PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SEBASTIÃO DA FONSECA PINTO

Aportes à Genealogia Paulistana

(atualizado em 09-maio-2019) 

 

SL. 6, 57, 1-10, Leonor Jorge de Godoy foi casada com Sebastião da Fonseca Pinto, falecido em 1719 com 95 anos, natural da Vila da Figueira, filho de Manoel Martins e Maria da Fonseca. Teve geração de 7 filhos:

 

 

Bartyra Sette

Fabricio Gerin

 

 

 

Sebastião da Fonseca Pinto nasceu na cidade do Porto, segundo batismo do neto Manoel (2-3), na Vila da Figueira segundo Silva Leme, e na vila da Figueira junto do rio Mondego conforme sua declaração em testamento..

 

Ascendência de

Sebastião da Fonseca Pinto

 

Veio para o Brasil onde casou com Leonor Jorge de Godoy, filha de Baltazar de Godoy e sua segunda mulher Maria Jorge, moradores em Mogi da Cruzes (família “Godoys” neste site).

 

Sebastião testou em 20-07-1718 e faleceu aos 25-10-1719 com inventário aberto em 29 de abril do ano seguinte em Mogi das Cruzes.

DAESP, Juízo dos Resíduos

Pesq. Fabricio Gerin.

Autos de Contas de Testamento

Ano 1722 - Mogi das Cruzes-SP

Testamento de Sebastião da Fonseca Pinto.

Aos 20/07/1718 eu, Sebastião da Fonseca Pinto (...) testamenteiros: Fernando de Godoy Moreira e Marcos da Fonseca Pinto, ambos meus filhos. Meu corpo será enterrado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo desta vila de Mogi, junto ao altar do Santo Cristo, das grades para dentro, onde está minha mulher.

Declaro que sou natural da vila da Figueira junto do rio Mondego, filho de Manoel Martins e Maria da Fonseca.

Declaro que fui casado com Leonor Jorge, de quem tive 7 filhos: Fernando de Godoy Moreira, Sebastião da Fonseca, Manoel da Fonseca, Marcos da Fonseca, Martinho da Fonseca, An... de Godoy Moreira, Isabel da Fonseca.

No texto: meu sobrinho João de Araújo/ meu sobrinho Bernardo Fragoso/ aos orfãos de meu filho Manoel da Fonseca 200$000 rs em dinheiro/paguei por meu neto, filho do dito meu filho Manoel, por nome Manoel da Fonseca/ casei minha filha Ana Moreira com Domingos Freire/ minha filha Isabel casei com João Portes/ minha cunhada Paula Moreira/ meu sobrinho João de Godoy Moreira/

5- Deixo da minha terça a meu filho Sebastião da Fonseca Pinto 100$000rs/ deicho a minhas netas, filhas de Isabel da Fonseca, por nomes Isabel e Ana, casadas com João Fernandes e Antônio Fernandes 20$000 rs a cada uma/ deixo a minha neta Isabel Vieira Barros, filha do padre Felix Sanches 10$000 rs/ deixo a meu afilhado Domingos Fernandes 10$000 rs/ a minha comadre Joana Luiza mulher de Domingos Rodrigues 10$000 rs/ assim mais deixo o que me couber de terça deste sitio no Tapeti onde moro a meu filho Marcos da Fonseca/ o que mais restar de minha terça deixo --- partam por esmola por minhas netas solteiras, filhas de Fernando de Godoy, Marcos da Fonseca, Sebastião da Fonseca, Martinho da Fonseca/ declaro que os 100$000 rs que acima deixo a meu filho Sebastião, os deixo a sua filha para ajuda de seu dote.

Declaro que devo a meu neto Domingos Rodrigues 100$00 rs a juros pos quais tomei para meu filho Marcos, e ele os deve.

Vila de Mogi, 20/07/1718 - Sebastião da Fonseca Pinto

Cumpra-se: Mogi, 28/10/1719.

 

Recebi de Marcos da Fonseca Pinto como testamenteiro do defunto seu pai, Sebastião da Fonseca Pinto, 20$000 rs que me deixou de esmola do seu testamento. 17-07-1720 Antonio Dias Delgado.

Recebi de Marcos da Fonseca Pinto como testamenteiro do defunto seu pai, Sebastião da Fonseca Pinto, 20$000 rs que me deixou de esmola do seu testamento 17-07-1720 João Fernandes Preto.

 

Recebi de Marcos da Fonseca Pinto como testamenteiro do defunto seu pai, Sebastião da Fonseca Pinto, 10$000 rs de esmola. 20 de abril de 1720 Domingos Rodrigues da Fonseca.

 

Em meu poder se acham 100$000 rs a juros, de que passei credito e se acha em poder de Francisco Vicente procurador de Maria da Fonseca, moradora nesta vila de Santos, cuja quantia pertence a sua filha Maria da Fonseca, que lhe deixou seu avô Sebastião da Fonseca Pinto. Santos 18-08-1722 João da Cruz

 

Recebi como tutor e curador que sou de minha filha Isabel Vieira Barros, de menor idade, 10$000 réis que lhe deixou o defunto Sebastião da Fonseca Pinto - o vigário Felix Sanches Barreto (s/ data).

 

Recebi de meu irmão Marcos da Fonseca Pinto, como testamenteiro do defunto meu pai Sebastião da Fonseca Pinto, 118$878 rs do remanescente da terça que coube a duas filhas minhas que estão em meu poder. 18-01-1723 Fernando de Godoy Moreira

 

Recebi de meu sogro Marcos da Fonseca Pinto a quantia de 59$439 réis procedidas do remanescente da terça que tocou a minha mulher Rosa Moreira - 15/01/1723, José de Freitas.

 

Recebi de meu sogro Marcos da Fonseca Pinto a quantia de 59$439 réis procedidas do remanescente da terça que tocou a minha mulher Maria da Conceição - 05/01/1723, Salvador do Prado Leme.

 

Recebi de meu tio Marcos da Fonseca Pinto a quantia de 59$439 réis procedidas do remanescente da terça que tocou a minha mulher Maria da Fonseca Pinto, filha de ... da Fonseca Pinto - 17/01/1723, Pedro Nunes de Oliveira.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 25-10-1719 faleceu Sebastião da Fonseca o velho, com testamento e deixou para a alma 12 capelas e meia de missas.

 

anexo ao inventario de Ana Moreira 10-12-1727:

Sentença de fls de partilha do Cap. Domingos de Figueiredo Freire do que lhe tocou de legitima como cabeça de s/mulher por morte de seu sogro Sebastiao da Fonseca Pinto moradores desta vila de Mogi.

Autos do inventario em 29-04-1720 Sebastião da Fonseca Pinto

Declarante seu filho Marcos da Fonseca Pinto

Citei aos herdeiros deste inventario a saber: Fernando de Godoy Moreira = Marcos da Fonseca Pinto = Sebastião da Fonseca Pinto = Martinho da Fonseca Pinto = Cap. Domingos de Figueiredo Freire = Antonio de Pontes = os herdeiros todos do defunto Manoel da Fonseca =

 

Deixou de seu casamento com Leonor Jorge de Godoy sete filhos:

1- Fernando de Godoy Moreira

2- Sebastião da Fonseca Pinto

3- Manoel da Fonseca Pinto

4- Marcos da Fonseca Pinto

5- Martinho da Fonseca Pinto

6- Ana de Godoy Moreira

7- Isabel da Fonseca.

 

1- Fernando de Godoy Moreira. Segundo SL casou com Ana Maria de Camargo, filha de filha de José de Camargo Ortiz e Maria das Neves Pires. Com geração de quatro filhos. Entre eles:

1-2 Francisco de Godoy Pires, natural de Atibaia, casou com Josefa Bueno da Silveira. Faleceu Francisco na Conceição dos Guarulhos em 04-08-1769 com 60 anos declarados:

Guarulhos, SP obitos - aos 04-08-1769 fal. no bairro de Baquiroby Francisco de Godoy Pires n. da freg. de S. João de Atibaia de idade 60 anos pouco mais ou menos, cc. Josefa Bueno da Silveira.

          Silva Leme encontrou quatro filhos. Encontramos mais o filho Narciso:

1-2-3 Maria Buena de Godoy casou nos Guarulhos aos 15-03-1758 com João Rodrigues da Cunha, viúvo de Josefa de Siqueira.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 15-03-1758 nesta igreja João Roiz da Cunha viuvo de Josefa de Siqueira, natural desta freguesia, neto paterno de Belxior da Cunha e Antonia Furtado = cc Maria Buena de Godoy f. Francisco de Godoy Pires e Josefa Buena npaterna(sic) de Baltazar da Veiga e Ana Maria da Silveira, e mais não sabia.

1-2-5 Narciso Bueno de Godoy, natural de Atibaia. Testou em Pouso Alegre-MG aos 18-08-1817 e faleceu aos 23 do mesmo mês com 88 anos declarados. Solteiro, declarou a filha natural:

Pouso Algre, MG Igreja Bom Jesus obitos - aos 23-08-1817 foi encomendado e sepultado no Adro desta matriz Narciso Bueno de Godois, branco de oitenta e oito anos, faleceu de hidropsia,

Copia do Testamento: (...) eu Narciso Bueno de Godois, f.l. Francico de Godois Pires e D. Josefa Buena da Silveira, já falecida, natural da vila de S. João da Atibaia Bispado de S. Paulo (...) declaro este meu testamento na forma seguinte:

Testamenteiros em 1º lugar João Pinto da Silva, em 2º a Jacinto de Souza Ferreira, em 3º a Jose Antonio da Costa.

Declaro que fui solteiro e tenho uma filha natural de nome Ana Teresa casada com Joaquim Dias, moradores no Douradiunho, a qual é minha legitima herdeira.

Declara dividas. Passei uma procuração para se cobrar a minha legitima que por falecimento de minha mãe me pertence.

Pouso Alegre 18-08-1817 Narciso Bueno de Godois.

Fiz a rogo e vi assinar João Damasceno Teixeira - e logo se seguiu a aprovação do tabelião.

 

1-2-5-1 Ana Teresa em 1817 estava casada com Joaquim Dias, moradores no Douradinho-MG.

 

1-4 Baltazar de Godoy de Camargo, dispensados do parentesco em 4º grau, casou com Apolonia da Rocha, filha de João da Rocha Pimentel, natural da cidade de S. Paulo e de Maria Buena, natural da Parnaiba, ambos já falecidos em 1762.

RMJ - Dispensa Matrimonial- 1726-1727 - ACMSP Vol 12 estante 4 gaveta 3

Balthazar de Godoy Camargo e Apolonia da Rocha

04-01-1728

Parentes em 4º grau porque:

Fernando de Camargo e Anna Maria de Camargo foram irmãos,

Fernando de Camargo gerou Jose de Camargo do qual procedeu Anna Maria de Camargo e desta nasceu o orador Baltazar de Camargo.

De Anna Maria de Camargo nasceu Leonor Domingues, desta João da Rocha e deste a oradora.

Baltazar e Apolonia tiveram seis filhos descritos em SL. 6, 65, 3-4, entre eles:

1-4-4 Mariana Buena de Camargo natural de Atibaia. Aos 02-09-1762, casou com Manoel de Barcellos Leite, natural de Atibaia, filho de Manoel de Barcellos, natural da freguesia dos Biscoaitos da ilha Terceira Bispado de Angra e de Maria Leite Cardosa, natural de Atibaia, neto paterno de Jeronimo uiz e Francisa de Barellos, naturais da dita freguesia dos Biscoitos, neto materno dos falecidos Manoel do Amaral Cardoso, natural da freguesia de N. Sra de Nazareth, e de Catarina Dias Leite.

Atibaia, SP aos 02-09-1762 nesta matriz se receberam Manoel de Barcellos Leite, natural desta freguesia, f.l. de Manoel de Barcellos, natural da Ilha Terceira da freguesia dos Biscoutos Bispado da cidade de Angra e de sua mulher Maria Leite Cardosa, natural desta freguesia, neto paterno de Hyeronimo Luiz e de s/m Francisca de Barcellos naturais da dita ilha Terceira e freguesia dos Biscoutos, e neto materno de Manoel do Amaral Cardoso, natural da freguesia de N. Sra de Nazareth, e de s/m Catarina Dias Leite, n. desta freguesia, ambos ja defuntos = cc Mariana Buena de Camargo, f.l.de Balthazar de Godoy Camargo e de Apolonia da Rocha, todos naturais desta freguesia, neta paterna de Fernando de Godoy Moreira, natural da vila de Mogi das Cruzes e de Mariana Buena de Camargo, natural desta freguesia, ambos já defuntos, e neta materna de João da Rocha Pimentel, n. da cidade de S. Paulo e de s/m Maria Buena, n. da vila de Parnaiba, ambos ja defuntos. Test.:O Revdo Padre Hyeronimo de Camargo Bueno, clerigo secular, morador desta fregusia e Diogo Bueno de Camargo, casado, maorador desta freguesia.

Entre os filhos de Mariana e Manoel, descritos em SL. 6, 67, 4-4:

1-4-4-2 Joana de Godoy, natural de Atibaia onde aos 10-06-1788, casou com Francisco Preto de Siqueira, exposto em casa de José Preto Barbosa - família “Pinto Guedes” Cap. 3º § 1º.

10/06/1788 (Atibaia): Francisco Preto de Siqueira, natural e freguês desta vila, f. de pais incógnitos, exposto em casa de José Preto Barbosa, e Joana de Godoy, natural e freguês desta vila, f. de Manoel de Barcelos Leite, natural desta vila, e Mariana Bueno de Camargo, também desta vila, n.p. de Manoel de Barcelos ..., natural da Ilha Terceira, e Maria Leite, natural desta vila, n.m. de Baltazar de Godoy de Camargo e Apolônia da Rocha, naturais aquele de Juqueri, e esta desta vila (pesq. Fabricio Gerin)

          Geração em SL. 6, 67, 5-2.

 

 2- Sebastião da Fonseca Pinto, já falecido em 1740. Foi casado com Maria Rodrigues, filha de João Afonso Pereira, natural da vila de Monção e Domingas de Góes. Maria aos 18-07-1740 casou segunda vez com Jorge Velho, filho de Matias de Oliveira e Maria Antunes e viúvo de Leonor de Miranda (SL. 3, 217, 4-1).

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 18-07-1740 Jorge Velho, viuvo de Leonor de Miranda e f.l. Matias de Oliveira e Maria Antunes da Veiga nts da cidade de S. Paulo = cc Maria Rodrigues, viuva de Sebastião da Fonseca Pinto, f.l. João Afonso Pereira e Domingas de Goes nts desta vila de Mogi

Sebastião e Maria Rodrigues tiveram, entre os filhos citados por SL:

2-1 Ana Jorge de Godoy, batizada em Mogi das Cruzes em 25-10-1725. Com provisão de 1744, casou com Salvador Antunes de Miranda, batizado em 14-02-1718, filho de Timoteo de Miranda e Maria Antunes da Veiga.

ACMSP - Dispensas Matrimoniais ano 1744

Salvador Antunes de Miranda e Ana Jorge de Godoy em 28 de abril de 1744.

Ele f.l. de Timoteo de Miranda e de Maria da Veiga, moradores do bairro de S. Miguel freguesia desta cidade.

Ela f.l. de Sebastião da Fonseca Pinto, ja defunto e de s/m Maria Rodrigues moradores que foram da vila de Santa Ana das Cruzes de Mogi e agora são fregueses desta cidade.

- aos 14-fevereiro-1718 bat a Salvador, f. de Timoteo de Miranda e s/m Maria da Veiga, foram padrinhos João Rodrigues de Oliveira e Ana de Araujo.

 

- aos 25-outubro-1725 bat a Ana, f. de Sebastião de Afonseca Pinto e de s/m Maria Rodrigues. P.P. Francisco de Siqueira e Domingas de Goes, casados e fregueses desta freguesia. Mogi 6-abril-1744

          Entre seus filhos (SL. 6º, 68, 3-1):

2-1-1 Custodia Maria (do Sacramento), batizada em Mogi das Cruzes aos 09-12-1752. Em 16-11-1775, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau, casou com Domingos Claro de Godoy, batizado em 08-09-1750, filho de Domingos da Cunha Lobo e sua segunda mulher Mariana Gomes de Vasconcellos (casados em 16-06-1742), neto paterno de João da Cunha Lobo e Maria Fragosa de Mattos, neto materno de Verissimo Cordeiro e Domingas Moreira.

ACMSP - Dispensas Matrimoniais ano 1775 vol 1079 im 26 a 47

Domingos Claro de Godoy e Custodia Maria

Autos de Dispensa do impedimento de consanguinidade em 4º grau.

 

Depoimento da oradora aos 03-outubro-1775 nesta cidade de S. Paulo: disse que não conhecera Tome Moreira Velho, nem a Leonor Jorge de Godoy, porem sabia por ouvir dizer a seus pais que Tome Moreira gerou a Domingas Moreira, da qual gerou a Mariana Gomes, mãe do orador Domingos Claro.

[danificado] procedera Sebastião da Fonseca deste procedeu Ana Moreira mãe da oradora Custodia Maria. (...) e por fragilidade houve copula entre ambos sem o animo de facilitar a dispensa, de cuja copula ficou ela oradora pejada e pariu uma menina que hoje tem dois anos de idade. Ela oradora é orfã de pai e muito pobre, pois não teve legitima alguma.

 

Depoimento do orador Domingos Claro: disse que Tome Moreira Velho e Leonor [danificado] eram irmãos legitimos; q Tome Moreira gerou a Domingas Moreira, a qual gerou a Mariana Gomes, mãe dele orador.

Leronor Jorge gerou a Sebastião da Fonseca Pinto do qual procedeu Ana Moreira mãe da oradora. (...) (aa Domingos Claro de Godoy).

Testemunhas.

 

Quer casar Domingos Claro de Godoy, f.l. de Domingos da Cunha Lobo e Mariana Gomes = com Custodia Maria, f.l. de Salvador Antunes de Miranda, ja defunto e de Ana Moreira, todos naturais e moradores desta vila de Mogi das Cruzes - impedimento do 4º grau de consanguinidade.

- aos 8-7bro-1750 nesta matriz bat a Domingos, f. de Domingos da Cunha Lobo e de s/m Mariana Gomes, foram padrinhos Francisco Vaz Pinto e Maria [----], casados, todos desta freguesia,

- aos 09-dezembro-1752 nesta matriz bat a Custodia, f. de Salvador Antiunes de Miranda e de Ana de Godoy, foram padrinhos Bras de Godoy e Rita de [----], casados moradores nesta freguesia. Mogi aos 4-9bro-1775.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 16-11-1775 Domingos Claro de Godoy, f.l. Domingos da Cunha Lobo e Mariana Gomes, np(sic) Verissimo Cordeiro e Domingas Moreira, nm(sic) Sebastião da Fonseca Pinto e Maria Rodrigues = cc Custodia Maria, f.l. Salvador Antunes de Miranda e Ana Moreira de Godoy, nm Sebastião da Fonseca e de Maria Rodrigues e pela paterna se não pode averiguar. Os contraentes nts desta.

Obs: Os citados avos paternos do contraente são os maternos e erro nos maternos que o são da contraente.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 16-06-1742 Domingos da Cunha Lobo, f.l. João da Cunha Lobo e Maria Fragosa de Mattos, viuvo de Ana Mo[--]ra = cc Mariana Gomes de Vasconcellos, f.l. Verissimo Cordeiro e Domingas Moreira, todos nts e moradores desta.

Geração de cinco filhos em SL. 5º, 110, 5-2, entre eles:

2-1-1-1 Teodora da Anunciação em Mogi das Cruzes aos 19-09-1794 casou com Antonio Diniz Cordeiro, natural de Guaratingueta, filho de Francisco Veloso da Cruz e Margarida Diniz Chaves - aportes à GP: Isabel Paes cc Antonio Diniz de Chaves, - SL. III, 55, 3-5.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 19-08-1794 Antonio Denis Cordeiro, n. e fregues da vila de Guaratingueta, f.l. Francisco Veloso da Cruz e Margarida Denis Chaves = cc Teodora da Anunciação, n. desta, f.l. Domingos Claro e Custodia Rodrigues.

2-1-1-2 Ponciana de Jesus aos 14-01-1796 casou com Antonio da Rocha Carvalhaes, natural de Guaratinguetá, filho de José da Rocha Carvalhaes, natural de Curitiba-PR e Catarina de Almeida natural de Guaratingueta onde casaram em 11-07-1764, neto paterno de Manoel da Rocha Carvalhaes e Josefa Rodrigues Coutinho; neto materno de Manoel Gonçalves Padilha e Paula Rodrigues Coutinho (SL. 3º, 47, 5-2)

(pesquisa Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 14-01-1796 cas Antonio da Rocha Carvalhaes, nat. e fregues de Guaratingueta, f.l. de José da Rocha Carvalhaes e Catharina de Almeida = cc. Ponciana de Jesus, nat e freguesa desta, f.l. de Domingos Claro de Godoy e Custodia Maria. Testemunhas: Anastacio Pinheiro, nat. da freguesia de Nazare, solteiro, e Antonio Diniz Cordeiro, casado.

 

Guaratinguetá-SP aos 11-07-1764 Jose da Rocha Carvalhaes, n. Curitiba, f.l. Manoel da Rocha Carvalhaes e Josefa Rodrigues Coutinho; n.m. de Manoel Gonçalves Padilha e Paula Rodrigues Coutinho, = cc Catarina de Almeida, desta, filha de Antonio Fernandes e Branca Raposo, falecidos; n.m. de Antonio Raposo Lima e Catarina de Almeida.

