PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Sebastião Pereira de Oliveira

(atualizado em 21-fevereiro-2016)

 

 

Moacyr Villela

 

 

Sebastião Pereira de Oliveira e Luiza Pereira casal açoriano originário da freguesia de Nossa Senhora da Boa Nova das Bandeiras da Ilha do Pico batizaram filhos que emigraram para o Brasil.

 

Sebastião já tinha falecido em 1745 (de acordo com o registro do primeiro casamento de sua filha Agueda).

 

Encontramos quatro filhos casados nas freguesias de Aiuruoca e Barbacena-MG:

 

1- Sebastião Pereira de Oliveira natural da Freguesia da Boa Nova casou em Aiuruoca em 22-11-1759 com Ana Paes de Jesus natural de Aiuruoca filha de João Marques Ribeiro e Ana Paes de Brito

Livro de casamento Aiuruoca, MG. – Aos 22 de novembro de 1759 na matriz de Aiuruoca Sebastião Pereyra de Oliveyra filho legitimo de Sebas--ão. Pereyra e Luiza Pereyra natural da Ilha do --co com Ana de Jesus filha legitima de João Mar...es Ribeyro e Ana Pays de Brito natural desta .. .eguesia testemunhas Antonio Jose Castro e Lourenço Pereyra.

Encontramos a filha:

1-1 Ana batizada na capela dos Serranos aos 05-09-1762, padrinho seu tio Antonio 4 abaixo

Livro de batismos Aiuruca, MG –Aos 5 de setembro de 1762 na capela de Bom Sucesso dos Serranos Ana inocente filha legitima de Sebastião Pr a de Oliveira e sua mulher Ana Pays de Jesus foi padrinho Ant o Pr a de Oliveira seu tio.

 

2- José Ferreira de Melo natural da Boa Nova da Ilha do Pico. Casou em Barbacena aos 28-04-1766 com Maria Martins Coelho natural da Borda do Campo nascida aos 15 de Julho de 1742 filha de Manoel Martins Ferreira natural da freguesia de São Mateus da Ilha Terceira e Tomazia Antonia Coelha da mesma Ilha Terceira. Outras informações sobre a família de Maria Martins inseridas na família Francisco Gonçalves da Costa (Mol), neste site.

Livro de casamentos Barbacena, MG– Aos 28 de abril de 1766 na matriz da Borda do Campo Jose Ferreira de Melo natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora da Boa Nova Ilha do Pico Bispado de Angra  filho legitimo de Sebastião Pr a e Luzia Pr a com Maria Miz Coelho natural e batizada nesta freguesia filha de Manoel Miz Ferreira e sua mulher Tomazia Antonia

 

Livro de batismos Barbacena, MG– Aos 15 do mês de julho de 1742  nasceu Maria filha de Manoel Martins e de sua mulher Tomazia Antonia  e aos 30 dias foi batizada padrinhos João Rodrigues e Joana ... Todos moradores na capela do Barroso.

 

Encontramos os filhos:

2-1 Manoel nasceu aos 22 e foi batizado aos 29 de janeiro de 1767 na matriz da Borda do Campo.

Livro de batismos Barbacena, MG -  Manoel...filho de Jose Ferreira de Melo e de sua mulher Ma.. Coelho natural desta freguesia neto por parte paterna de Sebastião Pereira de Oliveira natural da freguesia de Nossa senhora da Boa Nova da Ilha do Pico Bispado de Angra e de sua mulher Luzia Pereira da mesma freguesia e pela materna de Manoel Miz Ferreira natural da freguesia de São Bartolomeu ( sic) da Ilha Terceira e de sua mulher Tomazia Antonia da freguesia de São Mateus do dito Bispado de Angra. Padrinhos os ditos Manoel Miz Ferreira e sua mulher Tomazia Antonia todos desta freguesia nasceu no dia 22 de janeiro

2-2 Antonio nasceu aos 15 e foi batizado aos 22-12-1770 na capela do Faria.

