PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SOUZA MAGALHÃES, em Portugal

 

 

Sílvia Rita do Prado Mendes Buttros

Colaboração de:

          Carlos Henrique de Toledo Magalhães

          João Guilherme Gonçalves Rodrigues Alves, de Portugal.

 

ADVCT: Arquivo Ditrital de Viana do Castelo.

ADB: Arquivo Ditrital de Braga.

 

 

Francisco da Cunha de Magalhães e Maria de Araújo residiam na freguesia de São Pedro de Sá, Concelho de Arcos de Valdevez, Distrito de Viana do Castelo. Francisco faleceu em 31/08/1661, e Maria aos 13/09/1666.

Livro Misto da freguesia de Sá. À margem, F.co da Cunha de Mag.es. Aos 31/08/1661, se faleceo meu pay, com todos os sacramentos da Santa Madre Igreja e por verdade fiz e assinei dia mes e era ut supra. Souza. (Pesq. Sílvia Buttros).

 

Livro Misto da freguesia de Sá. Aos 13/09/1666 se faleceo minha May {Ant.a P.a rasurado] M.ª darauio, com todos os sacramentos da Santa Madre Igreja. Em verdade do que fiz este assento dia mes era ut supra. Souza. À margem, Mª daraujo, sobreposto e rasurado Antª Pª (Pesq. Sílvia Buttros).

 

Deste casal descobrimos 3 filhos:

1- Madalena de Souza, que aparece como madrinha em dois assentos de batismo. Em um deles, citada como filha de Francisco da Cunha de Magalhães, e em outro, como irmã do Vigário Marcos de Souza de Magalhães.

Livro Misto de São Pedro de Sá. Aos 21-02-1650, batizei a Angela, f.l. de D.os Aº e de sua mulher M.a de Araújo. Foram padrinhos meu pai F.co da Cunha de Mag.es e sua filha Mag.da de Sousa. E por verdade fiz e assinei dia mes era ut supra. Sousa.(Pesq. Sílvia Buttros).

 

Livro Misto de São Pedro de Sá. Aos 12-08-1646, batizei a Clara, f.l. de D.os Roiz. e de Clara Alvz. Foram padrinhos D.os Barreiros de Lordelo, e Mag.da de Sousa, minha irmã. e por verdade fiz e assinei dia mes era ut supra. Sousa. (Pesq. Sílvia Buttros).

 

2- Marcos de Souza de Magalhães, Vigário da freguesia de São Pedro de Sá, falecido aos 05/12/1690. A ele é atribuído o vínculo da Capela de São Marcos, na Quinta da Carreira, freguesia de São Pedro de Sá. Segundo as “Memórias Paroquiais”, organizadas em 1758, quando era vigário daquela freguesia o Padre Francisco de Araújo Azevedo, em seu volume 33, n° 2, página 16: item 13 “tem huma Capella de São Marcos que está no principio do lugar da Carreira de que he administrador Feliciano da Costa, e não tem mais capellas e ermidas.”

Livro Misto da freguesia de Sá. Aos 05/12/1690, se faleceu da vida prezente o R.do Vig.ro desta freg.a Marcos de Souza de Mg.es com todos os sacramentos da S. Madre Igreja. Está sepultado na Capella. Fez testamento por escrito se lhe constara o que mandou gastar em verdade do que fiz este assento dia mes era ut supra. Arauio. (Pesq. Sílvia Buttros).

 

2-1 Manoel de Souza de Magalhães, filho natural do Padre Marcos de Souza de Magalhães, e de Isabel Domingas, solteira. Casado primeira vez com Isabel Coelho de Azevedo, filha natural de Pedro de Freitas da freguesia de S. Vicente de Távora e de Isabel Domingas da freguesia de Álvora.

          Manoel casou, em 2ªs núpcias aos 28/06/1709, com Isabel da Costa, filha natural de Feliciano da Costa, da Vila da Barca, e de Maria Álvares, solteira, da freguesia de Sá.