 

2-1-1-3 Cartuciano Duarte Lobo, batizado em 18-07-1779. Aos 27-02-1810 casou com Maria Gertudes de Oliveira, batizada em 11-10-1792, filha de Francisco Duarte e Gertrudes Maria de Oliveira.

ACMSP Dispensas Matrimoniaias ano 1810 vol. 3844 im 2 a 5

Cartuciano Duarte Lobo e Maria Gertrudes de Oliveira, da vila de Mogi das Cruzes.

Autos de Casamento aos 23-fevereiro-1810

Ele f.l. de Domingos Claro de Godoy e de Custodia Maria do Sacramento. Ela f.l. de Francisco Duarte e de Gertrudes Maria de Oliveira, todos naturais e fregueses desta matriz de Mogi das Cruzes.

- aos 18-julho-1779 bat a Cartuciano f. de Domingos Claro e de s/m Custodia Maria, foram padrinhos Angelo Antunes de Miranda e Manuela Angelica, solteira filha de Manoel Frz da Conceição viuvo de Josefa Pedrosa, todos desta vila.

- aos 11-outubro-1792 na matriz de N. Sra da Ajuda de Itaquaquicetuba, de minha licença, o Reverendo Vigario Joaquim da Cunha Lobo bat a Maria, f.l. de Francisco Duarte e de Gertrudes Maria de Oliveira, foram padrinhos Ignacio Pires Monteiro, solteiro e Maria Angelica, filha solteira de Ursula Correa, todos desta freguesia.

 

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-02-1810 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, cas Cartucianno Duarte Lobo, f.l. de Domingos Claro de Godoy e Custodia Maria do Sacramento = cc. Maria Gertrudes de Oliveira, f.l. de Francisco Duarte e Gertrudes Maria de Oliveira. Testemunhas: Reverendo Ildenso Dias Frois e Reverendo Bento Ortiz(?) da Rocha.

2-1-1-4 Daniel Duarte, batizado em Mogi das Cruzes em 06-12-1783. Em Campinas-SP aos 07-07-1818 com provisão, casou com Maria de Campos Leite, batizada em Itu aos 09-02-1785, filha de Manoel de Campos Bueno e Maria Leite de Sampaio.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1810

Daniel Duarte e Maria de Campos Leite

Autos de Casamento aos 04-julho-1810

Ele f.l. de Domingos Claro de Gois(sic) e de s/m Custodia Maria. Ela f.l. de Manoel de Campos Bueno e de s/m Maria Leite de Sampaio. O contraente natural e batizado nesta vila de Mogi das Cruzes e a contraente nat/bat na vila de itu  igreja N. Sra da Candelaria e freguesa da vila de S. Carlos Bispado de S. Paulo.

- aos 06-dezembro-1783 nesta matriz bat a Daniel, f. de Domingos Claro de Godoy e de s/m Custodia Maria, do bairro da vila, foram padrinhos Tenente Feliciano Duarte Lobo e s/m Ana Maria Ortiz, do Tapeti, todos desta freguesia. Mogi das Cruzes 28-junho-1810

- aos 09-fevereiro-1785 bat a Maria, f. de Manoel de Campos Bueno e de s/m Maria Leite de Sampaio, foram padrinhos João Leite Penteado e Izabel de Arruda, todos fregueses desta vila. Itu 18-junho-1810.

 

Campinas-SP, N. Sra da Conceição aos 07-julho-1810 nesta matriz de São Carlos se receberam Daniel Duarte, natural de Mogi das Cruzes, f. de Domingos Claro de Gois(sic) e de Custodia Maria = com Maria de Campos Leite, n. de Itu, f. de Manoel de Campos Bueno e de Maria Leite, Testemunhas o Cap. João Jose da Silva e Feloipe de Campos todos desta freguesia.

2-1-1-5 Francisco Xavier Romano, batizado em Mogi das Cruzes em 11-12-1789. Aos 10-11-1812 casou com Gertrudes Angelica de Jesus, filha de Manoel Moreira de Lima e Manoela Angelica de Jesus - família Andre de Fontes, neste site.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Francisco Xavier Romano e Gertrudes Angelica de Jesus, naturais e fregueses da vila de Mogi das Cruzes.

Autos aos 04-novembro-1812

Ele f.l. de Domingos Claro de Godoy e de Custodia Maria do Sacramento. Ela f.l. de Manoel Moreira de Lima e Manoela Angelica de Jesus, fa falecidos, todos naturais e batizados nesta matriz de Santa Ana de Mogi das Cruzes.

- aos 11-dezembro-1789 nesta matriz de Mogi das Cruzes bat a Francisco, f.l. de Domingos Claro de Godoy e de s/m Custodia Maria, foram padrinhos o R.do Vigario Joaquim Mariano da Costa Ara Gurgel, e Maria Francisca filha de Manoel Frz da Conceição todos desta freguesia.

- aos 23-novembro-1794 nesta matriz de Mogi das Cruzes bat a Gertrudes, f. de Manoel Moreira de Lima, ja defunto, e de s/m Manuela Angelica, foram padrinhos Manoel Frz da Conceição, viuvo e sua filha solteira Maria Francisca, todos desta freguesia. Mogi das Cruzes 27-8bro-1812.

 

(pesquisa: Eneida Rangel)Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 10-11-1812 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, cas Francisco Xavier Romano, f.l. de Domingos Claro de Godoy e Custodia Maria do Sacramento = cc. Gertrudes Angelica de Jesus, f.l. de Manoel Moreira de Lima e Manoela Angelica de Jesus. Testemunhas: Reverendo Coadjutor Bento Hortiz da Rocha e José Fernandes Sansão, solteiro.

 

2-1-2 Antonia Maria do Rosario aos 21-09-1768 casou com Miguel Antonio da Silva, exposto em casa de João Pedroso. Miguel faleceu antes de 20-08-1753 (casamento da filha Ludovina).

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 21-09-1768 Miguel Antonio da Silva, exposto em casa de João Pedroso = cc Antonia Maria do Rosario, f.l. Salvador Antunes de Miranda e Ana de Godoy, np Timoteo de Miranda e Maria Antunes da Veiga, nm Sebastião da Fonseca Pinto e Maria Rodrigues, todos nts desta freguesia.

Pais de, q.d.:

2-1-2-1 Ludovina Antonia de S. Clara aos 20-08-1793 casou com José Leite de Santa Ana, filho de João Manoel de Santa Ana e Ana Maria de Jesus

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-08-1793 Jose Leite de Santa Ana, f.l. João Manoel de Santa Ana e Ana Maria de Jesus = cc Luduvina Antonia de S. Clara, f.l. Miguel Antonio, falecido e Antonia Maria do Rosario. Ambos nts e fregueses desta.

2-1-2-2 Domingos Francisco de Passos aos 20-08-1793 casou com Maria Pires de Siqueira, filha de Antonio Pires de Avila e Izabel de Siqueira (SL, 9, 48, 2-6).

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-08-1793 Domingos Francisco de Passos, f.l. Miguel Antonio da Silva e Antonia Maria do Rosario = cc Maria Pires de Siqueira, f.l. Antonio Pires de Avila e Izabel de Siqueira. Ambos nts e fregueses desta

2-1-3 Ana Maria de Santa Ana aos 06-11-1781 casou com o viúvo Francisco Luiz Ferraz, filho de pais incognitos.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 06-11-1781 Francisco Luiz Ferras, viuvo de Maria Salome = cc Ana Maria de Santa Ana, n. desta vila, np Timoteo de Miranda e Maria Antunes da Veiga, nm Sebasatião da Fonseca Pinto e Maria Rodrigues, todos desta freguesia. Test.: Jose Marcelino Froes, casado e Manoel Fernandes, viuvo, todos desta freguesia (aa Manoel Fernandes da Conceição).

         Francisco foi casado primeira vez aos 13-02-1763 com Maria Salome, filha de Gaspar Carassa Pinto e Catarina Pimenta, neta paterna de Marcelino Correa de Mattos e Maria da Cunha Carassa, neta materna de Francisco Pimenta de Abreu e Domingas Antunes de Moraes, família Manoel da Cunha.

2-1-4 Angelo Antunes de Miranda aos 06-11-1783 casou com Gertrudes Estefana de Jesus, batizada em 02-10-1762, filha de Estevão da Costa de Macedo e Izabel da Costa Barbosa, neta paterna de Manoel da Costa e Rosa Maria, neta materna de Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora. Família “Antonio Alvares Couceiro” § 2º.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1783 -

Angelo Antunes de Miranda e Gertrudes Estefana de Jesus

Autos aos 04-outubro-1783

Ele f. de Salvador Antunes de Miranda e de s/m Ana de Godoy, ja defuntos. Ela f. de Estevão da Costa Macedo, ja defunto e de s/m Izabel da Costa Barbosa, todos batizados e fregueses nesta vila.

- aos 02 de 8bro de 1762 nesta matriz bat a Gertrudes, f. de Estevão da Costa de Macedo e de s/m Izabel da Costa. Foram padrinhos Manoel Lopes de Siqueira, solteiro filho de Francisco Roiz dos Santos, e Maria Roiz Barbosa, casada, todos desta freguesia.

- Certifico que em um dos livros de batismos se acha o assento do teor seguinte: aos [---] de 8bro de 1783 em virtude de um [----] do Dr. Gaspar de Souza Leal Vigario g.al do Bispado [----] [-------]  ao R.do Manoel Jorge nesta batizar solenemente a Angelo, filho de Salvador Antunes de Miranda e de s/m Ana de [----] ja defunta, foram padrinhos o dito João Bicudo Pr.ª, casado e Maria Glz, casada com [----------] Miz, todos desta freguesia, de que3 fiz este assento em observancia ao dito despacho (...) Mogi das Cruzes 26-8bro-1783

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 06-11-1783 Angelo Antunes de Miranda, f.l. Salvador Antunes de Miranda e Ana de Godoy, np Timoteo Antunes de Miranda e Domingas da Veiga, nm Sebastião da Fonseca e Maria Rodrigues = cc Gertrudes Estefana de Jesus, f.l. Estevão da Costa de Macedo e Izabel da Costa Barbosa, np Manoel da Costa e Rosa Maria, nm Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora, nts desta vila

         Gertrudes Estefana faleceu aos 07-05-1815 em Mogi das Cruzes.

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-05-1815 no bairro do Rio Acima fal Gertrudes Estefana de Jesus, de idade de 40 anos (sic), mulher de Angelo Antunes de Miranda (pesq. Eneida Rangel).

Angelo e Gertrudes Estefana foram pais de, q.d.:

2-1-4-1 Bibiana, batizada aos 06-04-1788 em Mogi das Cruzes.

(pesq. Eneida Tangel) Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 06-04-1788 bat Bibiana, f. de Angelo Antunes de Miranda e s/m Gertrudes Estefana de Jesus, do bairro Tapiti, padr.: Domingos Claro, casado com Custodia Maria, e Antonia Maria do Rosario, viúva, todos desta.

          Bibiana Maria de Santa Clara aos 09-08-1806, dispensados do impedimento de afinidade no 4º grau, casou com o viúvo Francisco José de Lima.

B7: ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1806 vol. 3238 im 17 a 29

Autos de Casamento aos 20-junho-1806

Francisco Jose de Lima e Bibiana Maria de Santa Clara, da vila de Mogi - impedimento de 4º grau de afinidade.

PQ Ignacio de Miranda e Salvador Antunes foram primos irmãos, deste procedeu Angelo Antunes e deste a oradora; e daquele Ignacio de Miranda proveio João de Miranda, deste Ana Maria da Conceição com quem foi casado o orador e aqui o 4º grau de afinidade.

 

Depoimento do orador, natural desta vila, de idade 35 anos

Depoimento da oradora, natural desta vila de idade dezenove anos.

 

Autos de Casamento: Francisco Jose de Lima, viuvo de Manoela Cubas de Camargo = e Bibiana Clara Maria, f.l. de Angelo Antunes de Miranda e Gertrudes Estefana, natural da freguesia desta matriz.

Certidões:

- ao primeiro-janeiro-1806 no bairro do Rio Acima faleceu Manoela Cubas de Camargo, n. de S. Paulo de idade 29 anos, casada com Francisco Jose de Lima. Sepultada no adro desta matriz.

- aos 06-abril-1788 nesta matriz bat a Bibiana, f. de Angelo Antunes de Miranda e de s/m Gertrudes Estefana de Jesus do bairro de Tapeti. Foram padrinhos Domingos Claro casado com Custodia Maria, e Antonia Maria do Rosario, viuva, todos desta freguesia. Mogi das Cruzes 29-julho-1806

 

(pesquisa Eneida Rangel)Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 09-08-1806 cas Francisco José de Lima, viúvo por óbito de Manuela Cubas = cc. Bibiana Maria de Santa Clara, nat. desta vila, f.l. de Angelo Antunes e Gertrudes Estefana, sendo dispensados do quarto grau de afinidade. Testemunhas: Domingos (ilegível) de Godoy e João José de Farias, casados.

          Francisco José de Lima casou primeira vez com Ana Maria da Conceição, falecida em Mogi das Cruzes em 31-03-1801, filha de João de Miranda, neta paterna de Inácio de Miranda - família Brás da Silva Carneiro.

          Terceira vez, Francisco José casou aos 09-08-1806 com dispensa de afinidade em 4º grau, com Bibiana Maria de Santa Clara, filha de Angelo Antunes de Miranda e Gertrudes Estefana de Jesus, neta paterna de Salvador Antunes de Miranda e Ana Jorge de Godoy, neta materna de Estevão da Costa de Macedo e Izabel Barbosa - família Sebastião da Fonseca Pinto, neste site.

2-1-4-2 Ana Teresa de Godoy, batizada aos 17-10-1790, Aos 10-08-1806 casou com Manoel de Miranda, filho de  José de Miranda e Maria de Castilho de Mello, neto paterno de Inacio de Miranda Velho e Izabel Fernandes de Oliveira, neto materno de José Alvares de Mello e Antonia de Vasconcellos - família Matias de Oliveira.

(pesq. Eneida Rangel) Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 17-10-1790 bat Anna, f. de Angelo Antunes de Miranda e s/m Gertrudes Estefana, do bairro do Tapeti, padr.: Antonio José Farias, casado, e Roza de Souza ---------(rasgado) Antonio Correa do Prado, todos desta.

 

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1806 i

Autos de Dispensa do impedimento de 4º grau de consanguinidade a favor dos oradores Manoel de Miranda e Ana Teresa de Godoy - 20-junho-1806

PQue Inacio de Miranda e Salvador Antunes de Miranda são primos irmãos; deste procedeu Angelo Antunes de Miranda e deste a oradora Ana Teresa de Godoy; e daquele Ignacio de Miranda proveio Jose de Miranda e deste Manoel de Miranda o orador.

 

Depoimento do orador Manoel de Miranda, natural desta vila, de idade 20 anos. Confirma os itens.

Depoimento da oradora Ana Teresa de Godoy, natural desta vila, de idade 15 anos. Confirma os itens.

Testemunhas.

 

Autos de Casamento a favor de Manoel de Miranda e Ana de Godoy 31-julho-1806

Manoel de Miranda, f.l de Jose de Miranda e Maria de Castilho = e Ana de Godoy, f.l. de Angelo Antunes de Miranda e Gertrudes Estefana, naturais desta freguesia.

- aos 25-março-1787 nesta matriz de Mogi das Cruzes bat a Manoel, f. de Jose de Miranda e de s/m Maria de Castilho, do bairro do rio Acima, foram padrinhos Alf. Ignacio Jose Monteiro, solteiro filho de Antonio Jose Monteiro, ja defunto, e Ana de Mello casada com Manoel eda Cunha, todos desta freeguesia

- aos 17-8br-1790 nesta matriz bat a Ana, f. de Angelo Antunes de Miranda e s/m Gertrudes Stefana, do bairro do Tapeti. Foram padrinhos Antonio Jose de Farias, casado, e Rosa de Souza casada com Antonio Correa do Prado, todos desta fregeusia. Mogi das Cruzes 29-julho-1806.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 10-08-1806 nesta Matriz, de onde os contraentes são naturais e fregueses, cas Manoel de Miranda, f.l. de José de Miranda e Maria de Castilho = cc. Anna de Godoy, f.l. de Angelo Antunes de Miranda e Gertrudes Stefana. Testemunhas: Francisco José Maxado e Antonio José de Farias, casados.

2-1-4-3 Rafael Antunes de Miranda em Mogi das Cruzes aos 17-01-1807 casou com Maria Isabel, filha de Joaquim Miguel de Macedo e sua primeira mulher Ursula Maria da Conceição - família Antonio Alvares Couceiro.

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 17-01-1807 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, cas Rafael Antunes de Miranda, f.l. de Angelo Antunes de Miranda e Gertrudes Estefana de Jesus = cc. Maria Isabel, f.l. de Joaquim Miguel de Macedo e Ursula Maria. Testemunhas: José Fernandes da Cruz Bonilha e Francisco José Pereira Leite.

2-1-4-4 Fabricio Antunes de Macedo, batizado em 17-11-1796. Aos 16-02-1817 casou com Maria da Silva Barbosa, batizada em São Luiz do Paraitinga em 22-02-1801, filha de Salvador Tavares da Silva e Rita Barbosa do Prado.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Fabricio Antunes de Macedo e Maria da Silva Barbosa, ambos fregueses da vila de Santa Ana de Mogi das Cruzes. Sem impedimento algu..

Autos de Casamento 08-fevereiro-1817

Ele f.l. de Angelo Antunes de Miranda e de s/m Gertrudes Estefana de Jesus, ja falecida. Ela f.l. de Salvador Tavares da Silva e de s/m Rita Barbosa do Prado. O contraente n/b nesta matriz e a contraente n/b na vila de S. Luiz do Paraitinga e de presente ambos fregueses desta vila de Santa Ana de Mogi das Cruzes.

- aos 17-9bro-1796 nesta matriz bat a Fabricio, f. de Angelo Antunes de Miranda e de s/m Gertrudes Estefana de Jesus. Foram padrinhos eu e Maria Salvadora mulher de Jose de Faria, todos desta freguesia. o Vigario Joaquim Mariano Roiz dos Anjos. Mogi das Cruzes 7-fevereiro-1817.

- aos 22-fevereiro-1801 nesta matriz de São Luiz bat a Maria, nascida a onze deste e pertencente a primeira classe, f.l. de Salvador Tavares da Silva e Rita Barbosa do Prado, padrinhos Domingos Antunes da Costa, casado e Maria de Campos mulher de Antonio Jose das Neves, todos desta freguesia. São Luiz 26-janeiro-1817.

 

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 16-02-1817 nesta Matriz onde os contraentes são fregueses, cas Fabricio Antunes de Macedo, f.l. de Angelo Antunes de Miranda e Gertrudes Estefana = cc. Maria da Silva Barbosa, nat. da vila de São Luis do Paraitinga, f.l. de Salvador Tavares da Silva e Rita Barbosa do Prado. Testemunhas: Reverendo Ildefonço Frois Dias e Reverendo Jeremias Frois Dias.

(À margem: Estes contraentes foram dispensados ... quarto grau de sanguinidade (sic) e revalidaram o seu matrimonio

2-1-4-5 Maria Salomé de Santa Rita, batizada em 02-11-1798. Aos 05-06-1814 casou com Mariano da Silva Moreira, batizado em São Luiz em 01-08-1790, filho de Salvador Tavares da Silva e Rita Barbosa do Prado, supra citados.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Autos de Casamento aos 03-junho-1814

Mariano da Silva Moreira, morador e fregues da vila de S. Luiz; e Maria Salome, natural e freguesa da vila de Mogi das Cruzes, sem impedimentos.

Ele f.l. de S.or Tavares da Silva e de s/m Rita Barbosa do Prado. Maria Salome de S. Rita, f.l. de Angelo Antunes de Miranda e de Gertrudes Stefana de Jesus, nat. e freguesa desta vila de Mogi das Cruzes.

Certidões:

- Aos 02-9bro-1798 nesta matriz de Mogi das Cruzes bat a Maria, f.l. de Angelo Antunes de Miranda e de Gertrudes Stefana de Jesus do bairro do Tapeti. Padrinhos o Padre Joaquim Motenteiro r. dos Anjos e D. Felicia Maria mulher do T.e Angelo Leite de Siqueira, todos desta freguesia. Mogi das Ctruzes 1-junho-1814.

- ao primeiro-agosto-1790 nesta matriz de S. Luiz bat a Mariano, f.l. de Salvador Tavares da Silva e de s/m Rita Barbosa do Prado, foram padrinhos Pedro Antunes de Andr.e, casado e Maria, filha solteira de João Barbosa do Prado, todos desta freguesia. Vila de S. Luiz 15-maio-1814

 

(pesquisa Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 05-06-1814 cas Mariano da Silva Moreira, nat. da vila de São Luis do Paraitinga, f.l. de Salvador Tavares da Silva e Rita Barbosa do Prado = cc. Maria Salomé de Santa Ritta, nat. e freguesa desta, f.l. Angelo Antunes de Miranda e Gertrudes Estefana de Jesus. Testemunhas: Reverendo Josafat Dias Frois e Reverendo Jeremias Dias Frois.

 

2-1-4-6 Gabriel batizado aos 20-04-1803.

(pesq. Eneida Rangel) Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-04-1803 bat Gabriel, f.l. de Angelo Antunes de Miranda e Gertrudes Stephana de Jesus, do bairro do Rio Acima, padr.: Reverendo Prior (ilegível) Gabriel de Monte Carmello com despacho de Sua Ex.a. Reverendissima, e Eleonor Leite de Almeida, casada com Antonio de Souza Britto, desta freguesia.

2-1-4-7 Cecilia Antunes de Jesus, batizada aos 26-07-1805.

