PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SEBASTIÃO MARTINS DO PRADO

(atualizado em 14-fevereiro-2018)

 

Luiz Henrique C. Ribeiro

 

 

Sebastião Martins do Prado e sua mulher Maria Lopes de Camargo foram moradores em Atibaia-SP onde faleceram e deixaram geração.

 

Faleceu Sebastião com cerca de 90 anos em 02-01-1781 e Maria com cerca de 80 anos em 22-11-1782

Atibaia,SP Igreja S. João Batista - Obitos. Aos 02/01/1781, nesta Freg. de Atibaia, faleceu da vida presente com os sacramentos da penitencia e extremo unção, somente por estar alienado dos sentidos, Sebastião Martins, viúvo(sic) de idade de 90 anos mais ou menos, foi recomendado e sepultado no adrio desta Matriz onde era freguês.

 

Atibaia,SP Igreja S. João Batista- Óbitos - Aos 22/11/1782, faleceu Maria Lopes, viúva de oitenta anos mais ou menos, foi recomendada e acompanhada por mim à irmandade dos pretos e sepultada na Capela do Senhor do Rosário, por ser irmã daquele.

 

Vários de seus filhos são citados na Genealogia Paulistana. Documentamos:

 

1- Gabriela Ortiz de Camargo, casou com Manoel Lopes do Prado, filho de Luiz Pedroso do Prado e Maria Cortez, já falecidos em 1799 (SL 5, 370, 3-3).

Manoel e Gabriela tiveram os filhos batizados em Atibaia, q.d.:

1-1 João, em 19-08-1752.

Atibaia,SP Igreja S., João Batista bat. - Aos dezenove dias do mês de agosto de 1752, bat a Joam , filho de Manoel Lopes e de sua mulher Gabriela Ortiz, padrinhos, Antônio e  Barbara, ambos solteiros, filhos de Domingos Gonsalves Murzilho, os padrinhos da freguesia de Nazare.

1-2 Antonio em 16-01-1756.

Atibaia,SP Igreja S., João Batista bat. Aos dezesseis dias de janeiro de mil setecentos e cinquenta e seis, batizou e pôs os Santos Óleos ao inocente Antônio, filho de Manoel Lopes do Prado e de sua mulher Gabriela Ortiz de Camargo, padrinhos, Simon Pedrosa Rodrigues e Suzana Pinheira de Lima, mulher de Martinho Lopes do Prado.

1-3 Januário Lopes do Prado aos 07-05-1799 casou com Rita Maria da Silva, filha de Ângelo Vaz de Lima (ou Franco de Lima) e Ana Maria da Silva naturais de Atibaia (SL. 5, 349, 7-2).

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr. Aos sete de maio de 1799, Januário Lopes do Prado, filho legitimo de Manoel Lopes do Prado e de Gabriela Ortiz de Camargo, falecidos, neto paterno de Luiz Pedroso do Prado e de Maria Cortez, falecidos, e materno de Sebastião Martins do Prado e de Maria Lopes de Camargo, falecidos =  com Rita Maria da Silva, natural desta Freguesia, filha legitima de Ângelo Vaz de Lima e de Anna Maria da Silva, naturais de Atibaia, neta paterna de Ângelo Vaz e Paula Franca da Silva.

          Rita Maria era neta paterna de Paula Franca da Silva com 6 anos em 1713, e Ângelo Vaz de Lima, batizado em Nazaré em 27-05-1703 e filho de Estevão Vaz de Lima, de Santos e Catarina do Prado, batizada em Nazaré aos 12-01-1687 (SL. 5, 349, 4-1) esta filha de Domingos Ribeiro de Alvarenga e Izabel Pinheira casados em Nazaré em 18-11-1686 (SL. 5º, 349, 3-1)

Nazaré Paulista, SP igreja n. Sra de Nazaré bat. aos 27-05-1703 bat Angelo, f.l. Estevão Vaz e Catarina do Prado, padr.: Pascoal Delgado e Izabel Bicuda.

 

Nazaré Paulista, SP igreja n. Sra de Nazaré bat. aos 12-01-1687 bat Catarina f.l. Domingos Ribeiro e Izabel Pinheira, padr.: João Pinheiro e Catarina do Prado.

