– Aos 22-08-1815- João Dias da Cruz e Quitéria Branca de Jesus– Ele filho de Salvador Dias da Silva e Ignacia Pires, Np de Roque de --- de Carvalho e Josefa de Moraes, nm de Bento Pires de Oliveira e Anna Maria Nunes. Ela filha de Antonio Jose Maxado e Ignacia do Nascimento, Np de João Mendes Raposo e Rita Branca Maxada, nm do Cap Joseph de Araujo de Guarilhos e Anna Maria de Siqueira.

3-4-3-6 Jeronimo, batizado em 1764

Matriz de Santo Amaro – Batismos– Aos 11-11-1764; Hyeronimo; filho de João Mendes Raposo e Ritta Branca; Padrinhos: Vicente Ferreyra Machado casado e Quiteria Branca solteira.

3-4-3-7 Vicente, batizado em 1767

Matriz de Santo Amaro - Batismos– Aos 21-09-1767; Vicente; filho de João Mendes Raposo e Ritta Branca; Padrinhos: Ignacio Xavier Raposo e Maria de Miranda.

3-4-4 Jeronimo Machado de Oliveira, segundo Silva Leme, também foi filho de Ana Pimentel e Francisco Machado de Oliveira e faleceu solteiro em 1794, segundo o mesmo autor

 

 

4- Ines Domingues Pontes,

 

Casou com Tomé Mendes Raposo, filho de outro e Ana da Costa Pimentel, irmão inteiro de Cristovão Mendes Raposo, conforme Silva Leme SL. 8, 24, 4-4

 

 

5- Angela Blanco

 

Filha de Pedro Blanco Caldeira e Catarina de Pontes, faleceu em Santo Amaro em 1750.

Aparentemente solteira, fez testamento e nomeou para seu testamenteiro a José Branco Raposo.

Matriz de Santo Amaro – Óbitos – Aos 26-09-1750 faleceo da vida presente Angela Blanca, com os sacramentos de Penitencia Eucaristia e Extrema unção fez testamento e ficou para testamenteiro Joseph Blanco Raposo. Está enterrada nesta Igreja Matriz.  Do que para constar fiz este assento.

Padre João Domingues

 

 

6- Pedro,

 

Batizado na Matriz de São Paulo aos 28-08-1661

Igreja de Nossa Sra da Assunção – Batismos – Aos 28-08-1661 – Pedro filho de Pº Blanco e Catherina de Pontes . Padrinhos Antonio Pardo e Maria da Costa.