PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Silva Ferrão - Seixas da Fonseca

(atualizado em 29-março-2017)

 

 

Antônio Carlos de Castro

 

 

              Tenente General das Minas Bernardo da Silva Ferrão, familiar do Santo Ofício, nascido em Pernes freguesia de N. Sra. da Purificação de Alcaneda distrito de Santarem era filho de Bernardo Girão da Maia e Catarina da Silva Sotéria.

 

              Casou com Francisca de Seixas da Fonseca, filha de Francisco de Seixas da Fonseca, nascido em S. Martinho de Cambres Bispado do Lamego casado no Rio de Janeiro-RJ aos 24-07-1688 com Maria da Rocha Fiuza, neta paterna de Antonio Fernandes e Izabel de Seixas, ambos já falecidos em 1688, neta materna de Bento da Rocha e Vitória Carreira.

 

              Bernardo e Francisca já eram falecidos em 11 de junho de 1766 (casamento da filha Antonia). Dentre os onze filhos citados por Rheingantz (PFRJ 3º, 145, I-8), encontramos documentados e com descêndencia em Minas Gerais os seguintes:

 

1- Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, casada com o Capitão Baltazar João Mayrink, filho de Antônio Correa Mayrink e Maria do Rosário. Entre seus filhos:

1-1 Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, a Marília de Dirceu. Natural de Ouro Preto onde faleceu solteira aos 10-02-1853, com 90 anos declarados.

Fl.92 dos anos de 1846-1853 Igreja Nossa Senhora Senhora da Conceição de Ouro Preto-MG,  Arquidiocese de Mariana -

Aos des de Fevereiro de mil oitocentos e cinquenta e tres, falleceo com todos os Sacramentos, Dona Maria Dorothea de Seixas, branca, solteira, de idade de noventa annos: foi encomendada e sepultada nesta Matriz, em Cova da Fabrica, para constar, faco este assento, que assigno. O Vig. Joao Ferreira de Carvalho.

          Eis o texto do testamento de Marilia de Dirceu, extraido do livro Ouro Preto - Homens Ideias e Fatos, de A.E. dos Santos Maia, Ouro Preto, 1972, Minas Grafica, BH. - Pags. 180, 181 e 182.

2 de Outubro de 1836.

"EM NOME DA SANTISSIMA TRINDADE AMEM".

Eu, Maria Doroteia Joaquina de Seixas, achando-me em perfeita saude e entendimento, ordeno o meu TESTAMENTEIRO na forma seguinte: Sou natural desta cidade, filha legitima do Capitao Baltazar Joao Mayrink e de sua mulher Maria Doroteia Joaquina de Seixas, ja falecidos. Instituo por meus testamenteiros e universais herdeiros, Dona Francisca de Paula Manso de Seixas, que vive em minha companhia, e Anacleto Teixeira de Queiroga que, ao presente, e residente no Rio de Janeiro, para que cada um de per si e IN SOLIDUM, possam ser testamenteiros, benfeitores e administradores de todos os meus bens, ate vende-los fora da praca, para repartirem entre ambos, o liquido da heranca, depois de pagarem as dividas que ainda existirem de meu tio o sr. Joao Carlos. Deixo em premio ao testamenteiro que aceitar esta testamentaria, cem mil reis e o prazo de quatro anos para conta final.

Declaro que deixo uma cedula a minha testamenteira a qual nao sera obrigada a apresenta-la em Juizo e so com juramento se levara em conta a despesa que com a mesma fizer. Deixo a eleicao da minha tastamenteira as disposicoes do meu funeral e so recomendo que meu corpo seja sepultado em cova da Ordem de Sao Francisco de Assis e que por minha alma se celebrem quantas missas de Corpo Presente couberem no possivel da esmola de mil e duzentos cada uma e tambem que se digam as de Sao Gregorio e por esta forma da Lei hei por findo o presente instrumento por mim feito e assinado nesta cidade de Ouro Preto a 2 de outubro de 1836. Maria Doroteia Joaquina de Seixas.

