PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Vitorino de Aveiro de Paiva

(atualizado em 28-novembro-2017)

 

 

Bartyra Sette

 

Vitorino de Aveiro de Paiva citado tambem como Vitorino de Aveiro Homem (batismo do neto Felix, filho de Suzana), natural da ilha de S. Sebastião, filho de Susana de Gusmão e seu primeiro marido Antonio de Aveiro, neto materno de Luiz Peres de Gusmão, natural de S. Sebastião e de Violante Cardoso, família Gaspar Vaz Guedes, neste site.

Vitorino casou duas vezes. Primeira vez com Maria de Escobar inventariada em Taubaté em 1727:

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariada Maria de Escobar. inventariante Vitorino de Aveiro, viúvo da dita, autos aos 23-dezembro-1727

Titulo dos Filhos:

1- Teresa Tavares casada com Pedro Vieira, falecido, deixando dois filhos: Florinda e Pedro; e hoje casada com Jose Teixeira de Oliveira, dotada.

2- Joseph Cardoso de Gusmão, casado

3- Suzana Tavares casada com Domingos Borges da Silva, dotada.

 

Pagamentos:

- ao herdeiro Joseph Cardoso

- ao viuvo de sua meação.

- a herdeira Teresa Tavares

- a herdeira Suzana Tavares

 

Segunda vez em Barbacena-MG, Vitorino casou aos 27-07-1733 com a viúva Rosa Maria de Barros, natural de Jacarei-SP, filha de Salvador Fernandes e Maria de Barros

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis - casamentos Barbacena, matriz, fls. 16, livro 1-A (1731-1741) 27/07/1733, Matriz, Vitorino de Aveiros, viúvo de Maria de Escobar, filho de Antônio de Aveiros e de Susana de Gusmão com Roza Maria de Barros, viúva de Paulo Nunes, natural da Vila de São José, filha de Salvador Fernandes e de Maria de Barros.

Rosa Maria de Barros foi casada primeira vez com Paulo Nunes Felix com os filhos, q.d.:

I- Maximiano Nunes Félix, natural de Barbacena onde aos 21-10-1743 casou com Marta Correa do Amaral, natural do Furquim, filha natural de Antonio José Crispim e da falecida Maria Correa. Marta faleceu em 08-06-1747.

Barbacena - Capela do Barroso aos 21-10-1743 Maximiano Nunes Felis, n/b nesta freguesia da Borda do Campo, f.l. de Paulo Nunes Felis, já falecido, e s/m Roza Maria de Barros; = com Marta Correa do Amaral, n. da freg. de Bom Jesus do Forquim, filha natural de Antonio José Crispim e de Maria Correa, já falecida. Ambos moradores nesta dita freguesia. Test.: Manoel Rorigues Alves e Antonio da Costa Nogueira.

 

Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 08-06-1747 fal. Marta Correa mulher de Maximiano Nunes Felix, desta freguesia de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo.

II- Jacinta Nunes de Freitas, natural de Barbacena onde aos 16-05-1747 casou com Salvador Dias Barbosa, natural da cidade de São Paulo, filho natural do falecido Viytorino Dias e de Adriana Barbosa.

Barbacena - aos dezaseis dias do mes de Maio de 1747 matriz, Salvador Dias Barbosa, n/b na cidade de São Paulo, filho natural de Victorino Dias, já falecido, e Adrianna Barboza; = com Jacinta Nunes de Freitas, n/b nesta freguesia da Borda dao Campo, f.l. de Paulo Nunes Felix, já falecido, e s/m Roza Maria de Barros

III- Paulo Nunes Felix aos 17-02-1748 casou com Andreza Rodrigues, natural de Prados-MG, filha dos falecidos Antonio Rodrigues e s/m Narcisa da Costa. Com geração.

Barbacena - Capela Sto. Antonio de Bertioga aos 17-02-1748 Paullo Nunes Felis, n/b Capela N. Sra. da Conceição da Ibitipoca, f.l. de Paulo Nunes Felis, já falecido, e s/m Roza Maria de Barros; = com Andreza Rodrigues, n/b Freguesia N. Sra. da Conceição dos Prados, f.l. de Antonio Rodrigues e s/m Narcisa da Costa, já falecidos.

Viúva novamente, Rosa Maria faleceu em 18-03-1759.

Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 18-03-1759 fal. Rosa Maria de Barros mulher que foi do finado Vitorino de Aveiro de Paiva. Sepultada nesta matriz.

