PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

VICENTE FERREIRA DA SILVA e ANA MARIA DE ARAÚJO

(atualizado em 16-julho-2014)

 

Regina Junqueira

 

 

Capitão Vicente Ferreira da Silva, filho do Capitão João Gomes da Silva e D. Francisca Maria da Encarnação, casou com Ana Maria de Araújo, filha do Capitão Manoel Fernandes de Araujo e D. Josefa Maria de Azevedo.

 

Tiveram ao menos os filhos, sobre os quais encontramos referências em documentos:

Domingos Jose de Araújo e Silva     § 1º

José Isidoro da Silva                       § 2º

Vicente José da Silva                     § 3º

Joaquim Manoel da Silva                 § 4º

Francisco José da Silva                  § 5º

Lourenço Antonio da Silva               § 6º

Luiz Manoel da Silva                       § 7º

Maria Silvéria de Jesus                   § 8º

Izabel Antonia de Araújo Silva         § 9º

Ana Izabel de Araújo e Silva            § 10º

 

 

 

§ 1º Domingos José de Araújo e Silva

(atualizado em 28-junho-2013)

 

Domingos José de Araújo e Silva foi casado com Ana Domingas (ou Maria como na dispensa do neto José, filho de Maria Justina) dos Reis, irmã de Luiza (tambem citada como Luzia) Rita de Jesus, filhas de Manoel Fernandes dos Reis e Rita Maria de Jesus, família “Lemos Oliveira Godoy Cap. 2º”.

Foram moradores na sua Fazenda Barreiros, onde Domingos foi sócio do irmão Luiz, na Aplicação da Piedade do Rio Grande, Freguesia de São Miguel do Cajuru. No censo de Piedade do Rio Grande (1831) Domingos já estava viúvo:

censo Piedade do Rio Grande 1831, 1º Quarteirão: 25

Domingos Jose Ar.o, Branco, 68, viuvo, lavrador

Ana Rita, Branco, 30, solteiro

6 cativos

 

Domingos faleceu aos 17-05-1839 e teve seu inventário aberto aos 01-09-1849. Segundo seu inventário (neste site), Domingos e Ana tiveram:

1- Vicente Ferreira de Araújo e Silva, falecido sem filhos legítimos, mas teve uma filha natural habilitada no inventário do avô:

1-1 Ana Joaquina da Conceição, casada com Manoel José de Resende, no Termo de Tamanduá

 

2 Francisca Felisbina da Silva, foi a segunda mulher de Gonçalo Alves Pedrosa, falecido em abril de 1824 (inventário neste site), filho de Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção Franca; família “Os Alves Pedrosa”.

          Francisca Felisbina segunda vez casou com Joaquim Antonio da Silva. Em 1849 eram moradores no curato do Turvo.

Teve do primeiro marido:

2-1 Domingos, nascido por 1819

2-2 Floriano com 8 meses em 1818

 

Francisca e Joaquim tiveram, pelo menos:

2-3 Ana Francisca da Silva, com 19 anos em 09-09-1848, casou com Domiciano José de Mattos, filho de Francisco Joaquim de Mattos e Maria Clara da Silva, família “Manoel Francisco Braga”.

Andrelandia, MG aos 09-09-1848 Igreja do Rosario Domiciano Jose de Mattos e Ana Francisca da Silva. Ele, branco de 21 anos, f.l. Francisco Joaquim de Mattos e Maria Clara da Silva. Ela, branca de 19 anos, f.l. Joaquim Antonio, ja falecido e Francisca Felisbina. Test.: Antonio Jacinto Nogueira e Francisco Coelho Moreira

3- Maria Justina da Silva, casada com Manoel de Souza Aguiar, pais de, pelo menos:

3-1 Vicente de Souza, batizado em 25-07-1824. Procurador paterno em 1849.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 25-07-1824 Vicente, f.l. Manoel de Souza Aguiar e Maria Justina, padr.: Vicente Ferreira e Rita, solteiros e filhos de Domingos Jose de Araújo.

3-2 filha, casada com Antonio Balbino da Silva, também procurador do sogro em 1849.

3-3 José de Souza Aguiar, com 30 anos em 1853, requereu dispensa do impedimento de consanguinidade para se casar com Sabina Rita de Jesus, com 15 anos, filha de Manoel Gonçalves Pereira e Rita Cândida de Jesus (família Bento Ribeiro Salgado § 8), neta paterna de Feliciano Gonçalves de Oliveira e Luiza Rita de Jesus, familia “Lemos-Oliveira- Godoi” Cap 2º.

(Moacyr Villela) Processo Matrimonial AEAM - numero 113.431 - 1853

Orador - José de Souza Aguiar natural da freguesia do Cajuru, 19 anos filho de Manoel de Souza Aguiar e de Maria Justina Araújo, vive com os pais

Oradora - Sabina Rita de Jesus , 15 anos, filha de Manoel Gonçalves Pereira e Rita Cândida de Jesus , vive com os pais

Testemunha - Francisco Leopoldino Oliveira Flores, branco, solteiro, 37 anos, natural do Turvo, vive de seu negocio, diz que Luzia Rita de Jesus era irmã de Ana Maria, desta procedeu Maria Justina de Araújo mãe do orador e daquela Manoel Gonçalves Pereira pai da oradora.

