PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Vicencia Maria de Andrade

(atualizado em 29-março-2016)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Vicencia Maria de Andrade era natural da freguesia da Conceição dos Raposos, comarca de Sabara, bispado de Mariana. Foi moradora em S. Sebastião e na Campanha, ambas do mesmo bispado, na primeira metade do século XVIII, onde deixou geração.

 

Com Alexandre de Abreu, natural das partes de Ponte de Lima e assistente para as partes de Paracatu, teve, q.d.:

1- Ana Maria da Silva

 

Com Francisco Pereira de Mendonça, que algum dia se chamou Raimundo, teve q.d.:

2- Inacia Pereira de Andrade

3- Rita Maria de Jesus

4- Francisco Pereira de Mendonça

 

 

1- Ana Maria da Silva, nasceu em S. Sebastião-MG, filha natural de Alexandre da Cruz e Vicencia Maria de Andrade. Casou com Antonio José dos Reis, natural da freguesia de N. Sra do Rosario da Marinha Grande do Bispado de Leiria e filho legitimo de Manoel Domingues e de Luiza Arcanja.

          Ambos já eram falecidos em 28-12-1801 (testamento do filho Padre Manoel). Tiveram, q.d., os filhos:

1-1 Padre Manoel José dos Reis, batizado em 21-01-1748. Padre Manoel testou na Vila da Campanha da Princesa 28 de Dezembro de 1801 e foi sepultado em 30 do mesmo mês e ano. Instituiu como universais herdeiras duas filhas de sua tia Rita: Joaquina Maria e Ana Maria.

Campanha, MG aos 21-01-1748 nesta igreja matriz de Santo Antonio do Val da Piedade da Campanha do Rio Verde deste bispado do Rio de Janeiro puz os santos oleos a Manoel, f.l. de Antonio Jose dos Reis, n. da freguesia de N. Sra do Rosario da Marinha Grande do Bispado de Leiria e de Ana Maria da Silva, n. da freg. de S. Sebastião do Ribeirão abaixo deste dito bispado. O batizou Raymundo Pereira, homem casado, de quem me informei e achei por batizado, e assistiram como padrinhos o dito Raymundo Pereira e Escolastica Maria Leite mulher de Manoel Barbosa de Lima.

 

Campanha, MG aos 30-12-1801 foi sepultado dentro desta matriz o Padre Manoel Jose dos Reis, de idade de 50 anos, pouco mais ou menos, com todos os sacramentos. Fez seu testamento cujo teor é o que abaixo se segue:

Copia do Testamento com que faleceu o Rvdo. Manoel Jose dos Reis: (...) sou f.l. de Antonio Jose dos Reis e de Ana Maria, ambos já falecidos, n/b na freguesia de Santo Antonio do Vale da Piedade desta vila da Campanha da Pincesa.

Testamenteiros em 1º lugar ao Cap. Guarda Mor Francisco Moreira de Piza Barreto, em 2º Manoel Luiz de Souza, em 3º ao Quartel Mestre Manoel Ferreira Lopes.

Encomendações pias - Legados: - 50$000 rs a Antonia, filha do falecido Guilherme Jose de Ataide e de D. Maria Sofia Izabel.

Depois de pagas as minhas dividas e satisfeitos os meus legados e disposições, no restante dos meus bens instituo por minhas herdeiras as minhas primas Joaquina Maria cc Manoel Rodrigues Anes Bandeira = e Ana Maria, viuva do falecido Manoel Vieira, ambas filhas de Raimundo da Silva e minha tia Rita sua mulher. Declaro que de rogo outro qualquer testamento ou codicilo que antes deste tenha feito. Roguei a Jose da Costa Godinho me escrevesse e como testemunha o assinasse Vila da Campanha da Princesa 28 de Dezembro de 1801 Manoel Jose dos Reis. E logo seguia-se a aprovação.

(...) fiz copiar do proprio a que me reporto nesta vila da Campanha da Princesa aos 12-01-1802.

1-2 Maria, batizada em 27-12-1749.

Campanha, MG aos 27-12-1749 nesta paroquial bat a Maria, f.l. de Antonio Jose dos Reis, n. da freguesia de N. Sra do Rosario da Marinha Grande do Bispado de Leiria e filho legitimo de Manoel Domingues e de s/m Luiza Arcanja, ambos defuntos e naturais da mesma freguesia da Marinha Grande, e de sua mulher Ana Maria da Silva, filha natural de Alexandre de Abreu natural para as partes de Ponte de Lima e assistente para as partes de Precatu e de Vicencia de Andrade natural da freguesia da Conceição dos Raposos deste dito bispado e comarca de Sabara, e a dita Ana Maria natural da freg. de S. Sebastião comarca e bispado de Mariana. Foram padrinhos Manoel Vaz Guimarães e Vicencia de Andrade que é a mesma avó da criança.

1-3 José em 15-07-1756.

Campanha, MG aos 15-07-1756 bat a Jose, f.l. de Antonio Jose dos Reis, n. da freguesia de N. Sra do Rosario da Marinha Grande do Bispado de Leiria e de aAna Maria da Silva, n. da freg. de S. Sebastião deste bispado. Foram padrinhos Jose Tolentino da Fonseca, solteiro e Rita, solteira filha de Francisco Pereira de Mendonça, todos desta freguesia.