 

Nazaré Paulista, SP igreja n. Sra de Nazaré aos 18-11-1686 Domingos Ribeiro de Alvarenga, f.l. Estevão Ribeiro de Alvarenga e Catarina do Prado = cc Izabel Pinheira, f.l. Joam Pinheiro Barregam e Catarina do Prado,. naturais todos da vila de S. Paulo e moradores nesta freguesia. Test.: Antonio Pedroso de Alvarenga e Gaspar Vaz Cardoso.

          Paula Franca era filha de Manoel Franco de Brito, inventariado em 1719 e Apolonia da Silva, neta paterna do Cap. Manoel Franco de Brito e Maria da Rocha do Canto ambos inventariados em Mogi das Cruzes. ele em 1735 e Maria em 1743.

Inventarios do 2º Cartório de Mogi das Cruzes

Pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Manoel Franco (de Brito)

marido de Pelonia da Silva

Autos aos 13-03-1719

Orfãos menores: Domingos, seis meses = Paula, 6 anos = Maria, 2 anos.

Termo de Curadoria: no mesmo dia atras declarado ao Cap. Manoel Franco de Brito.

Diz Angelo Vaz de Lima, morador nesta vila, q ele esta cc Paula Franca, f.l. Manoel Franco de Brito já defunto. - Tirou fls. de partilha em 27-04-1728.

Auto de contas de Manoel Franco de Brito, tutor dos órfãos q ficaram do defunto seu filho Manoel Franco de Brito, de 14 anos 2 meses e 15 dias - Aos 28-07-1733

Termo de Tutor e curador aos 18-06-1736 a Jose de Lima Franco, primo irmão por sanguinidade do órfão deste inventário, pela morte do avô do órfão.

(...) coube mais a este órfão, por falecimento de seu avô Manoel Franco de Brito ...

Avó deste órfão, Maria da Rocha, segurou um escravo - 01-09-1736

Autos de contas de Jose de Lima Franco, tutor do órfão Domingos, filho q ficou de Manoel Franco 29-03-1740.

Domingos Franco da Silva, f. do defunto Manoel Franco e por falecimento do dito seu pai e avo Manoel Franco de Brito ...

Recebi do Juiz 4$000 rs que me pagou da fazenda que ficou de meu irmão o defunto Manoel Franco (...). Por eu, Esperança Franca não saber ler nem escrever mandei a meu filho João de Lima Franco a meu rogo se assinasse. 03-04-1719

2- Rosa Martins aos 14-05-1750 em Atibaia casou com Antonio Barreto de Souza, filho de José Barreto e Bárbara de Souza.

Atibaia,SP Igreja S. João Batista matr. - Aos 14/05/1750, Antônio Barreto de Souza, filho de Jose Barreto e de sua mulher Barbara de Souza, com Rosa Martins, filha de Sebastião Martins do Prado e Maria Lopes de Camargo, todos naturais e moradores nessa freguesia. Test.: Lourenço Franco do Prado e Luiz Pedroso do Prado

3- Martinho Lopes do Prado aos 27-07-1750 casou com Suzana Pinheira de Lima, filha de Estevão Vaz de Lima e Catharina do Prado, já citados (SL. 5, 360, 5-9).

Atibaia,SP Igreja S. João Batista matr. - Aos 27-07-1750, Martinho Lopes do Prado, natural desta, filho de Sebastião Martins do Prado e s/m Maria Lopes de Camargo, com Suzana Pinheira de Lima, filha de Estevam Vaz de Lima e Catharina do Prado, naturais de Nazaré. Test.: Salvador Cardoso Ribeiro e Domingos Afonso de Escudeiros

Suzana e Martinho tiveram, q.d.:

3-1 Antonio Lopes do Prado aos 20-06-1782 casou com Inacia de Oliveira da Silva, filha de Antonio Ribeiro da Silva e Joana Pires de Moraes, família “Gaspar Ribeiro Salvago”.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr - Aos vinte de junho de mil setecentos e oitenta e dois, Antônio Lopes do Prado, natural de Atibaia, filho de Martinho Lopes do Prado e de Suzana Pinheira de Lima, com Ignacia de Oliveira da Silva, natural e batizada na Freguesia de Nazaré, filha de Antônio Ribeiro da Silva e Joana Pires de Moraes, todos deste Bispado.

