PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Cap. 1 - Izabel Maria de Moraes

(atualizado em 15-novembro-2016)

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

Izabel foi batizada em Santo Amaro aos 02-01-1786, quando sua mãe já contava quarenta anos.

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos dois dias do mes de Janeiro de 1786 batizou e poz os Santos Oleos com minha licença o Rvdº Ignacio Roiz Barboza a Izabel filha de Anastacio de Moraes Camargo e sua mulher Ana Maria Teicheira; Forão Padrinhos Vicente de Moraes Pires casado e fregues da Vila de São Paulo e Izabel de Moraes Pires viuva freguesa desta freguesia.De que fiz este assento  O Vigrº Reginaldo Anto dos Reys

Com arranjos iniciados ainda em vida do pai, Izabel casou aos 19-09-1808 com seu primo Fernando Antonio de Moraes. Fernando foi batizado em Santo Amaro aos 20-01-1783, filho de Manoel José Machado e Ana de Moraes, por esta neto de Fernando de Figueiró Camargo e Izabel de Moraes, família “Clemente Alvares” Cap.7º § 6º.

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 20-01-1783; Fernando, filho de Manoel Jose Maxado e Ana de Moraes; Padrinhos: Francisco Mendes e Ana da Conceição, filhos solteiro de João Mendes Raposo.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos - Aos19-09-1808 – Fernando Antonio de Moraes filho do Tenente Manoel Jose Maxado e Anna de Moraes, np de Jose Álvares Thenorio e Catarina Maxada Pinta, nm de Fernando de Figueiró e Izabel de Moraes; com Izabel Maria, filha do Capitão Anastácio de Moraes Camargo, desta freguesia,  e Anna Maria Teixeira, de Parnahiba, np de Fernando de Figueiró e Izabel de Moraes, nm de Antonio Castanho da Silva e Rosa Maria Teixeira – Impedimento de 2 grau de consangüinidade. Testemunhas eu (padre Antonio Benedito da Assunção) e Tenente Manoel José Machado.

 

Dispensas Matrimoniais ano 1808  ACMSP 4-8-3523

Fernando Antonio de Moraes e Izabel Maria de Moraes

Dizem os humildes oradores Fernando Antonio de Moraes e Izabel Mª de Moraes da Fregª de Sto Amaro deste Bispado que desejando se unirem em Matrimonio não o podem conseguir sem que V. Sª se digne conceder-lhes a graça da dispensa do impedimto em que se achão ligados em 2º grão de consanguinidade

- Que o Capam Anastacio de Mores Camgº e D. Anna de Mores eram irmãos e desta nasceu o Orador e daquelle procedeu a Oradora.

- Que a oradora he Orfa de Pai está com mais de vinte anos de idade e sua May já velha e doente não fará respeito em sua caza onde não pode parar  hum irmão que anda sempre por fora a seu negocio e cazando-se com o orador ficarão ambas amparadas não havendo em sua Fregª por ser pequena outro suficiente além do Orador seu parente para se receber em caza e zelar dos poucos bens que possuem.

- Que o Orador nada possue mas é filho de bons Paes muito ágil capaz de conservar a pequena legitima da Oradora e trata-la honestamente

- Que a oradora não foi raptada antes vive honestamente em caza de sua May.

A oradora tinha mais ou menos quinhentos mil reis de legitima paterna

Confirmaram os itens o orador, a oradora, Manoel Antunes de Brito, Salvador Dias da Silva parente da oradora por afinidade, Inacio Antonio de Azevedo

Dispensados em 13-08-1808

 

Fernando Antonio e Izabel Maria não foram arrolados por Silva Leme no titulo Moraes, como seus irmãos. No volume IX, 210, ele aparece com geração incompleta e confusa, provavelmente aportada por informações imprecisas, e ela com o nome de Anna.

7-4 Fernando, que casou com sua prima Anna, f.ª do capitão Anastacio de Moraes Camargo, pág. 76. Teve: 8-1 Catharina, 8-2 Maria Antonia, casada com Antonio Lucas, 8-3 Anna, casada com Ignacio de tal, 8-4 Fernando, 8-5 Americo.

6-7 Capitão Anastacio teve mais: 7-2 Anna, que casou com seu primo Fernando supra mencionado.

 

Fernando Antonio e Izabel Maria tiveram q.d:

 

1 Maria Antonia de Moraes batizada em 1814 em Santo Amaro.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 06-02-1814- Maria, de nove dias, filha de Fernando Antonio de Moraes e Izabel de Moraes. Padrinhos Joaquim Rodrigues Pais casado e Dona Anna Maria Teixeira viúva.

Maria Antonia, que não foi casada com Antonio Lucas conforme está na GP, casou duas vezes. Primeiro em Santo Amaro aos 23-01-1838 com Inacio Pires de Albuquerque, filho de Amaro Pires de Oliveira e Rosa de Albuquerque Bueno filiação que se extrai do cruzamento de informações em diversos documentos), no mesmo dia em que sua irmã Catarina casou com Salvador Pires de Albuquerque, irmão inteiro de Inácio.

