PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

VENERANDO RIBEIRO DA SILVA

Aportes à Genealogia Paulistana e Sul Mineira

SL. 6, 420, 10-12 Messia Honoria casou com Venerando Ribeiro da Silva, abastado fazendeiro em Mocóca e homem ilustrado que occupou cargos publicos entre os quaes o de promotor Publico de Casa Branca.

 

 

José Vieira Rocha Jr.

Luiz Henrique C. Ribeiro

Sílvio de Almeida Toledo Neto

 

 

Venerando, batizado em Baependi-MG aos 14-10-1814, era filho do Capitão Félix Ribeiro da Silva e Teresa Mendes do Nascimento, neto paterno de João Ribeiro da Silva e Maria Branca Leme da Silva, neto materno de Bento Manoel do Nascimento e Teresa Gonçalves de Jesus; família “João Ribeiro da Silva”, neste site.

(pesq. Sílvio de Almeida Toledo Neto) Arquivo da Cúria de Campanha-MG. Baependi, Batizados, Livro n.º 9, fls. 94r: Venerando 1814.

Aos quatorze de outubro de mil oitocentos e quatorze, nesta matriz de Baependi, o Vigário Domingos Rodrigues Afonso batizou e pôs os santos óleos ao inocente Venerando, filho legítimo do Capitão Félix Ribeiro da Silva e de Dona Teresa Mendes do Nascimento. Foram padrinhos o Tenente-Coronel Joaquim Silvério de Castro e Dona Mariana Ribeiro da Silva, de que faço este assento. O Vigário Manuel Pereira de Sousa.

 

Casou Venerando Ribeiro da Silva com Messia Honória Nogueira, falecida em 1845, filha de Francisco de Assis Nogueira e Ana Teodora Teixeira, neta paterna do Capitão Felizberto José Nogueira e Ana Margarida de Barros, neta materna do Alferes Antonio Teixeira Marinho e Micaela Emerenciana do Nascimento. Família “Tenente José Rodrigues da Fonseca”, neste site.

 

Venerando fez cinco testamentos em de São Sebastião da Boa Vista (atual Mococa-SP), termo da vila de Caconde, comarca de Mogi Mirim: em 09-07-1869, em 11-03-1870, em 30-06-1874, 21-08-1874 e finalmente em 13-12-1874 quando mandou fazer avaliação de seus bens para saber o montante da terça (46 contos de réis) e dela dispôs para seus filhos naturais, tidos com Ana Teodora de Jesus. Faleceu aos17-04-1876 em sua Fazenda da Prata, na cidade de Mococa e foi inventariado em 27-04-1876 (testamentos e inventário neste site, colaboração do descendente Silvio de Almeida Toledo Neto).

(pesq. Luiz Henrique C. Ribeiro) Mococa-SP: Aos dezessete dias do mes de abril do ano de mil oitocentos e setenta e seis, nesta cidade de Mococa, distrito de paz, paróquia e município da mesma, Província de São Paulo, em meu cartorio , compareceu Estébio Ribeiro da Silva, fazendeiro, residente neste distrito. Declarou que, no dia dezesseis do mês de abril do corrente ano, às duas horas da madrugada, na Fazenda da Prata, em casa da residência de Venerando Ribeiro da Silva, falecia o mesmo Venerando Ribeiro da Silva, do sexo masculino, com a idade de sessenta e cinco anos, viúvo por falecimento de Messias Nogueira, da qual houve três filhos, sendo:

-Venerando de quarenta anos de idade;

-Estelino, de trinta e oito anos;

-Estébio, de trinta e três anos, os quais já se acham no exercício de seus direitos. Cujo finado faleceu com testamento, de morte natural, cuja enfermidade fora (febre) tifóide. Agricultor abastado, natural de Baependi,  da Província de Minas, filho legitimo de Félix Ribeiro e a mãe é ignorada. Também ignorada a naturalidade.

E pelo sobredito Estébio, foi dito que, sendo filho do finado, ia dar sepultura a seu cadáver no cemitério municipal, depois das cerimônias fúnebres.

Do que, para constar, lavrei este termo, que assina o declarante . Eu João Felizardo d´ Oliveira, escrivão de paz, que o escrevi. (Seguem assinaturas).

 

Ana Teodora de Jesus, a mãe dos filhos naturais de Venerando, em 1863 comprou terras de sua irmã Francelina Teodora de Jesus, herdadas dos pais, Manoel Isidoro Villas Boas e Teodora Maria de Souza - família Jacome Fernandes das Neves, neste site. Venerando assinou por ambas:

Escritura de compra e venda. Compradora: Ana Teodora de Jesus. Vendedora: Francelina Teodora de Jesus, de quinze alqueires de terras na fazenda do Monjolinho.

“... de ser estas terras das partes que (a) vendedora herdou de nossos pais, Manuel Isidoro e Teodora Maria ...”

“A rogo da compradora Ana Teodora de Jesus e da vendedora, Francelina Teodora de Jesus. Venerando Ribeiro da Silva.”

(Livro de registros, Mococa, 1863, fls. 59r-v -pesq. Silvio de Almeida Toledo Neto)

Faleceu Ana Teodora de Jesus aos 07-07-1903 na fazenda Santa Rita em Mococa. Deixou vivos cinco filhos, Octasiana e Gabriela já eram falecidas.

C.R.C. Mococa-SP livro 8, fls. 64 óbito nº 183. Aos 07-07-1903 na fazenda Santa Rita faleceu Ana, natural de Minas, com 72 anos, viúva(sic) por óbito de Venerando Ribeiro da Silva. Foi declarante Vergilio Candido de Andrade. Sepultamento no cemitério desta cidade. Deixou cinco filhos: Carolina de 51 anos = Ana de 48 anos = Felix de 46 = Venerando de 44 = e Francelina de 36 . Não fez testamento (pesq. Silvio de Almeida Toledo Neto).

 

Em seus testamentos (neste site), Venerando declarou os filhos:

Com Messia Honória Nogueira três filhos legítimos:

1- Venerando Ribeiro da Silva Junior

2- Raimundo Estelino Ribeiro da Silva

3- Estébio Ribeiro da Silva

 

Com Ana Teodora de Jesus sete filhos naturais:

4- Carolina

5- Gabriela

6- Octasiana Ribeiro da Silva

7- Ana Teodora Ribeiro

8- Félix Ribeiro da Silva

9- Venerando da Silva Ribeiro

10- Francelina Ribeiro da Silva

 

 

1- Venerando Ribeiro da Silva, batizado em Caconde-SP aos 15-05-1837, padrinhos os avós maternos.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo (Caconde-SP),  batismos (1780-1840) Livro nº 1, aos 15-05-1837 na matriz, Venerando de 18 dias, filho de Venerando Ribeiro da Silva e s/m Messia Honoria Nogueira, padr.: Francisco de Assis Nogueira e s/m D. Ana Teodora Teixeira, todos desta freguesia.