ADVCT, Livro Misto de Sá. Aos 28/06/1709, se receberam Manoel de Souza de Magalhães, f.n. do Rev.do Vig.ro Marcos de Souza, e de Isabel Domingas, solteira, e Isabel da Costa, f.n. de Feliciano da Costa, da vila da Barca, e de Maria Álvares, solteira, desta freguesia. E foi casado com Isabel Coelho, f.n. de Pedro de Freitas, da freguesia de São Vicente de Távora, e de Isabel Domingas, da freguesia de Álvora. Testemunhas o Padre Francisco Roiz. De Sá, Marcos de Souza, e Domingos Roiz., mordomo. O Vig.ro Francisco de Araújo Azevedo.

 

Manoel de Souza de Magalhães e Isabel Coelho de Azevedo tiveram, pelo menos, a filha:

2-1-1 Guiomar de Souza de Azevedo, casada em Sá, aos 18/01/1717, com Feliciano Pereira da Costa, morador na Vila de Muía, termo da Barca, filho natural de Jacinto de Araújo, natural da Vila da Barca, e de Maria da Silva, natural da cidade do Porto.

ADVCT -Livro Misto de Sá. Aos 18/01/1717, se receberam por marido e mulher Feliciano Pereira da Costa, f.n.  de Jacintho de Araújo, natural da Vila da Barca, e de Maria da Silva, natural da cidade do Porto, assistente na freguesia da Vila de Muia, termo da Barca, e Guiomar de Souza de Azevedo, f.l. de Manoel de Souza de Magalhães e de sua mulher Isabel Coelho de Azevedo, já defunta, moradores nesta freguesia de São Pedro de Sá. Testemunhas o Padre Francisco Rodrigues, e o Padre Francisco de Araújo Freitas da freguesia de Távora.

 

3- Susana de Souza de Magalhães. Sua filiação foi comprovada através de um batismo em que foi madrinha ao lado de seu pai.

LDS, Livro Misto de São Pedro de Sá. Aos 02-02-1645, baptizei a Pº filho de Bento Roiz, e de sua molher Angela Roiz. Forão padrinhos F.co da Cunha de Mag.es meu pay, e Susana de Sousa sua fª. E por verdade fiz e asinei dia mes era ut supra. Marcos de Sousa de Mag.es (Pesq. Sílvia Buttros).

          Faleceu aos 08/07/1709, casada com Sebastião Moura.

Livro Misto freguesia de Sá. Aos 08/07/1709, se faleceu desta vida prezente Suzana de Souza de Magalhães, v.a, cazada que foi com Sebastião Mouro, e moradora no lugar da Nogueira, com todos os sacramentos da Santa Madre Egreja, está sepultada na Capela de São Marcos desta freg.a, não fez testamento, e se gastaram, digo, se fizeram por sua alma tres oficios cada hum de quinze padres. Em verdade de que fiz este assento que assinei era ut supra. oVigr.o Fran.co de Araujo Az.do (Pesq. Sílvia Buttros).

 

Pais de, pelo menos:

3-1 Marcos de Souza Magalhães, natural da freguesia de São Pedro de Sá, filho de Sebastião Moura e de Suzana de Souza de Magalhães. Aos 11-12-1694 casou com Juliana Soares de Araújo, natural da freguesia de Santa Maria de Távora. Ambas as freguesias pertencem ao Concelho de Arcos de Valdevez, no Distrito de Viana do Castelo.

ADVCT, Livro Misto S. Maria de Távora. Aos oito, diguo onze dias do mes de Dezembro da era de 1694, de minha licença se receberam nesta Igreja de S. Maria de Tavora, em prezença do Rd. Abb.e de Gondoriz por marido, e mulher na forma do Sagrado Conc. Trid. de minha licença, Marcos de Souza Magalhães filho legitimo de Sebastião de Moura e sua mulher Suzana de Souza, da freg.a de S. P.o de Sáa, termo dos Arcos, com Juliana Soares filha legitima de Baltazar da Cunha (sic) já defuncto e de sua mulher Maria Soares desta freg.a de Tavora. Forão padrinhos P.o de Freitas de Araujo, da freg.a de S. Vicente, e sua m.er Anna Pachequa, e sendo mais por testemunhas o P.e Gaspar de Lima, e o P.e Gonçalo de Cerqr [ ] desta freg.a, João de Lima, Antonio Soares, e outros m.tos, e por verdade fiz este assento q. assignei ex dia, mes, era ut supra. O Abb.e Antonio de Souza da Costa. (Pesq. João Gonçalves).