Inácio faleceu em 1849 de neuroma. Maria Antonia casou segunda vez em Itapecerica aos 26-06-1866 com Salvador Pires de Albuquerque, filho de Antonio Pires de Albuquerque e Senhorinha de Albuquerque Jardim. Antonio, pai de Salvador, e Inacio, primeiro marido de Maria Antonia, eram irmãos e por isso foi necessária dispensa de 2º misto de 1º grau de afinidade licita - família Gaspar Nunes Sarmento Cap. 1º, neste site.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 23-01-1838 as onze horas da manhã  na presença das testemunhas Capitam Joaquim Rodrigues Pinto e Tenente Joaquim Rodrigues Pais se receberam em matrimonio Ignacio Pires de Albuquerque com Maria Antonia de Moraes, todos desta vila e logo lhes dei as bênçãos..

 

Igreja N Sra da Conceição de Sta Efigenia – Óbitos – Aos 20-07-1849 nesta freguesia falleceo de idade de quarenta anos mais ou menos de neuroma com todos os sacramentos Ignacio Pires de Albuquerque natural da Freguesia de Itapecerica, cazado com Dona Izabel Maria de Moraes, foi amortalhado em Habito franciscano recomendado e sepultado na freguesia de Santo Amaro.

 

Dispensas Matrimoniais, ano 1866 – ACMSP vol 7767

Salvador Pires de Albuquerque e Maria Antonia de Moraes

Fregueses de Itapecerica

Afinidade em 2 grau misto a primeiro em linha lateral.

Ele natural de Santo Amaro onde foi batizado aos 13-10-1830, filho de Antonio Pires de Albuquerque e Senhorinha de Albuquerque. Padrinhos: Joaquim Roiz Pinto e sua mulher Angelica Pires.

Ela viuva de Ignacio Pires de Albuquerque, natural de Itapecerica, falecido aos 20-07-1849 sepultado na freguesia de Santo Amaro.

 

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos - Aos 26-06-1866 as nove horas da manhã na presença das testemunhas José Antonio e Francisco Antonio  se receberam em matrimonio Salvador Pires de Albuquerque e Antonia Maria de Moraes, aquelle filho de Antonio Pires de Albuquerque e da finada Senhorinha de Albuquerque. E esta viúva por óbito de Ignácio Pires de Albuquerque. Dispensados no 2º grau misto de 1º de afinidade licita.

 

Filhos de Inacio e Maria Antonia q.d:

1-1 Rosa Pires de Albuquerque, batizada em 1838, casou em 1865 em Itapecerica com Modesto Mendes Rodrigues, filho de Felipe Mendes Rodrigues e Ana Maria.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 05-09-1838 – Rosa filha de Ignacio Pires de Albuquerque e sua mulher Maria Antonia de Moraes. Padrinhos Americo Antonio de Moraes e sua mai Dona Izabel Maria de Moraes.

 

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos - Aos 31-03-1865, Modesto Mendes, filho de Felipe Mendes Rodrigues e Anna Maria com Rosa Pires de Albuquerque, filha de Ignácio Pires de Albuquerque e Maria Antonia de Moraes. Testemunhas: Capitão Fernando Vieira de Moraes e Tenente Américo Antonio de Moraes.

Modesto, viúvo, casou segunda vez aos 24-07-1886 com Delfina Maria de Jesus, filha de Bernardino Antonio da Silva e Felisbina Maria das Dores.

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos - Aos 24-07-1886, Modesto Mendes Rodrigues e Delfina Maria de Jesus – Ele viuvo de Rosa Pires de Albuquerque. Ela filha de Bernardino Antonio da Silva e Felisbina Maria das Dores. Testemunhas Miguel Jose Domingues e Antonio Rodrigues da Silva.

 

Rosa e Manoel foram pais ao menos de:

1-1-1 Manoel, batizado em Itapecerica aos 15-07-1867

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Batismos - Aos 15-07-1867, Manoel, filho de Modesto Mendes Rodrigues e Roza Pires de Albuquerque. Padrinhos: Americo Antonio de Moraes e sua irmã Izabel Brazilina de Moraes todos desta Freguesia.

1-1-2 Izabel Pires de Albuquerque, batizada em 1868 em Itapecerica onde casou em 1886 com Claudino Antonio Mariano, filho de Antonio Bento Mariano e Maria Antonia.

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Batismos- Aos 02-07-1868, Izabel, filha de Modesto Mendes Rodrigues e Roza Pires de Moraes. Padrinhos: Americo Antonio de Moraes e sua irmã Izabel Brazilina de Moraes.

 

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos - Aos 24-07-1886, Claudino Antonio Mariano e Izabel Pires de Albuquerque – Ele filho de Antonio Bento Mariano falecido e Maria Antonia. Ela filha de Modesto Mendes Rodrigues e Rosa Pires de Albuquerque, falecida

1-1-3 Carolina, batizada em 1872

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Batismos - Aos 24-04-1872 – Carolina, filha de Modesto Mendes Rodrigues e Rosa Pires de Moraes. Padrinhos: Salvador Pires de Albuquerque e sua mulher Maria Antonia de Moraes.