 

1-2 Ana Ricardina Marcelina de Seixas casada com o Cap.Valeriano Manso da Costa Reis, filho do Dr. Manoel Manso da Costa Reis e Clara Maria Negreiros de Castro. Geração na família “Antonio Alves de Castro” 1-2.

1-3 Emerenciana Joana Evangelista de Seixas, nascida em Ouro Preto-MG onde em 25/05/1817 casou com o Cel. Carlos José de Mello, nascido em São João Del Rey-MG, filho do Dr. Antônio José de Mello e Joana Félix da Silva

Fl.125v do Livro de Casamentos dos anos de 1782-1827 Igreja Nossa Senhora da Conceicao de Antonio Dias, Ouro Preto-MG;

Aos Vinte e sinco dias do Mês de mayo de mil oitocentos e desasete annos em Oratório privado do Brigadeiro João Carlos da Silva Ferrão ás sete horas da noite precedendo licença do Muito Reverendo Doutor Provizor eVigário Geral deste Bispado o ReverendoVigário desta freguezia Antonio da Rocha Franco, assistio ao Matrimônio, que entre si contrahirão, o Capitão Carlos Jozé de Mello, por seu bastante Procurador o Reverendo Antônio Ferreira de Araujo, sendo aquelle filho legítimo do Doutor Antônio Jozé de Mello e D.Joana Felix da Silva, nascido e baptizado na Villa de São João De Elrei, e D.Emerenciana Joana Evangelista de Seixas, filha legítima do Capitão Balthazar João Mairink e de D.Maria Dorothéia Joaquina de Seixas, nascida e baptizada na Freguezia de N.S. do Pillar do Ouro Preto desta Villa, e ao prezente rezidentes, elle contrahente na Cidade e Corte do Rio de Janeiro, em actual serviço de Sua Mages.te e ella contrahente nesta Freguezia de N.S. da Conceição de Antônio Dias desta dita Villa, e ao mesmos lhe forão conferidas as bencoens na forma da Igreja e Ritual Romano, sendo testemunhas prezentes o sobre dito Brigadeiro João Carlos Xavier da Silva Ferrão e D.Ana Ricarda Marcelina de Seixas, viuva do Sargento-Mor Valeriano Manço da Costa Reis, e para constar, fiz este assento, que assigno. O Coadj.tor Fr.co de Paula Per.ª.

 

Anotações nas laterais da certidão:

Por Provizão do R.do Vig.ro da Vara Ant.o da Rocha Fran.co. Passei certidão p.r ordem do R.do Vig.ro da Vara a requer.to do contrahente. 30 de maio de 1817. Paula

 

          Em 1831 eram moradores em Tiradentes-MG, onde comparecem no censo com vários filhos:

Censo 1831 S. Jose del Rei (Tiradentes)-MG, fogo 109

CARLOS JOZE DE MELLO, chefe do fogo, masculino, branca, 55, casado

EMERENCIANNA JOANNA, cônjuge, feminino, branca, 50, casado, costureira

MARIA GUSTAVA, dependente, feminino, branca, 14, solteiro, costureira

MANOELA CAROLINA, dependente, feminino, branca, 12, solteiro

JOZEFA, dependente, feminino, branca, 10, solteiro

MARIA, dependente, feminino, branca, 6, solteiro

ANTONIO, dependente, masculino, branca, 7, solteiro

9 escravos

          Entre seus filhos:

1-3-1 Carlota Joaquina de Mello, nascida em Ouro Preto-MG onde aos 30-11-1817 casou com o Desembargador Antônio José Duarte de Araújo Gondim, nascido em Recife-PE, filho de João Bernardo de Lima Gondim e Manoela de Araújo Gondim.

Fl.127v do Livro de casamentos dos anos de 1782-1827 Igreja N.Sra. da Conceição de Ouro Preto-MG, Antonio Dias, Capela da Ordem 3.a de S.F.Assis, Arquid.Mariana.