 

2- Inacia Pereira de Andrade, natural da Campanha, filha de Francisco Pereira de Mendonça e Vicencia Maria de Andrade. Casou com Alexandre Patricio de Oliveira, batizado em S. João del Rei em 15-03-1740, filho de Domingos Rodrigues de Oliveira e Serafina Cordeira do Vale.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 15-03-1740 na Capela de N Sra da Conceição da Barra bat a Alexandre, f.l. de Domingos Rodrigues de Oliveira e Serafina Cordeira do Vale, padr.: Manoel Antunes Barreiros, solteiro e Isabel(?) Vieira mulher de Antonio do Amaral, todos moradores desta freguesia.

Domingos Rodrigues de Oliveira e Serafina Cordeira do Vale, preta forra, tiveram, entre outros, os filhos:

- Eufrasia, batizada em 25-11-1737.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 25-11-1737 na Capela de N Sra da Conceição da Barra bat a Eufrasia, f.l.de Domingos Rodrigues de Oliveira e Serafina Cordeira, padr.: Jose Gonçalves Pinto e Francisca do Couto.

- filho batizado em 22-03-1745.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 22-03-1745 bat a [danificado] filho legitimo de Domingos Rodrigues de Oliveira e Serafina Cordeira do Vale, preta forra; padr.: Francisco da Mata e Francisca de Oliveira, todos desta freguesia.

- Joana Maria Rodrigues de Oliveira aos 05-11-1764 casou com Pedro Afonso de Oliveira, filho de Luiz Pereira da Silva, natural de Itaubira-MG e de Faustina Afonsa de Oliveira natural da cidade do Rio de Janeiro, casados em 10-03-1732, neto paterno de Bras da Silveira e de Luiza --reira, preta forra, neto materno de João Afonso de Oliveira e sua escrava Teresa Rita.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 05-11-1764 nesta matriz Pedro Afonso de Oliveira, n. desta, f.l de Luiz Pereira e de Faustina Afonsa de Oliveira = cc Joana Maria Rodrigues de Oliveira, n/b nesta freguesia, f.l. de Domingos Rodrigues de Oliveira e Serafina Cordeira do Vale

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos10-03-1732 nesta matriz Luiz Pereira da Silva, n. da freguesia de Itaubira, f. de Bras da Silveira e de Luiza [--]reyra, preta forra = cc Faustina da Anunciação, n. da cidade do Rio de Janeiro, filha de João Afon[dobra] Oliveira e de Teresa Rita, escrava do dito João.

          Alexandre e Inácia faleceram em 1806. Ele foi sepultado aos 22 de junho com 66 anos e Inácia em 6 de outubro com 64 anos, ambos pardos.

Campanha, MG aos 22-06-1806 foi sepultado nesta matriz Alexandre Patricio de Oliveira, pardo, casado, tendo de idade 66 anos.

 

Campanha, MG aos 06-10-1806 foi sepultada nesta matriz Ignacia Pereira de Andrade, parda, viuva. Faleceu de uma molestia cronica, tendo de idade 64 anos.

Tiveram os filhos, q.d.:

2-1 Domingas Rodrigues de Oliveira batizada em 21-10-1765. Aos 31-08-1781 casou com Felis Rodrigues dos Santos, natural de Mariana, filho natural de Rosa Rodrigues dos Santos e João Rodrigues dos Santos.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) Bat. aos 21-10-1765 Domingas, f.l. Alexandre Patricio de Oliveira e Inacia Pereira, pardos, padr.: Francisco Pereira de Mendonça e Ana Maria mulher de Antonio Jose dos Reis.

 

Campanha, MG aos 31-08-1781 nesta matriz Felis Rodrigues dos Santos, f. natural de Rosa Rodrigues dos Santos e de João Rodrigues dos Santos, n. da cidade de Mariana = cc Domingas Rodrigues de Oliveira, f.l. de Alexandre Patricio de Oliveira e de Inacia Pereira de Andrade, n. desta freguesia.

2-2 Joana, batizada em 03-07-1767.

Campanha, MG aos 03-07-1767 nesta matriz bat a Joana nascida de dez dias, f.l. de Alexandre Patricio de Oliveira, n. da vila de S. João del Rei e de Inacia Pereira n/b nesta freguesia, avos paternos Domigos Rodrigues de Oliveira e Serafina Cordeira, avos maternos Francisco Pereira de Mendonça, que algum dia se chamou Raimundo, e sua mulher Vicencia Maria de Andrade a qual foi madrinha e o padrinho Jose Pimentel, solteiro.

2-3 Vicencia Maria de Oliveira batizada em 30-05-1769. Aos 05-05-1785 casou com João da Silva Magalhães, natural de Paranagua-PR, filho de José da Silva Magalhães e de Ana Pereira dos Santos

Campanha, MG aos 30-05-1769 nesta matriz bat a Vicencia, f.l. de Alexandre Patricio de Oliveira e Inacia Pereira, pardos forros. foram padrinhos Raimundo da Silva e Rita Maria de Jesus mulher do dito Raimundo. E foi nascida a nove dias.

 

Campanha, MG aos 05-05-1785 nesta matriz João da Silva Magalhães, f.l. de Jose da Silva Magalhães e de Ana Pereira dos Santos, n/b na vila de Parnagua do bispado de S. Paulo = cc Vicencia Maria de Oliveira, f.l. de Alexandre Patricio de Oliveira e de Inacia Pereira, n/b nesta freguesia.