 

4- José Ferreira da Silva, casado, morador no Distrito de São Francisco de Paula, Município de Tamanduá

 

5- Francisco Paulino da Silva, demente, curatelado por sua mulher Felicidade Maria de Resende, moradores no Distrito de São Francisco de Paula, Município do Tamanduá

 

6- Ana Rita de Araújo, casada com José Francisco Pereira.

 

7- Rita Maria do Nascimento (ou de Jesus), falecida, casada que foi com Francisco Theodoro dos Reis, morador em Piedade do Rio Grande, onde por 1831 moravam ambos no fogo 16, ele com 26 anos, ela com 25, na companhia de três cativos. Rita Maria deixou:

7-1 Ana Inácia, casada com Vicente Ferreira de Souza.

7-2 Firmino Theodoro dos Reis, nascido por 1834

7-3 Domingos Fernandes dos Reis, por 1836

7-4 Francisco Theodoro dos Reis, por 1840

 

 

§ 2º José Isidoro da Silva

(atualizado em 16-julho-2014)

 

José Isidoro da Silva casou, aos 05-07-1792, com Laureana Angélica de Toledo Villas Boas, filha de João Jerônimo Villas Boas e Maria Joaquina de Toledo. Ambos foram inventariados em 1828 (inventário disponibilizado no site de Luís Antonio Villas Boas).

Pesq. Luis Antonio Villas Boas, Jan 2003

Livro No. 1 de casamentos de Lavras onde à folha 32V consta : "Aos cinco dias do mes de julho do ano de mil setecentos e noventa e dous na Parochia de Santa Ana de Lavras do Funil, digo, na Ermida de Nossa Senhora Salermo (?), na fazenda da Jaguara (Taquara ?) precedido de ......... livres de impedimentos ....... o Reverendo Jeronimo Pereira de Carvalho .... sacramento do matrimonio de JOSÉ IZIDORO DA SILVA filho legítimo do Capitão VICENTE FERREIRA DA SILVA e de Dona ANNA CLARA DE ARAÚJO natural e batizado na Argueria (?) (ilegível) e LAUREANA ANGELICA DE TOLLEDO VILLAS BOAS filha legitima de JOÃO JERONIMO VILLAS BOAS e de MARIA JOAQUINA DE TOLLEDO, natural e batizada na Capella de Nossa Senhora da Conceição do Rio Grande, freguesia das Lavras do Funil ....."

 

B7: Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 05-07-1782 (a margem: Jose Izidoro da S.ª e L.ca Angelica Villasboas) nesta paroquial S. Ana Lavras do Funil, digo, na Ermida de Nossa Senhora do Carmo e sua filial, na Fazenda do Jaguara. Jose Izidoro da Silva, f.l. Capitão Vicente Ferreyra da Silva e Donna Anna Maria de Araujo, n/b na freguesia de N. Sra. da Conceição do Rio das Pedras; = cc. Laurença(sic) Angelica de Tolledo Villas Boas, f.l. Joam Jeronimo Villasboas e Maria Joaquina de Tolledo, n/b Capela N.S. da Conceição do Rio Grande, freg. Lavras do Funil.

 

José e Laureana foram inventariados em 1828 (inventário disponibilizado no site de Luís Antonio Villas Boas).

Entre seus filhos:

1- Flavio Antonio da Conceição (ou da Silva) casou aos 08-01-1809 com Marianna Clara (ou Maria) do Nascimento, filha de Antonio Pereira de Carvalho e Jacinta Bernarda da Veiga sua segunda mulher; família “Diogo Garcia”.

Sta Ana das Lavras do Funil, aos 08-01-1809 nesta matriz, Flavio An.to da Con.çam. f.l. do Alf. Jose Izidoro da S.ª e Lauriana Angelica Villas Boas; = cc. D. Mnn.ª Clara do Nascimento, f.l. do Cap. Antonio Per.ª de Carv.º e D. Jacintha Bern.da da Veiga. Nts. desta

          Comparecem no censo de 1831 de Cana Verde, Flavio com 39 anos, Mariana com 34 e a filha Maria.

Censo Cana Verde, Tiradentes 1831 quarteirão 9, fogo 15

FLAVIO ANTONIO DA SILVA, chefe do fogo, masculino, branca, 39, casado, agricultor

MARIANA MARIA DO NASCIMENTO, cônjuge, feminino, branca, 34, casado, costureira

MARIA, filho, feminino, branca, 16, solteiro

58 escravos

Mariana testou em 14-09-1844. Declarou filha única de seu casal. Seu testamento foi registrado no livro de óbitos de Santo Antonio do Amparo:

Santo Antonio do Amparo, MG Igreja Santo Antonio óbitos - Test. de D. Mariana Clara do Nascimento (...) f.l. de Antonio Pereira de Carvalho e Jacintha Bernarda da Veiga, ambos ja falecidos, nat/bat na freguesia de Santa Ana de Lavras. Sou cc em primeiras nupcias com Flavio Antonio da Silva de cujo matrimonio tenho uma filha. Testamenteiros em 1º a meu marido acima referido Flavio Antonio da Silva, em 2º Francisco Jose da Silva, em 3º Flavio Antonio de Moraes.