 

 

Ascendência de

Juliana Soares de Araújo

 

Marcos e Juliana tiveram 9 filhos:

3-1-1 Bartolomeu, batizado aos 29/08/1696, em Távora.

ADVCT, Livro Misto nº 3 de Távora. Aos 29/08/1696, o Rev.do Abb.e desta igr.a Antonio de Souza da Costa, baptizou e pos os santos óleos a Bartholomeu, fº de Marcos de Sousa e de sua m.er Julianna Soares do lugar do Terram. Foram padrinhos o Rev.do João de Araújo Barbosa, Abb.e de Gondoriz, e Joana de Lima, solt.a filha de Isabel Soares do lugar do Terram que he desta freg.a de que fiz este assento que assino era ut supra. O P.e Cura Paschoal Mendes Aranha. (Pesq. João Gonçalves)

3-1-2 Francisco, batizado aos 06/04/1698, em Sá.

ADVCT, Livro de São Pedro de Sá. Aos 11/04/1698, de minha licença, batizou o P.e Jorge Vaz, da freguesia de Guilhafonxe, a Francisco, filho de Marcos de Souza e de sua mulher Juliana de Araújo. Foi padrinho Manoel de Souza, viúvo, todos desta freguesia. Nasceu a seis do dito mês. O Vig.ro Fran.co de Araújo Az.do. (Pesq. João Gonçalves).

3-1-3 Marcos, batizado aos 21/08/1700, em Sá.

ADVCT, Livro São Pedro de Sá. Aos v.te e nove dias do mes de Agosto da era de mil sete centos baptizei a Marcos f° de Marcos de Souza e sua m.er Juliana Soares forão padrinhos o P.e G.lo Crq.ra e M.a solteira f.a de Isabel Soares ambos da freg.a de Tavora, e naceo a v.te e hu do d.omes, e em verdade de q. fiz este assento q. asino era ut supra. Araujo. (Pesq. João Gonçalves).

         Marcos de Souza Magalhães migrou para o Brasil. Casou na Capela de São Gonçalo do Ibituruna, MG, aos 22/10/1753, com Mariana de Almeida e Silva, filha de Antônio Ribeiro da Silva e Antônia Maria de Almeida. Com geração descrita na família “Ribeiro da Silva do Brumado” Cap. 2º, neste site.

Livro de Matrimônios de São João Del Rei, MG. Aos 22-10-1753, na Capela de São Gonçalo, Marcos de Souza Magalhães, da freg. de S. Pedro Sá, f.l. Marcos de Souza Magalhães e Juliana de Souza Soares, já defuntos, e Mariana de Almeida e Silva, nat. e bat. nesta freguesia, f.l. do Alferes Antonio Ribeiro da Silva, e de  Antonia Maria de Almeida. Testemunhas: Bartolomeu de Souza Soares e Roque de Souza Magalhães (Pesq. Sílvia Buttros).

3-1-4 Guiomar, batizada aos 29/03/1702, em Sá. Guiomar de Souza casou em Sá, em 1°/01/1748, com Manoel Cerqueira, filho de outro Manoel Cerqueira e de Prudência de Caldas.

ADVCT, Livro S. Pedro de Sá. Aos 29/03/1702, Guiomar, f.l. de Marcos de Souza e de sua mulher Juliana Soares. Foram padrinhos o Rev.do Abb.e de Álvora Manoel Velho, e Guiomar solteira, filha de Manoel de Souza desta freguesia.  O Vig.ro Fran.co de Araújo Azevedo. (Pesq. João Gonçalves).

