PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Vieira da Silva - Ferreira de Brito

(atualizado em 19-outubro-2017)

 

 

Maria Ângela Araújo Caiafa Lagoa

Bartyra Sette

 

 

Francisco Vieira (da Silva) batizado aos 17-02-1711 em São João de Brito, termo de Guimarães Arcebispado de Braga, filho de Manoel Vieira e de sua primeira mulher mulher Ana Fernandes do lugar de Pardelhas, neto paterno de Manoel Martins e Maria Gonçalves, neto materno de Jeronimo Fernandes e Jeronima Fernandes da freguesia de São João de Ponte do lugar de Pouve.

 

MANOEL VIEIRA

 

Casou-se em em 29-07-1743 com Catarina Luiza Ferreira (Catarina Luís), filha de Manoel Ferreira e Custódia Luís, do lugar da Ribeira. Tiveram grande geração em São João de Brito.

São João de Brito, Guimarães. Aos 29-07-1743 se receberam Francisco Vieira filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Ana Fernandes já defunta do lugar de Pardelhas e Catarina Luís filha legítima de Manoel Ferreira e de sua mulher Custódia Luís do lugar da Ribeira era ut supra. Fr.co Marques. (pesq. Vinícius da Mata Oliveira)

 

Pelo menos dois filhos e um neto emigraram para o Brasil e se estabeleceram no sul de Minas onde deixaram grande descendência.

 

Dos descendentes do casal encontramos documentos de:

 

 

1- Bento Ferreira de Brito, batizado aos 22-03-1744 na Freguesia de São João de Brito, Termo da Vila de Guimarães, Arcebispado de Braga. Em Carrancas-MG aos 06-08-1766 casou com Inácia Gonçalves de Araújo, batizada em agosto de 1746 em S. João del Rei-MG, filha de Inácio de Araújo, natural de Santa Maria Arc. Braga e Juliana Vieira da Fonseca, natural de Taubaté-SP e filha de José Vieira da Cunha e Catarina Portes, naturais de Taubaté; família “José Vieira da Cunha”.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-08-1766 Bento Ferreira de Brito, n/b na freg. de S. João de Brito termo de Guimarães Arc. de Braga, f.l. Francisco Vieira da Silva e Catarina Luiza Ferreira; = cc. Inácia de Araújo, n/b na freg. N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei, f.l. Inacio de Araujo e Juliana Vieira. Test.: Cap. Antonio Soares Moniz e Licenciado Amaro Pereira de Araujo.

 

          Aos 21-09-1800 em sua residência no Arraial de São Gonçalo, Bento fez seu testamento aberto no dia de seu falecimento aos 22 de outubro do mesmo ano (testamento e termo de tutela neste site).

Foram filhos de Bento e Inácia:

1-1 Maria, batizada em Carrancas-MG aos 14-06-1767. Não é citada no testamento paterno.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-06-1767 matriz, Maria n. aos 28-05, f.l. Bento Ferreira Brito n. Guimarães freg. de S. João de Brito Arc. Braga e Inacia Gonçalves n. freg. S. João del Rei deste bispado, padr.: Cap. Antonio Soares ---- e Maria Inacia mulher de Domingos Martins.

1-2 Marta, batizada em 18-09-1768. Marta Umbelina Rosa de Brito aos 12-11-1792 casou com Simão da Costa Rodrigues, natural de Sampaio de Refoios Bispado do Porto, filho de José da Costa e Antonia Marques.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 18-09-1768 matriz, Marta n. aos 06, f.l. Bento Ferreira de Brito n. freg. S. João de Brito Arc. Braga e Inacia Gonçalves n. freg. S. João del Rei, padr.: Inacio de Araujo e Ana, solteira filha de Salvador Ferreira(?)

 

B7:Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 12-11-1792 Ermida das Três Pontas, Simião da Costa Rodrigues, f.l. Jose da Costa e Antonia Marques, n/b na freguesia de S. Payo de Refoios Bispado do Porto; = cc. D. Martha Umbelina Rosa de Brito, f.l. Cap. Bento Ferreira de Brito e D. Ignacia Gonçalves de Araujo, n/b nesta freguesia

1-3 Manoel Ferreira de Brito, batizado aos 08-07-1770. Aos 15-02-1798 casou com Maria Escolástica do Nascimento, filha do Cap. Domingos José Pereira do Amaral e Escolástica Teodora de Jesus, família “Diogo Garcia”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 08-07-1770 Manoel n. aos 02-06, f.l. Bento Ferreira de Brito e Inacia Gonçalves de Araujo, padr.: Leonardo Correa Lourenço e Angelica Brizida de Jesus mulher de Domingos Ribeiro Rebordoens.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 15-02-1798 Manoel Ferreira de Brito, f.l. do Cap. Bento Ferreira de Brito e D. Ignacia Gonçalves de Araujo, n/b na freguesia de S. Ana das Lavras; = Maria Escolastica do Nascimento, f.l. do Cap. Domingos Jose Pereira do Amaral e D. Escolastica Theodora de Jesus, n/b nesta.

 

          Manoel foi inventariado pela viúva aos 13-09-1813 em São João del Rei:

Museu Regional de São João del Rei

Fundo: Inventário cx. C (conservação) 04

Ano: 1813

Inventariado: Manoel Ferreira de Brito

Inventariante: Maria Escolástica do Nascimento

Pesquisa e resumo (parcial) por Maria Ângela Araújo Caiafa Lagoa

Inventário dos bens do falecido Manoel Ferr.ª de Britto de quem é viúva e inventariante sua mulher D. Maria Escolastica do Nascimento.

Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e treze aos onze dias do mês de Setembro do dito ano nesta Vila de São João de El Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em o cartório de mim escrivão ao diante nomeado, presentes o Capitão Joaquim José Fulgêncio Carlos de Castro procurador de Dona Maria Escolástica do Nascimento, pelos poderes da procuração que da mesma apresentou e ao diante vae junto, Viúva de Manoel Ferreira de Brito a que p....bem da concessão que sendo conferida pelo Capitão Mor Manoel da Costa Villas Boas e Gama Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo e cidadão dos mais velho do Conselho da Câmara desta mesma Vila e nela e seu termo Juiz de Fora e Órfãos (...)

[danificado] (...) de sua constituinte que o inventariado falecera a [danificado] ano pouco mais ou menos e sem testamento e que os filhos e herdeiros no seu competente lugar, em seu competente lugar os daria a escrever bem como todos os bens do seu casal (...) e para constar faço este auto de Inventário, em que assinou o dito Procurador da inventariante depois de lido por mim Fernando José Rodrigues Rego escrivão de órfãos (...) que o escrevi e o assinei.

(a) Fernando Jose Roiz Rego

(a) Joaquim Jose Fulgêncio Carlos de Castro

Diz D. Maria Escolástica do Nascimento, viúva de Mel. Ferr.a de Brito, moradora na Aplicação das Três Pontas, que falecendo este a tempos se não fez inventario de seus bens; e porque a supp.e se viu na necessidade de diante as dependências dele, e satisfazer ao mais que é comp .... ?.(danificado) e olhando ao m.mo tempo que lhes ficarão muitos filhos e os bens constantes da lista junta e q. morando na distância de trinta léguas não tinha quem lhe agitasse coisa alguma, fez avaliar os d.os bens por dois homens  suficientes, quais o Cap.m José Alves de Figueiredo, e Fran.co José de Mesquita. Agora porem recorre a V. S.a para que olhando para a suplicante e ao seu estado se digne mandar proceder a Inventário nesta V.ª e nos bens constantes da dita lista, e com os ditos Louvados com comissão para os juram.tos (.....)