1-1-4 João Mendes Rodrigues, casou aos 02-05-1795 com Benta Maria de Jesus, filha de Miguel Mendes Rodrigues e Vicencia Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos - Aos 02-05-1895 – João Mendes Rodrigues e Benta Maria de Jesus - Ele filho de Modesto Mendes Rodrigues e Roza Maria Pires de Albuquerque, ela filha de Miguel Mendes Rodrigues e Vicencia Maria de Jesus.

1-2 Gracelina Pires de Moraes, batizada em 1840 em Santo Amaro, onde casou em 1858 com José Teodoro de Moraes (ou de Jesus), filho de José Manoel de Moraes e Quiteria Maria do Rosario, da Conceição ou do Espirito Santo como aparece em outros documentos, SL 8, 467, 4-6 onde seus pais, Inacio de Araujo e Gertrudes do Rosario comparecem sem geração.

          Parentes em segundo grau misto de terceiro porque José Manoel de Moraes, pai de José Teodoro, e Fernando Antonio de Moraes, avô de Gracelina, foram irmãos inteiros. Em SL 7,74, 6-4 título Moraes, deve-se acrescentar mais esses dois filhos ao casal Manoel José Machado e Ana de Moraes.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 31-06-1840, Gracelina, filha de Inácio Pires de Albuquerque e sua mulher Maria Antonia de Moraes. PP Joaquim Rodrigues Pinto e sua mulher Angélica Pires de Albuquerque da cidade e os mais desta vila.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 17-08-1858, Jose Theodoro de Moraes filho de Jose Manoel de Moraes e Quiteria Maria do Rosario; com Gracelina Pires de Moraes, filha de Ignacio Pires de Albuquerque falecido e Maria Antonia de Moraes, esta freguesa de Itapecerica.  2º grau mixto de terceiro. Testemunhas: Manoel Vieira de Moraes e Joaquim Vieira de Moraes

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 29-04-1817, Jose Manoel de Moraes filho do Tenente Manoel Jose Maxado e D Anna de Moraes da Cutia, Np de Jose Álvares Tenório e Catharina Pinta desta, nm de Fernando de Figueiros e Izabel de Moraes. Com  Quitéria Maria da Conceição filha de Ignácio de Araujo e Gertrudes do Rosário, Np do Capitão Jose de Araujo e Anna Maria de Siqueira, nm de Jose de Borba e Rosa Maria da Silva. Testemunhas: Reverendo Pedro José de Moraes e Alferes Manoel Vieira de Brito e Alferes Manoel José de Moraes.

José Teodoro e Gracelina tiveram ao menos, q.d:

1-2-1 Claudina Maria, em 1886 casou em Santo Amaro com Adolfo Jose Machado, filho de José Antonio de Moraes e Maria Catarina de Jesus.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 20-06-1886 – Adolfo Jose Machado e Claudina Maria – Ele filho do finado Jose Antonio de Moraes e Maria Catharina de Jesus, ela filha de Jose Theodoro de Moraes e Gracelina Pires de Moraes.

1-2-2 Izabel Pires de Moraes, em 1886 casou em Santo Amaro com João Pires de Borba, filho de Antonio Gonçalves de Borba e Maria Rosa Machado.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 05-10-1886 – João Pires de Borba e Izabel Pires de Moraes – Ele filho de Antonio Gonçalves de Borba e Maria Rosa Machado. Ela filha de Jose Theodoro de Moraes e Gracelina Pires de Moraes já falecida.

 

1-3 Ana Pires de Moraes, batizada em Itapecerica aos 16-02-1842. Casou no mesmo lugar aos 08-04-1865 com Amaro Antonio Mathias, filho de Pedro Mathias de Oliveira e Quiteria Maria. Ana faleceu antes de 1887 porque nesse ano Amaro Antonio casou em segundas com Maria Antonia de Moraes filha de João Antonio dos Santos e Gertrudes Maria de Moraes.

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Batismos - Aos 16-02-1842, Anna, filha de Ignácio Pires de Albuquerque e D. Maria Antonia de Moraes. Padrinhos: Cap Manoel Jose de Moraes e sua mulher D Anna Roza de Moraes.

 

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos - Aos 08-04-1865, Amaro Antonio Mathias e Anna Pires de Albuquerque. Aquele filho do finado Pedro Mathias de Oliveira e Quitéria Maria e esta filha dos finados Ignácio Pires de Albuquerque e Maria Antonia de Moraes. Testemunhas: Capitão Fernando Vieira de Moraes e Alferes Francisco Pedroso de Camargo

 

Matriz de Santo Amaro – casamentos- Aos 27-09-1887, Amaro Antonio Mathias e Maria Antonia de Moraes – Ele viúvo de Anna Pires de Moraes, ela filha de Joaquim Antonio dos Santos e Gertrudes Maria de Moraes.

