PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Souza Diniz

(atualizado em 29-setembro-2012)

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

O duplo apelido desta família teve sua origem com o casal Alexandre de Souza e Luiza de Nis, moradores que foram em Santo Tirso-PT.

 

Santo Tirso é hoje um município de Portugal e parte da região metropolitana do Porto, na margem esquerda do Rio Ave.

 

Conta a história que a região já era povoada desde a antiguidade, conforme comprovam as ruínas da Citânia dos Sanfins, habitada desde muito antes da era cristã. Com todo o posterior aporte dos povos invasores, como os suevos e alanos, árabes, para depois ser dominada pelos visigodos, já convertidos ao cristianismo.

 

No ano de 978 foi fundado um convento de monges beneditinos no local que ficou conhecido como Santo Tirso de Riba Ave. Em 1097 D. Soeiro Mendes de Maia, a quem o Conde D. Henrique e D. Tareja haviam dado o território de Santo Tirso, fizeram doação das terras aos beneditinos. Estes por sua vez tinham como lema “Ora et Labora” ao que acrescentaram também “Estuda”, máximas que seguem até hoje. Com certeza os monges teriam passado estes princípios aos lavradores de suas terras, com especial ênfase aos filhos machos das famílias dos aldeões.

 

No século XVIII, provavelmente com recursos vindos das nossas minas de ouro, o convento de Santo Tirso foi completamente remodelado e enriquecido.

 

Foi nesta época que no lugar de Orgal, nas redondezas do convento, viveram Alexandre e Luiza.

 

Nos assentos mais antigos da Freguesia de Santa Madalena do Convento de Santo Tirso, o sobrenome de Luiza e de outras pessoas da família é grafado “de Nis”, o que no entanto pode ser hábito pessoal de um ou outro abade. Em poucos casos aparece “Denis”, grafia esta adotada posteriormente na freguesia de Santa Marinha de Louzado, e também na vizinha Freguesia de Santa Cristina do Couto, onde já no século XVI existia a Quinta de Denis. (informação da pesquisadora Maria de Lurdes Santarém, natural de Santo Tirso-PT). Talvez para garantir a acentuação na última sílaba, substituiu-se o “S” pelo “Z”, ficando então “Deniz”. Já no Brasil o “E” foi substituído pelo “I”, resultando em Diniz.

 

Esta última grafia é usada até hoje aqui no Brasil por descendentes de Luiza de Nis ou Denis, em diferentes combinações: Diniz Junqueira, Diniz Monteiro, Ferreira Diniz e muitas outras.

 

Alexandre e Luiza tiveram q.d:

 

- Joseph, batizado em 01-11-1688

RMJ: Igreja de Santa Madalena de Santo Tirso, batismos– Prmº de Novbro de seicentos e oitenta e oito, Joseph filho de Alexandre de Souza e de sua mer Luiza Deniz. Pdr Mel de Souza Stro e Maria Fª de Mel de (?)

 

- Manoel de Souza de Nis, que segue

 

- Benta, nascida em 07-10-1695

RMJ: Igreja de Santa Madalena de Santo Tirso, batismos,– Benta fª de Alexandre de Souza e Luiza de Nis do lugar de Argol nasceo aos sete Sbro, batizada aos 12 Setembro de 1695. Pp Manoel Joze Vª do lugar do ---

 

- Antonio de Souza Deniz, casou aos 02-08-1734 em Santa Marinha de Louzado com Maria de Azevedo, filha de Manoel de Azevedo e Domingas João, adiante descritos

RMJ: Arquivo Distrital de Braga – Concelho de Famalicão – Freguesia de Santa Marinha de Louzado. Aos 02-08-1734, Antonio de Souza Deniz, filho legitimo de Alexandre de Souza e Luiza Deniz, da Freguesia de Santo Thirsso – com Maria de Azevedo, filha de Manoel de Azevedo e Domingas João, de Louzado. Test: Manoel de Azevedo, Joseph Rabello e Mel de Souza Deniz (com dispensa de consaguinidade)

 

 

 

Manoel de Souza de Nis (ou Denis)

 

Manoel nasceu na Freguesia de Santa Maria Madalena de Santo Tirso do Bispado do Porto no primeiro dia de janeiro de 1692. Casou na Freguesia de Santa Marinha de Louzado, Concelho de Famalicão, Arcebispado de Braga aos 10-04-1728 com sua parente próxima Ana de Azevedo, filha de Manoel de Azevedo e Domingas João. Ana havia nascido nessa freguesia aos 31-01-1707, batizada dois dias depois:

RMJ: Igreja de Santa Madalena de Santo Tirso, batismos, - Manoel fº de Alexandre de Souza e sua mer Luiza de Nis do lugar de Argol, nascido em 01-01-1692 e batizado em 03-01-1692. Padrinhos: João Ferreira soltro fº de Mel Frra do lugar de Sidinay e Ma Soltra filha de Dos de Nis do lugar de Argol.