          João faleceu aos 50 anos e foi sepultado em 14-06-1800:

Campanha, MG aos 14-06-1800 foi sepultado anesta matriz João da Silva Magalhães, homem branco, casado, de idade 50 anos. Morreu de hidropsia,

2-4 Ana Rodrigues de Oliveira, batizada em 09-08-1771 na Campanha. Aos 19-05-1792 casou com Antonio Lopes Grillo, batizado em 18-11-1766, filho de Francisco Lopes Pereira, natural de Santo Antonio do Rio das Velhas e de Maria Francisca Gonçalves, esta falecida viuva com 70 anos em 18-09-1811, neto materno de Maria preta e Antonio Francisco Grilo.

Campanha, MG aos 09-08-1771 nesta matriz bat a Ana nascida de onze dias, f.l.de Alexandre Patricio e de Ignacia Pereira, padros faorros deste bispado. Foram padrinhos João Alvares Carneiro e s/m Ana do Espirito Santo.

 

Campanha, MG aos 19-05-1792 nesta matriz Antonio Lopes Grillo, f.l. de Francisco Lopes Pereira = cc Ana Rodrigues de Oliveira, f.l. de Alexandre Patricio de Oliveira e Ignacia Pereira de Andrade, todos deste bispado.

 

Campanha, MG aos 18-11-1766 nesta matriz bat a Antonio, f.l. de Francisco Lopes Pereira, n. de Santo Antonio do Rio das Velhas e de Maria Francisca Gonçalves, n/b nesta freguesia, ambas deste bispado, pardos forros. Avos PP Francisco Pereira, ja defunto e Maria Lopes ------ casada com Bernardo da Silva Guedes. Avos maternos Maria preta, ja defunta e Antonio Francisco Grilo. Este foi o padrinho e Rosa Maria de Jesus mulher de João da Silveira Afonso, a qual foi madrinha.

 

Campanha, MG aos 18-09-1811 foi sepultada dentro desta matriz Maria Francisca Gonçalves Grilla, viuva. Faleceu de estupor tendo setenta anos de idade.

          Antonio Lopes Grilo era neto paterno de Francisco Pereira, já falecido em 1766 e Maria Lopes, natural da Conceição dos Raposo, então casada com Bernardo da Silva Guedes, natural do sertão do Jaguaribe-Pernambuco. Maria Lopes, parda forra, era filha natural de Manoel Lopes e de sua escrava Luzia angola. Bernardo era filho de José de Moura da cidade do Porto e de s/m Violante da Silva, natural do dito Jaguaribe. Entre os vários irmãos uterino de Antonio:

- Manoel, batizado em 04-04-1751.

Campanha, MG aos 04-04-1751 bat a Manoel, f.l. Bernardo da Silva Guedes, batizado no sertão de Garipe bispado de Pernambuco, e de s/m Maria Lopes n. da freguesia do Rio das Pedras,. npaterno de Jose de Moura da cidade do Porto e de s/m Violante da Silva, natural de Garipe, e pela materna de Manoel Lopes, solteiro e por não saber da sua naturalidade se não declara, e de Luzia angola escrava do dito Lopes. Foram padrinhos Ignacio Alvres e Rita Maria mulher de Manoel Leme.

          Antonio foi sepultado na Campanha em 22-01-1795.

Campanha, MG obitos aos 22-01-1795 faleceu Antonio Lopes, pardo forro, cc Ana Rodrigues de Oliveira. Foi sepultado no adro desta matriz

Ana Rodrigues e Antonio Lopes tiveram, q.d.:

2-4-1 Emerenciana da Conceição, batizada em 26-11-1794. Aos 23-10-1808 casou com José Pereira de Barros, batizado nas Lavras em 26-01-1784, filho de José Pereira de Barros e de sua primeira mulher Rita Alves de Paiva casados em Carrancas aos 02-07-1777, neto paterno natural de Antonio Pereira de Barros, neto materno de João Alves de Paiva e Helena Gonçalves Ferreira

Campanha, MG aos 26-11-1794 bat Emerenciana, f.l. de Antonio Lopes Grilo e An a Roiz de Oliveira moradores nesta fregeusia. Foram padrinhos Alexandre Patricio de Oliveira e Tomasia Maria da Conceição, ambos desta mesma freguesia.

 

Campanha, MG aos 23-10-1808 Jose Pereira de Barros, f.l. de Jose Pereira de Barros e de Rita Alves de Barros, n/b na freg. das Lavras do Funil = cc Emerenciana da Conceição, f.l. de Antonio Lopes e de Ana Rodrigues, n/b nesta freguesia.

 

Lavras, MG Igreja Santana aos 26-01-1784 nesta matriz bat a Jose, f.l. Jose Pereira de Barros e Rita Alz de Barros, padr.: Cap. Matias Glz Moinhos e Francisca Glz Chaves.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-07-1777 José Pereira de Barros, f. nat. de Antonio Pereira de Barros; = cc. Rita Alves de Paiva, f.l. João Alves de Paiva e Helena Gonçalves Ferreira; nts/bts nesta freguesia onde são fregueses. Test.: Amaro Pereira de Araujo e o L|icenciado Francisco Antonio Duarte.