 

          Encontramos nos livros paroquiais de Itapecerica alguns filhos de Ana e Amaro Antonio:

1-3-1 Claudina, batizada em 1871:

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Batismos - Aos 03-06-1871, Claudina, filha de  Amaro Antonio  Mathias e Anna de Moraes. Padrinhos: Salvador Pires de Albuquerque e sua mulher Maria Antonia de Moraes.

1-3-2 José, batizado em 1876:

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Batismos - Aos 08-11-1876, José, filho de Amaro Antonio Mathias e Anna Pires de Moraes. Padrinhos: José Felis da Silva e sua mulher Carolina Pires de Moraes.

1-3-3 Gracelina Emilia de Moraes, batizada em 1879, casou em 1898 com Salvador Vieira da Silva, filho de Antonio Joaquim Vieira e Ana Luiza da Silva.

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Batismos - Aos 21-07-1879, Gracelina filha de Amaro Mathias de Oliveira e Anna Pires de Moraes. Padrinhos: Joaquim Pires de Moraes e sua mulher Anna Pires de Albuquerque.

 

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos - Aos 20-07-1898 – Salvador Vieira da Silva e Grazilina Emilia de Moraes. Aquele filho de de Antonio Joaquim Vieira e Ana Luiza da Silva, e esta filha de Amaro Mathias de Oliveira e Anna Pires de Moraes.

1-4 Serafim Pires de Moraes, batizado aos 11-11-1843 em Itapecerica. Casou em Santo Amaro em 1865 com Benta Maria de Moraes, filha de Jose Manoel de Moraes e Quiteria Maria da Conceição, irmã inteira de José Teodoro de Jesus casado com Gracelina,, 1-1 supra.

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Batismos - Aos 11-11-1843- Serafim filho de Inácio Pires de Albuquerque e D. Maria Antonia de Moraes. Padrinhos: Manoel Martins de Oliveira solteiro filho de Manoel Martins, e D Izabel de Moraes, viúva de Alferes Fernando Antonio de Moraes.

 

Matriz de Santo Amaro- Casamentos – Aos 17-05-1865 – Serafim Pires de Moraes, natural de Itapecerica, filho do finado Ignacio Pires de Albuquerque e Maria Antonia de Moraes com Benta Maria de Moraes (não dão a filiação dela, só que é natural de Santo Amaro). Dispensados no segundo grau misto de terceiro.

 

Dispensas Matrimoniais ano 1865 -  ACMSP 12-21-7227

Querem se casar Serafim Pires de Moraes filho de Ignacio Pires de Albuquerque e de sua mulher Maria Antonia de Moraes com Benta Maria de Moraes filha de Jose Manoel de Moraes já falecido e sua mulher Quiteria Maria da Conceição o contraente foi baptizada na Freguesia de Itapca.  Estão impedidos no 2º misto de 3º de consanguinidade.

Santo Amaro, Lv competente fl 5 – Benta – 28-08-1849 – Jose Manoel de Moraes e Quiteria Maria. Padrinhos: Joaquim Manoel Vieira de Moraes e sua mulher Alexandrina Maria de Moraes, estes de Sam Bernardo e aqueles desta vila.

1-5 Izabel, batizada em 1845

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Batismos - Aos 15-09-1845 – Izabel, filha de Inácio Pires de Albuquerque e Maria Antonia de Moraes. Padrinhos: Serafim Pires Rodrigues e sua mãe Angélica Pires de Albuquerque mulher de Joaquim Rodrigues Pinto estes da Cidade de São Paulo.

1-6 Joaquim Pires de Moraes, batizado em 1847, casou em 1867 com sua prima Ana Pires de Albuquerque, filha de Antonio Pires de Albuquerque e Senhorinha de Albuquerque. Com dispensa de segundo grau de consanguinidade (os pais eram irmãos). Ana era irmã inteira de Salvador Pires de Albuquerque, que viria a ser segundo marido de sua sogra.

Dispensa Matrimonial, ano1861 - ACMSP 12-27-7800

Autos de Dispensa e casamento para a Igreja de Itapecerica 28-05-1867

Joaquim Pires de Moraes e Anna Pires de Albuquerque

2º Grau de consanguinidade em linha lateral. Alegando serem muito pobres pedem a dispensa por esmola e a necessária provisão.

Ele filho de Ignacio Pires de Albuquerque já falecido e Maria Antonia de Moraes. Ela filha de Antonio Pires de Albuquerque e Senhorinha de Albuquerque Jardim, já falecida.

 

Matriz de Itapecerica – Livro de Batismos– 02-11-1843 – Anna, filha de Antonio Pires de Albuquerque e Senhorinha de Albuquerque. Padrinhos: Salvador Pires Domingues de Albuquerque e sua irmã Anna de Albuquerque, solteiros, filhos de Manoel Pires de Albuquerque.

Matriz de Itapecerica – Livro de Batismos, fls 33 – 02-10-1847 – Joaquim, de um mês, filho de Ignacio Pires de Albuquerque e Maria Antonia. Padrinhos: Joaquim Rodrigues Pe(dobra do livro) e sua mulher Angelica Pires de Albuquerque.