 

RMJ: Arquivo Distrital de Braga – Concelho de Famalicão – Freguesia de Santa Marinha de Louzado, batismos. Aos 31-01-1707 nasceu Anna, filha leg de Manoel de Azevedo e Domingas Joam e foi batizada aos 02-02, PP: Domingos, solteiro filho de Matheus Fco e sua mer Inês Domngues e Maria Domingues, mer de Joseph Fco.

 

RMJ: Arquivo Distrital de Braga – Concelho de Famalicão – Freguesia de Santa Marinha de Louzado, casamentos

Aos dez dias do mês de Abril do anno de mil settecentos e vinte e oito annos depois de dadas as denuncias nesta Igreja de Santa Marinha de Louzado na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição deste Arcebispado não havendo impedimento algum mais que o de parentesco de consaguinidade em que forão dispensados como consta da dispenssa autentica que mostraram e se receberao em minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas com licença do Doutor Juiz dos Cazamentos da Corte e Cidade de Braga Manoel de Souza Denis filho legitimo de Alexandre de Souza e de sua molher Luiza Denis da freguesia de Santa Madalena do Convento de Santo Thirsso Bispado do Porto, com Anna de Azevedo filha legitima de Manoel de Azevedo e de sua molher Domingas João desta freguesia de Santa Marinha de Louzado de que forao testemunhas Joseph Rabello e Manoel de Azevedo ambos desta freguesia que se assignarao comigo – Louzado era ut supra

Joseph Rabello de mesqta - Manoel de Azevedo- O Cura Pe Pedro Fernandes de Jesus

 

            Manoel de Azevedo e Domingas João se casaram na referida freguesia de Santa Marinha aos 25-07-1696. Ele era filho de Luiz de Azevedo (Carvalho) e Domingas de Azevedo e ela filha de João Francisco e Maria João. Luiz faleceu aos 29-06-1675, com assento de óbito feito mais tarde no livro de óbitos da Igreja de Santa Marinha.

RMJ: Arquivo Distrital de Braga – Concelho de Famalicão – Freguesia de Santa Marinha de Louzado- casamentos. Aos vinte e cinquo dias do mês de Julho de mil seissentos e noventa e seis se receberão em minha presença e de varias desta Fgª Mel de Azevedo, flº de Luiz de Azevedo Carvlho já defunto e de Das de Azevedo com Das João fª de João Fco e de sua mer Maria João já defunta todos desta fgª e por assim ser verdade me assino – Luiz Roiz de Carvalho

 

            Alem de Ana e Maria acima citadas, Manoel de Azevedo e Domingas tiveram (q.d.)

- João de Azevedo que casou aos 22-09-1737 com Maria de Sá da Conceição:

RMJ: Arquivo Distrital de Braga – Concelho de Famalicão – Freguesia de Santa Marinha de Louzado- casamentos. Aos 22-09-1734, João de Azevedo, filho leg de Mel de Azevedo e Domingas João do lugar de Louzado = com Maria de Saà da Conceisam, filha leg de João de Freitas já defunto e de Catherina de Saà. Test: Manoel de Azevedo e Antonio Fco, todos desta.

 

Ana de Azevedo faleceu aos 20-09-1780 e Manoel de Souza de Niz aos 21-01-1782. Foram ambos sepultados dentro da Igreja de Santa Marinha

RMJ: Arquivo Distrital de Braga – Concelho de Famalicão – Freguesia de Santa Marinha de Louzado- óbitos

Anna de Azevedo, faleceu aos 20-09-1780 com testamento onde deixou que seu corpo fosse envolto em lençol e enterrado dentro desta Igreja. Deixou encomendado officios e missas. E ficou o marido Manoel de Souza Denis que satisfez. Sepultada aos 21-09.

 

RMJ: Manoel de Souza de Niz, viúvo que ficou de Anna de Azevedo. Faleceu aos 21-01-1782. Satisfez (os pedidos pios) seu genro Manoel de Mattos e sua filha.

 

Manoel e Ana tiveram q.d, todos batizados na Igreja de Santa Marinha:

- Manoel de Souza Diniz, que segue capitulo 1º

- Maria, nascida aos 01-04-1731, batizada no dia seguinte. Madrinha Maria de Azevedo, filha de Domingos João, de Louzado.

- Joseph, batizado aos 04-04-1732. Por padrinhos Manoel, solteiro, filho de Antonio ---, e Maria filha de Luiz do lugar de Louzado.

- Marianna, aos 16-01-1734. Padrinhos: Miguel Gomes e Maria de Saà

- Thereza Maria de Jesus, batizada aos 21-09-1737, tendo por padrinhos João de Azevedo e Maria, filha de Antonio Francisco. Thereza casou com Manoel da Silva de Sam Payo e foram moradores na freguesia de Santa Eulália da Palmeira do Arcebispado de Braga, onde nasceu ao menos um filho q.d:

          - Gabriel da Silva Souza Diniz, nascido por volta de 1778, casou duas vezes. Primeiro com Maria Francisca da Costa e segunda vez em Santana do Parnaíba-SP aos 31-07-1815 com Ana Joaquina Leite, filha de Antonio Mathias Leite e Margarida Nunes de Siqueira, SL VI, 117, 6-1 onde se deve corrigir o nome do Capitão Gabriel.

