PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SILVESTRE DINIZ PACHECO

(atualizado em 16-outubro-2017)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Silvestre Diniz Pacheco, natural de Lisboa-PT, foi casado com Ana Portes del Rei, filha de Roque Homem del Rei e Izabel de Siqueira Antunes, neta paterna de Antonio da Cunha Gago e sua primeira mulher Ana Portes del Rei - família Maria do Prado e seu marido Miguel de Almeida de Miranda, neste site.

 

O casal morou em Taubaté onde batizaram filhos na primeira metade do século XVIII.

 

Encontramos em documentos vários filhos de Silvestre e Ana que se casaram no sul de Minas Gerais, e aí deixaram geração

 

1- Isabel de Siqueira Portes, natural de Taubaté-SP, aos 13-02-1741 em Barbacena-MG casou com Pedro de Souza Lima, filho de João Pereira Themudo (citado também como Pereira de Alvarenga) e Maria de Souza Lima. Geração na família “João Pereira Themudo” Cap. 1º.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG).casamentos, matriz, livro 1-A (1731-1741) fls 151, 13/02/1741, Matriz, Pedro de Souza Lima filho de João Pereira de Alvarenga e de Maria de Souza Lima, com Izabel de Siqueira, filha de Silvestre Diniz Pacheco e de Anna Portes del Rei.

2- Antonio Diniz Pacheco, natural de Taubaté, em Ibitipoca aos 14-09-1750 casou com Maria Nunes de Oliveira, filha de Domingos Nunes e Maria Nunes

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Ibitipoca; fls. 229 verso e 230: 14/09/1750 Antonio Diniz Pacheco, f. Silvestre Diniz Pacheco e Ana Portes del Rei, com Maria Nunes de Oliveira f. Domingos Nunes e não informou a mãe.

Pais de, q.d.:

2-1 Miguel Diniz Pacheco, natural de Jacarei-SP. Em Mogi das Cruzes-SP aos 06-06-1775 casou com Ana Maria do Espirito Santo, filha de Manoel Delgado da Silva e Helena do Rosario, neta paterna de Francisco Delgado e Izabel Fernandes, Mateus da Costa Cabral e de Maria de Lima do Rosário, família “Martim do Prado”, neste site.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 06-06-1775 Miguel Denis Pacheco, n. Jacarei, f.l. Antonio Denis Pacheco e Maria Nunes, np Silvestre Denis Pacheco e Ana Portes, nm Domingos Nunes e Maria Nunes = cc Ana Maria do Espirito Santo, f.l. Manoel Delgado da Silva e Helena do Rosario, np Francisco Delgado e Izabel Fernandes, nm Mateus da vila(?) e Maria de Lima

2-2 Joaquim Diniz Pacheco, natural de Mogi das Cruzes onde aos 24-01-1786 casou com Leonor de Lima do Prado, filha de Angelo da Assunção da Silva, daí natural e Izabel Garcez Gordim natural de Atibaia-SP, neta paterna de Manoel Delgado da Silva e Helena do Rosario Cabral já citados, neta materna de Francisco Pinheiro Garcez e Leonor Domingues de Camargo naturais de Atibaia (SL. 6, 120, 5-1

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 24-01-1786 Joaquim Diniz Pacheco, n. desta, f.l. Antonio Diniz Pacheco n. vila de Taubate e Maria Nunes de Oliveira esta n. da Borda do Campo nas Minas Gerais, np Silvestre Diniz Pacheco n. reino de Potugal e Ana Portes del Rei n. vila Taubate, nm Domingos Nunes de Siqueira n. vila Jacarei e Maria Nunes Chaveira n. vila de Iguape = cc Leonor de Lima do Prado, n. desta, f.l. Angelo da Assunção da Silva n. desta e Izabel Garces Gordim(?) n. da vila de Atibaia, np Manoel Delgado da Silva e Helena do Rosario Cabral nts desta, nm Francisco Pinheiro Garces e Leonor Domingues de Camargo, nts da vila e Atibaia

 

3- Ana Portes da Silva, também natural de Taubaté, em Barbacena aos 07-01-1743 casou com Francisco de Freitas, natural de S. Martinho do Val de Bouro Arcebispado de Braga, filho de João Francisco e Senhorinha de Freitas.

B7: casamentos - Barbacena - aos 07-01-1743 matriz, Fran.co de Freitas, n. da freguesia de S. Martinho de Val de Bouro junto a Basto Comarca de Guimarães, Arc. de Braga, f.l. de João Fran.co e s/m Senhorinha de Freitas; = com Anna Portes da Silva, f.l. de Sylvestre Denis Pacheco e s/m Anna Portes del Rey, moradores nesta freguesia. Test.: Joze Pinto Reis e Domingos Borges da Silva e Henrique Montr.º de Magalhães.

 

          Francisco e Ana foram proprietários da Fazenda Cachoeira, ao pé do Morro do Garambéu, Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo. Em sua casa Francisco, muito doente, redigiu seu testamento aos 20-02-1772 e faleceu em vinte de março do mesmo ano, com inventário aberto pela viúva (neste site, colaboração de Alda Câmara Bueno de Moraes).