 

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos - Aos 03-06-1867 – Joaquim Pires de Moraes, filho do falecido Ignácio Pires de Albuquerque e Maria Antonia de Moraes; com Anna Pires de Albuquerque, filha de Antonio Pires de Albuquerque e da finada Senhorinha de Albuquerque. Segundo grau de consanguinidade lateral

          Ana faleceu em 1880 e Joaquim casou em segundas com Constancia Antonia dos Santos Domingues, parentes consanguíneos em terceiro grau.

Dispensas Matrimoniais ano 1885

Com o favor de Deus querem se casar Joaquim Pires de Moraes filho legitimo de Ignacio Pires de Albuquerque já falecido e sua mulher Maria Antonia de Moraes com Constancia Antonia dos Santos Domingues, filha legitima de Joaquim Antonio dos Santos Domingues e sua mulher Gertrudes Maria de Moraes já falecida. O contraente é nascido e batizado nesta Parochia de Itapecerioca donde é freguês e a Contraente nascida e baptizada na parochia de Santo Amaro.

Impedimento de consanguinidade em 3º grau da linha transversal.

fl 48v  Livro de Óbitos Competente: Anna Pires de Albuquerque casada com Joaquim Pires de Moraes. Aos 06-01-1880

Lv de Batismo fl 54v: Constancia de quinze dias aos 10-11-1845, filha de Joaquim Antonio dos Santos e sua mer Gertrudes Maria de Moraes. Padrinhos: Ignacio Antonio de Borba e sua mer D. Maria Antonia de Moraes, todos desta

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos - 19-11-1885 – 3º grau lateral igual em linha transversal – Joaquim Pires de Moraes e Constancia Antonia dos Santos Domingues – Ele de Itapecerica, filho de Ignacio Pires de Albuquerque e Maria Antonia de Moraes. Ela filha de Joaquim Antonio dos Santos Domingues e Gertrudes Maria de Moraes.

 

          Joaquim e Ana foram pais ao menos de:

1-6-1 Emilia Pires de Moraes casou em Itapecerica em 1894 com João Antonio Rodrigues.

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos - Aos 13-11-1894, João Antonio Rodrigues, filho de Salvador Rodrigues dos Santos e Rosa Maria da Conceição; com Emilia Pires de Moraes, filha de Joaquim Pires de Moraes e Ana Maria Pires de Albuquerque.

1-7 Carolina Pires de Moraes, batizada em 1849 em Itapecerica onde casou em 1865 com José Felix da Silva, filho de Jose Sales da Silveira e Maria Rosa da Conceição.

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Batismos - Aos 23-09-1849, Carolina, filha de Ignacio Pires de Albuquerque falecido e Maria Antonia de Moraes. Padrinhos: Capitão Manoel Vieira de Moraes e sua mulher Emilia Bernardina de Moraes.

 

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Casamentos - Aos 30-03-1865 Jose Felis da Silva filho dos finados Jose de Salles da Silveira e Maria Rosa da Conceição; com Carolina Pires de Moraes, filha dos finados Ignácio Pires de Albuquerque e Maria Antonia de Moraes. Testemunhas: Capitão Fernando Vieira de Moraes e Major Manoel Vieira de Moraes.

Tiveram ao menos:

1-7-1 Benta batizada em Itapecerica em 1868

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Batismos - Aos 30-04-1868, filha de Felix da Silva e Carolina Pires de Moraes. Padrinhos: Manoel Vieira de Moraes e sua mulher Benta Bernardina de Moraes.

1-7-2 Antonio, batizado em 1873

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Batismos - Aos 28-07-1873, Antonio de 32 dias, filho de Jose Felix da Silva e Carolina Pires. Padrinhos: Tenente Coronel Manoel Vieira de Moraes e sua mulher Benta Bernardina de Moraes.

1-7-3 Antonio, outro, batizado em 1879

Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica – Batismos - Aos 13-07-1879, Antonio, filho de Jose Felix da Silva e Carolina Pires de Moraes - Padrinhos: Fernando Vieira de Moraes e sua mulher Anna Amelia de Moraes.

2 Ana, filha de Fernando Antonio de Moraes e Izabel Maria, batizada em 1816.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 13-03-1816- Anna filha de Fernando Antonio de Moraes e Dona Izabel de Moraes. Padrinhos: Reverendo Fidelis Jose de Moraes e sua mai Dona Anna de Moraes.

3 Catarina Maria de Moraes, batizada em 1818 em Santo Amaro, onde casou duas vezes. Primeiro em 1838 com o viúvo Salvador Pires de Albuquerque, filho de Amaro Pires de Oliveira e Rosa Bueno de Albuquerque. Em 1848 Catarina casou segunda vez com Antonio Lucas Pereira, filho de pai incógnito e Gertrudes Maria do Carmo

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 15-01-1818- Catherina de oito dias filha de Fernando Antonio de Moraes e Izabel Maria; padrinhos Joaquim Rodrigues Paes e sua mulher Maria Joaquina.