(pesq. Eneida Tangel) Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-07-1805 bat Cecilia, f.l. de Angelo Antunes de Miranda e Gertudes (ilegível) do bairro Rio Acima, padr.: (ilegível) ------------- e s/m Anna Maria (ilegível), todos desta freguesia.

          Aos 20-01-1822 com provisão, Cecilia casou com Francisco Antonio da Silva, batizado em 01-10-1803, filho de Francisco Nunes de Moraes e Maria Arcangela de Siqueira, neto paterno de Simão Nunes da Silva e Ana Nunes de Siqueira, neto materno de Timoteo de Candia de Abreu e Maria de Siqueira - família Miguel Fernandes Nogueira.

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-01-1822 cas Francisco Antonio da Silva, f.l. de Francisco Nunes de Morais e Maria Arcangela de Siqueira = cc. Cecilia Antunes de Jesus, f. de Angelo Antunes de Miranda e Gertrudes Estefana de Jesus. Testemunhas: Capitão (ilegível) de Frois Dias e Simão Nunes da Silva.

 

2-1-4-8 Francisco de Paula de Macedo aos 07-09-1824, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau, foi revalidado seu matrimônio com Ana Antunes, filha de Salvador Tavares da Silva e Rita Barbosa do Prado, ja citados.

(pesquisa Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-09-1824 nesta Matriz de onde o contraente é natural e ambos fregueses, por despacho revalidou o matrimonio de Francisco de Paula de Macedo, f. de Angelo Antunes de Miranda e Gertrudes Estefana de Jesus = cc. Anna Antunes, f. de Salvador Tavares e Ritta Barbosa, sendo dispensados do quarto grau de consanguinidade. Testemunhas: João dos Passos e Antonio dos Passos.

 

2-1-5 Gertrudes Maria aos 27-09-1787 casou com Joaquim Miguel de Macedo, viúvo de Ursula Maria e filho de Estevão da Costa de Macedo e Izabel da Costa Barbosa - família “Antonio Alvares Couceiro” § 2º.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-09-1787 Joaquim Miguel de Macedo, viuvo de Ursula Maria = cc Gertrudes Maria, f.l. Salvador Antunes de Miranda e Ana de Godoy, np Timoteo Antunes de Miranda e Maria Antunes da Veiga, nm Sebastião da Fonseca Pinto e Maria Rodrigues.

 

2-2 Sebastião da Fonseca Pinto casou com Maria de Gusmão, filha de Miguel Garcia da Cunha e de Maria de Gusmão, de Taubaté.

SL. 6, 69, 3-2 Sebastião da Fonseca Pinto, casou com Maria de Gusmão f.ª de Miguel Garcia da Cunha e de Maria de Gusmão, de Taubaté. Teve q. d.: 4-1 a 4-3

2-2-2 Manoel Pinto da Fonseca, batizado em Taubate aos 15-01-1726. Em 1761 pediu dispensa do impedimento de consanguinidade em 4º grau para se casar com Helena da Costa Collaço, batizada em Taubate em julho de 1730, filha de Miguel de Freitas Machado e de Francisca do Prado. Geração na família Gaspar Vaz Guedes.

2-2-4 Helena de Gusmão, natural de Taubaté, não consta no rol de seus irmãos na GP. Casou com Antonio de Souza do Prado, natural da vila do Prado Arc. de Braga, filho de Francisco de Carvalho e Antonia de Souza. Foram pais de, pelo menos:

2-2-4-1 Francisco de Souza do Prado, natural de Taubaté. Aos 10-11-1759 em . Paulo casou com Isabel Arcangela do Pilar, filha de Simão Ribeiro Castanho e Catarina Guedes de Camargo, naturais de S. Paulo, neta paterna de Jorge Lopes, natural de santos e e Isabel Colasso, natural de S. Paulo, neta materna de Francisco Pinto Guees, natural do lugar de Sermanha, freguesia de Santa Maria de Sedielos, concelho de Penaguião e de Mariana de Camargo, natural de S. Paulo - família “Pinto Guedes” Cap. 1º.

Sé de São Paulo, 10/11/1759: Francisco de Souza do Prado, natural de Taubaté, f.l. de Antonio de Souza do Prado, natural da vila do Prado, arcebispado de Braga, e Helena de Gusmão, natural de Taubaté, n.p. de Francisco de Carvalho e Antonia de Souza, naturais da dita vila do Prado, n.m. de Sebastião da Fonseca Pinto e Maria de Gusmão, naturais de Taubaté, com Isabel Arcângela de Camargo, f. de Simão Ribeiro Castanho e Catarina Guedes de Camargo, naturais desta cidade, n.p. de Jorge Lopes, natural da vila de Santos, e Isabel Colasso, desta cidade natural, n.m. de Francisco Pinto Guedes, forasteiro, cuja naturalidade se ignora, e Mariana de Camargo, desta cidade natural, ambos os contraentes fregueses desta Sé.

2-2-4-2 Rosa Francisca de Sousa casou com Antonio Curcino dos Santos, filho de André dos Santos Curcino e de Isabel Correa, com geração (SL. 3, 315, 5-1)

2-2-4-3 Domingos Luiz de Sousa, foi o primeiro marido de Maria do Rego Barbosa, filha de Andre Corsino dos Santos e Maria do Rego Barbosa (SL. 3, 84, 5-1) com geração.

2-2-4-4 Antonio de Souza Carvalho, casou com a supra citada sua cunhada Maria do Rego Barbosa. Geração em SL. 3, 84, 5-1

2-3 Manoel Rodrigues da Fonseca aos 18-10-1764 casou com Ana da Silva, filha de Francisco Vaz da Cunha e Catarina da Silva, neta paterna de João Vaz dfa Cunha e Izabel de Mattos, neta materna de Bernardo da Silva, natural da cidade do Rio de Janeiro e Izabel Fernandes.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 18-10-1764 Manoel Rodrigues da Fonseca, f.l. Sebastião da Fonseca Pinto e Maria Rodrigues, np Sebastião da Fonseca Pinto n. da cidade do Porto e Leonor Jorge de Godoy, n. desta vila, nm João Afonso Pereira n. da vila de Monção e Domingas de Goes n. desta vila = cc Ana da Silva, f.l. Francisco Vaz da Cunha e Catarina da Silva, np João Vaz da Cunha e Izabel de Mattos, nm Bernardo da Silva n. da cidade do Rio de Janeiro e Izabel Fernandes desta freguesia,

Pais de, q.d.:

2-3-1 Mariana Perpétua aos 16-06-1792 casou com Manoel José Batista, filho de Felix Batista da Cruz e Antonia Caraça Pinta.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, os 16-06-1792 Manoel Jose Batista, f.l. Felix Batista da Cruz e Antonia Caraça Pinta = cc Mariana Perpetua, f.l. Manoel Rodrigues de Afonseca e Ana da Silva. Ambos os contraentes nts e fregueses desta.

2-3-2 Manoel José Bonilha aos 12-08-1793 casou com Maria Joaquina de Carvalho, filha dos falecidos Bento Pedroso Moreira e Marta Rodrigues

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 12-08-1793 Manoel Jose Bunilha, f.l. Manoel Rodrigues da Fonseca e Ana da Silva = cc Maria Joaquina de Carvalho, f.l. Bento Pedroso Moreira e Marta Rodrigues, falecidos. Ambos nts e fregueses desta.

 

3- Manoel da Fonseca Pinto, já falecido no inventário paterno. Foi casado com Juliana Antunes, filha de Simão da Cunha Gago e Catarina Portes del Rei - família Gaspar Vaz Guedes. Com geração: “os herdeiros todos do defunto Manoel da Fonseca”

          Segundo SL. 6º, 69, 2-3 tiveram cinco filhos, entre eles:

3-1 Manoel da Fonseca Pinto casou primeira vez com Catarina de Moares Pedroso, filha do Capitão Pedro de Sousa Barros e de Marianna Pedroso de Moraes. Geração em SL. 6, 70, 3-1.

          Segunda vez Manoel casou com Mariana de Freitas de Azevedo, filha de Bartolomeu Bueno de Azevedo e de Maria de Lima do Prado. Geração de oito filhos em SL. 1, 394, 3-1. Entre eles:

3-1-1 Bartolomeu Bueno de Azevedo casou duas vezes. Em Conceição dos Guarulhos em 23-05-1765 casou com Ana Rodrigues, filha de Antonio Rodrigues Fortes e Rosa Francisca, neta paterna de Francisco Rodrigues Fortes e Antonia Furtada, neta materna de Antonio de Siqueira e Maria Pedrosa.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 23-05-1765 Bartolomeu Bueno de Azevedo, f.l. Manoel da Fonseca Pinto e Mariana de Freitas de Azevedo, natural da freg. de Juqueri, npaterno de Manoel da Fonseca e s/m Juliana Antunes, e materno de Bartolomeu Bueno de Azevedo e s/m Maria de Lima do Prado = cc Ana Rodrigues, f.l. Antonio Rodrigues Fortes e Rosa Francisca, natural desta freguesia, npaterna de Francisco Rodrigues Fortes e s/m Antonia Furtada, nmaterna de Antonio de Siqueira e Maria Pedrosa naturais desta freguesia.

         Segunda vez em Nazaré Paulista aos 27-07-1784 casou com Ana Jacinta de Oliveira Franca, dai natural, filha do Cap. Manoel de Souza Moniz, natural de Pindamonhangaba e de Maria de Moraes Franca, natural de Nazare, neta paterna de Antonio de Souza Carvalho, filho de Portugal e de Maria Moniz Pereira natural de Pindamonhangaba, neta materna de João Correa de Moraes, natural de Mogi das Cruzes e de Dorotea de Moraes Franca, natural de Nazaré.

Nazare Paulista, SP matr 1778-1807 im 37 fls. 36 aos 27-07-1784 nesta igreja matriz e testemunhas o Cap. Manoel Manso Machado e Alf. Manoel de Oliveira Franco, casados e moradores desta freguesia se receaberam  Bartholomeu Bueno de Azevefddo, vivuo de Ana Rodrigues Fortes e morador em Juqueri, filho de Manoel da Fonseca Pinto, n. de Taubate e de Mariana de Freitas e Azevedo, n. de S. Paulo, neto paterno de quem se não disse, e pela matena de Bartolomeu Bueno de Azevedo, e do mais não souberam dizer = cca Anna Jacinta de Oliveira Franca, n. desta freguesia, f.l. do Cap. Manoel de Souza Moniz, n. de Pindamonhangaba e de D. Maria de Moraes Franca, n. desta freguesia, npaterna de Antonio de Souza Carvalho, filho de Portugal e de onde certamente se não sabe, e de Maria Moniz Pereira n. de Pindamonhangaba, neta materna de João Correa de Moraes, n. de Mogi das Cruzes e de Dorotea de Moraes Franca, n. desta freguesia de Nazare; onde a contaente é moradora e freguesa.

         Segundo a GP (SL. 1, 395, 4-3), Bartolomeu teve geração dos dois matrimônios: seis filhos com Ana Rodrigues e cinco com Ana Jacinta. O filho abaixo não é mencionado.

3-1-1-1 Manoel Joquim (Antonio) Bueno, filho de Bartolomeu Bueno de Azevedo e da falecida Ana Rodrigues, na Campanha em 21-04-1793 casou com Arcangela Matildes Pimentel da Anunciação, filha do falecido José Rodrigue Pimentel e Isabel da Fonseca Pinta 3-5-3-1-8 abaixo.

Campanha, MG aos 21-04-1793 nesta matriz Manoel Joaquim Antonio(sic), f.l. de Bartolomeu Bueno de Azevedo filho de Ana Rois ja defunta = cc Arcangela Matildes Pimentel da Anunciação, f.l. do falecido Jose Rodrigue Pimentel e Isabel da Fonseca Pinta. Ambos naturais e batizados na feguesia de Mogi Mirim do bispado de S. Paulo.

Manoel e Arcangela tiveram filhos batizados na Campanha, q.d.:

3-1-1-1 Ana em 27-01-1801.

Campanha, MG aos 27-01-1801 na capela de S.Gonçalo bat a Ana, f.l. de Manoel Joaquim Bueno e Arcangela Matialdes, foram padrinhos Francisco de Paula Pimentel e Margarida Teodora Pimentel.

3-1-1-2 Juliana em 13-02-1803.

Campanha, MG aos 13-02-1803 na capela de S.Gonçalo bat a Juliana, branca, f.l. de Manoel Joaquim Bueno e Arcangela Matildes Pimentel, foram padrinhos Narciso Vieira Ambar e Margarida Teodora Pimentel.

3-1-1-3 Marinha em 23-11-1810.

Campanha, MG aos 23-11-1810 na capela de S.Gonçalo bat a Marinha, f.l. de Manoel Joaquim Bueno e Arcangela Matildes Pimentel, foram padrinhos o Revdo Antonio e Ana -----

3-1-1-4 Francisco em 15-10-1812.

Campanha, MG aos 15-10-1812 o Revdo Capelão Francisco Mendes Ribeiro bat a Francisco, branco, f.l. de Manoel Joaquim Bueno e Arcangela Matildes, foram padrinhos Antonio Bernardes Maciel e Margarida Teodora Pimentel da Trindade.

3-5 Leonor Jorge de Godoy (citada tambem como Leonor Moreira) casou com Manoel Dias Delgado. Manoel, com 19 anos 9 meses e 20 dias (em 23-04-1711) no inventário paterno. Era filho de outro e de Izabel da Costa, neto materno de Manoel Fernandes Preto e Izabel da Costa, família “Bras de Pina”.

Entre os quatro filhos, citados na GP (SL. 6, 70, 3-5):

3-5-2 Francisca Dias Cardosa em Mogi das Cruzes aos 08-02-1728 casou com Manoel Pinto Ribeiro, filho de Diogo Vaz Pinto e Ana Rodrigues Barbosa, família “Antonio Alvares Couceiro”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 08-02-1728 Manoel Pinto Ribeiro, f.l. Diogo Vaz Pinto e Ana Rodrigues Barbosa, fregueses da cidade de S. Paulo = cc Francisca Dias Cardosa, f. Manoel Dias Delgado e Leonor Moreira, fregueses desta.

3-5-3 Luzia da Fonseca batizada em Mogi das Cruzes em 27-08-1820. Casou com Manoel de Brito Leme.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-08-1720 Luzia, f.l. Manoel Dias Delgado, o moço e Leonor Mor.ª(sic), padr.: -------- e Angela -------

Segundo SL. 6, 73, 4-3 Luzia e Manoel tiveram onze filhos, entre eles:

3-5-3-1 Isabel da Fonseca Pinto casou com José Rodrigues Pimentel

SL. VI, 71, 5-1, Isabel da Fonseca, casada em 1752 em Mogi-mirim com José Rodrigues Pimentel, natural de Lamego. Teve q. d.:

6-1 José Filippe Pimentel casado em 1793 em Mogi-mirim com Marianna Francisca do Prado f.ª de Francisco Xavier do Prado, de Parnaíba, e de Marianna Pedroso.

6-2 Manoel Venceslao Pimentel casado em 1797 em Mogi-mirim com Anna Garcia Cardoso f.ª de Aleixo Garcia Pinheiro e de Joanna Nunes Cardoso.

6-3 Antonio Mariano Pimentel casado em 1797 em Mogi-mirim com Antonia Maria de Andrade f.ª de Carlos Florencio de Andrade, † em em 1793 na freguesia das Campinas, e de Catharina Nunes de Siqueira.

 

          Isabel faleceu aos 74 anos e foi sepultada na Campanha em 10-04-1813.

Campanha, MG aos 10-04-1813 falecendo de hidropsia, de idade 74 anos Isabel da Fonseca foi sepultada[cortada a ultima linha].

3-5-3-1-1 José Felipe Pimentel e Mariana Francisca do Prado tiveram, q.d.:

3-5-3-1-1-1 Maria, batizada em 13-04-1794.

Campanha, MG aos 13-04-1794 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, f.l. de Jose Felipe Pimentel e Mariana Francisca do Prado, padr.: Manoel Pimentel por pp q apresentou Joaquim Jose da Silva Ribeiro, e Izabel de Afonseca, viuva.

 

3-5-3-1-2 Manoel Venceslau Pimentel casou com Ana Garcia Leal. Pais de, pelo menos:

3-5-3-1-2-1 Fidelis batizado em 28-03-1806 foi sepultado em 25-02-1807.

Campanha, MG aos 28-03-1806 na capela de S. Gonçalo bat a Fidelis, f.l. Manoel Venceslau Pimentel e Ana Garcia Leal, padrinhos: Pedro Jose Paxeco e Margarida Teodora Pimentel.

 

Campanha, MG aos 25-02-1807 foi sepultado na capela de S. Gonçalo Fidelis, f. de Manoel Venceslau Pimentel morador no Oirofala, faleceu de diarreia tendo um ano de idade.

3-5-3-1-2-2 José Roldam Pimentel, batizado em 29-11-1808, afilhado da tia Margarida: “Tenho um afilhado e sobrinho, filho de Manoel Venceslao Pimentel, de nome Jose Roldam Pimentel o qual pretende se ordenar, e da minha terça aplico para beneficio do ordenando”.

Campanha, MG aos 29-11-1808 na capela de S. Gonçalo bat a Jose, f.l. Manoel Venceslau Pimentel e Ana Garcia Leal, padrinhos: Inacio de Paula Pimentel e Margarida Teodora Pimentel.

3-5-3-1-2-3 Maria da Luz, batizada em 26-12-1812. Citada pela tia Margarida:”Tenho tambem duas sobrinhas, (...) Maria da Luz, filha de Manoel Vesceslao Pimentel.”

Campanha, MG aos 28-12-1812 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, f.l. Manoel Venceslau Pimentel e Ana Garcia, padrinhos: Cap. Jose Antonio e D. Maria Antonia.

 

Encontramos, em documentos, cinco filhos do casal Isabel da Fonseca e José Rodrigues Pimentel que não constam na GP:

3-5-3-1-4 Margarida Teodora Pimentel, natural de Mogi Mirim-SP, casou duas vezes, sem geração. Primeira vez aos 07-10-1783 com Narciso Vieira Ambre, viúvo de Ana Pascoa da Ressurreição e filho de Manoel Vieira Ambre e Brites Gomes Viegas; família “Manoel Vieira Ambre”. Segunda vez com, o tambem viúvo, Furriel Antonio Bernardes Maciel.

Campanha-MG - casamentos - aos 07-10-1783 cap. S. Gonçalo. Narcizo Vieira Ambre, viuvo que ficou de s/m Anna Pascoa da Ressurreição; com Margarida Teodora Pimentel, f.l. de Jose Rodrigues Pimentel e Izabel da Fonseca, n/b na freguesia de Mogi Mirim Bispado de S.Paulo.

          Margarida faleceu aos 29-12-1820, com testamento.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA01, 1819-1283 Testamentos - Campanha da Princesa 1822-1823;

Registro do testamento de D. Margarida Theodora Pimentel, de quem é testamenteiro o Furriel Antonio Bernardes Maciel = falecida a 29-12-1820

Eu, Margarida Theodora Pimentel, n. da vila de Mogi Mirim Bispado de S. Paulo, f. l. de Jose Rodrigues Pimentel e Izabel da Fonseca Pinto, falecidos

Fui cc. Narciso Vieira Ambar(?), já falecido, e deste matrimonio não tivemos filhos e por isso dos bens desse consorcio a parte respectiva foi destinada por Sua Magestade na fo---ma das Ordens do mesmo. Passei as segundas nupcias com o Furriel Antonio Bernardes Maciel, tambem viuvo.

Testamenteiros: 1º meu marido dito Antonio Bernardes Maciel, 2º ao Reverendo Vig. da Freguesia de Santa Ana, Antonio Lopes Chaves, e, 3º Manoel Joaquim Boeno.

Tenho um afilhado e sobrinho, filho de Manoel Venceslao Pimentel, de nome Jose Roldam Pimentel o qual pretende se ordenar., e da minha terça aplico para beneficio do ordenando; e se ficar algum excedente dessa mesma terça aplico para minha irmã e afilhada de nome Izabel cc. Jose de Oliveira, um filho ou filhas de Joaquim Boeno, Maria Arnalda - Ana - Juliana e Emerenciana.

Tenho tambem duas sobrinhas, filha de Jose de Azevedo, de nome Maria Meritana cc. João Evangelista e outra Maria da Luz, filha de Manoel Vesceslao Pimentel.

Instituo por meu herdeiro, assim do restante da minha terça, como dos meus bens a meu legitimo marido dito Antonio Bernardes Maciel.

Vila da Campanha da Princesa 09-07-1819 Margarida Theodora Pimentel.

Aprovação 09-07-1819

Abertura 29-12-1820

Aceitação 15-01-1821 por Furriel Antonio Bernardes Maciel.

 

3-5-3-1-5 Úrsula Maria Francisca Benedita, natural de Mogi Mirim-SP, em Campanha-MG aos 14-08-1786 casou com João dos Santos Calado, natural do Bispado do Porto, filho de João dos Santos Calado e Serafina da Cruz.

Campanha-MG - casamentos - aos 14-08-1786 capela de S. Gonçalo. João dos Santos Calado, f.l. de João dos Santos Calado e Serafina da Cruz. n/b na freguesia de Seu----- Bispado do Porto; = Ursula Maria Francisca Benedita, f.l. de Jose Rodrigues Pimentel e de Izabel da Fonseca, n/b na freguesia da vila de Mogi Mirim Bispado de S. Paulo.

Pais de, pelo menos:

3-5-3-1-5-1 Ana, batizada em 28-03-1787.

Campanha, MG aos 28-03-1787 na capela de S. Gonçalo bat a Ana, f.l. João dos Santos Calado e Ursula Maria Francisca Benedita; foram padarinhos o Ten. João Gonçalves de Carvalho e Izabel da Fonseca, casada.