 

Vitorino e Maria de Escobar tiveram três filhos:

1- Teresa Tavares

2- Suzana Tavares (ou Leite)

3- José Cardoso de Gusmão

 

Vitorino e Rosa Maria tiveram, q.d.:

4- José Cardoso de Paiva

5- Clara Maria de Paiva

6- Quiteria Cardosa de Paiva

7- Tomé

8- Salvador Cardoso de Paiva

9- Antonio

 

1- Teresa Tavares, natural de Taubate, filha de Vitorino de Aveiro e Maria de Escobar, casou três vezes. Primeira vez casou com Pedro Vieira Sarmento, filho de Manoel Vieira Sarmento e Maria Moreira. Geração de dois filhos, tutelados pelo avô paterno, na família Jaques Felix, neste site.

          Segunda vez, Teresa casou com José Teixeira de Oliveira, com geração que segue. Terceira vez casou com Manoel Pereira da Silva, natural de Lisboa, filho de filho de Luiz Rodrigues da Silva e Francisca Pereira, de quem foi a segunda mulher. Geração na família “Manoel Pereira da Silva”.

José Teixeira de Oliveira e Teresa tiveram os filhos, q.d.:

1-1 João Teixeira, natural de Taubaté, aos 19-11-1750 casou com Francisca Maria da Cruz, natural de Barbacena, filha de Domingos Henriques, já falecido e Antonia da Luz.

Casamentos - Barbacena - aos 19-11-1750 na matriz, João Teixeyra, n/b na freguesia de Taubaté, Bispado de S. Paulo, f.l. de Joze Teixeyra e de Teresa Tavares. = com Francisca Maria n/b na freguesia da Borda do Campo, f.l. de D.os Henriques, já falecido, e de Ant.ª da Luz

1-1-1 Miguel Teixeira Ramos, batizado aos 10-04-1752. Aos 11-01-1775, casou com Hilária Maria, natural de Barbacena, filha de Antonio de Oliveira e Ana Maria da Conceição.

Batismos-  Barbacena - aos 10-04-1752 matriz, MIGUEL, f.l. de João Teixeira, n/b na vila de Taubaté, Bispado S. Paulo, f.l. de Joze Teixeira e Tereza Tavarez; e de Francisca Maria, n/b freguesia de Prados desta Comarca e bispado, cujos pais não souberam dizer. Padr.: Miguel Gil do Prado e Rosa Maria, viuva do defunto Victoriano d'Aveiro.

 

Casamentos Barbacena - aos 11-01-1775 matriz, Miguel Teixeira, f.l. de João Teixeira e Fran.ca Maria; = com Hilaria Maria, f.l. de Antonio de Oliveira e de Anna Maria da Conceição. Ambos os contraentes naturais desta freguesia.

Pais de, q.d.:

1-1-1-1 Teresa, batizada aos 26-10-1791

Batismos -Barbacena - Remedios aos 26-10-1791 Tereza, f.l. de Miguel Teixr.ª Ramos e Ilaria Maria de Oliveira, padr.: Manoel Roiz Vale e Maria Rita.

1-1-1-2 José, aos 06-08-1793.

Batismos -Barbacena - Remedios aos 06-08-1793 Joze, f.l. de Miguel Teixr.ª Ramos e Ilaria Maria de Oliveira, padr.: Antonio de Mendc.ª e Thereza Maria.

 

1-1-2 Feliciana, nascida aos 06 e batizada aos 15-05-1754.

Batismos  Barbacena - aos 15-05-1754 matriz, FELICIANA nascida aos 06 do dito, f.l. de João Teixeira, natural da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo e Francisca Maria, n/b nesta; np de Joze Teixeira, natural da cidade do Rio de Janeiro e s/m Teresa Tavares, natural de Taubaté; nm de Domingos Henriques e de Antonia da Luz, naturais de Taubaté. Padr.: Manoel de Figueiredo Chaves, solteiro e Izabel de Souza, mulher de Sebastião de Almeida.

1-1-3 Joaquim, nascido aos 20 e batizado aos 26-01-1757.

Batismos  Barbacena - matriz aos 26-01-1757 JOAQUIM nascido aos 20 deste corrente Janeiro, f.l. de João Teixeira natural da cidade de S. Paulo e s/m Francisca Maria; np de José Teixeira e Teresa Leite naturais da dita cidade; nm não souberam dizer. Padr.: José Cardoso de Paiva solteiro e Maria Ribeiro, solteira, filha de Agueda de Godois.

1-1-4 Bernardo Teixeira Dias, nasceu aos 20-08 e foi batizado aos 22-09-1762. Aos 17-11-1786 casou-se com Antonia Maria de Oliveira, filha de Antonio de Oliveira Maia e Ana Maria da Conceição

Batismos - Barbacena - Ribeirão aos 22-09-1762 BERNARDO nascido aos 20-08, f.l. de João Teixeira o ve--o natural da vila de Taubaté Bispado de S.Paulo e s/m Francisca Maria natural freguesia da Borda do Campo; np de Joze Teixeira e Theresa Tavares naturais da vila de Taubate; nm de Domingos Henrique e Antonia da Luz. Madrinha Felicia de Jesus mulher de Apolinario Batista

 

Casamentos Barbacena -aos 17-11-1786 matriz, Bernardo Teixeira Dias, f.l. de João Teixeira e de Francisca Maria da Cruz; = com Antonia Maria de Oliveira, f.l. de Antonio de Oliveira Maya e Anna Maria da Conceição. Ambos os contraentes naturais e batizados nesta freguesia. Test.: João Antonio Teixeira e Antonio da Costa Ribeiro.