Aos trinta dias do mez de Outubro de mil oitocentos e desesete a.os, p.las onze horas da noite na Capella da Veneravel Ordem dos Terceiros de S.Francisco de Assis desta Villa, com fianca a banhos(?), se receberao em Matrim.o e palavras de prez.te, o Dez.or Ouvidor desta Com.a Antonio Joze Duarte de Ar.o Gondim e D. Carlota Joaquina de Mello, aq.le baptizado na Freg.a de Recife, Bispado de Pernambuco e filho legitimo de João Bernardo de Lima Gondim e de D.Manuella de Ar.o Gondim; e a contrahente nascida e baptisada nesta freg.a de N. S.a da Conceicao de V.a Rica, filha do Cap. Carlos Joze de Mello e de D.Emerenciana Joana Evangelista de Seixas, legitimada p.lo Matrimonio inbreq.te(?) dos ditos seus pais: sendo do seu recebim.to prez.te as testemunhas ao diante assignadas, o Sarg.to Mor Pedro Joze da Costa Pinheiro Ajud.e das Ordens do Il.mo Ex.mo Gov. e Cap.m Gen.al desta Capitania e o Sarg.to-Mor Luis M.a de S.a , Perito Official Maior da Servicoria deste Governo e eu q.’lhes dei as benções na forma do Ritual Romano e p. constar, abri este assento q. assigno com as testem.as sobre ditas. O Vig.ro Antonio da Roxa Franco.

1-3-2 Maria, batizada em 16/02/1831 em Ouro Preto-MG.

Fl.28(aprox.) do Livro de Batismos(com óbitos) dos anos de 1813-1835 Igreja Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto-MG, Arquidiocese de Marianna- Batismo de Maria em 16/02/1831.

Pais: Coronel Carlos José de Mello e D.Emerenciana Joana Evangelista de Seixas.

Padrinhos: Rev. Antonio Ferreira de Araujo e D.Anna Ricarda de Seixas

Padre: Jozé Carneiro de Moraes.

Coadjtor: Me. de Ascenção Cruz.

Aos quatro de Novembro de 1831, foi aberto este assento de Maria a pedido do Cel.Carlos José de Mello, que declarou ser a dita, sua legitima filha e não exposta como se acha no assento do Livro 6.o fl.281, verso. Declaração feita na ausencia do Sarg.-Mor Francisco de Paullo Marink.

 

2- Joana Rosa Marcelina de Seixas, batizada em 30-01-1740 em Ouro Preto-MG. Casou com o Sarg.-mor Manoel da Rocha Brandão

Fl.2v dos anos de 1740-1773 -Igreja Nossa Senhora da Conceicao de Antonio Dias, Ouro Preto-MG.

Aos trinta dias do mes de Janeiro de mil setecentos e quarenta, nesta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de V.a Rica, bautizou o R.o Vigr.o e pos os Santos Oleos a Joana Roza, filha legitima do Ajudante de Tenente Bernaldo da Silva Ferrao e sua mulher Dona Francisca de Sexas de Afonceqca, forao padrinhos o Senhor Governador Gomes Frere de Andrade e Dona Catherina Leonor da Silva, solteira, de que fiz este asento. Dia ut supra. O Coadjutor Nicolao Bar.to de Gusmao.

Pais de, q.d.:

2-1 Francisca Gertrudes Dorotéia de Seixas, casou com o Alferes Francisco Teobaldo Sanches Brandão, filho do Sarg.-mor Francisco Sanches Brandão e Izabel Feliciana Narciza de Seixas. Geração em 5-2 abaixo.

 

3- Antonia Cláudia Casimira de Seixas, nascida em Ouro Preto-MG onde em 11-06-1766 casou com o Tenente Luiz Antônio Saião, natural da freguesia da Candelária do Rio de Janeiro, filho do Ten. Cel. José Luiz Saião e Catarina de Velasco Molina, esta já falecida em 1766.

Fls.232v e 233 dos anos de 1727-1782 Livro de Casamentos, da Freguezia de Nossa Senhora Conceição de Antônio Dias de Ouro Preto-MG.