3-1 Miguel de Freitas, batizado em 18-05-1744. 3º testamenteiro paterno.

batismos, Barbacena-MG aos 18-05-1744 capela do Faria, MIGUEL, f.l. de Francisco de Freitas, n. da freguesia de S. Martinho do Val de Boiro arc. Braga, e s/m Anna Portes da Silva, natural de Taubaté; np Joam Francisco e de Senhorinha de Freitas, nm de Sylvestre Diniz Pacheco e Anna Portes de El Rey. Padr. José Pinto Reys, em cujo nome batizou Manoel Moreira dos Santos e Maria de Olibeira mulher do dito Manoel Moreira. Nasceu aos 08 do dito mês.

          Faleceu em 08-01-1787

Barbacena, MG – Igreja N. Sra da Piedade óbitos - aos 08-01-1787 faleceu Miguel de Freitas, filho de Ana Portes de El Rei viuva, Foi encomendado e sepultado dentro da capéla de Santa Ana do Garambeo filial desta matriz da Borda do Campo (pesq. Diego Duque Guimarães)

3-2 José de Freitas, batizado em 29-05-1746.

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 29-05-1746 JOSE, nasceu aos 07 de maio, f.l. de Francisco de Freitas, natural de Sam Martinho do Val de Boero e s/m Anna Portes da Silva, natural de Taubaté; np de João Francisco e s/m Senhorinha de Freitas, nm de Sylvestre Dinis Pacheo e s/m Anna Portes. Padr.: Manoel Gomes Baptista e Maria Portes.

3-3 João Francisco de Freitas, aos 01-09-1748.

B7: batismos  Barbacena, aos 01-09-1748 JOÃO, nasceu aos 21 do mês de Agosto, f.l. de Francisco de Freitas, natural da freguesia de S. Martinho Val do Boiro e de s/m Anna Portes da Silva, natural da vila de Taubaté, bispado de S. Paulo; np de João Francisco e s/m Senhorinha de Freitas, naturais da freguesia de S. Martinho; nm de Silvestre Diniz Pacheco e de s/m Anna Portes d'El Rei. Padr.: Tho--- Homem d'El Rey e Anna Portes.

3-4 Rosa Maria de Freitas, batizada aos 19-07-1750.

B7: batismos  Barbacena - aos 19-07-1750 Bertioga, ROZA, f.l. de Francisco de Freitas, natural da freguesia de S. Martinho do Val de Boiro e de s/m Anna Portes da Silva natural de Taubaté; np de João Fran.co e Senhorinha de Freitas; nm de Silvestre Diniz Pacheco e Anna Portes. Padr.: Manoel Carnr.º e Custódia de Araujo.

          Casou com Manoel Dias da Silva. Cremos ser o mesmo Manoel Dias da Cruz, fiador de Ana Portes da Silva em Autos de Justificação: “e oferece por seus fiadores Manoel Dias da Cruz e José Rabelo de Macedo”. Alem de constar com esse nome no casamento de filho seu e de Rosa Maria, Manoel Dias da Cruz deixou entre seus bens “uma Fazenda denominada a Cachoeira sita no Curato de São Francisco da Onça que se compõem de terras de cultura e campos de criar:  7:825$000”.

Pais de, q.d.:

3-4-1 Manoel Dias de Freitas, aos 22-12-1803 casou com Maria Inacia de Jesus, filha de Agostinho Fagundes e Veronica Maria da Conceição. Geração na família ““Os Fagundes do Nascimento” Cap. 1º.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 22-12-1803 matriz, Manoel Dias de Freitas, f.l. de Manoel Dias da Cruz e Roza Maria de Freitas; = cc. Maria Inacia de Jesus, f.l. de Agostinho Fagundes e Veronica Maria da Conceição. Nts/bts nesta freguesia.

3-4-2 Ana Dias, aos 01-12-1798 casou José Gomes do Nascimento, viúvo de Narcisa Maria de Nazaaré e filho de João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição. Geração na família “Maria Inácia de Jesus”.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 01-12-1798 matriz, Joze Gomes do Nascimento, viuvo de Narciza Maria de Nazare; = cc. Anna Dias, f.l. Manoel Dias da Cruz e Rosa Maria de Freitas, n/b freguesia de Barbacena.

3-4-2 Antonio Dias de Freitas, e Ana Bárbara de Jesus, filha de Agostinho Fagundes e Veronica Maria da Conceição. Geração na família “Os Fagundes do Nascimento” Cap. 1º. O casal foi proprietário de  parte da Fazenda Cachoeira já citada, arrolada no inventário de Ana Bárbara, havida por herança de Manoel Dias da Cruz.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 22-12-1803 matriz, Antonio Dias de Freitas, f.l. de Manoel Dias da Cruz e Roza Maria de Freitas; = cc. Anna Barbara de Jesus, f.l. de Agostinho Fagundes e Veronica Maria da Conceição. Nts/bts nesta freguesia.

3-4-4 José Dias de Freitas, aos 12-01-1804 casou com Custódia Maria de São José, filha de Agostinho Fagundes e Veronica Maria da Conceição. Família “Os Fagundes do Nascimento” Cap. 1º.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 12-01-1804 Capela S. Francisco da Onsa, Joze Dias Freitas, f.l. Manoel Dias da Cruz e Roza Maria de Freitas; = cc. Custodia Maria de São Joze, f.l. Agostinho Fagundes e Veronica Maria da Conceição. Nts/bts nesta freguesia.

 

3-5 Senhorinha de Freitas Portes, com 20 anos pouco mais ou menos em 1772.