 

1-2 Maria Teixeira, em Barbacena aos 13-05-1745, casou com João Alves da Silva, natural da cidade de São Paulo, filho de Antonio de Godoi da Silva e Maria de Almeida.

Casamentos - Barbacena - aos 13-05-1745 matriz, Joam Alves da Silva, natural da cidade de S. Paulo, f.l. de Antonio de Godoi da Silva e Maria de Almeida; = com Maria Teixeira, f.l. de Joze Teixeira de Oliveira e s/m Thereza Tavares. Ambos os contraentes naturais e batizados na freguesia da Borda do Campo. Testemunhas: Henrique Monteiro de Magalhães e Amaro Teixeira, ambos desta freguesia.

          Pais de, q.d.:

1-2-1 Manoel, batizado aos 06-09-1745

Batismos, Barbacena-MG - aos 06-09-1745 MANOEL, nascido aos 29-08, f.l. de João Alves da Silva, natural da cidade de São Paulo e s/m Maria Teixeira, natural da vila de S. Francisco das Chagas; np de Antonio de Godoy da Silva e Maria de Almeida, nm de Joze Teixeira de Oliveira e Theresa Tavares. Padr.: Custodio da Costa e Ursulla Martins, mulher de Manoel Fernandes.

1-2-2 Miguel, batizado aos 11-07-1746

Batismos, Barbacena-MG - aos 11-07-1746 Miguel, nascido aos 11 de junho, f.l. de João Alves da Sylva, natural da cidade de São Paulo e s/m Maria Teyxeira, natural da Vila de S. Francisco das Chagas; np de Antonio de Godoy da Sylva e de Maria de Almeida; nm de Joze Teixeira de Oliveira e de Thereza Tavares. Padr.: Carlos Cardozo, solteiro, filho de Joze Cardoso da Silva desta freguesia e N. Sra. da Piedade.

1-2-3 Maria Alves da Silva, natural de Barbacena onde, aos 08-10-1767, casou com Domingos Fernandes de Carvalho, filho natural de Alberto Dias de Carvalho e Izabel Maciel.

Casamentos Barbacena - aos 08-10-1767 Caxoeira, Domingos Frz. de Carvalho, filho n.al de Alberto Dias de Carvalho e de Izabel Maciel; = com Maria Alz da Silva, f.l. de João Alz. da Silva e s/m Maria Teixeira. Ambos os contraentes n/b nesta. Test.: Manoel Pr.ª de Alvim, Manoel Glz da Silva, moradores nesta.

          Pais de, q.d.:

1-2-3-1 Domingos José de Carvalho, aos 21-11-1798, casou com Ana Maria da Rosa, filho de José Gomes da Silva e Rosa Maria de Jesus.

Casamentos Barbacena - em SJDRei aos 21-11-1798 Domingos Jose de Carvalho, f.l. de Domingos Frz. de Carvalho e Maria Alz. da S.ª; = Anna Maria da Roza, f.l. de Jose Gomes da Silva e Rosa Maria de Jesus. Nts. e bts. nesta.

1-2-4 Hilário, batizado aos 24-01-1752

Batismos Barbacena - matriz aos 24-01-1752 HILARIO, f.l. de João Alvares da Silva, n/b na freguesia de N. Sra. do Piar da vila de Eutu, f.l. de Antonio de Godoy e de Maria de Almeida; = e de Maria Teixeira, n/b na vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo, f.l. de Joze Teixeira e de Teresa Tavares. Padr.: Luiz de Lacerda Franco, solteiro e Maria da Conceição, mulher de Pedro de Oliveira.

1-2-5 Vitória, batizada aos 14-09-1754

Batismos Barbacena - aos 14-09-1754 matriz, VICTORIA, f.l. de João Alz da Silva, natural da vila de Outu e s/m Maria Teixeira, natural de Taubaté, Bispado de S.Paulo; nmaterno de Manoel Pereira da Silva, natural da cidade de Lisboa e s/m Teresa Tavares, n/b Ilha de S. Sebastião, Bispado do R. de Janeiro e não souberam dizer mais. Padr.: Antonio d'Avilla, homem casado e Martha de Miranda, mulher de Vital Ferreira.

B7: engano no avô materno que é o segundo marido da avó.