          Rita Alves de Paiva foi sepultada na capela de S. Gonçalo em 15-07-1798. José casou segunda vez aos 15-10-1798 com Maria Paula da Silva, filha de Manoel Leme da Silva e Josefa Maria da Silva

Campanha, MG aos 15-07-1798 na capela de S. Gonçalo foi sepultada Ritta Alvares mulher de Jose Pereira de Barros morador no Monte Alegre. Faleceu sem sacramentos por morrer apressadamente.

 

Campanha, MG aos 15-10-1798 nesta matriz Jose Pereira de Barros, viuvo de Rita Alves de Paiva = cc Maria Paula da Silva, f.l. de Manoel Leme da Silva e Josefa Maria da Silva, n/b nesta freguesia.

 

         Emerenciana (Eufrasia) da Conceição e José Pereira de Barros tiveram os filhos, batizados na Campanha, q.d.:

2-4-1-1 Valeriano em 05-10-1809.

Campanha, MG aos 05-10-1809 bat a Valeriano, f.l. de Jose Pereira de Barros e Emerenciana da Conceição; foram padrinhos Valeriano Caetano Rodrigues e Maria Rufina. {a margem: batizou-se subconditione por ter sido batizado em casa]

2-4-1-2 Balbino em 16-04-1811.

Campanha, MG aos 16-04-1811 na ermida de Santa Luzia bat a Balbino, f.l. de Jose Pereira de Barros e Emerenciana Eufrasia; foram padrinhos o Alf. Francisco Antonio Gonçalves Grillo e D. Maria Francisca Grillo.

2-5 Lauriano batizado em 01-06-1773

Campanha, MG aos 01-06-1773 nesta matriz bat ao inocente Lauriano nascido de dezoito annos(sic), f.l. de Alexandre Patricio de Oliveira, pardo forro natural da freguesia da cidade de S. João del Rei, e de Ignacia Pereira n. da Campanha, avos patern os Domingos Rodrigues e Serafina Correa(sic), avos maternos Francisco Pereira de Mendonça e Vicencia Maria de Andrade. Foram padrinhos Francisco Fernandes da Costa e Rosa Maria, parda viuva.

2-6 Maria em 19-05-1776

Campanha, MG aos 19-05-1776 bat Maria nascida de 10 dias, f.l. de Alexandre Patricio de Oliveira e Ignacia Pereira, pardos forros; foram padrinhos Domingos Rodrigues de Oliveira, casado, e Maria Francisca Grillo mulher de Francisco Lopes, pardos forros.

2-7 Joaquina Rodrigues de Oliveira batizada em 08-03-1778. Aos 20-05-1793 casou com Joaquim Vitorino da Costa, filho natural de Paula Francisca de Araujo.

Campanha, MG aos 08-03-1778 nesta matriz bat a Joaquina nascida de oito dias, f.l. de Alexandre Patricio de Oliveira e Ignacia Pereira, pardos forros; foram padrinhos o Ldo. Manoel Antonio de Sam paio e Ana Alves Mouzinha mulher de Fabiano Serrão.

 

Campanha, MG aos 20-05-1793 nesta matriz Joaquim Vitorino da Costa, filho natural de Paula Francisca de Araujo e pai incognito, n/b na freguesia da vila de S. João del Rei = cc Joaquina Rodrigues de Oliveira, f.l. de Alexandre Patricio de Oliveira e Ignacia Pereira de Andrade, n/b nesta dita freguesia da Campanha.

2-8 Maximiana, batizada em 24-04-1780.

Campanha, MG aos 24-04-1780 nesta matriz bat. a Maximiana, f.l. de Alexandre Patricio de Oliveira e Ignacia Pereira, pardos forros; foram padrinhos o Padre Manoel Jose dos Reis, e Domingas filha dos ditos pais.

2-9 Manoel em 10-09-1782.

Campanha, MG aos 10-09-1782 nesta matriz bat a Manoel, f.l. de Alexandre Patricio de Oliveira, n. da freg. de S. João del Rei e Ignacia Pereira, n. destqa Campanha; avos paternos Domingos Rodrigues e Cerafina Correa, avos maternos Francisco Pereira e Vicencia Maria de Andrade. Foram padrinhos o Revdo Domingos da Silva Lobo e Ana Maria, mulher de Antonio Luiz Ferreira.

3- Rita, solteira em 15-07-1756, madrinha do sobrinho José 1-3.

Campanha, MG aos 15-07-1756 bat a Jose, f.l. de Antonio Jose dos Reis, n. da freguesia de N. Sra do Rosario da Marinha Grande do Bispado de Leiria e de Ana Maria da Silva, n. da freg. de S. Sebastião deste bispado. Foram padrinhos Jose Tolentino da Fonseca, solteiro e Rita, solteira filha de Francisco Pereira de Mendonça, todos desta freguesia.

          Rita Maria de Jesus, natural de S. Sebastião-MG, casou com Raimundo da Silva natural da freguesia de S. Mateus da ilha Graciosa Bispado de Angra, filho de Antonio Francisco da Silva e Catarina de Mello.

          Raimundo e Rita faleceram na Campanha e foram sepultados, ele em 28-08-1811 e Rita em 10-10-1813 com testamento.