Inácia e Antonio tiveram os filhos, q.d.:

3-1-1 Jacinta, batizada em 18-04-1790.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat. Aos dezoito dias do mês de Abril, de mil setecentos e noventa, batizei e pus os Santos Óleos a Jacinta, filha de Antônio Lopes do Prado e de sua mulher Ignacia Ribeira, moradores no Bairro do Cubatão, desta Freguesia, foram padrinhos, Lourenço Mendes, casado e Rita Vaz de Lima, todos desta Freguesia.

3-1-2 Luiz, em 27-09-1794

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat. Aos vinte e sete de setembro de 1794, batizei e pus os Santos Óleos a Luiz, filho legitimo de Antônio Lopes do Prado e Ignacia Ribeira da Silva, nts de Santa Ana do Sapucai, padrinhos, Manoel Jose Pereira, casado, e Maria Francisca, mulher de Domingos Fernandes.

3-2 Catharina Vaz de Lima aos 03-09-1782 casou com Jeronimo Nunes do Prado, filho de Antônio do Prado de Moraes e Escolástica Cardosa

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr Aos 03/09/1782, Jeronimo Nunes do Prado, filho de Antônio do Prado de Moraes e de sua mulher Escolástica Cardosa, já defunta, natural da Villa de Nazaré, com Catharina Vaz de Lima, filha legitima de Martinho Lopes do Prado e de sua mulher Suzana Pinheira de Lima.

3-3 Francisco Lopes do Prado casou com Inacia do Prado (ou Pires) de Moraes, irmã inteira de Jerônimo Nunes do Prado supra citado.

Pais de, q.d.:

3-3-1 Joaquim Lopes do Prado, batizado aos 05-12-1775. Aos 21-01-1800 casou com Custódia Maria de Jesus, filha de Nicolau Bicudo e de Maria dos Reis, neta paterna de João de Escudeiro Cardoso e de Maria Ribeira de Siqueira, neta materna de Domingues Lopes Chaves e Joana dos Reis. Aportes à GP: Domingos Lopes Chaves, SL, VII, 150, 5-2

Batismos - Silvianópolis, MG, aos 05-12-1775 na Capela de N.Sra.da Conceição de Camandaocaia, filial desta Matriz de Santa Anna de Sapucahy, bat Joaquim, f.l. de Francisco Lopes do Prado e Ignacia Pires de Morais, da freguesia de Camandoacaia, padr.: Martinho Lopes do Prado e s/m Suzana Vaz de Lima, da mesma Capela.

 

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr - Aos vinte e hum de janeiro de mil e oitocentos, Joaquim Lopes do Prado, natural e morador desta Freguesia, filho legitimo de Francisco Lopes do Prado e de Ignacia Pires de Moraes, ambos naturais de Nazaré, neto paterno de Martinho Lopes do Prado e Suzana Pinheira de Lima e materna de Antônio do Prado de Moraes e Escolástica Cardosa, naturais de Nazaré, com Custodia Maria de Jesus, natural e moradora desta Freguesia, filha legitima de Nicolau Bicudo e de Maria dos Reis, esta natural de Nazaré e aquele de Parnaíba, neta por parte paterna de João de Escudeiro Cardoso e de Maria Ribeira de Siqueira, esta de Atibaia e aquele de Nazaré e pela materna, de Domingues Lopes Xaves e Joana dos Reis, dizem ser de Parnaíba.