          Casou com Luzia Delfina da Silva, natural de Mococa, filha de Joaquim Custódio Dias e Luiza Delfina Dias, neta paterna de Marcos de Souza Magalhães e Ana Josefa da Silva, família “Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado” Cap. 2º. Luzia Delfina é citada em SL. 6, 420, 11-1 como Luiza Delfina de São José.

          Venerando e Luzia faleceram em S. José do Rio Pardo-SP. Ele aos 15-01-1910 e Luzia aos 14-07-1924.

(Pesq. Luiz Henrique C. Ribeiro) Cartório de Registro Civil São Jose do Rio Pardo, Estado de São Paulo - Certidão de Óbito 022096

CERTIFICO que as folhas 117-V do livro nº 014 de Registro de Óbitos sob o nº de ordem 382, consta que no dia dezesseis de janeiro de mil novecentos e dez , foi lavrado o assento de Venerando Ribeiro da Silva, com setenta e quatro anos de idade, casado sexo masculino, de cor ignorada, residente em São Jose do Rio Pardo, Estado de São Paulo.

Filho de: Ignorados

Falecido no dia quinze de janeiro de mil e novecentos e dez (15/01/1910) , em domicilio no Bairro do Venerando, neste Distrito.

O Atestado de Óbito foi firmado pelo Doutor Costa Junior, que deu como causa da morte insuficiência mitral.

O seu sepultamento foi realizado no cemitério, não consta no termo.

Foi declarante Marçal Nogueira Dias.

Observações: O falecido era casado com Luzia Ribeiro da Silva de cujo Matrimonio deixa sete ou oito (sic) filhos maiores.

 

(Luiz Henrique C. Ribeiro) OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELA DA SEDE COMARCA DE SÃO JOSE DO RIO PARDO - SP. São José do Rio Pardo-SP.

Certifico que as folhas 161-V, do livro de 025, registro de Obito, sob o numero de ordem 322, conta que em 15 de julho de 1924, foi lavrado o assento de Lusia Delfina da Silva, com 88 anos de idade, viúva sexo feminino, cor branca, natural de Mococa - SP, nascida em data ignorada, residente em São Jose do Rio Pardo - SP, filha de Joaquim Custodio Dias e de Luiza Delfina Dias, ambos já falecidos.

Faleceu 14 de julho de 1924, as 17.30, na Fazenda Rio Claro.

Atestado de Obito do Dr André Pio da Silva, causa Cardioesclerose e sepultamento realizado no cemitério local. Foi declarante, Dr João Gabriel Ribeiro, era viuva de Venerando Ribeiro da Silva e deixa quatro filhos casados.

Entre os filhos do casal:

1-1 Joaquim Custódio Dias casado com Elisa Marçal, filha de Antonio Marçal Nogueira de Barros e Mariana Leopoldina. Elisa era viúva de Olimpio José de Andrade. Geração em SL. 6, 423, 11-1

1-2 Messias Cândida Ribeiro casou com João Otaviano Ribeiro da Silva, filho de João Francisco Ribeiro da Silva e Maria Rosa de Jesus.

          Pais de, q.d.:

1-2-1 Maria Rosa, nasceu aos 29-11-1888 em Mococa-SP.

B7: CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 4, fls. 16 nº 44 MARIA ROSA. Aos 28-03-1889 declarante João Octaviano Ribeiro da Silva, lavrador, catolico, natural desta provincia. No dia 29-11 p.p. de 1888 na fazenda Rio Claro deste termo, nasceu uma criança do sexo feminino, f.l. do declarante e D. Messias Candida Ribeiro, catolica, com a profissão de serviços domesticos, natural desta provincia, casada com o declarante nesta paroquia, np João Francisco Ribeiro da Silva e Maria Rosa de Jesus, nm Venerando Ribeiro da Silva e Luzia Delfina da Silva. Vai ser batizada hoje com o nome de Maria Rosa, pardinhos Theophilo Custodio Dias, lavrador residente neste termo e D. Maria Custodia Ramalho, tambem deste termo

1-2-2 Francisco Alves Ribeiro nasceu aos 16-06-1891 em Mococa-SP.

B7: CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 4, fls. 177v e 178 nº 126 Aos 21-06-1891 declarante João Octaviano Ribeiro da Silva, natural deste estado. Aos 16 do corrente na fazenda do Rio Claro deste termo, nasceu uma criança do sexo masculino, f.l. do declarante e D. Messias Candida Ribeiro, nat. e casada com o declarante neste cidade, np de João Francisco Ribeiro da Silva e D. Maria Rosa de Jesus, nm Venerando Ribeiro da Silva e D. Luzia Delfina da Silva. Vai ser batizado com o nome de Francisco Alves Ribeiro, padrinhos Joaquim Custodio Dias, lavrador e residente no termo de S. Jose do Rio Pardo e D. Eli-- Carolina Nogueira, tambem de S. J. do Rio Pardo.

1-3 Emerenciana Cândido Ribeiro casou com José Estevão Ribeiro do Valle. Emerenciana, viúva, faleceu em S. José do Rio Pardo-SP aos 07-01-1963 com 98 anos declarados:

(Pesq. Luiz Henrique C. Ribeiro) Cartório de Registro Civil São Jose do Rio Pardo, Estado de São Paulo - Certidão de Óbito 022702

CERTIFICO que as folhas 144-V do livro nº 022 de Registro de Óbitos sob o nº de ordem 14.208, consta que no dia sete de janeiro de mil novecentos e sessenta e três, foi lavrado o assento de Emerenciana Cândida Ribeiro, com noventa e oito anos de idade, viúva, do sexo feminino, de cor branca, domestica natural desta cidade, nascida em data ignorada, residente em São Jose do Rio Pardo, Estado de São Paulo.

Filha de Venerando Ribeiro da Silva e Luzia Cândida Ribeiro, ambos falecidos.

Falecida no dia sete de janeiro de de mil novecentos e sessenta e tres, as nove horas, nesta cidade, na praça Barão do Rio Branco, nº 22.

O atestado de obito, foi firmado pelo Doutor Jose Ramos Barreto, que deu como causa da morte, colapso cardíaco e arteriosclerose cerebral.

O sepultamento foi realizado no cemitério municipal desta cidade.

Foi declarante João Baptista Ribeiro Nogueira

Observações: A falecida era viúva de Jose Estevam Ribeiro do Valle, não deixando bens, não era eleitora.

1-4 Gabriela Cândido Ribeiro casou com Onofre Ribeiro da Silva batizado em Machado-MG aos 12-02-1866 com 49 dias, filho de Hermogenes Ribeiro da Silva e Mariana Custódia da Silva.