3-6 Antonio de Freitas, com 18 anos pouco mais ou menos. Antonio Francisco de Freitas aos 03-04-1793 casou com Anastácia Maria da Silva, filha de Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda da Anunciação. Geração na família “Lemos – Oliveira – Godoy” Cap. 2º.,

Barbacena, MG matr - aos 03 de abril de mil setecentos e noventa e tres(?)  na matriz de S. João del Rei de licença, Antonio Francisco de Freitas, f.l. Francisco de Freitas e Ana Portes de El Rei, n/b nesta freguesia de Barbacena = cc Anastacia Maria da Silva, f.l. Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda, n/b na freg. de S. João del Rei; test.: Padre Manoel Antonio de Castro e Antonio Jose de Castro.

3-7 Manoel de Freitas, com 17 anos pouco mais ou menos.

 

4- Madalena da Silva Portes, natural de Taubaté, em Barbacena aos 13-02-1741 casou com José de Oliveira Ferreira, natural da vila da Feira Bispado do Porto, filho de Damião Rodrigues de Freitas, já falecido e Joana Teresa de Oliveira,

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). casamentos, matriz, livro 1-A (1731-1741) fls 151 verso, 13/02/1741, Matriz, Joseph de Oliveira, filho de Damião Rodrigues de Freitas, já falecido, e de Joana Thereza, com Madalena da Silva, filha de Silvestre Diniz Pacheco e de Anna Portes del Rei.

          pais de, q.d.:

4-1 Joana, batizada em Barbacena aos 23-11-1741.

Barbacena, MG aos 23-11-1741 na capela do Barroso bat a Joana, f.l. de Jose de Oliveira e de s/m Madalena da Silva, foram padrinhos Jose Cardoso da Silva e Luzia da Conceição. 13-08-1742.

4-2 Tomé, batizado aos 17-11-1743, padrinho o tio homonimo abaixo.

B7: batismos, Barbacena-MG aos 17-11-1743 THOME, nasceu aos 23 de outubro,  f.l. de Joze de Oliveira Ferreira, natural da vila da Feira, freguesia de Santo Eloy (?), bispado do Porto, e s/m Magdalena da Silva, natural de Taubaté; np de Damião Rodrigues de Freitas e de Joanna Teresa de Oliveira; nm de Silvestre Dinis Pacheco, natural da cidade de Lisboa e Anna Portes; padr.: Tomé, filho de Silvestre Dinis e Anna Portes de el Rey.

4-3 Maria, batizada aos 10-04-1746.

B7: batismos, Barbacena-MG aos 10-04-1746, MARIA, nascida aos 23-03, f.l. de joze de Oliveira, n. da vila da Feira, bispado do Porto e s/m Magdalena da Sylva; n´p  Damião Rodrigues e s/m Joanna Theresa de Oliveira; nm de Sylvestre Diniz Pacheco, n. da cidade de Lisboa, freguesia de S. Julião e s/m Anna Portes de El Rei, natural de Taubaté. Padr.: Manoel Machado Roris e Rita da Assunção mulher de Cipriano da Crus.

4-4 Timoteo em  17-09-1750.

Barbacena, MG aos 17-09-1750 na capela da Ibitipoca bat a Timoteo, f.l. de Jose de Oliveira e de s/m Madalena da Silva, foram padrinhos Agostinhos Portes e Rosa Maria da Luz.

4-5 Gertrudes de Oliveira Portes, natural de Barbacena. Casou com Francisco Tomas, filho de Sebastião Vaz Peres, natural de Parati-RJ e Josefa Maria, n. de Taubaté, neto paterno de Antonio Vaz, n. de Ubatuba e de Ana Rosa, n. de Parati, nmaterno de José Napoles, n. de Guimarães e Maria Quaresma, n. de Taubate.

Foram irmãos inteiro de Francisco Tomas, e.o.:

- Maria batizada em 25-12-1744.

Barbacena, MG aos 25-12-1744 na capela de Santo Antonio da Bertioga bat a Maria, f.l. de Sebastião Vaz Peres, n. da vila de Parati e de s/m Josefa Maria n. de Taubate desse bispado, np de Antonio Vaz e Ana da Rosa, nmaterna de Jose Napoles e de s/m Maria Quaresma; foram padrinhos Domingos da Costa e Izabel Soares de Mendonça. Nasceu aos 8 do dito mes de Dezembro.

- Francisco Xavier de Macedo, batizado em 26-09-1748. Habilitou-se as ordens sacras:

ACMSP Aplicação Sacerdotal ano 1804

Francisco Xavier de Macedo - Autos de Genere 28-julho-1804

Francisco Xavier de Macedo, filho de Sebastião Vaz Peres e de Josefa Maria da Conceição, que ele sup. q o Reverendo Paroco da vila de Barbacena passe por certidão p assento do seu batismo.

Em cumprimento do despacho do M.to R.do Sr. Dr. Pedro Jose Pereira de Castro, vigario da Vara desta comarca do Rio das Mortes = certifico que em um dos livros dos assentos dos batismos desta freguesia da Senhora da Piedade da vila de Barbacena se acha o assento do teor seguinte: =  aos 26 dias do mes de setembro de 1748 na capela de Santo Antonio da Bertioga bat a Francisco, f.l. de Sebastião Vaz Peres, n. da vila de Parati e de s/m Josefa Maria n. de Taubate Bispado de S. Paulo, np de Antonio Vaz, n. de Ubatuba e Ana da Rosa, n. de Parati; nmaterna de Jose Napoles, natural de Guimarães e de s/m Maria Quaresma, n. de Taubate; nasceu aos 18 do dito mes e ano. Foram padrinhos Caetano Vaz de Macedo e Maria Izabel de Jesus desta freguesia. Vila de Barbacena 14-julho-1799(?)