Encomenda missas e legados pios. Legados: p/minha comadre e afilhada Luciana Maria de Jesus, cc Quintiliano Ribeiro de Queiroz, 250.000 rs - a meu afilhado Joaquim, f. de João Ignacio Dias, uma creoulinha - o restante de minha terça deixo a meus netos e afilhados Manoel e Francisco, filhos de minha filha Maria Silveria do Nascimento cc Francisco Jose de Carvalho. São João Nepomuceno 14 de setembro de 1844. Segue-se a aprovação.

Nada mais contem. Amparo 10 de Novembro de 1845.

1-1 Maria, com 16 anos em 1831. Maria Silvéria do Nascimento casou com Francisco José de Carvalho. Pais de, pelo menos, afilhados e herdeiros da terça da avó materna:

1-1-1 Manoel.

1-1-2 Francisco.

 

2- Silvéria Villas Boas casou aos 04-03-1810 com Manoel Thomas Garcia, filho de Matheus Luiz Garcia e Francisca Maria de Jesus, família “Os Barbosa Lima” I-Cap. 4º

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 04-03-1810 Cap. S. João Nepomuceno, Manoel Thomas Garcia, f.l. de Matheus Luis Garcia e D. Francisca Maria de Jesus; = cc. D. Silveria Vilas Boas, f.l. do Alf. Jose Izidoro da Silva e D. Laureanna Angelica Villas Boas, n/b nesta.

 

3- Manoel Joaquim da Silva Villas Boas, batizado em 15-08-1785. Aos 08-01-1806 casou com Maria Joaquina de Jesus, filha de Joaquim Rodrigues Neves e Ana Alves (ou Ribeira) de Araújo. Família “Vieira da Maia”, neste site.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 15-08-1785 Manoel, f.l. Jose Izidoro da Silva e Laureana Angelica de Tolledo Villas Boas, padr.: Alf. Jose Joaquim Vilela e D. Maria Joaquina de Tolledo.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 08-01-1806 matriz, Manoel Joaquim da Silva Villas Boas, f.l. do Alferes Jose Izidoro da Silva e Laureana Angelica de Toledo, n/b na freguesia de Lavras do Funil; = cc. Maria Joaquina de Jesus, f.l. Joaquim Rodrigues Neves e Ana Alvares de Araujo, n/b nesta freguesia.

 

4- José Bernardes da Silva casado com Vitoriana Maria de Jesus. Em 1831 eram moradores em São João Nepomuceno de Lavras, José com 46 anos declarados e Vitoriana com 48:

Censo 1831 São João Nepomuceno de Lavras, fogo 162

JOSE BERNARDES DA SILVA, chefe do fogo, branco, 46, casado

VICTORIANNA MARIA, cônjuge, branco, 48, casado

MARIANNA BERNARDA, dependente, branco, 24, casado

MECIA, dependente, branco, 14, solteiro

MARIA, dependente, branco, 7,

JOAQUIM, dependente, branco, 15, solteiro

MIZAEL, dependente, branco, 11,

JOSE, dependente, branco, 22,

RITA, dependente, branco, 5,

23 escravos

 

Entre seus filhos:

4-1 Mariana Bernardina da Silva com 24 anos em 1831. Aos 10-02-1823 casou com Manoel da Costa Souto, filho do Alferes Manoel da Costa Souto e Rita Ignacia de Araújo. Geração na família “Manoel da Costa Souto”.

B7: Cas. SJDRei, aos 10-02-1823 matriz Manoel da Costa Souto, f.l. Alf. Manoel da Costa Souto e D. Rita Ignacia de Araujo, n/b nesta; = cc; D. Mariana Bernardina da Silva, f.l. Jose Bernardes da Silva e D. Victoriana Maria de Jesus, n/b na freg. das Lavras.

 

 

§ 3º Vicente José da Silva

 

Vicente nasceu na Freguesia da Sé da Cidade de Marianna. Aos 20-06-1778 casou na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes pequeno com Joaquina Lopes de Siqueira, filha do Capitão João Lopes de Siqueira e Ana Maria da Fonseca Coutinho. Geração na família “Lopes de Siqueira” Cap. 14º.

Paróquias de São João Del Rei – Santo Antonio das Mortes Pequeno

Aos 20-06-1778, na presença das testemunhas Gonçalo Ferreira de Freytas e João da Silva Caldas, se receberam por palavras de presente Vicente José da Silva, natural e batizado na Freguesia da Sé da Cidade de Marianna, filho legítimo do Capitão Vicente Ferreira das Silva e de Donna Anna Maria de Araújo e Donna Joaquina Lopes de Siqueira, natural e batizada nesta, filha legitima do capitão de cavalos João Lopes de Siqueira e de Donna Anna da Fonseca Coitinha.