(RMJ) Santana de Parnaíba, casamentos - Aos 31-07-1815, Capitão Gabriel da Silva Souza Diniz, natural de Santa Eulália da Palmeyra, filho legitimo de Manoel da Silva de Sam Payo natural da ditta freguesia e de Thereza Maria de Jesus já falecida, np de João da Silva de Sam Payo e não sabia da avó paterna, nm de Manoel de Souza Diniz natural do Couto de São Tirso e Anna de Azevedo, natural de Louzado Bispado do Porto, 37 anos, viúvo de Maria Francisca da Costa – casou com Dona Anna Joaquina Leite desta villa, 22 anos, filha de Antonio Mathias Leite e Margarida Nunes de Siqueira, np de Domingos Fernandes Leite e Maria Garcia de Oliveira, nm de Antonio Nunes de Siqueira e Maria de Siqueira.

- Gabriel de Souza Diniz, que segue no capitulo 2º

- Jerônimo, nascido aos 23-03-1743, e batizado em 25 do mesmo mês, por padrinhos Geronimo de Azevedo e Ana Gomes, mulher de João de Azevedo.

 

 

Cap 1º Manoel de Souza Diniz

(atualizado em 07-outubro-2009)

 

Primogênito do casal Manoel de Souza Denis e Ana de Azevedo, Manoel nasceu aos 25-01-1729 em Santa Marinha de Louzado, onde foi batizado com três dias de vida, tendo por padrinho o avô paterno e a tia materna.

Arquivo Distrital de Braga – Concelho de Famalicão – Freguesia de Santa Marinha de Louzado – batizados - fls 68v

Manoel filho legitimo de Manoel de Souza e sua molher Ana de Azevedo do lugar de Louzado desta Freguesia de Santa Marinha de Louzado e nasceo aos 25-1-1728 annos e foi por mim o Pe Pedro Fernandes Cura desta Igreja de Santa Marinha de Louzado batizado aos 28-1. Pp Alexandre de Souza da Freguesia de Santo Tirsso Bispado do Porto e Maria de Azevedo, soltra do lugar de Louzado.

 

Cabe aqui uma explicação sobre o ano de nascimento de Manoel. Na literatura e também em seu termo de batismo, ele teria nascido em 1728, meses antes do casamento de seus pais. Creio que isso se deve a um engano cometido pelo padre no livro de batismos. Esse livro segue rigorosa ordem cronológica, as folhas são numeradas, sem falhas ou rasuras, e é o original e não cópia. O termo de batismo de Manoel está na folha 68v. Nas folhas anteriores estão os do ano de 1728, sendo o de uma  “Agueda” o último desse ano (fl 68), datado de 09-10-1728. O assento seguinte é o de Manoel, em janeiro e a seguir (fl 69) o de João, filho de Manoel João e Maria Antonia, datado de 28-03-1729. Seguem os batizados do ano de 1729. Muito provavelmente Padre Pedro repetiu em janeiro o ano anterior, esquecendo que estavam já no ano seguinte, tipo de engano bastante comum. Acresce que Manoel é declarado “filho legítimo de Manoel de Souza e sua molher Ana de Azevedo”.

 

Como inúmeros de seus conterrâneos, Manoel veio para o Brasil solteiro e assim passou algum tempo, provavelmente amealhando algum cabedal para poder se casar. Nesse período teve um relacionamento com Rosa Maria, do qual resultou Emerenciana, filha natural por ele reconhecida. Emerenciana Maria de Souza  casou aos 10-04-1793 com Francisco Inácio de Mello, natural da Ilha de São Miguel. Foi aquinhoada com sua parcela na partilha dos bens do pai, conforme declaração dele em testamento. Ela faleceu em Baependí aos 13-09-1824.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 10-04-1793 matriz, Francisco Ignacio de Mello, f.l. Miguel Francisco de Mello e Antonia do Sacramento, n/b na freg. do Porto Formozo da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra; = cc Emerenciana Maria de Souza, filha de Rosa Maria da Conceição, n/b nesta freguesia. Test.: Capitão Silvestre Rangel, Jose Thomas de Aquino e outros.

 

B7: Baependi - Óbitos, aos 13-09-1824 fal. D. Emerenciana Maria de Souza, cc. Alferes Francisco Ignacio de Mello.

 

Aos 07-01-1773, com 44 anos de idade, Manoel casou na Matriz de N. Sra do Pilar de S. João Del Rei com Luzia Maria de Jesus, filha de Bento Rabello de Carvalho e Tereza Maria de Jesus, por Maria Tereza neta de Antonia da Graça, a mais velha da chamadas “Três Ilhoas”.

RMJ: Paróquia de N Sra do Pilar de SJDR – Casamentos

Aos sete dias de Janeiro de mil setecentos e setenta e tres nesta Matriz de São João Del Rey pelas cinco para seis horas da manham feitas as deligencias na forma do Sagrado Concilio e Constituição sem impedimentos como consta da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara desta Comarca em minha prezença e das testemunhas abaixo assignadas se casarão por palavras de presente Manoel de Souza Diniz natural e batizado na Freguesia de Santa Marinha de Louzada Termos de Barcellos Arcebispado de Braga filho legitimo de Manoel de Souza Deniz e de Anna de Azevedo = Luzia Maria de Jesus filha legitima de Bento Rabello de Carvalho e de Maria Tereza de Jesus natural e batizada nesta Freguesia de São João de El Rey e logo lhes dei as bênçãos ----- Ritual Romano.