(pesq. L H C Ribeiro") Machado-MG, microfilme 1285447-item 2 (batismos 1818-1878), No dia 12 de fevereiro de 1866 batizei um inocente de 49 dias filho de Hermogenes Ribeiro da Silva e Mariana Custodia da Silva e lhe pus o nome de Onofre. Padrinhos Jose Paulino da Costa e....(ilegível) a quem faço o assento e assino. Padre Jose Antonio Mo~

Onofre faleceu aos 20-02-1950 e Gabriela aos 25-09-1961, ambos em S. José do Rio Pardo:

(Pesq. Luiz Henrique C. Ribeiro) Cartório de Registro Civil São Jose do Rio Pardo, Estado de São Paulo - Certidão de Óbito 022708

CERTIFICO que as folhas 154-F do livro C nº 017de Registro de Óbitos sob o nº de ordem 9509, consta que no dia vinte de fevereiro de mil novecentos e cinqüenta, foi lavrado o assento de Onofre Ribeiro da Silva, com oitenta e dois anos de idade, casado, do sexo masculino, de cor branca, agricultor, natural de Machado, estado de Munas Gerais, nascido em data ignorada, residente em São Jose do Rio Pardo, estado de São Paulo, filho de Hermógenes Ribeiro da Silva e Mariana Custodia da Silva, ambos falecidos.

Falecido no dia 20 de fevereiro de mil novecentos e cinqüenta (20/02/1950), as desêsseis horas e trinta minutos, na rua Saldanha Marinho, nº 196, nesta cidade.

O atestado de Óbito foi firmado pelo Doutor João da Silva Rocha, que deu como causa da morte, colicistite crônica.

O sepultamento foi realizado no cemitério municipal desta cidade.

Foi declarante, Alcino de Assis Ferreira.

Observações: O falecido era casado neste cartório com Gabriela Cândida Ribeiro, de cuja matrimonio deixa quatro filhos maiores, de nomes: Isaltino Bento, João Gabriel, Agripino e Gabriel, deixando bens a inventariar, sendo o falecido eleitos por esta zona.

 

(Pesq. Luiz Henrique C. Ribeiro) Cartório de Registro Civil São Jose do Rio Pardo, Estado de São Paulo - Certidão de Óbito 022707

CERTIFICO que as folhas 023-V do livro C nº 022 de Registro de Óbitos sob o nº de ordem 13735, consta que no dia 25 de setembro de mil novecentos e sessenta e hum, foi lavrado a assento de Gabriela Cândida Ribeiro, com oitenta anos de idade, viúva, do sexo feminino, de cor branca, domestica, natural de São Jose do Rio Pardo, Estado de São Paulo, nascida em data ignorada, residente em São Jose do Rio Pardo, Estado de São Paulo, filha de Venerando Ribeiro da Silva e Luzia Delfino Ribeiro, ambos falecidos.

Falecida no dia vinte e cinco de setembro de mil novecentos e sessenta e um (25/09/1961), as quatorze horas e trinta minutos, nesta cidade, no hospital São Vicente.

O atestado de óbito foi firmado pelo Doutor João da Silva Rocha, que deu como causa da morte, diabetes e pneumonia.

O sepultamento foi realizado no cemitério municipal desta cidade, foi declarante Célio Moreira Ribeiro.

Observação :  A falecida era viúva de Onofre Ribeiro da Silva, cujo matrimonio deixa quatro filhos maiores, não deixando bens a inventariar.

Pais de:

1-4-1 Ezaltino Ribeiro nasceu aos 23-03-1898 na fazenda Rio Claro, Mococa-SP. Isaltino Bento Ribeiro.

B7: mf 1408355, CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 10, fls. 53v e 54 nº 155 Esaltino Ribeiro. Aos 03-04-1898 declarante Luiz Navarro Junior, negociante, n. do estado de Minas. Aos 23-03 na fazenda Rio Claro nasceu uma criança do sexo masculino, f.l. Onofre Ribeiro da Silva, lavrador, n. do estado de Minas e D. Gabriela Candida Ribeiro, natural deste estado, casados neste municipio, np Hermogenes Ribeiro da Silva e D. Mariana Custodia da Silva, nm Venerando Ribeiro da Silva e Luzia Delfina da Silva.

1-4-2 João Gabriel

1-4-3 Agripino

1-4-4 Gabriel.

1-5 Hermantina, batizada em Caconde-SP aos 03-09-1876 com 66 dias.

B7: mf 1532611 nasc. (04-11-1875 a 27-05-1883) C.R.Civil de Caconde-SP comarca do mesmo nome, fls.43 nº 151 termo de batizado Hermantina. Aos 03-09-1876 declarante Luiz Leite Ribeiro. Hermantina, de 66 dias, f.l. Venerando Ribeiro da Silva e D. Luzia Delfina da Silva, padr.: o mesmo declarante e D. Candida Umbelina da Silva.

2- Raymundo Estellino Ribeiro da Silva, teria 38 anos em 1876 (obito paterno) mas já era falecido em 21-08-1874 (4º testamento paterno). Foi casado com Mariana, filha de Bento Ribeiro da Silva (irmão de Venerando tronco desta família) e Mariana Cesarina Nogueira. Deixou viúva e filhos que o representaram no inventário paterno.

          Segundo Silva Leme, Mariana casou segunda vez com José Julio de Araújo Macedo com geração em SL. 6, 429, 10-6.

Raymundo foi representado, no inventário paterno, por duas filhas do seu casal:

2-1 Emília Estelino Ribeiro, com 13 anos em 1876.

2-2 Jesuína, com 7 anos em 1876.

 

3- Estébio Ribeiro da Silva, com 33 anos em 1876. Foi casado com Maria Carolina, filha de Francisco Jaime de Ávila e Carolina Ribeiro da Silva (tambem irmã de Venerando titulo desta família). Geração em SL. 6, 421, 11-3.

Entre seus filhos:

3-1 Higino Ribeiro da Silva, nasceu em Mococa-SP aos 03-05-1877. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau igual da linha colateral, casou com Olimpia Ribeiro da Silva, filha de Venerando da Silva Ribeiro e Ana Cândida de Jesus, 9-3 abaixo.

B7: CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 1, fls. 71v., nº 243 aos 24-06-1877 nesta cidade de Mococa; declarante Estebio Ribeiro da Silva, fazendeiro, morador na Prata deste distirito, apresentou-me um criança do sexo masculino de nome HYGINO, f.l. de sua mulher D. Maria Carolina Ribeiro, nascido aos 03 do findo mes de Maio, np de Venerando Ribeiro da Silva e Maria Honoria Ribeiro, falecidos, nm de Francisco Jayme de Avila e Carolina Ribeiro da Silva. Foi batizada na casa dos declarante no dia 23 do corrente mes.

 

(pesq. Eduardo Roxo Nobre) Dispensas Matrimoniais de Mococa-SP:

Querem se casar : HYGINO RIBEIRO DA SILVA com OLIMPIA RIBEIRO DA SILVA

Ele, filho de Estebio Ribeiro da Silva e Maria Carolina Ribeiro

Ela, filha de Venerando da Silva Ribeiro e Ana Candida de Jesus.

Impedimento de consanguinidade de 2º grau igual da linha colateral.