Campanha, MG aos 28-08-1811 foi sepultado dentro desta matriz Raimundo da Silva, casado com Rita Maria de Jesus. Faleceu estuporado tendo de idade 80 anos.

 

Campanha, MG aos 10-10-1813 falecendo Rita Maria de Jesus, de hidropsia, de idade de 60 anos, viuva de Raimundo da Silva, sepultada dentro da matriz.

 

Campanha, MG obitos - Testamento com que faleceu Rita Maria de Jesus, f.l. de Francisco Pereira de Mendonça e de Vicencia Maria de Andrade, ja falecidos, n/b na freguesia da Campanha.

Testamenteiros em 1º lugar a João Manoel da Silva, em 2º a Jose Raimundo da Silva, em 3º Luiz Mariano da Silva, todos meus filhos.

Fui casada com Raimundo da Silva, fa falecido de cujo matrimonio tivemos onze filhos e são: Domingos = Maria = Antonio = Ana = Jose = João = Laureano = Rita = Joaquina = Manoel = e Luiz os quais todos são meus legitimos herdeiros das duas partes da minha meação.

Legados: a minha filha Maria Antonia 12$000 reis. Cumpridas as minhas disposições, o restante da minha terça se repartira com igualdade aos meus filhos Antonio e Laureano. Fazenda da Serra Negra 25-09-1813. Seguia a aprovação.

 

Segundo testamento de Rita, eram onze os filhos do casal em 1813:

3-1 Domingos da Silva, batizado em 11-08-1762, casou com Antonia Maria do Rosario, natural de Aiuruoca, filha de Alexandre Alvares e Dionisia Ferreira.

Campanha aos 11-08-1762 nesta matriz bat a Domingos, f.l. de Raimundo da Silva, natural da ilha Graciosa Bispado de Angra e de Rita Pereira de Jesus n. desta freguesia; foram padrinhos Antonio dos Reis, casado e Vicencia de Andrade mulher de Francisco Pereira de Mendonça, avos do inocente acima.

Com grande geração na Campanha, entre eles:

3-1-1 Ana Luzia da Silva, batizada em 25-12-1784. Aos 25-02-1805 casou com Zeferino Rodrigues, filho de Pedro Celestino e de Domingas Rodrigues.

Campanha, MG aos 25-12-1784 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Domingos da Silva, n. desta Campanha e de Antonia Maria n. de Aiuruoca, avos paternos Raimundo da Silva e Rita Pereira, avos maternos Alexandre Alvares e Dionisia Ferreira. Foram padrinhos este e a dita Rita Pereira.

 

Campanha, MG aos 25-02-1805 Zeferino Rodrigues, f. de Pedro Celestino e de Domingas Rodrigues, bat. na freguesia de Bariri bispado de .Paulo = cc Ana Luzia da Silva, f. de Domingos da Silva e Antonia Maria, bat nesta freguesia.

 

3-2 Maria Antonia da Silva, batizada em 29-02-1764. Aos 05-11-1792 casou com Manoel José dos Santos, natural de Lavras, filho de Manoel José Simões e Antonia de Souza Ramos. Com geração na Campanha.

Campanha aos 29-02-1764 nesta matriz bat a Maria, f.l. de Raimundo da Silva, natural da ilha Graciosa Bispado de Angra e de Rita Pereira de Jesus n. desta freguesia; foram padrinhos o Revdo Vigario desta Manoel Caetano Rodrigues e Ana Maria, mulher de Antonio Jose dos Reis.

 

Campanha, MG aos 05-11-1792 nesta matriz Manoel Jose dos Santos, f.l.de Manoel Jose Simões e Antonia de Souza Ramos,. n/b na freg. das Lavras do Funil deste bispado  = c Maria Antonia da Silva, f.l. de Raimundo da Silva e Rita Maria de Jesus, n/b nesta freguesia.

3-3 Antonio, batizado em 30-09-1765.

Campanha, MG aos 30-09-1765 nesta matriz bat a Antonio, f.l. de Raimundo da Silva, natural das ilhas e de Rita Pereira; foram padrinhos Jose Borges da Costa e s/m Domingas Gonçalves de Moraes.

3-4 Ana Maria da Silva, batizada em 28-02-1767. Aos 24-11-1788 casou com Manoel Vieira, batizado em 02-01-1755 na Campanha, filho do falecido Manoel Vieira, natural de S. Pedro de Freitas termo dem Guimarães Arc. Braga e de Teresa Correa, natural de Jacarei-SP, neto paterno de Gervasio Vieira e Catarina Gomes, neto materno de Mateus Fernandes Agostim e Paula Gonçalves Moreira; família Mateus Fernandes Agostim.

Campanha, MG aos 28-02-1767 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Raimundo da Silva n. da freg. de S. Mateus da ilha Graciosa Bispado de Angra e de Rita Maria n. desta matriz da Campanha, avos paternos Antonio Francisco da Silva, já defunto e Catarina de Mello; maternos Francisco Pereira de Mendonça e Viencia Maria de Andrade. Foram padrinhos o mesmo Francisco Pereira de Mendonça, e Ana Maria de Jesus mulher de Antonio Jose dos Reis.