 

ADVCT, Livro de Sá 1711/1786, fls. 31. Em 1°/01/1748, se receberam Manoel Cerqueira, f.l. de Manoel Cerqueira e de sua mulher Prudência de Caldas, moradores no lugar de Paincal, e Guiomar de Souza, f.l. de Marcos de Souza, e de sua mulher Juliana Soares, já defuntos, moradores que foram no lugar das Penas, todos desta freguesia. Testemunhas Francisco Alvares, mordomo, Francisco Afonso da Costa, e Pedro Gonçalves, todos desta freguesia. Fran.co de Araújo Az.do (Pesq. João Gonçalves).

3-1-5 João, batizado aos 12/03/1706, em Sá.

ADVCT, Livro de São Pedro de Sá. Aos 12/03/1706, batizou de minha licença o Rv.do Abb.e de Vilela Pedro de Almeida Siqueira, a João, filho de Marcos de Souza e de sua mulher Juliana de Araújo. Foram padrinhos João Soares, solteiro, filho de Isabel Soares da freguesia de Távora, e Isabel solteira desta freguesia. Nasceu a oito do dito mês. O P.e Fran.co de Araújo Az.do (Pesq. João Gonçalves).

3-1-6 Roque, batizado aos 23/07/1708, em Sá. Roque de Souza Magalhães migrou para o Brasil. Casou em Minas Gerais com Ana Inácia Xavier, natural de Mariana, filha de Antônio Rabelo e de Maria Ribeiro da Maia. Com geração descrita na família “Antônio Rabelo”, neste site.

ADVCT, Livro São Pedro de Sá. Aos vinte e nove dias do mes de Julho da era de mil setecentos e oito annos Baptizou de minha licença o R.do Abb.de de Aboim Domingos de Sáa a Roque filho de Marcos de Souza e de sua molher Juliana de Araujoforão padrinhos o R.do Abb.de de Alvora Roque Jerão (?) e madrinha Rosa solt.ra filha de Isabel Soares v.a da freg.a de Tavora, e naceo a vinte e tres do dito mes em verdade de que fiz este asento era ut supra. o Vig.ro Fran.co de Araujo A.do. (Pesq. João Gonçalves).

3-1-7 Maria, batizada aos 10/04/1711, em Sá.

ADVCT, Livro de São Pedro de Sá. Aos 10/04/1711, batizou de minha licença o Abb.e de Portela  José Lobo, a Maria, filha de Marcos de Souza e de sua mulher Juliana de Araújo, moradores no lugar da Nogueira. Foram padrinhos Teotônio Soares de Abreu, da freguesia de São Cosme e Damião, e Isabel solteira, filha que ficou de João Taveira, da freguesia de S. Estêvão de Aboim. Nasceu a cinco do dito mês. O P.e Fr.co de Araújo Az.do. (Pesq. João Gonçalves).

3-1-8 Catarina, batizada aos 27/03/1714, em Sá. Catarina de Souza Araújo casou aos 05/06/1747 com Luís Antônio, natural de Brabistos, freguesia de Santa Maria de Vide, Galícia, filho de Manoel Fernandes e de Francisca Lourença.

ADVCT, Livro de São Pedro de Sá. Aos 27/03/1714, Catherina, filha de Marcos de Souza e de sua mulher Juliana de Araújo, moradores no lugar do Paincal. Foram padrinhos João de Souza Paiva e sua mulher Catarina Barbosa, naturais da Vila da Barca e assistentes na Feitoria dos Cholas. Nasceu a vinte e quatro do dito mês. O P.e Fr.co de Araújo Az.do. (Pesq. João Gonçalves).

 

ADVCT, Livro de São Pedro de Sá. Aos 05/06/1747, Luís Antônio, filho de Manoel Fernandes e de Francisca Lourença, natural de Brabistos, freguesia de Santa Maria de Vide, Bispado de Tuy, Reino de Galiza, e Catherina de Souza Araújo, filha de Marcos de Souza e de sua mulher Juliana de Araújo, já defuntos, que foram do lugar da Nogueira, desta freguesia. Testemunhas Feliciano da Costa, e Antônio José, filho de Jacinto Roiz. Fr.co de Araújo Az.do (Pesq. João Gonçalves).