O Coador Joaquim Pinto da Sylveira - Manoel Ribeiro do Valle

 

Manoel e Luzia foram moradores na Freguesia de Santana de Lavras do Funil, onde possuíam a Fazenda Santo Antonio do Bom Jardim das Três Pontas. Em 1816, alegando idade avançada, o casal fez partilha amigável de seus bens entre os filhos, todos maiores de 25 anos ou já casados e emancipados.

Luzia ditou seu testamento na Fazenda dos Carvalhos das Três Pontas aos 26 de Fevereiro de 1816 e assinou de próprio punho. Em maio de 1819 o viúvo se ocupava em cumprir os legados que ela deixou para filhos e netos.

Manoel ditou seu testamento aos 04-12-1820, aberto em 25-02-1822.(Partilha e testamentos neste site)

 

Tiveram nove filhos legítimos, na ordem em que aparecem na partilha:

 

1- Manoel de Souza Diniz casado com Ana Leodora Germelinda, moradores em Três Pontas. Manoel faleceu em dezembro de 1819 e deixou, segundo seu inventário (neste site)

1-1 Ana Luiza, casada com Luciano Antonio. Recebeu do avós 110$000.

1-2 Antonio, com 12 anos

 

2- Gabriel de Souza Diniz. Ordenou-se padre em Mariana.

 

3- João de Souza Diniz, casado com Matildes Roza de Jesus.

 

4- José de Souza Diniz, batizado em 09-02-1781. Casou com Catarina Ferreira de Brito. Uma filha foi agraciada pelo avô:

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 09-02-1781 Jose, f.l. Manoel de Souza Diniz e Luzia Maria de Jesus, padr.: Dr. Manoel Jose Dias e D. Francisca Tomasia Pereira de Castro, casada.

4-1 Graciana, batizada em 1803, recebeu um crioula para ajuda de seu dote.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos no ano de 1803 com pouca diferença na capela das Tres Pontas filial desta matriz bat. a Graciana, f.l. Cap. Jose de Souza Diniz e D. Catarina Luiza Ferreira,

 

5-  Antonio de Souza Diniz casado com Maria Luiza de Jesus

 

6- Marcelino de Souza Diniz, solteiro em 1816, casou depois com sua prima irmã Joaquina Dinis Junqueira, irmã inteira de Ana Claudina abaixo. Em 1839 moravam em Carrancas no Distrito de Luminárias:

Mapa de População do distrito de N Sra do Carmo de Luminárias - 1839

Marcelino de Souza Dinis, 55, branco, casado, lavrador, sabe ler

Joaquina Dinis Junqueira, 41, branco, casado

Familia, todos brancos

João de Souza Dinis, 13; Francisco de Souza Dinis,12; Jose Antonio,10;

Ana Joaquina, 16; Ilena Francisca, 9; Joaquina,11; Rita,1.

 

Entre os filhos do casal:

6-1 Maria Nicesia Diniz Junqueira aos 26-10-1837 casou com Antonio Venâncio de Carvalho, filho de José Venâncio de Carvalho e Maria Leodora de São José; família “Cunha de Carvalho - Carvalho da Cunha“ § 3º.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 26-10-1837 oratorio da casa do Alf. Marcelino de Souza Diniz, Antonio Venancio de Carvalho, f.l. Jose Venancio de Carvalho e D. Maria Leodora de São Jose; = cc D. Maria Nicezia Diniz Junqueira, f.l. Alf. Marcelino de Souza Diniz e D. Joaquina Diniz Junqueira; test.:  Cel. João Pedro Diniz Junqueira e Jose Venancio de Carvalho

 

          O casal comparece no censo de 1839, ele com 24 anos declarados e ela com 20 anos. Maria Nicésia já era falecida em 1858 (inventário do sogro)

Censo Luminárias-MG, 1839, fogo 69:

Antonio Venancio de Carvalho, branco, 24, casado, lavrador, sabe ler

Maria Dinis Junqueira, branco, 20, casado

1 escravo

 

7- Luiz Antonio de Souza Diniz, batizado aos 25-09-1785 na ermida N. Sra da Ajuda, filial de Nosa Senhora da Conceição de Carrancas.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-09-1785 ermida N. Sra da Ajuda, Luiz, f.l. Manoel de Souza Diniz e Luzia Maria de Jesus, padr.: Luiz Correa Lourenço e s/m Maria Teresa de Jesus.

          Casou com sua prima Ana Claudina Diniz Junqueira, filha de Gabriel de Souza Diniz e Maria Francisca da Encarnação, cap 2º deste. Moraram a princípio em Sobradinho, na região de Três Pontas, mas depois se mudaram para o oeste paulista, onde foram proprietários de parte da Sesmaria da Onça, na região de São Simão. Foi aí, na Fazenda do Lageadinho que Ana Claudina ditou seu testamento aos 24-08-1863, transcrito por inteiro in MATTOS, José Américo Junqueira de, “A Família Junqueira”, fls 391, no qual declarou sua naturalidade, filiação, os filhos e vários netos. A descendência dos filhos de Luiz Antonio e Ana Claudina foi levantada pelo Dr José Américo e está descrita na obra citada.