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 23-01-1838 – Alferes Salvador Pires de Albuquerque viúvo de Gertrudes Maria de Matos; com Catharina Maria de Moraes. Todos desta. Testemunhas: Salvador de Albuquerque Bueno e Joaquim Manoel de Moraes

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos  01-02-1848 – Antonio Lucas Pereira e Catarina Maria de Moraes – 3º de afinidade licita – Ele filho de pai incógnito e Gertrudes Maria do Carmo. Ela viúva de Salvador Pires de Albuquerque. Ele desta e ela de Itapecerica.

             Primeira vez, Salvador foi casado com Gertrudes Maria de Mattos, filha do Cap. José Francisco de Mattos Sales e Barbara Leme da Silva, neta paterna de Bento José de Salles e Ana Maria de Eyró, neta materna de Inácio da Costa Cintra e Mariana Leme da Silva (SL. 8º, 164, 9-4). Tiveram dois filhos: Barbara Maria de Mattos (que casou com José Pires de Albuquerque), e Antonio, com 10 anos em 1841.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 04-05-1819, Salvador Pires de Albuquerque filho de Amaro Pires de Oliveira e Rosa de Albuquerque Buena natural da Cotia, Np de Bento Pires e Anna Maria, nm de Jose de Albuquerque Maxado e Vitoria Buena de Camargo; com Gertrudes Maria de Matos, filha do Cap Jose Francisco de Mattos Sales e Barbara Leme da Silva, np de Bento Jose de Salles e Anna Maria de Eyró, nm de Ignácio da Costa Cintra europeo e Marianna Leme da Silva. 4 grau de consanguinidade

          Salvador faleceu em 1841 com inventario aberto por Catarina em 2 de dezembro do mesmo ano.

 

Catarina teve filhos com os dois maridos.

3-1 Izabel Maria de Moraes, batizada em 1838, filha de Catarina e Salvador, casou em 1856 com Joaquim Honorato de Camargo, filho de Manoel de Camargo e Oliveira e Ana Joaquina Pedrosa, por esta primo irmão de Maria do Carmo de Moraes supra, família Nunes de Pontes Cap 1, § 1º.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos  16-07-1856 as duas horas da tarde se receberam em Matrimonio Joaquim Honorato de Camargo, filho do finado Capitão Manoel de Camargo Oliveira e Anna Joaquina Pedrosa. Izabel Maria de Moraes filha de Salvador Pires de Albuquerque falecido e Catharina Maria de Moraes. Testemunhas: Major Manoel Vieira de Moraes e Antonio Manoel da Silva Guerra. Desimpedidos no 4º grau de consanguinidade por linha transversal

 

Dispensas Matrimoniais, ano 1856 - ACMSP 11-80-7356

 Dizem Joaquim Honorato de Camargo da freguesia de Santa Iphigenia e Izabel Maria de Moraes da Villa de Santo Amaro que estando proclamados e prontos para se receberem em matrimonio e isto na maior boa fé he não havendo entre os contraentes impedimento  declarado...

Se achou que estavam impedidos em 4º grau em linha transversal. Atendendo à brevidade foi dada a dispensa do 4º grau de consanguinidade e Manoel Vieira de Moraes assinou pelos oradores.

Batismo – Izabel branca – 29-11-1838 nesta Matriz de Santo Amaro baptizei e puz os Santos Oleos a Izabel filha do Alferes Salvador Pires de Albuquerque e sua mulher Catherina Maria de Moraes. Padrinhos: Americo Antonio de Moraes e sua mãe Dona Izabel Maria de Moraes todos desta.

Batismo fl 98? Do livro 13º  – Joaquim – Aos vinte e seis de Março de mil oitocentos e trinta e quatro anos me foi apresentada uma certidão do theor seguinte: Aos vinte e trez de Fevereiro de mil oitocentos e trinta e quatro na Vila de Porto Feliz em Oratório do Capitão Mor Joaquim Vieira de Moraes baptizei e puz os Santos Oleos ao inocente Joaquim, filho legitimo do Capitão Manoel de Camargo e Oliveira e sua mulher Dona Anna Joaquina Pedroza.

          Joaquim Honorato e Izabel Maria moraram “nos confins do Pirajussara”. Ele também foi da governança da vila de Santo Amaro, onde foi eleito vereador para o período 1881/84

Joaquim e Izabel tiveram ao menos q.d:

3-1-1 Amelia de Moraes Camargo, em 1875 casou em Itapecerica com Manoel José de Moraes, filho do Capitão de mesmo nome e Ana Rosa de Moraes, nesta família, Cap 2º, 7.