3-1-9 Manoel, batizado aos 06/09/1717, em Sá. Manoel de Souza casou aos 05/07/1745, na Vila de Valença, com Luísa Rodrigues, filha de Jacinto Rodrigues e Ana Fernandes da Veiga.

ADVCT, Livro de São Pedro de Sá. Em o primeiro dia do mês de setembro da era de mil setecentos e dezessete nasceu Manoel, f.l. de Marcos de Souza de Magalhães, e de sua mulher Juliana de Araújo Soares, moradores no lugar da Nogueira. Foi batizado por mim Francisco de Araújo Azevedo Rev.do Vig.ro desta freg.a aos seis do dito mês acima. (Pesq. João Gonçalves).

 

ADVCT, Livro de São Pedro de Sá. Aos 07/07/1745, me foi entregue uma certidão do teor seguinte: Manoel Lopes Pereira, pároco da freguesia de Santa Maria dos Anjos, da Vila de Valença certifico em como aos 05/07/1745,  por ordem do Rev.do Sr. Dr. Vigário Francisco Antão Pereira Desembargador na Relação de Braga, e Vigário Geral nesta Vila e Comarca examinei na doutrina cristã a Marcos de Souza, filho de Marcos de Souza e de sua mulher Juliana de Araújo, de São Pedro de Sá, e o achei capaz nela, e ouvi de confissão, e recebeu a sagrada comunhão pela obrigação da quaresma passada por não ter ainda satisfação ao preceito por consentimento de seu Reverendo pároco, e depois lhe assisti ao matrimonio com Luísa Rodrigues, filha de Jacintho Rodrigues e de sua mulher Anna Fernandes da Veiga, já defunta, todos da freguesia de São Pedro de Sá. E da mesma ordem consta-se serem dados os banhos na sua freguesia, sem impedimento algum, somente saiu Maria Alvares filha de Simão Alvares que não tive efeito, e para que conste donde fiz lhe passei a presente em Valença dia e mês era acima. Manoel Lopes Pereira. E não se continha mais nela em verdade de que fiz este assento que assino era ut supra. O Vig.ro Fran.co de Araujo Az.do. (Pesq. João Gonçalves).

 

__________________________________________________________________________

 

Ascendência de

Juliana Soares de Araújo

AHNENTAFEL

 

 

Sílvia Buttros

Carlos Magalhães

 

 

1- Juliana Soares de Araújo, batizada aos 02/06/1677, filha de Baltazar de Araújo e de Maria Soares. Casada com Marcos de Souza Magalhães.

ADVCT, Livro Misto S. Maria de Távora. Aos dous dias do mês de junho de mil seis centos e setenta e sete annos, o R.do Belchior Frz. Da Cunha abb.e desta ig.ra de S.ta Maria de Tavora baptizou a Julianna f.a de Balthazar de Araujo daldeia de Tavora e de sua m.er M.a Soares forão p.os Simão Dantas e sua irmã C.na Dantas do Azouto, he por mandado do R.do Abb.e fiz este assento era ut supra. O P.e Fran.co de Araujo.(Pesq. Carlos Magalhães).

 

 

PAIS

 

2- Baltazar de Araújo, filho de Gaspar de Araújo, de Vila Fonche, e de Ana Gonçalves, solteira, de Monte Redondo. Casou aos 25/09/1675 com Maria Soares.

ADVCT, Livro Misto S. Maria de Távora Aos vinte e sinco dias do mês de septembro de mil seis centos e setenta e sinco annos recebeo o R.do ABB.e desta ig.ra de S.ta de Tavora Belchior Frz. Da Cunha em face de ig.ra dadas as denunciaçois na forma do Sagrado Conc. Trid. A B.ar de Araujo, f.o de G.par de Araujo de Guilhafonxe, e de Anna Gls. Solteira da freg.a de Monte Redondo, com Maria Soares f.a de João Soares, e de sua m.er Joanna Cerq.ra já defunta desta freg.a; estando por tes.tas o p.e Fernando Roiz, e o p.e D.os de Araujo, e Santos Barbosa, e por verdade fiz este assento era ut supra. O p.e Fran.co de Araujo.(Pesq. Carlos Magalhães).