(despacho favorável para a petição)

Diz Bento Ferr.ª Brito órfão de Manoel Ferreira Brito com assistencia de seu curador que dos autos de inventário que se fez p. falecimento de seu avô o Capitão Bento Ferr.ª de Brito q. p. certidão em breve relatório que nas part.as que se fizerão a f..63v se deu em pagamento a 3ª do testador toda a fazenda de Cultura e de criar sita em águas verdes do Sapucaí em que havia sociedade com Bento Ferr.ª de Brito tio do tt.or(sic) na quantia de 3:200$000; com o teor desse pagamento; e outro sim se ao herdeiro deste casal M.el Ferr.ª Brito pai do suplicante nada se lhe deu naquela fazenda das águas verdes; e só sim na fazenda das Três Pontas que é distinta e diversa daquela outra sendo ambas avaliadas distintamente, com o theor do pagamento feito na dita fazenda das Três Pontas a fl. 64 v da quantia de de 535$868.

(.............)

Diz Antônio Caetano Ferreira de Brito filho e herdeiro do falecido Manoel Ferreira Brito, e já emancipado não só por ter 25 anos, como por se achar casado, que procedendo sua part.as no inventário de seu pai. além de outros bens se lhe adjudicou uma escrava de nome Maria da nação Beng.ª casada com o escravo Antonio Congo, este se adjudicou ao herdeiro Florêncio ainda menor, o suplicante recebeu de seu Tutor e conduziu para sua casa aquela escrava e dois f.os que ela produziu depois da partilha e assim do que não lhe pertencia, ficou em poder do Tutor do d.o seu irmão; sucede porém que amando-se muito aquele casal de escravos não cessão de procurar um ao outro fugindo ao comando para casa do suplicante a procurar a mulher; ou essa para a casa do Tutor a procurar o marido, de maneira que desgostosos de servirem separados não servem de boa vontade a algum dos senhores sem que o suplicante possa acautelar esta desordem que só se poderia evitar; comprando o suplicante o marido, ou vendendo a mulher; mas nada disto se pode efetuar pela menoridade do herdeiro seu Irmão e senhor do escravo, nestas circunstâncias o unico meio que lembra ao suplicante e mesmo ao Tutor é levar o suplicante o escravo para sua companhia pagando o jornal dele ao Tutor, por que aquilo que razoavelmente se ajustarem conforme o hábito do Pais, até que se emancipe o dito herdeiro seu irmão, para então ou o suplicante vender-lhe a escrava ou ele o escravo conforme se ajustarem (...).

 

          Manoel e Maria Escolástica tiveram os filhos, citados no inventário:

1-3-1 Bento Ferreira de Brito, citado na testamentária;

1-3-2 Antonio Caetano Ferreira de Brito, idem.

1-3-3 Florêncio, idem.

 

1-4 Joaquim, batizado em 25-12-1771. Joaquim Vieira da Silva, presbítero secular do hábito de S. Pedro, 2º testamenteiro paterno

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-12-1771 Joaquim aos 28-11, f.l. Bento Ferreira de Brito e Inacia Gonçalves de Araujo, padr.: Licenciado Amaro Pereira de Araujo e Ana Quiteria mulher de Jose Bernardes

1-5 José Ferreira de Brito, com 27 anos em 1800. Conjuntamente com a mãe, 1º testamenteiro paterno.

1-6 Bento Ferreira de Brito aos 31-07-1803 em Tiradentes-MG casou com Ana Joaquina de Castro, filha de João Martins Ramalho e Maria de Jesus de Castro

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 31-07-1803 Oliveira; Bento Ferreira de Brito, f.l. Cap. Bento Ferreira de Brito e D. Inacia Gonçalves de Araujo, bat. na cap. da Sra da Ajuda filial de Santa Ana das Lavras; cc Ana Joaquina de Castro, f.l. João Martins Ramalho e Maria de Jesus de Castro, bat. S. Gonçalo do Ibituruna filial da matriz de S. João del Rei; test.: Simão da Costa Rodrigues, Jose Ferreira de Brito.

 

1-7 Francisco Ferreira de Brito, com 24 anos em 1800. Alferes Francisco aos 25-01-1819 casou com Felicidade Adlindes Jesuina de S. José, exposta a Joaquim José da Silveira.

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 25-01-1819 Cap. Três Pontas, Alferes Francisco Ferreira Brito, f.l. Cap. Bento Ferreira de Brito e D. Ignacia Gonçalves de Araujo; = cc. D. Felicidade Adlindes Jesuina de S. Jose, exposta a Joaquim Jose da Silveira.

 

1-8 Ana Luiza Ferreira, com 19 anos em 1800. Aos 19-04-1809 casou com João Vinhas de Castro, filho de João Vinhas Ramalho e Maria de Jesus de Castro

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 19-04-1809 na Cap. da Ajuda, filial desta, João Vinhas de Castro, f.l. de João Vinhas Ramalho e Maria de Jesus de Castro, n/b freguesia de S. João del Rei; = cc. D. Anna Luiza Ferreira, f.l. do Cap. Bento Ferreira de Brito e D. Ignacia Gonsalves de Araujo, n/b nesta freguesia.

Pais de, q.d.:

1-8-1 José Justiniano de Castro Vinhas aos 15-09-1847 casou com Domitildes Bernarda Ferreira, filha do falecido Estanislau Antonio Machado e Ângela Maria Bernarda, família “Capitão Pedro Bernardes Caminha”.

1-9 Catarina Luiza, batizada em 24-08-1784. Solteira com 17 anos em 1800.

Lavras, MG Igreja Santana aos 24-08-1784 na ermida de N. Sra da Ajuda bat a Catarina, f.l. Cap. Bento Ferreira de Brito e Inacia Gonçalves de Araujo, padr.: Bento Ferreira Brito.

1-10 Josefa Teresa de Jesus, com 15 anos em 1800. Como Josefa Emerenciana Cândida Ferreira (ou de Brito) aos 19-04-1809 casou com Alf. Nicésio José de Mesquita, filho de Francisco José de Mesquita, inventariado em S. João del Rei em 1827 e Joana Silvéria da Cruz, familia “Francisco José de Mesquita”.

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 19-04-1809 na Cap. Sra. Ajuda, Alf. Nicezio Jose de Mesquita, f.l. de Francisco Jose de Mesquita e D. Joanna Silveria da Cruz, n/b freg. Prados; = cc. D. Josefa Emerenciana Candida Ferreira, f.l. do Cap. Bento Ferreira de Brito e D. Ignacia Gonsalves de Araujo, n/b freg. Lavras.

Pais de, q.d.:

1-10-1 Alexandrina Cândida de Brito em 1836 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau para se casar com Silvestre José Freire, filho do Cap. Silvestre Jose Freire e Eufrazia Candida de Jesus, família “Joaquim José Freire”.

1-11 Luiza Antonia (ou Cândida), com 13 anos em 1800. Casou com Capitão Domingos de Abreu Salgado. Entre seus filhos:

1-11-1 Valentim de Abreu Salgado, em 1835 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau para se casar com Maria Bárbara Lina 3-1-3.

1-11-2 Teodolinda Ubaldina de Abreu Salgado casou com seu primo Domingos José Ferreira de Brito, 3-1-4.

1-11-3 Claudina Constança de Abreu Salgado em 1835 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau para se casar com Manoel Jacinto Ferreira de Brito 3-1-6.

 

1-12 Beatriz Gonçalves Ferreira casou com Manoel da Silva Mendes. Já falecida em 1800, deixou duas filhas, legatárias do avô materno:

1-12-1 Beatriz, com 4 anos em 1800, gemea de Maria. Ambas solteiras em 1824 viviam em companhia do tutor Capitão José Ferreira de Brito

1-12-2 Maria, gemea de Beatriz.