Autos do Patrimonio de Francisco Xavier de Macedo 03-agosto-1804.

- em uma sua fazenda de uma légua de terra em quadro na freguesia de Sta. Ana do Sapucai deste bispado.

Autos de Vita et moribus do habilitando Francisco Xavier de Macedo - 28-julho-1804 nesta cidade de S. Paulo.

 

Gertrudes e Francisco Tomas tiveram, q.d., a filha:

4-5-1 Maria, batizada em 16-02-1772 na capela da Ibitipoca, filial da matriz de Barbacena.

Barbacena, MG aos 16-02-1772 na capela da Ibitipoca bat a Maria, f. de Francisco Thomas, n/b na freguesia de N. Sra da Piedade da Borda do Campo e de Gertrudes de Oliveira Portes, da mesma freguesia, npaterna de Sebastião Vaz Pires e Josefa Maria de Jesus, nmaterna de Jose de Oliveira Tavares e de Madalena da Silva Portes, foram padrinhos Tome Portes del Rei e Ana Maria de Jesus mulher de Francisco Vieira da Rocha

 

4-6 Manoel de Oliveira Ferreira aos 08-08-1778 casou com Rosa de Jesus, filha natural de C. Xavier de Oliveira.

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição aos 08-08-1778 nesta matriz e test.: João Gomes de Araujo e Francisco Afonso Villar. Manoel de Oliveira Ferreira, f.l. Jose de Oliveira Ferreira e Madalena da Silva Portes, n/b na Borda do Campo = cc Rosa de Jesus, f. natural de Cosnne(?) Xavier de Oliveira, n/b na freg. da Borda do Campo.

5- Tomé, padrinho do sobrinho 4-1.

 

6- Agostinho, batizado em Barbacena aos 28-08-1734.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). - N.Sra. Piedade da Borda do Campo - matriz bat. 1731-1734. fls.  50; 28/08/1734 Agostinho f. Silvestre Diniz Pacheco e Anna Portes.

 

          Provavelmente Agostinho Portes del Rei casado com Luiza Maria da Conceição e pais de, q.d.:

6-1 Francisco Portes del Rei, natural de Barbacena, casou duas vezes. Aos 06-09-1791 com Ana Teresa de S. Pedro, filha de Francisco Dutra e Ana Francisca de Jesus. Geração na família “Manoel Francisco Braga”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 06 setembro 1791 , vindo de S. João del Rey - matriz de S. João del Rei - - Francisco Portes de el Rei e Anna Teresa de S. Pedro.

Ele f.l. de Agostinho Portes de El Rei e Luisa Maria da Conceição, n. e b. freg. Borda do Campo.

Ela f.l. de Francisco Dutra e Anna Francisca de Jesus, n. e b. freg. Aiuruoca.

 

          Francisco, viúvo, aos 01-06-1808 casou-se com Maria Clara Goulart, filha de Gonçalo da Costa Goulart e Ana Teresa de Faria, família “Isabel Rosa de Jesus”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, cas. - aos 01 jun 1808  capela Turvo - Francisco Portes del Rei, viuvo de Anna Theresa. c/ Maria Clara Goulart, f.l. de Gonçalo da Costa Goulart e Anna Theresa de Faria. Ns. e bts. nesta freguesia.

Francisco e Maria Clara tiveram, q.d., batizados na Ermida do Livramento, filial de Aiuruoca:

6-1-1 Cândido, aos 15-03-1814, padrinhos João de Faria Correa de Lacerda e Ana Luzia.

6-1-2 João, aos 01-07-1816, padrinhos João(?) Feliz de Siqueira e Claudina Maria

6-1-3 José, aos 03-07-1818, padrinhos Bento José Ferreira e Francisca Ferreira Marcelina

6-1-4 Francisco, aos 24-07-1825, padrinhos Domingos Ferreira de Siqueira e D. Ana Teodora, filha de Francisco José de Barros.

6-1-5 José, aos 02-02-1828, padrinho Alf. Jeronimo Correa de Lacerda.

 

6-2 Narciso Portes de El Rei, aos 28-01-1793 casou com Ana Justina dos Santos, batizada em Aiuruoca aos 28-07-1766, filha de José dos Santos Alvarinho de Freitas e Quitéria Pereira de Brito.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 28 janeiro 1793 matriz - Narciso Portes de El Rei f.l. de Agostinho Portes de El Rei e de Luisa Maria da Conceição, n. e b. vila Barbacena; = Anna Justina dos Santos, f.l. de Joseph dos Santos Alvarinho e Quiteria Pereira de Brito, n. e b. freg. Aiuruoca.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 28 julho 1766 matriz, Anna, f.l. de Joseph dos S.tos Alvarinho e Freytas e s/m Quiteria Pr.ª de Britto, padr.: vigario colado Ignacio Jose de Sza. e Anna, solteira, filha de João ----ves, prima carnal da baptizada. Aiuruoca 28 julho 1766

Pais de, q.d.:

6-2-1 João Nepomuceno, batizado em Fevereiro de 1800.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 02 (?) fev 1800 matriz, João Nepomuceno, f.l. de Narciso Portes del Rei e Anna Justina dos Santos; padr.: João ----

6-3 Agostinho Portes del Rei, batizado em 1757, aos 23-11-1795 casou com Dorotea Maria do Nascimento, exposta em casa de Manoel José de Novaes.