7-0 Mariana, recebeu dos avós paternos uma escrava no valor de 40$000. Não é citada no testamento de Ana Claudina

7-1 Gabriel de Souza Diniz Junqueira

7-2 Francisco Maximiano Diniz Junqueira

7-3 José Martiniano Diniz Junqueira, falecido antes de sua mãe, não deixou geração

7-4 Luiz Herculano Diniz Junqueira

7-5 Maria Áurea Diniz Junqueira

7-6 Genoveva Honória Diniz Junqueira. Casou com Joaquim da Costa Monteiro, com geração descrita na família “Souza Monteiro-Monteiro Lopes” Cap 9º.

7-7 Ana Osória Diniz Junqueira

 

8- Ana Flora Carolina Diniz casada com o Sargento Mor José Luiz Martins

8-1 Feliciano, recebeu da avó “o crioulo Zacarias

 

9- Mariana Celestina Graciana Rosa de Jesus casada com Manoel Francisco de Oliveira, filho de Francisco de Oliveira Maia e Ana Pedrosa da Silva (família “Izabel Pedrosa”). Filhos agraciados pelo avós maternos:

9-1 Maria Luiza, recebeu uma “crioula’ do avô.

9-2 Francisco, afilhado da avó Luzia, de quem recebeu um “moleque” angolano.

 

 

 

Cap 2º Gabriel de Souza Diniz

(atualizado em 07-outubro-2009)

 

Gabriel nasceu na Freguesia de Santa Marinha de Louzado aos 20-03-1740 e foi batizado aos 25 do mesmo mês:

RMJ: Arquivo Distrital de Braga – Concelho de Famalicão – Freguesia de Santa Marinha de Louzado – batizados

Gabriel filho legitimo de Manoel de Souza Denis e sua mulher Anna de Azevedo do lugar de Louzado desta Freguesia; nasceo aos vinte dias do mês de Março de mil setecentos e corenta annos e aos vinte e cinco do mesmo mês e anno foi batizado solenemnte por mim José Luiz de Almeida Abbade desta Frgsia de Santa Marinha de Louzado e lhe puz os Santos Óleos; tendo por padrinhos Gabriel da Costa do lugar da (Comt?) e Maria solteira filha de João de Saà de ------ desta Freguesia – Test Manoel da Costa pae do padrinho e João de Saà pae da madrinha que todos aqui assignaram mês e anno supra.

 

Seguindo seu irmão Manoel, Gabriel também veio para o Brasil onde se casou em São João Del Rei aos 10-04-1780 com Maria Francisca da Encarnação, filha de João Francisco Junqueira e Elena Maria do Espírito Santo.

RMJ: Paróquia de N Sra do Pilar de SJDR – Casamentos

Aos dez de Abril de mil setecentos e oitenta, nesta Matriz de São João d’EL Rey pelas quatro para cinco horas da tarde feitas as diligencias na forma do Sagrado Concilio e Constituição sem se decubrir impedimento algum como consta da Provisão do Reverendo Vigário da Varia na presensa das testemunhas abaixo assignadas administrei o Sacramento do Matrimonio que por palavras de prezente celebrarão = Gabriel de Soiza Deniz filho legitimo de Manoel de Soiza Deniz e Ana de Azevedo natural de batizado na Freguezia de Santa Marinha de Louzado Termo de Barcellos Arcebispado de Braga = Maria Francisca da Encarnação filha legitima de João Francisco Junqueira e Elena Maria do Espírito Santo natural e batizada nesta freguesia de São João d”El Rey e logo lhes dei as bênçãos na forma do Ritual Romano. O Coador Joaquim Pinto da Silveira.

Manoel de Souza D-nis (-----)

 

João Francisco Junqueira e Elena Maria do Espírito Santo são o tronco da família Junqueira no Brasil. Ela faleceu aos 11-10-1810 e ele foi sepultado aos 05-04-1819, ambos com testamento (neste site).

 

Gabriel faleceu em fevereiro de 1810 e teve inventário aberto pela viúva aos 07-02-1811 na Fazenda Campo Alegre, onde moravam os pais de Maria Francisca. Deixou a Fazenda Santo Inácio, vizinha da Fazenda Traituba. Deixou ainda a Fazenda Monjolos, com casas de vivenda e três casas em São João Del Rei, na rua da Ponte.

Em 1822 Maria Francisca continuava morando na Fazenda Santo Inácio em Carrancas quando fez partilha amigável dos bens entre seus filhos. Em 1829 ditou seu testamento na Fazenda Capivari onde estava morando, aberto aos 28-05-1831.