 

2- José Ferreira de Brito, batizado aos 10-01-1749 em S. João de Brito. Em Carrancas aos 13-06-1774 casou com Maria Teresa de Faria, batizada em 19-11-1754, filha de Bento de Faria Neves, natural de S. Miguel termo de Basto Arc. Braga e Ana Maria de Oliveira, neta paterna de Antonio de Faria e Maria da Costa, neta materna de Antonio Rodrigues do Prado e Francisca Cordeira Lima naturais de Taubaté-SP, família “Antonio Rodrigues do Prado”, neste site.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-06-1774 José Ferreira de Brito, f.l. Francisco Vieira da Silva e Catarina Luiz Ferreira, n/b na freg. de S. João de Brito Comarca de Guimarães Arc. de Braga; = cc.  Maria Teresa de Faria, f.l. Bento de Faria Neves e Ana Maria, n/b nesta freguesia. Test.: Bento Ferreira de Brito, João Ferreira e Manoel Gonçalves Chaves.

          Furriel José fez seu testamento em Três Pontas-MG aos 20-03-1820, aberto em 08 de setembro do mesmo ano. Maria Teresa foi inventariada em S. João del Rei em 03-12-1829.

          Foram seis os filhos do casal, segundo o testamento e inventário, neste site:

2-1 Clara casada com o Cap. Quintino Manoel Teixeira. Não comparece nem é representada no inventário materno.

2-2 Manoel Ferreira de Brito, 1º testamenteiro paterno. Aos 19-04-1809 casou com Feliciana Francisca de Paula, filha de Antonio Fernandes e Francisca Maria de Jesus

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, 19-04-1809 Capela da Ajuda Três Pontas, Manoel Ferreira de Brito, f.l. Furriel Manoel(sic) Ferreira Brito e D. Maria Thereza de Jesus; = cc. Feliciana Francisca de Paula, f.l. de Antonio Fernandes e Francisca Maria de Jesus. Nts/bts nesta.

2-3 Joaquim Ferreira de Brito aos 05-08-1811 casou com Ana Maria do Nascimento, filha de Manoel Francisco Ribeiro e Maria Joaquina do Nascimento casados em São João del Rei aos 12-06-1785, neta paterna de Manoel Francisco Ribeiro e Margarida Antonia de Jesus, neta materna de Luiz Ribeiro de Vasconcellos e Ana Maria de Moura.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 05-08-1811 Cap. N.S. Ajuda, Joaquim Ferreira Brito, f.l. Jose Ferreira Brito e Maria Teresa; = cc. Anna Maria do Nascimento, f.l. de Manoel Francisco Ribeiro e Maria Joaquina do Nascimento.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 12-06-1785 matriz, Manoel Francisco Ribeiro, f.l. Manoel Francisco Ribeiro e Margarida Antonia de Jesus, n/b na freg. de N. Sra. do Pilar das Congonhas de Sabara; = cc Maria Joaquina do Nascimento, f.l. Luiz Ribeiro de Vasconcelos e Ana Maria de Moira, n/b nesta freg.

 

2-4 Antonio Ferreira de Brito, 3º testamenteiro paterno. Casado com Isabel Fortunata Cândida, irmã inteira de Escolástica Cassiana Pereira citada em 3-2, filhas de Domingos José Pereira do Amaral e Escolástica Teodora de Jesus, familia “Diogo Garcia”.

Entre seus filhos:

2-4-1 Ana Izabel Lina em 1835 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau para se casar com José Bento Ferreira de Brito 3-1-2.

2-4-2 Maria Vitória, legatária da tia materna Ana Vitória Blandina de São José.

 

2-5 Bento Ferreira Brito, 2º testamenteiro paterno, casou duas vezes. Em primeiras nupcias com Ana Flauzina da Silveira, filha de Francisco da Costa Souto e Inácia Antonia da Silveira. Ana Flauzina faleceu de sobreparto e foi inventariada em 1815. Deixou filha única.

CEMEC - Campanha - Inventários de Lavras cx.3

Inventariada: Ana Flauzina da Silveira

Inventariante: Bento Ferreira de Brito - viúvo

Data  - 1815

Local - Fazenda Cavados, aplicação das Três Pontas, freguesia de Lavras, Termo da Vila de São João Del Rei.

Transcrito por: Moacyr Villela - Data da Transcrição: 2007

Diz Bento Ferreira de Brito que tendo falecido sua mulher Dona Ana Flauzina da Silveira, deixando uma filha de tenra idade era necessário fazer inventario dos bens do casal.

Filha herdeira: 1- Ana de 5 para 6 meses, nascida do parto em que faleceu sua mãe Dona Ana

BENS:

- 3 escravos

- Bens que foram partilhados no inventario da falecida sua sogra Dona Inacia Antonia da Silveira viúva de Francisco da Costa Souto falecida no Termo da Campanha. - Parte de casas no arraial de São Gonçalo - 66$666;

- Parte no valor das Lavras e terras minerais do qual a falecida sogra era sócia na Capela de Santa Luzia do Termo da Campanha - 208$333;

- Na divida que deve João Antonio de Azevedo naquele inventario - 36$685

- Parte das terras que tem no arraial de Três Pontas para edificar umas casas que confrontam com o Capitão Manoel Correa Lourenço e com Paulo Carneiro - 30$000

- Porção de madeiras para construir a dita casa - 30$000;

- 4.000 telhas novas - 16$800;

- 8 dúzias de tabuado - 24$000

MONTE MOR - 1:337$512

          Segunda vez aos 13-02-1817, Bento casou com Francisca Xavier de Mesquita, filha do Ten. Francisco Xavier de Mesquita e Silveria Maria Freire, neta paterna de Francisco José de Mesquita e Joana Silveria da Cruz, neta materna de Joaquim José Freire e Silveria Maria de Jesus, família “Joaquim Jose Freire”.

B7: Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 13-02-1817 Cap. N. Sra. do Rosario, Bento Ferreira de Brito, viuvo de Anna Eufrosina; = cc. Francisca Xavier de Mesquita, f.l. de Francisco Xavier de Mesquita e Maria [cortado]

Bento e Ana Flausina tiveram filha única, segundo inventário dela:

2-5-1 Ana, de 5 para 6 meses em 1815.

 

2-6 Custódio, solteiro em março de 1820.

 

3- Manoel Vieira batizado aos 07-01-1755. Casou-se na freguesia de Fermentões aos 19 de dezembro de 1776 com Custódia Maria, filha de Domingos de Freitas e de Luísa Maria:

Fermentões, Guimarães. Aos 19-12-1776 em minha presença celebrou o casamento de Manoel Vieira filho legítimo de Francisco Vieira e de Catarina Luís da freguesia de São João de Brito com Custódia Maria filha legítima de Domingos de Freitas e Luísa Maria do lugar do esquerdo desta e para constar fiz este termo que assino era ut supra. O Vig.ro Francisco Xavier (pesq. Vinícius da Mata Oliveira)

 

Dentre seus inúmeros filhos, um emigrou para o Brasil:

3-1 Jacinto Ferreira de Brito casou com Escolástica Cassiana Pereira, filha de Domingos José Pereira do Amaral e Escolástica Teodora de Jesus, familia “Diogo Garcia”.

Entre os filhos de Jacinto e Escolástica:

3-1-1 João, batizado em 128-02-1807.

Campanha, MG aos 28-02-1807 bat a João, f.l. Jacinto Ferreira de Brito e D. Escolastica Cassiana Pereira do Prado, foram padrinhos o Cap. Domingos Jose Pereira e D. Escolatica Teodora de Jesus.