Igreja N.Sra.Conceição de Ouro Preto-MG, Oratório de Antonia Claudia Casimira de Seixas,

Aos onze dias do mês de junho do anno de mil sette centos sessenta e seis pelas quatro horas da tarde nesta freguezia em o Oratório da Contrahida, e com dispensa a dous proclamos tudo por despacho do Ilustrissimo e Reverendissimo Vigario Capitular o Doutor Ignacio Correa de Sá, em virtude de huma Provizão do Reverendo Doutor Vigario da Vara desta Comarca Jozé Baptista da Sylva da qual constou não haver empedimento Canonico em prezença do Reverendo Doutor João Nogueira da Cruz de Licença in sacristis do Reverendo Vigario desta freguezia, se cazarão Solemnemente por palavras do prezente Luiz Antonio Sayão, filho legitimo de Jozé Luiz Sayão e de sua mulher Dona Catharina de Velasco Molina, já defunta, natural e baptizado na Freguezia de Nossa Senhora da Candelária do Bispado do Rio de Janeiro; e Dona Antonya Claudia Casimira de Seyxas, filha legitima do Tennente General Bernardo da Sylva Ferrão e de sua molher Dona Francisca de Seyxas da Fonseca, já defuntos, natural e baptizada nesta freguezia de Nossa senhora da Conceyção de Villa Rica do Bispado de Marianna e nela moradora. E logo receberão as bençõens nupciaes na forma do Ritual Romano. Do que forão testemunhas o Ilustrissimo e Excelentissimo Governador desta Cappitania das Minas Geraes, Luis Diogo Lobo da Sylva, e o Secretário Jozé Luiz Sayão, além de outras. Do que para constar, fiz este assento que assifney. O Coadj.or Bernardo Joseph da Enc.am.

 

          Antonia Claudia faleceu em Ouro Preto aos 18-08-1800. Tenente Luiz Antonio já era falecido em fevereiro de 1812 (batismo da neta Ana Francisca).

Fl.46v do Livro de Óbitos dos anos de 1796-1821 Igreja Nossa Senhora Senhora da Conceição de Ouro Preto-MG,

Aos dezanove de Agosto de mil oitocentos, faleceo com todos os Sacramentos e de Hydropezia, D.Antônia Claudia Cazimira, cazada com o Sargento-Mor Luis Antonio Sayão, morador na rua do Ouvidor, o seu corpo foi envolto em habito escuro e p.r mim acompanhado e trinta e seis sacerdotes que fiserão alguns, Missa de Corpo prezente ; e também pelas Irmandades da Padroeira Almas, Rozário, Merces e pela Pilar do Oiro Preto, Passos e Ordem Terceira de São Francisco, que o conduziu em Caixão p.a Igreja Matriz, onde se lhe fez um Officio de Corpo prezente, e depois de encomendado, foi sepultado em cova da Fabrica, de que para constar, fiz este assento, que assigno. O Vigr.o Jozé Antônio Pinto Mor.ª.

Antonia e o Sargento mor tiveram, q.d.:

3-1 Luiz, nascido aos 08-08-1772 e batizado aos 21 de Setembro do mesmo ano.

Fl.510v dos anos de 1740-1773 -Freguezia da Nossa Senhora da Conceicao de Antonio Dias, Ouro Preto-MG.

Aos vinte, hum diaz do mez de Setembro de mil Sete centos e setenta e douz, Nesta Matriz, baptizou e poz os Santoz Oleoz o Reverendo Joze Borgez Barretto Pinto Vigario da Freguezia de Sam Caetano, a Luiz, innocente, nascido oito de Agozto, filho legitimo do Tenente dos Dragoens pago Luiz Antonio Sayam e de Dona Antonia Claudia Casimira de Seixas; Neto pela parte paterna do Tenente Coronel Joze Luiz Sayao, e de Dona Catharina de Velasco Molina, e pela materna do Tenente General Bernardo da Sylva Ferrao e de Dona Francisca de Seyxas da Fonseca. Forao Padrinhos o Sargento Mor Francisco Antonio Rebelo e Dona Josefa Fidelis Molina de Velasco. Do que fiz este assento que assigney.O Vigr.o Estanislau da Silva Ebano.