 

 

§ 4º Joaquim Manoel da Silva

 

Joaquim, batizado em 14-04-1753. Joaquim Manoel da Silva é citado no inventário do irmão Vicente.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 14-04-1753 Joaquim, f.l. Cap. Vicente Ferreira da Silva e Ana Maria de Araujo, padr.: Marçal, casado por pp ap Revdo Pe. Manoel Costa Faro, e Maria Gurgel do Amaral, solteira

 

 

§ 5º Francisco José da Silva

 

Francisco José casou aos 02-03-1782 na Matriz de N Sra do Pilar com Margarida Joaquina de Oliveira, filha de Salvador de Freitas de Oliveira e Maria Joaquina Lopes de Siqueira (família “Lopes de Siqueira” Cap. 7º).

Matriz de Nossa do Pilar casamentos - Aos 02-03-1782, Francisco José da Silva, filho legitimo do Capitão Vicente Ferreira da Silva e de sua mulher D. Ana Maria de Araújo = D. Margarida Joaquina de Oliveira, filha legitima de Salvador de Freytas de Oliveira e D. Maria Lopes de Siqueira. Ambos nts/bts nesta. Test: José de Souza Gonçalves e Capitão Leandro Barbosa da Silveira

Pais de, pelo menos:

1- Francisca Maria da Encarnação, batizada em 24-02-1783. Aos 16-02-1803 casou com José Pedro Villas Boas.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 24-02-1783 Francisca, f.l. Francisco Jose da Silva e Margaria Joaquina de Oliveira, padr.: Salvador de Freitas Oliveira e s/m Maria Lopes de Siqueira,

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, ermida S. Gonçalo da Paciencia da aplicação de Santo Antonio aos 16-02-1803, Jose Pedro Villas Boas, f.l. João Abreu Villas Boas e Josefa Maria de Jesus = cc Francisca Maria da Encarnação, desta freg., f.l. Alf. Francisco Jose da Silva e Margarida Joaquina de Oliveira. Test.: Manoel Inacio Xavier de Andrade e Jose Ribeiro do Valle.

          José Pedro, batizado em 20-02-1780 era filho de João de Abreu Villas Boas, natural de S. Lourenço da Mata Arc. Braga e Josefa Maria de Jesus (ou do Carmo), batizada na capela S. Miguel do Cajuru filial de S. João del Rei em 25-09-1747, casados na mesma aos 02-05-1763, neto paterno de Antonio de Abreu e Teresa da Costa, neto materno de Maria Teresa de Jesus, natural de N. Sra das Angustias Bispado de Angra e seu segundo marido Bento Rabelo de Carvalho, natural S. Nicolau Conselho de Cabeceiras de Basto Arc. Braga. Por Bento bisneto de João de Oliveira e Maria Gonçalves de Carvalho, por Maria Teresa bisneto de Manoel Gonçalves e Antonia da Graça.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 20-02-1780 Jose, f.l. João de Abreu Billas Boas e Josefa Maria de Jesus, padr.: Furriel João Garcia Duarte e Maria Teresa, da freguesia das Lavras.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 02-05-1763 João de Abreu Villas Boas, da freg. de S. Lourenço da Mata Arc. Braga, f.l. Antonio de Abreu e Teresa da Costa = cc Josefa Maria do Carmo, desta, f.l. Bento Rabelo de Carvalho e Maria Teresa de Jesus. Test.: Manoel Alves Pedrosa e João Francisco Junqueira.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 25-09-1747 Josefa, f.l. Bento Rabelo de Carvalho, n. freg. S. Nicolau Conselho de Cabeceiras de Basto  Arc. Braga e Maria Teresa, n. freg. N. Sra das Angustias Ilha do Faial Bispado de Angra, np João de Oliveira e Maria Gonçalves de Carvalho, nm Manoel Gonçalves e Antonia da Graça; padr.: João Pereira de Carvalho e s/m Maria do Nascimento

Francisca Maria e José Pedro tiveram os filhos, q.d.:

1-1 João, batizado em 08-01-1804.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 08-01-1804 João, f.l. Jose Pedro Villas Boas e Francisca Maria da Encarnação, padr.: Francisco Jose da Silva e s/m Margarida Joaquina de Oliveira.

1-2 José, em 04-05-1806

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 04-05-1806 Jose, f.l. Jose Pedro Villas Boas e Francisca Maria da Encarnação, padr.: Manoel Francisco Pereira e s/m Floriana Maria da Conceição.

1-3 Francisca de Paula de Jesus, em Douradinho-MG aos 03-09-1826, casou com Tomé de Jesus Ferreira filho de Tomé Ferreira de Jesus e sua primeira mulher Margarida Soares da Encarnação, família “João Alves Campos”.

Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 03-09-1826 matriz, aos 03-09-1826 Tome de Jesus Ferreira, f.l. Tome Ferreira de Jesus e Margarida Soares da Encarnação. n. das Lavras = cc Francisca de Paula de Jesus, f.l. Jose Pedro Villas Boas e Francisca Maria da Encarnação, n. S. João del Rei.

 

2- Antonio Joaquim da Silva, batizado em 17-05-1785. Aos 08-08-1807 na matriz de Lavras, casou com Bárbara Maria Monteira, filha do Cirurgião Manoel Domingues Monteiro e Francisca da Costa Louzada. Geração na família “José Ribeiro Amorim”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 17-05-1785 Antonio, f.l. Francisco Jose da Silva e Margarida Joaquina de Oliveira, padr.: Joaquim Manoel da Silva e D. Francisca Rufina de Araujo.

