PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio Rabello”, neste site.

 

Cap. 1º Manoel Tomás Villela

(atualizado em 23-janeiro-2017)

 

Tenente Manoel Tomás Villela nasceu em 18-09-1748 e foi batizado na capela do Rio Grande aos 29 do mesmo mês.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-09-1748 cap. Rio Grande, Manoel n. aos 18, f.l. Domingos Villela e Maria do Espirito Santo, moradores nas Pitangueiras freg. de N. Sra da Conceição das Carrancas, neto paterno de Custodio Villela e Felicia de Siq.ra moradores na freguesia de Sta Maria de Palmeira Arc. Braga e pela materna de Diogo Garcia e Julia Maria naturais das ilhas;

Casou com Inácia Mariana de Souza, nascida por 1759, filha de Roque de Souza Magalhães (inventário neste site), natural de S. Pedro de Sá, inventariado em 1785 e Ana Inácia Xavier, natural da cidade de Mariana, neta paterna de Marcos de Souza Magalhães e de Juliana de Araújo naturais da freguesia de S. Pedro de Sá, Termo dos Arcos de Val de Vez, Arcebispado de Braga; neta materna de Antonio Rabello e Maria Ribeira da Maya. A filiação de Inácia vem também confirmada no batismo de Gabriel, batizado em Aiuruoca em 1777, filho de Francisco Antonio Lopes Guimarães e Anna Maria, do qual ela foi madrinha, na qualidade de “filha do Capitão Roque de Soisa Magalhaens”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 02 abril 1763 matriz, Lucianna, f.l. o Cap Roque de Sousa Mag.es e s/m D. Anna Ignacia Xavier, npaterno de Marcos de Sza. Mag.es e s/m Julianna de Araujo naturais da freguesia de S. Pedro de Sá. Tr.º dos Arcos de Val de Vez, com.ca de Catin-o -rei--, bisp. Braga; nmaterno de Antonio Rabello e Maria Ribr.ª da  Maya, padr.: Dr. Joseph Rabello e D. Ignacia Theresa de Jesus, de quem apresentou pp. o revdo. Boa Ventura Lopes Leyte.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 02 março 1777 matriz, GABRIEL n. aos 20 fevereiro, f.l. de Francisco Antonio Lopes Guimarães n. freg. de Sto. Estevão da vila de Guimarães e Anna Maria de Siqueira n/b freg. Aiuruoca; np de Francisco Lopes e Anna Maria ella da referida vila de Guimarães; nm de João Lopes do Spirito Santo e Anna Maria Candida de Siqueira n. da vila de Mogi, Bispado de Paulo; padr.: Francisco filho do dito Francisco Antonio Lopes e, D. Ignacia Marianna de Soisa filha do Cap. Roque de Soisa Magalhaens.

 

 

Manoel faleceu septuagenário em 11-01-1821 em sua fazenda do INGAI em Serranos, e foi sepultado no dia seguinte na Igreja de N. Sra da Conceição de Aiuruoca, com testamento transcrito no respectivo livro de óbito (e neste site).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - matriz - 11 janeiro 1821, septuagenario, c/test. Manoel Thomas Villela cc. Dona Ignacia Marianna de Souza, sepultado a 12.

Eu, tenente Manoel Thomas Villela, f.l. de Domingos Villela e Dona Maria do Espirito Santo, n. e b. na freg. de Carrancas.

Testamenteiros: 1- m/mulher Dona Ignacia Mariana de Sousa; 2- m/cunhado cap. mor Manoel Pereira Pinto; 3- o revdo. Custodio Villela Palmeira.

legados:

- m/sobrinhas, filhas de Dona Lucianna de Souza Soares (Maria, Luciana e Francisca);

-m/sobrinha Maria cc. Francisco Ignacio de Souza.

- aos filhos de m/irmão Domingos: Modesto, Generosa, Francisca e Leonissa.

- a m/irmão Francisco a beneficio de seus filhos;

-a Maria cc. alf. Alexandre Pinto de Aguiar;

-a m/afilhado Gabriel, filho de meu afilhado Gabriel Villela;

-aos filhos de Jose Joaquim de Oliveira Gondim.