          Faleceu em Távora aos 02/10/1677.

ADVCT, Livro Misto S. Maria de Távora. Aos dous dias do mês de outubro de mil seis centos e setenta e sete annos faleceu B.ar de Araujo, do lugar de Tavora, recebeo todos os sacram.tos [ ] fez testamento por palavra fez [ ] p.a gastos de sua alma vinte mil réis [ ] com os gastos sua m.er M.a Soares, está sepultado dentro des ig.ja entre os bancos, de que fiz este assento por m.do do Rev.do Abb.e Belchior Frz. Da Cunha era ut supra. O P.e Fran.co de Araujo.(Pesq. Carlos Magalhães).

 

3- Maria Soares, filha de João Soares, de Covas, e de Joana Cerqueira, de Távora.

 

 

AVÓS

 

 

4- Gaspar de Araújo, natural de Vila Fonche.

5- Ana Gonçalves, natural de Monte Redondo, solteira.

 

6- João Soares, natural de Covas, filho do Padre Baltazar Soares, e de Catarina Rodrigues, solteira, de Covas. Casou aos 03/03/1631 em Távora, com Joana Cerqueira.

ADVCT, Livro Casamentos de S. Maria de Távora. Aos tres dias do mes de março de mil seis centos e trinta e hum annos, por licença do Abade recebeo o Padre G.lo Cerqueira, conforme o Sagrado Conc. Trid. a Joam Soares, f.o de Baltazar Soares, Vig.ro que foi de Covas, e de C.na Roiz. da dita freg.a, com hua Irmãa delle G.lo Cerq.ra, Joana Cerq.ra, f.a de Fr.co Gls. já defunto, e de sua molher Isabel Dias moradores no Torrão, desta freg.a de Tavora, e em hua freg.a, e outra foram dadas as denunciaçois e não ouve impedm.to, e tão bem lhes deu as bençois, e por ser verdade este asento fiz aqui estando eu por test.a e Tristam Soares, e Antonio Dias dos Carvalhos oie nos tres dias do mes e era asima. Araujo= Tristam Soares. (Pesq. Carlos Magalhães).

 

7- Joana Cerqueira, batizada em Távora aos 29/10/1606, filha de Francisco Gonçalves e de Isabel Dias.

ADVCT, Livro Misto S. Maria de Távora. No mesmo dia e era (29 de outubro o registro anterior) de 1606 pos os sanctos olleos a Joana f.a de F.co Gls. he de sua molher dia mês he era ut supra. F.co de Barros. (Pesq. Carlos Magalhães).

          Faleceu aos 12/07/1659.

ADVCT, Livro Misto S. Maria de Távora. Aos doze dias do mês de julho de mil seis centos e sincoenta e nove anos faleceo Joana Cerq.ra m.er q. foi de João Soares recebeo todos os sacramentos está sepultada dentro da igreja não fez testamento e por verdade me assino dia mês, e ano ut supra. Ant.o de Britto (Pesq. Sílvia Buttros).

 

 

BISAVÓS

 

 

12- Baltazar Soares, vigário que foi da freguesia de Covas, falecido aos 28/12/1630.

ADB, Livro de Óbitos da freguesia de Covas, Concelho de Vila Verde. Aos vinte e hoito dias do mes de Dezembro da era de mil e seis centos e trinta annos se faleceo B.ar Soares, vigr.o desta igreja de S. M.a das Neves de Covas recebeo todos os sacramentos da Sancta Madre igr.a, fez seu testamento em que mandou lhe gastasse nove mil reis, deixou p.a seus testamenteiros a Tristão Soares seu irmão, e a sua irmã C.na Frz., e a seu cunhado Bartolomeu Calheiros, moradores na freg.a do Salvador de Padr.o termo da Vila dos Arcos, he por verdade ho asinei dia mes et anno supra. (pesq. Sílvia Buttros).

13- Catarina Rodrigues, natural da freguesia de Covas.

 

 

14 e 15 Francisco Gonçalves, já falecido em 03/03/1631, casado com Isabel Dias.