Segundo o inventário de Gabriel, partilha e testamento de Maria Francisca (neste site), o casal teve nove filhos:

 

1- João Pedro Diniz Junqueira, batizado em 09-07-1782. Casado com Helena Constancia Junqueira.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 09-07-1782 na capela de N. Sra da Conceição das Carrancas filial desta matriz bat a João, f.l. Ten. Gabriel de Souza Diniz e D. Maria Francisca da Encarnação, padr.: o mesmo batizante (Revdo. Fran. Ant. Junqueira) e Ana Francisca do Valle mulher do Cap. Joaquim Bernardes da Costa.

Comparecem no censo (1839/1840) de São José do Favaxo, fogo 15.

Todos brancos (exceto os cativos)

João Pedro Junqueira, coronel, 57, casado, lavoura, sabe ler

Helena Constancia, dona, 47, mulher, casada, sabe ler

 Filhos: José,8; João,4

Agregados:

Luiz Gomes da Silva, 70, solteiro, ensina Gramática, sabe ler

Antonio Pedro de Carvalho, 29, camarada, sabe ler

Antonio José Ro ----, 26, marceneiro, sabe ler

Manoel Ferreira, 24, feitor, sabe ler

Antonia Maria, viúva, 35

Ana Maria, 20, solteira

118 cativos

Entre seus filhos

1-1 Gabriel, legatário da avó Maria Francisca da Encarnação

1-2 João Pedro Diniz Junqueira aos 29-11-1837 casou com Ana Gabriela de Andrade Junqueira, filha de Gabriel Francisco Junqueira e Inácia Constancia de Andrade; família “João Gonçalves de Mello”.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-11-1837 cap. S. Tome, João Pedro Diniz Junqueira, f.l. Cel. João Pedro Diniz Junqueira e D. Helena Constancia Junqueira; = cc. D. Ana Gabriela de Andrade Junqueira, f.l. Gabriel Francisco Junqueira e D. Inacia Constancia de Andrade. Test.: Cel. Antonio Luiz de Noronha e Silva e Sarg. Mor Antonio Sancho Diniz Junqueira.

 

2- Francisco Antonio Diniz Junqueira, batizado em 04-05-1784.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 04-05-1784 na capela de N. Sra da Conceição das Carrancas bat a Francisco, f.l. Ten. Gabriel de Souza Denis e D. Maria Francisca da Encarnação, padr.: Cap. Jose Francisco Junqueira e Genoveva Francisca Junqueira.

Francisco casou duas vezes. Primeira vez com Mariana Constancia de Andrade, filha de Jerônimo de Andrade Brito e Maria de Souza Monteiro (família Souza Monteiro-Monteiro Lopes, cap 1º, § 2º). Em 1825 requereu dispensa para se casar com Ana Teodora de Barros, filha de Francisco José de Barros e Luisa Ludovina Mendes, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo”, neste site.

Entre os filhos de Francisco e Mariana, legatários da avó Maria Francisca da Encarnação:

2-1 Antonio

2-2 Rita

2-3 Umbelina

 

3- José Antonio Diniz Junqueira, solteiro com 26 anos em 1811. Casou duas vezes. Primeiro com sua prima irmã Carlota de Souza Diniz, filha de José de Souza Diniz e Catarina Ferreira de Brito Cap 1º-4. Segunda vez casou em Franca aos 15-02-1841 com Maria Claudina do Coração de Jesus, nascida em Franca, filha de Francisco Antonio Paes e Maria da Conceição de Jesus.

B7: Aos 15-02-1841 nesta matriz da Franca, sem impedimento algum, Jose Antonio Diniz Junqueira, viúvo por óbito de Carlota Balduina Junqueira; = cc. Maria Claudina do Coração de Jesus, natural desta freguesia da Franca, f.l. de /francisco Antonio Paes e Maria da Conceição de Jesus. Test.: Delfino de Souza Lima e s/m Margarida Rita Stokler de Lima. Todos desta freguesia.

 

4- Helena Francisca Diniz Junqueira, batizada em 13-08-1788. Em 1811 estava casada com João José de Carvalho.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 13-08-1788 nesta matriz bat a Helena, f.l. Gabriel de Souza Denis e Maria Fran.ca da Encarnação, padr.: João Fran.co Junqueira e Maria Rosa de Sza.

Entre seus filhos:

4-1 Mariana, legatária da avó Maria Francisca da Encarnação

 

5- Maria Dorida Diniz casada com o Capitão Francisco José de Andrade, filho de Jerônimo de Andrade Brito e Maria de Souza Monteiro, com geração na família “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 1º § 2º.

Entre seus filhos:

5-1 Maria legatária da avó Maria Francisca da Encarnação

5-2 Helena, idem.

 

6- Ana Claudina Diniz Junqueira, batizada em 02-04-1792. Casou durante a inventariança do pai com Luiz Antonio de Souza Diniz, filho de Manoel de Souza Diniz, cap 1º deste.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 02-04-1792 na ermida do Favacho filial de Baependi bat a Ana, f.l.   Diniz e Maria Francisca, padr.: Mnaoel Inacio Francisco e Antonia Maria de Jesus.