B7: batismos Barbacena-MG, ano de 1757 Garambeu, AGOSTINHO, f.l. de Agost.º Portes de Elrei e s/m Luiza Maria da Conceição, padr.: Pedro Dias por pp que apres. Manoel da Costa Borges e, Anna Portes de Elrei, casada. Registro aos 09-11-1795.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 23 nov 1795 Livramento - Agostinho Portes de El Rei, f.l. de Agostinho Portes de El Rei e Luiza Maria da Conceição, n. e b. freg. Barbacena; c/Dorothea Maria do Nascimento, exposta em casa de Manoel Joseph de Novaes, n. e b. freg. de Aiuruoca.

 

Pais de, batizados em Aiuruoca, q.d.:

6-3-1 Francisco de Paula, aos 07-02-1797.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 07 fev 1797 Livramento, Francisco de Paula, f.l. de Agostinho Portes de el Rei e Dorothea Maria de Novaes, batizado em casa por necessidade.

6-3-2 Domingos, aos 18-11-1798.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 18 nov 1798 Livramento, Domingos, f.l. de Agostinho Portes del Rei e Dorotea Maria de Novaes; padr.: Domingos Rodrigues Carneiro e Luisa Josephina filha de Manoel Mendes de Abreu.

6-3-3 Ana Eufrasia, batizada aos 10-10-1801. Casou com Domingos José de Moraes. Pais de, q.d.:

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 10 out 1801 Livramento; Anna, f.l. de Agostinho Portes de el Rey e Dorothea Maria de Novais; padr.: Joaquim Soares Guimarães solteiro e Dorothea Maria de Jesus, mulher de Manoel Mendes de Abreo. Todos desta freguesia.

6-3-3-1 Maria, batizada em janeiro de 1824.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 18(?) jan 1824 Livramento, Maria, f.l. de Domingos Jose de Moraes e Anna Eufrasia; padr.: Augustinho Portes del Rei e s/m Dorothea Maria da Conceição, avós, todos desta freguesia

6-3-4 Joaquim, batizado aos 08-07-1804.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 08 julho 1804 Livramento, Maria, f.l. de Agostinho Portes del Rei e Dorothea Maria de Novaes; padr.: Antonio Soares Guimarães e Antonia Maria de Mendonça, todos desta freguesia.

6-3-5 Inácia, aos 20-05-1810.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 20 maio 1810 Livramento, Ignacia, f.l. de Agostinho Portes del  Rei e Dorothea Maria de Novaes, padr.: Francisco da Costa Pereira e Anna Justina.

6-3-6 Joaquina, aos 20-08-1815.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 20 agosto 1815 Livramento, JOAQUINA, f.l. de Augustinho Portes d'el Rey e Dorothea Maria de Novaes; padr.: cap. Joaquim Rodrigues Nogueira e Anna Esmeria.

6-4 Antonio Manoel Pacheco (ou Portes del Rei), aos 01-10-1798 casou com Antonia Leonarda de Jesus, filha de Antonio Vieira da Silva e Maria Teresa de Jesus

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 01 out 1798 Espirito Santo , freg. Lavras - Antonio Manoel Pacheco, f.l. de Agostinho Portes de El Rey e de Luiza Maria da Conceição, n. e b. freg. da vila de Barbacena; = c/Antonia Leonarda de Jesus, f.l. de Antonio Vieira da Silva e Maria Teresa de Jesus, n. e b. freg. Aiuruoca.

Pais de, q.d.:

6-4-1 Izabel, batizada aos 02-12-1803.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 02 dez 1803 na ermida de S. Vicente desta freg. de Aiuruoca, Izabel, f.l. de Antonio Manoel Portes de El Rei e de Antonia Leonarda de Jesus; padr.: Joseph Portes de El Rei e Quiteria Teresa de Jesus. Todos desta freguesia.

6-5 Tomé Portes del Rei aos 25-09-1799 casou com Ana Joaquina de Jesus.

(pesq. Nilza Cantoni) Agostinho Portes de El-Rei  c/c Luiza Maria da Conceição, pais de Thomé Portes de El-Rei, b. Ibertioga, MG; c/c Ana Joaquina de Jesus, 25 Setembro 1799, Ibertioga, MG; b. Ibertioga, MG.

Fonte: Centro de Memória do Seminário Santo Antonio em Juiz de Fora, Cas Ibitipoca 1751-1801 fls 247-v.

Pais de, q.d.:

6-5-1 Manoel, batizaeo aos 09-06-1800.

B7: Barbacena-MG Bertioga aos 09-06-1800 Manoel, f.l. de Thome Portes del Rey e s/m Anna Joaquina. Padr.: Jose de Araujo, solteiro e Izabel Maria de Souza, viuva.

6-5-2 Antonio Portes del Rei aos 11-08-1820 casou com Joaquina Maria, filha de Antonio Ribeiro Soares e Maria da Conceição, família “Gaspar Ribeiro Salvago” Cap. 3º.

B7: casamentos Barbacena - Quilombo aos 11-08-1820  Antonio Portes del Rei, f. de Thomé Portes del Rei e Anna Joaquina; = Joaquina Maria, f. de Antonio Ribeiro Soares e Maria da Conceição.

6-5-3 Maria, aos 03-05-1808

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 03 maio 1808 ermida S. Vicente desta freguesia, Maria, f.l. de Thome Portes d'el Rei e Anna Joaquina de Jesus, padr.: Antonio Jose Penna por pp. que apresentou o ten. Thomas Coelho dos Sanctos e d. Anna Roza de Jesus.