1-2-6 João, batizado aos 27-06-1756

Batismos Barbacena - aos 27-06-1756 JOÃO nascido aos 13, f.l. de João Alz e s/m Maria Teixeira naturais da vila de Outú Bispado de S. Paulo; np de Antonio de Godois e s/m Maria de Almeida naturais da vila de Outú; nm de Victorino de Aveiro (sic) e s/m Theresa Tavares, naturais da vila de Taubaté. Padr.: Manoel Rois Pereira, solteiro, filho de Manoel Pereira da Silva e Maria Francisca mulher de João Gls de Carvalho.

B7: engano ao declararem o avô materno.

1-2-7 Ana, batizada aos 27-12-1758

Batismos Barbacena - Caxoeira aos 27-12-1758 ANNA, f.l. de João Als da Silva e s/m Maria Teixeira; np de Antonio de Godoes e s/m Maria de Almeida naturais da vila de Outu; nm de José Teixeira e s/m Maria Tavares naturais de Taubaté tudo Bispado de S. Paulo. Padr.: Salvador Pires de Oliveira, solteiro e Felicia Maria, solteira filha de Bento de Villas Boas, todos desta freguesia.

1-2-8 Quitéria, batizada aos 01-10-1760

Batismos  Barbacena - Caxoeira aos 01-10-1760 QUITERIA nascida aos 24-09, f.l. de João Als da Silva e s/m Maria Teixeira; np de Antonio de Godoes e s/m Maria de Almeida naturais da vila de Outu, nm de José Teixeira natural do Rio de Janeiro e s/m Theresa Tavares natural de Taubaté do dito Bispado de S. Paulo. Padr.: Bernardo de Souza, solteiro.

 

2- Suzana Tavares (ou Leite) casou primeira vez com Domingos Borges da Silva, filho de outro e de Marta de Faria Sodré. Geração na família “Domingos Borges da Silva”.

          Segunda vez casou com o viúvo Luiz Franco, natural da vila de Penixe Patriarcado de Lisboa, casado em Portugal com Ana Gomes e filho de João Gomes e Luiza Franca. Luiz faleceu com testamento aos 08-10-1757. Sem geração de ambos os matrimônios:

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG), aos 08-10-1757 fal Luiz Franco casado com Suzana Leite. Fez testamento 

(...) 04-10-1757 eu Luiz Franco (...) faço este meu testamento:

Rogo aos Srs. Manoel de Arahujo, Pedro da Sylva e Thomas Per.ª

Meu corpo será sepultado em a matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo.

Sou n. da vila de Penixe Patriarcado de Lisboa, f.l. de Joam Gomes e Luiza Franca, já falecidos. Fui cc na dita minha pátria com Ana Gomes de quem não tive filhos. Tornei a casar nesta freguesia de N. Sra. da Piedade com Suzana Leite, viuva que era por falecimento de Domingos Borges da Silva, do qual não temos filhos. Declaro que casei com a dita minha mulher Suzana Leite por contrato a saber: no caso que não tivessem filhos ficar ela com 400$000 réis, cujo contrato se acha feito por uma escritura.

Declaro que tudo quanto possuo posso testar livremente por não ter herdeiros forçados.

Declara bens, dividas, devedores, pedido de missas e legados:

- a meu sobrinho Thomas Pereira 100$000 réis.

- a minha irmã Maria Franca, viuva que ficou de M.el Simoens  200$000;

- a meu irmão Domingos Franco  30$000

- a minha irmã Leonor 30$000 réis e sendo falecida se dira em missas por sua alma.

- a meu afilhado Luiz, filho de M.el Roiz e sua mulher Ign.ca Joaquina  40$000 réis.

Declaro que pagas as minhas dividas e compridas minhas deixas, instituo minha alma por minha universal herdeira de todo o remanescente de meus bens.

Arraial da Igreja Nova aos 04-10-1757 e eu Manoel Rodrigues de Ar.º que este escrevi a rogo do testador.

 

3- José Cardoso de Gusmão, ultimo filho de Vitorino e Maria de Escobar. Casou com Francisca do Rosário. Faleceu, de morte violenta, aos 18-05-1741.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis - Óbitos da paroquia da Borda do Campo 1739-1746 - capela Faria, fls. 37, 18/05/1741, Faria, Joseph Cardoso, natural de Taubaté, filho de Vitorino de Aveiro e de Maria de Escobar, casado com Francisca do Rosário. Morte repentina e violenta..

Pais de, q.d.:

3-1 Madalena Cardosa, natural de Tauabte. Em Barbacena-MG aos 07-04-1749 casou com Matias de Paiva Raposo, natural da freguesia de N. Sra. da Estrela da Ribeira Grande, Ilha de S. Miguel, Bispado de Angra, filho de Manoel Raposo e s/m Luzia de Paiva

Barbacena - aos 07-04-1749, Mathias de Paiva Raposo, natural da freguesia de N. Sra. da Estrela da Ribeira Grande, Ilha de S. Miguel, Bispado de Angra, f.l. de Manoel Raposo e s/m Luzia de Paiva; = com Magdalena Cardoza, n/b freguesia de S. Francisco das Chagas da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo, filha de Jose Cardoso de Gusmão e de Francisca do Rosario.