 

Livro de Suplementos:

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos no ano de 1806 pouco mais ou menos na capela da Sra da Ajuda das Tres Pontas bat a João, f.l. Jacinto Ferreira de Brito e D. Escolastica Cassiana Pereira, padr.: Cap. Domingos Jose Pereira e D. Escolastica Teodora de Jesus

3-1-2 José Bento Ferreira de Brito em 1835 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau para se casar com sua prima Ana Izabel Lina, filha de Antonio Ferreira de Brito e Izabel Fotunata Cândida, 2-4-1.

www.familysearch.org (record search pilot)

Três Pontas-MG Livro Misto 1832-1835

Oradores: Jose Bento Ferreira de Britto e Ana Izabel Lina - 1835

Dizem Jose Bento Ferreira de Britto, f.l. Cap. Jacinto Ferreira de Britto e Esolastica Cassiana Pereira, falecida = e D. Ana Izabel Lina, f.l. Antonio Ferreira de Britto e D. Izabel Fortunata Candida - impedimento de consanguinidade em 2º grau de linha transversal igual duplicado.

testemunhas:

- Francisco Alz de Azevedo, branco, casado, n. da vila de Lavras, morador nesta mesma freguesia, negociante de idade de 46 anos, aos costumes disse nada.

- João Batista Pereira, branco, casado, de idade 40 anos n. da vila da Campanha, negociante, irmão inteiro das mães dos oradoes. Disse que Jose Bento Ferreira de Britto e D. Ana Izabel Lina eram consanguineos em 2º grau da linha transversal igual duplicada por ser o orador f.l. de D. Escolastica Caciana Pereira, ja falecida, e irmã legitima de D. Izabel Fortunata Candida mãe da oradora. O orador é orfão de mãe.

- Antonio Gonçalves de Mesquita, branco, casado, n. vila de S. Jose e morador nesta freguesia , boticario de 30 anos, aos costumes disse nada.

Q Jose Bento Ferreira de Brito e D. Ana Izabel Lina eram consanguineos em 2º grau de linha transversal igual por ser o orador f.l. de D. Escolastica Caciana Pereira irmã legitima de D. Izabel Fortunata Candida mãe da oradora.

Depoimento dos oradores

 

3-1-3 Maria Bárbara Lina, em 1835 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau para se casar com Valentim de Abreu Salgado, filho de Domingos de Abreu Salgado e Luiza Cândida Ferreira de Brito, 1-11-1.

www.familysearch.org (record search pilot)

Três Pontas-MG Livro Misto 1832-1835

Valentim de Abreu Salgado e Maria Barbara Lina - 1835

Aos 08-08-1835 dizem os oradores Valentim de Abreu Salgado, f.l. Domingos de Abreu Salgado e D. Luiza Candida Ferreira de Britto = e D. Maria Barbara Lina, f.l. Cap. Jacinto Ferreira de Britto e D. Escolástica Cassiana Pereira, já falecida - impedimento de consanguinidade em 3º grau de linha transversal igual: que D. Luiza Candida Ferreira de Britto é prima segunda do Cap. Jacinto Ferreira de Britto

Testemunhas:

- Reverendo paroco dos oradores Valentim de Abreu Salgado e D. Maria Barbara Lina - consanguinidade em 3º grau da linha transversal igual duplicado. O orador f.l. Domingos de Abreu Salgado e D. Luiza Candida Ferreira de Britto prima segunda do Capitão Jacinto Ferreira de Brito pai da oradora. Que a oradora é f.l. do Cap. Jacinto Ferreira de Brito primo segundo de D. Luiza Candida de Britto. A oradora é orfã de mãe.

- Francisco Alves de Azevedo, branco, casado, n. da vila de Lavras, morador nesta mesma freguesia de idade de 46 anos,

- João Batista Alves de Azevedo, branco, solteiro,

- Francisco de Paula Ferreira de Brito, branco, solteiro, n. e morador nesta freguesia, negociante, de idade 16 anos. Q Valentim de Abreu Salgado e D. Maria Barbara Lina são consanguineos em 3º grau da linha transversal por ser o orador filho de D. Luiza Candida Ferreira de Brito prima irmã do Cap. Jacinto Ferreira de Brito pai da orador.

 

3-1-4 Domingos José Ferreira de Brito, com 20 anos em 11-05-1844 quando requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau para se casar com Teodolinda Ubaldina de Abreu Salgado, com 17 anos, filha de Luiza Cândida de Brito 1-11-2.

Cúria Diocesana de Campanha TPO-LPM 02 - Processos matrimoniais de Três Pontas 1841-1846 encadernado

Oradores - Domingos Jose Ferreira de Brito e Dona Teodolinda Baldina Salgado

Data - inicio do processo 11 de maio de 1844

Local - Freguesia da Vila de Três Pontas.

Anotado por: Moacyr Villela

Impedimento de consangüinidade em terceiro grau de linha transversal. O falecido pai do orador era primo co-irmão da mãe da oradora.

O orador possui de legitima de seus pais falecidos - 2:400$000 em bens.

Testemunha - Tenente Jose Joaquim de Arantes, branco, casado natural de Portugal e morador nesta Vila. Vive seu negocio. Declarou que o pai do orador, o falecido Capitão Jacinto Ferreira de Brito era primo co-irmão da Dona Luiza Cândida de Brito mãe da oradora.

Depoimento do orador - Domingos Jose Ferreira de Brito, branco, solteiro, morador na Vila de Três Pontas, vive de sua agência, 20 anos mais ou menos;

Depoimento da oradora - Teodolinda Baldina Salgado, branca, solteira, natural da Vila de Três Pontas, vive em companhia de seus pais, 17 anos.

Entre seus filhos:

3-1-4-1 Maria, batizada aos 21-08-1849.

(Pesquisa Maria Ângela Araújo Caiafa Lagoa) Igreja N. Senhora da Ajuda, Três Pontas, MG. Batismos). MARIA (Branca).Aos 21 de agosto de 1849, Maria, f.l. Domingos José Ferreira de Brito e de D. Theodolinda de Abreu Salgado. Padrinhos: João Baptista Ferreira de Brito e D. Maria Cândida de Abreu. E para constar fiz este acento. O Vig. Bonifácio

3-1-4-2 Maria, batizada em 31-12-1850

(Pesquisa Maria Ângela Araújo Caiafa Lagoa) Igreja N. Senhora da Ajuda, Três Pontas, MG. Filme 1285049, item 04, fl.34 v. Batismos 1808 - 1872, 1922 (desordenado). MARIA. (Branca). Aos 31/12/1850, Maria, f.l. Domingos José Ferreira de Britto e  D. Theodolinda (está apagado, a confirmar)  Ubaldina de Abreu. Padrinhos Valetim de Abreu Salgado e D. Messias Blandina de São José. O vig. Bonifácio.

3-1-4-3 Luiza, batizada aos 17-05-1853

(Pesquisa Maria Ângela Araújo Caiafa Lagoa) N. Senhora da Ajuda, Três Pontas, MG. Batismos - Aos 17 de maio de 1853, Baptizei e  pus os Stos. Óleos a innocente  LUIZA, f.l. de Domingos Jose Ferreira de Brito e D. Theodolina Salgada.  Foram padrinhos José Luiz Vieira da Silva e Dona Anna Ignacia d'Abreo Salgado.. O Vigário Francisco de Paula Victor.

3-1-4-4 Umbelina batizada aos 10-08-1853

(Pesquisa Maria Ângela Araújo Caiafa Lagoa) Igreja N. Senhora da Ajuda, Três Pontas, MG. Batismos. Aos 10 de agosto de 1853, Umbelina, f.l. do Alferes Domingos Jose Ferreira de Brito e Dona Theodolina Umbelina Salgado. Foram padrinhos Estevão de Abreo Salgado e Dona Maria Bárbara Lina. O Vig. Francisco de Paula Victor.