3-2 Bernardo, falecido em Ouro Preto aos 31-01-1783 e sepultado em Passagem Mariana, Mariana-MG na mesma data

Fl.60v(68v) do Livro de Óbitos dos anos de 1777-1797 Igreja Nossa Senhora da Assunção, Mariana-MG, Capella S.Antonio do Morro da Passagem, Arquidiocese de Mariana - Óbito de Bernardo em 31/01/1783

Filho de Luis Antonio Sayão. Faleceu em Villa Rica.

Coadjutor: Manoel da Costa Negr.os.

3-3 Capitão Ajudante de Ordens José Luiz Saião casou com Arcangela de Vasconcellos Parada e Souza, filha do Sargento mor Francisco Coelho da Silva Brandão, já falecido em 1812 e Bárbara de Vasconcellos Parada e Souza. Tiveram, q.d.:

3-3-1 Ana Francisca, nascida em Ouro Preto aos 13-01-1812 e batizada aos 9 do mês seguinte.

Fl.281/Livro de Batismos No.6 dos anos de 1798-1819 Igreja Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto-MG, Capela do Palácio, Arquidiocese de Marianna -

Aos nove dias do mês de Fevereiro de mil oitocentos e doze annos, na Capella do Palácio de licença do Reverendo Vigario da Vara  e Licença Paroquial, o Reverendo Bruno Jozé de Souza e Castro, baptizou e pôs os Santos Oleos a Ana Francisca, innocente, nascido aos treze do mês passado, filha legitima do Capitão Ajudante de Ordens desta Capitania José Luis Sayão e de Dona Archangela de Vasconcellos Parada e Souza, neta pella parte Paterna do fallecido Sargento-Mor  Luiz Antonio de Velasco Sayão e Dona Antonia Claudia Casimira de Seixas e pella Materna do fallecido Sargento-Mor Francisco Coelho da Silva Brandão, e Dona Barbara de Vasconcellos Parada e Souza: forão padrinhos o Ilustrissimo e Excelentissimo Senhor Dom Manoel de Portugal e Castro, Governador e Capitão General desta Capitania de Minas Geraes, e a Ilustrissima e Excelentissima Senhora Marqueza do Lavradio Dona Anna d'Selis da Silva, por procuração que apresentou o Ilustrissimo Brigadeiro João Carlos Xavier da Silva Ferrão, desta Freguezia, do que fiz este assento, que assigno. O Coadj.or José Carneiro de Moraes.

3-3-2 Josefa, batizada em S. Vicente Ferrer de Resende-RJ aos 01-04-1814.

01-04-1814 Josefa, f.l. do Alferes Jose Luiz Sayão e Da. Archangela de Vasconcellos Parada de Souza, naturais das Minas; np Luiz Antonio de Velasco Sayam e Da. Claudia Carneira de Seixas; nm Sargento Mor Francisco Coelho da Silva Brandão e Da. Balbina de Vasconcellos Parada de Souza; padr.: Liberato Coelho da Silva. Bat. na Capela de S. Luiz Beltrão pelo Revdo. Francisco Xavier de Toledo (Acervo Itamar Bopp - ficha 0897)

3-3-3 Izabel, batizada em S. Vicente Ferrer de Resende-RJ aos 01-04-1814.

01-04-1814 Izabel, f.l. do Alferes Jose Luiz Sayão e Da. Archangela de Vasconcellos Parada de Souza, naturais das Minas; np Luiz Antonio de Velasco Sayam e Da. Claudia Carneira de Seixas; nm Sargento Mor Francisco Coelho da Silva Brandão e Da. Balbina de Vasconcellos Parada de Souza; padr.: condes de Galvesis por pp que apresentou Juan Faria Correia Bat. na Capela de S. Luiz Beltrão pelo Revdo. Francisco Xavier de Toledo (Acervo Itamar Bopp ficha 0897)

 

4 - Marechal João Carlos Xavier da Silva Ferrão, nascido em Ouro Preto-MG em 04-03-1743 e batizado em 6 do mês seguinte. Faleceu aos 18-09-1820

Igreja Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto-MG, Arquidiocese de Marianna - Registros Paroquiais, 1710-1951.