Livro de batismos Barbacena, MG  –Aos 22 de dezembro de 1770 na capela do Faria Antonio filho de Jose Ferreira de Melo e Maria ... Ferreira neto pela parte paterna de Sebastião Pereira de Oliveira e Luzia Pereira ambos da freguesia de Nossa Senhora da Boa Nova da Ilha do Pico e pela materna de Manoel Martins Ferreira e Tomazia de Jesus ambos da mesma freguesia e Ilha (sic),Bispado de Angra. Padrinhos Tenente Antonio Alves e sua irmã Teresa de Jesus por procurações que apresentaram o padre Jose Dias de Carvalho e Ana Perpétua .Nasceu aos quinze do dito mês.

2-3 João nasceu aos 26 de agosto e foi batizado aos 8 de setembro de 1772 na capela do Faria

Livro de batismos Barbacena, MG  – Aos 8 de setembro de 1772 na capela de Nossa Senhora da Ajuda ( Faria) João filho legitimo de Jose Ferreira de Melo natural da Ilha do Pico e de sua mulher Maria Miz natural desta freguesia. Neto paterno de Sebastião Pereira de Oliveira e Luzia Pereira naturais da freguesia da Boa Nova da Ilha Terceira (sic) e pela materna de Manoel Miz Ferreira e sua mulher Tomazia Antonia naturais da Ilha Terceira. Padrinhos Jose Coelho da Silva solteiro e Rita Maria mulher de João Teixeira. Nasceu aos 26 de agosto.

 

2-4 Muito provavelmente: Tomasia Antonia Maria, natural de Barbacena onde aos 18-05-1801 casou com Antonio da Silva de Andrade.

Barbacena, MG aos 18-05-1801 na capela da Sra da Ajuda do Faria filial desta matriz, Antonio da Silva de Andrade, viuvo de Rosa Maria de Jesus = cc Tomasia Antonia, f. de Jose Ferreira de Mello e Maria Roiz(sic) Coelha, n. desta freguesia. Test.: Manoel Ferreira Coelho e Antonio Ferreira Coelho.

          Antonio da Silva de Andrade foi primeira vez casado com Rosa Maria de Jesus, natural da freguesia de Santa Barbara da Ilha do Faial, filha de Maria Furtada e seu primeiro marido João da Silveira, neta materna de Antonio Furtado e Luzia Furtado. Faleceu Rosa Maria com testamento e sem geração em 01-02-1801. Nomeou testamenteiros o marido e seus irmãos José Francisco e Alexandre.

Barbacena, MG - No 01-02-1801 faleceu Rosa Maria de Jesus casada com Antonio da Silva de Andrade. Fez seu testamento como abaixo se declara:-

(...) eu Rosa Maria de Jesus, moradora nesta freguesia da Borda do Campo (...). Testamenteiros em 1º meu consorte Antonio da Silva de Andrade, 2º Jose Francisco Dutra, em 3º meu irmão Alexandre Dutra.

Sou natural e batizada na freguesia de S, Barbara Ilha do Faial, f.l. de João da Silveira e Maria Furtada, todos já defuntos. Sou casada por meação com Antonio da Silva de Andrade, primeiro testamenteiro, de cujo matrimônio não temos filhos até o presente. Possuimos uma fazenda de matos virgens e capoeiras de meia Sesxmaria que parte com João Roiz Nunes e Domingos Mrz Couto e com Jose Ferreira Pires. Declaro que da herança da falecida minha mãe me pertence um pedaço de terras sitas na fazenda chamada o Correqa, a qual se acha hoje em poder de meus irmãos já declarados testamenteiros. Deixo o dito meu marido como meu universal herdeiro. (...) Arraial da Igreja Nova 9 de dezembro de 1790 Assino a rogo da testadora Antonio Correa de Mello.

          Maria Furtada, natural da freguesia de Santa Bárbara dos Cedros Ilha Faial, aos 23-01-1758 casou com Antonio Dutra (Correa), natural da mesma freguesia, filho de Francisco Fernandes e de Maria de Utra.

Barbacena, MG, capela do Ribeirão, aos 23-01-1758 Antonio de Utra, natural de Santa Bárbara dos Cedros, Ilha Faial, filho de Francisco Fernandes e de Maria de Utra, com Maria Furtada, natural da mesma freguesia dos Cedros, filha de Antônio Furtado e de Luzia Furtado, natural da Freguesia do Capelo da dita Ilha. Maria Furtado, viúva que ficou de João da Silveira, falecido no mar indo embarcado para a sua pátria, como se mostra na justificação e dispensa junta aos autos de seu casamento.