3-2 Manoel Pires de Moraes, filho de Catarina e Salvador Pires de Albuquerque, batizado em Itapecerica em 1840. Casou em Santo Amaro aos 03-07-1869 com Maria do Carmo de Moraes, filha de Maria Clara Pedroso e de “pai incógnito”, Cap 2º, 14. Parentes em 2º para 3º grau de consanguinidade em linha lateral, obtiveram licença liminarmente, sem esclarecer o parentesco. A mãe dela e o pai dele não são parentes em grau próximo, ambos com ascendentes conhecidos e comprovados. Daí o “pai incógnito” de Maria do Carmo,é parente em primeiro grau de Izabel Maria, avó de Manoel. Izabel teve apenas um irmão, Manoel José de Moraes, resultando ser ele o “pai incógnito” dos filhos de Maria Clara Pedrosa. Familia Nunes de Pontes, Cap 1º, § 1º.

Dispensas Matrimoniais ano 1869 - ACMSP 12-34-7898

Manoel Pires de Moraes e Maria do Carmo

Joaquim Xavier da Silva Bacharel .......

Faço saber aos que o presente Alvara de licença para casamento virem que havendo me apresentado o Major Manoel Vieira de Moraes ter contractado fazer casar a menor Maria do Carmo filha da finada Dona Maria Clara Pedroza existente em sua companhia, com Manoel de tal filho do falecido Salvador Pires de Albuquerque...

Pediu a licença e o juiz achando justo concedeu o Alvara em 22-06-1869

Num livro competente f 16 – Aos 26-06-1840 na Capella de Itapecerica baptizei  Manoel filho do Alferes Salvador Pires de Albuquerque e sua mulher Catharina Maria de Moraes. Padrinhos: Alferes Jose Vieira de Moraes e sua mulher Dona Roza Emilia de Moraes. Todos desta

Num livro competente já findo– Maria – Aos 19-03-1853 baptizei ... Maria filha de Dona Maria Clara Pedroza viúva desta villa. Padrinhos Joaquim solteiro filho de Anna Joaquina Pedroza e Dona Ursula Maria de Moraes viúva estes de Santa Iphigenia.

Dizem os pobres oradores Manoel Pires de Moraes e Maria do Carmo ambos naturais e Sto Amaro ele freguês de Itapecerica filho do finado Alferes Salvador Pires de Albuquerque e sua mulher Catharina Maria de Moraes e ela filha de pai incógnito e da finada Maria Clara Pedroza que estando justos e contractados para se casar e obstando lhes o impedimento de 2º grau mixto de 3º (escreveu-se 2º e corrigido para 3º ) de consanguinidade da linha lateral ......

Alegando pobreza etc  pedem a devida dispensa.

À margem: Dispensados: 23-06-1869

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos- 03-07-1869 – Dispensados nos proclamas bem assim no impedimento de 2º grau de consanguinidade misto de terceiro em linha lateral. Manoel Pires de Moraes, filho do finado alferes Salvador Pires de Albuquerque e Catarina Maria de Moraes. Com Maria do Carmo de Moraes, filha de pai incognito e da finada Maria Clara Pedrosa. O contraente natural e freguês de Itapecerica. Testemunhas: Major Manoel Vieira de Moraes e Tenente Americo Antonio de Moraes

 

3-3 Ana Jacinta de Moraes, filha de Catarina e seu segundo marido Antonio Lucas, casou em Santana do Parnaiba com Jacinto Vieira de Moraes, filho de José Vieira de Moraes e Rosa Emilia de Moraes, nesta família Cap 2º, SL 6, 343, onde Jacinto não aparece. Foram moradores em Rio Claro onde batizaram filhos.

Dispensas Matrimoniais, 1880 ACMSP vol 8606

Jacintho Vieira de Moraes e Anna Jacinta de Moraes

Ambos naturaes de Santo Amaro, ele morador em Rio Claro e ela em Parnahiba.

Ele com 25 anos, filho do finado José Vieira de Moraes e Rosa Emilia de Moraes. Ela tem 21 anos, filha de Antonio Lucas Pereira e Catharina Maria de Moraes.

Impedimento de 4 grau igual em linha lateral. Não se encontra certidão de idade, pedem dispensa de proclamas e licença para casarem em oratório particular.

A lápis, outra letra: os pais são primos irmãos

Nota: as mães são primas irmãs, Catarina filha de Izabel Maria e Rosa Emilia filha de Manoel José de Moraes, ambos filhos do Capitão Anastácio.

 

Matriz de Santa Anna de Parnaiba – Casamentos – Aos 27-04-1880 com dispensa do impedimento em quarto grau igual se receberam em matrimonio as duas horas da tarde em oratório particular erguido para este fim no sitio da Sra D, Catharina Maria de Moraes, na presença das testemunhas Antonio Joaquim de Moraes e Antonio Manoel de Moraes; Jacintho Vieira de Moraes e Anna Jacintha de Moraes ele residente em São João do Rio Claro filho de Jose Vieira de Moraes falecido e Roza Emilia de Moraes, ela freguesa desta Parochia, filha de Antonio Lucas Pereira e Catharina Maria de Moraes, estes naturaes de Santo Amaro.