Batismo de João em 06/04/1743 n. em 04/03/1743

Pais: Ajud.Ten.Bernardo da Silva Ferrão e Francisca Seixas da Fonseca.

Avós Paternos: Bernardo Girão de Maya e Catherina da Silva Sotéria do lugar de Pernes, termo da Vila de Alcaneda do Patriarchado de Lisboa.

Avós Maternos: Francisco de Seixas da Fonseca e Maria da Rocha Fiuza, moradores do Rio de Janeiro, da Freguezia da Sé.

Padrinhos: Gomes de Freyre de Andrade, Governador e Capitão General de Minas e do Rio de Janeiro.

Padre: Felix Simões de Soyza.

 

Freguezia da Nossa Senhora da Conceicao de Antonio Dias, Ouro Preto-MG. Marechal Joao Carlos Xavier da Silva Ferrão.

Aos dezoito de Abril de mil oito centos e vinte, faleceo de vida prezente com todos os Sacramentos. o Marechal Joao Carlos Xavier da Silva Ferrao, Cavalheiro professo na Ordem de Christo com testamento Solenne, foi provedor nesta Matriz onde lhe fis officio de corpo prezente, que assistirao todos os Sacerdotes, de huma e outra Freguezia, que lhe dissendo a Missa de corpo prezente, tres cristandades(?) assistirao enmcomendacao, a Veneravel Ordem Terceira do Carmo, Irmandade do Santissimo Sacramento desta Freguezia, e dos Passos(?) de Ouro Preto. O seu corpo foi envolto em habito de Christo e encomendado pelo Reverendo Parocho e mais sacerdotes e sepultado em cova do Santissimo desta Matriz, de que para assentar se fiz este assento que assigno. O Coadj.or Joze da Cunha e Mello.

 

5 - Izabel Feliciana Narciza de Seixas, casada com o Sarg.-Mor Francisco Sanches Brandão (PFRJ).

Entre seus filhos:

5.1 - Ana Sanches de Seixas da Silva, natural de Antonio Dias de Vila Rica (Ouro Preto), casou com o Brigadeiro José da Silva Brandão, natural de São Caetano-MG, filho do Sargento Mor João da Silva Brandão e Antonia Maria de Oliveira. Estabeleceram-se em Campanha no ano de 1791 (Monsenhor Lefort in Cidade da Campanha: fls. 79)

5-1-1 Tenente Coronel Bernardo da Silva Brandão casou com Ana Josefa Ribeiro de Andrada (Conego Trindade: Velhos Troncos Ouropretanos, fls. 179, Cap. VII § 11)

Entre seus filhos:

5-1-1-1 Bernardo, nascido em Ouro Preto aos 19-11-1827.

Fl.30(aprox.) do Livro de Batismos(com Óbitos) dos anos de 1713(Óbitos) e 1813-1856(Batismos) Igreja Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto-MG, Capela de S.Fran.co de Assis, Arquidioc.de Marianna - Batismo de Bernardo n. em 19/11/1827

O Assento foi feito em 12/dez/1848, em virtude de um despacho do Rev.do Vigr.o da Vara e de informações verbais do Ten.João Chrisostomo Gomes da Silveira e D.Isabel Marcianna da Silva Brandão.

Pais: Major Bernardo Silva Brandão e D.Anna Josefa Ribeiro.

Padrinhos: Valeriano Manso da Costa Reis e D. Margarida Monteiro de Barros, sua mulher.

Vigário: João Ferr.a de Carv.o.