3-3-2 Maria, batizada em 15-12-1776.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat - Aos quinze dias do mês de dezembro de mil setecentos de setenta e seis, batizei e pus os Santos Óleos a Maria, filha de Francisco Lopes do Prado e de Ignacia do Prado de Moraes, foram padrinhos, Antônio Pires de Moraes, casado com Anna de Lima do Prado, e Maria de Lima do Prado, casada com Antônio Correa de Marzagam, todos desta Freguesia

3-3-3 Ana Francisca de Jesus, batizada em 13-05-1779. Aos 19-10-1800 casou com João Pedroso de Barros, natural de S. Roque-SP, filho de Joaquim P. da Silva e Izabel Maria,

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat - Aos treze dias do mês de maio de mil setecentos e setenta e nove, Anna, nascida aos três dias do mês de novembro de mil setecentos e setenta e oito, filha legitima de Francisco Lopes e de sua mulher Ignacia do Prado de Moraes, foram padrinhos, João do Prado de Lima e sua mulher Rita Lopes de Camargo, todos desta Freguesia.

 

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr - Aos dezenove do mês de outubro de mil e oitocentos, João Pedroso de Barros, natural da Freguesia de São Roque, filho de Joaquim P. da Silva e Isabel Maria, naturais da Freguesia de São Roque, com Anna Francisca de Lima, natural e moradora desta Freguesia, filha de Francisco Lopes de Ignacia do Prado de Moraes, neta paterna de Martinho Lopes, natural da Atibaia e materna de Antônio do Prado de Moraes, da Freguesia de Nazaré.

3-3-4 Rosa, batizada em 29-10-1780.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat - Aos vinte e nove dias do mês de outubro de mil setecentos e oitenta, batizei e pus os Santos Óleos a inocente Rosa, filha legitima de Francisco Lopes do Prado e de sua mulher Ignacia do Prado, foram padrinhos, Antônio Lopes, solteiro filho de Martinho Lopes do Prado, e Anna de Lima do Prado mulher de Antônio Pires de Moraes, todos desta Freguesia

3-3-5 Rita, em 03-12-1786.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat - Aos 03/12/1786, Rita, filha de Francisco Lopes e de sua mulher Ignacia Pires de Moraes, madrinha Rita Vaz de Lima, solteira, filha de Martinho Lopes, todos desta Freguesia.

3-3-6 Catarina, em 26-10-1788.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat. Aos 26/10/1788 bat. a Catharina nascida aos 25 de setembro o.p., filha de Francisco Lopes do Prado e de sua mulher Ignacia Pires de Moraes, esta natural de Nazaré e aquele de Atibaia, padrinhos, Jose Lopes do Prado, solteiro filho de Martinho Lopes, e Maria Lopes, casada, todos desta freguesia.

3-3-7 Constancia em 22-05-1792.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat - Aos 22/05/1792, Constância nascida aos 7 do dito mes, filha de Francisco Lopes e de sua mulher Maria(sic) Ignacia, neta paterna de Martinho Lopes de sua mulher Suzana Vaz de Lima, naturais da Vila de Sam Juam de Atibaia, e por parte materna de Antônio do Prado de Moraes e de sua mulher Escolástica Cardosa, naturais da dita Freguesia de Nazaré.Padr.: o dito Antonio do Prado de Moraes, viuvo e Izabel de Oliveira Garcia, solteira filha de Antonio do Prado de Camargo.

3-3-8 Escolástica, em 02-06-1795.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat Aos dois de junho de mil setecentos e noventa e cinco...batizei e pus os Santos Óleos a Escolástica, nascida aos  vinte de maio do dito ano, filha legitima de Francisco Lopes do Prado e de Ignácia do Prado de Moraes, naturais da Vila de Atibaia, fregueses desta Matriz, do Bairro do Cubatão, foram padrinhos o Capitão Bapttista Caetano de Mello e Dona Maria Escolástica do Sacramento, todos desta Freguesia.

3-4 Izabel Vaz de Lima aos 06-10-1783 casou com Salvador da Cunha Pontes, natural da Conceição dos Guarulhos, filho de Antonio da Cunha Gago e Rita de Meira naturais de Mogi das Cruzes.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr - aos 06-10-1783 nesta matriz, sem impedimento algum, Salvador da Cunha Pontes n. da Conceição dos Guarulhos, f.l. Antonio da Cunha Gago e Rita de Meira ambos nts da vila de Mogi das Cruzes deste bispado= cc Izabel Vaz de Lima n. desta freguesia e nela moradora, foi batizada em Santa Ana do Sapucai sendo esta filial daquela matriz, f.l. de Martinho Lopes do Prado, já defunto natural da vila de Atibaia e Suzana Vaz de Lima natural da freg. de Nazare. Test.: Inacio de Cubas e Francisco de Paula Barreto