 

Campanha, MG aos 24-11-1788 nesta matriz Manoel Vieira, f.l. de Manoel Vieira, ja defunto e de Teresa Correa = cc Ana Maria da Silva, f.l. de Raimundo da Silva e Rita Maria de Jesus. Ambos os contraentes nts e bts nesta feguesia da Campanha.

3-5 Rita batizada em 12-11-1768. Não é citada no testamento materno.

Campanha, MG aos 12-11-1768 nesta matriz bat a Rita, nascida de nove dias, f.l. Raimundo da Silva n. da Ilha Graciosa Bispado de Angra e de Rita Maria n. desta freguesia, np de Antonio Francisco da Silva e Catarina de Mello, nm de Francisco Pereira de Mendonça e Vicencia Maria de Andrade. Foram padrinhos Manoel Antonio de Souza, solteiro e Ignacia Pereira mulher de Alexandre Patricio.

3-6 Manoel José da Silva, batizado em 06-06-1770. Aos 02-02-1792 casou com Inacia Maria de Oliveira, batizada em Lavras aos 21-03-1775, filha de Francisco de Oliveira Galante e Maria Pereira da Silva. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 06-06-1770 nesta matriz bat a Manoel, nascido de oito dias, f.l. Raimundo da Silva n. da Ilha Graciosa e de Rita Maria n. desta freguesia, np Antonio Francisco da Silva e Catarina de Mello, nm Francisco Pereira de Mendonça e Vicencia Maria de Andrade a qual foi madrinha e Jose Pimentel.

 

Campanha, MG aos 02-02-1792 nesta matriz Manoel Jose da Silva, f.l. Raimundo da Silva e Rita Maria de Jesus, n/b nesta freguesia = cc Inacia Maria de Oliveira, f.l. Francisco de Oliveira Galante e Maria Pereira da Silva, n/b na freg. das Lavras do Funil deste bispado.

 

Lavras-MG Igreja Santa Ana aos 21-03-1775 nesta igreja matriz bat a Ignacia, f.l. Francisco de Oliveira Galante, n. desta freguesia e Maria Pereira n. da freguesia de S. João del Rei.. Padr.: Francisco Ferreira Pezo(?) e D. Maria Josefa de Moraes, ambos solteiros e todos desta freguesia.

3-7 José Bernardo batizado em 07-01-1772.

Campanha, MG aos 07-01-1772 nesta matriz bat a Jose Bernardo, nascido de tres dias, f.l.de Raimundo da Silva n. da ilha Graciosa e Rita Maria de Jesus, n. desta freguesia, np de Antonio Francisco da Silva e Catarina de Mello, nm de Francisco Pereira de Mendonça e antigamente Raimundo Pereira e Vicencia Maria de Andrade. Foi padrinho Jose da osta Godnho, casado.

3-8 Rita Maria de Jesus batizada em 22-01-1774. Em 26-05-1795 casou com Francisco de Salles Martins, natural de S. João do Morro Grande-MG, filho de Manoel Martins da Fonte e Ignes de Souza Texeira. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 22-01-1774 nesta matriz bat a Rita, nascida de dez dias, f.l. de Raimundo da Silva n. da ilha Graciosa e de Rita Maria de Jesus, n. desta freg; np de Antonio Francisco da Silva e Catarina de Mello, nm de Francisco Pereira de Mendonça e Vicencia Maria de Andrade. Foi padrinho Jose Pimentel, solteiro.

 

Campanha, MG aos 26-05-1795 nesta matriz Francisco de Salles Martins, f.l. de Manoel Martins da Fonte e Ignes de Souza Texeira, n/b na freg. de S. João do Morro Grande deste bispado. = cc Rita Maria de Jesus, n/b nesta freguesia, f.l. de Raimundo da Silva e de Rita Maria de Jesus.

3-9 Laureno batizazdo em 31-08-1775.

Campanha, MG bat 1774-1784 im 32 aos 31-08-1775 nesta matriz bat a Laureno, nascido a dois do dito mes, f.l. de Raimundo da Silva n. da ilha Graciosa e de Rita Maria de Jesus, n. desta freg; np de Antonio Francisco da Silva e Catarina de Mello, nm de Francisco Pereira de Mendonça e Vicencia Maria de Andrade. Foi padrinho Francisco de Oliveira, solteiro.

3-10 João Manoel da Silva, batizado em 22-04-1777. Aos 23-10-1808 casou com Maria Camila da Boaventura, natural de Baependi, filha de João Marinho Cruz e Bernarda da Silva Neves. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 22-04-1777 nesta matriz bat a Joam, de trinta e cinco dias, f.l. de Raimundo da Silva n. da ilha Graciosa e de Rita Maria de Jesus, n. desta freg; np de Antonio Francisco da Silva e Catarina de Mello, nm de Francisco Pereira de Mendonça e Vicencia Maria de Andrade a qual foi madrinha e Jose Pimentel.

 

Campanha, MG aos 23-10-1808 nesta matriz João Manoel da Silva, f.l. de Raimundo da Silva e de Rita Maria de Jesus, n/b nesta freguesia = cc Maria Camila da Boaventura, f.l. João Marinho Cruz e Bernarda da Silva Neves, n/b na freg. de Baependi.