6-6 Joaquim batizado em 25-07-1770.

Barbacena, MG aos 25-07-1770 na Capela de N. S. da Conceição de Ibitipoca filial desta matriz bat a Joaquim, f.l. de Agostinho Portes del Rei e Luiza Maria da Conceição;foram padrinhos Mel pardo, escravo de Mel Rabello Leite, e Ana parda, digo foram padrinhos Roque da Costa Silvav e Ana Angelica do Bom Sucesso.

6-7 Roque Homem del Rei batizado em 18-06-1772. Aos 09-11-1811 casou com Maria Francisca de Freitas, filha de João de Freitas e Joana Maria

Barbacena, MG aos 18-06-1772 na Ermida de Sto Antonio do Rio Grande, filial desta matriz bat a Roque, f.l. de Agostinho Portes del Rei e de Luiza Maria da Conceição; foram padrinhos Inacio Jorge, casado e Francisca sua filha, todos desta freguesia. Nasceu no dia dez do dito mes e ano.

 

Barbacena, MG matr. - aos 09-11-1811 cap. Santa Ana do Garambeo filial desta matriz, Roque Homem dos Reis(sic), f.l. Agostinho Portes e Luiza Maria = cc Maria Francisca de Freitas, f.l. João de Freitas e Joana Maria. Nts e bts nesta freguesia, test.: Domingos Marques Pereira e Manoel Soares Moreira.

6-8 José Portes del Rei, batizado em 16-01-1774, casou duas vezes.

Barbacena, MG aos 16-01-1774 na Erm ida de Sto Antonio do Bom Jardim bat a Jose, f.l. de Agostinho Portes del Rei e de Luiza Maria da Conceição; foram padrinhos Jose Correa da Cunha e Maria Jacinta mulher de Jose Carvalho da Cunha, todos desta freguesia. E por não aparecer este assento nos livros de batizados desta mesma freguesia, me informei com pessoas fidedignas e lancei nesxte de Suplemento dos mesmos  aos 24 de julho de 1800 anos.

          Aos 16-10-1800 com Maria Teodora da Conceição, filha de Anacleto Vieira da Silva e d. Maria Theresa de Jesus. Geração na família “Vieira da Maia”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 16 set 1800 - matriz de S. João del Rey - Joseph Portes de el Rey, f.l. de Agostinho Portes de El Rey e Luiza Maria da Conceição, n. e b. freg. da vila de Barbacena; c/ Maria Theodora da Conceição, f.l. de Anacleto Vieira da Silva e d. Maria Theresa de Jesus, n. e b. nesta freguesia de Aiuruoca.

          José Portes, viúvo, contraiu novas núpcias aos 29-01-1824 com Maria Teresa de Jesus, viúva de João Pereira de Araújo.

(RMJ) Casamentos na Ermida de São Vicente depois Capela de São Vicente Ferrer-MG - 29-01-1824 - José Portes del Rei, viúvo de Maria Teodora de Jesus; = com Maria Tereza de Jesus, viúva de João Prª de Araújo. Test: Justino Rds Carneiro e Evaristo Candido de Araujo

          Em 1831 o João comparece no censo de S. João Nepomuceno de Lavras com 60 anos declarados, Maria Teresa com 45 e vários dependentes:

Censo 1831 São João Nepomuceno de Lavras, fogo 101

JOSE PORTES DE EL REY, chefe do fogo, branco, 60, casado

MARIA THEREZA, cônjuge, branco, 45, casado

JOAQUIM, dependente, branco, 23, solteiro

CARLOTA, dependente, branco, 16, solteiro

DOMECIANO, dependente, branco, 12, solteiro

EULALIA, dependente, branco, 14, solteiro

CANDIDA, dependente, branco, 9,

ANNA, dependente, branco, 6,

LUIZA, dependente, branco, 5,

JOAO, dependente, branco, 2

Entre os filhos de João e Maria Teresa:

6-8-1 Luiza, batizada em 28-10-1826.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos aos 28 out 1826 Cap. de S. Vicente, Luisa, f.l. de Jose Portes de ElRei e Maria Theresa, padr.: Domingos Jose Vieira e Anna Sofia de Assis.

6-9 Ana, batizada em Julho de 1775.

B7: Barbacena-MG batismos - Lacerda em Julho de 1775 ANNA, f.l. de Agostinho Portes de el Rey e s/m Luiza Maria da Conceição. Padr.: Miguel de Freitas e Maria Thereza de Jesus. Lançado aos 04-02-1808.

6-10 Inácia, aos 23-12-1785. Inácia Vitória Portes casou com Francisco Lopes Chaves. Pais de, q.d.:

B7: Barbacena-MG - batismos, aos 23-12-1785 Bom Jardim, INACIA, f.l. de Agos.to Portes de El Rey e Luiza Maria da Conceição; padr.: Pedro Barboza da Costa e In.ca Maria, mulher de Custódio Per.ª da S.ª. Registro aos 09-05-1800.

6-10-1 Antonio Francisco Lopes, batizado em 29-08-1802. Em 1823 requereu dispensa de consanguinidade em 2º grau para se casar com Senhorinha Cândida de Jesus, filha de José Portes del Rei e sua primeira mulher Maria Teodora da Conceição, família “Vieira da Maia”.