          Maria Furtado e Antonio Dutra Correa tiveram os filhos, q.d.:

I- José Francisco Furtado (ou Dutra) batizado em 07-11-1758. 2º testamenteiro da irmã (uterina) Rosa Maria de Jesus. Em Barbacena aos 27-11-1786 casou com Maria Clara de Jesus, filha de Jose Dutra e Francisca Maria do Sacramento - citados na família Bernardina Caetana do Sacramento.

Barbacena, MG - Ribeirão aos 07-11-1758 JOSE nascido aos 12-10, f.l. de Antonio de Utra e s/m Maria Furtada; np de Francisco Frz e s/m Maria de Utra; nm de Antonio Furtado genebre (?) e s/m Luzia Furtado. Todos naturais da freguesia Sta. Barbara da ilha do Faial Bispado de Angra. Padr.: Jose de Utra e s/m Francisca Maria do Sacramento moradores nesta freguesia

II- Jacinto José Furtado batizado em 16-11-1760. Aos 18-07-1791 casou com Angelica Francisca, irmã inteira de Maria Clara de Jesus, supra citada.

Barbacena, MG - Ribeirão aos 16-11-1760 JACINTHO nascido aos 29-10, f.l. de Antonio de Utra e s/m Maria Furtada; np de Francisco Frz e s/m Maria de Utra naturais da freguesia dos Cedros Ilha do Faial Bispado de Angra; nm de de Antonio Furtado geneozo natural da freguesia dos Cedros e s/m Lusia Furtado natural da freguesia do Capello da dita ilha. Padr.: Antonio Frz Lobo, solteiro e Maria da Ajuda mulher de José Garcia de Oliveira.

III Alexandre Dutra, batizado em 04-01-1763. 3º testamenteiro da irmã Rosa Maria.

Barbacena, MG -. Ribeirão aos 04-01-1763 ALEXANDRE nascido aos vinte e --- (danificado) de dezembro de 1762, f.l. de Antonio de Utra e s/m Maria Furtada naturais da freguesia de Cedros Ilha do Faial Bispado de Angra; np de Francisco Frz e s/m Maria de Utra naturais da dita freguesia; nm de Antonio Furtado da dita freguesia de Cedros e Lusia Furtada da freguesia do Capello da mesma ilha do Faial. Padr.: Alexandre Peixoto, solteiro.

 

Tomasia Antonia e Antonio da Silva tiveram, pelo menos, a filha:

2-4-1 Maria Rosa da Silva natural de Barbacena onde aos 24-11-1816 casou com João de Ávila da Silveira, filho de outro e sua segunda mulher Antonia Maria de Jesus.

Casamentos Barbacena - matriz - aos 24-11-1816 João de Avilla da Silvr.ª, f.l. de João de Avilla da Silveira e Antonia Maria de Jesus; = Maria Rosa da Silva, f.l. de Antonio da Silva de Andrade e Thomazia Antonia Maria. Nts e bts nesta.

 

3- Agueda Maria da Conceição natural da Boa Nova casou duas vezes na Borda do Campo. Aos 11-08-1745 com Manoel Cardoso Pires natural da Ilha Terceira filho dos falecidos João Cardoso e Maria da Costa, viúvo pela segunda vez de Brígida Gonçalves.

Livro de casamentos e batismos Barbacena, MG– Aos 11 de agosto de 1745 na capela da Cachoeira do sitio de Manoel Lopes da freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo. Manoel Cardoso Pires natural e batizado na freguesia da Vila de São Sebastião da Ilha Terceira Bispado de Angra filho de João Cardoso e Maria da Costa já defuntos viúvo que ficou segunda vez de Brizida Gonçalves com Agueda Maria da Conceição natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Boa Nova das Bandeiras da Ilha do Pico filha legitima de Sebastião Pereira de Oliveira já defunto e de sua mulher Luzia Pereira ambos contraentes moradores nesta freguesia.

          Segunda vez Agueda Maria casou aos 07-02-1762 com José Pereira (Lisboa), natural da freguesia de São Pedro de Teixeira comarca da Vila da Feira Bispado do Porto filho de Manoel Pereira Cardoso e Ana Teixeira.