3-11 Joaquina Maria de Jesus, batizada em 07-03-1779. Aos 04-08-1795 casou com Manoel Rodrigues Anes Bandeira, natural da freguesia de S. Tiago de Amorim Arc. Braga, filho de Antonio Jose Anes Rodrigues Bandeira e de Clara Domingues Nunes. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 07-03-1779 nesta matriz bat a Joachina, f.l. de Raimundo da Silva n. da ilha Graciosa e de Rita Maria de Jesus, n. desta freg; np de Antonio Francisco da Silva e Catarina de Mello, nm de Francisco Pereira de Mendonça e Vicencia Maria de Andrade. Foi padrinho Pantaleão Dias e nascida a dita batizada de vinte e seis dias.

 

Campanha, MG aos 04-08-1795 nesta matriz Manoel Rodrigues Anes Bandeira, f.l. de Antonio Jose Anes Rodrigues Bandeira e de Clara Domingues Nunes, n/b na freg. de S. Tiago de Amorim Arc. Braga = cc Joaquina Maria de Jesus, f.l. de Raimundo da Silva e Rita Maria de Jesus, n/b nesta freguesia.

3-12 Luiz batizado em 26-03-1781.

Campanha, MG aos 26-03-1781 nesta matriz bat a Luiz, f.l. de Raimundo da Silva n. da ilha Graciosa e de Rita Maria de Jesus, n. desta freg; np de Antonio Francisco da Silva e Catarina de Mello, nm de Francisco Pereira de Mendonça e Vicencia Maria de Andrade. Foram padrinhos Domingos e Maria, filhos do dito Raimundo da Silva.

 

4- Francisco Pereira de Mendonça, natural da Campanha, filho de Vicencia Maria de Andrade e Francisco Pereira de Mendonça. Casou com Madalena Maria de Lima, natural da Campanha, filha de Baltazar Gomes Lima e Maria Lopes, parda forra (segundo termo de batismo dos netos Rosa e.Ana); segundo termo de batismo de José (segundo) Madalena seria filha de José de Siqueira e Ignacia Alvares):

Tiveram os filhos, batizados na Campanha, q.d.:

4-1 Rosa em 12-03-1766

Campanha, MG aos 12-03-1766 matriz, bat Rosa n. de oito dias, f.l. Francisco Pereira de Mendonça n. desta freguesia e Madalena Maria de Lima n. desta freguesia, np Francisco Pereira de Mendonça e Vicencia de Andrade, nm Baltazar Gomes Lima e Maria Lopes, parda forra; padr.: Raimundo da Silva e s/m Rita Maria de Jesus

4-2 Francisco aem 29-11-1767.

Campanha, MG aos 29-11-1767 bat a Francisco, f.l. Francisco Pereira de Mendonça n. desta matriz e Madalena Maria de Lima n. desta matriz, padr.: João de Siqueira Afonso e s/m Rosa Maria de Jesus.

4-3 Ana em 19-10-1769.

Campanha, MG aos 19-10-1769 matriz, Ana de oito dias, f.l. Francisco Pereira de Mendonça e Madalena de Lima, np Francisco Pereira que se chamou Raimundo Pereira e Vicencia Maria de Andrade, maternos Baltazar Gomes e Maria Lopes, padr.: Francisco da Costa Teixeira, casado e a dita Vicencia.

4-4 Martinho em 09-07-1771

Campanha MG aos 09-07-1771 nesta matriz bat a Martinho nascido de nove dias, f.l. de Francisco Pereira de Mendonça Madalena Maria de Lima, pardos forros, ambos nts desta freguesia. Foram padr.: Martinho de Freitas, solteiro pardo forro, e Inacia Pereira mulher de Alexandre Patricio.

4-5 Joaquim em 18-04-1773.

Campanha, MG aos 18-04-1773 bat a Joaquim, f.l. Francisco Pereira de Mendonça e Madalena Maria de Lima nts desta, pardos forros. Padr.: Joaquim Pereira de Mendonça, solteiro e Margarida mulher de Jose Pereira de Andrade.

4-6 Maria em 15-06-1775.

Campanha, MG aos 15-06-1775 bat a Maria, f.l. de Francisco Pereira de Mendonça e Madalena Maria, ambos nts desta Campanha, padr.: Raimundo da Silva, casado e Maria filha de Joaquim de S.Ana.

4-7 Manoel em 19-12-1776.

Campanha, MG aos 19-12-1776 nesta matriz bat a Manoel de dois meses mais ou menos, f.l. de Francisco Pereira de Mendonça e Madalena Maria, pardos forros. Foram padrinhos Fabiano Pereira de Andrade e Ana Alvares Mouzinho, pardos forros, casados.

4-8 José em 21-12-1778.

Campanha, MG Livro de Batismos 1774-1784 im 106 aos 21-12-1778 nesta matriz bat a Jose de um mes, f.l. Francisco Pereira de Mendonça e Madalena Maria de Lima, pardos forros, nts desta freguesia. Foram padrinhos Joaquim Alvares de Siqueira, casado e Maria Antonia, solteira filha de Raimundo da Silva.

4-9 Antonio em 06-10-1780.

Campanha, MG aos 06-10-1778 nesta matriz bat a Antonio de quinze dias, f.l. de Francisco Pereira de Mendonça e Madalena Maria de Lima, pardos forros, nts desta freguesia. Foram padrinhos Antonio Jose Vaz e Viencia Maria de Andrade casada com Francisco Pereira de Mendonça avos paternos do batizado.