3- Silvério, em 10-03-1788.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 10-03-1788 Silvério, f.l. Francisco Jose da Silva e Margarida Joaquina de Oliveira, padr.: Antonio Correa de Noronha e D. Izabel de Araujo Silva.

 

 

§ 6º Lourenço Antonio da Silva

 

 

Lourenço Antonio, batizado em 16-01-1764. Casou aos 24-05-1796 com Feliciana Maria de Jesus, filha de Manoel Fernandes dos Reis e Rita Maria de Jesus, família “Lemos-Oliveira-Godoy” Cap. 2º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 16-01-1764 Lourenço, f.l. Cap. Vicente Ferreira da Silva e Ana Maria de Araujo, np Cap. João Gomes da Silva e D. Francisca Maria da Encarnação, nm Cap. Manoel Fernandes de Araujo e D. Josefa Maria de Azevedo, padr.: Francisco Almeida Figueiredo e s/m D. Ana Maria Josefa da Silveira por pp ao Pe. Manoel Costa.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Garambeu aos 24-05-1796 Lourenço Antonio da Silva, desta, f.l. Cap. Vicente Ferreira da Silva e Ana Maria de Araujo = cc Feliciana Maria de Jesus, desta, f.l. Manoel Fernandes dos Reis e Rita Maria de Jesus, test.: Luiz Manoel da Silva e João Fernandes Lima.

 

Lourenço e Feliciana tiveram os filhos, batizados em Tiradentes-MG, q.d.:

 

1- Florentino, em 24-08-1808.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos aos 24-08-1808 Ermida da Sra. do Rosario, Florentino, f.l. Lourenço Antonio da Silva e Feliciana Maria de Jesus, padr.: Padre Antonio Jose de Faria e Gertrudes Caetana de Jesus.

2- Hipólita, em 24-05-1810.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos -  aos 24-05-1810 Ermida da Sra. do Rosario da Roça Grande, Hipolita, f.l. Lourenço Antonio da Silva e Feliciana Maria de Jesus, padr.: Cap. Matheus Jose de Faria, desta freguesia e D. Hipolita Jacinta Teixeira por pp que apresentou D. Barbara Francisca de Faria.

 

 

§ 7º Luiz Manoel da Silva

 

Luiz Manoel da Silva casou com Inácia Fernandes dos Reis, filha de Manoel Fernandes dos Reis e de Rita Maria de Jesus (família “Lemos - Oliveira - Godoy” Cap. 2º).

 

Foram moradores em Piedade do Rio Grande, onde foi iniciado o inventário de Luiz, falecido aos 10-03-1829 na Fazenda Barreiro, que possuía em sociedade com seu irmão Domingos José de Araújo e Silva.

 

Aos 56 anos, viúva, Inácia comparece no censo de Piedade do Rio Grande.

2º Quarteirão, fogo 15

Inacia Fernandes dos Reis, Branco, 56, viuvo

Ana Fernandes, Branco, 20, solteiro

Francisca, Branco, 19, solteiro

7 cativos

Inácia faleceu aos 28-04-1844 com testamento redigido em Piedade do Rio Grande aos 01-12-1840, onde declarou sua filiação, bem como a de seu marido.

 

Luiz e Inácia tiveram treze filhos, segundo seus inventários e testamento (neste site):

 

1- Manoel Francisco da Silva, batizado em 18-10-1790. Casou com Claudina Justiniana de Jesus, filha de José Alves Lima e Maria Ribeiro de Jesus, moradores na Fazenda José Dias da aplicação de Nossa Senhora da Piedade (família “José Alves Lima”). Nesta fazenda foi iniciado o inventário dos bens de Manoel Francisco aos 16-12-1826 (neste site).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 18-10-1790 Manoel, f.l. Luiz Manoel da Silva e Inacia Fernandes dos Reis, padr.: Lourenço Antonio da Silva e Izabel Antonia de Araujo.

          Claudina faleceu aos 05-07-1845, com testamento, e foi inventariada por seu segundo marido Capitão José Ignácio Alves Lima, com geração destas núpcias na família “Os Carvalho Duarte” cap. 1º § 2º. Capitão José era irmão de Antonio Alves Lima e de Severino Alves Lima (inventário de Claudina neste site).

          Manoel e Claudina tiveram:

1-1 José Francisco da Silva, com 7 anos em 1829. Era solteiro em 1844, inventário da avó paterna.

1-2 Antonio, com 5 anos. Não comparece no inventário da avó paterna nem no materno. Provavelmente falecido antes de 1831, pois no censo de Piedade do Rio Grande Claudina, viúva com 23 anos, morava no fogo 19 com 7 cativos, num total de 10 pessoas, i.é. apenas dois filhos.

1-3 Maria com 3 anos. Maria Teodora de Jesus casou aos 02-06-1841, com 16 anos, com Azarias Cassiano Terra, então com 25 anos (declaração no inventário do pai de Maria Teodora). Em 1844 moravam no Curato de São Joaquim Freguesia de Carmo do Rio Claro, Termo de Jacui Comarca do Sapucaí.