 

4 Manoel, batizado em 1820

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 02-04-1820 – Manoel – Filho de Fernando Antonio de Moraes e Dona Izabel de Moraes. Padrinhos: Zacarias Domingues Paes e sua mulher Maria Antonia de Moraes.

5 Américo Antonio de Moraes, batizado em 1822. Em 1885, solteiro, Américo fez testamento conjunto com sua irmã Isabel Brasilina, estabelecendo de comum acordo deixar um para o outro a totalidade de seus bens.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 18-05-1822 – Americo, branco, filho de Fernando Antonio de Moraes e sua mulher Dona Izabel Maria de Moraes. Padrinhos: Joaquim Manoel de Moraes e sua mulher Dona Izabel de Moraes Pereira.

Na margem: Extrai certidão 22-09-1849

6 Bento, batizado em 1823

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 07-10-1823- Bento de oito dias filho do Alferes Fernando Antonio de Moraes e sua mulher Dona Izabel de Moraes. Padrinhos: Capitão Bento Xavier de Mattos e sua mulher Dona Manoela Angelina da Trindade.

7 Izabel Brazilina de Moraes, batizada em 1826. Faleceu solteira em 01-05-1886, com testamento feito no ano anterior, no qual deixou por herdeiro seu irmão Américo Antonio.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 11-07-1826 – na cidade de São Paulo – Izabel filha de Fernando Antonio de Moraes e sua mulher Dona Izabel Maria de Moraes. Padrinhos: Capitão Jose Rodrigues Veloso solteiro e freguês da mesma Sé.

 

AMERICO ANTONIO DE MORAES E IZABEL BRASILINA DE MORAES

Arq do ESP – Tribunal de Justiça – 201 006 003 577

Testamento conjunto – 1885

Diz Americo Antonio de Moraes e sua irmã D. Izabel Brasilina de Moraes  .....

Certificou o cartório de Itapecerica, guardar o testamento com que faleceu naquela vila D. Izabel Brasilina de Moraes

 

Em nome de Deus amem – Declaramos nós Americo Antonio de Moraes e Izabel Brasilina de Moraes, filhos legítimos do falecido Fernando Antonio de Moraes e Izabel Maria de Moraes todos desta vila de Santo Amaro ... (que sendo solteiros resolveram fazer testamento comum como irmãos, deixando um para o outro a totalidade de seus bens, apenas no caso do sobrevivente ser ainda solteiro na ocasião do óbito do outro).

Na Vila de Santo Amaro, aos 26-10-1865 compareceram os irmãos no cartório e apresentaram o testamento. Por Izabel não saber escrever assinou por ela Adolfo Alves Pinheiro de Paiva

Aos 26-05-1886 o testamento foi apresentado na cidade de S Paulo por Manoel Francisco de Moraes que prestou juramento e disse que o mesmo tinha sido aberto pelo pároco de Itapecerica. Que a testadora falecera no dia 1 de maio do presente ano em seu sitio em Itapecerica. Mandado cumprir, o termo foi assinado por Americo Antonio de Moraes com letra tremula, muito mais precária do que as assinaturas dele em tempos anteriores.

 

8 Maria Joaquina de Moraes, batizada em 1828 em Santo Amaro, casou em Itapecerica aos 07-02-1853 com Antonio Benedito de Moraes, filho de José Manoel de Moraes e Quiteria Maria, irmão inteiro de José Teodoro e Benta Maria, 1-2 e 1-4 acima, todos netos paternos de Manoel José Machado e Ana de Moraes, SL 7, 74, 6-4.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 31-01-1828 Maria de dez dias, filha de Fernando Antonio de Moraes e Dona Izabel Maria de Moraes. Padrinhos: Ten Joaquim Rodrigues Pais e sua mulher Dona Maria Joaquina de Morais.

 

Matriz de N Sra dos Prazeres de Itapecerica –Casamentos- Aos 07-02-1853 com dispensa de 2º grau de consanguinidade, Antonio Benedito de Moraes e Maria Joaquina de Moraes. Ele filho de Jose Manoel de Moraes e Quitéria Maria do Espírito Santo. Ela filha do finado Fernando Antonio de Moraes e Izabel Maria de Moraes. Testemunhas: Capitão Manoel Vieira de Moraes e Francisco Mathias d’Oliveira.

9 Carolina, batizada em 1830

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 07-02-1830 – Carolina, filha de Fernando Antonio de Moraes e Dona Izabel Maria de Moraes. Padrinhos: Capitão Joaquim Manoel de Moraes e sua mulher Dona Izabel Alvares Pereira.

 

10 Fernando, batizado em 1832, provavelmente o que faleceu solteiro em 1862.

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 14-11-1832- Fernando – filho do Alferes Fernando Antonio de Moraes e Dona Izabel Maria de Moraes, Padrinhos: Alferes Manoel Vieira de Moraes e Dona Benta Bernardina.

 

Matriz de Itapecerica – Óbitos- Aos 21-05-1862 faleceu no bairro de Jaguatirica, Fernando Antonio de Moraes, solteiro, com 29 anos mais ou menos. Foi sepultado no Cemitério da Matriz.