-aos filhos do cap. Caetano Jose de Sousa.

-aos filhos de m/irmão Joaquim: Jose Joaquim, Candida, Ana e Belardina.

- a m/sobrinha cc. alf. Manoel Pereira de Barros.

Pais falecidos,  sou cc. Dona Ignacia Mariana de Sousa, sem filhos.

Registrado aos 12 janeiro 1821.

 

A viúva vivia em 1831 no fogo 13 na aplicação da Capela de Serranos.(Censo de Serranos 1831, neste site)

Sem geração, Ten. Manoel Thomas Villela teve exposto em sua casa:

 

1ex Gabriel Tomás Villela, natural de Aiuruoca, casou duas vezes. Em São João del Rei aos 27-03-1810 casou com Ana Barbara Rufina de Castro, natural de Barbacena-MG, filha do Alf. João de Castro Guimarães e Ana Ignes Floricia de Santa Thereza - família “Antonio Miguel Pinheiro”, neste site.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar S.João del Rei e capelas filiadas, aos 27-03-1810 Ermida da Sra. das Dores do Hospital. Gabriel Thomas Villela, exposto em casa do ten. Manoel Thomas Villela, n/b na freg. Aiuruoca; = cc. D. Ana Barbara Rufina de Castro, f.l. do alf. João de Castro Guimarães e Ana Ignes Floricia de Santa Thereza, n/b freg. vila de Barbacena. Testemunhas Alf. Jose Pedro de Carvalho, o Alf. Joaquim Flausino Moreira. No dia 15 de maio deste mesmo ano, na mesma ermida, sendo testemunhas o sobredito Alf. Joaquim Flausino Moreira e Jose Carneiro Vieira, lhes dei as bençãos.

 

          Em Queluz-MG aos 26-10-1827 Gabriel casou segunda vez com Barbara Laurentina de Noronha, filha do Guarda Mor Manoel Albino de Almeida e Francisca Candida Xavier de Noronha.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG).

Queluz, cas, Tomo I, Real Vila de Queluz, cas. 1795-1824 tomo I, fls.128 Matriz, 26/10/1827 , Gabriel Thomaz Vilela, viúvo de Anna Barbara Rufina de Castro, com Barbara Laurentina de Noronha, filha do Guarda-Mor Manoel Albino de Almeida e de Francisca Candida Xavier de Noronha, moradores nesta freguezia.

 

Gabriel e sua primeira mulher Ana Bárbara tiveram os filhos, q.d.:

1ex-1 Gabriel, batizado em 28-01-1812.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar S.João del Rei e capelas filiadas, na matriz aos 28-01-1812 bat. a Gabriel, f.l. Gabriel Tomas Villela e Ana Barbara Rufina de Castro, foram padrinhos, digo testemunhas o Alf. Jose Pedro de Carvalho e D. Inacia Maria esta da freguesia de Aiuruoca e os mais desta freguesia.

1ex-2 Joaquim em 06-07-1820. Joaquim Tomás Villela de Castro aos 30-11-1839 casou com Maria do Carmo de Carvalho, filha de José Pedro de Carvalho, natural da freguesia de Santa Maria da vila de Obidos Patriarcado de Lisboa e de Maria de Nazare Floricia de Castro, neta paterna de Francisco Carvalho da Costa e Joaquina Rosa, neta materna do Alf. João de Castro Guimarães alferes e Ana Ignez Floricia de Santa Teresa supra citados. Geração na família “Antonio Miguel Pinheiro”, neste site.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar S.João del Rei e capelas filiadas, nesta matriz aos 06-07-1820 bat. a Joaquim, f.l. Gabriel Tomas Villela e Ana Barbara Rufina, foram padr.: Joaquim Francisco da Rosa e s/filha Adlaide Guilhermina

1ex-3 Francisco, em 05-07-1823.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar S.João del Rei e capelas filiadas, aos 05-07-1823 bat. a Francisco, f.l. Gabriel Tomas Villela e D. Ana Barbara,padr.: Alf. Luiz Alves Magalhães e D. Luciana Inacia Villela, todos desta freguesia.