Pedem a graça da dispensa em vista de haver: Angustia loci, defectus dobio, nimia paterum familiaritas et periculum infamia.

Foi a dada a dispensa em 6 de Abril de 1899.

3-2 Estébio, nascido em Mococa-SP aos 07-10-1880.

B7: CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 2, fls. 44, termo 130, aos 26-12-1880 nesta cidade de Mococa; declarante Estébio Ribeiro da Silva, que no dia 07-10 do corrente ano, na fazenda da Prata deste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, f.l. do declarante e Maria Carolina Ribeiro, avós paternos Venerando Ribeiro da Silva e Mecias Theodora Ribeira, e maternos Francisco Jayme de Avila e Carolina Ribeiro da Silva. Foi batizada hoje com o nome de Estebio e foram padrinhos Tomas Ribeiro Nogueira e Perciliana Nogueira ambos moradores no distrito de Casa Branca desta Provincia.

 

4- Carolina Ribeiro da Silva filha natural de Venerando Ribeiro da Silva e Ana Teodora de Jesus, com 51 anos em 1903 (óbito da mãe). Casada, antes de 1874, com Francisco Teixeira da Silva. Foram padrinhos do sobrinho Venerando, 6-3 abaixo.

Pais de, q.d.:

4-1 Braulino Teixeira da Silva, natural de Casa Branca-SP, faleceu em S. José do Rio Pardo-SP em 26-07-1958, com 78 anos declarados. Foi casado em Mococa com Maria Ribeiro da Silva, filha de Venerando da Silva Ribeiro e Ana Candida de Jesus, 9-2 abaixo.

CRC São José do Rio Pardo – SP, livro C21, fls 28, termo 12554, aos 26/07/1958 nesta cidade de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, faleceu Braulino Teixeira da Silva, natural de Casa Branca, deste Estado, com 78 anos de idade, casado com Maria Ribeiro da Silva em Mococa, deste Estado, filho de Francisco Teixeira da Silva e Carolina Ribeiro da Silva (pesquisa José Vieira Rocha Jr.).

4-2 Venerando Teixeira da Silva, natural de Mococa, faleceu aos 08-03-1940 em Buritama-SP com 52 anos declarados. Deixou viúva Alzira Celestino.

CRC Buritama –SP, livro C03, fls 194, termo 1403, aos 08/03/1940 nesta Vila de Buritama, faleceu Venerando Teixeira da Silva, de 52 anos de idade, natural de Mococa, deste Estado, filho de Francisco Teixeira da Silva e de Carolina Ribeiro da Silva já falecidos; deixa viúva Alzira Celestino (pesquisa José Vieira Rocha Jr.).

 

5- Gabriela, atestada como surda-muda no testamento paterno. Faleceu com 36 anos declarados e foi sepultada aos 06-07-1889 em Mococa.

Arquivo da Cúria de São João da Boa Vista. Livro n.º 1 de óbitos de Mococa, fls. 170r.

No dia seis de julho de mil oitocentos e oitenta e nove, sepultou-se no cemitério público desta cidade o cadáver de Gabriela Ribeiro da Silva, de trinta e seis anos de idade. Filha natural de Ana Teodora.

O Vigário Ernesto Augusto Lages (pesq. Sílvio de Almeida Toledo Neto).

 

6- Otasiana Ribeiro da Silva em Mococa-SP aos 30-11-1871 casou com Manoel Antonio Pereira dos Santos, filho de José Pereira dos Santos e de Rita Zeferina de Paiva (ou Vieira de Andrade).

Livro n.º 1 de casamentos de Mococa, SP 1864 - 1888.

Aos trinta de novembro de mil oitocentos e setenta e um, no oratório particular da fazenda de Venerando Ribeiro, desta paróquia de São Sebastião da Boa Vista, dispensados não só dos proclamas e mais diligências que deviam preceder o matrimônio, como também no impedimento canônico de consanguinidade em terceiro grau em linha lateral, procedendo o sacramento da penitência e o mais imposto, às quatro horas da tarde, em minha presença e das testemunhas Padre Lourenço Evangelista e João Teodoro, se receberam em matrimônio Manuel Antônio Pereira e Otasiana Ribeir(o) da Silva, naturais e batizados nesta freguesia de São Sebastião da Boa Vista e fregueses da mesma. Aquele, filho legítimo de José Pereira dos Santos e de Rita Zeferina de Paiva, e esta, filha natural de Ana Teodora e pai incógnito. E logo lhes conferi as bênçãos nupciais na forma do ritual romano. De que, para constar, faço este assento. O Vigário Joaquim Feliciano de Amorim Sigar (pesq. Sílvio de Almeida Toledo Neto)

          Otasiana faleceu com 26 anos e foi sepultada aos 18-02-1882.

Arquivo da Cúria de São João da Boa Vista. Livro n.° 1 de óbitos de Mococa, fls. 103v. Aos dezoito de fevereiro de mil oitocentos e oitenta e dois, sepultou-se no cemitério desta paróquia o cadáver de Otasiana Ribeiro da Silva, com vinte e seis anos de idade, casada com Manuel Pereira dos Santos. Teve encomendação solene, do que, para constar, fiz este assento. O Vigário José Tomás Ancassuerd (pesq. Sílvio de Almeida Toledo Neto).

Pais de, e.o.:

6-1 Teresa Otasiana dos Santos em Mococa aos 05-05-1888, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau misto ao 1º, casou com seu tio José Tibúrcio Pereira, filho de José Pereira dos Santos e Rita Zeferina de Paiva.

Arquivo da Cúria de São João da Boa Vista. Mococa, Livro n.° 1 de casamentos de Mococa, SP 1864-1888, fls. 92r-v.

Aos cinco dias do mês de maio do ano de mil oitocentos e oitenta e oito, depois de dispensados, por S. Excelência Reverendíssima D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, do impedimento canônico de consanguinidade em segundo grau, misto ao primeiro da linha transversal, em minha presença e das testemunhas José Rosa de Figueiredo e Pedro Fernandes Pinheiro, receberam-se em matrimônio José Tibúrcio Pereira e D. Teresa Otasiana dos Santos. Ele, filho legítimo de José Pereira dos Santos e Rita Zeferina de Paiva, e ela, de Manuel Pereira dos Santos e de Otasiana Ribeiro da Silva. Para constar, lavrei este termo, que vai por mim assinado. O Vigário Ernesto Augusto Lages (pesq. Sílvio de Almeida Toledo Neto)

6-2 José Eduardo Pereira nasceu aos 13-10-1877, em Mococa-SP.