3-5-3-1-6 Justa Felisarda de Cândia Serena Pimentel da Trindade casou aos 18-02-1789 com José de Azevedo Chaves, filho de Francisco de Azevedo Chaves e Margarida Antunes do Prado. Geração na família “Lucrecia Leme Barbosa”.

Campanha-MG - casamentos - cap. de S. Gonçalo aos 18-02-1789 Jose de Azevedo Xaves, f.l. de Francisco de Azevedo Xaves e Margarida Antunes do Prado, n/b nesta = Justa Felisarda de Candia Serena Pimentel da Trindade, f.l. de Joze Roiz Pimentel e Izabel da Fonseca.

3-5-3-1-7 Ana Isméria Pimentel da Anunciação casou aos 03-08-1792 com Aleixo Garcia Pinheiro, viuvo de Joana Nunes Cardosa (SL. 8º, 60, 5-2)

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 03-08-1792 Aleixo Garcia Pinheiro, viuvo de Joana Nunes Cardosa; = Anna Ismeria Pimentel da Anunciação, f.l. do falecido Jose Rodrigues Pimentel e Izabel da Fonseca Pinto, n/b/ na freguesia da vila de Mogi Mirim Bispado de S. Paulo.

3-5-3-1-8 Arcangela Matildes Pimentel da Anunciação, natural de Mogi Mirim-SP. Na Campanha-MG aos 21-04-1793 casou com Manoel Joaquim (Antonio) Bueno, filho de Bartolomeu Bueno de Azevedo e da falecida Ana Rodrigues. Geração em 3-1-1-1 supra.

Campanha, MG aos 21-04-1793 nesta matriz Manoel Joaquim Antonio(sic), f.l. de Bartolomeu Bueno de Azevedo filho de Ana Rois ja defunta = cc Arcangela Matildes Pimentel da Anunciação, f.l. do falecido Jose Rodrigue Pimentel e Isabel da Fonseca Pinta. Ambos naturais e batizados na feguesia de Mogi Mirim do bispado de S. Paulo.

3-5-3-1-9 Francisco batizado em 09-08-1779.

Campanha, MG aos 09-08-1779 na capela de S. Gonçalo bat a Francisco, f.l. de Jose Rodrigues Peimentel e de Isabel da Fonseca. Foram padr.: C. Manoel Teixeira Raibeiro, e D. Jacinta Maria da Conceição mulher d Ajudante Gregorio Lopes dos Reis.

3-5-3-1-10 Izabel Francisca, batizada em 20-11-1787. Afilhada e legatária da irmã Margarida Teodora. Casou com José de Oliveira.

Campanha, MG aos 20-11-1787 na capela de S. Gonçalo bat a Isabel Francisca, f.l. de Jose Rodrigues Peimentel e de Isabel da Fonseca. Foram padr.: Cel. Inacio Jose de Alvarenga e Margarida Teodora Pimentel.

 

“se ficar algum excedente dessa mesma terça aplico para minha irmã e afilhada de nome Izabel cc. Jose de Oliveira”

Izabel e José tiveram, pelo menos, a filha:

3-5-3-1-10-1 Maria Meritana casada com João Evangelista, citados no testamento da tia Margarida.

3-5-3-3 Maria de Brito do Rosario casou com Antonio Bueno da Silveira, filho de João Correa de Miranda e Ana Maria da Silveira. Alem dos dois filhos citados na GP, encontramos mais:

SL. 6, 72, 5-3 Maria de Brito, casada em 1763 em Mogi-mirim com Antônio Bueno da Silveira, de Jacareí, f.o de João Corrêa de Miranda e de Ana Maria da Silveira. Tit. Garcias Velhos. Teve q. d.: 6-1 e 6-2.

3-5-3-3-1 Ana Maria, batizada na Campanha em 22-10-1774

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 22-10-1774 na capela de S. Gonçalo bat a Ana Maria, f.l. de Antonio Bueno e Maria de Brito do Rosario; foram padrinhos Inacio Xavier e Ana de Toledo.

3-5-3-3-2 João, em 02-07-1777.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio. aos 02-07-1777 na capela de S. Gonçalo bat a João, f.l. de Antonio Bueno da Silvira, n. da vila de Jacarei e de Maria de Brito n. de Mogi Mirim Bispado de S. Paulo, np de João Correa de Miranda e Ana Maria da Silveira, nm Manoel de Brito Leme e de Luzia da Fonsequa; foram padrinhos Lourenço Jose Correa de Mesquita, solteiro e Leonor Francisca de Godoy, solteira.

3-5-3-3-3 Manoel em 05-04-1784.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 05-04-1784 nesta matriz da Campanha bat a Manoel de nove dias, f.l. Antonio Bueno da Silveira n. da vila de Jacarei Bispado de S. Paulo e Maria de Brito do Rozario natural de Mogi Mirim do dito Bispado. Avós paternos João Correa de Miranda e Ana Maria da Silveira, maternos Manoel de Brito Leme e Luzia Pinta da Fonseca. Foram padrinhos Alf. Manoel de Paiva e Silva e s/m Maria Buena do Prado.

 

4- Marcos da Fonseca Pinto, casou duas vezes. Primeira vez em Santos com Victoria Gomes, e em segundas com Ana das Neves de Moraes. Marcos faleceu em 08-05-1752 com testamento de 12-12-1751. Sem geração do segundo matrimonio, declarou cinco filhos do primeiro: Frei Antonio, religioso de S. Francisco, já defunto; Frei Sebastião, religioso do Carmo, já defunto; José, que levou Deus para si sendo menino; Maria da Conceição, casada 2ª vez com Manoel de Siqueira Afonso; Rosa Moreira de Godoy, viúva, que foi casada com José de Freitas.

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes-SP:

Marcos da Fonseca Pinto, marido de Ana das Neves de Moraes

capa) inventariante s/m Ana das Neves de Moraes. Faleceu com testamento e ficaram os filhos do primeiro matrimonio: Rosa Moreira de Godoy, viuva de Jose de Freitas = Maria da Conceicao, cc Manoel de Siqueira.

 

Treslado do testamento - 12/12/1751

Testamenteiros: a meu sobrinho Angelo Vaz Pinto e a João Domingues de Carvalho o velho.

Sou natural desta vila, fl. de Sebastião da Fonseca Pinto e Leonor Jorge, já defuntos.

Fui casado na vila de Santos com Vitória Gomes, já defunta - tivemos 5 filhos (3 machos e 2 fêmeas): Frei Antonio, religioso de S. Francisco, já defunto; Frei Sebastião, religioso do Carmo, já defunto; José, que levou Deus para si sendo menino; Maria da Conceição, casada 2ª vez com Manoel de Siqueira Afonso; Rosa Moreira de Godoy, viúva, que foi casada com José de Freitas.

Estou casado 2ª vez com Ana das Neves de Moraes, fl. do defunto João Martins Bonilha e Maria Correa, naturais desta vila, e já defuntos - do dito matrimônio não houve fruto.

Depois de pagas as minhas dividas e cumpridos os meus legados, o remanescente de minha terça a metade dizer em missas e a outra metade dizer missas pelas almas do purgatorio.

Roguei a meu sobrinho Antonio de Faria que por mim assinasse por me achar tremulo das mãos.(aa Antonio de Faria Moreira)

Declaro que antes da aprovação me ocorreram algumas coisas:

(...) declaro que devendo a fazenda do defunto Antonio Francisco Lustosa o velho 19.000 rs em dinheiro, lhe pedi esta quantia como por esmola a um filho do dito defunto o Padre Dom --- de meu neto Domingos Alvares querendo haver de mim a dita quantia para com ela ajudar a casar duas orfãs filhas do defunto Tome Moreira as quais se casaram uma com Antonio da Costa e outra com Antonio de Faria Moreira e a este tinha por satisfeito a sua parte e a outra ainda devo ao dito Antonio da Costa.

(...) meu irmão o defunto Sebastião da Fonseca.

 

Autos: 15/06/1752

Inventariante a viuva cabeça de casal Ana das Neves de Moraes. Falecera com testamento aos 08-05 do ano corrente. Que a dita viuva fora somente casada com o dito defunto seu marido.

 

Titulo dos Filhos:

Ela não tivera filho algum do dito seu marido. Que só se achavam vivas duas filhas do primeiro matrimonio que fora casado com Vitoria Gomes a saber:

- Maria da Conceição cc Manoel de Siqueira Afonso

- Rosa Moreira de Godoy viuva de Jose de Freitas.

 

Notas:

- SL VI, 74, 3-4 Izabel Maria de Godoy citada por Silva Leme como filha de Marcos da Fonseca Pinto e segunda mulher, como se vê não o foi, já que tanto o testador quanto a viúva disseram não haver filhos desse casamento. Conforme o  próprio Siva Leme VII, 278, 3-2: Anna das Neves de Moraes, f.ª de 2-2, falleceu em 1780 em Mogy das Cruzes e foi casada com Marcos da Fonseca Pinto. V. 6.º pag. 74. Sem geração.

- Frei Antonio da Ordem de São Francisco não está na Genealogia Paulistana.

 

Batismos que encontramos:

- Sebastião, batizado em 20-01-1697

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-01-1697 Sebastião, f. Marcos da Fonseca Pinto e Vitoria Gomes, padr.: [danificado] Fonseca Pinto e Leonor Jorge

- José, batizado em 09-12-1706. Falecido na infancia.

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 09-12-1706 Jose, f. Marcos da Fonseca e Vitoria Gomes, padr.: O Pe. Fr. Francisco de S. ---- e Maria da Cunha.

 

4-1 Maria da Conceição, batizada em 15-01-1702. Foi primeira vez casada com Salvador do Prado Leme, falecido nas minas de Goiás e inventariado em Mogi das Cruzes-SP em 29-02-1736. O casal teve três filhos: Domingos = José = e Cosme, tutelados do avô materno.

Inventarios do 2º Cartório de Mogi das Cruzes -

Salvador do Prado

Viuva Maria da Conceição, inventariante

Autos 29-02-1736

Curador e Tutor dos orfãos seu avo materno Marcos da Fonseca Pinto

 

Prestação de Contas do tutor Manoel de Siqueira Afonso, cabeça de sua mulher Maria da Conceição, mãe dos orfãos:

18-12-1758:

O orfão Domingos se acha no Rio de Janeiro tratando da sua vida.

O orfão Jose, nas minas dos Goiases, casado.

O orfão Cosme assiste com ele dito padrasto.

 

idem aos 09-07-1764

Seus orfãos se achavam todos ausentes.

Domingos assistente ha muitos anos na cidade do Rio de Janeiro

Cosme, ja casado no termo da vila de Jacarei

Jose, assistente ha muitos anos nas minas dos Goiases.

          Segunda vez aos 07-07-1737 com provisão, Maria casou com Manoel de Siqueira Afonso (ou Lima), batizado em 09-11-1716, filho de João de Siqueira Afonso e Leonor de Lima. Geração em SL 6, 74, 3-2 e adenda vol. 9

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Manoel de Siqueira Lima e Maria da Conceição aos 02-julho-1737

Ele, f.l. de João de Siqueira Afonso e Leonor de Lima. Ela viuva de Salvador do Prado Leme, filha leg. de Marcos da Fonseca Pinto e Vitoria Gomes, ja defunta, todos naturais e moradores da fregusia de Santa Ana das Cruzes de Mogi.

- aos nove de [----]bro de 1716 bat. a Manoel, f. de João de Siqueira Afonso e s/m Leonor de Lima; padrinhos Sebastião da Costa Lima e Maria de Lima,

- aos quinze de janeiro de 1702 bat a Maria, f. de Marcos da Fonseca Pinto e de s/m Vitoria Gomes, foram padrinhos Manoel da Silva e Ignez da Cunha. Mogi 23 de ---- de 1737

 

Diz Maria da Conceição, moradora na vila de Mogi, viuva de Salvador do Prado falecido nas Monas dos Guayaz, precisa justificar o falecimento do dito seu primeiro marido Salvador do Prado (...).

Testemunhas

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-07-1737 Manoel de Siqueira Lima, f.l. João de Siqueira Afonso e Leonor de Lima = cc Maria da Conceição f.l. Marcos da Fonseca Pinto e Vitoria Gomes, e viuva de Salvador do Prado.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 9 de novembro-1716 Manoel, f.l. João de Siqueira Afonso e Leonor de Lima, padr.: Sebastião da Costa Lima e Maria de Lima.

Entre os filhos de Maria e Salvador:

4-1-3 Cosme, com 6 anos em 1736. Cosme Damião Moreira de Godoy casou com Luzia da Veiga, filha de Manoel de Siqueira Afonso e Maria Pimenta de Lima (SL. 6, 74, 4-3). Pais de, q.d.:

4-1-3-1 Salvador Moreira de Godoy aos 15-07-1790 casou com Francisca Nunes de Jesus, filha de Antonio José dos Santos e Catarina Nunes, neta paterna de Antonio de Góes da Silva e Maria Machada, neta materna de Francisco Nunes de Mattos e Maria Nogueira (SL. 6, 74, 5-1 e SL. 5, 308, 6-1)

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 15-07-1790 Salvador Moreira de Godoy, n. vila e Jacarei, f.l. Cosme Damião Moreira e Luiza da Veiga, np Salvador do Prado n. S. Paulo e Maria da Conceição n. desta, nm Manoel de Siqueira Afonso n. desta e Maria de Lima  = cc Francisca Nunes de Jesus, f.l. Antonio Jose dos Santos e Catarina Nunes desta freguesia, np Antonio de Goes da Silva e Maria Machada, nm Francisco Nunes de Mattos e Maria Nogueira, todos nts desta.

 

4-1-3-2 Izabel da Veiga aos 23-02-1783 casou com Antonio Gomes da Silva, exposto em casa de Maria Leme.

Casamentos 1750-1788- Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 23-02-1783 Antonio Gomes da Silva, f. pais incognitos, exposto em casa de Maria Leme = cc Izabel da Veiga, f.l. Cosme Damião e Luzia de Siqueira, np Salvador do Prado Leme e Maria da Conceição esta n. de S. Paulo e aquele da freg. Conceição dos Guarulhos, nm Manoel de Siqueira Pontes digo Affonso e Maria Pimenta de Lima, esta n. desta vila e aquele de Jacarei

 

Maria e Manoel tiveram:

4-1-4 Izabel Maria de Godoy aos 01-07-1766 casou com Domingos Dias de Siqueira, filho de Miguel Dias de Siqueira e Josefa de Lima da Silva. (SL. 7º, 529, 5-2)

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 01-07-1766 Domingos Dias de Siqueira, f.l. Miguel Dias de Siqueira e Josefa de Lima da Silva, np Miguel Dias de Siqueira e Maria Soares, nm Domingos Dias Leme e Maria de Lima da Silva, digo Domingas = cc Izabel Maria de Godoy, f.l. Manoel Pimenta Affonso e Maria da Conceição, np João de Siqueira Affonso e Leonor de Lima, nm Marcos da Fonseca Pinto e Vitoria Gomes.

4-1-5 Vitoria Gomes aos 03-07-1758 casou com José Vieira, filho de João Rodrigues e Monica Vieira, neto materno de Pedro Antunes e Maria Antunes.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 03-07-1758 Jose Vieira, f.l. João Rodrigues e Monica Vieira, np não deu noticia, nm Pedro Antunes e Maria Antunes todos nts da freg. de Santa Maria de ---------- concelho de Lanhoso do Arc. Braga = cc Vitoria Gomes, f.l. Manoel de Siqueira Affonço e Maria da Conceição, np de Marcos da Fonseca Pinto e Vitoria Gomes nts da vila de Santos, e neta de João de Siqueira Affonço e Leonor de Lima todos desta freguesia.

Obs, B7: trocados os avos paternos/maternos da nubente.

Pais de, q.d.:

4-1-5-1 Ana Maria, batizada em 21-04-1765. Aos 20-01-1780, com provisão, casou com Angelo Nunes de Carvalho, batizado em 18-06-1762, filho de Joaquim Domingues de Carvalho e Catarina Nunes de Jesus, neto paterno de Boaventura Domingues de Carvalho e Ana das Neves Pereira , neto materno de Angelo Nunes de Mattos e Ana de Góes da Silva. Aportes à GP: “Ignez Fragoso de Mattos” neste site. Geração em SL. 7º, 125, 7-1

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Angelo Nunes de Carvalho e Ana Maria

Autos aos 03-janeiro-1780

Ele f. de Joaquim Domingues de Carvalho e de s/m Catarina Nunes de Jesus. Ela f. de Jose Vieira e de s/m Vitoria Gomes. Ambos os contraentes naturais e batizados nesta matriz.

- aos 18-junho-1762 bat a Angelo, f. de Joaquim Domingues de Carvalho e de s/m Catarina Nunes, foram padrinhos João Leite, o moço, casado e Ana das Neves Per.ª todos desta fregusia.

- aos 21-abril-1765 nesta matriz bat a Ana Maria f. de Jose Vieira e de s/m Vitoria Gomes, foram padrinhos Angelo [---------] e sua irmã Izabel Maria, filhos de Manoel de Siqueira e [---------] todos desta freguesia.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-01-1780 Angelo Nunes de Carvalho, f.l. Joaquim Domingues e Catarina Nunes, np Boaventura Domingues e Ana das Neves, nm Angelo Nunes de Mattos e Ana de Goes = cc Ana Maria, f.l. Jose Vieira e Vitoria Gomes, np João Rodrigues e Monica Vieira, nm Manoel de Siqueira Affonso e Maria da Conceição. Todos desta,

4-1-5-2 Guiomar Gertrudes, batizada em 28-12-1765. Aos 29-01-1799, com provisão, casou com Antonio Rodrigues Lopes, batizado em 05-12-1762, filho de Simão Rodrigues Cardoso e Rosa Pimenta da Cunha - família “Domingos Freire de Figueiredo”.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Antonio Rodrigues Lopes e Guiomar Gertrudes

Autos aos 16-janeiro-1799

Ele f.l. de Simão Rodrigues Cardoso e Rosa Pimenta. Ela f.l. de Jose Vieira de Brito e de Vitoria Gomes. Ambos os contraentes naturais e batizados nesta vila de Santa Ana de Mogi das Cruzes onde são fregueses.

- aos 05-12-1762 nesta matriz bat a Antonio, f. de Simão Rodrigues Cardoso e de s/m Ana Pimenta, foram padrinhos Manoel Gonçalves Henriques, casado e Juliana Pimenta, viuva, todos desta freguesia.

- aos 28-12-1765 nesta matriz nat a Guiomar, f. de Jose Vieira e de s/m Vitoria Gomes, foram padrinhos Domingos de Siqueira e s/m Izabel Maria de Godoy, todos desta freguesia.

 

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 29-01-1799 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, Antonio Rodrigues Lopes, f.l. de Simão Rodrigues Cardoso e Rosa Pimenta = cc. Guiomar Gertrudes, f.l. de José Vieira de Britto e Vitoria Gomes. Testemunhas: Domingos Rodrigues Lopes e Domingos de Siqueira Godinho, casados.

4-1-5-3 Antonio Mendes Vieira, batizado em Jacarei em setembro de 1771. Aos 20-06-1820 em Mogi, com dispensa de consanguinidade em 4º grau, casou com Gertrudes Maria de Jesus, batizada em Mogi das Cruzes en 04-04-1794, filha de Antonio José Rodrigues e Floriana Maria de Santa Ana

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Antonio Mendes Vieira e Gertrudes Maria de Jesus - 4º grau de consanguinidade

Autos de casamento aos 05-junho-1820

Ele f.l. de Jose Vieira de Brito e de Vitoria Gomes, ambos ja falecidos. Ela f.l. de Antonio Jose Rodrigues e de Floriana Maria de Santa Ana. O contraente natural da vila de Jacarei e a contraente natural desta vila onde todos são fregueses. Os contraentes se acham dispensados no 4º grau de consanguinidade na linha lateral.

- aos 04-abril-1794 nesta matriz de Mogi das Cruzes bat a Gertrudes, f.l. de Antonio Jose Rodrigues e de Floriana Maria de Santa Ana, do bairro desta viola, padrinhos Ignacio Lemes da Luz e s/m Ana Maria, todos desta freguesia. Mogi deas Cruzes 28-maio-1820

- o contraente batizado na vila de Nossa Sen hora da Conceição de Jacarei: aos vinte e [---] de setembro de 1771 bat. Antonio (restante danificado) Xavier, casado e Antonia (----_ todos desta freguesia. Jacarei 01-junho-1820

 

Autos de Dispensa: 25-abril-1820

1- Q Manoel de Siqueira Afonso, avô do orador, era primo irmão de Maria Maxada, avó da oradora. Vitoria Gomes, filha de Manoel de Siqueira Afonso era prima 2a. de Antonio Jose Rodrigues, pai da oradora.

 

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-06-1820, sendo dispensados do quarto grau de conçanguinidade (sic), cas Antonio Mendes Vieira, nat. da vila de Jacarey, f.l. de José Vieira e Vitoria Gomes = cc. Gertrudes Maria de Jesus, nat. desta, f.l. de Antonio José Rodrigues e Florinda(sic) Maria de Santa Anna. Testemunhas: José Rodrigues da Cunha e Manoel Alves de Siqueira.

4-1-5-4 Custodio Mendes Vieira, batizado em 14-10-1781. Aos 11-05-1806, com provisão, casou com Maria Florencia de Jesus, batizada aos 22-03-1789, filha de Antonio José de Faria e segunda esposa Izabel Maria do Espírito Santo, família “Antonio Alvares Couceiro”.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Custodio Mendes Vieira e Maria Florencia de Jesus, naturais e fregueses da vila de Mogi das Cruzes.