3-1-5 Francisco de Paula Ferreira de Brito, requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau para se casar com Maria Mecia de S. José, filha de João Batista Pereira este irmão de Escolástica Cassiana Pereira, filhos de Domingos José Pereira do Amaral e Escolástica Teodora de Jesus, familia “Diogo Garcia”.

www.familysearch.org (record search pilot)

Três Pontas-MG Livro Misto 1832-1835

Oradores Francisco de Paula Ferreira de Britto e Maria Mecia de S. Jose

Testemunhas:

- João Batista Ferreira de Brito.

- Valentim de Abreu Salgado, branco, casado, n. e morador nesta mesma freguesia, de idade 20 anos, aos costumes disse nada. Que os oradores Francisco de Paula Ferreira de Britto e D. Maria Mecia de S. Jose são consanguineos em 2º grau de linha trasnsversal igual por ser o orador f.l. dos finados Cap. Jacinto Ferreira de Brito e D. Escolastica Casiana Pereira irmã uterina do Ten. João Batista Pereira pai da oradora

3-1-6 Manoel Jacinto Ferreira de Brito em 1835 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau para se casar com Claudina Constança de Abreu Salgado, filha de Domingos de Abreu Salgado e Luiza Cândida Ferreira de Brito, 1-11-3.

www.familysearch.org (record search pilot)

Três Pontas-MG - Livro Misto 1832-1835

Manoel Jacinto Ferreira e Claudina Constancia de Abreu Salgado - 1835

Dizem Manoel Jacinto Ferreira de Brito, f.l. Cap. Jacinto Ferreira de Brito e D. Escolastica Cassiana Pereira, já falecida = e D. Claudina Constancia de Abreu Salgado, f.l. do Alf. Domingos de Abreu Salgado e D. Luiza Candida de Brito - consanguinidade em 3º grau de linha transversal igual duplicada:

Itens: O orador é f.l. do Cap. Jacinto Ferreira de Brito primo segundo de D. Luiza Candida Ferreira de Brito mãe da oradora.

Testemunhas:

- Francisco Camillo de Oliveira, branco, solteiro, n. e morador nesa freguesia, negociante, de idade de 24 anos, aos costumes disse nada. Disse que Manoel Jacinto Ferreira de Brito e D. Claudina Costancia de Abreu Salgado eram consanguineos em 3º grau de linha transversal por ser o orador filho do Cap. Jacinto Ferreira de Brito primo em 2º grau de D. Luiza Candida Ferreira de Brito, e o orador é órfã de mãe.

- Allipio Jose Teixeira, branco, solteiro n. da cidade de Braga, morador nesta freguesia de Três Pontas, de idade 18 anos, aos costumes disse nada,

- Francisco Alves de Azevedo, branco, casado, natural da vila de Lavras, morador nesta freguesia, negociante, 46 anos, aos costumes disse nada.

Depoimento dos oradores

 

3-2-7 Ana Vitória, legatária da tia materna Ana Vitória Blandina de São José.

3-2-8 Messias, batizada em 17-11-1809.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos aos 17-11-1809 na capela das Tres Pontas nat a Mecias, filha leg. Jacinto Ferreira de Brito e D. Escolastica Caciana Pereira,. padr.: Manoel Ferreira de Brito e D. Maria Escolastica do Nascimento.

 

_________________________________________________________________________________________

 

 

Manoel Vieira

 

 

Vinícius da Mata Oliveira

 

 

Manoel Vieira, filho de Manoel Martins e de Maria Gonçalves, foi morador no lugar de Pardelhas, e depois no lugar da Bouça, ambos na freguesia de São João de Brito, e onde foi batizado em 15 de março de 1684

São João de Brito, Guimarães. Aos 15-03-1684 batizei nesta Igreja de S. João de Brito a M.el. fº de M.el M.iz e de sua m.ee Mª G.lz do lugar de Pardelhas, foram padrinhos Domingos Luís do Castelo e Mariana solteira fª de G.lo G.lz da Lágea e por assim fiz e assinei. Dia, mês e ano ut supra. O R.tor Pe. Domingos Marques

Foi casado duas vezes. A primeira com Ana Fernandes, natural da freguesia de São João de Ponte, filha de Jerônimo Fernandes e de Jerônima Fernandes, e a 2ª vez aos 17 de maio de 1731 com Jerônima Luís, batizada em 18 de março 1693, filha de Martinho Fernandes e de Custódia Luís, e viúva de Ventura da Silva, filho de Antônio da Silva e de Catarina Fernandes da freguesia de Silvares

São João de Brito, Guimarães. Aos 17-05-1731 se receberam em minha presença Manoel Vieira filho legítimo de Manoel Martins e de sua mulher Maria Gonçalves já defuntos do lugar de Pardelhas viúvo que ficou de Ana Fernandes filha legítima de Jerônimo Fernandes e de sua mulher Jerônima Fernandes já defuntos da freguesia de São João de Ponte do lugar de Pouve, e Jerônima Luís filha legítima de Martinho Fernandes e de sua mulher Custódia Luís já defunta lo lugar da Bouça viúva que ficou de Ventura da Silva filho legítimo de Antônio da Silva e de sua mulher Catarina Fernandes já defuntos moradores que foram no lugar de Mourilhe da freguesia de Santa Maria de Silvares era ut supra. O R.tor Francisco Marques

 

São João de Brito, Guimarães. Aos 18-03-1693 batizei a Jerônima filha de Mar.no F.rz e de sua m.er Custódia Luís da Bouça, foram padrinhos João solteiro fº de Mª M.el do souto e Mª Antunes m.er de João Mendes de vª Meam e por assim fiz e assinei dia mês e era ut supra. O R.tor Domingos Marques

 

Do primeiro matrimônio, Manoel Vieira e Ana Fernandes tiveram:

1- Jerônima, nascida em 01 de março de 1703 e batizada aos 04 do mesmo mês im 26.

São João de Brito, Guimarães. Aos 04-03-1703 batizei a Jerônima filha de Manoel Vieira e de sua mulher Ana Fernandes de Pardelhas e nasceu em o 1º dia do dito mês, foram padrinhos João Fernandes de Pouve e Jerônima Fernandes do Miogo ambos da freguesia de São João de Ponte. O R.tor Domingos Marques

2- Luísa, nascida a 27 de janeiro de 1705 e batizada em 31 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Aos 31-01-1705 batizei a Luísa filha de Manoel Vieira e de sua mulher Ana Fernandes de Pardelhas e nasceu aos 27 do mesmo, foram padrinhos Antônio Francisco da Freguesia de São João de Ponte e Jerônima Luís mulher de Domingos Gonçalves da Cam.a. O R.tor Domingos Marques

3- Torcato, nascido aos 13 de janeiro de 1707, foi batizado aos 19 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Torcato filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Ana Fernandes do lugar de Pardelhas, nasceu aos 13-01-1717 e foi batizado aos 19 do mesmo mês, padrinhos Torcato solteiro filho natural de Marta solteira do passo e Jerônima Luís mulher de Diogo Ribeiro do lugar da mata freguesia de São João de Ponte. O Vig.ro André Fran.co de Campos

4- Francisco Vieira, nascido aos 15 de fevereiro de 1711, e batizado aos 17 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Francisco filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Ana Fernandes do lugar de Pardelhas, nasceu aos 15-02-1711  e foi batizado aos 17 do mesmo mês, padrinhos Francisco do Vale do lugar da Chouças e Rosa solteira filha de Domingos Gonçalves do lugar da Lameira. O Pe. Paulo de Barros de Azevedo

          Casou-se na freguesia de Brito, aos 29 de Julho de 1743 com Catarina Luís, filha de Manoel Ferreira e de Custódia Luís do lugar da Ribeira, tronco dos Ferreira de Brito.