Livro n.° 1 de nascimentos de Mococa, n.º 326. Aos sete dias do mês de novembro do ano de mil oitocentos e setenta e sete, nesta cidade da Mococa, distrito de paz da paróquia de São Sebastião da Boa Vista, município da mesma, Província de São Paulo, em meu cartório compareceu Manuel Pereira dos Santos e as testemunhas abaixo assinadas, em presença das quais apresentou-me a registro uma criança de nome José. E que este é seu filho legítimo e de Dona Otasiana, sua mulher, cujo inocente José pertence ao sexo masculino; e foi nascido no dia treze do mês de outubro próximo passado, às duas horas da madrugada, em casa de sua residência, na fazenda das Posses, distrito desta paróquia. E foi batizado nesta matriz pelo Senhor Padre Joaquim Feliciano de Amorim Sigar. Do qual é (sic) seus avós paternos José Pereira dos Santos e Dona Rita Vieira. Do que, para constar, lavrei este termo, em que comigo assinam o declarante e testemunhas. Eu, João José d’Oliveira, escrivão que a escrevi e assino. João José d’Oliveira. (Seguem assinaturas) (pesq. Sílvio de Almeida Toledo Neto).

          Aos 06-06-1896 casou com sua prima Licínia Ribeiro da Silva, filha de Venerando da Silva Ribeiro e de Ana Cândida de Jesus, 9-1 abaixo.

C.R.C. Mococa-SP, livro 4, fls. 54v, n.º 97. Casamento de José Eduardo Pereira e Licínia Ribeiro da Silva, realizado em 06-06-1896, por João Antônio de Matos O contraente natural deste Estado, de dezoito anos, filho de Manuel Antônio Pereira dos Santos e de D. Otasiana Ribeiro da Silva. A contraente, natural deste Estado, de dezesseis anos, filha de Venerando da Silva Ribeiro e de D. Ana Cândida da Silva (pesq. Sílvio de Almeida Toledo Neto)

6-3 Venerando, nasceu aos 23-12-1879 em Mococa-SP;

B7: CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 2, fls. 6v., nº 19 aos 21-03-1880 nesta cidade de Mococa; declarante Manoel Antonio Pereira dos Santos; apresentou-me uma criança do sexo masculino n. 23-12 do ano p.p. na fazenda da Luiza da Costa deste distrito, f.l. dele declarante e Octaciana Ribeiro da Silva, np de Jose Pereira dos Santos e Rita Vieira de Andrade, nm de Ana Teodora de Jesus. Será batizada com o nome de Venerando e padrinhos Francisco Teixeira da Silva e s/m Carolina Ribeiro da Silva.

 

7- Ana Teodora Ribeiro, com 48 anos em 1903, filha natural de Venerando Ribeiro da Silva e Ana Teodora de Jesus, casou duas vezes. Aos 30-11-1871, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, casou com Tiburcio Antonio Pereira, filho de José Pereira dos Santos e de Rita Zeferina de Paiva (ou Vieira de Andrade).

Livro n.º 1 de casamentos de Mococa-SP. Aos trinta de novembro de mil oitocentos e  setenta e um, no oratório particular da fazenda de Venerando Ribeiro da Silva, desta paróquia de São Sebastião da Boa Vista, dispensados não só dos proclamas e mais diligências, como também no impedimento canônico de consanguinidade em terceiro grau em linha colateral, cumpridas as penitências impostas, às quatro horas da tarde, em minha presença e das testemunhas Francisco Fernandes Pedrosa e José de Souza, se receberam em matrimônio Tibúrcio Antônio Pereira e Ana Teodora da Silva, naturais e fregueses desta freguesia de São Sebastião da Boa Vista, com provisão do Reverendo Vigário da Vara Joaquim Feliciano de Amorim Sigar. Aquele, filho legítimo de José Pereira dos Santos e de Rita Zeferina de Paiva. Esta, de Ana Teodora da Silva e pai incógnito. E logo no mesmo ato lhes conferi as bênçãos nupciais na forma do ritual romano. Do que faço este assento.

O Vigário Joaquim Feliciano de Amorim Sigar (pesq. Sílvio de Almeida Toledo Neto).

 

          Em 1874 já estava casada com Miguel Ferreira da Silva, filho de José Ferreira da Silva e de Cândida Generosa Ribeiro - família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 5º.

Ana e Miguel tiveram, q.d.:

7-1 Gentil nasceu aos 21-09-1876.

B7: CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 1, fls. 40 nº 126 GENTIL. Aos 12-10-1876 declarante Miguel Ferreira da Silva, fazendeiro, natural de Baependi de Minas. Aos 21-09 do corrente ano na fazenda da Prata nasceu Gentil, sexo masculino, f.l. do declarante e Ana Theodora Ribeiro, casados na matriz desta cidade donde é ela natural, np Joze Ferreira da Silva e Candida Generosa Ribeira, falecidos, nm Ana Theodora residente nesta cidade

7-2 Cândida, nasceu aos 08-06-1878.

B7: CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 1, fls. 136, nº 437 aos 21-07-1878 nesta cidade de Mococa; declarante Miguel Ferreira da Silva, que no dia 08 do mes passado nasceu CANDIDA, f.l. do declarante e Ana Ribeira da Silva, residentes neste paroquia, np Jose Ferreira da Silva e Candida Generosa Ribeira, nm Venerando Ribeiro da Silva. Batizada na matriz desta cidade.

 

8- Félix Ribeiro da Silva, com 46 anos em 1903. Em S. José dos Botelhos (atual Botelhos-MG) aos 27-04-1878 casou com Cândida Augusta do Belé(?), filha de Luís Augusto do Belé(?) e de Ana Flauzina de Souza (termo no inventário de Venerando Ribeiro da Silva, neste site).

 

9- Venerando da Silva Ribeiro, filho de Ana Teodora, com 44 anos em 1903. Tutelado do irmão Estebio Ribeiro da Silva, em 18-11-1879 já emancipado, passou recibo de quitação de sua legítima paterna.

Recebi de meu Tutor e Irmão Estebio Ribeiro da Silva, os meus bens, do que consta no meu formal de partilhas, por já estar emancipado e pago, satisfeito, passo digo mandei passar este que fica como que ficou Escritura de Quitação e assino com a testemunha.

Prata 18 de Novembro de 1879 Venerando da Silva Ribeiro.

Tts.: Miguel Dias de Moura

          Com 16 anos em 19-06-1879, casou com Ana Candida de Jesus, batizada em Casa Branca aos 12-07-1846, filha de Miguel Dias de Moura e Maria Angélica de Jesus ou Moraes, família “Antonio Borges”.

C.R.C. Mococa-SP livro 1 fls. 14 nº 44 casamento de Venerando da Silva Ribeiro e Ana Candida de Jesus realizado no dia 19-06-1879 pelo Reverendo Padre Joaquim Feliciano de Amorim Sigár. O contraente natural desta paróquia, de dezesseis anos, filho de Ana Teodora de Jesus. A contraente natural da paroquia de Casa Branca, desta província, de 15 anos, filha de Miguel Dias de Moura e Maria Angélica de Jezus (pesq. Silvio de Almeida Toledo Neto).

 

(pesq. Eduardo Roxo Nobre) Batistérios de Casa Branca-SP. ANNA, aos 12 Julho de 1864, com 20 dias, filha de Miguel Dias de Moura e Maria Angelica de Moraes. Padrinhos: Venancio Dias de Moura e Ana Angelica de Jesus.