3-5 José Lopes do Prado, solteiro em 26-10-1788.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat.,Aos 26/10/1788 bat. a Catharina nascida aos 25 de setembro o.p., filha de Francisco Lopes do Prado e de sua mulher Ignacia Pires de Moraes, esta natural de Nazaré e aquele de Atibaia, padrinhos, Jose Lopes do Prado, solteiro filho de Martinho Lopes, e Maria Lopes, casada, todos desta freguesia.

3-6 Rita de Lima do Prado aos 24-04-1793 casou com João Ferreira dos Santos, natural de Santa Ana do Sapucai, filho de Benedito Ferreira dos Santos, natural de Lisboa e Margarida de Oliveira da Silva, natural da Lagoa Dourada, Freguesia dos Prados-MG.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr - Aos 24/04/1793, João Ferreira dos Santos, bat. na freguesia de Santa Ana do Sapucai,filho de Benedito Ferreira dos Santos, natural de Lisboa e de sua mulher Margarida de Oliveira da Silva, natural da Lagoa Dourada, Freguesia dos Prados do Bispado de Mariana, com Rita de Lima do Prado, bat. nesta freguesia, filha de Martinho Lopes do Prado, já defunto e de Suzana Pinheira de Lima, naturais da Freguesia de Nazaré. Testemunhas Alf. Jose Antonio Correa, morador na freguesia de Santa Ana, solteiro filho de Pedro Francisco dos Santos e Quiteria Correa de Jesus já defunta, e Jose Fagundes Barreto casado com Rita Cesar de Cerqueira morador na freguesia de Santo Amaro deste bispado.

Com geração em SL. 5, 380, 7-7

3-7 Rosa, batizada em 25-08-1776.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr - Aos vinte e cinco dias do mês de agosto de mil setecentos e setenta e seis, batizei e pus os Santos Óleos a Rosa, inocente filha de Martinho Lopes do Prado e Suzana Pinheira de Lima, foram padrinhos: Maria de Lima do Prado, casada com Antônio Correa Marzagam, todos desta Freguesia.

 

4- Isabel do Prado de Camargo aos 30-07-1753 casou com Antonio Vaz de Lima, batizado aos 17-07-1734 em Nazaré, filho de Estevão Vaz de Lima e Catharina do Prado, já citados.

Atibaia,SP Igreja S. João Batista matr. - Aos 30/07/1753, Antônio Vaz de Lima, natural de Nazaré, filho de Estevam Vaz de Lima e Catharina do Prado, com Isabel do Prado de Camargo, natural desta Freguesia, filha de Sebastião Martins do Prado e Maria Lopes de Camargo, todos dessa Freguesia. Test. Lourenço Franco do Prado e Martinho Lopes do Prado

 

Nazaré Paulista, SP igreja n. Sra de Nazaré bat. aos 17-07-1734 bat Antonio, f.l. Estevão Vaz de Lima e Catarina do Prado, padr.: João Rodrigues Side e Paula Franca, casados e todos nts e moradores desta.

          Viúva, Isabel faleceu aos 04-10-1776 com 48 anos.

Atibaia,SP Igreja S. João Batista - Obitos - Aos 04/10/1776, faleceu Isabel do Prado, natural e moradora desta vila, com idade de quarenta e oito anos, viúva por falecimento de Antônio Vaz de Lima. Sepultada dentro desta matriz

 

5- Rita Martins do Prado aos 24-08-1755 casou com João Vaz de Lima, filho do falecido Estevão Vaz de Lima e Catarina do Prado, já citados.

Atibaia,SP Igreja S. João Batista matr. - Aos 24/08/1755, João Vaz de Lima, filho de Estevam Vaz de Lima, já defunto e Catharina do Prado, naturais de Nazaré, com Rita Martins do Prado, filha de Sebastião Martns do Prado e Maria Lopes de Camargo, naturais desta

          Geração em SL. 5, 360, 5-8 onde João Vaz de Lima é citado como João do Prado Lima, e não constam os filhos (pesquisa de Silvia Buttros):

5-2 Manoel, batizado em Santana do Sapucaí aos 24-02-1768

5-3 João em 29-09-1770

5-4 José em 10-04-1773.