Autos de Casamento aos 15-abril-1806

Ele f.l. de Jose Vieira de Brito e de Vitoria Gomes. Ela f.l. de Antonio Jose de Faria e de Izabel Maria do Espirito Santo. Todos naturais e fregueses desta vila.

- aos 14-outubro-1781 nesta matriz bat a Custodio, f. de Jose Vieira e de s/m Vitoria Gomes, foram padrinhos Maria, solteira filha de Rosa de Mello viúva, e o Cap. Manoel Carvalho Pinto, solteiro, todos desta freguesia.

- aos 22-março-1789 nesta mattriz bat a Maria, f. de Antonio Jose de Faria e de s/m Izabel Mmaria do Espirito Santo, do bairro do Tapeti; foram padrinhos Manoel Fernandes, filho de Manoel Fernandes da Conceição e Maria Salvadora mulher de Jose de Faria, todos desta freguesia. Mogi das Cruzes 11-abril-1806

 

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos onze de Abril, digo, de Maio de 1806 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, cas Custodio Mendes Vieira, f.l. de José Vieira de Britto e Vitoria Gomes = cc Florencia, digo, Maria Florencia de Jesus, f.l. de Antonio José de Farias e Izabel Maria do Espírito Santo. Testemunhas: Capitão Antonio José Fernandes Guimarães e Tenente Manuel Gonsalves Botelho, casados.

 

(pesq. Eneida Rangel) Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 22-03-1789 bat Maria, f. de Antonio José de Faria e s/m Isabel Maria do Spirito Santo, do bairro Tapiti, padr.: Manuel Fernandes, filho de Manuel Fernandes da Conceicam, e Maria Salvadora, mulher de José de Faria, todos desta.

 

4-1-6 Angelo Patricio de Siqueira, batizado em 26-03-1741, casou duas vezes. Aos 13-02-1763 casou com Ana Leite de Moraes, batizada em 20-03-1740, filha de Gregorio Leite de Moraes e Angela de Góes da Silva, neta paterna de Vasco de Moraes e Ana de Oliveira Leite, neta materna de Tomé de Góes e Maria da Apresentação, família “Antonio Alvares Couceiro”.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Angelo Patricio de Siqueira e Ana Leite de Moraes, da vila de Mogi das Cruzes.

Autos aos 09-fevereiro-1763

Ele f.l. de Manoel de Siqueira Afonso e de s/m Maria da Conceição. Ela f.l. de Gregorio Leite de Moraes e de s/m Angela de Goes da Silva, todos naturais e moradores desta vila de Mogi das Ctruzes.

- aos 20-março-1740 nesta matriz bat a Ana, f. de Gregorio Leite de Moraes e de s/m Angela de Goes da Silva. Padrinhos Antonio de Goes da Silva e Teresa Leite de Moraes, esta casada, e todos desta freguesia.

- aos 26-março-1741 nsta matriz bat a Angelo, f. de Manoel de Siqueira Afonso e de s/m Maria da Conceição. Padrinhos o Licenciado João Pimenta de Abreu e Ana das Neves, casada, e todos desta freguesia. Mogi 6-fevereiro-1763

 

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 13-02-1763 Angelo Patricio, f.l. Manoel de Siqueira Affonso e Maria da Conceição, np João de Siqueira e Leonor de Lima= cc Ana Leite de Moraes, f.l. Gregorio Leite de Moraes n. de S. Paulo e Angela de Goes da Silva n. desta vila e filha de Tome de Goes e Maria da Apresentação nt desta vila, neta paterna Vasco de Moraes n. desta vila e Ana de Oliveira Leite n. de S. Paulo.

 

Segunda vez aos 27-09-1791 Ângelo casou com Antonia Pires de Siqueira, viúva de Pedro Martins (SL. 7º, 335, 5-1)

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-09-1791 Angelo Patricio de Siqueira, viuvo de Ana Leite de Moraes = cc Antonia Pires de Siqueira, viuva de Pedro Martins. Ambos nts desta vila.

 

5- Martinho da Fonseca Pinto casou com Maria Correa de Moraes. (SL. 7, 286 , 3-11 e SL. 6, 74, 2-5). Martinho faleceu em 23-05-1748.

Óbitos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 23-05-1748 fal. Martinho da Fonseca Pinto, marido q foi de Maria Correa de Moraes,

 

Entre os filhos do casal:

5-1 Maria das Neves de Godoy aos 02-05-1730 casou com Antonio Pimenta de Abreu, filho de outro e Ângela Paes, família “Lazaro de Torres”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 02-05-1730 Antonio Pimenta de Abreu, f. Antonio Pimenta de Abreu e Angela Paes = cc Maria das Neves, f. Martinho da Fonseca Pinto e Maria Correa

          Antonio faleceu abintestado em 31-12-1730 e deixou de seu casal a filha póstuma: Ângela.

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes -

na capa 1752

Inventariado Antonio Pimenta Paes 1752

Inventariante Maria das Neves

aos 02-07-1732

Faleceu abinstestado aos 31-12-1730. Fora casado somente com ela inventariante, de cujo matrimonio ficou ela pejada.

Filhos: Angela, de um ano

 

Diz M.el Pimenta de Abreu morador nesta vila, que ele suplicante como tutor da orfa Angela, filha do defunto seu irmão Antonio Pimenta Pais (...)

 

autuação de petição aos 05-06-1741 Justificante Maria Correa Pedrosa

Maria Pedrosa Correa, (emprestimo da legitima de Angela, filha do defunto Antonio Pimenta Paes.

Testemunhas:

idem  Inacio de Moraes Sarmento, idade de 40 e tantos anos.

Manoel de Mattos, 25 anos,

Angelo Vaz Pinto, 35 anos

 

Diz Maria das Neves de Godoy (....) requer sua fls de partilha (meação) 18-06-1733.

Tutor da orfã Manoel Pimenta de Abreu presta contas em 07-04-1750

 

5-2 João da Fonseca Pinto, batizado em outubro de 1700. Em 06-03-1734 casou com Escolástica da Silva, filha de José Pedroso da Silva e Leonor de Lara, neta materna de Miguel de Carvalho e Maria de Lara tronco da familia “Miguel de Carvalho”, neste site.

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, outubro de 1700 João f. Martinho da Fonseca Pinto e Maria Correa,

 

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 06-03-1734 João da Fonseca Pinto, f.l. Mar(danificado)-------- Fonseca Pinto e Maria Correa = cc -----------tica da Silva, f.l. Jose Pedroso -----va e Leonor de Lara.

 

          João e Escolástica tiveram outros filhos, alem dos quatro descritos em SL. 6, 75, 3-2: (Manoel, Inácio, Leonor, e Antonio).

5-2-1 Manoel da Fonseca Pinto, natural de Mogi das Cruzes, aos 29-10-1770 em Araritaguaba casou com Maria da Candelaria, daí natural, filha de Manoel Gonçalves Tenorio, natural de S. Sebastião-SP e de Teresa de Jesus, natural de Itu--SP, neta paterna dos falecidos Manoel Gonçalves Valverde e Sebastiana Tenoria, natural de S. Sebastião - aportes à GP: João Dias Mainardi - SL II, 431, 2-1.

Porto Feliz, SP Igreja N Sra Mãe dos Homens aos 29-10-1770 nesta matriz de Araritaguaba sem se descobrir iompedimento algum e testemunhas Manoel Gonçalves Tenorio e Romualdo Jose de Pinho e Azevedo se casaram Manoel da Fonseca Pinto, natural da vila de Mogi de Santa Ana das Cruzes, f.l. de João da Fonseca Pinto e de Escolastica Pedrosa da Silva, ambos naturais da dita vila de Mogi de Santa Ana das Cruzes = cc Maria da Candelaria, natural desta freguesia de Araritaguaba, f.l. Manoel Gonçalves Tenorio natural da vila de S. Sebastião deste bispado e de s/m Teresa de Jesus natural da vila de Itu deste bispado; neta por parte paterna de Manoel Gonçalves Valverde, ja defunto e da sua naturalidade não se da noticia e de s/m Izabel(sic) Tenoria, ja defunta, natural da vila de S. Sebastião deste bispado. Dos avós paetrnos e maternos do contraente não se dá noticia, e tambem da materna da contraente.

 

Manoel e Maria da Candelaria tiveram, q.d.:

5-2-1-1 Antonio das Fonseca Pinto em Itu-SP aos 08-10-1793 casou com Ana Maria Madalena, n atural de Araçariguama, filha de Manoel da Costa Leal e de Senastiana Leme do Prado naturais da Parnaiba, neta paterna de Gervasio Leme, de Portugal e Maria Dias natural da Parnaiba, neta materna de Mateus Leal, natural de Portugal e Ana de Faria natural da Parnaiba (SL. 2, 434, 6-1)

Itu, SP Igreja N Sra da Candelaria aos 08-10-1793 nesta matriz e testemunhas Alf. João Roiz, casado e Antonio Bicudo, solteiro, se receberam Antonio da Fonseca Pinto, filho de Manoel da Fonseca Pinto e de s/m Maria da Candelaria, aquele natural de Mogi das Cruzes e esta de Araritaguaba, neto paterno de Ignacio(sic) da Fonseca e s/mulher Escolastica Pedrosa, e pela materna de Manoel Gonçalves Tenorio e s/m Teresa de Jesus, aquele natural de S. Sebastião e esta natural desta vila = cc Ana Maria Magdalena, natural de Araçariguama, filha de Miguel da Costa Leal e de s/m Sebastiana Leme do Prado naturais da Parnaiba, neta paterna de Gervasio Leme e s/m Maria Dias, aquele natural de Portugal e esta da Parnaiba, e pela materna de Matheus Leal e Ana de Faria, aquele tambem natural das partes de Portugal e esta da Parnaiba.

5-2-1-2 Manoel da Fonseca Pinto, natural de Araritaguaba-SP, não consta na GP. Em Jacui-MG aos 06-11-1807 casou com Leonor Maria de Siqueira, filha de Manoel José de Godoy e Maria Josefa de Magalhães.

Jacui,MG Igreja S. Carlos Borromeu aos 05-11-1807 nesta freguesia de Jacui do bairro da Bocaina, Manoel da Fonseca Pinto, f.l. de Manoel da Fonseca Pinto e Maria da Candelaria, natural da freguesia de Aritaguava bispado de S. Paulo = cc Leonor Maria de Siqueira, f.l. de Manoel Jose de Godois e Maria Josefa de Magalhaens, natural desta freguesia.

5-2-2 Inácio da Fonseca Pinto em Mogi das Cruzes aos 12-11-1765 casou com Margaria Machada de Jesus, filha de João Afonso Pereira e Maria Machada de Lima, neta paterna de João Afonso Pereira e Domingas de Goes, nmaterna Jose Machado e Maria Nogueira.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 12-11-1765 Inacio da Fonseca Pinto, f.l. João da Fonseca Pinto e Escolastica da Silva, np Martinho da Fonseca e Maria Correa, nm Jose Pedroso e Leonor de Lara = cc Margarida Machada de Jesus, f.l. João Afonso Pereira e Maria Machada de Lima, np João Afonso Pereira e Domingas de Goes, nmaterna Jose Machado e Maria Nogueira todos desta freguesia

5-2-3 Leonor Jorge de Godoy aos 20-08-1771 casou com José Gonçalves Tenorio, natural de itu-SP, filho de Manoel Gonçalves Tenorio e Teresa de Jesus, neto paterno de Manoel Gonçalves Valverde e Sebastiana Tenoria, neto materno de Francisco Dias Leme (ou Minardi) e Maria dos Santos - aportes à GP: João Dias Mainardi - SL II, 431, 2-1.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-08-1771 Jose Glz Tenorio, n. da vila de Itu, f.l. Manoel Gonçalves Tenorio e Teresa de Jesus, np Manoel Gonçalves Valverde e Sebastiana Tenoria, nm Francisco Dias Leme e Maria dos Santos = cc Leonor Jorge de Godoy, n. desta, f.l. João da Fonseca Pinto e Escolastica Pedrosa da Silva, np Martinho da Fonseca Pinto e Maria Correa de Moraes, nm Jose Pedroso da Silva e Leonor de Lara

5-2-4 Antonio da Fonseca Pinto aos 03-06-1772 casou com Ana Rosaura de Camargo, filha de Luiz Cordeiro da Maya e Maria Pedrosa de Pontes, neta paterna de Verissimo Cordeiro e Domingas Moreira de Godoy e neta materna de Antonio de Pontes Cardoso e Ana Maria Pedrosa, família “Godoys” neste site.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 03-06-1772 Antonio da Fonseca Pinto, f.l. João da Fonseca Pinto e Escolastica Pedrosa da Silva, np Martinho da Fonseca Pinto e Maria Correa, nm Jose Pedroso da Silva e Leonor de Lara = cc Ana Rosaura de Camargo, f.l. Luiz Cordeiro da Maya e Maria Pedrosa de Pontes, np Verissimo Cordeiro e Domingas Moreira de Godoy e nm Antonio de Pontes Cardoso e Ana Maria Pedrosa. Os contraentes naturis desta.

5-2-5 José Pedroso da Silva em Guarulhos-SP aos 10-08-1765 casou com Josfa de Araujo, daí natural, filha de Antonio Fernandes de Oliveira e Escolastica de Araujo, neta paterna de Jose Fernandes de Oliveira e Maria Ribeira, naturais de Sto Amaro, neta materna de Manoel de Araujo e Teresa Rodrigues

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. aos 10-08-1765 Jose Pedroso da Silva, n. de Mogi das Cruzes, f.l. João da Fonseca e Escolastica de Cicilia(?) npaterno de Martinho da Fonseca Pinto e Maria Correa, nmaterno de Jose Pedroso da Silva e Leonor de Lara nts de Mogi das Cruzes = cc Josefa de Araujo n. desta freguesia, f.l. Antonio Fernandes de Oliveira e Escolastica de Araujo, npaterna Jose Fernandes de Oliveira e Maria Ribeira, naturais de Sto Amaro, nmaterna de Manoel de Araujo e Teresa Rodrigues nts de S. Paulo.

5-2-6 Muito provavelmente, Pedro da Silva Cruz, natural de Mogi das Cruzes. Em S. João del Rei aos 08-01-1775 casou com Clara Maria de Magalhães, aí batizada em 27-07-1752, filho de Alberto Franicsco da Cruz e Ana Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra do Rosario aos 08-01-1775 Pedro Silva Cruz, n. da freg. Mogi das Cruzes-SP, f.l. [danificado] Fonseca Pinto e Escolastica da Silva = cc Clara Maria de Magalhães, da freg. N. Sra do Pilar, f.l. Alberto Francisco e Ana Francisca. Test.: Leandro Barbosa Silveira e João Pinto de Magalhães.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo aos 27-07-1752 Clara, f.l. Alberto Francisco da Cruz e Ana Maria de Jesus, padr.: Manoel Pinto de Magalhães, solteiro e Clara Barbosa, mulher de Bernardo Machado.

 

5-3 Manoel da Fonseca Pinto, natural de Mogi das Cruzes-SP, casou com Luzia da Cunha Carassa, filha de Marcelino Correa Sa e Moraes e Maria da Cunha Carassa, família “Manoel da Cunha”.

SL. 5, 325, 6-5 Luzia da Cunha Carassa casou em 1746 na mesma vila com Manuel da Fonseca Pinto f.o de Martinho da Fonseca Pinto e de Maria Corrêa de Moraes. Tit. Godoys.

SL. 6, 76, 3-3 Manoel da Fonseca Pinto, f.º de 2-5, casou em 1746 em Mogi das Cruzes com Luiza da Cunha Carassa f.ª de Marcellino Carassa Pinto e de Sebastiana de Siqueira. Tit. Moraes.

          Manoel, viúvo, testou na Campanha em fevereiro de 1795. Aí faleceu e foi sepultado em 22-10-1795:

Campanha, MG Igreja Santo Antonio obitos - aos 22-10-1797 foi encomendado Manoel Pinto de Afonseca, homem branco, sepultado dentro desta matriz. fez seu testamento.

Copia do Testamento com que faleceu Manoel Pinto de Affonseca. (...) eu Manoel de Afonseca Pinto (...) faço este meu testamento  na forma seguinte: testamenteiros em 1º lugar a m/filha Maria Angelica de Jesus, em 2º lugar a Jose Rodrigues Mendes, em 3º lugar a João Baptista da Costa.

Sou natural e batizado na freguesia da Sra Santa Ana da vila de Mogi das Cruzes do bispado de S. Paulo, f.l. de Martinho de Affonseca Pinto e Maria Correa de Moraes, ja falecidos. Fui casado com Luiza da Cunha, tambem já falecida, de cujo matrimonio tivemos dois filhos a saber: Manoel, este já falecido, e Maria que existe.

Declaro que a dita minha filha Maria foi casada com Jose de Moraes Pessoa a qual dotei quando com ele se casou (...). (...) a meus netos e netas, filhos da dita minha filha Maria, viuva do defunto Jose de Moraes Pessoa (...).

Arraial da Campanha do Rio Verde de Santo Antonio do Vale da Piedade Minas e Comarca do Rio das Mortes nos -- dias do mes de fevereiro do ano de 1795 Manoel da Fonseca Pinto - segue-se a aprovação.

          Manoel e Luzia, citados em SL. 5º, 325, 6-5 e 6º, 76, 3-3 sem a geração, tiveram dois filhos:

5-3-1 Maria Angélica de Jesus, batizada na capela de S. Gonçalo aos 15-09-1748. Em Carrancas-MG aos 02-07-1764 casou com José de Moraes Pessoa, natural da freguesia de S. Tiago comarca de Chaves, filho de João Diniz e Ana de Moraes:

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 15-09-1748 cap. S. Gonçalo da Ibituruna filial de S. João del Rei, Angelica, f.l. Manoel da Fonseca Pinto e Luiza da Cunha Caraça. Foi batizada em casa por ncessidade pelo Revdo Padre Antonio Marins Calvão.

 

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-07-1764 José de Moraes Pessoa, n. de S. Tiago da Ribeira de Athares(?) comarca de Chaves Arc. de Braga, f.l. de João de Niz e e Ana de Moraes; = cc. Maria Angelica de Jesus, n. desta freguesia, f.l. Manoel de Afonseca Pinto e Luiza Maria Cunha Carassa. Test.: Alf. Antonio de Moraes Pessoa e Amaro Pereira de Araujo

 

José era irmão inteiro de Antonio de Moraes Pessoa casado com Escolástica Maria do Bom Sucesso; família “Amaro de Mendonça Coelho”.

Maria Angélica, já viúva em 1795 (testamento paterno) e José tiveram, q.d.:

5-3-1-1 Eufrasia, em 18-05-1765.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 18-05-1765 matriz, Eufrasia, f.l. Jose de Moraes Pessoa n/b na freg; de S.Tiago da Ribeira comarca de Chaves Arc. Braga e Maria Angelica de Jesus n/b nesta freguesia, padr.: seus avos Manoel da Fonseca Pinto e Luiza da Cunha Carassa.

5-3-1-2 Teodora, em 14-06-1768.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-06-1768 matriz, Teodora n. aos 03, f.l. Jose de Moraes Pessoa n. de S. [dobra] da Ribeira de Atares comarca de Chaves Arc. Braga e Maria Angelica de Jesus n. desta, padr.: Manoel, solteiro filho de Manoel da Afonseca P[dobra] e Josefa, solteira filha de D. Francisca de Moraes, viuva.

5-3-1-3 Ana Angélica de Jesus, batizada em 11-05-1772. Aos 11-01-1790 casou com Antonio Alves da Fonseca, natural de Angra dos Reis-RJ, filho de Antonio de Araújo e Amorim e Maria Gaga da Fonseca.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-05-1772 matriz, Ana de dezesseis dias, f.l. Jose de Moraes Pessoa n. da vila de Chaves e Maria Angelica de Jesus n. da freg. das Carrancas e hoje das Lavras deste bispado, nmternos Manoel da Fonseca Pinto e Luiza da Cunha a qual foi madrinha por pp de Maria da Conceição solteira, filha do Licencido Amaro Pereira de Araujo da freguesia das Lavras e o Alf. Jose de Azevedo Braga com pp de Duarte Rodrigues Teixeira, casada da mesma freguesia. Avos maternos(sic) João Deniz e Ana de Moraes.

 

B7: Campanha-MG - casamentos, aos 11-01-1790 ermida de N. Sra. do Rosario da freguesia das Lavras, Antonio Alves de Affonseca, n/b na freguesia de N. Sra. da Conceição de Angra dos Reis da Ilha Grande, f.l. de Antonio de Araujo e Amorim e de Maria Gaga da Afonseca = Anna Angelica de Jesus, f.l. de Jose Moraes Pessoa e Maria Angelica de Jesus, n/b na freguesia da Campanha.

          Faleceu Ana Angelica e foi sepultada aos 07-02-1795 dentro da matriz da Campanha.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 07-02-1795 foi sepultada dentro desta matriz Ana Angelica cc Antonio Alves de Afonceca.

Pais de, q.d.:

5-3-1-3-1 Manoel batizado em 15-08-1791 e sepultado dentro da matriz da Campanha em 11-12-1794.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 15-08-1791 bat a Manoel, f.l. de Antonio Alves da Fonseca e Ana Angelica de Jesus;não teve padrinho por ser batizado em casa pelo Revdo. Domingos Rodrigues Affonso.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 11-12-1794 foi sepultado dentro desta matriz da Campanha Manoel, f.l. de Antonio Alves da Fonseca.