Pais de, q.d.:

3-1-1 Luiza batizada em 09-02-1750.

Barbacena, MG aos 09-02-1750 na capela de N. Sra da Ajuda do Faria bat a Luiza, f.l. de Matias de Paiva e Madalena Cardosa, np Manoel Raposo e de Luzia de Paiva, natural da vila de S. Miguel freguesia de N. Sra da Estrela, nm de Jose Cardoso e de Francisca do Rosario, natural de S. Paulo comarca do Tabate, Fora padrinhos Damiam Glz e Gertrudes Borges,

3-1-2 Vitória em 19-08-1754.

Batismos Barbacena aos 19-08-1754 matriz, VICTORIA, nascida aos 10 do dito mês, f.l. de Mathias de Paiva Raposo, n/b na freguesia de S. Miguel e s/m Madalena da Silva Castro, natural da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo; np de Manoel Raposo e de Luzia de Paiva, naturais da dita freguesia de Ribeira Grande; nm de Joze Cardoso de Gusmão e de s/m Francisca do Rosario, naturais de Taubaté. Padr.: Domingos Fagundes, solteiro e Mariana da Silva Cardoso, mulher de Jeronimo da Fonseca.

3-1-3 Francisca Maria de Paiva casou com Bernardo da Silva Gomes, filho de Antonio da Silva de Andrade nat/bat na ilha do Faial e de s/m Monica da Silveira nat/bat na ilha do Pico ambas Bispado de Angra.

Pais de, pelo menos:

3-1-3-1 Mariano batizado em Campo Belo aos 18-11-1787.

Campo Belo, MG Igreja de Campo Belo aos 10-11-1787 na capela de N Sra das Candeias filial desta matriz de S. Bento do Tamandua bat a Mariano, f.l. de Bernardo da Silva Gomes; neto paterno de Antonio da Silva de Andrade nat/bat na ilha do Faial Bispado de Angra e de s/m Monica da Silveira nat/bat na ilha do Pico Bisp. de Angra; e de Francisca Maria de Paiva nat/bat na capela dita de Candeias, neta materna de Matheus de Paiva Raposo nat/bat na ilha de S. Miguel Bispado de Angra em a igreja de N Sra da Estella e de s/m Madalena da Silva Cardosa nat/bat na capela de N Sra da Piedade freguesia de Santo Antonio de Guaratingueta Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Antonio Jose de Araujo e Luzia Maria de Paiva mulher de Luiz da Costa de Faria.

3-2 Mariana Cardosa do Nascimento aos 27-07-1752 casou com Jeronimo Gonçalves a Fonseca, filho natural de Manoel Gonçalves Ramos e de Rosa da Fonseca Leme.

Casamentos Barbacena aos 27-07-1752 matriz, Jeronymo Gonçalves da Fon.ca, filho natural de Manoel Gonçalves Ramos e de Rosa da Fon.ca Leme, n/b nesta freguesia; = com Marianna Cardosa do Nascimento, f.l. de Joze Cardozo Silva(sic), já falecido, e de Fran.ca do Rosário, n/b nesta.

 

4- José Cardoso de Paiva, natural de S. João del Rei, filho de Vitorino e Rosa Maria. Em Barbacena aos 01-05-1758 casou com Sebastiana Maria de Jesus, natural de Barbacena, filha de Manoel Pacheco, batizado na freguesia de N. Sra da Estrela Vila da Ribeira e Rita Maria de Jesus, natural de Barbacena onde casaram aos 05-02-1742, neta paterna de José Pacheco e Teresa de Souza, neta materna de Andre Fernandes e de Maria do Prado.

Casamentos Barbacena aos 01-05-1758 matriz José Cardoso de Paiva, n/b freguesia N. Sra. do Pilar da vila de S. João del Rei, f.l. de Victorino de Aveiro de Paiva e s/m Rosa Maria de Barros; = com Sebastiana Maria de Jesus, n/b nesta, f.l. de Manoel Pacheco e s/m Rosa de Jesus do Rosário. Test.: Antonio Garcia Fontoura e Manoel de Araujo, ambos desta freguesia.

 

Barbacena, MG aos 05-02-1742 nesta matriz se receberam Manoel Pacheco, f.l. de Jose Pacheco e Teresa de Souza, natural da ilha de S. Miguel, batizado na freguesia de N. Sra da Estrela Vila da Ribeira = com Rita de Jesus, f.l. Andre Fernandes e de Maria do Prado, n /b nesta mesma freguesia, Testemunhas João Francisco e Manoel de Barros e Manoel Correa.