Aiuruoca, MG livro misto 1823 - Antonio Francisco Lopes e Senhorinha Candida de Jesus - consanguinidade em 2º grau:

Q Jose Portes é irmão de Inacia Vitoria, de quem procedem os oradores.

Antonio Francisco Lopes, f.l. Francisco Lopes Chaves e Inacia Vitoria, n/b na capela de Sta. Ana do Garambeu fiaial de Barbacena =  e Senhorinha Candida de Jesus, f.l. Jose Portes del Rei e Maria Teodora da Conceição, nascida nesta aplicação de S. Vicente e batizada na capela do Turvo e presentemente moradores nesta aplicação de S. Vicente freguesia da Aiuroca.

No L. 7 p. 251: aos 05-10-1806 na capela da Sra do Porto do Turvo filial desta matriz da Aiuruoca bat a Senhorinha, f.l. Jose Portes del Rei e Maria Theresa(sic), foram padr.: Anacleto Vieira da Silva e Luiza Esmeria mulher de Francisco da Rocha

No L. 7º p. 128: aos 29-08-1802 na capela Sta. Ana do Garambeo filial desta matriz de Barbacena bat. a Antonio, f.l. Francisco Lopes Chaves e Inacia Vitoria Portes, foram padr.: Antonio Manoel Portes e Antonia Leonarda de Jesus.

 

7- Silvestre Diniz Pacheco, natural da Borda do Campo. Em Aiuruoca aos 04-07-1765 casou com Ana Gonçalves da Costa, batizada em Aiuruoca, filha natural de Antonio Gonçalves da Costa e Domingas de Oliveira.

Aiuruoca, MG aos 04-07-1765 na capela dos Serranos se receberam Silvestre Deniz Pacheco, f.l. de outro e de Ana Portes del Rei, batizado e fregues da Borda do Campo = com Ana Gonçalves da Costa, f. n.l de Antonio Gons. da Costa e Domingas de Oliveira, crioula forra, btizada nesta freguesia. Test.: Jose Monteiro Cardoso e Antonio de Medeiros.

Tiveram os filhos, q.d.:

7-1 Manoel Diniz Pacheco batizado em 04-01-1766 em Barbacena. Em Aiuruoca aos 27-07-1795 casou com Antonia Maria da Silva, batizada em Aiuruoca, filha natural de Maria Cardosa.

Barbacena, MG bat 1740-1816 im 31 fls. 28v Aos quatro dias do mes de janeiro do ano de 1766 na ermida de Santo Antonio Rio Grande, filial desta matriz de Barbacena bat a Manoel, f.l. de Silvestre Deniz Pacheco e Ana Gonçalves da Costa, todos desta freguesia e por não aparecer este assento nos livros dos batizados desta freguesia me informei com pessoas fidedignas que não sabendo declarar quem foi o padrinho deste batizado por se não lembrarem, fiz este assento e lancei neste de Suplementos aos 07-04-1795

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 27 julho 1795 Livramento - Manoel Diniz Pacheco, f.l. de Silvestre Diniz Pacheco e Anna Gonçalves da Costa, n. e b. freg. Barbacena; c/ Antonia Maria da Silva, filha natural de Maria Cardosa, n. e b. freg. Aiuruoca.

Pais de, pelo menos:

7-1-1 Jeronimo Diniz da Silva, natural de Pouso Alto. Em Itajuba Velha aos 06-06-1828 casou com Margarida Maria de Jesus, natural de Bananal, filha natural de Joana Maria de Jesus

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 3 fls. 63 aos 06-06-1828 Jeronimo Diniz da Silva,. f. Manuel Diniz Pacheco e Antonia Maria da Silva, nat de Pouso Alto = cc Margarida Maria de Jesus, f. natural de Joana Maria de Jesus, nat de Bananal.

7-2 Ana, batizada em Aiuruoca aos 28-08-1768.

Aiuruoca, MG aos 28-08-1768 na capela dos Serranos bat a Ana, f.l. de Silvestre Deniz Pacheco e Ana Gonçalves, q nasceu em 26 de julho, foram padrinhos Joaquim Jose da Silva Campos e Florencia de Moraes Furtado.

7-3 Joaquim Diniz Pacheco batizado em 10-02-1770. Aos 13-10-1800 casou com Joaquina Alves Rodrigues, natural de Aiuruoca, filha de Lourenço Alves de Oliveira e Feliciana Rodrigues.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG  aos 10 fev. 1770 cap. Serranos, JOAQU.M, f.l. de Silvestre Denis Pacheco e s/m Anna Gons. da Costa, q.n. 22 janeiro.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 13 out 1800 matriz - Joaquim Dinis Pacheco, f.l. de Silvestre Dinis Pacheco e Anna Gonçalves da Costa; c/ Joaquina Alves Rodrigues, f.l. de Lourenço Alves de Oliveira e Feliciana Rodrigues. Ns. e bts. na freg. de Aiuruoca.

Pais de, q.d.:

7-3-1 José batizado em Campanha aos 08-06-1804.

Campanha, MG Igreja Sto Antono aos 08-06-1804 na Ermida de Sta Catarina bat a Jose, f.l Joaquim Diniz Pacheco e Joaquina Rodrigues, foram padrinhos Manoel Alves do Nascimenbto e Feliciana Rodrigues.

7-3-2 Manoel Diniz Pacheco em Carmo de Minas aos 07-05-1834 casou com Juliana Ribeira, filha de Joaquim Manoel e Joaquina Fernandes Ribeira.