Livro de casamentos e batismos Barbacena, MG –– Aos sete de fevereiro de 1762  na matriz da Borda do Campo Jose Pereira natural e batizado na freguesia de São Pedro de Teixeira  Comarca de Lamego Bispado do Porto filho de Manoel Pereira Cardosoe sua mulher Ana Teixeira e Agueda Maria da Conceição natural e batizada na freguesia da Boa Nova Ilha do Pico filha de Sebastião Pereira de Oliveira e Luzia Pereira viúva que ficou de seu primeiro marido Manoel Cardoso Pires que se acha sepultado dentro desta matriz

Filhos de Agueda Maria e seu segundo marido José Pereira, d.d.:

3-1 Mariana Joaquina do Sacramento, batizada em Barbacena em 28-12-1763. Aos 07-05-1787 em S. João del Rei casou com Matias da Silva Borges, filho de Ignacio da Silva Borges e Izabel da Gloria. Geração na família Domingos Borges da Silva.

Barbacena-MG matriz, aos 15-01-1764 MARIANA nascida aos 28-12-1763, f. de Joze Pereira natural da vila de Teixeira Bispado do Porto e s/m Agueda Maria da Conceição natural da Ilha do Pico, Bispado de Angra, np de Manoel Pereira Cardoso e Anna Teixeira naturais da dita vila de Teixeira, nm de Sebastião Pereira de Oliveira e s/m Luisa Pereira, da dita ilha do Pico. Padr.: Manoel Ferreira Armond e s/m Catherina Maria.

3-2 Manoel Inácio de Oliveira nascido aos dois e batizado aos 21 de fevereiro de 1765. Aos 29-11-1783 casou com Ana Maria de Jesus, filha de Jose Luiz de Medeiros e Antonia Maria - familia Antonio Luiz de Medeiros e Izabel da Rosa, neste site.

Barbacena, MG matriz aos 21-02-1765 MANOEL nascido aos 02, f.l. de José Pereira natural da freguesia de S. Pedro de Teixeira Bispado do Porto e s/m Agueda Maria da Conceição natural da freguesia da Boa Nova Ilha do Pico Bispado de Angra;. np de Manoel Pereira Cardoso e s/m Ana Teixeira natural da dita freguesia Teixeira; nm de Sebastião Pereira de Oliveira e s/m Luzia Pereira da sobredita Ilha do Pico. Padr.: José Ferreira de Mello, solteiro e Francisca Romeira mulher de Antonio Gls. Ribeiro.

 

Barbacena, MG aos 29-11-1783 nesta matriz se casaram Manoel Ignacio de Oliveira, f.l. de Jose Pereira Lisboa e Agueda Maria da Conceição, n/b na freguesia de N. Sra da Piedade da Borda do Campo = E Ana Maria de Jesus, f.l. de Jose Luiz de Medeiros e Antonia Maria, n/b na freguesia da Borda do Campo. Testemunhas Jose L. Ferr.ª e Laureana Jose e Castro.

3-3 Josefa Maria da Conceição, nascida em Barbacena aos 30-06-1766. Aos 25-02-1786 casou com Inácio da Silva Borges, filho de outro e de Izabel da Gloria, já citados, família Domingos Borges da Silva, neste site.

B7: batismos Barbacena -matriz aos 13-07-1766 JOSEFA nascida aos 30-06, f.l. de Jose Pereira natural da freguesia de S. Pedro de Teixeira Bispado do Porto e s/m Agueda Maria da Conceição natural da freguesia de Boa Nova ilha do Pico Bispado de Angra; np de Manoel Pereira Cardoso e Anna Teixeira ele da freguesia da --- Bispado de Lamego e ela da sobredita da Teixeira;nm de Sebastião Pereira de Oliveira e s/m Lusia Pereira naturais da dita freguesia de Boa Nova. Padr.: Francisco Ferreora Armond, solteiro e Rosa, solteira filha de João Homem.