 

 

2- Luiza Maria de Jesus, batizada en 09-09-1792. Aos 11-10-1809 casou com Francisco Ferreira Julio (da Silva), batizado em 20-04-1788, filho de Francisco Ferreira Machado e Teresa Maria da Cunha.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 09-09-1792 Luiza, f.l. Luiz Manoel da Silva e Inacia Fernandes dos Reis, padr.: Antonio Ferreira dos Reis, desta freguesia e Ana Custodia, viuva da freg. de Aiuruoca.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Madre de Deus aos 11-10-1809 Francisco Ferreira Julio, desta freg., f.l. Francisco Ferreira Machado e Teresa Maria da Cunha = cc Luiza Maria de Jesus, desta, f.l. Luiz Manoel da Silva e Inacia Fernandes, test.: Antonio Teixeira Carvalho e Antonio Tavares da Fonseca.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Madre de Deus aos 20-04-1788 Francisco, f.l. Francisco Ferreira Machado e Teresa Maria da Cunha, padr.: Manoel Marinho de Moura e s/m D. Margarida Clara de Azevedo.

          Luiza já era falecida em 1844 e foi representada, no inventário materno, pelos filhos:

2-1 Joaquim Ferreira Julio, casado com Maria Ribeira. Em 1844 moravam na Fazenda Correnteza no Curato de São Joaquim, Freguesia do Carmo do Rio Claro Termo do Jacuí, Minas e Comarca de Supucaí.

2-2 Francisca Paulina de Jesus, batizada em 24-08-1810. Casou com Pedro José de Freiria.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 24-08-1810 Francisca, f.l. Francisco Ferreira Julio e Luiza Maria de Jesus, padr.: Antonio Jose Fernandes e D. Ana Maria cc Verissimo Gonçalves.

2-3 Ana Luiza de Jesus, batizada em 14-09-1812. Casou com João Furtado de Medeiros. Em 1844 moravam no Curato de São Francisco do Tejuco Termo da Vila de Jacuí.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 14-09-1812 Ana, f.l. Francisco Ferreira Julio e Luiza Maria de Jesus, padr.: Manoel Gonçalves Pereira, da reg. da Aiuruoca e D. Ana Teresa de Jesus, desta freg.

2-4 Lucinda Valéria de Jesus, casada com Francisco José da Silva, moradores no Curato de São Joaquim em Carmo do Rio Claro.

2-5 Francisco Ferreira Julio, batizado em 31-12-1815. Em 1844, solteiro com 22 anos, era morador no Curato de São Joaquim da Freguesia do Carmo do Rio Claro

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 31-12-1815 Francisco, f.l. Francisco Ferreira Julio e Luiza Maria de Jesus, padr.: Jose Alves e Teresa Ribeiro.

2-6 Hipólita Maria do Espírito Santo, batizada em 05-06-1817. Casou com Antonio José Martins, em 1844 também moradores em Carmo do Rio Claro no Curato de São Joaquim.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. sra da Piedade do Rio Grande aos 05-06-1817 Hipolita, f.l. Francisco Ferreira Julio e Luiza Maria de Jesus, padr.: João Ferreira da Cunha e Inacia Fernandes cc Luiz Manoel da Silva.

2-7 Maria Vitória de Jesus, casada com José Teixeira da Cunha

2-8 Iria Ferreira de Jesus, solteira, de idade de quinze anos.

2-9 Vicente Ferreira Julio, de idade de dez anos.

 

3- Maria Silvéria de Jesus, batizada em 31-05-1794. Casou com Domiciano José Ferreira, moradores em Piedade do Rio Grande.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 31-05-1794 Maria, f.l. Luiz Manoel da Silva e Inacia Fernandes dos Reis, padr.:Jose Moreira Rocha e Maria Silveria de Jesus.

censo Piedade do Rio Grande 1831, 2º Quarteirão: - 14

Maria Silveira de J..., Branco, 38, viuvo

Silvestre, Branco, 11

Manoel, Branco, 9

Luis, Branco, 5

Bernardo, Branco, 7

Francisca, Branco, 6

Inacia, Branco, 4

4 cativos

 

Domiciano faleceu aos 23-04-1829 e teve, segundo seu inventário (neste site) os filhos:

3-1 Silvestre, com onze anos em 1830.

3-2 Manoel, com nove anos.

3-3 Bernarda, com seis anos.

3-4 Luís, batizado em 20-01-1826.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 20-01-1826 Luiz, f.l. Domiciano Jose Ferreira e Maria Silveria, padr. Alf. Custodio Fagundes do Nascimento e s/m Maria Marques.

3-5 Francisca, com três anos.

3-6 Inácia, com um ano.

 

4- Bárbara Maria de Jesus aos 25-07-1817 casou com Manoel de Assunção Ferreira (Cunha). Comparecem no censo de 1831, Manoel com 37 anos declarados e Bárbara com 30, com vários filhos:

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 25-07-1817 Manoel Assunção Ferreira Cunha cc Barbara Maria de Jesus, Test.: Jose Alves Lima e Joaquina Manoel da Silva.