 

6- Antonio do Prado de Camargo casou com Maria de Oliveira Garcia, filha de Miguel Garcia Bernardes e Izabel da Silva Ribeira.

          Faleceu Antonio em Camanducaia aos 18-05-1798:

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição obitos. Aos dezoito de maio de mil setecentos e noventa e oito nesta freguesia bairro do Cubatão faleceu com todos os juramentos Antonio do Prado de Camargo, natural de São João de Atibaya, casado com Maria Garcia de Oliveira, de idade de sessenta anos mais ou menos, seo corpo amortalhado em pano branco ..dentro desta matriz sua alma foi recomendada.

Pais de, q.d.:

6-1 Maria Francisca da Silva aos 13-01-1784 casou com Domingos Fernandes, filho de Antonio Fernandes e de Rita Cardosa de Moraes. Geração na família “Miguel de Carvalho”.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr -, em 13-01-1784 nesta matriz, Domingos Fernandes, natural da Villa de Atibaya, filho leg. de Antônio Fernandes e de Rita Cardosa de Moraes com Maria Francisca da Silva, natural desta freguesia sendo filial de Santa Ana de Sapucai, filha leg. de Antonio do Prado de Camargo e de Maria de Oliveira Garcia, todos desta freguesia.

6-2 Ana Maria da Silva aos 05-02-1785 casou com Lourenço Bueno (ou Mendes) Cardoso, filho de Francisco Mendes Cardoso e Francisca Buena Leal.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr - Aos 05/02/1785 nesta matriz, Lourenço Bueno Cardoso, filho de Francisco Mendes Cardoso e Francisca Buena, com Anna Maria da Silva, filha de Antônio do Prado de Camargo e de Maria de Oliveira Garcia, ambos batizados na Vila de S. João de Atibaya deste bispado e moradores nesta freguesia.

Lourenço e Ana Maria tiveram, q.d.:

6-2-1 Maria Lourença da Silva batizada aos 28-10-1787 em Camanducaia onde, aos 19-04-1804 casou com Tomas Nunes de Toledo, natural de Jacarei, filho natural de Teodosia Bicuda de Toledo.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat - Aos 28/10/1787, Maria, nascida aos vinte dias do dito mês, na Villa de Camanducaia, filha de Lourenço Bueno Cardoso e de sua mulher Anna Maria da Silva, neta paterna de Francisco Mendes Cardoso e de sua mulher Francisca Buena Leal, esta de Atibaia e aquele de Minas Gerais, neta por parte materna de Sebastião do Prado de Camargo e Maria de Oliveira Garcia, foram padrinhos, Antônio do Prado de Camargo e sua filha, Isabel da Silva Ribeira, solteira.

 

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr - Aos dezenove dias do mês de abril de mil oitocentos e quatro, Thomas Nunes de Toledo, natural da Vila de Jacareí e morador em Camanducaia, filho de Theodosia Bicuda de Toledo, solteira, natural de Jacareí e nada mais sabe dizer de seus antepassados, com Maria Lourença da Silva, filha legitima de Lourenco Mendes e Anna Maria da Silva, neta pelo paterno nada disseram e pelo materno de Antônio do Prado e de Maria de Oliveira Garcia nts da vila da Atibaia. A contraente é natural e moradora desta freguesia.

6-2-2 Ana Maria da Silva aos 24-01-1804 casou com Antonio Joaquim, natural de Aiuruoca-MG, filho de José da Rosa de Farias e Tereza Maria de Jesus

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr - Aos vinte e quatro dias do mês de janeiro de mil oitocentos e quatro. Antônio Joaquim, natural de Jerioca, Bispado de Mariana e morador em Camanducaia, filho de Jose da Rosa de Farias e Tereza Maria de Jesus, naturais da Freguesia de Jerioca e nada mais me souberam dizer de seus Avós, = cc Anna Maria da Silva, natural e moradora desta Freguesia, filha legitima de Lourenco Mendes Cardoso e de sua mulher Anna Maria da Silva, este de São João do Atibaia e aquela desta Freguesia, neta por parte paterna de Francisco Mendes Cardoso e de Francisca Buena, naturais da Conceição dos Guarulhos e pela materna de Antônio do Prado de Camargo e de Maria de Oliveira Garcia...