Pais de, e.o:

9-1 Licinia Ribeiro da Silva nasceu aos 18-11-1880 e foi batizada aos 4 do mês seguinte.

Arquivo da Cúria de São João da Boa Vista. Livro n.º 2 de batizados de Mococa-SP, 1880-1886, fls. 11v.

Aos quatro de dezembro de mil oitocentos e oitenta, batizei e pus os santos óleos à inocente Licínia, nascida a 18 de novembro. Filha legítima de Venerando da Silva Ribeiro e Ana Cândida de Jesus. Foram padrinhos: Miguel Dias de Moura e sua mulher, D. Maria, do que, para constar, fiz este assento. O Vigário José Tomás Ancassuerd (pesq. Sílvio de Almeida Toledo Neto)

          Aos 06-06-1896 casou com seu primo José Eduardo Pereira, filho de Manoel Antonio Pereira e Otasiana Ribeiro da Silva. 6-2 supra

9-2 Maria Ribeiro da Silva, nasceu aos 22-12-1881 e foi batizada em 18 de janeiro do ano seguinte..

B7: CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 2, fls. 84, nº 255, aos 18-01-1882 declarante Venerando da Silva Ribeiro, apresentou uma criança do sexo feminino, n. 22-12 p.p. na fazenda dos Pessegueiros? deste ditrito, f.l. do declarante e Ana Candida de Jesus, np Ana Theodora de Jesus, nm de Miguel Dias de Moura e Maria Candida(sic) de Jesus. Vai ser batizada com o nome de Maria, padrinhos Antonio Teixeira da Silva e Ana Theodora de Jesus.

          Casou com Braulino Teixeira da Silva, filho de Francisco Teixeira da Silva e Carolina Ribeiro da Silva, 4-1 supra. Maria faleceu em 08-06-1959 em S. José do Rio Pardo, com 74 anos declarados.

CRC São José do Rio Pardo – SP, livro C-21, fls 112, termo 12891, aos 08/06/1959, nesta cidade de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo faleceu Maria Ribeiro da Silva, natural de Mococa, deste Estado, com 74 anos, viúva de Braulino Teixeira da Silva, filha legitima de Venerando Ribeiro da Silva e Ana Candida da Silva (pesquisa José Vieira Rocha Jr.).

 

9-3 Olímpia Ribeiro da Silva, dispensados do impedimento em 2º grau, casou com Higino Ribeiro da Silva 3-1 supra.

9-4 Venerando Ribeiro da Silva, nasceu em Mococa aos 15-10-1889 e faleceu aos 04-04-1965 em Buritama-SP.

B7: CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 4, fls. 66 e v. nº 185 Venerando Ribeiro da Silva. Aos 08-03-1890 declarante Venerando da Silva Ribeiro, lavrador, natural deste estado. No dia 15-10 do ano findo nasceu uma criança do sexo masculino, f.l. do declarante e Ana Candida da Silva, natural desta cidade, casada nesta cidade, np de Venerando Ribeiro da Silva e D. Ana Theodora de Jesus, nm de Miguel Dias de Moura e D. Maria Angelica de Jesus. Foi batizada com o nome de Venerando Ribeiro da Silva, padrinhos Carmo(?) Felisberto e D. Mariana Zeferina Felisberta, ele negociante

Anotação a margem: faleceu em Buritama-SP aos 04-04-1965. Mococa 09-04-1965.

 

10- Francelina Ribeiro da Silva com cerca de 3 anos em 11-03-1870 (2º testamento paterno) e 36 anos em 1903.

          Em Mococa aos 05-02-1881 casou com Teodoro Teixeira da Silva, batizado em Casa Branca-SP em 28-09-1856, filho de Albino Teixeira da Silva e Ana Angélica de Jesus - família “Antonio Borges”.

Livro 01 ano de 1864 a 1888, fls 58v da Paroquia São Sebastião – Mococa – SP, no arquivo Geral da Cúria Diocesana de São João da Boa Vista, aos 05/02/1881, perante o vigário da Vara e das tistimunhas Manoel Pereira dos Santos e Francisco Teixeira da Silva, receberam-se em matrimonio Theodoro Theixeira da Silva e Francelina Ribeiro da Silva (pesquisa José Vieira Rocha Jr.).

 

Livro 02 ano de 1847 a 1862, fls 117 da Paroquia Nossa Senhora das Dores, Casa Branca – SP, no Arquivo Geral da Curia Diocesana de São João da Boa Vista, “An. De 1856 a 28 de Sbro Bap e puz os Stos óleos a Theodoro de 15 agosto dito filho legº de Albino Teixeira da Silva e Anna Angelica de Moraes. Os PP Theodoro José da Silva e Maria Carolina d’Arantes”. O Vigº K Clemente (pesquisa José Vieira Rocha Jr.).

          Francelina faleceu em S. José do Rio Preto-SP em 19-02-1934 e TEodoro em José Bonifácio-SP em 27-12-1937:

(pesquisa de José Vieira Rocha Jr) CRC 1º Subdistrito de São José do Rio Preto – SP, óbitos livro C17, fls 146, termo 2957, de 19/02/1934, faleceu Francelina Ribeiro da Silva, natural de Mococa, deste Estado, com 65 anos de idade, filha de Venerando Ribeiro da Silva e Anna Theodora de Jesus, casada com Theodoro Teixeira da Silva, de cujo consorcio houve vários filhos de nomes José, Anna, Venerando, Maria, Virginio, Ernestina, Joaquim, Francelina, todos maiores de vinte e um anos; residia a falecida em José Bonifácio, desta comarca, em cujo cemitério vai ser o cadáver inhumado.

 

CRC José Bonifacio, SP Livro C07, fls 195v, termo 1889, de 27/12/1937, faleceu Theodoro Teixeira da Silva, viúvo, natural de Casa Branca, deste Estado, filho de Albino Teixeira da Silva e de Francisca Angelica de Jesus (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

 

Entre os filhos do casal, nascidos em Mococa-SP:

10-1 José Teixeira da Silva nasceu aos 05-01-1882.

B7: CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 2, fls. 84v., termo 258, aos 06-02-1882 nesta cidade de Mococa; declarante Theodoro Teixeira da Silva, que aos 05-01-1882 na fazenda da Prata neste distrito nasceu uma criança do sexo masculino f.l. do declarante e Francelina Ribeiro da Silva, np de Albino Teixeira da Silva e Ana Angelica de Jesus, nm de Ana Theodora de Jesus. Esta criança vai ser batizada com o nome de Jose e vão ser padrinhos Manoel Antonio Pereira dos Santos e Ana Theodora de Jesus.