 

censo Piedade do Rio Grande 1831, 1º Quarteirão: 26

Manoel da Assunção F., Branco, 37, casado, carpinteiro

Barbara Maria, Branco, 30, casado

Maria, Branco, 11

Domiciano, Branco, 10

Antonio, Branco, 8

Pedro, Branco, 5

1 cativo

 

Dentre seus filhos:

4-1 Maria, batizada em 27-03-1818

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 27-03-1818 Maria, f.l. Manoel de Assunção Ferreira e Barbara Maria de Jesus, padr.: Dionisio Alve e Maria Ferreira filha de Pedro da Silva.

4-2 Maria, batizada aos 19-03-1821, foram padrinhos os avós maternos. Co-herdeira da terça da avó materna, casou com Francisco Teodoro dos Reis.

Inserido no inventário da avó materna:

Certifico que do Livro de Suplemento que existe atualmente nesta Freguesia para os Assentos de Batismos do mesmo consta que em dezenove de março de mil oitocentos e vinte e um o Reverendo Manoel Coelho de Souza servindo de Capelão na Capela filial da Piedade do Rio Grande ali batizou e pôs os santos óleos a Maria, inocente, filha legítima de Manoel Ferreira Assunção e sua mulher Bárbara Maria de Jesus, de que foram padrinhos Luís Manoel da Silva e Ignacia Fernandes dos Reis.

Freguesia do Cajuru, 16 de Agosto de 1847.

4-3 Pedro, em 11-07-1824.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 11-07-1824 Pedro, f.l. Manoel de Assunção Ferreira e Barbara Maria de Jesus, padr.: Vicente Jose da Silva e Maria Luciana, solteiros.

4-4 Ana, em 11-06-1826.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 11-06-1826 Ana, f.l. Manoel de Assunção Ferreira e Barbara Maria de Jesus, padr.: Cap. Antonio Rodrigues da Fonseca e s/m D. Ana Margarida.

 

5- José Luís da Silva, batizado em 15-05-1796. Casou com Ana Esméria, pais de, e.o.:

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 15-05-1796 Jose, f.l. Luiz Manoel da Silva e Inacia Fernandes dos Reis, padr.: João Batista Ribeiro e Maria Brigida.

5-1 Luiza Laurinda, casada com Carlos José da Silva, co-herdeira da terça da avó paterna. Em 1844 eram moradores em Aiuruoca.

 

6- Rita Maria de Jesus em Julho de 1816 casou com João Ferreira da Cunha, natural da freguesia de Barbacena, filho de José Ferreira da Cunha e Rita Cecília França.

B7: Casamentos - SJDRei, aos vinte e ---- de Julho de 1816 Capela Sta. Rita, João Ferreira da Cunha, f.l. Jose Ferreira da Cunha e Rita Cecilia França, n/b freg. Barbacena; = cc Rita Maria de Jesus, f.l.. Luiz Manoel da Silva e Ignacia Ferreira(sic) dos Reis, n/b nesta freguesia de SJDR.

Rita já era falecida em 1844 e foi representada pelos filhos no inventário materno:

6-1 Manoel Ferreira do Nascimento, solteiro, com 26 anos.

6-2 Francisco Antonio Ferreira, solteiro com 21 anos..

6-3 Inácia Maria de Jesus, casada com José Joaquim Ferreira aqui morador.

6-4 Joaquim Antonio Ferreira, com 14 anos..

6-5 Fortunato, com 8.

6-6 José, com 6 anos.

6-7 Antonio, com 6.

6-8 João, com 5 anos.

 

7- Justina Maria de Jesus, casada com Theodoro de Seixas Ribeiro. Em 1844 estava casada com Severino José Alves

 

8- Sebastião José da Silva, batizado em 11-02-1805. Casou com Joaquina.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 11-02-1805 Sebastião, f.l. Luiz Manoel da Silva e Inacia Fernandes dos Reis, padr.: Antonio Francisco Penafort por pp a Francisco Antonio

 

9- Ana Maria de Jesus, solteira com 22 anos em 1829. Casou com Francisco José Paulino.

 

10- Francisca Maria de Jesus, com 21 anos. Casou com João Fernandes dos Reis, pais de, pelo menos:

10-1 José, legatário da avó materna.

 

11- Antonio Francisco da Silva, batizado em 06-05-1811. Aos 20-07-1829 casou-se com Joaquina Maria de Jesus, filha de Domingos Marques Pereira e Rosa Maria de São José - família “Os Carvalho Duarte” Cap. 9º, §7º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 06-05-1811 Antonio, f.l. Luiz Manoel da Silva e Inacia Fernandes dos Reis, padr.: Jose Joaquim Rodrigues da Fonseca e D. Mariana Garcia.

 

Aos vinte dias do mês de Julho de mil oitocentos e vinte e nove na Capela da Piedade, filial desta Matriz de licença minha, em presença do Reverendo Capelão Manoel Coelho de Souza se receberam em matrimônio por palavras de presente Antonio Francisco da Silva, filho legítimo de Luis Manoel da Silva e Ignacia Fernandes dos Reis - e Joaquina Maria de Jesus, filha legítima de Domingos Marques Pereira e de Rosa Maria de São José. E logo receberam as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, sendo testemunha presentes Domingos José Rabello e Sebastião José da Silva, todos desta Freguesia. Ita in fide Parochi.