5-3-1-3-2 Domingos batizado em 21-05-1794, foi sepultado aos 31-03-1796.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 21-05-1794 nesta matriz bat a Domingos que nasceu a treze do dito mes, f. de Antonio Alves da Fonseca, batizado na vila de N Sra da Conceição da Ilha Grande Bispado do Rio de Janeiro e de s/m Ana Angelica de Jesus, batizada e ambos recebidos nesta matriz; foram padrinhos o Revd Domingos da Silva Lobo e Teodora Escolastica da Fonseca, solteira filha de Jose de Moraes Pessoa, ja defunto, todos moradores neste Arraial.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 31-03-1796 foi sepultado dentro desta matriz da Campanha Domingos, f.l. de Antonio Alvares de Afonseca.

Duplicata:

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 31-03-1796 foi sepultado dentro desta matriz da Campanha Domingos, f.l. de Antonio Alvares de Afonseca.

 

5-3-1-4 Emidia Luisa de Moraes natural da Campanha onde aos 14-02-1798 casou com João Antonio Teixeira, filho do Cap. Manoel Teixeira Ribeiro e Maria Rosa de Toledo, família “Francisco Felix Correa”.

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 14-02-1798 João Antonio Teixeira, f.l. de Cap. Manoel Teixeira Ribeiro e D. Maria Rosa de Tolledo, n/b nesta; = Emigdia Luisa de Moraes, f.l. de Jose de Moraes Pessoa e de Maria Angelica de Jesus, n/b nesta.

5-3-2- Manoel, batizado em 28-12-1750. Já era falecido em 1795 (testamento paterno).

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28 de dezembro se batizou em casa por necessidade, Manoel, f.l. Manoel de Afonsequa Pinto e Luiza da Cunha Caraça, e aos 20-01-1751 lhe pos o Padre João Gomes Salgado os santos oleos.

 

5-4 Maria da Fonseca Pinto, falecida em 11-09-1733 foi casada com Pedro Nunes de Oliveira, natural de Lisboa e falecido em 29-05-1765 (SL. 6, 76, 3-4)

Óbitos 1674-1765 Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 11-09-1733 fal. Maria da Fonseca Pinta mulher de Pedro Nunes de Oliveira, fregueses desta. Testamenteiros seu marido Pedro Nunes de Oliveira e seu irmão Manoel da Fonseca Pinto.

 

Óbitos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 29-05-1765 fal. Pedro Nunes de Oliveira natural de Lisboa cc Maria da Fonseca Pinto, já defunta, natural desta freguesia.

 

Inventarios do 2º Cartório de Mogi das Cruzes

Maria da Fonseca Pinta

Mulher de Pedro Nunes de Oliveira

Capa (tem este inventario quatro menores: Maria, 16 = Teresa, 14 = Izabel, 10 = Ilaria de 7.

Testamento

Aos 08-09-1733 eu Maria da Fonseca Pinto...

Testamenteiros: meu marido Pedro Nunes de Oliveira e meu irmão Manoel da Fonseca, meu tio Domingos Fernandes da Cruz.

Sou casada com Pedro Nunes de Oliveira e temos 4 filhas: Maria, Teresa, Izabbel e Ilaria.

Autos 14-12-1733, declarante o viuvo.

Falecera com testamento aos 11-09 deste presente ano. Só fora casada com ele e deixou quatro filhas.

 

Titulo dos filhos = Maria, 16 = Teresa, 14 = Izabel, 10 = Ilaria de 7.]

Curadoria a Manoel de Lima Pereira

Maria foi inventariada em 14-12-1733. Compareceram 4 filhos de seu casal:

5-4-1 Maria, com 16 anos. Maria Nunes de Oliveira aosd 11-01-1741 casou com Antonio Ferreira de Souza, natural do Bispado do Porto, filho de Domingos Fernandes de Souza e Maria Ferreira

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 11-01-1741 Antonio Ferreira de Souza, f.l. Domingos Fernandes de Souza e Maria Ferreira, nts de Santa Ma-- de Prozello comarca de Penafiel do Bispado do Porto = cc Maria Nunes de Oliveira, f.l. Pedro Nunes de Oliveira e Maria da Fonseca Pinta, e todos desta.

         Antonio foi inventariado em 21-07-1752. Compareceram 3 filhos de seu casal.

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes:

Antonio Ferreira de Souza, marido de Maria Nunes de Oliveira - 21/07/1752

Autos aos 21-07-1752

Inventariante a viuva cabeça de casal.

Falecera com testamento aprovado aos 22-06-1752. A viuva fora somente casada com o dito defunto e ele com ela. Ficaram tres filhos, dois machos e uma femea.

Assina a rogo da declarante seu pai Pedro Nunes de Oliveira.

Titulo dos filhos: Maria 3 = Alexandre 3 para 4 = Ricarte de 2 anos.

(nao consta o testamento)

5-4-1-1 Alexandre, com 3 para 4 anos em 1752.

5-4-1-2 Maria, com 3 anos em 1752. Maria Ferreira de Souza aos 12-04-1763 casou com Faustino Rodrigues de Moraes, filho de Inácio de Moraes Sarmento e Josefa Rodrigues do Prado, neto materno de Francisco de Borja Xavier e Maria do Prado.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 12-04-1763 Faustino Rodrigues de Moraes, f.l. Inacio de Moraes Sarmento, das partes de Lisboa e Josefa Rodrigues do Prado desta vila, nm Francisco de Borja Xavier das partes de Lisboa e Maria do Prado n. desta vila = cc Maria Ferreira de Souza, f.l. Antonio Ferreira de Souza q disse ser das partes de Lisboa e Maria [----] de Oliveira n, desta, nm Pedro Nunes de Oliveira n. Sé da cidade de Lisboa e Maria da Fonseca n. desta vila.

5-4-1-3 Ricardo com 2 anos.

5-4-2 Teresa com 14. Teresa Nunes de Oliveira aos 17-02-1744 casou com Manoel Pereira dos Santos, da ilha do Faial, filho de Manoel Pereira Gomes e Cataerina do Souto.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 17-02-1744 Manoel Pereira dos Santos, f.l. Manoel Pereira Gomes e Catarina do Souto, nts da ilha do Faial = cc Teresa Nunes de Oliveira, f.l. Pedro Nunes de Oliveira e Maria da Fonseca Pinto. Ambos solteiros, estes nts e moradores desta.

5-4-3 Izabel, com 10. Izabel Nunes de Oliveira aos 26-05-1744 casou com José Rodrigues Couto, filho de Francisco Antunes e Maria Rodrigues

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-05-1744 Jose Rodrigues Couto, f.l. Francisco Antunes e Maria Rodrigues, estes filhos do reino = cc Izabel Nunes de Oliveira f.l. Pedro Nunes de Oliveira e Maria da Fonceca Pinta nts e moradores desta.

Pais de, q.d.:

5-4-3-1 José Rodrigues Couto casou duas vezes. Primeira vez aos 16-10-1764 com Ana Maria de Jesus, filha de Vicente Luiz de Faria e Mariana Pires da Rocha, neta paterna de Guilherme Vicente Domingues e Justina Luiz do Passo, neta materna de João Pires da Rocha e Maria Pires de Brito, (SL. 8, 144, 3-4)

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 16-10-1764 Jose Rodrigues Braga, n. desta, f.l. Jose Rodrigues Braga n. do Couto de Alentim Arc. Braga e Izabel Nunes de Oliveira, np Francisco Antunes e Maria Rodrigues nts do Couto de Alentim = cc Ana Maria de Jesus, f.l. Vicente Luiz de Faria e Mariana Pires da Rocha nts da freguesia de Sto Amaro, np Guilherme Vicente Domingues e Justina Luiz do Passo nts da mesma freguesia, nm João Pires da Rocha n. freg. Conceição dos Guarulhos e Maria Pires de Brito n. da vila de Parnaiba deste bispado.

          Segunda vez aos 11-05-1784 casou com Ana Maria de Santana, filha de Francisco Carassa Pinto e Ana Maria de Godoy, neta paterna de Manoel da Costa Lima e Francisca de Jesus Carassa, neta materna de Florentino de Godoy e Joana Ferreira, família “Manoel da Cunha”.

5-4-3-2 Izidora Rodrigues aos 12-01-1760 casou com João Luiz de Faria, filho de Vicente Luiz de Faria e Mariana Pires da Rocha, neto paterno de Guilherme Vicente e Justina Luiz, neto materno de João Pires da Rocha e Maria Pires de Brito, já citados.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 12-01-1760 João Luiz de Faria e Izidora Rodrigues. Ele, n. da freg. de Sto Amaro, f.l. Vicente Luiz de Faria e Mariana Pires da Rocha, np Guilherme Vicente e Justina Luiz, nm João Pires da Rocha e Maria Pires de Brito n. da vila de Parnaiba os mais nts da freg. de Santo Amaro = A contraente f.l. de Joseph Rodrigues Couto, ja defunto e Izabel Nunes de Oliveira, avos paternos do Arc. Braga, nm Pedro Nunes de Oliveira n. da cidade de Lisboa e Maria Pinta da Fonseca n. da freg. de Mogi.

5-4-3-3 Maria Rodrigues de Oliveira aos 28-09-1767 casou com Manoel Jose de Siqueira, exposto em casa de Manoel Alves de Siqueira casado com Maria Domingues.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 28-09-1767 Manoel Jose de Siqueira, n. da cidade de S. Paulo, f.pais incognitos exposto em casa de Manoel Alves de Siqueira cc Maria Domingues = cc Maria Rodrigues de Oliveira, f.l. Jose Rodrigues Braga e Izabel Nunes de Oliveira, avos paternos se não sabia, avos maternos Pedro Nunes de Oliveira e Maria Pinta. Test.: Cap. Antonio de Souza de Moraes cc D. Lugduina Antonia da Luz, e Manoel de Souza cc Maria Nunes de Oliveira. (aa Manoel de Souza Brito)

5-4-3-4 Segundo Silva Leme, Manoel Rodrigues do Couto em 1787 em S. Paulo casou com Manoela Cardoso, filha de Gabriel Domingues Ramos e Ana Cardoso Leite (SL. 8, 205, 5-6)

5-4-3-5 Ana Rodrigues aos 28-05-1776 casou com Ângelo de Moraes Pinto, filho de Francisco Carassa Pinto e Margarida Correa, família “Manoel da Cunha”, neste site.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 28-05-1776 Angelo de Moraes Pinto, f.l. Francisco Carassa Pinto e Margarida Correa, nm João Correa de Moraes e Joana da Cunha, npaterno de Manoel da Costa Lima e Francisca Carassa = cc Ana Rodrigues, n. desta, f.l. Jose Rodrigues Couto e Izabel Nunes, nmaterna Pedro Nunes de Oliveira e Maria Correa e mais se não pode averiguar.

5-4-4 Ilaria, com 7 anos. Illaria Nunes aos 12-06-1745 casou com Manoel de Souza de Brito, filho de Roque de Souza de Brito e Maria Pinta de Moraes, família “Manoel da Cunha”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 12-06-1745 Manoel de Souza de Brito, f.l. Roque de Souza de Brito e Maria Pinta de Moraes = cc Illaria Nunes, f.l. Pedro Nunes de Oliveira e Maria da Fonseca Pinto, todos nts e moradores desta

 

6- Ana de Godoy Moreira aos 03-11-1679 casou com Domingos Freire de Figueiredo, filho de Gonçalo Freire e Domingas de Figueiredo, naturais da vila de Ponte de Lima-PT. São o tronco da família “Domingos Freire de Figueiredo” com descendência no sul de MG, na região de São João del Rei.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 03-11-1679 Domingos Freire, f. Gonçalo Freire e Domingas de Figueiredo, nts da vila de Ponte de Lima = cc Ana Mor.ª f. Sebastião da Fonseca  Pinto e Leonor Jorge

 

7- Izabel da Fonseca, inventariada em 1708, foi casada duas vezes. Primeira vez com João Portes de el-Rei, inventariado em Mogi das Cruzes em 1698, fillho de Simão da Cunha Gago e de Catarina Portes del Rei - família Gaspar Vaz Guedes.

Inventarios do 2o. cartório de Moji das Cruzes:

João Portes del Rei - 1698

Titulo dos Filhos)

Maria Portes, 13 anos = Lianor Portes, 11 anos = Caterina, 9 = Jorge, 7 = Ana, 5 anos.

São cinco filhos.

 

Quinhões:

- da viúva Izabel da Fonseca

- dos órfãos: Maria Portes = Leonor Portes = Caterina = Jorge = Ana.

Caterina Portes cc João Fernandes Preto.

Diz Sebastião da Fonseca Pinto, tutor e curador de seus netos, filhos que ficaram de João Portes.

folha de partilha: Thimoteo de Pontes.

 

Segunda vez casou com Antonio de Pontes Sutil, viúvo de Ana da Silva. Izabel foi inventariada em 1708 e o viuvo casou terceira vez em 19-05-1710 em Santo Amaro com Maria de Linhares.

Inventarios do 2o. cartório de Moji das Cruzes: Izabel da Fonseca- 1708

Titulo dos Filhos: (foto)

Maria Portes del Rei, 23 anos

Lianor da Fonseca, 21;

Catarina Portes del Rei,

Jorge Portes del Rei,

Ana Portes

[-----------danificado-------]

 

Declarante o cabeça do casal Antonio de Pontes Sutil

Procurador dos órfãos aos 30-04-1708 Manoel Pinto Ramilho

 

Quinhões:

- do viúvo

- dos órfãos: Leonor da Fonseca Portes = Caterina Portes = Ana Portes = Jorge = Thimoteo = Joam.

 

Testamento 19-04-1707 Izabel da Fonseca

Fui casada duas vezes; 1ª com João Portes del Rei e tive cinco filhos, 4 femeas e um macho: Maria Portes = Lionor Jorge e Catarina Portes todas casadas e Ana solteira e Jorge.

De presente sou cc. Antonio de Pontes Sutil e tenho dois filhos: Thimoteo e João.

 

RMJ Casamentos de Sto Amaro-SP aos 04; 19-05-1710; Antonio de Pontes- naturaes e moradores de SP; cc. Maria de Linhares.

Pp Antonio Garcia Carrasco, Antonio Domingues de Pontes, Mariana de Pontes, Sebastiana de Pontes;

 

 

Antonio de Pontes Sutil foi inventariado em 1729 pela terceira mulher. Sem geração destas nupcias teve uma filha da primeira e dois filhos da segunda:

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes -

inv. Antonio de Pontes 1729

capa: Timoteo, ja casado

Joam, ja casado

 

Autos aos 21-03-1729

Inventariante a viuva Maria de Linhares.

Falecera aos 18-02-do presente ano. Fora casado 3 vezes. A primeira com Ana da Silva, com uma filha viuva Maria da Silva. Segunda vez com a defunta Izabel da Fonseca Pinto e desse matrimonio tiveram dois filhos machaos: Timoteo de Pontes e Joao de Pontes Pinto, casados. A terceira com ela inventariante, sem filhos.

 

Titulo dos filhos da primeira mulher:

Maria da Silva cc João Chanxes

 

Titulo dos filhos da segunda mulher

Timoteo de Pontes, ja casado

Joao de Pontes Pinto, ja casado

 

Izabel e João Portes tiveram cinco filhos:

7-1 Maria Portes del Rei,foi casada duas vezes. Primeira vez com Manoel da Costa Manso e segunda vez com Feliciano da Silva Coutinho. com geração no sul de Minas Gerais. Família “Costa Manso – Portes del Rei”.

 

7-2 Leonor Jorge, ou Leonor Portes, ou ainda Leonor da Fonseca, com 11 anos em 1698. Leonor da Fonseca Pinto casou com Manoel Adorno de Sampaio, natural de Santos, filho de Diogo Adorno de Sampaio e Ignez Monteira de Alvarenga. Ignez foi filha de Antonio Monteiro de Alvarenga e Violante de Siqueira, moradores em Mogi das Cruzes, conforme SL. 5, 286, 1-1 e 329, 2-7.

 

Manoel, faleceu em Guaratinguetá-SP com testamento que recebeu o cumpra-se em 31-08-1721. Fora casado primeira vez  com Maria de Sá, com dois filhos:

Arquivo do Estado - Inv. Test não publicados

Manoel Adorno de Sampaio

Testamento

[falta pedaço]

Sou natural de Santos, fl. de Diogo Adorno de Sampaio e Ignez Monteira de Alvarenga, ja defuntos.

Fui casado com Maria de Sá - 2 filhos: Bárbara Correa de Sá e Amaro Correa de Sá. Mandei para as minas do Cuiaba ao meu filho Amaro Correa e ainda somente que foi so com a sua pessoa o haviei e lhe dei o necessario para a dita jornada.

Por morte da dita minha mulher não se fez inventario por não haver de que.

Sou casado com Leonor da Fonseca - 5 filhos: Maria, Isabel, Ignez, Manoel e Catarina.

(...) me deve meu compadre Jose Preto 12 patacas; mais Francisca Fernandes; Jose Ferreira de Abreu (...)

Me deve meu compadre Miguel Fragoso de Mattos (...); me deve meu tio Antonio Pedroso Pinto;

Testamenteiros Cap. Jose Preto de Mattos e Manoel de Andrade Caldas.

(...)

Roguei que por mim assinasse Domingos Velho Cabral.

Cumpra-se Vila Santo Antonio de Guaratingueta 31-08-1721

Data do treslado 17-10-1721

 

Inventario aos 17-10-1721

Vila de Santo Antonio de Guaratingueta em casas do Cap. Eugenio Preto de Mattos

Inventariante a cabeça de casal Leonor da Fonseca Pinto, mulher do dito defunto.

Ficaram cinco filhos de legitimo matrimonio do dito seu marido: Maria de 12 anos = Izabel de 9 = Ignez de 7 = Manoel de 6 = Catarina de um.

Fora casado primeiro com outra mulher e deixara dois filhos: Barbara Correa de Sa cc Domingos Rodrigues de Oliveira = e Amaro Correa de Sa, de 20 anos.

Havia felecido a mes e meio

 

Curadoria a Salvador Pires Pedroso.

Certifico (...) nesta igreja de Mogi batizei Amaro, filho de Manoel Adorno de Sampaio e Maria de Sa, padr. Miguel de Sampaio e Ana Pimenta de Abreu Hoje 06-05-1701 Frei Baltazar da Assunção.

 

I- Bárbara Correa de Sá, casada com Domingos Rodrigues de Oliveira. Pais de, pelo menos:

I-1 Juliana de Oliveira natural de Guaratinguetá onde aos 28-07-1737 casou com Luiz dos Santos, natural de Santarem Arc. Lisboa, filho de Manoel Gomes e Andreza Maria.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 28-07-1737 Luiz dos Santos ----------, f.l. Manoel Gomes e Andreza Maria, n. da vila de Santarem Arc Lisboa e batizado na freguesia do Salvador = cc Juliana de Oliveira, f.l. Domingos Rodrigues de Oliveira e Barbara Maria, n e moradora desta,

I-2 Rita de Oliveira, natural de Guaratinguetá onde aos 05-02-1742 casou com Pedro Gonçalves da Costa, natural de S. Pedro da Ilha Terceira e filho dos falecidos Amaro Gonçalves e Maria de São Pedro.

Casamentos de Guaratingueta-SP aos 05-02-1742 Pedro Gonçalves da Costa, n. da Ilha Terceira e bat. na freg. de S. Pedro, filho de Amaro Gonçalves e Maria de S. Pedro, já defuntos = cc  Rita de Oliveira, n. vila de Sto Antonio de Guaratingueta, filha leg. de Domingos Rodrigues de Oliveira e Bárbara Maria.

I-3 Maria Correa da Conceição casou duas vezes. Primeira vez com Francisco Alvares Viana, natural de Portugal. Segunda vez aos 03-10-1748 casou com Antonio Torquato Fernandes, natural de S. Romão de Rendufe Arc. Braga, filho de Fulano de Oliveira e M. Fernandes.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas  [danificado] 03-10-1748 Antonio Torquato Fernandes de Olivr.a, n. freg. S. Romão de Rendufe termo de Guimarães, Arc. Braga,f.l. [danificado]---- ----------- de Oliveira e s.m Ma------ Fernandes  = cc Maria Correa da Conceição, viúva que ficou de ----cisco -lves- Vianna desta freguesia de Guaratingueta

Maria e Francisco tiveram, q.d.:

I-3-1 Luiza Alvares Viana aos 26-04-1763 casou com Francisco José Ferreira, do Bispado de Coimbra, filho de Bernardo Ferreira e Marinha da Silva

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio matr. - aos 26-04-1763 - Francisco José Ferreira, freg. Santo --- da vila  [-------] Bispado de Coimbra, f.l. de Bernardo Ferreira e Marinha da Silva, = cc Luiza Alvares Viana, desta, filha de Francisco Alvares Viana, fal. e Maria Correa

I-3-2 Luzia Alvares Viana, citada tambem como Luiza. Aos 07-06-17763 casou com João da Silva Paes, filho dos falecidos Antonio da Motta Paes e Helena Antunes, neto paterno de Salvador da Motta e de Maria do Rego, neto materno Francisco Cubas Preto e Maria Rodrigues do Prado SL. 3, 76, 4-2.

Guaratingueta,SP- Igreja Sto Antonio matr. - aos 07-06-1763 Test.: Dr. Gaspar de Souza e Domingos Rodrigues Sanches. João da Silva Paes, f.l. Antonio da Motta Paes e Helena Antunes, já defuntos, np de Salvador da Motta n. S. Sebastião e de Maria do Rego n. de S. Paulo = cc Luzia Alvres Vianna, desta, f.l. Francisco Alvres Vianna n. Portugal e Maria Correa da Conceição n. desta, nmaterna Domingos Rodrigues e de Barbara Maria esta de Mogi.

Encontramos vários filhos do casal, citados no testamento da filha Ana Marcelina:

I-3-2-1 Mariana, proprietária de terras em Baependí, em conjunto com as irmãs.