6-3 Joaquim do Prado de Camargo aos 19-05-1800 casou com Francisca Felicia do Nascimento, filha de Francisco Lopes Correa e Maria Franca Leal (SL. 1, 443, 6-3)

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr - Aos 19/05/1800, Joaquim do Prado de Camargo, natural desta Freguesia, f.l. de Antonio do Prado de Camargo e Maria Gracia de Oliveira, naturais de Sam Joam de Atibaya, neto paterno de Sebastão Martins do Prado e Maria Lopes de Camargo, naturais de Atibaya e neto materno de Miguel Garcia Bernardes e Isabel da Silva Ribeira, naturais da Villa de Jundiai, com Francisca Felicia do Nascimento, natural desta Freguesia, f.l. de Francisco Lopes Correa e Maria Franca Leal. Test.: Cap. Mor Jose Rodrigues Betim e o Cap. Comandante Custodio Jose de Souza

6-4 José do Prado de Camargo, batizado em 18-01-1778. Aos 24-05-1801 casou com Clara Antonia Ricarda, natural de Baependi, filha de José Ricardo e Ana Maria

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat -Aos 18/01/1778, Jose, filho de Antônio do Prado de Camargo e sua mulher Maria de Oliveira Garcia, padrinhos Antônio Pires de Moraes e sua mulher Anna de Lima do Prado, todos desta Freguesia

 

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr - 24-05-1801, Jose do Prado de Camargo natural desta freguesia, filho leg de Antônio do Prado de Camargo e Maria Garcia de Oliveira, naturais de Sam Joam de Atibaya, com Clara Antonia Ricarda, natural de Baependi e moradora desta, filha leg de Jose Ricardo e Anna Maria, naturais da mesma Freg de Baependi.

6-5 Isabel de Oliveira Garcia, solteira em 21-02-1791.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat - Josefa, bat em 21/fev/1791 e nascida aos 14 do dito mes, exposta em casa de Antonio do Prado de Camargo e Maria de Oliveira Garcia, foram padrinhos Jose Antonio Correa, solteiro filho de Pedro Francisco moradores de Santa Ana de Sapucahy, e Isabel de Oliveira Garcia, solteira, filha de Antônio do Prado

6-6 Rosa, batizada em 22-12-1780.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat - Aos 22/12/1780- ROSA, filha de Antonio do Prado de Camargo e de sua mulher Maria de Oliveira Garcia, padr.: Angelo Vaz de Lima e s/m Ana Maria da Silva todos desta freguesia.

6-7 Antonio, em 18-05-1783.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat - Aos 18-05-1783 bat. a ANTONIO, filho de Antonio do Prado de Camargo e de Maria de Oliveira Garcia, naturais de Atibaya, PP - Jose Lopes do Prado e Rita de Lima, solteiros, filhos de Martinho Lopes do Prado, todos desta freguesia.

6-8 Gertrudes de Oliveira Garcia, batizada em 24-04-1785. Aos 09-02-1803 casou com Bernardino de Sene, filho natural de Inacio Rodrigues Barbosa e Francisca Pinta, neto paterno de Pedro Rodrigues do Prado e Maria Barboza Dantas, neto materno de João Pinto de Serqueira, natural da Europa e Theresa Franca da Silva, natural da Vila de Bragança - família Braz de Pina, neste site.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat - Aos 24-04-1785, GERTRUDES, filha de Antonio do Prado de Camargo e de sua mulher Maria de Oliveira Garcia, naturais da vila de Atibaia deste bispado, padrinhos Domingues Fernandes e sua mulher Maria Francisca da Silva, todos desta freguesia.