José e Sebastiana tiveram, q.d., os filhos:

4-1 Joaquim Cardoso de Paiva batizado em 23-07-1759. Aos 27-11-1779 casou com Ana Nunes de Brito, batizada em 25-11-1764, filha de José Nunes de Brito natural de Taubaté-SDP e de Jacinta Ferreira, neta paterna de Sebastião Nunes de Brito e s/m Antonia Nunes; nm de Silvestre Ferreira e de Catarina de Lara

Barbacena. matriz aos 23-07-1759 JOAQUIM nascido aos 15, f.l. de José Cardoso de Paiva e s/m Sebastiana Maria de Jesus ambos naturais desta freguesia. Padr.: Antonio Carvalho Porto, solteiro e Anna Maria, solteira filha de Rosa Maria.

 

Casamentos Barbacena aos 27-11-1779 matriz, Joaquim Cardoso de Paiva, f.l. de Joze Cardoso de Paiva e s/m Sebastiana Maria de Jesus, natural e batizado nesta; = com Anna Nunes de Brito, natural desta, f.l. de Jose Nunes de Brito, já falecido, e s/m Jacinta Ferreira.

 

Barbacena Cachoeira aos 25-11-1764 ANNA nascida aos 13, f.l. de Jose Nunes de Brito natural de Taubaté Bispado de S. Paulo e s/m Jacintha Ferreira natural do dito bispado; np de Sebastião Nunes de Brito e s/m Antonia Nunes; nm de Silvestre Ferreira e de Catarina de Lara. Padr.: Antonio Pereira da Silva, casado e Anna Maria de Jesus, todos desta.

 

4-2 Ana Maria da Conceição aos 03-07-1779 casou com Vicente Lourenço de Barros, filho do falecido Manoel Lourenço de Barros e sua mulher Maria do Rosário. Geração na familia Manoel Lourenço de Barros, neste site.

Barbacena, MG matrimônios - aos 03-07-1779 na matriz de S. João del Rei Vicente Lourenço de Barros f.l. Manoel Lourenço de Barros já defunto e sua mulher Maria do Rosário n/b nesta freguesia da Borda do Campo, com Ana Maria da Conceição f.l. de José Cardoso de Paiva e de sua mulher Sebastiana Maria de Jesus n/b nesta mesma freguesia; testemunhas: José Martins Fagundes e Antonio Francisco da Silva. (pesq. Adonias Ribeiro Franco)

4-3 Maria, batizada em 092-05-1770.

Barbacena, MG aos 02-05-1770 ba capela de N. Sra da Conceição, filial desta matriz de N. S. da Piedade da Borda do Campo bat a Maria, f.l. de Jose Cardoso e Sebastiana Maria; foram padrinhos Antonio Jose de Souza, e Antonia da Luz mulher de Luiz Peres Gondim(sic)

5- Clara Maria de Paiva aos 09-05-1753 casou com João Rebelo Guimarães, natural da freguesia de S. Martinho de Armil, Arc. de Braga, filho de Manoel Rebello e Maria da Costa

Casamentos Barbacena matriz aos 09-05-1753 João Rebelo Guimarães, n/b freguesia de S. Martinho de Armil, Arc. de Braga, f.l. de Manoel Rebello e Maria da Costa; = com Clara Maria de Paiva, n/b nesta, f.l. de Victorino de Aveiro de Paiva e Rosa Maria de Barros.

Tiveram os filhos batizados em Barbacena, q.d.:

5-1 Antonio em 26-07-1756.

Batismos - Barbacena matriz aos 26-07-1756 ANTONIO, f.l. de João Rebello Guimarães natural da freguesia de Monte Longo Arc. Braga e s/m Clara Maria de Paiva natural desta; np de Manoel Rebello e s/m Maria da Costa naturais da dita freguesia e Cons. de Monte Longo, freguesia de S. Martinho de Armil; nm de Victorino de Aveiro de Paiva natural da dita ilha de S. Sebastião e s/m Rosa Maria de Barros natural da vila de Jacarahi Bispado de S. Paulo. Padr.: Antonio Soares, solteiro e Antonia de Barros filha de Manoel de Barros.

5-2 João batizado em 26-06-1758.

Barbacena matriz aos 26-06-1758 JOÃO nascido aos 14, f.l. de João Rebello Guimarães natural da freguesia de S. Martinho de Armil Arc. de Braga e s/m Clara Maria de Paiva natural desta, np de Manoel Rebello e s/m Maria da Costa naturais da dita freguesia; nm de Victorino de Aveiro natural da vila de Taubaté e s/m Rosa Maria natural da vila de Santos ambas Bispado de S. Paulo. Padr.: Antonio de Ávilla, casado, e Anna Rois, solteira, filha de Domingos Gls. Lourenço.