São João de Brito, Guimarães. Aos 29-07-1743 se receberam Francisco Vieira filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Ana Fernandes já defunta do lugar de Pardelhas e Catarina Luís filha legítima de Manoel Ferreira e de sua mulher Custódia Luís do lugar da Ribeira era ut supra. Fr.co Marques.

Francisco e Catarina tiveram dentre outros:

4-1 Bento Ferreira de Brito, nascido aos 21 de março de 1744 e batizado em 22 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Bento filho legítimo de Francisco Vieira e de sua mulher Catarina Luís do lugar da Ribeira nasceu aos 21-03-1744 e aos 22 do mesmo mês foi batizado, padrinhos Manoel solteiro filho de Jerônimo Ribeiro do lugar de Tras Carreira e Maria solteira irmã do mesmo. O Reitor Francisco Marques

4-2 Manoel, nascido aos 15 de agosto de 1746 e batizado em 17 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Manoel filho legítimo de Francisco Vieira e de sua mulher Catarina Luís do lugar da Ribeira, avós paternos Manoel Vieira e Ana Fernandes, avós maternos Manoel Ferreira e Custódia Luís nasceu aos 15-08-1746 e aos 17 do mesmo mês foi batizado, padrinhos Manoel Cardoso da Silva e sua irmã Joana filhos der Manoel Rodrigues do lugar do loureiro desta freguesia. O Reitor Francisco Marques

4-3 José Ferreira de Brito, nascido aos 10 de janeiro de 1749 e batizado no mesmo dia.

São João de Brito, Guimarães. José filho legítimo de Francisco Vieira e de sua mulher Catarina Luís do lugar da Ribeira, avós paternos Manoel Vieira e Ana Fernandes, avós maternos Manoel Ferreira e Custódia Luís nasceu aos 10-01-1749 e no mesmo dia foi batizado, padrinhos José Pereira do lugar de Ribadave e Maria solteira filha dos ditos avós maternos. O Reitor Francisco Marques

4-4 Maria, nascida aos 05 de dezembro 1750 e batizada aos 06 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Maria filha legítima de Francisco Vieira e de sua mulher Catarina Luís do lugar da Ribeira, avós paternos Manoel Vieira e Ana Fernandes, avós maternos Manoel Ferreira e Custódia Luís nasceu aos 05-12-1750  e aos 06 do dito mês foi batizada, padrinhos o dito avô paterno e Jerônima solteira filha de Margarida Martins do lugar de Pardelhas. O Reitor Francisco Marques

4-5 Domingas, nascida aos 26 de novembro de 1752 e batizada aos 28 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Domingas filha legítima de Francisco Vieira e de sua mulher Catarina Luís do lugar da Ribeira, avós paternos Manoel Vieira e Ana Fernandes, avós maternos Manoel Ferreira e Custódia Luís nasceu aos 26-11-1752 e aos 28 do dito mês foi batizada, padrinhos Manoel solteiro e Quitéria solteira ambos filhos dito avô paterno. O Reitor Francisco Marques

4-6 Manoel Vieira, nascido em 05 de janeiro de 1755, e batizado aos 07 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Manoel filho legítimo de Francisco Vieira e de sua mulher Catarina Luís do lugar da Ribeira, avós paternos Manoel Vieira e Ana Fernandes, avós maternos Manoel Ferreira e Custódia Luís nasceu aos 05-01-1755 e aos 07 do dito mês foi batizado, padrinhos Manoel Fernandes do lugar de Pardelhas e Catarina solteira filha de Antônio Francisco do lugar da granja. O Reitor Francisco Marques

          Casou-se na freguesia de Fermentões aos 19 de dezembro de 1776 com Custódia Maria, filha de Domingos de Freitas e de Luísa Maria. “Estes tiveram filhos batizados a partir de 1777 em Brito, mas nenhum de nome Custódio”.

Fermentões, Guimarães. Aos 19-12-1776 em minha presença celebrou o casamento de Manoel Vieira filho legítimo de Francisco Vieira e de Catarina Luís da freguesia de São João de Brito com Custódia Maria filha legítima de Domingos de Freitas e Luísa Maria do lugar do esquerdo desta e para constar fiz este termo que assino era ut supra. O Vig.ro Francisco Xavier

4-6-1 Domingos, nascido em 14 se novembro de 1777 e batizado aos 17 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Domingos filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Maria do lugar de Pardelhas desta freguesia, avós paternos Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís ambos desta freguesia e maternos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália e Luísa Maria da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 14-11-1777 e aos 17 do dito mês e ano foi batizado, padrinhos Domingos Vieira da Silva e Domingas solteira filha de Francisco Vieira, todos desta freguesia. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues

4-6-2 Jacinto Ferreira de Brito, nascido aos 07 de abril de 1779 e batizado aos 08 do dito mês. Emigrou para o Brasil.

São João de Brito, Guimarães. Jacinto filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Maria do lugar de Pardelhas desta freguesia, avós paternos Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís ambos desta freguesia e maternos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália e Luísa Maria da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 07-04-1779 e aos 08 do dito mês e ano foi batizado, padrinhos Jacinto solteiro filho de Domingos de Freitas da freguesia de Creixomil e Catarina Luís mulher de Francisco Vieira. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues

         Casou com Escolastica Cassiana Pereira, filha de Domingos José Pereira do Amaral e Escolástica Teodora de Jesus. Geração na familia “Diogo Garcia”.

4-6-3 Maria, nascida aos 02 de maio de 1780 e batizada aos 03 do mesmo mês

São João de Brito, Guimarães. Maria filha legítima de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Maria do lugar de Pardelhas desta freguesia, avós paternos Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís ambos desta freguesia e maternos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália e Luísa Maria da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 02-05-1780 e aos 03 do dito mês e ano foi batizada, padrinhos Domingos de Freitas e Luísa Maria ambos da freguesia de Creixomil. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues

4-6-4 Antônio, nascido aos 16 de abril de 1783 e batizado aos 21 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Antônio filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Maria do lugar de Pardelhas desta freguesia, avós paternos Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís ambos desta freguesia e maternos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália e Luísa Maria da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 16-04-1783 e aos 21 do dito mês e ano foi batizado, padrinhos Domingos de Freitas e sua mulher Luísa da freguesia de Creixomil. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues

4-6-5 Josefa da Estrela, nascida aos 21 de julho de 1785 e batizada aos 24 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Josefa da Estrela filha legítima de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Maria do lugar de Pardelhas desta freguesia, avós paternos Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís do lugar da Ribeira desta freguesia e maternos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália e Luísa Maria da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 21-07-1785 e aos 24 do dito mês e ano foi batizada, padrinhos Jerônimo Ferreira da Ribeira e Luísa Maria de São Miguel de Creixomil. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues

4-6-6 Helena, nascida aos 06 de fevereiro de 1787 e batizada em 08 do dito mês.