 

Barbacena, MG Igreja N Sra da Piedade aos 25-02-1786 nesta matriz Inacio da Silva Borges, f.l. de Inacio da Silva Borges e Izabel da Gloria, n/b na freg. das Lavras = cc Josefa Maria da Conceição, f.l. Jose Pereira Lisboa e Agueda Maria da Conceição, natural desta mesma freguesia. Test.: Francisco Antonio Periera e Pedro Antonio de Faria.

3-4 Perpétua, nascida aos 27-09-1767

Batismos Barbacena, MG - matriz aos 27-09-1767 PERPETUA nascida aos 08, f. de Jose Pereira natural da freguesia Teixeira Bispado do Porto e s/m Agueda Maria natural da freguesia Boa Nova Ilha do Pico Bispado de Angra; np de Manoel Pereira Cardoso e s/m Anna Teixeira naturais da dita freguesia Teixeira; nm de Sebastião Pereira de Oliveira e s/m Luiza Pereira naturais da sobredita freguesia da Boa Nova. Padr.: Custodio Jose Antunes e s/m Anna Maria.

3-5 Francisco, aos 08-11-1770

Batismos Barbacena, MG - aos 13-12-1770 FRANCISCO nascido aos 08-11, f.l. de Joze Pereira e Agueda Maria da Conceição, ele natural do Bispado do Porto e ela da Ilha do Pico; np de Manoel Pereira Cardoso e Anna --- da mesma freguesia da Teixeira; nm não sabem. Padr.: Manoel Franca com pp que apresentou Jose Rodrigues de Mattos e madrinha Theresa Joaquina do Sacramento mulher de Mnaoel Rodrigues Garcia.

3-6 Rosa Maria da Conceição aos 05-07-1789 casou com Francisco de Faria Leite, filho de Bento de Faria Neves e Ana Maria. Família “Antonio Rodrigues do Prado”, neste site.

 

4- Antonio Pereira de Oliveira nasceu na freguesia da Boa Nova da Ilha do Pico. Casou aos 28-11-1759, poucos dias após seu irmão Sebastião, na capela dos Serranos, com Joana Ribeira (Paes) batizada na matriz de Aiuruoca aos 06-05-1737, filha de João Marques Ribeiro e Ana Paes, irmã de Ana Paes de Jesus citada em 1 supra.

Livro de casamento Aiuuroca, MG – Aos 28 de novembro de 1759 na capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso dos Serranos Antonio Pereyra de Oliveyra filho legitimo de Sebastião ...Oliveyra e Luiza Pereyra natural da Freguesia de Nossa Senhora da Boa Nova da Ilha do Pico Bispado de Angra , com Joana Ribeyra natural da freguesia da Ayu..oca filha legitima de João Marques Ribeyro e ...na Pays...testemunhas Francisco da Costa Pereyra Jose Ribeyro Cardoso.

 

Livro de batismos Aiuruoca, MG  –Aos seis de maio de 1737 na matriz de Aiuruoca Joana filha de João Marques Ribeiro e sua mulher Ana Paes. Padrinhos Jose ..reira de Castro e Escolastica de Jesus solteira filha de Jorge Ramos Paes todos desta freguesia

Filhos q/d batizados nas capelas dos Serranos e do Espírito Santo-MG:

4-1 Tome aos 18-07-1762 na capela dos Serranos

Livro de batismos Aiuruoca, MG –Aos 18 de julho de 1762 na capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso dos Serranos Tome filho legitimo de Antonio Pereyra de Oliveira e de sua mulher Joana Ribeira padrinhos João Marques Rib o e Luzia Pera

4-2 Maria Pereira de Oliveira batizada na capela dos Serranos aos 26-11-1763.

Livro de batismos Aiuruoca, MG – Aos 26 de novembro de 1763 na capela do Varador... Maria filha legitima de Ant o Pera de Oliveira e de sua mulher Joana Ribra  foram padrinhos Manoel Fernandes e Maria Dutra

          Casou em 27-04-1790 com José Alves de Lima filho de outro e Gertrudes Maria de Jesus de quem foi a segunda mulher - família Domingos da Silva Ramos.