6- Quitéria Cardosa de Paiva batizada em 18-04-1738. Aos 02-07-1753 casou com Manoel Rodrigues Ribeiro, natural de S. Thiago de Mouquim Termo de Barcelos Arc. Braga, filho natural de Francisco Rodrigues e Rufina Ribeira.

Barbacena - Aos 18 de Abril de 1738, na matriz da Piedade da Borda do Campo Quitéria filha legitima de Vitorino de Paiva e de sua mulher Rosa Maria foram padrinhos Jose Cardoso e madrinha Dona Quitéria mulher de Francisco de Sousa.

 

Casamentos Barbacena matriz aos 02-07-1753 Manoel Rois Ribr.º, natural da freguesia de S. Thiago de Mouquim Termo de Barcelos Arc. Braga, fo. n.al de Francisco Rois e de Rufina Ribr.ª; com Quitéria Cardosa de Paiva, natural desta freguesia, f.l. de Victorino de Aveiro de Paiva e s/m Rosa Maria de Barros.

Manoel e Quitéria tiveram os filhos, batizados em Barbacena, q.d.:

6-1 Antonio Rodrigues Ribeiro, batizado em 23-06-1754. Em Aiuruoca aos 209-08-1800 casou com Ana Maria de Jesus, aí batizada em 20-04-1767, filha de João Batista Ferreira e Florencia Maria.

Barbacena matriz aos 23-06-1754 ANTONIO, f.l. de Manoel Rois Ribeiro natural da freguesia de S. Thiago de Mouquim Termo de Barcelos Arc. Braga e s/m Quiteria Cardosa de Paiva natural desta freguesia; np de Francisco Rois e s/m Rufina Ribeiro; nm de Victorino de Aveiro e Paiva e s/m Rosa Maria de Barros naturais de S. Paulo. Padr.: Antonio Teixeira de S---, solteiro e Quiteria de Barros, solteira.

 

Aiuruoca, MG aos 20-08-1800 nesta matriz se receberam Antonio Rodrigues Ribeiro, f.l. de Manoel Rodrigues Ribeiro e de Quiteria Cardosa de Paiva, n/b na vila de Barbacena = Com Ana Maria de Jesus, f.l. de João Batista Ferreira e Florencia Maria, n/b nesta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 20 abril 1767 Serranos, Anna, f.l. de João Baptista Ferr.ª da Luz e Florencia Maria, nasceu aos 02 janeiro, padr.: Agostinho Jose Gomes e Theresa Maria de Jesus, mulher de Bento Manoel do Nascimento.

 

Processo Matrimonial - Aiuruoca-MG -

Data: 10-08-1800

Oradores: Antonio Rodrigues Ribeiro e Ana Maria de Jesus

Orador, f.l. Manoel Rodrigues Ribeiro e Quiteria Cardosa de Paiva, n/b na freg. da vila de Barbacena.

Oradora: f.l. João Batista Ferreira e Florencia Maria, n/b e assistentes nesta freguesia de N. Sra. da Conceição da Aiuruoca.

Habilitação

Impedimento falso: familia de uns é de pardos e a outra de filhos da terra.

- que de Quiteria Cardosa de Paiva, cc Manoel Roiz Ribeiro, nascida em Barbacena procedeu o orador.

- que de Florencia Maria, cc João Batista Ferreira, bat. da freg. da Aiuruoca e exposta em casa de Bernardo Glz nasceu a oradora.

Testemunhas:

1) João de Souza Mello, homem pardo, n. desta freg. Aiuruoca ondeé morador na capela do Livramento, de idade de 33 anos, que vive da sua roça.

Test. 1:

Rodrigues Ribeiro e de Quiteria Cardoza de Paiva, n. em Barbacena.

Ana Maria de Jesus, f. de João Batista e Florencia Maria e que esta fora exposta em casa de Bernardo Gonçalves, de quem não se conhecem os pais.

 

Test. 2 - Narciso Portes del Rei, n. da freg. de Barbacena, morador nesta de Aiuruoca de idade de 37 anos que vive de sua roça

test. 3: Bento de Souza Mello, homem pardo, solteiro, n. da freg. de Aiuruoca e nela morador de 30 anos pouco mais ou menos, que vive da sua lavoura.

 

6-2 Ana, em 26-10-1758.

Barbacena aos 26-10-1758 ANNA, f.l. de Manoel Rois Ribeiro natural da freguesia de S. Thiago de Mouquim Termo de Barcelos Arc. de Braga e s/m Quiteria Cardosa de Paiva natural desta freguesia; np de Francisco Rois e de Rufina Ribeira; nm de Victorino de Aveiro de Paiva e s/m Rosa Maria de Barros. Padr.: Domingos Glz Lamin, casado e sua filha Anna Rois solteira.

6-3 Simão Rodrigues Ribeiro, batizado em 1766. Aos 08-05-1799 casou com Joaquina Faustina de Menezes, filha de João de Torres de Menezes e Antonia da Silva.