I-3-2-2 Francisca Silvéria de Jesus, casada com o Guarda Mor Antonio José das Neves, já falecido em 1828. Francisca ditou seu testamento em Baependi em 03-06-1828. Faleceu em 14-07-1831, sem geração.

Baependi, MG- Óbitos,. aos 14-07-1831 fal. D. Francisca Silveria de Jesus, c/testamento. Sepultada dentro desta matriz.

Testamento (trechos)

Eu D. Francisca Silveria de Jesus, f.l. João da Silva Paes e Luiza(sic) Alvares Viana, já falecidos, n/b e moradora na freg. desta vila de S. Maria de Baependi.

Testamenteiros: 1º Antonio Belfort de Arantes, morador na freg. de Aiuruoca; 2º Antonio Jose Pacheco, 3º o Padre Julião Carlos Rangel da Silva.

Fui cc. Guarda Mor Antonio Jose das Neves, não tive filhos desse matrimonio nem os tive antes.

Instituo por herdeira do remanescente dos meus bens, depois de satisfeitos meus legados e dividas, a Ana, exposta em casa de Affonso Gomes Nogueira e lhe nomeio tutor, caso não esteja casada e se ache de menoridade, ao meu 1º testamenteiro Antonio Belfort de Arantes. Vila Sta. Maria de Baependi 03-06-1828

I-3-2-3 Maria

I-3-2-4 Manoel Antonio Paes

I-3-2-5 João Thomas

I-3-2-6 Ana Marcelina de Jesus, natural de Guaratinguetá. Redigiu seu testamento no Sitio da Ressaca em 31-12-1818 e faleceu aos 02-06-1839, solteira com testamento. Declarou a filha natural:

          I-3-2-6-1 Rosaura Angélica de Araújo, “exposta e creada em casa do Guarda Mor Manoel Jose Claque de Araújo”.

B7: Baependi - Óbitos, aos 02-06-1839 faleceu na Ressaca desta freg. de Baependi, Anna Marcelina de Jesus, solteira, 59 anos. FOTO

46 e ss Registro de Testamento de Anna Marcelina de Jesus, falecida aos 28-05-1839:

(trechos)

Eu Anna Marcelina de Jesus, f.l. João da Silva Paes e Luzia Alves Vianna, já falecidos, nat. da vila de Santo Antonio de Guaratingueta Bispado de S.Paulo, ora existente na freguesia da vila de Santa Maria de Baependi da Comarca de SJDRei Bispado de Mariana.

Sou solteira e neste estado sempre vivi.

Testamenteiros: 1º Francisco Xavier Martins; 2º Guarda Mor Manoel Jose Claque de Araujo em 3º Antonio Jose Pacheco Pena.

Pedidos e missas, legados pios e legados (entre outros):

- a Anna Claudina, exposta em casa de meu pai defunto, para comprar um par de brincos.

Bens - (...) uma parte de terras na viila de Baependi, em sociedade com minhas irmãs Mariana = Francisca e Maria.

-- declaro que sabem tinham, como já disse, falecido meus pais ha tempos, até agora se não fez inventário e partilhas e nem recebi cousa alguma de ambas as legitimas.

Declara devedores, e.o.:

- meu irmão Manoel Antonio Paes, por crédito;

- meu irmão João Thomas, de emprestimo

Tenho um caixilio de outro e 3 varas de cordão com outro de 40 oitavas, pouco mais ou menos; 4 pares de botoens de ouro; 2 pares do dito de pedras, todos encapados em ouro; um par de brincos de diamantes com aljofares (...).

Declaro que em estado de solteira que sempre tive, por fragilidade tive uma filha que se chama Rosaura Angelica de Araujo, exposta e creada em casa do Guarda Mor Manoel Jose Claque de Araujo, e hoje existe em minha companhia e por isso é minha legitima e universal herdeira de todos os bens que remanescerem, satisfeitas as minhas disposições. (...) seja seu tutor o Guarda Mor Claque por ser o mais idoso e habil para tal exercicio até tomar estado (...).

Escrito a rogo por Francisco de Paula Vasconcellos e por mim somente assinado. Sitio da Ressaca 31-12-1818. Ana Marcelina de Jesus

Aprovação.

Registro: Baependi 03-08-1839

 

I-3-3 Maria Alvares Viana, filha de Maria Corea da Conceição e seu primeiro marido Francisco Alvares Viana, Aos 25-11-1762 casou com João Ferreira Batista, filho de Francisco Ferreira da Rocha e Fulana Soares.

Guaratingueta,SP- Igreja Sto Antonio matr. - aos 25-11-1763 Test.: Jose Mora(aa Morat)  e Domingos Rodrigues. João Ferreira Baptista, f.l. Francisco Ferreira da Rocha e de [---]dosia Soares, n. freg. de Nazaré, bisp. de Mariana = cc Maria Alvres Viana, f.l. do defunto Francisco Alvares Viana e Maria da Conceição, n/b nesta.

 

Maria Correa da Conceição e seu segundo marido Antonio Torquato Fernandes de Oliveira tiveram, pelço menos:

I-3-4 Maria Torquata da Conceição

SL. 3, 56, 5-2 José Vieira da Silva casado em 1797 na vila supra com Maria Torquata da Conceição f.ª de Antonio Torquato Fernandes, natural de Portugal, e de Maria Correa da Conceição, por esta, neta de Domingos Rodrigues de Oliveira, natural de Santos, e de Barbara Maria de Alvarenga.

I-3-5 Francisca Maria de Jesus casou com José de Sá, natural da freguesia de Santiago Dantas Arc. Braga falecido em 14-08-1772. Pais da filha única:

Guaratingueta, SP - aos 14-08-1772 fal. da vida presente Jose de Sá, natural da freguesia Santiago Dantas Arc. Braga, casado com Francisca Maria de Jesus. Faleceu com testamento. Deixou filha única que se acha parida.

I-3-5-1 Ana, batizada em 16-08-1772.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio bat. - aos 16-08-1772 nesta matriz bat a Ana, f.l. Jose de Sá, já defunto e Francisca Maria de Jesus. Padrinhos: eu que a batizei e Maria --- de Sá, solteira filha de Maria da Conceição, todos desta freguesia.

SL. 8, 213, 6-1 Ajudante Máximo dos Santos Sousa, casou em 1789 em Guaratinguetá com Ana Angélica, f.a de José de Sá, natural de Portugal, e de Francisca Maria de Jesus.

 

II- Amaro Correa de Sá, batizado em 06-05-1701. Aos 22-11-1733 casou com Ana Fernandes do Prado, filha de Eusébio Fernandes e Ignez Camacha.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 22-11-1733 Amaro Correa de Saa, f.l. Manoel Adorno de Sam Paio e Maria de Saa, falecidos = cc Ana Fernandes do Prado, f.l. Euzebio Fernandes [danificado] e Ignez Camaxa, todos desta freguesia Test.: Aleixo Leme da Silva e Angelo do Prado Xavier

Amaro casou segunda vez com Maria Nunes de Siqueira, natural também de Mogi das Cruzes, filha de de João de Almeida Anhaya e outra Maria Nunes de Siqueira. Pais de, pelo menos:

II-1 Manoel, batizado em Mogi Mirim-SP em 23-09-1759. Segundo SL. 8, 287, 6-3 Manoel Adorno de Sampaio casou em Mogi Mirim em 1786 com Catarina Maria, filha de Manoel de Siqueira Pinto e Isidora Nunes de Siqueira.

(FGerin) 23/09/1759 (São José de Mogi Mirim) Manoel, fl. de Amaro Correia de Sá, natural de Mogi das Cruzes, e de sua segunda mulher Maria Nunes de Siqueira, natural também de Mogi das Cruzes; np. de Manoel Adorno de Sampaio e Maria de Sá; nm. de João de Almeida Anhaya e outra Maria Nunes de Siqueira, cujas naturalidades ignoram. pp. Antonio de Siqueira Nunes e Mariana Paes de Siqueira.

 

 

Leonor da Fonseca Pinto e Manoel Adorno de Sampaio tiveram seis filhos, um já falecido no testamento paterno:

7-2-1 Diogo, batizado em 07-10-1705. Não é citado no testamento paterno

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-10-1705 Diogo, f. Mel Adorno de Sampaio e Leonor da Fonseca, padr.: Antonio Pimenta de Abreu e Maria de Candia

7-2-2 Maria, batizada em Mogi das Cruzes em 02-05-1708. Com 12 anos em 1721.

(FGerin) Mogi das Cruzes-SP- Maria. Batizada aos 02/05/1708 em Mogi das Cruzes, filha de Manoel Adorno de Sampaio e Leonor da Fonseca. Padrinhos: João Correia de Alvarenga e Dona Maria de Vasconcelos Barriga.

7-2-3 Izabel, com 9 anos em 1721.

 

7-2-4 Ignez da Fonseca, natural de Jacarei-SP, com 7 anos em 1721. Em S. João del Rei aos 19-11-1736 casou com Amaro Alves Madeira. Tronco da família “Amaro Alves Madeira” com descendência na Comarca do Rio das Mortes da qual foram povoadores.

 

7-2-5 Manoel, com 6 anos em 1721.

7-2-6 Catarina Maria da Fonseca, batizada em 08-05-1720 em Guaratinguetá-SP, Tambem em S. João del Rei, aos 07-05-1766 casou com Pedro da Silva de Andrade, natural de S. Salvador Arc. de Braga, filho natural de Francisco Esteves e Maria Alves.

(Fabricio Gerin) Arquidiocede de Aparecida - Santo Antonio de Guaratingueta-SP Batizados aos 08/05/1720  - Catarina, f. de Manoel Adorno de Sampaio e Leonor da Fonseca. Padrinhos: Capitão Miguel Fragoso de Mattos e Francisca Cabral.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 07-05-1766 Pedro da Silva Andrade, n/b em S. Salvador de Vitorino dos Domas Arc. Braga, f. natural de Francisco Esteves e Maria Alves, falecidos = cc Catarina Maria da Fonseca, n/b em Sto Antonio da vila de Guaratingueta-SP, f.l. Manoel Adorno Sampaio e Leonor da Fonseca, test.: Caetano Jose Soares e Sebastião Ferreira Leitão.

 

7-3 Catarina Portes del Rei, batizada em 1688, casou com João Fernandes Preto.

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos onze de [---] 1688 Catarina, f. João Portes e Izabel da Fonseca, padr.: Sebastião da Fonseca Pinto e ------

7-4 Jorge Portes del Rei, batizado em 1690. Jorge Portes del Rei como citado no inventario materno.

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos oito de ----- de 1690  Jorge f de João Portes del Rei e Izabel da Fonseca, padr.: Simão da Cunha e Joana Jorge.

7-5 Ana Portes, batizada em 20-10-1691.

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-10-1691 Ana, f. João Portes del Rei e Izabel da Fonseca, padr.: Sebastião da Fonseca, o moço e Vitoria Annes

 

Izabel e Antonio Sutil tiveram dois filhos:

7-6 Timoteo de Pontes (da Fonseca), batizado em fevereiro de 1698. Citado na GP (e também em vários documentos eclesiásticos), como Salvador de Pontes Pinto, ou simplesmente Salvador de Pontes. (SL. 8, 115, 5-3 e SL. 8, 537, 4-1).

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, em fevereiro 1698 Timoteo, f. Antonio de Pontes e Izabel da F--se-a, padr.: Manoel Dias Delgado

 

          Casou primeiro com com Maria de Lima, falecida em 12-01-1746, filha de Domingos Vaz de Lima e Luzia Pedroso da Cunha - família “Gaspar Vaz Guedes” Cap. 1º.

          Em 03-05-1746 casou segunda vez com Izabel da Silva, viúva de Felipe Afonso Pereira e filha de José Pedroso da Silva e Leonor de Lara, familia “Miguel de Carvalho”.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 03-05-1746 Salvador de Pontes, viuvo de Maria de Lima = cc Izabel da Silva, viuva de Felipe Afonso Pereira, todos nts e moradores desta.

 

(RMJ) ACMSP 1746 4-35-210

Salvador de Pontes e Izabel da Silva

21-04-1746

Ele viúvo de Maria de Lima ela viúva de Felipe Afonso, todos moradores da Vila de Santa Anna das Cruzes de Mogy, sem impedimento algum.

Livro de defuntos da Freguesia de Mogy

Fl 35 – Aos 12-01-1746 faleceo da vida presente Maria de Lima mulher que foi de Salvador de Pontes. Sepultada na Matriz, sem testamento por não ter de que.

Fl 50 – Aos 10-02-1730 se deu sepultura a F() Affonso marido que foi de Izabel da Sylva nesta Igreja de Santa Anna

Ele foi batizado na Capela das religiosas do Carmo e não se acha assento algum.

Salvador e Maria de Lima tiveram os filhos, q.d.:

7-6-1 Ana de Pontes aos 25-02-1740 casou com Salvador Gonçalves, filho de Felix de Siqueira e Antonia de tal.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 25-02-1740 Salvador Gonçalves, f.l. Felix de Siqueira e Antonia -------- = cc Ana de Pontes, f.l. Salvador de Pontes e Maria de Lima. Todos nts e moradores nesta.

7-6-2 Maria, batizada em maio de 1728.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos vinte e ---- de Maio de 1728 Maria, f.l. Salvador de Pontes e Maria de Lima, padr.: Manoel Francisco de Brito e Teresa de Jesus.

7-6-3 Ângelo, em 19-07-1730

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 19-07-1730 Angelo, f.l. Salvador de Pontes e Maria de Lima, padr.: Fustino Xavier do Prado e Maria Vaz de Lima.

7-6-4 Manoel José de Pontes, em Itu-SP aos 16-07-1765 casou com Escolastica Ribeira, filha de José de Macedo e Maria José, neta paterna de Pedro de Macedo Souto Maior natural de Guimarães e Maria Ribeira, neta materna de André Felipe Mexia e Ana Ribeira, família “Souto Maior”.

Itu, SP Igreja N Sra da Candelaria - Aos 16-07-1765 nesta matriz e testemunhas Francisco Ribeiro de Siqueira, casado e fregues de Araritaguaba e Cristovão Correa da Costa, casado e desta vila de Itu. Manoel Jose de Pontes n/b na vila de Mogi das Cruzes, f.l. Salvador de Pontes e Maria de Lima nts da mesma vila = cc Escolastica Ribeira n/b na vila de Parnaiba f.l. Jose de Macedo e Maria Jose nts de Parnaiba. O contraente fregues de Araritaguaba e a contraente desta vila. Ele neto paterno de Antonio de Pontes e Izabel da Fonseca nts de Mogi das Cruzes, e pela materna de Domingos Vaz de Lima n. de S. Vicente e Luzia Pedrosa de Mogi das Cruzes. Ela pela parte paterna de Pedro de Macedo Souto Maior n. de Guimarães e Maria Ribeira da Parnaiba e pela materna de Andre Felipe Mescha(?) e Ana Ribeira da mesma vila de Parnaiba

 

7-7 João de Pontes Pinto em 1729 estava casado. Foi casado com Maria da Silva de Aguiar, filha de Pascoal Rodrigues de Aguiar das partes de Lisboa e Ana Vaz dos Reis.

          Maria, viúva, faleceu em Mogi das Cruzes aos 12-11-1783 com testamento:

Mogi das Cruzes, SP obitos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 12-11-1783 nesta vila fal. Maria da Silva de Aguiar, viuva de João de Pontes Pinto, de idade 60 anos pouco mais ou menos. Fez testamento. 1º testamenteiro seu filho Francisco de Pontes.

          Geração de oito filhos descritos em SL. 8, 113, 5-2,entre eles:

7-7-2 Francisco de Pontes Pinto, batizado em Mogi das Cruzes aos 25-08-1734. 1º testamenteiro materno.

         Aos 08-10-1770 casou com Escolástica Maria de Jesus, filha de Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora de Jesus, neta paterna de Manoel Dias Delgado e Izabel da Costa, neta materna de Diogo Vaz Pinto e Ana Rodrigues Barbosa, família “Antonio Alvares Couceiro”,

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 08-10-1770 Francisco de Pontes Pinto, f.l. João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar, np Antonio de Pontes Sutil e Izabel da Fonseca Pinto, nm Pascoal Rodrigues de Aguiar e Ana Vaz dos Reis  = cc Escolastica Maria de Jesus, f.l. Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora de Jesus, np Manoel Dias Delgado e Izabel da Costa, nm Diogo Vaz Pinto e Ana Rodrigues Barbosa. Todos nts desta.

 

RMJ Dispensas Matrimoniais - ACMSP ano 1770 885

Francisco de Pontes e Escolastica Maria de Jesus

24-09-1770 - Autos de Casamento

Ele filho de João de Pontes Pinto e Maria da Silva

Ela filha de Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora ambos defuntos

Ambos naturaes de Santana de Mogy.

Batismos Mogy das Cruzes -

25-08-1734 - Francisco - filho de João de Pontes e Maria Sª de (Sqrª?)

03-02-1736? - Escolastica filha de Bruno Dias e Maria de Jesus, que também se chama Salvadora

Francisco e Escolástica tiveram, pelo menos:

7-7-2-1 Salvador Pinto Barbosa aos 18-10-1791 casou com Feliciana Leite de Souza, filha do Alf. Francisco Leite de Siqueira e Ana Maria de Souza, neta paterna de João Leite de Siqueira e Agostinha Machada, neta materna de José de Souza Pinto e Ana Cardosa

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 18-10-1791 Salvador Pinto Barbosa, f.l. Francisco de Pontes Pinto e Escolastica Maria de Jesus, np João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar, nm Bruno Dias e Maria Salvadora  = cc Feliciana Leite de Souza, f.l. Alf. Francisco Leite de Siqueira e Ana Maria de Souza, np João Leite de Siqueira e Agostinha Machada, nm Jose de Souza Pinto e Ana Cardosa. Ambos bts e fregueses desta vila. Os contaentes ficam habitando no bairro do Salto Grande.

7-7-3 Izabel da Fonseca Pinto, batizada em 03-02-1737. Em 1757 tirou provisão para se casar com Miguel Correa Aranha, batizado em Mogi das Cruzes em 1724, filho de Manoel Siqueira Aranha e Domingas Correa Pinta - família “Siqueira Aranha”, neste site.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1757

Miguel Correa Aranha e Izabel da Fonseca Pinta 05-fevereiro-1757

Miguel Correa Aranha, f.l. de Manoel de Siqueira Aranha e de s/m Domingas Correa Pinta. Izabel da Fonseca Pinta, f. de João de Pontes Pinto e de s/m Maria da Silva Aguiar, todos naturais e moradores na freguesia de Santa Ana das Cruzes de Mogi.

- aos vinte [danificado] março de mil setecentos e vinte e quatro bat Miguel, f. de Manoel de Siqueira Aranha e de s/m Domingas Correa, foram padrinhos Jose Leite de [-----] e Micaela Correa de Lemos.

- aos 03-fevereiro-1737 bat a Izabel, f; de João de Pontes e de s/m Maria da Silva, padrinhos Salvador da Cunha Gago e Catarina Pinta, casados, todos desta freguesia

7-7-4 Ana Moreira Pinta aos 14-11-1753 casou com Roque Fernandes de Assunção, batizado em 23-08-1729, filho de Geraldo Fernandes Nogueira e sua segunda mulher Domingas de Lima, família “Miguel Fernandes Nogueira”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 14-11-1753 Roque Fernandes de Assunção, f.l. Geraldo Fernandes e Domingas de Lima = cc Ana Moreira Pinta, f. João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar.

 

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 23-08-1729 Roque, f.l. Geraldo Fernandes e Domingas de Lima, padr.: Tome ----- e Brizida Sobrinha mulher do Cap. Tome Alvares.

Geração de cinco filhos descrita em SL. 3º, 177, 5-4. Colhemos informações de alguns deles e mais outros:

7-7-4-1 Rita Maria de Jesus aos 05-10-1774 casou com Manoel Leite de Siqueira, filho de Pantaleão Ribeiro de Pontes e fulana Leite de Siqueira.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 05-10-1774 Manoel Leite de Siqueira, f.l. Pantaleão Ribeiro de Pontes e [-------] Leite de Siqueira,  np Antonio Ribeiro de Ponts e Maria de Oliveira, nm Antonio Leite ???? e Ana de Aguiar = cc Rita Maria de Jesus, f.l. Roque Fernandes de Assunção e Ana Moreira Pinta, np Geraldo Fernandes Nogueira e Domingas de Lima da Silva, nm João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar

7-7-4-2 Angela Maria da Silva aos 21-10-1783 casou com Inácio José Rodrigues, filho de José Rodrigues de Pontes e Joana Bicuda, família “Nunes de Pontes”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 21-10-1783 Inacio Jose Rodrigues, f.l. Jose Rodrigues de Pontes e Joana Bicuda, np Salvador Rodrigues de cuja mulher se não sabe o nome nts de Nazare, nm Miguel Freire e Catarina Bicuda da mesma freguesia = cc Angela Maria da Silva, f.l. Roque Fernandes e Ana Moreira Pinta, np Geraldo Fernandes Nogueira e Domingas de Lima da Silva, nm João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar nts desta.

7-7-4-3 Rosa Maria de Jesus aos 06-05-1788 casou com Angelo Rodrigues Machado, filho de Tome Rodrigues da Cunha e Escolastica Rodrigues Machada, neto paterno Tome Rodrigues Carassa e Catarina da Cunha Lopes, neto materno de Manoel Rodrigues de Oliveira e Izabel Rodrigues Machada

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 06-05-1788 Angelo Rodrigues Machado, f.l. Tome Rodrigues da Cunha e Escolastica Rodrigues Machada, np Tome Rodrigues Carassa e Catarina da Cunha Lopes, nm Manoel Rodrigues de Oliveira e Izabel Rodrigues Machada= cc Rosa Maria de Jesus, batizada nesta vila, f.l. Roque Fernandes da Assunção e Ana Moreira Pinto, np Geraldo Fernandes Nogueira e Maria de Lima, nm João de Pontes Pinto e Maria da Silva, desta freguesia.