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo matr - aos 07-05-1834 nesta matriz Manoel Diniz Pacheco, f.l. Joaquim Diniz Pacheco e Joaquina Rodrigues de Oliveira = cc Juliana Ribeira, f.l. Joaquim Manoel e Joaquina Fernandes Ribeira. Test.: Joaquim Jose Branco e Ten. Francisco Antonio da Silveira.

7-4 Antonio batizado em 30-10-1771.

Aiuruoca, MG aos 30-10-1771 na capela dos Serranos bat a Antonio, f.l. de Silvestre Deniz Pacheco e Ana Gonçalves da Costa, q nasceu aos 24 do mes de 7bro do dito ano, foram padrinhos João Domingues e s/m Josefa Pereira, todos desa freguesia.

7-5 Silvestre Diniz Pacheco batizado em Aiuruoca aos 06-09-1773. Aos 24-11-1801 casou com Ana Catarina de Sene, natural de Aiuruoca, filha de Tomas Rodrigues da Costa e Ana Mendes de Oliveira.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 06 setembro 1773 Serranos, SYLVESTRE n. 15 agosto, f.l. de Sylvestre Denis Pacheco e s/m Anna Gonçalves, padr.: Manoel Borges de Carvalho e Roza Maria de Oliveira mulher de Manoel João de Faria.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas- aos 24 dias do mes de novembro de 1801 Cap. do Turvo, Silvestre Dinis Pacheco, f.l. de Silvestre Dinis Pacheco e Anna Gonçalves da Costa; c/ Anna Catharina de Sene, f.l. de Thomas Rodrigues da Costa e Anna Mendes de Oliveira. Ns. e bts. nesta freg. de Aiuruoca.

Pais de, pelo menos:

7-5-1 Ana, batizada em 13-06-1809.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 13 junho 1809 cap. Turvo, Maria, f.l. de Silvestre Dinis Pacheco e Anna Catarina de Sene, padr.: Bernardo Alvares Pereira e Maria de Oliveira.

7-6 Maria Joaquina Diniz batizada em 07-09-1775 em Aiuruoca. Na matriz de Baependi, com registro em Aiuruoca, aos 13-08-1801 casou com Paulo de Souza Marques, natural de S. João del Rei, filho de Manoel de Souza Marques e Maria da Costa - familia Manoel Gonçalves de Medeiros neste site.

Aiuruoca, MG aos 07-09-1775 na capela dos Serranos bat a Maria, f.l. de Silvestre Deniz Pacheco e Ana Gonçalves da Costa, q nasceu aos 24 de julho do dito ano, foram padrinhos Hieronimo de Oliveira Campos e Maria [----] filha de Manoel Machado da Silva, ambos solteiros.

]

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 13 agosto 1801 matriz Baependi - Paulo de Souza Marques, f.l. de --noel de Souza Marques e Maria da Costa, n. e b. vila de S. João del Rei; c/ Maria Joaquina Denis, f.l. de Silvestre Denis Pacheco e Anna Gonçalves da Costa, n. e b. freg. de Aiuruoca.

7-7 Rosa, batizada em 29-06-1777.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- - aos 24 digo 29 junho 1777 Serranos, ROSA, d.l. de Silvestre Dias (sic) Pacheco e Anna Gonçalves da Costa, padr.: Manoel Jose de Novaes solteiro, e Anna Maria de Carvalho solteira, filha de Manoel Borges de Carvalho.

7-8 Rita Maria Diniz em S. João del Rei, com registro em Aiuruoca, aos 11-05-1796 casou com Joaquim de Araujo Silva, filho de Jose de Araujo Silva e Ignez Furquim da Luz - família “Antonio Furquim da Luz”.

Aiuruoca, MG aos 11-05-1796 na matriz da vila de S. João del Rei se receberam Joaquim de Araujo Silva, f.l. de Jose de Araujo Silva e Ignez Furquim da Luz, n/b nesta freguesia da Aiuruoca = com Rita Maria Diniz, f.l. de Silvestre Diniz Pacheco e Ana Gonçalves da Costa, n/b na freguesia de Barbacena. Testemunhas Silvestre Diniz Pacheco e seu filho Silvestre Diniz Pacheco.

7-9 Madalena da Silva Diniz, batizada em Aiuruoca aos 02-02-1781. Em 07-02-1801 em Baependi, com registro em Aiuruoca, casou com José Mariano Ferreira, natural de Pouso Alto, filho de Manoel Vieira de Brito e Ana Maria da Cunha.

Aiuruoca, MG aos 02-02-1781 na capela dos Serranos bat a Madalena, f.l. de Silvestre Deniz Pacheco e Ana Gonçalves da Costa, foram padrinhos Manoel Jose de Novaes e D. Maria Teresa de Novaes, solteiros.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 07 fev 1801 matriz de Baependi - Joseph Marianno Ferreira, f.l. de Manoel Vieira de Brito e Anna Maria da Cunha, n. e b. freg. de Pouso alto; c/ Madalena da Silva Diniz, f.l. de Silvestre Dinis Pacheco e Anna Gonçalves da Costa, n. e b. freg. de Aiuruoca.

7-10 João, batizado em 08-06-1783, filho de Silvestre Diniz Pacheco e Ana Gonçalves da Costa.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 08 junho 1783 Livramento, João, f.l. de Silvestre Diniz Pacheco e Anna Gonçalves da Costa; padr.: Manoel Pereira da Silva e Mariana Diniz.