 

          Em Palmares Paulista-SP aos 29-05-1909 casou com Maria José de Macedo Costa, nascida em 01-01-1894 em Serra-Azul-SP, filha do Tenente Joaquim Celestino da Costa, natural do Rio Grande do Norte e Eulália Maria de Jesus, natural do Estado de S. Paulo, neta paterna de Jeronimo Celestino da Costa e Josefa Maria da Conceição, neta materna de Francisco Rodrigues de Macedo e Policena Teodora de Jesus.

CRC de Palmares Paulista – SP, livro 1-B, fls 19v, termo nº8, nesta villa e distrito de Palmares, município de Monte Alto, comarca de Jaboticabal aos 29/05/1909 receberam-se em matrimonio José Teixeira da Silva, filho legitimo de Theodoro Teixeira da Silva e de Francelina Ribeiro da Silva, com dona Maria José de Macedo Costa, filha legitima de Joaquim Celestino da Costa e de Eulalia Maria de Jesus (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

 

CRC de Serra Azul – SP, livro A1, fls.38v, termo 99, aos 15-01-1895, neste distrito de paz de Serra Azul; declarante Tenente Joaquim Celestino da Costa, que no dia 01.01.1894, nesta povoação nasceu uma criança do sexo feminino que se chamará Maria, filha legítima do declarante e de sua mulher dona Eulalia Maria de Jezus, naturais o primeiro do Rio Grande do Norte e a segunda deste Estado, lavradores moradores neste Distrito; são avós paternos Jeronymo Celestino da Costa e Jozepha Maria da Conceição; são avós maternos Francisco Rodrigues de Macedo e Policena Theodora de Jezus (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

José Teixeira faleceu em Araçatuba em 10-12-1967 e Maria José em S. Caetano do Sul-SP aos 29-01-1990. Com geração.

CRC Araçatuba – SP, livro C33, fls 159v, termo 29769, que no dia 10/12/1967, nesta cidade de Araçatuba, faleceu José Teixeira da Silva, natural de Mococa – SP, filho de Teodoro Teixeira da Silva e Francelina Ribeiro da Silva; era casado em Palmares – SP com Maria José de Macedo Costa; deixou os seguintes filhos: Anibal, Joaquim, Jades, Eulalia, Francelina, Teodoro, Laonte, Ermantina, Ana, Alvaro, Daniel, Maria, Diail, Jandira; o sepultamento foi feito no cemitério desta cidade de Araçatuba (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

 

CRC São Caetano do Sul – SP, livro C19, fls. 254, termo 21810, neste distrito aos 29/01/1990 faleceu Maria José de Macedo Costa, natural deste Estado, viúva, filha de Joaquim Celestino da Costa e Eulalia Maria de Jesus; era viúva de José Teixeira da Silva, com quems e casara em Palmares Paulista, neste Estado, deixando doze filhos: Anibal, Joaquim, Eulalia, Francelina, Teodoro, Alalonte, Ermantina, Ana, Álvaro, Daniel, Maria e Diail, maiores de idade; o sepultamento será feito no cemitério Jardim da Colina, São Bernardo do Campo - SP (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

10-2 Gabriel Teixeira da Silva nasceu em 13-04-1884.

B7: CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 2, fls. 127v., termo 386, aos 09-05-1884 nesta cidade de Mococa; declarante Theodoro Teixeira da Silva, que aos 13-04 do corrente na fazenda da Prata nasceu uma criança do sexo masculino f.l. do declarante e Francelina Ribeiro da Silva, np de Albino Teixeira da Silva e Ana Angelica de Jesus, nm de Venerando Ribeiro da Silva e Ana Theodora de Jesus. Esta criança vai ser batizada com o nome de Gabriel e vão ser padrinhos Miguel Ferreira da Silva e Antonia Theodora Ribeiro.

          Faleceu em José Bonifácio-SP aos 08-09-1933, casado com Ana Candida Umbelina. Com geração.

CRC de José Bonifácio – SP`, livro C06, fls 202v, termo 932, aos 08/09/1933, nesta cidade, distrito e município de José Bonifácio, comarca de Rio Preto, faleceu Gabriel Teixeira da Silva, natural de Mococa, filho de Teodoro Teixeira da Silva e Francelina Ribeiro da Silva; era casado em primeiras núpcias com Ana Candida Umbelina de cujo matrimonio deixa os seguintes filhos: Venerando, Joaquim, Maria, Irene, Francelina e Gentil; vai ser sepultado no cemitério municipal desta cidade (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

10-3 Albino Teixeira da Silva, nascido em Mococa em 1888. Em José Bonifácio-SP aos 28-05-1927 casou com Dionisia Maria Luciana (ou Maria Dionisia), filha de Antonio Moises da Costa e Maria Dionisia de Jesus.

CRC José Bonifácio – SP, livro B04, fls 151/152, termo 26, aos 28/05/1927, nesta cidade de José Bonifácio, receberam-se em matrimonio Albino Teixeira da Silva e Dionisia Maria Luciana, ele solteiro, nascido em Mococa no ano de 1888, filho legitimo de Theodoro Teixeira da Silva e Francelina Ribeiro da Silva, nascidos ele em Casa Branca e ela em Mococa deste Estado, respectivamente em 1856 e 1872, ela também solteira nascida nesta Comarca em 1807, filha de Antonio Moysés da Costa e de Maria Dionisia de Jesus, nascidos ele em Descalvado e ela em Itapolis deste Estado, respectivamente em 1882 e em 1887 (pesquisa de José Vieira Rocha Jr).

          Albino faleceu em José Bonifácio aos 11-03-1932. Com geração.

CRC José Bonifácio – SP, livro C06, fls 130, termo 647, aos 11/03/1932 faleceu neste distrito Albino Teixeira da Silva, natural de Mococa, com 44 anos de idade, filho legitimo de Theodoro Teixeira da Silva e Francelina Ribeiro da Silva; era casado em primeiras núpcias com Maria Dyonizia, de cujo consorcio deixa os filhos Alcina e Francelina (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

10-4 Ana Teodoro Ribeiro, natural de Mococa. Em Palmares Paulista-SP aos 10-07-1909, com 20 anos, casou com José Cassiano de Arruda, com 37 anos e natural de Minas Gerais, filho de Cassiano de Arruda e Rita Maria de Jesus.

CRC Palmares Paulista – SP, livro 1-B, fls 24v, termo 17, aos 10/07/1909, nesta Villa, distrito de Palmares, município de Monte Alto, comarca de Jaboticabal, receberam-se em matrimonio José Cassiano de Arruda, solteiro, filho de Cassiano de Arruda e de Rita Maria de Jesus, com 37 anos natural de Minas Gerais, com Anna Theodora Ribeiro, solteira, filha legitima de Theodoro Teixeira da Silva e Francelina Ribeiro da Silva, com 20 anos de idade, natural da comarca de Mococa, deste Estado (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

          Ana, viúva, faleceu em Catanduva-SP aos 08-11-1974. Com geração.