7-7-4-4 Gertrudes Fernandes aos 30-06-1795 casou com José Mariano da Silva, filho de Lazaro de Miranda Silva e de Escolastica Maria.

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 30-06-1795 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregues, cas José Mariano da Silva, f. de Lazaro de Miranda Silva e s/m Escolastica Maria = cc- Gertrudes Fernandes, f.l. de Roque Fernandes de Assumção e Anna Maria Moreira. Testemunhas: Domingos José de Souza e Antonio Munhos Paes, casados.

7-7-4-5 Joaquim Leme de Oliveira, batizado em 03-01-1773. Aos 19-11-1797, com provisão, casou com Ana Cardoso, batizada em 27-02-1773, filha do guarda-mor José Cardoso de Araujo e de Maria Leme da Silva.

ACMSP Dispensas Matrimoniais - Joaquim Lemes e Anna Cardosa

Autos aos 02-novembro-1797

Ele f.l. de Roque Fernandes e de Ana Moreira. Ela f.l. de Jose Pires de Araujo e de Maria Leme da Silva, todos naturais e fregueses e batizados nesta matriz de Mogi.

- aos 03-janeiro-1773 nesta matriz bat a Joaquim, f. de Roque Fernandes e ade s/m Ana Moreira, foram padrinhos Manoel da Cunha casado com Ana de Mello, e Ana Maria mulher de Antonio da Cunha, todos fregueses desta matriz.

- aos 27-fevereiro-1773 nesta matriz bat a Ana, f. de Jose Pires de Araujo e s/m Maria Leme da Silva, foram padrinhos o Cap. Antonio de Souza Brito marido de Leduina Antonia da Luz, e Gertrudes, solteira filha de Antonio Coelho Barradas marido de Maria de Godoy Cardosa, todos moradores nesta freguesia. Mogi das Cruzes 30-outubro-1797

 

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 19-11-1797 cas Joaquim Leme de Oliveira, f.l. de Roque Fernandes da Assumpção e Anna Moreira = cc. Anna Cardoza, f.l. do Guarda-mor José Cardoso de Araujo e Maria Leme da Silva, todos desta. Testemunhas: Joaquim Leite de Barros, casado, e Fabianno José da Trindade, casado.

7-7-4-6 Maria do Carmo aos 07-01-1777 casou com Antonio de Miranda, filho de Inacio de Miranda e Izabel Fernandes, neto paterno Jorge Velho e Leonor de Miranda, neto materno José Fernandes e Maria Ribeira - família Matias de Oliveira.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-01-1777 Antonio de Miranda, n. da freg. da Conceição, f.l. Inacio de Miranda e Izabel Fernandes, np Jorge Velho e Leonor de Miranda, nm Jose Fernandes e Maria Ribeira= cc Maria do Carmo, n. desta, f.l. Roque Fernandes de Assunção e Ana Moreira, np Geraldo Fernandes Nogueira e Domingas de Lima, nm João de Pontes Pinto e Maria da Silva.

7-7-4-7 Ana Maria de Jesus aos 08-06-1779 casou com Manoel Rodrigues de Moraes, filho de pais incognitos.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 08-06-1779 Manoel Rodrigues de Moraes, n. desta, f. pais incognitos e os avos são ocultos = cc Ana Maria de Jesus, n. desta, f.l. Roque Fernandes e Ana Moreira, np Geraldo Fernandes e Domingas de Lima nm João de Pontes Pinto e Maria

7-7-4-8 Floriana Maria de Jesus aos 25-08-1789 casou com Fabiano Jose de Miranda, natural de Taubaté, filho de pais incognitos.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-08-1789 Fabiano Jose de Miranda, n. Taubate, filho e neto de pais incognitos = cc Floriana Maria de Jesus, n. desta, f.l. Roque da Assunção e Ana Moreira Pinta, np Geraldo Fernandes Nogueira e Domingas de Lima da Silva, nm Domngos Dias Leme e Maria de Lima.

7-7-5 Maria da Cruz Pinta, batizada em 11-05-1741. Aos 27-04-1762 casou com o viúvo Pedro da Cunha de Macedo, filho de João da Cunha de Macedo e Teresa Pires de Avila, neto paterno Francisco Martins de Macedo e Nataria da Cunha, neto materno de Manoel de Avila e Ana Ribeira. Pedro foi casado primeira vez com Lucrecia Leite de Siqueira com geração na família Lamin, neste site.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1756

Autos de Casamento de Pedro da Cunha de Macedo, viuvo, e Maria da Cruz Pinta 17-abril-1762.

Ele viúvo de Lucrecia Leite de Siqueira e filho leg. de João da Cunha de Macedo e de Teresa Pires de Avila, ja defuntos. Ela f.l. de João de Pontes Pinto e de s/m Maria da Silva de aguiar, nts e moradores na freguesia de Mogi das Cruzes.

= aos 11-maio-1741 bat a Maria, f. de João de Pontes Pinto e de s/m Maria da Silva de Aguiar, padrinhos Manoel de Mello e Maria de Godoy moradores desta freguesia.

= óbito de Lucrecia Leite que faleceu aos 23-dezembro de 1761 com todos os sacramentos, sendo mulher de Pedro da Cunha de Macedo, a qual foi sepultada na capela de S. Bento que esta no termo desta vila de Mogi.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 27-04-1762 nesta matriz, Pedro da Cunha de Macedo, viuvo de Lucrecia Leite de Siqueira, f.l. João da Cunha de Macedo e Teresa Pires de Avila, np Francisco Martins de Macedo e Nataria da Cunha, nm Manoel de Avila e Ana Ribeira = cc Maria da Cruz Pinta, f.l. João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar, np Antonio de Pontes Sutil e Izabel da Fonseca Pinta, nm Pascoal Rodrigues de Aguiar n. de Portugal.

Entre os filhos de Pedro e Maria da Cruz (rol em SL. 9, 51, 1-4)

7-7-5-4 Francisco Mariano da Cunha aos 06-06-1789 casou com Catarina Maria de Jesus, filha de Lazaro de Miranda Silva e Escolastica Maria de Jesus, neta paterna de João de Miranda Silva e Ana Maria de Siqueira, neta materna de Francisco Gomes Ferreira e Maria Rodrigues

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 06-06-1789 Francisco Mariano da Cunha, f.l. Pedro da Cunha de Macedo e Maria da Cruz Pinta, np João da Cunha de Macedo e Teresa Pires de Avila, nm João de Pontes Pinto e Maria da Silva Pinto = cc Catarina Maria de Jesus, fregueses desta vila, f.l. Lazaro de Miranda Silva e Escolastica Maria de Jesus, np João de Miranda Silva e Ana Maria de Siqueira, nm Francisco Gomes Ferreira e Maria Rodrigues.

7-7-5-5 João da Cunha Pontes aos 24-08-1788 casou com Escolástica Maria de Oliveira, filha de Antonio da Cruz de Oliveira e Ana de Jesus, neta paterna de João da Cruz de Oliveira e Maria da Rocha, família “Miguel Fernandes Nogueira”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 24-08-1788 João da Cunha Pontes, f.l. Pedro da Cunha de Macedo e Maria da Cruz Pinto, np João da Cunha de Macedo e Teresa Pires de Avila, nm João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar = cc Escolastica Maria de Oliveira, f.l. Antonio da Cruz de Oliveira e Ana de Jesus, np João da Cruz de Oliveira e Maria da Roxa, nm avos incognitos.

 

RMJ) ACMSP ano 1786 6-4-1682

João da Cunha Pontes e Escolastica Maria de Oliveira

Ele da Vila de Mogi das Cruzes, filho de Pedro da Cunha --- e sua mulher Mª da Cruz Pinta

Ela filha de Antonio da Cruz de Oliveira e Anna de Jesus, todos naturais e moradores da Vila de Mogi das Cruzes.

Nota: Os batismos estão muito apagados, ilegíveis.

7-7-5-6 Maria Gertrudes da Conceição aos 02-12-1797 em Mogi das Cruzes casou com Joaquim de Fontes Barbosa, filho de Antonio de Fontes Barbosa e Maria Rodrigues Barbosa, família “Antonio Alvares Couceiro”.

7-7-5-7 Bento da Cunha de Macedo aos 20-05-1783 casou com Felizarda Maria de Oliveira, filha Francisco Leme e Ana Pedrosa de Oliveira, neta paterna de Geraldo Fernandes Nogueira e Domingas de Lima do Prado, neta materna de Jose Fernandes de Oliveira e Ana Pedrosa de Sampaio, família “Miguel Fernandes Nogueira”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-05-1783 Bento da Cunha de Macedo, f.l. Pedro da Cunha de Macedo e Maria da Cruz Pinta, np João da Cunha de Macedo n. da cidade de S. Paulo e Teresa Pires de Avila n. desta vila, nm João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar ambos nts desta vila = cc Felizarda Maria de Oliveira, f.l. Francisco Leme e Ana Pedrosa de Oliveira nts desta vila, np Geraldo Fernandes Nogueira e Domingas de Lima do Prado desta freguesia, nm Jose Fernandes de Oliveira e Ana Pedrosa de Sampaio nts desta vila.

7-7-6 Maria Madalena de Pontes aos 22-06-1762 casou com Gonçalo Dias de Siqueira, viúvo de Izabel de Lima do Prado e filho de Miguel Dias de Siqueira e Benta de Candia, família “Manoel de Siqueira Caldeira”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 22-06-1762 Gonçalo Dias de Siqueira, viuvo de Izabel de Lima do Prado, f.l. Miguel Dias de Siqueira e Benta de Candia = cc Maria Madalena de Pontes, f.l. João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar, np Antonio de Pontes Sutil e Izabel da Fonseca Pinta, falecidos e todos nts desta vila de Mogi, nm Pascoal Rodrigues de Aguiar das partes de Lisboa e Ana Vaz dos Reis n. desta vila e já defunta.

         Segunda vez aos 06-01-1782, Maria Madalena casou com José Fernandes Machado, filho de Lourenço Fernandes e Margarida Machada, neto paterno de João Fernandes e Maria Ribeiro, neto materno de Jose Machado de Lima e Maria Fernandes Nogueira, família “Miguel Fernandes Nogueira”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 06-01-1782 Jose Fernandes Machado, f.l. Lourenço Fernandes e Margarida Machada, np João Fernandes e Maria Ribeiro, nm Jose Machado e Maria Fernandes = Maria Madalena, f.l. João de Pontes Pinto e Maria da Silva, np Antonio de Pontes e Izabel de Siqueira, nm Pascoal Rodrigues e Ana dos Reis. E não lhes dei as bençãos por ser viuva a contraente.

Maria Madalena e Gonçalo tiveram os filhos:

7-7-6-1 Francisco Dias de Siqueira aos 26-12-1788 casou com Ana Maria Jacinta, filha de João Pedroso Barbosa e Benta Cardosa, neta paterna de Antonio de Fontes e Maria Alves, neta materna de Antonio de Pontes Cardoso e Maria de Pontes Sotil.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-10-1788 Francisco Dias de Siqueira, f.l. Gonçalo Dias de Siqueira e Maria Madalena, np Miguel Dias de Siqueira e Benta de Candia, nm João de Pontes e Maria da Silva = cc Ana Maria Jacinta, f.l. João Pedroso Barbosa e Benta Cardosa, np Antonio de Fontes e Maria Alves, nm Antonio de Pontes Cardoso e Maria de Pontes Sotil.

7-7-6-2 Gertrudes Maria de Siqueira aos 11-08-1785 casou com Domingos José de Souza. filho de Roque de Souza Brito natural da cidade do Porto e Ana Maria de Jesus natural de Mogi das Cruzes, neto paterno de Manoel de Souza e Francisca de Brito, naturais do Porto, neto materno de Manoel Machado de Lima e Maria das Neves

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 11-08-1785 Domingos Jose de Souza, n. desta f.l. Roque de Souza Brito n. cidade do Porto e Ana Maria de Jesus n. desta, np Manoel de Souza e Francisca de Brito nts da cidade do Porto, nm Manoel Machado de Lima e Maria das Neves ntes desta vila = Gertrudes Maria de Siqueira, n. desta f.l. Gonçalo Dias de Siqueira e Maria Madalena de Pazes, np Miguel de Siqueira e Benta de Candia, nm João de Pontes Pinto e Maria da Silva todos ntes desta.

7-7-6-3 Maria Leite de Siqueira aos 11-09-1792 casou com Felix da Cunha Pinto, filho de Felix da Cunha Nogueira e Branca das Neves de Moraes.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 11-09-1792 Felis da Cunha Pinto, f.l. Felis da Cunha Nogueira e Branca das Neves de Moraes = cc Maria Leite de Siqueira, f.l. Gonçalo Dias de Siqueira e Maria Madalena de Pazes(?). Ambos os contraentes nts e fregueses desta.

7-7-6-4 Joaquim Dias de Siqueira aos 21-09-1794 casou com Gertrudes Maria, filha de Manoel Fernandes e Ana Leite, família “Nunes de Pontes”

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 21-09-1794 Joaquim Dias de Siqueira, f.l. Gonçalo Dias de Siqueira e Maria Madalena de Jesus = cc Gertrudes Maria, f.l. Manoel Fernandes e Ana Leite

7-7-6-5 Ana Maria Dias aos 15-09-1793 casou com João Hidalgo Leite, filho de outro e Inacia Rodrigues, família “Nunes de Pontes”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 15-09-1793 João Idalgo Leite, n. Conceição dos Guarulhos, f.l. João Idalgo Leite e Inacia Rodrigues = cc Ana Maria Dias, n. desta vila, f.l. Gonçalo Dias de Siqueira e Maria Madalena de Pases

7-7-7 Catarina Maria do Espirito Santo aos 20-06-1773 casou com Tomás Pinto do Rego, filho de Diogo Pinto do Rego e Quiteria Pinta de Moraes, neto paterno de Felix da Cunha Nogueira e Izabel Pinta do Rego, neto materno de João Correa Fragozo de Moraes e Joana da Cunha

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-06-1773 Tomas Pinto do Rego, f.l. Diogo Pinto do Rego e Quiteria Pinta de Moraes, np Feliz da Cunha Nogueira e Izabel Pinta do Rego, nm João Correa Fragozo de Moraes e Joana da Cunha nts e moradores nesta freguesia = cc Catarina Maria do Espirito Santo, n. desta, f. l. João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar, np Antonio de Pontes Sultil e Izabel da Fonseca Pinto, nm Pascoal Rodrigues de Aguiar e Ana Vaz dos Reis.

Entre seus filhos:

7-7-7-1 Maria da Cruz de Moraes aos 27-11-1792 casou com Manoel de Lima, filho de Antonio de Lima Franco e Rosa Leme de Godoy

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-11-1792 Manoel de Lima, f.l. Antonio de Lima Franco e Rosa Leme de Godoy, falecida = cc Maria da Cruz de Moraes, f.l. Tomas Pinto do Rego e Catarina Maria de Jesus. Ambos os contraentes nts e fregueses desta.

7-7-8 Custódia de Pontes aos 02-09-1771 casou com José Lourenço de Siqueira, natural de Aiuruoca-MG, filho de Lourenço e Maria Madalena de Jesus.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 02-09-1771 Jose Lourenço de Siqueira, n. da freg. Aiuruoca Bispado de Mariana, f.l. Lourenço da [-------] e Maria Madalena de Jesus, np [-------------] Rodrigues e Maria da Costa, nm não se pode averiguar = cc Custodia de Pontes, n. desta, f.l. João de P[--------]to e Maria da Silva de Aguiar, np Antonio de Pontes Sutil e Izabel da Fonseca Pinto, nm Pascoal Rodrigues de Aguiar e Ana Vaz dos Reis.

7-7-9 Antonio, batizado em Mogi das Cruzes aos 12-10-1728, filho de João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 12-10-1728 Antonio, f.l. João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar, padr.: Pascoal Rodrigues de Aguiar e Domingas Ramos mulher de João Rodrigues da Silva.

 

______________________________________________________________________

 

Ascendência de

Sebastião da Fonseca Pinto

 

 

Vinícius da Mata Oliveira

Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC)

 

 

Várias, e imprecisas, eram as informações sobre a naturalidade de Sebastião da Fonseca Pinto. Silva Leme, na Genealogia Paulistana, diz apenas que era natural da Vila da Figueira; no assento de batismo de Manoel Rodrigues da Fonseca, neto de Sebastião, é dito que era natural da cidade do Porto; no entanto, a informação mais completa e precisa veio da Revista do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Brasil, com base no texto de Pedro Taques, no seu Tomo XXXV, 1º trimestre de 1872, à página 356: “2-11 Leonor Jorge, casou com Sebastião da Fonseca Pinto de qualificada nobreza natural da villa de Figueira, junto da foz do Rio Mondego, filho de Manoel Martins e de sua mulher Maria da Fonseca.”

 

Junto à foz do Rio Mondego fica o concelho de Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, e nesse concelho a freguesia de São Julião da Figueira da Foz, onde Sebastião da Fonseca Pinto foi batizado aos 19 de janeiro de 1636, filho de Manoel Martins e Maria da Fonseca

São Julião da Figueira da Foz, Figueira da Foz, Coimbra. Aos 19-01-1636 batizei a Sebastião filho de M.el M.iz e de Mª da Fonseca, padrinho Vicente G.lz d’Asurar Viseu.

 

PAIS

 

2- Manoel Martins, filho de Francisco Martins e Isabel Luís, casou-se na freguesia de São Julião da Figueira da Foz, aos 14 de setembro de 1631 com Maria da Fonseca

São Julião da Figueira da Foz, Figueira da Foz, Coimbra. Aos 14-09-1631 recebi eu o Pe. Diogo F.rz cura desta Igr.a da Figueira da Foz a Manoel M.iz fº de Fr.co Martins e de sua mulher Isabel Luís já defunta moradores no lugar de presalves freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Verride com Mª da Fonseca fª que foi de Diogo da Fonseca defunto e de sua mulher C.na Pestana moradores no lugar da figueira da foz do Mondego freguesia de S. Julião e os recebi em presença da freguesia e Manoel da Fonseca, Afonso de Almeida, Fr.co Aires e outras m.tas pessoas dia era ut supra. O Pe. Diogo F.rz.

3- Maria da Fonseca, filha de Diogo da Fonseca e Catarina Pestana

 

Além de Sebastião, Manoel Martins e Maria da Fonseca também tiveram os filhos:

2-2 Maria, batizada aos 16 de dezembro de 1633

São Julião da Figueira da Foz, Figueira da Foz, Coimbra. Aos dezesseis de dezembro (1633) batizou o Pe. Dº F.rz Capelão em esta Igr.a de fgr.a a Maria fª de M.el M.iz e de sua m.er Mª da Fonseca, padrinhos João G.lz, o pe. João de Peras Alves, Águeda Reimonte m.er de Belchior Rabello deste mesmo lugar dia mês era ut supra. O vig.ro M.el de Fig.do.

2-3 Isabel, batizada aos 15 de dezembro de 1638

São Julião da Figueira da Foz, Figueira da Foz, Coimbra. Aos 15-12-1638 batizei eu o Pe. M.el Salvado cura de S. Julião a Isabel fª de M.el Martins e de Maria da Fonseca sua mulher, foram pp. Maria da Fonseca fª de M.el da Fonseca. D.os Velho Soares.

2-4 Manoel, batizado em 1º de fevereiro de 1641

São Julião da Figueira da Foz, Figueira da Foz, Coimbra. Ao primeiro de fevereiro de 1641 batizei eu o Pe. M.el Salvado a M.el fº de M.el Martins e de Maria da Fonseca sua m.er, foram pp. Antº Afonso de bureco e Catarina Migueis.

 

AVÓS

 

4 e 5- Francisco Martins e Isabel Luís foram moradores na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Verride, no concelho de Montemor-o-Velho. Isabel já era falecida em 14 de setembro de 1631.

 

 

6- Diogo da Fonseca casou-se na freguesia de Tavarede, concelho de Figueira da Foz, em julho de 1595 com Catarina Pestana. Já era falecido em 14 de setembro de 1631.

Tavarede, Figueira da Foz, Coimbra. E no mês de julho de 1595 recebi eu Manoel D.iz a Diogo da Fonseca com Catarina Pestana, t.as João Leitão e Manoel Diniz.

7- Catarina Pestana falecida em São Julião da Figueira da Foz, aos 04 de julho de 1654.

São Julião da Figueira da Foz, Figueira da Foz, Coimbra. Aos 04-07-1654 faleceu Catarina Pestana foi sepultada na Igr.a em uma sepultura de M.el da Fonseca.

 

Além de Maria, Diogo da Fonseca e Catarina Pestana também tiveram, q.d.:

6-2 Manoel, batizado em 24 de março de 1596

Tavarede, Figueira da Foz, Coimbra. Em os 24-03-1596 batizei eu Manoel D.iz a Manoel fº de Diogo da Fonseca e de Cª Pestana, padrinhos Antº Neto e Mª da Fonseca mulher de Jerônimo F.rz.

6-3 Domingos, batizado aos 03 de março de 1599

Tavarede, Figueira da Foz, Coimbra. Em os 03-03-1599 batizei eu Manoel D.iz Domingos fº de Diogo da Fonseca e de Cª Pestana, padrinhos Roque P.iz e Ana D.iz mulher de Fr.co Lopes.