Entre seus filhos:

6-1 Maria legatária da avó Maria Francisca da Encarnação

 

7- Genoveva Clara Diniz Junqueira, solteira com 22 anos em 1811. Casou com Francisco Antonio Junqueira

Entre seus filhos:

7-1 Maria legatária da avó Maria Francisca da Encarnação

7-2 Ana, idem

 

8- Antonio Sanxo Diniz Junqueira, solteiro de 20 anos em 1811. Em 1822 já casado com Genoveva (Flausina) Flora Junqueira. Em 1831 comparecem no censo de Carrancas, ele declarando 37 anos e ela 30. Moravam no fogo 116 com a filha Helena Fausta de 6 anos, e 57 escravos. O casal mudou depois para São Joaquim da Barra Mansa, onde possuíram terras. Antonio Sancho já era falecido em 1855:

Registro de Terras: S Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 09, fls. 23, 26- Leite e Teixeira , somos possuidores na fazenda Ribeirão por herança e falecimento de nossa mãe e sogra Joanna Alexandrina do Espirito Santo, divisando com: herdeiros de d. Antonia Maria Ribeiro, com Joaquim Antonio de Mattos,  com os herdeiros de Floriano Jose Gomes, com os herdeiros de Anto Sanxo Denis Junqueira, e tambem somos possuidores de uma parte de terras na fazenda de d. Antonia Maria Ribeiro que compramos ao herdeiro Francisco Felis. 05 dez 1855.

Entre seus filhos:

8-1 Antonio Sancho Diniz Junqueira (filho). Casou em Quatis, Barra Mansa, RJ com Amélia Augusta de Faria Leite, filha de José Ribeiro de Faria, português, e Maria Umbelina de Barros, família “Teixeira de Souza” Cap. 2º.

(pesq. Plinio U. Marcondes Carvalho L. 1 - 1853 / 1880 - Casamentos - fl. 55 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa, Fl. 55 - 3.08.1867 - teve lugar o sacramento do Matrimonio de Antonio Sanches Diniz Junqueira, como se vê da Certidão seguinte : = CERTIFICO, que no dia 3.08.1867, ao meio dia (12 horas) em casa de residência do Sr. Joaquim Antonio de Paula, nesta Freguezia de São Sebastião da Barra Mansa, depois de preenchidas formalidades do direito e precedendo licença do Revdo. Parocho da Freguezia de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis, Mons. Manoel Joaquim da Paixão, em minha presença e das testemunhas abaixo assignadas, se receberão em Matrimonio, o Sr. Antonio Sanches Diniz Junqueira e D. Amélia Augusta de Faria Leite e logo lhes dei as bênçãos nupciaes na forma do Ritual Romano, do que para constar passo a presente certidãqo = O Vigário José Martins Pereira de Barros - Francisco Leite Ribeiro de Almeida - José de Paula Coutinho. É o que constou da certidão que fielmente aqui copiei - Rosário, 20.08.1867

Adendo que o noivo retro mencionado é filho legitimo do Major Antonio Sanches Diniz Junqueira e de D. Genoveva Flausina Diniz Junqueira, natural da Villa de Ayuruóca - Prov. de Minas e a noiva supra declarada é filha legitima de Venâncio José de Faria, digo José Ribeiro de Faria, natural de Portugal e de D. Maria Umbelina de Barros, desta Freguezia, onde são moradores os dittos esposos. Era ut supra.

Monsenhor Manoel Joaquim da Paixão.

 

          Entre seus filhos:

8-1-1 Jaime, batizado em 02-08-1868.

L. 3 - 1866 - Batizados - fl. 42 v. - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ, 2.08.1868 - Jaime - n. 5.05.1868 - fl. Antonio  Sanches Diniz Junqueira e D. Amélia Leite de Faria Junqueira - np. do Major Antonio Sanches Diniz Junqueira e D. Genoveva Flausina Junqueira - nm. de Venâncio José  Ribeiro de Faria e D. Maria Umbelina de Barros - fp. João Diniz Junqueira e a Avó materna (pesq. Plinio U. Marcondes Carvalho)

8-1-2 Genoveva Diniz Junqueira, batizada em 01-03-1870. Co herdeira da terça da tia Ana Deolinda.

L. 3 - Batizados - fl. 72 v. - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ. 1.03.1870 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa  -  c/ minha licença, o Pe. Bento José Nunes de Carvalho - baptizou solemnemente - Genoveva - n. 22.11.1869 - fl. Antonio  Sancho Diniz Junqueira e D. Amélia Leite de Faria Junqueira - np. do Major Antonio  Sancho Diniz Junqueira e D. Genoveva Flauzina Diniz Junqueira - nm. de Venâncio José Ribeiro de Faria e de D. Maria Umbelina de Barros Faria - fp. Joaquim  Antonio  de Paula e D. Genoveva Diniz Junqueira (pesq. Plinio U. Marcondes Carvalho)

8-1-3 Alonso, em 22-06-1872.

L. 3 - 1866 - Batizados - fl. 115 v. - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ, 22.06.1872 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - Alonso - n. 3.03.1872 - fl. Antonio  Sanches Diniz Junqueira e d. Amélia Leite de Faria  Junqueira - np. de Antonio  Sanches Diniz Junqueira e de Genoveva Flauzina Junqueira - nm. de Venâncio José Ribeiro de Faria e D. Maria Umbelina de Barros - fp. João  Diniz Junqueira e D. Felicidade Alexandrina da Fonseca, cc/ Domingos Tertuliano da Fonseca (pesq. Plinio U. Marcondes Carvalho)

8-1-4 Maria Amélia, batizada em 08-10-1873. Idem.