CRC Catanduva – SP, livro C35, fls 07 termo 26756, aos 08/11/1974 faleceu nesta cidade de Catanduva, faleceu Ana Theodoro de Arruda, natural de Mococa, com 85 anos de idade, viúva, filha de Theodoro Teixeira da Silva e Francelina Ribeiro da Silva; era casada civilmente em Palmares Paulista, SP, em 10/07/1909 com José Cassiano de Arruda, de cujo consórcio deixou os seguintes filhos: Maria José, José, Francisco, Araci, Clotilde, Raul, Jandira e Cacilda (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

10-5 Venerando Teixeira da Silva, natural de Mococa. Faleceu em Buritama-SP em 03-04-1965, viúvo de Faustina Vitalina de Jesus. Com Geração.

CRC Buritama – SP, livro C06, fls 221, termo 3549, aos 03/04/1965, neste distrito e município de Buritama, comarca de Monte Aprazível, faleceu Venerando Teixeira da Silva, com 74 anos de idade, viúvo, natural de Mococa deste Estado, filho de Theodoro Teixeira da Silva e Francelina Ribeiro da Silva; era viúvo de Faustina Vitalina de Jesus, tendo se casado em Palmares, deste Estado, tendo deixado os seguintes filhos: Verginio, Maria, Ernesto, Clarice, Ernestina, Otacilio, Otavio, Ana, Sebastião e José; será sepultado no cemitério público desta cidade (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

10-6 Leonor Teixeira Pimentel faleceu em José Bonifácio aos 04-03-1931, com 37 anos declarados.

CRC José Bonifácio – SP, livro C06, fls 59, termo 414, aos 04/03/1931 nesta cidade e município de José Bonifácio, comarca de Rio Preto, Estado de São Paulo, que faleceu Leonor Teixeira Pimentel, natural de Mococa, com 37 anos de idade, filha legitima de Theodoro Teixeira da Silva e de Francelina Ribeiro da Silva (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

10-7 Maria Teodora da Silva (Maria Teixeira Lima), natural de Palmares. Faleceu aos 19-11-1973 em José Bonifácio com 75 anos declarados, viúva de Wenceslau de Oliveira Lima. Sem geração.

CRC José Bonifácio – SP, Livro C13, fls 154v, termo 7906, aos 19/11/1973, nesta cidade de José Bonifácio, faleceu Maria Teixeira Lima, natural de Palmares, com 75 anos de idade, viúva, filha legitima de Theodoro Teixeira da Silva e Francelina Ribeiro da Silva; foi casada neste distrito com Wenceslau de Oliveira Lima, não deixando filhos; a falecida também assinava Maria Theodora da Silva (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

10-8 Virginio Teixeira da Silva, nasceu em Guaranésia aos 23-08-1900.

CRC Guaranesia – MG – Livro A-4, fls 99, termo334, aos 04/09/1900, nesta Freguesia de Santa Bárbara das Canoas, Termo e Comarca de Muzambinho, Estado de Minas Gerais, no dia 23/08/1900, na fazenda Lambary deste distrito nasceu uma criança do sexo masculino filho legitimo do declarante Theodoro Teixeira da Silva e de sua mulher Francelina Ribeiro da Silva; avós paternos Albino Teixeira da Silva e Anna Angelica de Moraes; avós maternos Venerando Ribeiro da Silva e Anna Theodora de Jesus; vai ser batizado com o nome de Verginio, sendo padrinhos José Quintino Pereira e Bárbara Eufrasina de Lima, residentes no município de Mococa, Estado de São Paulo (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

          Faleceu em José Bonifácio aos 11-08-1935, casado com Maria Teodoro de Oliveira. Com geração.

CRC José Bonifácio – SP, livro C07, fls 32, termo 1387, aos 11/08/1935, nesta cidade de José Bonifácio, faleceu Virginio Teixeira da Silva, com 35 anos de idade, natural de Guaranesia – MG, filho legitimo de Theodoro Teixeira da Silva e Francelina Ribeiro da Silva; era casado com Maria Theodoro de Oliveira, de cujo matrimonio deixa três filhos menores (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

10-9 Ernestina Teixeira da Silva nasceu em Guaranesia-MG aos 27-10-1903.

CRC Guaranesia – MG, Livro A-5, fls 155v, termo 1116, aos 16/11/1903 nesta Vila Guaranésia Comar de Monte Santo, Estado de Minas Gerais, no dia 27/10/1903, na fazenda Lambary deste distrito nasceu uma criança filha do declarante Theodoro Teixeira da Silva e de sua mulher Francelina Ribeiro da Silva; avós paternos Albino Teixeira da Silva e Anna Angelica de Moraes e avós maternos Venerando Ribeiro da Silva e Anna Theodora de Jesus; vai ser batizada com o nome de Ernestina, sendo padrinhos Augusto Ribeiro da Silva e Ermantina Ribeiro da Silva (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

          Faleceu em São Paulo aos 08-08-1991, com 87 anos, viúva de Domingos de Moraes Romero. Com geração.

CRC 7º subdistrito Consolação, livro C60, fls 181, termo 30640 aos 08/08/1991 neste distrito na Santa Casa de Misericordia de São Paulo, faleceu Ernestina Teixeira da Silva Moraes, natural de Guaranesia, MG, com 87 anos, filha de Theodoro Teixeira da Silva e de Francelina Ribeiro da Silva, viúva de Domingos de Moraes Romero, deixando os filhos Gentil, Cacilda, Odete, Walter, Maria Francelina e Bernadete, maiores (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

10-10 Joaquim Teodoro da Silva nasceu em Monte Alto-SP em 15-07-1906.

CRC Monte Alto – SP, livro A07, fls 193, termo 177, aos 15/07/1906, nesta Vila de Monte Alto, Comarca de Jaboticabal, compareceu José Teixeira da Silva e declarou que em 18/06/1906, na capela de São João de Ariranha deste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino que recebeu o nome de Joaquim Theodoro da Silva, filho legitimo de Theodoro Teixeira da Silva e de Francelina Ribeiro da Silva, esta filha legitima dos falecidos Venerando Ribeiro da Silva e de Anna Theodoro da Silva e aquele filho legitimo dos falecidos Albino Theixeira da Silva e de Anna Angelica de Moraes (pesquisa de José Vieira Rocha Jr)

10-11 Francelina nasceu aos 03-02-1908 em Monte Alto.

CRC Monte Alto – SP, livro A09, fls 147, termo 70, aos 03/02/1908, nesta cidade de Monte Alto, Comarca de Jaboticabal, compareceu José Teixeira da Silva e declarou que no dia 27/01/1908, na fazenda Águas Claras, deste distrito, nasceu uma criança do sexo feminino que recebeu o nome de Francelina, filha de Theodoro Teixeira da Silva e Francelina Ribeiro da Silva; avós maternos Venerando Ribeiro da Silva e Anna Theodoro de Jesus, ambos já falecidos; avós paternos Albino Teixeira da Silva e Anna Moraes de Jesus, ambos falecidos e todos brasileiros (pesquisa de José Vieira Rocha Jr).