 

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição matr - 09/02/1803- Bernardino de Sene nat desta freg, filho de Ignacio Rodrigues Barbosa e Francisca Pinta, solteiros, esta natural desta Frg e aquele da Freg da Penha, neto paterno de Pedro Rodrigues, ignorando a mulher do dito e nem tão pouco sua naturalidade, pela materna de João Pinto de Serqueira, natural da Europa e de Theresa Franca da Silva, natural da vila da Vila de Bragança,=  com Gertrudes de Oliveira Garcia n. desta freguesia, filha leg de Antônio do Prado de Camargo e Maria Garcia de Oliveira, naturais de Sam Joam de Atibaya, neta paterna de Sebastião Martins e Maria Lopes naturais da vila de S. João de Atibaia, e pela materna de Miguel Garcia Bernardes n. da vila de Jundiai e Izabel da Silva n. da vila de S. João de Atibaia.. Declaro que são brancos da terra.

          Bernardino, já falecido no testamento paterno, foi representado pelos filhos:

6-8-1 Maria casada com Pedro de Alcantara.

6-8-2 João.

6-8-3 Carolina.

Inácio Rodrigues Barbosa

Inácio Rodrigues Barbosa, natural de Conceição dos Guarulhos, ditou seu testamento na Freguesia de Camanducaia em 24-01-1823 onde faleceu em 24 de junho do mesmo ano. Foi casado com Ana Pereira da Silva, sua inventariante. Sem geração legitima reconheceu dois filhos naturais:

- Bernardo de Sene, filho de Francisca Pinta, já falecido.

- Antonio Maciel, filho de Leonor Buena.

Testamentos - Campanha da Princesa 1822-1823;

Registro do testamento de Ign.o Rois Barbosa, falecido aos 24-06-1823, testamenteira Ana Per.ª da S.ª

Eu, Ignacio Rodrigues Barbosa, n. da freguesia de N. Sra. da Conceição dos Guarulhos deste Bispado de S. Paulo, f.l. de Pedro Rodrigues do Prado e Maria Barboza Dantas, ambos já falecidos. Sou cc. nesta freguesia de Camanducaia com Ana Pereira da Silva de cujo matrimonio não tivemos filhos.

Declaro que antes tive dois filhos: Bernardino de Senne, filho de Francisca Pinta; e Antonio Maciel, filho de Leonor Buena, os quais tive sendo solteiro e por isso nomeio por meus universais herdeiros na minha meação; e porque Bernardino de Senne é falecido o que lhe tocar ficara a seus filhos que são: Maria, cc. Pedro de Alcantara = João = e Carolina, filhos do dito e de Gertrudes Maria, todas unidas com Antonio Maciel.

Deixo ao meu afilhado Antonio Pereira, exposto em minha casa, duas doblas; deixo por esmola a Joana, filha de Ana Frz, viuva, uma dobla; a Francisco Ribeiro, f. de Mariana Lopes, viuva, uma dobla.

Testamenteiros: 1º minha mulher Ana Pereira da Silva, 2º Francisco da Silveira ---, 3º Pedro de Al---- e Silva, 4º Joam Caetano Pinto.

O restante de minha terça deixo para minha mulher Ana Pereira da Silva.

Escrito a rogo pelo Padre Joaquim Borges

Freguesia de Camanducaia 24-01-1823 Ignacio Rodrigues Barbosa

Aprovação 24-01-1823

Abertura 24-06-1823

Aceitação 18-08-1823 Ana Pereira da Silva

 

6-9 Rafael, batizado em 27-05-1787.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat - Aos 27/05/1787, bat a RAFAEL nascido aos 9 do dito mes, filho de Antonio do Prado de Camargo e de sua mulher Maria de Oliveira Garcia moradores do bairro do Cubatão, neto por parte paterna de Sebastião Martins do Prado e de sua mulher Maria Lopes de Camargo, natural de Nazaré e aquele de Guaratingueta, neta materna de Miguel Garcia Bernardes e de sua mulher Isabel da Silva, esta natural da Villa de São João de Atybaia e aquele da Villa de Jundiai, padr.: Rafael de Godoy Bueno e s/m Maria de Souza de Oliveira fregueses da freguesia de Jaguari e os mais todos desta.