São João 9 de Janeiro de 1832

O Vigário Luís José Dias Custódio.

 

censo Piedade do Rio Grande 1831, 1º Quarteirão: 9

Antonio Francisco da (Silva), Branco, 24, casado, lavrador

Joaquina Maria, Branco, 18, casado

3 cativos

 

 

12- Inácia Maria de Jesus, casada com Vicente Alves Pedrosa, filho de José Alves Pedrosa e Leonor Maria da Assunção, família “Alves Pedrosa” Cap. 5º. Pais de, pelo menos:

12-1 José, legatário da avó materna “Atesto e faço certo que José, filho legítimo de Vicente Alves Pedrosa e Ignacia Maria de Jesus é bastante pobre e portanto digno de receber o legado que lhe foi deixado por sua finada madrinha D. Ignacia Fernandes dos Reis.”

 

13- Francisco da Silva, batizado em 27-07-1802. Falecido com 8 para nove anos “então era vivo meu finado marido”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 27-07-1802 Francisco, f.l. Luiz Manoel da Silva e Inacia Fernandes dos Reis, padr.: Francisco Martins Saldanha e s/m Teodora Josefa de Jesus.

 

 

§ 8º Maria Silvéria de Jesus

 

Maria Silvéria aos 12-06-1791 casou com João Fernandes Lima, natural de Guaratingueta-SP, filho de Antonio Fernandes Lima e Branca Raposo:

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 12-06-1791 matriz, João Fernandes Lima, f.l. Antonio Fernandes Lima e Branca Raposo, n/b na vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo; = cc. Dona Maria Silveria de Jesus e Silva, f.l. do Capitão Vicente Ferreira da Silva e de D. Ana Maria de Araujo, n/b nesta freg.

 

 

§ 9º Izabel Antonia de Araújo Silva

 

Izabel Antonia, batizada em 06-09-1769. Na Capela N. Senhora da Piedade aos 15-07-1795 casou com Sebastião Luiz da Silva, filho de outro e Ana Felizarda da Assunção. Geração na família “Lemos - Oliveira - Godoy” Cap. 2º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 06-09-1769 Izabel, f.l. Cap. Vicente Ferreira da Silva e Ana Maria de Araujo, padr.: ---- Silva e D. Maria Josefa.

 

Casamentos - SJDRei, aos 15-07-1795 na Capela N. Sra da Piedade filial desta matriz, Sebastião Luiz da Silva, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda d’Assunção; = cc. Izabel Antonia de Araujo Silva, f.l. Capitão Vicente Ferreira da Silva e D. Anna Maria de Araujo. Nts/bts nesta freguesia.

 

 

 

§ 10º Ana Izabel de Araújo e Silva

 

Ana Izabel aos 03-10-1791 casou com Verissimo Gonçalves de Figueiredo, batizado no oratório do Campo Belo filial de Carrancas aos 04-11-1755, filho de Verissimo Gonçalves Ribeiro e Izabel Paes de Figueiredo, neto paterno Luiz Martins e Maria Gonçalves, neto materno Antonio de Figueiredo Cabral e Izabel Paes de Lira; Aportes à GP “Izabel Paes” - SL. VII, 132, 4-5

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 03-10-1791(?) matriz, Verissimo Gonçalves de Figueiredo, f.l. de Verissimo Gonçalves Ribeiro e Izabel Paes de Figueiredo n/b na freguesia de Santa Ana das Lavras = cc. D. Ana Izabel de Araujo e Silva, f.l. Vicente Ferreira da Silva e D. Ana Maria de Araujo, n/b na freg. desta vila

 

B7: Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) no oratorio do Campo Belo aos 04-11-1755 Verissimo n. aos 04-11, f.l. Verissimo Gonçalves Ribeiro n. da freg. de S. Miguel de Rores da vila de Prados Arc. Braga e Izabel Paes de Figueiredo n. freg, de N. Sra do Pilar de S. João del Rei, np Luiz Martins e Maria Gonçalves nts e moradores da dita freguesia de S. Miguel, materno de Antonio de Figueiredo Cabral e Izabel Paes de Lira moradores na dita freguesia de S. João del Rei, padr.: Padre Bento Ferreira.

 

Ana Izabel e Veríssimo tiveram os filhos, q.d.:

1- Zacarias, batizado aos 18-12-1796.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 18-12-1796 Zacarias, f.l. Verissimo Gonçalves de Figueiredo e Ana Izabel de Araujo Silva, padr.: Sarg. Mor Jose Leite Ribeiro e Francisca Rufa de Araujo Silva.

2- Veríssimo, em 09-03-1800.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 09-03-1800 Verissimo, f.l. Verissimo Gonçalves de Figueiredo e Ana Izabel de Araujo Silva, padr.: Alf. Joaquim Araujo SWilva e Escolastica Maria de Jesus por pp a Jcinta Maria de Almeida.