L. 3 - 1866 - Batizados - fl. 135 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa / RJ 8.10.1873 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - Maria - n. 6.08.1873 - fl. Antonio Sancho Diniz Junqueira e D. Amélia Leite de Faria - np. do Major Antonio Sancho Diniz Junqueira e D. Genoveva Flausina Junqueira - nm. de Venâncio José Ribeiro de Faria e D. Maria Umbelina de Barros - fp. Antonio de Alcantara  Fonseca Filho e D. Helena Diniz Junqueira (pesq. Plinio U. Marcondes Carvalho)

8-1-5 Moema Diniz, batizada em 30-01-1876. Herdeira universal da tia Ana.

L. 4 - Batizados - fl. 12 v. - Ig. de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra MansaQuatis / RJ 30.01.1876 - Moema - n. 4.12.1875 - fl. Antonio Sanches Diniz Junqueira e D. Amélia Augusta Faria Leite Junqueira - np. de Antonio Sanches Diniz Junqueira e de D. Genoveva Flausina Junqueira - nm. de Venâncio José  Ribeiro de Faria e de D. Maria Umbelina de Barros - fp. Alberto Ribeiro de Faria e D. Maria Umbelina de Barros (pesq. Plinio U. Marcondes Carvalho)

 

8-2 Helena Diniz Junqueira, natural de Baependi-MG, faleceu em 19-11-1878. Solteira, foram seus herdeiros os irmãos João, Genoveva e Ana Deolinda.

PROCESSOS ANTIGOS DO FÓRUM DA COMARCA DE BARRA MANSA / RJ

Disponibilizado por  Plinio U. Marcondes de Carvalho

Diz João Diniz Junqueira e outros que tendo fallecido, D. Helena Diniz Junqueira, irmã delles supplicantes, c/ testamento e que existe herderios

Termo de Inventariante 29.04.1878, nesta Cidade de Barra Mansa - João Diniz Junqueira, nomeado Inventariante dos bens deixados pela finada D.  Helena Diniz Junqueira

Declara que a dita sua irmã, D. Helena Diniz Junqueira, havia fallecido em 19.11.1878 - c/ testamento, não deixando herdeiros menores.

Herdeiros :

D. Anna Deolinda Diniz Junqueira - Genoveva Diniz Junqueira e João Diniz Junqueira

Testamento

É natural da Prov. de Minas Gerais, baptizada na Freguezia da Cidade de Baependi - fl. dos fallecidos Antonio Sancho Diniz Junqueira e D. Genoveva Euphrozina Junqueira - é solteira

8-3 João Diniz Junqueira, inventariante e coherdeiro da irmã Helena.

8-4 Genoveva Diniz Junqueira, 1ª testamenteira da irmã Ana Deolinda.

8-5 Ana Deolinda Diniz Junqueira fez seu testamento em Quatis aos 15-08-1885, aberto aos 22-04-1890. Solteira, sem descendente, instituiu herdeiras da terça as sobrinhas Genoveva e Maria Amélia e universal herdeira a sobrinha Moema, todas filhas de Antonio supra.

PROCESSOS  ANTIGOS  DO  FÓRUM

COMARCA  DE  BARRA  MANSA-RJ

Disponibilizado por Plinio U. Marcondes de Carvalho

22.04.1890

Testadora - D. Anna Deolinda Diniz Junqueira

Testamento - 1890

Eu, Anna Deolinda Diniz Junqueira, filha legitima do fallecido Major Antonio Sanches Diniz Junqueira e D. Genoveva Flausina Junqueira, moradora em Quatis / RJ.

Vivi sempre em estado de solteira - não tendo herdeiros necessários.

Os Testamenteiros serão - 1° minha irmã, Genoveva Diniz Junqueira em 2° lugar minha ex-cunhada D. Amélia Leite Faria.  Abono a efficiencia e probidade das mesmas e a que aceitar este encargo terá de prêmio a quantia de 500 mil réis.

Lega a sua terça às suas sobrinha, D. Genoveva Diniz Junqueira e Maria Amélia, filhas de seu irmão fallecido, Antonio Sanches Diniz Junqueira, que foi casado com a 2ª testamenteira retro nomeada. Como não tem herdeiros necessários institue herdeira dos remanescentes a minha sobrinha, filha do fallecido meu mano, Antonio Sanches Diniz Junqueira, D. Moema Diniz Junqueira .

Freguezia de Quatis, 15.08.1885

Auto de Abertura - Anno de Nosso Senhor Jesús Christo de mil oito centos e noventa,  aos 22 dias do mez de Abril.

 

9- Joaquina Delfina de Azevedo, solteira, 18 anos. Em 1820 já estava casada com Marcelino de Souza Diniz, Cap 1º-6 deste.

          Entre seus filhos:

9-1 Ana, legatária da avó Maria Francisca da Encarnação

9-2 Maria, idem