São João de Brito, Guimarães. Helena filha legítima de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Maria do lugar de Pardelhas desta freguesia, avós paternos Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís ambos desta freguesia e maternos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália e Luísa Maria da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 06-02-1787 e aos 08 do dito mês e ano foi batizada, padrinhos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália e Helena solteira filha de Antônio José do Acento. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues

4-6-7 Manoel, nascido aos 25 de março de 1788 e batizado aos 27 do dito mês

São João de Brito, Guimarães. Manoel filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Maria do lugar de Pardelhas desta freguesia, avós paternos Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís ambos desta freguesia e maternos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália e Luísa Maria da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 25-03-1788 e aos 27 do dito mês e ano foi batizada, padrinhos Manoel Vieira e sua filha Maria solteira do lugar da Ribeira ambos desta freguesia. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues

4-6-8 Teresa Maria, nascida aos 17 de outubro de 1790 e batizada aos 21 do mesmo mês

São João de Brito, Guimarães. Teresa Maria filha legítima de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Maria do lugar de Pardelhas desta freguesia, avós paternos Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís ambos desta freguesia e maternos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália e Luísa Maria da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 17-10-1790 e aos 21 do dito mês e ano foi batizada, padrinhos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália e Maria Teresa mulher de Antônio Vieira de São Tomé de Travassos. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues

4-6-9 Ana, nascida aos 03 de outubro de 1792 e batizada aos 08 dias do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Ana filha legítima de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Maria do lugar de Pardelhas desta freguesia, avós paternos Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís ambos desta freguesia e maternos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália e Luísa Maria da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 03-10-1792 e aos 08 do dito mês e ano foi batizada, foram o Reverendo Manoel Mendes Rodrigues Cardoso e sua irmã Josefa Maria ambos do lugar de vila mean desta freguesia. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues

4-6-10 Joana, nascida aos 15 de junho de 1794 e batizada aos 18 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Joana filha legítima de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Maria do lugar de Pardelhas desta freguesia, avós paternos Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís ambos desta freguesia e maternos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália e Luísa Maria da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 15-06-1794 e aos 18 do dito mês e ano foi batizada, padrinhos Jacinto de Freitas e sua mulher Joana Luís da freguesia de São Miguel de Creixomil. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues

4-6-11 José, nascido a 28 de janeiro de 1796 e batizado a 31 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. José filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Maria do lugar de Pardelhas desta freguesia, avós paternos Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís naturais desta freguesia e maternos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália de Fermentões e Luísa Maria natural da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 28-01-1796 e aos 31 do dito mês e ano foi batizada, padrinhos José Luís e Francisca Gonçalves do lugar de cavanelas desta freguesia. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues

4-6-12 Francisco, nascido aos 16 de novembro de 1798 e batizado aos 18 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Francisco filho legítimo de Manoel Vieira e de Custódia Maria ambos naturais desta freguesia de Brito, neto paterno Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís naturais desta freguesia e materno de Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália de Fermentões e Luísa Maria natural da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 16-11-1798 e aos 18 do dito mês e ano foi batizada, padrinhos Antônio José de Souza e sua mulher Maria Dias do lugar do outeiro desta freguesia. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues Cardoso.

4-6-13 Joaquina Rosa, nascida aos 15 de junho de 1800 e batizada aos 18 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Joaquina Rosa filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Maria do lugar de Pardelhas desta freguesia, avós paternos Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís naturais desta freguesia e maternos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália de Fermentões e Luísa Maria natural da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 15-06-1800 e aos 18 do dito mês e ano foi batizada, padrinhos Jacinto de Freitas e sua mulher Joaquina Rosa da freguesia de Santa Eulália de Fermentões. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues Cardoso

4-6-14 Rosa, nascida aos 21 de junho 1802 e batizada aos 25 dias do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Rosa filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Maria do lugar de Pardelhas desta freguesia, avós paternos Francisco Vieira e sua mulher Catarina Luís naturais desta freguesia e maternos Domingos de Freitas da freguesia de Santa Eulália de Fermentões e Luísa Maria natural da Freguesia de São Miguel de Creixomil, nasceu aos 21-06-1802 e aos 25 do dito mês e ano foi batizada, padrinhos Antônio e Maria Luísa do lugar de Pardelhas filhos de Manoel Vieira. O Reitor Manoel Mendes Rodrigues Cardoso.

 

4-7 Domingos, nascido aos 19 de dezembro de 1756 e batizado aos 21 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Domingos filho legítimo de Francisco Vieira e de sua mulher Catarina Luís do lugar da Ribeira, avós paternos Manoel Vieira e Ana Fernandes, avós maternos Manoel Ferreira e Custódia Luís nasceu aos 19-12-1756 e aos 21 do dito mês foi batizado, padrinhos Gabriel Dinis do lugar da casaerma, e Maria da Silva mulher do Capitão Antônio da Silva da carreira. O Reitor Francisco Marques

4-8 Antônio, nascido aos 08 de março de 1759 e batizado aos 11 do mesmo mês

São João de Brito, Guimarães. Antônio filho legítimo de Francisco Vieira e de sua mulher Catarina Luís do lugar da Ribeira, avós paternos Manoel Vieira e Ana Fernandes, avós maternos Manoel Ferreira e Custódia Luís nasceu aos 08-03-1759 e aos 11 do dito mês foi batizado, padrinhos Antônio do Vale e sua mulher Francisca da Silva. O Reitor Domingos Marques Silva

4-9 Paulo, nascido aos 22 de outubro de 1764 e batizado aos 25 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Paulo filho legítimo de Francisco Vieira e de sua mulher Catarina Luís do lugar da Ribeira, avós paternos Manoel Vieira e Ana Fernandes, avós maternos Manoel Ferreira e Custódia Luís nasceu aos 22-10-1764 e aos 25 do dito mês foi batizado, padrinhos Paulo Luís do aliveiro da Vila de Guimarães e Ana Dias do lugar das Chouças. O Cura Manoel Mendes Rodrigues.

 

5- Maria, nascida aos 27 de março de 1714, foi batizada aos 29 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Mari filha legítima de Manoel Vieira e de sua mulher Ana Fernandes do lugar de Pardelhas, nasceu aos 27-03-1714 e foi batizada aos 29 do mesmo mês, padrinhos Jerônimo Ribeiro solteiro da freguesia de São João de Ponte do lugar da Pouve, Jerônima da Silva mulher de Francisco do Vale do lugar das Chouças que é desta freguesia. Gaspar Cerv.ra

 

6- João, nascido aos 09 de outubro de 1717, foi batizado aos 14 do mesmo mês

São João de Brito, Guimarães. João filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Ana Fernandes do lugar de Pardelhas, nasceu aos 09-10-1717 e foi batizado aos 14 do mesmo mês, padrinhos o Doutor João de Gouveia da Silva da vila de Guimarães, e Antônia solteira filha legítimo de Domingas Vieira viúva do lugar da Ribeira. O Pe José de Gouveia Vaz

 

Do 2º matrimônio, Manoel Vieira e Jerônima Luís tiveram:

7- Manoel Vieira, natural da freguesia de Brito onde nasceu aos 14 de janeiro de 1732 e foi batizado aos 17 do mesmo mês

São João de Brito, Guimarães. Manoel filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Jerônima Luís do lugar da Bouça desta freguesia nasceu aos 14-01-1732 e foi batizado de minha licença pelo Padre Manoel Lopes Ribeiro do lugar dos Patos aos 17 do dito mês foram padrinhos Manoel Solteiro do lugar do Ribeiro e Esperança solteira filha de Jerônima Luís viúva do lugar da Carvalheira. O R.tor Francisco Marques.

          Casou-se na freguesia de São Clemente de Sande em 01º de maio de 1757 com Custódia Francisca, citada como Custódia Maria no registro de casamento de seu filho Custódio José Vieira, nascida nessa mesma freguesia aos 14 de janeiro de 1733, e batizada aos 18 do mesmo mês, filha de Manoel Rodrigues de Barros e de Maria Duarte.

São Clemente de Sande, Guimarães. Ao 01-05-1757 se receberam Manoel Vieira filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Jerônima Luís do lugar da Carvalheira freguesia de São João de Brito com Custódia Francisca filha legítima de Manoel Rodrigues e de sua mulher Maria Duarte do lugar do Pinheiro desta freguesia e para constar fiz este termo era ut supra. Jerônimo da Silva Oliv.ra

 

São Clemente de Sande, Guimarães. Custódia filha legítima de Manoel Rodrigues Barros e sua mulher Duarte do lugar do Pinheiro nasceu em 14-01-1733 e por mim o Pe. Gabriel Antunes da Rocha foi batizada em 18 do dito mês padrinhos por procuração de Francisco Vieira solteiro filho de Francisco Vieira do lugar da erdeira Pedro Duarte do mesmo lugar da erdeira e madrinha Custódia solteira irmã da mãe da batizada da freguesia de Santa Cristina de Longos do que fiz este termo que assinei era ut supra. O Vigário o Padre Gabriel Antunes da Rocha.