5-1-2 Pedro Maria, nascido em Ouro Preto-MG em 27-09-1805 e batizado aos 13 do mês seguinte:

Fl.29(aprox.). do Livro de Batismos (com Óbitos) dos anos de 1713-1735(Óbitos) e 1813-1856(Batismos) Igreja Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto-MG, Freguezia de Antonio Dias, Arquidioc.de Marianna - Batismo de Pedro Maria em 13/10/1805 n. em 27/09/1805

O Assento foi feito por seus pais por uma Publica forma em 06/mar/1833.

Pais: Brigadeiro Jozé da Silva Brandão e D.Anna Sanches da Silva Brandão.

Padrinhos: Pedro Maria Xavier de Athaide e D.Maria Magdalena Leite de Souza Castro e Oliveira,

Padre: João Caetano Martins.

Vigário: M.el da Ascenção Cruz.

 

5-2 Alferes Francisco Teobaldo Sanches Brandão, casou com Francisca Gertrudes Dorotéa de Seixas, filha do Sarg.-mor Manoel da Rocha Brandão e Joana Rosa Marcelina de Seixas 2-1 supra

5-2-1 Maria, nascida em 21-04-1800  e batizada aos 05 de Junho do mesmo ano em Ouro Preto-MG.

Fls.31v e 32 dos anos de 1798-1819  Igreja Nossa Senhora da Conceicao de Ouro Preto-MG.

Aos sinco de Junho de mil oitocentos, o Padre Leonel de Abreu Lima, de licenca Parochial, baptizou e pos os Santos Oleos a Maria, parvula, nascida a vinte e hum de Abril do prezente anno, filha legitima do Alferes pago Francisco Teobaldo Xanches Brandao e de Dona Francisca Gertrudes Dorothea de Seixas, nepta pela parte paterna do S.Mor Francisco Xanches Brandao e de D.Izabel Filiciana Narciza de Seixas, pela materna do S.Mor Manoel da Rocha Brandao e Dona Joana Roza Marcelina de Seixas: foi Padrinho o Ilustrissimo e Excelentissimo Senhor Bernardo Joze de Lourena G.r e Cap.m G.al desta Capitania, de que faço este assento, que assigno. O Coadj.or Hipolito Antonio de Freitas.

         Maria Delfina de Avila Seixas, em Sabara aos 01-06-1814, casou com Leonel de Abreu Lima, filho do Cap. Caetano Leonel de Abreu e D. Ana Paula Muniz - familia “Leonel de Anreu Lima”, neste site.

Sabara, MG aos 01-06-1814 na Ermida de D. Joana Rosa Marcelina, filial desta matriz de Sabara e testemunhas o Revdo Dr. Jose da Costa Moreira e Manoel da Rosa se receberam o Alf. Leonel de Abreu Lima, f.l. de do Cap. Caetano Leonel de Abreu Lima e D. Ana Paula Muniz, natural da freguesia de S. Jose do Rio das Mortes e residente em Vila Rica = e D. Maria Delfina de Avila Seixas, f.l. do Tenente Francisco Teobaldo de Sanches Brandão e D. Francisca Gertrudes, n. da freguesia de N. S. da Conceição da Vila Rica e residente nesta de Sabara.

5-2-2 Bernarda, batizada aos 19-06-1801.

Fls.49v e 50 dos anos de 1798-1819 - Igreja Nossa Senhora da Conceicao de Ouro Preto-MG;

Aos dezanove de Junho de mil oitocentos e hum, o Padre Leonel de Abreu Lima, baptizou e pos os Santos Oleos a Bernarda, parvula, filha legitima do Alferes pago Francisco Teobaldo Sanches Brandao, e Dona Francisca Gertrudes Dorothea de Seixas, nepta pela parte paterna do Sargento-Mor Francisco Xanches Brandao e Dona Izabel Feliciana Narciza de Seixas, e pela materna do Sargento-Mor Manoel da Rocha Brandao e Dona Joanna Roza Marcelina de Seixas: foi padrinho o Il.mo e Ex.mo Senhor Bernardo Joze da Encarnacao, digo, de Lourena, Governador e Capitao General desta Capitania de Minas Geraes, de que faco este assento, que assigno. O Coadj.or Hipolito Antonio de Freitas.