4-10 José em 09-08-1784.

Campanha, MG aos 09-08-1784 nesta matriz bat a Jose de vinte dias, f.l. de Francisco Pereira de Mendonça e Madalena Maria, nts desta Campanha, avós paternos Francisco Pereira e Viencia Maria, avos maternos Jose de Siqueira e Ignacia Alvares. Foram padrinhos Francisco e Ana, irmãos do batizado.

 

5- Fabiano Pereira de Andrade, natural da Campanha. Casou com Ana Alvares Mouzinho, natural da Aiuruoca, filha de Alexandre Alvares Mouzinho e Dionisia Ferreira da Cruz. Ana faleceu, aos 45 anos, em 15-07-1803.

Campanha, MG aos 15-07-1803 fal. Ana [cortado] parda mulher de Fabiano Pereira morador nesta vila, de idade 45 anos, morreu de uma malina.

Fabiano e Ana Alvares tiveram os filhos, batizados na Campanha, q.d.:

5-1 Maria aos 10-01-1776.

Campanha, MG aos 10-01-1776 nesta matriz bat a Maria nascida a catorze dias, f.l. de Fabiano Pereira de Andrade, natural desta matriz da Campanha e de Ana Alvares Muzinha natural da freguesia de Aiuruoca deste bispado, foi padrinho Raimundo da Silva, casado. Avos paternos Francisco Pereira de Mendonça e Vicencia Maria de Andrade, maternos Alexandre Alvares Muzinho e Dionisia Ferreira da Cruz.

5-2 Francisca Pereira de Andrade batizada aos 22-03-1778. Aos 19-11-1798 casou com Mariano Leme da Costa, natural de Guaratingueta-SP, filho natural de Leonor da Costa. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 22-03-1778 nesta matriz bat a Francisca, f.l. de Fabiano Pereira de Andrade e Ana Alvares Mouzinha, pardos forros; foram PP Joaquim Pereira de Andarde, casado e Jose Pereira de Andrade com pp que apresen tou de sua mãe Vicencia Maria de Andrade casada com Francisco Pereira de Andrade avós do batizado.

 

Campanha, MG aos 19-11-1798 nesta matriz se receberam Mariano Leme da Costa, f. natural de Leonor da Costa, n/b na vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo = Com Francisca Pereira de Andrade, f.l. de Fabiano Pereira de Andrade e Ana Alvares Mouzinha, n/b nesta freguesia

5-3 Dionisia Pereira de Andrade, batizada em 17-09-1781. Aos 18-01-1797 casou com Manoel Ferreira de Jesus, natural de S. Bento do Tamandua-MG, filho de João Ferreira de Castilhos e da falecida Maria de Jesus. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 17-09-1781 nesta matriz bat a Dionisia nascida de doze dias, f.l. Fabiano Pereira de Andrade n. da Campanha e de Ana Alvares Moizinha n. da Aiuruoca, np de Francisco Pereira e Vicencia Maria de Andrade, nm de Alexandre Alvares e Dionisia Ferreira da Luz. Foram padrinhos o dito Alexandre e Izabel Maria de Oliveira.

 

Campanha, MG aos 18-01-1797 nesta matriz se receberam Manoel Ferreira de Jesus, f.l. de João Ferreira de Castilhos e Maria de Jesus, ja defunta, n/b na vila de S. Bento do Tamandua = Com Dionisia Pereira de Andrade, f.l. de Fabiano Pereira de Andrade e de Ana Alvares Mouzinha, n/b nesta freguesia

5-4 Vicencia Maria de Andrade batizada em 28-04-1785. Aos 30-08-1800 casou com Inacio Joaquim da Silva, natural da Campanha, filho natural de Maria Joaquina. Co0m geração na Campanha.

Campanha, MG aos 28-04-1785 nesta matriz bat a Vicencia de nove dias, f.l. de Fabiano Pereira de Andrade e de Ana Alves Mouzinha; foram padrinhos Francisco Jose Moizinho, solteiro e Vicencia de Andrade m ulher de Francisco Pereira de Mendonça.

 

Campanha, MG aos 30-08-1800 nsta matriz se receberam Inacio Joaquim da Silva, filho natural de Maria Joaquina e pai incognito, n/b nesta vila da Campanha da Princesa = Com Vicencia Maria de Andrade, f.l. de Fabiano Pereira de Andrade e de Ana Alvares Mouzinha, n/b nesta freguesia.

5-5 Fabiano batizado em 11-08-1787. Faleceu em em 04-06-1803.

Campanha, MG aos 11-08-1787 nesta matriz bat. a Fabiano, f.l. de Fabiano Pereira de Andrade e de Ana Alves Mouzinha; foram padrinhos o Revdo Manoel Jose dos Reis e Dona Ana Rodrigues mulher do Cap. João da Fonseca.

 

Campanha, MG aos 04-06-1803 foi sepultado no adro desta matriz Fabiano, pardo, f. de Fabiano Pereira, faleceu de idade de dez anos e de malina.

5-6 Floriana, batizada em 25-06-1792

Campanha, MG aos 25-06-1792 nesta matriz bat a Floriana, f.l. de Fabiano Pereira de Andrade e Ana Alvaes, foram padrinhos Jacinto Soares e Maria Antonia.