          Manoel e Custódia falecerem em São Clemente de Sande, ele aos 24 de janeiro de 1812 e ela aos 02 de março de 1814.

São Clemente de Sande, Guimarães. A 24-01-1812 faleceu de vida presente com todos os sacramentos Manoel Vieira do lugar do Pinheiro desta freguesia, deixou bens a seu filho Manoel José Vieira e para constar fiz este assento era ut supra. O Vig.ro Antônio José Barbª

 

São Clemente de Sande, Guimarães. Aos 02-03-1814 faleceu de vida presente com todos os sacramentos Custódia Francisca do lugar do Pinheiro desta freguesia, fez partitura devendo bens a seu filho Manoel Vieira e para constar fiz este assento era ut supra. O Vig.ro Antônio José Barbª.

 

Manoel Vieira e Custódia Francisca tiveram dentre outros:

7-1 Teresa, nascida na freguesia de Brito aos 20 de fevereiro de 1758 e batizada aos 23 do mesmo mês.

São João de Brito, Guimarães. Teresa filha legítima de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Francisca do lugar da Carvalheira, avós paternos Manoel Vieira e Jerônima Luís, avós maternos Manoel Rodrigues e Maria Duarte nasceu aos 20-02-1758 e aos 23 do dito mês foi batizada, padrinhos o sobredito Manoel Vieira avô e Teresa solteira do lugar do Pinheiro da freguesia de São Clemente de Sande filha do sobredito Manoel Rodrigues. O Reitor Domingos Marques Silva

7-2 Manoel, natural da freguesia de São Clemente de Sande, onde nasceu aos 08 e outubro de 1760 e foi batizado no mesmo dia.

São Clemente de Sande, Guimarães. Manoel filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Francisca do lugar de Pinheiro desta freguesia, nasceu aos 08-10-1760 e foi batizado no mesmo dia, foram padrinhos Nicolau Fernandes e Teresa solteira ambas do lugar de Pinheiro desta freguesia. O Vig.ro José Marques Coutinho

7-3 Manoel José Vieira nasceu aos 21 de janeiro de 1762 e foi batizado aos 24 do mesmo mês. Herdeiro de seus pais,

São Clemente de Sande, Guimarães. Manoel José filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Francisca do lugar de Pinheiro desta freguesia, nasceu aos 21-01-1762 e foi batizado aos 24 do dito mês e ano, foram padrinhos Sebastião Machado da freguesia de São João de Brito e madrinha Maria solteira do lugar do Pinheiro. O Vig.ro José Marques Coutinho

7-4 Maria nasceu em 14 de janeiro de 1764 e foi batizada aos 18 dias do mesmo mês.

São Clemente de Sande, Guimarães. Maria filha legítima de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Francisca do lugar de Pinheiro desta freguesia, nasceu o 14-01-1764 e foi batizado aos 18 do dito mês, foram padrinhos Domingos Francisco do lugar de Cavanelas da freguesia de São João de Brito e madrinha Maria solteira do lugar do Pinheiro. O Vig.ro José Marques Coutinho

7-5 Luísa, nasceu em 1º de junho de 1766 e foi batizada aos 03 do mesmo mês.

São Clemente de Sande, Guimarães. Luísa filha legítima de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Francisca do lugar de Pinheiro desta freguesia, nasceu o 01-06-1766 e foi batizado aos 03 do mesmo mês, foram padrinhos Manoel Fernandes e madrinha Luísa Álvares ambos da freguesia de São João de Brito. O Vig.ro José Marques Coutinho

7-6 Custódia Maria, nascida aos 12 de janeiro de 1769, e batizada aos 15 do mesmo mês.

São Clemente de Sande, Guimarães. Custódia Maria filha legítima de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Francisca do lugar de Pinheiro desta freguesia, nasceu aos 12-01-1769 e foi batizado aos 15 do dito mês, neto pela paterna de Manoel Vieira e de Jerônima Luís naturais da freguesia de São João de Brito e pela materna de Manoel Rodrigues e de Maria Duarte desta mesma freguesia, foram padrinhos Mateus Marques e madrinha Custódia Mendes da freguesia de São João de Brito. O Vig.ro José Marques Coutinho.

 

7-7 Custódio José Vieira, foi natural da freguesia de São Clemente de Sande onde nasceu aos 28 de novembro de 1770 e foi batizado aos 30 dias do mesmo mês. No Brasil foi casado com Margarida da Cunha de Carvalho e com Ana Maria de Souza - família Bernarda Dutra da Silveira”

São Clemente de Sande, Guimarães. Custódio José filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Francisca do lugar do Pinheiro desta freguesia nasceu aos 28-11-1770 e foi batizado aos 30 do dito mês neto pela materna de Manoel Rodrigues e de Maria Duarte do lugar do Pinheiro pela paterna de Manoel Vieira e de Jerônima Luís naturais da freguesia de São João de Brito foram padrinhos Nicolau Fernandes e madrinha Maria Solteira ambos do lugar do Pinheiro era ut supra. O Vig.ro José Marques Coutinho

7-8 Francisco, nascido aos 30 de julho de 1773, e batizado aos 03 de agosto.

São Clemente de Sande, Guimarães. Francisco filho legítimo de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia Francisca do lugar de Pinheiro desta freguesia, neto pela paterna de Manoel Vieira e de Jerônima Luís naturais da freguesia de São João de Brito e pela materna de Manoel Rodrigues do lugar do Pinheiro e de Maria Duarte natural da freguesia de Santa Cristina de Longos, nasceu aos 30-07-1773 e foi batizado aos 03 dias do mês de agosto, foram padrinhos Manoel solteiro da freguesia de São João de Brito e madrinha Maria solteira do lugar de entre as latas da freguesia de São Paio de Figueiredo. O Vig.ro José Marques Coutinho.

 

8- Quitéria, nascida em 17 de setembro de 1734 e batizada aos 21 do mesmo mês. Madrinha, juntamente com o irmão Manoel, da sobrinha Domingas 4-5, filha de Francisco.

São João de Brito, Guimarães. Quitéria filha legítima de Manoel Vieira e de sua mulher Custódia* Luís do lugar da Bouça desta freguesia nasceu aos 17-07-1734 e foi batizada por mim Francisco Marques aos 21 do dito mês foram padrinhos Ricardo Pinto do lugar de Beza da freguesia de Vila Nova de Sande e sua filha Quitéria. O R.tor Francisco Marques.

Obs: * provavel engano do escrevente.

 

 

Obs.: Como o exposto, Custódio José Vieira era filho de Manoel Viera e de Custódia Francisca e pelos registros de casamento e de batizados de seus netos, sempre foi tido como natural e batizado na freguesia de São Clemente de Sande. Na verdade era primo do Manoel Vieira, casado em 1776 em Fermentões com Custódia Maria, estes tiveram filhos batizados a partir de 1777 em Brito, mas nenhum de nome Custódio, portanto pela cronologia também Custódio José Vieira não poderia ser filho deles, já que casa no Brasil em 1795 com Margarida da Cunha. Se fosse realmente filho deles, teria nascido no mínimo em 1781, já que Manoel e Custódia casados em Fermentões, tiveram filhos em 1777, 1778 e 1780, e Custódio José já estaria casando no Brasil com 14 anos, com uma mulher 14 anos mais velha, o que é difícil.