Batismos suplemento do lv. 5 (Bertioga ano de 1766 SIMÃO, f.l. de Manoel Rois Ribeiro e s/m Quiteria Cardosa de Paiva. Pad.: João Rebello Guimarães por pp q apres. Simão Afonço. Lançado aos 02-04-1799

 

Casamentos Barbacena (1795-1812) fls.  133 Curral aos 08-05-1799 Simão Roiz Ribeiro, f.l. de Manoel Roiz Ribeiro e Quiteria Cardosa de Payva; = Joaquina Florentina de Menezes, f.l. de João de Torres de Menezes e Antonia da Silva. Nts e bts nesta

Pais de, q.d.:

6-3-1 João batizado em 13-10-1805.

Barbacena, MG - Curral aos 13-10-1805 João, f.l. de Simão Roiz Ribeiro e Joaquina Florentina, padr.: Jose Ferr.ª Ribeiro e Maria Emerenciana, solteiros.

6-4 Rita, batizada em 1776.

Batismos suplemento do lv. 5 Bertioga ano de 1767 RITTA, f.l. de Manoel Roiz Ribeiro e Quiteria Cardosa de Paiva. Padr.: Custodio Netto Carneiro. Lançado aos 19-09-1799

6-5 Isabel, em 30-11-1770.

Barbacena, MG aos 30-11-1770 na capela de S. Antonio da Bertioga bat a Isabel, f.l. de Manoel Roiz ribeiro e de Quiteria Cardosa de Paiva, foram padrinhos Manoel de [----------] por pp q apresentou Pedro [---------] e s/mulher Isabel de Souza; nasceu em 4 do dito mes.

6-6 Francisca Rodrigues Ribeira, na matriz de S. João del Rei com registro em Aiuruoca, aos 19-05-1791 casou com Manoel José Coelho, natural de Aiuruoca, filho de Manoel Antonio Coelho e de Clara Maria de Siqueira - família Clemente de Siqueira e Izabel Colona.

Aiuruoca 1787 image 21 - Aos 19 de Maio de 1791, na matriz da Vila de São João Del Rei Manoel Jose Coelho filho legitimo de Manoel Antonio Coelho e de Clara Maria de Siqueira natural de Aiuruoca com Francisca Rodrigues Ribeira filha legitima de Manoel Rodrigues Ribeiro e Quitéria Cardosa de Paiva natural da Borda do Campo

6-7 Manoel Rodrigues Ribeiro, batizado em 1778. Aos 06-05-1799 casou com Francisca Maria da Silva, filha de João Torres de Menezes e Antonia da Silva.

Batismos suplemento do lv. 5 Bertioga ano de 1778 MANOEL, f.l. de Manoel Rois Ribeiro e s/m Quiteria Cardosa de Paiva. Pad.: Pedro Nunes dos Santos e Anna de Albernas. Lançado aos 02-04-1799

 

casamentos Barbacena - Curral aos 06-05-1799 Manoel Roiz Ribeiro, f.l. de outro e de Quiteria Cardosa de Payva; = Francisca Maria da S.ª, f.l. de João Torres de Menezes e Antonia da Silva. Nts. e bts nesta.

7- Tomé, batizado em 31-12-1739.

Barbacena, MG aos 31-12-1739 na capela de Santa Ana do Barroso bat a Tome, f. de Vitorino Aveiro de Paiva e de s/m Rosa Maria de Barros, foram padrinhos João [-------] e Josefa Lopes.

 

8- Salvador Cardoso de Paiva, batizado em Barbacena em 12-11-1741. Em Carrancas aos 22-04-1761 casou com Felicia Figueira, filha do falecido Tome Gomes Figueira e de Maria Lopes de Siqueira, neta paterna de Antonio Gonçalves e Felicia Figueira, neta materna de João Lopes de Siqueira e Maria, preta angola - família Lopes de Siqueira.

Barbacena, MG aos 12-11-1741 bat a Salvador, f.l. de Vitorino Aveiro de Paiva e de s/m Rosa Maria de Barros, foram padrinhos Paulo Nunes, moço e Izabel Maria mulher de Tome Ayres Correa, todos desta freguesia.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-04-1761 Salvador Cardoso de Paiva, n. de N. Sra da Piedade da Borda do Campo, f.l. Victorino de Paiva já defunto e Rosa Maria de Barros; = cc. Felicia Figueira, n. desta, f.l. de Tome Gomes Figueira, já defunto e Maria Lopes de Siqueira; todos moradores desta.

 

9- Antonio batizado em 20-11-1743.

Barbacena, MG aos 20-11-1743 nesta matriz bat a Antonio, f.l. de Vitorino de Aveiro n. da ilha de S. Sebastião deste bispado e de s/m Rosa Maria, foram padrinhos Mnaoel Doniz de Carvalho e Maria Francisca mulher de Salvador Moreira.