Lavras, MG Igreja Santa Ana aos 27/Abr/1790, Matriz de S. João Del Rei, José Alves de Lima, f. de outro e de Gertrudes Maria de Jesus, nat. desta freguesia, viúvo de (sic)Maria de Jesus; c.c. Maria Pereira de Oliveira, n. freg. da Aiuruoca, f. de Antônio Pereira de Oliveira e de Joana Ribeiro. TT: Manoel Fernandes de Oliveira e Antônio Pessoa. (pesq. Silvia Buttros).

Tiveram os filhos batizados em Lavras-MG, q.d.:

4-2-1 Maria batizada cerca de 1801.

Igreja Santana Lv suplementos no ano de 1801 pouco mais ou menos nesta matriz bat a Maria, f.l. Jose Alves de Lima e Maria Pereira de Oliveira, padr.: Antonio Roiz da Silva e Germana(?) Maria.

4-2-2 João em 13-12-1802.

Lavras, MG Igreja Santana aos 13-12-1802 na capela da Sra do Rosario bat a João, f.l. Jose Alves de Lima e Maria Pereira, padr.: Pedro Francisco e Mariana Pereira.

4-2-3 Sebastião em  13-04-1806.

Lavras, MG Igreja Santana aos 13-04-1806 na capela de N Sra do Rosario dos Serranos filial desta matriz bat a Sebastião, f.l. Jose Alvares de Lima e Maria Pereira de Oliveira, padr.: Manoel Correa de Souza e Ana Antonia da Assunção, todos desta freguesia.

 

4-3 Manoel nasceu no dia primeiro e foi batizado aos 10 de novembro de 1765 nos Serranos

Livro de batismos Aiuruoca, MG - Aos 10 de novembro de 1765 na capela de Nossa Senhora dos Serranos Manoel filho leg de Ant o Pera de Oliveira e Joana Ribeira sua mulher que nasceu ao primeiro de novembro padrinhos Manoel Fernandes de Oliveira e Rita Pays

4-4 Ana batizada aos 18-11-1767

Livro de batismos Aiuruoca. MG – Aos 18 de novembro de 1767 na capela de Serranos Ana filha legitima de Ant o Pera de Oliveira e Joana Ribra foram padrinhos Antonio de Magalhães...e sua sogra Helena Maria de Jesus

4-5 Joana nasceu aos 24 de novembro e foi batizada aos 10 de dezembro de 1769

Livro de batismos Aiuruoca, MG –Aos 10 de dezembro de 1769 na capela de Serranos Joana filha legitima de A..tonio Pereyra de Oliveira e de sua mulher Joana Ribeira  nasceu aos 24 de novembro foram padrinhos Pedro Dias Pereyra e Maria Pereyra das Neves .

4-6 Pedro nasceu aos 15 de novembro e foi batizado aos dois de dezembro de 1771

Livro de batismos Aiuruoca, MG –Aos 2 de dezembro de 1771 na capela dos Serranos Pedro filho legitimo de Antonio Pereyra de Oliveyra e de sua mulher Joana Ribeira que nasceu aos quinze dias do mês de novembro foram padrinhos Jose Álvares de Nazaré solteiro e Ana Maria do Espírito Santo mulher de Inácio Álvares moradores os padrinhos no Rio Grande e os mais nesta freguesia

4-7 Luzia nasceu aos dois e foi batizada aos 24 de outubro de 1773

Livro de batismos Aiuruoca, MG– Aos 24 de outubro de 1773 na capela de Serranos Luzia nascida em 2 do dito mês e ano filha de Antonio ...eira de Oliveira e sua mulher Joana Ribeira padrinhos Bernardo Domingues Maia solteiro e Ana Maria filha de Manoel de Araujo de Carvalho

4-8 Isabel aos 28-05-1775 nos Serranos

Livro de batismos Aiuruoca, MG –Aos 28 do mês de maio de 1775 nos Serranos Isabel filha de Antonio ...eira de Oliveira e Joana Ribeira foram padrinhos o mesmo padre capelão (Miguel Ribeiro ) e Antonia de Araujo mulher de Francisco da Costa de Almeida.

4-9 Mariana aos 25-01-1778

Livro de batismos Aiuruoca, MG –Aos 25 de janeiro de 1778 na capela do Espirito Santo Mariana filha de Antonio Pereyra de Oliveyra  e de Joana Ribeyra padrinhos Joaquim Perera e Luzia da Purificação(?)